Coleção Desafio – Matemática

Código da Coleção: 0019P230101020020
Proposta pedagógica
  • Garante conteúdo completo, com clareza nas explicações e contextualização na medida certa. Tudo o que o professor espera e precisa.
  • Traz avaliações diagnósticas e somativas que podem ser destacadas do livro, agilizando o cotidiano do professor.
  • Apresenta roteiros de aula objetivos, para que o professor não perca tempo e entenda o que é sugerido como dinâmica.
  • Conta com atividades com nível de dificuldade gradual e na medida certa para a faixa etária dos alunos.
  • Contempla as habilidades da BNCC de forma progressiva e constante, retomando-as em vários momentos do material.
NOVIDADE! Disponível também no Objeto 2 (Livros de práticas e aprendizagem) para colaborar na recomposição das aprendizagens
Destaques da Coleção

Comparativos estaduais

Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual

Conteúdo programático

CONHECENDO SEU LIVRO – p. 10 

O QUE JÁ SEI? – p. 15 

PARTE 1 

UNIDADE 1 – NOÇÕES DE COMPRIMENTO, POSIÇÃO, SENTIDO E DESLOCAMENTO – p. 19 

MAIS ALTO OU MAIS BAIXO – p. 20 

MAIS GROSSO OU MAIS FINO – p. 22 

MAIS CURTO OU MAIS COMPRIDO – p. 23 

MAIS LARGO OU MAIS ESTREITO – p. 25 

À DIREITA OU À ESQUERDA – p. 26 

MAIS LONGE OU MAIS PERTO – p. 27 

NA FRENTE, ATRÁS OU ENTRE – p. 28 

ACIMA OU ABAIXO; EM CIMA OU EMBAIXO – p. 29 

DENTRO OU FORA – p. 30 

  • LENDO E DESCOBRINDO: O RELÓGIO – p. 31 

MESMO SENTIDO OU SENTIDO CONTRÁRIO – p. 32 

DESLOCAMENTO – p. 33 

O QUE ESTOU APRENDENDO? – p. 35   

 

UNIDADE 2 – SEQUÊNCIAS, CLASSIFICAÇÕES, SÍMBOLOS E CÓDIGOS – p. 36 

SEQUÊNCIAS – p. 38 

CLASSIFICAÇÕES – p. 41 

IGUAIS OU DIFERENTES – p. 43 

SÍMBOLOS E CÓDIGOS – p. 45 

O QUE ESTOU APRENDENDO? – p. 47   

 

PARTE 2 

UNIDADE 3 – FIGURAS GEOMÉTRICAS – p. 48 

FIGURAS GEOMÉTRICAS NÃO PLANAS – p. 50 

  • AGINDO E CONSTRUINDO: MONTAR UMA MINICIDADE – p. 54 
  • CURIOSIDADE: CUBO DE RUBIK – p. 54 

FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS – p. 55 

  • JOGANDO E APRENDENDO: TANGRAM – p. 61 

O QUE ESTOU APRENDENDO? – p. 63   

 

UNIDADE 4 – NÚMEROS DE 0 A 10 – p. 64 

QUANTIDADE – p. 66 

OS NÚMEROS 1, 2 E 3 – p. 68 

OS NÚMEROS 4, 5 E 6 – p. 71 

OS NÚMEROS 7, 8 E 9 – p. 74 

O NÚMERO ZERO – p. 77 

SEQUÊNCIAS DOS NÚMEROS DE 0 A 9 – p. 78 

O NÚMERO 10 – p. 79 

  • JOGANDO E APRENDENDO: AMARELINHA – p. 80 
  • LENDO E DESCOBRINDO: MARIANA CONTA! – p. 82 

CAMINHOS – p. 83 

PRIMEIRO E ÚLTIMO – p. 85 

NÚMEROS QUE INDICAM ORDEM – p. 86 

  • TRATANDO A INFORMAÇÃO: COLETA E ORGANIZAÇÃO DE DADOS – p. 87 

O QUE ESTOU APRENDENDO? – p. 89   

 

PARTE 3 

UNIDADE 5 – NOÇÕES DE MEDIDAS DE CAPACIDADE E DE TEMPERATURA – p. 90 

CABE MAIS OU CABE MENOS – p. 91 

MAIS QUENTE OU MENOS QUENTE – p. 93 

O QUE ESTOU APRENDENDO? – p. 95   

 

UNIDADE 6 – ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO – p. 96 

AS IDEIAS DA ADIÇÃO – p. 98 

AS IDEIAS DA SUBTRAÇÃO – p. 102 

TABUADAS DA ADIÇÃO E DA SUBTRAÇÃO – p. 106 

  • JOGANDO E APRENDENDO: BOLICHE – p. 108 

O QUE ESTOU APRENDENDO? – p. 109   

 

UNIDADE 7 – MAIS NÚMEROS – p. 110 

A DEZENA – p. 112 

OS NÚMEROS DE 11 A 19 – p. 113 

OS NÚMEROS DE 20 A 40 – p. 123 

  • JOGANDO E APRENDENDO: NO FUNDO DO MAR – p. 130 
  • INVESTIGANDO A CHANCE: FAZENDO PREVISÕES – p. 131 

O QUE ESTOU APRENDENDO? – p. 132   

 

PARTE 4 

UNIDADE 8 – MEDIDAS DE TEMPO – p. 133 

O RELÓGIO – p. 134 

OS DIAS DA SEMANA – p. 136 

OS MESES DO ANO – p. 137 

  • LENDO E DESCOBRINDO: HOJE É DOMINGO – p. 138 
  • TRATANDO A INFORMAÇÃO: ORGANIZAR DADOS EM TABELA – p. 139 

O QUE ESTOU APRENDENDO? – p. 141  

 

UNIDADE 9 – NÚMEROS ATÉ 100 – p. 142 

DEZENAS EXATAS – p. 143 

O NÚMERO 100 – p. 146 

REPRESENTANDO QUANTIDADES – p. 148 

COMPARAÇÕES – p. 152 

ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO – p. 154 

DOBRO E METADE – p. 156 

  • TRATANDO A INFORMAÇÃO: ORGANIZAR DADOS EM GRÁFICOS DE BARRAS VERTICAIS – p. 157 

O QUE ESTOU APRENDENDO? – p. 159   

 

UNIDADE 10 – NOÇÕES DE MEDIDA DE MASSA – p. 160 

MAIS LEVE OU MAIS PESADO – p. 161 

A BALANÇA – p. 162 

  • TRATANDO A INFORMAÇÃO: FAZENDO UMA PESQUISA – p. 163 

O QUE ESTOU APRENDENDO? – p. 164 

O QUE APRENDI? – p. 165 

 

SUGESTÕES DE LEITURA – p. 169 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS – p. 171 

MATERIAL COMPLEMENTAR – p. 173 

Conhecendo seu livro – p. 10 

O que já sei? – p. 15 

PARTE 1 

UNIDADE 1 – Os números – p. 19 

Números de 0 a 9 – p. 20 

A dezena – p. 22  

Mais números – p. 23 

Comparar quantidades – p. 25 

Números no cotidiano – p. 27 

Números que indicam ordem – p. 28 

Sequência de números até 100 – p. 30 

O que estou aprendendo? – p. 33 

 

UNIDADE 2 – Adição e subtração – p. 34 

As ideias da adição – p. 36 

Adição de três números – p. 41 

  • Resolvendo problemas – p. 42 

As ideias da subtração – p. 43 

  • Resolvendo problemas – p. 48 

Tabuadas da adição – p. 49 

Tabuadas da subtração – p. 50 

Sequências com adição e subtração – p. 51 

  • Lendo e descobrindo: Reciclar é importante! – p. 53  
  • Tratando a informação: Ler, interpretar e comparar dados em uma tabela – p. 54 

O que estou aprendendo? – p. 55   

 

UNIDADE 3 – Figuras geométricas – p. 56 

Paralelepípedo e cubo – p. 58 

  • Agindo e construindo: Construindo um modelo de paralelepípedo – p. 58 

Construindo um modelo de cubo – p. 59 

Pirâmide – p. 61 

  • Agindo e construindo: Construindo um modelo de pirâmide – p. 61 

Esfera, cilindro e cone – p. 63 

  • Agindo e construindo: Construindo um modelo de cilindro – p. 63 

Construindo um modelo de cone – p. 64 

O que estou aprendendo? – p. 66 

 

PARTE 2 

UNIDADE 4 – Mais números – p. 67 

Representando quantidades – p. 68 

A centena – p. 72 

Números até 999 – p. 74 

  • Resolvendo problemas – p. 81 

O número 1 000 – p. 82 

  • Jogando e aprendendo: Jogo das trocas – p. 84 
  • Tratando a informação: Ler, interpretar e comparar dados em um gráfico de barras verticais – p. 85 

O que estou aprendendo? – p. 86   

 

UNIDADE 5 – Mais figuras geométricas – p. 87 

Retângulo, quadrado, triângulo e círculo – p. 88 

  • Curiosidade: Piet Mondrian – p. 91 
  • Agindo e construindo: O tangram – p. 92 

Representando figuras geométricas planas – p. 93 

  • Agindo e construindo: Obtendo figuras de papel – p. 94 

Mosaicos – p. 95 

  • Jogando e aprendendo: Memória das figuras – p. 97 
  • Tratando a informação: Transpor dados de uma tabela para um gráfico de barras verticais – p. 98 

O que estou aprendendo? – p. 100 

 

UNIDADE 6 – Medidas – p. 101 

Medindo comprimentos – p. 102 

  • Agindo e construindo: Medindo com barbante – p. 104 

O centímetro, o milímetro e o metro – p. 105 

Medindo massas – p. 108 

O quilograma e o grama – p. 110 

Medindo capacidades – p. 112 

O litro e o mililitro – p. 114 

  • Lendo e descobrindo: Rótulos nas embalagens de alimentos – p. 116 

O que estou aprendendo? – p. 117 

 

PARTE 3 

UNIDADE 7 – Mais adições – p. 118 

Adição de dezenas exatas – p. 120 

Adição – p. 122 

  • Resolvendo problemas – p. 129 
  • Jogando e aprendendo: Em busca do 60! – p. 130 

O que estou aprendendo? – p. 131   

 

UNIDADE 8 – Mais subtrações – p. 132 

Subtração de dezenas exatas – p. 134 

Subtração – p. 136 

  • Resolvendo problemas – p. 145 
  • Tratando a informação: Organizar dados em tabela – p. 147 

O que estou aprendendo? – p. 149  

 

UNIDADE 9 – Localização e deslocamento – p. 150 

Planta baixa e mapa – p. 152 

Deslocamento em malha quadriculada – p. 154 

Trajetos e caminhos orientados – p. 156 

  • Investigando a chance: Maior chance ou menor chance? – p. 158 

O que estou aprendendo? – p. 159 

 

PARTE 4 

UNIDADE 10 – Multiplicação – p. 160 

Ideia da multiplicação: adição de parcelas iguais – p. 162 

Tabuada do 2 – p. 165 

O dobro – p. 167 

Tabuada do 3 – p. 169 

O triplo – p. 171 

Tabuada do 4 – p. 173 

Tabuada do 5 – p. 175 

Mais multiplicações – p. 177 

  • Tratando a informação: Construir e interpretar gráficos de barras horizontais – p. 179 

O que estou aprendendo? – p. 181 

 

UNIDADE 11 – Divisão – p. 182 

As ideias da divisão – p. 184 

Metade – p. 189 

Dúzia e meia dúzia – p. 191 

Terço – p. 193 

Mais divisões – p. 195 

  • Tratando a informação: Escrever um texto com base nas informações de gráficos e tabelas – p. 197 

O que estou aprendendo? – p. 199 

 

UNIDADE 12 – Medidas de tempo e de temperatura – p. 200 

O relógio – p. 202 

Os dias da semana – p. 205 

Os meses do ano e o calendário – p. 206 

O termômetro – p. 210 

  • Tratando a informação: Fazendo uma pesquisa – p. 213 

O que estou aprendendo? – p. 214 

O que aprendi? – p. 215 

 

Sugestões de leitura – p. 219 

Referências bibliográficas comentadas – p. 221 

Material complementar – p. 223 

Conhecendo seu livro – p. 10 

O que já sei? – p. 15 

PARTE 1 

UNIDADE 1 – Sistemas de numeração – p. 19 

História dos números – p. 20 

Sistema de numeração egípcio – p. 22 

Sistema de numeração romano – p. 25 

Sistema de numeração indo-arábico – p. 29 

  • Tratando a informação: Ler, interpretar e comparar dados em tabelas – p. 33 

O que estou aprendendo? – p. 35 

 

UNIDADE 2 – Figuras geométricas – p. 36 

Cubo e paralelepípedo – p. 38 

Prisma – p. 40 

  • Agindo e construindo: Construindo um modelo de prisma – p. 41 

Pirâmide – p. 42 

  • Agindo e construindo: Construindo um modelo de pirâmide – p. 43 
  • Lendo e descobrindo: Pirâmides – p. 45 

Cilindro, cone e esfera – p. 46 

  • Curiosidade: Hemisfério – p. 47 
  • Agindo e construindo: Construindo um modelo de cilindro e um modelo de cone – p. 48 
  • Tratando a informação: Ler, interpretar e comparar dados em tabelas – p. 49 

O que estou aprendendo? – p. 51 

 

UNIDADE 3 – Os números – p. 52 

Recordando os números até 999 – p. 54 

A unidade de milhar – p. 56 

Números de quatro algarismos – p. 58  

Antecessor e sucessor – p. 62 

Comparando números – p. 64 

  • Tratando a informação: Construir gráficos de barras verticais e horizontais em planilhas eletrônicas – p. 66 

O que estou aprendendo? – p. 68 

 

PARTE 2 

UNIDADE 4 – Adição e subtração – p. 69 

As ideias da adição – p. 70 

Adição – p. 72 

Adição com troca – p. 77 

As ideias da subtração – p. 83 

Subtração – p. 85 

Subtração com troca – p. 90 

  • Resolvendo problemas – p. 94 

Ideia de igualdade – p. 95 

  • Jogando e aprendendo: Quadrado mágico – p. 97 

Problemas com duas operações – p. 98 

O que estou aprendendo? – p. 101   

 

UNIDADE 5 – Mais figuras geométricas – p. 102 

Linhas – p. 104 

Retas paralelas e retas concorrentes – p. 106 

Polígonos – p. 108 

Paralelogramo e trapézio – p. 112 

Circunferência e círculo – p. 115 

  • Lendo e descobrindo: Paul Klee – p. 118 
  • Tratando a informação: Ler, interpretar e comparar dados em gráficos de barras (verticais ou horizontais – p. 119 

O que estou aprendendo? – p. 121 

 

PARTE 3 

UNIDADE 6 – Medidas de comprimento e de tempo – p. 122 

Medidas de comprimento – p. 124 

A medida do perímetro – p. 130 

Medidas de tempo – p. 132 

  • Curiosidade: Instrumentos para medir o tempo – p. 137 
  • Investigando a chance: Identificar todos os resultados possíveis em um experimento – p. 143 
  • Lendo e descobrindo: Os momentos do dia e os Kuikuro – p. 144 

O que estou aprendendo? – p. 145 

 

UNIDADE 7 – Multiplicações e divisões – p. 146 

As ideias da multiplicação – p. 148 

Tabuadas do 2 e do 3 – p. 154 

Tabuadas do 4 e do 5 – p. 157 

Tabuada do 6 – p. 159 

Tabuada do 7 – p. 161 

Tabuada do 8 – p. 163 

Tabuada do 9 – p. 165 

Tabuada do 10 – p. 167 

Ideias da divisão – p. 169 

Divisão exata e não exata – p. 174 

  • Resolvendo problemas – p. 176 

O que estou aprendendo? – p. 177 

 

PARTE 4 

UNIDADE 8 – Deslocamento, localização e simetria – p. 178 

Localização e deslocamento – p. 180 

Comparando figuras – p. 183 

Simetria – p. 185 

  • Agindo e construindo: Criando um modelo de figura que apresenta simetria – p. 187 

O que estou aprendendo? – p. 189  

 

UNIDADE 9 – Mais multiplicações e divisões – p. 190 

Multiplicação – p. 192 

  • Resolvendo problemas – p. 199 

Divisão – p. 200 

  • Resolvendo problemas – p. 205 

Números pares e números ímpares – p. 208 

Problemas – p. 211 

O que estou aprendendo? – p. 213 

 

UNIDADE 10 – Medidas de capacidade, massa e temperatura – p. 214 

Medidas de massa – p. 216 

Medidas de capacidade – p. 222 

  • Resolvendo problemas – p. 225 

O termômetro – p. 226 

  • Tratando a informação: Fazendo uma pesquisa – p. 228 

O que estou aprendendo? – p. 230  

O que aprendi? – p. 231 

 

Sugestões de leitura – p. 235 

Referências bibliográficas comentadas – p. 237 

Material complementar – p. 239 

Conhecendo seu livro – p. 10 

O que já sei? – p. 15 

PARTE 1 

UNIDADE 1 – Sistemas de numeração decimal – p. 19 

Sistemas de numeração egípcio e romano – p. 20 

Sistema de numeração indo-arábico – p. 23 

Números de cinco algarismos – p. 26 

Comparando números – p. 29 

Números na reta numérica – p. 31 

  • Tratando a informação: Escrever textos a partir de gráficos e tabelas – p. 34 

O que estou aprendendo? – p. 36 

 

UNIDADE 2 – Adição e subtração – p. 37 

As ideias da adição – p. 38 

Adição – p. 40 

Propriedades da adição – p. 45  

  • Resolvendo problemas – p. 47 

As ideias da subtração – p. 48 

Subtração – p. 50 

  • Jogando e aprendendo: Dados matemáticos – p. 55 

Investigações com igualdades – p. 56 

Conferindo adições e subtrações – p. 58 

Expressões numéricas – p. 60 

Problemas com adição e subtração – p. 62 

  • Tratando a informação: Construir gráficos de barras duplas verticais – p. 65 

O que estou aprendendo? – p. 67 

 

PARTE 2 

UNIDADE 3 – Geometria – p. 68 

Figuras geométricas – p. 70 

  • Curiosidade: Poliedros de Platão – p. 71 
  • Agindo e construindo: Construindo um modelo de prisma e um modelo de pirâmide – p. 72 

O segmento de reta e a reta – p. 75 

Polígonos – p. 78 

  • Curiosidade: Hexágonos – p. 79 

Simetria – p. 82 

Simétrica de uma figura – p. 85 

  • Agindo e construindo: Construindo polígonos simétricos – p. 87 

Geometria e arte – p. 88 

  • Lendo e descobrindo: A simetria na arte brasileira – p. 90 
  • Tratando a informação: Organizar e interpretar dados em pictogramas – p. 91 

O que estou aprendendo? – p. 93  

 

UNIDADE 4 – Multiplicação e divisão – p. 94 

As ideias da multiplicação – p. 96 

Multiplicação por 10, 100 e 1 000 – p. 99 

Multiplicação com algoritmo usual – p. 102 

  • Lendo e descobrindo: Economizando água – p. 107 

As ideias da divisão – p. 108 

  • Resolvendo problemas – p. 109 

Divisão com algoritmo usual – p. 110 

  • Tratando a informação: Construir e interpretar gráficos de barras duplas horizontais – p. 117 

O que estou aprendendo? – p. 119  

 

PARTE 3 

UNIDADE 5 – Medidas de comprimento e de área – p. 120 

Medidas de comprimento – p. 122 

  • Curiosidade: Burj Khalifa: o prédio de quase 1 km de altura – p. 125 

Perímetro de uma figura – p. 127 

Ideia de área – p. 129 

  • Tratando a informação: Construir gráficos de barras duplas em planilhas eletrônicas – p. 132 

O que estou aprendendo? – p. 134  

 

UNIDADE 6 – Mais multiplicações e divisões – p. 135 

Propriedades da multiplicação – p. 136 

Conferindo multiplicações e divisões – p. 140 

Expressões numéricas envolvendo as quatro operações – p. 142 

Problemas – p. 144 

  • Lendo e descobrindo: Assentos preferenciais – p. 145 
  • Investigando a chance: Combinação de possibilidades – p. 146 

O que estou aprendendo? – p. 148  

 

UNIDADE 7 – Ângulos e medidas de tempo – p. 149 

Ângulos – p. 150 

  • Agindo e construindo: Construindo um modelo de ângulo reto – p. 151 

Retas – p. 153 

Medidas de tempo – p. 155 

  • Curiosidade: Horas de sono – p. 156 
  • Investigando a chance: Comparar chances – p. 160 

O que estou aprendendo? – p. 161 

 

PARTE 4 

UNIDADE 8 – Números na forma de fração – p. 162 

Ideias de fração – p. 164 

Leitura de frações – p. 169 

  • Curiosidade: Símbolo % – p. 170 

Representação de frações na reta numérica – p. 172 

Fração de uma quantidade – p. 174 

  • Tratando a informação: Organizar dados em gráficos de setores – p. 176 

O que estou aprendendo? – p. 178  

 

UNIDADE 9 – Números na forma decimal – p. 179 

Décimos – p. 180 

Centésimos – p. 181 

  • Resolvendo problemas – p. 182 

Milésimos – p. 183 

Números maiores que 1 – p. 185 

Adição de números na forma decimal – p. 190 

Subtração de números na forma decimal – p. 192 

  • Jogando e aprendendo: Memória da soma 1 – p. 195 
  • Tratando a informação: Agrupar e organizar dados em tabelas – p. 196 

O que estou aprendendo? – p. 197  

 

UNIDADE 10 – Medidas de capacidade, massa e temperatura – p. 198 

Unidades de medida de massa – p. 200 

  • Curiosidade: O grama – p. 200 
  • Resolvendo problemas – p. 203 

O litro e o mililitro – p. 204 

Temperatura – p. 207 

  • Tratando a informação: Fazendo uma pesquisa – p. 209 
  • Lendo e descobrindo: As consequências do aquecimento global – p. 210 

O que estou aprendendo? – p. 212 

O que aprendi? – p. 213 

 

Sugestões de leitura – p. 217 

Referências bibliográficas comentadas – p. 219 

Material complementar – p. 221 

Conhecendo seu livro – p. 10 

O que já sei? – p. 15 

PARTE 1 

UNIDADE 1 – Os números – p. 19 

O nosso sistema de numeração – p. 20 

Números de seis algarismos – p. 21 

Ordens e classes – p. 24 

Comparando números – p. 30 

  • Lendo e descobrindo: Sistemas de numeração – p. 33 

Arredondamento – p. 35 

  • Resolvendo problemas – p. 36 

Os números naturais – p. 37 

  • Tratando a informação: Representar em gráfico ou tabela os dados de um texto – p. 39 

O que estou aprendendo? – p. 41  

 

UNIDADE 2 – Adição e subtração – p. 44 

Adição – p. 44 

Propriedades da adição – p. 48 

  • Curiosidade: Origem dos símbolos de operações matemáticas – p. 51 

Subtração – p. 52 

Expressões numéricas – p. 55 

  • Tratando a informação: Construir gráfico de linhas – p. 57 

O que estou aprendendo? – p. 59  

 

UNIDADE 3 – Geometria – p. 60 

Poliedros – p. 62 

  • Agindo e construindo: Construindo um modelo de poliedro – p. 62 

Cilindro, cone e esfera – p. 66 

  • Curiosidade: Caleidoscópios – p. 66 

Planificação da superfície de figuras geométricas não planas – p. 68 

  • Tratando a informação: Ler e interpretar gráfico de linhas – p. 71 

O que estou aprendendo? – p. 73  

 

PARTE 2 

UNIDADE 4 – Multiplicação – p. 74 

Contagem por combinação – p. 76 

Multiplicação com números de mais de um algarismo – p. 80 

  • Resolvendo problemas – p. 85 

Propriedades da multiplicação – p. 86 

Problemas – p. 90 

  • Investigando a chance: Construir árvore de possibilidades – p. 93 

O que estou aprendendo? – p. 95  

 

UNIDADE 5 – Medidas – p. 96 

Medidas de comprimento – p. 98 

  • Curiosidade: Instrumentos para medir pequenos comprimentos – p. 99 

Perímetro – p. 101 

Medidas de tempo – p. 103 

  • Resolvendo problemas – p. 104 

Medidas de massa – p. 105 

  • Resolvendo problemas – p. 107 

Medidas de capacidade – p. 108 

Medida de temperatura – p. 109 

  • Lendo e descobrindo: Atletismo – p. 110 

O que estou aprendendo? – p. 112   

 

UNIDADE 6 – Divisão – p. 113 

Divisão com divisor de um algarismo – p. 114 

Divisão com divisor de dois algarismos – p. 118 

Investigações com igualdades – p. 123 

  • Tratando a informação: Calcular média aritmética – p. 125 

O que estou aprendendo? – p. 127  

 

PARTE 3 

UNIDADE 7 – Mais Geometria – p. 128 

Segmento de reta, reta e semirreta – p. 130 

Retas paralelas, retas concorrentes e retas perpendiculares – p. 133 

Ângulos – p. 135 

  • Agindo e construindo: Construindo retas paralelas e retas perpendiculares – p. 139 

Polígonos – p. 140 

Triângulos – p. 142 

Quadriláteros – p. 144 

  • Agindo e construindo: Construindo um triângulo retângulo, um paralelogramo e um trapézio – p. 146 

Circunferência e círculo – p. 148 

  • Agindo e construindo: Traçando circunferências – p. 149 

Localização e deslocamento – p. 151 

  • Agindo e construindo: Desenhando o caminho da tartaruga – p. 155 
  • Lendo e descobrindo: Ilusão de ótica – p. 156 
  • Tratando a informação: Média aritmética e amplitude – p. 157 
  • Investigando a chance: Comparar chances dos possíveis resultados de experimentos – p. 158 

O que estou aprendendo? – p. 159  

 

UNIDADE 8 – Números na forma de fração – p. 160 

Ideia de fração – p. 162 

Leitura de frações – p. 165 

Fração de uma quantidade – p. 167 

  • Resolvendo problemas – p. 168 

Comparando frações com o inteiro – p. 169 

Número misto – p. 172 

Frações equivalentes – p. 174 

Comparação de frações – p. 177 

Frações e porcentagem – p. 180 

Adição e subtração com frações de mesmo denominador – p. 182 

Adição e subtração com frações de denominadores diferentes – p. 186 

  • Resolvendo problemas – p. 190 

Multiplicação de um número natural por uma fração – p. 191 

Divisão de uma fração por um número natural – p. 193 

  • Tratando a informação: Organizar e interpretar dados em gráficos de setores – p. 195 

O que estou aprendendo? – p. 197  

 

PARTE 4 

UNIDADE 9 – Números na forma decimal – p. 198 

Décimos, centésimos e milésimos – p. 200 

Relacionando décimos, centésimos e milésimos – p. 202 

Inteiros, décimos, centésimos e milésimos – p. 203 

  • Resolvendo problemas – p. 205 

Comparação de números na forma decimal – p. 206 

Adição e subtração com números na forma decimal – p. 208 

  • Resolvendo problemas – p. 212 

Multiplicação com números na forma decimal – p. 213 

  • Resolvendo problemas – p. 215 

Multiplicação por 10, 100 ou 1 000 – p. 216 

Divisão envolvendo um ou mais números na forma decimal – p. 218 

  • Resolvendo problemas – p. 221 

Divisão por 10, 100 ou 1 000 – p. 222 

Números na forma decimal e porcentagem – p. 223 

  • Lendo e descobrindo: A diversidade da população brasileira – p. 225 
  • Investigando a chance: Probabilidade – p. 226 
  • Jogando e aprendendo: Soma dos pontos – p. 228 

O que estou aprendendo? – p. 229  

 

UNIDADE 10 – Mais medidas – p. 198 

Medidas de área – p. 232 

  • Agindo e construindo: Construindo um modelo de metro quadrado – p. 236 

Ampliando e reduzindo figuras – p. 240 

  • Agindo e construindo: Verificando as medidas de um par de polígonos – p. 242 

Ideia de volume – p. 246 

Medidas de volume – p. 247 

  • Tratando a informação: Fazendo uma pesquisa – p. 249 

O que estou aprendendo? – p. 250 

O que aprendi? – p. 251 

 

Sugestões de leitura – p. 255 

Referências bibliográficas comentadas – p. 257 

Material complementar – p. 259 

Veja também