Nova EJA Moderna – Linguagens e Cultura Digital

Compartilhar:
Código do Obra: 0002P260101210000
Destaques da Coleção

Conteúdo programático

UNIDADE 1 – Identidade e mundo digital – p. 10

 

CAPÍTULO 1 – Experiências como cidadão digital – p. 11

PARA LER E DISCUTIR: Perfil em aplicativo de mensagens instantâneas – p. 12

PARA ANALISAR: Diferentes modos de linguagem – p. 15

PARA COMPARAR: Carteira de trabalho impressa e carteira de trabalho digital – p. 18

PARA CONHECER AS FERRAMENTAS DIGITAIS: E-mail – p. 20

PARA PRATICAR: Enquete sobre hábitos digitais – p. 22

PARA ORGANIZAR O QUE APRENDI NO CAPÍTULO 1 – p. 24

 

CAPÍTULO 2 – Interações virtuais no cotidiano – p. 25

 

PARA LER E DISCUTIR: Cordel – p. 26

PARA ANALISAR: Emojis e stickers – p. 29

PARA COMPARAR: Telegrama e mensagem instantânea – p. 32

PARA CONHECER AS FERRAMENTAS DIGITAIS: Usos da câmera do celular – p. 35

PARA PRATICAR: Perfil da turma em aplicativo de mensagens instantâneas – p. 37

PARA ORGANIZAR O QUE APRENDI NO CAPÍTULO 2 – p. 39

 

CAPÍTULO 3 – Comunidades on-line e internet segura – p. 40

 

PARA LER E DISCUTIR: Tirinha – p. 41

PARA ANALISAR: Modalização do discurso – p. 44

PARA COMPARAR: Fórum de discussão presencial e fórum de discussão virtual – p. 47

PARA CONHECER AS FERRAMENTAS DIGITAIS: Proteção de privacidade e segurança on-line – p. 50

PARA PRATICAR: Regimento para as interações em grupo on-line – p. 52

PARA ORGANIZAR O QUE APRENDI NO CAPÍTULO 3 – p. 54

 

UNIDADE 2 – Produção e circulação digital – p. 55

 

CAPÍTULO 4 – Disseminação digital de conteúdos – p. 56

PARA LER E DISCUTIR: Conteúdos virais – p. 57

PARA ANALISAR: Web story jornalística – p. 60

PARA COMPARAR: Notícia em mídia impressa e notícia em mídia digital – p. 62

PARA CONHECER AS FERRAMENTAS DIGITAIS: Uso de filtros em fotografias digitais – p. 65

PARA PRATICAR: Web story informativa – p. 68

PARA ORGANIZAR O QUE APRENDI NO CAPÍTULO 4 – p. 70

 

CAPÍTULO 5 – Fake news e desinformação – p. 71

 

PARA LER E DISCUTIR: Postagem informativa sobre notícias falsas – p. 72

PARA ANALISAR: Infográfico – p. 75

PARA COMPARAR: Infográfico estático e infográfico interativo – p. 77

PARA CONHECER AS FERRAMENTAS DIGITAIS: Auxílio à checagem de fatos – p. 80

PARA PRATICAR: Postagem informativa de combate à desinformação – p. 82

PARA ORGANIZAR O QUE APRENDI NO CAPÍTULO 5 – p. 85

 

CAPÍTULO 6 – Ética na comunicação on-line – p. 86

 

PARA LER E DISCUTIR: Card anti-cyberbullying – p. 87

PARA ANALISAR: Persuasão no contexto digital – p. 90

PARA COMPARAR: Cartaz de propaganda e vídeo de propaganda – p. 93

PARA CONHECER AS FERRAMENTAS DIGITAIS: Phishing e medidas de proteção – p. 97

PARA PRATICAR: Cartaz de propaganda de combate ao cyberbullying – p. 99

PARA ORGANIZAR O QUE APRENDI NO CAPÍTULO 6 – p. 101

PRÁTICA INTEGRADORA: Combate à desinformação numérica – p. 102

 

UNIDADE 3 – Criatividade e cultura digital – p. 104

 

CAPÍTULO 7 – Experiências artísticas em meio digital – p. 105

 

PARA LER E DISCUTIR: Videoarte – p. 106

PARA ANALISAR: Retrato – p. 109

PARA COMPARAR: Verbete enciclopédico impresso e verbete enciclopédico digital – p. 112

PARA CONHECER AS FERRAMENTAS DIGITAIS: Edição e montagem de vídeo – p. 115

PARA PRATICAR: Videomontagem de retratos – p. 117

PARA ORGANIZAR O QUE APRENDI NO CAPÍTULO 7 – p. 119

 

CAPÍTULO 8 – Consumo cultural na sociedade digital – p. 120

 

PARA LER E DISCUTIR: Infográfico de consumo musical – p. 121

PARA ANALISAR: Algoritmo de recomendação – p. 124

PARA COMPARAR: Resenha em jornal on-line e resenha em podcast – p. 127

PARA CONHECER AS FERRAMENTAS DIGITAIS: Montagem de playlist – p. 130

PARA PRATICAR: Podcast de indicação cultural – p. 132

PARA ORGANIZAR O QUE APRENDI NO CAPÍTULO 8 – p. 134

 

CAPÍTULO 9 – Novos lugares da memória – p. 135

 

PARA LER E DISCUTIR: Relato pessoal em vídeo – p. 136

PARA ANALISAR: Trilha sonora e seus efeitos em narrativas – p. 139

PARA COMPARAR: Relato pessoal em diferentes contextos – p. 142

PARA CONHECER AS FERRAMENTAS DIGITAIS: Organização e compartilhamento de arquivos em nuvem – p. 145

PARA PRATICAR: Relato pessoal em vídeo – p. 148

PARA ORGANIZAR O QUE APRENDI NO CAPÍTULO 9 – p. 150

 

 

UNIDADE 4 – Tecnologias digitais e sociedade – p. 151

 

CAPÍTULO 10 – Sociedade digital e o mundo do trabalho – p. 152

PARA LER E DISCUTIR: Charge e o mundo do trabalho – p. 153

PARA ANALISAR: Conversa automatizada (chatbot) – p. 156

PARA COMPARAR: Charge e meme – p. 159

PARA CONHECER AS FERRAMENTAS DIGITAIS: Mecanismos de busca – p. 162

PARA PRATICAR: Criação de charges e memes – p. 164

PARA ORGANIZAR O QUE APRENDI NO CAPÍTULO 10 – p. 167

 

CAPÍTULO 11 – Engajamento nas redes sociais – p. 168

PARA LER E DISCUTIR: Peça de propaganda – p. 169

PARA ANALISAR: Teaser trailer – p. 172

PARA COMPARAR: Abaixo-assinado impresso e abaixo-assinado on-line – p. 175

PARA CONHECER AS FERRAMENTAS DIGITAIS: Recursos de mobilização nas redes sociais – p. 178

PARA PRATICAR: Videominuto para campanha social – p. 181

PARA ORGANIZAR O QUE APRENDI NO CAPÍTULO 11 – p. 183

CAPÍTULO 12 – Cidadania digital – p. 184

PARA LER E DISCUTIR: Texto de lei – p. 185

PARA ANALISAR: Tipos de argumento – p. 188

PARA COMPARAR: Carta aberta escrita e carta aberta em vídeo – p. 191

PARA CONHECER AS FERRAMENTAS DIGITAIS: Canais de participação cidadã – p. 194

PARA PRATICAR: Carta aberta – p. 197

PARA ORGANIZAR O QUE APRENDI NO CAPÍTULO 12 – p. 199

PRÁTICA INTEGRADORA: Campanha de mobilização social – p. 200

 

SUGESTÕES DE AMPLIAÇÃO – p. 202

TRANSCRIÇÕES DE ÁUDIO – p. 204

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS – p. 208

 

SUMÁRIO DOS OBJETOS DIGITAIS

Vídeo: Como nos comunicamos? – p. 15

Carrossel: Dicas para tirar boas fotos – p. 35

Podcast: Discussões na internet – p. 41

Vídeo: A reportagem nas mídias digitais – p. 64

Carrossel: Fake news que marcaram – p. 73

Infográfico: Como construir infográficos – p. 77

Infográfico: Cyberbullying – p. 87

Podcast: A publicidade hoje – p. 92

Podcast: Curadoria da informação – p. 113

Vídeo: Blogs literários – p. 127

Podcast: O que é podcast? – p. 128

Vídeo: Vlogs literários – p. 129

Infográfico: Museu da Pessoa – p. 137

Carrossel: Robôs em diferentes setores – p. 152

Carrossel: Ativismo nas redes – p. 168

Infográfico: Leis brasileiras do Direito Digital – p. 187

Veja também