Nova EJA Moderna – Linguagens e Cultura Digital
Código do Obra: 0002P260101210000
Conteúdo programático
UNIDADE 1 – Identidade e mundo digital – p. 10
CAPÍTULO 1 – Experiências como cidadão digital – p. 11
PARA LER E DISCUTIR: Perfil em aplicativo de mensagens instantâneas – p. 12
PARA ANALISAR: Diferentes modos de linguagem – p. 15
PARA COMPARAR: Carteira de trabalho impressa e carteira de trabalho digital – p. 18
PARA CONHECER AS FERRAMENTAS DIGITAIS: E-mail – p. 20
PARA PRATICAR: Enquete sobre hábitos digitais – p. 22
PARA ORGANIZAR O QUE APRENDI NO CAPÍTULO 1 – p. 24
CAPÍTULO 2 – Interações virtuais no cotidiano – p. 25
PARA LER E DISCUTIR: Cordel – p. 26
PARA ANALISAR: Emojis e stickers – p. 29
PARA COMPARAR: Telegrama e mensagem instantânea – p. 32
PARA CONHECER AS FERRAMENTAS DIGITAIS: Usos da câmera do celular – p. 35
PARA PRATICAR: Perfil da turma em aplicativo de mensagens instantâneas – p. 37
PARA ORGANIZAR O QUE APRENDI NO CAPÍTULO 2 – p. 39
CAPÍTULO 3 – Comunidades on-line e internet segura – p. 40
PARA LER E DISCUTIR: Tirinha – p. 41
PARA ANALISAR: Modalização do discurso – p. 44
PARA COMPARAR: Fórum de discussão presencial e fórum de discussão virtual – p. 47
PARA CONHECER AS FERRAMENTAS DIGITAIS: Proteção de privacidade e segurança on-line – p. 50
PARA PRATICAR: Regimento para as interações em grupo on-line – p. 52
PARA ORGANIZAR O QUE APRENDI NO CAPÍTULO 3 – p. 54
UNIDADE 2 – Produção e circulação digital – p. 55
CAPÍTULO 4 – Disseminação digital de conteúdos – p. 56
PARA LER E DISCUTIR: Conteúdos virais – p. 57
PARA ANALISAR: Web story jornalística – p. 60
PARA COMPARAR: Notícia em mídia impressa e notícia em mídia digital – p. 62
PARA CONHECER AS FERRAMENTAS DIGITAIS: Uso de filtros em fotografias digitais – p. 65
PARA PRATICAR: Web story informativa – p. 68
PARA ORGANIZAR O QUE APRENDI NO CAPÍTULO 4 – p. 70
CAPÍTULO 5 – Fake news e desinformação – p. 71
PARA LER E DISCUTIR: Postagem informativa sobre notícias falsas – p. 72
PARA ANALISAR: Infográfico – p. 75
PARA COMPARAR: Infográfico estático e infográfico interativo – p. 77
PARA CONHECER AS FERRAMENTAS DIGITAIS: Auxílio à checagem de fatos – p. 80
PARA PRATICAR: Postagem informativa de combate à desinformação – p. 82
PARA ORGANIZAR O QUE APRENDI NO CAPÍTULO 5 – p. 85
CAPÍTULO 6 – Ética na comunicação on-line – p. 86
PARA LER E DISCUTIR: Card anti-cyberbullying – p. 87
PARA ANALISAR: Persuasão no contexto digital – p. 90
PARA COMPARAR: Cartaz de propaganda e vídeo de propaganda – p. 93
PARA CONHECER AS FERRAMENTAS DIGITAIS: Phishing e medidas de proteção – p. 97
PARA PRATICAR: Cartaz de propaganda de combate ao cyberbullying – p. 99
PARA ORGANIZAR O QUE APRENDI NO CAPÍTULO 6 – p. 101
PRÁTICA INTEGRADORA: Combate à desinformação numérica – p. 102
UNIDADE 3 – Criatividade e cultura digital – p. 104
CAPÍTULO 7 – Experiências artísticas em meio digital – p. 105
PARA LER E DISCUTIR: Videoarte – p. 106
PARA ANALISAR: Retrato – p. 109
PARA COMPARAR: Verbete enciclopédico impresso e verbete enciclopédico digital – p. 112
PARA CONHECER AS FERRAMENTAS DIGITAIS: Edição e montagem de vídeo – p. 115
PARA PRATICAR: Videomontagem de retratos – p. 117
PARA ORGANIZAR O QUE APRENDI NO CAPÍTULO 7 – p. 119
CAPÍTULO 8 – Consumo cultural na sociedade digital – p. 120
PARA LER E DISCUTIR: Infográfico de consumo musical – p. 121
PARA ANALISAR: Algoritmo de recomendação – p. 124
PARA COMPARAR: Resenha em jornal on-line e resenha em podcast – p. 127
PARA CONHECER AS FERRAMENTAS DIGITAIS: Montagem de playlist – p. 130
PARA PRATICAR: Podcast de indicação cultural – p. 132
PARA ORGANIZAR O QUE APRENDI NO CAPÍTULO 8 – p. 134
CAPÍTULO 9 – Novos lugares da memória – p. 135
PARA LER E DISCUTIR: Relato pessoal em vídeo – p. 136
PARA ANALISAR: Trilha sonora e seus efeitos em narrativas – p. 139
PARA COMPARAR: Relato pessoal em diferentes contextos – p. 142
PARA CONHECER AS FERRAMENTAS DIGITAIS: Organização e compartilhamento de arquivos em nuvem – p. 145
PARA PRATICAR: Relato pessoal em vídeo – p. 148
PARA ORGANIZAR O QUE APRENDI NO CAPÍTULO 9 – p. 150
UNIDADE 4 – Tecnologias digitais e sociedade – p. 151
CAPÍTULO 10 – Sociedade digital e o mundo do trabalho – p. 152
PARA LER E DISCUTIR: Charge e o mundo do trabalho – p. 153
PARA ANALISAR: Conversa automatizada (chatbot) – p. 156
PARA COMPARAR: Charge e meme – p. 159
PARA CONHECER AS FERRAMENTAS DIGITAIS: Mecanismos de busca – p. 162
PARA PRATICAR: Criação de charges e memes – p. 164
PARA ORGANIZAR O QUE APRENDI NO CAPÍTULO 10 – p. 167
CAPÍTULO 11 – Engajamento nas redes sociais – p. 168
PARA LER E DISCUTIR: Peça de propaganda – p. 169
PARA ANALISAR: Teaser trailer – p. 172
PARA COMPARAR: Abaixo-assinado impresso e abaixo-assinado on-line – p. 175
PARA CONHECER AS FERRAMENTAS DIGITAIS: Recursos de mobilização nas redes sociais – p. 178
PARA PRATICAR: Videominuto para campanha social – p. 181
PARA ORGANIZAR O QUE APRENDI NO CAPÍTULO 11 – p. 183
CAPÍTULO 12 – Cidadania digital – p. 184
PARA LER E DISCUTIR: Texto de lei – p. 185
PARA ANALISAR: Tipos de argumento – p. 188
PARA COMPARAR: Carta aberta escrita e carta aberta em vídeo – p. 191
PARA CONHECER AS FERRAMENTAS DIGITAIS: Canais de participação cidadã – p. 194
PARA PRATICAR: Carta aberta – p. 197
PARA ORGANIZAR O QUE APRENDI NO CAPÍTULO 12 – p. 199
PRÁTICA INTEGRADORA: Campanha de mobilização social – p. 200
SUGESTÕES DE AMPLIAÇÃO – p. 202
TRANSCRIÇÕES DE ÁUDIO – p. 204
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS – p. 208
SUMÁRIO DOS OBJETOS DIGITAIS
Vídeo: Como nos comunicamos? – p. 15
Carrossel: Dicas para tirar boas fotos – p. 35
Podcast: Discussões na internet – p. 41
Vídeo: A reportagem nas mídias digitais – p. 64
Carrossel: Fake news que marcaram – p. 73
Infográfico: Como construir infográficos – p. 77
Infográfico: Cyberbullying – p. 87
Podcast: A publicidade hoje – p. 92
Podcast: Curadoria da informação – p. 113
Vídeo: Blogs literários – p. 127
Podcast: O que é podcast? – p. 128
Vídeo: Vlogs literários – p. 129
Infográfico: Museu da Pessoa – p. 137
Carrossel: Robôs em diferentes setores – p. 152
Carrossel: Ativismo nas redes – p. 168
Infográfico: Leis brasileiras do Direito Digital – p. 187
Compartilhar: