Práticas na escola – Guia de preparação para a alfabetização
Luzia Faraco Ramos, Sandra Puliezi
Código da Coleção: 0026P22006
Proposta pedagógica
- Explica o que é consciência fonológica e dispõe de vários exemplos de atividades para o professor despertar essa habilidade nas crianças.
- Apresenta todo o caminho da preparação do docente, por meio da teoria, atividades, planejamento e avaliação.
- Orienta o ensino por meio de brincadeiras essenciais para o desenvolvimento da linguagem escrita e das noções matemáticas.
- Trabalha técnicas para que os professores despertem o prazer da criança pela aprendizagem.
- Apresenta propostas atuais e descobertas recentes das neurociências e da ciência da leitura.
- Sugere mais de 50 ideias de jogos e brincadeiras, incluindo o objetivo, faixa etária, o material necessário, e as possíveis variações.
- Traz planejamentos bimestrais que ajudam o professor a organizar o trabalho pedagógico durante o ano.
Destaques da Coleção
Conteúdo programático
Introdução – p. 4
Capítulo 1
A importância da Educação Infantil como etapa preparatória para a futura alfabetização: Literacia e Numeracia – p. 4
Capítulo 2
Literacia: pesquisas internacionais e nacionais – p. 6
Capítulo 3
Organizando o planejamento semanal, bimestral e anual por meio das seis habilidades de Literacia – p. 29
Capítulo 4
Numeracia: conceito e relações com o cotidiano Infantil – p. 32
Capítulo 5
Organizando o planejamento bimestral e anual por meio das habilidades de Numeracia – p. 51
Capítulo 6
Avaliação formativa – p. 53
Capítulo 7
Conclusões e recomendações – p. 60
Compartilhar: