Formação continuada

Reflexões e Práticas – Artes Visuais

Fábio Purper Machado, Francieli Regina Garlet, Tamiris Vaz
Código da Coleção: 0281P21560
Código da Obra: 0281P21560130
Material de divulgação. Versão sujeita a avaliação.
Proposta pedagógica
  • Propõe a reflexão não só sobre o mundo da arte, mas sobre os diferentes mundos que podem ser construídos com ela.
  • Oferece ferramentas para escolhas, criações e manipulações de elementos culturais que possam ser cultivados na escola.
  • Propõe questionamentos e mobiliza debates a respeito das problemáticas e necessidades do mundo contemporâneo.
  • Apresenta a arte a partir de temas próximos ao universo juvenil, como tecnologia, cinema e quadrinhos.
  • Valoriza o trabalho colaborativo tanto dos professores quanto entre os alunos, focando na aprendizagem individual e coletiva.
  • Aborda a arte em sua diversidade cultural, propondo relações menos hierárquicas entre distintas formas de arte.
  • Apresenta imagens que convidam ao pensamento e instigam movimentos, complementando os textos.
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Código da Coleção: 0281P21560
Código do Obra: 0281P21560130
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Destaques do Livro

Conteúdo programático

Carta-convite – p. 6

Abordagem teórico-metodológica – p. 8

Acerca das dimensões – p. 8

Acerca dos temas abordados – p. 9

Competências e habilidades – p. 10

Vivências – p. 13

Conteúdos multimodais entre texto e imagens – p. 18

Referências bibliográficas comentadas – p. 19

Referências complementares – p. 26

CAPÍTULO 1

DOCÊNCIA E INCERTEZA: PROJETOS DE VIDA PARA FORJAR, A CADA VEZ, OUTRAS PAISAGENS E JANELAS – p. 28

Sobre paisagens, molduras e janelas – p. 29

Uma docência sempre por vir – p. 30

Investigações e aprendizagens de si – p. 30

Encontro com signos – p. 31

Aprender por imprevistos e paradas – p. 32

Textualidades e composições para a criação de docências – p. 36

Experiência e espreita – p. 36

Ferramentas para a criação de docências – p. 38

Exercícios para a criação de si com os diários visuais e/ou textuais – p. 41

Pistas para a produção do seu diário – p. 43

A criação de espaços para um “povo docência” – p. 44

Conversações que forjam coletividades – p. 44

Espaços de contato e criação de si – p. 45

Espaços de criação na docência – p. 47

Planejamentos e combinações improváveis de uma aula – p. 47

Mobilizando saberes anteriores – p. 48

Produzindo perceptos e afectos em uma aula – p. 50

Teoria e prática em revezamento – p. 51

Produzindo “entre” – p. 52

Caminhos e encontros na avaliação – p. 55

Avaliar para produzir caminho – p. 56

Avaliar para aliar – p. 57

Avaliar para aprender a criar – p. 58

Avaliar para produzir multiplicidades – p. 59

Avaliar os critérios de avaliação – p. 60

CAPÍTULO 2

TEMPOS E ESPAÇOS DAS ARTES VISUAIS: MOVIMENTOS E RESISTÊNCIAS CULTURAIS – p. 61

Arte e culturas – p. 63

Saberes visuais populares – p. 63

Artesanato como legado de gerações – p. 63

Múltiplas culturas – p. 66

Corpos e culturas em movimento – p. 69

O “visual” nas artes visuais – p. 71

Culturas do ver – p. 71

Experimentações que não se restringem ao visual – p. 73

Transitando por universos adolescentes – p. 74

Alfabetismo da cultura visual – p. 74

Juventudes na produção de culturas – p. 75

Histórias que a história da arte conta, produz, cria – p. 80

Aberturas para outros possíveis em livros e museus – p. 80

Problematizando narrativas dominantes – p. 80

Corpo e gênero na arte – p. 82

Lutas e resistências artísticas no cotidiano educativo – p. 83

Entre leis e microações cotidianas – p. 84

Conversações e escutas entre singularidades – p. 85

Do investimento em narrativas múltiplas – p. 87

História da arte fora dos trilhos cronológicos – p. 90

Arquivo e curadoria educativa – p. 92

CAPÍTULO 3

A IMAGEM NA VIDA CONTEMPORÂNEA: TECNOLOGIAS, MÍDIAS E COTIDIANO – p. 95

Artes e visualidades no mundo contemporâneo – p. 97

Artistas e produção de imagens – p. 97

Imagens em suas distintas eras – p. 97

Artes Visuais e as tecnologias contemporâneas de produção de imagens – p. 98

Coexistência e contágios entre imagens e tecnologias digitais – p. 100

Contágios “entre” linguagens artísticas: e… e… e… – p. 101

Incorporando o humor no exercício de problematizar – p. 103

Artistas e difusão de imagens na era digital – p. 103

Imagens de si nas redes sociais – p. 105

Artistas e acesso aos acervos – p. 106

Quando a arte se faz vida – p. 107

Criações cotidianas – p. 107

Imersões artísticas nos gestos cotidianos – p. 108

Arte ativista – p. 111

Narrativas visuais no cotidiano juvenil – p. 113

Entre textos e imagens nas histórias em quadrinhos – p. 113

Relações entre imagem e texto nos quadrinhos – p. 114

Janelas da história em quadrinhos – p. 116

Publicações artesanais – p. 117

Produzindo e pensando com o cinema – p.120

Encantos e mistérios de uma caixa-preta – p. 120

Enquadramentos cotidianos – p. 122

Escolhas narrativas e políticas na produção de um filme – p. 124

Cinema para movimentar o pensamento – p. 126

Imagens de consumo midiático – p.127

Criando [com] vazios – p. 127

As imagens no cotidiano de consumo – p. 129

Visualidades e artefatos culturais – p. 129

Pós-produção educativa – p. 131

CAPÍTULO 4

ENCONTROS: ABRINDO A JANELA PARA OUTRAS CONVERSAÇÕES – p. 133

Arte e práticas cotidianas – p. 135

Deslocamentos e guardados – p. 135

Saindo da escola – p. 135

Trabalhando com vestígios – p. 137

Guardados imateriais – p. 138

Deslocamentos de objetos e ideias – p. 140

Objetos encontrados – p. 140

Apropriações de modos de circulação – p. 141

Apropriação cultural – p. 143

Arte de corpos em deslocamento – p. 144

Corpo e experiência estética – p. 144

Movimentos do corpo na criação artística – p. 146

O corpo na sala de aula – p. 147

Linguagens e aprendizagens que se expandem – p. 148

Campo expandido, híbrido, radicante – p. 148

Quando a arte não cabe em uma única categoria – p. 149

Do campo que se expande – p. 150

Multiplicidades que transbordam especialidades – p. 151

Trânsitos Coletivos Transdisciplinares – p. 154

Coletivos de arte – p. 154

Coletividades comunitárias – p. 156

Impactos ambientais como interesse coletivo – p. 157

Estratégias ativas na educação das artes visuais – p. 159

Criatividade e invenção de problemas – p. 159

Projetos de trabalho – p. 161

Portfólio enquanto ferramenta para avaliação processual – p. 163

CONCLUSÃO

Ao ser experimentado, o livro-mundo se desfaz em outros – p. 166

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