Moderna em Projetos – Matemáticas e suas Tecnologias
Código do Livro: 0032P21506
Material de divulgação. Versão sujeita a avaliação.
Proposta pedagógica
- Diversidade de temas.
- Contribui para formação cidadã e protagonismo do estudante.
- Ações mais próximas à realidade dos jovens.
- Trabalha com as tecnologias digitais.
- Atividades que abrangem as habilidades indicadas na BNCC.
Conteúdo programático
PROJETO 1 – STEAM: SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Objetivos
Justificativa: Por que estudar sustentabilidade na construção civil?
Competências gerais, competências específicas, componentes curriculares e habilidades
ETAPA 1 – Sustentabilidade ao nosso redor
ETAPA 2 – Construção sustentável: contra ou a favor
ETAPA 3 – Orientação solar arquitetônica
ETAPA 4 – Colocando em prática
ETAPA 5 – Divulgando os projetos
Avaliação
Referências bibliográficas
PROJETO 2 – PROTAGONISMO JUVENIL: EXPRESSÕES CULTURAIS
Objetivos
Justificativa: O que é protagonismo?
Competências gerais, competências específicas, componentes curriculares e habilidades
ETAPA 1 – O que a arte nos revela
ETAPA 2 – Conhecendo a turma e a comunidade
ETAPA 3 – Universos de interesse
ETAPA 4 – Produzindo cultura
Avaliação
Referências bibliográficas
PROJETO 3 – MÍDIA-EDUCAÇÃO: TODOS CONECTADOS
Objetivos
Justificativa: Por que estudar as mídias digitais?
Competências gerais, competências específicas, componentes curriculares e habilidades
ETAPA 1 – Tudo começou com o computador…
ETAPA 2 – Nem tudo é o que parece…
ETAPA 3 – Vacinas são realmente necessárias?
ETAPA 4 – Um clique
ETAPA 5 – Conectando a comunidade
Avaliação
Referências bibliográficas
PROJETO 4 – MEDIAÇÃO DE CONFLITOS: JOGOS
Objetivos
Justificativa: Por que trabalhar mediação de conflitos
por meio da aplicação de jogos?
Competências gerais, competências específicas, componentes curriculares e habilidades
ETAPA 1 – Somos todos diferentes
ETAPA 2 – Mediação através de jogos
ETAPA 3 – Entrando no mundo da ficção
ETAPA 4 – Mostra dos trabalhos
Avaliação
Referências bibliográficas
PROJETO 5 – STEAM: TRANSPORTE: DESAFIOS E SOLUÇÕES
Objetivos
Justificativa: Por que estudar o transporte?
Competências gerais, competências específicas, componentes curriculares e habilidades
ETAPA 1 – Conhecendo e reconhecendo o transporte pelo mundo
ETAPA 2 – Problemas no transporte: em nossa região e no mundo
ETAPA 3 – Soluções aos desafios propostos
ETAPA 4 – Colocando em prática
ETAPA 5 – Divulgando os projetos
Avaliação
Referências bibliográficas
PROJETO 6 – PROTAGONISMO JUVENIL: VOCÊ JÁ OBSERVOU O CÉU HOJE?
Objetivos
Justificativa: Por que observar o céu?
Competências gerais, competências específicas, componentes curriculares e habilidades
ETAPA 1 – Descobrindo o Universo
ETAPA 2 – Observando o céu
ETAPA 3 – O Sistema Solar
ETAPA 4 – Por onde passam os planetas?
ETAPA 5 – Divulgando os projetos
Avaliação
Referências bibliográficas
Compartilhar: