Educação para a Vida
Ana Paula Severiano, Danilo Eiji Lopes, Giselle Rocha, Renata Alencar
Código do Livro: 0013P21509
Material de divulgação. Versão sujeita a avaliação.
Proposta pedagógica
- Amplia o repertório sociocultural e trabalha com novas linguagens.
- Atividades práticas que valorizam a experiência e autonomia do jovem.
- Os conceitos teóricos são trabalhados a partir de vivências.
- Propostas adaptáveis a diferentes realidades.
- Linguagem clara e objetiva.
Conteúdo programático
UNIDADE 1 – QUEM SOU: O ENCONTRO COMIGO
CAPÍTULO 1: Autobiografias: narrativas de si
Rede conceitual
Mão na massa
- Selfies: imagens de mim
- O autorretrato: uma criação biográfica
- Ateliê de autorretratos
- Circuito de escritas: eu, tu e nós
Etapa 1: Roda de histórias
Etapa 2: Escrever o que escutou
Etapa 3: Partilhar
Etapa 4: Uma escrita colaborativa – textos em movimento
CAPÍTULO 2: Minha identidade
Rede conceitual
Mão na massa
- Árvore genealógica
Etapa 1
Etapa 2
Uma outra ideia
- Linha do tempo
Etapa 1
Etapa 2
Etapa 3
CAPÍTULO 3: Meus desejos, meus talentos e meus desafios
Rede conceitual
Mão na massa
- Painel de inspirações (oumoodboard)
Etapa 1
Etapa 2
Etapa 3
- Mapa mental
Etapa 1
Etapa 2
Etapa 3
Etapa 4
- Brainwriting
- Carta
Balanço final
UNIDADE 2 EXPANSÃO E EXPLORAÇÃO: O ENCONTRO COM O OUTRO
CAPÍTULO 1: Territórios e saberes
Rede conceitual
Mão na massa
- Expedição investigativa ehandmaps
Etapa 1: A preparação
Etapa 2: Saída exploratória
Etapa 3: A construção do hand map
Etapa 4: Socializar
Etapa 5: Sobreposições e fechamento da atividade
- A busca pelo outro
Etapa 1: Aquecimento e debate
Etapa 2: Investigar e descobrir
- Encontro com o outro
Etapa 1: Divisão dos grupos
Etapa 2: Escolha dos depoentes
Etapa 3: Roteiro de entrevista
Etapa 4: Execução da entrevista coletiva de história de vida
Etapa 5: Apresentação dos resultados das pesquisas
CAPÍTULO 2: Jovem cidadão
Rede conceitual
Mão na massa
- O que nos guia?
Etapa 1: Árvore dos desejos
Etapa 2: Salada de princípios
Etapa 3: Carta de princípios
Etapa 4: Combinados do grupo
- Coletivos juvenis
- O que queremos dizer ao mundo?
CAPÍTULO 3: Uma rede em expansão
Rede conceitual
Mão na massa
- O universo do trabalho
Etapa: Estudo de caso – hortas urbanas
- Cenário crítico
- Minha rede intersetorial
Etapa: A figura central do seu mapa
Balanço final
UNIDADE 3 PARA ONDE VAMOS: O ENCONTRO COM O NÓS
CAPÍTULO 1: Uma jornada para mapear significados e contextos
Rede conceitual
Mão na massa
Diário de bordo
- Painel de significados
- Mapa afetivo de pessoas e profissões
Etapa 1: Entrevistas
Etapa 2: Confecção do mapa
- Expectativa x realidade
Etapa 1: Diagnóstico de expectativas
Etapa 2: Diagnóstico da realidade
Etapa 3: Compare e comprove
Etapa 4: Compartilhe
CAPÍTULO 2: Sonhos em perspectiva: diagnóstico de habilidades e de oportunidades
Rede conceitual
Mão na massa
- Minha vocação
Etapa 1: Mobilizar subjetividades
Etapa 2: Do subjetivo ao objetivo
Etapa 3: Encontro entre habilidades e profissões
- Meu futuro em desenho e vídeo
Etapa 1: Análise de referência
Etapa 2: Planeje o conteúdo do vídeo
Etapa 3: Elabore o roteiro
Etapa 4: Grave e edite
Etapa 5: Compartilhe
- Escolha sua rota
- Um portfólio para chamar de seu
Etapa 1: Prepare o conteúdo do portfólio
Etapa 2: Construa o portfólio
- Um passo a mais: carta de motivação
Etapa: Escreva uma carta de motivação
Balanço final
Projeto de intervenção no território prepara para o projeto de vida
Para onde seu projeto de vida pode levá-lo
Referências bibliográficas
Compartilhar: