Educação para a Vida

Giselle Rocha, Danilo Eiji Lopes, Ana Paula Severiano, Renata Alencar
Código do Livro: 0013P21509
Material de divulgação. Versão sujeita à avaliação.
Proposta pedagógica
  • Amplia o repertório sociocultural e trabalha com novas linguagens.
  • Atividades práticas que valorizam a experiência e autonomia do jovem.
  • Os conceitos teóricos são trabalhados a partir de vivências.
  • Propostas adaptáveis a diferentes realidades.
  • Linguagem clara e objetiva.
Compartilhar:
Mensagem do autor
Mensagem do autor
Destaques do Livro

Conteúdo programático

UNIDADE 1 – QUEM SOU: O ENCONTRO COMIGO  

CAPÍTULO 1: Autobiografias: narrativas de si  

Rede conceitual  

Mão na massa  

  1. Selfies: imagens de mim 
  2. O autorretrato: uma criação biográfica 
  3. Ateliê de autorretratos 
  4. Circuito de escritas: eu, tu e nós 

Etapa 1: Roda de histórias  

Etapa 2: Escrever o que escutou 

Etapa 3: Partilhar  

Etapa 4: Uma escrita colaborativa – textos em movimento  

CAPÍTULO 2: Minha identidade  

Rede conceitual  

Mão na massa  

  1. Árvore genealógica 

Etapa 1  

Etapa 2  

Uma outra ideia  

  1. Linha do tempo 

Etapa 1  

Etapa 2  

Etapa 3  

CAPÍTULO 3: Meus desejos, meus talentos e meus desafios  

Rede conceitual  

Mão na massa  

  1. Painel de inspirações (oumoodboard

Etapa 1  

Etapa 2  

Etapa 3  

  1. Mapa mental 

Etapa 1  

Etapa 2  

Etapa 3  

Etapa 4  

  1. Brainwriting 
  2. Carta 

Balanço final  

 

UNIDADE 2 EXPANSÃO E EXPLORAÇÃO: O ENCONTRO COM O OUTRO  

CAPÍTULO 1: Territórios e saberes  

Rede conceitual  

Mão na massa  

  1. Expedição investigativa ehandmaps 

Etapa 1: A preparação  

Etapa 2: Saída exploratória  

Etapa 3: A construção do hand map  

Etapa 4: Socializar  

Etapa 5: Sobreposições e fechamento da atividade  

  1. A busca pelo outro 

Etapa 1: Aquecimento e debate  

Etapa 2: Investigar e descobrir  

  1. Encontro com o outro 

Etapa 1: Divisão dos grupos  

Etapa 2: Escolha dos depoentes  

Etapa 3: Roteiro de entrevista  

Etapa 4: Execução da entrevista coletiva de história de vida  

Etapa 5: Apresentação dos resultados das pesquisas 

CAPÍTULO 2: Jovem cidadão  

Rede conceitual  

Mão na massa  

  1. O que nos guia? 

Etapa 1: Árvore dos desejos  

Etapa 2: Salada de princípios  

Etapa 3: Carta de princípios  

Etapa 4: Combinados do grupo  

  1. Coletivos juvenis 
  2. O que queremos dizer ao mundo? 

CAPÍTULO 3: Uma rede em expansão  

Rede conceitual  

Mão na massa  

  1. O universo do trabalho 

Etapa: Estudo de caso – hortas urbanas  

  1. Cenário crítico 
  2. Minha rede intersetorial 

Etapa: A figura central do seu mapa  

Balanço final  

 

UNIDADE 3 PARA ONDE VAMOS: O ENCONTRO COM O NÓS  

CAPÍTULO 1: Uma jornada para mapear significados e contextos  

Rede conceitual  

Mão na massa  

Diário de bordo  

  1. Painel de significados
  2. Mapa afetivo de pessoas e profissões 

Etapa 1: Entrevistas  

Etapa 2: Confecção do mapa  

  1. Expectativa x realidade 

Etapa 1: Diagnóstico de expectativas  

Etapa 2: Diagnóstico da realidade  

Etapa 3: Compare e comprove  

Etapa 4: Compartilhe  

CAPÍTULO 2: Sonhos em perspectiva: diagnóstico de habilidades e de oportunidades  

Rede conceitual  

Mão na massa  

  1. Minha vocação 

Etapa 1: Mobilizar subjetividades  

Etapa 2: Do subjetivo ao objetivo  

Etapa 3: Encontro entre habilidades e profissões  

  1. Meu futuro em desenho e vídeo 

Etapa 1: Análise de referência  

Etapa 2: Planeje o conteúdo do vídeo  

Etapa 3: Elabore o roteiro  

Etapa 4: Grave e edite  

Etapa 5: Compartilhe  

  1. Escolha sua rota 
  2. Um portfólio para chamar de seu 

Etapa 1: Prepare o conteúdo do portfólio  

Etapa 2: Construa o portfólio  

  1. Um passo a mais: carta de motivação 

Etapa: Escreva uma carta de motivação  

Balanço final  

Projeto de intervenção no território prepara para o projeto de vida  

Para onde seu projeto de vida pode levá-lo  

Referências bibliográficas 

Veja também
BNCC

Saiba mais sobre o documento que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.