Você no Mundo

Sandro Vimer Valentini Junior, Laís Rosa, Vanessa Botasso
Código do Livro: 0021P21509
Material de divulgação. Versão sujeita à avaliação.
Proposta pedagógica
  • Atividades diversas e dinâmicas.
  • Linguagem simples e objetiva.
  • Temas relacionados ao universo jovem.
  • Propostas inovadoras.
  • Estratégias para as diferentes realidades.
Compartilhar:
Mensagem do autor
Mensagem do autor
Destaques do Livro

Conteúdo programático

Introdução  

Ensino Médio e Projeto de Vida: planejar a vida que se sonha ter 

O que é um Projeto de Vida?  

Por que ter um Projeto de Vida?  

Por onde começar?  

MÓDULO 1 – AUTOCONHECIMENTO  

ESTAÇÃO 1: Acolher e compartilhar  

Justificativa  

Contribuições para o portfólio  

Atividade 1 – Os sons de dentro  

Atividade 2 – A arte de ouvir (e ouvir a arte do outro)  

Atividade 3 – Comunicação não violenta  

Atividade 4 – Conversamos sobre qualquer assunto, especialmente arte  

Atividade 5 – Não é só com o ouvido que se escuta  

Atividade 6 – Foi bom, mas eu acho que 

Finalização da estação  

ESTAÇÃO 2: Aprender a aprender  

Justificativa  

Contribuições para o portfólio  

Atividade 1 – Reconhecendo habilidades  

Atividade 2 – Aquilo que já está preenchido 

Atividade 3 – Aquilo que possui lacunas  

Atividade 4 – Traçando rotas e construindo hábitos  

Atividade 5 – Dizendo adeus à procrastinação  

Atividade 6 – Reconhecendo caminhos para projetos pessoais  

Finalização da estação  

ESTAÇÃO 3O autoconhecimento responsável  

Justificativa  

Contribuições para o portfólio  

Atividade 1 – Permitir-se sentir  

Atividade 2 – Olhar para o corpo, cuidar de si  

Atividade 3 – Quem fui e quem sou  

Atividade 4 – Pertencer é preciso?  

Atividade 5 – Sonhar o futuro  

Atividade 6 – Planejar a mudança  

Finalização da estação  

Autoconhecimento: como permanecermos atentos à dimensão pessoal?  

Guia para grupos de ação  

MÓDULO 2 – EXPANSÃO E EXPLORAÇÃO 

ESTAÇÃO 4A colaboração no meio social  

Justificativa  

Contribuições para o portfólio  

Atividade 1 – É preciso estar atento  

Atividade 2 – Eu vivo a escola que faço  

Atividade 3 – Aprender a participar  

Atividade 4 – Combater o bullying com gentileza  

Atividade 5 – Retomando espaços, restaurando laços  

Finalização da estação  

ESTAÇÃO 5Os princípios éticos e o exercício da cidadania  

Justificativa  

Contribuições para o portfólio  

Atividade 1 – Todos somos um  

Atividade 2 – Identificando premissas  

Atividade 3 – Dilemas éticos e morais  

Atividade 4 – Os lugares da solidariedade 

Atividade 5 – O direito à cidade  

Atividade 6 – Empreendedorismo social  

Finalização da estação  

Expansão e exploração: como permanecermos atentos à dimensão cidadã?  

Guia para grupos de ação  

MÓDULO 3  PLANEJAMENTO  

ÚLTIMA ESTAÇÃOPensar o futuro  

Justificativa  

Contribuições para o portfólio  

Atividade 1 – Constelação de inspirações  

Atividade 2 – Onde há trabalho? Cadê o emprego?  

Atividade 3 – Planejando embarques e desembarques  

Atividade 4 – Escrita profissional  

Atividade 5 – Organização final do portfólio  

Finalização da estação  

Planejamento: como permanecermos atentos à dimensão profissional?  

Guia para grupos de ação  

Anexo 1 – Transcrições dos vídeos e podcasts  

Anexo 2 – Competências gerais e específicas mobilizadas nesta obra  

Anexo 3 – Referências comentadas  

Veja também
BNCC

Saiba mais sobre o documento que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.