Práticas na Escola – Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Leandro Holanda, Lilian Bacich
Código do Livro: 0031P21507
Material de divulgação. Versão sujeita a avaliação.
Proposta pedagógica
- Projetos flexíveis e pensados para diversas realidades.
- Temas contemporâneos.
- Incentivo ao trabalho colaborativo.
- Práticas focadas no desenvolvimento da comunicação do estudante.
- Avaliação por rubricas.
Conteúdo programático
PROJETO 1 – STEAM – ENGENHARIA E QUALIDADE DE VIDA
Contexto
Sobre o projeto
ETAPA 1 – Engenharia e a criação de artefatos
ETAPA 2 – Pesquisando
ETAPA 3 – Exercitando a empatia
ETAPA 4 – Projetando
ETAPA 5 – Conectando saberes para criar soluções
ETAPA 6 – Aprofundando o planejamento
ETAPA 7 – Prototipando soluções
Comunicando
PROJETO 2 PROTAGONISMO JUVENIL – CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE
Contexto
Sobre o projeto
ETAPA 1 – O que é biodiversidade?
ETAPA 2 – A importância da conservação da biodiversidade
ETAPA 3 – O papel das pessoas para a conservação da biodioversidade
ETAPA 4 – A conservação da biodiversidade no entorno
ETAPA 5 – Estratégias de divulgação
Comunicando
PROJETO 3 MIDIAEDUCAÇÃO – PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS
Contexto
Sobre o projeto
ETAPA 1 – Diferenciando as drogas
ETAPA 2 – As drogas e o sistema nervoso
ETAPA 3 – Conhecendo o público-alvo
ETAPA 4 – Refletindo sobre os impactos do consumo de drogas
ETAPA 5 – Estratégias para sensibilização
ETAPA 6 – Produzindo um vídeo
Comunicando
PROJETO 4 – MEDIAÇÃO DE CONFLITOS – CONVIVÊNCIA E CONFLITOS NA ADOLESCÊNCIA
Contexto
Sobre o projeto
ETAPA 1 – Conhecendo conflitos da adolescência
ETAPA 2 – Reconhecendo, acolhendo e lidando com a condição de ser adolescente
ETAPA 3 – Percebendo o impacto da comunicação no bem-estar de todos
ETAPA 4 – Reconhecendo os sentimentos
ETAPA 5 – Reunindo ideias
ETAPA 6 – Planejando e implementando a proposta de convivência na escola
Comunicando
PROJETO 5 – MIDIAEDUCAÇÃO – TERRAFORMAÇÃO DE MARTE
Contexto
Sobre o projeto
ETAPA 1 – Pensando Marte como um cientista
ETAPA 2 – Reconstruindo a história de Marte
ETAPA 3 – A vida como a conhecemos
ETAPA 4 – Criando fontes de informação
ETAPA 5 – Planejando um modelo
ETAPA 6 – Construindo, testando e aprimorando
ETAPA 7 – Construção de protótipos
Comunicando
PROJETO 6 – STEAM – RADIAÇÃO: BENEFÍCIOS E RISCOS DE SUAS APLICAÇÕES
Contexto
Sobre o projeto
ETAPA 1 – Descobrindo o que é radiação e quais são os diferentes tipos
ETAPA 2 – Efeitos de radiações sobre os seres vivos e o ambiente
ETAPA 3 – A radiação no cotidiano
ETAPA 4 – Planejamento e gerenciamento do projeto
ETAPA 5 – Construção do artefato
Comunicando
Referências bibliográficas
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