Práticas na Escola – Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Leandro Holanda, Lilian Bacich
Código do Livro: 0031P21507
Material de divulgação. Versão sujeita à avaliação.
Proposta pedagógica
  • Projetos flexíveis e pensados para diversas realidades.
  • Temas contemporâneos.
  • Incentivo ao trabalho colaborativo.
  • Práticas focadas no desenvolvimento da comunicação do estudante.
  • Avaliação por rubricas.
Compartilhar:
Mensagem do autor Conheça nossos autores
Mensagem do autor Conheça nossos autores
Destaques do Livro

Conteúdo programático

PROJETO 1 – STEAM – ENGENHARIA E QUALIDADE DE VIDA  

Contexto  

Sobre o projeto  

ETAPA 1 – Engenharia e a criação de artefatos  

ETAPA 2 – Pesquisando  

ETAPA 3 – Exercitando a empatia  

ETAPA 4 – Projetando  

ETAPA 5 – Conectando saberes para criar soluções  

ETAPA 6 – Aprofundando o planejamento  

ETAPA 7 – Prototipando soluções  

Comunicando  

 

PROJETO 2 PROTAGONISMO JUVENIL – CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE  

Contexto  

Sobre o projeto  

ETAPA 1 – O que é biodiversidade?  

ETAPA 2 – A importância da conservação da biodiversidade  

ETAPA 3 – O papel das pessoas para a conservação da biodioversidade  

ETAPA 4 – A conservação da biodiversidade no entorno  

ETAPA 5 – Estratégias de divulgação  

Comunicando  

 

PROJETO 3 MIDIAEDUCAÇÃO – PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS  

Contexto  

Sobre o projeto  

ETAPA 1 – Diferenciando as drogas  

ETAPA 2 – As drogas e o sistema nervoso  

ETAPA 3 – Conhecendo o público-alvo  

ETAPA 4 – Refletindo sobre os impactos do consumo de drogas  

ETAPA 5 – Estratégias para sensibilização  

ETAPA 6 – Produzindo um vídeo  

Comunicando  

 

PROJETO 4 – MEDIAÇÃO DE CONFLITOS – CONVIVÊNCIA E CONFLITOS NA ADOLESCÊNCIA  

Contexto  

Sobre o projeto  

ETAPA 1 – Conhecendo conflitos da adolescência  

ETAPA 2 – Reconhecendo, acolhendo e lidando com a condição de ser adolescente  

ETAPA 3 – Percebendo o impacto da comunicação no bem-estar de todos  

ETAPA 4 – Reconhecendo os sentimentos  

ETAPA 5 – Reunindo ideias  

ETAPA 6 – Planejando e implementando a proposta de convivência na escola  

Comunicando  

 

PROJETO 5 – MIDIAEDUCAÇÃO – TERRAFORMAÇÃO DE MARTE  

Contexto  

Sobre o projeto  

ETAPA 1 – Pensando Marte como um cientista  

ETAPA 2 – Reconstruindo a história de Marte  

ETAPA 3 – A vida como a conhecemos  

ETAPA 4 – Criando fontes de informação  

ETAPA 5 – Planejando um modelo  

ETAPA 6 – Construindo, testando e aprimorando  

ETAPA 7 – Construção de protótipos  

Comunicando  

 

PROJETO 6 – STEAM – RADIAÇÃO: BENEFÍCIOS E RISCOS DE SUAS APLICAÇÕES  

Contexto  

Sobre o projeto  

ETAPA 1 – Descobrindo o que é radiação e quais são os diferentes tipos  

ETAPA 2 – Efeitos de radiações sobre os seres vivos e o ambiente  

ETAPA 3 – A radiação no cotidiano  

ETAPA 4 – Planejamento e gerenciamento do projeto  

ETAPA 5 – Construção do artefato  

Comunicando  

Referências bibliográficas