Presente Mais – Educação Física

Código da Coleção: 0030P230102000160
Proposta pedagógica
  • Propõe atividades sobre temas relacionados à cidadania, como acessibilidade e inclusão na realização das práticas corporais.
  • Traz sugestões sobre como avaliar os alunos e registrar o progresso de cada um em educação física.
  • Propõe roteiro de aulas no início de cada tema, para otimizar o uso da coleção mesmo em aulas práticas.
Destaques da Coleção

Conteúdo programático

INTRODUÇÃO – p. 5 

1º ANO 

DANÇAS – p. 13 

TEMA 1 – As brincadeiras cantadas: movimentos e sons – p. 13 

Para começar – p. 13 

Análise e Compreensão – As brincadeiras cantadas – p. 14 

Experimentação e Fruição – p. 14 

Corre cutia; Variação de Corre cutia; Fui morar numa casinha; Vamos recriar essa brincadeira?; Fui no Itororó; Laranja baiana 

Construção de valores – Todos podem dançar? – p. 19 

 

TEMA 2 – A importância do ritmo e as brincadeiras cantadas – p. 20 

Para começar – p. 20 

Análise e Compreensão – Ritmo: conceito e importância – p. 20 

Experimentação e Fruição – p. 21 

Borboletinha; Experimentar vários ritmos; Para dançar; Apresentação para os colegas; O jipe da Frida 

Construção de valores – Deficiência visual; Deficiência física; Deficiência intelectual – p. 26 

Avaliação e Registro – p. 28 

 

GINÁSTICAS – p. 29 

TEMA 1 – Ginástica geral: deslocamentos e equilíbrios – p. 29 

Para começar – p. 29 

Análise e Compreensão – O que é a ginástica geral?; Os elementos básicos da ginástica – p. 30 

Experimentação e Fruição – p. 31 

Coelho na toca; Pega-pega (com comandos); Pega-pega avião; Pega-pega vela; Imitação de animais 

Construção de valores – Brincadeira do espelho; Brincadeira do espelho sentado – p. 34 

Avaliação e Registro – p. 35 

 

TEMA 2 – Ginástica geral: rolamentos e roda – p. 36 

Para começar – p. 36 

Análise e Compreensão – As acrobacias; Segurança – p. 36  

Experimentação e Fruição – p. 38 

Rolamentos; Roda; Construção de obstáculos 

Avaliação e Registro – p. 42 

 

ESPORTES – p. 43 

TEMA 1 – No mundo dos esportes – p. 43 

Para começar – p. 43 

Análise e Compreensão – O esporte e sua diversidade – p. 46 

Experimentação e Fruição – p. 47 

Recorte e colagem de figuras; Jogo de futebol reduzido 

Construção de valores – p. 48 

Avaliação e Registro – p. 49 

 

TEMA 2 – Esportes de precisão – p. 50 

Para começar – p. 50 

Análise e Compreensão – O jogo de boliche – p. 52 

Experimentação e Fruição – p. 53 

Derruba garrafas; Derruba garrafas com organização dos alunos 

Construção de valores – Derruba garrafas sentado – p. 54 

Avaliação e Registro – p. 54 

 

BRINCADEIRAS E JOGOS – p. 56 

TEMA – As brincadeiras e os jogos da cultura popular – p. 56 

Para começar – p. 56 

Análise e Compreensão – As brincadeiras e os jogos da cultura popular – p. 57 

Experimentação e Fruição – p. 58 

Pesquisa com familiares; Jogos de perseguir; Batata quente; Telefone sem fio; Corda; Amarelinha 

Construção de valores – Batata quente com os olhos vendados; Pega-pega corrente – p. 65 

Avaliação e Registro – p. 66 

Ficha de pesquisa – As brincadeiras e os jogos de sua infância – p. 67 

 

2º ANO 

DANÇAS – p. 68 

TEMA 1 – Danças em diferentes formações – p. 68 

Para começar – p. 68 

Análise e Compreensão – As formas na dança – p. 69 

Experimentação e Fruição – p. 70 

Agrupar para dançar; Dançar em roda: “Hoje é domingo”; Brincar com a canoa; Construção de coreografias 

Construção de valores – Todos podem dançar as cantigas de roda? – p. 74 

Avaliação e Registro – p. 75 

 

TEMA 2 – Danças circulares – p. 76 

Para começar – p. 76 

Análise e Compreensão – As danças circulares sagradas – p. 76 

Experimentação e Fruição – p. 77 

Da abóbora faz melão; Bola de meia, bola de gude 

Avaliação e Registro – p. 80 

 

GINÁSTICAS – p. 82 

TEMA 1 – Ginástica geral: os saltos e os giros – p. 82 

Os saltos 

Para começar – p. 82 

Análise e Compreensão – Ginástica geral ou ginástica para todos?; Os elementos básicos da ginástica; Posições básicas dos saltos – p. 83 

Experimentação e Fruição – p. 84 

Saltar como os animais; Saltos grupado, carpado e estendido; Saltar juntos 

Construção de valores – Saltar juntos e separados – p. 85 

Os giros 

Para começar – p. 86 

Análise e Compreensão – Os elementos básicos da ginástica – p. 87 

Experimentação e Fruição – p. 87 

Noite e dia; Giro no círculo; Giro em duplas 

Avaliação e Registro – p. 89 

 

TEMA 2 – Ginástica geral: a parada de cabeça e a parada de mãos – p. 90 

Para começar – p. 90 

Análise e Compreensão – Os apoios invertidos – p. 90  

Experimentação e Fruição – p. 91 

Rolamentos e roda; Pega-pega avestruz; O mundo de cabeça para baixo; Apoio na parede; Caminho acrobático 

Construção de valores – Parada de cabeça com os olhos vendados – p. 95 

Avaliação e Registro – p. 95 

 

ESPORTES – p. 96 

TEMA 1 – Esportes assistidos ou praticados pelos familiares – p. 96 

Para começar – p. 96 

Análise e Compreensão – Mas só futebol? – p. 97 

Experimentação e Fruição – p. 98 

Pesquisa com os familiares; Vivenciar um esporte; Vivenciar o esporte escolhido 

Construção de valores – p. 100 

Avaliação e Registro – p. 100 

 

TEMA 2 – Esportes de marca – p. 101 

Para começar – p. 101 

Análise e Compreensão – Um pouco da trajetória histórica do atletismo – p. 103 

Experimentação e Fruição – p. 103 

Análise de fotografias; Jogos de correr; Jogos de saltar; Jogos de arremessar (lançar) 

Construção de valores – Jogos de lançar para pessoas com deficiência – p. 108 

Avaliação e Registro – p. 110 

 

BRINCADEIRAS E JOGOS – p. 112 

TEMA – As brincadeiras e os jogos do contexto regional – p. 112 

Para começar – p. 112 

Análise e Compreensão – A importância das brincadeiras e dos jogos na cultura infantil – p. 112 

Experimentação e Fruição – p. 113 

Pesquisa sobre os jogos do contexto regional; O mestre mandou; Dança das cadeiras; Dança das cadeiras cooperativa; Elástico; Cinco Marias 

Avaliação e Registro – p. 118 

 

BIBLIOGRAFIA COMENTADA – p. 119 

INTRODUÇÃO – p. 5 

3º ANO 

DANÇAS – p. 16 

TEMA 1 – Danças indígenas – p. 16 

Para começar – p. 16 

Análise e Compreensão – As danças indígenas – p. 17 

Experimentação e Fruição – p. 18 

Dança do bate-pau; Dança Matipu 

Avaliação e Registro – p. 22 

 

TEMA 2 – As danças populares do Brasil: a catira – p. 23 

Para começar – p. 23 

Análise e Compreensão – Catira: por dentro da batida da viola – p. 23 

Experimentação e Fruição – p. 24 

Mobilização inicial; Aprendizagem dos passos; Variação; Criação de coreografia 

Construção de valores – Deficiência física; Deficiência auditiva; Deficiência visual – p. 27 

Avaliação e Registro – p. 28 

 

GINÁSTICAS – p. 29 

TEMA 1 – Ginástica geral: rodante e ponte – p. 29 

Para começar – p. 29 

Circuito das acrobacias – p. 29 

Análise e Compreensão – O rodante e a ponte – p. 30 

Experimentação e Fruição – p. 31 

Passagem pela ponte; Rodante no bambolê 

Avaliação e Registro – p. 33 

 

TEMA 2 – Ginástica geral e pequenos aparelhos – p. 34 

Para começar – p. 34 

Análise e Compreensão – Manipulação de aparelhos – p. 34 

Experimentação e Fruição – p. 36 

Estátua; A fita; Movimentos da fita; As maças; Coreografias com pequenos aparelhos 

Construção de valores – Mesmos movimentos, sensações diferentes – p. 40 

Avaliação e Registro – p. 40 

 

ESPORTES – p. 41 

TEMA 1 – Diferença entre jogo e esporte – p. 41 

Para começar – p. 41 

Análise e Compreensão – Jogo e esporte como conteúdos da Educação Física escolar; Transformação do jogo em esporte – p. 42 

Experimentação e Fruição – p. 44 

Basquetebol: do jogo ao esporte; Surgimento de jogos e esportes 

Construção de valores – Basquetebol para cadeirantes – p. 45 

Avaliação e Registro – p. 46 

 

TEMA 2 – Esportes de invasão – p. 47 

Para começar – p. 47 

Análise e Compreensão – Elementos dos esportes de invasão – p. 48 

Experimentação e Fruição – p. 48 

Minijogos de futebol; Minijogos de handebol 

Construção de valores – Jogos de futebol para meninas e meninos – p. 51 

Avaliação e Registro – p. 52 

 

BRINCADEIRAS E JOGOS – p. 53 

TEMA 1 – Brincadeiras e jogos da cultura popular brasileira – p. 53 

Para começar – p. 53 

Análise e Compreensão – A queimada; O pique-bandeira – p. 54 

Experimentação e Fruição – p. 55 

Pula-sela; Queimada; Queimada abelha-rainha; Queimada meteoro; Queimada russa; Pique-bandeira; Pique-bandeira fut; Peteca; Escravos de Jó 

Construção de valores – Queimada inclusiva – p. 60 

Avaliação e Registro – p. 61 

 

TEMA 2 – Jogos cooperativos – p. 62 

Para começar – p. 62  

Análise e Compreensão – Os jogos cooperativos – p. 63 

Experimentação e Fruição – p. 64 

Agrupando; Travessia do rio; Paraquedas 

Construção de valores – Passando o bambolê – p. 67 

Avaliação e Registro – p. 67 

 

LUTAS – p. 68 

TEMA 1 – O que são lutas? – p. 68 

Para começar – p. 68 

Análise e Compreensão – O conceito de luta; As saudações nas lutas – p. 70 

Experimentação e Fruição – p. 71 

Desenhando uma luta; Estátua de lutas; Variação da estátua de lutas; A saudação; Teatro de lutas; Luta com a bolha de sabão; Luta de dedos; Imite o mestre 

Construção de valores – As mulheres nas lutas – p. 76 

Avaliação e Registro – p. 76 

 

TEMA 2 – Huka-huka: luta indígena – p. 77 

Para começar – p. 77 

Análise e Compreensão – A luta huka-huka e o Kwarup – p. 77 

Experimentação e Fruição – p. 79 

Pega-pega cola; Rouba rabinho; Luta do toque atrás da perna; Luta huka-huka 

Avaliação e Registro – p. 81 

 

4º ANO 

DANÇAS – p. 82 

TEMA 1 – As quadrilhas juninas – p. 82 

Para começar – p. 82 

Análise e Compreensão – A festa junina; A quadrilha – p. 83 

Experimentação e Fruição – p. 84 

Quadrilha; Recriar a quadrilha 

Construção de valores – Quadrilha das cadeiras – p. 87 

Avaliação e Registro – p. 88 

 

TEMA 2 – Festival de danças populares – p. 89 

Para começar – p. 89 

Análise e Compreensão – Festival de danças populares; Carimbó; Pau de fitas – p. 89 

Experimentação e Fruição – p. 91 

Carimbó; Pau de fitas; Festival 

Construção de valores – Inclusão de alunos com deficiência nas coreografias – p. 94 

Avaliação e Registro – p. 95 

 

GINÁSTICAS – p. 96 

TEMA 1 – Ginástica geral e grandes aparelhos – p. 96 

Para começar – p. 96 

Análise e Compreensão – Os grandes aparelhos – p. 98 

Experimentação e Fruição – p. 99 

Cada macaco no seu galho (barra fixa e barras paralelas); Meu mestre mandou (trave de equilíbrio); Troca de lugares (solo); Pula-sela 

Construção de valores – De cabeça para baixo no escuro – p. 102 

Avaliação e Registro – p. 102 

 

TEMA 2 – Ginástica geral e figuras acrobáticas – p. 103 

Para começar – p. 103 

Análise e Compreensão – As pirâmides humanas ou figuras acrobáticas – p. 103 

Experimentação e Fruição – p. 104 

Equilíbrios individuais; Desafio dos apoios; Construção das figuras; Grupos 

Construção de valores – Figuras acrobáticas diferentes – p. 107 

Avaliação e Registro – p. 108 

 

ESPORTES – p. 109 

TEMA 1 – Esporte não tem gênero! – p. 109 

Para começar – p. 109 

Análise e Compreensão – Esportes específicos do sexo feminino e do sexo masculino – p. 109 

Experimentação e Fruição – p. 111 

Movimentos da ginástica rítmica com a bola e o arco; Jogos de lutas 

Construção de valores – Lutas e ginástica rítmica com os olhos vendados – p. 112 

Avaliação e Registro – p. 113 

 

TEMA 2 – Esportes de campo e taco – p. 114 

Para começar – p. 114 

Análise e Compreensão – O beisebol e o softbol – p. 115 

Experimentação e Fruição – p. 117 

Jogo de taco (bets); Jogo de base quatro  

Construção de valores – Criar jogos de campo e taco – p. 119 

Avaliação e Registro – p. 120 

 

BRINCADEIRAS E JOGOS – p. 121 

TEMA 1 – Brincadeiras e jogos populares da cultura popular do mundo – p. 121 

Para começar – p. 121 

Análise e Compreensão – As pinturas, as brincadeiras e os jogos populares do mundo – p. 122 

Experimentação e Fruição – p. 122 

As pinturas e os jogos; Cabra-cega 

Construção de valores – Daruma-san ga koronda – p. 125 

Avaliação e Registro – p. 125 

 

TEMA 2 – Os espaços de brincadeiras e jogos – p. 126 

Para começar – p. 126 

Análise e Compreensão – Os espaços atuais de lazer – p. 126 

Experimentação e Fruição – p. 127 

Os espaços e os jogos; Gincana 

Avaliação e Registro – p. 128 

 

LUTAS – p. 129 

TEMA 1 – A base (guarda) do lutador: equilíbrio e desequilíbrio – p. 129 

Para começar – p. 129 

Análise e Compreensão – A base do lutador – equilibrar e desequilibrar – p. 130 

Experimentação e Fruição – p. 130 

Luta do saci; Luta do equilíbrio; Lutar ajoelhado; Lutar agachado; Empurra-empurra; Empurrar com as costas; Puxa-puxa; Puxa-puxa triplo; Dono da arena; Fortaleza 

Construção de valores – Interagindo com as diferenças; Simular uma deficiência – p. 136 

Avaliação e Registro – p. 136 

 

TEMA 2 – Laamb: luta africana – p. 137 

Para começar – p. 137 

Análise e Compreensão – Laamb: uma luta senegalesa – p. 138 

Experimentação e Fruição – p. 139 

As mãos no laamb; Agarre no laamb; Combate laamb 

Construção de valores – Laamb solidário – p. 140 

Avaliação e Registro – p. 141 

 

5º ANO 

DANÇAS – p. 142 

TEMA 1 – No passo do hip-hop – p. 142 

Para começar – p. 142 

Análise e Compreensão – Danças do mundo: a cultura do hip-hop; A dança de rua; Estilos de dança de rua – p. 143 

Experimentação e Fruição – p. 146 

Passo básico; Variações; Locking; Popping; Breaking; Batalha de dança de rua 

Construção de valores – Freestyle adaptado – p. 150 

Avaliação e Registro – p. 151 

 

TEMA 2 – Maculelê – p. 152 

Para começar – p. 152 

Análise e Compreensão – Maculelê – p. 152 

Experimentação e Fruição – p. 153 

Maculelê 

Construção de valores – Maculelê adaptado – p. 155 

Avaliação e Registro – p. 155 

 

GINÁSTICAS – p. 156 

TEMA 1 – Ginástica geral e classificação da ginástica – p. 156 

Para começar – p. 156 

Análise e Compreensão – A classificação da ginástica; Ginástica para demonstração; Ginástica para a saúde; Ginástica para competição – p. 156 

Experimentação e Fruição – p. 158 

Ginástica de condicionamento físico; Ginástica de conscientização corporal 

Avaliação e Registro – p. 160 

 

TEMA 2 – Ginástica geral e Gymnaestrada – p. 161 

Para começar – p. 161 

Análise e Compreensão – A Gymnaestrada – p. 161 

Experimentação e Fruição – p. 162 

Construindo a Gymnaestrada na escola 

Construção de valores – Coreografia para todos – p. 163 

Avaliação e Registro – p. 163 

 

ESPORTES – p. 164 

TEMA 1 – Esportes de rede/quadra dividida e parede de rebote/muro – p. 164 

Para começar – p. 164 

Análise e Compreensão – Para conhecer o voleibol – p. 166  

Experimentação e Fruição – p. 166 

Voleibol com bola grande de plástico 

Construção de valores – Voleibol paralímpico – p. 168 

Avaliação e Registro – p. 168 

 

TEMA 2 – Classificação dos esportes – p. 169 

Para começar – p. 169 

Análise e Compreensão – Modelo de classificação dos esportes – p. 170 

Experimentação e Fruição – p. 171 

Classificação dos esportes 

Avaliação e Registro – p. 174 

 

BRINCADEIRAS E JOGOS – p. 175 

TEMA 1 – Jogos africanos e indígenas – p. 175 

Para começar – p. 175 

Análise e Compreensão – A influência dos africanos no Brasil; Os jogos indígenas; Brincadeiras e jogos africanos e indígenas – p. 176 

Experimentação e Fruição – p. 177 

My God (Meu Deus); Terra-mar; Amarelinha africana (teca-teca); Ketinho mitselü; Kolidihô 

Construção de valores – Heiné kuputisü – p. 180 

Avaliação e Registro – p. 181 

 

TEMA 2 – Jogos digitais – p. 182 

Para começar – p. 182 

Análise e Compreensão – Os jogos digitais; Benefícios, limites e malefícios dos jogos digitais – p. 183 

Experimentação e Fruição – p. 184 

Quadribol; Campo minado 

Avaliação e Registro – p. 186 

 

LUTAS – p. 187 

TEMA 1 – Variações dos elementos das lutas – p. 187 

Para começar – p. 187 

Análise e Compreensão – Transformação dos jogos de lutas – p. 188 

Experimentação e Fruição – p. 188 

Disputa pela bola; Luta do saci variada; Disputa sobre o banco; Cabo de guerra; Fuga do círculo; Sobra um; A caça e o caçador; Conquista do país 

Construção de valores – Luta e deficiência visual – p. 192 

Avaliação e Registro – p. 192 

 

TEMA 2 – A origem das lutas – p. 193 

Para começar – p. 193 

Análise e Compreensão – Um olhar histórico sobre as lutas; As lutas nas cavernas – p. 193 

Experimentação e Fruição – p. 195 

Dramatização da origem da luta; Os homens das cavernas; Batalha romana 

Construção de valores – A discriminação nas lutas é algo antigo – p. 197 

Avaliação e Registro – p. 197 

 

BIBLIOGRAFIA COMENTADA – p. 198 

Veja também