Presente Mais – Educação Física
Código da Coleção: 0030P230102000160
Proposta pedagógica
- Propõe atividades sobre temas relacionados à cidadania, como acessibilidade e inclusão na realização das práticas corporais.
- Traz sugestões sobre como avaliar os alunos e registrar o progresso de cada um em educação física.
- Propõe roteiro de aulas no início de cada tema, para otimizar o uso da coleção mesmo em aulas práticas.
Conteúdo programático
INTRODUÇÃO – p. 5
1º ANO
DANÇAS – p. 13
TEMA 1 – As brincadeiras cantadas: movimentos e sons – p. 13
Para começar – p. 13
Análise e Compreensão – As brincadeiras cantadas – p. 14
Experimentação e Fruição – p. 14
Corre cutia; Variação de Corre cutia; Fui morar numa casinha; Vamos recriar essa brincadeira?; Fui no Itororó; Laranja baiana
Construção de valores – Todos podem dançar? – p. 19
TEMA 2 – A importância do ritmo e as brincadeiras cantadas – p. 20
Para começar – p. 20
Análise e Compreensão – Ritmo: conceito e importância – p. 20
Experimentação e Fruição – p. 21
Borboletinha; Experimentar vários ritmos; Para dançar; Apresentação para os colegas; O jipe da Frida
Construção de valores – Deficiência visual; Deficiência física; Deficiência intelectual – p. 26
Avaliação e Registro – p. 28
GINÁSTICAS – p. 29
TEMA 1 – Ginástica geral: deslocamentos e equilíbrios – p. 29
Para começar – p. 29
Análise e Compreensão – O que é a ginástica geral?; Os elementos básicos da ginástica – p. 30
Experimentação e Fruição – p. 31
Coelho na toca; Pega-pega (com comandos); Pega-pega avião; Pega-pega vela; Imitação de animais
Construção de valores – Brincadeira do espelho; Brincadeira do espelho sentado – p. 34
Avaliação e Registro – p. 35
TEMA 2 – Ginástica geral: rolamentos e roda – p. 36
Para começar – p. 36
Análise e Compreensão – As acrobacias; Segurança – p. 36
Experimentação e Fruição – p. 38
Rolamentos; Roda; Construção de obstáculos
Avaliação e Registro – p. 42
ESPORTES – p. 43
TEMA 1 – No mundo dos esportes – p. 43
Para começar – p. 43
Análise e Compreensão – O esporte e sua diversidade – p. 46
Experimentação e Fruição – p. 47
Recorte e colagem de figuras; Jogo de futebol reduzido
Construção de valores – p. 48
Avaliação e Registro – p. 49
TEMA 2 – Esportes de precisão – p. 50
Para começar – p. 50
Análise e Compreensão – O jogo de boliche – p. 52
Experimentação e Fruição – p. 53
Derruba garrafas; Derruba garrafas com organização dos alunos
Construção de valores – Derruba garrafas sentado – p. 54
Avaliação e Registro – p. 54
BRINCADEIRAS E JOGOS – p. 56
TEMA – As brincadeiras e os jogos da cultura popular – p. 56
Para começar – p. 56
Análise e Compreensão – As brincadeiras e os jogos da cultura popular – p. 57
Experimentação e Fruição – p. 58
Pesquisa com familiares; Jogos de perseguir; Batata quente; Telefone sem fio; Corda; Amarelinha
Construção de valores – Batata quente com os olhos vendados; Pega-pega corrente – p. 65
Avaliação e Registro – p. 66
Ficha de pesquisa – As brincadeiras e os jogos de sua infância – p. 67
2º ANO
DANÇAS – p. 68
TEMA 1 – Danças em diferentes formações – p. 68
Para começar – p. 68
Análise e Compreensão – As formas na dança – p. 69
Experimentação e Fruição – p. 70
Agrupar para dançar; Dançar em roda: “Hoje é domingo”; Brincar com a canoa; Construção de coreografias
Construção de valores – Todos podem dançar as cantigas de roda? – p. 74
Avaliação e Registro – p. 75
TEMA 2 – Danças circulares – p. 76
Para começar – p. 76
Análise e Compreensão – As danças circulares sagradas – p. 76
Experimentação e Fruição – p. 77
Da abóbora faz melão; Bola de meia, bola de gude
Avaliação e Registro – p. 80
GINÁSTICAS – p. 82
TEMA 1 – Ginástica geral: os saltos e os giros – p. 82
Os saltos
Para começar – p. 82
Análise e Compreensão – Ginástica geral ou ginástica para todos?; Os elementos básicos da ginástica; Posições básicas dos saltos – p. 83
Experimentação e Fruição – p. 84
Saltar como os animais; Saltos grupado, carpado e estendido; Saltar juntos
Construção de valores – Saltar juntos e separados – p. 85
Os giros
Para começar – p. 86
Análise e Compreensão – Os elementos básicos da ginástica – p. 87
Experimentação e Fruição – p. 87
Noite e dia; Giro no círculo; Giro em duplas
Avaliação e Registro – p. 89
TEMA 2 – Ginástica geral: a parada de cabeça e a parada de mãos – p. 90
Para começar – p. 90
Análise e Compreensão – Os apoios invertidos – p. 90
Experimentação e Fruição – p. 91
Rolamentos e roda; Pega-pega avestruz; O mundo de cabeça para baixo; Apoio na parede; Caminho acrobático
Construção de valores – Parada de cabeça com os olhos vendados – p. 95
Avaliação e Registro – p. 95
ESPORTES – p. 96
TEMA 1 – Esportes assistidos ou praticados pelos familiares – p. 96
Para começar – p. 96
Análise e Compreensão – Mas só futebol? – p. 97
Experimentação e Fruição – p. 98
Pesquisa com os familiares; Vivenciar um esporte; Vivenciar o esporte escolhido
Construção de valores – p. 100
Avaliação e Registro – p. 100
TEMA 2 – Esportes de marca – p. 101
Para começar – p. 101
Análise e Compreensão – Um pouco da trajetória histórica do atletismo – p. 103
Experimentação e Fruição – p. 103
Análise de fotografias; Jogos de correr; Jogos de saltar; Jogos de arremessar (lançar)
Construção de valores – Jogos de lançar para pessoas com deficiência – p. 108
Avaliação e Registro – p. 110
BRINCADEIRAS E JOGOS – p. 112
TEMA – As brincadeiras e os jogos do contexto regional – p. 112
Para começar – p. 112
Análise e Compreensão – A importância das brincadeiras e dos jogos na cultura infantil – p. 112
Experimentação e Fruição – p. 113
Pesquisa sobre os jogos do contexto regional; O mestre mandou; Dança das cadeiras; Dança das cadeiras cooperativa; Elástico; Cinco Marias
Avaliação e Registro – p. 118
BIBLIOGRAFIA COMENTADA – p. 119
INTRODUÇÃO – p. 5
3º ANO
DANÇAS – p. 16
TEMA 1 – Danças indígenas – p. 16
Para começar – p. 16
Análise e Compreensão – As danças indígenas – p. 17
Experimentação e Fruição – p. 18
Dança do bate-pau; Dança Matipu
Avaliação e Registro – p. 22
TEMA 2 – As danças populares do Brasil: a catira – p. 23
Para começar – p. 23
Análise e Compreensão – Catira: por dentro da batida da viola – p. 23
Experimentação e Fruição – p. 24
Mobilização inicial; Aprendizagem dos passos; Variação; Criação de coreografia
Construção de valores – Deficiência física; Deficiência auditiva; Deficiência visual – p. 27
Avaliação e Registro – p. 28
GINÁSTICAS – p. 29
TEMA 1 – Ginástica geral: rodante e ponte – p. 29
Para começar – p. 29
Circuito das acrobacias – p. 29
Análise e Compreensão – O rodante e a ponte – p. 30
Experimentação e Fruição – p. 31
Passagem pela ponte; Rodante no bambolê
Avaliação e Registro – p. 33
TEMA 2 – Ginástica geral e pequenos aparelhos – p. 34
Para começar – p. 34
Análise e Compreensão – Manipulação de aparelhos – p. 34
Experimentação e Fruição – p. 36
Estátua; A fita; Movimentos da fita; As maças; Coreografias com pequenos aparelhos
Construção de valores – Mesmos movimentos, sensações diferentes – p. 40
Avaliação e Registro – p. 40
ESPORTES – p. 41
TEMA 1 – Diferença entre jogo e esporte – p. 41
Para começar – p. 41
Análise e Compreensão – Jogo e esporte como conteúdos da Educação Física escolar; Transformação do jogo em esporte – p. 42
Experimentação e Fruição – p. 44
Basquetebol: do jogo ao esporte; Surgimento de jogos e esportes
Construção de valores – Basquetebol para cadeirantes – p. 45
Avaliação e Registro – p. 46
TEMA 2 – Esportes de invasão – p. 47
Para começar – p. 47
Análise e Compreensão – Elementos dos esportes de invasão – p. 48
Experimentação e Fruição – p. 48
Minijogos de futebol; Minijogos de handebol
Construção de valores – Jogos de futebol para meninas e meninos – p. 51
Avaliação e Registro – p. 52
BRINCADEIRAS E JOGOS – p. 53
TEMA 1 – Brincadeiras e jogos da cultura popular brasileira – p. 53
Para começar – p. 53
Análise e Compreensão – A queimada; O pique-bandeira – p. 54
Experimentação e Fruição – p. 55
Pula-sela; Queimada; Queimada abelha-rainha; Queimada meteoro; Queimada russa; Pique-bandeira; Pique-bandeira fut; Peteca; Escravos de Jó
Construção de valores – Queimada inclusiva – p. 60
Avaliação e Registro – p. 61
TEMA 2 – Jogos cooperativos – p. 62
Para começar – p. 62
Análise e Compreensão – Os jogos cooperativos – p. 63
Experimentação e Fruição – p. 64
Agrupando; Travessia do rio; Paraquedas
Construção de valores – Passando o bambolê – p. 67
Avaliação e Registro – p. 67
LUTAS – p. 68
TEMA 1 – O que são lutas? – p. 68
Para começar – p. 68
Análise e Compreensão – O conceito de luta; As saudações nas lutas – p. 70
Experimentação e Fruição – p. 71
Desenhando uma luta; Estátua de lutas; Variação da estátua de lutas; A saudação; Teatro de lutas; Luta com a bolha de sabão; Luta de dedos; Imite o mestre
Construção de valores – As mulheres nas lutas – p. 76
Avaliação e Registro – p. 76
TEMA 2 – Huka-huka: luta indígena – p. 77
Para começar – p. 77
Análise e Compreensão – A luta huka-huka e o Kwarup – p. 77
Experimentação e Fruição – p. 79
Pega-pega cola; Rouba rabinho; Luta do toque atrás da perna; Luta huka-huka
Avaliação e Registro – p. 81
4º ANO
DANÇAS – p. 82
TEMA 1 – As quadrilhas juninas – p. 82
Para começar – p. 82
Análise e Compreensão – A festa junina; A quadrilha – p. 83
Experimentação e Fruição – p. 84
Quadrilha; Recriar a quadrilha
Construção de valores – Quadrilha das cadeiras – p. 87
Avaliação e Registro – p. 88
TEMA 2 – Festival de danças populares – p. 89
Para começar – p. 89
Análise e Compreensão – Festival de danças populares; Carimbó; Pau de fitas – p. 89
Experimentação e Fruição – p. 91
Carimbó; Pau de fitas; Festival
Construção de valores – Inclusão de alunos com deficiência nas coreografias – p. 94
Avaliação e Registro – p. 95
GINÁSTICAS – p. 96
TEMA 1 – Ginástica geral e grandes aparelhos – p. 96
Para começar – p. 96
Análise e Compreensão – Os grandes aparelhos – p. 98
Experimentação e Fruição – p. 99
Cada macaco no seu galho (barra fixa e barras paralelas); Meu mestre mandou (trave de equilíbrio); Troca de lugares (solo); Pula-sela
Construção de valores – De cabeça para baixo no escuro – p. 102
Avaliação e Registro – p. 102
TEMA 2 – Ginástica geral e figuras acrobáticas – p. 103
Para começar – p. 103
Análise e Compreensão – As pirâmides humanas ou figuras acrobáticas – p. 103
Experimentação e Fruição – p. 104
Equilíbrios individuais; Desafio dos apoios; Construção das figuras; Grupos
Construção de valores – Figuras acrobáticas diferentes – p. 107
Avaliação e Registro – p. 108
ESPORTES – p. 109
TEMA 1 – Esporte não tem gênero! – p. 109
Para começar – p. 109
Análise e Compreensão – Esportes específicos do sexo feminino e do sexo masculino – p. 109
Experimentação e Fruição – p. 111
Movimentos da ginástica rítmica com a bola e o arco; Jogos de lutas
Construção de valores – Lutas e ginástica rítmica com os olhos vendados – p. 112
Avaliação e Registro – p. 113
TEMA 2 – Esportes de campo e taco – p. 114
Para começar – p. 114
Análise e Compreensão – O beisebol e o softbol – p. 115
Experimentação e Fruição – p. 117
Jogo de taco (bets); Jogo de base quatro
Construção de valores – Criar jogos de campo e taco – p. 119
Avaliação e Registro – p. 120
BRINCADEIRAS E JOGOS – p. 121
TEMA 1 – Brincadeiras e jogos populares da cultura popular do mundo – p. 121
Para começar – p. 121
Análise e Compreensão – As pinturas, as brincadeiras e os jogos populares do mundo – p. 122
Experimentação e Fruição – p. 122
As pinturas e os jogos; Cabra-cega
Construção de valores – Daruma-san ga koronda – p. 125
Avaliação e Registro – p. 125
TEMA 2 – Os espaços de brincadeiras e jogos – p. 126
Para começar – p. 126
Análise e Compreensão – Os espaços atuais de lazer – p. 126
Experimentação e Fruição – p. 127
Os espaços e os jogos; Gincana
Avaliação e Registro – p. 128
LUTAS – p. 129
TEMA 1 – A base (guarda) do lutador: equilíbrio e desequilíbrio – p. 129
Para começar – p. 129
Análise e Compreensão – A base do lutador – equilibrar e desequilibrar – p. 130
Experimentação e Fruição – p. 130
Luta do saci; Luta do equilíbrio; Lutar ajoelhado; Lutar agachado; Empurra-empurra; Empurrar com as costas; Puxa-puxa; Puxa-puxa triplo; Dono da arena; Fortaleza
Construção de valores – Interagindo com as diferenças; Simular uma deficiência – p. 136
Avaliação e Registro – p. 136
TEMA 2 – Laamb: luta africana – p. 137
Para começar – p. 137
Análise e Compreensão – Laamb: uma luta senegalesa – p. 138
Experimentação e Fruição – p. 139
As mãos no laamb; Agarre no laamb; Combate laamb
Construção de valores – Laamb solidário – p. 140
Avaliação e Registro – p. 141
5º ANO
DANÇAS – p. 142
TEMA 1 – No passo do hip-hop – p. 142
Para começar – p. 142
Análise e Compreensão – Danças do mundo: a cultura do hip-hop; A dança de rua; Estilos de dança de rua – p. 143
Experimentação e Fruição – p. 146
Passo básico; Variações; Locking; Popping; Breaking; Batalha de dança de rua
Construção de valores – Freestyle adaptado – p. 150
Avaliação e Registro – p. 151
TEMA 2 – Maculelê – p. 152
Para começar – p. 152
Análise e Compreensão – Maculelê – p. 152
Experimentação e Fruição – p. 153
Maculelê
Construção de valores – Maculelê adaptado – p. 155
Avaliação e Registro – p. 155
GINÁSTICAS – p. 156
TEMA 1 – Ginástica geral e classificação da ginástica – p. 156
Para começar – p. 156
Análise e Compreensão – A classificação da ginástica; Ginástica para demonstração; Ginástica para a saúde; Ginástica para competição – p. 156
Experimentação e Fruição – p. 158
Ginástica de condicionamento físico; Ginástica de conscientização corporal
Avaliação e Registro – p. 160
TEMA 2 – Ginástica geral e Gymnaestrada – p. 161
Para começar – p. 161
Análise e Compreensão – A Gymnaestrada – p. 161
Experimentação e Fruição – p. 162
Construindo a Gymnaestrada na escola
Construção de valores – Coreografia para todos – p. 163
Avaliação e Registro – p. 163
ESPORTES – p. 164
TEMA 1 – Esportes de rede/quadra dividida e parede de rebote/muro – p. 164
Para começar – p. 164
Análise e Compreensão – Para conhecer o voleibol – p. 166
Experimentação e Fruição – p. 166
Voleibol com bola grande de plástico
Construção de valores – Voleibol paralímpico – p. 168
Avaliação e Registro – p. 168
TEMA 2 – Classificação dos esportes – p. 169
Para começar – p. 169
Análise e Compreensão – Modelo de classificação dos esportes – p. 170
Experimentação e Fruição – p. 171
Classificação dos esportes
Avaliação e Registro – p. 174
BRINCADEIRAS E JOGOS – p. 175
TEMA 1 – Jogos africanos e indígenas – p. 175
Para começar – p. 175
Análise e Compreensão – A influência dos africanos no Brasil; Os jogos indígenas; Brincadeiras e jogos africanos e indígenas – p. 176
Experimentação e Fruição – p. 177
My God (Meu Deus); Terra-mar; Amarelinha africana (teca-teca); Ketinho mitselü; Kolidihô
Construção de valores – Heiné kuputisü – p. 180
Avaliação e Registro – p. 181
TEMA 2 – Jogos digitais – p. 182
Para começar – p. 182
Análise e Compreensão – Os jogos digitais; Benefícios, limites e malefícios dos jogos digitais – p. 183
Experimentação e Fruição – p. 184
Quadribol; Campo minado
Avaliação e Registro – p. 186
LUTAS – p. 187
TEMA 1 – Variações dos elementos das lutas – p. 187
Para começar – p. 187
Análise e Compreensão – Transformação dos jogos de lutas – p. 188
Experimentação e Fruição – p. 188
Disputa pela bola; Luta do saci variada; Disputa sobre o banco; Cabo de guerra; Fuga do círculo; Sobra um; A caça e o caçador; Conquista do país
Construção de valores – Luta e deficiência visual – p. 192
Avaliação e Registro – p. 192
TEMA 2 – A origem das lutas – p. 193
Para começar – p. 193
Análise e Compreensão – Um olhar histórico sobre as lutas; As lutas nas cavernas – p. 193
Experimentação e Fruição – p. 195
Dramatização da origem da luta; Os homens das cavernas; Batalha romana
Construção de valores – A discriminação nas lutas é algo antigo – p. 197
Avaliação e Registro – p. 197
BIBLIOGRAFIA COMENTADA – p. 198
Compartilhar: