Pitanguá Mais – Educação Física

Código da Coleção: 0032P230102000160
Proposta pedagógica
  • Dialoga com um projeto de educação que valoriza experiências corporais como fundamentais na formação dos alunos.
  • Enriquece a aprendizagem com elementos, como texto, poesias e construção de brinquedos, a favor das práticas corporais.
  • Integra as habilidades socioemocionais e o conhecimento técnico, concentrando-se na prática da educação física na escola.
Destaques da Coleção

Conteúdo programático

Apresentação – p. 6 

Capítulo 1 – A concepção de Educação Física – p. 8 

A Educação Física escolar ao longo do tempo – p. 9 

Pressupostos teórico-metodológicos – p. 10 

Unidades temáticas em Educação Física na BNCC – p. 14 

Brincadeiras e jogos – p. 14 

Esportes – p. 16 

Ginásticas – p. 21 

Danças – p. 24 

Habilidades da BNCC para 1º e 2º anos – p. 26 

Quadros de conteúdos – p. 28 

Educação Física 1º ano – p. 28 

Educação Física 2º ano – p. 31 

Capítulo 2 –  A Educação Física como aprendizagem motora – p. 34 

Capítulo 3 – A aula de Educação Física – p. 38 

Perspectivas de ensino-aprendizagem em Educação Física – p. 39  

Estrutura e desenvolvimento da aula – p. 41 

Avaliação – p. 45 

A avaliação formativa e diagnóstica – p. 46 

Introdução – p. 49 

Capítulo 4 – Roteiros de aula para o 1º ano – p. 50 

Roteiro de aula 1 – p. 51 

Tema: Brincadeiras populares – amarelinha – p. 51 

Roteiro de aula 2 – p. 54 

Tema: Salto em altura – p. 54 

Roteiro de aula 3 – p. 56 

Tema: Locomoção – p. 56 

Roteiro de aula 4 – p. 59 

Tema: Movimento e ritmo – p. 59 

Roteiro de aula 5 – p. 61  

Tema: Jogos de rua – p. 62  

Roteiro de aula 6 – p. 63 

Tema: Arremesso ao alvo – p. 64  

Roteiro de aula 7 – p. 67 

Tema: Rolamentos – p. 67 

Roteiro de aula 8 – p. 68 

Tema: Propriedades da dança – p. 69 

Roteiro de aula 9 – p. 70 

Tema: Brincadeiras com corda – p. 70 

Roteiro de aula 10 – p. 71 

Tema: Corridas – p. 72 

Roteiro de aula 11 – p. 73 

Tema: Circo – p. 74 

Roteiro de aula 12 – p. 75 

Tema: Expressividade – p. 76 

Capítulo 5 – Roteiros de aula para o 2º ano – p. 78 

Roteiro de aula 1 – p. 79 

Tema: Brincadeiras de corda – p. 79 

Roteiro de aula 2 – p. 80 

Tema: Arremessos com bola – p. 81 

Roteiro de aula 3 – p. 82 

Tema: Equilíbrio – p. 83 

Roteiro de aula 4 – p. 84 

Tema: Corpo sonoro – p. 85 

Roteiro de aula 5 – p. 86 

Tema: Construção de brinquedos – p. 86 

Roteiro de aula 6 – p. 88 

Tema: Salto em distância – p. 89 

Roteiro de aula 7 – p. 89  

Tema: Lateralidade – p. 90 

Roteiro de aula 8 – p. 91 

Tema: Ritmo – p. 91 

Roteiro de aula 9 – p. 93 

Tema: Pega-pega – p. 93 

Roteiro de aula 10 – p. 95 

Tema: Lançamentos – p. 95 

Roteiro de aula 11 – p. 96 

Tema: Ginástica acrobática – p. 97 

Roteiro de aula 12 – p. 99 

Tema: Expressividade – p. 99 

 

Conclusão – p. 101 

Referências bibliográficas – p. 102 

Apresentação – p. 6 

Capítulo 1 – A Educação Física na Base Nacional Comum Curricular – p. 8 

A Educação Física escolar e a inclusão – p. 9 

A Educação Física escolar ao longo do tempo – p. 9 

Pressupostos teórico-metodológicos – p. 10 

Unidades temáticas em Educação Física na BNCC – p. 13 

Lutas – p. 13 

Quadro de conteúdos – p. 16 

Educação Física 3º ano – p. 16 

Educação Física 4º ano – p. 19 

Educação Física 5º ano – p. 22 

Capítulo 2 – Desenvolvimento das crianças de 8, 9 e 10 anos – p. 25 

Introdução – p. 29 

Capítulo 3 – Roteiros de aula para o 3º ano – p. 30 

Cultura indígena – p. 30 

Roteiro de aula 1 (Mãe da rua e brincadeiras de pegar) – p. 31 

Roteiro de aula 2 (Voleibolão) – p. 33 

Roteiro de aula 3 (Saltos) – p. 35 

Roteiro de aula 4 (Danças em roda − ciranda) – p. 37 

Roteiro de aula 5 (Cabo de guerra) – p. 40 

Roteiro de aula 6 (Peteca) – p. 42 

Roteiro de aula 7 (Futebol) – p. 45 

Roteiro de aula 8 (Figuras acrobáticas) – p. 47 

Roteiro de aula 9 (Dança indígena − jacundá) – p. 48 

Roteiro de aula 10 (Desequilíbrio) – p. 50 

Roteiro de aula 11 (Jogo de matriz africana – Da Ga) – p. 52 

Roteiro de aula 12 (Flagbol) – p. 55 

Roteiro de aula 13 (Ginástica geral – malabarismo) – p. 57 

Roteiro de aula 14 (Registro de caminhos corporais na dança) – p. 60 

Roteiro de aula 15 (Brincadeira de luta) – p. 62 

Capítulo 4 – Roteiros de aula para o 4º ano – p. 64 

Olimpíadas – p. 64  

Roteiro de aula 1 (Jogos de tabuleiro – Shisima) – p. 66 

Roteiro de aula 2 (Handebol) – p. 68 

Roteiro de aula 3 (Ginástica artística) – p. 70 

Roteiro de aula 4 (Brincadeiras rítmicas − escravos de Jó) – p. 72 

Roteiro de aula 5 (Lutas de curta distância) – p. 74 

Roteiro de aula 6 (Jogos cooperativos) – p. 76 

Roteiro de aula 7 (Basquetebol) – p. 78 

Roteiro de aula 8 (Acrobacias individuais) – p. 80 

Roteiro de aula 9 (Maculelê) – p. 81 

Roteiro de aula 10 (Lutas de longa distância − esgrima) – p. 84 

Roteiro de aula 11 (Agú-Kaká) – p. 86 

Roteiro de aula 12 (Beisebol adaptado – Base 6) – p. 89 

Roteiro de aula 13 (Malabarismo – manipulação de objetos) – p. 93 

Roteiro de aula 14 (Coco de roda) – p. 95 

Roteiro de aula 15 (Ikindene e Huka-Huka) – p. 97 

Capítulo 5 – Roteiros de aula para o 5º ano – p. 100 

Esportes Paralímpicos – p. 100 

Roteiro de aula 1 (Queimada) – p. 102 

Roteiro de aula 2 (Flag) – p. 105 

Roteiro de aula 3 (Ginástica rítmica) – p. 106 

Roteiro de aula 4 (Dança para todos) – p. 109 

Roteiro de aula 5 (Capoeira) – p. 111 

Roteiro de aula 6 (Pique-bandeira) – p. 114 

Roteiro de aula 7 (Beisebol) – p. 115 

Roteiro de aula 8 (Pirâmide humana) – p. 117 

Roteiro de aula 9 (Frevo) – p. 119 

Roteiro de aula 10 (Kung Fu) – p. 120 

Roteiro de aula 11 (Haneqe) – p. 122 

Roteiro de aula 12 (Ultimate) – p. 124 

Roteiro de aula 13 (Tônus muscular) – p. 127 

Roteiro de aula 14 (Breakdance) – p. 128 

Roteiro de aula 15 (Luta marajoara) – p. 131 

 

Conclusão – p. 134 

Referências bibliográficas – p. 135 

Veja também