Pitanguá Mais – Educação Física
Código da Coleção: 0032P230102000160
Proposta pedagógica
- Dialoga com um projeto de educação que valoriza experiências corporais como fundamentais na formação dos alunos.
- Enriquece a aprendizagem com elementos, como texto, poesias e construção de brinquedos, a favor das práticas corporais.
- Integra as habilidades socioemocionais e o conhecimento técnico, concentrando-se na prática da educação física na escola.
Conteúdo programático
Apresentação – p. 6
Capítulo 1 – A concepção de Educação Física – p. 8
A Educação Física escolar ao longo do tempo – p. 9
Pressupostos teórico-metodológicos – p. 10
Unidades temáticas em Educação Física na BNCC – p. 14
Brincadeiras e jogos – p. 14
Esportes – p. 16
Ginásticas – p. 21
Danças – p. 24
Habilidades da BNCC para 1º e 2º anos – p. 26
Quadros de conteúdos – p. 28
Educação Física 1º ano – p. 28
Educação Física 2º ano – p. 31
Capítulo 2 – A Educação Física como aprendizagem motora – p. 34
Capítulo 3 – A aula de Educação Física – p. 38
Perspectivas de ensino-aprendizagem em Educação Física – p. 39
Estrutura e desenvolvimento da aula – p. 41
Avaliação – p. 45
A avaliação formativa e diagnóstica – p. 46
Introdução – p. 49
Capítulo 4 – Roteiros de aula para o 1º ano – p. 50
Roteiro de aula 1 – p. 51
Tema: Brincadeiras populares – amarelinha – p. 51
Roteiro de aula 2 – p. 54
Tema: Salto em altura – p. 54
Roteiro de aula 3 – p. 56
Tema: Locomoção – p. 56
Roteiro de aula 4 – p. 59
Tema: Movimento e ritmo – p. 59
Roteiro de aula 5 – p. 61
Tema: Jogos de rua – p. 62
Roteiro de aula 6 – p. 63
Tema: Arremesso ao alvo – p. 64
Roteiro de aula 7 – p. 67
Tema: Rolamentos – p. 67
Roteiro de aula 8 – p. 68
Tema: Propriedades da dança – p. 69
Roteiro de aula 9 – p. 70
Tema: Brincadeiras com corda – p. 70
Roteiro de aula 10 – p. 71
Tema: Corridas – p. 72
Roteiro de aula 11 – p. 73
Tema: Circo – p. 74
Roteiro de aula 12 – p. 75
Tema: Expressividade – p. 76
Capítulo 5 – Roteiros de aula para o 2º ano – p. 78
Roteiro de aula 1 – p. 79
Tema: Brincadeiras de corda – p. 79
Roteiro de aula 2 – p. 80
Tema: Arremessos com bola – p. 81
Roteiro de aula 3 – p. 82
Tema: Equilíbrio – p. 83
Roteiro de aula 4 – p. 84
Tema: Corpo sonoro – p. 85
Roteiro de aula 5 – p. 86
Tema: Construção de brinquedos – p. 86
Roteiro de aula 6 – p. 88
Tema: Salto em distância – p. 89
Roteiro de aula 7 – p. 89
Tema: Lateralidade – p. 90
Roteiro de aula 8 – p. 91
Tema: Ritmo – p. 91
Roteiro de aula 9 – p. 93
Tema: Pega-pega – p. 93
Roteiro de aula 10 – p. 95
Tema: Lançamentos – p. 95
Roteiro de aula 11 – p. 96
Tema: Ginástica acrobática – p. 97
Roteiro de aula 12 – p. 99
Tema: Expressividade – p. 99
Conclusão – p. 101
Referências bibliográficas – p. 102
Apresentação – p. 6
Capítulo 1 – A Educação Física na Base Nacional Comum Curricular – p. 8
A Educação Física escolar e a inclusão – p. 9
A Educação Física escolar ao longo do tempo – p. 9
Pressupostos teórico-metodológicos – p. 10
Unidades temáticas em Educação Física na BNCC – p. 13
Lutas – p. 13
Quadro de conteúdos – p. 16
Educação Física 3º ano – p. 16
Educação Física 4º ano – p. 19
Educação Física 5º ano – p. 22
Capítulo 2 – Desenvolvimento das crianças de 8, 9 e 10 anos – p. 25
Introdução – p. 29
Capítulo 3 – Roteiros de aula para o 3º ano – p. 30
Cultura indígena – p. 30
Roteiro de aula 1 (Mãe da rua e brincadeiras de pegar) – p. 31
Roteiro de aula 2 (Voleibolão) – p. 33
Roteiro de aula 3 (Saltos) – p. 35
Roteiro de aula 4 (Danças em roda − ciranda) – p. 37
Roteiro de aula 5 (Cabo de guerra) – p. 40
Roteiro de aula 6 (Peteca) – p. 42
Roteiro de aula 7 (Futebol) – p. 45
Roteiro de aula 8 (Figuras acrobáticas) – p. 47
Roteiro de aula 9 (Dança indígena − jacundá) – p. 48
Roteiro de aula 10 (Desequilíbrio) – p. 50
Roteiro de aula 11 (Jogo de matriz africana – Da Ga) – p. 52
Roteiro de aula 12 (Flagbol) – p. 55
Roteiro de aula 13 (Ginástica geral – malabarismo) – p. 57
Roteiro de aula 14 (Registro de caminhos corporais na dança) – p. 60
Roteiro de aula 15 (Brincadeira de luta) – p. 62
Capítulo 4 – Roteiros de aula para o 4º ano – p. 64
Olimpíadas – p. 64
Roteiro de aula 1 (Jogos de tabuleiro – Shisima) – p. 66
Roteiro de aula 2 (Handebol) – p. 68
Roteiro de aula 3 (Ginástica artística) – p. 70
Roteiro de aula 4 (Brincadeiras rítmicas − escravos de Jó) – p. 72
Roteiro de aula 5 (Lutas de curta distância) – p. 74
Roteiro de aula 6 (Jogos cooperativos) – p. 76
Roteiro de aula 7 (Basquetebol) – p. 78
Roteiro de aula 8 (Acrobacias individuais) – p. 80
Roteiro de aula 9 (Maculelê) – p. 81
Roteiro de aula 10 (Lutas de longa distância − esgrima) – p. 84
Roteiro de aula 11 (Agú-Kaká) – p. 86
Roteiro de aula 12 (Beisebol adaptado – Base 6) – p. 89
Roteiro de aula 13 (Malabarismo – manipulação de objetos) – p. 93
Roteiro de aula 14 (Coco de roda) – p. 95
Roteiro de aula 15 (Ikindene e Huka-Huka) – p. 97
Capítulo 5 – Roteiros de aula para o 5º ano – p. 100
Esportes Paralímpicos – p. 100
Roteiro de aula 1 (Queimada) – p. 102
Roteiro de aula 2 (Flag) – p. 105
Roteiro de aula 3 (Ginástica rítmica) – p. 106
Roteiro de aula 4 (Dança para todos) – p. 109
Roteiro de aula 5 (Capoeira) – p. 111
Roteiro de aula 6 (Pique-bandeira) – p. 114
Roteiro de aula 7 (Beisebol) – p. 115
Roteiro de aula 8 (Pirâmide humana) – p. 117
Roteiro de aula 9 (Frevo) – p. 119
Roteiro de aula 10 (Kung Fu) – p. 120
Roteiro de aula 11 (Haneqe) – p. 122
Roteiro de aula 12 (Ultimate) – p. 124
Roteiro de aula 13 (Tônus muscular) – p. 127
Roteiro de aula 14 (Breakdance) – p. 128
Roteiro de aula 15 (Luta marajoara) – p. 131
Conclusão – p. 134
Referências bibliográficas – p. 135
Compartilhar: