Práticas na escola – Guia de preparação para a alfabetização

Luzia Faraco Ramos, Sandra Puliezi
Código da Coleção: 0026P22006
Proposta pedagógica
  • Explica o que é consciência fonológica e dispõe de vários exemplos de atividades para o professor despertar essa habilidade nas crianças.
  • Apresenta todo o caminho da preparação do docente, por meio da teoria, atividades, planejamento e avaliação.
  • Orienta o ensino por meio de brincadeiras essenciais para o desenvolvimento da linguagem escrita e das noções matemáticas.
  • Trabalha técnicas para que os professores despertem o prazer da criança pela aprendizagem.
  • Apresenta propostas atuais e descobertas recentes das neurociências e da ciência da leitura.
  • Sugere mais de 50 ideias de jogos e brincadeiras, incluindo o objetivo, faixa etária, o material necessário, e as possíveis variações.
  • Traz planejamentos bimestrais que ajudam o professor a organizar o trabalho pedagógico durante o ano.
Compartilhar:
Código do Obra: 0026P22006202
Mensagem do autor Conheça nossos autores
Mensagem do autor
Destaques da Coleção

Conteúdo programático

Introdução – p. 4

Capítulo 1

A importância da Educação Infantil como etapa preparatória para a futura alfabetização: Literacia e Numeracia – p. 4

Capítulo 2

Literacia: pesquisas internacionais e nacionais – p. 6

Capítulo 3

Organizando o planejamento semanal, bimestral e anual por meio das seis habilidades de Literacia – p. 29

Capítulo 4

Numeracia: conceito e relações com o cotidiano Infantil – p. 32

Capítulo 5

Organizando o planejamento bimestral e anual por meio das habilidades de Numeracia – p. 51

Capítulo 6

Avaliação formativa – p. 53

Capítulo 7

Conclusões e recomendações – p. 60

Sugestões de leituras complementares – p. 61
Referências bibliográficas – p. 61
Veja também