Desafios – Educação Infantil – Pré-escola I

Código da Coleção: 0022P22005
Proposta pedagógica
  • Apresenta projeto gráfico que chama a atenção, tornando o processo de aprendizagem das crianças mais agradável.
  • Traça caminhos para que o professor conduza o processo de ensino de forma reflexiva, com base em parâmetros da cientificidade.
  • Trabalha com diversos gêneros textuais, instigando o conhecimento em relação a diferentes assuntos.
  • Propõe atividades orais e lúdicas que proporcionam a interação entre as crianças, permitindo a elas que compartilhem suas vivências.
  • Sugere atividades que desenvolvem habilidades psicomotoras e instigam a curiosidade.
  • Oferece orientações que facilitam o trabalho do professor, permitindo que ele relacione as atividades propostas à BNCC.
  • Apresenta uma estrutura organizada, que facilita a compreensão e estimula a autonomia.
Compartilhar:
Mensagem do autor
Mensagem do autor
Compartilhar:
Mensagem do autor
Mensagem do autor
Destaques da Coleção

Conteúdo programático

  1. A caminho da escola

Parlenda/Discriminar sons – p. 9

Nomes dos colegas – p. 10

Quadro de chamada – p. 10

Meios de transporte – p. 11

Símbolos – p. 11

Letras e números – p. 13

Ambientes da escola – p. 14

Exercendo a cidadania – p. 15
Para conhecer outras histórias – p. 15

Noite e dia – p. 16

Em cima e embaixo – p. 19

Dentro e fora – p. 21

Perto e longe – p. 23

Conhecendo os significados das palavras – p. 24

 

  1. Cada família é única

Capa de livro – p. 25

Segmentar frase em palavra – p. 25

Trecho de narrativa – p. 26

Segmentar frase em palavra – p. 26

Poema – p. 27

Pessoas que fazem parte de uma família – p. 28

Momentos de lazer em família – p. 29

Cômodos e objetos da casa – p. 30

Maior, menor e mesmo tamanho – p. 31

Curto e longo – p. 33

Pequeno e grande – p. 34

Alto e baixo – p. 36

Cheio e vazio – p. 37

Exercendo a cidadania – p. 39
Para conhecer outras histórias – p. 39
Conhecendo os significados das palavras – p. 40

 

  1. Quem sou eu?

Quadrinha – p. 41

Exercendo a cidadania – p. 42
Para conhecer outras histórias – p. 42

Sílaba – p. 43

Palavra e sílaba – p. 43

Capa de livro – p. 44

Trecho de narrativa infantil – p. 45

Origem do nome – p. 45

Mais, menos e mesma quantidade – p. 46

Classificação por atributos – p. 48

Figuras geométricas planas – p. 49

Cantigas – p. 51

Sequência de figuras e cores – p. 52

Alfabeto ilustrado – p. 54

Conhecendo os significados das palavras – p. 56

 

  1. Nosso corpo

Cantiga/Partes do corpo – p. 57

Cantiga/Rima – p. 58

Características físicas/Rima – p. 59

Atividade artística/Representação do corpo – p. 60

Números 1, 2 e 3 – p. 61

Alimentação/Quantidade – p. 67

Cantiga/Sons do corpo/Fonema inicial – p. 69

Linha aberta e linha fechada – p. 70

Linha curva e linha reta – p. 72

Ordenação temporal (antes, durante e depois) – p. 74

Os cinco sentidos – p. 75

Exercendo a cidadania – p. 77
Para conhecer outras histórias – p. 77

Expressões faciais – p. 78

Brincadeira/Amarelinha de pegadas – p. 79

Conhecendo os significados das palavras – p. 80

 

  1. Meu lanchinho

Cantiga/Alimentação – p. 81

Vegetais/Rimas/Frase – p. 82

Frutas/Fonema inicial – p. 83

Exercendo a cidadania – p. 84
Para conhecer outras histórias – p. 84

Número 4 – p. 85

Muito, pouco e nenhum – p. 87

Frutas/Pomar – p. 88

Número 5 – p. 89

Grosso e fino – p. 91

Vegetais/Letra inicial – p. 92

Número 6 – p. 93

Revisão dos números 4, 5 e 6 – p. 95

Adivinha/Leve e pesado – p. 96

Refeição – p. 97

Experimento científico/Desenvolvimento das plantas – p. 98

Preferências alimentares – p. 100

Paladar – p. 101

Quebra-cabeça/Sílaba – p. 102

Hortaliças – p. 103

Conhecendo os significados das palavras – p. 104

 

  1. Mundo animal

Cantiga – p. 105

Som dos animais – p. 106

Cobertura do corpo dos animais – p. 107

Frase/Sílaba/Letra inicial – p. 108

Número 7 – p. 109

Capa de livro/Animal de estimação/Palavra – p. 111

Exercendo a cidadania – p. 112
Para conhecer outras histórias – p. 112

Número 8 – p. 113

Abrigo dos animais – p. 115

Alimentação de alguns animais/Sílabas – p. 116

Número 9 – p. 117

Revisão dos números 7, 8 e 9 – p. 119

Locomoção dos animais/Letra inicial – p. 120

Alimentos de origem animal – p. 121

Animais que auxiliam os seres humanos/Linha reta e linha curva – p. 122

Correspondência biunívoca – p. 123

Classificação por atributos – p. 124

Ordenação temporal (ontem, hoje e amanhã) – p. 125

Sequência numérica/Sílaba – p. 126

Sequência numérica/Amarelinha do caracol – p. 127

Conhecendo os significados das palavras – p. 128

 

  1. Cuidando do meio ambiente

Capa de livro/Sílaba – p. 129

Trava-língua/Som/Sílaba – p. 130

Quadrinha/Rima – p. 131

Os benefícios das plantas para os seres – p. 132

Números 0 e 10 – p. 133

Sequência numérica – p. 135

Atitudes para economizar água/Letra inicial – p. 136

Cuidados com o ambiente – p. 137

Figuras geométricas espaciais – p. 138

Cestas de coleta – p. 140

Sequência de figuras e cores – p. 141

Brinquedo de materiais recicláveis – p. 142

Exercendo a cidadania – p. 143
Para conhecer outras histórias – p. 143
Conhecendo os significados das palavras – p. 144

 

  1. Tá chovendo aí?

Quadrinha/Rima/Frase/Sílaba – p. 145

Cantiga/Aberto e fechado/Letra inicial – p. 146

Chuva e sol/Longo e curto – p. 147

Exercendo a cidadania – p. 148
Para conhecer outras histórias – p. 148

Capa de livro/Som inicial/Palavra – p. 149

Figuras geométricas planas – p. 150

Tempo atmosférico/Coleta de dados/Gráfico – p. 151

Quente e frio/Síntese de fonemas – p. 153

Arco-íris/Cores/Letra inicial – p. 154

Sequência numérica/Linha aberta e linha fechada/Sílaba – p. 155

Sol e chuva/Sequência de figuras e cores – p. 156

Coleta de água de chuva/Dentro e fora/Cheio e vazio – p. 157

Revisão do alfabeto – p. 158

Conhecendo os significados das palavras – p. 160

 

Material Complementar – p. 161
  1. Eu e meus amigos

Características físicas – p. 9

Trecho de texto descritivo – p. 10

Sons produzidos pelo corpo – p. 11

Mais alto e mais baixo – p. 12

Segmentação de frases e de palavras – p. 13

Alfabeto/Nome próprio – p. 14

Trava-línguas/Sílaba – p. 16

Longo e curto – p. 17

Grande e pequeno – p. 18

Maior, menor e mesmo tamanho – p. 19

Parlenda – p. 20

Sequência numérica – p. 21

Linha do tempo – p. 22

Exercendo a cidadania – p. 23
Para conhecer outras histórias – p. 23
Conhecendo os significados das palavras – p. 24

 

  1. Nós somos uma família

Capa de livro – p. 25

Diferentes formações familiares – p. 26

Números de 1 a 10 – p. 27

Sequência numérica – p. 29

Exercendo a cidadania – p. 30
Para conhecer outras histórias – p. 30

Letra A – p. 31

Longe e perto – p. 33

Letra B – p. 35

Ordenação temporal – p. 37

Letra C – p. 39

Ajudando na organização da casa – p. 41

Capa de livro – p. 42

Letra D – p. 43

Números de 0 a 9 – p. 45

Conhecendo os significados das palavras – p. 46

 

  1. Cuidados com o corpo e com a saúde

Capa de livro – p. 47

Parlenda/Número 10 e noção de dezena – p. 48

Letra E – p. 51

Sequência numérica – p. 53

Letra F – p. 55

Primeiro e último – p. 57

Ordem numérica – p. 58

Letra G – p. 59

De frente e de costas – p. 61

Alimentação – p. 63

Calendário/Dia, mês e ano – p. 64

Poema/Dias da semana – p. 65

Prevenção de acidentes – p. 66

Letra H – p. 67

Exercendo a cidadania – p. 69
Para conhecer outras histórias – p. 69
Conhecendo os significados das palavras – p. 70

 

  1. Animais em ação

Personagens de histórias infantis – p. 71

Narrativa visual – p. 72

À frente e atrás – p. 73

Direita e esquerda – p. 74

Mais e menos – p. 76

Letra I – p. 77

Letra J – p. 79

Nenhum – p. 81

Em cima e embaixo – p. 82

Letra K – p. 83

Número 11 – p. 85

Letra L – p. 87

Número 12 – p. 89

Revisão dos números 11 e 12 – p. 91

Igual e diferente – p. 92

Exercendo a cidadania – p. 93
Para conhecer outras histórias – p. 93
Conhecendo os significados das palavras – p. 94

 

  1. Vegetais

Trecho de texto narrativo – p. 95

Exercendo a cidadania – p. 96
Para conhecer outras histórias – p. 96

Letra M – p. 97

Número 13 – p. 99

Maior, menor e mesma quantidade – p. 100

Letra N – p. 101

Número 14 – p. 103

Adição – p. 104

Letra O – p. 105

Linha reta e linha curva – p. 107

Linha aberta e linha fechada – p. 108

Letra P – p. 109

Figuras geométricas planas – p. 111

Letra Q – p. 115

Partes de uma planta – p. 117

Conhecendo os significados das palavras – p. 118

 

  1. Meios de transporte e meios de comunicação

Meios de comunicação – p. 119

Diferentes meios de transporte – p. 119

Meios de comunicação/Figuras geométricas planas – p. 122

Letra R – p. 123

Número 15 – p. 125

Estreito e largo – p. 126

Letra S – p. 127

Exercendo a cidadania – p. 129
Para conhecer outras histórias – p. 129

Completar frase – p. 130

Letra T – p. 131

Número 16 – p. 133

Figuras geométricas espaciais – p. 134

Número 17 – p. 136

Letra U – p. 137

Revisão dos números 15, 16 e 17 – p. 139

Conhecendo os significados das palavras – p. 140

 

  1. Nossas riquezas culturais

Trecho de texto narrativo – p. 141

Número 18/Dezena/Adição – p. 142

Letra V – p. 143

Número 19/Dezena/Adição – p. 145

Noção de metade – p. 146

Letra W – p. 147

Número 20 – p. 149

Noção de dobro – p. 150

Letra X – p. 151

Subtração – p. 153

Mais leve e mais pesado – p. 154

Letra Y – p. 155

Letra Z – p. 157

Exercendo a cidadania – p. 159
Para conhecer outras histórias – p. 159
Conhecendo os significados das palavras – p. 160

 

  1. Profissões, muitas profissões

Diferentes profissões – p. 161

Exercendo a cidadania – p. 162
Para conhecer outras histórias – p. 162

Longo e curto/Largo e estreito – p. 163

Juntar letras para formar palavra – p. 164

Revisando o alfabeto – p. 165

Primeiro e último – p. 166

Revisando a sequência numérica/Dobro e metade – p. 167

Rimas – p. 168

Letra inicial – p. 169

Ordenação temporal/Juntar letras para formar palavra/Criação de história – p. 170

Coleta e interpretação de dados – p. 171

Preencher gráfico/Maior e menor – p. 172

Revisão de adição e subtração – p. 173

Quantidade de palavras em frase/Quantidade de sílabas em uma palavra – p. 174

Adição – p. 175

Conhecendo os significados das palavras – p. 176

 

Material Complementar – p. 177