Formação continuada

Reflexões e Práticas – Química

Código da Coleção: 0287P21123
Código da Obra: 0287P21123130
Material de divulgação. Versão sujeita a avaliação.
Proposta pedagógica
  • Apresenta estrutura pensada para auxiliar os professores a analisar e ampliar seu conhecimento pedagógico do conteúdo.
  • Valoriza o desenvolvimento do protagonismo dos estudantes e de seu projeto de vida.
  • Trabalha o desenvolvimento de competências socioemocionais relativas, como a resiliência e a resolução de conflitos.
  • Fornece exemplos de planejamentos de sequências de ensino e aprendizagem sobre temas relevantes e em consonância com a BNCC.
  • Apresenta linguagem dialógica e discute relatos reais de sala de aula por meio de questões reflexivas.
  • Valoriza a experiência acadêmica e profissional prévia do professor.
  • Indica momentos em que os professores podem trabalhar juntos em sala de aula, de forma interdisciplinar.
Compartilhar:
Código da Coleção: 0287P21123
Código do Obra: 0287P21123130
Conheça nossos autores
Destaques do Livro

Conteúdo programático

Abordagem teórico-metodológica – p. 8
Relação das atividades e vivências – p. 21
Referências bibliográficas – p. 30
Meu passado, minhas raízes – p. 34
CAPÍTULO 1 – Abordagens didáticas envolvendo as contribuições da História e Filosofia da Ciência – p. 36

A Química tem histórias que a escola conta – p. 36

Qual é o seu repertório de sentimentos? – p. 42

Novos conhecimentos, novas margens – p. 43

Como aquilo que importa está ligado às nossas emoções? – p. 47

Minha nova história com o ensino de Química – p. 49

Um novo olhar para o planejamento – p. 52

Para refletir – p. 56

Quanto avaliar me impede de ser empático? – p. 57

O desafio da interdisciplinaridade – p. 58

Para refletir – p. 61

Bibliografia – p. 62

Apoio ao trabalho pedagógico – p. 63

CAPÍTULO 2 – O ensino por temáticas na abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) – p. 64

A Química tem histórias que a escola conta – p. 64

Círculo da inteligência emocional – p. 70

Novos conhecimentos, novas margens – p. 71

Quem sou eu, quem somos nós? – p. 74

Minha nova história com o ensino de Química – p. 75

Um novo olhar para o planejamento – p. 76

Para refletir – p. 78

Falando de sonhos – p. 79

O desafio da interdisciplinaridade – p. 80

Para refletir – p. 84

Bibliografia – p. 84

Apoio ao trabalho pedagógico – p. 86

CAPÍTULO 3 – A contribuição dos Estudos de Caso como método de ensino – p. 87

A Química tem histórias que a escola conta – p. 87

Criando conexões em sala de aula com base   em nossas trajetórias – p. 92

Novos conhecimentos, novas margens – p. 93

Sobre o futuro: tenho medo de quê? – p. 95

Minha nova história com o ensino de Química – p. 96

Um novo olhar para o planejamento – p. 100

Para refletir – p. 102

Reconhecendo minhas forças e as potencialidades do outro – p. 103

O desafio da interdisciplinaridade – p. 103

Para refletir – p. 107

Bibliografia – p. 107

Apoio ao trabalho pedagógico – p. 109

CAPÍTULO 4 – A aprendizagem em grupos cooperativos no ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias – p. 110

A Química tem histórias que a escola conta – p. 110

Qual é a potência de agir coletivamente? – p. 116

Novos conhecimentos, novas margens – p. 116

Recriando espaços de confiança – p. 120

Minha nova história com o ensino de Química – p. 121

Um novo olhar para o planejamento – p. 123

Para refletir – p. 125

O que nos impede de colaborar? – p. 126

O desafio da interdisciplinaridade – p. 126

Para refletir – p. 130

Bibliografia – p. 130

Apoio ao trabalho pedagógico – p. 131

CAPÍTULO 5 – A sala de aula invertida na promoção do protagonismo estudantil – p. 132

A Química tem histórias que a escola conta – p. 132

A importância do feedback para as relações interpessoais – p. 135

Novos conhecimentos, novas margens – p. 136

Sou responsável pelo que sinto? – p. 139

Minha nova história com o ensino de Química – p. 140

Um novo olhar para o planejamento – p. 143

Para refletir – p. 147

Há conexão com exigência? – p. 147

O desafio da interdisciplinaridade – p. 148

Para refletir – p. 151

Bibliografia – p. 152

Apoio ao trabalho pedagógico – p. 153

CAPÍTULO 6 – Robótica Educacional como recurso pedagógico no ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias – p. 154

A Química tem histórias que a escola conta – p. 154

Transformando o que aprendemos sobre o erro – p. 158

Novos conhecimentos, novas margens – p. 159

Como diferenciar estratégias de necessidades me ajuda a lidar com o bem comum e com o outro? – p. 164

Minha nova história com o ensino de Química – p. 165

Um novo olhar para o planejamento – p. 166

Para refletir – p. 168

A arte de escutar: estabelecendo empatia com o outro – p. 168

O desafio da interdisciplinaridade – p. 169

Para refletir – p. 172

Bibliografia – p. 172

Apoio ao trabalho pedagógico – p. 173

CAPÍTULO 7 – O uso de simuladores virtuais como ferramenta pedagógica – p. 175

A Química tem histórias que a escola conta – p. 175

Gerenciando minhas emoções – p. 178

Novos conhecimentos, novas margens – p. 179

Exercitando a gratidão para cuidar de mim e do outro – p. 182

Minha nova história com o ensino de Química – p. 182

Um novo olhar para o planejamento – p. 185

Para refletir – p. 189

Agindo com consciência a partir das necessidades – p. 189

O desafio da interdisciplinaridade – p. 190

Para refletir – p. 193

Bibliografia – p. 193

Apoio ao trabalho pedagógico – p. 195

Meu futuro, meus frutos – p. 196

Por dentro da BNCC – p. 198

Material Digital

Veja também