Reflexões e Práticas – Química
Código da Coleção: 0287P21123
Código da Obra: 0287P21123130
Material de divulgação. Versão sujeita a avaliação.
Proposta pedagógica
- Apresenta estrutura pensada para auxiliar os professores a analisar e ampliar seu conhecimento pedagógico do conteúdo.
- Valoriza o desenvolvimento do protagonismo dos estudantes e de seu projeto de vida.
- Trabalha o desenvolvimento de competências socioemocionais relativas, como a resiliência e a resolução de conflitos.
- Fornece exemplos de planejamentos de sequências de ensino e aprendizagem sobre temas relevantes e em consonância com a BNCC.
- Apresenta linguagem dialógica e discute relatos reais de sala de aula por meio de questões reflexivas.
- Valoriza a experiência acadêmica e profissional prévia do professor.
- Indica momentos em que os professores podem trabalhar juntos em sala de aula, de forma interdisciplinar.
Código da Coleção: 0287P21123
Código do Obra: 0287P21123130
Conheça nossos autores
Conteúdo programático
Abordagem teórico-metodológica – p. 8
Relação das atividades e vivências – p. 21
Referências bibliográficas – p. 30
Meu passado, minhas raízes – p. 34
CAPÍTULO 1 – Abordagens didáticas envolvendo as contribuições da História e Filosofia da Ciência – p. 36
A Química tem histórias que a escola conta – p. 36
Qual é o seu repertório de sentimentos? – p. 42
Novos conhecimentos, novas margens – p. 43
Como aquilo que importa está ligado às nossas emoções? – p. 47
Minha nova história com o ensino de Química – p. 49
Um novo olhar para o planejamento – p. 52
Para refletir – p. 56
Quanto avaliar me impede de ser empático? – p. 57
O desafio da interdisciplinaridade – p. 58
Para refletir – p. 61
Bibliografia – p. 62
Apoio ao trabalho pedagógico – p. 63
CAPÍTULO 2 – O ensino por temáticas na abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) – p. 64
A Química tem histórias que a escola conta – p. 64
Círculo da inteligência emocional – p. 70
Novos conhecimentos, novas margens – p. 71
Quem sou eu, quem somos nós? – p. 74
Minha nova história com o ensino de Química – p. 75
Um novo olhar para o planejamento – p. 76
Para refletir – p. 78
Falando de sonhos – p. 79
O desafio da interdisciplinaridade – p. 80
Para refletir – p. 84
Bibliografia – p. 84
Apoio ao trabalho pedagógico – p. 86
CAPÍTULO 3 – A contribuição dos Estudos de Caso como método de ensino – p. 87
A Química tem histórias que a escola conta – p. 87
Criando conexões em sala de aula com base em nossas trajetórias – p. 92
Novos conhecimentos, novas margens – p. 93
Sobre o futuro: tenho medo de quê? – p. 95
Minha nova história com o ensino de Química – p. 96
Um novo olhar para o planejamento – p. 100
Para refletir – p. 102
Reconhecendo minhas forças e as potencialidades do outro – p. 103
O desafio da interdisciplinaridade – p. 103
Para refletir – p. 107
Bibliografia – p. 107
Apoio ao trabalho pedagógico – p. 109
CAPÍTULO 4 – A aprendizagem em grupos cooperativos no ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias – p. 110
A Química tem histórias que a escola conta – p. 110
Qual é a potência de agir coletivamente? – p. 116
Novos conhecimentos, novas margens – p. 116
Recriando espaços de confiança – p. 120
Minha nova história com o ensino de Química – p. 121
Um novo olhar para o planejamento – p. 123
Para refletir – p. 125
O que nos impede de colaborar? – p. 126
O desafio da interdisciplinaridade – p. 126
Para refletir – p. 130
Bibliografia – p. 130
Apoio ao trabalho pedagógico – p. 131
CAPÍTULO 5 – A sala de aula invertida na promoção do protagonismo estudantil – p. 132
A Química tem histórias que a escola conta – p. 132
A importância do feedback para as relações interpessoais – p. 135
Novos conhecimentos, novas margens – p. 136
Sou responsável pelo que sinto? – p. 139
Minha nova história com o ensino de Química – p. 140
Um novo olhar para o planejamento – p. 143
Para refletir – p. 147
Há conexão com exigência? – p. 147
O desafio da interdisciplinaridade – p. 148
Para refletir – p. 151
Bibliografia – p. 152
Apoio ao trabalho pedagógico – p. 153
CAPÍTULO 6 – Robótica Educacional como recurso pedagógico no ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias – p. 154
A Química tem histórias que a escola conta – p. 154
Transformando o que aprendemos sobre o erro – p. 158
Novos conhecimentos, novas margens – p. 159
Como diferenciar estratégias de necessidades me ajuda a lidar com o bem comum e com o outro? – p. 164
Minha nova história com o ensino de Química – p. 165
Um novo olhar para o planejamento – p. 166
Para refletir – p. 168
A arte de escutar: estabelecendo empatia com o outro – p. 168
O desafio da interdisciplinaridade – p. 169
Para refletir – p. 172
Bibliografia – p. 172
Apoio ao trabalho pedagógico – p. 173
CAPÍTULO 7 – O uso de simuladores virtuais como ferramenta pedagógica – p. 175
A Química tem histórias que a escola conta – p. 175
Gerenciando minhas emoções – p. 178
Novos conhecimentos, novas margens – p. 179
Exercitando a gratidão para cuidar de mim e do outro – p. 182
Minha nova história com o ensino de Química – p. 182
Um novo olhar para o planejamento – p. 185
Para refletir – p. 189
Agindo com consciência a partir das necessidades – p. 189
O desafio da interdisciplinaridade – p. 190
Para refletir – p. 193
Bibliografia – p. 193
Apoio ao trabalho pedagógico – p. 195
Meu futuro, meus frutos – p. 196
Por dentro da BNCC – p. 198
Compartilhar: