Formação continuada

Moderna em Formação – Biologia

Código da Coleção: 0257P21113
Código da Obra: 0257P21113130
Material de divulgação. Versão sujeita a avaliação.
Proposta pedagógica
  • Oferece oportunidades para que os professores possam refletir, analisar a sua prática e discutir com seus colegas sobre as novas formas de atuação no Ensino Médio.
  • Apresenta referenciais das novas práticas pedagógicas de ensino e de avaliação para a aprendizagem.
  • Convida o professor a fazer um resgate de sua trajetória profissional, oferecendo recursos para desenvolver o autoconhecimento.
  • Valoriza a relação dos professores com os estudantes e com o coletivo profissional, fortalecendo a atuação docente autônoma, crítica e participativa.
  • Propõe atividades e vivências temáticas interdisciplinares da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, à luz de práticas inovadoras de ensino.
  • Revisita conteúdos, discute a importância das temáticas para a contemporaneidade e elabora novas conexões e sentidos para a atuação docente.
  • Oferece planejamentos de aulas prontos, permitindo que os professores experimentem a metodologia antes de estruturar uma proposta nova.
  • Traz conteúdo extenso sobre educação inclusiva, com estratégias de ensino inclusivo considerando cada tipo de deficiência.
Compartilhar:
Código da Coleção: 0257P21113
Código do Obra: 0257P21113130
Conheça nossos autores
Destaques do Livro

Conteúdo programático

Estrutura geral das atividades e vivências – p. 8
Capítulo 1 – p. 8

Em construção – 1. Como as competências gerais se expressam na minha prática?

Em construção – 2. É possível construir um ensino que não seja opressor?

Em construção – 3. Como seria um projeto integrador que você gostaria de propor?

Capítulo 2 – p. 9

Em construção – 1. Qual é a minha relação com processos avaliativos?

Em construção – 2. Vamos construir uma rubrica de avaliação?

Em construção – 3. Vamos retomar suas reflexões sobre a avaliação à luz dos principais paradigmas da avaliação escolar?

Capítulo 3 – p. 9

Em construção – 1. Trajetórias profissionais

Em construção – 2. Autoavaliação de conhecimentos e saberes profissionais

Em construção – 3. Disposição para aprendizagens contínuas

Em construção – 4. Avaliação de situação de conflito e de estereótipos

Em construção – 5. Construindo um plano de desenvolvimento profissional individual

Capítulo 4 – p. 12

Em construção – 1. Como ensino o tema “Geração e consumo de energia elétrica”?

Em construção – 2. Como a BNCC aborda o tema “Geração e consumo de energia elétrica”?

Vamos colocar em prática? – Como a geração de energia elétrica pode ser mais sustentável?

Em construção – 3. Como planejar uma sequência de ensino de acordo com a Aprendizagem Baseada em Problemas?

Capítulo 5 – p. 14

Em construção – 1. Como ensino o tema “Bioética”?

Em construção – 2. O tema “Bioética” na BNCC

Vamos colocar em prática? – Manipulação genética – do universo da fantasia para o mundo da realidade

Em construção – 3. Como planejar uma sequência de ensino de acordo com a Aprendizagem Baseada em Projetos?

Capítulo 6 – p. 16

Em construção – 1. Como eu ensino o tema “Natureza da Ciência”?

Em construção – 2. Como a BNCC aborda o tema “Natureza  da Ciência”?

Vamos colocar em prática? – Vivenciando procedimentos científicos por meio de uma gincana

Em construção – 3. Como planejar uma sequência de ensino gamificada?

Capítulo 7 – p. 18

Em construção – 1. Como ensino o tema “Evolução humana”?

Em construção – 2. Como a BNCC aborda o tema “Evolução humana”?

Vamos colocar em prática? – Entendendo alguns aspectos da Evolução humana

Em construção – 3. Como planejar uma sequência de ensino usando a Sala de Aula Invertida?

CAPÍTULO 1

Proposta formativa: abordagem teórico-metodológica – p. 21

O que mudou no Ensino Médio? – p. 23

O que é a BNCC do Ensino Médio? – p. 25

Quem são os estudantes: identificando seus desafios e suas dificuldades – p. 28

Como você vê a juventude? – p. 29

Atendimento de pessoas com deficiência no Ensino Médio – p. 31

O papel do professor e as novas metodologias – p. 36

O lugar da interdisciplinaridade – p. 40

Referências bibliográficas – p. 42

CAPÍTULO 2

A avaliação para aprendizagem – a chave do ensinar – p. 45

Avaliação formativa – p. 46

Feedback – p. 48

Autorregulação e autoavaliação – p. 48

Uso de rubricas e avaliação por pares – p. 49

Questionamento propositado – p. 51

Atividades para avaliação formativa – p. 53

Portfólios – p. 54

Provas e exames na avaliação formativa – p. 55

Síntese das premissas da avaliação formativa – p. 56

Referências bibliográficas – p. 57

CAPÍTULO 3

Vivência e resgate da trajetória profissional – p. 58

Como me tornei professor? O que é ser professor hoje? – p. 58

A profissão docente – p. 63

Como saber mais – p. 69

O diálogo como base do ato educativo – p. 70

Olhando confiante para o futuro – p. 73

Referências bibliográficas – p. 77

CAPÍTULO 4

Geração e consumo de energia elétrica pela Aprendizagem Baseada em Problemas – p. 78

Por que ensinar Geração e consumo de energia elétrica? – p. 78

Os impactos do tema na vida dos estudantes e da comunidade escolar – p. 80

Como ensino? – p. 80

O que a BNCC diz sobre o tema? – p. 83

Como posso transformar minha prática? – p. 89

O que é Aprendizagem Baseada em Problemas? – p. 89

Vamos colocar em prática? – p. 94

Inspirações – De onde vem a energia elétrica da minha escola? – p. 100

Como avaliar? – p. 101

Como aplicar na minha realidade? – p. 102

Como me saí? – p. 109

Referências bibliográficas – p. 110

CAPÍTULO 5

Bioética pela Aprendizagem Baseada em Projetos – p. 112

Por que ensinar Bioética? – p. 112

Desafios no ensino de Bioética – p. 114

Como ensino? – p. 116

O que a BNCC diz sobre o tema? – p. 117

Como posso transformar minha prática? – p. 120

O que é Aprendizagem Baseada em Projetos? – p. 120

Inspirações – A re-evolução da Aprendizagem Baseada em Projetos – p. 123

Vamos colocar em prática? – p. 124

Como avaliar? – p. 133

Como aplicar na minha realidade? – p. 134

Como me saí? – p. 138

Referências bibliográficas – p. 138

CAPÍTULO 6

Natureza da Ciência pela Gamificação – p. 139

Por que ensinar Natureza da Ciência? – p. 139

Como ensino? – p. 142

O que a BNCC diz sobre o tema? – p. 147

Como posso transformar minha prática? – p. 151

O que é Gamificação na educação? – p. 152

Vamos colocar em prática? – p. 158

Inspirações – Games para novos cientistas – p. 165

Como avaliar? – p. 166

Como aplicar na minha realidade? – p. 167

Como me saí? – p. 171

Referências bibliográficas – p. 172

CAPÍTULO 7

Evolução humana pela metodologia Sala de Aula Invertida – p. 175

Por que ensinar Evolução humana? – p. 175

Os impactos do tema na vida dos estudantes e da comunidade escolar – p. 178

Como ensino? – p. 178

O que a BNCC diz sobre o tema? – p. 181

Inspirações – Assim caminha a humanidade: conexões entre o ensino de evolução humana e  da matriz africana e afro-brasileira – p. 186

Como posso transformar minha prática? – p. 188

O que é Sala de Aula Invertida? – p. 188

Vamos colocar em prática? – p. 192

Como avaliar? – p. 195

Como aplicar na minha realidade? – p. 195

Como me saí? – p. 199

Referências bibliográficas – p. 199

Material Digital

Veja também