Moderna em Formação – Biologia
Código da Coleção: 0257P21113
Código da Obra: 0257P21113130
Material de divulgação. Versão sujeita a avaliação.
Proposta pedagógica
- Oferece oportunidades para que os professores possam refletir, analisar a sua prática e discutir com seus colegas sobre as novas formas de atuação no Ensino Médio.
- Apresenta referenciais das novas práticas pedagógicas de ensino e de avaliação para a aprendizagem.
- Convida o professor a fazer um resgate de sua trajetória profissional, oferecendo recursos para desenvolver o autoconhecimento.
- Valoriza a relação dos professores com os estudantes e com o coletivo profissional, fortalecendo a atuação docente autônoma, crítica e participativa.
- Propõe atividades e vivências temáticas interdisciplinares da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, à luz de práticas inovadoras de ensino.
- Revisita conteúdos, discute a importância das temáticas para a contemporaneidade e elabora novas conexões e sentidos para a atuação docente.
- Oferece planejamentos de aulas prontos, permitindo que os professores experimentem a metodologia antes de estruturar uma proposta nova.
- Traz conteúdo extenso sobre educação inclusiva, com estratégias de ensino inclusivo considerando cada tipo de deficiência.
Código da Coleção: 0257P21113
Código do Obra: 0257P21113130
Conheça nossos autores
Conteúdo programático
Estrutura geral das atividades e vivências – p. 8
Capítulo 1 – p. 8
Em construção – 1. Como as competências gerais se expressam na minha prática?
Em construção – 2. É possível construir um ensino que não seja opressor?
Em construção – 3. Como seria um projeto integrador que você gostaria de propor?
Capítulo 2 – p. 9
Em construção – 1. Qual é a minha relação com processos avaliativos?
Em construção – 2. Vamos construir uma rubrica de avaliação?
Em construção – 3. Vamos retomar suas reflexões sobre a avaliação à luz dos principais paradigmas da avaliação escolar?
Capítulo 3 – p. 9
Em construção – 1. Trajetórias profissionais
Em construção – 2. Autoavaliação de conhecimentos e saberes profissionais
Em construção – 3. Disposição para aprendizagens contínuas
Em construção – 4. Avaliação de situação de conflito e de estereótipos
Em construção – 5. Construindo um plano de desenvolvimento profissional individual
Capítulo 4 – p. 12
Em construção – 1. Como ensino o tema “Geração e consumo de energia elétrica”?
Em construção – 2. Como a BNCC aborda o tema “Geração e consumo de energia elétrica”?
Vamos colocar em prática? – Como a geração de energia elétrica pode ser mais sustentável?
Em construção – 3. Como planejar uma sequência de ensino de acordo com a Aprendizagem Baseada em Problemas?
Capítulo 5 – p. 14
Em construção – 1. Como ensino o tema “Bioética”?
Em construção – 2. O tema “Bioética” na BNCC
Vamos colocar em prática? – Manipulação genética – do universo da fantasia para o mundo da realidade
Em construção – 3. Como planejar uma sequência de ensino de acordo com a Aprendizagem Baseada em Projetos?
Capítulo 6 – p. 16
Em construção – 1. Como eu ensino o tema “Natureza da Ciência”?
Em construção – 2. Como a BNCC aborda o tema “Natureza da Ciência”?
Vamos colocar em prática? – Vivenciando procedimentos científicos por meio de uma gincana
Em construção – 3. Como planejar uma sequência de ensino gamificada?
Capítulo 7 – p. 18
Em construção – 1. Como ensino o tema “Evolução humana”?
Em construção – 2. Como a BNCC aborda o tema “Evolução humana”?
Vamos colocar em prática? – Entendendo alguns aspectos da Evolução humana
Em construção – 3. Como planejar uma sequência de ensino usando a Sala de Aula Invertida?
CAPÍTULO 1
Proposta formativa: abordagem teórico-metodológica – p. 21
O que mudou no Ensino Médio? – p. 23
O que é a BNCC do Ensino Médio? – p. 25
Quem são os estudantes: identificando seus desafios e suas dificuldades – p. 28
Como você vê a juventude? – p. 29
Atendimento de pessoas com deficiência no Ensino Médio – p. 31
O papel do professor e as novas metodologias – p. 36
O lugar da interdisciplinaridade – p. 40
Referências bibliográficas – p. 42
CAPÍTULO 2
A avaliação para aprendizagem – a chave do ensinar – p. 45
Avaliação formativa – p. 46
Feedback – p. 48
Autorregulação e autoavaliação – p. 48
Uso de rubricas e avaliação por pares – p. 49
Questionamento propositado – p. 51
Atividades para avaliação formativa – p. 53
Portfólios – p. 54
Provas e exames na avaliação formativa – p. 55
Síntese das premissas da avaliação formativa – p. 56
Referências bibliográficas – p. 57
CAPÍTULO 3
Vivência e resgate da trajetória profissional – p. 58
Como me tornei professor? O que é ser professor hoje? – p. 58
A profissão docente – p. 63
Como saber mais – p. 69
O diálogo como base do ato educativo – p. 70
Olhando confiante para o futuro – p. 73
Referências bibliográficas – p. 77
CAPÍTULO 4
Geração e consumo de energia elétrica pela Aprendizagem Baseada em Problemas – p. 78
Por que ensinar Geração e consumo de energia elétrica? – p. 78
Os impactos do tema na vida dos estudantes e da comunidade escolar – p. 80
Como ensino? – p. 80
O que a BNCC diz sobre o tema? – p. 83
Como posso transformar minha prática? – p. 89
O que é Aprendizagem Baseada em Problemas? – p. 89
Vamos colocar em prática? – p. 94
Inspirações – De onde vem a energia elétrica da minha escola? – p. 100
Como avaliar? – p. 101
Como aplicar na minha realidade? – p. 102
Como me saí? – p. 109
Referências bibliográficas – p. 110
CAPÍTULO 5
Bioética pela Aprendizagem Baseada em Projetos – p. 112
Por que ensinar Bioética? – p. 112
Desafios no ensino de Bioética – p. 114
Como ensino? – p. 116
O que a BNCC diz sobre o tema? – p. 117
Como posso transformar minha prática? – p. 120
O que é Aprendizagem Baseada em Projetos? – p. 120
Inspirações – A re-evolução da Aprendizagem Baseada em Projetos – p. 123
Vamos colocar em prática? – p. 124
Como avaliar? – p. 133
Como aplicar na minha realidade? – p. 134
Como me saí? – p. 138
Referências bibliográficas – p. 138
CAPÍTULO 6
Natureza da Ciência pela Gamificação – p. 139
Por que ensinar Natureza da Ciência? – p. 139
Como ensino? – p. 142
O que a BNCC diz sobre o tema? – p. 147
Como posso transformar minha prática? – p. 151
O que é Gamificação na educação? – p. 152
Vamos colocar em prática? – p. 158
Inspirações – Games para novos cientistas – p. 165
Como avaliar? – p. 166
Como aplicar na minha realidade? – p. 167
Como me saí? – p. 171
Referências bibliográficas – p. 172
CAPÍTULO 7
Evolução humana pela metodologia Sala de Aula Invertida – p. 175
Por que ensinar Evolução humana? – p. 175
Os impactos do tema na vida dos estudantes e da comunidade escolar – p. 178
Como ensino? – p. 178
O que a BNCC diz sobre o tema? – p. 181
Inspirações – Assim caminha a humanidade: conexões entre o ensino de evolução humana e da matriz africana e afro-brasileira – p. 186
Como posso transformar minha prática? – p. 188
O que é Sala de Aula Invertida? – p. 188
Vamos colocar em prática? – p. 192
Como avaliar? – p. 195
Como aplicar na minha realidade? – p. 195
Como me saí? – p. 199
Referências bibliográficas – p. 199
Compartilhar: