Formação continuada

Moderna em Formação – Filosofia

Germano Nogueira Prado, Joana Tolentino, Rebeca Furtado de Melo, Renan Cortez
Proposta pedagógica
  • Enfatiza as atividades práticas, como argumentar, raciocinar e especular sobre determinados problemas da vida e do mundo.
  • Aborda a compreensão da Filosofia enquanto Filosofias, em sua diversidade, ofertando uma pluralidade de referenciais.
  • Oferece sugestões de atividades, metodologias e avaliações que pressupõem a horizontalidade.
  • Fornece ferramentas para que o professor reflita sobre seu projeto de vida enquanto docente de Filosofia.
  • Discute temas diversos, de modo a propor possíveis trabalhos com os demais componentes curriculares de Ciências Humanas e Sociais.
  • Propõe atividades e vivências que transcendem a dinâmica das aulas expositivas, colocando os estudantes como protagonistas da aprendizagem.
  • Apresenta conteúdos multimodais que favorecem a discussão teórico-prática e servem de material de apoio pedagógico.
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Código da Coleção: 0275P21153
Código do Obra: 0275P21153130
Conheça nossos autores

BNCC

(Base Nacional Comum Curricular)

Conteúdo programático

Conheça seu livro – p. 4

Carta à/ao docente – p. 6

Introdução – p. 7

Abordagem teórico-metodológica – p. 7

Atividades e Vivências filosóficas – p. 9

Referências bibliográficas comentadas – p. 14

INFOGRÁFICO – Cartografias do pensamento – p. 36

PARTE I – O lugar da/do docente de Filosofia na Educação Básica

CAPÍTULO 1 – Quem sou eu, quem somos nós, docentes de Filosofia – p. 40

Escolhas – p. 40

Corpos – p. 47

Afetos – p. 54

Saberes – p. 59

Comunidades – p. 65

CAPÍTULO 2 – Mundo, fenômeno e interconectividade – p. 72

Intra/inter/transdisciplinaridade – p. 72

Decolonialidades – p. 79

Metodologias – p. 87

Processos de avaliação – p. 94

PARTE II – A filosofia no chão da escola – algumas questões

CAPÍTULO 3 – Que mundo é esse – que tá um arraso? – p. 102

Humano, demasiado humano – p. 102

Ser, tempo, espaço – p. 113

Globalização e ecologia de saberes – p. 121

CAPÍTULO 4 – O que é bom (não) fazer? – p. 131

A subjetividade das gerações e a geração das subjetividades – p. 131

Poder(es) e direito(s) – p. 138

(R)Existências – p. 147

CAPÍTULO 5 – Gosto se discute? – p. 156

O que te afeta? – p. 156

Diversidade e cultura – p. 164

O que você consome te consome? – p. 173

Índice onomástico – p. 183

Material Digital