Moderna em Formação – Filosofia
Germano Nogueira Prado, Joana Tolentino, Rebeca Furtado de Melo, Renan Cortez
Proposta pedagógica
- Enfatiza as atividades práticas, como argumentar, raciocinar e especular sobre determinados problemas da vida e do mundo.
- Aborda a compreensão da Filosofia enquanto Filosofias, em sua diversidade, ofertando uma pluralidade de referenciais.
- Oferece sugestões de atividades, metodologias e avaliações que pressupõem a horizontalidade.
- Fornece ferramentas para que o professor reflita sobre seu projeto de vida enquanto docente de Filosofia.
- Discute temas diversos, de modo a propor possíveis trabalhos com os demais componentes curriculares de Ciências Humanas e Sociais.
- Propõe atividades e vivências que transcendem a dinâmica das aulas expositivas, colocando os estudantes como protagonistas da aprendizagem.
- Apresenta conteúdos multimodais que favorecem a discussão teórico-prática e servem de material de apoio pedagógico.
Código da Coleção: 0275P21153
Código do Obra: 0275P21153130
Conheça nossos autores
BNCC
(Base Nacional Comum Curricular)
Conteúdo programático
Conheça seu livro – p. 4
Carta à/ao docente – p. 6
Introdução – p. 7
Abordagem teórico-metodológica – p. 7
Atividades e Vivências filosóficas – p. 9
Referências bibliográficas comentadas – p. 14
INFOGRÁFICO – Cartografias do pensamento – p. 36
PARTE I – O lugar da/do docente de Filosofia na Educação Básica
CAPÍTULO 1 – Quem sou eu, quem somos nós, docentes de Filosofia – p. 40
Escolhas – p. 40
Corpos – p. 47
Afetos – p. 54
Saberes – p. 59
Comunidades – p. 65
CAPÍTULO 2 – Mundo, fenômeno e interconectividade – p. 72
Intra/inter/transdisciplinaridade – p. 72
Decolonialidades – p. 79
Metodologias – p. 87
Processos de avaliação – p. 94
PARTE II – A filosofia no chão da escola – algumas questões
CAPÍTULO 3 – Que mundo é esse – que tá um arraso? – p. 102
Humano, demasiado humano – p. 102
Ser, tempo, espaço – p. 113
Globalização e ecologia de saberes – p. 121
CAPÍTULO 4 – O que é bom (não) fazer? – p. 131
A subjetividade das gerações e a geração das subjetividades – p. 131
Poder(es) e direito(s) – p. 138
(R)Existências – p. 147
CAPÍTULO 5 – Gosto se discute? – p. 156
O que te afeta? – p. 156
Diversidade e cultura – p. 164
O que você consome te consome? – p. 173
Índice onomástico – p. 183
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