Formação continuada

Práticas na Escola – Geografia

Gabrielle Cifelli
Proposta pedagógica
  • Apresenta práticas pedagógicas inovadoras que podem ser aplicadas nas aulas de Geografia visando fomentar a aprendizagem ativa e colaborativa.
  • Estabelece conexão entre teoria e formas de aplicação do conhecimento geográfico para a compreensão da realidade socioespacial e a resolução de problemas cotidianos.
  • Propõe o diálogo entre docentes para fomentar o desenvolvimento de projetos interdisciplinares que estimulem a participação da comunidade.
  • Propõe o uso de tecnologias da informação e da comunicação para o desenvolvimento e aprimoramento da aprendizagem ativa e criativa.
  • Contempla metodologias como o estudo do meio, estudo de caso, aprendizagem baseada em projetos, aprendizagem baseada em problemas, jogos pedagógicos e sala de aula invertida.
  • Sugere estratégias de ensino que podem ser adaptadas pelo professor para o desenvolvimento do tema de pesquisa.
  • Apresenta atividades e modos de avaliação que propiciam o desenvolvimento de habilidades cognitivas, procedimentais e socioemocionais.
  • Aborda temáticas atuais de relevância para a Geografia e para as demais áreas das Ciências Humanas e Sociais aplicadas.
Compartilhar:
Código da Coleção: 0262P21053
Código do Obra: 0262P21053130
Conheça nossos autores

BNCC

(Base Nacional Comum Curricular)

Conteúdo programático

Carta ao professor – p. 5

Apresentação – p. 6

Contexto inicial – p. 7

Estrutura do livro – p. 9

Mapa das vivências e atividades – p. 13

Referências bibliográficas – p. 18

CAPÍTULO 1 – As metodologias ativas como estratégias de ensino e aprendizagem – p. 32

Reflexões sobre a educação para o século XXI – p. 33

A importância das inovações metodológicas para a realização pessoal e profissional do professor – p. 43

Metodologias ativas e práticas interdisciplinares – p. 46

A perspectiva da avaliação nas metodologias ativas – p. 48

CAPÍTULO 2 – O ensino da Geografia com as metodologias ativas – p. 52

Metodologias ativas no ensino de Geografia – p. 58

CAPÍTULO 3 – A produção do conhecimento geográfico nos estudos do meio – p. 68

Ensinar e aprender com o estudo do meio – p. 71

O que motiva e inspira o professor a desenvolver projetos de estudo do meio? – p. 72

Propósitos e desafios do estudo do meio – p. 72

Laboratório de ensino e aprendizagem – p. 73

Definição do tema de pesquisa – p. 73

Objetos de conhecimento – p. 73

Objetivos – p. 73

Justificativa – p. 74

Competências específicas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas – p. 75

Habilidades – p. 75

Modos de desenvolvimento das competências e das habilidades – p. 75

Sugestões de tempo para as atividades propostas – p. 76

Materiais de apoio – p. 76

Procedimentos metodológicos – p. 76

O processo avaliativo nos estudos do meio – p. 82

CAPÍTULO 4 – O estudo de caso aplicado ao ensino de Geografia – p. 86

Ensinar e aprender com o estudo de caso – p. 90

O que motiva e inspira o professor a trabalhar com a metodologia do estudo de caso? – p.  90

Propósitos e desafios do estudo de caso – p. 90

Laboratório de ensino e aprendizagem – p. 91

Definição e contextualização do problema de pesquisa – p. 91

Objetos de conhecimento – p. 92

Objetivos – p. 92

Justificativa – p. 92

Competência específica de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas – p. 93

Habilidades – p. 93

Modos de desenvolvimento das competências e das habilidades – p. 94

Sugestões de tempo para as atividades propostas – p. 94

Materiais de apoio – p. 94

Procedimentos metodológicos – p. 94

O processo avaliativo nos estudos de caso – p. 103

CAPÍTULO 5 – O papel da Aprendizagem Baseada em Problemas nas aulas de Geografia – p. 104

Ensinar e aprender com a Aprendizagem Baseada em Problemas – p. 108

O que motiva e inspira o professor a trabalhar com a Aprendizagem Baseada em Problemas? – p. 108

Propósitos e desafios da Aprendizagem Baseada em Problemas – p. 109

Laboratório de ensino e aprendizagem – p. 109

Definição e contextualização do problema de pesquisa – p. 109

Objetos de conhecimento – p. 110

Objetivo – p. 110

Justificativa – p.  111

Competências específicas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas – p. 113

Habilidades – p. 113

Modos de desenvolvimento das competências e das habilidades – p. 113

Sugestões de tempo para as atividades propostas – p. 114

Materiais de apoio – p. 114

Procedimentos metodológicos – p. 114

O processo avaliativo na Aprendizagem Baseada em Problemas – p. 120

CAPÍTULO 6 – O papel dos jogos como recursos pedagógicos na aprendizagem geográfica – p. 122

Ensinar e aprender por meio dos jogos – p. 126

O que motiva e inspira o professor a trabalhar com os jogos como ferramenta de ensino e aprendizagem? – p. 126

Propósitos e desafios dos jogos como ferramenta de ensino e aprendizagem – p. 127

Laboratório de ensino e aprendizagem – p. 127

Definição do tema de estudos – p. 128

Objetos de conhecimento – p. 128

Objetivos – p. 128

Justificativa – p. 129

Competências específicas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas – p. 130

Habilidades – p. 130

Modos de desenvolvimento das competências e das habilidades – p. 130

Sugestões de tempo para as atividades propostas – p. 130

Materiais de apoio – p. 130

Procedimentos metodológicos – p. 131

O processo avaliativo nos jogos – p. 136

CAPÍTULO 7 – A sala de aula invertida no ensino de Geografia – p. 138

Ensinar e aprender com a sala de aula invertida – p. 142

O que motiva e inspira o professor a trabalhar com a sala de aula invertida? – p. 143

Propósitos e desafios da sala de aula invertida – p. 144

Laboratório de ensino e aprendizagem – p. 144

Definição do tema de estudos – p. 145

Objetos de conhecimento – p. 145

Objetivos – p. 146

Justificativa – p. 146

Competência específica de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas – p. 147

Habilidades – p. 147

Modos de desenvolvimento das competências e das habilidades – p. 148

Sugestões de tempo para as atividades propostas – p. 148

Materiais de apoio – p. 149

Procedimentos metodológicos – p. 149

O processo avaliativo na sala de aula invertida – p. 158

CAPÍTULO 8 – A contribuição da Geografia para o desenvolvimento da Aprendizagem Baseada em Projetos de fomento à cultura – p. 162

Ensinar e aprender com a Aprendizagem Baseada em Projetos – p. 166

O que motiva e inspira o professor a trabalhar com a Aprendizagem Baseada em Projetos? – p. 167

Propósitos e desafios da Aprendizagem Baseada em Projetos – p. 168

Laboratório de ensino e aprendizagem – p. 168

Definição do tema e problema do projeto – p. 168

Objetos de conhecimento – p. 169

Objetivos – p. 170

Justificativa – p. 170

Competência específica de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas – p. 171

Habilidades – p. 171

Modos de desenvolvimento das competências e das habilidades – p. 172

Sugestões de tempo para as atividades propostas – p. 172

Materiais de apoio – p. 172

Procedimentos metodológicos – p. 172

O processo avaliativo na Aprendizagem Baseada em Projetos – p. 180

Considerações finais – p. 182

Material Digital