Formação continuada

Práticas na Escola – Geografia

Gabrielle Cifelli
Proposta pedagógica
  • Apresenta práticas pedagógicas inovadoras que podem ser aplicadas nas aulas de Geografia visando fomentar a aprendizagem ativa e colaborativa.
  • Estabelece conexão entre teoria e formas de aplicação do conhecimento geográfico para a compreensão da realidade socioespacial e a resolução de problemas cotidianos.
  • Propõe o diálogo entre docentes para fomentar o desenvolvimento de projetos interdisciplinares que estimulem a participação da comunidade.
  • Propõe o uso de tecnologias da informação e da comunicação para o desenvolvimento e aprimoramento da aprendizagem ativa e criativa.
  • Contempla metodologias como o estudo do meio, estudo de caso, aprendizagem baseada em projetos, aprendizagem baseada em problemas, jogos pedagógicos e sala de aula invertida.
  • Sugere estratégias de ensino que podem ser adaptadas pelo professor para o desenvolvimento do tema de pesquisa.
  • Apresenta atividades e modos de avaliação que propiciam o desenvolvimento de habilidades cognitivas, procedimentais e socioemocionais.
  • Aborda temáticas atuais de relevância para a Geografia e para as demais áreas das Ciências Humanas e Sociais aplicadas.
Compartilhar:
Código da Coleção: 0262P21053
Código do Obra: 0262P21053130
Conheça nossos autores
ENSINAR E APRENDER COM…

Estimula o professor a compreender e refletir como essa metodologia ativa contribui para o aprimoramento da prática docente e consequentemente para a melhoria da qualidade de ensino.

PROPÓSITOS E DESAFIOS

Apresenta os principais propósitos e desafios enfrentados pelo professor para o desenvolvimento da metodologia ativa abordada em cada capítulo.

LABORATÓRIO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Apresenta ao professor as principais etapas de concepção, planejamento, execução e avaliação de cada metodologia ativa abordadas na obra e vinculadas ao aprendizado de temáticas contempladas pela BNCC.

BNCC

(Base Nacional Comum Curricular)

Conteúdo programático

Carta ao professor – p. 5

Apresentação – p. 6

Contexto inicial – p. 7

Estrutura do livro – p. 9

Mapa das vivências e atividades – p. 13

Referências bibliográficas – p. 18

CAPÍTULO 1 – AsVer mais

Material Digital