Moderna em Formação – Música
Caio Chiarini, Diego Moschkovich, Luiz Pimentel
Código da Coleção: 0269P21530
Código da Obra: 0269P21530130
Material de divulgação. Versão sujeita a avaliação.
Proposta pedagógica
- Desenvolve os temas de cada unidade por meio de três momentos fundamentais: problematização, desenvolvimento e aplicação à realidade.
- Oferece uma gama de práticas que podem ser desenvolvidas a partir de exercícios de escuta e composição e dos materiais já disponíveis na escola.
- Apresenta ao professor meios de contextualização e de articulação de elementos da linguagem com temas referentes ao mundo político e social.
- Oferecer indicações de estratégias para se realizar um trabalho pedagógico de expansão de repertório musical em sala de aula.
- Abordar questões relevantes para a compreensão da linguagem musical e para o reconhecimento de suas possibilidades.
- Propõe que o estudante exercite sua perspectiva crítica, compreendendo a linguagem musical como uma ferramenta de ação social.
- Destaca a importância da avaliação no processo pedagógico, oferecendo orientações sobre diferentes formas de avaliar.
Código da Coleção: 0269P21530
Código do Obra: 0269P21530130
Conheça nossos autores
Conteúdo programático
Carta ao professor – p. 4
INTRODUÇÃO – p. 5
As juventudes, o Ensino Médio e a proposta de formação continuada em Música – p. 5
O componente Arte na área de Linguagens e suas Tecnologias – p. 7
A Música na Educação Básica – p. 8
Marcos legais que embasam o projeto do volume – p. 11
A presença de Temas Contemporâneos Transversais e a formação continuada do professor em Música – p. 15
Fundamentos teórico-metodológicos da obra – p. 16
Formação ao longo da vida – p. 16
Metodologias – p. 17
Estratégias utilizadas: atividades práticas e sequência didática – p. 18
Estratégias pedagógicas presentes neste livro – p. 20
Vivências práticas – p. 20
Sequências didáticas – p. 20
Interdisciplinaridade: articulação entre áreas e linguagens – p. 21
A interdisciplinaridade em obras de artistas contemporâneos – p. 22
Vivência e atividades integradas com outras linguagens artísticas e com a área de Linguagens e suas Tecnologias – p. 22
Integração e elaboração conjunta de estratégias didáticas e de ensino por meio de grupos de estudos de professores – p. 23
Tecnologias digitais de informação e comunicação – p. 23
Inclusão – p. 24
Avaliação – p. 26
ESTRUTURA DA OBRA – UNIDADES, CAPÍTULOS E SEÇÕES – p. 29
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS – p. 33
UNIDADE 1 – Música, autoconhecimento e identidade – p. 40
Capítulo 1 – Apreciação e fruição – p. 42
Preferência musical e os meios de escuta – p. 44
Interação social e construção da preferência musical – p. 45
Capítulo 2 – Ampliação de repertório – p. 54
O problema da ampliação de repertório – p. 55
UNIDADE 2 – Protagonismo juvenil na Música – p. 64
Capítulo 3 – Gêneros musicais da cultura pop jovem – p. 68
Cultura pop versus cultura popular – p. 69
Ritmo ou batida? – p. 78
Capítulo 4 – Canção – p. 80
Canção e música instrumental – p. 82
UNIDADE 3 – Música: entre o passado e o futuro – p. 92
Capítulo 5 – Músicas erudita, popular e de tradição – p. 94
Música erudita – p. 95
Música popular – p. 100
Música de tradição – p. 101
Capítulo 6 – A cultura popular e a música de tradição na sala de aula – p. 106
Novas perspectivas para o estudo da Música – p. 107
UNIDADE 4 – Música, coletividades e modos de coexistir com as diferenças – p. 116
Capítulo 7 – Música, liberdade e representatividade – 120
Música e crítica social – p. 121
Capítulo 8 – Música e meio ambiente – p. 128
Paisagem sonora – p. 129
UNIDADE 5 – Tecnologia, trabalho e música – p. 138
Capítulo 9 – Equipamentos e aplicativos para a produção de música – p. 140
Equipamentos tecnológicos básicos – p. 141
Softwares e aplicativos – p. 143
Sampler e loop – p. 145
Capítulo 10 – Ofícios da música – p. 151
Profissões da música – p. 152
Profissões relacionadas à música – p. 154
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