Formação continuada

Moderna em Formação – Música

Caio Chiarini, Diego Moschkovich, Luiz Pimentel
Código da Coleção: 0269P21530
Código da Obra: 0269P21530130
Material de divulgação. Versão sujeita a avaliação.
Proposta pedagógica
  • Desenvolve os temas de cada unidade por meio de três momentos fundamentais: problematização, desenvolvimento e aplicação à realidade.
  • Oferece uma gama de práticas que podem ser desenvolvidas a partir de exercícios de escuta e composição e dos materiais já disponíveis na escola.
  • Apresenta ao professor meios de contextualização e de articulação de elementos da linguagem com temas referentes ao mundo político e social.
  • Oferecer indicações de estratégias para se realizar um trabalho pedagógico de expansão de repertório musical em sala de aula.
  • Abordar questões relevantes para a compreensão da linguagem musical e para o reconhecimento de suas possibilidades.
  • Propõe que o estudante exercite sua perspectiva crítica, compreendendo a linguagem musical como uma ferramenta de ação social.
  • Destaca a importância da avaliação no processo pedagógico, oferecendo orientações sobre diferentes formas de avaliar.
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Código da Coleção: 0269P21530
Código do Obra: 0269P21530130
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Destaques do Livro

Conteúdo programático

Carta ao professor – p. 4

INTRODUÇÃO – p. 5

As juventudes, o Ensino Médio e a proposta de formação continuada em Música – p. 5

O componente Arte na área de Linguagens e suas Tecnologias – p. 7

A Música na Educação Básica – p. 8

Marcos legais que embasam o projeto do volume – p. 11

A presença de Temas Contemporâneos Transversais e a formação continuada do professor em Música – p. 15

Fundamentos teórico-metodológicos da obra – p. 16

Formação ao longo da vida – p. 16

Metodologias – p. 17

Estratégias utilizadas: atividades práticas e sequência didática – p. 18

Estratégias pedagógicas presentes neste livro – p. 20

Vivências práticas – p. 20

Sequências didáticas – p. 20

Interdisciplinaridade: articulação entre áreas e linguagens – p. 21

A interdisciplinaridade em obras de artistas contemporâneos – p. 22

Vivência e atividades integradas com outras linguagens artísticas e com a área de Linguagens e suas Tecnologias – p. 22

Integração e elaboração conjunta de estratégias didáticas e de ensino por meio de grupos de estudos de professores – p. 23

Tecnologias digitais de informação e comunicação – p. 23

Inclusão – p. 24

Avaliação – p. 26

ESTRUTURA DA OBRA – UNIDADES, CAPÍTULOS E SEÇÕES – p. 29

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS – p. 33

UNIDADE 1 – Música, autoconhecimento e identidade – p. 40

Capítulo 1 – Apreciação e fruição – p. 42

Preferência musical e os meios de escuta – p. 44

Interação social e construção da preferência musical – p. 45

Capítulo 2 – Ampliação de repertório – p. 54

O problema da ampliação de repertório – p. 55

UNIDADE 2 – Protagonismo juvenil na Música – p. 64

Capítulo 3 – Gêneros musicais da cultura pop jovem – p. 68

Cultura pop versus cultura popular – p. 69

Ritmo ou batida? – p. 78

Capítulo 4 – Canção – p. 80

Canção e música instrumental – p. 82

UNIDADE 3 – Música: entre o passado e o futuro – p. 92

Capítulo 5 – Músicas erudita, popular e de tradição – p. 94

Música erudita – p. 95

Música popular – p. 100

Música de tradição – p. 101

Capítulo 6 – A cultura popular e a música de tradição na sala de aula – p. 106

Novas perspectivas para o estudo da Música – p. 107

UNIDADE 4 – Música, coletividades e modos de coexistir com as diferenças – p. 116

Capítulo 7 – Música, liberdade e representatividade – 120

Música e crítica social – p. 121

Capítulo 8 – Música e meio ambiente – p. 128

Paisagem sonora – p. 129

UNIDADE 5 – Tecnologia, trabalho e música – p. 138

Capítulo 9 – Equipamentos e aplicativos para a produção de música – p. 140

Equipamentos tecnológicos básicos – p. 141

Softwares e aplicativos – p. 143

Sampler e loop – p. 145

Capítulo 10 – Ofícios da música – p. 151

Profissões da música – p. 152

Profissões relacionadas à música – p. 154

Material Digital