Contents

  1. Índice
  2. Orientações de uso
  3. capa
  4. SEGUNDA CAPA
  5. frontispício
  6. Créditos - página II
  7. SUMÁRIO - página III
  8. APRESENTAÇÃO GERAL - página IV
    1. PRINCÍPIOS NORTEADORES DA COLEÇÃO - página IV
      • ► O papel do professor e dos estudantes no contexto da Coleção - página IV
    2. O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO CONTEXTO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - página V
      1. ► A organização da BNCCBê êne cê cê - página V
      2. ► A área de Ciências da Natureza na BNCCBê êne cê cê - página VI
      3. ► Os Temas Contemporâneos Transversais - página VII
    3. ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E LETRAMENTO — PENSAR CIÊNCIA EM MULTIPLICIDADES - página VIII
      • ► A alfabetização científica na Coleção - página X
    4. A COLEÇÃO E SUAS POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES - página X
    5. ESTÍMULO AO USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM - página XI
      1. ► As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - página XII
      2. ► O pensamento computacional - página XIII
    6. A LEITURA INFERENCIAL - página XIV
    7. A ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS - página XIV
    8. AVALIAÇÃO - página XVI
      1. ► Instrumentos avaliativos e de acompanhamento da aprendizagem - página XVI
      2. ► Autoavaliação - página XVII
      3. ► Avaliação aliada à pesquisa - página XVII
      4. ► Avaliações de larga escala - página XVIII
  9. ORGANIZAÇÃO DA COLEÇÃO - página XIX
    1. CRITÉRIOS GERAIS - página XIX
      • ► Atividades - página XIX
    2. ESTRUTURA GERAL DAS UNIDADES DOS LIVROS DO ESTUDANTE - página XX
    3. A BNCCBê êne cê cê E A SELEÇÃO DE CONTEÚDOS DA COLEÇÃO - página XXI
    4. ARTICULAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS, HABILIDADES E TCTStê cê tês NO VOLUME DE 8º ANO - página XXIII
    5. SUGESTÕES DE CRONOGRAMA PARA O 8º ANO - página XXVI
  10. SUGESTÃO DE AVALIAÇÃO PARA PREPARAÇÃO A EXAMES DE LARGA ESCALA - página XXVII
    1. UNIDADE 1 - página XXVIII
    2. UNIDADE 2 - página XXVIII
    3. UNIDADE 3 - página XXIX
    4. UNIDADE 4 - página XXIX
    5. UNIDADE 5 - página XXX
    6. UNIDADE 6 - página XXX
    7. UNIDADE 7 - página XXXI
    8. UNIDADE 8 - página XXXI
    9. COMENTÁRIOS E RESOLUÇÕES - página XXXII
  11. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS - página XXXVI
  12. ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS PARA O 8º ANO - página XXXIX
    • CONHEÇA A PARTE ESPECÍFICA DESTE MANUAL - página XXXIX
  13. capa
  14. frontispício
  15. Créditos - página 2
  16. APRESENTAÇÃO - página 3
  17. CONHEÇA SEU LIVRO - página 4
  18. SUMÁRIO - página 8
  19. Unidade 1 A nutrição e o sistema digestório humano - página 12
    1. TEMA 1 A organização do corpo humano - página 14
      • Homeostase - página 15
    2. TEMA 2 A nutrição e os alimentos - página 16
    3. TEMA 3 Vitaminas e sais minerais - página 17
    4. TEMA 4 Carboidratos, lipídios e proteínas - página 18
      1. Os carboidratos - página 18
      2. Os lipídios - página 18
      3. As proteínas - página 19
    5. TEMA 5 Alimentação saudável - página 20
      1. A energia dos alimentos - página 20
      2. Necessidades energéticas - página 20
      3. Alimentação e saúde - página 22
    6. Atividades - página 24
    7. Pensar Ciência - página 25
    8. TEMA 6 O sistema digestório - página 26
      • As etapas da digestão - página 27
    9. Atividades - página 30
    10. Explore - página 31
    11. Atitudes para a vida - página 32
    12. Compreender um texto - página 34
  20. Unidade 2 Sistemas: cardiovascular, linfático e imunitário humanos - página 36
    1. TEMA 1 O sistema cardiovascular - página 38
      • Vasos sanguíneos - página 38
    2. TEMA 2 O sangue e seus componentes - página 40
      • Sangue - página 40
    3. TEMA 3 O coração - página 43
      1. A estrutura do coração - página 43
      2. Os batimentos do coração - página 44
    4. TEMA 4 A circulação do sangue - página 45
    5. Atividades - página 46
    6. Explore - página 47
    7. TEMA 5 O sistema linfático - página 48
      1. Estrutura do sistema linfático - página 48
      2. Funcionamento do sistema linfático - página 49
    8. TEMA 6 O sistema imunitário - página 50
      1. Defesas do organismo - página 50
      2. Imunização artificial - página 51
      3. Problemas relacionados ao sistema imunitário - página 52
    9. TEMA 7 A saúde dos sistemas cardiovascular e linfático - página 54
      1. Doenças do sistema cardiovascular - página 54
      2. Doenças do sistema linfático - página 55
    10. Atividades - página 56
    11. Pensar Ciência - página 57
    12. Atitudes para a vida - página 58
    13. Compreender um texto - página 60
  21. Unidade 3 Sistemas respiratório, urinário e endócrino humanos - página 62
    1. TEMA 1 O sistema respiratório - página 64
      1. As vias respiratórias - página 65
      2. Os pulmões - página 65
      3. Os movimentos respiratórios - página 65
      4. A troca de gases - página 66
      5. A saúde e o sistema respiratório - página 67
    2. TEMA 2 O sistema urinário - página 68
      1. Os rins - página 69
      2. As vias urinárias - página 69
      3. A formação da urina - página 70
      4. A saúde e o sistema urinário - página 70
    3. Atividades - página 72
    4. Explore - página 73
    5. TEMA 3 O sistema endócrino - página 74
      1. As glândulas endócrinas - página 75
      2. Saúde e o sistema endócrino - página 76
    6. Atividades - página 78
    7. Pensar Ciência - página 79
    8. Atitudes para a vida - página 80
    9. Compreender um texto - página 82
  22. Unidade 4 Reprodução e fases da vida - página 84
    1. TEMA 1 Reprodução - página 86
      1. Reprodução assexuada - página 86
      2. Reprodução sexuada - página 87
    2. TEMA 2 Adolescência - página 90
      1. As mudanças físicas na adolescência - página 90
      2. As mudanças hormonais na adolescência - página 91
      3. As mudanças comportamentais na adolescência - página 91
    3. TEMA 3 O sistema genital masculino - página 92
      • Componentes do sistema genital masculino - página 92
    4. TEMA 4 O sistema genital feminino - página 94
      • Componentes do sistema genital feminino - página 94
    5. TEMA 5 Os métodos anticoncepcionais - página 96
      1. Métodos anticoncepcionais de barreira - página 96
      2. Métodos anticoncepcionais comportamentais - página 97
      3. Métodos anticoncepcionais hormonais - página 97
      4. Métodos anticoncepcionais cirúrgicos - página 98
      5. Métodos anticoncepcionais intrauterinos - página 98
    6. TEMA 6 Infecções sexualmente transmissíveis - página 99
      • Contágio e sintomas gerais - página 99
    7. Atividades - página 102
    8. TEMA 7 O ciclo menstrual e a fecundação - página 103
      1. O ciclo menstrual - página 103
      2. A fecundação e o desenvolvimento do zigoto - página 104
      3. A menstruação e o bem-estar feminino - página 105
    9. TEMA 8 A gestação e o parto - página 106
      1. A gravidez - página 106
      2. O parto - página 108
    10. Atividades - página 109
    11. Explore - página 112
    12. Pensar Ciência - página 113
    13. Atitudes para a vida - página 114
    14. Compreender um texto - página 116
  23. Unidade 5 Forçafôrça e movimento - página 118
    1. TEMA 1 Movimento ou repouso? - página 120
      • O movimento - página 120
    2. TEMA 2 Velocidade - página 123
      1. Cálculo da velocidade média - página 123
      2. O movimento uniforme - página 125
    3. TEMA 3 Aceleração - página 126
      1. Cálculo da aceleração média - página 126
      2. Movimentos sob ação da gravidade - página 127
    4. Atividades - página 128
    5. Pensar Ciência - página 129
    6. TEMA 4 Mover, parar, deformar - página 130
      1. A origem do movimento - página 130
      2. Composição das forças - página 131
    7. TEMA 5 As leis de NewtonNiutom - página 132
      1. Inércia - página 132
      2. A primeira lei de NewtonNiutom - página 133
      3. A segunda lei de NewtonNiutom - página 134
      4. A terceira lei de NewtonNiutom - página 136
      5. Força de atrito - página 138
    8. Atividades - página 140
    9. Explore - página 141
    10. Atitudes para a vida - página 142
    11. Compreender um texto - página 144
  24. Unidade 6 Energia - página 146
    1. TEMA 1 Formasfórmas e fontes de energia - página 148
      1. As diversas formasfórmas de energia - página 148
      2. Fontes de energia - página 153
    2. TEMA 2 Transformações de energia - página 154
      • Transformação e conservação de energia - página 154
    3. Atividades - página 156
    4. Explore - página 157
    5. TEMA 3 Obtenção de energia elétrica - página 158
      • Formas de obter energia elétrica - página 159
    6. TEMA 4 Trabalho e potência - página 161
      1. O que é trabalho - página 161
      2. O que é potência - página 163
    7. Atividades - página 164
    8. Pensar Ciência - página 165
    9. Atitudes para a vida - página 166
    10. Compreender um texto - página 168
  25. Unidade 7 Eletricidade e magnetismo - página 170
    1. TEMA 1 Os fenômenos elétricos e magnéticos - página 172
      1. A natureza elétrica da matéria - página 172
      2. Corpos neutros e eletricamente carregados - página 173
    2. TEMA 2 A corrente e os dispositivos elétricos - página 174
      1. Condutores e isolantes elétricos - página 174
      2. Fios condutores e corrente elétrica - página 174
      3. Geradores e tensão elétrica - página 175
      4. Resistência elétrica - página 176
    3. TEMA 3 O circuito elétrico - página 177
      • Circuito elétrico em série ou em paralelo - página 179
    4. Atividades - página 180
    5. Explore - página 181
    6. TEMA 4 O consumo de energia elétrica - página 182
      1. O efeito Joulejáuli - página 182
      2. Potência e consumo de energia elétrica - página 183
    7. TEMA 5 O magnetismo - página 185
      1. Magnetismo natural e magnetismo artificial - página 185
      2. Campo magnético e linhas de campo - página 186
    8. Atividades - página 188
    9. Pensar Ciência - página 189
    10. Atitudes para a vida - página 190
    11. Compreender um texto - página 192
  26. Unidade 8 Sol, Terra e Lua - página 194
    1. TEMA 1 Rotação e translação da Terra - página 196
      1. O movimento de rotação - página 196
      2. O movimento de translação - página 198
    2. TEMA 2 A Lua - página 200
      1. Os movimentos da Lua - página 200
      2. Eclipses - página 203
    3. Atividades - página 205
    4. Pensar Ciência - página 206
    5. TEMA 3 Clima e tempo - página 207
      1. Fatores que influenciam o clima - página 207
      2. Previsão do tempo - página 210
    6. TEMA 4 Fenômenos climáticos e ação humana - página 212
      • Influência humana nos fenômenos climáticos - página 213
    7. Atividades - página 214
    8. Explore - página 215
    9. Atitudes para a vida - página 216
    10. Compreender um texto - página 218
  27. ► Oficinas - página 220
    1. OFICINA 1 - página 221
    2. OFICINA 2 - página 223
    3. OFICINA 3 - página 225
    4. OFICINA 4 - página 226
    5. OFICINA 5 - página 227
    6. OFICINA 6 - página 228
  28. FIQUE POR DENTRO - página 231
  29. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS - página 237
  30. TERCEIRA capa
  31. QUARTA CAPA
  32. Lista de links
  33. Lista de créditos