Contents

  1. Índice
  2. Orientações de uso
  3. Capa
  4. Segunda capa
  5. Frontispício
  6. Créditos - página II
  7. Sumário - página III
  8. ORIENTAÇÕES GERAIS - página IV
    1. BNCC: PROTAGONISMO, FORMAÇÃO INTEGRAL E INCLUSÃO - página IV
    2. PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA BNCC-LPbê êne cê cê éle pê - página VI
      1. Área de Linguagens e o componente curricular Língua Portuguesa - página VI
      2. Componente curricular: Língua Portuguesa - página X
      3. A cultura digital e os multiletramentos - página XI
    3. ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA - página XII
      1. Natureza e funcionamento das práticas de linguagem - página XII
      2. Gêneros textuais - página XIII
      3. Práticas de linguagem e eixos de integração - página XIV
      4. Campos de atuação, gêneros, objetos de conhecimento - página XVII
    4. ORGANIZAÇÃO GERAL DA COLEÇÃO - página XIX
    5. RELAÇÃO ENTRE A BNCCBê êne cê cê E OS CONTEÚDOS DESTE VOLUME - página XXV
    6. EM QUE PONTO ESTAMOS? AONDE VAMOS CHEGAR? - página LXXII
    7. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E DO ENSINO - página LXXIII
      1. A Coleção e as práticas concretas de avaliação formativa - página LXXIV
      2. A Coleção e a preparação para exames em larga escala - página LXXVI
  9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS - página LXXIX
  10. Capa
  11. Frontispício
  12. Créditos - página 2
  13. Apresentação - página 3
  14. Conheça seu livro - página 4
  15. Sumário - página 6
  16. UNIDADE 1   A sua voz pode ser ouvida! - página 10
    1. Leitura 1 - página 11
      1. Contexto - página 11
      2. Antes de ler - página 11
      3. Estudo do texto - página 12
      4. O gênero em foco - página 13
        1. Carta de reclamação - página 13
          1. A argumentação na carta de reclamação - página 13
          2. Por onde as cartas de reclamação circulam? - página 15
          3. Exercendo a cidadania - página 15
    2. Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 - página 17
      1. Linguagem verbal e não verbal - página 17
        • Linguagem e interação - página 19
    3. Leitura 2 - página 24
      1. Contexto - página 24
      2. Antes de ler - página 24
        • Recado ao Senhor 903 - página 24
      3. Estudo do texto - página 26
    4. Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 - página 28
      1. Modos diferentes de a língua funcionar - página 28
        • Fala e escrita - página 29
      2. Questões da língua - página 31
        1. Acentuação (1) - página 31
          • Palavras paroxítonas e monossílabos tônicos - página 31
    5. Oralidade - página 36
      • Jogral - página 36
    6. Produção de texto - página 38
      • Carta de reclamação - página 38
  17. UNIDADE 2   Eu conto e reconto - página 40
    1. Leitura 1 - página 41
      1. Contexto - página 41
      2. Antes de ler - página 41
        • Pedro Malasartes e a sopa de pedra - página 41
      3. Estudo do texto - página 44
      4. O gênero em foco - página 47
        1. Conto popular - página 47
          • Narrativas universais - página 47
    2. Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 - página 49
      • Ouvir e falar; ler e escrever: interagir - página 49
    3. Leitura 2 - página 55
      1. Contexto - página 55
      2. Antes de ler - página 55
        • O coelho medonho (O amigo Folhaço) - página 55
      3. Estudo do texto - página 57
    4. Oralidade - página 59
      1. A palavra em cena - página 59
        1. O público também faz o conto - página 59
        2. Da fala para a escrita - página 60
    5. Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 - página 61
      1. Escrita: tecnologia a serviço da interação e do registro - página 61
        • Práticas sociais de leitura e escrita - página 62
      2. Questões da língua - página 68
        1. Acentuação (2) - página 68
          • Palavras oxítonas e palavras proparoxítonas - página 69
    6. Produção de texto - página 72
      • Roda de contação - página 72
    7. Projeto - página 75
      1. Somos diversidade - página 75
        • Primeira etapa - página 76
  18. UNIDADE 3   Para ler a informação - página 78
    1. Leitura 1 - página 79
      1. Contexto - página 79
      2. Antes de ler - página 79
        • Ilha Henderson tem a maior quantidade de lixo do mundo - página 80
      3. Estudo do texto - página 81
      4. O gênero em foco - página 83
        1. Notícia - página 83
          • Notícia na web - página 85
    2. Oralidade - página 87
      1. Os telejornais - página 87
        1. Impossibilidade de imparcialidade total da notícia - página 87
        2. Textos jornalísticos informativos e opinativos - página 90
    3. Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 - página 92
      • Multimodalidade - página 92
    4. Leitura 2 - página 96
      1. Contexto - página 96
      2. Antes de ler - página 96
        • Número de focos de incêndio no Cerrado é o maior desde 2012 - página 96
      3. Estudo do texto - página 98
    5. Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 - página 99
      1. Classificações - página 99
        1. Classes de palavras - página 100
        2. Frase, oração e período - página 102
      2. Questões da língua - página 104
        1. Pontuação (1) - página 104
          • Ponto - página 104
    6. Produção de texto - página 107
      • Notícia - página 107
  19. UNIDADE 4   O que eu vivi - página 109
    1. Leitura 1 - página 110
      1. Contexto - página 110
      2. Antes de ler - página 110
        • Minha vida de menina - página 110
      3. Estudo do texto - página 112
      4. O gênero em foco - página 116
        1. Diário - página 116
          • As diferenças entre diário íntimo e diário ficcional - página 117
    2. Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 - página 119
      1. Verbo e suas flexões (1) - página 119
        1. Pessoa e número - página 120
        2. Tempo - página 121
    3. Leitura 2 - página 124
      1. Contexto - página 124
      2. Antes de ler - página 124
        • Transplante de menina - página 124
      3. Estudo do texto - página 126
      4. O gênero em foco - página 128
        1. Relato de experiência vivida - página 128
          • Diário e relato de experiência vivida - página 128
    4. Oralidade - página 129
      1. Memória compartilhada - página 129
        1. A atitude do público é importante! - página 130
        2. Da fala para a escrita - página 130
    5. Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 - página 131
      1. Verbo e suas flexões (2) - página 131
        1. Modos verbais - página 132
        2. Modo indicativo - página 133
      2. Questões da língua - página 139
        • Discurso direto e discurso indireto - página 139
    6. Produção de texto - página 141
      • Relato de experiência vivida - página 141
    7. Projeto - página 143
      1. Somos diversidade - página 143
        • Segunda etapa - página 143
  20. UNIDADE 5 O que acontece no palco - página 145
    1. Leitura 1 - página 146
      1. Contexto - página 146
      2. Antes de ler - página 146
        • 2POR4 - página 146
      3. Estudo do texto - página 150
      4. O gênero em foco - página 152
        1. Roteiro de peça teatral - página 152
          1. A organização do roteiro - página 153
          2. Ação! - página 154
          3. Autoria - página 155
    2. Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 - página 156
      1. Nomes (1) - página 156
        • Substantivo, adjetivo e artigo - página 159
    3. Leitura 2 - página 166
      1. Contexto - página 166
      2. Antes de ler - página 166
        • Sherazade - página 166
      3. Estudo do texto - página 169
    4. Oralidade - página 171
      1. Dar vida ao texto dramático - página 171
      2. Escuta e observação atentas - página 172
    5. Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 - página 173
      1. Nomes (2) - página 173
        • Substantivo e pronome - página 174
      2. Questões da língua - página 181
        1. Pontuação (2) - página 181
          • Travessão e dois-pontos - página 182
    6. Produção de texto - página 184
      • Roteiro de cena de peça teatral - página 184
  21. UNIDADE 6   É de tecer o conviver - página 186
    1. Leitura 1 - página 187
      1. Contexto - página 187
      2. Antes de ler - página 187
        • Cantando na chuva - página 188
      3. Estudo do texto - página 189
      4. O gênero em foco - página 192
        • Anúncio de propaganda - página 192
    2. Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 - página 194
      1. Nomes (3) - página 194
        • Numeral - página 194
      2. Os dois grandes blocos da oração: sujeito e predicado - página 197
        1. Período - página 199
        2. Período simples e período composto - página 200
    3. Leitura 2 - página 202
      1. Contexto - página 202
      2. Antes de ler - página 202
        • Dia Mundial de Zero Discriminação - página 202
      3. Estudo do texto - página 204
    4. Oralidade - página 205
      • Debate oral - página 205
    5. Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 - página 207
      1. Concordância - página 207
        1. Concordância verbal - página 208
        2. Concordância nominal - página 209
      2. Questões da língua - página 211
        1. Ortografia (1) - página 211
          1. Uso de x e chcê agá - página 211
          2. Uso de s, ssésse ésse, ç e c - página 212
    6. Produção de texto - página 215
      • Anúncio de propaganda - página 215
    7. Projeto - página 217
      1. Somos diversidade - página 217
        • Terceira etapa - página 217
  22. UNIDADE 7   A poesia do cotidiano - página 219
    1. Leitura 1 - página 220
      1. Contexto - página 220
      2. Antes de ler - página 220
        • Canção do dia de sempre - página 220
      3. Estudo do texto - página 221
      4. O gênero em foco - página 223
        • Poema - página 223
    2. Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 - página 225
      1. Formação de palavras (1) - página 225
        • Morfemas - página 226
    3. Leitura 2 - página 229
      1. Contexto - página 229
      2. Antes de ler - página 229
        1. Poema sem título 1 - página 229
        2. Poema sem título 2 - página 230
        3. Xadrez - página 230
      3. Estudo do texto - página 231
      4. O gênero em foco - página 234
        1. Poema visual - página 234
          • Texto em diálogo com o leitor e outros textos - página 234
    4. Oralidade - página 236
      1. Escuta e leitura de poemas - página 236
        1. Convite à escuta - página 236
        2. Leitura expressiva - página 237
    5. Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 - página 239
      1. Formação de palavras (2) - página 239
      2. Composição - página 239
      3. Questões da língua - página 242
        • Famílias de palavras - página 242
    6. Produção de texto - página 244
      • Poema - página 244
  23. UNIDADE 8  De verbete em verbete - página 247
    1. Leitura 1 - página 248
      1. Contexto - página 248
      2. Antes de ler - página 248
        • Plebiscito - página 248
      3. Estudo do texto - página 251
    2. Leitura 1 - página 253
      1. Contexto - página 253
      2. Antes de ler - página 253
        • Dicionário - página 254
      3. Estudo do texto - página 255
      4. O gênero em foco - página 257
        • Verbete enciclopédico - página 257
    3. Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 - página 259
      1. Verbo e suas flexões (3) - página 259
        • Modo subjuntivo - página 260
    4. Leitura 2 - página 264
      1. Contexto - página 264
      2. Antes de ler - página 264
        1. Celeuma - página 264
        2. Algarido - página 265
        3. Celeuma - página 265
        4. Labacé ou Lambacé - página 265
        5. Bumba meu boi - página 265
      3. Estudo do texto - página 266
      4. O gênero em foco - página 268
        • Verbete de dicionário - página 268
    5. Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 - página 270
      1. Período composto - página 270
        • A coordenação e a subordinação - página 270
      2. Questões da língua - página 275
        1. Ortografia (2) - página 275
          • Palavras com g, j, s e z - página 276
    6. Produção de texto - página 278
      • Verbete de dicionário - página 278
    7. Oralidade - página 280
      • Apresentação oral - página 280
    8. Projeto - página 282
      1. Somos diversidade - página 282
        1. Quarta etapa  - página 282
        2. Quinta etapa - página 285
  24. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS - página 287
  25. Terceira capa
  26. Quarta capa
  27. Lista de links
  28. Lista de créditos