Contents
Índice
Orientações de uso
Capa
Segunda capa
Frontispício
Créditos
- página II
Sumário
- página III
ORIENTAÇÕES GERAIS
- página IV
BNCC:
PROTAGONISMO, FORMAÇÃO INTEGRAL E INCLUSÃO
- página IV
PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA
BNCC-LP
bê êne cê cê éle pê
- página VI
Área de Linguagens e o componente curricular Língua Portuguesa
- página VI
Componente curricular: Língua Portuguesa
- página X
A cultura digital e os multiletramentos
- página XI
ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA
- página XII
Natureza e funcionamento das práticas de linguagem
- página XII
Gêneros textuais
- página XIII
Práticas de linguagem e eixos de integração
- página XIV
Campos de atuação, gêneros, objetos de conhecimento
- página XVII
ORGANIZAÇÃO GERAL DA COLEÇÃO
- página XIX
RELAÇÃO ENTRE A
BNCC
Bê êne cê cê
E OS CONTEÚDOS DESTE VOLUME
- página XXV
EM QUE PONTO ESTAMOS? AONDE VAMOS CHEGAR?
- página LXXII
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E DO ENSINO
- página LXXIII
A Coleção e as práticas concretas de avaliação formativa
- página LXXIV
A Coleção e a preparação para exames em larga escala
- página LXXVI
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS
- página LXXIX
Capa
Frontispício
Créditos
- página 2
Apresentação
- página 3
Conheça seu livro
- página 4
Sumário
- página 6
UNIDADE 1
A
sua voz pode ser ouvida!
- página 10
Leitura 1
- página 11
Contexto
- página 11
Antes de ler
- página 11
E
studo do texto
- página 12
O gênero em foco
- página 13
Carta de reclamação
- página 13
A argumentação na carta de reclamação
- página 13
Por onde as cartas de reclamação circulam?
- página 15
Exercendo a cidadania
- página 15
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1
- página 17
Linguagem verbal e não verbal
- página 17
Linguagem e interação
- página 19
Leitura 2
- página 24
Contexto
- página 24
Antes de ler
- página 24
Recado ao Senhor 903
- página 24
E
studo do texto
- página 26
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2
- página 28
Modos diferentes de a língua funcionar
- página 28
Fala e escrita
- página 29
Questões da língua
- página 31
Acentuação (1)
- página 31
Palavras paroxítonas e monossílabos tônicos
- página 31
Oralidade
- página 36
Jogral
- página 36
Produção de texto
- página 38
Carta de reclamação
- página 38
UNIDADE 2
E
u conto e reconto
- página 40
Leitura 1
- página 41
Contexto
- página 41
Antes de ler
- página 41
Pedro Malasartes e a sopa de pedra
- página 41
E
studo do texto
- página 44
O gênero em foco
- página 47
Conto popular
- página 47
Narrativas universais
- página 47
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1
- página 49
Ouvir e falar; ler e escrever: interagir
- página 49
Leitura 2
- página 55
Contexto
- página 55
Antes de ler
- página 55
O coelho medonho (O amigo Folhaço)
- página 55
E
studo do texto
- página 57
Oralidade
- página 59
A palavra em cena
- página 59
O público também faz o conto
- página 59
Da fala para a escrita
- página 60
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2
- página 61
Escrita: tecnologia a serviço da interação e do registro
- página 61
Práticas sociais de leitura e escrita
- página 62
Questões da língua
- página 68
Acentuação (2)
- página 68
Palavras oxítonas e palavras proparoxítonas
- página 69
Produção de texto
- página 72
Roda de contação
- página 72
Projeto
- página 75
Somos diversidade
- página 75
Primeira etapa
- página 76
UNIDADE 3
P
ara ler a informação
- página 78
Leitura 1
- página 79
Contexto
- página 79
Antes de ler
- página 79
Ilha Henderson tem a maior quantidade de lixo do mundo
- página 80
E
studo do texto
- página 81
O gênero em foco
- página 83
Notícia
- página 83
Notícia na
web
- página 85
Oralidade
- página 87
Os telejornais
- página 87
Impossibilidade de imparcialidade total da notícia
- página 87
Textos jornalísticos informativos e opinativos
- página 90
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1
- página 92
Multimodalidade
- página 92
Leitura 2
- página 96
Contexto
- página 96
Antes de ler
- página 96
Número de focos de incêndio no Cerrado é o maior desde 2012
- página 96
E
studo do texto
- página 98
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2
- página 99
Classificações
- página 99
Classes de palavras
- página 100
Frase, oração e período
- página 102
Questões da língua
- página 104
Pontuação (1)
- página 104
Ponto
- página 104
Produção de texto
- página 107
Notícia
- página 107
UNIDADE 4
O
que eu vivi
- página 109
Leitura 1
- página 110
Contexto
- página 110
Antes de ler
- página 110
Minha vida de menina
- página 110
E
studo do texto
- página 112
O gênero em foco
- página 116
Diário
- página 116
As diferenças entre diário íntimo e diário ficcional
- página 117
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1
- página 119
Verbo e suas flexões (1)
- página 119
Pessoa e número
- página 120
Tempo
- página 121
Leitura 2
- página 124
Contexto
- página 124
Antes de ler
- página 124
Transplante de menina
- página 124
E
studo do texto
- página 126
O gênero em foco
- página 128
Relato de experiência vivida
- página 128
Diário e relato de experiência vivida
- página 128
Oralidade
- página 129
Memória compartilhada
- página 129
A atitude do público é importante!
- página 130
Da fala para a escrita
- página 130
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2
- página 131
Verbo e suas flexões (2)
- página 131
Modos verbais
- página 132
Modo indicativo
- página 133
Questões da língua
- página 139
Discurso direto e discurso indireto
- página 139
Produção de texto
- página 141
Relato de experiência vivida
- página 141
Projeto
- página 143
Somos diversidade
- página 143
Segunda etapa
- página 143
UNIDADE 5 O
que acontece no palco
- página 145
Leitura 1
- página 146
Contexto
- página 146
Antes de ler
- página 146
2POR4
- página 146
E
studo do texto
- página 150
O gênero em foco
- página 152
Roteiro de peça teatral
- página 152
A organização do roteiro
- página 153
Ação!
- página 154
Autoria
- página 155
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1
- página 156
Nomes (1)
- página 156
Substantivo, adjetivo e artigo
- página 159
Leitura 2
- página 166
Contexto
- página 166
Antes de ler
- página 166
Sherazade
- página 166
E
studo do texto
- página 169
Oralidade
- página 171
Dar vida ao texto dramático
- página 171
Escuta e observação atentas
- página 172
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2
- página 173
Nomes (2)
- página 173
Substantivo e pronome
- página 174
Questões da língua
- página 181
Pontuação (2)
- página 181
Travessão e dois-pontos
- página 182
Produção de texto
- página 184
Roteiro de cena de peça teatral
- página 184
UNIDADE 6
É
de tecer o conviver
- página 186
Leitura 1
- página 187
Contexto
- página 187
Antes de ler
- página 187
Cantando na chuva
- página 188
E
studo do texto
- página 189
O gênero em foco
- página 192
Anúncio de propaganda
- página 192
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1
- página 194
Nomes (3)
- página 194
Numeral
- página 194
Os dois grandes blocos da oração: sujeito e predicado
- página 197
Período
- página 199
Período simples e período composto
- página 200
Leitura 2
- página 202
Contexto
- página 202
Antes de ler
- página 202
Dia Mundial de Zero Discriminação
- página 202
E
studo do texto
- página 204
Oralidade
- página 205
Debate oral
- página 205
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2
- página 207
Concordância
- página 207
Concordância verbal
- página 208
Concordância nominal
- página 209
Questões da língua
- página 211
Ortografia (1)
- página 211
Uso de
x
e
ch
cê agá
- página 211
Uso de
s
,
ss
ésse ésse
,
ç
e
c
- página 212
Produção de texto
- página 215
Anúncio de propaganda
- página 215
Projeto
- página 217
Somos diversidade
- página 217
Terceira etapa
- página 217
UNIDADE 7
A
poesia do cotidiano
- página 219
Leitura 1
- página 220
Contexto
- página 220
Antes de ler
- página 220
Canção do dia de sempre
- página 220
E
studo do texto
- página 221
O gênero em foco
- página 223
Poema
- página 223
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1
- página 225
Formação de palavras (1)
- página 225
Morfemas
- página 226
Leitura 2
- página 229
Contexto
- página 229
Antes de ler
- página 229
Poema sem título 1
- página 229
Poema sem título 2
- página 230
Xadrez
- página 230
E
studo do texto
- página 231
O gênero em foco
- página 234
Poema visual
- página 234
Texto em diálogo com o leitor e outros textos
- página 234
Oralidade
- página 236
Escuta e leitura de poemas
- página 236
Convite à escuta
- página 236
Leitura expressiva
- página 237
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2
- página 239
Formação de palavras (2)
- página 239
Composição
- página 239
Questões da língua
- página 242
Famílias de palavras
- página 242
Produção de texto
- página 244
Poema
- página 244
UNIDADE 8
D
e verbete em verbete
- página 247
Leitura 1
- página 248
Contexto
- página 248
Antes de ler
- página 248
Plebiscito
- página 248
E
studo do texto
- página 251
Leitura 1
- página 253
Contexto
- página 253
Antes de ler
- página 253
Dicionário
- página 254
E
studo do texto
- página 255
O gênero em foco
- página 257
Verbete enciclopédico
- página 257
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1
- página 259
Verbo e suas flexões (3)
- página 259
Modo subjuntivo
- página 260
Leitura 2
- página 264
Contexto
- página 264
Antes de ler
- página 264
Celeuma
- página 264
Algarido
- página 265
Celeuma
- página 265
Labacé ou Lambacé
- página 265
Bumba meu boi
- página 265
E
studo do texto
- página 266
O gênero em foco
- página 268
Verbete de dicionário
- página 268
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2
- página 270
Período composto
- página 270
A coordenação e a subordinação
- página 270
Questões da língua
- página 275
Ortografia (2)
- página 275
Palavras com
g
,
j
,
s
e
z
- página 276
Produção de texto
- página 278
Verbete de dicionário
- página 278
O
ralidade
- página 280
Apresentação oral
- página 280
Projeto
- página 282
Somos diversidade
- página 282
Quarta etapa
- página 282
Quinta etapa
- página 285
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS
- página 287
Terceira capa
Quarta capa
Lista de links
Lista de créditos