Sumário

ORIENTAÇÕES GERAIS quatro

BNCC: PROTAGONISMO, FORMAÇÃO INTEGRAL E INCLUSÃO quatro

PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA BNCC-LP seis

Área de Linguagens e o componente curricular Língua Portuguesa seis

Componente curricular: Língua Portuguesa dez

A cultura digital e os multiletramentos onze

ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA doze

Natureza e funcionamento das práticas de linguagem doze

Gêneros textuais treze

Práticas de linguagem e eixos de integração catorze

Campos de atuação, gêneros, objetos de conhecimento dezessete

ORGANIZAÇÃO GERAL DA COLEÇÃO dezenove

RELAÇÃO ENTRE A BNCC E OS CONTEÚDOS DESTE VOLUME vinte e cinco

EM QUE PONTO ESTAMOS? AONDE VAMOS CHEGAR? setenta e cinco

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E DO ENSINO setenta e seis

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS setenta e nove

ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS 1