10
- CAPÍTULO 1. BRINCAR É UMA ARTE
LEGENDA: ROCHLITZ, BARBARA. BRINCANDO. 2007. ÓLEO SOBRE TELA, 30 CM × 50 CM. GALERIA JACQUES ARDIES, SÃO PAULO (SP). FIM DA LEGENDA.
11
Boxe complementar:
O QUE EU VEJO
CONVERSE COM OS COLEGAS.
- VOCÊ CONHECE OS BRINQUEDOS E AS BRINCADEIRAS MOSTRADOS NA IMAGEM?
- VOCÊ JÁ BRINCOU COM ALGUM DESSES BRINQUEDOS?
- SERÁ QUE AS BRINCADEIRAS SÃO IGUAIS EM TODOS OS PAÍSES?
- VOCÊ E SEUS COLEGAS BRINCAM DO MESMO JEITO QUE BRINCAVAM SEUS PAIS OU SEUS AVÓS?
- VOCÊ SABIA QUE BRINCAR É UM DIREITO DE TODAS AS CRIANÇAS?
Fim do complemento.
12
BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
BOLAS E BONECAS
MESMO COM OS JOGOS ELETRÔNICOS, AS CRIANÇAS AINDA SE DIVERTEM COM BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS QUE TÊM ORIGEM MUITO ANTIGA.
AS BOLAS, POR EXEMPLO, JÁ EXISTIAM NO EGITO ANTIGO. ELAS ERAM FEITAS DE COURO E PREENCHIDAS COM PALHA.
OS MAIAS, QUE VIVIAM ONDE HOJE É O MÉXICO, FAZIAM BOLAS DE BORRACHA.
A FORMA DE JOGAR BOLA VARIAVA. POR EXEMPLO, ENQUANTO OS EGÍPCIOS USAVAM TACOS DE MADEIRA, OS MAIAS USAVAM AS MÃOS E OS PÉS.
LEGENDA: BOLA EGÍPCIA. CERCA DE 1550-1295 A.C. COURO E PALHA, DIÂMETRO: 7 CM. MUSEU METROPOLITANO DE ARTE, NOVA YORK, EUA. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: ESCULTURA MAIA. CERCA DE 100 A.C. CERÂMICA, ALTURA: 49,8 CM. MUSEU METROPOLITANO DE ARTE, NOVA YORK, EUA. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: DETALHE DE PINTURA MURAL DE TUMBA EGÍPCIA RETRATANDO UM JOGO DE BOLA. CERCA DE 1980-1790 A.C. EGITO. FIM DA LEGENDA.
13
AS BONECAS TAMBÉM SÃO BRINQUEDOS MUITO ANTIGOS. ERAM FEITAS DE MATERIAIS VARIADOS, COMO MADEIRA, ARGILA , TECIDO, METAL E FIBRA DE PLANTAS.
LEGENDA: BONECA EGÍPCIA. CERCA DE 2030-1802 A.C. MADEIRA, BARRO, CORDÃO DE LINHO E TINTA, ALTURA: 22,8 CM. MUSEU METROPOLITANO DE ARTE, NOVA YORK, EUA. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: BONECA GREGA COM PERNAS E BRAÇOS MÓVEIS. CERCA DE 500 A.C. TERRACOTA E METAL, ALTURA: 12 CM. MUSEU METROPOLITANO DE ARTE, NOVA YORK, EUA. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: BONECA CHANCAY – ARTE PERUANA. CERCA DE 1100-1400. LÃ, PALHA E PENAS, ALTURA: 26,5 CM. MUSEU VICTORIAN COTTAGE, ILLINOIS, EUA. FIM DA LEGENDA.
14
BRINCADEIRAS
MUITAS BRINCADEIRAS FORAM TRAZIDAS PARA O BRASIL EM ÉPOCAS DIFERENTES E POR PESSOAS DE VÁRIOS PAÍSES.
JÁ OUTRAS BRINCADEIRAS FORAM CRIADAS PELOS INDÍGENAS QUE MORAVAM NO BRASIL ANTES DA CHEGADA DOS PORTUGUESES, SEGUNDO ACREDITAM ALGUNS ESTUDIOSOS.
LEGENDA: CRIANÇAS BRINCANDO DE RODA. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: MENINO PULANDO CORDA. FIM DA LEGENDA.
ATUALMENTE, ESSAS BRINCADEIRAS FAZEM PARTE DAS NOSSAS TRADIÇÕES E AS CRIANÇAS AINDA GOSTAM MUITO DELAS.
QUE TAL CONHECER A ORIGEM DE ALGUMAS DESSAS BRINCADEIRAS?
LEGENDA: MENINA BRINCANDO DE CAMA DE GATO. FIM DA LEGENDA.
15
AMARELINHA
ESSA BRINCADEIRA TEVE ORIGEM NA ANTIGA ROMA, ONDE HOJE É A ITÁLIA.
AS CRIANÇAS BRINCAM DE AMARELINHA EM UM DESENHO FEITO NO CHÃO, FORMADO POR “CASAS” NUMERADAS.
O PARTICIPANTE JOGA UMA PEDRINHA EM UMA DESSAS CASAS. DEPOIS, PULA DE CASA EM CASA, EM UM PÉ OU DOIS PÉS, ATÉ CHEGAR À ÚLTIMA CASA. MAS NÃO PODE PISAR NA CASA ONDE ESTÁ A PEDRINHA.
NESTA REPRODUÇÃO DO QUADRO DE BARBARA ROCHLITZ, A MENINA BRINCA DE AMARELINHA NO DESENHO FEITO COM GIZ DE LOUSA NA CALÇADA.
LEGENDA: ROCHLITZ, BARBARA. AMARELINHA. 2008. ÓLEO SOBRE TELA, 30 CM × 40 CM. GALERIA JACQUES ARDIES, SÃO PAULO (SP). FIM DA LEGENDA.
16
CIRANDA, CIRANDINHA
A CIRANDA FOI TRAZIDA DE PORTUGAL E ERA DANÇADA APENAS POR ADULTOS, MAS LOGO PASSOU A SER IMITADA PELAS CRIANÇAS E SE TORNOU UMA BRINCADEIRA POPULAR.
LEGENDA: CRUZ, IVAN. CIRANDA II . 2005. ACRÍLICA SOBRE TELA, 30 CM × 40 CM. COLEÇÃO PARTICULAR. FIM DA LEGENDA.
OS PARTICIPANTES GIRAM DE MÃOS DADAS, CANTAM CANTIGAS DE RODA E FAZEM PASSOS PRÓPRIOS DE CADA UMA DESSAS CANTIGAS. LEIA A CANTIGA A SEGUIR.
MEU LIMÃO, MEU LIMOEIRO
MEU LIMÃO, MEU LIMOEIRO,
MEU PÉ DE JACARANDÁ,
UMA VEZ, TINDOLELÊ,
OUTRA VEZ, TINDOLALÁ.
DA TRADIÇÃO POPULAR.
17
PULAR CORDA
NÃO SE SABE AO CERTO A ORIGEM DA BRINCADEIRA DE PULAR CORDA. OS ESTUDIOSOS ACREDITAM QUE FORAM OS INDÍGENAS QUE FIZERAM ESSA BRINCADEIRA FICAR POPULAR NO BRASIL.
PARA BRINCAR, DUAS PESSOAS BATEM UMA CORDA NO CHÃO ENQUANTO OUTRAS PULAM.
LEGENDA: FERRARI, RICARDO. QUINTAL. 2013. ÓLEO SOBRE TELA, 60 CM × 100 CM. COLEÇÃO PARTICULAR. FIM DA LEGENDA.
NESSA BRINCADEIRA, OS SALTOS PODEM SER MARCADOS POR UMA PARLENDA QUE OS PARTICIPANTES RECITAM. VEJA UM EXEMPLO:
SALADA, SALADINHA
SALADA, SALADINHA
BEM TEMPERADINHA
COM SAL, PIMENTA,
FOGO, FOGUINHO, FOGÃO!
DA TRADIÇÃO POPULAR.
18
CAMA DE GATO
OS INDÍGENAS KALAPALO GOSTAM MUITO DA BRINCADEIRA DA CAMA DE GATO. ELES CHAMAM ESSA BRINCADEIRA DE KETINHO MITSELÜ.
ESSES INDÍGENAS USAM UM FIO COMPRIDO FEITO DE PALHA DE PALMEIRA TORCIDA E AMARRADA NAS PONTAS.
ELES ENTRELAÇAM O FIO COM OS DEDOS PARA FORMAR DIVERSAS FIGURAS. OBSERVE.
LEGENDA: CAMA DE GATO FEITA COM FIBRA DE PALMEIRA. FIGURA DE MORCEGO. INDÍGENAS KALAPALO, ALDEIA AIHA. PARQUE INDÍGENA DO XINGU (MT), 2011. FIM DA LEGENDA.
ESSA BRINCADEIRA PODE SER FEITA POR UMA OU MAIS PESSOAS, MAS GERALMENTE É FEITA EM DUPLA.
LEGENDA: MENINAS BRINCANDO DE CAMA DE GATO. FIM DA LEGENDA.
19
TERRA-MAR
EM MOÇAMBIQUE, NA ÁFRICA, AS CRIANÇAS GOSTAM DE UMA BRINCADEIRA CHAMADA TERRA-MAR.
ELAS RISCAM UMA LINHA RETA NO CHÃO. DE UM LADO, ESCREVEM TERRA. DO OUTRO, ESCREVEM MAR. DEPOIS, ESCOLHEM QUEM VAI COMANDAR A BRINCADEIRA.
TODAS FICAM DO LADO TERRA. QUANDO OUVIREM O COMANDANTE DIZER “MAR”, TODAS DEVEM PULAR PARA O LADO ESCRITO MAR. QUANDO OUVIREM “TERRA”, ELAS PULAM PARA O LADO OPOSTO.
QUEM PULAR PARA O LADO ERRADO SAI DA BRINCADEIRA. QUEM NÃO ERRAR ATÉ O FINAL É O VENCEDOR.
LEGENDA: CRIANÇAS BRINCANDO DE TERRA-MAR EM CONDOMÍNIO EM SÃO PAULO (SP), 2018. FIM DA LEGENDA.
20
CONVERSE COM OS COLEGAS. DEPOIS, REGISTRE SUAS RESPOSTAS.
- VOCÊ CONHECIA ALGUMA DESSAS BRINCADEIRAS?
( ) SIM
( ) NÃO
- VOCÊ SABE ONDE FICAM ITÁLIA, PORTUGAL E MOÇAMBIQUE?
( ) SIM
( ) NÃO
- VOCÊ CONHECE ALGUMA CANTIGA DE RODA OU PARLENDA? SE CONHECE, DITE PARA O PROFESSOR E DEPOIS ESCREVA A SEGUIR. _____.
- DESENHE A BRINCADEIRA QUE VOCÊ MAIS GOSTOU DE APRENDER.
_____
- PERGUNTE A UM FAMILIAR QUAL ERA A BRINCADEIRA FAVORITA DELE NA INFÂNCIA. ESCREVA QUEM É ELE E O NOME DA BRINCADEIRA.
21
Boxe complementar:
MÃOS À OBRA
QUE TAL EXPERIMENTAR UMA DAS BRINCADEIRAS MOSTRADAS AQUI NO LIVRO?
SIGA O ROTEIRO COM A ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR.
- ORGANIZEM-SE EM DOIS GRUPOS NO PÁTIO DA ESCOLA. CADA GRUPO ESCOLHE UMA BRINCADEIRA DIFERENTE.
- HÁ NO GRUPO ALGUM COLEGA COM DEFICIÊNCIA OU COM NECESSIDADES ESPECIAIS? ALGUMA DESSAS NECESSIDADES DIFICULTA A PARTICIPAÇÃO DELE NA BRINCADEIRA?
- COMO PODEMOS ADAPTAR AS REGRAS PARA QUE TODOS CONSIGAM SE DIVERTIR E APROVEITAR A BRINCADEIRA IGUALMENTE?
- BRINQUEM SEGUINDO AS ADAPTAÇÕES INVENTADAS PELO GRUPO.
DEPOIS DE BRINCAR, CONVERSE COM O PROFESSOR E A TURMA.
- VOCÊ ACHA IMPORTANTE PRESERVAR AS BRINCADEIRAS ANTIGAS? POR QUÊ?
- COMO VOCÊ SE SENTIU AO RECRIAR UMA BRINCADEIRA TRADICIONAL? O QUE MUDOU NA BRINCADEIRA?
- VOCÊ ACHA QUE REINVENTAR TAMBÉM É UM JEITO DE PRESERVAR AS BRINCADEIRAS TRADICIONAIS? EXPLIQUE.
Fim do complemento.
22
ARTE NAÏF
AS OBRAS DE ARTE APRESENTADAS NESTE CAPÍTULO SÃO CONHECIDAS COMO ARTE NAÏF OU ARTE INGÊNUA .
NA PINTURA NAÏF, AS CORES SÃO FORTES E ALEGRES. OS ELEMENTOS SÃO RETRATADOS COM MUITOS DETALHES E OS TRAÇOS SÃO SIMPLES.
OS TEMAS PRINCIPAIS DA PINTURA NAÏF SÃO AS FESTAS, A NATUREZA E AS ATIVIDADES DAS PESSOAS.
LEGENDA: LEITE, VANICE AYRES. BOLINHAS DE SABÃO. 2015. NANQUIM COLORIDO SOBRE PAPEL, 30 CM × 42 CM. GALERIA JACQUES ARDIES, SÃO PAULO (SP). FIM DA LEGENDA.
OS ARTISTAS NAÏF, EM GERAL, NÃO FREQUENTAM ESCOLAS DE ARTE. ELES COSTUMAM APRENDER A PINTAR OU A DESENHAR OBSERVANDO OUTROS ARTISTAS MAIS EXPERIENTES.
23
CONVERSE COM OS COLEGAS. DEPOIS, REGISTRE SUAS RESPOSTAS.
- VOCÊ JÁ BRINCOU DE BOLINHAS DE SABÃO?
( ) SIM
( ) NÃO
- MARQUE AS CORES QUE APARECEM NA OBRA BOLINHAS DE SABÃO.
( ) VERDE
( ) VERMELHA
( ) LARANJA
( ) MARROM
( ) AZUL
( ) AMARELA
( ) PRETA
( ) ROSA
- FAÇA UM DESENHO NO QUADRO E PINTE COM A SUA COR FAVORITA.
_____
- FORME UM GRUPO COM DOIS COLEGAS E ESCOLHAM UMA DAS OBRAS DESTE CAPÍTULO COMO PONTO DE PARTIDA PARA INVENTAR UMA HISTÓRIA E CONTAR PARA A TURMA.
24
LEGENDAS
VOCÊ NOTOU QUE PERTO DE CADA IMAGEM DE OBRA DE ARTE HÁ UM TEXTO COM ALGUMAS INFORMAÇÕES?
OBSERVE NA IMAGEM ABAIXO UM DESSES TEXTOS.
LEGENDA: DIAS, ANA MARIA. ESCONDE-ESCONDE. 2014. ACRÍLICA SOBRE TELA, 30 CM × 40 CM. GALERIA JACQUES ARDIES, SÃO PAULO (SP). FIM DA LEGENDA.
ESSE TEXTO É CHAMADO DE LEGENDA E TRAZ INFORMAÇÕES SOBRE A OBRA.
NA LEGENDA, O NOME DO AUTOR DA OBRA VEM INVERTIDO. PRIMEIRO O SOBRENOME E DEPOIS O NOME. OBSERVE A LEGENDA DA OBRA ESCONDE-ESCONDE.
NOME DO AUTOR: DIAS, ANA MARIA.
TÍTULO DA OBRA: ESCONDE-ESCONDE.
ANO DE CRIAÇÃO DA OBRA: 2014.
TÉCNICA: ACRÍLICA SOBRE TELA,
TAMANHO DA OBRA: 30 CM × 40 CM.
LUGAR ONDE ESTÁ: GALERIA JACQUES ARDIES, SÃO PAULO (SP).
25
COM A ARTE TAMBÉM SE BRINCA
OBSERVE A IMAGEM.
LEGENDA: INSTALAÇÃO UNIVERSO BEBÊ II LAB 2006/2008 (INTERIOR), DO ARTISTA ERNESTO NETO NA EXPOSIÇÃO ARTE PARA CRIANÇAS. MUSEU VALE DO RIO DOCE, VILA VELHA (ES), 2010. FIM DA LEGENDA.
- O QUE VOCÊ VÊ NA FOTOGRAFIA? DITE PARA O PROFESSOR E COPIE NO ESPAÇO ABAIXO. _____.
- ISSO SE PARECE COM UM BRINQUEDO? QUAL? _____.
- VOCÊ JÁ VISITOU ALGUMA EXPOSIÇÃO EM QUE PUDESSE ENTRAR E TOCAR NAS OBRAS DE ARTE? COMO FOI?
- NA SUA OPINIÃO, UM OBJETO ARTÍSTICO TAMBÉM PODE SER UM BRINQUEDO? DÊ UM EXEMPLO.
Boxe complementar:
MÃOS À OBRA
QUE TAL CRIAR UMA ESCULTURA INTERATIVA COM FIOS PARA BRINCAR?
VOCÊ E SUA TURMA VÃO FAZER UM PASSEIO PELOS ESPAÇOS LIVRES DA ESCOLA PARA ESCOLHER O LOCAL ONDE SERÁ INSTALADA A ESCULTURA. SIGAM AS INSTRUÇÕES DO PROFESSOR.
Fim do complemento.