10

  1. CAPÍTULO 1. BRINCAR É UMA ARTE
Imagem: Pintura. Em um parque com grama, arbustos, flores e árvores, muitas crianças brincam. Ao centro, há um banco de areia onde com brinquedos e onde estão uma menina de pé e um menino próximo do lado de fora. Ao redor, uma menina brinca de bola, outra segura uma peteca e uma terceira segura pirulito e brinca de ioiô. Do lado direito, três meninos jogam bola e uma mulher está sentada em um banco ao lado de bolsas e oferece uma banana para uma menina que puxa um carrinho.  Fim da imagem.

LEGENDA: ROCHLITZ, BARBARA. BRINCANDO. 2007. ÓLEO SOBRE TELA, 30 CM × 50 CM. GALERIA JACQUES ARDIES, SÃO PAULO (SP). FIM DA LEGENDA.

11

Boxe complementar:

O QUE EU VEJO

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

CONVERSE COM OS COLEGAS.

  1. VOCÊ CONHECE OS BRINQUEDOS E AS BRINCADEIRAS MOSTRADOS NA IMAGEM?
  1. VOCÊ JÁ BRINCOU COM ALGUM DESSES BRINQUEDOS?
  1. SERÁ QUE AS BRINCADEIRAS SÃO IGUAIS EM TODOS OS PAÍSES?
  1. VOCÊ E SEUS COLEGAS BRINCAM DO MESMO JEITO QUE BRINCAVAM SEUS PAIS OU SEUS AVÓS?
  1. VOCÊ SABIA QUE BRINCAR É UM DIREITO DE TODAS AS CRIANÇAS?

Fim do complemento.

12

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS

BOLAS E BONECAS

MESMO COM OS JOGOS ELETRÔNICOS, AS CRIANÇAS AINDA SE DIVERTEM COM BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS QUE TÊM ORIGEM MUITO ANTIGA.

AS BOLAS, POR EXEMPLO, JÁ EXISTIAM NO EGITO ANTIGO. ELAS ERAM FEITAS DE COURO E PREENCHIDAS COM PALHA.

OS MAIAS, QUE VIVIAM ONDE HOJE É O MÉXICO, FAZIAM BOLAS DE BORRACHA.

A FORMA DE JOGAR BOLA VARIAVA. POR EXEMPLO, ENQUANTO OS EGÍPCIOS USAVAM TACOS DE MADEIRA, OS MAIAS USAVAM AS MÃOS E OS PÉS.

Imagem: Fotografia. Bola de couro com espessura amarela lisa e costura na superfície. Fim da imagem.

LEGENDA: BOLA EGÍPCIA. CERCA DE 1550-1295 A.C. COURO E PALHA, DIÂMETRO: 7 CM. MUSEU METROPOLITANO DE ARTE, NOVA YORK, EUA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Escultura de um homem sentado com as pernas cruzadas, sem camisa e as mãos à frente do corpo segurando uma pequena bola. O contorno da cabeça é comprido, com o nariz afilado grande, boca aberta, olhos pequenos e pequeno chapéu.  Fim da imagem.

LEGENDA: ESCULTURA MAIA. CERCA DE 100 A.C. CERÂMICA, ALTURA: 49,8 CM. MUSEU METROPOLITANO DE ARTE, NOVA YORK, EUA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Superfície de aspecto áspero que apresenta o desenho de duas pessoas de pele escura, seminus e que seguram varas que empurram uma mesma bola no chão.  Fim da imagem.

LEGENDA: DETALHE DE PINTURA MURAL DE TUMBA EGÍPCIA RETRATANDO UM JOGO DE BOLA. CERCA DE 1980-1790 A.C. EGITO. FIM DA LEGENDA.

13

AS BONECAS TAMBÉM SÃO BRINQUEDOS MUITO ANTIGOS. ERAM FEITAS DE MATERIAIS VARIADOS, COMO MADEIRA, ARGILA , TECIDO, METAL E FIBRA DE PLANTAS.

Imagem: Fotografia. Uma boneca feita de madeira com corpo alongado e fino, curva na extremidade e geométrico na região da cabeça, com cabelo trançado e volumoso. Na superfície do corpo há desenhos entalhados.  Fim da imagem.

LEGENDA: BONECA EGÍPCIA. CERCA DE 2030-1802 A.C. MADEIRA, BARRO, CORDÃO DE LINHO E TINTA, ALTURA: 22,8 CM. MUSEU METROPOLITANO DE ARTE, NOVA YORK, EUA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma boneca de uma mulher de pé com braços e pernas longas, detalhes pintados sobre a vestimenta, membros unidos com arame, cabelo longo e um acessório sobre a cabeça.  Fim da imagem.

LEGENDA: BONECA GREGA COM PERNAS E BRAÇOS MÓVEIS. CERCA DE 500 A.C. TERRACOTA E METAL, ALTURA: 12 CM. MUSEU METROPOLITANO DE ARTE, NOVA YORK, EUA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma boneca que apresenta pernas curtas, volumosa roupa de tecidos, traços destacados no rosto, braços curtos e o cabelo apresenta um penteado com quatro longas estruturas firmes para o alto compostas com bolas de tecido.  Fim da imagem.

LEGENDA: BONECA CHANCAY – ARTE PERUANA. CERCA DE 1100-1400. LÃ, PALHA E PENAS, ALTURA: 26,5 CM. MUSEU VICTORIAN COTTAGE, ILLINOIS, EUA. FIM DA LEGENDA.

14

BRINCADEIRAS

MUITAS BRINCADEIRAS FORAM TRAZIDAS PARA O BRASIL EM ÉPOCAS DIFERENTES E POR PESSOAS DE VÁRIOS PAÍSES.

JÁ OUTRAS BRINCADEIRAS FORAM CRIADAS PELOS INDÍGENAS QUE MORAVAM NO BRASIL ANTES DA CHEGADA DOS PORTUGUESES, SEGUNDO ACREDITAM ALGUNS ESTUDIOSOS.

Imagem: Fotografia. Em uma área gramada, oito crianças de pé estão de mãos dadas formando uma roda. Fim da imagem.

LEGENDA: CRIANÇAS BRINCANDO DE RODA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. No pátio de uma escola, três crianças uniformizadas brincam de pular corda. Fim da imagem.

LEGENDA: MENINO PULANDO CORDA. FIM DA LEGENDA.

ATUALMENTE, ESSAS BRINCADEIRAS FAZEM PARTE DAS NOSSAS TRADIÇÕES E AS CRIANÇAS AINDA GOSTAM MUITO DELAS.

QUE TAL CONHECER A ORIGEM DE ALGUMAS DESSAS BRINCADEIRAS?

Imagem: Fotografia. Uma menina sorri enquanto está com as mãos espalmadas paralelas e com um cordão preso entrelaçado entre elas.  Fim da imagem.

LEGENDA: MENINA BRINCANDO DE CAMA DE GATO. FIM DA LEGENDA.

15

AMARELINHA

ESSA BRINCADEIRA TEVE ORIGEM NA ANTIGA ROMA, ONDE HOJE É A ITÁLIA.

AS CRIANÇAS BRINCAM DE AMARELINHA EM UM DESENHO FEITO NO CHÃO, FORMADO POR “CASAS” NUMERADAS.

O PARTICIPANTE JOGA UMA PEDRINHA EM UMA DESSAS CASAS. DEPOIS, PULA DE CASA EM CASA, EM UM PÉ OU DOIS PÉS, ATÉ CHEGAR À ÚLTIMA CASA. MAS NÃO PODE PISAR NA CASA ONDE ESTÁ A PEDRINHA.

NESTA REPRODUÇÃO DO QUADRO DE BARBARA ROCHLITZ, A MENINA BRINCA DE AMARELINHA NO DESENHO FEITO COM GIZ DE LOUSA NA CALÇADA.

Imagem: Pintura. Destaque de pequenas casas térreas de fachada colorida com portas e janelas com acesso direto à rua. Na via, um grupo de quatro crianças brinca de bola próximo de uma pedestre. Na calçada, duas meninas brincam de amarelinha ao lado de uma senhora com cestos que conversa com uma mulher na janela dentro de uma das casas. Ao redor, árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: ROCHLITZ, BARBARA. AMARELINHA. 2008. ÓLEO SOBRE TELA, 30 CM × 40 CM. GALERIA JACQUES ARDIES, SÃO PAULO (SP). FIM DA LEGENDA.

16

CIRANDA, CIRANDINHA

A CIRANDA FOI TRAZIDA DE PORTUGAL E ERA DANÇADA APENAS POR ADULTOS, MAS LOGO PASSOU A SER IMITADA PELAS CRIANÇAS E SE TORNOU UMA BRINCADEIRA POPULAR.

Imagem: Pintura. Sete crianças de roupas coloridas, meninos e meninas, estão de mãos dadas formando uma roda em um espaço amplo. Ao fundo, casas térreas coloridas e postes.  Fim da imagem.

LEGENDA: CRUZ, IVAN. CIRANDA II . 2005. ACRÍLICA SOBRE TELA, 30 CM × 40 CM. COLEÇÃO PARTICULAR. FIM DA LEGENDA.

OS PARTICIPANTES GIRAM DE MÃOS DADAS, CANTAM CANTIGAS DE RODA E FAZEM PASSOS PRÓPRIOS DE CADA UMA DESSAS CANTIGAS. LEIA A CANTIGA A SEGUIR.

MEU LIMÃO, MEU LIMOEIRO

MEU LIMÃO, MEU LIMOEIRO,

MEU PÉ DE JACARANDÁ,

UMA VEZ, TINDOLELÊ,

OUTRA VEZ, TINDOLALÁ.

DA TRADIÇÃO POPULAR.

17

PULAR CORDA

NÃO SE SABE AO CERTO A ORIGEM DA BRINCADEIRA DE PULAR CORDA. OS ESTUDIOSOS ACREDITAM QUE FORAM OS INDÍGENAS QUE FIZERAM ESSA BRINCADEIRA FICAR POPULAR NO BRASIL.

PARA BRINCAR, DUAS PESSOAS BATEM UMA CORDA NO CHÃO ENQUANTO OUTRAS PULAM.

Imagem: Ilustração. Em uma área aberta, em primeiro plano, um grupo de crianças brinca de corda. Duas seguram as pontas, uma pula e as demais estão na fila. Ao fundo, um menino corre atrás de duas galinhas. Ao redor, brinquedos de madeira e sucata estão espalhados.  Fim da imagem.

LEGENDA: FERRARI, RICARDO. QUINTAL. 2013. ÓLEO SOBRE TELA, 60 CM × 100 CM. COLEÇÃO PARTICULAR. FIM DA LEGENDA.

NESSA BRINCADEIRA, OS SALTOS PODEM SER MARCADOS POR UMA PARLENDA QUE OS PARTICIPANTES RECITAM. VEJA UM EXEMPLO:

SALADA, SALADINHA

SALADA, SALADINHA

BEM TEMPERADINHA

COM SAL, PIMENTA,

FOGO, FOGUINHO, FOGÃO!

DA TRADIÇÃO POPULAR.

18

CAMA DE GATO

OS INDÍGENAS KALAPALO GOSTAM MUITO DA BRINCADEIRA DA CAMA DE GATO. ELES CHAMAM ESSA BRINCADEIRA DE KETINHO MITSELÜ.

ESSES INDÍGENAS USAM UM FIO COMPRIDO FEITO DE PALHA DE PALMEIRA TORCIDA E AMARRADA NAS PONTAS.

ELES ENTRELAÇAM O FIO COM OS DEDOS PARA FORMAR DIVERSAS FIGURAS. OBSERVE.

Imagem: Fotografia. Destaque das mãos espalmadas em paralelo de uma menina que está com um cordão de fibra entrelaçado com nós entre os polegares e dedos mindinhos.  Fim da imagem.

LEGENDA: CAMA DE GATO FEITA COM FIBRA DE PALMEIRA. FIGURA DE MORCEGO. INDÍGENAS KALAPALO, ALDEIA AIHA. PARQUE INDÍGENA DO XINGU (MT), 2011. FIM DA LEGENDA.

ESSA BRINCADEIRA PODE SER FEITA POR UMA OU MAIS PESSOAS, MAS GERALMENTE É FEITA EM DUPLA.

Imagem: Fotografia. Duas meninas estão lado a lado. Uma delas está com as mãos espalmadas em paralelo e com um cordão entrelaçado entre os dedos polegares e indicadores. A outra observa as linhas enquanto pega as laterais das linhas com os dedos em formato de pinça.  Fim da imagem.

LEGENDA: MENINAS BRINCANDO DE CAMA DE GATO. FIM DA LEGENDA.

19

TERRA-MAR

EM MOÇAMBIQUE, NA ÁFRICA, AS CRIANÇAS GOSTAM DE UMA BRINCADEIRA CHAMADA TERRA-MAR.

ELAS RISCAM UMA LINHA RETA NO CHÃO. DE UM LADO, ESCREVEM TERRA. DO OUTRO, ESCREVEM MAR. DEPOIS, ESCOLHEM QUEM VAI COMANDAR A BRINCADEIRA.

TODAS FICAM DO LADO TERRA. QUANDO OUVIREM O COMANDANTE DIZER “MAR”, TODAS DEVEM PULAR PARA O LADO ESCRITO MAR. QUANDO OUVIREM “TERRA”, ELAS PULAM PARA O LADO OPOSTO.

QUEM PULAR PARA O LADO ERRADO SAI DA BRINCADEIRA. QUEM NÃO ERRAR ATÉ O FINAL É O VENCEDOR.

Imagem: Fotografia. Em uma quadra coberta, quatro crianças brincam pulando enfileirados um atrás do outros. No chão, há uma linha que divide de um lado uma parte na qual está escrito MAR e outra na qual está escrito TERRA.  Fim da imagem.

LEGENDA: CRIANÇAS BRINCANDO DE TERRA-MAR EM CONDOMÍNIO EM SÃO PAULO (SP), 2018. FIM DA LEGENDA.

20

CONVERSE COM OS COLEGAS. DEPOIS, REGISTRE SUAS RESPOSTAS.

  1. VOCÊ CONHECIA ALGUMA DESSAS BRINCADEIRAS?

    ( ) SIM

    ( ) NÃO

  1. VOCÊ SABE ONDE FICAM ITÁLIA, PORTUGAL E MOÇAMBIQUE?

    ( ) SIM

    ( ) NÃO

  1. VOCÊ CONHECE ALGUMA CANTIGA DE RODA OU PARLENDA? SE CONHECE, DITE PARA O PROFESSOR E DEPOIS ESCREVA A SEGUIR. _____.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. DESENHE A BRINCADEIRA QUE VOCÊ MAIS GOSTOU DE APRENDER.

    _____

Imagem: Ícone: Atividade extraclasse, para casa. Fim da imagem.

  1. PERGUNTE A UM FAMILIAR QUAL ERA A BRINCADEIRA FAVORITA DELE NA INFÂNCIA. ESCREVA QUEM É ELE E O NOME DA BRINCADEIRA.

21

Boxe complementar:

MÃOS À OBRA

QUE TAL EXPERIMENTAR UMA DAS BRINCADEIRAS MOSTRADAS AQUI NO LIVRO?

SIGA O ROTEIRO COM A ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. ORGANIZEM-SE EM DOIS GRUPOS NO PÁTIO DA ESCOLA. CADA GRUPO ESCOLHE UMA BRINCADEIRA DIFERENTE.

    Imagem: Ícone: Formação cidadã. Fim da imagem.

  1. HÁ NO GRUPO ALGUM COLEGA COM DEFICIÊNCIA OU COM NECESSIDADES ESPECIAIS? ALGUMA DESSAS NECESSIDADES DIFICULTA A PARTICIPAÇÃO DELE NA BRINCADEIRA?
  1. COMO PODEMOS ADAPTAR AS REGRAS PARA QUE TODOS CONSIGAM SE DIVERTIR E APROVEITAR A BRINCADEIRA IGUALMENTE?
  1. BRINQUEM SEGUINDO AS ADAPTAÇÕES INVENTADAS PELO GRUPO.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    DEPOIS DE BRINCAR, CONVERSE COM O PROFESSOR E A TURMA.

  1. VOCÊ ACHA IMPORTANTE PRESERVAR AS BRINCADEIRAS ANTIGAS? POR QUÊ?
  1. COMO VOCÊ SE SENTIU AO RECRIAR UMA BRINCADEIRA TRADICIONAL? O QUE MUDOU NA BRINCADEIRA?
  1. VOCÊ ACHA QUE REINVENTAR TAMBÉM É UM JEITO DE PRESERVAR AS BRINCADEIRAS TRADICIONAIS? EXPLIQUE.

    Imagem: Ilustração. Oito crianças uniformizadas brincam divididas em dois pequenos grupos. No entorno, há uma amarelinha pintada no chão, bolas e uma corda. Fim da imagem.

Fim do complemento.

22

ARTE NAÏF

AS OBRAS DE ARTE APRESENTADAS NESTE CAPÍTULO SÃO CONHECIDAS COMO ARTE NAÏF OU ARTE INGÊNUA .

NA PINTURA NAÏF, AS CORES SÃO FORTES E ALEGRES. OS ELEMENTOS SÃO RETRATADOS COM MUITOS DETALHES E OS TRAÇOS SÃO SIMPLES.

OS TEMAS PRINCIPAIS DA PINTURA NAÏF SÃO AS FESTAS, A NATUREZA E AS ATIVIDADES DAS PESSOAS.

GLOSSÁRIO

INGÊNUO : SIMPLES.

TEMA : ASSUNTO.

FIM DO GLOSSÁRIO.

Imagem: Ilustração. Três crianças, uma de cabelo loiro, outra de cabelo marrom e outra de cabelo preto, brincam de soltar bolhas de sabão com canudos sentadas em um jardim repleto de flores na cor amarela, laranja, vermelha, rosa e azul. Ao fundo, montanhas verdes, o céu azul misturado ao azul do mar. Fim da imagem.

LEGENDA: LEITE, VANICE AYRES. BOLINHAS DE SABÃO. 2015. NANQUIM COLORIDO SOBRE PAPEL, 30 CM × 42 CM. GALERIA JACQUES ARDIES, SÃO PAULO (SP). FIM DA LEGENDA.

OS ARTISTAS NAÏF, EM GERAL, NÃO FREQUENTAM ESCOLAS DE ARTE. ELES COSTUMAM APRENDER A PINTAR OU A DESENHAR OBSERVANDO OUTROS ARTISTAS MAIS EXPERIENTES.

23

CONVERSE COM OS COLEGAS. DEPOIS, REGISTRE SUAS RESPOSTAS.

  1. VOCÊ JÁ BRINCOU DE BOLINHAS DE SABÃO?

    ( ) SIM

    ( ) NÃO

  1. MARQUE AS CORES QUE APARECEM NA OBRA BOLINHAS DE SABÃO.

    ( ) VERDE

    ( ) VERMELHA

    ( ) LARANJA

    ( ) MARROM

    ( ) AZUL

    ( ) AMARELA

    ( ) PRETA

    ( ) ROSA

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. FAÇA UM DESENHO NO QUADRO E PINTE COM A SUA COR FAVORITA.

    _____

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. FORME UM GRUPO COM DOIS COLEGAS E ESCOLHAM UMA DAS OBRAS DESTE CAPÍTULO COMO PONTO DE PARTIDA PARA INVENTAR UMA HISTÓRIA E CONTAR PARA A TURMA.

24

LEGENDAS

VOCÊ NOTOU QUE PERTO DE CADA IMAGEM DE OBRA DE ARTE HÁ UM TEXTO COM ALGUMAS INFORMAÇÕES?

OBSERVE NA IMAGEM ABAIXO UM DESSES TEXTOS.

Imagem: Ilustração. Destaque de um amplo quintal verde, com arbustos, flores e árvores, que circundam uma pequena casa com área arquiteta com duas pilastras e um caminho de pedras na grama até a entrada. Ao redor, doze crianças brincam de esconde-esconde. Uma delas bate-cara na área, quatro correm e as demais estão escondidas na casinha do cachorro, atrás de árvores e arbustos, dentro de casa e dentro de um grande barril de madeira. No espaço, também dois cachorros correm, há pássaros, brinquedos e uma mulher observa a todos da janela da casa. Ao fundo, outras pequenas casas em meio a uma extensa área verde.  Fim da imagem.

LEGENDA: DIAS, ANA MARIA. ESCONDE-ESCONDE. 2014. ACRÍLICA SOBRE TELA, 30 CM × 40 CM. GALERIA JACQUES ARDIES, SÃO PAULO (SP). FIM DA LEGENDA.

ESSE TEXTO É CHAMADO DE LEGENDA E TRAZ INFORMAÇÕES SOBRE A OBRA.

NA LEGENDA, O NOME DO AUTOR DA OBRA VEM INVERTIDO. PRIMEIRO O SOBRENOME E DEPOIS O NOME. OBSERVE A LEGENDA DA OBRA ESCONDE-ESCONDE.

NOME DO AUTOR: DIAS, ANA MARIA.

TÍTULO DA OBRA: ESCONDE-ESCONDE.

ANO DE CRIAÇÃO DA OBRA: 2014.

TÉCNICA: ACRÍLICA SOBRE TELA,

TAMANHO DA OBRA: 30 CM × 40 CM.

LUGAR ONDE ESTÁ: GALERIA JACQUES ARDIES, SÃO PAULO (SP).

25

COM A ARTE TAMBÉM SE BRINCA

OBSERVE A IMAGEM.

Imagem: Fotografia. Em um espaço fechado, um grupo de crianças deitadas em local com chão acolchoado ondulado e com bolinhas.  Fim da imagem.

LEGENDA: INSTALAÇÃO UNIVERSO BEBÊ II LAB 2006/2008 (INTERIOR), DO ARTISTA ERNESTO NETO NA EXPOSIÇÃO ARTE PARA CRIANÇAS. MUSEU VALE DO RIO DOCE, VILA VELHA (ES), 2010. FIM DA LEGENDA.

  1. O QUE VOCÊ VÊ NA FOTOGRAFIA? DITE PARA O PROFESSOR E COPIE NO ESPAÇO ABAIXO. _____.
  1. ISSO SE PARECE COM UM BRINQUEDO? QUAL? _____.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. VOCÊ JÁ VISITOU ALGUMA EXPOSIÇÃO EM QUE PUDESSE ENTRAR E TOCAR NAS OBRAS DE ARTE? COMO FOI?
  1. NA SUA OPINIÃO, UM OBJETO ARTÍSTICO TAMBÉM PODE SER UM BRINQUEDO? DÊ UM EXEMPLO.

Boxe complementar:

MÃOS À OBRA

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

QUE TAL CRIAR UMA ESCULTURA INTERATIVA COM FIOS PARA BRINCAR?

VOCÊ E SUA TURMA VÃO FAZER UM PASSEIO PELOS ESPAÇOS LIVRES DA ESCOLA PARA ESCOLHER O LOCAL ONDE SERÁ INSTALADA A ESCULTURA. SIGAM AS INSTRUÇÕES DO PROFESSOR.

Fim do complemento.