26
- CAPÍTULO 2. AS LINGUAGENS DA ARTE
LEGENDA: GRUPO INFANTIL DE MÍMICA APRESENTANDO-SE EM SVERDLOVSK, RÚSSIA, 2018. A MAQUIAGEM DOS ARTISTAS PODE EXPRESSAR EMOÇÕES OU AJUDAR NA CARACTERIZAÇÃO DAS PERSONAGENS. FIM DA LEGENDA.
27
Boxe complementar:
O QUE EU VEJO?
- ONDE ESTAS CRIANÇAS ESTÃO?
- POR QUE ELAS ESTÃO VESTIDAS E MAQUIADAS DESTA MANEIRA?
- O QUE ELAS ESTÃO FAZENDO?
- VOCÊ JÁ PARTICIPOU DE ALGUM EVENTO COMO ESTE?
Fim do complemento.
28
LINGUAGENS DA ARTE
PARA NOS COMUNICAR, UTILIZAMOS UMA LINGUAGEM.
A LINGUAGEM QUE MAIS USAMOS É A QUE EMPREGA PALAVRAS FALADAS OU ESCRITAS, MAS TAMBÉM PODEMOS NOS COMUNICAR DE OUTRAS FORMAS.
O ARTISTA IVAN CRUZ, POR EXEMPLO, ESCOLHEU A PINTURA COMO LINGUAGEM PARA CONTAR QUE UM MENINO E UMA MENINA ESTÃO BRINCANDO DE TELEFONE DE LATA. OBSERVE A REPRODUÇÃO DESSA TELA.
LEGENDA: CRUZ, IVAN. TELEFONE DE LATA II . 2005. ACRÍLICA SOBRE TELA, SEM DIMENSÕES. COLEÇÃO PARTICULAR. FIM DA LEGENDA.
A PINTURA É UMA FORMA DE COMUNICAÇÃO VISUAL.
29
CHAMAMOS DE ARTE AQUILO QUE UMA PESSOA PRODUZ COM SUA CAPACIDADE DE CRIAR, SENTIR E EXPRESSAR IDEIAS, EMOÇÕES OU SENTIMENTOS.
NA MÍMICA, OS ARTISTAS NÃO USAM A FALA. A LINGUAGEM DOS GESTOS E DAS EXPRESSÕES DO CORPO E DO ROSTO SÃO USADAS PARA COMUNICAR IDEIAS E TRANSMITIR EMOÇÕES OU SENTIMENTOS.
LEGENDA: MÍMICOS INFANTIS SE APRESENTANDO EM SVERDLOVSK, RÚSSIA, 2018. FIM DA LEGENDA.
AS PRINCIPAIS LINGUAGENS USADAS EM ARTE SÃO: ARTES VISUAIS, MÚSICA, DANÇA E TEATRO.
CADA UMA DESSAS LINGUAGENS TEM MODOS PRÓPRIOS DE EXPRESSÃO.
30
ARTES VISUAIS
A PINTURA, A ESCULTURA, O DESENHO, A GRAVURA E A FOTOGRAFIA SÃO ARTES VISUAIS. O CINEMA E O VÍDEO FAZEM PARTE DAS ARTES AUDIOVISUAIS.
TAMBÉM PODEM SER CONSIDERADAS ARTES VISUAIS A INSTALAÇÃO, A ARQUITETURA, A MODA, A DECORAÇÃO, ENTRE OUTRAS.
OBSERVE A FOTOGRAFIA DE UMA INSTALAÇÃO ARTÍSTICA COM GUARDA-CHUVAS COLORIDOS NA RUA, EM UMA CIDADE DE PORTUGAL.
LEGENDA: INSTALAÇÃO ARTÍSTICA EM ÁGUEDA, PORTUGAL, 2017. ELA ACONTECE TODOS OS ANOS NO MÊS DE JULHO. FIM DA LEGENDA.
31
CONVERSE COM SEUS COLEGAS. DEPOIS, ESCREVA EMBAIXO DE CADA IMAGEM SE ELA É DESENHO, PINTURA OU FOTOGRAFIA.
_____
_____
_____
• ESSAS IMAGENS REPRESENTAM QUE TIPO DE LINGUAGEM ARTÍSTICA? _____.
32
MÚSICA
A MÚSICA É UMA FORMA DE ARTE QUE COMBINA SONS, SILÊNCIOS E RUÍDOS, PENSADOS E ORGANIZADOS COM A INTENÇÃO DE SE PRODUZIR MÚSICA.
ELA PODE SER INTERPRETADA SOZINHA OU COMO PARTE DE UM ESPETÁCULO DE TEATRO OU DE DANÇA.
TAMBÉM PODE ACOMPANHAR MOSTRAS DE ARTES VISUAIS.
LEGENDA: ORQUESTRA SINFÔNICA HELIÓPOLIS DURANTE APRESENTAÇÃO NO THEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO (SP), EM 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: CRIANÇAS E JOVENS DO PROGRAMA NEOJIBA TOCANDO EM SALVADOR (BA), EM 2020. FIM DA LEGENDA.
33
CONVERSE COM SEUS COLEGAS. DEPOIS, FAÇA AS ATIVIDADES.
- ESCREVA EMBAIXO DA FOTOGRAFIA DE CADA INSTRUMENTO MUSICAL COMO ELE É TOCADO: SOPRANDO, PERCUTINDO OU DEDILHANDO .
Observação: Os instrumentos musicais não estão reproduzidos na proporção real. Fim da observação.
LEGENDA: VIOLÃO (CERCA DE 1 M DE COMPRIMENTO). FIM DA LEGENDA.
_____
LEGENDA: FLAUTA DOCE (CERCA DE 37 CM). FIM DA LEGENDA.
_____
LEGENDA: TAMBOR (CERCA DE 35 CM). FIM DA LEGENDA.
_____
- QUE TAL FAZER UMA ATIVIDADE COM SONS?
• FORME UMA RODA COM SEUS COLEGAS E PRESTE ATENÇÃO NOS COMANDOS DO PROFESSOR. ELE VAI PEDIR PARA VOCÊS BATEREM PALMAS BEM DEVAGAR OU BEM RÁPIDO, BEM FORTE OU BEM FRACO.
34
DANÇA
A DANÇA É OUTRA FORMA DE LINGUAGEM ARTÍSTICA QUE PODE SER INTERPRETADA SOZINHA OU ACOMPANHADA DE OUTRAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS.
A DANÇA SE EXPRESSA COM OS MOVIMENTOS DO CORPO.
OBSERVE A FOTOGRAFIA ABAIXO.
LEGENDA: GRUPO DE DANÇA PARA CRIANÇAS PARTICIPANTES DO “CENTRO DE CONVIVÊNCIA E COOPERATIVA DO PARQUE IBIRAPUERA”, MINISTRADO POR RENATA MACEDO SOARES EM SÃO PAULO (SP), 1994. FIM DA LEGENDA.
- ESSAS CRIANÇAS PARECEM ESTAR DANÇANDO? O QUE VOCÊ ACHA?
- TODA DANÇA PRECISA TER PASSOS COMBINADOS OU PODE SER IMPROVISADA?
- DANÇAR PODE SER UMA FORMA DE EXPRESSAR NOSSOS SENTIMENTOS? POR QUÊ?
- VOCÊ GOSTA DE DANÇAR?
- QUE TAL CANTAR E, COM GESTOS, INDICAR AS PARTES DO CORPO? PARA ISSO, SIGA AS INSTRUÇÕES DO PROFESSOR.
CABEÇA, OMBRO, JOELHO E PÉ
CABEÇA, OMBRO, JOELHO E PÉ
JOELHO E PÉ
OLHOS, ORELHAS, BOCA E NARIZ
CABEÇA, OMBRO, JOELHO E PÉ
JOELHO E PÉ.
DA TRADIÇÃO POPULAR.
35
- VAMOS EXPLORAR MOVIMENTOS VARIADOS DE DANÇA?
NESTA ATIVIDADE, VAMOS IMAGINAR QUE ESTAMOS DENTRO DE UMA GRANDE BOLHA DE SABÃO E SEGUIR AS ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR.
DEPOIS DE EXPERIMENTAR DIFERENTES MOVIMENTOS COM AS PARTES DO CORPO, O PROFESSOR VAI ORGANIZAR UMA RODA DE CONVERSA EM QUE CADA UM DO GRUPO VAI CONTAR AS SENSAÇÕES QUE TEVE DURANTE A ATIVIDADE.
VOCÊ:
- SENTIU SEU CORPO LEVE OU PESADO?
- TEVE VERGONHA DE SE EXPRESSAR EM ALGUM MOMENTO, OU SE SENTIU LIVRE?
- DESCOBRIU MOVIMENTOS NOVOS?
- PENSOU EM QUE ENQUANTO DANÇAVA?
- DEPOIS DE CONVERSAR, CADA GRUPO VAI SEGUIR AS ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR PARA FAZER UM MAPA CORPORAL DAS SENSAÇÕES QUE TEVE COM A DANÇA.
- LEMBRE-SE: O MAPA CORPORAL DEVE REPRESENTAR AS SENSAÇÕES E AS EMOÇÕES DE TODOS DO GRUPO.
- LEMBRE-SE: O MAPA CORPORAL DEVE REPRESENTAR AS SENSAÇÕES E AS EMOÇÕES DE TODOS DO GRUPO.
36
TEATRO
O TEATRO É UMA ARTE EM QUE UM OU MAIS ATORES INTERPRETAM UMA HISTÓRIA PARA CAUSAR SENTIMENTOS VARIADOS NO PÚBLICO.
NO TEATRO PODEMOS USAR TODAS AS LINGUAGENS DA ARTE. OBSERVE A IMAGEM.
LEGENDA: CENA DA PEÇA DE TEATRO OS TRÊS PORQUINHOS. TEATRO ARRAIAL ARIANO SUASSUNA, EM RECIFE (PE), 2016. FIM DA LEGENDA.
CONVERSE COM OS COLEGAS. DEPOIS, FAÇA O QUE SE PEDE.
- MARQUE UM
X
NA PROFISSÃO DAS PESSOAS QUE APARECEM NA FOTOGRAFIA.
( ) MÉDICOS.
( ) MOTORISTAS.
( ) ATORES.
37
- QUE TIPO DE ANIMAL ELES ESTÃO REPRESENTANDO NESSA FOTOGRAFIA?
( ) DRAGÕES.
( ) PORCOS.
( ) BORBOLETAS.
- VOCÊ JÁ VIU UMA PEÇA DE TEATRO COM OS TRÊS PORQUINHOS? SE VIU, ESCREVA ONDE ELA FOI APRESENTADA. _____.
- QUE TAL LER EM VOZ ALTA A HISTÓRIA DOS TRÊS PORQUINHOS? ELA É CONTADA NA PEÇA DE TEATRO.
ERA UMA VEZ TRÊS PORQUINHOS QUE MORAVAM COM A MÃE. UM DIA, PARTIRAM PARA CADA UM CONSTRUIR A SUA CASA.
O IRMÃO MAIS NOVO E O IRMÃO DO MEIO QUERIAM BRINCAR. ENTÃO, PARA CONSTRUIR RÁPIDO AS CASAS, ELES USARAM PALHA E MADEIRA.
O PORQUINHO MAIS VELHO COMEÇOU A CONSTRUIR UMA CASA DE TIJOLOS, BEM RESISTENTE.
UM DIA, UM LOBO TENTOU PEGAR OS PORQUINHOS. COM MEDO, ELES FUGIRAM CADA UM PARA SUA CASA.
38
O LOBO FOI ATÉ A CASA DE PALHA DO PORQUINHO MAIS NOVO E A DERRUBOU COM UM SOPRO BEM FORTE.
O PORQUINHO MAIS NOVO FUGIU PARA A CASA DE MADEIRA DO IRMÃO DO MEIO. MAS O LOBO FOI ATÉ LÁ E, COM DOIS SOPROS, TAMBÉM DERRUBOU A CASA.
APAVORADOS, OS DOIS PORQUINHOS CORRERAM PARA A CASA DE TIJOLOS DO IRMÃO MAIS VELHO.
ASSIM QUE OS PORQUINHOS ENTRARAM, O LOBO CHEGOU E ASSOPROU, ASSOPROU, MAS A CASA DE TIJOLOS NÃO CAIU.
COMO O LOBO ESTAVA DECIDIDO A PEGAR OS PORQUINHOS, SUBIU NO TELHADO E COMEÇOU A DESCER PELA CHAMINÉ...
MAS O PORQUINHO MAIS VELHO PERCEBEU QUE O LOBO ESTAVA DESCENDO PELA CHAMINÉ. TIROU O CALDEIRÃO DE SOPA QUE ESTAVA COZINHANDO E O RABO DO LOBO PEGOU FOGO.
39
O LOBO SUBIU PELA CHAMINÉ E SAIU CORRENDO, TENTANDO APAGAR O FOGO.
OS PORQUINHOS, ENTÃO, CONSTRUÍRAM NOVAS CASAS. SÓ QUE DESSA VEZ TODOS USARAM TIJOLOS.
LEGENDA: OS TRÊS PORQUINHOS. TEXTO ORIGINAL EM INGLÊS COMPILADO POR JOSEPH JACOBS (1854-1916) E PUBLICADO EM 1890 NO LIVRO ENGLISH FAIRY TALES, N. 14, P. 68-72. TEXTO ORIGINAL INGLÊS EM DOMÍNIO PÚBLICO. TRADUZIDO E ADAPTADO ESPECIALMENTE PARA ESTE LIVRO, 2021. FIM DA LEGENDA.
- CONVIDE UM FAMILIAR PARA LER COM VOCÊ, EM VOZ ALTA, A HISTÓRIA DOS TRÊS PORQUINHOS. VOCÊ LÊ UM QUADRINHO E ELE LÊ O QUADRINHO SEGUINTE. NO FINAL DA LEITURA, CONTE A HISTÓRIA COMO VOCÊ ENTENDEU.
Boxe complementar:
CONHEÇA O ARTISTA
JOSEPH JACOBS NASCEU NA AUSTRÁLIA EM 1854 E FALECEU EM 1916.
CRÉDITO: ELLIOT & FRY - SOCIEDADE DO FOLCLORE, LONDRES, INGLATERRA
ERA ESCRITOR E VIVEU NA INGLATERRA, ONDE ESTUDOU O FOLCLORE INGLÊS. ELE COLETAVA HISTÓRIAS CONTADAS PELAS PESSOAS PARA DEPOIS PUBLICAR EM LIVROS.
O CONTO “OS TRÊS PORQUINHOS” FOI UMA DESSAS HISTÓRIAS.
Fim do complemento.
40
Boxe complementar:
MÃOS À OBRA
AGORA, COM OS COLEGAS DE CLASSE, SIGA O ROTEIRO PARA FAZER UMA APRESENTAÇÃO TEATRAL DA HISTÓRIA DOS TRÊS PORQUINHOS.
OUÇAM O PROFESSOR OU A PROFESSORA LER MAIS UMA VEZ A HISTÓRIA DOS TRÊS PORQUINHOS.
FORMEM GRUPOS DE CINCO ESTUDANTES E ESCOLHAM O PAPEL QUE CADA UM FARÁ: MÃE, PORQUINHOS E LOBO.
CADA GRUPO VAI ENSAIAR A APRESENTAÇÃO DA PEÇA QUE FARÁ PARA A TURMA.
APÓS OS ENSAIOS, TODOS OS GRUPOS APRESENTARÃO A PEÇA DE TEATRO.
Fim do complemento.
41
PAISAGEM SONORA
OS SONS TAMBÉM FAZEM PARTE DA PAISAGEM.
OBSERVE A REPRODUÇÃO DE DUAS TELAS: UMA MOSTRA A RUA DE UMA CIDADE E A OUTRA, UMA FLORESTA.
LEGENDA: COELHO, HELENA. ACROBACIAS POR ALGUNS TROCADOS. 2005. ÓLEO SOBRE TELA, 60 CM × 80 CM. GALERIA JACQUES ARDIES, SÃO PAULO (SP). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: TOLEDO, MARA D. AS ALEGRES JANDAIAS . 2016. ÓLEO SOBRE TELA, 100 CM × 140 CM. GALERIA JACQUES ARDIES, SÃO PAULO (SP). FIM DA LEGENDA.
42
CONVERSE COM OS COLEGAS. DEPOIS, RESPONDA ÀS QUESTÕES.
- EM UMA CIDADE COMO A DA PINTURA, O QUE VOCÊ ACHA QUE PODE PRODUZIR SOM, ALÉM DOS CARROS E DAS PESSOAS? DITE SUA RESPOSTA PARA O PROFESSOR. DEPOIS, COPIE A RESPOSTA QUE ELE ANOTOU NA LOUSA.
- EM UMA FLORESTA COMO A DA PINTURA, ALÉM DOS PÁSSAROS, O QUE PODE PRODUZIR SOM? DITE SUA RESPOSTA PARA O PROFESSOR. DEPOIS, COPIE A RESPOSTA QUE ELE ANOTOU NA LOUSA.
3. FIQUE EM SILÊNCIO DURANTE ALGUNS MINUTOS E PRESTE ATENÇÃO NOS SONS AO SEU REDOR E NOS SONS FORA DA SALA. DEPOIS, ESCREVA OU DESENHE O QUE OUVIU.
_____
43
MUSICANDO
UMA PAISAGEM SONORA É FORMADA PELOS DIFERENTES SONS QUE FAZEM PARTE DE UM AMBIENTE.
ESSES SONS PODEM SER O BARULHO DA ÁGUA DE UM RIO, O SOM DO VENTO NAS ÁRVORES, A VOZ DAS PESSOAS, OS SONS DOS ANIMAIS OU O SOM DOS CARROS E DAS MÁQUINAS.
QUE TAL CRIAR UMA PAISAGEM SONORA EXPLORANDO OS SONS DOS ANIMAIS?
-
DESENHE UMA CENA COM ANIMAIS E EXPRESSE O SOM QUE ELES ESTÃO FAZENDO.
PODE SER UMA FAZENDA, UMA CIDADE, O QUINTAL DE UMA CASA, OS ANIMAIS NA NATUREZA.
EXISTEM DIVERSAS POSSIBILIDADES. ESCOLHA A SUA!
_____
44
- OBSERVE AS IMAGENS E LEIA AS LEGENDAS.
( • ) SOM.
( N ) SILÊNCIO.
DE ACORDO COM A IMAGEM, MARQUE NOS QUADRINHOS ( • ) OU ( N ).
( )
( )
( )
( )
( )
( )
- NESTA ATIVIDADE, VOCÊ VAI PRODUZIR DIFERENTES SONS DE ACORDO COM AS ORIENTAÇÕES A SEGUIR:
• COM A BOCA FECHADA, VOCÊ VAI EMITIR OS SONS QUE O PROFESSOR INDICAR.
• COM A BOCA ABERTA, VOCÊ VAI EMITIR OS SONS QUE O PROFESSOR INDICAR.
45
O SOM E A TECNOLOGIA
VOCÊ SABIA QUE MUITOS ARTISTAS UTILIZAM A TECNOLOGIA PARA CRIAR SUAS OBRAS DE ARTE?
EQUIPAMENTOS DE GRAVAÇÃO E REPRODUÇÃO DO SOM NÃO SÃO UTILIZADOS SOMENTE PARA GRAVAR CANÇÕES E O SOM DE INSTRUMENTOS MUSICAIS. ELES TAMBÉM PODEM ESTAR PRESENTES EM INSTALAÇÕES DE ARTE.
• QUE EQUIPAMENTOS DE SOM VOCÊ CONHECE QUE SÃO USADOS PARA GRAVAR OU EMITIR SONS? DITE SUA RESPOSTA PARA O PROFESSOR E DEPOIS COPIE NA LINHA ABAIXO. _____.
OBSERVE A IMAGEM.
LEGENDA: INSTALAÇÃO SONORA DE PEDRO PAULO SANTOS E JULIAN JARAMILLO ARANGO. EXPOSIÇÃO SONS DE SILÍCIO EM SÃO PAULO (SP), 2019. FIM DA LEGENDA.
- QUE OBJETOS VOCÊ VÊ NESSE ESPAÇO? _____.
- O QUE VOCÊ IMAGINA QUE ESTÁ ACONTECENDO OU VAI ACONTECER ALI? _____.
- QUE SONS PODERÃO SAIR DESSAS CAIXAS DE SOM? _____.
- QUE NOME VOCÊ DARIA PARA ESSA OBRA? DITE PARA O PROFESSOR ESCREVER E COPIE DO QUADRO. _____.
46
O QUE APRENDEMOS
OLÁ! AGORA VOCÊ FARÁ ALGUMAS ATIVIDADES E DESCOBRIRÁ QUE JÁ APRENDEU MUITAS COISAS!
- VOCÊ GOSTOU DAS BRINCADEIRAS COLETIVAS QUE APRENDEU NO LIVRO? FOI DIFÍCIL RECRIAR ALGUMA BRINCADEIRA? CONTE SUA EXPERIÊNCIA E COMO VOCÊ SUPEROU AS DIFICULDADES.
- NA SUA OPINIÃO, AS BRINCADEIRAS FAZEM PARTE DA CULTURA DE UM POVO? REGISTRE SUA RESPOSTA. _____.
- LIGUE O NOME DA BRINCADEIRA AO LUGAR ONDE ELA SURGIU.
COLUNA 1:
AMARELINHA
CIRANDA (RODA)
TERRA-MAR
COLUNA 2:
MOÇAMBIQUE
ITÁLIA
PORTUGAL
- APRESENTE UMA CANTIGA OU RECITE UMA PARLENDA JUNTO COM A TURMA. DEPOIS FAÇA UM DESENHO REPRESENTANDO O TEMA DOS VERSOS QUE VOCÊ ESCOLHEU.
_____
47
AVALIAÇÃO PROCESSUAL
- AS BRINCADEIRAS PODEM ESTAR PRESENTES NA ARTE? DÊ EXEMPLOS DO QUE VOCÊ APRENDEU NESSES CAPÍTULOS. _____.
- MARQUE UM
X
NA ALTERNATIVA CORRETA.
- A PINTURA É UMA LINGUAGEM:
LEGENDA: MONET, CLAUDE. O JARDIM DO ARTISTA EM VETHEUIL. 1880. ÓLEO SOBRE TELA, 151,5 CM × 121 CM. MUSEU DE ARTE NACIONAL, WASHINGTON, EUA. FIM DA LEGENDA.
( ) DE GESTOS.
( ) VISUAL.
( ) FALADA.
- VOCÊ GOSTOU DE PARTICIPAR DA ATIVIDADE DE DANÇA COM OS COLEGAS? QUE TIPO DE MOVIMENTOS VOCÊ EXPLOROU? _____.
- COMO FOI ATUAR NA PEÇA DOS TRÊS PORQUINHOS? REPRESENTE A CENA DE QUE VOCÊ MAIS GOSTOU SE EXPRESSANDO COM A VOZ E OS MOVIMENTOS DO CORPO. DEPOIS DESENHE ESSA CENA.
_____
- UMA PAISAGEM SONORA É COMPOSTA:
( ) PELOS SONS DO AMBIENTE.
( ) PELOS OBJETOS DO AMBIENTE.