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  1. CAPÍTULO 2. AS LINGUAGENS DA ARTE
Imagem: Fotografia. Diante de um fundo preto, um grupo composto por quatro crianças com rostos pintados de branco com destaque para os olhos e para a boca.  Todos vestem preto e usam luvas brancas. Três estão dividindo um livro aberto e uma está abaixo do livro sorrindo com as mãos espalmadas.   Fim da imagem.

LEGENDA: GRUPO INFANTIL DE MÍMICA APRESENTANDO-SE EM SVERDLOVSK, RÚSSIA, 2018. A MAQUIAGEM DOS ARTISTAS PODE EXPRESSAR EMOÇÕES OU AJUDAR NA CARACTERIZAÇÃO DAS PERSONAGENS. FIM DA LEGENDA.

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Boxe complementar:

O QUE EU VEJO?

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. ONDE ESTAS CRIANÇAS ESTÃO?
  1. POR QUE ELAS ESTÃO VESTIDAS E MAQUIADAS DESTA MANEIRA?
  1. O QUE ELAS ESTÃO FAZENDO?
  1. VOCÊ JÁ PARTICIPOU DE ALGUM EVENTO COMO ESTE?

Fim do complemento.

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LINGUAGENS DA ARTE

PARA NOS COMUNICAR, UTILIZAMOS UMA LINGUAGEM.

A LINGUAGEM QUE MAIS USAMOS É A QUE EMPREGA PALAVRAS FALADAS OU ESCRITAS, MAS TAMBÉM PODEMOS NOS COMUNICAR DE OUTRAS FORMAS.

O ARTISTA IVAN CRUZ, POR EXEMPLO, ESCOLHEU A PINTURA COMO LINGUAGEM PARA CONTAR QUE UM MENINO E UMA MENINA ESTÃO BRINCANDO DE TELEFONE DE LATA. OBSERVE A REPRODUÇÃO DESSA TELA.

Imagem: Pintura. Duas crianças com roupa colorida estão de pé e brincam uma diante da outra segurando latas unidas por um fio esticado entre elas. Ao fundo, casas térreas coloridas.  Fim da imagem.

LEGENDA: CRUZ, IVAN. TELEFONE DE LATA II . 2005. ACRÍLICA SOBRE TELA, SEM DIMENSÕES. COLEÇÃO PARTICULAR. FIM DA LEGENDA.

A PINTURA É UMA FORMA DE COMUNICAÇÃO VISUAL.

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CHAMAMOS DE ARTE AQUILO QUE UMA PESSOA PRODUZ COM SUA CAPACIDADE DE CRIAR, SENTIR E EXPRESSAR IDEIAS, EMOÇÕES OU SENTIMENTOS.

NA MÍMICA, OS ARTISTAS NÃO USAM A FALA. A LINGUAGEM DOS GESTOS E DAS EXPRESSÕES DO CORPO E DO ROSTO SÃO USADAS PARA COMUNICAR IDEIAS E TRANSMITIR EMOÇÕES OU SENTIMENTOS.

Imagem: Fotografia. Diante de um fundo preto, duas crianças com rosto pintado de branco com destaque para os olhos e boca posam para foto com rosto bem expressivo. Elas usam luvas brancas, o menino veste camiseta listrada e gravata no pescoço e a garota usa chapéu vermelho e blusa preta.  Fim da imagem.

LEGENDA: MÍMICOS INFANTIS SE APRESENTANDO EM SVERDLOVSK, RÚSSIA, 2018. FIM DA LEGENDA.

AS PRINCIPAIS LINGUAGENS USADAS EM ARTE SÃO: ARTES VISUAIS, MÚSICA, DANÇA E TEATRO.

CADA UMA DESSAS LINGUAGENS TEM MODOS PRÓPRIOS DE EXPRESSÃO.

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ARTES VISUAIS

A PINTURA, A ESCULTURA, O DESENHO, A GRAVURA E A FOTOGRAFIA SÃO ARTES VISUAIS. O CINEMA E O VÍDEO FAZEM PARTE DAS ARTES AUDIOVISUAIS.

TAMBÉM PODEM SER CONSIDERADAS ARTES VISUAIS A INSTALAÇÃO, A ARQUITETURA, A MODA, A DECORAÇÃO, ENTRE OUTRAS.

OBSERVE A FOTOGRAFIA DE UMA INSTALAÇÃO ARTÍSTICA COM GUARDA-CHUVAS COLORIDOS NA RUA, EM UMA CIDADE DE PORTUGAL.

Imagem: Fotografia. Trecho de uma rua com construções assobradadas e onde pessoas estão sentadas em cadeiras, outras caminham e há um corredor central onde há sombrinhas abertas. Todo espaço é coberto por uma composição de sombrinhas abertas coloridas que formam um teto. Fim da imagem.

LEGENDA: INSTALAÇÃO ARTÍSTICA EM ÁGUEDA, PORTUGAL, 2017. ELA ACONTECE TODOS OS ANOS NO MÊS DE JULHO. FIM DA LEGENDA.

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CONVERSE COM SEUS COLEGAS. DEPOIS, ESCREVA EMBAIXO DE CADA IMAGEM SE ELA É DESENHO, PINTURA OU FOTOGRAFIA.

Imagem: Fotografia. Um cachorro de pequeno porte sentado, pelagem lisa branca e bege e focinho preto. Fim da imagem.

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Imagem: Ilustração. Sobre um fundo bege, um cachorro de pequeno porte sentado, pelagem lisa bege e branca e focinho preto. Fim da imagem.

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Imagem: Pintura. Sobre uma superfície vermelha, um cachorro de pequeno porte sentado, pelagem lisa branca e bege e focinho marrom-escuro. Ele está ao lado de um pequeno ramo de flores e um brinquedo.  Fim da imagem.

_____

• ESSAS IMAGENS REPRESENTAM QUE TIPO DE LINGUAGEM ARTÍSTICA? _____.

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MÚSICA

A MÚSICA É UMA FORMA DE ARTE QUE COMBINA SONS, SILÊNCIOS E RUÍDOS, PENSADOS E ORGANIZADOS COM A INTENÇÃO DE SE PRODUZIR MÚSICA.

ELA PODE SER INTERPRETADA SOZINHA OU COMO PARTE DE UM ESPETÁCULO DE TEATRO OU DE DANÇA.

TAMBÉM PODE ACOMPANHAR MOSTRAS DE ARTES VISUAIS.

Imagem: Fotografia. Em um espaço fechado, vista superior de um grupo de pessoas tocando instrumentos, como violinos e violoncelos, em uma orquestra sinfônica. Eles formam uma composição em fileiras, alguns estão sentados e outros de pé. Diante de todos, há um senhor de terno preto sobre uma estrutura no alto. Ele segura uma baqueta e está diante de partituras.  Fim da imagem.

LEGENDA: ORQUESTRA SINFÔNICA HELIÓPOLIS DURANTE APRESENTAÇÃO NO THEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO (SP), EM 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Em um espaço aberto, crianças uniformizadas tocam violinos. Ao redor, pessoas observam.  Fim da imagem.

LEGENDA: CRIANÇAS E JOVENS DO PROGRAMA NEOJIBA TOCANDO EM SALVADOR (BA), EM 2020. FIM DA LEGENDA.

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CONVERSE COM SEUS COLEGAS. DEPOIS, FAÇA AS ATIVIDADES.

  1. ESCREVA EMBAIXO DA FOTOGRAFIA DE CADA INSTRUMENTO MUSICAL COMO ELE É TOCADO: SOPRANDO, PERCUTINDO OU DEDILHANDO .

Observação: Os instrumentos musicais não estão reproduzidos na proporção real. Fim da observação.

Imagem: Fotografia. Um violão. Apresenta braço e corpo de madeira com as laterais curvas e cordas no comprimento que acompanham o braço. Ao centro, uma cavidade circular. Fim da imagem.

LEGENDA: VIOLÃO (CERCA DE 1 M DE COMPRIMENTO). FIM DA LEGENDA.

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Imagem: Fotografia. Uma flauta doce. Apresenta corpo longo e cilíndrico fino com alguns pequenos orifícios no comprimento.  Fim da imagem.

LEGENDA: FLAUTA DOCE (CERCA DE 37 CM). FIM DA LEGENDA.

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Imagem: Fotografia. Um tambor. Apresenta corpo circular com lateral alta, é coberto por uma pele também circular e acompanha duas baquetas.  Fim da imagem.

LEGENDA: TAMBOR (CERCA DE 35 CM). FIM DA LEGENDA.

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Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. QUE TAL FAZER UMA ATIVIDADE COM SONS?

    • FORME UMA RODA COM SEUS COLEGAS E PRESTE ATENÇÃO NOS COMANDOS DO PROFESSOR. ELE VAI PEDIR PARA VOCÊS BATEREM PALMAS BEM DEVAGAR OU BEM RÁPIDO, BEM FORTE OU BEM FRACO.

Imagem: Fotografia. Crianças batem palmas e sorriem.  Fim da imagem.

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DANÇA

A DANÇA É OUTRA FORMA DE LINGUAGEM ARTÍSTICA QUE PODE SER INTERPRETADA SOZINHA OU ACOMPANHADA DE OUTRAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS.

A DANÇA SE EXPRESSA COM OS MOVIMENTOS DO CORPO.

OBSERVE A FOTOGRAFIA ABAIXO.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Um grupo de oito crianças em uma área verde com árvores. Em primeiro plano, um menino é segurado pelos braços e pelas pernas por duas meninas. Ao fundo, dois meninos sustentam outros dois colegas sentados em seus ombros.  Fim da imagem.

LEGENDA: GRUPO DE DANÇA PARA CRIANÇAS PARTICIPANTES DO “CENTRO DE CONVIVÊNCIA E COOPERATIVA DO PARQUE IBIRAPUERA”, MINISTRADO POR RENATA MACEDO SOARES EM SÃO PAULO (SP), 1994. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. ESSAS CRIANÇAS PARECEM ESTAR DANÇANDO? O QUE VOCÊ ACHA?
  1. TODA DANÇA PRECISA TER PASSOS COMBINADOS OU PODE SER IMPROVISADA?
  1. DANÇAR PODE SER UMA FORMA DE EXPRESSAR NOSSOS SENTIMENTOS? POR QUÊ?
  1. VOCÊ GOSTA DE DANÇAR?
  1. QUE TAL CANTAR E, COM GESTOS, INDICAR AS PARTES DO CORPO? PARA ISSO, SIGA AS INSTRUÇÕES DO PROFESSOR.

CABEÇA, OMBRO, JOELHO E PÉ

CABEÇA, OMBRO, JOELHO E PÉ

JOELHO E PÉ

OLHOS, ORELHAS, BOCA E NARIZ

CABEÇA, OMBRO, JOELHO E PÉ

JOELHO E PÉ.

DA TRADIÇÃO POPULAR.

Imagem: Ilustração. Um grupo de quatro crianças uniformizadas dançam em uma área verde. Ao redor, pequenas notas musicais.  Fim da imagem.

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Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
  1. VAMOS EXPLORAR MOVIMENTOS VARIADOS DE DANÇA?

NESTA ATIVIDADE, VAMOS IMAGINAR QUE ESTAMOS DENTRO DE UMA GRANDE BOLHA DE SABÃO E SEGUIR AS ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR.

DEPOIS DE EXPERIMENTAR DIFERENTES MOVIMENTOS COM AS PARTES DO CORPO, O PROFESSOR VAI ORGANIZAR UMA RODA DE CONVERSA EM QUE CADA UM DO GRUPO VAI CONTAR AS SENSAÇÕES QUE TEVE DURANTE A ATIVIDADE.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

VOCÊ:

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
  1. DEPOIS DE CONVERSAR, CADA GRUPO VAI SEGUIR AS ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR PARA FAZER UM MAPA CORPORAL DAS SENSAÇÕES QUE TEVE COM A DANÇA.
    • LEMBRE-SE: O MAPA CORPORAL DEVE REPRESENTAR AS SENSAÇÕES E AS EMOÇÕES DE TODOS DO GRUPO.

      Imagem: Ilustração. Um grupo de crianças uniformizadas fazem uma atividade na qual uma delas está deitada sobre um grande pedaço de papel e quatro colegas contornam seu corpo.   Fim da imagem.

      Imagem: Ilustrações. As crianças estão ao redor do contorno do corpo e seguram pequenos pedaços de papéis coloridos.  Fim da imagem.

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TEATRO

O TEATRO É UMA ARTE EM QUE UM OU MAIS ATORES INTERPRETAM UMA HISTÓRIA PARA CAUSAR SENTIMENTOS VARIADOS NO PÚBLICO.

NO TEATRO PODEMOS USAR TODAS AS LINGUAGENS DA ARTE. OBSERVE A IMAGEM.

Imagem: Fotografia. Três pessoas fantasiadas de porcos. As orelhas, a máscara com focinho saliente e o contorno da cabeça são de tecido. O rosto está maquiado, eles usam camisa e macacão e posam para foto.  Fim da imagem.

LEGENDA: CENA DA PEÇA DE TEATRO OS TRÊS PORQUINHOS. TEATRO ARRAIAL ARIANO SUASSUNA, EM RECIFE (PE), 2016. FIM DA LEGENDA.

CONVERSE COM OS COLEGAS. DEPOIS, FAÇA O QUE SE PEDE.

  1. MARQUE UM X NA PROFISSÃO DAS PESSOAS QUE APARECEM NA FOTOGRAFIA.

    ( ) MÉDICOS.

    ( ) MOTORISTAS.

    ( ) ATORES.

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  1. QUE TIPO DE ANIMAL ELES ESTÃO REPRESENTANDO NESSA FOTOGRAFIA?

( ) DRAGÕES.

( ) PORCOS.

( ) BORBOLETAS.

  1. VOCÊ JÁ VIU UMA PEÇA DE TEATRO COM OS TRÊS PORQUINHOS? SE VIU, ESCREVA ONDE ELA FOI APRESENTADA. _____.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. QUE TAL LER EM VOZ ALTA A HISTÓRIA DOS TRÊS PORQUINHOS? ELA É CONTADA NA PEÇA DE TEATRO.
Imagem: Ilustração. Em uma área gramada com muitas árvores, estão quatro porcos personificados. Uma mãe porca que usa avental e lenço na cabeça e três porquinhos de macacão, dois deles usam chapéus. Eles caminham enfileirados acenando para mãe atrás deles.  Fim da imagem.

ERA UMA VEZ TRÊS PORQUINHOS QUE MORAVAM COM A MÃE. UM DIA, PARTIRAM PARA CADA UM CONSTRUIR A SUA CASA.

Imagem: Ilustração. O porquinho de macacão vermelho e chapéu roxo está parando diante de uma casa de palha e madeira. Ao fundo, o porquinho de macacão verde sem chapéu está diante de uma casa de madeira. Fim da imagem.

O IRMÃO MAIS NOVO E O IRMÃO DO MEIO QUERIAM BRINCAR. ENTÃO, PARA CONSTRUIR RÁPIDO AS CASAS, ELES USARAM PALHA E MADEIRA.

Imagem: Ilustração. O porquinho de macacão e chapéus azuis carrega blocos de tijolos em uma carriola próximo de uma casa de tijolos em contração. Ao fundo, os outros dois porquinhos correm diante da casa de madeira.  Fim da imagem.

O PORQUINHO MAIS VELHO COMEÇOU A CONSTRUIR UMA CASA DE TIJOLOS, BEM RESISTENTE.

Imagem: Ilustração. Os porquinhos de macacão verde e vermelho sorriem deitados na grama próximo de pássaros e borboletas. Ao fundo, um lobo, que está de pé, os observa com a língua de fora.  Fim da imagem.

UM DIA, UM LOBO TENTOU PEGAR OS PORQUINHOS. COM MEDO, ELES FUGIRAM CADA UM PARA SUA CASA.

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Imagem: Ilustração. O lobo, personificado de pé e com macacão, assopra a cada de palha e madeira, que se desfaz, e o porquinho de macacão vermelho e chapéu roxo corre assustado.  Ao fundo, uma casa de madeira. Fim da imagem.

O LOBO FOI ATÉ A CASA DE PALHA DO PORQUINHO MAIS NOVO E A DERRUBOU COM UM SOPRO BEM FORTE.

Imagem: Ilustração. O lobo assopra a casa de madeira, que se desfaz, e os porquinhos de macacão vermelho e verde correm assustados.  Fim da imagem.

O PORQUINHO MAIS NOVO FUGIU PARA A CASA DE MADEIRA DO IRMÃO DO MEIO. MAS O LOBO FOI ATÉ LÁ E, COM DOIS SOPROS, TAMBÉM DERRUBOU A CASA.

Imagem: Ilustração. Os três porquinhos estão em uma sala onde há uma lareira acesa com um caldeirão fervente. Fim da imagem.

APAVORADOS, OS DOIS PORQUINHOS CORRERAM PARA A CASA DE TIJOLOS DO IRMÃO MAIS VELHO.

Imagem: Ilustração. O lobo está com expressão cansada do lado de fora da casa de tijolos. Fim da imagem.

ASSIM QUE OS PORQUINHOS ENTRARAM, O LOBO CHEGOU E ASSOPROU, ASSOPROU, MAS A CASA DE TIJOLOS NÃO CAIU.

Imagem: Ilustração. O lobo está no telhado da casa de tijolos e sorri enquanto coloca um dos pés na chaminé. Fim da imagem.

COMO O LOBO ESTAVA DECIDIDO A PEGAR OS PORQUINHOS, SUBIU NO TELHADO E COMEÇOU A DESCER PELA CHAMINÉ...

Imagem: Ilustração. Na sala, os porquinhos riem enquanto o rabo do lobo queima nas chamas da lareira ao fundo. Fim da imagem.

MAS O PORQUINHO MAIS VELHO PERCEBEU QUE O LOBO ESTAVA DESCENDO PELA CHAMINÉ. TIROU O CALDEIRÃO DE SOPA QUE ESTAVA COZINHANDO E O RABO DO LOBO PEGOU FOGO.

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Imagem: Ilustração. Do lado de fora da casa de tijolos, os três porquinhos acenam e sorriem para o lobo, que está longe e com o rabo em chamas e com fumaça. Fim da imagem.

O LOBO SUBIU PELA CHAMINÉ E SAIU CORRENDO, TENTANDO APAGAR O FOGO.

Imagem: Ilustração. Os três porquinhos estão lado a lado sorridentes e ao fundo há três casas de tijolos.  Fim da imagem.

OS PORQUINHOS, ENTÃO, CONSTRUÍRAM NOVAS CASAS. SÓ QUE DESSA VEZ TODOS USARAM TIJOLOS.

LEGENDA: OS TRÊS PORQUINHOS. TEXTO ORIGINAL EM INGLÊS COMPILADO POR JOSEPH JACOBS (1854-1916) E PUBLICADO EM 1890 NO LIVRO ENGLISH FAIRY TALES, N. 14, P. 68-72. TEXTO ORIGINAL INGLÊS EM DOMÍNIO PÚBLICO. TRADUZIDO E ADAPTADO ESPECIALMENTE PARA ESTE LIVRO, 2021. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade extraclasse, para casa. Fim da imagem.
  1. CONVIDE UM FAMILIAR PARA LER COM VOCÊ, EM VOZ ALTA, A HISTÓRIA DOS TRÊS PORQUINHOS. VOCÊ LÊ UM QUADRINHO E ELE LÊ O QUADRINHO SEGUINTE. NO FINAL DA LEITURA, CONTE A HISTÓRIA COMO VOCÊ ENTENDEU.

Boxe complementar:

CONHEÇA O ARTISTA

JOSEPH JACOBS NASCEU NA AUSTRÁLIA EM 1854 E FALECEU EM 1916.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Retrato de perfil de um homem de pele clara, nariz afilado, calvo e com bigode longo. Ele está sentado e usa paletó. Fim da imagem.

CRÉDITO: ELLIOT & FRY - SOCIEDADE DO FOLCLORE, LONDRES, INGLATERRA

ERA ESCRITOR E VIVEU NA INGLATERRA, ONDE ESTUDOU O FOLCLORE INGLÊS. ELE COLETAVA HISTÓRIAS CONTADAS PELAS PESSOAS PARA DEPOIS PUBLICAR EM LIVROS.

O CONTO “OS TRÊS PORQUINHOS” FOI UMA DESSAS HISTÓRIAS.

Fim do complemento.

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Boxe complementar:

MÃOS À OBRA

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

AGORA, COM OS COLEGAS DE CLASSE, SIGA O ROTEIRO PARA FAZER UMA APRESENTAÇÃO TEATRAL DA HISTÓRIA DOS TRÊS PORQUINHOS.

Imagem: Ilustração 1. Na sala de aula, a professora está diante dos alunos sentados em suas carteiras. Ela segura um livro aberto e os alunos a observam. Fim da imagem.

OUÇAM O PROFESSOR OU A PROFESSORA LER MAIS UMA VEZ A HISTÓRIA DOS TRÊS PORQUINHOS.

Imagem: Ilustração 2. Na sala de aula, de pé, os alunos estão divididos em dois grupos de cinco pessoas e conversam. A professora os observa. Fim da imagem.

FORMEM GRUPOS DE CINCO ESTUDANTES E ESCOLHAM O PAPEL QUE CADA UM FARÁ: MÃE, PORQUINHOS E LOBO.

Imagem: Ilustração 3.  Na sala de aula, quatro alunos se despedem e sorriem. Fim da imagem.

CADA GRUPO VAI ENSAIAR A APRESENTAÇÃO DA PEÇA QUE FARÁ PARA A TURMA.

Imagem: Ilustração 4. Na sala de aula, diante da lousa, quatro alunos se apresentam. Uma menina assopra com força na direção de três meninos acuados à sua frente.  Fim da imagem.

APÓS OS ENSAIOS, TODOS OS GRUPOS APRESENTARÃO A PEÇA DE TEATRO.

Fim do complemento.

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PAISAGEM SONORA

OS SONS TAMBÉM FAZEM PARTE DA PAISAGEM.

OBSERVE A REPRODUÇÃO DE DUAS TELAS: UMA MOSTRA A RUA DE UMA CIDADE E A OUTRA, UMA FLORESTA.

Imagem: Pintura. Destaque de uma área urbana com muitas cores.  Em primeiro plano, há diversas pessoas na calçada, entre elas pedestres, pessoas paradas conversando, gari e crianças uniformizadas.  Também há postes de iluminação, orelhão, planta e o farol.  Na via, o semáforo está fechado, pessoas atravessam a rua sobre a faixa, crianças fazem malabares diante dos carros, moto e ônibus, que está lotado. Do outro lado da calçada, também há pedestres, orelhões, plantas e uma lixeira. Ao fundo, estabelecimentos comerciais e residenciais, com alguns moradores. E no horizonte, mais prédios.  Fim da imagem.

LEGENDA: COELHO, HELENA. ACROBACIAS POR ALGUNS TROCADOS. 2005. ÓLEO SOBRE TELA, 60 CM × 80 CM. GALERIA JACQUES ARDIES, SÃO PAULO (SP). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Pintura. Destaque do interior da mata. Há muitas árvores, cipós, plantas sortidas e um rio caudaloso entre elas onde há espécies aquáticas. Também há animais, como pássaros. Ao fundo, montanhas. Fim da imagem.

LEGENDA: TOLEDO, MARA D. AS ALEGRES JANDAIAS . 2016. ÓLEO SOBRE TELA, 100 CM × 140 CM. GALERIA JACQUES ARDIES, SÃO PAULO (SP). FIM DA LEGENDA.

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CONVERSE COM OS COLEGAS. DEPOIS, RESPONDA ÀS QUESTÕES.

  1. EM UMA CIDADE COMO A DA PINTURA, O QUE VOCÊ ACHA QUE PODE PRODUZIR SOM, ALÉM DOS CARROS E DAS PESSOAS? DITE SUA RESPOSTA PARA O PROFESSOR. DEPOIS, COPIE A RESPOSTA QUE ELE ANOTOU NA LOUSA.
  1. EM UMA FLORESTA COMO A DA PINTURA, ALÉM DOS PÁSSAROS, O QUE PODE PRODUZIR SOM? DITE SUA RESPOSTA PARA O PROFESSOR. DEPOIS, COPIE A RESPOSTA QUE ELE ANOTOU NA LOUSA.
Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

3. FIQUE EM SILÊNCIO DURANTE ALGUNS MINUTOS E PRESTE ATENÇÃO NOS SONS AO SEU REDOR E NOS SONS FORA DA SALA. DEPOIS, ESCREVA OU DESENHE O QUE OUVIU.

_____

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MUSICANDO

Imagem: Ícone referente à seção Musicando, composto pela ilustração de uma nota musical. Fim da imagem.

UMA PAISAGEM SONORA É FORMADA PELOS DIFERENTES SONS QUE FAZEM PARTE DE UM AMBIENTE.

ESSES SONS PODEM SER O BARULHO DA ÁGUA DE UM RIO, O SOM DO VENTO NAS ÁRVORES, A VOZ DAS PESSOAS, OS SONS DOS ANIMAIS OU O SOM DOS CARROS E DAS MÁQUINAS.

QUE TAL CRIAR UMA PAISAGEM SONORA EXPLORANDO OS SONS DOS ANIMAIS?

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.
  1. DESENHE UMA CENA COM ANIMAIS E EXPRESSE O SOM QUE ELES ESTÃO FAZENDO.

    PODE SER UMA FAZENDA, UMA CIDADE, O QUINTAL DE UMA CASA, OS ANIMAIS NA NATUREZA.

    EXISTEM DIVERSAS POSSIBILIDADES. ESCOLHA A SUA!

    _____

44

  1. OBSERVE AS IMAGENS E LEIA AS LEGENDAS.
Imagem: Fotografia. Duas meninas sorriem enquanto cantam juntas segurando um microfone. Fim da imagem.

( ) SOM.

Imagem: Fotografia. Uma menina dorme agarrada a um ursinho de pelúcias.  Fim da imagem.

( N ) SILÊNCIO.

DE ACORDO COM A IMAGEM, MARQUE NOS QUADRINHOS ( ) OU ( N ).

Imagem: Fotografia. Uma borboleta pousada em uma flor. Fim da imagem.

( )

Imagem: Fotografia. Um homem de macacão, capacete, protetor ocular e luvas fura uma parede com furadeira. Fim da imagem.

( )

Imagem: Fotografia. Um gato dorme no chão. Fim da imagem.

( )

Imagem: Fotografia. Um menino toca um violino. Fim da imagem.

( )

Imagem: Fotografia. Uma menina lê deitada de bruços na cama. Fim da imagem.

( )

Imagem: Fotografia. Um bebê chora deitado.  Fim da imagem.

( )

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. NESTA ATIVIDADE, VOCÊ VAI PRODUZIR DIFERENTES SONS DE ACORDO COM AS ORIENTAÇÕES A SEGUIR:

• COM A BOCA FECHADA, VOCÊ VAI EMITIR OS SONS QUE O PROFESSOR INDICAR.

• COM A BOCA ABERTA, VOCÊ VAI EMITIR OS SONS QUE O PROFESSOR INDICAR.

Imagem: Ilustração. Na sala de aula, um grupo de crianças sentadas em duplas estão com cadernos abertos sobre as carteiras e fazem bicos com a boca.  Fim da imagem.

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O SOM E A TECNOLOGIA

VOCÊ SABIA QUE MUITOS ARTISTAS UTILIZAM A TECNOLOGIA PARA CRIAR SUAS OBRAS DE ARTE?

EQUIPAMENTOS DE GRAVAÇÃO E REPRODUÇÃO DO SOM NÃO SÃO UTILIZADOS SOMENTE PARA GRAVAR CANÇÕES E O SOM DE INSTRUMENTOS MUSICAIS. ELES TAMBÉM PODEM ESTAR PRESENTES EM INSTALAÇÕES DE ARTE.

• QUE EQUIPAMENTOS DE SOM VOCÊ CONHECE QUE SÃO USADOS PARA GRAVAR OU EMITIR SONS? DITE SUA RESPOSTA PARA O PROFESSOR E DEPOIS COPIE NA LINHA ABAIXO. _____.

OBSERVE A IMAGEM.

Imagem: Fotografia. Em um espaço fechado com paredes e piso branco, há caixas de som dispostas ao lado de um colchão sobre uma estrutura de madeira. À frente, há uma pequena mesa com tecido, poltrona e camisa no encosto.  Fim da imagem.

LEGENDA: INSTALAÇÃO SONORA DE PEDRO PAULO SANTOS E JULIAN JARAMILLO ARANGO. EXPOSIÇÃO SONS DE SILÍCIO EM SÃO PAULO (SP), 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. QUE OBJETOS VOCÊ VÊ NESSE ESPAÇO? _____.
  1. O QUE VOCÊ IMAGINA QUE ESTÁ ACONTECENDO OU VAI ACONTECER ALI? _____.
  1. QUE SONS PODERÃO SAIR DESSAS CAIXAS DE SOM? _____.
  1. QUE NOME VOCÊ DARIA PARA ESSA OBRA? DITE PARA O PROFESSOR ESCREVER E COPIE DO QUADRO. _____.

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O QUE APRENDEMOS

OLÁ! AGORA VOCÊ FARÁ ALGUMAS ATIVIDADES E DESCOBRIRÁ QUE JÁ APRENDEU MUITAS COISAS!

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. VOCÊ GOSTOU DAS BRINCADEIRAS COLETIVAS QUE APRENDEU NO LIVRO? FOI DIFÍCIL RECRIAR ALGUMA BRINCADEIRA? CONTE SUA EXPERIÊNCIA E COMO VOCÊ SUPEROU AS DIFICULDADES.
  1. NA SUA OPINIÃO, AS BRINCADEIRAS FAZEM PARTE DA CULTURA DE UM POVO? REGISTRE SUA RESPOSTA. _____.
  1. LIGUE O NOME DA BRINCADEIRA AO LUGAR ONDE ELA SURGIU.
Imagem: Ilustração. Quatro crianças brincam de amarelinha. Uma pula enquanto as demais sorriem e observam.  Fim da imagem.

COLUNA 1:

AMARELINHA

CIRANDA (RODA)

TERRA-MAR

COLUNA 2:

MOÇAMBIQUE

ITÁLIA

PORTUGAL

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.
  1. APRESENTE UMA CANTIGA OU RECITE UMA PARLENDA JUNTO COM A TURMA. DEPOIS FAÇA UM DESENHO REPRESENTANDO O TEMA DOS VERSOS QUE VOCÊ ESCOLHEU.

    _____

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AVALIAÇÃO PROCESSUAL

  1. AS BRINCADEIRAS PODEM ESTAR PRESENTES NA ARTE? DÊ EXEMPLOS DO QUE VOCÊ APRENDEU NESSES CAPÍTULOS. _____.
  1. MARQUE UM X NA ALTERNATIVA CORRETA.
    • A PINTURA É UMA LINGUAGEM:
Imagem: Pintura. Em um vasto jardim de ramos e flores altas, há um caminho ao centro onde estão duas crianças, uma à frente e outra ao fundo próximo de uma pessoa adulta. No horizonte, uma construção e o céu com nuvens. Fim da imagem.

LEGENDA: MONET, CLAUDE. O JARDIM DO ARTISTA EM VETHEUIL. 1880. ÓLEO SOBRE TELA, 151,5 CM × 121 CM. MUSEU DE ARTE NACIONAL, WASHINGTON, EUA. FIM DA LEGENDA.

( ) DE GESTOS.

( ) VISUAL.

( ) FALADA.

  1. VOCÊ GOSTOU DE PARTICIPAR DA ATIVIDADE DE DANÇA COM OS COLEGAS? QUE TIPO DE MOVIMENTOS VOCÊ EXPLOROU? _____.
Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.
  1. COMO FOI ATUAR NA PEÇA DOS TRÊS PORQUINHOS? REPRESENTE A CENA DE QUE VOCÊ MAIS GOSTOU SE EXPRESSANDO COM A VOZ E OS MOVIMENTOS DO CORPO. DEPOIS DESENHE ESSA CENA.

    _____

  1. UMA PAISAGEM SONORA É COMPOSTA:

    ( ) PELOS SONS DO AMBIENTE.

    ( ) PELOS OBJETOS DO AMBIENTE.