10

Capítulo 1. Entrando em cena

Imagem: Mosaico. Um quadro com superfície composta de pequenos quadrados que formam uma moldura vermelha e duas máscaras ao centro dispostas lado a lado. Ambas são semelhantes a rostos humanos, uma tem pele clara, cabelo longo, adereço na cabeça e apresenta expressão de espanto. A outra apresenta pele amarelada, rugas, sorriso largo, sobrancelha bem marcada e adereço de flores na cabeça. Fim da imagem.

LEGENDA: Mosaico romano representando as máscaras usadas no teatro grego. Século 2. Pastilhas de mármore colorido sobre argamassa, altura: 74,6 cm. Museus Capitolinos, Roma, Itália. FIM DA LEGENDA.

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Boxe complementar

O que eu vejo

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Converse com os colegas.

  1. Você já tinha visto máscaras como estas?
  1. O que as máscaras desta imagem representam?
  1. Se tivesse de usar uma delas, qual escolheria? Por quê?

Fim do complemento.

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Teatro grego

Na Grécia antiga, os espetáculos eram apresentados em festivais que duravam cerca de uma semana e reuniam milhares de pessoas.

Imagem: Fotografia. Vista panorâmica de um local aberto com ampla construção em ruínas. Apresenta uma alta arquibancada semicircular, um palco comprido com colunas dispostas na parte de trás. Ao redor, restos de colunas e muros em uma área gramada. No horizonte, montanhas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Ruínas de teatro grego construído por volta do ano 325, em Afrodísias, antiga cidade grega localizada na atual Turquia. Fotografia de 2015. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Destaque de uma escultura que apresenta um rosto humano em relevo.  Fim da imagem.

LEGENDA: Detalhe de baixo-relevo do palco do teatro de Afrodísias. Por volta do ano 325. Baixo-relevo em mármore, altura: 38 cm. Fotografia de 2015. FIM DA LEGENDA.

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As máscaras serviam para os atores representarem várias personagens na mesma peça teatral.

Naquela época, apenas os homens podiam atuar e alternavam as máscaras femininas ou masculinas de acordo com o papel que seria representado.

Na Grécia antiga, as peças de teatro eram divididas em dois gêneros: a tragédia e a comédia.

Imagem: Fotografia. Máscara que apresenta um rosto humano expressivo, barba e cabelo volumosos e cacheados.  Fim da imagem.

LEGENDA: Réplica de máscara do teatro grego usada em tragédias. Cerca de 400 a.C. Cerâmica, altura: 30 cm. Coleção particular. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Máscara que apresenta olhos grandes, sobrancelhas franzidas e boca grande aberta. O cabelo é liso e alto. Fim da imagem.

LEGENDA: Réplica de máscara do teatro grego usada em comédias. Século 2 a.C. Pedra, altura: 22 cm. Museu Arqueológico de Atenas, Atenas, Grécia. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

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Máscaras

A maioria das culturas que conhecemos fez uso de máscaras em rituais ou como disfarce, ou adereço.

As máscaras podem ser feitas de diversos materiais: madeira, metal, fibra de diferentes plantas, marfim, argila, penas, tecido, palha de milho etc.

Imagem: Fotografia. Máscara que apresenta a superfície grande e penugem colorida em tons de azul e vermelha. Ao centro, há plumas grandes verdes e amarelas. Os olhos e boca são pequenas e os dentes salientes. Próximo dos olhos partem dois tecidos longos de duas flores compostas pelas plumas. O contorno da máscara é semicircular preso com cordas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Máscara dos indígenas Tapirapé da Ilha do Bananal (TO). Sem data. Feita de madeira, plumas, penas e sementes, altura: 32 cm. Coleção particular. FIM DA LEGENDA.

Os indígenas brasileiros costumam usar máscaras em rituais que geralmente são acompanhados por cantos e danças.

A máscara pode cobrir apenas o rosto, toda a cabeça ou o corpo inteiro da pessoa que vai usá-la.

Imagem: Fotografia. Destaque de uma região aberta com chão de areia e fundo com árvores e por onde caminham personagens com corpo todo coberto com longas franjas bege com trechos tingidos de rosa e azul e tecidos estampados na parte de trás do corpo e presos em um adereço de penas na cabeça. As mãos estão de fora e seguram maracás.  Fim da imagem.

LEGENDA: Personagens místicos conhecidos como praiá durante o Toré em ritual chamado de Festa do Menino do Rancho, feito por membros da etnia Pankararu na Aldeia Brejo dos Padres. Terra Indígena Pankararu, Tacaratu (PE), 2014. FIM DA LEGENDA.

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Os africanos também usam máscaras em festividades e nos rituais religiosos. A maioria dessas máscaras é feita de madeira, mas outros materiais podem ser usados, como marfim, pedras e metais.

Imagem: Fotografia. Duas máscaras unidas e com aspecto de bronze com entalhes em preto. Apresentam rosto humano com lábios, nariz e olhos salientes, inscrições na testa e na bochecha. Na parte superior, há um adereço longo e firme na cabeça.  Fim da imagem.

LEGENDA: Máscara dupla da sociedade geledé dos povos Iorubá. Segunda metade do século 19. Madeira, pigmentos e índigo, altura: 34,3 cm. Museu de Arte de Saint Louis, Saint Louis, EUA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Máscara que apresenta rosto humano de formato ovalar, nariz, olhos e boca salientes, entalhe duplo vertical na testa, cabelo curto em relevo e com adereço composto por pequenas cabeças em formato de tiara. Na gola, também se repete o mesmo detalhe.  Fim da imagem.

LEGENDA: Pingente representando a máscara da rainha mãe (iyoba) dos Edo. Século 16. Marfim, ferro e cobre, altura: 23,8 cm. Museu Metropolitano de Arte, Nova York, EUA. FIM DA LEGENDA.

Os Dogon, habitantes do Mali, na África, usam máscaras, cantam e dançam nos rituais em que reverenciam seus antepassados.

Imagem: Fotografia. Em um lugar aberto com árvores, destaque com seis homens negros que vestem figurinos coloridos com franjas nos braços, tórax e cintura. Eles usam adereços no pescoço e máscaras em formato geométrico e que cobrem todo o rosto e com estruturas na parte superior, como um chifre e símbolos.  Fim da imagem.

LEGENDA: Dançarinos Dogon durante o ritual em honra de seus antepassados, no Mali, país da África. Fotografia de 2014. FIM DA LEGENDA.

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Boxe complementar

Mãos à obra

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

Que tal produzir uma máscara que será usada na atividade proposta no final deste capítulo? Siga o roteiro.

Materiais

  • Balão de festa
  • Folhas de jornal
  • Cola branca
  • Água
  • Copo plástico
  • Canetinha preta
  • 2 pincéis
  • Tesoura com pontas arredondadas
  • Guache de várias cores
  • Pedaço de elástico

    Como fazer

    Imagem: Ilustração 1. Destaque das mãos de uma pessoa que picota um jornal.   Fim da imagem.

    LEGENDA: Rasgue as folhas de jornal em pequenos pedaços. FIM DA LEGENDA.

    Imagem: Ilustração 2. Um menino enche um balão de ar. Fim da imagem.

    LEGENDA: Encha o balão até ficar um pouco maior que a sua cabeça. Dê um nó. FIM DA LEGENDA.

    Imagem: Ilustração 3. Destaque das mãos do menino que cola pedaços de jornal no balão cheio de ar. Ao lado, um copo com água e um pincel e uma embalagem de cola branca. Fim da imagem.

    LEGENDA: Ponha no copo partes iguais de cola e de água. Com um pincel, passe a mistura no balão e grude os pedaços de jornal. FIM DA LEGENDA.

    Imagem: Ilustração 4. Destaque das mãos do menino que segura o balão com parte coberta de jornal picotado colado.   Fim da imagem.

    LEGENDA: Cubra a metade do balão com três camadas de jornal. FIM DA LEGENDA.

Fim do complemento.

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Boxe complementar

Imagem: Ilustração 5. Destaque das mãos do menino que segura o balão estourado e a colagem de jornal, que forma uma estrutura côncava e firme. Fim da imagem.

LEGENDA: Depois que a cola estiver seca, fure o balão e solte-o da camada de jornal. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração 6. Destaque das mãos do menino que segura a colagem de jornal e corta a rebarba da estrutura. Fim da imagem.

LEGENDA: Veja se a máscara se encaixa no seu rosto e recorte a borda para dar acabamento. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração 7. Destaque das mãos do menino que faz recorte de olhos e boca formatando a máscara.  Fim da imagem.

LEGENDA: Marque com a canetinha as áreas dos olhos e da boca e recorte-as. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração 8. Destaque das mãos do menino que segura a máscara e pinta sua superfície de amarelo com o pincel. Fim da imagem.

LEGENDA: Passe uma camada de guache na máscara. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração 9. Destaque das mãos do menino decora a máscara com pintas e traços. Fim da imagem.

LEGENDA: Depois que o guache secar, desenhe os detalhes da máscara e pinte-a como quiser. Passe cola para impermeabilizar. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração 10. Destaque das mãos do menino que passa um elástico na parte de trás da máscara.  Fim da imagem.

LEGENDA: Seu professor vai fazer um furo em cada lado da máscara. Passe o elástico pelos furos e amarre. FIM DA LEGENDA.

Fim do complemento.

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Elementos do teatro

Em uma peça de teatro não podem faltar ator e público, pois estes são elementos fundamentais da linguagem teatral.

Além deles, conheceremos e experimentaremos outros elementos que compõem a cena e ajudam a contar histórias utilizando a linguagem do teatro.

Observe a fotografia de uma das cenas do espetáculo Paraíso, interpretada por um dos atores da Companhia Teatro Máquina.

Imagem: Fotografia. Em um cenário escuro, uma pessoa vestida com figurino branco largo com touca, lanterna na cabeça e luvas. Ela está diante de uma mesa sobre a qual está deitado um grande urso de pelúcia, para o qual está voltada a luz.  Fim da imagem.

LEGENDA: Cena do espetáculo Paraíso, da Companhia Teatro Máquina, apresentado em Fortaleza (CE), 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. O que você vê na fotografia? _____.
  1. Você consegue imaginar o que está acontecendo nessa cena? _____.
  1. Qual será a história dessa peça de teatro? _____.

19

A peça se passa em um tempo futuro e conta a história de cientistas-catadores que encontram coisas esquecidas em uma praia. Entre essas coisas estão brinquedos, potes de margarina, garrafas de refrigerantes e baterias enferrujadas.

Depois de viverem experiências nesse ambiente contaminado, as personagens imaginam como elas gostariam que fosse uma praia no futuro.

Imagem: Fotografia. Em um cenário escuro, uma pessoa com figurino largo, touca e luvas segura uma lanterna e manipula uma estrutura filamentosa e brilhante. Ao lado, uma grande estrutura esférica luminosa e com filamentos na parte inferior.  Fim da imagem.

LEGENDA: Pelos elementos que aparecem na fotografia, podemos imaginar que esta cena acontece no fundo do mar. FIM DA LEGENDA.

Converse com os colegas. Depois, registre suas respostas com a ajuda do professor.

  1. Essa peça de teatro foi encenada:

    ( ) apenas com atores.

    ( ) com atores, bonecos e objetos.

  1. Por que você acha que os cientistas encontraram esses objetos na praia, depois de tanto tempo? _____.
  1. O que você acha que a peça quis comunicar com essa história? _____.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

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Texto teatral

No início do texto de uma peça, o autor pode colocar algumas informações, como o nome das personagens e a indicação de como o cenário deve ser. Observe.

[...]

Personagens

  1. Cachorro
  1. Lobo
  1. Alguns figurantes

    (atuando como contrarregras )

Cenário

Um quintal sem cercas com uma casa de cachorro.

[...]

No texto, aparecem as falas das personagens. Antes de cada fala, é escrito o nome da personagem que falará. O nome é escrito com destaque.

[...]

Lobo Meu almoço!

Cachorro Quem, eu?! Não prefere um... cachorro-quente?

[...]

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No texto, também existem rubricas, que são informações entre parênteses ou com destaque em itálico, que deixa as letras inclinadas.

As rubricas descrevem o que acontece em cena e indicam o que os atores devem fazer. Observe.

[...] simulação de passagem de tempo. (Alguém cruza a boca de cena segurando um cartaz com a inscrição: “mais tarde...”.) [...]

As rubricas também podem indicar o tipo de emoção a ser transmitida e se a cena acontece de dia ou de noite.

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

Que tal fazer uma leitura dramática?

Para essa atividade foi escolhida a peça O cachorro sabido e o lobo bobo.

Combine com um colega a distribuição dos papéis antes de iniciar a leitura em dupla.

O cachorro sabido e o lobo bobo

Imagem: Ilustração. Uma faixa longa amarela com arabescos de cor laranja-claro e vermelho. Fim da imagem.

Personagens

  1. Cachorro
  1. Lobo
  1. Alguns figurantes (Atuando como contrarregras)
  1. Cenário
  1. Um quintal sem cercas com uma casa de cachorro.

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Cachorro está deitado no quintal, fora de sua casa, dormindo. Lobo se aproxima sorrateiro e salta sobre ele, imobilizando-o.

Lobo Meu almoço!

Cachorro Quem, eu?! Não prefere um... cachorro-quente?

Lobo Não! Prefiro você: nem frio nem quente! Cachorro morno, rá, rá!

Cachorro Mas eu tô tão magrinho... Por que não espera passar a festa?

Lobo Festa? Que festa?

Cachorro A festa de aniversário do meu dono.

Lobo E o que tem essa festa?

Cachorro Veja bem, seu lobo... ele vai dar um churrasco. E churrasco o senhor sabe como é, né?...

Lobo Não, não sei.

Cachorro É que sempre sobra muita carne, muito osso, umas gordurinhas...

Lobo Eu sou um lobo! Já viu lobo comer sobras?

Cachorro Aí é que está: eu como. Eles me dão o que sobra, eu como, fico mais gordinho...

Lobo E daí?

Imagem: Ilustração. Em um quintal verde com árvores, um cachorro e um grande lobo personificados estão frente a frente. O cachorro está encostado em sua casinha e gesticula e o lobo o observa. Fim da imagem.

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Cachorro E daí que o senhor volta depois da festa e me janta! Melhor que me almoçar agora, enquanto eu ainda sou puro osso, não acha? [...]

Lobo Está bem, depois da festa eu volto.

Sai lambendo os beiços, enquanto o cachorro suspira, aliviado. Simulação de passagem de tempo. (Alguém cruza a boca de cena segurando um cartaz com a inscrição: “mais tarde...”.) Lobo retorna e encontra o cachorro dormindo de novo, mas agora o quintal está cercado. (Na simulação da passagem do tempo, alguns figurantes entram em cena e montam uma cerca em volta do cachorro e sua casa.)

Lobo (De fora da cerca)

Ei, cachorro! Vim para o jantar, conforme combinamos.

Cachorro Sinto muito, seu lobo, mas, da próxima vez que vier para o almoço, é melhor não esperar pelo jantar.

Lobo fica furioso ao perceber que foi enganado. Tenta pular a cerca, mas não consegue.

Cachorro (Para a plateia)

Quem escapa uma vez se previne de vez. [...]

Imagem: Ilustração. Uma faixa longa amarela com arabescos de cor laranja-claro e vermelho. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade extraclasse, para casa. Fim da imagem.

Boxe complementar

Conheça o artista

José Carlos Aragão é jornalista, ator e escritor. Ele nasceu na cidade de Governador Valadares (MG), no ano de 1956.

Na infância, ele gostava de ler, ouvir e inventar histórias. Talvez por isso escreva livros e peças teatrais para crianças.

Imagem: Fotografia. Retrato de um senhor branco de barba grisalha volumosa, óculos, boina e jaqueta.  Fim da imagem.

Fim do complemento.

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Figurino e maquiagem
Figurino

O traje e os acessórios, como cintos, lenços, bolsas, máscaras, chapéus e sapatos, usados por uma personagem formam o figurino. O profissional que desenvolve figurinos é o figurinista.

Uma das maneiras de criar um figurino é começar fazendo o croqui, que é o desenho das peças. Observe.

Imagem: Ilustração. Conjunto de quatro croquis. O primeiro apresenta a silhueta de uma mulher de pé que tem cabelo curto, usa vestido curto rodado volumoso, meias longas e sapato escuro. O segundo apresenta a silhueta de um homem de pé que usa camisa, orelhas de coelho, colete xadrez, calça com retalhos, meia longa e sapato. O terceiro apresenta a silhueta de uma pessoa que usa um chapéu de cabeça de pássaro com bico grosso e longo, paletó roxo com botões, calça com penas, meias longas e sapatos compridos. O quarto é a silhueta de um homem de pé com cartela, cabelo volumoso, camisa com colete, calça comprida listrada com retalhos, meias longas e sapatos compridos. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Conjunto de quatro pessoas que posam para foto com figurinos. A primeira é uma mulher de cabelo curto que usa vestido rosa curto e volumoso, meias longas e tênis preto. O segundo é um homem de paletó longo branco, orelhas de coelho sobre a cabeça, calça curta, meias longas e sapato branco. O terceiro é um homem de paletó roxo com botões, chapéu de cabeça de pássaro com bico longo grosso, calça com pelagem, meias longas e sapato comprido amarelo.  O último é um homem que usa cartola, camisa com colete, calça com retalhos, meias longas e sapatos compridos.  Fim da imagem.

LEGENDA: Croquis dos figurinos e fotografias das personagens do espetáculo Alice, o musical. Direção de Max Oliveira, direção artística de Marina Costa e direção musical de Fernando Marianno. Figurinos: Jota Produções. Desenhos e fotografias de 2015. FIM DA LEGENDA.

O figurinista também pode reformar figurinos e coordenar a organização do guarda-roupa .

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Boxe complementar

Mãos à obra

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

Forme dupla com um colega e criem figurinos para as personagens da peça O cachorro sabido e o lobo bobo. Para isso, sigam o roteiro.

  1. Decidam como os atores se caracterizarão para representar as personagens Cachorro e Lobo.
  1. As personagens usarão adereços, como máscaras e chapéus?
  1. Em uma folha avulsa, desenhem e pintem os figurinos e escrevam legendas explicando as peças do vestuário. Pensem nas cores das roupas que serão criadas.
  1. Organizem um mural com os desenhos para que todos apreciem.

Fim do complemento.

Maquiagem

A maquiagem também ajuda na criação de uma personagem. O profissional que faz a maquiagem é o maquiador.

Imagem: Fotografia. Um homem sem camisa está sentado e usa uma máscara verde com pintura em cor preta, amarela, vermelha e com rebarbas brancas na lateral. Ele usa um colar, pulseira e lê um livro aberto em sua frente.  Fim da imagem.

LEGENDA: Ator indiano preparando a maquiagem. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma pessoa que usa uma máscara verde com detalhes em preto, amarelo e vermelho com rebarbas brancas. Também utiliza um chapéu destacado alto, colorido e rebuscado que apresenta uma estrutura circular na parte de trás. A roupa é longa com detalhes dourados, mangas compridas vermelhas, faixas brancas no comprimento e adereços volumosos nos pulsos.  Fim da imagem.

LEGENDA: O ator já totalmente caracterizado em cena. Querala, Índia, 2019. FIM DA LEGENDA.

26

Boxe complementar

Mãos à obra

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Prepare-se para atuar em um improviso teatral. Para isso, você precisará apenas da maquiagem.

Siga as orientações.

Materiais

  • Kit de tinta facial atóxica
  • Lenços de papel

    Como fazer

  1. Escolha uma personagem para encenar.
  1. A maquiagem deve ser bem simples.
  1. Use os dedos para aplicar a tinta. Limpe a mão com lenço de papel antes de usar outra cor. Para se inspirar, observe as imagens.
  1. Quando estiver maquiado, improvise com os colegas uma cena em que todas as personagens interagem.

Fim do complemento.

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Sonoplastia e cenografia
Sonoplastia

A sonoplastia é o som ou conjunto de sons que chama a atenção do público para a cena ou destaca as emoções que os atores querem transmitir para a plateia.

A pessoa que cuida da sonoplastia é o sonoplasta.

Cenografia

A cenografia é a arte de criar e instalar os cenários para os espetáculos.

A cenografia é parte importante de um espetáculo, pois é por ela que sabemos o lugar e a época em que a história acontece.

O profissional responsável pela cenografia é o cenógrafo. Ele também fica encarregado de escolher os objetos que farão parte da cena.

Imagem: Fotografia. Um cenário que apresenta chão de madeira com um baú ao centro uma mesa alta coberta com uma rede marrom-clara, uma tina e um barril também de madeira. Ao fundo, uma composição de pinturas com molduras rebuscadas em tom amadeirado e a cortina é vermelha com detalhes de franjas em dourado.  Fim da imagem.

LEGENDA: Cenário da peça A Besta, com direção de Alexandre Reinecke. Cenografia de José de Anchieta. Fotografia de 2014. FIM DA LEGENDA.

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Boxe complementar

Mãos à obra

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

Forme dupla com um colega.

  1. Um dos integrantes da dupla contará uma história. Enquanto ele conta, o outro improvisará os sons da história usando a voz, o corpo e objetos que estiverem por perto.
  1. Durante a atividade, o professor fará um sinal e vocês deverão inverter os papéis.

    Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Ao final, faça um desenho para registrar a experiência.

    _____

  1. Compartilhe o desenho com os colegas, para que todos apreciem as produções da turma.

    Imagem: Ilustração. Em uma sala de aula, cinco crianças uniformizadas sorriem e se olham segurando desenhos no alto.  Fim da imagem.

Fim do complemento.

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Para fazer com os colegas

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Em grupo, criem uma cena para representar usando as máscaras confeccionadas por vocês. Para isso:

  1. Relembrem a discussão sobre o assunto da peça Paraíso, pensem em um tema e criem uma cena que vocês queiram representar.
  1. Decidam o que acontecerá no início, no meio e no fim da cena. Se necessário, anotem ou façam desenhos para que todos do grupo se lembrem do que foi combinado.
  1. Pensem em uma situação em que possam ser inseridas as máscaras que vocês produziram. Que personagens elas representarão?
  1. A cena será feita com o espaço vazio ou o grupo pretende usar objetos para compor um cenário? Combinem antes com o professor e preparem os objetos, caso sejam necessários.
  1. Alguém fará a sonoplastia? Decidam quem será o responsável por ela e como será feita.
  1. Ensaiem a cena. Se preciso, façam adaptações e mudem os combinados.
  1. Marquem o dia da apresentação e convidem os colegas de outras turmas para assistir. Divirtam-se!

    Bom espetáculo!

Imagem: Fotografia. Quatro crianças brincam segurando máscaras grandes coloridas e decoradas à frente do rosto.  Fim da imagem.