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Capítulo 2. Bonecos e sombras

Imagem: Fotografia. Destaque de um homem que segura varetas acopladas a bonecos recortados na extremidade. Os bonecos estão diante de uma superfície branca com desenho de construções ao fundo.  Fim da imagem.

LEGENDA: Artista manipulando bonecos em apresentação de teatro de sombras em Damasco, Síria, 2018. FIM DA LEGENDA.

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Boxe complementar

O que eu vejo

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Converse com os colegas.

  1. O que você vê nesta imagem?
  1. O que este homem com as varetas está fazendo?
  1. Os bonecos representam personagens que parecem ter saído dos contos das Mil e uma noites. Você já ouviu falar dessas histórias? Conhece alguma?
  1. O que os bonecos estão fazendo?

Fim do complemento.

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O espetáculo vai começar...

O teatro de sombras foi criado na China há mais de 2 mil anos, porém essa linguagem teatral é utilizada em muitos países no mundo todo.

Nesse tipo de espetáculo, as sombras das figuras que representam as personagens são projetadas em uma tela, ou parede, e o movimento das figuras conta a história.

Essas sombras podem ser criadas com as mãos ou com bonecos manipulados por um ator, além de objetos que compõem um cenário.

Imagem: Fotografia. Destaque de uma pessoa que usa roupa escura em um local fechado e com pouca luz. Ela está de pé diante de uma superfície branca e tem a colagem do rosto de uma pessoa de chapéu em um dos dedos, segura uma pequena vara de pesca com recorte de um peixe na extremidade e duas pequenas botas nos dedos da outra mão. A composição forma a sombra de um pescador na parede.  Fim da imagem.

LEGENDA: Sombra de boneco projetada em uma tela. Barcelona, Espanha, 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Quatro crianças estão de pé diante de uma tela branca. Elas aproximam da tela recortes de figuras, como pássaros e borboletas, coladas nas extremidades de varetas que seguram.  Fim da imagem.

LEGENDA: Estudantes brincam com fantoches de sombra em uma tela montada para uma apresentação em escola nos arredores de Pequim, China, 2019. FIM DA LEGENDA.

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Além do teatro de sombras, existem muitas outras maneiras de utilizar materiais e objetos em uma peça. Podemos usar objetos do cotidiano, transformando-os em personagens das nossas histórias.

Como surgiu o teatro de sombras

Uma lenda chinesa conta que o teatro de sombras surgiu na época do imperador Wu-Ti (156 a.C.-87 a.C.).

O imperador estava muito triste com a morte de sua bailarina preferida e exigiu que o mágico da corte a trouxesse de volta.

Durante a noite, o mágico pensou como faria isso. Então, recortou a forma de uma bailarina em uma pele de peixe e usou varetas para movimentar essa pele.

Imagem: Pintura. Em destaque está um homem robusto de pele clara, olhos puxados, bigode fino e longo e barba volumosa. Ele usa um chapéu preto e roupa larga, comprida, com as mangas também volumosas e na cor preta, vermelha e branca. À frente de sua roupa há dois suportes laterais acoplados a uma estrutura comprida com franjas laterais que também compõem seu chapéu. Atrás dele caminham outros dois homens de aparência semelhante, com roupas mais simples e chapéus altos também de cor preta. No canto superior direito, inscrições em ideogramas.  Fim da imagem.

LEGENDA: LI-PEN, Yan. Os treze imperadores (detalhe). Século 7. Nanquim e tinta sobre seda, 51,3 cm 3 531 cm. (dimensão total do painel). Museu de Belas Artes de Boston, Boston, EUA. FIM DA LEGENDA.

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Quando o Sol nasceu, o mágico esticou uma cortina branca no meio da rua em frente ao palácio e pediu ao imperador e às pessoas da corte que fossem até a varanda. Depois, colocou a pele de peixe no formato da bailarina atrás da cortina e começou a manipulá-la.

Imagem: Ilustração. Em um local aberto, o imperador, homem robusto de pele clara, olhos puxados, bigode longo e barba volumosa, que usa roupa larga e chapéu destacado com franjas laterais, está parado de pé na varanda ao lado de uma jovem de fisionomia semelhante e com pequeno chapéu e, atrás de ambos, dois homens que usam roupas largas e chapéu comprido. Todos observam a sombra de uma bailarina em uma cortina branca presa a uma estrutura de madeira. Atrás da estrutura, está o mágico, um senhor com longa barba fina que usa roupa larga e chapéu alto, que manipula a bailarina com duas varetas.  Fim da imagem.

Todos ficaram espantados quando a bailarina apareceu dançando graciosamente atrás da cortina.

Foi assim que o mágico criou o famoso teatro de sombras.

  1. A bailarina chinesa que conquistou o imperador tinha um modo único de dançar. Assim como ela, podemos criar nossa própria dança e nos mover do nosso jeito. Vamos experimentar? Siga as orientações do professor.
Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.
  1. Depois de experimentar diferentes movimentos, faça um desenho representando a sua dança e as suas sensações.
    1. _____

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O Quebra-Nozes

Não sabemos realmente como era a dança da bailarina preferida do imperador Wu-Ti, mas o compositor russo Piotr Tchaikovsky criou uma peça de balé chamada O Quebra-Nozes em que há um trecho conhecido como “A dança chinesa”. Nessa parte do balé, os bailarinos, vestidos como chineses, executam a coreografia.

O Quebra-Nozes conta a história de Clara, uma menina que ganha um quebra-nozes de madeira com formato de soldadinho. Ela gosta tanto do presente que, ao dormir, sonha que o soldadinho está vivo e que juntos visitam o reino dos doces.

Nesse reino, convidados pela fada açucarada, eles assistem a uma apresentação de danças de vários países.

Imagem: Fotografia. Enquadrado em uma moldura, um boneco de capacete preto e farda vermelha está com a boca aberta e uma noz entre os dentes.  Fim da imagem.

LEGENDA: Quebra-nozes, utensílio usado para quebrar frutos, como nozes, avelãs, amêndoas etc. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma menina de cabelo liso preso em dois coques e com vestido longo e branco está sentada ao lado de um boneco de pé, de capacete preto, cabelo branco, farda vermelha e branca e que tem a boca bem aberta. Fim da imagem.

Boxe complementar

Conheça o artista

Piotr Ilitch Tchaikovsky foi um grande compositor . Nasceu na Rússia em 1840 e começou a tocar órgão aos cinco anos. Suas obras são conhecidas no mundo todo.

Tchaikovsky faleceu em 1893.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Retrato de um senhor de pele clara, com barba e cabelo grisalhos. Fim da imagem.

Fim do complemento.

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A luz em cena

Em um espetáculo de teatro, a iluminação, isto é, a luz, pode ser usada de muitas maneiras, seja para contar uma história, seja para expressar sensações, emoções e sentimentos.

Observe a imagem.

Imagem: Fotografia. No escuro, quatro pessoas com figurino despojado performam de pé segurando bastões de luz amarela brilhante.  Fim da imagem.

LEGENDA: Cena do espetáculo de dança infantojuvenil Desastro, de Neto Machado, que faz referência à saga Star Wars , de George Lucas. Esse espetáculo foi encenado em Vitória (ES), 2018. FIM DA LEGENDA.

No espetáculo Desastro, os artistas se inspiraram em filmes de ficção para explorar um universo espacial desconhecido.

Assim como o balé O Quebra-Nozes, esse espetáculo mistura teatro, dança e outras linguagens. Porém, isso é feito de uma maneira diferente: ao som de rock, os artistas exploram movimentos inspirados em super-heróis e usam a iluminação como objeto de cena.

Nesse espetáculo, a luz serve também para criar diferentes cenários.

Imagem: Fotografia. No escuro, dois meninos de jaqueta seguram horizontalmente um bastão brilhante e colorido. O primeiro, à frente, segura um bastão com luz; o segundo, ao fundo, segura um bastão com luz rosa.  E o último, com luz amarela. Fim da imagem.

LEGENDA: Outra cena de Desastro. Vitória (ES), 2018. As cores da iluminação ajudam a definir as personagens. FIM DA LEGENDA.

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Boxe complementar

Mãos à obra

Imagem: Ícone: Atividade extraclasse, para casa. Fim da imagem.

Agora é sua vez de criar imagens como no teatro de sombras, usando apenas as mãos e uma lanterna.

Convide seus familiares para participar da criação de sombras. Alguém segura a lanterna enquanto você e outros familiares produzem as sombras. Depois vocês trocam. Assim todos poderão brincar.

Veja os bichos que vocês poderão reproduzir com as sombras.

Imagem: Ilustração. Destaque de duas mãos espalmadas que se cruzam no polegar e formam a sombra de um pássaro com asas abertas. Fim da imagem.

LEGENDA: Pássaro. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. uma das mãos está com a palma voltada para fora e a outra com o punho cerrado sobre o braço formando a sombra de um caracol.  Fim da imagem.

LEGENDA: Caracol. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. um dos braços está levantado formando um ângulo de 90 graus e o punho está voltado para frente com os dedos estendidos e o polegar e indicador unidos, a outra mão está com os dedos levantados próximo ao antebraço e a composição forma a sombra de um cisne na parede.  Fim da imagem.

LEGENDA: Cisne. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. destaque de um dos braços dobrados com punho cerrado voltado para cima com os dedos mindinho e indicador um pouco saliente e um dos dedos da outra mão está voltado para baixo próximo ao cotovelo formando a sombra de um gato sentado e seu rabo.  Fim da imagem.

LEGENDA: Gato. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. uma das mãos está espalmada de lado com os dedos esticados e a outra a sobrepõe com as palmas unidas e os dedos dobrados, os polegares estão levantados e próximos e a composição forma a sombra de um cachorro. Fim da imagem.

LEGENDA: Cachorro. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. uma das mãos está com o punho para frente com os dedos para baixo e apenas o indicador para frente, a outra encosta verso com verso com os dedos para cima e o indicador para frente, paralelo ao indicador da outra mão. A composição forma a sombra de um galo. Fim da imagem.

LEGENDA: Galo. FIM DA LEGENDA.

Fim do complemento.

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Boxe complementar

De olho na imagem

A artista Kumi Yamashita cria obras de arte projetando luz sobre objetos comuns. Observe uma das obras dessa artista.

Imagem: Fotografia. Um pedaço de papel quadrado e de cor azul com algumas regiões com ondulações.  Fim da imagem.

LEGENDA: YAMASHITA, Kumi. Origami azul. 2011. Papel japonês, fonte de luz de direção única e sombra, 36,6 cm 3 36,6 cm. Coleção particular. FIM DA LEGENDA.

Converse com os colegas e, depois, responda às questões.

  1. O que você vê nessa imagem? _____.
  1. Será que essa obra pode ser exposta em qualquer ambiente? Explique. _____.
  1. Qual é a relação dessa obra com o teatro de sombras? _____.

Fim do complemento.

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Boxe complementar

Conheça o artista

A artista plástica Kumi Yamashita nasceu no Japão, em 1968. Ela estudou nos Estados Unidos, onde se formou em Arte, e cria obras com objetos que, ao serem iluminados, formam figuras.

Imagem: Fotografia. Retrato de uma mulher de pele clara, olhos puxados, cabelo liso grisalho dividido em duas tranças. Fim da imagem.

Fim do complemento.

Boxe complementar

Mãos à obra

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

Em dupla, escolham uma história para montar uma apresentação utilizando a técnica do teatro de sombras.

Materiais

  • Caixa grande de papelão
  • Pedaço de plástico leitoso
  • Fita adesiva
  • Tesoura com pontas arredondadas
  • Lápis branco
  • Cartolina preta
  • Varetas de pipa
  • Lanterna

    Como fazer o palco

    Imagem: Ilustração 1. Destaque das mãos de uma pessoa que corta com tesoura a aba de uma grande caixa de papelão. Na sequência, também faz o corte do fundo.  Fim da imagem.

    LEGENDA: O professor trará a caixa sem as abas e com o fundo recortado. FIM DA LEGENDA.

    Imagem: Ilustração 2. Destaque das mãos de duas pessoas que encapam a o fundo e as laterais da caixa com o plástico. Na sequência, a caixa já encapada.  Fim da imagem.

    LEGENDA: Estiquem o plástico no fundo da caixa e prendam com a fita adesiva. FIM DA LEGENDA.

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Como fazer as personagens

Imagem: Ilustração 1. Destaque das mãos de uma pessoa que recorta figuras da cartolina preta, dentre elas um rei, uma rainha e um cachorro.  Fim da imagem.

LEGENDA: De acordo com a história que pretendem contar, desenhem as personagens na cartolina e recortem. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração 2. As figuras recortas são fixadas em vareta no centro do corpo.  Fim da imagem.

LEGENDA: Fixem as personagens nas varetas usando fita adesiva. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração 3. Duas crianças estão sentadas atrás da caixa. Uma delas segura uma lanterna em direção ao seu interior vazado em direção à superfície com o plástico. A outra manipula a rainha e o cachorro recortados e presos às varetas. Diante da caixa, outras duas crianças observam a sombra das figuras escuras através do plástico iluminado.  Fim da imagem.

LEGENDA: Coloquem o palco na mesa do professor ou no chão e posicionem a lanterna atrás dele. Apaguem a luz, liguem a lanterna e bom espetáculo! FIM DA LEGENDA.

Fim do complemento.

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Teatro de mamulengos

O teatro pode ser feito de muitas maneiras: com atores, objetos e bonecos.

No Nordeste do Brasil, o teatro de bonecos é muito popular e os bonecos são conhecidos como mamulengos. Em muitas cidades nordestinas, existe uma tradição de mestres mamulengueiros. Eles produzem os bonecos e fazem as apresentações. Os mamulengueiros também são chamados de brincantes.

Em Pernambuco, o mestre José Ermírio da Silva, conhecido como Miro dos Bonecos, usa madeira, prego, barbante, tinta e um tecido bem colorido, chamado de chita, para produzir seus mamulengos.

Imagem: Fotografia. Um rapaz que usa chapéu pequeno branco com adornos em preto e camisa preta florida posa para foto diante de duas prateleiras com cerca de 15 mamulengos. Os bonecos são diversos, entre eles há mulheres de vestidos floridos e homens de camisa xadrez e de chita. Fim da imagem.

LEGENDA: Mestre Miro dos Bonecos mostrando alguns de seus mamulengos. Fotografia de 2020. FIM DA LEGENDA.

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No dia 5 de março de 2015, o Teatro de Bonecos Popular do Nordeste foi reconhecido como patrimônio cultural brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Imagem: Fotografia. Um homem com rosto pintado de branco e preto e nariz vermelho, usa uma cabaça cortada ao meio sobre a cabeça. Ela tem desenhos e é adornada com uma faixa colorida e linhas que formam o cabelo. Ele veste uma camiseta que tem uma faixa com desenhos coloridos ao redor do pescoço e olha para um mamulengo ao seu lado. O boneco é feito com tecido marrom com listras verdes e lantejoulas, apresenta braços e mãos, a cabeça é comprida com pinturas no rosto e ele usa um chapéu semelhante ao rapaz à sua frente. Fim da imagem.

LEGENDA: Apresentação do grupo de teatro Mamulengo Presepada no espetáculo Mateus da Lelé Bicuda, em Brasília (DF), 2009. FIM DA LEGENDA.

Boxe complementar

Mãos à obra

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Agora, em grupo, vocês criarão seus mamulengos e apresentarão uma história com eles. Mas, antes, cada um deverá fazer o seu boneco. Acompanhe os passos a seguir.

Materiais

  • 1 meia de adulto
  • Cola
  • Retalhos de tecido
  • Restos de fios de lã
  • Canetas hidrocor
  • Bolinha de isopor de 4 cm de diâmetro
  • Tesoura com pontas arredondadas
  • Elástico
  • Botões (opcional)

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Como fazer

Imagem: Ilustração 1. Destaque das mãos de uma pessoa que segura uma meia e uma bolinha de isopor. Fim da imagem.

LEGENDA: Coloque a bolinha de isopor dentro da meia. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração 2. Destaque das mãos da pessoa que segura o comprimento da meia com a bolinha em seu interior. Fim da imagem.

LEGENDA: Puxe a ponta da meia para que ela fique esticada em volta da bolinha. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração 3. Destaque das mãos da pessoa segurando a meia em dois lugares do comprimento acima da bolinha e as mãos de outra pessoa que segura um elástico. Fim da imagem.

LEGENDA: Com a ajuda de um colega, prenda a bolinha com o elástico. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração 4. Destaque das mãos da pessoa que segura a meia ao contrário na região da bolinha presa pelo elástico. Ela pinta um rosto sobre a bolinha com uma caneta.  Fim da imagem.

LEGENDA: Desenhe a face de seu mamulengo com as canetinhas. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração 5. Destaque das mãos da pessoa segurando a meia na região da bolinha presa por um elástico, com o rosto pintado e sobre a qual é colocado alguns fios de lã para compor o cabelo.   Fim da imagem.

LEGENDA: Se quiser, coloque cabelos no boneco colando fios de lã. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração 6. Uma menina sorridente veste a meia transformada em mamulengo em uma das mãos. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista o mamulengo na mão e encene algo bem divertido para os colegas. FIM DA LEGENDA.

Fim do complemento.

Também é possível fazer um mamulengo de meia colando botões de roupa para fazer os olhos e fios de lã na ponta da meia para fazer os cabelos.

Depois, é só vestir a meia na mão e se divertir!

Imagem: Fotografia. Destaque de uma meia verde comprida com listras que veste a mão de uma pessoa e possui um arranjo de lãs e botões na extremidade que formam o cabelo e o olhos de um mamulengo. Os dedos estão dobrados e formam a região da boca.  Fim da imagem.

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O que aprendemos

Olá! Agora você fará algumas atividades e descobrirá que já aprendeu muitas coisas!

  1. Neste livro, você ficou sabendo que as máscaras estão presentes em diferentes culturas. Em que momentos as máscaras são utilizadas? _____.
  1. Durante a peça O cachorro sabido e o lobo bobo, o cenário é modificado. Como era o cenário no início e como ficou no final da peça? Por que isso acontece? _____.
Imagem: Ilustração. Em um quintal verde com árvores, um cachorro e um grande lobo personificados estão frente a frente. O cachorro está encostado em sua casinha e gesticula e o lobo o observa. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.
  1. Os objetos são muito importantes na composição do cenário de uma peça. Relembre a peça Paraíso, em que os atores contracenam com brinquedos e objetos do cotidiano. Forme uma dupla e, utilizando os objetos que estiverem ao seu alcance na sala de aula, conte uma história para o colega. Depois escute com atenção a história que ele vai contar.
Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

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Avaliação processual

  1. As luzes e as sombras podem ser utilizadas de diferentes maneiras em uma cena de teatro ou de dança. Dê um exemplo que você conheceu no livro. _____.
Imagem: Ilustração. Em uma superfície clara em cor azul, há a sombra escura de uma sereia ao lado de um grande barco com velas. Ao fundo, em sombra mais clara estão um polvo e um peixe. Todas as figuras são ligadas a varetas. Fim da imagem.
  1. O mamulengo é um tipo de:

    ( ) bambolê.

    ( ) boneco.

    ( ) brinquedo de corda.

  1. Complete as frases com as palavras adequadas.
    1. brinquedos - mamulengos - brincantes - professores
      • Os _____ são muito populares em espetáculos teatrais no Nordeste do Brasil.
  1. O que significa dizer que os mamulengos são um patrimônio cultural do Brasil? _____.
  1. Por que é importante preservar um patrimônio cultural?