30
Capítulo 2. Bonecos e sombras
LEGENDA: Artista manipulando bonecos em apresentação de teatro de sombras em Damasco, Síria, 2018. FIM DA LEGENDA.
31
Boxe complementar
O que eu vejo
Converse com os colegas.
- O que você vê nesta imagem?
- O que este homem com as varetas está fazendo?
- Os bonecos representam personagens que parecem ter saído dos contos das Mil e uma noites. Você já ouviu falar dessas histórias? Conhece alguma?
- O que os bonecos estão fazendo?
Fim do complemento.
32
O espetáculo vai começar...
O teatro de sombras foi criado na China há mais de 2 mil anos, porém essa linguagem teatral é utilizada em muitos países no mundo todo.
Nesse tipo de espetáculo, as sombras das figuras que representam as personagens são projetadas em uma tela, ou parede, e o movimento das figuras conta a história.
Essas sombras podem ser criadas com as mãos ou com bonecos manipulados por um ator, além de objetos que compõem um cenário.
LEGENDA: Sombra de boneco projetada em uma tela. Barcelona, Espanha, 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Estudantes brincam com fantoches de sombra em uma tela montada para uma apresentação em escola nos arredores de Pequim, China, 2019. FIM DA LEGENDA.
33
Além do teatro de sombras, existem muitas outras maneiras de utilizar materiais e objetos em uma peça. Podemos usar objetos do cotidiano, transformando-os em personagens das nossas histórias.
- Você já inventou alguma história usando como personagem um objeto pessoal? Que objeto você imagina que poderia se transformar em uma personagem? _____.
Como surgiu o teatro de sombras
Uma lenda chinesa conta que o teatro de sombras surgiu na época do imperador Wu-Ti (156 a.C.-87 a.C.).
O imperador estava muito triste com a morte de sua bailarina preferida e exigiu que o mágico da corte a trouxesse de volta.
Durante a noite, o mágico pensou como faria isso. Então, recortou a forma de uma bailarina em uma pele de peixe e usou varetas para movimentar essa pele.
LEGENDA: LI-PEN, Yan. Os treze imperadores (detalhe). Século 7. Nanquim e tinta sobre seda, 51,3 cm 3 531 cm. (dimensão total do painel). Museu de Belas Artes de Boston, Boston, EUA. FIM DA LEGENDA.
34
Quando o Sol nasceu, o mágico esticou uma cortina branca no meio da rua em frente ao palácio e pediu ao imperador e às pessoas da corte que fossem até a varanda. Depois, colocou a pele de peixe no formato da bailarina atrás da cortina e começou a manipulá-la.
Todos ficaram espantados quando a bailarina apareceu dançando graciosamente atrás da cortina.
Foi assim que o mágico criou o famoso teatro de sombras.
- A bailarina chinesa que conquistou o imperador tinha um modo único de dançar. Assim como ela, podemos criar nossa própria dança e nos mover do nosso jeito. Vamos experimentar? Siga as orientações do professor.
- Depois de experimentar diferentes movimentos, faça um desenho representando a sua dança e as suas sensações.
- _____
35
O Quebra-Nozes
Não sabemos realmente como era a dança da bailarina preferida do imperador Wu-Ti, mas o compositor russo Piotr Tchaikovsky criou uma peça de balé chamada O Quebra-Nozes em que há um trecho conhecido como “A dança chinesa”. Nessa parte do balé, os bailarinos, vestidos como chineses, executam a coreografia.
O Quebra-Nozes conta a história de Clara, uma menina que ganha um quebra-nozes de madeira com formato de soldadinho. Ela gosta tanto do presente que, ao dormir, sonha que o soldadinho está vivo e que juntos visitam o reino dos doces.
Nesse reino, convidados pela fada açucarada, eles assistem a uma apresentação de danças de vários países.
LEGENDA: Quebra-nozes, utensílio usado para quebrar frutos, como nozes, avelãs, amêndoas etc. FIM DA LEGENDA.
Boxe complementar
Conheça o artista
Piotr Ilitch Tchaikovsky foi um grande compositor . Nasceu na Rússia em 1840 e começou a tocar órgão aos cinco anos. Suas obras são conhecidas no mundo todo.
Tchaikovsky faleceu em 1893.
Fim do complemento.
36
A luz em cena
Em um espetáculo de teatro, a iluminação, isto é, a luz, pode ser usada de muitas maneiras, seja para contar uma história, seja para expressar sensações, emoções e sentimentos.
Observe a imagem.
LEGENDA: Cena do espetáculo de dança infantojuvenil Desastro, de Neto Machado, que faz referência à saga Star Wars , de George Lucas. Esse espetáculo foi encenado em Vitória (ES), 2018. FIM DA LEGENDA.
- O que você imagina que está acontecendo nessa cena?
No espetáculo Desastro, os artistas se inspiraram em filmes de ficção para explorar um universo espacial desconhecido.
Assim como o balé O Quebra-Nozes, esse espetáculo mistura teatro, dança e outras linguagens. Porém, isso é feito de uma maneira diferente: ao som de rock, os artistas exploram movimentos inspirados em super-heróis e usam a iluminação como objeto de cena.
Nesse espetáculo, a luz serve também para criar diferentes cenários.
LEGENDA: Outra cena de Desastro. Vitória (ES), 2018. As cores da iluminação ajudam a definir as personagens. FIM DA LEGENDA.
37
Boxe complementar
Mãos à obra
Agora é sua vez de criar imagens como no teatro de sombras, usando apenas as mãos e uma lanterna.
Convide seus familiares para participar da criação de sombras. Alguém segura a lanterna enquanto você e outros familiares produzem as sombras. Depois vocês trocam. Assim todos poderão brincar.
Veja os bichos que vocês poderão reproduzir com as sombras.
LEGENDA: Pássaro. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Caracol. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Cisne. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Gato. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Cachorro. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Galo. FIM DA LEGENDA.
Fim do complemento.
38
Boxe complementar
De olho na imagem
A artista Kumi Yamashita cria obras de arte projetando luz sobre objetos comuns. Observe uma das obras dessa artista.
LEGENDA: YAMASHITA, Kumi. Origami azul. 2011. Papel japonês, fonte de luz de direção única e sombra, 36,6 cm 3 36,6 cm. Coleção particular. FIM DA LEGENDA.
Converse com os colegas e, depois, responda às questões.
- O que você vê nessa imagem? _____.
- Será que essa obra pode ser exposta em qualquer ambiente? Explique. _____.
- Qual é a relação dessa obra com o teatro de sombras? _____.
Fim do complemento.
39
Boxe complementar
Conheça o artista
A artista plástica Kumi Yamashita nasceu no Japão, em 1968. Ela estudou nos Estados Unidos, onde se formou em Arte, e cria obras com objetos que, ao serem iluminados, formam figuras.
Fim do complemento.
Boxe complementar
Mãos à obra
Em dupla, escolham uma história para montar uma apresentação utilizando a técnica do teatro de sombras.
Materiais
- Caixa grande de papelão
- Pedaço de plástico leitoso
- Fita adesiva
- Tesoura com pontas arredondadas
- Lápis branco
- Cartolina preta
- Varetas de pipa
- Lanterna
Como fazer o palco
LEGENDA: O professor trará a caixa sem as abas e com o fundo recortado. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Estiquem o plástico no fundo da caixa e prendam com a fita adesiva. FIM DA LEGENDA.
40
Como fazer as personagens
LEGENDA: De acordo com a história que pretendem contar, desenhem as personagens na cartolina e recortem. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Fixem as personagens nas varetas usando fita adesiva. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Coloquem o palco na mesa do professor ou no chão e posicionem a lanterna atrás dele. Apaguem a luz, liguem a lanterna e bom espetáculo! FIM DA LEGENDA.
Fim do complemento.
41
Teatro de mamulengos
O teatro pode ser feito de muitas maneiras: com atores, objetos e bonecos.
No Nordeste do Brasil, o teatro de bonecos é muito popular e os bonecos são conhecidos como mamulengos. Em muitas cidades nordestinas, existe uma tradição de mestres mamulengueiros. Eles produzem os bonecos e fazem as apresentações. Os mamulengueiros também são chamados de brincantes.
Em Pernambuco, o mestre José Ermírio da Silva, conhecido como Miro dos Bonecos, usa madeira, prego, barbante, tinta e um tecido bem colorido, chamado de chita, para produzir seus mamulengos.
LEGENDA: Mestre Miro dos Bonecos mostrando alguns de seus mamulengos. Fotografia de 2020. FIM DA LEGENDA.
42
No dia 5 de março de 2015, o Teatro de Bonecos Popular do Nordeste foi reconhecido como patrimônio cultural brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
LEGENDA: Apresentação do grupo de teatro Mamulengo Presepada no espetáculo Mateus da Lelé Bicuda, em Brasília (DF), 2009. FIM DA LEGENDA.
Boxe complementar
Mãos à obra
Agora, em grupo, vocês criarão seus mamulengos e apresentarão uma história com eles. Mas, antes, cada um deverá fazer o seu boneco. Acompanhe os passos a seguir.
Materiais
- 1 meia de adulto
- Cola
- Retalhos de tecido
- Restos de fios de lã
- Canetas hidrocor
- Bolinha de isopor de 4 cm de diâmetro
- Tesoura com pontas arredondadas
- Elástico
- Botões (opcional)
43
Como fazer
LEGENDA: Coloque a bolinha de isopor dentro da meia. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Puxe a ponta da meia para que ela fique esticada em volta da bolinha. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Com a ajuda de um colega, prenda a bolinha com o elástico. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Desenhe a face de seu mamulengo com as canetinhas. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Se quiser, coloque cabelos no boneco colando fios de lã. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Vista o mamulengo na mão e encene algo bem divertido para os colegas. FIM DA LEGENDA.
Fim do complemento.
Também é possível fazer um mamulengo de meia colando botões de roupa para fazer os olhos e fios de lã na ponta da meia para fazer os cabelos.
Depois, é só vestir a meia na mão e se divertir!
44
O que aprendemos
Olá! Agora você fará algumas atividades e descobrirá que já aprendeu muitas coisas!
- Neste livro, você ficou sabendo que as máscaras estão presentes em diferentes culturas. Em que momentos as máscaras são utilizadas? _____.
- Durante a peça O cachorro sabido e o lobo bobo, o cenário é modificado. Como era o cenário no início e como ficou no final da peça? Por que isso acontece? _____.
- Os objetos são muito importantes na composição do cenário de uma peça. Relembre a peça Paraíso, em que os atores contracenam com brinquedos e objetos do cotidiano. Forme uma dupla e, utilizando os objetos que estiverem ao seu alcance na sala de aula, conte uma história para o colega. Depois escute com atenção a história que ele vai contar.
- Depois de ouvir, faça o desenho de uma cena da história do colega.
45
Avaliação processual
- As luzes e as sombras podem ser utilizadas de diferentes maneiras em uma cena de teatro ou de dança. Dê um exemplo que você conheceu no livro. _____.
- O mamulengo é um tipo de:
( ) bambolê.
( ) boneco.
( ) brinquedo de corda.
- Complete as frases com as palavras adequadas.
- brinquedos - mamulengos - brincantes - professores
- Os _____ são muito populares em espetáculos teatrais no Nordeste do Brasil.
- brinquedos - mamulengos - brincantes - professores
- Os mestres mamulengueiros também são chamados de _____.
- O que significa dizer que os mamulengos são um patrimônio cultural do Brasil? _____.
- Por que é importante preservar um patrimônio cultural?