46
Capítulo 3. Lugar onde moramos
LEGENDA: Vista do Vale dos Pombos, na cidade de Uchisar. Capadócia, Turquia, 2018. FIM DA LEGENDA.
47
Boxe complementar
O que eu vejo
Esta fotografia mostra uma cidade escavada nas rochas em um país chamado Turquia.
- Por que estas rochas foram escavadas?
- De que material estas moradias são feitas?
- Você moraria nesta cidade? Por quê?
- Por que as pessoas constroem casas e prédios?
Fim do complemento.
48
Moradias
A cidade retratada na abertura deste capítulo se chama Uchisar e está localizada na Turquia.
No passado, um povo chamado hitita escavou as rochas desse local, transformando-as em moradias, currais, cisternas , túneis para circulação de ar e depósitos para armazenar alimentos dentro e embaixo da montanha.
Depois dos hititas, muitos outros povos ocuparam as moradias de Uchisar.
LEGENDA: Em algumas cavernas, foram escavados mais de nove andares abaixo da terra. Cidade subterrânea da Caverna de Derinkuyu, Capadócia, Turquia, 2018. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Interior de uma caverna na Capadócia, Turquia, 2019. FIM DA LEGENDA.
49
Materiais de construção
Uma construção pode ter vários usos: proteger de perigos, da chuva e do sol, guardar os pertences das pessoas, ser um local de descanso etc.
Para viabilizar as construções, surgiu a arquitetura, que é a arte de planejar e construir o ambiente.
A arquitetura brasileira, por exemplo, é resultado da influência das várias culturas que vieram para o Brasil em diferentes épocas. Porém, os povos indígenas que viviam no território que hoje é o Brasil já tinham sua própria arquitetura.
LEGENDA: Oca da etnia Kuikuro na aldeia Ipatse, Parque Indígena do Xingu (MT), 2019. FIM DA LEGENDA.
Por causa do clima quente, os indígenas já construíam casas com boa circulação de ar, feitas com os materiais da floresta, como bambus, cipós, folhas secas de palmeiras e troncos de árvores.
LEGENDA: Oca em construção na aldeia Piyulaga, da etnia Waurá, Parque Indígena do Xingu (MT), 2019. FIM DA LEGENDA.
50
Outro exemplo de construção feita com recursos naturais são as casas de pau a pique.
A técnica do pau a pique é muito antiga. Era usada pelos povos europeus que vieram para o Brasil.
LEGENDA: Casa de pau a pique sendo construída. Pedra Bela (SP), 2017. FIM DA LEGENDA.
Usando essa técnica, as pessoas montam painéis com galhos finos de árvore ou ripas de bambu entrelaçados e amarrados com cipó. Depois, esses painéis são cobertos com barro, formando as paredes.
Esse tipo de construção é considerado ecologicamente correto porque utiliza materiais naturais e causa poucos danos ao meio ambiente.
LEGENDA: Casa de pau a pique coberta com palha de buriti localizada na Comunidade Quilombola Rio Novo, no Quilombo Curicaca. Parque Estadual do Jalapão, Mateiros (TO), 2019. FIM DA LEGENDA.
51
A madeira é um recurso natural muito utilizado em construções em vários lugares do mundo pelas qualidades que tem. Esse material ajuda a proteger do frio e do calor, por exemplo.
Uma construção pode ser feita apenas com madeira ou receber uma combinação deste com outros materiais, como barro, palha, pedra, ferro.
LEGENDA: Casa de madeira coberta com telhas de cerâmica. Joinville (SC), 2019. FIM DA LEGENDA.
Outra qualidade da madeira é a facilidade de trabalhar com ela. Para transformar os troncos de árvore em tábuas e vigas, basta serrar e aplainar as toras.
A madeira é um material de construção renovável .
LEGENDA: Casa de madeira sendo construída. Urubici (SC), 2017. FIM DA LEGENDA.
52
Alvenaria é o nome da construção feita de tijolos, cimento e areia. Uma casa de alvenaria tem as paredes e os alicerces feitos com esses materiais.
LEGENDA: Casa de alvenaria e telhado com telhas de cerâmica. Bento Gonçalves (RS), 2019. FIM DA LEGENDA.
A construção de alvenaria é valorizada porque dura muito tempo e suporta vários andares sobrepostos, como acontece nos prédios de apartamentos.
Os materiais usados na alvenaria não são renováveis e, por isso, não são considerados sustentáveis . No entanto, se realizadas com planejamento e com uso consciente de matéria-prima, as construções de alvenaria podem ser muito úteis, seguras e duráveis.
LEGENDA: Muro de alvenaria sendo construído com blocos de tijolo e cimento. São Paulo (SP), 2018. FIM DA LEGENDA.
53
Converse com os colegas. Depois, registre suas respostas.
- Dos tipos de construção que aparecem no livro, quais você já conhecia? _____.
- Quais construções você achou mais interessantes? Por quê? _____.
- Estes materiais costumam ser muito usados na construção de casas, prédios etc. Marque com um X qual ou quais deles são materiais renováveis.
( ) Prego.
( ) Bloco de cimento.
( ) Tábua.
- Explique por que você escolheu essa resposta.
Boxe complementar
Mãos à obra
Em grupo, converse com os colegas sobre o que vocês fariam para tornar a escola mais sustentável. Depois, faça um desenho representando a ideia de que o grupo mais gostou.
_____
Fim do complemento.
54
Projetando moradias
Uma construção precisa ser planejada. Para isso, há profissionais que fazem projetos que mostram como devem ser os espaços internos e externos de uma casa, de um prédio, de um armazém etc.
Os profissionais que tornam possível a realização dos projetos são os arquitetos e os engenheiros civis, além de profissionais de áreas técnicas.
LEGENDA: A planta de um projeto de construção pode ser feita à mão (acima), mas tem sido cada vez mais frequente o uso de um computador nessa tarefa (abaixo). FIM DA LEGENDA.
O projeto deve ser registrado na prefeitura antes do início da construção para que a obra seja autorizada.
Esses projetos são chamados de planta baixa. Eles são feitos de acordo com os regulamentos da lei de construção de cada município.
55
A planta baixa é um desenho técnico que representa a casa como se fosse vista de cima.
Na planta baixa são indicados o tamanho dos cômodos em metros e o local onde ficarão portas e janelas. Observe um exemplo.
LEGENDA: Planta baixa de uma casa de cinco cômodos. FIM DA LEGENDA.
Você já imaginou como seria o desenho da escola se ela fosse vista de cima?
- Com os colegas e o professor, ande pela escola, faça anotações e desenhos dos cômodos, além de fotografar. Em grupo, troque ideias e, em uma folha avulsa, faça o rascunho da planta baixa da escola. Depois, é só passar a limpo em outra folha.
56
As plantas baixas têm sido produzidas em computadores em imagens em 3D . Nessas imagens, é possível ter ideia de como ficará a construção depois de pronta.
A imagem a seguir representa em 3D a planta baixa da página anterior. Veja como ficariam os cômodos construídos e com móveis.
LEGENDA: Ilustração de projeto em 3D de casa de cinco cômodos. FIM DA LEGENDA.
O arquiteto, ou o engenheiro, pode indicar os materiais que serão usados na obra.
Para isso, o profissional leva em conta o número de cômodos e de andares, a ventilação, a iluminação e a manutenção necessária depois que a obra estiver pronta.
57
Boxe complementar
Mãos à obra
Que tal produzir uma maquete do cômodo de uma casa? Para isso, forme um pequeno grupo e siga o roteiro.
Materiais
- Caixa de sapatos sem a tampa
- Sucata variada, como caixas de fósforos vazias, caixas de creme dental e de chá e outras embalagens pequenas
- Cola em bastão
- Tesoura com pontas arredondadas
- Papel branco, pedaços de papel e de tecido coloridos
- Lápis, régua e fita adesiva
Como fazer
LEGENDA: Reúnam-se e decidam qual cômodo da casa vocês representarão. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Usando os pedaços de papel e a cola, forrem as paredes internas da caixa de sapatos. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Desenhem as portas e as janelas por fora e por dentro da caixa. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Com a sucata, criem móveis para esse cômodo. FIM DA LEGENDA.
58
LEGENDA: Recortem pedaços de tecido para fazer tapetes, cortinas, toalhas, quadros etc. Depois, vejam se não faltou algum detalhe e finalizem a criação. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Pronto! Agora é só fazer uma exposição dos cômodos montados para que todos os colegas apreciem. FIM DA LEGENDA.
Fim do complemento.
Onde você mora?
O bairro é o local onde as pessoas moram e é formado de casas, prédios e outras construções, como lojas, hospitais, cinemas, escolas etc.
Os bairros formam os municípios, ou cidades, e os municípios formam os estados.
Podemos morar em um bairro de um grande município ou de um pequeno município, no interior ou no litoral.
LEGENDA: Rua do centro histórico do município de Lençóis (BA), 2021. FIM DA LEGENDA.
Em alguns bairros há, além de moradias, um grande número de lojas e outros tipos de estabelecimento comercial, como supermercados, restaurantes, bancos, escritórios, consultórios.
59
O bairro onde uma pessoa mora é um lugar muito importante para ela. É nesse bairro que está a moradia dela, é onde vivem seus amigos e vizinhos e onde ela faz muitas atividades.
LEGENDA: É importante conhecer ruas, praças, comércios, meios de transporte e maneiras para chegar aos lugares. FIM DA LEGENDA.
Converse com os colegas. Depois, registre suas respostas.
- Em que bairro você mora?
- Você costuma caminhar por seu bairro ou seu município? Se sim, quem costuma acompanhar você? Aonde vocês vão?
60
- Como você vai para a escola: de carro, de ônibus, de transporte escolar ou a pé?
- Marque com um X locais, prédios e serviços que existem no seu bairro. Depois, pinte uma das carinhas para indicar se eles são bons ou se precisam melhorar.
Legenda
Bom
Melhorar
( ) Praça.
( ) Semáforos e faixas de pedestres.
( ) Biblioteca.
( ) Transporte público.
( ) Hospital.
( ) Escola.
61
Boxe complementar
Mãos à obra
- Laura e Fernando são primos e moram no mesmo bairro. Eles combinaram de se encontrar na praça. Indique com lápis de cores diferentes o caminho que cada um vai fazer.
- Faça uma entrevista com um familiar perguntando como era o bairro em que ele morava quando tinha a sua idade.
Anote o nome dele, a idade, o grau de parentesco e as respostas das perguntas. Siga a orientação do professor e apresente o resultado para a turma.
Fim do complemento.
62
Diálogos com a dança
Muitos artistas contemporâneos misturam linguagens ao apresentar sua arte.
Um exemplo é o Nômades Grupo de Dança, um coletivo de artistas de Goiânia (GO) que pesquisa os espaços estabelecendo um diálogo entre a dança, a arquitetura e a história dos edifícios.
LEGENDA: Espetáculo Escape, do Nômades Grupo de Dança, em Goiânia (GO), 2018. FIM DA LEGENDA.
Observe a imagem e responda às questões.
- Esses artistas estão se apresentando em:
( ) um teatro, um espaço fechado.
( ) uma praça, ao ar livre.
- Esses movimentos lembram:
( ) uma dança.
( ) uma corrida.
- Além dos artistas, o que você vê na fotografia? _____.
- Na sua opinião, por que esses artistas escolheram esse local para dançar?
- Que tal experimentar movimentos de dança em diálogo com o espaço da escola? Siga as orientações do professor.
63
Boxe complementar
De olho na imagem
O artista africano Meschac Gaba criou uma escultura em que retrata parte da cidade de Recife, em Pernambuco, e alguns monumentos de várias partes do mundo. Observe a fotografia.
LEGENDA: GABA, Meschac. Sweetness (Doçura). 2006. Escultura em poliestireno, açúcar e cola, 500 cm 3 900 cm 3 50 cm. 27a Bienal de São Paulo, São Paulo (SP), 2006. FIM DA LEGENDA.
Converse com os colegas. Depois, responda às questões.
- Por que essa escultura é branca? _____.
- Será que uma cidade pode ser identificada por sua arquitetura? Por quê? _____.
Fim do complemento.
64
Boxe complementar
Conheça o artista
Meschac Gaba nasceu em 1961, no Benin, na África. Em 2006, visitou o Brasil para criar uma obra de arte que retratasse a cultura de nosso país.
Depois de passar um tempo em Recife, ficou encantado com as pessoas e a arquitetura da cidade e se inspirou nela para fazer sua obra.
O artista disse que misturou açúcar na massa para modelar a escultura porque a substância doce representa o afeto que ele sentiu por Recife.
Fim do complemento.
Boxe complementar
Mãos à obra
Que tal produzir com os colegas uma obra inspirada na criação do artista plástico Meschac Gaba?
Esse trabalho pode retratar uma parte do bairro onde vocês moram e que acham bonita ou interessante.
Para isso, forme um grupo e siga o roteiro.
Materiais
- Tinta guache na cor escolhida e na cor branca
- Folhas de papel sulfite branco
- Lápis preto e borracha
- Pedaço grande de papelão e pedaços de cartolina (já usada)
- Régua
- Água e copo plástico
- Pincéis
- Papel absorvente e pedaço de tecido
- Embalagens pequenas, como caixas de chá, de creme dental, de biscoitos, potes de iogurte etc.
- Cola branca
- Fita adesiva
- Palitos de sorvete
65
Como fazer
LEGENDA: Reúnam-se e escolham um local do bairro para representar. Decidam qual cor usarão nesse trabalho. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Representem as construções e as ruas principais do local escolhido. Façam um rascunho da obra em uma folha de papel. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Usem o papelão como base. Façam nele o traçado das ruas e desenhem todos os detalhes (calçadas, faixas de pedestres, jardins etc.). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Com as caixas e outras embalagens, façam as construções. Usem as folhas de papel sulfite para fazer os detalhes. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Colem ou fixem com fita adesiva as construções. Façam árvores, postes e semáforos com palitos de sorvete e pedaços de papel. Com os pedaços de cartolina, montem telhados para as casas. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Pintem tudo com a cor escolhida misturada com a cor branca. Façam os detalhes com a cor sem mistura. Organizem uma exposição com as obras em um local onde todos da escola possam apreciá-las. FIM DA LEGENDA.
CRÉDITO: ILUSTRAÇÕES: ALAN CARVALHO
Fim do complemento.