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Capítulo 3. Lugar onde moramos

Imagem: Fotografia. Vista panorâmica de um vale com rochas escavadas com aberturas de portas e janelas e algumas casas em meio à pouca vegetação. No horizonte, montanha e o céu.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vista do Vale dos Pombos, na cidade de Uchisar. Capadócia, Turquia, 2018. FIM DA LEGENDA.

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Boxe complementar

O que eu vejo

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Esta fotografia mostra uma cidade escavada nas rochas em um país chamado Turquia.

  1. Por que estas rochas foram escavadas?
  1. De que material estas moradias são feitas?
  1. Você moraria nesta cidade? Por quê?
  1. Por que as pessoas constroem casas e prédios?

Fim do complemento.

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Moradias

A cidade retratada na abertura deste capítulo se chama Uchisar e está localizada na Turquia.

No passado, um povo chamado hitita escavou as rochas desse local, transformando-as em moradias, currais, cisternas , túneis para circulação de ar e depósitos para armazenar alimentos dentro e embaixo da montanha.

Depois dos hititas, muitos outros povos ocuparam as moradias de Uchisar.

Imagem: Fotografia. Interior de uma caverna com chão batido, passagens arqueadas escavadas e pouca iluminação.  Fim da imagem.

LEGENDA: Em algumas cavernas, foram escavados mais de nove andares abaixo da terra. Cidade subterrânea da Caverna de Derinkuyu, Capadócia, Turquia, 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Interior de uma caverna onde há uma escada de madeira, tapete estampado, assentos com almofadas e a porta com entrada da luz solar.  Fim da imagem.

LEGENDA: Interior de uma caverna na Capadócia, Turquia, 2019. FIM DA LEGENDA.

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Materiais de construção

Uma construção pode ter vários usos: proteger de perigos, da chuva e do sol, guardar os pertences das pessoas, ser um local de descanso etc.

Para viabilizar as construções, surgiu a arquitetura, que é a arte de planejar e construir o ambiente.

A arquitetura brasileira, por exemplo, é resultado da influência das várias culturas que vieram para o Brasil em diferentes épocas. Porém, os povos indígenas que viviam no território que hoje é o Brasil já tinham sua própria arquitetura.

Imagem: Fotografia. Um menino caminha em uma área com chão de terra diante de uma grande moradia com teto curvo, cobertura de palha e entrada arqueada. Ao fundo, uma pequena cabana com teto em formato de “V” invertido e feito de palha. Atrás das moradias, há muitas árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Oca da etnia Kuikuro na aldeia Ipatse, Parque Indígena do Xingu (MT), 2019. FIM DA LEGENDA.

Por causa do clima quente, os indígenas já construíam casas com boa circulação de ar, feitas com os materiais da floresta, como bambus, cipós, folhas secas de palmeiras e troncos de árvores.

Imagem: Fotografia. Em uma área aberta com chão de terra, algumas pessoas montam a estrutura de uma grande moradia com vigas da madeira entrecruzadas. Fim da imagem.

LEGENDA: Oca em construção na aldeia Piyulaga, da etnia Waurá, Parque Indígena do Xingu (MT), 2019. FIM DA LEGENDA.

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Outro exemplo de construção feita com recursos naturais são as casas de pau a pique.

A técnica do pau a pique é muito antiga. Era usada pelos povos europeus que vieram para o Brasil.

Imagem: Fotografia. Destaque do interior de uma casa onde mulheres sorriem enquanto esfregam barro na parede entre vigas de madeira.  Fim da imagem.

LEGENDA: Casa de pau a pique sendo construída. Pedra Bela (SP), 2017. FIM DA LEGENDA.

Usando essa técnica, as pessoas montam painéis com galhos finos de árvore ou ripas de bambu entrelaçados e amarrados com cipó. Depois, esses painéis são cobertos com barro, formando as paredes.

Esse tipo de construção é considerado ecologicamente correto porque utiliza materiais naturais e causa poucos danos ao meio ambiente.

Imagem: Fotografia. Fachada de uma casa comprida com parede de barro, vigas de madeira e teto de palha. Ao fundo, árvores.   Fim da imagem.

LEGENDA: Casa de pau a pique coberta com palha de buriti localizada na Comunidade Quilombola Rio Novo, no Quilombo Curicaca. Parque Estadual do Jalapão, Mateiros (TO), 2019. FIM DA LEGENDA.

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A madeira é um recurso natural muito utilizado em construções em vários lugares do mundo pelas qualidades que tem. Esse material ajuda a proteger do frio e do calor, por exemplo.

Uma construção pode ser feita apenas com madeira ou receber uma combinação deste com outros materiais, como barro, palha, pedra, ferro.

Imagem: Fotografia. Fachada de uma casa de madeira com janelas de vidro, área com plantas e quintal gramado. O teto é de telhas e tem formato de “V” invertido.  Fim da imagem.

LEGENDA: Casa de madeira coberta com telhas de cerâmica. Joinville (SC), 2019. FIM DA LEGENDA.

Outra qualidade da madeira é a facilidade de trabalhar com ela. Para transformar os troncos de árvore em tábuas e vigas, basta serrar e aplainar as toras.

A madeira é um material de construção renovável .

Imagem: Fotografia. Fachada de uma casa de madeira em construção. O teto está descoberto e apresenta vigas em paralelo. A região apresenta chão de terra.  Fim da imagem.

LEGENDA: Casa de madeira sendo construída. Urubici (SC), 2017. FIM DA LEGENDA.

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Alvenaria é o nome da construção feita de tijolos, cimento e areia. Uma casa de alvenaria tem as paredes e os alicerces feitos com esses materiais.

Imagem: Fotografia. Fachada de uma casa de alvenaria que apresenta uma área sustentada por uma coluna, janelas de vidro e porta de madeira. As telhas são de cerâmica e o teto em formato de “v” invertido. Ao redor, árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Casa de alvenaria e telhado com telhas de cerâmica. Bento Gonçalves (RS), 2019. FIM DA LEGENDA.

A construção de alvenaria é valorizada porque dura muito tempo e suporta vários andares sobrepostos, como acontece nos prédios de apartamentos.

Os materiais usados na alvenaria não são renováveis e, por isso, não são considerados sustentáveis . No entanto, se realizadas com planejamento e com uso consciente de matéria-prima, as construções de alvenaria podem ser muito úteis, seguras e duráveis.

Imagem: Fotografia. Um homem de capacete está diante de um muro de tijolos em construção. Atrás dele, estão muitos sacos de cimento.  Fim da imagem.

LEGENDA: Muro de alvenaria sendo construído com blocos de tijolo e cimento. São Paulo (SP), 2018. FIM DA LEGENDA.

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Converse com os colegas. Depois, registre suas respostas.

  1. Dos tipos de construção que aparecem no livro, quais você já conhecia? _____.
  1. Quais construções você achou mais interessantes? Por quê? _____.
  1. Estes materiais costumam ser muito usados na construção de casas, prédios etc. Marque com um X qual ou quais deles são materiais renováveis.
Imagem: Fotografia. Um prego. Fim da imagem.

( ) Prego.

Imagem: Fotografia. Um bloco de cimento. Fim da imagem.

( ) Bloco de cimento.

Imagem: Fotografia. Uma pequena tábua de madeira.  Fim da imagem.

( ) Tábua.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Boxe complementar

Mãos à obra

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Formação cidadã. Fim da imagem.

Em grupo, converse com os colegas sobre o que vocês fariam para tornar a escola mais sustentável. Depois, faça um desenho representando a ideia de que o grupo mais gostou.

_____

Fim do complemento.

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Projetando moradias

Uma construção precisa ser planejada. Para isso, há profissionais que fazem projetos que mostram como devem ser os espaços internos e externos de uma casa, de um prédio, de um armazém etc.

Os profissionais que tornam possível a realização dos projetos são os arquitetos e os engenheiros civis, além de profissionais de áreas técnicas.

Imagem: Fotografia. Uma mulher de camisa sentada diante de uma mesa sobre a qual ela desenha uma planta com auxílio de uma régua. Ao lado, um compasso e um capacete.  Fim da imagem.

LEGENDA: A planta de um projeto de construção pode ser feita à mão (acima), mas tem sido cada vez mais frequente o uso de um computador nessa tarefa (abaixo). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Destaque da tela de um computador de mesa na qual há o desenho de plantas e fachada de casas.  Fim da imagem.

O projeto deve ser registrado na prefeitura antes do início da construção para que a obra seja autorizada.

Esses projetos são chamados de planta baixa. Eles são feitos de acordo com os regulamentos da lei de construção de cada município.

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A planta baixa é um desenho técnico que representa a casa como se fosse vista de cima.

Na planta baixa são indicados o tamanho dos cômodos em metros e o local onde ficarão portas e janelas. Observe um exemplo.

Imagem: Ilustração. Planta baixa de uma residência que possui 7 metros de profundidade por 5 metros de largura. Há uma sala ao lado da cozinha e paralelo a ela está o banheiro. Ao fundo, estão dois dormitórios. Ao lado da planta está a legenda: j = janela; p = porta. Ao todo, são cinco janelas e quatro portas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Planta baixa de uma casa de cinco cômodos. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

Você já imaginou como seria o desenho da escola se ela fosse vista de cima?

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As plantas baixas têm sido produzidas em computadores em imagens em 3D . Nessas imagens, é possível ter ideia de como ficará a construção depois de pronta.

A imagem a seguir representa em 3D a planta baixa da página anterior. Veja como ficariam os cômodos construídos e com móveis.

Imagem: Ilustração. Vista de cima de uma casa que apresenta os sofás, tapete e mesa de centro na sala; ao lado da cozinha, com geladeira, fogão e pia; paralela ao banheiro, com box; ao fim do corredor, há um quarto do lado direito, com cama de solteiro e guarda-roupa; e um quarto do lado esquerdo, com cama de casal e guarda-roupa. Cada cômodo tem uma janela e apenas a cozinha não tem porta. Fim da imagem.

LEGENDA: Ilustração de projeto em 3D de casa de cinco cômodos. FIM DA LEGENDA.

O arquiteto, ou o engenheiro, pode indicar os materiais que serão usados na obra.

Para isso, o profissional leva em conta o número de cômodos e de andares, a ventilação, a iluminação e a manutenção necessária depois que a obra estiver pronta.

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Boxe complementar

Mãos à obra

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Que tal produzir uma maquete do cômodo de uma casa? Para isso, forme um pequeno grupo e siga o roteiro.

Materiais

  • Caixa de sapatos sem a tampa
  • Sucata variada, como caixas de fósforos vazias, caixas de creme dental e de chá e outras embalagens pequenas
  • Cola em bastão
  • Tesoura com pontas arredondadas
  • Papel branco, pedaços de papel e de tecido coloridos
  • Lápis, régua e fita adesiva

    Como fazer

    Imagem: Ilustração 1. Um grupo de quatro alunos uniformizados estão diante de uma mesa sobre a qual estão dispostos objetos como uma caixa de sapatos sem tampa, tesouras, papéis, fita e cola.  Fim da imagem.

    LEGENDA: Reúnam-se e decidam qual cômodo da casa vocês representarão. FIM DA LEGENDA.

    Imagem:  Ilustração 2. Enquanto dois deles cortam papéis, os outros dois cuidam da caixa. Fim da imagem.

    LEGENDA: Usando os pedaços de papel e a cola, forrem as paredes internas da caixa de sapatos. FIM DA LEGENDA.

    Imagem: Ilustração 3. Dois desenhos em papéis e outros dois desenham na própria caixa.  Fim da imagem.

    LEGENDA: Desenhem as portas e as janelas por fora e por dentro da caixa. FIM DA LEGENDA.

    Imagem: Ilustração 4. Casa um deles está entretido manipulando um objeto.  Fim da imagem.

    LEGENDA: Com a sucata, criem móveis para esse cômodo. FIM DA LEGENDA.

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Imagem: Ilustração 5. Cada um segura e corta um pedaço de tecido colorido. Fim da imagem.

LEGENDA: Recortem pedaços de tecido para fazer tapetes, cortinas, toalhas, quadros etc. Depois, vejam se não faltou algum detalhe e finalizem a criação. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração 6. O grupo e mais dois alunos estão lado a lado próximos da mesa onde estão duas maquetes do interior de uma casa.  Fim da imagem.

LEGENDA: Pronto! Agora é só fazer uma exposição dos cômodos montados para que todos os colegas apreciem. FIM DA LEGENDA.

Fim do complemento.

Onde você mora?

O bairro é o local onde as pessoas moram e é formado de casas, prédios e outras construções, como lojas, hospitais, cinemas, escolas etc.

Os bairros formam os municípios, ou cidades, e os municípios formam os estados.

Podemos morar em um bairro de um grande município ou de um pequeno município, no interior ou no litoral.

Imagem: Fotografia. Destaque de uma área aberta com chão de pedras e cercada por casas e estabelecimentos com fachadas assobradadas com muitas janelas e portas de acesso voltado diretamente à rua. No local, há carros estacionados e mesas de madeira dispostas na via.  Fim da imagem.

LEGENDA: Rua do centro histórico do município de Lençóis (BA), 2021. FIM DA LEGENDA.

Em alguns bairros há, além de moradias, um grande número de lojas e outros tipos de estabelecimento comercial, como supermercados, restaurantes, bancos, escritórios, consultórios.

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O bairro onde uma pessoa mora é um lugar muito importante para ela. É nesse bairro que está a moradia dela, é onde vivem seus amigos e vizinhos e onde ela faz muitas atividades.

Imagem: Ilustração. Destaque de um cruzamento de ruas pelas quais passam carros e ônibus. Algumas pessoas caminham na faixa de pedestres e na calçada. No espaço, há uma praça e do lado esquerdo, está a padaria. Ao travessar para o lado esquerdo da padaria, está a escola na esquina vizinha da biblioteca. Na rua de trás, está o hospital. À frente da praça ficam o açougue e uma loja de calçados.  Fim da imagem.

LEGENDA: É importante conhecer ruas, praças, comércios, meios de transporte e maneiras para chegar aos lugares. FIM DA LEGENDA.

Converse com os colegas. Depois, registre suas respostas.

  1. Em que bairro você mora?
  1. Você costuma caminhar por seu bairro ou seu município? Se sim, quem costuma acompanhar você? Aonde vocês vão?

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  1. Como você vai para a escola: de carro, de ônibus, de transporte escolar ou a pé?
  1. Marque com um X locais, prédios e serviços que existem no seu bairro. Depois, pinte uma das carinhas para indicar se eles são bons ou se precisam melhorar.

Legenda

Ilustração. Uma carinha com expressão feliz: BOM. Bom

Ilustração. Uma carinha com expressão triste: MELHORAR.Melhorar

Imagem: Ilustração. Destaque de uma praça com bancos e área verde. Fim da imagem.

( ) Praça.

Imagem: Ilustração. Uma carinha com expressão feliz: BOM. Fim da imagem.

Imagem: Ilustração. Uma carinha com expressão triste: MELHORAR. Fim da imagem.

Imagem: Ilustração. Cruzamento de ruas com semáforos, faixa de pedestres e veículos. Fim da imagem.

( ) Semáforos e faixas de pedestres.

Imagem: Ilustração. Uma carinha com expressão feliz: BOM. Fim da imagem.

Imagem: Ilustração. Uma carinha com expressão triste: MELHORAR. Fim da imagem.

Imagem: Ilustração. Um prédio amplo com a indicação “BIBLIOTECA” na fachada. Fim da imagem.

( ) Biblioteca.

Imagem: Ilustração. Uma carinha com expressão feliz: BOM. Fim da imagem.

Imagem: Ilustração. Uma carinha com expressão triste: MELHORAR. Fim da imagem.

Imagem: Ilustração. Um ponto de ônibus coberto com placa e algumas pessoas. Um ônibus está parado no local.  Fim da imagem.

( ) Transporte público.

Imagem: Ilustração. Uma carinha com expressão feliz: BOM. Fim da imagem.

Imagem: Ilustração. Uma carinha com expressão triste: MELHORAR. Fim da imagem.

Imagem: Ilustração. Um prédio amplo que tem uma ambulância na garagem a indicação “HOSPITAL” na fachada.  Fim da imagem.

( ) Hospital.

Imagem: Ilustração. Uma carinha com expressão feliz: BOM. Fim da imagem.

Imagem: Ilustração. Uma carinha com expressão triste: MELHORAR. Fim da imagem.

Imagem: Ilustração. Um prédio amplo ao lado de um quadro e cercado de amplo pátio dentro de uma área cercada por um muro. Na fachada está a indicação “ESCOLA”. Fim da imagem.

( ) Escola.

Imagem: Ilustração. Uma carinha com expressão feliz: BOM. Fim da imagem.

Imagem: Ilustração. Uma carinha com expressão triste: MELHORAR. Fim da imagem.

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Boxe complementar

Mãos à obra

  1. Laura e Fernando são primos e moram no mesmo bairro. Eles combinaram de se encontrar na praça. Indique com lápis de cores diferentes o caminho que cada um vai fazer.

    Imagem: Ícone: Atividade extraclasse, para casa. Fim da imagem.

  1. Faça uma entrevista com um familiar perguntando como era o bairro em que ele morava quando tinha a sua idade.

    Anote o nome dele, a idade, o grau de parentesco e as respostas das perguntas. Siga a orientação do professor e apresente o resultado para a turma.

Fim do complemento.

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Diálogos com a dança

Muitos artistas contemporâneos misturam linguagens ao apresentar sua arte.

Um exemplo é o Nômades Grupo de Dança, um coletivo de artistas de Goiânia (GO) que pesquisa os espaços estabelecendo um diálogo entre a dança, a arquitetura e a história dos edifícios.

Imagem: Fotografia. Em uma área aberta, duas pessoas dançam. Elas estão com a cabeça baixa e os braços estendidos na lateral do corpo. Usam roupa despojada, tênis, joelheiras, luvas e cotoveleiras. Ao fundo, prédios.  Fim da imagem.

LEGENDA: Espetáculo Escape, do Nômades Grupo de Dança, em Goiânia (GO), 2018. FIM DA LEGENDA.

Observe a imagem e responda às questões.

  1. Esses artistas estão se apresentando em:

    ( ) um teatro, um espaço fechado.

    ( ) uma praça, ao ar livre.

  1. Esses movimentos lembram:

    ( ) uma dança.

    ( ) uma corrida.

  1. Além dos artistas, o que você vê na fotografia? _____.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Na sua opinião, por que esses artistas escolheram esse local para dançar?
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
  1. Que tal experimentar movimentos de dança em diálogo com o espaço da escola? Siga as orientações do professor.

63

Boxe complementar

De olho na imagem

O artista africano Meschac Gaba criou uma escultura em que retrata parte da cidade de Recife, em Pernambuco, e alguns monumentos de várias partes do mundo. Observe a fotografia.

Imagem: Fotografia. Escultura toda branca de uma cidade com muitos prédios, ruas e casas.  Fim da imagem.

LEGENDA: GABA, Meschac. Sweetness (Doçura). 2006. Escultura em poliestireno, açúcar e cola, 500 cm 3 900 cm 3 50 cm. 27a Bienal de São Paulo, São Paulo (SP), 2006. FIM DA LEGENDA.

Converse com os colegas. Depois, responda às questões.

  1. Por que essa escultura é branca? _____.
  1. Será que uma cidade pode ser identificada por sua arquitetura? Por quê? _____.

Fim do complemento.

64

Boxe complementar

Conheça o artista

Meschac Gaba nasceu em 1961, no Benin, na África. Em 2006, visitou o Brasil para criar uma obra de arte que retratasse a cultura de nosso país.

Depois de passar um tempo em Recife, ficou encantado com as pessoas e a arquitetura da cidade e se inspirou nela para fazer sua obra.

O artista disse que misturou açúcar na massa para modelar a escultura porque a substância doce representa o afeto que ele sentiu por Recife.

Imagem: Fotografia. Retrato de um homem negro de óculos de sol, calvo e que usa paletó branco. Fim da imagem.

Fim do complemento.

Boxe complementar

Mãos à obra

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Que tal produzir com os colegas uma obra inspirada na criação do artista plástico Meschac Gaba?

Esse trabalho pode retratar uma parte do bairro onde vocês moram e que acham bonita ou interessante.

Para isso, forme um grupo e siga o roteiro.

Materiais

  • Tinta guache na cor escolhida e na cor branca
  • Folhas de papel sulfite branco
  • Lápis preto e borracha
  • Pedaço grande de papelão e pedaços de cartolina (já usada)
  • Régua
  • Água e copo plástico
  • Pincéis
  • Papel absorvente e pedaço de tecido
  • Embalagens pequenas, como caixas de chá, de creme dental, de biscoitos, potes de iogurte etc.
  • Cola branca
  • Fita adesiva
  • Palitos de sorvete

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Como fazer

Imagem: Ilustração 1. Um grupo de quatro crianças uniformizadas, uma delas segura uma folha de papel que as demais observam. Fim da imagem.

LEGENDA: Reúnam-se e escolham um local do bairro para representar. Decidam qual cor usarão nesse trabalho. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração 2. Uma delas desenha com lápis colorido em uma folha e os demais observam. Fim da imagem.

LEGENDA: Representem as construções e as ruas principais do local escolhido. Façam um rascunho da obra em uma folha de papel. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração 3. As quatro estão diante de uma mesa espaçosa onde há uma folha com desenho de quarteirões. Fim da imagem.

LEGENDA: Usem o papelão como base. Façam nele o traçado das ruas e desenhem todos os detalhes (calçadas, faixas de pedestres, jardins etc.). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração 4. Enquanto duas cortam papéis, outras duas colam embalagens. Fim da imagem.

LEGENDA: Com as caixas e outras embalagens, façam as construções. Usem as folhas de papel sulfite para fazer os detalhes. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração 5. Duas colam as construções nos quarteirões e as outras duas fazem outros itens. Fim da imagem.

LEGENDA: Colem ou fixem com fita adesiva as construções. Façam árvores, postes e semáforos com palitos de sorvete e pedaços de papel. Com os pedaços de cartolina, montem telhados para as casas. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração 6. Todos pintam com tinta e pincel a maquete juntos.  Fim da imagem.

LEGENDA: Pintem tudo com a cor escolhida misturada com a cor branca. Façam os detalhes com a cor sem mistura. Organizem uma exposição com as obras em um local onde todos da escola possam apreciá-las. FIM DA LEGENDA.

CRÉDITO: ILUSTRAÇÕES: ALAN CARVALHO

Fim do complemento.