10

Capítulo 1. Espaços culturais

Imagem: Fotografia. Fachada de um edifício de dois andares e que apresenta entrada com três arcos no piso térreo. No piso superior, há cinco janelas arqueadas com vidros e pequenas sacadas.  Na parte superior, há pequenas esculturas. Ao redor, há prédios e pedestres.  Fim da imagem.

LEGENDA: Teatro Carlos Gomes, Vitória (ES), 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Destaque de uma área externa que apresenta um espelho de água e um prédio com arquitetura moderna com muitas linhas retas e superfícies vazadas. Ao redor, área verde. Fim da imagem.

LEGENDA: Museu do Amanhã, Rio de Janeiro (RJ), 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Fachada de um prédio com dois andares que apresenta muitas janelas e portas com formato retangular, entrada com pequeno lance com escadas e colunas ao longo da estrutura. À frente do prédio, há um jardim com área verde.  Fim da imagem.

LEGENDA: Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo (SP), 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Fachada de um prédio que apresenta arquitetura com linhas curvas e superfície com janelas amplas envidraçadas que circundam toda estrutura. Do lado esquerdo, há uma passarela que parte do edifício e se estrutura sobre pilares. Ao redor, um amplo espaço aberto onde caminham algumas pessoas. Ao fundo, morros.  Fim da imagem.

LEGENDA: Museu de Arte Contemporânea de Niterói, Niterói (RJ), 2019. FIM DA LEGENDA.

11

Imagem: Fotografia. Fachada de um amplo prédio com estrutura retangular e com dois pisos com muitas janelas envidraçadas e colunas na entrada. Ao redor, um amplo espaço aberto.  Fim da imagem.

LEGENDA: Museu Afro-Brasileiro, Salvador (BA), 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Espaço aberto com quatro grandes esculturas de homens fardados. Ao fundo, fachada de uma construção com entrada arqueada e janelas com pequenos espaços de ventilação. Fim da imagem.

LEGENDA: Parque das Esculturas Francisco Brennand, Recife (PE), 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Fachada de um prédio antigo com acesso por duas escadas laterais, dois andares com janelas retangulares, entrada com portas arqueadas e sacadas. Em uma delas há a bandeira do Brasil hasteada.  Há um terraço com parapeito, esculturas nas laterais e uma torre ao centro onde há um sino e um relógio analógico.  Fim da imagem.

LEGENDA: Museu da Inconfidência, Ouro Preto (MG), 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Fachada de um prédio com entrada que apresenta um lance de escadas em formato curvo e prédio com três andares com arcos e muitas colunas. A parede do lado de fora apresenta tijolos e pedras aparentes Fim da imagem.

LEGENDA: Teatro Amazonas, Manaus (AM), 2020. FIM DA LEGENDA.

Box complementar

O que eu vejo

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Converse com os colegas.

  1. Que locais são estes mostrados nas fotografias?
  1. Você sabe para que eles servem?
  1. Você já visitou algum lugar como estes?
  1. Na cidade onde você vive, existem espaços culturais?

Fim do complemento.

12

A arte e seus espaços

A arte está em muitos lugares: em praças, parques, igrejas, estações de metrô. Mas há também espaços construídos especialmente para manter e conservar as obras de arte e mostrá-las ao público, como museus, galerias, teatros, salas de espetáculo, cinemas e oficinas culturais.

Os museus ajudam a contar a história de diferentes povos, países e cidades, por meio de coleções que variam de obras de arte antigas e contemporâneas a peças ligadas à cultura, ciência e arqueologia.

Em galerias, são expostas tanto obras de arte mais antigas quanto as produzidas mais recentemente. Nesses espaços, as pessoas podem comprar os objetos que fazem parte das coleções.

Imagem: Fotografia. Uma ampla sala onde há grandes bonecos humanos, como um casal de noivos de corpo inteiro e bustos de um sanfoneiro com chapéu entre outros. O teto é decorado com tecidos de chita, fitas coloridas e pequenas sombrinhas coloridas. Fim da imagem.

LEGENDA: Museu dos Bonecos Gigantes de Olinda, Olinda (PE), 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma ampla sala com chão de madeira e muitas esculturas dispostas no espaço. Dentre elas, há duas peças verticalizadas com aspecto de bronze e de ferro. Fim da imagem.

LEGENDA: Galeria de Arte André, São Paulo (SP), 2020. FIM DA LEGENDA.

Nos teatros são apresentados dramas e comédias em espetáculos teatrais, óperas e danças, e também shows musicais.

Imagem: Fotografia. Um palco com piso xadrez e iluminado. Há cinco pessoas agachadas e que vestem figurino vermelho que cobre o corpo todo. Ao centro, há uma mulher com cabelo volumoso ruivo e vestido longo e dois homens ao seu lado. Ao fundo, duas fileiras de um coral composto por homens e mulheres que vestem longas batas pretas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Apresentação da ópera Mary Stuart no 22º Festival Amazonas de Ópera, no Teatro Amazonas, Manaus (AM), 2019. FIM DA LEGENDA.

13

Museus

Nos museus de arte ficam expostas obras de diferentes artistas, épocas e lugares. O conjunto de obras de arte de um museu chama-se acervo.

Além das exposições permanentes, que são realizadas com as obras de arte que fazem parte do acervo, os museus também exibem exposições temporárias. Nesse caso, o museu recebe obras de colecionadores, de artistas ou de outros museus para expor durante certo período.

Imagem: Fotografia. Um amplo galpão com janelas laterais e teto iluminado onde estão expostos vários quadros de obras de arte. No local, uma pessoa observa um quadro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Obras em exposição permanente no Museu de Arte de São Paulo (Masp), São Paulo (SP), 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Fachada de um prédio suspenso por colunas com formato retangular e estrutura de vidro. As colunas são grossas, vermelhas e são duas em cada lateral.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vista da fachada do Masp em 2019. FIM DA LEGENDA.

14

Às vezes, por falta de espaço ou por outros motivos, nem todas as obras do acervo ficam expostas. Elas são guardadas em uma sala especial e fazem parte da reserva técnica do museu.

Imagem: Fotografia. Destaque de quadros enfileirados em uma estante.  Fim da imagem.

LEGENDA: Reserva técnica do Museu Paranaense, Curitiba (PR), 2019. FIM DA LEGENDA.

Profissionais de um museu

Os museus necessitam de muitos profissionais para exercerem funções específicas.

O diretor, entre outras atribuições, busca patrocinadores e estabelece contato com outras instituições a fim de conseguir o empréstimo de obras de arte de diferentes locais e países para montar exposições temporárias que buscam atrair mais público.

Na fotografia a seguir, uma equipe de trabalhadores da Academia de Belas Artes da Filadélfia, nos Estados Unidos, pendura uma tela do pintor John Singer Sargent (1856-1925), emprestada do Museu Imperial de Guerra, de Londres, para uma exposição realizada em 2016.

Imagem: Fotografia. Em uma ampla sala, cinco pessoas com luvas manipulam uma grande obra de arte em tela e moldura que está presa em uma parede.  Fim da imagem.

LEGENDA: Transportar uma obra de arte de um museu para outro requer muitos cuidados. FIM DA LEGENDA.

15

Nos museus, também trabalham curadores de arte, que, entre outras atividades, organizam as obras do museu e as exposições, promovem atividades culturais e cuidam da segurança e manutenção do acervo.

Imagem: Fotografia. Uma mulher loira de cabelo liso e pele clara veste preto e está com os braços cruzados ao centro de um amplo espaço com muitas esculturas brancas expostas ao redor. Fim da imagem.

LEGENDA: Yvette Deseyve, curadora da exposição Ideal and Form – Esculturas do século 19 da coleção da National Gallery, realizada em 2020 na Igreja Friedrichswerder, localizada em Berlim, Alemanha. FIM DA LEGENDA.

Os museus também empregam monitores, que são responsáveis por guiar os visitantes, orientar atividades e apresentar fatos importantes e interessantes sobre as obras expostas.

Imagem: Fotografia. Em uma sala, um pequeno grupo de crianças está sentado em roda junto de uma mulher adulta. Eles estão sobre tecidos estendidos no chão e na parede há um desenho circular em mosaico. Ao fundo, outras pessoas de pé numa área onde há objetos expostos na parede.  Fim da imagem.

LEGENDA: Monitora conduz atividade com crianças no Museu de Arte Contemporânea (MAC), em Niterói (RJ), 2016. FIM DA LEGENDA.

Os restauradores são os profissionais que cuidam da limpeza e da manutenção das obras de arte. Em alguns museus, há salas especialmente equipadas para o trabalho desses profissionais.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Um homem usa óculos com lentes grossas e jaleco enquanto está sentado manipulando uma escultura de uma figura humana deitada à sua frente,  Fim da imagem.

LEGENDA: Restaurador exercendo seu trabalho na escultura em madeira Maria Madalena (1453-1455), de Donatello (1386-1466), após as enchentes de 1967 em Florença, Itália. FIM DA LEGENDA.

16

Converse com os colegas e, depois, registre suas respostas.

  1. Os profissionais que trabalham em museus exercem variadas funções. Na sua opinião, qual é a mais interessante? Por quê? _____
  1. O trabalho desses profissionais é importante? Explique sua resposta. _____

Conectividade e cultura

Além de preservar um acervo de obras originais para serem apreciadas presencialmente, muitos museus usam a internet para aproximar o público de suas obras. Com o uso da tecnologia, atualmente é possível fazer uma visita virtual a muitos espaços dedicados à arte e à cultura.

Imagem: Fotografia. Destaque do interior de uma sala com obras expostas na parede. Ao centro e no canto da imagem há ícones que indicam a reprodução em ambiente virtual.  Fim da imagem.

LEGENDA: Reprodução de trecho do tour virtual da Pinacoteca de São Paulo, São Paulo (SP). Os círculos azuis e laranja indicam recursos de texto e áudio disponíveis na sala. Disponível em: http://fdnc.io/ftu. Acesso em: 5 maio. 2021. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

17

Teatros

A palavra teatro vem da palavra grega theatron, que significa “local onde se vê”. Foi na Grécia antiga que surgiu o teatro como o conhecemos.

Naquela época, os teatros eram erguidos ao ar livre, nas encostas de montanhas, para que pudessem proporcionar uma boa acústica . E eram construídos para ter plateia , local de onde as pessoas assistiam ao espetáculo; orquestra, local onde músicos e dançarinos atuavam; skené, local onde os atores mudavam de roupa; e proscênio, o palco.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de um espaço aberto onde há uma ampla plateia em formato semicircular. Ao centro, o palco semicircular denominada orquestra. Ao fundo, um corredor e parede em ruínas com arcos vazados onde estão as indicações skené e proscênio. Do lado direito, está a escadaria de acesso. Ao fundo, árvores e construções.  Fim da imagem.

LEGENDA: Ruínas do Teatro Odeon, em Atenas, Grécia, 2020. Toda a estrutura desse teatro foi construída em pedra, entre os anos 161 e 174. Atualmente, ele é usado para shows de vários tipos. FIM DA LEGENDA.

18

Teatro Municipal de Ouro Preto

O Teatro Municipal de Ouro Preto, em Minas Gerais, foi o primeiro teatro construído no Brasil. Ele foi inaugurado em 1770 com o nome de Casa da Ópera.

Esse espaço recebeu vários artistas famosos, mas ficou fechado e sem manutenção durante muito tempo.

Em 2006, foi iniciada a restauração completa do edifício. Um ano depois, a Casa da Ópera foi reaberta ao público com o nome de Teatro Municipal de Ouro Preto.

Imagem: Fotografia. Fachada de uma construção térrea que apresenta três amplas portas de madeira e um vitral em formato de cruz na parte superior central.  A rua é composta por paralelepípedos.  Fim da imagem.

LEGENDA: Fachada do Teatro Municipal de Ouro Preto, o primeiro teatro do Brasil. Ouro Preto (MG), 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Interior de um espaço amplo que apresenta um conjunto de assentos dispostos ao centro e três andares com camarotes laterais paralelos com mais cadeiras voltadas em direção a um palco.   Fim da imagem.

LEGENDA: Interior do Teatro Municipal de Ouro Preto, localizado em Ouro Preto (MG), 2019. FIM DA LEGENDA.

19

Um teatro visto por dentro

Geralmente, um teatro é composto de três partes principais: plateia, palco e camarim. A plateia é o lugar onde o público permanece sentado. Alguns teatros possuem camarotes laterais. O palco é o lugar onde os artistas apresentam o espetáculo. A parte da frente do palco é conhecida como boca de cena.

Nas laterais do palco ficam as coxias, onde os atores aguardam o momento de entrar em cena, longe do olhar do público. As coxias geralmente são separadas do palco por cortinas.

O camarim é o lugar onde os artistas se preparam para entrar em cena. Ali eles se vestem e fazem a maquiagem.

Imagem: Ilustração. Interior de um espaço amplo com cadeira disposta ao centro, na plateia. Nas laterais, há dois andares com cadeiras que compõe o camarote. Ao fundo, o palco, em espaço mais alto e destacado e, na parte posterior, está a coxia.  Fim da imagem.

Converse com os colegas e, depois, registre suas respostas.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Você já assistiu a algum espetáculo de teatro? Se sim, qual? Gostou? _____

20

  1. Complete a frase:
  1. Atualmente, os atores conseguem ser vistos e ouvidos em espaços grandes. Para serem vistos, utilizam o recurso da iluminação artificial.
  1. Para serem ouvidos, utilizam _____
Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.
  1. Faça um desenho mostrando você no palco, caso prefira ser ator, ou na plateia, caso prefira assistir a um espetáculo.
    1. _____

21

Orquestra

No passado

A palavra orquestra vem da palavra grega orkhestra, que no antigo teatro grego indicava o espaço usado pelos dançarinos e músicos.

Imagem: Fotografia. Destaque de uma peça de cerâmica que apresenta fundo preto e desenho de pessoas que tocam instrumentos feitas em tom amarelo. Fim da imagem.

LEGENDA: MACRON. Dança das mênades, detalhe de um kylix grego. Cerca de 470 a.C. Cerâmica pintada na técnica de figuras vermelhas sobre fundo preto, sem dimensões. Museu Altes, Berlim, Alemanha. FIM DA LEGENDA.

Nesse detalhe da parte de fora de um kylix, que é um tipo de taça, foram pintadas pessoas dançando e tocando instrumentos no espaço da orquestra.

Restaram poucos instrumentos musicais da época do teatro grego. Com base em pinturas, como a desse kylix, foram construídos modelos de instrumentos musicais da orquestra, como a lira que aparece na fotografia.

Imagem: Fotografia. Um instrumento que apresenta uma parte oval densa ao centro da qual partem duas estruturas laterais finas com textura trançada e curva entre as quais há cordas finas em paralelo e a união das laterais na parte superior por meio de uma base de madeira onde também estão presas as cordas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Modelo de lira grega. Madeira, metal e carapaça de tartaruga, sem dimensões. Museu da Civilização Romana, Roma, Itália. FIM DA LEGENDA.

22

No presente

Atualmente, chamamos de orquestra um grupo de músicos acompanhados de seus instrumentos. Há tipos diferentes de orquestra. Uma orquestra grande é composta de 50 a 100 instrumentistas e pode ser chamada de orquestra sinfônica ou orquestra filarmônica. Ela geralmente executa música erudita .

Imagem: Fotografia. Instrumentistas de uma orquestra tocam em um palco. Eles estão unidos em diferentes grupos que compõem um todo e estão diante de uma pessoa que está de pé em uma estrutura mais alta e à frente de partituras.  Fim da imagem.

LEGENDA: Orquestra Amazonas Filarmônica, de Manaus (AM), durante ensaio no Teatro Amazonas. Manaus (AM), 2019. FIM DA LEGENDA.

Existem também orquestras formadas por poucos instrumentos, como as orquestras de câmara, ou até mesmo por apenas um tipo de instrumento, como a Orquestra Nzinga de Berimbaus, de São Paulo (SP).

Imagem: Fotografia. Um homem está em destaque à frente de um grupo de instrumentistas uniformizados, dentre eles muitos estão com berimbaus.  Fim da imagem.

LEGENDA: Orquestra Nzinga de Berimbaus, do Grupo Nzinga de Capoeira Angola, durante participação em um show de Mateus Aleluia, em Brasília (DF), 2019. FIM DA LEGENDA.

23

Características da orquestra

A imagem a seguir mostra uma apresentação da Orquestra Sinfônica Nacional.

Ela foi criada em 1961 com o objetivo de tornar conhecida a música brasileira de concerto.

Atualmente, a orquestra é mantida por uma instituição pública, a Universidade Federal Fluminense (UFF), de Niterói (RJ).

Imagem: Fotografia. Vista panorâmica de um palco em um espaço fechado onde uma orquestra se apresenta. Há instrumentos de corda, percussão e metais. Todos usam roupas escuras e à frente do grupo está um homem de pé em uma estrutura destacada e diante de uma partitura. Na plateia, que está escura, muitas pessoas observam.  Fim da imagem.

LEGENDA: Concerto de abertura da temporada 2018 da Orquestra Sinfônica Nacional da UFF. Centro de Artes UFF, Niterói (RJ), 2018. FIM DA LEGENDA.

Para tocar em uma orquestra, é preciso ter formação musical. Geralmente, o músico começa a estudar ainda criança em escolas especializadas.

No vestibular para o curso de Música, além da prova com questões do currículo básico do Ensino Médio, há uma prova de habilidades específicas.

Nessa prova, são avaliadas as habilidades e os conhecimentos teóricos em música dos candidatos. Assim, o vestibulando tem de tocar ou cantar um trecho musical e, às vezes, precisa criar uma frase musical com base em elementos fornecidos pelos avaliadores.

24

Para exercer a profissão de músico, não é necessário ter curso superior. Porém, a Lei 3.857, de 1960, exige que o músico tenha carteira profissional da Ordem dos Músicos do Brasil (OMB) se quiser se apresentar ou dar aulas em cursos de Ensino Superior ou em conservatórios .

Outro profissional que trabalha em orquestras é o maestro (ou a maestrina), que também é chamado de regente.

É o maestro quem seleciona o repertório , conduz os ensaios e faz a regência durante as apresentações.

Imagem: Fotografia. Destaque de um palco onde um homem grisalho está de pé entre instrumentistas sentados. Todos usam roupas escuras. Ao redor, há prédios iluminados.  Fim da imagem.

LEGENDA: Orquestra Bachiana Filarmônica, regida pelo maestro João Carlos Martins, em apresentação na avenida Paulista, em São Paulo (SP), 2019. FIM DA LEGENDA.

Na apresentação, o maestro fica em cima de um pódio, de costas para o público e de frente para os músicos, enquanto conduz a orquestra.

25

Para reger a orquestra, o maestro movimenta as mãos. Com a direita, marca os tempos, às vezes segurando uma batuta; com a esquerda, sinaliza a entrada de cada instrumento e as variações de intensidade sonora.

Converse com os colegas e, depois, registre suas respostas.

  1. No mundo todo, há mais profissionais maestros que maestrinas. Por que isso acontece? _____
Imagem: Ícone: Atividade extraclasse, para casa. Fim da imagem.
  1. Existe uma orquestra na cidade onde você vive? Peça ajuda a um familiar e entre em contato com um maestro ou com um músico para entrevistá-lo.

Veja algumas perguntas que podem ser feitas para o entrevistado. Acrescente outras sobre assuntos que você gostaria de saber.

  1. Antes de ser maestro (ou músico), que profissão pretendia seguir? _____
  1. Como se interessou pela música como profissão? _____
  1. Quantos anos estudou para ser músico (ou maestro)? _____
  1. Que instrumentos você toca? _____
  1. Você gosta do que faz? _____
  1. É difícil conseguir emprego na área em que você trabalha? _____

    Compartilhe sua entrevista com a turma.

26

Box complementar

Conheça o artista

A maestrina paulistana Ligia Amadio nasceu em 1964 e é uma das mais destacadas regentes de orquestra da atualidade.

Aos 5 anos de idade, ela já queria estudar piano. Mas, quando chegou à faculdade, cursou Engenharia.

Foi apenas quando entrou para o Coral da Universidade de São Paulo (USP) que concluiu que sua verdadeira vocação era a música e começou um novo curso.

Para tornar-se regente, ela estudou na Universidade de Campinas (Unicamp), no interior do estado de São Paulo. Um de seus professores foi Eleazar de Carvalho (1912-1996), importante maestro brasileiro.

No Brasil, Ligia Amadio foi a primeira mulher a reger orquestras importantes, como a Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo, a Orquestra Sinfônica Nacional e a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas.

Imagem: Fotografia. Retrato de uma mulher de pele clara, cabelo liso loiro, maquiada e que está sentada diante de um microfone. Ao fundo, um painel onde está escrito “Ministério da Educação” e “Brasil”. Fim da imagem.

O pianista, maestro e diretor artístico João Carlos Martins é um dos nomes mais importantes da música no Brasil. Nasceu em 1940, na cidade de São Paulo (SP).

Começou a estudar piano na infância e, aos 13 anos de idade, iniciou a carreira de pianista. Aos 18 anos, já era conhecido no exterior.

Aos 26 anos, sofreu uma lesão no braço e ficou sem tocar por sete anos. Aos 55, foi ferido em um assalto e ficou com o lado direito do corpo paralisado.

Encerrou a carreira de pianista aos 63 anos de idade. Tornou-se regente e fundou a Orquestra Bachiana Jovem, dedicada à formação de jovens músicos.

Imagem: Fotografia. Retrato de um homem de pele clara e cabelo grisalho liso e comprido. Ele sorri e veste roupa formal.  Fim da imagem.

Fim do complemento.

27

Musicando

Imagem: Ícone referente à seção Musicando, composto pela ilustração de uma nota musical. Fim da imagem.

Sons fortes ou fracos

Vibrações são movimentos rápidos de vaivém que ocorrem em um objeto ou instrumento quando ele é tocado ou agitado. Os sons são produzidos por vibrações.

As vibrações se espalham no ar em forma de ondas sonoras e são captadas por nossas orelhas.

Imagem: Ilustração. Um grupo de cinco jovens está de pé na calçada e um deles levanta uma das mãos enquanto fala em um megafone. Linhas curvas ilustram ondas sonoras que chegam aos ouvidos de uma mulher que está à frente do grupo com expressão irritadiça e os ouvidos tapados com as mãos.  Fim da imagem.

Os sons têm intensidade, isto é, podem ser fortes ou fracos, de acordo com a energia de vibração da onda sonora.

Essa propriedade do som é causada pela pressão que a onda sonora exerce sobre nossas orelhas.

Vamos testar?

  1. Observe as imagens e leia a legenda. Depois, classifique cada imagem pintando nos quadrinhos a legenda correspondente ao som que está sendo emitido.
Imagem: Quadro. Legenda. Círculo. Som forte. Triângulo. Som fraco. Fim da imagem.
  1. Imagem: Fotografia. Um menino está com as mãos ao redor da boca aberta. Fim da imagem.

( )

  1. Imagem: Fotografia. Um menino está com as mãos ao lado da boca e fala no ouvido de uma menina que está atenta ao que escuta.  Fim da imagem.

( )

28

  1. Agora, leia as informações e observe as imagens. Depois, crie uma legenda para indicar o som que cada um destes dinossauros provavelmente emitia e complete as respostas.
  1. tiranossauro era um carnívoro bípede que viveu milhões de anos atrás. Tinha em torno de 6 metros de altura e pesava cerca de 10 toneladas.
Imagem: Ilustração. Um dinossauro de grande porte com patas traseiras longas e patas dianteiras bem curtas e com unhas longas.  A cauda é grossa e curta, a pele tem aspecto áspero e com dobras na área do pescoço. A cabeça é grande com olhos pequenos e boca aberta com dentes afiados. Ao lado, quadro com a legenda: Som forte; som fraco. Fim da imagem.

( )

  1. troodonte era um carnívoro bípede que viveu milhões de anos atrás. Tinha em torno de 1 metro e meio de altura e pesava cerca de 40 quilogramas.
Imagem: Ilustração. Um dinossauro de pequeno porte com corpo longilíneo, cauda e patas longas e compridas. A boca está aberta e os olhos são pequenos.  Fim da imagem.

( )

29

  1. Observe cada ilustração e leia as legendas. Depois, classifique cada som em Ilustração. Círculo.ou Triângulo.
Imagem: Ilustração. Um menino está de pé e bate o pé no chão. Fim da imagem.
  1. Bater o pé com força.

    ( )

Imagem: Ilustração. Um menino está de pé e bate o dedo na palma da mão. Fim da imagem.
  1. Bater com o dedo na palma da mão.

    ( )

Imagem: Ilustração. Uma menina está com as mãos ao lado da boca aberta e os olhos fechados.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Uma menina está de pé e bate palmas sorrindo. Fim da imagem.
  1. Bater palmas.

    ( )

Imagem: Ilustração. Uma menina segura uma flor próxima à boca e assopra as pétalas. Fim da imagem.
  1. Assoprar uma flor.

    ( )

Imagem: Ilustração. Um menino assopra um apito com expressão série e o dedo indicador levantado.  Fim da imagem.
  1. As imagens abaixo mostram como podemos fazer sons com o nosso corpo.
Imagem: Ilustração. Destaque de um punho fechado sobre a outra mão espalmada. Na sequência, destaque de uma pessoa com as mãos na cintura. Em seguida, novamente o punho fechado sobre a outra mão espalmada. E novamente o destaque da pessoa com as mãos na cintura. Depois, há o destaque de um pé que bate no chão. Em seguida, destaque de mãos que batem palma. Por fim, novamente o destaque da pessoa com as mãos na cintura. Fim da imagem.
  1. Você sabe que nome damos a esse tipo de percussão, feita no próprio corpo? _____
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
  1. Acompanhe a sequência indicada pelas setas e reproduza com a turma o som representado na imagem de cada quadro. Vocês podem fazer sons fortes e sons fracos. Depois, criem as legendas indicando os sons que foram produzidos.