10
Capítulo 1. Espaços culturais
LEGENDA: Teatro Carlos Gomes, Vitória (ES), 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Museu do Amanhã, Rio de Janeiro (RJ), 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo (SP), 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Museu de Arte Contemporânea de Niterói, Niterói (RJ), 2019. FIM DA LEGENDA.
11
LEGENDA: Museu Afro-Brasileiro, Salvador (BA), 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Parque das Esculturas Francisco Brennand, Recife (PE), 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Museu da Inconfidência, Ouro Preto (MG), 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Teatro Amazonas, Manaus (AM), 2020. FIM DA LEGENDA.
Box complementar
O que eu vejo
Converse com os colegas.
- Que locais são estes mostrados nas fotografias?
- Você sabe para que eles servem?
- Você já visitou algum lugar como estes?
- Na cidade onde você vive, existem espaços culturais?
Fim do complemento.
12
A arte e seus espaços
A arte está em muitos lugares: em praças, parques, igrejas, estações de metrô. Mas há também espaços construídos especialmente para manter e conservar as obras de arte e mostrá-las ao público, como museus, galerias, teatros, salas de espetáculo, cinemas e oficinas culturais.
Os museus ajudam a contar a história de diferentes povos, países e cidades, por meio de coleções que variam de obras de arte antigas e contemporâneas a peças ligadas à cultura, ciência e arqueologia.
Em galerias, são expostas tanto obras de arte mais antigas quanto as produzidas mais recentemente. Nesses espaços, as pessoas podem comprar os objetos que fazem parte das coleções.
LEGENDA: Museu dos Bonecos Gigantes de Olinda, Olinda (PE), 2018. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Galeria de Arte André, São Paulo (SP), 2020. FIM DA LEGENDA.
Nos teatros são apresentados dramas e comédias em espetáculos teatrais, óperas e danças, e também shows musicais.
LEGENDA: Apresentação da ópera Mary Stuart no 22º Festival Amazonas de Ópera, no Teatro Amazonas, Manaus (AM), 2019. FIM DA LEGENDA.
13
Museus
Nos museus de arte ficam expostas obras de diferentes artistas, épocas e lugares. O conjunto de obras de arte de um museu chama-se acervo.
Além das exposições permanentes, que são realizadas com as obras de arte que fazem parte do acervo, os museus também exibem exposições temporárias. Nesse caso, o museu recebe obras de colecionadores, de artistas ou de outros museus para expor durante certo período.
LEGENDA: Obras em exposição permanente no Museu de Arte de São Paulo (Masp), São Paulo (SP), 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Vista da fachada do Masp em 2019. FIM DA LEGENDA.
14
Às vezes, por falta de espaço ou por outros motivos, nem todas as obras do acervo ficam expostas. Elas são guardadas em uma sala especial e fazem parte da reserva técnica do museu.
LEGENDA: Reserva técnica do Museu Paranaense, Curitiba (PR), 2019. FIM DA LEGENDA.
Profissionais de um museu
Os museus necessitam de muitos profissionais para exercerem funções específicas.
O diretor, entre outras atribuições, busca patrocinadores e estabelece contato com outras instituições a fim de conseguir o empréstimo de obras de arte de diferentes locais e países para montar exposições temporárias que buscam atrair mais público.
Na fotografia a seguir, uma equipe de trabalhadores da Academia de Belas Artes da Filadélfia, nos Estados Unidos, pendura uma tela do pintor John Singer Sargent (1856-1925), emprestada do Museu Imperial de Guerra, de Londres, para uma exposição realizada em 2016.
LEGENDA: Transportar uma obra de arte de um museu para outro requer muitos cuidados. FIM DA LEGENDA.
15
Nos museus, também trabalham curadores de arte, que, entre outras atividades, organizam as obras do museu e as exposições, promovem atividades culturais e cuidam da segurança e manutenção do acervo.
LEGENDA: Yvette Deseyve, curadora da exposição Ideal and Form – Esculturas do século 19 da coleção da National Gallery, realizada em 2020 na Igreja Friedrichswerder, localizada em Berlim, Alemanha. FIM DA LEGENDA.
Os museus também empregam monitores, que são responsáveis por guiar os visitantes, orientar atividades e apresentar fatos importantes e interessantes sobre as obras expostas.
LEGENDA: Monitora conduz atividade com crianças no Museu de Arte Contemporânea (MAC), em Niterói (RJ), 2016. FIM DA LEGENDA.
Os restauradores são os profissionais que cuidam da limpeza e da manutenção das obras de arte. Em alguns museus, há salas especialmente equipadas para o trabalho desses profissionais.
LEGENDA: Restaurador exercendo seu trabalho na escultura em madeira Maria Madalena (1453-1455), de Donatello (1386-1466), após as enchentes de 1967 em Florença, Itália. FIM DA LEGENDA.
16
Converse com os colegas e, depois, registre suas respostas.
- Os profissionais que trabalham em museus exercem variadas funções. Na sua opinião, qual é a mais interessante? Por quê? _____
- O trabalho desses profissionais é importante? Explique sua resposta. _____
Conectividade e cultura
Além de preservar um acervo de obras originais para serem apreciadas presencialmente, muitos museus usam a internet para aproximar o público de suas obras. Com o uso da tecnologia, atualmente é possível fazer uma visita virtual a muitos espaços dedicados à arte e à cultura.
LEGENDA: Reprodução de trecho do tour virtual da Pinacoteca de São Paulo, São Paulo (SP). Os círculos azuis e laranja indicam recursos de texto e áudio disponíveis na sala. Disponível em: http://fdnc.io/ftu. Acesso em: 5 maio. 2021. FIM DA LEGENDA.
- Depois do tour virtual pela Pinacoteca, faça um desenho em uma folha avulsa para registrar sua experiência e expressar aquilo de que mais gostou na visita. Os desenhos da turma serão colocados no mural para serem apreciados por todos.
17
Teatros
A palavra teatro vem da palavra grega theatron, que significa “local onde se vê”. Foi na Grécia antiga que surgiu o teatro como o conhecemos.
Naquela época, os teatros eram erguidos ao ar livre, nas encostas de montanhas, para que pudessem proporcionar uma boa acústica . E eram construídos para ter plateia , local de onde as pessoas assistiam ao espetáculo; orquestra, local onde músicos e dançarinos atuavam; skené, local onde os atores mudavam de roupa; e proscênio, o palco.
LEGENDA: Ruínas do Teatro Odeon, em Atenas, Grécia, 2020. Toda a estrutura desse teatro foi construída em pedra, entre os anos 161 e 174. Atualmente, ele é usado para shows de vários tipos. FIM DA LEGENDA.
18
Teatro Municipal de Ouro Preto
O Teatro Municipal de Ouro Preto, em Minas Gerais, foi o primeiro teatro construído no Brasil. Ele foi inaugurado em 1770 com o nome de Casa da Ópera.
Esse espaço recebeu vários artistas famosos, mas ficou fechado e sem manutenção durante muito tempo.
Em 2006, foi iniciada a restauração completa do edifício. Um ano depois, a Casa da Ópera foi reaberta ao público com o nome de Teatro Municipal de Ouro Preto.
LEGENDA: Fachada do Teatro Municipal de Ouro Preto, o primeiro teatro do Brasil. Ouro Preto (MG), 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Interior do Teatro Municipal de Ouro Preto, localizado em Ouro Preto (MG), 2019. FIM DA LEGENDA.
19
Um teatro visto por dentro
Geralmente, um teatro é composto de três partes principais: plateia, palco e camarim. A plateia é o lugar onde o público permanece sentado. Alguns teatros possuem camarotes laterais. O palco é o lugar onde os artistas apresentam o espetáculo. A parte da frente do palco é conhecida como boca de cena.
Nas laterais do palco ficam as coxias, onde os atores aguardam o momento de entrar em cena, longe do olhar do público. As coxias geralmente são separadas do palco por cortinas.
O camarim é o lugar onde os artistas se preparam para entrar em cena. Ali eles se vestem e fazem a maquiagem.
Converse com os colegas e, depois, registre suas respostas.
- Você já assistiu a algum espetáculo de teatro? Se sim, qual? Gostou? _____
20
- Complete a frase:
- Atualmente, os atores conseguem ser vistos e ouvidos em espaços grandes. Para serem vistos, utilizam o recurso da iluminação artificial.
- Para serem ouvidos, utilizam _____
- Faça um desenho mostrando você no palco, caso prefira ser ator, ou na plateia, caso prefira assistir a um espetáculo.
- _____
21
Orquestra
No passado
A palavra orquestra vem da palavra grega orkhestra, que no antigo teatro grego indicava o espaço usado pelos dançarinos e músicos.
LEGENDA: MACRON. Dança das mênades, detalhe de um kylix grego. Cerca de 470 a.C. Cerâmica pintada na técnica de figuras vermelhas sobre fundo preto, sem dimensões. Museu Altes, Berlim, Alemanha. FIM DA LEGENDA.
Nesse detalhe da parte de fora de um kylix, que é um tipo de taça, foram pintadas pessoas dançando e tocando instrumentos no espaço da orquestra.
Restaram poucos instrumentos musicais da época do teatro grego. Com base em pinturas, como a desse kylix, foram construídos modelos de instrumentos musicais da orquestra, como a lira que aparece na fotografia.
LEGENDA: Modelo de lira grega. Madeira, metal e carapaça de tartaruga, sem dimensões. Museu da Civilização Romana, Roma, Itália. FIM DA LEGENDA.
22
No presente
Atualmente, chamamos de orquestra um grupo de músicos acompanhados de seus instrumentos. Há tipos diferentes de orquestra. Uma orquestra grande é composta de 50 a 100 instrumentistas e pode ser chamada de orquestra sinfônica ou orquestra filarmônica. Ela geralmente executa música erudita .
LEGENDA: Orquestra Amazonas Filarmônica, de Manaus (AM), durante ensaio no Teatro Amazonas. Manaus (AM), 2019. FIM DA LEGENDA.
Existem também orquestras formadas por poucos instrumentos, como as orquestras de câmara, ou até mesmo por apenas um tipo de instrumento, como a Orquestra Nzinga de Berimbaus, de São Paulo (SP).
LEGENDA: Orquestra Nzinga de Berimbaus, do Grupo Nzinga de Capoeira Angola, durante participação em um show de Mateus Aleluia, em Brasília (DF), 2019. FIM DA LEGENDA.
23
Características da orquestra
A imagem a seguir mostra uma apresentação da Orquestra Sinfônica Nacional.
Ela foi criada em 1961 com o objetivo de tornar conhecida a música brasileira de concerto.
Atualmente, a orquestra é mantida por uma instituição pública, a Universidade Federal Fluminense (UFF), de Niterói (RJ).
LEGENDA: Concerto de abertura da temporada 2018 da Orquestra Sinfônica Nacional da UFF. Centro de Artes UFF, Niterói (RJ), 2018. FIM DA LEGENDA.
Para tocar em uma orquestra, é preciso ter formação musical. Geralmente, o músico começa a estudar ainda criança em escolas especializadas.
No vestibular para o curso de Música, além da prova com questões do currículo básico do Ensino Médio, há uma prova de habilidades específicas.
Nessa prova, são avaliadas as habilidades e os conhecimentos teóricos em música dos candidatos. Assim, o vestibulando tem de tocar ou cantar um trecho musical e, às vezes, precisa criar uma frase musical com base em elementos fornecidos pelos avaliadores.
24
Para exercer a profissão de músico, não é necessário ter curso superior. Porém, a Lei nº 3.857, de 1960, exige que o músico tenha carteira profissional da Ordem dos Músicos do Brasil (OMB) se quiser se apresentar ou dar aulas em cursos de Ensino Superior ou em conservatórios .
Outro profissional que trabalha em orquestras é o maestro (ou a maestrina), que também é chamado de regente.
É o maestro quem seleciona o repertório , conduz os ensaios e faz a regência durante as apresentações.
LEGENDA: Orquestra Bachiana Filarmônica, regida pelo maestro João Carlos Martins, em apresentação na avenida Paulista, em São Paulo (SP), 2019. FIM DA LEGENDA.
Na apresentação, o maestro fica em cima de um pódio, de costas para o público e de frente para os músicos, enquanto conduz a orquestra.
25
Para reger a orquestra, o maestro movimenta as mãos. Com a direita, marca os tempos, às vezes segurando uma batuta; com a esquerda, sinaliza a entrada de cada instrumento e as variações de intensidade sonora.
Converse com os colegas e, depois, registre suas respostas.
- No mundo todo, há mais profissionais maestros que maestrinas. Por que isso acontece? _____
- Existe uma orquestra na cidade onde você vive? Peça ajuda a um familiar e entre em contato com um maestro ou com um músico para entrevistá-lo.
Veja algumas perguntas que podem ser feitas para o entrevistado. Acrescente outras sobre assuntos que você gostaria de saber.
- Antes de ser maestro (ou músico), que profissão pretendia seguir? _____
- Como se interessou pela música como profissão? _____
- Quantos anos estudou para ser músico (ou maestro)? _____
- Que instrumentos você toca? _____
- Você gosta do que faz? _____
- É difícil conseguir emprego na área em que você trabalha?
_____
Compartilhe sua entrevista com a turma.
26
Box complementar
Conheça o artista
A maestrina paulistana Ligia Amadio nasceu em 1964 e é uma das mais destacadas regentes de orquestra da atualidade.
Aos 5 anos de idade, ela já queria estudar piano. Mas, quando chegou à faculdade, cursou Engenharia.
Foi apenas quando entrou para o Coral da Universidade de São Paulo (USP) que concluiu que sua verdadeira vocação era a música e começou um novo curso.
Para tornar-se regente, ela estudou na Universidade de Campinas (Unicamp), no interior do estado de São Paulo. Um de seus professores foi Eleazar de Carvalho (1912-1996), importante maestro brasileiro.
No Brasil, Ligia Amadio foi a primeira mulher a reger orquestras importantes, como a Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo, a Orquestra Sinfônica Nacional e a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas.
O pianista, maestro e diretor artístico João Carlos Martins é um dos nomes mais importantes da música no Brasil. Nasceu em 1940, na cidade de São Paulo (SP).
Começou a estudar piano na infância e, aos 13 anos de idade, iniciou a carreira de pianista. Aos 18 anos, já era conhecido no exterior.
Aos 26 anos, sofreu uma lesão no braço e ficou sem tocar por sete anos. Aos 55, foi ferido em um assalto e ficou com o lado direito do corpo paralisado.
Encerrou a carreira de pianista aos 63 anos de idade. Tornou-se regente e fundou a Orquestra Bachiana Jovem, dedicada à formação de jovens músicos.
Fim do complemento.
27
Musicando
Sons fortes ou fracos
Vibrações são movimentos rápidos de vaivém que ocorrem em um objeto ou instrumento quando ele é tocado ou agitado. Os sons são produzidos por vibrações.
As vibrações se espalham no ar em forma de ondas sonoras e são captadas por nossas orelhas.
Os sons têm intensidade, isto é, podem ser fortes ou fracos, de acordo com a energia de vibração da onda sonora.
Essa propriedade do som é causada pela pressão que a onda sonora exerce sobre nossas orelhas.
Vamos testar?
- Observe as imagens e leia a legenda. Depois, classifique cada imagem pintando nos quadrinhos a legenda correspondente ao som que está sendo emitido.
( )
( )
28
- Agora, leia as informações e observe as imagens. Depois, crie uma legenda para indicar o som que cada um destes dinossauros provavelmente emitia e complete as respostas.
- tiranossauro era um carnívoro bípede que viveu milhões de anos atrás. Tinha em torno de 6 metros de altura e pesava cerca de 10 toneladas.
( )
- troodonte era um carnívoro bípede que viveu milhões de anos atrás. Tinha em torno de 1 metro e meio de altura e pesava cerca de 40 quilogramas.
( )
29
- Observe cada ilustração e leia as legendas. Depois, classifique cada som em ou
- Bater o pé com força.
( )
- Bater com o dedo na palma da mão.
( )
- Bater palmas.
( )
- Assoprar uma flor.
( )
- As imagens abaixo mostram como podemos fazer sons com o nosso corpo.
- Você sabe que nome damos a esse tipo de percussão, feita no próprio corpo? _____
- Acompanhe a sequência indicada pelas setas e reproduza com a turma o som representado na imagem de cada quadro. Vocês podem fazer sons fortes e sons fracos. Depois, criem as legendas indicando os sons que foram produzidos.