46

Imagem: Fotografia. Em um espaço aberto gramado, durante o dia, um grupo de pessoas com cabelo e rosto pintados e com figurinos diversos, como duende, piratas, marinheiro, bonecos e espantalho, posam para uma foto. Fim da imagem.

Capítulo 3. Arte nas ruas

LEGENDA: Artistas se apresentam no Festival das Estátuas Vivas, realizado na cidade de Rolde, Holanda, em agosto de 2017. FIM DA LEGENDA.

47

Box complementar

O que eu vejo

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Converse com os colegas.

  1. Você já viu nas ruas de seu bairro ou de sua cidade alguém caracterizado como as pessoas desta fotografia?
  1. Por que os artistas que se caracterizam desta maneira são chamados de estátuas vivas?
  1. Você acha fácil atuar como estátua viva? Explique sua resposta.

Fim do complemento.

48

Arte em espaços públicos

Não é só nos museus que encontramos arte. Andando pelas ruas da cidade, podemos entrar em contato com diversas manifestações artísticas: apresentações de dança, de música e de teatro; grafites nos muros e nas fachadas de prédios; murais, monumentos e estátuas nas praças.

Grafite

A arte do grafite surgiu na década de 1970, na cidade de Nova York, nos Estados Unidos.

Os desenhos e as pinturas são feitos sobre paredes e muros, ou mesmo em calçadas e ruas, e interferem na paisagem das cidades.

A imagem reproduzida a seguir tem como título Casa alagada. Ela foi criada por Binho Ribeiro, pioneiro da arte de rua no Brasil e na América Latina.

Imagem: Fotografia. Destaque do muro e portão de uma casa que estão com uma pintura do fundo mar, com um grande peixe laranja e roxo, tubarão, polvo, algas e pedras. A casa é térrea e ao redor há outras residências e postes com fiação. Fim da imagem.

LEGENDA: RIBEIRO, Binho. Casa alagada (detalhe). Tinta spray sobre muro. Bairro do Tucuruvi, São Paulo (SP). Trabalho realizado em 2013. FIM DA LEGENDA.

49

Teatro de rua

Os espetáculos de teatro de rua geralmente são eventos gratuitos, abertos ao público e encenados em ruas, praças, calçadas e parques. O texto pode ser decorado ou improvisado, e o público pode fazer parte do espetáculo.

Apresentações como essas permitem que pessoas que não têm acesso ao teatro possam apreciá-lo.

Imagem: Fotografia. Em um espaço aberto cercado por área verde há um grupo de quatro pessoas com figurino diverso e que posam para a foto junto de um fusca azul com a parte inferior pintada e com uma vela de barco fixada em uma das laterais. Um dos homens está sobre o capô do carro com um dos braços levantados, o outro está sobre a parte de trás e os outros dois estão no chão, um à frente e outro atrás do carro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Apresentação da peça As aventuras do Fusca a Vela, do Grupo Ueba, em Caxias do Sul (RS), 2015. FIM DA LEGENDA.

Observe a fotografia do espetáculo de rua As aventuras do Fusca a Vela.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. O que mais chamou sua atenção nessa imagem?
  1. Qual é o local onde os atores estão se apresentando?
    1. Um teatro.
    1. Uma avenida movimentada.
    1. Um parque.
  1. Você já assistiu a um espetáculo de rua? Era parecido com esse? Escreva como foi. _____

Box complementar

Mãos à obra

O teatro de rua é realizado em espaços abertos e utiliza diferentes recursos em sua produção. Muitas vezes, a peça não tem um cenário, mas os gestos e a expressão corporal dos atores contribuem para prender a atenção do público.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Fim do complemento

50

Flash mob

Flash mob é a reunião de pessoas em determinado local para se expressar de maneira coletiva, realizando danças, guerra de travesseiros ou outra forma de intervenção artística.

Essa reunião costuma ser combinada com antecedência pela internet ou por outros meios digitais de comunicação social.

No primeiro sábado do mês de abril, ocorre em todo o mundo o flash mob chamado Guerra de Travesseiros.

No Brasil, vários estados também participam adotando o lema “Guerra, só se for de travesseiros”, para que as pessoas reflitam sobre todas as formas de violência que o mundo vem enfrentando e protestem contra elas.

O flash mob Guerra de Travesseiros é um exemplo de como a arte pode transformar a sociedade, por simbolizar conflitos humanos e estimular a reflexão sobre eles.

Observe a fotografia e responda às questões.

Imagem: Fotografia. Em um espaço aberto, urbano, adultos e crianças dançam segurando travesseiros vermelhos.  Fim da imagem.

LEGENDA: Flash mob Guerra de Travesseiros na cidade de Luxemburgo, Luxemburgo, 2018. FIM DA LEGENDA.

  1. Que emoção essas pessoas estão sentindo? _____
Imagem: Ícone: Formação cidadã. Fim da imagem.
  1. Para você, qual é a diferença entre uma guerra de verdade e a Guerra de Travesseiros? _____
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Forme um grupo com três colegas e conversem sobre a proposta do flash mob. Compartilhem suas opiniões a respeito da violência e da guerra. Vocês acham que a Guerra de Travesseiros é uma boa maneira de refletir sobre a violência e protestar contra ela? Por quê?
Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.
  1. Depois de analisar com o grupo os flash mobs que protestam contra a violência, escolha um tema sobre o qual você gostaria de refletir por meio da arte e faça um desenho em uma folha avulsa. Juntem os desenhos e montem um mural com os trabalhos da turma.

51

Estátua viva

É comum encontrarmos atores fazendo uma performance artística chamada estátua viva, ou estátua humana, nas calçadas e praças das cidades.

Caracterizado como se fosse uma estátua de bronze, de mármore ou de gesso, o artista fica sem se mexer por muito tempo.

O ator só se movimenta quando alguém interage com ele. Por isso, precisa ter muita concentração e resistência física.

Imagem: Fotografia. Em uma rua, um homem parado de pé sobre uma mala deitada no chão e apoiado em uma caixa sobre uma base vertical. Ele usa longo casaco, chapéu e possui barba comprida. Sua roupa, pele e objetos tem aspecto de bronze. Fim da imagem.

LEGENDA: Artista caracterizado de estátua viva em Ivano-Frankivsk, Ucrânia, 2019. FIM DA LEGENDA.

Converse com os colegas e, depois, registre sua resposta.

Box complementar

Mãos à obra

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  • Vamos brincar de estátua?

    Aproveite a brincadeira para explorar gestos e movimentos, seguindo as orientações do professor.

Fim do complemento

52

Box complementar

De olho na imagem

Em Curitiba, capital do estado do Paraná, há diversas obras de arte pelas ruas. Os painéis de azulejos pintados por Poty Lazzarotto são uma marca dessa cidade. Observe uma das obras desse artista.

Imagem: Fotografia. Destaque de uma pintura no muro lateral de um edifício. Na pintura, há uma mulher com roupa longa e larga e tecido amarrado na cabeça. Ela caminha segurando dois cestos cheios de frutas próxima de um lago e de árvores. Ao fundo, uma igreja e uma carroça onde um homem está sentado e aguarda o cavalo beber água. Ao redor desse edifício, há outros prédios e árvore.  Fim da imagem.

LEGENDA: LAZZAROTTO, Poty. Execução: LENZI, Adoaldo. Sem título. 1993. Painel em azulejos, com cerca de 12 metros de comprimento, situado na Travessa Nestor de Castro, no Largo da Ordem, em Curitiba (PR). O painel relembra as antigas feiras do Largo da Ordem. Fotografia de 2021. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Converse com os colegas sobre as questões abaixo.

  1. Como será que o artista criou esse painel?
  1. Em sua cidade também há painéis como esse? Se sim, cite um deles e o local onde pode ser apreciado.

Fim do complemento

Boxe complementar

Conheça o artista

Filho de italianos, Napoleon Potyguara Lazzarotto nasceu em Curitiba (PR), em 1924, e faleceu em 1998. Conhecido como Poty Lazzarotto, foi ilustrador e artista plástico.

Há obras de Lazzarotto em diversas cidades do Brasil e do mundo, mas em Curitiba estão seus trabalhos mais famosos.

Imagem: Fotografia. Retrato de um homem calvo com bigode curto grisalho e que usa camisa. Ele está com a cabeça inclinada para o lado esquerdo e olha para baixo. Fim da imagem.

Fim do complemento

53

Para fazer com os colegas

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Você e os colegas vão planejar e executar um flash mob.

Ele deve ser organizado para surpreender a comunidade da sua escola e chamar a atenção para um tema importante.

Como fazer

  1. Para começar, reúnam-se para escolher os assuntos que vocês podem explorar. Retomem os desenhos expostos no mural sobre os temas a respeito dos quais gostariam de refletir por meio da arte e vejam se há temas em comum ou que se aproximam.
  1. Com a ajuda do professor, vocês vão se organizar de acordo com os temas de interesse de cada um.
  1. O professor mostrará vídeos de flash mobs para que vocês vejam como esse tipo de evento é organizado. Anotem suas ideias para compartilhar com o grupo depois de assistir.
  1. Com o tema escolhido e a pesquisa feita, decidam o tipo de performance que vão apresentar: dançar uma música com coreografia ensaiada; cantar uma canção da escolha de vocês; fazer um flash mob de movimentos em câmera lenta, em que todos se movem como se fossem robôs, ou um flash mob “congelado”, em que todos os participantes viram estátua e não se movem.
  1. Planejem com o professor onde e quando a performance será realizada. Pode ser no pátio durante o intervalo, nos corredores no momento da saída ou em outro espaço da escola, no momento que preferirem.
  1. A apresentação precisa ser bem planejada e ensaiada. Lembrem-se de que um evento desse tipo deve ser rápido e divertir os participantes e o público. Peçam a ajuda do professor sempre que necessário.
  1. Realizem a apresentação no local e no dia marcado. Se possível, peçam a alguém para registrar o evento em vídeo, usando o celular.

    Bom flash mob !

Imagem: Ilustração. Um grupo de cinco crianças uniformizadas dança com uma das mãos levantadas. Atrás delas, três adultos fazem a mesma coreografia.  Fim da imagem.

54

O que aprendemos

Olá! Agora você fará algumas atividades e descobrirá que já aprendeu muitas coisas!

  1. Como você definiria a palavra acervo?

    ( )

    1. Depósito onde são deixadas as obras de arte que serão vendidas.

      ( )

    1. Conjunto de obras de arte de um museu.

      ( )

    1. Local onde são escolhidas as obras de arte que farão parte de uma exposição
Imagem: Fotografia. Um pequeno grupo de adultos observa uma exposição de utensílios em bancadas protegidas com vidros e quadros dispostos na parede dentro de uma sala com pé direito alto, paredes pintadas em tom avermelhado e passagens arqueadas.  Fim da imagem.
  1. Qual destes profissionais não atua em museus?

( )

  1. Restaurador.

    ( )

  1. Curador

    ( )

  1. Diretor.

    ( )

  1. Monitor.

    ( )

  1. Maestro.
Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.
  1. Os animais estão presentes em diversos ambientes e usam sons para se comunicar. Desenhe um animal que emita um som fraco e outro que emita um som forte. Faça uma legenda para identificar cada animal ao som que ele emite.

55

Avaliação processual

  1. No capítulo 2, você produziu instrumentos musicais utilizando materiais, como caixas de sapato, elásticos, tubos de papelão e balões de festa. Você também explorou os sons desses instrumentos. Conte para o professor o que você aprendeu com essa experiência e escreva aqui o seu relato. _____
Imagem: Ícone: Formação cidadã. Fim da imagem.
  1. Na sua opinião, por que alguns artistas escolhem realizar seu trabalho na rua? _____
Imagem: Fotografia. Em uma rua, durante o dia, um grupo de quatro músicos com violão, sanfona, contrabaixo e flauta se apresenta diante de um pequeno cesto disposto à frente deles. Um menino sentado na rua os observa. Ao fundo, pessoas transitam. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
  1. Além das obras de arte estudadas no capítulo 3, que outras criações você conhece que se relacionam com os espaços e a paisagem da cidade? Converse sobre elas com os colegas e escreva suas conclusões. _____