46
Capítulo 3. Arte nas ruas
LEGENDA: Artistas se apresentam no Festival das Estátuas Vivas, realizado na cidade de Rolde, Holanda, em agosto de 2017. FIM DA LEGENDA.
47
Box complementar
O que eu vejo
Converse com os colegas.
- Você já viu nas ruas de seu bairro ou de sua cidade alguém caracterizado como as pessoas desta fotografia?
- Por que os artistas que se caracterizam desta maneira são chamados de estátuas vivas?
- Você acha fácil atuar como estátua viva? Explique sua resposta.
Fim do complemento.
48
Arte em espaços públicos
Não é só nos museus que encontramos arte. Andando pelas ruas da cidade, podemos entrar em contato com diversas manifestações artísticas: apresentações de dança, de música e de teatro; grafites nos muros e nas fachadas de prédios; murais, monumentos e estátuas nas praças.
Grafite
A arte do grafite surgiu na década de 1970, na cidade de Nova York, nos Estados Unidos.
Os desenhos e as pinturas são feitos sobre paredes e muros, ou mesmo em calçadas e ruas, e interferem na paisagem das cidades.
A imagem reproduzida a seguir tem como título Casa alagada. Ela foi criada por Binho Ribeiro, pioneiro da arte de rua no Brasil e na América Latina.
LEGENDA: RIBEIRO, Binho. Casa alagada (detalhe). Tinta spray sobre muro. Bairro do Tucuruvi, São Paulo (SP). Trabalho realizado em 2013. FIM DA LEGENDA.
49
Teatro de rua
Os espetáculos de teatro de rua geralmente são eventos gratuitos, abertos ao público e encenados em ruas, praças, calçadas e parques. O texto pode ser decorado ou improvisado, e o público pode fazer parte do espetáculo.
Apresentações como essas permitem que pessoas que não têm acesso ao teatro possam apreciá-lo.
LEGENDA: Apresentação da peça As aventuras do Fusca a Vela, do Grupo Ueba, em Caxias do Sul (RS), 2015. FIM DA LEGENDA.
Observe a fotografia do espetáculo de rua As aventuras do Fusca a Vela.
- O que mais chamou sua atenção nessa imagem?
- Qual é o local onde os atores estão se apresentando?
- Um teatro.
- Uma avenida movimentada.
- Um parque.
- Você já assistiu a um espetáculo de rua? Era parecido com esse? Escreva como foi. _____
Box complementar
Mãos à obra
O teatro de rua é realizado em espaços abertos e utiliza diferentes recursos em sua produção. Muitas vezes, a peça não tem um cenário, mas os gestos e a expressão corporal dos atores contribuem para prender a atenção do público.
- Que tal explorar algumas ações que fazemos no cotidiano como se fossem parte de uma peça de teatro? Vamos fazer isso utilizando gestos. Siga as orientações do professor.
Fim do complemento
50
Flash mob
Flash mob é a reunião de pessoas em determinado local para se expressar de maneira coletiva, realizando danças, guerra de travesseiros ou outra forma de intervenção artística.
Essa reunião costuma ser combinada com antecedência pela internet ou por outros meios digitais de comunicação social.
No primeiro sábado do mês de abril, ocorre em todo o mundo o flash mob chamado Guerra de Travesseiros.
No Brasil, vários estados também participam adotando o lema “Guerra, só se for de travesseiros”, para que as pessoas reflitam sobre todas as formas de violência que o mundo vem enfrentando e protestem contra elas.
O flash mob Guerra de Travesseiros é um exemplo de como a arte pode transformar a sociedade, por simbolizar conflitos humanos e estimular a reflexão sobre eles.
Observe a fotografia e responda às questões.
LEGENDA: Flash mob Guerra de Travesseiros na cidade de Luxemburgo, Luxemburgo, 2018. FIM DA LEGENDA.
- Que emoção essas pessoas estão sentindo? _____
- Para você, qual é a diferença entre uma guerra de verdade e a Guerra de Travesseiros? _____
- Forme um grupo com três colegas e conversem sobre a proposta do flash mob. Compartilhem suas opiniões a respeito da violência e da guerra. Vocês acham que a Guerra de Travesseiros é uma boa maneira de refletir sobre a violência e protestar contra ela? Por quê?
- Depois de analisar com o grupo os flash mobs que protestam contra a violência, escolha um tema sobre o qual você gostaria de refletir por meio da arte e faça um desenho em uma folha avulsa. Juntem os desenhos e montem um mural com os trabalhos da turma.
51
Estátua viva
É comum encontrarmos atores fazendo uma performance artística chamada estátua viva, ou estátua humana, nas calçadas e praças das cidades.
Caracterizado como se fosse uma estátua de bronze, de mármore ou de gesso, o artista fica sem se mexer por muito tempo.
O ator só se movimenta quando alguém interage com ele. Por isso, precisa ter muita concentração e resistência física.
LEGENDA: Artista caracterizado de estátua viva em Ivano-Frankivsk, Ucrânia, 2019. FIM DA LEGENDA.
Converse com os colegas e, depois, registre sua resposta.
- Você já viu alguma estátua viva? Interagiu com ela? Como foi? _____
Box complementar
Mãos à obra
- Vamos brincar de estátua?
Aproveite a brincadeira para explorar gestos e movimentos, seguindo as orientações do professor.
Fim do complemento
52
Box complementar
De olho na imagem
Em Curitiba, capital do estado do Paraná, há diversas obras de arte pelas ruas. Os painéis de azulejos pintados por Poty Lazzarotto são uma marca dessa cidade. Observe uma das obras desse artista.
LEGENDA: LAZZAROTTO, Poty. Execução: LENZI, Adoaldo. Sem título. 1993. Painel em azulejos, com cerca de 12 metros de comprimento, situado na Travessa Nestor de Castro, no Largo da Ordem, em Curitiba (PR). O painel relembra as antigas feiras do Largo da Ordem. Fotografia de 2021. FIM DA LEGENDA.
Converse com os colegas sobre as questões abaixo.
- Como será que o artista criou esse painel?
- Em sua cidade também há painéis como esse? Se sim, cite um deles e o local onde pode ser apreciado.
Fim do complemento
Boxe complementar
Conheça o artista
Filho de italianos, Napoleon Potyguara Lazzarotto nasceu em Curitiba (PR), em 1924, e faleceu em 1998. Conhecido como Poty Lazzarotto, foi ilustrador e artista plástico.
Há obras de Lazzarotto em diversas cidades do Brasil e do mundo, mas em Curitiba estão seus trabalhos mais famosos.
Fim do complemento
53
Para fazer com os colegas
Você e os colegas vão planejar e executar um flash mob.
Ele deve ser organizado para surpreender a comunidade da sua escola e chamar a atenção para um tema importante.
Como fazer
- Para começar, reúnam-se para escolher os assuntos que vocês podem explorar. Retomem os desenhos expostos no mural sobre os temas a respeito dos quais gostariam de refletir por meio da arte e vejam se há temas em comum ou que se aproximam.
- Com a ajuda do professor, vocês vão se organizar de acordo com os temas de interesse de cada um.
- O professor mostrará vídeos de flash mobs para que vocês vejam como esse tipo de evento é organizado. Anotem suas ideias para compartilhar com o grupo depois de assistir.
- Com o tema escolhido e a pesquisa feita, decidam o tipo de performance que vão apresentar: dançar uma música com coreografia ensaiada; cantar uma canção da escolha de vocês; fazer um flash mob de movimentos em câmera lenta, em que todos se movem como se fossem robôs, ou um flash mob “congelado”, em que todos os participantes viram estátua e não se movem.
- Planejem com o professor onde e quando a performance será realizada. Pode ser no pátio durante o intervalo, nos corredores no momento da saída ou em outro espaço da escola, no momento que preferirem.
- A apresentação precisa ser bem planejada e ensaiada. Lembrem-se de que um evento desse tipo deve ser rápido e divertir os participantes e o público. Peçam a ajuda do professor sempre que necessário.
-
Realizem a apresentação no local e no dia marcado. Se possível, peçam a alguém para registrar o evento em vídeo, usando o celular.
Bom flash mob !
54
O que aprendemos
Olá! Agora você fará algumas atividades e descobrirá que já aprendeu muitas coisas!
- Como você definiria a palavra acervo?
( )
- Depósito onde são deixadas as obras de arte que serão vendidas.
( )
- Conjunto de obras de arte de um museu.
( )
- Local onde são escolhidas as obras de arte que farão parte de uma exposição
- Depósito onde são deixadas as obras de arte que serão vendidas.
- Qual destes profissionais não atua em museus?
( )
- Restaurador.
( )
- Curador
( )
- Diretor.
( )
- Monitor.
( )
- Maestro.
- Os animais estão presentes em diversos ambientes e usam sons para se comunicar. Desenhe um animal que emita um som fraco e outro que emita um som forte. Faça uma legenda para identificar cada animal ao som que ele emite.
55
Avaliação processual
- No capítulo 2, você produziu instrumentos musicais utilizando materiais, como caixas de sapato, elásticos, tubos de papelão e balões de festa. Você também explorou os sons desses instrumentos. Conte para o professor o que você aprendeu com essa experiência e escreva aqui o seu relato. _____
- Na sua opinião, por que alguns artistas escolhem realizar seu trabalho na rua? _____
- Além das obras de arte estudadas no capítulo 3, que outras criações você conhece que se relacionam com os espaços e a paisagem da cidade? Converse sobre elas com os colegas e escreva suas conclusões. _____