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Capítulo 5. Danças e ritmos brasileiros
LEGENDA: COELHO, Helena. Catira. 2003. Óleo sobre tela, 50 cm × 70 cm. Galeria Jacques Ardies, São Paulo (SP). FIM DA LEGENDA.
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Box complementar
O que eu vejo
Converse com os colegas.
- Nesta pintura está sendo representada uma festa. Quem parece estar participando de uma dança? Por quê?
- Você conhece alguma festa em que as pessoas cantam e dançam?
- Onde você mora há alguma festa como esta? Quando acontece e o que ela representa?
Fim do complemento
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Samba, fandango e outros ritmos
A origem do samba
O samba surgiu da mistura de ritmos africanos, como o batuque e o lundu, e de ritmos criados no Brasil, como o maxixe . No início do século 20, popularizou se como um gênero musical da cultura brasileira.
O termo samba deriva da palavra africana semba. Essa palavra significa “umbigada”, que é um gesto comum em algumas danças populares brasileiras.
O lundu é uma variação do calundu, uma dança ritual praticada pelos africanos escravizados na época em que o Brasil era colônia de Portugal.
Os movimentos característicos do lundu são a umbigada e os braços erguidos movendo-se acima da cabeça.
LEGENDA: Essa fotografia da década de 1950 mostra uma cena de umbigada. Museu do Folclore Rossini Tavares de Lima, São Paulo (SP). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: RUGENDAS, Johann Moritz. Dança do lundu. 1835. Litografia, 26,7 cm × 25,1 cm. Coleção particular. FIM DA LEGENDA.
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Os instrumentos mais usados para tocar samba são: tamborim, cuíca, surdo, agogô, pandeiro e cavaquinho.
LEGENDA: Tamborim (cerca de 15 cm). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Cuíca (cerca de 20 cm). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Surdo (cerca de 40 cm). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Agogô (campânula maior: 18 cm; campânula menor: 15 cm). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Pandeiro (cerca de 30 cm). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Cavaquinho (cerca de 60 cm). FIM DA LEGENDA.
Os instrumentos musicais não estão reproduzidos na proporção real.
Converse com os colegas e, depois, registre sua resposta.
- O samba é considerado uma das principais manifestações da cultura brasileira. Na sua opinião, por que isso acontece? _____
As variações do samba
Há diferentes variações do samba. Conheça algumas delas.
Samba de partido-alto: no passado, nesse gênero de samba, os cantores mostravam suas habilidades como improvisadores .
Com o passar do tempo, o samba de partido-alto foi se popularizando e recebendo influências de outros estilos de samba mais modernos.
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Atualmente, não é mais samba de improviso e costuma ser acompanhado de violão, cavaquinho, pandeiro, surdo e outros instrumentos de percussão.
LEGENDA: Uma das grandes representantes do samba de partido-alto foi Clementina de Jesus (1901-1987). Fotografia de 1983. FIM DA LEGENDA.
Samba de roda: originário do Recôncavo Baiano, é marcado pelo ritmo das palmas e do canto alegre. No samba de roda, a música geralmente é acompanhada por instrumentos de percussão, palmas e objetos, como pratos, panelas e caixas de fósforos.
LEGENDA: A sambista baiana Dona Edith do Prato (1916-2009) se apresentava nas rodas de samba usando prato e faca como instrumentos musicais. Fotografia de 1997. FIM DA LEGENDA.
Samba-canção: é um samba lento, de origem urbana, que geralmente narra histórias de amor. Foi bastante popular nos anos 1930 e 1940.
LEGENDA: Um dos primeiros compositores de samba-canção foi o carioca Noel Rosa (1910-1937). Fotografia da década de 1930. Fotógrafo desconhecido. FIM DA LEGENDA.
Samba-enredo: foi criado para acompanhar o desfile de uma escola de samba; com frequência é acompanhado pela bateria da escola – que, nesse caso, é formada principalmente por instrumentos de percussão.
LEGENDA: Em 1946, Mano Décio da Viola (1909-1984) compôs um samba para a escola Prazeres da Serrinha. Esse é considerado o primeiro samba-enredo. Fotografia de 1979. FIM DA LEGENDA.
Samba-rock: esse estilo de samba tem influência do rock. Nele, a batida do violão é acelerada como se fosse uma guitarra. Foi criado no final da década de 1960, em São Paulo (SP).
LEGENDA: O músico e cantor Seu Jorge (1970) é compositor de samba-rock. Apresentação no Festival Cruïlla, Barcelona, Espanha, em 2019. FIM DA LEGENDA.
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Box complementar
Mãos à obra
Sua tarefa agora será compor uma frase sonora. Para isso, junte-se a mais dois ou três colegas e sigam o roteiro.
Antes da atividade
- Decidam se querem compor a frase com sons produzidos por palmas e batidas de mão na carteira ou com um mesmo tipo de instrumento de percussão.
- Escolham a ordem em que vocês participarão da atividade. Essa sequência
deve
ser obedecida até o final.
Modo de fazer
- Quem inicia a atividade deve criar uma sequência de dois sons. Por exemplo, um grupo de quatro estudantes escolheu produzir sons com palmas e batendo os dedos da mão na carteira. Assim, aquele que iniciou a atividade bateu palmas com as mãos abertas e produziu o som “pá-pá !”.
- O próximo colega a participar repetiu a sequência anterior feita pelo colega, batendo palmas, e acrescentou dois sons, batendo a ponta dos dedos de uma mão na carteira: “pá-pá- tum-tum !”.
- O terceiro participante, então, repetiu as sequências produzidas pelos colegas e acrescentou mais dois sons: “pá-pá-tum-tum- pá-tum !”.
- O último participante reproduziu a sequência já criada pelos colegas e inseriu outros dois sons: “pá-pá-tum-tum-pá-tum- tum-pá !”.
- Depois de treinar algumas vezes a sequência de sons criada pelo grupo, experimentem repetila de forma mais fraca. Em seguida, repitam de maneira mais forte ou comecem com um som mais forte chegando até um mais fraco.
- Qual das sequências ficou com som mais agradável? Escolham uma delas e apresentem aos colegas a criação de vocês.
Fim do complemento
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Box complementar
De olho na imagem
O Carnaval é uma festa muito comemorada em nosso país. Além das escolas de samba, o Carnaval é festejado de diferentes maneiras por todo o Brasil. E também é comemorado em outros países.
LEGENDA: Grupo de foliões do bloco de carnaval de rua Gigantes da Lira. Rio de Janeiro (RJ), 2018. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Pessoas fantasiadas durante o Carnaval em Santa Cruz de Tenerife, Espanha, 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Jovens brincando o Carnaval na cidade de Barranquilha, Colômbia, 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Pessoas fantasiadas e mascaradas no Carnaval da cidade de Veneza, Itália, 2020. FIM DA LEGENDA.
Converse com os colegas e, depois, registre suas respostas.
- Se você fosse participar de uma festa de Carnaval, do que gostaria de se fantasiar? Por quê? _____
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- Você já participou desse tipo de festejo? Onde? _____
Fim do complemento
As variações do fandango
No Brasil, o termo fandango é usado para indicar manifestações da cultura popular que reúnem canto, música e dança.
No Norte e no Nordeste, esse folguedo também é chamado de nau-catarineta, barca, chegança de marujos, marujada.
A nau-catarineta, que acontece na Paraíba, na Bahia e no Ceará, por exemplo, é um tipo de representação teatral que encena as viagens marítimas da época da chegada dos portugueses ao Brasil.
Os participantes se caracterizam com roupas brancas e azuis ou brancas e vermelhas para lembrar uniformes de marinheiro.
LEGENDA: Devotos de São Sebastião participam da marujada, em Tracuateua (PA), 2018. FIM DA LEGENDA.
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Em alguns lugares do Sul e do Sudeste do Brasil, esse folguedo é chamado de fandango caiçara e está ligado ao modo de vida da população caiçara.
Em algumas danças do fandango caiçara, é comum os fandangueiros formarem uma roda e usarem tamancos de madeira para marcar o ritmo.
LEGENDA: Baile de fandango caiçara realizado durante o 10º Festival Nacional de Fandango, na Ilha dos Valadares, em Paranaguá (PR), 2019. FIM DA LEGENDA.
Em 2012, o fandango caiçara foi reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural Imaterial brasileiro.
Os instrumentos mais utilizados para tocar fandango caiçara são a rabeca, a viola de cocho, a caixa de folia e o adufe, que são feitos artesanalmente por luthiers das comunidades fandangueiras.
LEGENDA: Rabeca (cerca de 35 cm). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Viola de cocho (cerca de 70 cm). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Caixa de folia (35 cm de diâmetro e 40 cm de altura). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Adufe (45 cm). FIM DA LEGENDA.
Os instrumentos musicais não estão reproduzidos na proporção real.
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No Rio Grande do Sul, os bailes realizados nos Centros de Tradições Gaúchas, os CTGs, também são chamados de fandango. Eles são animados por vários ritmos: marchas, vaneras, vanerões, xotes, rancheiras, chamamés. Cada ritmo tem uma dança característica.
LEGENDA: Apresentação da dança meia-canha durante um concurso estadual de danças tradicionais realizado em Santa Maria (RS), em 2018. FIM DA LEGENDA.
Durante a dança do fandango, as mulheres usam vestido rodado e longo. Os homens vestem bombachas, calças largas que fazem parte de um traje tipicamente gaúcho.
O instrumento musical mais usado no fandango gaúcho é o acordeão.
Converse com os colegas e, depois, registre suas respostas.
- Você já viu uma apresentação de fandango? Se viu, conte como foi e se gostou. _____
- Que outras danças de roda você conhece? _____
- Pense em uma brincadeira de roda que você conhece e convide os colegas para brincar.
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Outros ritmos e danças populares
Além do fandango, há outras manifestações da cultura popular brasileira que reúnem canto, música e dança.
Alguns exemplos são o carimbó, originário dos povos indígenas da região amazônica, e o coco, de influência africana.
Os africanos trazidos como cativos para o Brasil apropriaram-se do carimbó, acrescentando mais vibração ao toque dos tambores e novos movimentos à dança.
Mulheres e homens dançam descalços. Elas usam saias rodadas, coloridas e longas. Já eles costumam usar calças curtas ou com a barra dobrada e camisas floridas com as pontas amarradas na altura do umbigo.
A dança é acompanhada por tambores curimbós de tamanhos e sons diferentes. Os tambores são feitos de troncos em que os músicos se sentam para tocar.
O carimbó, expressão cultural da região amazônica, tornou-se Patrimônio Cultural Imaterial no Brasil em 2014.
No carimbó também são usados instrumentos musicais como o afoxé, o ganzá, o banjo e o curimbó. Observe.
LEGENDA: Grupo dançando carimbó durante festividade em Belém (PA), 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Afoxé (30 cm). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Ganzás (20 cm). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Banjo (66 cm). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Curimbó (cerca de 30 cm de diâmetro por 1 m de comprimento). FIM DA LEGENDA.
Os instrumentos musicais não estão reproduzidos na proporção real.
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Converse com os colegas e, depois, registre suas respostas.
- A que família de instrumentos o curimbó, o afoxé e o ganzá pertencem? _____
- A que família de instrumentos o banjo pertence? _____
O coco é dançado principalmente nos estados de Alagoas, Paraíba e Pernambuco. A origem dessa manifestação cultural está associada aos cantos que as quebradeiras de coco entoam durante o trabalho.
Enquanto a maioria dos participantes forma uma roda para dançar, alguns pares de dançarinos vão ao centro executar passos que lembram os da capoeira.
Esse folguedo é acompanhado por instrumentos de percussão, como ganzá, pandeiro e cuíca. Alguns grupos de coco também usam tamancos para marcar o ritmo da dança.
LEGENDA: Apresentação de dança do coco do grupo das Destaladeiras de Fumo de Arapiraca (AL), 2009. FIM DA LEGENDA.
Dependendo da região, o coco recebe nomes diferentes, como coco de roda, coco de embolada, coco de praia, coco de umbigada, coco de ganzá e coco de zambê.
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Converse com os colegas e, depois, registre suas respostas.
- Você já viu alguém dançando carimbó ou coco? Se nunca viu, faça uma pesquisa na internet para assistir a uma apresentação dessas danças. Em seguida, registre aqui suas impressões. _____
- Você sabe quais são as manifestações culturais populares que reúnem canto, música e dança no local onde você mora? Faça uma pesquisa em grupo e anote o que descobriu para compartilhar com os colegas. _____
- Em grupo, vocês escolherão uma das danças pesquisadas para fazer uma apresentação para a turma. Pesquisem vídeos, gravem a música e ensaiem. Abaixo, registre o nome da expressão cultural que será apresentada e o motivo pelo qual foi escolhida pelo grupo. _____
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Para fazer com os colegas
Nos capítulos finais do livro, você e os colegas conheceram diversas danças e festas brasileiras, produziram fantasias, aprenderam jogos e movimentos corporais, ouviram e cantaram várias músicas.
Desse modo, foi possível perceber a riqueza e a variedade de histórias e maneiras de festejar que fazem parte da cultura brasileira. Também foi possível notar que algumas características dessas festividades se assemelham.
Agora, você e os colegas já têm elementos para criar a própria festa!
Decidam todos juntos que história querem contar, e criem as fantasias e as músicas para cantar e dançar.
Sigam o roteiro para organizar essa festa.
- Primeiro escolham a história que vão contar e façam um resumo no caderno.
- Escolham uma música da qual todos gostem e criem uma paródia, usando a melodia da música e a história escolhida. Ensaiem até que todos saibam cantar a nova versão.
- Decidam quem fará cada uma das personagens dessa história. Se mais de um integrante do grupo quiser representar a mesma personagem, façam um sorteio, ou combinem de se revezar ou dançar juntos, para que todos possam participar.
- Organizem-se para confeccionar as fantasias e os adereços para as personagens. Se desejarem, façam também a decoração para o evento. Lembrem-se de que a festa é coletiva!
- Ajude os colegas nas tarefas mais difíceis e permita que eles também ajudem você na sua tarefa. Assim, todos aprendem mais e se divertem também.
- Decidam se haverá um momento de dançar em roda e como serão os passos. Não se esqueçam de que vocês podem improvisar os movimentos.
- Preparem um roteiro para incluir o momento de formar a roda e os momentos das brincadeiras coletivas.
- Agora, é só brincar!
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O que aprendemos
Olá! Agora você fará algumas atividades e descobrirá que já aprendeu muitas coisas!
- Vamos testar o vocabulário? Complete o glossário com o significado das palavras abaixo:
Toada: _____
Folguedo: _____
Fandangueiro: _____
- Forme uma dupla para contar a lenda do boi de mamão. Você começa, para na metade da história, e o colega termina; ou podem inverter, se quiserem.
LEGENDA: FURTADO, Sônia. Boi de mamão (detalhe). 1995. óleo sobre tela, 70 cm x 100 cm. Galeria Jacques Ardies, São Paulo (SP). FIM DA LEGENDA.
Quando terminarem, escrevam a história completa, cada um no seu livro. _____.
- Durante este ano, você e seus colegas pesquisaram as festas folclóricas do lugar onde moram. Você se lembra das apresentações feitas pela turma? Faça um breve relato daquilo que você aprendeu com a narrativa dos colegas.
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Avaliação processual
- O samba se tornou um gênero musical muito popular no nosso país, desde o início do século 20. Quais são os principais instrumentos tocados em uma roda de samba? _____
- Escolha um samba que você conhece e ensine para os colegas. Registre um trechinho da letra aqui. Pode ser o refrão. _____
- Agora, você vai se reunir com seu grupo e criar uma frase sonora. Lembre-se: a frase deve ser diferente daquela que vocês já criaram durante o ano. Apresentem a frase sonora para a turma e faça aqui o registro, desenhando ou transformando-a em sílabas.
_____
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Para terminar
Para encerrar o trabalho com este livro, faça as atividades a seguir com atenção.
- A arte pode estar em toda parte, isto é, em espaços culturais, como museus, teatros, cinemas, galerias e centros culturais, passando pelas ruas e chegando até a internet. Escreva um comentário sobre a importância de um desses espaços para a divulgação da arte. _____
- As festas populares que acontecem em uma comunidade sempre contam com a colaboração de muitas pessoas. Como foi a experiência de criar uma festa com seus colegas? Vocês conseguiram colaborar uns com os outros? Como fizeram para superar as dificuldades? _____
- Este ano, você planejou e executou um flash mob com a turma. Nele, vocês discutiram um tema importante para o grupo. Qual foi esse tema? Escreva um breve relato contando sobre a escolha do grupo e como vocês transformaram o tema em uma performance . _____
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Avaliação de resultado
- Relembre a experiência pesquisando a fotografia de algum flash mob na internet. Imprima a fotografia e cole-a aqui. O tema desse flash mob é muito diferente do que foi escolhido pelo seu grupo? Por quê? _____
- Leia as perguntas com atenção e responda marcando um
X
.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Sim |
Não |
Às Vezes |
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Foi difícil realizar as atividades do livro este ano? |
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Os conteúdos aprendidos foram interessantes? |
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Houve cooperação entre todos nos trabalhos em grupo? |
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As atividades corporais exigiram muito dos participantes? |
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Foi prazeroso pesquisar sobre os temas sugeridos pelo professor? |
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Vamos ler
A orquestra tim-tim por tim-tim
Liane Hentschke, Susana Ester Krüger, Luciana Del Ben e Elisa da Silva e Cunha.
São Paulo: Moderna, 2005.
Essa é uma oportunidade de mergulhar no maravilhoso mundo dos instrumentos musicais e conhecer mais de perto as famílias das cordas, das madeiras e dos metais, além da importância de cada um deles em uma orquestra.
Oito anos
Paula Toller.
São Paulo: Salamandra, 2015.
Gabriel é um menino de oito anos muito curioso, que gosta de fazer perguntas que nem os adultos sabem responder. E uma das perguntas que Gabriel faz é: “Se música é poesia, o lugar dela é no rádio ou no livro?” Essa é a história da música que virou livro.
Soltando o som
Carolina Michelini. Ilustração de Michele Iacocca.
São Paulo: Moderna, 2015.
Jana e Dudu percebem quantos sons diferentes eles produzem e quantos outros barulhos, ruídos, músicas os rodeiam! Fazendo experiências com assobios, extraindo sons do próprio corpo, experimentando timbres e alturas de voz, eles vão descobrindo e nos contando os mistérios da música.
Festas
Texto e ilustrações de Marcelo Xavier.
Belo Horizonte: Formato, 2012. (Coleção O Folclore do Mestre André.)
Nesse livro, você conhecerá Mestre André, um contador de histórias que lhe mostrará o universo fascinante do folclore brasileiro. Personagens folclóricas, festas populares e comemorações religiosas são representadas com imagens feitas com massinha de modelar.