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Capítulo 5. Danças e ritmos brasileiros

Imagem: Pintura. Uma área aberta onde há um palco ao centro acima do qual estão um grupo de dançarinos que usam chapéu, camisa, calça e sandália e se dividem em duas fileiras frente a frente. Ao lado, dois músicos, com figurino semelhante, tocam violas. Em torno do palco, muitas pessoas, adultos e crianças, observam a dança. No espaço também há pequenas barracas coloridas e com bandeirolas decorativas onde ficam os comerciantes. Ao fundo, área rual com plantações, árvores e pequenas casas.  Fim da imagem.

LEGENDA: COELHO, Helena. Catira. 2003. Óleo sobre tela, 50 cm × 70 cm. Galeria Jacques Ardies, São Paulo (SP). FIM DA LEGENDA.

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Box complementar

O que eu vejo

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Converse com os colegas.

  1. Nesta pintura está sendo representada uma festa. Quem parece estar participando de uma dança? Por quê?
  1. Você conhece alguma festa em que as pessoas cantam e dançam?
  1. Onde você mora há alguma festa como esta? Quando acontece e o que ela representa?

Fim do complemento

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Samba, fandango e outros ritmos

A origem do samba

O samba surgiu da mistura de ritmos africanos, como o batuque e o lundu, e de ritmos criados no Brasil, como o maxixe . No início do século 20, popularizou se como um gênero musical da cultura brasileira.

O termo samba deriva da palavra africana semba. Essa palavra significa “umbigada”, que é um gesto comum em algumas danças populares brasileiras.

O lundu é uma variação do calundu, uma dança ritual praticada pelos africanos escravizados na época em que o Brasil era colônia de Portugal.

Os movimentos característicos do lundu são a umbigada e os braços erguidos movendo-se acima da cabeça.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Um homem e uma mulher negros, ele paletó e ela de vestido longo e turbante, dançam com as barrigas unidas e os braços para o alto.  Fim da imagem.

LEGENDA: Essa fotografia da década de 1950 mostra uma cena de umbigada. Museu do Folclore Rossini Tavares de Lima, São Paulo (SP). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Pintura. Em uma área aberta cercada por área verde há uma pequena casa à frente da qual está uma árvore e um grupo de pessoas negras, homens e mulheres adultos e crianças. Ao centro, duas pessoas dançam de pé movendo os quadris para frente. Ao redor, os demais observam, alguns estão sentados e outros de pé. Há um homem a cavalo e duas mulheres com cestos cheios sobre a cabeça. Do lado direito, está um grande cesto de palha. Fim da imagem.

LEGENDA: RUGENDAS, Johann Moritz. Dança do lundu. 1835. Litografia, 26,7 cm × 25,1 cm. Coleção particular. FIM DA LEGENDA.

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Os instrumentos mais usados para tocar samba são: tamborim, cuíca, surdo, agogô, pandeiro e cavaquinho.

Imagem: Fotografia. Destaque das mãos de uma pessoa que toca um tamborim. É pequeno, redondo, com pele leitosa e com uma baqueta composta por várias hastes juntas. Fim da imagem.

LEGENDA: Tamborim (cerca de 15 cm). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Cuíca. Apresenta corpo cilíndrico metálico, oco e com pele que reveste uma extremidade. Fim da imagem.

LEGENDA: Cuíca (cerca de 20 cm). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Surdo. Apresenta corpo metálico, cilíndrico com pele leitosa em uma das extremidades. Fim da imagem.

LEGENDA: Surdo (cerca de 40 cm). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Agogô. Apresenta corpo metálico com dois bocais de diferentes tamanhos e paralelos ao lado de uma baqueta de madeira. Fim da imagem.

LEGENDA: Agogô (campânula maior: 18 cm; campânula menor: 15 cm). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Pandeiro. Apresenta corpo circular de madeira com platinelas e pele de couro. Fim da imagem.

LEGENDA: Pandeiro (cerca de 30 cm). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Cavaquinho. Apresenta corpo de madeira com laterais curvas, uma cavidade circular ao centro com cordas que acompanham o braço do instrumento e onde ficam presas as afinações. Fim da imagem.

LEGENDA: Cavaquinho (cerca de 60 cm). FIM DA LEGENDA.

Os instrumentos musicais não estão reproduzidos na proporção real.

Converse com os colegas e, depois, registre sua resposta.

As variações do samba

Há diferentes variações do samba. Conheça algumas delas.

Samba de partido-alto: no passado, nesse gênero de samba, os cantores mostravam suas habilidades como improvisadores .

Com o passar do tempo, o samba de partido-alto foi se popularizando e recebendo influências de outros estilos de samba mais modernos.

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Atualmente, não é mais samba de improviso e costuma ser acompanhado de violão, cavaquinho, pandeiro, surdo e outros instrumentos de percussão.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Uma senhora negra com vestido e turbante claros está sentada e canta segurando o microfone. Fim da imagem.

LEGENDA: Uma das grandes representantes do samba de partido-alto foi Clementina de Jesus (1901-1987). Fotografia de 1983. FIM DA LEGENDA.

Samba de roda: originário do Recôncavo Baiano, é marcado pelo ritmo das palmas e do canto alegre. No samba de roda, a música geralmente é acompanhada por instrumentos de percussão, palmas e objetos, como pratos, panelas e caixas de fósforos.

Imagem: Fotografia. Uma senhora negra e de cabelo grisalho está de pé e toca prato com uma faca. Fim da imagem.

LEGENDA: A sambista baiana Dona Edith do Prato (1916-2009) se apresentava nas rodas de samba usando prato e faca como instrumentos musicais. Fotografia de 1997. FIM DA LEGENDA.

Samba-canção: é um samba lento, de origem urbana, que geralmente narra histórias de amor. Foi bastante popular nos anos 1930 e 1940.

Imagem: Fotografia em sépia. Retrato de um homem jovem de pele clara e cabelo escuro que usa traje formal. Fim da imagem.

LEGENDA: Um dos primeiros compositores de samba-canção foi o carioca Noel Rosa (1910-1937). Fotografia da década de 1930. Fotógrafo desconhecido. FIM DA LEGENDA.

Samba-enredo: foi criado para acompanhar o desfile de uma escola de samba; com frequência é acompanhado pela bateria da escola – que, nesse caso, é formada principalmente por instrumentos de percussão.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Retrato de um senhor negro calvo que usa óculos, bigode e camisa. Fim da imagem.

LEGENDA: Em 1946, Mano Décio da Viola (1909-1984) compôs um samba para a escola Prazeres da Serrinha. Esse é considerado o primeiro samba-enredo. Fotografia de 1979. FIM DA LEGENDA.

Samba-rock: esse estilo de samba tem influência do rock. Nele, a batida do violão é acelerada como se fosse uma guitarra. Foi criado no final da década de 1960, em São Paulo (SP).

Imagem: Fotografia. Um homem negro de óculos de sol e camisa canta no microfone de pé em um palco. Fim da imagem.

LEGENDA: O músico e cantor Seu Jorge (1970) é compositor de samba-rock. Apresentação no Festival Cruïlla, Barcelona, Espanha, em 2019. FIM DA LEGENDA.

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Box complementar

Mãos à obra

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Sua tarefa agora será compor uma frase sonora. Para isso, junte-se a mais dois ou três colegas e sigam o roteiro.

Antes da atividade

  1. Decidam se querem compor a frase com sons produzidos por palmas e batidas de mão na carteira ou com um mesmo tipo de instrumento de percussão.
  1. Escolham a ordem em que vocês participarão da atividade. Essa sequência deve ser obedecida até o final.

    Modo de fazer

  1. Quem inicia a atividade deve criar uma sequência de dois sons. Por exemplo, um grupo de quatro estudantes escolheu produzir sons com palmas e batendo os dedos da mão na carteira. Assim, aquele que iniciou a atividade bateu palmas com as mãos abertas e produziu o som “pá-pá !”.
  1. O próximo colega a participar repetiu a sequência anterior feita pelo colega, batendo palmas, e acrescentou dois sons, batendo a ponta dos dedos de uma mão na carteira: “pá-pá- tum-tum !”.
  1. O terceiro participante, então, repetiu as sequências produzidas pelos colegas e acrescentou mais dois sons: “pá-pá-tum-tum- pá-tum !”.
  1. O último participante reproduziu a sequência já criada pelos colegas e inseriu outros dois sons: “pá-pá-tum-tum-pá-tum- tum-pá !”.
  1. Depois de treinar algumas vezes a sequência de sons criada pelo grupo, experimentem repetila de forma mais fraca. Em seguida, repitam de maneira mais forte ou comecem com um som mais forte chegando até um mais fraco.
  1. Qual das sequências ficou com som mais agradável? Escolham uma delas e apresentem aos colegas a criação de vocês.

    Imagem: Ilustração. Um grupo de quatro crianças sentadas em grupo em suas carteiras. Fim da imagem.

Fim do complemento

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Box complementar

De olho na imagem

O Carnaval é uma festa muito comemorada em nosso país. Além das escolas de samba, o Carnaval é festejado de diferentes maneiras por todo o Brasil. E também é comemorado em outros países.

Imagem: Fotografia. Em um espaço aberto, duas pessoas dançam ao centro próximo a um grupo de bonecos gigantes com fantasias coloridas. Fim da imagem.

LEGENDA: Grupo de foliões do bloco de carnaval de rua Gigantes da Lira. Rio de Janeiro (RJ), 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um grupo de pessoas que usa fantasia na cor branca que cobre o corpo todo e com detalhes em plumas em azul ao redor da cabeça, que está toda coberta. Eles também usam capa longa em cor laranja e branca. Fim da imagem.

LEGENDA: Pessoas fantasiadas durante o Carnaval em Santa Cruz de Tenerife, Espanha, 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Destaque de um grupo de pessoas que desfilam com figurinos de cores vivas em roxo, amarelo, rosa e verde. As mulheres usam babados, saias rodadas com adereço longo na cabeça e o os homens usam adorno volumoso colorido na cabeça, colete e calça. Fim da imagem.

LEGENDA: Jovens brincando o Carnaval na cidade de Barranquilha, Colômbia, 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Duas pessoas vestem fantasias com batas preta e dourada em tecido fino que cobre o corpo todo. As máscaras apresentam rostos humanos maquiados com adornos na região dos olhos e ao redor da cabeça. E há orifícios na região dos olhos. Fim da imagem.

LEGENDA: Pessoas fantasiadas e mascaradas no Carnaval da cidade de Veneza, Itália, 2020. FIM DA LEGENDA.

Converse com os colegas e, depois, registre suas respostas.

  1. Se você fosse participar de uma festa de Carnaval, do que gostaria de se fantasiar? Por quê? _____

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  1. Você já participou desse tipo de festejo? Onde? _____

Fim do complemento

As variações do fandango

No Brasil, o termo fandango é usado para indicar manifestações da cultura popular que reúnem canto, música e dança.

No Norte e no Nordeste, esse folguedo também é chamado de nau-catarineta, barca, chegança de marujos, marujada.

A nau-catarineta, que acontece na Paraíba, na Bahia e no Ceará, por exemplo, é um tipo de representação teatral que encena as viagens marítimas da época da chegada dos portugueses ao Brasil.

Os participantes se caracterizam com roupas brancas e azuis ou brancas e vermelhas para lembrar uniformes de marinheiro.

Imagem: Fotografia. Na rua, durante o dia, destaque de um grupo que desfila com roupa azul e branco. Ao centro, está um homem de chapéu, camisa e calça. Ao redor, formando duas fileiras diagonais que se encontram ao fundo, estão mulheres que usam camiseta, saia rodada e chapéu adornado na cabeça. Ao fundo, casas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Devotos de São Sebastião participam da marujada, em Tracuateua (PA), 2018. FIM DA LEGENDA.

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Em alguns lugares do Sul e do Sudeste do Brasil, esse folguedo é chamado de fandango caiçara e está ligado ao modo de vida da população caiçara.

Em algumas danças do fandango caiçara, é comum os fandangueiros formarem uma roda e usarem tamancos de madeira para marcar o ritmo.

Imagem: Fotografia. Destaque de um grupo de pessoas de pé em um espaço fechado. As mulheres usam camiseta vermelha e saia rodada florida e os homens usam camiseta vermelha e calça. Eles batem palmas e elas seguram nas laterais das saias. Ao fundo, a banda no palco. Fim da imagem.

LEGENDA: Baile de fandango caiçara realizado durante o 10º Festival Nacional de Fandango, na Ilha dos Valadares, em Paranaguá (PR), 2019. FIM DA LEGENDA.

Em 2012, o fandango caiçara foi reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural Imaterial brasileiro.

Os instrumentos mais utilizados para tocar fandango caiçara são a rabeca, a viola de cocho, a caixa de folia e o adufe, que são feitos artesanalmente por luthiers das comunidades fandangueiras.

Imagem: Fotografia. Rabeca. Apresenta corpo em madeira com laterais curvas e cordas ao cetro que acompanham o corpo do instrumento. Ao lado, há um arco, objeto longo e fino e com corda em seu comprimento. Fim da imagem.

LEGENDA: Rabeca (cerca de 35 cm). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Viola. Apresenta corpo em madeira com laterais curvas e cordas ao centro que acompanham o braço do instrumento. Fim da imagem.

LEGENDA: Viola de cocho (cerca de 70 cm). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Caixa de folia. Apresenta corpo cilíndrico em madeira e couro com afinação em cordas nas laterais e duas baquetas de madeira. Fim da imagem.

LEGENDA: Caixa de folia (35 cm de diâmetro e 40 cm de altura). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Adufe. Instrumento de formato quadrado com superfície em couro e fitas nas laterais. Fim da imagem.

LEGENDA: Adufe (45 cm). FIM DA LEGENDA.

Os instrumentos musicais não estão reproduzidos na proporção real.

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No Rio Grande do Sul, os bailes realizados nos Centros de Tradições Gaúchas, os CTGs, também são chamados de fandango. Eles são animados por vários ritmos: marchas, vaneras, vanerões, xotes, rancheiras, chamamés. Cada ritmo tem uma dança característica.

Imagem: Fotografia. Destaque de dançarinos que se apresentam em um amplo espaço com plateia ao fundo. Eles dançam em par. As mulheres usam longo vestidos rodados e sapatos e os homens, que estão à sua frente enfileirados, usam chapéu, colete, camisa de manga longa, calça e botas de cano longo.  Fim da imagem.

LEGENDA: Apresentação da dança meia-canha durante um concurso estadual de danças tradicionais realizado em Santa Maria (RS), em 2018. FIM DA LEGENDA.

Durante a dança do fandango, as mulheres usam vestido rodado e longo. Os homens vestem bombachas, calças largas que fazem parte de um traje tipicamente gaúcho.

O instrumento musical mais usado no fandango gaúcho é o acordeão.

Converse com os colegas e, depois, registre suas respostas.

  1. Você já viu uma apresentação de fandango? Se viu, conte como foi e se gostou. _____
  1. Que outras danças de roda você conhece? _____
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
  1. Pense em uma brincadeira de roda que você conhece e convide os colegas para brincar.

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Outros ritmos e danças populares

Além do fandango, há outras manifestações da cultura popular brasileira que reúnem canto, música e dança.

Alguns exemplos são o carimbó, originário dos povos indígenas da região amazônica, e o coco, de influência africana.

Os africanos trazidos como cativos para o Brasil apropriaram-se do carimbó, acrescentando mais vibração ao toque dos tambores e novos movimentos à dança.

Mulheres e homens dançam descalços. Elas usam saias rodadas, coloridas e longas. Já eles costumam usar calças curtas ou com a barra dobrada e camisas floridas com as pontas amarradas na altura do umbigo.

A dança é acompanhada por tambores curimbós de tamanhos e sons diferentes. Os tambores são feitos de troncos em que os músicos se sentam para tocar.

O carimbó, expressão cultural da região amazônica, tornou-se Patrimônio Cultural Imaterial no Brasil em 2014.

No carimbó também são usados instrumentos musicais como o afoxé, o ganzá, o banjo e o curimbó. Observe.

Imagem: Fotografia. Em um palco, há o destaque de dois casais dançando. Eles vestem azul e branco. As mulheres usam saia rodada, camisa e estão de pé com uma das mãos dadas aos homens, que estão ajoelhados e usam camisa e bermuda. Ao fundo, a banda.  Fim da imagem.

LEGENDA: Grupo dançando carimbó durante festividade em Belém (PA), 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um afoxé. Apresenta corpo redondo envolto por uma rede de contas e base cilíndrica. Fim da imagem.

LEGENDA: Afoxé (30 cm). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um conjunto de três ganzás. Têm corpo cilíndrico e superfície estampada. Fim da imagem.

LEGENDA: Ganzás (20 cm). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um banjo. Tem corpo redondo com cordas ao centro que acompanham o braço do instrumento. Fim da imagem.

LEGENDA: Banjo (66 cm). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um curimbó. Tem corpo de madeira em formato cilíndrico e pele de couro que cobre uma das extremidades.  Fim da imagem.

LEGENDA: Curimbó (cerca de 30 cm de diâmetro por 1 m de comprimento). FIM DA LEGENDA.

Os instrumentos musicais não estão reproduzidos na proporção real.

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Converse com os colegas e, depois, registre suas respostas.

  1. A que família de instrumentos o curimbó, o afoxé e o ganzá pertencem? _____
  1. A que família de instrumentos o banjo pertence? _____

O coco é dançado principalmente nos estados de Alagoas, Paraíba e Pernambuco. A origem dessa manifestação cultural está associada aos cantos que as quebradeiras de coco entoam durante o trabalho.

Enquanto a maioria dos participantes forma uma roda para dançar, alguns pares de dançarinos vão ao centro executar passos que lembram os da capoeira.

Imagem: Fotografia. Destaque do pé de uma pessoa que usa sandália, calça branca e está com um dos pés levantados. Fim da imagem.

Esse folguedo é acompanhado por instrumentos de percussão, como ganzá, pandeiro e cuíca. Alguns grupos de coco também usam tamancos para marcar o ritmo da dança.

Imagem: Fotografia. Em uma área aberta, durante a noite, um grupo de pessoas, homens e mulheres, dança formando uma roda. Eles usam camisa e calça e estão com as mãos para trás e elas usam camiseta presa no ombro, estão com as mãos na saia longa e usam sandália. Fim da imagem.

LEGENDA: Apresentação de dança do coco do grupo das Destaladeiras de Fumo de Arapiraca (AL), 2009. FIM DA LEGENDA.

Dependendo da região, o coco recebe nomes diferentes, como coco de roda, coco de embolada, coco de praia, coco de umbigada, coco de ganzá e coco de zambê.

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Converse com os colegas e, depois, registre suas respostas.

  1. Você já viu alguém dançando carimbó ou coco? Se nunca viu, faça uma pesquisa na internet para assistir a uma apresentação dessas danças. Em seguida, registre aqui suas impressões. _____
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
  1. Você sabe quais são as manifestações culturais populares que reúnem canto, música e dança no local onde você mora? Faça uma pesquisa em grupo e anote o que descobriu para compartilhar com os colegas. _____
  1. Em grupo, vocês escolherão uma das danças pesquisadas para fazer uma apresentação para a turma. Pesquisem vídeos, gravem a música e ensaiem. Abaixo, registre o nome da expressão cultural que será apresentada e o motivo pelo qual foi escolhida pelo grupo. _____

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Para fazer com os colegas

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Nos capítulos finais do livro, você e os colegas conheceram diversas danças e festas brasileiras, produziram fantasias, aprenderam jogos e movimentos corporais, ouviram e cantaram várias músicas.

Desse modo, foi possível perceber a riqueza e a variedade de histórias e maneiras de festejar que fazem parte da cultura brasileira. Também foi possível notar que algumas características dessas festividades se assemelham.

Agora, você e os colegas já têm elementos para criar a própria festa!

Decidam todos juntos que história querem contar, e criem as fantasias e as músicas para cantar e dançar.

Sigam o roteiro para organizar essa festa.

  1. Primeiro escolham a história que vão contar e façam um resumo no caderno.
  1. Escolham uma música da qual todos gostem e criem uma paródia, usando a melodia da música e a história escolhida. Ensaiem até que todos saibam cantar a nova versão.
  1. Decidam quem fará cada uma das personagens dessa história. Se mais de um integrante do grupo quiser representar a mesma personagem, façam um sorteio, ou combinem de se revezar ou dançar juntos, para que todos possam participar.
  1. Organizem-se para confeccionar as fantasias e os adereços para as personagens. Se desejarem, façam também a decoração para o evento. Lembrem-se de que a festa é coletiva!
  1. Ajude os colegas nas tarefas mais difíceis e permita que eles também ajudem você na sua tarefa. Assim, todos aprendem mais e se divertem também.
  1. Decidam se haverá um momento de dançar em roda e como serão os passos. Não se esqueçam de que vocês podem improvisar os movimentos.
  1. Preparem um roteiro para incluir o momento de formar a roda e os momentos das brincadeiras coletivas.
  1. Agora, é só brincar!

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O que aprendemos

Olá! Agora você fará algumas atividades e descobrirá que já aprendeu muitas coisas!

  1. Vamos testar o vocabulário? Complete o glossário com o significado das palavras abaixo:

    Toada: _____

Folguedo: _____

Fandangueiro: _____

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.
  1. Forme uma dupla para contar a lenda do boi de mamão. Você começa, para na metade da história, e o colega termina; ou podem inverter, se quiserem.
Imagem: Pintura. Um homem de pé, de paletó e chapéu segura um objeto com uma cumbuca presa a uma rede pendente. Próximo a ele está uma criança e outras pessoas dançam ao redor de uma pessoa com fantasia de boi preto com chifres curvos curtos e saia verde. Fim da imagem.

LEGENDA: FURTADO, Sônia. Boi de mamão (detalhe). 1995. óleo sobre tela, 70 cm x 100 cm. Galeria Jacques Ardies, São Paulo (SP). FIM DA LEGENDA.

Quando terminarem, escrevam a história completa, cada um no seu livro. _____.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Durante este ano, você e seus colegas pesquisaram as festas folclóricas do lugar onde moram. Você se lembra das apresentações feitas pela turma? Faça um breve relato daquilo que você aprendeu com a narrativa dos colegas.

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Avaliação processual

  1. O samba se tornou um gênero musical muito popular no nosso país, desde o início do século 20. Quais são os principais instrumentos tocados em uma roda de samba? _____
Imagem: Fotografia. Uma mesa onde estão alguns instrumentos, como tamborim e agogô, e ao redor da qual algumas pessoas tocam cuica, pandeiro e surdo. Fim da imagem.
  1. Escolha um samba que você conhece e ensine para os colegas. Registre um trechinho da letra aqui. Pode ser o refrão. _____
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
  1. Agora, você vai se reunir com seu grupo e criar uma frase sonora. Lembre-se: a frase deve ser diferente daquela que vocês já criaram durante o ano. Apresentem a frase sonora para a turma e faça aqui o registro, desenhando ou transformando-a em sílabas.

_____

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Para terminar

Para encerrar o trabalho com este livro, faça as atividades a seguir com atenção.

  1. A arte pode estar em toda parte, isto é, em espaços culturais, como museus, teatros, cinemas, galerias e centros culturais, passando pelas ruas e chegando até a internet. Escreva um comentário sobre a importância de um desses espaços para a divulgação da arte. _____
  1. As festas populares que acontecem em uma comunidade sempre contam com a colaboração de muitas pessoas. Como foi a experiência de criar uma festa com seus colegas? Vocês conseguiram colaborar uns com os outros? Como fizeram para superar as dificuldades? _____
Imagem: Fotografia. Na rua, durante o dia, um grupo de pessoas dança em roda. As meninas usam bota e vestido longo colorido, algumas usam chapéu e outras estão com cabelo preso. No espaço, há muitas bandeirolas coloridas penduradas. Fim da imagem.
  1. Este ano, você planejou e executou um flash mob com a turma. Nele, vocês discutiram um tema importante para o grupo. Qual foi esse tema? Escreva um breve relato contando sobre a escolha do grupo e como vocês transformaram o tema em uma performance . _____

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Avaliação de resultado

  1. Relembre a experiência pesquisando a fotografia de algum flash mob na internet. Imprima a fotografia e cole-a aqui. O tema desse flash mob é muito diferente do que foi escolhido pelo seu grupo? Por quê? _____
  1. Leia as perguntas com atenção e responda marcando um X .

    Quadro: equivalente textual a seguir.

Sim

Não

Às Vezes

Foi difícil realizar as atividades do livro este ano?

Os conteúdos aprendidos foram interessantes?

Houve cooperação entre todos nos trabalhos em grupo?

As atividades corporais exigiram muito dos participantes?

Foi prazeroso pesquisar sobre os temas sugeridos pelo professor?

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Vamos ler

A orquestra tim-tim por tim-tim

Imagem: Capa de livro. Na parte superior, o título “A orquestra tim-tim por tim-tim”. Apresenta a ilustração de um menino com os braços aberto ao centro segurando uma batuta e instrumentistas ao redor. Fim da imagem.

Liane Hentschke, Susana Ester Krüger, Luciana Del Ben e Elisa da Silva e Cunha.

São Paulo: Moderna, 2005.

Essa é uma oportunidade de mergulhar no maravilhoso mundo dos instrumentos musicais e conhecer mais de perto as famílias das cordas, das madeiras e dos metais, além da importância de cada um deles em uma orquestra.

Oito anos

Imagem: Capa de livro. Ao centro, o título “Oito anos”. Apresenta uma criança sentada em um sofá na grama e ao redor há uma TV antiga, um toca-discos e brinquedos. Fim da imagem.

Paula Toller.

São Paulo: Salamandra, 2015.

Gabriel é um menino de oito anos muito curioso, que gosta de fazer perguntas que nem os adultos sabem responder. E uma das perguntas que Gabriel faz é: “Se música é poesia, o lugar dela é no rádio ou no livro?” Essa é a história da música que virou livro.

Soltando o som

Imagem: Capa do livro. O título “Soltando o som” está ao centro e ao redor há cinco quadrinhos que apresenta um menino e uma menina tocando instrumentos. Fim da imagem.

Carolina Michelini. Ilustração de Michele Iacocca.

São Paulo: Moderna, 2015.

Jana e Dudu percebem quantos sons diferentes eles produzem e quantos outros barulhos, ruídos, músicas os rodeiam! Fazendo experiências com assobios, extraindo sons do próprio corpo, experimentando timbres e alturas de voz, eles vão descobrindo e nos contando os mistérios da música.

Festas

Imagem: Capa de livro. Na parte superior, o título “Festas”. Apresenta serpentinas e um grupo de pessoas fantasiadas desfilando com alegria. Fim da imagem.

Texto e ilustrações de Marcelo Xavier.

Belo Horizonte: Formato, 2012. (Coleção O Folclore do Mestre André.)

Nesse livro, você conhecerá Mestre André, um contador de histórias que lhe mostrará o universo fascinante do folclore brasileiro. Personagens folclóricas, festas populares e comemorações religiosas são representadas com imagens feitas com massinha de modelar.