MP030

Comentários para o professor:

Capítulo 1: Espaços culturais

Introdução

O primeiro capítulo deste volume apresenta os espaços formais em que a arte acontece, denominados, para fins didáticos, espaços culturais. Eles abarcam museus, teatros, salas de concerto, galerias, oficinas, entre outros. Além dos edifícios, são mencionados as instituições e os profissionais envolvidos no funcionamento desses locais. O capítulo também aborda o uso de novas tecnologias como meio de difusão cultural, trazendo os museus e as exposições virtuais como exemplos.

As atividades visam aprofundar a reflexão e aproximar os conteúdos do contexto em que os estudantes vivem. Eles serão convidados a pensar sobre as possibilidades profissionais abertas pelo universo da arte, a recordar suas experiências pessoais e a pesquisar os bastidores do trabalho artístico.

Objetivos do capítulo

  1. Competências favorecidas

    Competências gerais

  1. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
  1. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

    Competência específica de Linguagens

  1. Compreender e utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares), para se comunicar por meio das diferentes linguagens e mídias, produzir conhecimentos, resolver problemas e desenvolver projetos autorais e coletivos.

    Competência específica de Arte

  1. Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

    Habilidades favorecidas

MP031

  1. Quadro: equivalente textual a seguir.

Capítulo

Aula

Roteiro de aula

Páginas

1

1

Apresentação dos estudantes. Realização da avaliação diagnóstica. Conversa com a turma.

p. 8-9

2

Realização da atividade preparatória. Realização da atividade complementar (opcional).

p. 10-11

3

Leitura dialogada dos textos “A arte e seus espaços” e “Museus”. Realização das atividades sugeridas no Manual do Professor. Realização de atividade complementar (opcional).

p. 12-15

4

Realização das atividades do livro. Sugestão de tour virtual em museu.

p. 16

5

Leitura dialogada do texto “Teatros”. Realização das atividades do livro.

p. 17-20

6

Leitura dialogada do texto “Orquestra”. Realização de atividade complementar (opcional).

p. 21-24

7

Realização das atividades do livro. Leitura dialogada da seção Conheça o artista.

p. 25-26

8

Leitura dialogada e realização das atividades da seção Musicando. Realização de atividade complementar (opcional).

p. 27-29

MP032

Capítulo 1. Espaços culturais

Imagem: Fotografia. Fachada de um edifício de dois andares e que apresenta entrada com três arcos no piso térreo. No piso superior, há cinco janelas arqueadas com vidros e pequenas sacadas.  Na parte superior, há pequenas esculturas. Ao redor, há prédios e pedestres.  Fim da imagem.

LEGENDA: Teatro Carlos Gomes, Vitória (ES), 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Destaque de uma área externa que apresenta um espelho de água e um prédio com arquitetura moderna com muitas linhas retas e superfícies vazadas. Ao redor, área verde. Fim da imagem.

LEGENDA: Museu do Amanhã, Rio de Janeiro (RJ), 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Fachada de um prédio com dois andares que apresenta muitas janelas e portas com formato retangular, entrada com pequeno lance com escadas e colunas ao longo da estrutura. À frente do prédio, há um jardim com área verde.  Fim da imagem.

LEGENDA: Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo (SP), 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Fachada de um prédio que apresenta arquitetura com linhas curvas e superfície com janelas amplas envidraçadas que circundam toda estrutura. Do lado esquerdo, há uma passarela que parte do edifício e se estrutura sobre pilares. Ao redor, um amplo espaço aberto onde caminham algumas pessoas. Ao fundo, morros.  Fim da imagem.

LEGENDA: Museu de Arte Contemporânea de Niterói, Niterói (RJ), 2019. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Abertura

Atividade preparatória

HABILIDADE DA BNCC EF15AR07

Este capítulo tem por objetivo mediar a relação entre a escola e os espaços culturais. Para isso, estão à disposição dos estudantes informações sobre alguns desses espaços e as formas de arte que são oferecidas ao público, de que modo acessá-los e como usufruir dos recursos oferecidos. O termo “espaço cultural” é bastante abrangente, abarcando museus, teatros, bibliotecas, centros culturais independentes, praças, ruas etc.

Inicie com uma conversa sobre a vivência dos estudantes em espaços culturais. Pergunte se eles já foram a teatros, museus, salas de concerto, galerias etc. Incentive-os a compartilhar suas experiências pessoais e a falar sobre o contexto da visita, se costumam ir a esses lugares com frequência, que tipo de programação apreciam e onde estiveram presentes. Auxilie os estudantes a descobrir os espaços culturais da cidade onde moram e, de acordo com as preferências de cada um, incentive-os a buscar a programação cultural e artística desses espaços.

Depois, peça a eles que se organizem em pequenos grupos, identifiquem e leiam as palavras do glossário que aparecem no capítulo. Estimule-os a conversar com os colegas do grupo para chegar a um entendimento sobre as palavras desconhecidas. Auxilie os grupos, quando for necessário.

Peça, então, a cada dupla que copie uma das palavras e seu significado em um papel. Chame cada dupla para ir à frente com a palavra escolhida e dar pistas para que os demais colegas adivinhem qual é a palavra. Eles podem usar o próprio texto do glossário e também inventar outras pistas, de acordo com o repertório pessoal. Também é possível utilizar gestos. Quando a palavra for revelada, outra dupla deve ir à frente e repetir o procedimento.

Reforce que o objetivo desse jogo é proporcionar um momento lúdico e colaborativo entre todos, e não competitivo. Dessa maneira, a intenção é fazer os estudantes colaborarem uns com os outros para que aprendam juntos, ampliando o vocabulário e introduzindo os assuntos que serão abordados no capítulo.

MP033

Imagem: Fotografia. Fachada de um amplo prédio com estrutura retangular e com dois pisos com muitas janelas envidraçadas e colunas na entrada. Ao redor, um amplo espaço aberto.  Fim da imagem.

LEGENDA: Museu Afro-Brasileiro, Salvador (BA), 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Espaço aberto com quatro grandes esculturas de homens fardados. Ao fundo, fachada de uma construção com entrada arqueada e janelas com pequenos espaços de ventilação. Fim da imagem.

LEGENDA: Parque das Esculturas Francisco Brennand, Recife (PE), 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Fachada de um prédio antigo com acesso por duas escadas laterais, dois andares com janelas retangulares, entrada com portas arqueadas e sacadas. Em uma delas há a bandeira do Brasil hasteada.  Há um terraço com parapeito, esculturas nas laterais e uma torre ao centro onde há um sino e um relógio analógico.  Fim da imagem.

LEGENDA: Museu da Inconfidência, Ouro Preto (MG), 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Fachada de um prédio com entrada que apresenta um lance de escadas em formato curvo e prédio com três andares com arcos e muitas colunas. A parede do lado de fora apresenta tijolos e pedras aparentes Fim da imagem.

LEGENDA: Teatro Amazonas, Manaus (AM), 2020. FIM DA LEGENDA.

Box complementar

O que eu vejo

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Converse com os colegas.

  1. Que locais são estes mostrados nas fotografias?
    PROFESSOR Resposta: São museus, teatros e parques, espaços reservados à cultura.
  1. Você sabe para que eles servem?
    PROFESSOR Respostas pessoais.
  1. Você já visitou algum lugar como estes?
    PROFESSOR Respostas pessoais.
  1. Na cidade onde você vive, existem espaços culturais?
    PROFESSOR Respostas pessoais.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

Orientações

HABILIDADE DA BNCC EF15AR07

Antes de responder às questões da página de abertura, solicite aos estudantes que observem atentamente as fotografias e leiam as legendas. Oriente-os a identificar os locais onde essas edificações se encontram, o estilo do prédio (se é antigo ou moderno), as linhas arquitetônicas (se são mais retas ou mais arredondadas) etc. Deixe-os à vontade para criar (ou não) empatia pelas edificações, para descobrir detalhes, fazer comentários e criar hipóteses sobre o que veem. Se algum estudante já tiver visitado algum desses locais, peça que descreva para os colegas o que viu e se gostou da visita. Neste momento, o objetivo é aguçar o olhar da turma para os espaços culturais apresentados.

Orientações e comentários das atividades

  1. Disponibilize um tempo para que os estudantes tentem reconhecer os edifícios das fotos, sem ler as legendas. Depois, solicite que façam a leitura para responder à pergunta.
  1. Pergunte aos estudantes o que eles imaginam que acontece em cada um desses espaços. Em seguida, se necessário, encaminhe as respostas: os museus abrigam obras de arte, objetos e elementos que fazem parte da cultura de um povo. Nos teatros, acontecem espetáculos musicais, teatrais e recitais.
  1. Ajude-os a lembrar, caso tenham feito alguma visita com a escola. Pergunte também sobre suas experiências nesses espaços com a família e a comunidade.
  1. Faça uma pesquisa prévia para se certificar de que os espaços culturais da cidade são conhecidos por você. Para além dos exemplos da abertura, podem ser citados casas de cultura, galerias de arte, espaços independentes, salas de concerto, cinemas, oficinas, entre outros.

    Sugestão de atividade complementar

    Se julgar conveniente, sugira aos estudantes que pesquisem a história de algum espaço cultural importante do município. Oriente-os a coletar informações como a data de inauguração, o fundador do espaço, a importância para a comunidade, a situação da estrutura do prédio, se é muito ou pouco frequentado pelo público etc. Após terem reunido dados suficientes, organize com a turma um painel com desenhos, colagens, curiosidades e textos curtos e objetivos sobre o espaço escolhido. Comente que os espaços culturais costumam ser destinados a toda a comunidade e promovem a integração de diferentes grupos, constituindo lugares de encontro, inserção sociocultural, desenvolvimento da cidadania, respeito, paz e gestão democrática e compartilhada.

MP034

A arte e seus espaços

A arte está em muitos lugares: em praças, parques, igrejas, estações de metrô. Mas há também espaços construídos especialmente para manter e conservar as obras de arte e mostrá-las ao público, como museus, galerias, teatros, salas de espetáculo, cinemas e oficinas culturais.

Os museus ajudam a contar a história de diferentes povos, países e cidades, por meio de coleções que variam de obras de arte antigas e contemporâneas a peças ligadas à cultura, ciência e arqueologia.

Em galerias, são expostas tanto obras de arte mais antigas quanto as produzidas mais recentemente. Nesses espaços, as pessoas podem comprar os objetos que fazem parte das coleções.

Imagem: Fotografia. Uma ampla sala onde há grandes bonecos humanos, como um casal de noivos de corpo inteiro e bustos de um sanfoneiro com chapéu entre outros. O teto é decorado com tecidos de chita, fitas coloridas e pequenas sombrinhas coloridas. Fim da imagem.

LEGENDA: Museu dos Bonecos Gigantes de Olinda, Olinda (PE), 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma ampla sala com chão de madeira e muitas esculturas dispostas no espaço. Dentre elas, há duas peças verticalizadas com aspecto de bronze e de ferro. Fim da imagem.

LEGENDA: Galeria de Arte André, São Paulo (SP), 2020. FIM DA LEGENDA.

Nos teatros são apresentados dramas e comédias em espetáculos teatrais, óperas e danças, e também shows musicais.

Imagem: Fotografia. Um palco com piso xadrez e iluminado. Há cinco pessoas agachadas e que vestem figurino vermelho que cobre o corpo todo. Ao centro, há uma mulher com cabelo volumoso ruivo e vestido longo e dois homens ao seu lado. Ao fundo, duas fileiras de um coral composto por homens e mulheres que vestem longas batas pretas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Apresentação da ópera Mary Stuart no 22º Festival Amazonas de Ópera, no Teatro Amazonas, Manaus (AM), 2019. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

A arte e seus espaços

HABILIDADE DA BNCC EF15AR07

Comente com os estudantes que os museus não reúnem somente objetos de arte, mas podem abrigar peças de temas variados, como os museus ferroviários, o museu da imigração, o museu imperial, entre outros. Existem também galerias de arte, centros e oficinas culturais e casas de cultura.

As galerias organizam mostras em que muitas das peças em exposição costumam estar à venda.

Os centros e as oficinas culturais, por sua vez, são espaços multidisciplinares que oferecem espetáculos, atividades e exposições com qualidade e diversidade a preços acessíveis.

Casas de cultura são locais que costumam reunir atividades culturais variadas, como música, teatro, literatura, além de promover oficinas e cursos ligados às artes.

No Brasil, há inúmeras casas de cultura, como a Casa de Cultura Josué Montello, de São Luís do Maranhão (MA), que abriga um salão de exposição permanente, salas de leitura que incluem periódicos, área de convivência para apresentações musicais e teatrais, auditório para cursos, palestras e exibição de filmes. A Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre (RS), oferece espetáculos de música, teatro e dança, além de ter um espaço reservado para o cinema.

Explique para os estudantes que existem diversas formas de construir e manter espaços culturais. Uma delas é com incentivo da iniciativa privada, em parceria ou não com a gestão pública. Empresas de ramos variados, como os bancos, têm criado centros culturais como uma forma de marketing cultural, alinhando sua programação aos objetivos e à missão dessas empresas.

Há também espaços culturais independentes criados pela mobilização da sociedade civil envolvendo coletivos de artistas e pessoas da comunidade interessadas em contribuir com a arte. Outra alternativa são os espaços mantidos pela gestão pública, que contam diretamente com financiamento proveniente da arrecadação de impostos pelos órgãos públicos.

Comente com a turma que todas as formas de criação e manutenção de espaços culturais, assim como suas respectivas programações, são importantes para a valorização da cultura local e para a circulação de produções nacionais e estrangeiras. Além disso, o setor da cultura, assim como qualquer outro, além de educar a população, é fundamental para a economia, gerando emprego e renda para milhares de pessoas.

MP035

Museus

Nos museus de arte ficam expostas obras de diferentes artistas, épocas e lugares. O conjunto de obras de arte de um museu chama-se acervo.

Além das exposições permanentes, que são realizadas com as obras de arte que fazem parte do acervo, os museus também exibem exposições temporárias. Nesse caso, o museu recebe obras de colecionadores, de artistas ou de outros museus para expor durante certo período.

Imagem: Fotografia. Um amplo galpão com janelas laterais e teto iluminado onde estão expostos vários quadros de obras de arte. No local, uma pessoa observa um quadro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Obras em exposição permanente no Museu de Arte de São Paulo (Masp), São Paulo (SP), 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Fachada de um prédio suspenso por colunas com formato retangular e estrutura de vidro. As colunas são grossas, vermelhas e são duas em cada lateral.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vista da fachada do Masp em 2019. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Museus

HABILIDADE DA BNCC EF15AR07

Pergunte aos estudantes se conhecem ou já ouviram falar do Museu de Arte de São Paulo (Masp), considerado o mais importante da América Latina. Se possível, planeje com antecedência uma visita virtual ao Masp com a turma, na sala de informática da escola.

O acervo do Masp é muito rico e abrangente, com cerca de 8 mil peças. Entre as obras assinadas por artistas consagrados, destacam-se os nomes de Paul Cézanne, Edgar Degas, El Greco, Thomas Gainsborough, Paul Gauguin, Francisco de Goya, Édouard Manet, Claude Monet, Rembrandt van Rijn, Pierre-Auguste Renoir, Toulouse-Lautrec, Vincent van Gogh e Diego Velázquez. Entre os artistas brasileiros, há obras de Almeida Júnior, Anita Malfatti, Candido Portinari, Flávio de Carvalho, Victor Brecheret, entre outros.

O museu foi criado em 1947, e sua primeira sede localizava-se no centro da cidade. Em 1968, com um projeto arrojado de autoria da arquiteta Lina Bo Bardi, o Masp foi transferido para a Avenida Paulista. A estrutura do edifício é sustentada por quatro vigas, criando entre elas um vão de 74 metros. Nesse espaço, que ficou conhecido como “o vão livre do Masp”, ocorrem exposições de arte, uma feira de antiguidades e muitos encontros para manifestações públicas.

O prédio do Masp é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

  1. Chame também a atenção dos estudantes para o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro (RJ). Situado na zona portuária da cidade, foi inaugurado em dezembro de 2015. Trata-se de um museu de artes e ciências, em que se destacam mostras alertando sobre os perigos das mudanças climáticas, da degradação ambiental e do colapso social. Destaque um aspecto importante desse museu: a exposição principal, em grande parte digital, é focada em ideias no lugar de objetos.

MP036

Às vezes, por falta de espaço ou por outros motivos, nem todas as obras do acervo ficam expostas. Elas são guardadas em uma sala especial e fazem parte da reserva técnica do museu.

Imagem: Fotografia. Destaque de quadros enfileirados em uma estante.  Fim da imagem.

LEGENDA: Reserva técnica do Museu Paranaense, Curitiba (PR), 2019. FIM DA LEGENDA.

Profissionais de um museu

Os museus necessitam de muitos profissionais para exercerem funções específicas.

O diretor, entre outras atribuições, busca patrocinadores e estabelece contato com outras instituições a fim de conseguir o empréstimo de obras de arte de diferentes locais e países para montar exposições temporárias que buscam atrair mais público.

Na fotografia a seguir, uma equipe de trabalhadores da Academia de Belas Artes da Filadélfia, nos Estados Unidos, pendura uma tela do pintor John Singer Sargent (1856-1925), emprestada do Museu Imperial de Guerra, de Londres, para uma exposição realizada em 2016.

Imagem: Fotografia. Em uma ampla sala, cinco pessoas com luvas manipulam uma grande obra de arte em tela e moldura que está presa em uma parede.  Fim da imagem.

LEGENDA: Transportar uma obra de arte de um museu para outro requer muitos cuidados. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Orientações

HABILIDADE DA BNCC EF15AR07

Chame a atenção dos estudantes para o fato de que os museus, além de preservarem objetos artísticos, científicos ou históricos, como obras de arte, documentos, fotografias, mobiliários, vestimentas, entre outros, também são espaços voltados à educação, à informação, ao conhecimento.

Se possível, promova uma visita física com a turma a um museu, a um centro cultural ou a uma galeria próxima da escola. Essa é a forma mais proveitosa de introduzir os estudantes no universo desses espaços e, assim, criar o hábito de frequentar locais ligados à arte e à cultura.

Estimule-os a pesquisar os espaços culturais e os museus da comunidade em que vivem. Caso resolvam visitar algum espaço cultural, delegue a eles responsabilidades, como anotar o endereço da instituição, o horário de funcionamento, o tipo de acervo que ela oferece, a principal exposição em andamento, como chegar até o local, para que possam explorar ao máximo as possibilidades quando a visita for feita.

Explique para os estudantes que o conjunto de profissionais que realiza atividades de monitoria nos museus e espaços culturais pode ser chamado de “educativo”. Essa equipe é responsável por planejar e realizar a mediação entre o público e as obras. Suas ações incluem desde organizar e comunicar conteúdos importantes que ajudam o público a contextualizar a obra, ou a compreender sua linguagem, até a realização de atividades práticas com os visitantes.

Sugestão de atividade complementar

Sugerimos, se for possível, que assista com os estudantes ao primeiro filme da trilogia Uma noite no museu, uma comédia dirigida por Shawn Levy que se passa no Museu Americano de História Natural, de Nova York, Estados Unidos. Além de prestar atenção na história, peça que observem e anotem itens como a estrutura e a arquitetura do museu, as obras e as peças em exposição, a forma de conservação do prédio e do acervo etc. Depois, promova uma discussão sobre o enredo do filme e os assuntos que dizem respeito ao museu como espaço cultural.

MP037

Nos museus, também trabalham curadores de arte, que, entre outras atividades, organizam as obras do museu e as exposições, promovem atividades culturais e cuidam da segurança e manutenção do acervo.

Imagem: Fotografia. Uma mulher loira de cabelo liso e pele clara veste preto e está com os braços cruzados ao centro de um amplo espaço com muitas esculturas brancas expostas ao redor. Fim da imagem.

LEGENDA: Yvette Deseyve, curadora da exposição Ideal and Form – Esculturas do século 19 da coleção da National Gallery, realizada em 2020 na Igreja Friedrichswerder, localizada em Berlim, Alemanha. FIM DA LEGENDA.

Os museus também empregam monitores, que são responsáveis por guiar os visitantes, orientar atividades e apresentar fatos importantes e interessantes sobre as obras expostas.

Imagem: Fotografia. Em uma sala, um pequeno grupo de crianças está sentado em roda junto de uma mulher adulta. Eles estão sobre tecidos estendidos no chão e na parede há um desenho circular em mosaico. Ao fundo, outras pessoas de pé numa área onde há objetos expostos na parede.  Fim da imagem.

LEGENDA: Monitora conduz atividade com crianças no Museu de Arte Contemporânea (MAC), em Niterói (RJ), 2016. FIM DA LEGENDA.

Os restauradores são os profissionais que cuidam da limpeza e da manutenção das obras de arte. Em alguns museus, há salas especialmente equipadas para o trabalho desses profissionais.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Um homem usa óculos com lentes grossas e jaleco enquanto está sentado manipulando uma escultura de uma figura humana deitada à sua frente,  Fim da imagem.

LEGENDA: Restaurador exercendo seu trabalho na escultura em madeira Maria Madalena (1453-1455), de Donatello (1386-1466), após as enchentes de 1967 em Florença, Itália. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Orientações

HABILIDADE DA BNCC EF15AR07

Comente com os estudantes que, para estar habilitado a trabalhar em conservação e preservação de edifícios, objetos e obras artísticas, é preciso ser bacharel em Conservação e Restauro. Esse profissional está capacitado para reconhecer o valor histórico de manuscritos, fotografias, pinturas, esculturas, monumentos e documentos, verificar as condições do ambiente em que as obras são mantidas e providenciar os reparos de conservação, quando necessário. Em geral, esse profissional trabalha em museus, igrejas, galerias de arte e bibliotecas. A graduação em Conservação e Restauro dura, em média, quatro anos.

Sugestão de atividade de campo

Organize com antecedência uma visita da turma a um espaço cultural próximo da escola. Dessa forma, é incentivado o hábito de frequentar espaços ligados à arte e à cultura e os estudantes conseguirão compreender que a arte está inserida na economia local e no mercado de trabalho. Eles terão a oportunidade de ver, na prática, diversos trabalhadores, artistas e colaboradores empenhados no funcionamento do local.

Oriente-os a pesquisar os espaços culturais da região em que moram. Podem ser desde espaços independentes e com múltiplas atividades até espaços mais institucionalizados e especializados. Anote as ideias e organize-se, em conjunto com a coordenação da escola, para verificar quais visitas são viáveis, a depender da distância, dos recursos disponíveis e também da viabilidade do espaço em receber a atividade de campo.

Entre em contato com os locais para saber qual profissional poderá receber a turma e peça permissão para que os estudantes registrem a atividade com fotografias e áudio. Se possível, envolva-os na escolha definitiva do local, depois do levantamento das possibilidades. Antes da visita, peça a eles que criem um roteiro de perguntas, orientando-os a pensar sobre a história do espaço, sua programação e o que é necessário para mantê-lo em funcionamento. Realizem a atividade no dia marcado, tendo em mãos as perguntas e os equipamentos para registro (celulares e câmeras fotográficas). Ao retornar para a escola, auxilie a turma a organizar um mural com cartazes contendo fotografias da visita e as informações principais.

MP038

Converse com os colegas e, depois, registre suas respostas.

  1. Os profissionais que trabalham em museus exercem variadas funções. Na sua opinião, qual é a mais interessante? Por quê? _____
PROFESSOR Respostas pessoais.
  1. O trabalho desses profissionais é importante? Explique sua resposta. _____
PROFESSOR Respostas pessoais.

Conectividade e cultura

Além de preservar um acervo de obras originais para serem apreciadas presencialmente, muitos museus usam a internet para aproximar o público de suas obras. Com o uso da tecnologia, atualmente é possível fazer uma visita virtual a muitos espaços dedicados à arte e à cultura.

Imagem: Fotografia. Destaque do interior de uma sala com obras expostas na parede. Ao centro e no canto da imagem há ícones que indicam a reprodução em ambiente virtual.  Fim da imagem.

LEGENDA: Reprodução de trecho do tour virtual da Pinacoteca de São Paulo, São Paulo (SP). Os círculos azuis e laranja indicam recursos de texto e áudio disponíveis na sala. Disponível em: http://fdnc.io/ftu. Acesso em: 5 maio. 2021. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.
PROFESSOR Desenho pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

Orientações e comentários das atividades

HABILIDADES DA BNCC EF15AR07; EF15AR26

  1. Peça aos estudantes que verbalizem o motivo da escolha. Pergunte se eles imaginavam que existiam outras profissões no campo da arte, além do artista, e se algum deles ficou interessado em seguir alguma delas.
  1. Reforce com os estudantes a ideia de que, para que a arte aconteça, é necessária uma grande rede de trabalhadores, cuja atuação envolve desde a execução até a circulação e a preservação de obras artísticas.

    Conectividade e cultura

    Sugestão de tour virtual

    Planeje a atividade com antecedência e peça apoio para a coordenação e a equipe pedagógica. Pesquise um museu ou instituição que disponibilize tours virtuais gratuitos e abertos. Experimente o tour para avaliar se a exposição é adequada para a faixa etária, testar os recursos disponíveis na plataforma escolhida e selecionar os mais adequados para utilizar com os estudantes. Organize-os em pequenos grupos, para que todos possam experimentar livremente os recursos da plataforma, ou adapte a atividade de acordo com os recursos disponíveis na escola.

    Explique para a turma que a palavra tour , derivada do francês, significa visita, viagem ou volta. O tour virtual é uma visita feita por meio da internet utilizando recursos digitais. Ele não se resume apenas à apresentação de fotografias das obras de arte em alta resolução, mas busca recriar virtualmente a experiência de estar em um museu, através de imagens 3D que permitem ao visitante se aproximar da obra, ver o texto da curadoria e vivenciar a arquitetura do lugar. O tour virtual também pode contar com recursos sonoros que fazem a função de mediação, trazendo informações sobre o contexto e a linguagem das obras.

    Pergunte se eles já fizeram um tour virtual e se imaginam a diferença entre o tour virtual e uma busca comum de imagens na internet. Comente que o tour virtual pretende aproximar o visitante da experiência real de estar em um museu, mostrando muito mais do que as obras, e utilizando, além do vídeo, recursos como o áudio para compartilhar as informações. Realize com eles o tour e, ao final, proponha uma conversa para que a turma compartilhe suas experiências. Peça que comentem as vantagens e desvantagens desse recurso, em relação a uma visita presencial. Oriente-os a fazer um desenho que represente suas sensações durante a visita, e não necessariamente as imagens contempladas.

MP039

Teatros

A palavra teatro vem da palavra grega theatron, que significa “local onde se vê”. Foi na Grécia antiga que surgiu o teatro como o conhecemos.

Naquela época, os teatros eram erguidos ao ar livre, nas encostas de montanhas, para que pudessem proporcionar uma boa acústica . E eram construídos para ter plateia , local de onde as pessoas assistiam ao espetáculo; orquestra, local onde músicos e dançarinos atuavam; skené, local onde os atores mudavam de roupa; e proscênio, o palco.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de um espaço aberto onde há uma ampla plateia em formato semicircular. Ao centro, o palco semicircular denominada orquestra. Ao fundo, um corredor e parede em ruínas com arcos vazados onde estão as indicações skené e proscênio. Do lado direito, está a escadaria de acesso. Ao fundo, árvores e construções.  Fim da imagem.

LEGENDA: Ruínas do Teatro Odeon, em Atenas, Grécia, 2020. Toda a estrutura desse teatro foi construída em pedra, entre os anos 161 e 174. Atualmente, ele é usado para shows de vários tipos. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Teatros

HABILIDADE DA BNCC EF15AR18

Comente com os estudantes que o Teatro Odeon, localizado na Acrópole de Atenas, na Grécia, originalmente era um espaço para encenações. Nos tempos de esplendor da Grécia antiga, o Odeon era uma estrutura coberta e podia receber até 5 mil espectadores. O vão da plateia foi escavado na rocha de uma colina, e os assentos são de mármore branco.

Na época áurea do teatro grego (e durante muito tempo), somente os homens eram autorizados a participar das encenações. Para os papéis femininos, eram utilizadas máscaras. Isso permitia que os atores encenassem mais de um papel na mesma peça.

MP040

Teatro Municipal de Ouro Preto

O Teatro Municipal de Ouro Preto, em Minas Gerais, foi o primeiro teatro construído no Brasil. Ele foi inaugurado em 1770 com o nome de Casa da Ópera.

Esse espaço recebeu vários artistas famosos, mas ficou fechado e sem manutenção durante muito tempo.

Em 2006, foi iniciada a restauração completa do edifício. Um ano depois, a Casa da Ópera foi reaberta ao público com o nome de Teatro Municipal de Ouro Preto.

Imagem: Fotografia. Fachada de uma construção térrea que apresenta três amplas portas de madeira e um vitral em formato de cruz na parte superior central.  A rua é composta por paralelepípedos.  Fim da imagem.

LEGENDA: Fachada do Teatro Municipal de Ouro Preto, o primeiro teatro do Brasil. Ouro Preto (MG), 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Interior de um espaço amplo que apresenta um conjunto de assentos dispostos ao centro e três andares com camarotes laterais paralelos com mais cadeiras voltadas em direção a um palco.   Fim da imagem.

LEGENDA: Interior do Teatro Municipal de Ouro Preto, localizado em Ouro Preto (MG), 2019. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Teatro Municipal de Ouro Preto

HABILIDADE DA BNCC EF15AR18

  1. Comente que o Brasil possui excelentes teatros, todos bastante importantes para a cultura nacional. Entre os principais, da região Sudeste, estão o Theatro Municipal do Rio de Janeiro (RJ), inaugurado em 1909, e o Theatro Municipal de São Paulo (SP), inaugurado em 1911. Na região Norte, destacam-se o Theatro da Paz, em Belém (PA), inaugurado em 1878, e o Teatro Amazonas, em Manaus (AM), inaugurado em 1896. No Nordeste, merecem destaque o Teatro Castro Alves, em Salvador (BA), inaugurado em 1967, com uma arquitetura vanguardista para a época, e o Teatro José de Alencar, em Fortaleza (CE), construído com estrutura metálica vinda da Escócia e inaugurado em 1910. Na região Sul, merecem destaque o Theatro São Pedro, localizado em Porto Alegre (RS) e inaugurado em 1858, e a Ópera de Arame, em Curitiba (PR). Esse último teatro foi inaugurado em 1992 dentro de um parque. Sua estrutura é de vidro e metal e tornou-se um dos símbolos da cidade.

MP041

Um teatro visto por dentro

Geralmente, um teatro é composto de três partes principais: plateia, palco e camarim. A plateia é o lugar onde o público permanece sentado. Alguns teatros possuem camarotes laterais. O palco é o lugar onde os artistas apresentam o espetáculo. A parte da frente do palco é conhecida como boca de cena.

Nas laterais do palco ficam as coxias, onde os atores aguardam o momento de entrar em cena, longe do olhar do público. As coxias geralmente são separadas do palco por cortinas.

O camarim é o lugar onde os artistas se preparam para entrar em cena. Ali eles se vestem e fazem a maquiagem.

Imagem: Ilustração. Interior de um espaço amplo com cadeira disposta ao centro, na plateia. Nas laterais, há dois andares com cadeiras que compõe o camarote. Ao fundo, o palco, em espaço mais alto e destacado e, na parte posterior, está a coxia.  Fim da imagem.

Converse com os colegas e, depois, registre suas respostas.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Você já assistiu a algum espetáculo de teatro? Se sim, qual? Gostou? _____
PROFESSOR Respostas pessoais.
MANUAL DO PROFESSOR

Um teatro visto por dentro

HABILIDADE DA BNCC EF15AR18

Comente com os estudantes que é no palco do teatro que se passa a história – daí sua importância na atividade dramática. No Dicionário de Teatro, o ator, diretor e dramaturgo Luiz Paulo Vasconcellos explica o que é o palco. Se achar pertinente, faça para os estudantes um resumo do trecho a seguir, que descreve como eram os palcos nos primórdios do teatro.

[...] PALCO – Nome genérico dado ao local onde se realiza a representação teatral. Através da história do teatro, a ideia de palco tem variado desde sua forma mais rudimentar, um tablado em torno do qual as pessoas se aglomeram para ver e ouvir os atores, até os mais sofisticados teatros da atualidade. O desenvolvimento e a transformação desse espaço, em períodos e culturas diferentes, obedeceram a regras ditadas pelas forças sociais que mobilizaram e mobilizam a própria história. No teatro grego e no teatro romano, por exemplo, o palco foi uma plataforma extensa e estreita à frente da qual se situava a orkéstra . No teatro medieval, que não desenvolveu a tradição de uma arquitetura teatral específica, o palco limitou-se a estrados de madeira armados em torno de uma praça ou, mesmo, sobre carroças que se deslocavam pelas ruas da cidade. Em cima desses estrados era construído o cenário. [...]

Fonte: VASCONCELLOS, Luiz Paulo. Dicionário de teatro . 6ª ed. Porto Alegre: L&PM, 2009. p. 175.

Orientações e comentários da atividade

  1. É possível que muitos estudantes mencionem alguma peça a que tenham assistido com os pais ou responsáveis. Caso a turma tenha assistido a algum espetáculo teatral (seja no teatro, seja na escola), enfatize a experiência coletiva vivenciada por todos. Pergunte se foi divertido e se conversaram sobre o espetáculo entre eles, depois de assisti-lo. Reforce que o teatro é resultado de uma integração coletiva entre os atores e a plateia que ocorre em tempo real, e que esse fator contribui para tornar essa experiência única.

MP042

  1. Complete a frase:
  1. Atualmente, os atores conseguem ser vistos e ouvidos em espaços grandes. Para serem vistos, utilizam o recurso da iluminação artificial.
  1. Para serem ouvidos, utilizam _____
PROFESSOR Resposta: um microfone
Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.
  1. Faça um desenho mostrando você no palco, caso prefira ser ator, ou na plateia, caso prefira assistir a um espetáculo.
    1. _____
PROFESSOR Desenho pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

Orientações e comentários das atividades

HABILIDADE DA BNCC EF15AR18

  1. Explore com os estudantes outras maneiras como eles imaginam que a tecnologia pode influenciar na criação teatral. Pesquise com antecedência alguns casos para apresentar para a turma e, se possível, leve imagens ou vídeos para a sala de aula. Algumas possibilidades são o uso de projeções de cenas e até mesmo a transmissão on-line de espetáculos.
  1. Depois de terem lido o conteúdo sobre teatro, alguns estudantes podem se interessar também em trabalhar nos bastidores – e não apenas como atores. Caso note esse interesse, comente que um bacharel em Artes Cênicas vai conhecer as técnicas de direção, montagem e interpretação de um espetáculo teatral. Ele poderá atuar como dramaturgo, diretor, produtor, cenógrafo ou figurinista. Se cursar a licenciatura, poderá ministrar aulas de teatro para estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, além de lecionar em cursos livres.

    Comente que os atores profissionais possuem um leque de possibilidades de trabalho, desde atuar em peças produzidas por companhias independentes, com poucos recursos financeiros, até participar de grandes espetáculos financiados pela indústria do entretenimento. Explique também que, além do teatro, esses profissionais podem atuar em programas televisivos, em publicidade para a televisão e a internet, e em produções cinematográficas. Além disso, há a função de dublador, em que o ator trabalha com áudios originais de animação, ou na tradução de filmes e animações internacionais. Explique que para ser ator não é necessário estudar dublagem, porém todo dublador precisa ter o registro de ator (conhecido como “DRT”, uma vez que é emitido pela Delegacia Regional do Trabalho).

MP043

Orquestra

No passado

A palavra orquestra vem da palavra grega orkhestra, que no antigo teatro grego indicava o espaço usado pelos dançarinos e músicos.

Imagem: Fotografia. Destaque de uma peça de cerâmica que apresenta fundo preto e desenho de pessoas que tocam instrumentos feitas em tom amarelo. Fim da imagem.

LEGENDA: MACRON. Dança das mênades, detalhe de um kylix grego. Cerca de 470 a.C. Cerâmica pintada na técnica de figuras vermelhas sobre fundo preto, sem dimensões. Museu Altes, Berlim, Alemanha. FIM DA LEGENDA.

Nesse detalhe da parte de fora de um kylix, que é um tipo de taça, foram pintadas pessoas dançando e tocando instrumentos no espaço da orquestra.

Restaram poucos instrumentos musicais da época do teatro grego. Com base em pinturas, como a desse kylix, foram construídos modelos de instrumentos musicais da orquestra, como a lira que aparece na fotografia.

Imagem: Fotografia. Um instrumento que apresenta uma parte oval densa ao centro da qual partem duas estruturas laterais finas com textura trançada e curva entre as quais há cordas finas em paralelo e a união das laterais na parte superior por meio de uma base de madeira onde também estão presas as cordas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Modelo de lira grega. Madeira, metal e carapaça de tartaruga, sem dimensões. Museu da Civilização Romana, Roma, Itália. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Orquestra

HABILIDADE DA BNCC EF15AR13

No passado

Informe aos estudantes que atualmente uma orquestra é composta de diferentes tipos de instrumentos tocados em sincronia, ou seja, todos ao mesmo tempo. Em uma orquestra, os instrumentos são divididos em conjuntos (cordas, madeiras, metais e percussão), e essa classificação se dá principalmente pelo modo como cada som é produzido. Esses assuntos serão tratados no próximo capítulo deste livro.

MP044

No presente

Atualmente, chamamos de orquestra um grupo de músicos acompanhados de seus instrumentos. Há tipos diferentes de orquestra. Uma orquestra grande é composta de 50 a 100 instrumentistas e pode ser chamada de orquestra sinfônica ou orquestra filarmônica. Ela geralmente executa música erudita .

Imagem: Fotografia. Instrumentistas de uma orquestra tocam em um palco. Eles estão unidos em diferentes grupos que compõem um todo e estão diante de uma pessoa que está de pé em uma estrutura mais alta e à frente de partituras.  Fim da imagem.

LEGENDA: Orquestra Amazonas Filarmônica, de Manaus (AM), durante ensaio no Teatro Amazonas. Manaus (AM), 2019. FIM DA LEGENDA.

Existem também orquestras formadas por poucos instrumentos, como as orquestras de câmara, ou até mesmo por apenas um tipo de instrumento, como a Orquestra Nzinga de Berimbaus, de São Paulo (SP).

Imagem: Fotografia. Um homem está em destaque à frente de um grupo de instrumentistas uniformizados, dentre eles muitos estão com berimbaus.  Fim da imagem.

LEGENDA: Orquestra Nzinga de Berimbaus, do Grupo Nzinga de Capoeira Angola, durante participação em um show de Mateus Aleluia, em Brasília (DF), 2019. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

No presente

HABILIDADE DA BNCC EF15AR13

Pergunte aos estudantes se já assistiram a alguma apresentação de orquestra, banda ou coral. Peça que descrevam como foi a experiência: o que viram, o que acharam, do que mais gostaram, o que não apreciaram, se gostariam de assistir novamente a uma apresentação e por quê.

Converse também sobre os gostos musicais de cada um. Que estilos musicais são os preferidos, de quais eles não gostam e por quê.

Saliente a importância da diversidade das manifestações musicais. Converse sobre a legitimidade das diferentes formas de expressão. Pesquise e converse com a turma sobre exemplos de diálogos entre a arte considerada erudita e a arte popular, e saliente que cada uma dessas expressões possui um valor em si, legitimado por diferentes grupos e culturas.

Para trabalhar em sala de aula, tente encontrar exemplos que dialoguem com a cultura e o gosto musical da turma. Você pode selecionar uma lista de músicas com os estilos musicais preferidos dos estudantes e conversar sobre eles, explorando sua origem e importância. Depois, escolham juntos algumas delas para acompanhar as atividades que possam ser realizadas com música (um momento individual de desenho ou escrita, por exemplo). Incentive-os a ouvir e a respeitar os diferentes gostos musicais.

Se achar apropriado, comente com a turma a origem do termo “música erudita”. Esse termo se refere à música que está ligada à academia e à alta cultura de origem europeia, ao contrário da música popular, que tem como origem o povo ou o folclore. A música erudita tem sua origem na Igreja católica, que, por sua vez, apropriou-se de teorias musicais da Antiguidade grega. A música secular (ou profana, isto é, de fora do âmbito religioso) também foi incorporada à música erudita, desde a Idade Média até hoje, mas passou e passa por um processo de “eruditização”, ou seja, as músicas populares e/ou folclóricas são analisadas de acordo com ferramentas teóricas eruditas e passam a ser escritas em partituras.

A escrita musical é um aspecto relacionado à música erudita. Na música popular, é incomum o registro em partitura, embora com a democratização do ensino musical isso esteja se tornando mais frequente. Tradicionalmente, em contraponto à música popular, a música erudita é tocada com partitura. Aliás, foi a escrita musical que permitiu que as tradições da música erudita fossem preservadas até hoje.

MP045

Características da orquestra

A imagem a seguir mostra uma apresentação da Orquestra Sinfônica Nacional.

Ela foi criada em 1961 com o objetivo de tornar conhecida a música brasileira de concerto.

Atualmente, a orquestra é mantida por uma instituição pública, a Universidade Federal Fluminense (UFF), de Niterói (RJ).

Imagem: Fotografia. Vista panorâmica de um palco em um espaço fechado onde uma orquestra se apresenta. Há instrumentos de corda, percussão e metais. Todos usam roupas escuras e à frente do grupo está um homem de pé em uma estrutura destacada e diante de uma partitura. Na plateia, que está escura, muitas pessoas observam.  Fim da imagem.

LEGENDA: Concerto de abertura da temporada 2018 da Orquestra Sinfônica Nacional da UFF. Centro de Artes UFF, Niterói (RJ), 2018. FIM DA LEGENDA.

Para tocar em uma orquestra, é preciso ter formação musical. Geralmente, o músico começa a estudar ainda criança em escolas especializadas.

No vestibular para o curso de Música, além da prova com questões do currículo básico do Ensino Médio, há uma prova de habilidades específicas.

Nessa prova, são avaliadas as habilidades e os conhecimentos teóricos em música dos candidatos. Assim, o vestibulando tem de tocar ou cantar um trecho musical e, às vezes, precisa criar uma frase musical com base em elementos fornecidos pelos avaliadores.

MANUAL DO PROFESSOR

Características da orquestra

HABILIDADE DA BNCC EF15AR13

Sugestão de atividade complementar

Organize os estudantes em pequenos grupos para pesquisarem orquestras brasileiras. Sugira algumas possibilidades: Orquestra Sinfônica Nacional, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Amazonas Filarmônica, Orquestra Sinfônica da Paraíba, Orquestra Sinfônica Heliópolis, Orquestra Sinfônica Cidade de Ponta Grossa (PR), entre outras.

Se possível, peça a eles que tragam para a sala de aula um pequeno vídeo com uma apresentação da orquestra escolhida para que os colegas vejam o maestro regendo os músicos.

MP046

Para exercer a profissão de músico, não é necessário ter curso superior. Porém, a Lei 3.857, de 1960, exige que o músico tenha carteira profissional da Ordem dos Músicos do Brasil (OMB) se quiser se apresentar ou dar aulas em cursos de Ensino Superior ou em conservatórios .

Outro profissional que trabalha em orquestras é o maestro (ou a maestrina), que também é chamado de regente.

É o maestro quem seleciona o repertório , conduz os ensaios e faz a regência durante as apresentações.

Imagem: Fotografia. Destaque de um palco onde um homem grisalho está de pé entre instrumentistas sentados. Todos usam roupas escuras. Ao redor, há prédios iluminados.  Fim da imagem.

LEGENDA: Orquestra Bachiana Filarmônica, regida pelo maestro João Carlos Martins, em apresentação na avenida Paulista, em São Paulo (SP), 2019. FIM DA LEGENDA.

Na apresentação, o maestro fica em cima de um pódio, de costas para o público e de frente para os músicos, enquanto conduz a orquestra.

MANUAL DO PROFESSOR

Orientações

HABILIDADE DA BNCC EF15AR13

Caso os estudantes tenham interesse em saber mais sobre a profissão de músico, comente que a graduação em Música no Brasil habilita o profissional a compor, reger e interpretar obras eruditas e populares, empregando instrumentos acústicos ou eletrônicos. O graduado pode atuar como compositor, arranjador, maestro ou intérprete. O bacharel pode atuar em concertos, espetáculos musicais e gravações de trilhas sonoras, criar jingles para comerciais de rádio e TV ou trabalhar com a sonorização de espetáculos musicais e teatrais. Se optar também pela licenciatura, estará apto a lecionar.

Pesquise iniciativas que possam estimular os estudantes que se interessem por uma formação musical. Diversos projetos e ONGs oferecem cursos e oficinas de música para crianças e adolescentes gratuitamente. Caso haja iniciativas interessantes no entorno, converse sobre elas com a turma e pergunte se alguém já conhece ou participa do projeto.

MP047

Para reger a orquestra, o maestro movimenta as mãos. Com a direita, marca os tempos, às vezes segurando uma batuta; com a esquerda, sinaliza a entrada de cada instrumento e as variações de intensidade sonora.

Converse com os colegas e, depois, registre suas respostas.

  1. No mundo todo, há mais profissionais maestros que maestrinas. Por que isso acontece? _____
PROFESSOR Resposta pessoal.
Imagem: Ícone: Atividade extraclasse, para casa. Fim da imagem.
  1. Existe uma orquestra na cidade onde você vive? Peça ajuda a um familiar e entre em contato com um maestro ou com um músico para entrevistá-lo.
PROFESSOR Respostas de acordo com a cidade ou o município em que o estudante mora.

Veja algumas perguntas que podem ser feitas para o entrevistado. Acrescente outras sobre assuntos que você gostaria de saber.

PROFESSOR Respostas do entrevistado.
  1. Antes de ser maestro (ou músico), que profissão pretendia seguir? _____
  1. Como se interessou pela música como profissão? _____
  1. Quantos anos estudou para ser músico (ou maestro)? _____
  1. Que instrumentos você toca? _____
  1. Você gosta do que faz? _____
  1. É difícil conseguir emprego na área em que você trabalha? _____

    Compartilhe sua entrevista com a turma.

MANUAL DO PROFESSOR

Orientações

HABILIDADE DA BNCC EF15AR13

A habilidade que cabe ao maestro consiste em organizar, harmonizar e adaptar as diferentes partes de uma música aos diversos instrumentos de uma orquestra ou conjunto musical.

Chame a atenção dos estudantes para a diferenciação importante que há entre uma orquestra sinfônica e uma orquestra filarmônica. Embora a quantidade de instrumentos seja mais ou menos a mesma em ambas, a orquestra sinfônica é mantida pelo poder público, enquanto a filarmônica é financiada com dinheiro privado. Portanto, o papel das instituições públicas e privadas na manutenção das orquestras é muito importante.

Lembre ainda que o que determina o tamanho de uma orquestra é a peça musical que ela vai executar, e que isso depende do compositor que fez a peça. É ele quem decide quantos e quais serão os instrumentos necessários para tocar as músicas que compõem a peça.

Orientações e comentários das atividades

  1. Explique aos estudantes que o fato de os maestros serem maioria nas orquestras pelo mundo reflete um resquício da organização social mundial que, até bem pouco tempo, relegava às mulheres uma atuação secundária no mercado de trabalho, incluindo também as atividades artísticas; por isso há tão poucas regentes mulheres nas orquestras.

    Organize uma roda de conversa para discutir o tema e, por fim, comente que essa situação aos poucos vem mudando. Se achar oportuno, peça aos estudantes que façam uma pesquisa sobre as maestrinas pelo mundo e escrevam sobre o trabalho delas.

  2. Oriente os estudantes a preparar, com a ajuda de um familiar, a entrevista que farão com um músico ou maestro do local onde moram. Eles podem utilizar as perguntas do livro e acrescentar novas questões durante a entrevista. Conforme as respostas do entrevistado, novas curiosidades poderão surgir, e eles poderão contar com a ajuda do familiar para formular novas perguntas.

MP048

Box complementar

Conheça o artista

A maestrina paulistana Ligia Amadio nasceu em 1964 e é uma das mais destacadas regentes de orquestra da atualidade.

Aos 5 anos de idade, ela já queria estudar piano. Mas, quando chegou à faculdade, cursou Engenharia.

Foi apenas quando entrou para o Coral da Universidade de São Paulo (USP) que concluiu que sua verdadeira vocação era a música e começou um novo curso.

Para tornar-se regente, ela estudou na Universidade de Campinas (Unicamp), no interior do estado de São Paulo. Um de seus professores foi Eleazar de Carvalho (1912-1996), importante maestro brasileiro.

No Brasil, Ligia Amadio foi a primeira mulher a reger orquestras importantes, como a Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo, a Orquestra Sinfônica Nacional e a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas.

Imagem: Fotografia. Retrato de uma mulher de pele clara, cabelo liso loiro, maquiada e que está sentada diante de um microfone. Ao fundo, um painel onde está escrito “Ministério da Educação” e “Brasil”. Fim da imagem.

O pianista, maestro e diretor artístico João Carlos Martins é um dos nomes mais importantes da música no Brasil. Nasceu em 1940, na cidade de São Paulo (SP).

Começou a estudar piano na infância e, aos 13 anos de idade, iniciou a carreira de pianista. Aos 18 anos, já era conhecido no exterior.

Aos 26 anos, sofreu uma lesão no braço e ficou sem tocar por sete anos. Aos 55, foi ferido em um assalto e ficou com o lado direito do corpo paralisado.

Encerrou a carreira de pianista aos 63 anos de idade. Tornou-se regente e fundou a Orquestra Bachiana Jovem, dedicada à formação de jovens músicos.

Imagem: Fotografia. Retrato de um homem de pele clara e cabelo grisalho liso e comprido. Ele sorri e veste roupa formal.  Fim da imagem.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

Conheça o artista

HABILIDADE DA BNCC EF15AR13

Se houver tempo, assista com os estudantes a um trecho do documentário João, o maestro. O filme, dirigido por Mauro Lima e lançado em 2017, conta um pouco da história do maestro João Carlos Martins. Há também a possibilidade de selecionar alguns trechos do filme, com antecedência, antes de exibir para a turma.

MP049

Musicando

Imagem: Ícone referente à seção Musicando, composto pela ilustração de uma nota musical. Fim da imagem.

Sons fortes ou fracos

Vibrações são movimentos rápidos de vaivém que ocorrem em um objeto ou instrumento quando ele é tocado ou agitado. Os sons são produzidos por vibrações.

As vibrações se espalham no ar em forma de ondas sonoras e são captadas por nossas orelhas.

Imagem: Ilustração. Um grupo de cinco jovens está de pé na calçada e um deles levanta uma das mãos enquanto fala em um megafone. Linhas curvas ilustram ondas sonoras que chegam aos ouvidos de uma mulher que está à frente do grupo com expressão irritadiça e os ouvidos tapados com as mãos.  Fim da imagem.

Os sons têm intensidade, isto é, podem ser fortes ou fracos, de acordo com a energia de vibração da onda sonora.

Essa propriedade do som é causada pela pressão que a onda sonora exerce sobre nossas orelhas.

Vamos testar?

  1. Observe as imagens e leia a legenda. Depois, classifique cada imagem pintando nos quadrinhos a legenda correspondente ao som que está sendo emitido.
Imagem: Quadro. Legenda. Círculo. Som forte. Triângulo. Som fraco. Fim da imagem.
  1. Imagem: Fotografia. Um menino está com as mãos ao redor da boca aberta. Fim da imagem.

( )

PROFESSOR Resposta correta: Som forte
  1. Imagem: Fotografia. Um menino está com as mãos ao lado da boca e fala no ouvido de uma menina que está atenta ao que escuta.  Fim da imagem.

( )

PROFESSOR Resposta correta: Som fraco
MANUAL DO PROFESSOR

Orientações

HABILIDADES DA BNCC EF15AR14; EF15AR15; EF15AR16

O som é produzido pelas vibrações. Qualquer instrumento musical, objeto ou parte do corpo pode ser uma fonte sonora. A identificação dessa fonte é o primeiro passo para a análise das propriedades do som (altura, intensidade, duração e timbre).

[...] Ouvir é perceber os sons que chegam aos nossos ouvidos. Um murmúrio longínquo, conhecido ou corriqueiro, pode ser ouvido com indiferença; também é possível estar com o rádio ligado enquanto estudamos e não nos concentrarmos nas notícias transmitidas. Por isso muitos sons que ouvimos passam-nos despercebidos.

Escutar é prestar atenção e estar interessado naquilo que está soando. Por exemplo, a pessoa que atende ao choro de uma criança, o passageiro que ouve o ônibus aproximar-se ou a pessoa que escuta sua música predileta no rádio.

Escutar é ser capaz de ir além do simples ouvir e captar o sentido dos sons. Essa forma de audição é a que o especialista usa para distinguir e estudar os sons ou a música.

Todos os sons que escutamos são produzidos por vibrações. Ao agitar alguns objetos ou tocar um instrumento, a superfície ou uma parte dele vibra. Essas vibrações se deslocam no ar em forma de ondas sonoras que são captadas por nossos ouvidos. [...]

Fonte: COLL, César; TEBEROSKY, Ana. Aprendendo arte: conteúdos essenciais para o Ensino Fundamental. São Paulo: Ática, 2002. p. 91-92.

Musicando

HABILIDADES DA BNCC EF15AR14; EF15AR15; EF15AR16

Uma onda sonora é formada pela vibração dos corpos. Por exemplo, quando falamos ou cantamos, as nossas cordas vocais vibram, assim como as cordas de um instrumento musical, como o violão, quando dedilhadas, são fontes de ondas sonoras.

A intensidade sonora está associada ao que popularmente chamamos de volume. A diferença entre um som forte – ou intenso – e um som fraco vem da amplitude de vibração da onda sonora. Quanto maior a amplitude da onda, maior a pressão que ela exerce no ar, e, quando ela atinge nossas orelhas, os tímpanos vibram de maneira mais intensa.

MP050

  1. Agora, leia as informações e observe as imagens. Depois, crie uma legenda para indicar o som que cada um destes dinossauros provavelmente emitia e complete as respostas.
  1. tiranossauro era um carnívoro bípede que viveu milhões de anos atrás. Tinha em torno de 6 metros de altura e pesava cerca de 10 toneladas.
Imagem: Ilustração. Um dinossauro de grande porte com patas traseiras longas e patas dianteiras bem curtas e com unhas longas.  A cauda é grossa e curta, a pele tem aspecto áspero e com dobras na área do pescoço. A cabeça é grande com olhos pequenos e boca aberta com dentes afiados. Ao lado, quadro com a legenda: Som forte; som fraco. Fim da imagem.

( )

PROFESSOR Resposta correta: Som forte
  1. troodonte era um carnívoro bípede que viveu milhões de anos atrás. Tinha em torno de 1 metro e meio de altura e pesava cerca de 40 quilogramas.
Imagem: Ilustração. Um dinossauro de pequeno porte com corpo longilíneo, cauda e patas longas e compridas. A boca está aberta e os olhos são pequenos.  Fim da imagem.

( )

PROFESSOR Resposta correta: Som fraco
MANUAL DO PROFESSOR

Orientações e comentários da atividade

  1. Para realizar a atividade, os estudantes podem criar as legendas utilizando formas geométricas, desenhos ou cores, o que preferirem.

MP051

  1. Observe cada ilustração e leia as legendas. Depois, classifique cada som em Ilustração. Círculo.ou Triângulo.
Imagem: Ilustração. Um menino está de pé e bate o pé no chão. Fim da imagem.
  1. Bater o pé com força.

    ( )

PROFESSOR Resposta correta: Círculo.
Imagem: Ilustração. Um menino está de pé e bate o dedo na palma da mão. Fim da imagem.
  1. Bater com o dedo na palma da mão.

    ( )

PROFESSOR Resposta correta: Triângulo.
Imagem: Ilustração. Uma menina está com as mãos ao lado da boca aberta e os olhos fechados.  Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta correta: Círculo.
Imagem: Ilustração. Uma menina está de pé e bate palmas sorrindo. Fim da imagem.
  1. Bater palmas.

    ( )

PROFESSOR Resposta correta: Círculo.
Imagem: Ilustração. Uma menina segura uma flor próxima à boca e assopra as pétalas. Fim da imagem.
  1. Assoprar uma flor.

    ( )

PROFESSOR Resposta correta: Triângulo.
Imagem: Ilustração. Um menino assopra um apito com expressão série e o dedo indicador levantado.  Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta correta: Círculo.
  1. As imagens abaixo mostram como podemos fazer sons com o nosso corpo.
Imagem: Ilustração. Destaque de um punho fechado sobre a outra mão espalmada. Na sequência, destaque de uma pessoa com as mãos na cintura. Em seguida, novamente o punho fechado sobre a outra mão espalmada. E novamente o destaque da pessoa com as mãos na cintura. Depois, há o destaque de um pé que bate no chão. Em seguida, destaque de mãos que batem palma. Por fim, novamente o destaque da pessoa com as mãos na cintura. Fim da imagem.
  1. Você sabe que nome damos a esse tipo de percussão, feita no próprio corpo? _____
PROFESSOR Resposta pessoal.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
  1. Acompanhe a sequência indicada pelas setas e reproduza com a turma o som representado na imagem de cada quadro. Vocês podem fazer sons fortes e sons fracos. Depois, criem as legendas indicando os sons que foram produzidos.
PROFESSOR Resposta de acordo com a tentativa do estudante.
MANUAL DO PROFESSOR

Orientações e comentários das atividades

HABILIDADES DA BNCC EF15AR14; EF15AR15; EF15AR16

  1. Antes de responder, os estudantes podem fazer o que está indicado em cada ilustração.
  1. a) Se os estudantes não souberem a resposta, explique que o nome é percussão corporal.

    b) Oriente-os a fazer a atividade primeiro individualmente. Depois, eles podem fazer em duplas: cada um deverá fazer o som de um quadro, um estudante após o outro. Ao final, peça que conversem entre si sobre as intensidades de cada som.

    1. objetivo principal da atividade é explorar as intensidades sonoras utilizando o corpo como fonte. Contudo, será necessário que eles se familiarizem com as sequências, construindo frases sonoras, que serão abordadas adiante, no capítulo 5. Caso algum estudante apresente muita dificuldade para realizar a sequência completa, peça a cada dupla que faça apenas quatro sons, obedecendo a sequência.

      Proponha novas atividades de exploração sonora e peça a eles que criem as próprias legendas para os sons que forem explorados.

      Sugestão de atividade complementar

      Proponha uma atividade de reprodução de ritmos e intensidades dos sons. Peça aos estudantes que formem duplas. Um deles canta um trecho de uma música de que gosta, e o outro o reproduz em intensidades diferentes (mais alto, mais baixo; grave ou agudo). Em seguida, invertem-se os papéis da dupla.

MP052

Comentários para o professor:

Conclusão

O primeiro capítulo pretendeu aproximar os estudantes de algumas das principais instituições relacionadas às artes. Espera-se que, ao término do capítulo, os estudantes reconheçam espaços e profissionais comumente envolvidos nos processos de preservação, divulgação e atuação, nas diferentes linguagens. Também é esperado que os estudantes percebam relações entre arte e mercado de trabalho, para além da figura do artista. As atividades têm como intuito promover a consolidação dos conhecimentos, o diálogo com os colegas e a aproximação do conteúdo em relação ao repertório pessoal dos estudantes.

A avaliação formativa deve ser realizada de maneira contínua e apoiada pelas atividades do capítulo e pelas sugestões de atividades presentes no Manual do Professor. A ficha de avaliação a seguir poderá auxiliar no mapeamento das aprendizagens e dificuldades. Caso ainda haja dificuldades ao final do processo, sugere-se a realização da atividade de remediação presente nesta conclusão.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Ficha de avaliação - Capítulo 1

Habilidades

Objetivos

Bem

Parcialmente

Pouco

Observações

(EF15AR07)

O estudante reconhece os diferentes espaços culturais, suas especificidades e funções?

(EF15AR07)

O estudante compreende as diferentes profissões relacionadas ao universo da arte apresentadas no capítulo?

(EF15AR26)

O estudante compreende as tecnologias como forma de difusão artística e soube explorá-las de maneira criativa em suas produções?

(EF15AR18)

O estudante reconhece o edifício teatral como pertencente a essa linguagem e como parte da cultura?

(EF15AR13)

O estudante compreende o conceito de orquestra e aprecia suas manifestações, contemplados pelos exemplos e textos apresentados no livro?

(EF15AR16)

O estudante experimentou de maneira coerente registros musicais não convencionais, de acordo com a proposta do capítulo?

(EF15AR14) e (EF15AR15)

O estudante explorou diferentes sonoridades, de acordo com as propostas, ampliando seu repertório?

MP053

Atividade de remediação

A atividade deve ser realizada, preferencialmente, em grupo. A proposta consiste em imaginar que a escola seria transformada em um espaço cultural por um dia e elaborar uma programação artística para ela. Os estudantes deverão criar o material de divulgação com a programação desejada, que poderá ser impresso ou digital, dependendo da disponibilidade dos materiais na escola. Incentive-os a retomar os conteúdos do capítulo e mobilizar o próprio repertório para pensar em apresentações ou exposições que gostariam de organizar no ambiente escolar. Disponibilize o que for necessário para o trabalho e pesquise com a turma modelos de catálogos e folhetos de divulgação de espaços culturais para que eles possam se inspirar. A produção deve contar com imagens (desenhos ou colagens) e informações escritas. Peça a eles que criem um nome para cada evento da programação e identifiquem a respectiva linguagem artística. Espera-se que os estudantes retomem e aprofundem os conteúdos, criando relações com o repertório pessoal e exercitando formas verbais e visuais de comunicação.