MP054
Comentários para o professor:
Capítulo 2: Instrumentos musicais
Introdução
O capítulo tem como foco os instrumentos musicais presentes na formação das orquestras, apresentados com suas respectivas famílias. O estudante conhecerá a família das cordas, a das madeiras, a dos metais e a da percussão; em cada uma delas são citados os aspectos estruturais, materiais e sonoros de cada instrumento.
As atividades privilegiam a experimentação dos estudantes, contendo propostas que envolvem a confecção de instrumentos com materiais acessíveis e a exploração de suas possibilidades sonoras. O capítulo também estabelece relações entre a música e outras linguagens, apresentando uma seção sobre a participação de instrumentos musicais em espetáculos teatrais, além da seção De olho na imagem, em que a orquestra é a temática da pintura.
Objetivos do capítulo
- Conhecer os instrumentos musicais de uma orquestra e compreender sua divisão em famílias.
- Explorar sonoridades por meio da construção de instrumentos, incentivando uma postura investigativa sobre suas materialidades.
-
Perceber o uso dos instrumentos musicais em diferentes contextos e na relação entre a música e outras linguagens.
Competências favorecidas
Competências gerais
- Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
-
Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que
levem
ao entendimento mútuo.
Competência específica de Linguagens
-
Desenvolver o senso estético para reconhecer, fruir e respeitar as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, inclusive aquelas
pertencentes
ao patrimônio cultural da humanidade, bem como participar de práticas diversificadas, individuais e coletivas, da produção artístico-cultural, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas.
Competências específicas de Arte
- Explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades.
-
Compreender as relações entre as linguagens da Arte e suas práticas integradas, inclusive aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação, pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições particulares de produção, na prática de cada linguagem e nas suas articulações.
Habilidades favorecidas
- (EF15AR01) Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
MP055
- (EF15AR13) Identificar e apreciar criticamente diversas formas e gêneros de expressão musical, reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, em especial, aqueles da vida cotidiana.
- (EF15AR14) Perceber e explorar os elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musical.
- (EF15AR15) Explorar fontes sonoras diversas, como as existentes no próprio corpo (palmas, voz, percussão corporal), na natureza e em objetos cotidianos, reconhecendo os elementos constitutivos da música e as características de instrumentos musicais variados.
- (EF15AR17) Experimentar improvisações, composições e sonorização de histórias, entre outros, utilizando vozes, sons corporais e/ou instrumentos musicais convencionais ou não convencionais, de modo individual, coletivo e colaborativo.
-
(EF15AR18) Reconhecer e apreciar formas distintas de manifestações do teatro presentes em diferentes contextos, aprendendo a ver e a ouvir histórias dramatizadas e cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório ficcional.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Capítulo |
Aula |
Roteiro de aula |
Páginas |
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2 |
9 |
Realização da atividade preparatória. Realização da atividade complementar (opcional). |
p. 30-31 |
10 |
Leitura dialogada dos textos “Instrumentos de uma orquestra – Cordas”. Realização da atividade complementar (opcional). Preparação para a atividade da seção Mãos à obra. |
p. 32-33 |
|
11 |
Realização da atividade da seção Mãos à obra. Exploração dos sons. Realização da atividade complementar (opcional). |
p. 33-35 |
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12 |
Leitura dialogada do texto “Madeiras”. Preparação para a atividade da seção Mãos à obra. |
p. 35-36 |
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13 |
Realização da atividade da seção Mãos à obra. Exploração dos sons. |
p. 36-37 |
|
14 |
Leitura dialogada dos textos “Metais” e “Percussão”. Realização da atividade complementar (opcional). Preparação para a atividade da seção Mãos à obra. |
p. 38-40 |
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15 |
Realização da atividade da seção Mãos à obra. Exploração dos sons. Realização da atividade complementar (opcional). |
p. 41-42 |
|
16 |
Leitura dialogada do infográfico “Distribuição de instrumentos na orquestra” e do texto “Os instrumentos musicais no teatro”. Realização da atividade da seção De olho na imagem. |
p. 43-45 |
MP056
Capítulo 2. Instrumentos musicais
LEGENDA: Fotografia de instrumentos musicais e partitura. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Abertura
Atividade preparatória
HABILIDADE DA BNCC EF15AR13
Peça aos estudantes que observem atentamente a fotografia de abertura e tentem identificar os instrumentos musicais que aparecem nela. Verifique se algum deles percebe a partitura musical na imagem. Pergunte que outros instrumentos musicais eles conhecem, se sabem tocar ou se conhecem alguém que sabe. Estimule-os a descrever, com as próprias palavras, as diferenças entre os instrumentos da fotografia e qual deles tem o som que lhes parece mais agradável.
Depois, conduza a conversa com os estudantes propondo uma reflexão sobre a presença da música e dos instrumentos musicais no cotidiano. Pergunte em que momentos a música está presente em seu dia a dia. Estimule-os a pensar em filmes de que gostam, em anúncios que veem na televisão, em festas e reuniões, nas experiências escolares etc.
Organize-os em pequenos grupos e peça a cada grupo que escolha um instrumento musical. O grupo deve criar um pequeno texto sobre o instrumento escolhido, a partir da conversa inicial com a turma, ou seja, abordando as características e a utilização desse instrumento. Se quiserem, eles poderão ilustrar o texto com desenhos ou recortes de revistas. Ao final, peça que compartilhem todos os textos, lendo-os em voz alta para a turma. Os trabalhos também poderão permanecer em exposição na sala, para que sejam lidos e apreciados por todos.
Depois dessa etapa, peça a eles que respondam às questões da página de abertura individualmente.
MP057
Box complementar
O que eu vejo
Converse com os colegas.
- Você conhece estes instrumentos musicais? Diga o nome deles.
PROFESSOR
Resposta: O estudante poderá identificar um teclado, um violino, uma gaita, um xilofone, uma flauta e um instrumento de percussão (chocalho).
- Você já viu algum músico tocando um
destes
instrumentos?
PROFESSOR
Resposta pessoal.
- Você gostaria de saber tocar algum deles? Qual?
PROFESSOR
Respostas pessoais.
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
Orientações e comentários das atividades
HABILIDADE DA BNCC EF15AR13
- Se houver dificuldade para os estudantes identificarem os instrumentos que aparecem na fotografia, aponte um por um e, após as respostas dadas por eles, vá confirmando os nomes: são um xilofone, flauta doce, gaita (na cor vermelha), chocalho, violino e teclado.
É provável que alguns deles não saibam ou não se lembrem do nome dos instrumentos que estão na imagem. Se tiverem curiosidade, conte que as páginas que aparecem embaixo dos instrumentos se chamam partituras, e nelas são escritas as composições musicais.
-
e 3. As respostas das outras questões estão relacionadas à vivência dos estudantes. Muitos já poderão ter visto os instrumentos da fotografia sendo tocados em eventos de datas comemorativas pela banda da cidade, ou mesmo por músicos nas ruas ou em concertos ao ar livre.
Quanto a tocar um instrumento, estimule-os a se expressar sobre isso. Talvez alguns digam que prefeririam tocar guitarra ou bateria, por serem instrumentos mais conhecidos e que eles apreciem.
Sugestão de atividade complementar
Selecione músicas de diferentes estilos e culturas que sejam executadas por instrumentos musicais que possam ser facilmente reconhecidos pelos estudantes. Coloque pequenos trechos das músicas para tocar e peça a eles que apreciem com atenção. À medida que forem identificando os instrumentos, eles deverão anotar o nome em uma folha, ou no caderno. No final, peça a todos que compartilhem suas impressões, sensações e também os instrumentos musicais reconhecidos na execução das músicas. Comente sobre as músicas que você escolheu, dizendo o nome, o compositor, o estilo e o país de origem. Se necessário, faça uma nova audição comentando detalhadamente quais instrumentos estão presentes.
MP058
Instrumentos de uma orquestra
Uma orquestra é formada por uma grande variedade de instrumentos organizados em famílias.
A seguir, conheceremos cada uma dessas famílias.
Cordas
Na família das cordas estão presentes o violino, a viola, o violoncelo, o contrabaixo, a harpa e o piano, considerado um instrumento misto de percussão e cordas.
O violino, a viola, o violoncelo e o contrabaixo têm um braço e quatro cordas.
Essas cordas são friccionadas por um arco para produzir som.
As cordas desses instrumentos em geral são feitas de aço, latão ou fios de náilon.
O arco do violino é de madeira e tem cerdas esticadas, feitas com pelos de rabo de cavalo ou com fios de náilon.
LEGENDA: Arco. FIM DA LEGENDA.
A harpa é um instrumento com um formato que lembra um triângulo e possui cordas de diferentes tamanhos esticadas em um suporte. O som é produzido quando as cordas são beliscadas por um músico.
LEGENDA: Cordas. FIM DA LEGENDA.
O som do piano é produzido por peças de madeira chamadas martelos.
LEGENDA: Martelos. FIM DA LEGENDA.
Os martelos são acionados pelo teclado e batem nas cordas esticadas. Ao serem atingidas, as cordas vibram e produzem som.
MANUAL DO PROFESSOR
Instrumentos de uma orquestra
HABILIDADE DA BNCC EF15AR13
Informe aos estudantes que o que determina o tamanho de uma orquestra é a peça musical que será executada. E que isso depende do compositor que vai compor, ou já compôs, a peça, pois é ele quem decide quantos e quais serão os instrumentos necessários para executar sua obra.
Cordas
Reforce que a família das cordas, como o nome já indica, é composta dos instrumentos musicais que possuem cordas, como o violão, o violino, a rabeca, o violoncelo, o cavaquinho e também o piano, considerado um instrumento misto de percussão e cordas.
Após desenvolver o conteúdo proposto, pergunte aos estudantes se eles possuem instrumentos de sopro ou de corda em casa, se alguém da família toca algum desses instrumentos, se eles já assistiram a apresentações de concertos e de corais etc. Se possível, leve a turma para assistir a uma apresentação musical ou convide músicos para tocarem na escola. Essas estratégias desenvolvem a apreciação musical e reforçam os conteúdos estudados.
MP059
LEGENDA: Piano (cerca de 275 cm de profundidade). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Harpa (cerca de 183 cm de altura). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Da esquerda para a direita: (1) violino (cerca de 35,5 cm); (2) viola (cerca de 42 cm); (3) violoncelo (cerca de 75 cm); (4) contrabaixo (de 115 cm a 140 cm); e (5) arco (de 70 a 75 cm). FIM DA LEGENDA.
Box complementar
Mãos à obra
Que tal produzir um instrumento de cordas com uma caixa de sapatos e elásticos de várias espessuras? Convide um familiar para participar e divirtam-se juntos realizando a atividade.
Materiais
- 5 elásticos de borracha de várias espessuras
- 2 lápis de carpinteiro sem ponta
- 1 caixa de sapatos com tampa solta
- Cola branca
- Fita adesiva larga
- Régua
- Tesoura com pontas arredondadas
- Lápis grafite
- Pedaço de papelão do tamanho da tampa da caixa
Como fazer
LEGENDA: Recorte o papelão no tamanho da tampa da caixa. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Marque 6 cm de distância da borda menor e 4 cm da borda maior e trace um retângulo. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Mãos à obra
HABILIDADES DA BNCC EF15AR13; EF15AR15
Peça aos estudantes que obtenham com antecedência os materiais necessários para a atividade. Promova com a turma um trabalho preliminar para que possam orientar os familiares que vão desenvolver a atividade em casa com eles. Marque o retângulo de recorte na caixa e no papelão; explique que eles deverão pedir a um adulto que recorte o papelão no tamanho da tampa; recortar o retângulo na tampa e no papelão colar os dois com antecedência para que no momento da montagem do instrumento a cola já esteja seca. Comente com eles que os familiares poderão acompanhar no livro o modo de fazer o instrumento. Será preciso também que o adulto manuseie uma agulha de bordado ou uma tesoura de ponta fina para fazer os furos na tampa sem desestruturá-la.
Os estudantes deverão pedir ao familiar que faça um pequeno corte no lado do retângulo para que seja possível recortar sem danificar o papelão e a caixa. Os furos deverão ser feitos a três centímetros da borda da caixa e com cerca de um centímetro de distância um do outro. Será preciso também verificar os nós nos elásticos e o correto adesivamento deles para que não saiam pelos furos.
Veja como Hildegard Feist se refere à música em seu livro:
A música pode ser vocal ou instrumental. Pelo menos você já entendeu que a vocal é executada com a voz e a instrumental, com instrumento. Nos dois casos, podemos ouvir uma única pessoa, um pequeno conjunto ou um grupo grande.
Na música vocal, quando só uma pessoa ou um pequeno conjunto se apresenta, quase sempre é com o acompanhamento de um ou mais instrumentistas.
Quando um grupo grande de cantores – um coral – se apresenta, pode ou não haver acompanhamento instrumental. Já um instrumentista, tocando sozinho, num pequeno conjunto ou num grupo grande de músicos, não precisa necessariamente de elementos vocais.
FEIST, Hildegard. Pequena viagem pelo mundo da arte. 2ª ed. São Paulo: Moderna, 2003. p. 63. (Coleção Desafios.)
MP060
LEGENDA: Recorte o retângulo que você traçou e corte os elásticos em uma das dobras. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Coloque a peça recortada sobre a tampa da caixa e trace o contorno do retângulo sobre ela. Recorte o retângulo da tampa da caixa. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Cole a peça recortada de papelão dentro da tampa e espere secar. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Peça ajuda a um familiar adulto para fazer 5 furos ao longo dos dois lados menores da tampa. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Passe a ponta de cada elástico pelos furos. Dê um nó e o envolva com fita adesiva até que ele não saia pelo furo. Repita o procedimento com a outra ponta do elástico no outro lado da tampa. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Agora, coloque os lápis de carpinteiro entre a tampa e os elásticos, como mostrado na imagem. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Orientações
HABILIDADE DA BNCC EF15AR15
Comente com os estudantes que a produção de um instrumento de cordas vai ajudá-los a observar como as vibrações dos elásticos reverberam na caixa.
Peça a eles que dedilhem os elásticos para ouvir o som. Explique que ele vai parecer meio “abafado”, pois os elásticos não são como as cordas dos instrumentos comuns. Complemente a informação dizendo que elásticos grossos e pesados produzem sons graves, pois eles têm uma vibração menor que os mais finos.
Proponha que escutem o som produzido pelo instrumento confeccionado por eles e o comparem com o som de um instrumento de cordas que eles conhecem, por exemplo, o som de um violão. Pergunte por que eles imaginam que esses sons são tão diferentes. Disponibilize um tempo para que pensem e verbalizem suas hipóteses. Depois, explique que os sons variam por causa da diferença dos materiais e do formato dos instrumentos. O peso da caixa, e o tipo de corda ou elástico também influenciam o resultado produzido pelos instrumentos fabricados pela turma. Peça que comparem os sons dos instrumentos feitos pelos colegas e também dos elásticos esticados, sem a caixa.
Caso os estudantes ainda tenham dificuldade em compreender a relação dos materiais com a vibração e a qualidade sonora, peça que explorem os sons de diferentes objetos que estejam à mão. Solicite, por exemplo, que peguem dois lápis e batam um no outro. Depois, que batam o lápis em uma superfície como o tampo da mesa, em seguida, na perna da cadeira, depois, em uma mochila ou blusa. Peça que comparem os sons e contém o que descobriram.
Sugestão de atividade complementar
Ouça com os estudantes duas canções dos compositores brasileiros João Bosco e Aldir Blanc que falam de instrumentos musicais: uma de forma divertida; a outra de forma mais séria. Feita essa introdução, anuncie que as músicas são “Kid Cavaquinho” e “Ronco da cuíca”, facilmente encontradas na internet. Dê preferência para uma gravação de estúdio (não de palco). Baixe os áudios e apresente-os aos estudantes, se possível reproduza mais de uma vez cada canção, para que possam acompanhar e entender a letra.
Depois da audição, peça que falem sobre o que entenderam da letra e como os instrumentos são descritos nas canções. Pergunte se eles conseguem identificar o som dos instrumentos citados nas canções.
MP061
LEGENDA: Coloque a tampa na caixa e prenda-a com fita adesiva. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Pronto, seu instrumento já pode ser testado. Leve-o para a sala de aula e brinque com a turma. FIM DA LEGENDA.
Fim do complemento
Madeiras
A família das madeiras é formada por instrumentos de sopro. Seus integrantes principais são a flauta, o oboé, o clarinete e o fagote.
Como antigamente esses instrumentos eram feitos de madeira, o nome dessa família permaneceu. Atualmente, no entanto, alguns deles são feitos de metal e de materiais sintéticos.
Nesses instrumentos, os sons são produzidos pelo sopro do músico, que faz vibrar uma palheta. Essa palheta pode ser feita de bambu ou de material sintético. No caso da flauta, o sopro do músico penetra no corpo do instrumento através de um orifício oval.
LEGENDA: Palheta. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Orifício oval. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Flauta (67 cm). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Oboé (60 cm). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Clarinete (66 cm). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Fagote (134 cm). FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Madeiras
HABILIDADE DA BNCC EF15AR13
Explique aos estudantes que os instrumentos de sopro são classificados em madeiras e metais. Fazem parte da família das madeiras os instrumentos de sopro que têm palheta, isto é, o bico do instrumento, de madeira. Na família dos metais, em que o bocal é feito de metal, o esforço para produzir o som é maior que o despendido nos instrumentos de madeira, pois os músicos precisam movimentar os lábios e controlar a respiração mais atentamente.
Sugestão de atividade complementar
Comente com os estudantes que existe um conto dos Irmãos Grimm, chamado “Os músicos de Bremen”, que foi transformado em musical e possui algumas versões na internet. Pesquise uma versão produzida por grandes estúdios (há versões semiamadoras cuja qualidade deixa muito a desejar) e promova uma sessão audiovisual em sala de aula. Depois, peça que contém o que acharam da história.
MP062
Box complementar
Mãos à obra
Agora seguiremos o roteiro abaixo para fazer um instrumento de sopro com um tubo de papelão.
Materiais
- Tubo de papelão
- Canudo de plástico
- Balão de festa
- Fita adesiva fina
- Lápis preto bem apontado
- Caneta hidrocor
- Tesoura com pontas arredondadas
Como fazer
LEGENDA: Corte o balão pela metade. Fim legenda.
LEGENDA: Cubra uma das pontas do tubo de papelão com a parte de assoprar do balão cortado. Fim de legenda.
LEGENDA: Prenda o balão com a fita adesiva, passando-a ao redor do tubo. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Usando a caneta hidrocor, marque seis furos com a mesma distância entre si ao longo do tubo, seguindo uma linha reta. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Mãos à obra
HABILIDADE DA BNCC EF15AR15
Prepare essa atividade com antecedência. Auxilie os estudantes que tiverem dificuldade para fazer os furos no tubo com a ponta do lápis, assumindo essa tarefa e usando a ponta afiada de uma tesoura, que deve ser manuseada exclusivamente por você.
MP063
LEGENDA: Com o lápis, fure o tubo nas partes marcadas. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Coloque uma das pontas do canudo dentro da ponta do balão. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Prenda o canudo e a ponta do balão com fita adesiva para o ar não escapar. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Cubra a maioria dos furos com os dedos e sopre a ponta do canudo. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Depois, experimente soprar cobrindo e descobrindo os furos. FIM DA LEGENDA.
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
Orientações
HABILIDADE DA BNCC EF15AR15
Comente com os estudantes que um instrumento de sopro feito de tubo de papelão pode não ter a mesma sonoridade que um de madeira, mas a experiência de tocá-lo ajuda a perceber como o som se propaga dentro dele.
MP064
Metais
A família dos metais é formada por instrumentos de sopro cujo som é produzido pela vibração dos lábios no bocal.
LEGENDA: Bocal. FIM DA LEGENDA.
Seus integrantes principais são a trompa, o trompete, o trombone e a tuba.
Os instrumentos de metal apresentam tubos de comprimentos e espessuras variadas. As diferentes intensidades de sons que emitem ao serem soprados variam de acordo com o tamanho do instrumento.
Em uma das extremidades do instrumento fica a campânula e, na outra, o bocal. Os tubos que formam o corpo desses instrumentos, com exceção do trombone, são enrolados para facilitar seu manuseio.
LEGENDA: Campânula. FIM DA LEGENDA.
O trombone tem um mecanismo chamado vara, que é móvel e pode ser esticada para gerar sons graves ou agudos, longos ou curtos.
LEGENDA: Vara. FIM DA LEGENDA.
No caso da trompa, do trompete e da tuba, há um sistema com três pistões que são acionados para gerar sons graves ou agudos.
LEGENDA: Pistões. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Trompa (360 cm). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Trompete (130 cm). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Trombone (270 cm). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Tuba (370 cm). FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Metais
HABILIDADE DA BNCC EF15AR13
Explique para os estudantes que lutheria é a arte de confeccionar e consertar instrumentos musicais. O profissional que desempenha essa função é o luthier. Ele analisa o tipo de material utilizado no instrumento, escolhe a técnica a ser empregada na confecção ou manutenção do instrumento e conhece o melhor acabamento a ser dado a cada um.
Embora a profissão de luthier seja técnica, o curso de formação abrange disciplinas diversas, como química, música, arte, desenho, história da arte, educação, além de conhecimentos técnicos, como eletricidade, eletrônica, computação, entalhe e restauração.
O luthier, em geral, trabalha na manutenção e no restauro de instrumentos musicais, mas esse profissional pode atuar também como consultor, vendedor ou prestador de serviços em lojas ou importadoras de instrumentos.
MP065
Percussão
A família da percussão é formada por instrumentos que, para produzir sons, precisam ser percutidos, isto é, batidos, agitados, raspados ou friccionados.
A vibração do próprio instrumento ou de uma membrana esticada e fixada sobre ele faz com que os sons sejam emitidos.
Essa família possui instrumentos de formatos e tamanhos diversos. Seus integrantes principais em uma orquestra são: tímpano, xilofone, tarola ou tarol, bumbo, pratos e carrilhão.
O tímpano é um tambor que tem o corpo feito de cobre com uma membrana de plástico ou de couro esticada sobre ele. É percutido com baquetas recobertas com uma bola de tecido nas pontas.
LEGENDA: Baquetas recobertas com uma bola de tecido. FIM DA LEGENDA.
O xilofone é um instrumento feito com placas de madeira. Para ampliar o som que ele produz, embaixo das placas são colocadas caixas de ressonância. Para percuti-lo, também se usam baquetas.
LEGENDA: Caixas de ressonância. FIM DA LEGENDA.
A tarola, ou o tarol, é um tambor que possui membranas de plástico ou couro na parte de cima e na parte de baixo. Ele é percutido com baquetas de madeira.
LEGENDA: Baquetas de madeira. FIM DA LEGENDA.
O bumbo é um grande tambor que tem membranas de plástico ou couro na parte de cima e na parte de baixo. Ele pode ser percutido tanto com baquetas de madeira quanto com vassourinhas de metal.
LEGENDA: Vassourinhas. FIM DA LEGENDA.
Os pratos são feitos de metal e percutidos golpeando-os um contra o outro.
LEGENDA: Pratos (cerca de 45 cm). FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Percussão
HABILIDADE DA BNCC EF15AR13
Comente com os estudantes que, embora haja uma variedade de instrumentos fabricados especificamente com finalidade percussiva, qualquer objeto que possibilite o ato de bater com as mãos ou com acessórios para produzir som pode ser considerado um instrumento percussivo. Desse modo, é possível acompanhar o ritmo de uma música utilizando caixas de fósforo, tampas de panela, potes de alimento, mesas, cadeiras, caixas, talheres, pratos, copos e outros objetos.
Informe aos estudantes que os instrumentos de percussão são os instrumentos musicais mais antigos da história e remontam aos primórdios da civilização humana. O uso deles está relacionado a festas e celebrações religiosas e profanas, cerimônias fúnebres, danças e muitos outros eventos. Instrumentos de percussão são encontrados em todas as culturas e em todos os continentes e são indispensáveis, até os dias de hoje, em praticamente todos os gêneros e estilos musicais.
Sugestão de atividade complementar
Sugira aos estudantes que criem uma obra de arte (pintura, escultura, colagem) que expresse como eles percebem o som dos instrumentos. Pergunte: Que som corresponde a essa forma abstrata? Qual escultura poderia representar determinado som? Oriente-os a usar, se possível, uma grande variedade de materiais recicláveis para as esculturas e papéis coloridos e brancos, tinta guache e pincel para as pinturas e as colagens.
MP066
O carrilhão é um instrumento formado por longos cilindros de metal que são percutidos na parte de cima com pequenos martelos, geralmente com cabeça de plástico.
LEGENDA: Martelos. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Tímpano (entre 50 e 82 cm). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Tarola ou tarol (cerca de 35 cm). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Bumbo (entre 71 cm e 110 cm). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Carrilhão (entre 75 e 155 cm). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Xilofone (123 cm). FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Orientações
Chame a atenção dos estudantes para cantores e compositores da música popular brasileira que incorporaram nomes de instrumentos aos seus nomes artísticos. Cite, por exemplo, Jackson do Pandeiro, Paulinho da Viola, Oswaldinho do Acordeon, Jacob do Bandolim, Nelson Cavaquinho, Chico Batera, Royce do Cavaco, Osvaldinho da Cuíca, entre outros.
Existem também músicos que agregaram a seus nomes expressões ligadas à música, a ritmos ou ao ato de cantar e tocar, como Luiz Melodia, Miriam Batucada, Selma do Coco, Paulinho Boca de Cantor etc.
Sugira aos estudantes que busquem conhecer um pouco sobre a obra musical de alguns desses artistas e que tentem descobrir o porquê dos nomes que adotaram. Questione se os apelidos têm relação direta com o instrumento que os artistas tocam, por exemplo.
MP067
Box complementar
Mãos à obra
A seguir, observe como produzir alguns instrumentos de percussão. Escolha um deles para construir e decore-o colando figuras recortadas de revistas, usando fita adesiva colorida ou da forma que preferir.
Materiais para tambores e baquetas
- Latas de diversos tamanhos, limpas e sem rebarba, com ou sem tampa
- Tesoura com pontas arredondadas
- 8 palitos de churrasco
- 2 folhas de papel sulfite usadas ou 2 pedaços de jornal do tamanho das folhas de sulfite
- Fita adesiva
Como fazer
Use o fundo das latas para tocar; o tamanho de cada lata é que vai determinar o tipo de som do instrumento.
Você também pode usar as latas tampadas, tanto com as tampas de plástico quanto com as de metal. Isso mudará o som que elas emitem. Para fazer as baquetas, siga estas orientações:
LEGENDA: Junte dois palitos de churrasco e prenda-os com a fita adesiva nas pontas. Repita essa operação com os outros palitos. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Cubra as duplas de palitos com a fita adesiva, pois eles soltam farpas que podem espetar os dedos. Pronto, agora você tem dois pares de baquetas. Um deles será usado da maneira como está, e o outro receberá uma bolinha em cada ponta. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Mãos à obra
HABILIDADE DA BNCC EF15AR15
Prepare a atividade com antecedência, observando se os estudantes trouxeram o material a ser usado. Verifique se as latas que eles trouxeram não apresentam rebarbas, pois elas podem causar ferimentos. Auxilie os estudantes se tiverem dúvidas ou dificuldades nas tarefas.
MP068
LEGENDA: Faça uma bolinha amassando papel sulfite ou jornal. Com fita adesiva, prenda cada uma dessas bolinhas na ponta mais fina dos palitos encapados. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Cubra a bolinha e parte dos palitos com fita adesiva para prender bem a bolinha nos palitos. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Agora você tem um par de baquetas simples e um par de baquetas com bolinha nas pontas. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Experimente tocar os tambores com as baquetas simples e com as baquetas com bolinhas para verificar o som que produzem. FIM DA LEGENDA.
CRÉDITO: ILUSTRAÇÕES: RAFAELLA BUENO E MARCIO GUERRA
Materiais para chocalhos
- Embalagens plásticas pequenas com tampa
- Um punhado de grãos de arroz
- Um punhado de grãos de feijão
- Fita adesiva
- Tesoura com pontas arredondadas
Como fazer
LEGENDA: Escolha duas embalagens e coloque os grãos de arroz em uma delas e os de feijão na outra. Tampe-as. Se usar embalagem sem rosca na tampa, prenda a tampa com fita adesiva. Agora é só testar seus chocalhos! FIM DA LEGENDA.
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
Orientações
HABILIDADES DA BNCC EF15AR15; EF15AR17
Ao final da atividade, disponibilize um tempo para que os estudantes explorem os sons do instrumento que criaram. Organize-os em grupos e peça que inventem uma pequena frase sonora utilizando o instrumento. Se desejar, solicite que incluam também os instrumentos de sopro criados por eles, além de outros instrumentos musicais e objetos do cotidiano.
Sugestão de atividade complementar
Organize a turma em grupos e sugira que façam uma pesquisa completa, incluindo sessão musical no final, com dois músicos brasileiros muito ligados a instrumentos de percussão: Naná Vasconcelos e Hermeto Pascoal. Cite também o grupo Barbatuques, que faz do corpo o próprio instrumento.
Pergunte se conhecem ou já ouviram falar de Naná e Hermeto.
Encaminhe de modo que investiguem o início de carreira desses músicos que começaram tocando de forma tradicional e aos poucos foram soltando a criatividade. Peça que listem os instrumentos que esses artistas tocaram ao longo da carreira e, no caso do Barbatuques, as partes do corpo que os integrantes do grupo utilizam para extrair sonoridades, indicando o modo como usam essas partes.
MP069
Distribuição de instrumentos na orquestra
Observe a distribuição das famílias de instrumentos em uma orquestra.
LEGENDA: Os instrumentos musicais não estão reproduzidos na proporção real. FIM DA LEGENDA.
Converse com os colegas sobre a questão a seguir.
- Você saberia dizer por que, em uma orquestra, os músicos e seus instrumentos ficam organizados da forma como mostra o esquema acima?
PROFESSOR
Resposta pessoal.MANUAL DO PROFESSOR
Distribuição de instrumentos na orquestra
HABILIDADE DA BNCC EF15AR13
Explique aos estudantes que a organização dos músicos em uma orquestra se deve ao equilíbrio entre os timbres e as sonoridades dos instrumentos musicais. Nas primeiras filas, bem próximas do regente, ficam os músicos que tocam os instrumentos da família das cordas: piano, harpa e também os instrumentos com arco, como violino, viola, violoncelo e contrabaixo. Esse é o grupo mais numeroso da orquestra.
No centro, ficam os músicos que tocam os instrumentos de sopro da família das madeiras: flauta, fagote, clarinete e oboé. Na sequência, situam-se os músicos com instrumentos de sopro da família dos metais: trompete, trompa, trombone e tuba. Na última fila, localizam-se os que tocam os instrumentos de percussão, como os tímpanos, o bumbo, a caixa e os pratos.
Comente que essa organização busca o equilíbrio entre os diversos timbres e sonoridades. Os instrumentos de corda ficam na frente porque seu som é suave. Se os violinos forem colocados próximos aos metais ou à percussão, o som desses instrumentos quase não será ouvido.
Por fim, reforce que os músicos devem estar sempre atentos à condução do maestro, não importando a posição que ocupam na orquestra, pois o maestro é quem comanda a interpretação da obra que está sendo executada.
Sugestão de atividade complementar
Nas atividades de música, é importante desenvolver a capacidade de escuta e de apreciação musical. Proporcione momentos de audição de canções que ampliem o repertório cultural dos estudantes e exijam a utilização das informações trabalhadas.
Apresente músicas gravadas por diversas orquestras. Selecione composições que incluem diversas famílias instrumentais: cordas, madeiras, metais, percussão. Separe músicas com violoncelos, violinos, harpas ou contrabaixo; com flauta, fagote, oboé ou trompete; com bumbo, caixa e pratos.
Peça aos estudantes que identifiquem e classifiquem os instrumentos em cada música. Pergunte quais sensações os sons dos instrumentos provocam nos ouvintes.
MP070
Os instrumentos musicais no teatro
No teatro, a música também pode ajudar a contar uma história.
Em uma peça teatral, os instrumentos musicais podem fazer parte da narrativa, criando a melodia das canções. Além disso, podem ser utilizados para criar sonorizações, construindo o ambiente e representando personagens e movimentos, deixando a história mais interessante.
- Na cena reproduzida na fotografia, um dos atores toca uma rabeca. A rabeca é um instrumento de origem árabe muito parecido com o violino, porém seu som é mais rústico.
LEGENDA: Cena da peça Um sonho de rabeca no reino da bicharada, do grupo Estação de Teatro, de Natal (RN), 2018. FIM DA LEGENDA.
- Que outros instrumentos aparecem na fotografia? Marque com um X .
- violão
- piano
- sanfona
- harpa
- vários instrumentos de percussão
- flauta
PROFESSOR
Respostas corretas: violão, sanfona e vários instrumentos de percussão.- Você consegue imaginar qual é o tema desse espetáculo? _____
PROFESSOR
Resposta pessoal.- Observando a fotografia, os atores parecem estar:
- falando.
- em silêncio.
- cantando.
PROFESSOR
Resposta certa: Cantando.- Na sua opinião, como os atores usaram esses instrumentos para contar a história? _____
PROFESSOR
Resposta pessoal.- Você acha que é possível usar a voz e o corpo como parte da música e da sonoplastia? Dê exemplos explorando sons.
PROFESSOR
Respostas pessoais.MANUAL DO PROFESSOR
Os instrumentos musicais no teatro
HABILIDADE DA BNCC EF15AR18
O Grupo Estação de Teatro se formou em 2009 na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, reunindo artistas interessados na contação de histórias. O encontro e a pesquisa desses artistas resultaram em um repertório de espetáculos teatrais infantis que circularam por diversos festivais. Seu espetáculo Um sonho de rabeca no reino da bicharada envolve música e teatro, e situa-se no universo da cultura popular, trazendo como temas a fauna nordestina e a música do instrumento musical que lhe confere o título.
Pergunte aos estudantes se eles já participaram de alguma contação de histórias. Comente que esse tipo de manifestação cênica conta sempre com um narrador, que pode ou não se transformar nas personagens da história que está contando. Além disso, a contação de histórias pode acontecer mediada por um livro, ou seja, em vez de decorar as falas, o contador de histórias pode ler enquanto interpreta para a plateia. O universo da contação de histórias é amplo e rico, não se restringindo a uma única estética nem se limitando ao público infantil. Contudo, é bastante comum a utilização de instrumentos musicais e objetos do cotidiano, que são ressignificados para dar lugar à imaginação na composição da história.
Orientações e comentários das atividades
- Peça aos estudantes que observem atentamente os instrumentos presentes na fotografia e só depois apresente os nomes dos instrumentos que não tiverem sido citados por eles.
- Permita aos estudantes que usem a imaginação, expressando-se livremente. Em seguida, oriente-os a prestar atenção no painel que compõe o cenário da peça, ao fundo da cena, e a ler a legenda da fotografia com o nome do espetáculo. Com essas informações, é possível imaginar que o espetáculo tenha relação com música e animais (rabeca e bicharada).
- Os estudantes podem sugerir que os instrumentos são utilizados como acompanhamento musical do espetáculo e também como parte da sonoplastia.
MP071
Box complementar
De olho na imagem
Observe a reprodução de uma tela em que o artista retratou músicos de uma orquestra tocando durante um espetáculo de dança.
LEGENDA: DEGAS, Edgar. Orquestra de ópera. Cerca de 1870. Óleo sobre tela, 56,5 cm × 46 cm. Museu de Orsay, Paris, França. FIM DA LEGENDA.
Converse com os colegas e, depois, registre suas respostas.
- Que famílias de instrumentos foram retratadas?
_____
PROFESSOR
Resposta: Foram retratadas as famílias das cordas e das madeiras.
- Você sabe o nome de algum desses instrumentos?
PROFESSOR
Resposta pessoal.
Fim do complemento
Box complementar
Conheça o artista
O artista francês Edgar-Hilaire-Germain de Gas, ou apenas Degas, como ficou conhecido, nasceu em Paris, na França, em 1834. Foi pintor, escultor, fotógrafo e retratou, entre outros temas, o mundo das artes: bailarinas, atores, cantores e músicos. Faleceu em 1917.
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
De olho na imagem
HABILIDADE DA BNCC EF15AR01
Orientações e comentários da atividade
- Ouça as hipóteses dos estudantes e, caso não cheguem à resposta, nomeie os instrumentos: violinos, violoncelo (do músico no canto esquerdo da obra, logo atrás do fagotista), flauta, fagote e contrabaixo (com o músico que o toca em primeiro plano, sentado de costas – o braço do instrumento aparece por cima do seu ombro).
Sugestão de atividade complementar
Proponha aos estudantes uma pesquisa sobre o pintor brasileiro Heitor dos Prazeres (1898 -1966). Nas obras desse artista, aparecem muitos instrumentos musicais com personagens dançando ritmos tipicamente brasileiros. Como ponto de partida, peça que busquem na internet a pintura Roda de samba, de 1957, na qual podem ser observados, da esquerda para a direita, músicos tocando saxofone, flauta transversal, atabaque e cavaquinho. Em seguida, sugira que cataloguem as obras que encontrarem e criem legendas comentando os instrumentos que aparecem em cada uma.
MP072
Comentários para o professor:
Conclusão
O capítulo teve como objetivos apresentar a variedade de instrumentos musicais, destacando o contexto das orquestras, e propor atividades de criação e exploração sonora de instrumentos confeccionados com materiais preferencialmente recicláveis. Ao final do percurso, é esperado que o estudante tenha ampliado seu repertório musical e seu vocabulário, reconhecendo os instrumentos apresentados e suas principais características. Também se espera que o estudante tenha criado uma postura investigativa e que ele possa estabelecer relação entre a sonoridade e a materialidade das fontes sonoras com as quais terá contato.
A avaliação formativa deve ser realizada de maneira contínua, apoiada nas informações do texto, nas atividades do capítulo e nas sugestões de atividade presentes no Manual do Professor. A ficha de avaliação a seguir poderá auxiliar no mapeamento das aprendizagens e das dificuldades. Caso ao final do processo alguma dificuldade persista, fica a sugestão da atividade de remediação, presente nesta conclusão.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Ficha de avaliação - Capítulo 2 |
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Habilidades |
Objetivos |
Bem |
Parcialmente |
Pouco |
Observações |
(EF15AR13) |
O estudante reconhece e aprecia os instrumentos apresentados em seu contexto? |
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(EF15AR15) e (EF15AR17) |
O estudante construiu instrumentos musicais e explorou com atitude investigativa suas possibilidades sonoras? |
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(EF15AR14) |
O estudante reconhece diferenças nas sonoridades, relacionando-as com as materialidades exploradas? |
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(EF15AR18) |
O estudante relaciona os conteúdos, reconhecendo o uso dos instrumentos musicais em diferentes contextos, em especial na linguagem teatral? |
MP073
Atividade de remediação
A atividade deve ser realizada, preferencialmente, em grupo. Os estudantes deverão utilizar objetos do cotidiano para explorar sonoridades e contar uma história. Incentive-os a rever os conteúdos apresentados no capítulo para desenvolver uma proposta. Eles podem escolher inventar uma história ou ler uma história que apreciem. Disponibilize um tempo para que explorem sons, experimentando diferentes materialidades, por exemplo, batendo nas cadeiras ou sacudindo com força e velocidade uma blusa ou um boné. Peça a eles que definam com palavras os sons descobertos e, depois, relacionem esses sons com a história que resolveram contar. Permita que ensaiem a narração com as intervenções sonoras, oferecendo apoio sempre que necessário. Espera-se com essa atividade que os estudantes explorem sons usando elementos do cotidiano e percebendo a materialidade de suas fontes, além de mobilizar seu repertório pessoal, revendo conteúdos e realizando uma criação autoral de maneira autônoma.