MP054

Comentários para o professor:

Capítulo 2: Instrumentos musicais

Introdução

O capítulo tem como foco os instrumentos musicais presentes na formação das orquestras, apresentados com suas respectivas famílias. O estudante conhecerá a família das cordas, a das madeiras, a dos metais e a da percussão; em cada uma delas são citados os aspectos estruturais, materiais e sonoros de cada instrumento.

As atividades privilegiam a experimentação dos estudantes, contendo propostas que envolvem a confecção de instrumentos com materiais acessíveis e a exploração de suas possibilidades sonoras. O capítulo também estabelece relações entre a música e outras linguagens, apresentando uma seção sobre a participação de instrumentos musicais em espetáculos teatrais, além da seção De olho na imagem, em que a orquestra é a temática da pintura.

Objetivos do capítulo

  1. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
  1. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

    Competência específica de Linguagens

  1. Desenvolver o senso estético para reconhecer, fruir e respeitar as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, inclusive aquelas pertencentes ao patrimônio cultural da humanidade, bem como participar de práticas diversificadas, individuais e coletivas, da produção artístico-cultural, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas.

    Competências específicas de Arte

  1. Explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades.
  1. Compreender as relações entre as linguagens da Arte e suas práticas integradas, inclusive aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação, pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições particulares de produção, na prática de cada linguagem e nas suas articulações.

    Habilidades favorecidas

MP055

Capítulo

Aula

Roteiro de aula

Páginas

2

9

Realização da atividade preparatória. Realização da atividade complementar (opcional).

p. 30-31

10

Leitura dialogada dos textos “Instrumentos de uma orquestra – Cordas”. Realização da atividade complementar (opcional). Preparação para a atividade da seção Mãos à obra.

p. 32-33

11

Realização da atividade da seção Mãos à obra. Exploração dos sons. Realização da atividade complementar (opcional).

p. 33-35

12

Leitura dialogada do texto “Madeiras”. Preparação para a atividade da seção Mãos à obra.

p. 35-36

13

Realização da atividade da seção Mãos à obra. Exploração dos sons.

p. 36-37

14

Leitura dialogada dos textos “Metais” e “Percussão”. Realização da atividade complementar (opcional). Preparação para a atividade da seção Mãos à obra.

p. 38-40

15

Realização da atividade da seção Mãos à obra. Exploração dos sons. Realização da atividade complementar (opcional).

p. 41-42

16

Leitura dialogada do infográfico “Distribuição de instrumentos na orquestra” e do texto “Os instrumentos musicais no teatro”. Realização da atividade da seção De olho na imagem.

p. 43-45

MP056

Capítulo 2. Instrumentos musicais

Imagem: Fotografia. Uma composição com partitura, gaita, flauta, teclado, chocalho, xilofone e um violino.  Fim da imagem.

LEGENDA: Fotografia de instrumentos musicais e partitura. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Abertura

Atividade preparatória

HABILIDADE DA BNCC EF15AR13

Peça aos estudantes que observem atentamente a fotografia de abertura e tentem identificar os instrumentos musicais que aparecem nela. Verifique se algum deles percebe a partitura musical na imagem. Pergunte que outros instrumentos musicais eles conhecem, se sabem tocar ou se conhecem alguém que sabe. Estimule-os a descrever, com as próprias palavras, as diferenças entre os instrumentos da fotografia e qual deles tem o som que lhes parece mais agradável.

Depois, conduza a conversa com os estudantes propondo uma reflexão sobre a presença da música e dos instrumentos musicais no cotidiano. Pergunte em que momentos a música está presente em seu dia a dia. Estimule-os a pensar em filmes de que gostam, em anúncios que veem na televisão, em festas e reuniões, nas experiências escolares etc.

Organize-os em pequenos grupos e peça a cada grupo que escolha um instrumento musical. O grupo deve criar um pequeno texto sobre o instrumento escolhido, a partir da conversa inicial com a turma, ou seja, abordando as características e a utilização desse instrumento. Se quiserem, eles poderão ilustrar o texto com desenhos ou recortes de revistas. Ao final, peça que compartilhem todos os textos, lendo-os em voz alta para a turma. Os trabalhos também poderão permanecer em exposição na sala, para que sejam lidos e apreciados por todos.

Depois dessa etapa, peça a eles que respondam às questões da página de abertura individualmente.

MP057

Box complementar

O que eu vejo

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Converse com os colegas.

  1. Você conhece estes instrumentos musicais? Diga o nome deles.
    PROFESSOR Resposta: O estudante poderá identificar um teclado, um violino, uma gaita, um xilofone, uma flauta e um instrumento de percussão (chocalho).
  1. Você já viu algum músico tocando um destes instrumentos?
    PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. Você gostaria de saber tocar algum deles? Qual?
    PROFESSOR Respostas pessoais.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

Orientações e comentários das atividades

HABILIDADE DA BNCC EF15AR13

  1. Se houver dificuldade para os estudantes identificarem os instrumentos que aparecem na fotografia, aponte um por um e, após as respostas dadas por eles, vá confirmando os nomes: são um xilofone, flauta doce, gaita (na cor vermelha), chocalho, violino e teclado.

    É provável que alguns deles não saibam ou não se lembrem do nome dos instrumentos que estão na imagem. Se tiverem curiosidade, conte que as páginas que aparecem embaixo dos instrumentos se chamam partituras, e nelas são escritas as composições musicais.

  1. e 3. As respostas das outras questões estão relacionadas à vivência dos estudantes. Muitos já poderão ter visto os instrumentos da fotografia sendo tocados em eventos de datas comemorativas pela banda da cidade, ou mesmo por músicos nas ruas ou em concertos ao ar livre.

    Quanto a tocar um instrumento, estimule-os a se expressar sobre isso. Talvez alguns digam que prefeririam tocar guitarra ou bateria, por serem instrumentos mais conhecidos e que eles apreciem.

    Sugestão de atividade complementar

    Selecione músicas de diferentes estilos e culturas que sejam executadas por instrumentos musicais que possam ser facilmente reconhecidos pelos estudantes. Coloque pequenos trechos das músicas para tocar e peça a eles que apreciem com atenção. À medida que forem identificando os instrumentos, eles deverão anotar o nome em uma folha, ou no caderno. No final, peça a todos que compartilhem suas impressões, sensações e também os instrumentos musicais reconhecidos na execução das músicas. Comente sobre as músicas que você escolheu, dizendo o nome, o compositor, o estilo e o país de origem. Se necessário, faça uma nova audição comentando detalhadamente quais instrumentos estão presentes.

MP058

Instrumentos de uma orquestra

Uma orquestra é formada por uma grande variedade de instrumentos organizados em famílias.

A seguir, conheceremos cada uma dessas famílias.

Cordas

Na família das cordas estão presentes o violino, a viola, o violoncelo, o contrabaixo, a harpa e o piano, considerado um instrumento misto de percussão e cordas.

O violino, a viola, o violoncelo e o contrabaixo têm um braço e quatro cordas.

Essas cordas são friccionadas por um arco para produzir som.

As cordas desses instrumentos em geral são feitas de aço, latão ou fios de náilon.

O arco do violino é de madeira e tem cerdas esticadas, feitas com pelos de rabo de cavalo ou com fios de náilon.

Imagem: Fotografia. Destaque de uma pessoa que toca violino. Instrumento que apresenta corpo de madeira e cordas. Fim da imagem.

LEGENDA: Arco. FIM DA LEGENDA.

A harpa é um instrumento com um formato que lembra um triângulo e possui cordas de diferentes tamanhos esticadas em um suporte. O som é produzido quando as cordas são beliscadas por um músico.

Imagem: Fotografia. Destaque das mãos de uma pessoa que toca harpa. Instrumento que apresenta contorno de madeira e cordas. Fim da imagem.

LEGENDA: Cordas. FIM DA LEGENDA.

O som do piano é produzido por peças de madeira chamadas martelos.

Imagem: Fotografia. Destaque das teclas e do interior de um piano, que apresenta um conjunto de peças finas e paralelas. Fim da imagem.

LEGENDA: Martelos. FIM DA LEGENDA.

Os martelos são acionados pelo teclado e batem nas cordas esticadas. Ao serem atingidas, as cordas vibram e produzem som.

MANUAL DO PROFESSOR

Instrumentos de uma orquestra

HABILIDADE DA BNCC EF15AR13

Informe aos estudantes que o que determina o tamanho de uma orquestra é a peça musical que será executada. E que isso depende do compositor que vai compor, ou já compôs, a peça, pois é ele quem decide quantos e quais serão os instrumentos necessários para executar sua obra.

Cordas

Reforce que a família das cordas, como o nome já indica, é composta dos instrumentos musicais que possuem cordas, como o violão, o violino, a rabeca, o violoncelo, o cavaquinho e também o piano, considerado um instrumento misto de percussão e cordas.

Após desenvolver o conteúdo proposto, pergunte aos estudantes se eles possuem instrumentos de sopro ou de corda em casa, se alguém da família toca algum desses instrumentos, se eles já assistiram a apresentações de concertos e de corais etc. Se possível, leve a turma para assistir a uma apresentação musical ou convide músicos para tocarem na escola. Essas estratégias desenvolvem a apreciação musical e reforçam os conteúdos estudados.

MP059

Imagem: Fotografia. Um piano preto de cauda. Fim da imagem.

LEGENDA: Piano (cerca de 275 cm de profundidade). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma harpa. Fim da imagem.

LEGENDA: Harpa (cerca de 183 cm de altura). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma sequência composta por um violino, uma viola, um violoncelo, um contrabaixo e uma arco, um objeto fino e longo que acompanha os instrumentos. Eles têm estruturas semelhantes, com corpo de madeira e cordas e aumentam de tamanho do primeiro ao último modelo. Fim da imagem.

LEGENDA: Da esquerda para a direita: (1) violino (cerca de 35,5 cm); (2) viola (cerca de 42 cm); (3) violoncelo (cerca de 75 cm); (4) contrabaixo (de 115 cm a 140 cm); e (5) arco (de 70 a 75 cm). FIM DA LEGENDA.

Box complementar

Mãos à obra

Imagem: Ícone: Atividade extraclasse, para casa. Fim da imagem.

Que tal produzir um instrumento de cordas com uma caixa de sapatos e elásticos de várias espessuras? Convide um familiar para participar e divirtam-se juntos realizando a atividade.

Materiais

  • 5 elásticos de borracha de várias espessuras
  • 2 lápis de carpinteiro sem ponta
  • 1 caixa de sapatos com tampa solta
  • Cola branca
  • Fita adesiva larga
  • Régua
  • Tesoura com pontas arredondadas
  • Lápis grafite
  • Pedaço de papelão do tamanho da tampa da caixa

    Como fazer

    Imagem: Ilustração 1. Destaque da mão de uma pessoa que corta um pedaço de papel retangular em paralelo com uma tampa de uma caixa de sapatos.  Fim da imagem.

    LEGENDA: Recorte o papelão no tamanho da tampa da caixa. FIM DA LEGENDA.

    Imagem: Ilustração 2. Destaque da mão da pessoa que marca linhas com lápis e uma régua em um pedaço de papelão. Há as marcações de margem de 6 cm e 4 cm. Fim da imagem.

    LEGENDA: Marque 6 cm de distância da borda menor e 4 cm da borda maior e trace um retângulo. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Mãos à obra

HABILIDADES DA BNCC EF15AR13; EF15AR15

Peça aos estudantes que obtenham com antecedência os materiais necessários para a atividade. Promova com a turma um trabalho preliminar para que possam orientar os familiares que vão desenvolver a atividade em casa com eles. Marque o retângulo de recorte na caixa e no papelão; explique que eles deverão pedir a um adulto que recorte o papelão no tamanho da tampa; recortar o retângulo na tampa e no papelão colar os dois com antecedência para que no momento da montagem do instrumento a cola já esteja seca. Comente com eles que os familiares poderão acompanhar no livro o modo de fazer o instrumento. Será preciso também que o adulto manuseie uma agulha de bordado ou uma tesoura de ponta fina para fazer os furos na tampa sem desestruturá-la.

Os estudantes deverão pedir ao familiar que faça um pequeno corte no lado do retângulo para que seja possível recortar sem danificar o papelão e a caixa. Os furos deverão ser feitos a três centímetros da borda da caixa e com cerca de um centímetro de distância um do outro. Será preciso também verificar os nós nos elásticos e o correto adesivamento deles para que não saiam pelos furos.

Veja como Hildegard Feist se refere à música em seu livro:

A música pode ser vocal ou instrumental. Pelo menos você já entendeu que a vocal é executada com a voz e a instrumental, com instrumento. Nos dois casos, podemos ouvir uma única pessoa, um pequeno conjunto ou um grupo grande.

Na música vocal, quando só uma pessoa ou um pequeno conjunto se apresenta, quase sempre é com o acompanhamento de um ou mais instrumentistas.

Quando um grupo grande de cantores – um coral – se apresenta, pode ou não haver acompanhamento instrumental. Já um instrumentista, tocando sozinho, num pequeno conjunto ou num grupo grande de músicos, não precisa necessariamente de elementos vocais.

FEIST, Hildegard. Pequena viagem pelo mundo da arte. 2ª ed. São Paulo: Moderna, 2003. p. 63. (Coleção Desafios.)

MP060

Imagem: Ilustração 3. Destaque das mãos da pessoa que corta as margens desenhadas no papelão. Fim da imagem.

LEGENDA: Recorte o retângulo que você traçou e corte os elásticos em uma das dobras. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração 4. Destaque das mãos da pessoa que contorna com um lápis o interior da margem recortada no papelão na superfície da tampa da caixa. Fim da imagem.

LEGENDA: Coloque a peça recortada sobre a tampa da caixa e trace o contorno do retângulo sobre ela. Recorte o retângulo da tampa da caixa. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração 5. Destaque das mãos da pessoa que aplica cola na parte interior da tampa da caixa recortada. Fim da imagem.

LEGENDA: Cole a peça recortada de papelão dentro da tampa e espere secar. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração 6.  Destaque das mãos da pessoa que faz cinco furos com agulha nas laterais externas da tampa da caixa. Fim da imagem.

LEGENDA: Peça ajuda a um familiar adulto para fazer 5 furos ao longo dos dois lados menores da tampa. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração 7. Destaque das mãos da pessoa que segura a tampa recortada e com furos passando elástico pelos orifícios.  Fim da imagem.

LEGENDA: Passe a ponta de cada elástico pelos furos. Dê um nó e o envolva com fita adesiva até que ele não saia pelo furo. Repita o procedimento com a outra ponta do elástico no outro lado da tampa. FIM DA LEGENDA.

Imagem:  Ilustração 8. Destaque das mãos da pessoa que passa um lápis entre as fileiras com os elásticos esticados paralelamente. Fim da imagem.

LEGENDA: Agora, coloque os lápis de carpinteiro entre a tampa e os elásticos, como mostrado na imagem. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Orientações

HABILIDADE DA BNCC EF15AR15

Comente com os estudantes que a produção de um instrumento de cordas vai ajudá-los a observar como as vibrações dos elásticos reverberam na caixa.

Peça a eles que dedilhem os elásticos para ouvir o som. Explique que ele vai parecer meio “abafado”, pois os elásticos não são como as cordas dos instrumentos comuns. Complemente a informação dizendo que elásticos grossos e pesados produzem sons graves, pois eles têm uma vibração menor que os mais finos.

Proponha que escutem o som produzido pelo instrumento confeccionado por eles e o comparem com o som de um instrumento de cordas que eles conhecem, por exemplo, o som de um violão. Pergunte por que eles imaginam que esses sons são tão diferentes. Disponibilize um tempo para que pensem e verbalizem suas hipóteses. Depois, explique que os sons variam por causa da diferença dos materiais e do formato dos instrumentos. O peso da caixa, e o tipo de corda ou elástico também influenciam o resultado produzido pelos instrumentos fabricados pela turma. Peça que comparem os sons dos instrumentos feitos pelos colegas e também dos elásticos esticados, sem a caixa.

Caso os estudantes ainda tenham dificuldade em compreender a relação dos materiais com a vibração e a qualidade sonora, peça que explorem os sons de diferentes objetos que estejam à mão. Solicite, por exemplo, que peguem dois lápis e batam um no outro. Depois, que batam o lápis em uma superfície como o tampo da mesa, em seguida, na perna da cadeira, depois, em uma mochila ou blusa. Peça que comparem os sons e contém o que descobriram.

Sugestão de atividade complementar

Ouça com os estudantes duas canções dos compositores brasileiros João Bosco e Aldir Blanc que falam de instrumentos musicais: uma de forma divertida; a outra de forma mais séria. Feita essa introdução, anuncie que as músicas são “Kid Cavaquinho” e “Ronco da cuíca”, facilmente encontradas na internet. Dê preferência para uma gravação de estúdio (não de palco). Baixe os áudios e apresente-os aos estudantes, se possível reproduza mais de uma vez cada canção, para que possam acompanhar e entender a letra.

Depois da audição, peça que falem sobre o que entenderam da letra e como os instrumentos são descritos nas canções. Pergunte se eles conseguem identificar o som dos instrumentos citados nas canções.

MP061

Imagem: Ilustração 9. Destaque das mãos da pessoa que passa uma fita na borda da tampa encaixada na caixa. Fim da imagem.

LEGENDA: Coloque a tampa na caixa e prenda-a com fita adesiva. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração 10. Destaque da menina que construiu o instrumento tocando as cordas ao centro da caixa. Fim da imagem.

LEGENDA: Pronto, seu instrumento já pode ser testado. Leve-o para a sala de aula e brinque com a turma. FIM DA LEGENDA.

Fim do complemento

Madeiras

A família das madeiras é formada por instrumentos de sopro. Seus integrantes principais são a flauta, o oboé, o clarinete e o fagote.

Como antigamente esses instrumentos eram feitos de madeira, o nome dessa família permaneceu. Atualmente, no entanto, alguns deles são feitos de metal e de materiais sintéticos.

Nesses instrumentos, os sons são produzidos pelo sopro do músico, que faz vibrar uma palheta. Essa palheta pode ser feita de bambu ou de material sintético. No caso da flauta, o sopro do músico penetra no corpo do instrumento através de um orifício oval.

Imagem: Fotografia. Destaque de um instrumento de sopro com destaque para as afinações e a palheta, objeto fino e pequeno acoplado ao instrumento. Fim da imagem.

LEGENDA: Palheta. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Destaque de um instrumento metálico de sopro que apresenta um orifício próximo de uma das extremidades. Fim da imagem.

LEGENDA: Orifício oval. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Flauta. Instrumento metálico de formato cilíndrico e comprido com chaves ao longo do corpo. Fim da imagem.

LEGENDA: Flauta (67 cm). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Oboé. Instrumento comprido em formato cilíndrico com muitas chaves ao longo do corpo e uma das extremidades mais grossa. Fim da imagem.

LEGENDA: Oboé (60 cm). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Clarinete. Instrumento cilíndrico com poucas chaves ao longo do corpo e umas das extremidades mais comprida e grossa. Fim da imagem.

LEGENDA: Clarinete (66 cm). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Fagote. Instrumento cilíndrico mais comprido do que as anteriores e mais grossa, com muitas chaves ao longo do corpo. Fim da imagem.

LEGENDA: Fagote (134 cm). FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Madeiras

HABILIDADE DA BNCC EF15AR13

Explique aos estudantes que os instrumentos de sopro são classificados em madeiras e metais. Fazem parte da família das madeiras os instrumentos de sopro que têm palheta, isto é, o bico do instrumento, de madeira. Na família dos metais, em que o bocal é feito de metal, o esforço para produzir o som é maior que o despendido nos instrumentos de madeira, pois os músicos precisam movimentar os lábios e controlar a respiração mais atentamente.

Sugestão de atividade complementar

Comente com os estudantes que existe um conto dos Irmãos Grimm, chamado “Os músicos de Bremen”, que foi transformado em musical e possui algumas versões na internet. Pesquise uma versão produzida por grandes estúdios (há versões semiamadoras cuja qualidade deixa muito a desejar) e promova uma sessão audiovisual em sala de aula. Depois, peça que contém o que acharam da história.

MP062

Box complementar

Mãos à obra

Agora seguiremos o roteiro abaixo para fazer um instrumento de sopro com um tubo de papelão.

Materiais

  • Tubo de papelão
  • Canudo de plástico
  • Balão de festa
  • Fita adesiva fina
  • Lápis preto bem apontado
  • Caneta hidrocor
  • Tesoura com pontas arredondadas

    Como fazer

    Imagem: Ilustração 1. Destaque das mãos de uma pessoa que corta um balão ao meio. Fim da imagem.

    LEGENDA: Corte o balão pela metade. Fim legenda.

    Imagem: Ilustração 2. Na sequência, destaque das mãos tapando o tubo com a parte superior do balão. Fim da imagem.

    LEGENDA: Cubra uma das pontas do tubo de papelão com a parte de assoprar do balão cortado. Fim de legenda.

    Imagem: Ilustração 3. Destaque das mãos passando a fita adesiva ao longo do tubo a partir da borda onde está parte do balão. Fim da imagem.

    LEGENDA: Prenda o balão com a fita adesiva, passando-a ao redor do tubo. FIM DA LEGENDA.

    Imagem: Ilustração 4. Destaque das mãos marcando ponto ao longo do tubo com uma caneta. Fim da imagem.

    LEGENDA: Usando a caneta hidrocor, marque seis furos com a mesma distância entre si ao longo do tubo, seguindo uma linha reta. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Mãos à obra

HABILIDADE DA BNCC EF15AR15

Prepare essa atividade com antecedência. Auxilie os estudantes que tiverem dificuldade para fazer os furos no tubo com a ponta do lápis, assumindo essa tarefa e usando a ponta afiada de uma tesoura, que deve ser manuseada exclusivamente por você.

MP063

Imagem: Ilustração 5. Destaque das mãos fazendo furos com lápis sobre os pontos de caneta. Fim da imagem.

LEGENDA: Com o lápis, fure o tubo nas partes marcadas. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração 6. Destaque das mãos colocando um canudo no interior do balão que está na extremidade do tubo. Fim da imagem.

LEGENDA: Coloque uma das pontas do canudo dentro da ponta do balão. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração 7.  Destaque do canudo sendo grudado com uma fita à extremidade do balão no tubo. Fim da imagem.

LEGENDA: Prenda o canudo e a ponta do balão com fita adesiva para o ar não escapar. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração 8. Destaque do menino que construiu o instrumento soprando o canudo enquanto tapa alguns orifícios do tubo. Fim da imagem.

LEGENDA: Cubra a maioria dos furos com os dedos e sopre a ponta do canudo. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração 9. O menino continua a soprar o canudo tapando outros furos.  Fim da imagem.

LEGENDA: Depois, experimente soprar cobrindo e descobrindo os furos. FIM DA LEGENDA.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

Orientações

HABILIDADE DA BNCC EF15AR15

Comente com os estudantes que um instrumento de sopro feito de tubo de papelão pode não ter a mesma sonoridade que um de madeira, mas a experiência de tocá-lo ajuda a perceber como o som se propaga dentro dele.

MP064

Metais

A família dos metais é formada por instrumentos de sopro cujo som é produzido pela vibração dos lábios no bocal.

Imagem: Fotografia. Destaque de um homem de óculos que está de perfil e toca os lábios em um bocal de um instrumento de sopro. Fim da imagem.

LEGENDA: Bocal. FIM DA LEGENDA.

Seus integrantes principais são a trompa, o trompete, o trombone e a tuba.

Os instrumentos de metal apresentam tubos de comprimentos e espessuras variadas. As diferentes intensidades de sons que emitem ao serem soprados variam de acordo com o tamanho do instrumento.

Em uma das extremidades do instrumento fica a campânula e, na outra, o bocal. Os tubos que formam o corpo desses instrumentos, com exceção do trombone, são enrolados para facilitar seu manuseio.

Imagem: Fotografia. Destaque da campânula de um instrumento de sopro metálico. Tem formato cônico com a extremidade circular.  Fim da imagem.

LEGENDA: Campânula. FIM DA LEGENDA.

O trombone tem um mecanismo chamado vara, que é móvel e pode ser esticada para gerar sons graves ou agudos, longos ou curtos.

Imagem: Fotografia. Destaque das mãos de uma pessoa que toca um instrumento de sopro. Ele segura a vara do instrumento, estrutura fina, comprida e paralela. Fim da imagem.

LEGENDA: Vara. FIM DA LEGENDA.

No caso da trompa, do trompete e da tuba, há um sistema com três pistões que são acionados para gerar sons graves ou agudos.

Imagem: Fotografia. Destaque dos pistões de um instrumento, estruturas em formatos de chave levantadas com extremidade redonda. Fim da imagem.

LEGENDA: Pistões. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Trompa. Apresenta corpo redondo metálico dourado e extremidade grossa, cônica e com abertura circular. Fim da imagem.

LEGENDA: Trompa (360 cm). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Trompete. Apresenta corpo metálico comprido e dourado com parte reta com uma estrutura ovalar onde estão as chaves. A extremidade apresenta um bocal e a outra é cônica com abertura circular. Fim da imagem.

LEGENDA: Trompete (130 cm). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Trombone. Apresenta corpo metálico dourado fino e comprido com um bocal numa extremidade e a outra é cônica com abertura circular. Fim da imagem.

LEGENDA: Trombone (270 cm). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Tuba. Apresenta corpo metálico dourado com parte ovalar onde estão as chaves e parte paralela com uma grossa estrutura cônica com abertura circular.  Fim da imagem.

LEGENDA: Tuba (370 cm). FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Metais

HABILIDADE DA BNCC EF15AR13

Explique para os estudantes que lutheria é a arte de confeccionar e consertar instrumentos musicais. O profissional que desempenha essa função é o luthier. Ele analisa o tipo de material utilizado no instrumento, escolhe a técnica a ser empregada na confecção ou manutenção do instrumento e conhece o melhor acabamento a ser dado a cada um.

Embora a profissão de luthier seja técnica, o curso de formação abrange disciplinas diversas, como química, música, arte, desenho, história da arte, educação, além de conhecimentos técnicos, como eletricidade, eletrônica, computação, entalhe e restauração.

O luthier, em geral, trabalha na manutenção e no restauro de instrumentos musicais, mas esse profissional pode atuar também como consultor, vendedor ou prestador de serviços em lojas ou importadoras de instrumentos.

MP065

Percussão

A família da percussão é formada por instrumentos que, para produzir sons, precisam ser percutidos, isto é, batidos, agitados, raspados ou friccionados.

A vibração do próprio instrumento ou de uma membrana esticada e fixada sobre ele faz com que os sons sejam emitidos.

Essa família possui instrumentos de formatos e tamanhos diversos. Seus integrantes principais em uma orquestra são: tímpano, xilofone, tarola ou tarol, bumbo, pratos e carrilhão.

O tímpano é um tambor que tem o corpo feito de cobre com uma membrana de plástico ou de couro esticada sobre ele. É percutido com baquetas recobertas com uma bola de tecido nas pontas.

Imagem: Fotografia.  Uma baqueta de madeira com uma bola de tecido na extremidade. Fim da imagem.

LEGENDA: Baquetas recobertas com uma bola de tecido. FIM DA LEGENDA.

O xilofone é um instrumento feito com placas de madeira. Para ampliar o som que ele produz, embaixo das placas são colocadas caixas de ressonância. Para percuti-lo, também se usam baquetas.

Imagem: Fotografia. Destaque de um xilofone. Apresenta teclas de madeira sobre uma estrutura metálica. Fim da imagem.

LEGENDA: Caixas de ressonância. FIM DA LEGENDA.

A tarola, ou o tarol, é um tambor que possui membranas de plástico ou couro na parte de cima e na parte de baixo. Ele é percutido com baquetas de madeira.

Imagem: Fotografia. Duas baquetas finas de madeira com pequeno formato circular na extremidade.  Fim da imagem.

LEGENDA: Baquetas de madeira. FIM DA LEGENDA.

O bumbo é um grande tambor que tem membranas de plástico ou couro na parte de cima e na parte de baixo. Ele pode ser percutido tanto com baquetas de madeira quanto com vassourinhas de metal.

Imagem: Fotografia. Duas vassourinhas com corpo de madeira e extremidade com muitas hastes finas metálicas. Fim da imagem.

LEGENDA: Vassourinhas. FIM DA LEGENDA.

Os pratos são feitos de metal e percutidos golpeando-os um contra o outro.

Imagem: Fotografia. Destaque das mãos de uma pessoa que toca dois grandes pratos metálicos paralelamente.  Fim da imagem.

LEGENDA: Pratos (cerca de 45 cm). FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Percussão

HABILIDADE DA BNCC EF15AR13

Comente com os estudantes que, embora haja uma variedade de instrumentos fabricados especificamente com finalidade percussiva, qualquer objeto que possibilite o ato de bater com as mãos ou com acessórios para produzir som pode ser considerado um instrumento percussivo. Desse modo, é possível acompanhar o ritmo de uma música utilizando caixas de fósforo, tampas de panela, potes de alimento, mesas, cadeiras, caixas, talheres, pratos, copos e outros objetos.

Informe aos estudantes que os instrumentos de percussão são os instrumentos musicais mais antigos da história e remontam aos primórdios da civilização humana. O uso deles está relacionado a festas e celebrações religiosas e profanas, cerimônias fúnebres, danças e muitos outros eventos. Instrumentos de percussão são encontrados em todas as culturas e em todos os continentes e são indispensáveis, até os dias de hoje, em praticamente todos os gêneros e estilos musicais.

Sugestão de atividade complementar

Sugira aos estudantes que criem uma obra de arte (pintura, escultura, colagem) que expresse como eles percebem o som dos instrumentos. Pergunte: Que som corresponde a essa forma abstrata? Qual escultura poderia representar determinado som? Oriente-os a usar, se possível, uma grande variedade de materiais recicláveis para as esculturas e papéis coloridos e brancos, tinta guache e pincel para as pinturas e as colagens.

MP066

O carrilhão é um instrumento formado por longos cilindros de metal que são percutidos na parte de cima com pequenos martelos, geralmente com cabeça de plástico.

Imagem: Fotografia. Um martelo com corpo metálico e extremidade de plástico. Fim da imagem.

LEGENDA: Martelos. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Tímpano. Instrumento com superfície circular com pele leitosa e afinações ao longo da circunferência. O corpo é de madeira, também em formato circular e base metálica. Fim da imagem.

LEGENDA: Tímpano (entre 50 e 82 cm). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Tarola ou tarol. Apresenta corpo circular com pele leitosa e base metálica com afinações ao longo da circunferência e está sobre um tripé. Fim da imagem.

LEGENDA: Tarola ou tarol (cerca de 35 cm). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Bumbo. Apresenta corpo circular com pele leitosa e base de madeira com afinações ao longo da circunferência. Está sobre uma base com rodas e ao lado de uma baqueta de madeira.  Fim da imagem.

LEGENDA: Bumbo (entre 71 cm e 110 cm). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Carrilho. Apresenta corpo metálico com estruturas cilíndricas de diferentes tamanhos lado a lado e está sobre uma base com rodas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Carrilhão (entre 75 e 155 cm). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Apresenta corpo comprido com muitas teclas paralelas em tamanho menor em uma fileira superior e em tamanho maior na fileira inferior. Sobre o instrumento, estão duas baquetas de madeira com extremidade com pequeno formato circular.  Fim da imagem.

LEGENDA: Xilofone (123 cm). FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Orientações

Chame a atenção dos estudantes para cantores e compositores da música popular brasileira que incorporaram nomes de instrumentos aos seus nomes artísticos. Cite, por exemplo, Jackson do Pandeiro, Paulinho da Viola, Oswaldinho do Acordeon, Jacob do Bandolim, Nelson Cavaquinho, Chico Batera, Royce do Cavaco, Osvaldinho da Cuíca, entre outros.

Existem também músicos que agregaram a seus nomes expressões ligadas à música, a ritmos ou ao ato de cantar e tocar, como Luiz Melodia, Miriam Batucada, Selma do Coco, Paulinho Boca de Cantor etc.

Sugira aos estudantes que busquem conhecer um pouco sobre a obra musical de alguns desses artistas e que tentem descobrir o porquê dos nomes que adotaram. Questione se os apelidos têm relação direta com o instrumento que os artistas tocam, por exemplo.

MP067

Box complementar

Mãos à obra

A seguir, observe como produzir alguns instrumentos de percussão. Escolha um deles para construir e decore-o colando figuras recortadas de revistas, usando fita adesiva colorida ou da forma que preferir.

Materiais para tambores e baquetas

  • Latas de diversos tamanhos, limpas e sem rebarba, com ou sem tampa
  • Tesoura com pontas arredondadas
  • 8 palitos de churrasco
  • 2 folhas de papel sulfite usadas ou 2 pedaços de jornal do tamanho das folhas de sulfite
  • Fita adesiva

    Como fazer

    Use o fundo das latas para tocar; o tamanho de cada lata é que vai determinar o tipo de som do instrumento.

    Você também pode usar as latas tampadas, tanto com as tampas de plástico quanto com as de metal. Isso mudará o som que elas emitem. Para fazer as baquetas, siga estas orientações:

    Imagem: Ilustração 1. Destaque da mão de uma pessoa que segura uma fita adesiva próximo da extremidade de dois palitos de madeira. Fim da imagem.

    LEGENDA: Junte dois palitos de churrasco e prenda-os com a fita adesiva nas pontas. Repita essa operação com os outros palitos. FIM DA LEGENDA.

    Imagem: Ilustração 2. Destaque das mãos enrolando a fita ao longo do palito.  Fim da imagem.

    LEGENDA: Cubra as duplas de palitos com a fita adesiva, pois eles soltam farpas que podem espetar os dedos. Pronto, agora você tem dois pares de baquetas. Um deles será usado da maneira como está, e o outro receberá uma bolinha em cada ponta. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Mãos à obra

HABILIDADE DA BNCC EF15AR15

Prepare a atividade com antecedência, observando se os estudantes trouxeram o material a ser usado. Verifique se as latas que eles trouxeram não apresentam rebarbas, pois elas podem causar ferimentos. Auxilie os estudantes se tiverem dúvidas ou dificuldades nas tarefas.

MP068

Imagem: Ilustração 3. Destaque da mão colocando uma bolinha de papel amassado na extremidade dos palitos com fita. Fim da imagem.

LEGENDA: Faça uma bolinha amassando papel sulfite ou jornal. Com fita adesiva, prenda cada uma dessas bolinhas na ponta mais fina dos palitos encapados. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração 4. Destaque da mão passando uma fita ao redor da bola de papel amassado. Fim da imagem.

LEGENDA: Cubra a bolinha e parte dos palitos com fita adesiva para prender bem a bolinha nos palitos. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração 5. Destaque das mãos segurando duas baquetas sem bolas na extremidade e duas com bolas na extremidade.  Fim da imagem.

LEGENDA: Agora você tem um par de baquetas simples e um par de baquetas com bolinha nas pontas. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração 6. Destaque do garoto que fez as baquetas tocando um tambor com elas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Experimente tocar os tambores com as baquetas simples e com as baquetas com bolinhas para verificar o som que produzem. FIM DA LEGENDA.

CRÉDITO: ILUSTRAÇÕES: RAFAELLA BUENO E MARCIO GUERRA

Materiais para chocalhos

  • Embalagens plásticas pequenas com tampa
  • Um punhado de grãos de arroz
  • Um punhado de grãos de feijão
  • Fita adesiva
  • Tesoura com pontas arredondadas

    Como fazer

    Imagem: Ilustração. Destaque da mão de uma pessoa que coloca grãos de feijão dentro de uma embalagem com a tampa ao lado. Também há outra embalagem tampada ao lado de grãos de arroz.  Fim da imagem.

    LEGENDA: Escolha duas embalagens e coloque os grãos de arroz em uma delas e os de feijão na outra. Tampe-as. Se usar embalagem sem rosca na tampa, prenda a tampa com fita adesiva. Agora é só testar seus chocalhos! FIM DA LEGENDA.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

Orientações

HABILIDADES DA BNCC EF15AR15; EF15AR17

Ao final da atividade, disponibilize um tempo para que os estudantes explorem os sons do instrumento que criaram. Organize-os em grupos e peça que inventem uma pequena frase sonora utilizando o instrumento. Se desejar, solicite que incluam também os instrumentos de sopro criados por eles, além de outros instrumentos musicais e objetos do cotidiano.

Sugestão de atividade complementar

Organize a turma em grupos e sugira que façam uma pesquisa completa, incluindo sessão musical no final, com dois músicos brasileiros muito ligados a instrumentos de percussão: Naná Vasconcelos e Hermeto Pascoal. Cite também o grupo Barbatuques, que faz do corpo o próprio instrumento.

Pergunte se conhecem ou já ouviram falar de Naná e Hermeto.

Encaminhe de modo que investiguem o início de carreira desses músicos que começaram tocando de forma tradicional e aos poucos foram soltando a criatividade. Peça que listem os instrumentos que esses artistas tocaram ao longo da carreira e, no caso do Barbatuques, as partes do corpo que os integrantes do grupo utilizam para extrair sonoridades, indicando o modo como usam essas partes.

MP069

Distribuição de instrumentos na orquestra

Observe a distribuição das famílias de instrumentos em uma orquestra.

Imagem: Ilustração. Ao centro, a organização dos instrumentos na orquestra. Em destaque, é o lugar do maestro, onde está um tripé. À sua frente, os instrumentos são dispostos em formato semicircular. Os primeiros são as cordas, representados pela cor laranja, com numeração de 1 a 5; atrás deles estão as madeiras, com a cor cinza, número 6; na última fileira ainda está o último conjunto das cordas, também os metais, representados pela cor verde, com numeração 7; e ao centro da última fileira está a percussão, em cor azul-claro, com a numeração 8. Ao redor estão os instrumentos de cada naipe com os nomes escritos na mesma cor da composição à frente do maestro. Do grupo da percussão, em azul: tarola, tímpano, bumbo, pratos, xilofone, pandeiro e triângulo. Do grupo dos metais em verde: trombone, trompete, tuba e trompa. Do grupo das cordas, em laranja: violino, viola e o arco, violoncelo, contrabaixo, harpa e piano. Do grupo das madeiras, em cinza: clarinete, oboé, fagote e flauta. Fim da imagem.

LEGENDA: Os instrumentos musicais não estão reproduzidos na proporção real. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Converse com os colegas sobre a questão a seguir.

PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

Distribuição de instrumentos na orquestra

HABILIDADE DA BNCC EF15AR13

Explique aos estudantes que a organização dos músicos em uma orquestra se deve ao equilíbrio entre os timbres e as sonoridades dos instrumentos musicais. Nas primeiras filas, bem próximas do regente, ficam os músicos que tocam os instrumentos da família das cordas: piano, harpa e também os instrumentos com arco, como violino, viola, violoncelo e contrabaixo. Esse é o grupo mais numeroso da orquestra.

No centro, ficam os músicos que tocam os instrumentos de sopro da família das madeiras: flauta, fagote, clarinete e oboé. Na sequência, situam-se os músicos com instrumentos de sopro da família dos metais: trompete, trompa, trombone e tuba. Na última fila, localizam-se os que tocam os instrumentos de percussão, como os tímpanos, o bumbo, a caixa e os pratos.

Comente que essa organização busca o equilíbrio entre os diversos timbres e sonoridades. Os instrumentos de corda ficam na frente porque seu som é suave. Se os violinos forem colocados próximos aos metais ou à percussão, o som desses instrumentos quase não será ouvido.

Por fim, reforce que os músicos devem estar sempre atentos à condução do maestro, não importando a posição que ocupam na orquestra, pois o maestro é quem comanda a interpretação da obra que está sendo executada.

Sugestão de atividade complementar

Nas atividades de música, é importante desenvolver a capacidade de escuta e de apreciação musical. Proporcione momentos de audição de canções que ampliem o repertório cultural dos estudantes e exijam a utilização das informações trabalhadas.

Apresente músicas gravadas por diversas orquestras. Selecione composições que incluem diversas famílias instrumentais: cordas, madeiras, metais, percussão. Separe músicas com violoncelos, violinos, harpas ou contrabaixo; com flauta, fagote, oboé ou trompete; com bumbo, caixa e pratos.

Peça aos estudantes que identifiquem e classifiquem os instrumentos em cada música. Pergunte quais sensações os sons dos instrumentos provocam nos ouvintes.

MP070

Os instrumentos musicais no teatro

No teatro, a música também pode ajudar a contar uma história.

Em uma peça teatral, os instrumentos musicais podem fazer parte da narrativa, criando a melodia das canções. Além disso, podem ser utilizados para criar sonorizações, construindo o ambiente e representando personagens e movimentos, deixando a história mais interessante.

  1. Na cena reproduzida na fotografia, um dos atores toca uma rabeca. A rabeca é um instrumento de origem árabe muito parecido com o violino, porém seu som é mais rústico.
Imagem: Fotografia. Um grupo de músicos se apresenta em um pequeno palco. Um deles toca uma rabeca e canta ao lado de uma moça que toca violão e também canta. Ao fundo, está o baterista. Atrás deles está um painel com desenho de um sanfoneiro e alguns animais instrumentistas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Cena da peça Um sonho de rabeca no reino da bicharada, do grupo Estação de Teatro, de Natal (RN), 2018. FIM DA LEGENDA.

  1. violão
  1. piano
  1. sanfona
  1. harpa
  1. vários instrumentos de percussão
  1. flauta
PROFESSOR Respostas corretas: violão, sanfona e vários instrumentos de percussão.
  1. Você consegue imaginar qual é o tema desse espetáculo? _____
PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. Observando a fotografia, os atores parecem estar:
    1. falando.
    1. em silêncio.
    1. cantando.
PROFESSOR Resposta certa: Cantando.
  1. Na sua opinião, como os atores usaram esses instrumentos para contar a história? _____
PROFESSOR Resposta pessoal.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Você acha que é possível usar a voz e o corpo como parte da música e da sonoplastia? Dê exemplos explorando sons.
PROFESSOR Respostas pessoais.
MANUAL DO PROFESSOR

Os instrumentos musicais no teatro

HABILIDADE DA BNCC EF15AR18

O Grupo Estação de Teatro se formou em 2009 na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, reunindo artistas interessados na contação de histórias. O encontro e a pesquisa desses artistas resultaram em um repertório de espetáculos teatrais infantis que circularam por diversos festivais. Seu espetáculo Um sonho de rabeca no reino da bicharada envolve música e teatro, e situa-se no universo da cultura popular, trazendo como temas a fauna nordestina e a música do instrumento musical que lhe confere o título.

Pergunte aos estudantes se eles já participaram de alguma contação de histórias. Comente que esse tipo de manifestação cênica conta sempre com um narrador, que pode ou não se transformar nas personagens da história que está contando. Além disso, a contação de histórias pode acontecer mediada por um livro, ou seja, em vez de decorar as falas, o contador de histórias pode ler enquanto interpreta para a plateia. O universo da contação de histórias é amplo e rico, não se restringindo a uma única estética nem se limitando ao público infantil. Contudo, é bastante comum a utilização de instrumentos musicais e objetos do cotidiano, que são ressignificados para dar lugar à imaginação na composição da história.

Orientações e comentários das atividades

  1. Peça aos estudantes que observem atentamente os instrumentos presentes na fotografia e só depois apresente os nomes dos instrumentos que não tiverem sido citados por eles.
  1. Permita aos estudantes que usem a imaginação, expressando-se livremente. Em seguida, oriente-os a prestar atenção no painel que compõe o cenário da peça, ao fundo da cena, e a ler a legenda da fotografia com o nome do espetáculo. Com essas informações, é possível imaginar que o espetáculo tenha relação com música e animais (rabeca e bicharada).
  1. Os estudantes podem sugerir que os instrumentos são utilizados como acompanhamento musical do espetáculo e também como parte da sonoplastia.

MP071

Box complementar

De olho na imagem

Observe a reprodução de uma tela em que o artista retratou músicos de uma orquestra tocando durante um espetáculo de dança.

Imagem: Pintura. Destaque de instrumentistas tocando próximo a um palco onde há uma dança de balé. Todos usam paletó preto e estão concentrados. Alguns tocam flautas e outros violino. Fim da imagem.

LEGENDA: DEGAS, Edgar. Orquestra de ópera. Cerca de 1870. Óleo sobre tela, 56,5 cm × 46 cm. Museu de Orsay, Paris, França. FIM DA LEGENDA.

Converse com os colegas e, depois, registre suas respostas.

  1. Que famílias de instrumentos foram retratadas? _____
    PROFESSOR Resposta: Foram retratadas as famílias das cordas e das madeiras.
  1. Você sabe o nome de algum desses instrumentos?
    PROFESSOR Resposta pessoal.

Fim do complemento

Box complementar

Conheça o artista

O artista francês Edgar-Hilaire-Germain de Gas, ou apenas Degas, como ficou conhecido, nasceu em Paris, na França, em 1834. Foi pintor, escultor, fotógrafo e retratou, entre outros temas, o mundo das artes: bailarinas, atores, cantores e músicos. Faleceu em 1917.

Imagem: Fotografia em preto e branco.  Retrato de um homem de pele clara, cabelo escuro liso, de barba e que veste paletó. Fim da imagem.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

De olho na imagem

HABILIDADE DA BNCC EF15AR01

Orientações e comentários da atividade

  1. Ouça as hipóteses dos estudantes e, caso não cheguem à resposta, nomeie os instrumentos: violinos, violoncelo (do músico no canto esquerdo da obra, logo atrás do fagotista), flauta, fagote e contrabaixo (com o músico que o toca em primeiro plano, sentado de costas – o braço do instrumento aparece por cima do seu ombro).

    Sugestão de atividade complementar

    Proponha aos estudantes uma pesquisa sobre o pintor brasileiro Heitor dos Prazeres (1898 -1966). Nas obras desse artista, aparecem muitos instrumentos musicais com personagens dançando ritmos tipicamente brasileiros. Como ponto de partida, peça que busquem na internet a pintura Roda de samba, de 1957, na qual podem ser observados, da esquerda para a direita, músicos tocando saxofone, flauta transversal, atabaque e cavaquinho. Em seguida, sugira que cataloguem as obras que encontrarem e criem legendas comentando os instrumentos que aparecem em cada uma.

MP072

Comentários para o professor:

Conclusão

O capítulo teve como objetivos apresentar a variedade de instrumentos musicais, destacando o contexto das orquestras, e propor atividades de criação e exploração sonora de instrumentos confeccionados com materiais preferencialmente recicláveis. Ao final do percurso, é esperado que o estudante tenha ampliado seu repertório musical e seu vocabulário, reconhecendo os instrumentos apresentados e suas principais características. Também se espera que o estudante tenha criado uma postura investigativa e que ele possa estabelecer relação entre a sonoridade e a materialidade das fontes sonoras com as quais terá contato.

A avaliação formativa deve ser realizada de maneira contínua, apoiada nas informações do texto, nas atividades do capítulo e nas sugestões de atividade presentes no Manual do Professor. A ficha de avaliação a seguir poderá auxiliar no mapeamento das aprendizagens e das dificuldades. Caso ao final do processo alguma dificuldade persista, fica a sugestão da atividade de remediação, presente nesta conclusão.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Ficha de avaliação - Capítulo 2

Habilidades

Objetivos

Bem

Parcialmente

Pouco

Observações

(EF15AR13)

O estudante reconhece e aprecia os instrumentos apresentados em seu contexto?

(EF15AR15) e (EF15AR17)

O estudante construiu instrumentos musicais e explorou com atitude investigativa suas possibilidades sonoras?

(EF15AR14)

O estudante reconhece diferenças nas sonoridades, relacionando-as com as materialidades exploradas?

(EF15AR18)

O estudante relaciona os conteúdos, reconhecendo o uso dos instrumentos musicais em diferentes contextos, em especial na linguagem teatral?

MP073

Atividade de remediação

A atividade deve ser realizada, preferencialmente, em grupo. Os estudantes deverão utilizar objetos do cotidiano para explorar sonoridades e contar uma história. Incentive-os a rever os conteúdos apresentados no capítulo para desenvolver uma proposta. Eles podem escolher inventar uma história ou ler uma história que apreciem. Disponibilize um tempo para que explorem sons, experimentando diferentes materialidades, por exemplo, batendo nas cadeiras ou sacudindo com força e velocidade uma blusa ou um boné. Peça a eles que definam com palavras os sons descobertos e, depois, relacionem esses sons com a história que resolveram contar. Permita que ensaiem a narração com as intervenções sonoras, oferecendo apoio sempre que necessário. Espera-se com essa atividade que os estudantes explorem sons usando elementos do cotidiano e percebendo a materialidade de suas fontes, além de mobilizar seu repertório pessoal, revendo conteúdos e realizando uma criação autoral de maneira autônoma.