MP074
Comentários para o professor:
Capítulo 3: Arte nas ruas
Introdução
Este capítulo desdobra o tema dos espaços onde a arte acontece, mostrando as manifestações estéticas que ocorrem nas ruas. O objetivo é expandir o olhar dos estudantes para diferentes possibilidades artísticas e suas relações com o espaço urbano e o cotidiano. Ao abordar o flash mob, são tratadas questões políticas e sociais de maneira lúdica. Além disso, o capítulo traz temas como o grafite, o teatro de rua e as estátuas vivas.
As atividades propõem reflexões e práticas a partir dos temas, visando aproximar os conceitos ao contexto em que vivem os estudantes, além de explorar possibilidades corporais inspiradas nas obras analisadas.
No final do capítulo, os estudantes são convidados a criar um flash mob, discutindo temas de relevância para eles, mobilizando seu repertório pessoal e colocando em prática aquilo que aprenderam.
Objetivos do capítulo
• Perceber a cidade como espaço para diferentes manifestações artísticas.
• Refletir sobre a arte no espaço urbano como possibilidade de pensamento, diálogo e transformação social.
• Experimentar a possibilidade de representação e simbolização das emoções se utilizando de jogos e criações coletivas.
Competências favorecidas
Competências gerais
- Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
-
Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
Competências específicas de Linguagens
- Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao diálogo, à resolução de conflitos e à cooperação.
-
Utilizar diferentes linguagens para defender pontos de vista que respeitem o outro e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, atuando criticamente frente a questões do mundo contemporâneo.
Competências específicas de Arte
- Compreender as relações entre as linguagens da Arte e suas práticas integradas, inclusive aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação, pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições particulares de produção, na prática de cada linguagem e nas suas articulações.
- Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte.
- Problematizar questões políticas, sociais, econômicas, científicas, tecnológicas e culturais, por meio de exercícios, produções, intervenções e apresentações artísticas.
MP075
Habilidades favorecidas
- (EF15AR01) Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
- (EF15AR06) Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais.
- (EF15AR07) Reconhecer algumas categorias do sistema das artes visuais (museus, galerias, instituições, artistas, artesãos, curadores etc.).
- (EF15AR18) Reconhecer e apreciar formas distintas de manifestações do teatro presentes em diferentes contextos, aprendendo a ver e a ouvir histórias dramatizadas e cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório ficcional.
- (EF15AR19) Descobrir teatralidades na vida cotidiana, identificando elementos teatrais (variadas entonações de voz, diferentes fisicalidades, diversidade de personagens e narrativas etc.).
- (EF15AR20) Experimentar o trabalho colaborativo, criativo e autoral em improvisações teatrais e processos narrativos criativos em teatro, explorando desde a teatralidade dos gestos e das ações do cotidiano até elementos de diferentes matrizes estéticas e culturais.
- (EF15AR22) Experimentar possibilidades criativas de movimento e de voz na criação de um personagem teatral, discutindo estereótipos.
-
(EF15AR23) Reconhecer e experimentar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Capítulo |
Aula |
Roteiro de aula |
Páginas |
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3 |
17 |
Realização da atividade preparatória. Leitura dialogada do texto “Arte em espaços públicos – Grafite”. Realização da atividade complementar (opcional). |
p. 46-48 |
18 |
Leitura dialogada dos textos “Teatro de rua” e “ Flash mob ”. Realização das atividades do livro. Realização da atividade da seção Mãos à obra. |
p. 49-50 |
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19 |
Leitura dialogada do texto “Estátua viva”. Realização das atividades do livro e da atividade da seção Mãos à obra. Realização das atividades da seção De olho na imagem. |
p. 51-52 |
|
20 |
Início da atividade da seção Para fazer com os colegas. |
p. 53 |
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21 |
Finalização da atividade da seção Para fazer com os colegas. |
p. 53 |
|
22 |
Realização da avaliação processual. |
p. 54-55 |
MP076
Capítulo 3. Arte nas ruas
LEGENDA: Artistas se apresentam no Festival das Estátuas Vivas, realizado na cidade de Rolde, Holanda, em agosto de 2017. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Abertura
Atividade preparatória
HABILIDADE DA BNCC EF15AR07
Este capítulo apresenta a arte produzida para fruição fora de museus, teatros e espaços considerados “legitimados”, “sacralizados”, comumente associados à arte. O contato com as chamadas artes “de rua” é uma boa oportunidade para ampliar a visão dos estudantes sobre o conceito de arte.
Eles poderão dirigir o olhar para as produções feitas fora do cânone artístico “oficial”, em geral hermético e acessível somente a uma parte da população. Essa abertura possibilita a ampliação do horizonte artístico e do repertório cultural, e também leva os estudantes a rever eventuais preconceitos em relação a artes consideradas “menores”. Se bem encaminhada, a exploração do capítulo propiciará aos estudantes a percepção de que a arte é um fenômeno vivo e de que muitas manifestações artísticas consideradas atualmente cânones, um dia, em tempos passados, podem ter sido consideradas uma arte “menor”.
Caso seja realizada a atividade complementar sugerida a seguir, explique para a turma que uma das técnicas usadas em manifestações artísticas de rua é o estêncil. Essa técnica consiste em reproduzir um desenho ou mensagem utilizando uma placa vazada.
Sugestão de atividade complementar
Os estudantes deverão ter em mãos lápis, folhas de sulfite, pedaços de cartolina, tesouras com pontas arredondadas, tinta, pincel largo ou rolo de tinta e papéis absorventes. Oriente-os a realizar uma silhueta simples (um animal, uma estrela ou até mesmo uma forma geométrica) em uma cartolina. Depois, ajude-os a dobrar a cartolina e fazer um picote no centro com a tesoura, de modo a recortar o contorno do desenho, sem recortar a base. Depois de recortar, eles devem sobrepor a cartolina vazada sobre a folha de sulfite e aplicar a tinta com o pincel sobre o papel sulfite. No final, estimule a turma a colaborar na organização e limpeza dos materiais. Em seguida, organizem juntos uma exposição com as produções.
MP077
Box complementar
O que eu vejo
Converse com os colegas.
- Você já viu nas ruas de seu bairro ou de sua cidade alguém caracterizado como as pessoas desta fotografia?
PROFESSOR
Resposta pessoal.
- Por que os artistas que se caracterizam desta maneira são chamados de estátuas vivas?
PROFESSOR
Resposta: Porque, de modo geral, os atores das estátuas vivas se caracterizam para imitar personagens temáticas e interagir com o público que aprecia essa arte.
- Você acha fácil atuar como estátua viva? Explique sua resposta.
PROFESSOR
Resposta pessoal.
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
Orientações e comentários das atividades
HABILIDADE DA BNCC EF15AR07
Solicite aos estudantes que observem a imagem com atenção e leiam a legenda antes de responder às questões. Deixe-os à vontade para descobrirem detalhes e levantarem hipóteses. Como há muitas pessoas na imagem, sugira que olhem atentamente uma de cada vez, buscando o olhar, o gesto, o tipo humano que representam e a circunstância que as faz estarem juntas. Pergunte se conseguem dissociar o ser humano por trás da personagem que representam.
Os atores das estátuas vivas se caracterizam para imitar personagens temáticas e passam horas sem se mover, trabalho que requer tanto preparação física como o domínio de técnicas de respiração. A estátua viva interage com o público, fazendo pequenos movimentos quando o espectador deposita notas ou moedas de forma espontânea em sua caixinha, demonstrando que apreciou sua arte.
Depois de terem respondido às perguntas da abertura, incentive os estudantes a comentar outras manifestações artísticas de rua que já tenham presenciado. Pergunte se já viram músicos tocando em praças, parques ou no transporte coletivo; se já viram dançarinos ou atores se apresentando nas ruas; se presenciaram performances , instalações, grafites ou outros trabalhos artísticos em espaços públicos.
Estimule-os a falar sobre experiências pessoais e a refletir sobre a importância dessas manifestações. Pergunte se foram surpreendidos pelos artistas e como se sentiram no momento, se tiveram vontade de participar ou se ficaram como espectadores.
Peça a cada um que registre sua experiência pessoal com a arte de rua fazendo um desenho e escrevendo uma legenda curta contando o episódio retratado. Caso o estudante afirme nunca ter visto nada relacionado à arte de rua, sugira que ele imagine uma cena para desenhar, a partir da discussão coletiva e da apreciação das páginas de abertura do capítulo. No final, compartilhe todos os desenhos com a turma. Se achar pertinente, peça a cada um que leia a legenda e comente seu desenho antes de apresentá-lo aos colegas.
MP078
Arte em espaços públicos
Não é só nos museus que encontramos arte. Andando pelas ruas da cidade, podemos entrar em contato com diversas manifestações artísticas: apresentações de dança, de música e de teatro; grafites nos muros e nas fachadas de prédios; murais, monumentos e estátuas nas praças.
Grafite
A arte do grafite surgiu na década de 1970, na cidade de Nova York, nos Estados Unidos.
Os desenhos e as pinturas são feitos sobre paredes e muros, ou mesmo em calçadas e ruas, e interferem na paisagem das cidades.
A imagem reproduzida a seguir tem como título Casa alagada. Ela foi criada por Binho Ribeiro, pioneiro da arte de rua no Brasil e na América Latina.
LEGENDA: RIBEIRO, Binho. Casa alagada (detalhe). Tinta spray sobre muro. Bairro do Tucuruvi, São Paulo (SP). Trabalho realizado em 2013. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Arte em espaços públicos
HABILIDADES DA BNCC EF15AR01; EF15AR07
Introduza o assunto “arte de rua” falando inicialmente dos espaços considerados “legitimados” para quem deseja ver arte: museus, centros culturais, galerias de arte, entre outros, que são caracterizados como espaços de educação não formal – diferentemente da escola, que é um espaço formal de educação. A chamada “arte de rua” também pode ser considerada um espaço de educação não formal, assim como os exemplos citados.
Comente, por fim, que a arte de rua, ou arte urbana, está presente em ruas, praças, estações de trem ou de metrô e até mesmo em cemitérios, sendo uma maneira diferente de perceber esteticamente o outro e a prática pedagógica.
Grafite
Pergunte aos estudantes se eles já viram muros ou paredes pichadas e o que acham dessas pichações. Peça a opinião de cada um, promovendo um pequeno debate. Então, pergunte se acham que pichação é arte. Novamente, deixe que debatam, orientando-os de forma que a opinião de todos seja respeitada.
Comente que a questão é controversa. Há estudiosos que afirmam que a pichação é uma forma de arte, enquanto outros dizem que é vandalismo. Por outro lado, há um consenso de que o grafite é considerado uma forma de arte.
Arte ou vandalismo, o grafite e também a pichação têm a cidade como suporte. A diferença mais importante entre essas manifestações é que, em geral, o grafite privilegia a imagem, enquanto a pichação prefere a palavra, ainda que seus caracteres muitas vezes não sejam legíveis e a junção de palavras não faça sentido.
MP079
Teatro de rua
Os espetáculos de teatro de rua geralmente são eventos gratuitos, abertos ao público e encenados em ruas, praças, calçadas e parques. O texto pode ser decorado ou improvisado, e o público pode fazer parte do espetáculo.
Apresentações como essas permitem que pessoas que não têm acesso ao teatro possam apreciá-lo.
LEGENDA: Apresentação da peça As aventuras do Fusca a Vela, do Grupo Ueba, em Caxias do Sul (RS), 2015. FIM DA LEGENDA.
Observe a fotografia do espetáculo de rua As aventuras do Fusca a Vela.
- O que mais chamou sua atenção nessa imagem?
PROFESSOR
Resposta: Os estudantes provavelmente farão menção ao carro transformado em barco a vela.- Qual é o local onde os atores estão se apresentando?
- Um teatro.
- Uma avenida movimentada.
- Um parque.
PROFESSOR
Resposta correta: Um parque. Parque Getúlio Vargas, em Caxias do Sul (RS).- Você já assistiu a um espetáculo de rua? Era parecido com esse? Escreva como foi. _____
PROFESSOR
Respostas pessoais.Box complementar
Mãos à obra
O teatro de rua é realizado em espaços abertos e utiliza diferentes recursos em sua produção. Muitas vezes, a peça não tem um cenário, mas os gestos e a expressão corporal dos atores contribuem para prender a atenção do público.
- Que tal explorar algumas ações que fazemos no cotidiano como se fossem parte de uma peça de teatro? Vamos fazer isso utilizando gestos. Siga as orientações do professor.
Fim do complemento
MANUAL DO PROFESSOR
Teatro de rua
HABILIDADES DA BNCC EF15AR18; EF15AR19
A rua é um espaço aberto e sem limites definidos, por isso, é comum que os espetáculos apresentados em espaços urbanos privilegiem recursos e expressividades que ajudem a ter maior alcance, tanto visualmente quanto sonoramente. Para isso, os artistas usam adereços muito coloridos, máscaras chamativas, pernas de pau, figurinos extravagantes, entre outros recursos. Instrumentos musicais, megafones e equipamentos eletrônicos colaboram para a criação do ambiente sonoro, muitas vezes marcado pela musicalidade e pela narrativa.
Contudo, as estéticas de rua podem ser muito diversificadas. O acontecimento cênico pode se dar com pouquíssimos recursos, bastando um ator que se proponha a jogar com a plateia de transeuntes, por exemplo. É possível também encontrar companhias que trabalham na fronteira com outras linguagens, como a performance e o site specific. O conceito de site specific em arte está ligado à ideia de uma criação voltada para o espaço ambiente, transformando-o ou incorporando-o à obra, em ambientes naturais, áreas urbanas, salas em galerias etc.
Se possível, faça uma pesquisa sobre grupos e espetáculos de teatro de rua com imagens e trechos de vídeos para que os estudantes possam apreciar.
Orientações e comentários das atividades
- Chame a atenção para a ressignificação dos objetos e o uso do automóvel como cenário e elemento de cena.
- Solicite que reparem na presença de árvores e do gramado no local. Aponte também os elementos que permitem identificar a quadra esportiva. Pergunte se notaram duas pessoas ao fundo, atrás do cenário, observando a cena e se parece que elas sabiam que haveria um espetáculo ali ou foram surpreendidas ao passar pelo local.
- Ouça atentamente as experiências dos estudantes e tente ajudá-los a identificar semelhanças e diferenças entre as experiências teatrais.
Mãos à obra
Reúna os estudantes em pequenos grupos e peça a cada grupo que escolha uma pequena ação cotidiana (por exemplo, escovar os dentes, levantar da cama, almoçar com os colegas, brincar etc.) para representar. O grupo que se sentir mais à vontade começa a representação, ocupando um lugar visível a todos. Estimule-os a ficar um tempo que seja suficiente para que os colegas observem com calma os detalhes de suas ações. Diga que o importante é apreciar o gesto, o modo como cada um realiza a ação e que não se trata de um mero jogo de adivinhação. Os grupos devem se revezar, até que todos tenham se apresentado. No final, organize uma roda de conversa sobre o que aprenderam fazendo e observando os colegas. Ajude-os a identificar as dificuldades e valorize as diferenças na interpretação de cada um.
MP080
Flash mob
Flash mob é a reunião de pessoas em determinado local para se expressar de maneira coletiva, realizando danças, guerra de travesseiros ou outra forma de intervenção artística.
Essa reunião costuma ser combinada com antecedência pela internet ou por outros meios digitais de comunicação social.
No primeiro sábado do mês de abril, ocorre em todo o mundo o flash mob chamado Guerra de Travesseiros.
No Brasil, vários estados também participam adotando o lema “Guerra, só se for de travesseiros”, para que as pessoas reflitam sobre todas as formas de violência que o mundo vem enfrentando e protestem contra elas.
O flash mob Guerra de Travesseiros é um exemplo de como a arte pode transformar a sociedade, por simbolizar conflitos humanos e estimular a reflexão sobre eles.
Observe a fotografia e responda às questões.
LEGENDA: Flash mob Guerra de Travesseiros na cidade de Luxemburgo, Luxemburgo, 2018. FIM DA LEGENDA.
- Que emoção essas pessoas estão sentindo? _____
PROFESSOR
Resposta: Elas parecem estar se divertindo muito. Aparentam estar felizes.- Para você, qual é a diferença entre uma guerra de verdade e a Guerra de Travesseiros? _____
PROFESSOR
Resposta pessoal.- Forme um grupo com três colegas e conversem sobre a proposta do flash mob. Compartilhem suas opiniões a respeito da violência e da guerra. Vocês acham que a Guerra de Travesseiros é uma boa maneira de refletir sobre a violência e protestar contra ela? Por quê?
PROFESSOR
Respostas pessoais.- Depois de analisar com o grupo os flash mobs que protestam contra a violência, escolha um tema sobre o qual você gostaria de refletir por meio da arte e faça um desenho em uma folha avulsa. Juntem os desenhos e montem um mural com os trabalhos da turma.
PROFESSOR
Desenho pessoal.MANUAL DO PROFESSOR
Flash mob
HABILIDADES DA BNCC EF15AR01; EF15AR18
O flash mob é um tipo de manifestação performática que pode ou não ter um caráter artístico. Muito embora muitas manifestações como essa tenham caráter contestatório, essa forma de expressão já foi utilizada por empresas, com intuito comercial.
Marcado pela instantaneidade, o flash mob reúne um número relativamente grande de pessoas, durante um período curto de tempo, para realizar uma ação previamente combinada, geralmente pelas redes sociais. Depois da ação, os participantes se dispersam, deixando o local. A ideia é criar um acontecimento, intervindo esteticamente em um ambiente, geralmente, público.
Orientações e comentários das atividades
HABILIDADES DA BNCC EF15AR01; EF15AR04; EF15AR18
- Após responderem à questão, pergunte aos estudantes se a expressão de felicidade dessas pessoas tem a ver com os temas da violência e da guerra. Incentive-os a pensar no contraste entre a violência de uma guerra e a diversão da guerra dos travesseiros, pois é justamente essa a ideia da performance . Ao mobilizar afetos positivos, o flash mob afirma, de maneira lúdica, o que os participantes desejam para o mundo.
- Comente que a diferença está no faz de conta, na ficção. Por meio da arte, podemos falar sobre assuntos difíceis e problemáticos, para entender melhor um tema ou mudar uma situação.
- Organize os estudantes em grupos e permita que se expressem livremente verificando como relacionam esse tema com seu cotidiano. Mostre que temas relacionados à violência podem ser manifestados por meio de histórias, músicas, pinturas etc. Esse é um bom momento também para ouvir os temas relevantes para eles relacionados à escola.
O dramaturgo Luiz Paulo Vasconcellos assim definiu a performance :
Manifestação ritualística de interação social ocorrida em local público com a utilização de recursos cênicos e dramáticos. Historicamente, tais manifestações surgem após a Segunda Guerra Mundial, numa tentativa de superação da fragmentação sociocultural enfatizada pelo capitalismo. [...] O objetivo da performance é entreter, divertir, criar uma identidade e, sobretudo, dissolver fronteiras que separam os indivíduos. Artisticamente, uma performance pode ser individual ou grupal e ter sua execução centrada no teatro, na dança ou nas artes plásticas. [...]
Fonte: VASCONCELLOS, Luiz Paulo. Dicionário de teatro. 6ª ed. Porto Alegre: L&PM, 2009.
MP081
Estátua viva
É comum encontrarmos atores fazendo uma performance artística chamada estátua viva, ou estátua humana, nas calçadas e praças das cidades.
Caracterizado como se fosse uma estátua de bronze, de mármore ou de gesso, o artista fica sem se mexer por muito tempo.
O ator só se movimenta quando alguém interage com ele. Por isso, precisa ter muita concentração e resistência física.
LEGENDA: Artista caracterizado de estátua viva em Ivano-Frankivsk, Ucrânia, 2019. FIM DA LEGENDA.
Converse com os colegas e, depois, registre sua resposta.
- Você já viu alguma estátua viva? Interagiu com ela? Como foi? _____
PROFESSOR
Respostas pessoais.Box complementar
Mãos à obra
- Vamos brincar de estátua?
Aproveite a brincadeira para explorar gestos e movimentos, seguindo as orientações do professor.
Fim do complemento
MANUAL DO PROFESSOR
Estátua viva
HABILIDADE DA BNCC EF15AR19
Chame a atenção dos estudantes para o fato de que, embora pareça uma manifestação moderna ou recente da arte, as estátuas vivas remontam ao teatro grego antigo. Naquele período, os atores faziam poses imitando estátuas. No Renascimento, entre os séculos XV e XVI, há registros de artistas que realizavam performances ficando imobilizados para fingir que eram quadros vivos. Nos anos 1920, performances parecidas com as das estátuas vivas eram realizadas na dança, uma técnica que foi chamada na época de “dança da quietude física”.
Se os estudantes nunca tiveram contato com estátuas vivas, proponha que imaginem como seria esse contato. Pergunte: O que aconteceria se você tocasse na estátua viva? E no momento em que fosse depositado dinheiro na caixinha que fica perto dela? Dê subsídios para que eles usem a imaginação e então explique que, a cada interação com o público, a estátua viva faz um pequeno movimento e muda de posição. Se possível, apresente vídeos da internet com estátuas vivas para que eles possam ver como se dá essa interação.
Mãos à obra
Comece a atividade com o jogo de estátua tradicional. Pergunte se todos já brincaram de estátua e se conhecem as regras. A brincadeira pode ter algumas variações, portanto, ensine ou reforce as regras para se certificar de que todos entenderam como jogar.
Todos deverão dançar e se locomover pelo espaço, realizando diversos movimentos ao som de uma música. Quando o professor pausar a música, todos deverão ficar imóveis, parando o movimento e mantendo-se na mesma posição, como se fossem estátuas.
Esse deve ser um momento lúdico. Peça aos estudantes que desafiem a si mesmos, durante o período em que ficarem imóveis, sem incentivar a competitividade.
Depois de um tempo dançando livremente, instigue-os a explorar o gestual a partir de sugestões durante a atividade. Você pode sugerir sentimentos e emoções, pedindo, por exemplo, que todos dancem tristes, ou alegres, ou bravos, e assim por diante. Quando fizer a pausa, as estátuas deverão expressar o sentimento daquele momento. Você também pode explorar intensidades: Como é dançar alegre? E como é dançar muito alegre? E um pouco alegre? Ao final, faça uma roda de conversa sobre a experiência.
MP082
Box complementar
De olho na imagem
Em Curitiba, capital do estado do Paraná, há diversas obras de arte pelas ruas. Os painéis de azulejos pintados por Poty Lazzarotto são uma marca dessa cidade. Observe uma das obras desse artista.
LEGENDA: LAZZAROTTO, Poty. Execução: LENZI, Adoaldo. Sem título. 1993. Painel em azulejos, com cerca de 12 metros de comprimento, situado na Travessa Nestor de Castro, no Largo da Ordem, em Curitiba (PR). O painel relembra as antigas feiras do Largo da Ordem. Fotografia de 2021. FIM DA LEGENDA.
Converse com os colegas sobre as questões abaixo.
- Como será que o artista criou esse painel?
PROFESSOR
Resposta pessoal.
- Em sua cidade também há painéis como esse? Se sim, cite um deles e o local onde pode ser apreciado.
PROFESSOR
Resposta pessoal.
Fim do complemento
Boxe complementar
Conheça o artista
Filho de italianos, Napoleon Potyguara Lazzarotto nasceu em Curitiba (PR), em 1924, e faleceu em 1998. Conhecido como Poty Lazzarotto, foi ilustrador e artista plástico.
Há obras de Lazzarotto em diversas cidades do Brasil e do mundo, mas em Curitiba estão seus trabalhos mais famosos.
Fim do complemento
MANUAL DO PROFESSOR
De olho na imagem
HABILIDADE DA BNCC EF15AR01
Orientações e comentários das atividades
- Espera-se que os estudantes concluam que a criação de um painel nessas dimensões é demorada e necessita de um esboço a ser feito pelo artista que vai executá-lo. Comente com eles que, no caso desse painel, na criação da obra, estão envolvidos não apenas a técnica de pintura em cerâmica de Adoaldo Lenzi, mas também o conhecimento do dia a dia da cidade e a memória afetiva de Poty Lazzarotto, já que o painel retrata um cenário do passado da cidade de Curitiba, expresso nas casas de madeira, nas araucárias (árvores que produzem o pinhão), no transporte feito por mula e nas mulheres campesinas do início do século passado.
- Informe aos estudantes que um painel não precisa estar necessariamente na parede de um edifício, como o de autoria de Poty Lazzarotto e executado por Adoaldo Lenzi. Eles podem ser vistos em muros (de onde vem a expressão mural), nas paredes internas de edifícios oficiais (como o da prefeitura ou o da câmara dos vereadores), em saguões de hospitais e até em
shopping
centers.
Comente com os estudantes que o Metrô de São Paulo adotou, desde os seus primórdios, a ideia de transformar suas estações em galerias de arte subterrâneas, aproximando assim o cidadão das manifestações artísticas. Dessa forma, quem anda por esses espaços pode ter contato com pinturas, murais e esculturas, principalmente de importantes artistas brasileiros, como Tomie Ohtake, Antonio Peticov, Alfredo Ceschiatti, Marcello Nitsche, Renina Katz, Alex Flemming, Claudio Tozzi, Mário Gruber, Denise Milan, entre outros. Essa ideia pioneira, que se transformou em projeto, recebeu o nome de “Arte no Metrô”.
Sugestão de atividade complementar
No site da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô, na parte Cultura (na seção Mapa do site), os estudantes podem apreciar virtualmente todas as obras do metrô de São Paulo no link Livro Digital.
MP083
Para fazer com os colegas
Você e os colegas vão planejar e executar um flash mob.
Ele deve ser organizado para surpreender a comunidade da sua escola e chamar a atenção para um tema importante.
Como fazer
- Para começar, reúnam-se para escolher os assuntos que vocês podem explorar. Retomem os desenhos expostos no mural sobre os temas a respeito dos quais gostariam de refletir por meio da arte e vejam se há temas em comum ou que se aproximam.
- Com a ajuda do professor, vocês vão se organizar de acordo com os temas de interesse de cada um.
- O professor mostrará vídeos de flash mobs para que vocês vejam como esse tipo de evento é organizado. Anotem suas ideias para compartilhar com o grupo depois de assistir.
- Com o tema escolhido e a pesquisa feita, decidam o tipo de performance que vão apresentar: dançar uma música com coreografia ensaiada; cantar uma canção da escolha de vocês; fazer um flash mob de movimentos em câmera lenta, em que todos se movem como se fossem robôs, ou um flash mob “congelado”, em que todos os participantes viram estátua e não se movem.
- Planejem com o professor onde e quando a performance será realizada. Pode ser no pátio durante o intervalo, nos corredores no momento da saída ou em outro espaço da escola, no momento que preferirem.
- A apresentação precisa ser bem planejada e ensaiada. Lembrem-se de que um evento desse tipo deve ser rápido e divertir os participantes e o público. Peçam a ajuda do professor sempre que necessário.
-
Realizem a apresentação no local e no dia marcado. Se possível, peçam a alguém para registrar o evento em vídeo, usando o celular.
Bom flash mob !
MANUAL DO PROFESSOR
Para fazer com os colegas
HABILIDADES DA BNCC EF15AR06; EF15AR20; EF15AR23
Converse com antecedência com a equipe de coordenação da escola para decidir como e onde essa atividade poderá ser colocada em prática. Pode ser que o melhor momento para a realização do flash mob seja durante o intervalo, porque os estudantes das outras turmas estão todos no pátio. Contudo, pode ser escolhido outro momento, de acordo com os fluxos e as possibilidades da escola. Se necessário, combine com colegas do corpo docente para ter apoio no dia do evento.
Enfatize com a turma que o objetivo do flash mob é divertir, descontrair e também criar uma performance para promover uma reflexão sobre determinado assunto. Relembre os momentos trabalhados anteriormente e incentive os estudantes a refletir sobre como as experiências anteriores podem ajudar a criar algo novo. Eles poderão transformar as regras do jogo de estátua, ou criar algo novo inspirados na atividade de amplificação dos gestos. Não esqueça de retomar também os assuntos discutidos em sala, para que a atividade coletiva seja um momento de troca e aprendizado acerca de questões importantes para a turma.
Pesquise previamente algumas imagens e vídeos de flash mob para que todos possam se inspirar. Auxilie os grupos em todas as etapas. Se achar melhor, organize-os em poucos grupos, ou proponha à turma que crie um único flash mob coletivo. Procure envolver os estudantes nas decisões. Ao final, faça uma roda de conversa sobre a experiência, perguntando o que aprenderam e quais foram as dificuldades.
MP084
Comentários para o professor:
Conclusão
O capítulo teve como objetivo ampliar o olhar dos estudantes para manifestações artísticas que acontecem em diálogo com os espaços públicos. Espera-se que eles tenham reconhecido a diversidade estética possibilitada pela rua e compreendido e valorizado a arte realizada fora dos espaços institucionalizados. A partir dos exemplos apresentados no capítulo e das atividades propostas, é esperado que os estudantes aproximem o conteúdo de suas vivências pessoais, dialoguem com os colegas sobre temas contemporâneos e realizem criações autorais, abordando a arte nas ruas de uma maneira reflexiva e lúdica.
A avaliação formativa deve ser realizada de maneira contínua, apoiada pela participação dos estudantes em sala de aula, pelas atividades do capítulo e pelas sugestões de atividades presentes no Manual do Professor. A ficha de avaliação a seguir poderá auxiliar no mapeamento da aprendizagem e das dificuldades encontradas pela turma. Caso ainda haja dificuldades no final do processo, poderá ser realizada a atividade de remediação presente nesta conclusão.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Ficha de avaliação - Capítulo 3 |
|||||
---|---|---|---|---|---|
Habilidades |
Objetivos |
Bem |
Parcialmente |
Pouco |
Observações |
(EF15AR01) e (EF15AR07) |
O estudante reconhece e valoriza diferentes manifestações das artes visuais nas ruas? |
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(EF15AR18) |
O estudante reconhece e valoriza diferentes manifestações das artes cênicas nas ruas? |
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(EF15AR19) |
O estudante estabelece relações entre o conteúdo apresentado e seu repertório, explorando teatralidades cotidianas de acordo com as propostas? |
||||
(EF15AR18) e (EF15AR22) |
O estudante reconhece elementos do teatro de rua e busca inspiração neles para criar improvisações? |
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(EF15AR06) |
O estudante dialoga com os colegas, estabelecendo relações entre as manifestações artísticas e temas políticos e sociais, buscando soluções comuns? |
||||
(EF15AR01), (EF15AR20) e (EF15AR23) |
O estudante mobilizou seus conhecimentos na construção de uma performance coletiva, dialogando com os colegas e estabelecendo relações entre as linguagens estudadas no capítulo? |
MP085
Atividade de remediação
A atividade deve ser realizada, preferencialmente, em grupo. A proposta consiste na criação de um mural para ser fixado em uma área comum da escola. Oriente os estudantes a rever os conteúdos apresentados no capítulo para escolherem as referências e relembrarem as discussões realizadas em grupo. As técnicas e os materiais utilizados devem ser livres, respeitando o que estiver disponível na escola e priorizando os recicláveis. Os estudantes devem discutir (em grupos ou com o professor) o tema que considerarem importante abordar no ambiente escolar e com o qual todos tenham vínculo afetivo, podendo ser brincadeiras, questões envolvendo sustentabilidade, acordos coletivos, relações entre as turmas etc. Peça que façam um esboço e planejem os materiais que serão utilizados. Ofereça apoio sempre que necessário. É esperado que a turma realize uma criação autoral e crítica, revendo os conteúdos do capítulo, mobilizando o repertório pessoal e exercitando a autonomia.
MP086
O que aprendemos
Olá! Agora você fará algumas atividades e descobrirá que já aprendeu muitas coisas!
- Como você definiria a palavra acervo?
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- Depósito onde são deixadas as obras de arte que serão vendidas.
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- Conjunto de obras de arte de um museu.
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- Local onde são escolhidas as obras de arte que farão parte de uma exposição
- Depósito onde são deixadas as obras de arte que serão vendidas.
PROFESSOR
Resposta correta: Conjunto de obras de arte de um museu.- Qual destes profissionais não atua em museus?
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- Restaurador.
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- Curador
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- Diretor.
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- Monitor.
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- Maestro.
PROFESSOR
Resposta correta: Maestro.- Os animais estão presentes em diversos ambientes e usam sons para se comunicar. Desenhe um animal que emita um som fraco e outro que emita um som forte. Faça uma legenda para identificar cada animal ao som que ele emite.
PROFESSOR
Desenho pessoal.MANUAL DO PROFESSOR
O que aprendemos
Avaliação processual
HABILIDADES DA BNCC EF15AR14; EF15AR15
- Caso os estudantes não se recordem da definição de “acervo”, estimule-os a inferir o significado da palavra dando exemplos e propondo questões. Se mesmo assim não conseguirem dar uma definição, peça que localizem o termo no livro e encontrem a resposta.
- Nesse tipo de questão, além de verificar o conhecimento dos estudantes, aproveite para trabalhar a familiarização com perguntas de múltipla escolha. Peça-lhes que expliquem como chegaram à resposta e compare as diferentes estratégias apresentadas por eles. Nesse caso, pode ser por eliminação, tanto a partir do que sabem sobre museu, quanto a partir de seus conhecimentos sobre a orquestra. Ao identificar o maestro à orquestra, o estudante já obtém a resposta.
- Caso os estudantes tenham dificuldades, peça a eles que imitem os sons dos animais e verifiquem se cada som emitido é forte ou fraco. Outra possibilidade é pesquisar vídeos de animais na internet, para que reconheçam o som emitido por eles.
MP087
Avaliação processual
- No capítulo 2, você produziu instrumentos musicais utilizando materiais, como caixas de sapato, elásticos, tubos de papelão e balões de festa. Você também explorou os sons desses instrumentos. Conte para o professor o que você aprendeu com essa experiência e escreva aqui o seu relato. _____
PROFESSOR
Respostas pessoais.- Na sua opinião, por que alguns artistas escolhem realizar seu trabalho na rua? _____
PROFESSOR
Sugestões de respostas: Para que o público sem acesso aos espaços culturais possa ter contato com a arte. Para interferir na paisagem da cidade. Para promover a participação do público. Para abordar temas importantes relacionados à sociedade.- Além das obras de arte estudadas no capítulo 3, que outras criações você conhece que se relacionam com os espaços e a paisagem da cidade? Converse sobre elas com os colegas e escreva suas conclusões. _____
PROFESSOR
Respostas pessoais.MANUAL DO PROFESSOR
HABILIDADES DA BNCC EF15AR14; EF15AR15
- Estimule os estudantes a comentar as dificuldades e as conquistas no desempenho das atividades práticas propostas na seção Mãos à obra. Chame a atenção também para as conexões com a prática no aprendizado de outras disciplinas, em especial a de Ciências. Utilize a conversa para ajudá-los a elaborar o discurso, e verifique se conseguem transpor a discussão do nível da fala para a linguagem escrita.
- A partir da leitura do capítulo 3 e das atividades realizadas, espera-se que os estudantes sejam capazes de perceber a importância da arte de rua e tirar conclusões a respeito desse tema. É importante ressaltar o aspecto voltado à cidadania. O acesso à arte nem sempre é amplo e alcança todas as camadas da sociedade. Os estudantes poderão encontrar respostas no texto de maneira direta ou indireta e também poderão contar com o repertório pessoal e o próprio poder de reflexão. Verifique se eles são capazes de localizar as informações no texto e tirar as próprias conclusões a partir da leitura.
- Espera-se que os estudantes se recordem do grupo de dança de Goiânia, estudado no capítulo 3 do ano anterior, além de outras obras presentes no mesmo capítulo. Outro exemplo é a peça teatral As aventuras do fusca a vela, apresentada ao ar livre, em um parque, tratada no capítulo 3 deste volume. Além disso, eles podem relembrar pinturas com a temática de paisagem e também a atividade sobre paisagem sonora, realizada no primeiro ano.