MP088
Comentários para o professor:
Capítulo 4: Festas brasileiras
Introdução
O capítulo enfoca a diversidade presente nas tradicionais festas do boi, nas diversas regiões brasileiras. Na primeira abordagem, surge o boi de mamão, com a apresentação da lenda e de seus aspectos estéticos. Em seguida, são elencadas as variações dessa festa popular e seus contextos. As diferentes linguagens artísticas são vistas em suas dimensões musicais, na narrativa, nos aspectos cênicos (incluindo a teatralidade e a dança) e plásticos.
As atividades propostas consolidam a aprendizagem dos conteúdos do livro, sugerindo aos estudantes que pesquisem e façam uma reflexão sobre a importância da festa do boi na cultura brasileira. No final do capítulo, a turma realizará a criação de personagens dessa festa e será convidada a explorar movimentos de dança, usando as fantasias elaboradas na sala de aula.
Objetivos do capítulo
- Apresentar a diversidade da cultura popular, explorando as festas de boi presentes em diferentes regiões do país.
- Valorizar aspectos da cultura popular, refletindo sobre seu caráter simbólico, histórico e comunitário.
- Observar a variedade de linguagens artísticas nas expressões da cultura popular, conhecendo histórias, danças, músicas, trajes e adereços.
-
Experimentar as relações entre as linguagens presentes nessas manifestações se utilizando de práticas diversificadas.
Competências favorecidas
Competências gerais
- Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
-
Agir
pessoal
e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Competência específica de Linguagens
-
Compreender as linguagens como construção humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais.
Competências específicas de Arte
- Pesquisar e conhecer distintas matrizes estéticas e culturais – especialmente aquelas manifestas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira –, sua tradição e manifestações contemporâneas, reelaborando-as nas criações em Arte.
-
Desenvolver a autonomia, a crítica, a autoria e o trabalho coletivo e colaborativo nas artes.
Habilidades favorecidas
- (EF15AR01) Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
- (EF15AR03) Reconhecer e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas das culturas locais, regionais e nacionais.
- (EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.
MP089
- (EF15AR08) Experimentar e apreciar formas distintas de manifestações da dança presentes em diferentes contextos, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal.
- (EF15AR10) Experimentar diferentes formas de orientação no espaço (deslocamentos, planos, direções, caminhos etc.) e ritmos de movimento (lento, moderado e rápido) na construção do movimento dançado.
- (EF15AR13) Identificar e apreciar criticamente diversas formas e gêneros de expressão musical, reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, em especial, aqueles da vida cotidiana.
- (EF15AR14) Perceber e explorar os elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musical.
- (EF15AR16) Explorar diferentes formas de registro musical não convencional (representação gráfica de sons, partituras criativas etc.), bem como procedimentos e técnicas de registro em áudio e audiovisual, e reconhecer a notação musical convencional.
- (EF15AR18) Reconhecer e apreciar formas distintas de manifestações do teatro presentes em diferentes contextos, aprendendo a ver e a ouvir histórias dramatizadas e cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório ficcional.
-
(EF15AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Capítulo |
Aula |
Roteiro de aula |
Páginas |
---|---|---|---|
4 |
23 |
Realização da atividade preparatória. Realização da atividade complementar (opcional). |
p. 56-57 |
24 |
Leitura dialogada dos textos “Lá vem o boi!”, “A cultura popular e as variações da festa do boi” e “Festival Folclórico de Parintins”. Realização das atividades do livro. |
p. 58-61 |
|
25 |
Realização da atividade da seção Mãos à obra: etapa de pesquisa. |
p. 62 |
|
26 |
Realização da atividade da seção Mãos à obra: apresentações. Leitura dialogada do texto “Canções para boi dançar”. Realização de atividade complementar (opcional). |
p. 62-63 |
|
27 |
Leitura dialogada e realização das atividades da seção Musicando. Realização das atividades da seção De olho na imagem. Realização de atividade complementar (opcional). |
p. 64-65 |
|
28 |
Realização da atividade da seção Para fazer com os colegas. |
p. 66 |
|
29 |
Realização da atividade da seção Para fazer com os colegas: finalização e experimentação corporal. Realização de atividade complementar (opcional). |
p. 67 |
MP090
Capítulo 4. Festas brasileiras
LEGENDA: FURTADO, Sônia. Boi de mamão. 1995. Óleo sobre tela, 70 cm × 100 cm. Galeria Jacques Ardies, São Paulo (SP). FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Abertura
Atividade preparatória
HABILIDADES DA BNCC EF15AR01; EF15AR08; EF15AR18
Para iniciar o capítulo, peça aos estudantes que observem, atentamente, a imagem. Dê orientações para que notem as expressões das figuras retratadas, como cada personagem está agindo, qual o contexto da cena da pintura, entre outras questões. Permita aos estudantes que comentem com a turma o que acham que cada uma das personagens no centro da roda está fazendo.
Organize os estudantes em grupos. Sem que eles leiam os textos do capítulo, cada grupo deverá criar e escrever uma história a partir da imagem observada. Eles devem levar em conta as personagens que aparecem, a situação em que elas se encontram, suas características e os objetos que carregam consigo e que aparecem na pintura. A partir desses elementos, os grupos terão liberdade para inventar relações entre elas, pensando no que as motivou a estar ali e o que acontecerá depois. Apesar de a imagem retratar todas as personagens ao mesmo tempo, a sequência da história também poderá ser inventada pelos estudantes de maneira livre. Peça a eles que deem um nome a cada personagem.
Depois, deverão compartilhar as histórias com a turma. Eles poderão ler a história em voz alta ou criar uma cena para representá-la. Caso opte por propor uma cena, disponibilize um tempo para que os estudantes se preparem para o improviso.
MP091
Box complementar
O que eu vejo
Converse com os colegas.
- O que mais chamou sua atenção nesta imagem?
PROFESSOR
Resposta pessoal.
- Que tipo de evento a pintura mostra?
PROFESSOR
Resposta: Uma festa popular. Trata-se da festa do boi de mamão, também conhecida como boi-bumbá ou bumba meu boi.
- Que personagens as pessoas fantasiadas estão representando?
PROFESSOR
Resposta: Boi, cavalo, cabra, urubu, macaco e a personagem bernúncia, o animal de boca grande que imita um dragão e é o bicho-papão. Tem também a boneca gigante, que representa uma mulher.
Fim do complemento
MANUAL DO PROFESSOR
Orientações e comentários das atividades
HABILIDADES DA BNCC EF15AR01; EF15AR08; EF15AR18
Após a observação da imagem e das orientações dadas, peça aos estudantes que respondam às questões.
- Eles podem se referir tanto a questões temáticas quanto à linguagem, citando as cores da pintura, por exemplo.
- Chame a atenção para os elementos que podem indicar uma festa, tais como o grande número de pessoas reunidas, personagens tocando instrumentos, pessoas fantasiadas etc. Se os estudantes não chegarem à resposta esperada, diga que a imagem representa a festa do boi de mamão, como indica a legenda.
- Chame a atenção para os animais representados (boi, cavalo, cabra, urubu, macaco e a personagem bernúncia, o animal de
boca
grande que imita um dragão e é o bicho-papão) e também para a
boneca
gigante que representa uma mulher.
Sugestão de atividade complementar
Leve para a sala de aula imagens retratando outras festas brasileiras que tenham o boi como personagem. Peça aos estudantes que façam comparações entre as imagens, orientando-os para observarem as cores e os desenhos usados nas fantasias. Pergunte como são as expressões das personagens, o que eles sentem ao ver as imagens dessas festas, o que já conhecem sobre elas, o que causa estranhamento. Enfim, estimule-os a expressar suas impressões. É importante que eles sejam orientados a observar, a refletir sobre o que veem e a estruturar e verbalizar o pensamento. Esse compartilhamento das impressões pode propiciar um diálogo enriquecedor entre todos e fazer com que cada um seja capaz de ampliar o próprio olhar e o entendimento sobre as imagens.
MP092
Lá vem o boi!
A festa do boi de mamão faz parte do folclore de Santa Catarina e é a encenação de uma lenda sobre um rico fazendeiro dono de um boi que sabia dançar.
Conta a lenda que nessa fazenda moravam vários trabalhadores, entre eles o casal Moreninha e Mateus.
Moreninha estava esperando bebê e teve desejo, isto é, ficou com vontade de comer a língua do boi dançarino.
De tanto ela pedir, Mateus matou o boi e deu a língua para Moreninha preparar e comer. Ele distribuiu o restante do animal para os outros trabalhadores, mas enterrou o rabo, o couro, a cabeça e os ossos no quintal de sua casa.
Quando o fazendeiro descobriu que seu boi favorito tinha desaparecido, pediu a seus vaqueiros e aos indígenas da região que procurassem o animal.
Os vaqueiros acabaram encontrando o rabo, o couro, a cabeça e os ossos enterrados no quintal de Mateus e o prenderam.
Como o fazendeiro ficou muito triste com a morte do animal, um vaqueiro trouxe uma rezadeira que fez o boi voltar à vida.
O fazendeiro, então, perdoou Mateus e Moreninha, e todos foram convidados para uma festa em homenagem à volta do boi.
MANUAL DO PROFESSOR
Lá vem o boi!
HABILIDADES DA BNCC EF15AR18; EF15AR25
Antes de iniciar o trabalho com o texto do capítulo, pergunte aos estudantes se conhecem o significado da expressão “bumba meu boi”. Verifique as ideias que poderão surgir a partir dessas palavras e se elas causam estranhamento. Deixe que se manifestem e anote as respostas no quadro. Após essa sondagem, verifique se eles conseguiram se aproximar da definição e leia ou escreva no quadro as ideias do seguinte trecho:
Segundo Andréa Oliveira, em sua monografia Nome aos bois: aspectos do Bumba Meu Boi no Maranhão, o nome Bumba Meu Boi remete a uma interjeição onomatopaica que indica estrondo de pancada, queda ou à própria dança do boi durante as apresentações. É como se fosse dito: bumba, meu boi no sentido de dizer: chifra, meu boi, dança, meu boi.
Fonte: FERREIRA, Fernanda. Festa do boi no Morro do Querosene. São Paulo: PUC, 2009. p. 78-79.
Leia com os estudantes o texto do livro sobre o boi de mamão e a história que costuma ser encenada nessa manifestação popular. Pergunte a eles o que acharam da história, se causa estranheza um boi saber dançar, e, no final, a volta do boi à vida. Deixe que manifestem livremente suas impressões; depois, peça a alguns deles que leiam a história, exercitando diferentes entonações na leitura.
MP093
Converse com os colegas e, depois, registre suas respostas.
- Em sua cidade, há alguma festa parecida com a do boi de mamão? Se sim, como ela é chamada e em que mês acontece? _____
PROFESSOR
Respostas pessoais.- Escolha uma personagem da festa do boi e faça um desenho dela.
- _____
PROFESSOR
Desenho pessoal.A cultura popular e as variações da festa do boi
Cultura popular é o conjunto de costumes, lendas, provérbios e manifestações culturais de um povo.
Obras de arte e folguedos que têm o boi como tema são alguns exemplos de cultura popular.
Na abertura deste capítulo, você observou a representação de uma obra de arte que retrata a festa do boi em Santa Catarina, onde ela é chamada boi de mamão.
LEGENDA: Apresentação do boi de mamão em Antonina (PR), 2017. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Orientações e comentários das atividades
HABILIDADES DA BNCC EF15AR18; EF15AR25
- Auxilie os estudantes pesquisando com antecedência se há uma festa do boi na sua cidade, estado ou região. Caso eles não conheçam a festa, explique como ela acontece.
- Comente com a turma que, em geral, na festa do boi, as personagens são muito coloridas e enfeitadas. A fantasia do boi, por exemplo, é confeccionada em uma armação de madeira, arame ou outro material leve, e depois é coberta com tecido, que pode ser de veludo bordado, além de uma saia colorida. Estimule os estudantes a usar diferentes cores nos desenhos, inspirando-se na imagem de abertura, mas reforce que eles deverão recriar as personagens de maneira própria.
MP094
A festa do boi possui outras versões da mesma lenda e recebe nomes diferentes em vários lugares do Brasil. É chamada de bumba meu boi nos estados do Maranhão, Rio Grande do Norte e Alagoas; de boi-bumbá no Pará e no Amazonas; de boi-janeiro na Bahia; de cavalo-marinho na Paraíba e de bumba de reis no Espírito Santo.
A festa do boi tem várias influências: africanas, vindas do boi de geroa ; europeias, das touradas espanholas e das festas portuguesas; e indígenas.
Na festa do boi, há personagens que mudam de nome de um estado para outro em nosso país.
No bumba meu boi, as personagens Moreninha e Mateus são chamadas de Catirina e Pai Chico.
Outras personagens são típicas do festejo de cada lugar. Em Santa Catarina, por exemplo, há a bernúncia, que é um bicho-papão. E ainda existem outras personagens que fazem parte de várias festas do boi pelo Brasil, como a burrinha .
LEGENDA: A personagem bernúncia engole crianças e as transforma em bernuncinhas. Bloco da Bernúncia, Florianópolis (SC), 2018. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Orientações
HABILIDADES DA BNCC EF15AR18; EF15AR25
Pergunte aos estudantes se eles já ouviram falar de outras personagens que se pareçam com a bernúncia. Peça que contém as histórias em que elas apareçam. Depois, converse com a turma sobre o que há em comum entre as personagens. Pergunte se sentem medo ao ouvir histórias parecidas e converse sobre como eles lidam com seus medos. Ao final, peça que façam um desenho assustador ou um desenho em que eles estejam enfrentando seus medos. Converse com a turma sobre as produções finais.
MP095
Festival Folclórico de Parintins
A festa do boi é tão importante no estado do Amazonas que, durante o mês de junho, é realizado o Festival Folclórico de Parintins.
Na cidade de Parintins há um bumbódromo, que é um tipo de estádio aberto construído especialmente para o festival.
A diferença entre essa festa e as que ocorrem nos outros estados brasileiros é que nela há uma disputa entre dois bois: o Caprichoso, representado pela cor azul, e o Garantido, representado pela cor vermelha.
Durante o festival, a população da cidade se divide entre os que torcem para o boi azul e os que torcem para o boi vermelho.
LEGENDA: Apresentação do boi Garantido em Parintins (AM), 2018. FIM DA LEGENDA.
Converse com os colegas e, depois, registre sua resposta.
• Que outros eventos e festas fazem parte da cultura popular? Cite os que você conhece. _____
PROFESSOR
Resposta: Os estudantes podem citar qualquer uma das festividades que ocorrem na cidade ou no estado onde vivem, além do carnaval e das festas juninas, por exemplo.MANUAL DO PROFESSOR
Festival Folclórico de Parintins
HABILIDADES DA BNCC EF15AR18; EF15AR25
O Boi-Bumbá em Parintins
Na pequena cidade de Parintins, no Amazonas, o Boi-Bumbá é festejado por milhares de pessoas! [...] Os homens do Nordeste que foram chegando à região amazônica para trabalhar com a borracha levaram o costume de brincar o boi nas festas juninas. E os muitos índios que vivem no Amazonas adoraram a brincadeira; por isso, em Parintins as personagens indígenas ficaram cada vez mais importantes na festa. Suas fantasias são lindas, com muitas penas, plumas, cocares, brincos e pinturas no corpo.
Mas os principais personagens da história são os bois Caprichoso e Garantido. Caprichoso é negro e tem uma estrela azul na testa. Garantido é branco e na sua testa há um coração vermelho. Existe uma grande rivalidade entre os dois, assim como entre os moradores da cidade, que se dividem em duas grandes torcidas com cores diferentes: a do Caprichoso é azul e a do Garantido é vermelha.
A festa acontece no Bumbódromo por três noites [...]. O tipo de música para cada um é diferente [...]. Além dos bailados, das músicas para cada boi e das danças, acontece também a pajelança.
O pajé é um tipo de médico e chefe religioso dos índios. É ele quem cuida das doenças e dos sofrimentos numa tribo. Na festa, o pajé deve ressuscitar o boi e, para isso, chama os espíritos da floresta de homens e animais. [...]
Fonte: DUMONT, Sávia. O Brasil em festa. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2000.
Orientações e comentários das atividades
Os estudantes poderão estabelecer relação entre as festas que conhecem e as festas apresentadas no capítulo. Peça que observem as fotografias e pensem no que aprenderam até agora. Eles podem observar o número de participantes e a presença de instrumentos musicais e trajes típicos, bem como perceber que muitas festividades acontecem em espaços amplos, ao ar livre, indicando que são abertas à comunidade.
Alguns exemplos de festas populares brasileiras são: Carnaval, Festa do Divino, Festa de São Benedito, Festas Juninas, Folia de Reis, Congada, entre outras.
MP096
Box complementar
Mãos à obra
Que tal fazer uma pesquisa sobre as festas folclóricas do lugar onde você mora? Siga o roteiro.
LEGENDA: Com os colegas de turma, faça uma pesquisa sobre as festas folclóricas que acontecem na cidade ou no estado onde vocês moram. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Formem grupos com quatro colegas e sorteiem uma festa para cada grupo. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Em grupo, façam uma pesquisa sobre a festa sorteada. Copiem as informações mais interessantes sobre o evento, incluindo o mês e o local em que ele acontece. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Lembrem-se de pesquisar imagens para mostrar a todos da sala. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Converse com seu grupo e escolham o assunto mais interessante da pesquisa para compartilhar com a turma. Anotem os tópicos para ajudar na apresentação. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Na data marcada pelo professor, apresentem suas descobertas aos colegas. FIM DA LEGENDA.
Fim do complemento
MANUAL DO PROFESSOR
Mãos à obra
HABILIDADE DA BNCC EF15AR25
Acompanhe o roteiro da atividade e oriente os estudantes na organização dos grupos e no sorteio das festas que serão pesquisadas. As festas citadas na resposta da atividade da página anterior podem servir de sugestão para a pesquisa. Auxilie-os, principalmente, a acessar sites em que haja informação confiável sobre o assunto e oriente-os a usar corretamente os mecanismos de busca.
Estabeleça com os estudantes os critérios a serem pesquisados: história e origem, lendas sobre a festa (se houver), autos, isto é, a dramatização da história (quando houver), personagens, figurinos e materiais utilizados nas vestimentas, canções ou toadas, danças e outros critérios que julgar pertinentes.
Se achar oportuno, sugira aos grupos que apresentem vídeos ou áudios das toadas ou canções, ou que façam uma dramatização dos autos escolhidos na apresentação da pesquisa. Com esses recursos, a apresentação se torna mais lúdica, e os estudantes que nunca tiveram contato com a festa escolhida podem conhecê-la melhor.
A pesquisa inicial é um instrumento importante para avaliar se os estudantes possuem as habilidades necessárias para a realização da atividade. Verifique se conseguem explorar o site e utilizar os links disponíveis, se fazem uma leitura fluida do texto, se são capazes de localizar as informações mais importantes etc. Caso apresentem dificuldades para realizar a busca inicial das informações, a atividade poderá ser adaptada com a indicação prévia de um site para a realização dessa pesquisa e a disponibilização de algumas perguntas para serem respondidas, a partir da leitura do texto encontrado no site pesquisado. Para que essa alternativa possa ser adotada, pesquise e selecione antecipadamente sites sobre o assunto.
MP097
Canções para boi dançar
As canções que acompanham a festa do boi contam a história da lenda e reúnem vários estilos musicais brasileiros, como toadas e cantigas.
A seguir, acompanhe a leitura de dois trechos que são cantados na encenação do boi de mamão. Um trecho anuncia a morte do boi; o outro é cantado na entrada do cavalinho e na entrada da bernúncia.
O meu boi morreu
O meu boi morreu
Que será de mim?
Manda comprar outro, maninha
Lá no Piauí.
Da tradição popular.
O meu boi é de mamão
O meu boi é de mamão
É, sim, senhor
Ora, bumba meu boi
Lá vai o boi (Refrão: repetir 2 vezes.)
Ó, meu cavalinho
Entra cá pra dentro
Que o dono da casa
Já te deu licença
(Refrão)
Ó, meu cavalinho
De sela amarela
Não namora as moças
Que elas são donzelas
(Refrão)
Brinca, bernúncia, brinca
Ela brinca bem
Se não brincar direito,
Ela aqui não vem
(Refrão)
Da tradição popular.
- Converse com seus familiares sobre as cantigas de festas populares que eles conhecem. Aprenda uma canção com eles e apresente para a turma.
MANUAL DO PROFESSOR
Canções para boi dançar
HABILIDADES DA BNCC EF15AR13; EF15AR25
Procure na internet os áudios das canções do livro e leve para a sala de aula para a turma ouvir. Procure também outras toadas, para aumentar o repertório dos estudantes.
Depois de ouvirem as cantigas, peça a eles que escolham uma delas para que todos possam aprender a letra e cantar juntos. Dê preferência para as canções cujas letras estão no livro, ou anote no quadro a letra da toada que for escolhida pela turma.
Atividade para casa
Uma boa estratégia é sugerir aos estudantes que aprendam com um familiar uma cantiga que possam trazer para a escola e ensinar aos colegas. Esse momento lúdico proporciona uma integração com a família e incentiva a participação dos tutores no aprendizado das crianças, além de contribuir com a aquisição de saberes que passam de geração a geração por meio da oralidade.
Sugestão de atividade complementar
Coloque as canções para tocar novamente e proponha aos estudantes que dancem segundo o ritmo das toadas ou representando algumas personagens, se quiserem. Faça perguntas enquanto eles se movimentam: Como o boi dança?; E a burrinha ?; Agora mostrem como a bernúncia dança.
As letras das cantigas podem indicar os movimentos possíveis: Como seria dançar como o boi morrendo?; Como seria quando ele estiver voltando à vida?; Como seria o boi “bumbando”, isto é, dando chifrada?; Quais seriam os movimentos do cavalinho?; E o movimento das donzelas?
O intuito é que os estudantes se soltem e se divirtam, ao mesmo tempo em que trabalham a movimentação corporal, o ritmo, as noções de espaço e tempo, a fluência, o peso do corpo, as articulações, os níveis, a representação, a criação de imagens com o corpo.
MP098
Musicando
A voz e suas possibilidades expressivas
Além da intensidade (sons fortes e sons fracos), os sons também têm altura. A altura é uma característica que permite classificar os sons como graves ou agudos.
A altura é dada pela frequência da vibração da onda sonora, que pode ser mais rápida ou mais lenta.
LEGENDA: Um som com alta frequência, mais rápido, é chamado som agudo. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Um som com baixa frequência, mais lento, é chamado som grave. FIM DA LEGENDA.
Como nossa voz é um conjunto de sons produzidos por meio da vibração das pregas vocais, também podemos classificar as vozes em graves ou agudas.
Por exemplo, homens geralmente têm voz grave. Já a maioria das mulheres possui voz aguda. Todas as crianças têm voz mais aguda.
Vamos testar?
- Observe as imagens, leia as legendas e pinte no quadrinho o som correspondente.
( )
LEGENDA: Apitando. FIM DA LEGENDA.
PROFESSOR
Resposta: Som agudo( )
LEGENDA: Rugindo. FIM DA LEGENDA.
PROFESSOR
Resposta: Som grave- Em dupla, interpretem as indicações de sons agudos e de sons graves da linha a seguir.
PROFESSOR
Resposta: A sequência a ser interpretada é: grave, grave, grave, silêncio, agudo, agudo, agudo, silêncio, grave, grave.- A bernúncia é uma personagem criada pela imaginação. Como será a voz dela: aguda ou grave? A voz dela se parece com o piado de uma ave ou com o rugido de um leão? Crie um som para representar a voz da bernúncia e reproduza essa “voz” para os colegas.
PROFESSOR
Resposta de acordo com a criação do estudante.MANUAL DO PROFESSOR
Musicando
HABILIDADES DA BNCC EF15AR14; EF15AR16
Para complementar a atividade, pesquise na internet sons de apito e de rugido de um leão, de uma pessoa com voz aguda e de uma com voz grave falando. Assim, os estudantes podem ouvir os sons e classificá-los como graves ou agudos.
Com a própria voz, também é possível demonstrar como ela pode ser grave ou aguda. Peça aos estudantes que treinem individualmente. Ajude-os a entender que há uma escala do som mais grave para o mais agudo e que eles podem brincar com a voz, experimentando vários sons, até chegar à voz que queiram dar para as personagens, por exemplo. Depois de testarem as possibilidades, organize com a turma uma apresentação em que cada estudante mostrará a voz que mais gostou de fazer.
Sugestão de atividade complementar
Peça aos estudantes que tragam, ou providencie você mesmo, instrumentos de sopro e percussão ou objetos que possam reproduzir o som desses instrumentos, como apito, flauta ou gaita de brinquedo, tambores, baldes, caixas ou panelas. Deixe-os testar livremente a sonoridade dos instrumentos e dos objetos por alguns minutos a fim de descobrir sons graves e sons agudos. Se necessário, auxilie-os nessa tarefa. Depois que tiverem explorado os instrumentos, eles classificarão os sons em graves ou agudos.
MP099
Box complementar
De olho na imagem
Observe a reprodução de uma tela do pintor Candido Portinari, que tem como tema a festa do boi.
LEGENDA: PORTINARI, Candido. Bumba meu boi. 1959. Óleo sobre madeira, 32,5 cm × 32,5 cm. Coleção particular. FIM DA LEGENDA.
Converse com os colegas e, depois, registre suas respostas.
- Que elementos da festa do boi foram retratados na imagem?
_____
PROFESSOR
Resposta: A música, a dança e as fantasias.
- Você identifica figuras geométricas na pintura? Quais?
_____
PROFESSOR
Resposta possível: triângulos, retângulos e quadrados, que compõem as roupas das personagens.
- Na sua opinião, as cores usadas por Portinari são parecidas com as cores dos bois representados neste capítulo? Por quê?
_____
PROFESSOR
Respostas pessoais. Os estudantes deverão reconhecer que, ao contrário dos outros bois, que são bem coloridos, Portinari preferiu representá-los com tons claros, sem muita variação de cor.
Fim do complemento
Box complementar
Conheça o artista
Filho de imigrantes italianos, Candido Portinari nasceu em Brodowski, interior de São Paulo, em 1903. Estudou na Escola de Belas-Artes do Rio de Janeiro e terminou sua formação na Europa.
É um dos mais renomados artistas plásticos do Brasil, tendo alcançado grande reconhecimento internacional. Faleceu em 1962.
Fim do complemento
MANUAL DO PROFESSOR
De olho na imagem
HABILIDADES DA BNCC EF15AR01; EF15AR03
Peça aos estudantes que observem atentamente a imagem. Pergunte quais elementos das artes visuais chamam a atenção na pintura. Eles deverão observar as cores, os traços das figuras, as pinceladas, o tema, entre outros aspectos.
Depois solicite que respondam às questões do livro.
Orientações e comentários das atividades
- Coloque em destaque o instrumento musical tocado pela personagem representada no fundo da tela. Aponte, também, os braços e as pernas das personagens em primeiro plano, indicando movimento. Peça que observem as personagens que estão usando fantasia (o boi e a mulher no fundo caracterizada de baiana com o turbante).
- Chame a atenção dos estudantes para as roupas das personagens, onde se veem retângulos, quadrados e triângulos, e peça que reparem como as figuras geométricas convivem com outras formas menos definidas na pintura.
- Peça a eles que retomem as imagens anteriores do capítulo e observem as semelhanças e as diferenças entre as cores utilizadas. É importante verificar se notaram que, ao contrário das outras pinturas, Portinari utilizou cores em tons claros e sem muita variação de cor. Chame a atenção para o uso de tons de cinza e para a sobreposição das cores.
Sugestão de atividade complementar
Leve para a sala de aula imagens de outras pinturas de Candido Portinari. Peça aos estudantes que estabeleçam relações entre a imagem do livro e a que estão vendo na sala e pergunte se já conheciam alguma delas. Em caso afirmativo, questione onde a viram e o que sabem sobre ela. Mesmo se não conhecerem nenhuma pintura, incentive-os a comentar suas impressões. Pergunte: Que mensagens e temas o artista quis retratar?; As obras de Portinari fazem alguma crítica aos temas pintados por ele?; Que sentimentos e pensamentos essas obras proporcionam no espectador?
Sugira uma pesquisa sobre o pintor e peça que façam um pequeno texto sobre a obra de que mais gostaram.
MP100
Para fazer com os colegas
Vamos produzir uma fantasia para fazer a festa do boi na escola? Forme um grupo com três colegas e escolham as personagens que serão representadas.
Vocês produzirão as fantasias com diferentes materiais. Escolham entre o boi, o cavalo ou a burrinha, a cabra ou a bernúncia.
Sigam o roteiro e, no final, experimentem as fantasias explorando os movimentos das personagens.
Materiais
- Caixa grande, retangular, de papelão, sem o fundo e sem as abas
- Pedaços coloridos de papel ou de tecido
- Tesoura com pontas arredondadas
- Cola
- Garrafa PET de 3 litros, limpa
- Caixa de sapatos sem tampa
- Fita adesiva
- 2 metros de fitilho plástico
- 2 botões
- Tinta à base de resina PVA (opcional)
- Pincel
- Folhas de jornal (para forrar a carteira)
- Cartolina
Como fazer
LEGENDA: Decorem a caixa de acordo com a personagem que escolheram. Usem cola e fita adesiva para prender os pedaços de papel ou de tecido. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Com a ajuda de um dos colegas, montem a cabeça da personagem: um de vocês junta os lados da parte cortada da garrafa e outro os prende com fita adesiva. Reforcem bem a fita. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Para fazer com os colegas
HABILIDADES DA BNCC EF15AR03; EF15AR04; EF15AR08; EF15AR10
Organize os grupos de acordo com a disponibilidade de materiais e conforme as necessidades da turma. Oriente-os a combinar previamente o que vão fazer e a se organizar para atribuir as tarefas em colaboração com os colegas, dando espaço para as opiniões e contribuições de todos.
Peça antecipadamente aos estudantes que providenciem os materiais ou leve-os você mesmo para a sala de aula. Prepare com antecedência as caixas e as garrafas PET para que eles façam apenas a montagem das fantasias. Remova o fundo e as abas das caixas e corte as garrafas PET ao meio. Os estudantes usarão apenas a parte de baixo da garrafa, mas você pode guardar os gargalos para usá-los em atividades futuras.
Peça aos grupos que juntem várias carteiras e forrem-nas com jornal para evitar que se sujem durante o manuseio das tintas na confecção das personagens. Oriente-os em cada etapa do processo de criação da fantasia.
MP101
LEGENDA: Se optaram por usar tinta, pintem a cabeça da personagem com o pincel. Uma demão basta. Lavem o pincel logo depois de usá-lo. Deixem a peça secando. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Se escolherem fazer a bernúncia, montem a cabeça com a caixa de sapatos e decorem com os recortes de cartolina e de papel colorido imitando dentes e olhos. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Cortem o fitilho ao meio. O professor fará furos em dois lados da caixa. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Façam um nó na ponta de cada fitilho e depois fixem os nós com fita adesiva para não escaparem dos furos. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Decorem a cabeça de garrafa PET com recortes de cartolina na forma de orelhas, chifres e olhos. Colem os botões no lugar do nariz. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Fixem a cabeça na caixa com fita adesiva. A fantasia está pronta! Agora é só dançar e se divertir! FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Orientações
HABILIDADES DA BNCC EF15AR03; EF15AR04; EF15AR08; EF15AR10
Com as personagens prontas, peça a cada grupo que apresente sua produção para os demais. Faça uma roda e peça a um integrante de cada grupo que segure a fantasia produzida por sua equipe. Explique aos estudantes que você vai colocar uma música para tocar e chamará dois integrantes por vez, cada um de um grupo diferente, com suas fantasias, para entrar na roda.
Durante o tempo em que estiverem na roda, eles devem vestir as fantasias e dançar, criando um diálogo com o colega. Nesse diálogo, eles podem se aproximar e se afastar, explorar diferentes planos (alto, médio e baixo) junto ou em oposição ao colega. Nos deslocamentos, podem andar em círculos, criando curvas no espaço ou em linha reta. Dê instruções durante o improviso, incentivando-os a variar os tipos de movimento e orientação no espaço.
Reforce que os participantes da roda também fazem parte da dança e podem dançar livremente, mesmo sem sair de seus lugares. Estimule os integrantes da roda a se sentirem parte da atividade e a respeitar os outros colegas. Eles deverão se lembrar sempre de que cada corpo tem a própria maneira de dançar.
Faça um revezamento dos estudantes dentro da roda para que todos possam participar, explorando as orientações e as qualidades de movimento. Permita que experimentem as fantasias dos outros grupos, se quiserem. No final, organize uma roda de conversa para que eles contem como foi a experiência. Pergunte como se sentiram ao improvisar, o que aprenderam e se tiveram alguma dificuldade durante a realização da atividade.
Sugestão de atividade complementar
Sugira aos estudantes que pesquisem uma imagem de boi e que a reproduzam em um pedaço de cartolina. Para manipular o boi, podem colar uma vareta ou palito de sorvete no meio dessa figura e decorá-la com lápis de cor ou outros materiais, como lantejoula, purpurina ou até pedaços de papel crepom.
Em seguida, é só segurar no palito e fazer o boi dançar.
Esse boi pode ser usado como personagem em teatro de bonecos, objeto de exposição ou elemento recreativo para a festa do boi.
MP102
Comentários para o professor:
Conclusão
Este capítulo teve como objetivo abordar algumas festas populares brasileiras, com enfoque na diversidade das festas do boi existentes pelo país. É esperado que os estudantes conheçam particularidades e contextos dessa manifestação, observando o diálogo com as linguagens artísticas. Com a realização das atividades, espera-se também que os estudantes explorem possibilidades expressivas e aproximem o conteúdo aprendido de seu repertório pessoal, valorizando a cultura brasileira.
A avaliação formativa deve ser realizada de maneira contínua, apoiada pelas atividades do capítulo e pelas sugestões de atividade presentes no Manual do Professor. A ficha de avaliação a seguir poderá auxiliar no mapeamento das aprendizagens e dificuldades. Caso ainda haja dificuldades no final do processo, sugere-se a realização da atividade de remediação, presente nesta conclusão.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Ficha de avaliação - Capítulo 4 |
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Habilidades |
Objetivos |
Bem |
Parcialmente |
Pouco |
Observações |
(EF15AR01), (EF15AR03) e (EF15AR25) |
O estudante reconhece e valoriza as festas populares brasileiras e suas matrizes nas representações visuais apresentadas no capítulo? |
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(EF15AR18) |
O estudante escuta atentamente e aprecia as narrativas apresentadas no capítulo, reconhecendo elementos cênicos nas festas brasileiras? |
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(EF15AR13) |
O estudante reconhece e aprecia canções vinculadas ao imaginário das festas brasileiras? |
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(EF15AR04) |
O estudante utilizou os materiais de maneira consciente e criativa, mobilizando seu repertório na criação de objetos autorais? |
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(EF15AR08) e (EF15AR10) |
O estudante explorou movimentos a partir da proposta feita em sala, usando os conhecimentos adquiridos durante o capítulo para expandir seu repertório imagético e motor? |
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(EF15AR14) e (EF15AR16) |
O estudante explorou possibilidades sonoras, agudas e graves, e conseguiu comunicar seu aprendizado através de registros não convencionais, de acordo com a proposta do capítulo? |
MP103
Atividade de remediação
Esta atividade pode ser feita em grupos, duplas, ou individualmente, dependendo das possibilidades. A proposta é que os estudantes criem um bicho-papão utilizando preferencialmente materiais recicláveis. Estimule-os a retomar o conteúdo do livro e rever as informações sobre a personagem bernúncia. Eles poderão iniciar uma conversa coletiva, incluindo o professor, sobre como seria um bicho-papão assustador: Que características teria?; O que fariam para escapar do bicho-papão?; Como assustariam as pessoas se fossem um bicho-papão? etc.
Os estudantes também deverão dar um nome à sua personagem. Disponibilize tempo e reúna os materiais necessários para o trabalho. Estimule-os a organizar e compartilhar os materiais, bem como a limpar o espaço ao fim da atividade. Eles podem construir fantasias para vestir, retomando a última atividade do capítulo, ou construir bonecos em tamanho menor. Espera-se com esta atividade que eles revejam os conteúdos do capítulo e usem as histórias como ponto de partida para criações autorais, aproveitando diversos materiais de maneira criativa e consciente.