MP104

Comentários para o professor:

Capítulo 5: Danças e ritmos brasileiros

Introdução

Este capítulo é um desdobramento do tema das festividades brasileiras, com enfoque na dança e na música. A proposta é apresentar um universo cultural diverso, abordando ritmos, festas e danças de diferentes regiões, contextualizando sua origem e analisando suas matrizes.

As atividades pretendem colaborar para a consolidação dos conteúdos e a aproximação dos temas em relação ao repertório dos estudantes, que serão convidados a explorar sonoridades, compondo frases sonoras. Também é feita a sugestão de que relacionem seu repertório de brincadeiras de roda a danças tradicionais que adotam esse formato.

Ao final, todos deverão organizar uma festa, mobilizando os conhecimentos adquiridos ao longo dos dois últimos capítulos do livro, exercitando a ludicidade e a cooperação.

Objetivos do capítulo

  1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
  1. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

    Competência específica de Linguagens

  1. Conhecer e explorar diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e linguísticas) em diferentes campos da atividade humana para continuar aprendendo, ampliar suas possibilidades de participação na vida social e colaborar para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.

    Competências específicas de Arte

  1. Explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades.
  1. Analisar e valorizar o patrimônio artístico nacional e internacional, material e imaterial, com suas histórias e diferentes visões de mundo.

    Habilidades favorecidas

MP105

Capítulo

Aula

Roteiro de aula

Páginas

5

30

Realização da atividade preparatória.

p. 68-69

31

Leitura dialogada do texto “Samba, fandango e outros ritmos: A origem do samba”. Realização da atividade do livro. Realização de atividade complementar (opcional).

p. 70-71

32

Leitura dialogada do texto “As variações do samba”. Realização de atividade complementar (opcional).

p. 71-72

33

Realização da atividade da seção Mãos à obra. Realização de atividade complementar (opcional).

p. 73

34

Realização da atividade da seção De olho na imagem. Realização das atividades do livro. Realização de atividade complementar (opcional).

p. 74-75

35

Leitura dialogada do texto “As variações do fandango”. Realização das atividades do livro. Realização de atividade complementar (opcional).

p. 75 -77

36

Leitura dialogada do texto “Outros ritmos e danças populares”. Realização das atividades do livro.

p. 78-79

37

Realização das atividades do livro.

p. 80

38

Realização da atividade da seção Para fazer com os colegas (preparação)

p. 81

39

Realização da atividade da seção Para fazer com os colegas (finalização e experimentação prática).

p. 81

40

Realização das avaliações processual e de resultado.

p. 82-85

MP106

Capítulo 5. Danças e ritmos brasileiros

Imagem: Pintura. Uma área aberta onde há um palco ao centro acima do qual estão um grupo de dançarinos que usam chapéu, camisa, calça e sandália e se dividem em duas fileiras frente a frente. Ao lado, dois músicos, com figurino semelhante, tocam violas. Em torno do palco, muitas pessoas, adultos e crianças, observam a dança. No espaço também há pequenas barracas coloridas e com bandeirolas decorativas onde ficam os comerciantes. Ao fundo, área rual com plantações, árvores e pequenas casas.  Fim da imagem.

LEGENDA: COELHO, Helena. Catira. 2003. Óleo sobre tela, 50 cm × 70 cm. Galeria Jacques Ardies, São Paulo (SP). FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Abertura

Atividade preparatória

HABILIDADE DA BNCC EF15AR08

Antes de iniciar, faça um comentário geral sobre a influência da cultura africana na formação da cultura brasileira para direcionar o estudo conteúdo que será tratado no capítulo. Comente que os povos africanos muito colaboraram na formação da cultura brasileira e que essa contribuição se faz presente em vários setores. Dois deles são a culinária, com pratos como o vatapá, o caruru e o acarajé; e a música, com gêneros musicais como o lundu, que deu origem aos gêneros maxixe, samba, choro e bossa nova que são a base da atual música popular brasileira.

Incentive os estudantes a explorar todos os detalhes da reprodução da pintura na abertura e questione sobre o que lhes causou estranheza ou despertou curiosidade. Um dos objetivos dessa primeira observação da imagem é que os estudantes aprendam a apreciar e distinguir os principais elementos presentes nas obras de arte. Espera-se que eles identifiquem a temática regional da obra e sua função como registro de uma manifestação cultural. Lembre-os sempre de ler a legenda e observar nomes e datas.

Pergunte a eles que tipo de festas conhecem que são acompanhadas de música. Estimule-os a falar sobre suas experiências pessoais e comentar se gostam de participar desses eventos. Converse sobre quem são as pessoas que organizam as festas para que elas aconteçam. No caso de uma festa de aniversário, em geral, são os familiares que fazem desde a decoração até os doces e salgados, incluindo a aquisição de bebidas. No caso de uma festa tradicional, como as Festas Juninas, por exemplo, toda a comunidade pode estar envolvida.

Sugestão de atividade complementar

Peça aos estudantes que relembrem uma cantiga marcante de alguma dessas festas e escrevam a letra em um papel. Ao final da tarefa, eles poderão compartilhar as canções escritas. Caso se sintam à vontade, poderão juntar a letra com a melodia e cantar ensinando aos colegas, ou então ler o texto em voz alta.

MP107

Box complementar

O que eu vejo

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Converse com os colegas.

  1. Nesta pintura está sendo representada uma festa. Quem parece estar participando de uma dança? Por quê?
    PROFESSOR Resposta: As personagens enfileiradas sobre o palco. Elas aparecem com as pernas dobradas e as mãos elevadas, como se estivessem batendo palmas, indicando movimento.
  1. Você conhece alguma festa em que as pessoas cantam e dançam?
    PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. Onde você mora há alguma festa como esta? Quando acontece e o que ela representa?
    PROFESSOR Respostas pessoais.

Fim do complemento

MANUAL DO PROFESSOR

Orientações

HABILIDADE DA BNCC EF15AR08

Depois da exploração da imagem, solicite aos estudantes que respondam às perguntas da página de abertura. Quando terminarem de responder, explique que catira (ou cateretê), que dá nome à pintura, é uma dança brasileira cujo ritmo é marcado pela batida de pés e mãos dos dançarinos. Tradicionalmente, apenas os homens participam dessa dança, organizados em duas fileiras opostas e acompanhados por violeiros. Não se sabe exatamente como a catira surgiu, mas os estudiosos são unânimes em afirmar que é uma manifestação com influências indígenas, africanas e europeias.

Orientações e comentários das atividades

  1. Os estudantes deverão identificar na pintura os elementos que transmitem a ideia de movimento. Chame a atenção para as personagens que estão assistindo à apresentação e que aparecem com as mãos levantadas, as mãos unidas (sugerindo bater de palmas) e com uma perna flexionada. Peça que observem também as figuras enfileiradas no palco, com uma perna flexionada usando figurinos iguais.

    As respostas das questões 2 e 3 dependem da vivência dos estudantes. Incentive-os a compartilhar com a turma sua participação em festas com música e dança, incluindo as da escola.

MP108

Samba, fandango e outros ritmos

A origem do samba

O samba surgiu da mistura de ritmos africanos, como o batuque e o lundu, e de ritmos criados no Brasil, como o maxixe . No início do século 20, popularizou se como um gênero musical da cultura brasileira.

O termo samba deriva da palavra africana semba. Essa palavra significa “umbigada”, que é um gesto comum em algumas danças populares brasileiras.

O lundu é uma variação do calundu, uma dança ritual praticada pelos africanos escravizados na época em que o Brasil era colônia de Portugal.

Os movimentos característicos do lundu são a umbigada e os braços erguidos movendo-se acima da cabeça.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Um homem e uma mulher negros, ele paletó e ela de vestido longo e turbante, dançam com as barrigas unidas e os braços para o alto.  Fim da imagem.

LEGENDA: Essa fotografia da década de 1950 mostra uma cena de umbigada. Museu do Folclore Rossini Tavares de Lima, São Paulo (SP). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Pintura. Em uma área aberta cercada por área verde há uma pequena casa à frente da qual está uma árvore e um grupo de pessoas negras, homens e mulheres adultos e crianças. Ao centro, duas pessoas dançam de pé movendo os quadris para frente. Ao redor, os demais observam, alguns estão sentados e outros de pé. Há um homem a cavalo e duas mulheres com cestos cheios sobre a cabeça. Do lado direito, está um grande cesto de palha. Fim da imagem.

LEGENDA: RUGENDAS, Johann Moritz. Dança do lundu. 1835. Litografia, 26,7 cm × 25,1 cm. Coleção particular. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Samba, fandango e outros ritmos

A origem do samba

HABILIDADES DA BNCC EF15AR13; EF15AR25

Sugestão de atividade complementar

Leve alguns CDs de samba para os estudantes ouvirem e crie um ambiente favorável à apresentação do assunto do capítulo. Estimule-os a prestar atenção nas letras das canções, pedindo que identifiquem as características dos sambas, como o ritmo, a melodia, os instrumentos usados, o tema do samba etc.

Reforce que os africanos e seus descendentes exerceram e ainda exercem papel decisivo na formação da sociedade brasileira, desde o início da colonização de nosso território. Como o samba é uma das manifestações que receberam influências africanas, é importante conhecer a contribuição desses povos para a cultura brasileira, para que se conheça melhor o país, sua gente, suas origens.

MP109

Os instrumentos mais usados para tocar samba são: tamborim, cuíca, surdo, agogô, pandeiro e cavaquinho.

Imagem: Fotografia. Destaque das mãos de uma pessoa que toca um tamborim. É pequeno, redondo, com pele leitosa e com uma baqueta composta por várias hastes juntas. Fim da imagem.

LEGENDA: Tamborim (cerca de 15 cm). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Cuíca. Apresenta corpo cilíndrico metálico, oco e com pele que reveste uma extremidade. Fim da imagem.

LEGENDA: Cuíca (cerca de 20 cm). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Surdo. Apresenta corpo metálico, cilíndrico com pele leitosa em uma das extremidades. Fim da imagem.

LEGENDA: Surdo (cerca de 40 cm). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Agogô. Apresenta corpo metálico com dois bocais de diferentes tamanhos e paralelos ao lado de uma baqueta de madeira. Fim da imagem.

LEGENDA: Agogô (campânula maior: 18 cm; campânula menor: 15 cm). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Pandeiro. Apresenta corpo circular de madeira com platinelas e pele de couro. Fim da imagem.

LEGENDA: Pandeiro (cerca de 30 cm). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Cavaquinho. Apresenta corpo de madeira com laterais curvas, uma cavidade circular ao centro com cordas que acompanham o braço do instrumento e onde ficam presas as afinações. Fim da imagem.

LEGENDA: Cavaquinho (cerca de 60 cm). FIM DA LEGENDA.

Os instrumentos musicais não estão reproduzidos na proporção real.

Converse com os colegas e, depois, registre sua resposta.

PROFESSOR Resposta pessoal.

As variações do samba

Há diferentes variações do samba. Conheça algumas delas.

Samba de partido-alto: no passado, nesse gênero de samba, os cantores mostravam suas habilidades como improvisadores .

Com o passar do tempo, o samba de partido-alto foi se popularizando e recebendo influências de outros estilos de samba mais modernos.

MANUAL DO PROFESSOR

Orientações e comentários da atividade

HABILIDADES DA BNCC EF15AR13; EF15AR25

Estimule os estudantes a refletir sobre a importância das culturas de matrizes africanas no nosso país. Comente que o samba surgiu no território nacional a partir da confluência de várias matrizes, dando origem a uma estética única.

Sugestão de atividades complementares

  1. Pesquise com os estudantes a obra e a trajetória do sambista Paulinho da Viola. Depois, conversem sobre esse assunto.

    Proponha que busquem, sob sua orientação, alguns vídeos na internet com os sambas mais conhecidos de autoria desse compositor, entre eles “Foi um rio que passou em minha vida”, “Timoneiro”, “Argumento”, “Dança da solidão”, “No pagode do Vavá” ou “Onde a dor não tem razão” (com Elton Medeiros).

    Crie um roteiro para analisarem cada samba:

    • Qual é o tema do samba?
    • Nesse samba, ele faz parceria com outro compositor?
    • O tema é urbano ou rural?
    • Que instrumentos são mais fáceis de perceber nesse samba?
    • O ritmo é rápido ou lento?
    1. Proponha aos estudantes a realização de um “baile” no qual eles poderão exercitar passos em ritmo de samba.

      Escolha diversos gêneros de samba e também peça sugestões aos estudantes. É importante estimular a participação de todos, porém respeite aqueles que quiserem apenas observar a atuação dos colegas.

      Para motivar a troca das duplas durante as danças, você poderá tocar um apito ou um tambor, que será o aviso para a mudança entre os pares.

      Após a atividade, converse com a turma sobre o que acharam da proposta, se conseguiram perceber as variações do samba e quais dificuldades encontraram na realização da tarefa.

MP110

Atualmente, não é mais samba de improviso e costuma ser acompanhado de violão, cavaquinho, pandeiro, surdo e outros instrumentos de percussão.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Uma senhora negra com vestido e turbante claros está sentada e canta segurando o microfone. Fim da imagem.

LEGENDA: Uma das grandes representantes do samba de partido-alto foi Clementina de Jesus (1901-1987). Fotografia de 1983. FIM DA LEGENDA.

Samba de roda: originário do Recôncavo Baiano, é marcado pelo ritmo das palmas e do canto alegre. No samba de roda, a música geralmente é acompanhada por instrumentos de percussão, palmas e objetos, como pratos, panelas e caixas de fósforos.

Imagem: Fotografia. Uma senhora negra e de cabelo grisalho está de pé e toca prato com uma faca. Fim da imagem.

LEGENDA: A sambista baiana Dona Edith do Prato (1916-2009) se apresentava nas rodas de samba usando prato e faca como instrumentos musicais. Fotografia de 1997. FIM DA LEGENDA.

Samba-canção: é um samba lento, de origem urbana, que geralmente narra histórias de amor. Foi bastante popular nos anos 1930 e 1940.

Imagem: Fotografia em sépia. Retrato de um homem jovem de pele clara e cabelo escuro que usa traje formal. Fim da imagem.

LEGENDA: Um dos primeiros compositores de samba-canção foi o carioca Noel Rosa (1910-1937). Fotografia da década de 1930. Fotógrafo desconhecido. FIM DA LEGENDA.

Samba-enredo: foi criado para acompanhar o desfile de uma escola de samba; com frequência é acompanhado pela bateria da escola – que, nesse caso, é formada principalmente por instrumentos de percussão.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Retrato de um senhor negro calvo que usa óculos, bigode e camisa. Fim da imagem.

LEGENDA: Em 1946, Mano Décio da Viola (1909-1984) compôs um samba para a escola Prazeres da Serrinha. Esse é considerado o primeiro samba-enredo. Fotografia de 1979. FIM DA LEGENDA.

Samba-rock: esse estilo de samba tem influência do rock. Nele, a batida do violão é acelerada como se fosse uma guitarra. Foi criado no final da década de 1960, em São Paulo (SP).

Imagem: Fotografia. Um homem negro de óculos de sol e camisa canta no microfone de pé em um palco. Fim da imagem.

LEGENDA: O músico e cantor Seu Jorge (1970) é compositor de samba-rock. Apresentação no Festival Cruïlla, Barcelona, Espanha, em 2019. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Orientações

HABILIDADES DA BNCC EF15AR08; EF15AR13; EF15AR25

Informe aos estudantes que, em 2005, o samba de roda do Recôncavo Baiano – uma região do estado da Bahia – foi incluído na lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco. Em seu livro sobre patrimônio imaterial, os historiadores Sandra C. A. Pelegrini e Pedro Paulo Funari fizeram menção ao assunto:

[...] O ‘Samba de Roda do Recôncavo Baiano’, proclamado como bem cultural nacional (2004) e como patrimônio imaterial reconhecido na ‘Lista das Obras-Mestras do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade’ (2005), constitui uma das mais importantes formas de expressões musicais, coreográficas, poéticas e festivas da cultura brasileira. Os especialistas admitem que ela influenciou o samba carioca e configura-se como uma das referências da musicalidade nacional. Suas particularidades envolvem a formulação de um plano de salvaguarda, assentado nas ações dispostas à transmissão de conhecimentos tradicionais, relativos ao saber fazer e à execução do marchete, e também no arranjo formal de uma entidade que represente os artesãos e facilite a autogestão dos seus projetos. Somadas a essas medidas, ainda observamos a difusão de sua musicalidade por meio de ‘gravações’ e do agenciamento de apresentações de grupos de samba de roda, entre outras atividades de divulgação. [...]

Fonte: PELEGRINI, Sandra C. A.; FUNARI, Pedro Paulo. O que é patrimônio cultural imaterial. São Paulo: Brasiliense, 2008. p. 78-79. (Coleção Primeiros Passos.)

  1. Comente com os estudantes que o primeiro samba registrado no Brasil foi “Pelo telefone”, de Donga e Mauro de Almeida, em 1917. A letra desse samba foi alterada diversas vezes pelos próprios compositores. Informe ainda que o cantor Martinho da Vila gravou uma dessas versões na década de 1970.

MP111

Box complementar

Mãos à obra

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Sua tarefa agora será compor uma frase sonora. Para isso, junte-se a mais dois ou três colegas e sigam o roteiro.

Antes da atividade

  1. Decidam se querem compor a frase com sons produzidos por palmas e batidas de mão na carteira ou com um mesmo tipo de instrumento de percussão.
  1. Escolham a ordem em que vocês participarão da atividade. Essa sequência deve ser obedecida até o final.

    Modo de fazer

  1. Quem inicia a atividade deve criar uma sequência de dois sons. Por exemplo, um grupo de quatro estudantes escolheu produzir sons com palmas e batendo os dedos da mão na carteira. Assim, aquele que iniciou a atividade bateu palmas com as mãos abertas e produziu o som “pá-pá !”.
  1. O próximo colega a participar repetiu a sequência anterior feita pelo colega, batendo palmas, e acrescentou dois sons, batendo a ponta dos dedos de uma mão na carteira: “pá-pá- tum-tum !”.
  1. O terceiro participante, então, repetiu as sequências produzidas pelos colegas e acrescentou mais dois sons: “pá-pá-tum-tum- pá-tum !”.
  1. O último participante reproduziu a sequência já criada pelos colegas e inseriu outros dois sons: “pá-pá-tum-tum-pá-tum- tum-pá !”.
  1. Depois de treinar algumas vezes a sequência de sons criada pelo grupo, experimentem repetila de forma mais fraca. Em seguida, repitam de maneira mais forte ou comecem com um som mais forte chegando até um mais fraco.
  1. Qual das sequências ficou com som mais agradável? Escolham uma delas e apresentem aos colegas a criação de vocês.

    Imagem: Ilustração. Um grupo de quatro crianças sentadas em grupo em suas carteiras. Fim da imagem.

Fim do complemento

MANUAL DO PROFESSOR

Mãos à obra

HABILIDADES DA BNCC EF15AR15; EF15AR17

Estimule os estudantes a explorarem fontes sonoras diversas. Incentive-os a experimentar os sons antes de começarem a criação da frase sonora propriamente dita. Se necessário, faça a mediação nos grupos, sugerindo sons e ajudando a organizar a frase a partir das sugestões dadas por eles.

Depois de compartilhar as criações, cada grupo poderá ensinar sua frase sonora para o restante da turma para que todos executem a frase juntos.

Caso apresentem dificuldades em executar uma frase sonora, peça que façam uma roda. Comece a atividade propondo um som. Todos devem repetir o som que ouviram. Depois, um dos estudantes da roda deve realizar o mesmo som e acrescentar mais um. Agora, todos reproduzem a sequência de dois sons. O colega ao lado deste repetirá o procedimento. Quando chegar a uma sequência de até oito sons, a atividade deve continuar, mas começando do zero para que a frase não fique muito extensa. O objetivo dessa adaptação é facilitar a sua mediação, no processo de criação e apreensão da frase sonora. Ao final da atividade, converse com os estudantes sobre as dificuldades e o aprendizado durante a execução da tarefa.

Sugestão de atividade complementar

Providencie canções com as variações de samba citadas nas páginas do livro para ouvir com a turma. Depois de ouvirem, pergunte se conseguiram identificar as diferenças entre cada samba. Faça alguns questionamentos: “Mesmo apresentando suas variações, que elementos são mantidos nessas canções para que possam ser identificadas como samba?”; “Os instrumentos usados em todas elas são sempre os mesmos?”; “Há alguma diferença no ritmo?”; “Qual das variações de samba foi mais apreciada por vocês? Por quê?”

Promova um pequeno debate para que os estudantes expressem a própria opinião, respeitando a opinião dos colegas.

MP112

Box complementar

De olho na imagem

O Carnaval é uma festa muito comemorada em nosso país. Além das escolas de samba, o Carnaval é festejado de diferentes maneiras por todo o Brasil. E também é comemorado em outros países.

Imagem: Fotografia. Em um espaço aberto, duas pessoas dançam ao centro próximo a um grupo de bonecos gigantes com fantasias coloridas. Fim da imagem.

LEGENDA: Grupo de foliões do bloco de carnaval de rua Gigantes da Lira. Rio de Janeiro (RJ), 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um grupo de pessoas que usa fantasia na cor branca que cobre o corpo todo e com detalhes em plumas em azul ao redor da cabeça, que está toda coberta. Eles também usam capa longa em cor laranja e branca. Fim da imagem.

LEGENDA: Pessoas fantasiadas durante o Carnaval em Santa Cruz de Tenerife, Espanha, 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Destaque de um grupo de pessoas que desfilam com figurinos de cores vivas em roxo, amarelo, rosa e verde. As mulheres usam babados, saias rodadas com adereço longo na cabeça e o os homens usam adorno volumoso colorido na cabeça, colete e calça. Fim da imagem.

LEGENDA: Jovens brincando o Carnaval na cidade de Barranquilha, Colômbia, 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Duas pessoas vestem fantasias com batas preta e dourada em tecido fino que cobre o corpo todo. As máscaras apresentam rostos humanos maquiados com adornos na região dos olhos e ao redor da cabeça. E há orifícios na região dos olhos. Fim da imagem.

LEGENDA: Pessoas fantasiadas e mascaradas no Carnaval da cidade de Veneza, Itália, 2020. FIM DA LEGENDA.

Converse com os colegas e, depois, registre suas respostas.

  1. Se você fosse participar de uma festa de Carnaval, do que gostaria de se fantasiar? Por quê? _____
    PROFESSOR Respostas pessoais. Os estudantes podem pensar em personagens de que gostam, palhaços, princesas, piratas, marinheiros, bailarinas, bombeiros, animais (coelho, gato) etc.
MANUAL DO PROFESSOR

De olho na imagem

HABILIDADE DA BNCC EF15AR25

Comente com os estudantes que o samba faz parte da maior festa popular brasileira, o Carnaval, no qual estão presentes as artes visuais, a dança, a música e o teatro. Pergunte o que eles sabem sobre o Carnaval e sobre como ele é comemorado na região onde vivem.

Converse sobre as características do Carnaval e como é festejado em diversas regiões brasileiras. Cite os desfiles de escolas de samba e os blocos de Carnaval de rua no Rio de Janeiro e em São Paulo; os blocos de frevo em Recife e Olinda, e os trios elétricos em Salvador. Nas festividades populares, a dança e a música invadem ruas, avenidas e pátios abertos, celebrando rituais e fatos ou personagens da história do país.

Providencie vídeos que registrem a comemoração dessa festa, como os desfiles de escola de samba na avenida, os blocos de trios elétricos, os blocos de Carnaval de rua, entre outros, para que os estudantes possam observar os detalhes e conhecer maneiras diversas de celebrar essa festa popular.

Leve para a sala um atlas e mostre para a turma a localização dos locais indicados nas imagens que também comemoram o Carnaval, além do Brasil. Se achar proveitoso, pesquise na internet com os estudantes um dos lugares que aparecem fotografias.

Orientações e comentários da atividade

  1. Estimule os estudantes a pensar em diferentes possibilidades de fantasias. Eles podem pensar em personagens de que gostam, animais, palhaços, princesas, piratas, marinheiros, bailarinas, bombeiros etc. Aproveite o momento para conversar sobre representações e questionar os estereótipos, caso apareçam.

    Sugestão de atividade complementar

    Peça aos estudantes que explorem os movimentos da personagem ou do animal da fantasia escolhida por eles. Incentive-os a pensar como esse ser se desloca pelo espaço: “Ele caminha sobre pernas ou patas?”; “Como são seus apoios? “Ele rasteja?”; “Ele pula?”; “Que outros movimentos ele faz?”; “Ele se enrola, se torce, olha para os lados?”; “Como ele faz com a cabeça?”; “Ele tem cauda?”; “Como ele faz com a cauda?”; “Tem braços ou asas?”. Chame a atenção para as partes do corpo que estão se movendo. Aos poucos, peça a eles que imaginem como seria essa personagem dançando. Disponibilize um tempo curto para que explorem a dança ainda sem som, e, em seguida, coloque uma música para fazer o baile das personagens e dos animais no Carnaval. Ao final, comente a atividade em uma roda de conversa com a turma.

MP113

  1. Você já participou desse tipo de festejo? Onde? _____
    PROFESSOR Respostas pessoais.

Fim do complemento

As variações do fandango

No Brasil, o termo fandango é usado para indicar manifestações da cultura popular que reúnem canto, música e dança.

No Norte e no Nordeste, esse folguedo também é chamado de nau-catarineta, barca, chegança de marujos, marujada.

A nau-catarineta, que acontece na Paraíba, na Bahia e no Ceará, por exemplo, é um tipo de representação teatral que encena as viagens marítimas da época da chegada dos portugueses ao Brasil.

Os participantes se caracterizam com roupas brancas e azuis ou brancas e vermelhas para lembrar uniformes de marinheiro.

Imagem: Fotografia. Na rua, durante o dia, destaque de um grupo que desfila com roupa azul e branco. Ao centro, está um homem de chapéu, camisa e calça. Ao redor, formando duas fileiras diagonais que se encontram ao fundo, estão mulheres que usam camiseta, saia rodada e chapéu adornado na cabeça. Ao fundo, casas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Devotos de São Sebastião participam da marujada, em Tracuateua (PA), 2018. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Orientações e comentários da atividade

HABILIDADE DA BNCC EF15AR08

  1. Estimule os estudantes a compartilhar as experiências pessoais. Pergunte se eles se divertiram e se reconhecem essas manifestações como parte da nossa cultura.

    As variações do fandango

    Comente com a turma que, por ser um país muito extenso e ter em sua formação histórica a contribuição de diversos grupos étnicos, o Brasil apresenta grande diversidade cultural. Muitas vezes, uma mesma dança ou uma festa ou folguedo recebe denominações diferentes nas diversas regiões brasileiras. Um exemplo disso é a Dança do Vilão.

    Antigamente, na cidade de Santos (SP), dançava-se o Vilão na época do Carnaval, do mesmo modo como é dançado ainda hoje em Santa Catarina. Em algumas outras cidades litorâneas, o Vilão é apresentado no período das festas natalinas.

    Em Santa Catarina, nas noites de Carnaval, as pessoas se apresentam caracterizadas como porta-estandartes, batedores, balizadores e músicos. Fantasiadas, usando bastões de dois metros de comprimento, elas saem pelas ruas e praças entoando canções animadas.

    As características do Vilão, especialmente a batida dos bastões, assemelham-se às do moçambique paulista, do maculelê baiano e da tapuiada goiana. Informe, por fim, que todas essas danças têm uma mesma origem: a dança dos mouros.

    Sugestão de atividade complementar

    Pesquise e apresente para a turma o samba-enredo de alguma escola de samba do Carnaval do Rio de Janeiro ou de São Paulo. Faça com eles a interpretação da letra, para conhecerem os temas que costumam compor os sambas-enredo – se são ligados a fatos políticos, históricos ou culturais ou se homenageiam alguma personalidade.

    Sugira a criação de uma paródia inspirada na canção escolhida. Organize os estudantes em pequenos grupos e peça a eles que pensem em um fato histórico que gostariam de contar ou uma personalidade a quem queiram homenagear. Cada grupo deverá criar um refrão, ou um pequeno trecho de música, utilizando a melodia original, mas com uma letra criada por eles.

MP114

Em alguns lugares do Sul e do Sudeste do Brasil, esse folguedo é chamado de fandango caiçara e está ligado ao modo de vida da população caiçara.

Em algumas danças do fandango caiçara, é comum os fandangueiros formarem uma roda e usarem tamancos de madeira para marcar o ritmo.

Imagem: Fotografia. Destaque de um grupo de pessoas de pé em um espaço fechado. As mulheres usam camiseta vermelha e saia rodada florida e os homens usam camiseta vermelha e calça. Eles batem palmas e elas seguram nas laterais das saias. Ao fundo, a banda no palco. Fim da imagem.

LEGENDA: Baile de fandango caiçara realizado durante o 10º Festival Nacional de Fandango, na Ilha dos Valadares, em Paranaguá (PR), 2019. FIM DA LEGENDA.

Em 2012, o fandango caiçara foi reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural Imaterial brasileiro.

Os instrumentos mais utilizados para tocar fandango caiçara são a rabeca, a viola de cocho, a caixa de folia e o adufe, que são feitos artesanalmente por luthiers das comunidades fandangueiras.

Imagem: Fotografia. Rabeca. Apresenta corpo em madeira com laterais curvas e cordas ao cetro que acompanham o corpo do instrumento. Ao lado, há um arco, objeto longo e fino e com corda em seu comprimento. Fim da imagem.

LEGENDA: Rabeca (cerca de 35 cm). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Viola. Apresenta corpo em madeira com laterais curvas e cordas ao centro que acompanham o braço do instrumento. Fim da imagem.

LEGENDA: Viola de cocho (cerca de 70 cm). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Caixa de folia. Apresenta corpo cilíndrico em madeira e couro com afinação em cordas nas laterais e duas baquetas de madeira. Fim da imagem.

LEGENDA: Caixa de folia (35 cm de diâmetro e 40 cm de altura). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Adufe. Instrumento de formato quadrado com superfície em couro e fitas nas laterais. Fim da imagem.

LEGENDA: Adufe (45 cm). FIM DA LEGENDA.

Os instrumentos musicais não estão reproduzidos na proporção real.

MANUAL DO PROFESSOR

Sugestão de atividades complementares

HABILIDADES DA BNCC EF15AR08; EF15AR13

  1. Escolha uma ou mais músicas que sejam executadas pelos instrumentos apresentados na página. Realize um momento de escuta e peça aos estudantes que tentem reconhecer os instrumentos durante a execução da melodia. Depois, solicite que identifiquem a família a qual cada um dos instrumentos pertence. A caixa de folia e o adufe são instrumentos da família da percussão. A viola de cocho e a rabeca são instrumentos da família das cordas.
  1. Proponha uma pesquisa sobre danças regionais brasileiras. Para isso, forme com a turma cinco grupos (cada um representando uma região do Brasil) e apresente um roteiro para orientá-los na elaboração da pesquisa. Monitore a atividade ajudando os estudantes a providenciar os materiais necessários para as apresentações quando terminarem a pesquisa.

    Roteiro da pesquisa

    • Nome da dança;
    • Região de procedência: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste ou Sul;
    • Estados do Brasil onde é apresentada;
    • Nomes que a mesma dança recebe em várias regiões brasileiras;
    • Descrição de como a dança se desenvolve durante a apresentação;
    • Quem são seus participantes;
    • Quais são seus componentes;
    • Como são as vestimentas;
    • Qual é a canção que acompanha a dança

      Caso seja possível, organize a apresentação das danças regionais que foram pesquisadas.

      O estudo das danças regionais e das características locais é uma maneira de reforçar a existência da diversidade cultural em nosso país. Esse trabalho pode ser feito de modo interdisciplinar com as áreas de História e Geografia.

      Sugira aos estudantes que busquem na internet vídeos do músico gaúcho Renato Borghetti em que ele toca fandangos, milongas e outros ritmos da região Sul. Os vídeos possibilitam a visualização do manejo do acordeon, o principal instrumento do fandango.

      Renato Borguetti tem justamente um álbum chamado Fandango.

MP115

No Rio Grande do Sul, os bailes realizados nos Centros de Tradições Gaúchas, os CTGs, também são chamados de fandango. Eles são animados por vários ritmos: marchas, vaneras, vanerões, xotes, rancheiras, chamamés. Cada ritmo tem uma dança característica.

Imagem: Fotografia. Destaque de dançarinos que se apresentam em um amplo espaço com plateia ao fundo. Eles dançam em par. As mulheres usam longo vestidos rodados e sapatos e os homens, que estão à sua frente enfileirados, usam chapéu, colete, camisa de manga longa, calça e botas de cano longo.  Fim da imagem.

LEGENDA: Apresentação da dança meia-canha durante um concurso estadual de danças tradicionais realizado em Santa Maria (RS), em 2018. FIM DA LEGENDA.

Durante a dança do fandango, as mulheres usam vestido rodado e longo. Os homens vestem bombachas, calças largas que fazem parte de um traje tipicamente gaúcho.

O instrumento musical mais usado no fandango gaúcho é o acordeão.

Converse com os colegas e, depois, registre suas respostas.

  1. Você já viu uma apresentação de fandango? Se viu, conte como foi e se gostou. _____
  1. Que outras danças de roda você conhece? _____
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
  1. Pense em uma brincadeira de roda que você conhece e convide os colegas para brincar.
PROFESSOR Respostas pessoais.
MANUAL DO PROFESSOR

Orientações

HABILIDADE DA BNCC EF15AR08

Informe aos estudantes que as danças gaúchas representam a cultura popular da região Sul do nosso país e são muito conhecidas em todo o Brasil, não só no Rio Grande do Sul.

Nas danças tradicionais gaúchas, rapazes e moças, aos pares, vestidos com roupas típicas, cantam e dançam olhando um para o outro: trata-se da dança do pezinho, a dança dos enamorados.

Nessa dança, as moças são chamadas de prendas e usam flores no cabelo e saias com babados na barra. Os rapazes usam um cinturão de couro chamado guaiaca, além de xale, lenço, esporas e chapéu.

A dança do pezinho também existe no Nordeste do Brasil, mas é uma brincadeira de roda comum entre as crianças. Elas também batem o pé no chão enquanto cantam.

Sugestão de atividade complementar

Organize o ensaio da dança do pezinho com os estudantes na sala de aula ou no pátio. Busque na internet algum vídeo com áudio que mostre os movimentos dessa dança e apresente durante a aula. A letra é bem simples:

Ai, ponha aqui,

Ai, ponha aqui

O seu pezinho,

O seu pezinho bem juntinho

com o meu,

E depois não vá dizer

Que você se arrependeu...

Da tradição popular.

Orientações e comentários das atividades

  1. Estimule os estudantes a descrever o que viram, comparando com os exemplos do livro e constatando as semelhanças e as diferenças.
  1. Caso os estudantes não se lembrem de nenhuma dança de roda, peça que retomem os exemplos do livro, incentivando-os a encontrar a resposta. Relembre com eles a roda de samba. Se possível, pesquise outras danças de roda do Brasil e de outros países do mundo e apresente-as para a turma.
  1. Escolha com a turma uma das brincadeiras de roda conhecidas por eles para brincarem todos juntos. Se necessário, faça uma pesquisa prévia para ter em seu repertório diferentes possibilidades.

MP116

Outros ritmos e danças populares

Além do fandango, há outras manifestações da cultura popular brasileira que reúnem canto, música e dança.

Alguns exemplos são o carimbó, originário dos povos indígenas da região amazônica, e o coco, de influência africana.

Os africanos trazidos como cativos para o Brasil apropriaram-se do carimbó, acrescentando mais vibração ao toque dos tambores e novos movimentos à dança.

Mulheres e homens dançam descalços. Elas usam saias rodadas, coloridas e longas. Já eles costumam usar calças curtas ou com a barra dobrada e camisas floridas com as pontas amarradas na altura do umbigo.

A dança é acompanhada por tambores curimbós de tamanhos e sons diferentes. Os tambores são feitos de troncos em que os músicos se sentam para tocar.

O carimbó, expressão cultural da região amazônica, tornou-se Patrimônio Cultural Imaterial no Brasil em 2014.

No carimbó também são usados instrumentos musicais como o afoxé, o ganzá, o banjo e o curimbó. Observe.

Imagem: Fotografia. Em um palco, há o destaque de dois casais dançando. Eles vestem azul e branco. As mulheres usam saia rodada, camisa e estão de pé com uma das mãos dadas aos homens, que estão ajoelhados e usam camisa e bermuda. Ao fundo, a banda.  Fim da imagem.

LEGENDA: Grupo dançando carimbó durante festividade em Belém (PA), 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um afoxé. Apresenta corpo redondo envolto por uma rede de contas e base cilíndrica. Fim da imagem.

LEGENDA: Afoxé (30 cm). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um conjunto de três ganzás. Têm corpo cilíndrico e superfície estampada. Fim da imagem.

LEGENDA: Ganzás (20 cm). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um banjo. Tem corpo redondo com cordas ao centro que acompanham o braço do instrumento. Fim da imagem.

LEGENDA: Banjo (66 cm). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um curimbó. Tem corpo de madeira em formato cilíndrico e pele de couro que cobre uma das extremidades.  Fim da imagem.

LEGENDA: Curimbó (cerca de 30 cm de diâmetro por 1 m de comprimento). FIM DA LEGENDA.

Os instrumentos musicais não estão reproduzidos na proporção real.

MANUAL DO PROFESSOR

Outros ritmos e danças populares

HABILIDADES DA BNCC EF15AR08; EF15AR13; EF15AR25

Pergunte aos estudantes se eles conhecem alguma dança regional e se já assistiram a apresentações de grupos de dança brasileira. Peça que contem essa experiência. Estimule-os a expressar verbalmente os próprios conhecimentos e ideias a respeito do tema abordado.

Explique para a turma que o carimbó surgiu da mistura de diferentes culturas populares (indígena, africana e portuguesa), incluindo a brasileira. Além do carimbó, diversas danças brasileiras que tiveram origem na cultura indígena sofreram transformações, em razão da miscigenação com elementos dos povos que desembarcaram no país.

Essas manifestações artísticas estão presentes em diversas regiões e, muitas vezes, possuem características específicas. É por isso que é comum encontrarmos em diferentes estados danças com o mesmo nome, mas com características distintas.

Para que os estudantes compreendam melhor o que é o carimbó, mostre a eles, se possível, vídeos com essa dança ou pesquise com eles na internet. Solicite que, ao assistir às danças, atentem para as roupas, os instrumentos, a música, a letra, os espaços em que a dança acontece etc.

Sugestão de atividade complementar

O intuito desta atividade não é reproduzir os passos das danças tradicionais, mas explorar seus princípios a partir de descobertas pessoais e de aspectos estruturais da dança. Se necessário, explique aos estudantes que eles vão explorar movimentos próprios, para que não se apeguem a um modelo que já tenham pesquisado.

Comente com os estudantes a importância do movimento dos pés acompanhando o ritmo da música no coco, no carimbó e em outras danças. Solicite a eles que façam uma roda, coloque uma música e peça que a escutem com atenção. Pergunte se conseguem identificar os sons fortes e fracos. Dê um tempo para que explorem os sons e se manifestem. Depois, se necessário, ajude-os a identificá-los. Então, solicite que marquem com o pé os sons fortes da melodia. Depois, peça que tentem introduzir passadas nos sons fracos. Se tiverem facilidade para coordenar os sons fracos e fortes com os pés, peça que incluam os braços no movimento, da forma que quiserem, marcando os tempos. Desafie a roda a girar junto para um lado e para o outro, mantendo os passos.

MP117

Converse com os colegas e, depois, registre suas respostas.

  1. A que família de instrumentos o curimbó, o afoxé e o ganzá pertencem? _____
PROFESSOR Resposta: Espera-se que os estudantes respondam que são instrumentos da família da percussão.
  1. A que família de instrumentos o banjo pertence? _____
PROFESSOR Resposta: Espera-se que respondam que é um instrumento da família das cordas.

O coco é dançado principalmente nos estados de Alagoas, Paraíba e Pernambuco. A origem dessa manifestação cultural está associada aos cantos que as quebradeiras de coco entoam durante o trabalho.

Enquanto a maioria dos participantes forma uma roda para dançar, alguns pares de dançarinos vão ao centro executar passos que lembram os da capoeira.

Imagem: Fotografia. Destaque do pé de uma pessoa que usa sandália, calça branca e está com um dos pés levantados. Fim da imagem.

Esse folguedo é acompanhado por instrumentos de percussão, como ganzá, pandeiro e cuíca. Alguns grupos de coco também usam tamancos para marcar o ritmo da dança.

Imagem: Fotografia. Em uma área aberta, durante a noite, um grupo de pessoas, homens e mulheres, dança formando uma roda. Eles usam camisa e calça e estão com as mãos para trás e elas usam camiseta presa no ombro, estão com as mãos na saia longa e usam sandália. Fim da imagem.

LEGENDA: Apresentação de dança do coco do grupo das Destaladeiras de Fumo de Arapiraca (AL), 2009. FIM DA LEGENDA.

Dependendo da região, o coco recebe nomes diferentes, como coco de roda, coco de embolada, coco de praia, coco de umbigada, coco de ganzá e coco de zambê.

MANUAL DO PROFESSOR

HABILIDADES DA BNCC EF15AR08; EF15AR13; EF15AR25

Sugestão de atividade complementar

Organize uma roda de conversa para comentar sobre o gênero coco com os estudantes. Peça que pesquisem a origem dessa dança, se é africana ou indígena, e pesquisem também as danças com seus “cantos de trabalho”. Questione-os sobre o que significa a expressão “cantos de trabalho”. Por que, mesmo em meio ao trabalho pesado, os negros trazidos ao Brasil que foram escravizados cantavam e dançavam?

Sugira aos estudantes que busquem na internet vídeos que mostrem a música e a dança do coco. Se achar interessante, promova uma sessão de dança do coco em sala de aula ou no pátio. O coco é divertido e descontrairá o ambiente. Se os estudantes quiserem ensaiar alguns passos, deixe-os à vontade. O importante é que eles se envolvam com o ritmo. Aos que não quiserem dançar, peça que acompanhem o ritmo com palmas.

Enfatize que o objetivo não é aprender a coreografia da dança do coco, mas compreender a forma e explorar os movimentos do corpo combinados ao ritmo da música.

Estimule os estudantes a pensar em outras danças e manifestações da cultura brasileira que têm a roda como elemento principal. É provável que mencionem as cirandas, cuja lembrança toda criança traz de memória. Acrescente que a capoeira também é uma manifestação cultural que mistura brincadeira, dança, movimento e cantos apresentada em roda.

Questione os estudantes: Qual é o significado da roda nas danças? Cite o exemplo da capoeira. Pergunte se esse jogo teria a mesma força e energia se os participantes jogassem sozinhos, sem estarem cercados por uma roda. Peça que justifiquem as respostas.

MP118

Converse com os colegas e, depois, registre suas respostas.

  1. Você já viu alguém dançando carimbó ou coco? Se nunca viu, faça uma pesquisa na internet para assistir a uma apresentação dessas danças. Em seguida, registre aqui suas impressões. _____
PROFESSOR Resposta pessoal.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
  1. Você sabe quais são as manifestações culturais populares que reúnem canto, música e dança no local onde você mora? Faça uma pesquisa em grupo e anote o que descobriu para compartilhar com os colegas. _____
PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. Em grupo, vocês escolherão uma das danças pesquisadas para fazer uma apresentação para a turma. Pesquisem vídeos, gravem a música e ensaiem. Abaixo, registre o nome da expressão cultural que será apresentada e o motivo pelo qual foi escolhida pelo grupo. _____
PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

Orientações e comentários das atividades

HABILIDADES DA BNCC EF15AR08; EF15AR11

  1. Auxilie os estudantes na pesquisa selecionando previamente nomes de grupos, de músicas ou outras referências que ajudem a encontrar opções nos mecanismos de busca.
  1. Pesquise previamente essas manifestações em seu território para auxiliar os estudantes, também, nessa etapa.
  1. Disponibilize um tempo para os ensaios e auxilie os grupos a identificar aspectos da dança escolhida. O objetivo dessa atividade é exercitar a observação e a reflexão dos estudantes para que tenham elementos para criar suas próprias danças.

    Estimule-os a perceber as variações entre as diferentes danças. Faça perguntas retomando questões trabalhadas anteriormente. Pergunte se conseguem reconhecer os instrumentos tocados, se o ritmo é rápido, lento ou moderado. Pergunte também como a dança se organiza: se é feita em roda; se é dançada aos pares; se a coreografia conta uma história. Incentive-os também a pensar nos elementos estruturais da dança: “Como o corpo se move nessa dança?”; “São movimentos rápidos ou lentos?”; “Fortes ou fracos?”; “Diretos ou sinuosos (curvos)?”; “Que partes do corpo são mais movimentadas: cabeça, braços, pernas, tronco, quadril etc?“.

    Comente que o intuito não é copiar os movimentos, mas reconhecer e explorar os aspectos que eles mesmos tenham identificado na dança.

MP119

Para fazer com os colegas

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Nos capítulos finais do livro, você e os colegas conheceram diversas danças e festas brasileiras, produziram fantasias, aprenderam jogos e movimentos corporais, ouviram e cantaram várias músicas.

Desse modo, foi possível perceber a riqueza e a variedade de histórias e maneiras de festejar que fazem parte da cultura brasileira. Também foi possível notar que algumas características dessas festividades se assemelham.

Agora, você e os colegas já têm elementos para criar a própria festa!

Decidam todos juntos que história querem contar, e criem as fantasias e as músicas para cantar e dançar.

Sigam o roteiro para organizar essa festa.

  1. Primeiro escolham a história que vão contar e façam um resumo no caderno.
  1. Escolham uma música da qual todos gostem e criem uma paródia, usando a melodia da música e a história escolhida. Ensaiem até que todos saibam cantar a nova versão.
  1. Decidam quem fará cada uma das personagens dessa história. Se mais de um integrante do grupo quiser representar a mesma personagem, façam um sorteio, ou combinem de se revezar ou dançar juntos, para que todos possam participar.
  1. Organizem-se para confeccionar as fantasias e os adereços para as personagens. Se desejarem, façam também a decoração para o evento. Lembrem-se de que a festa é coletiva!
  1. Ajude os colegas nas tarefas mais difíceis e permita que eles também ajudem você na sua tarefa. Assim, todos aprendem mais e se divertem também.
  1. Decidam se haverá um momento de dançar em roda e como serão os passos. Não se esqueçam de que vocês podem improvisar os movimentos.
  1. Preparem um roteiro para incluir o momento de formar a roda e os momentos das brincadeiras coletivas.
  1. Agora, é só brincar!
MANUAL DO PROFESSOR

Para fazer com os colegas

HABILIDADE DA BNCC EF15AR23

Retome com os estudantes as vivências e os aprendizados construídos durante os capítulos finais do livro. Converse com a turma e relembre as pesquisas, as imagens, as danças, as canções e brincadeiras que conheceram e experimentaram. Pergunte de quais histórias e festas populares eles mais gostaram e peça exemplos.

Comente que as festas populares têm um caráter comunitário, portanto têm um significado social. Isso demonstra que, para serem realizadas, elas necessitam da colaboração de muitas pessoas. Reforce que tanto os preparativos quanto o momento de realização desses eventos não acontecem se não houver o envolvimento de todos. Converse com eles sobre a importância da contribuição de cada um para que a festa seja aproveitada por todos.

Organize-os em grupos, da maneira adequada para o contexto da turma. Auxilie os grupos durante todas as etapas. Talvez alguns tenham mais tarefas relacionadas à música, outros às artes visuais, outros à dança. Contudo, tente envolver todos eles nas discussões e decisões, tomando cuidado para não reforçar a ideia de talento. Proponha que todos colaborem em tudo, acolhendo as opiniões do grupo e enfrentando os desafios individualmente, ao realizar as tarefas consideradas mais difíceis.

A escolha da história é livre para cada grupo e não precisa estar necessariamente dentro da categoria “popular”. A proposta é trabalhar e ressignificar os elementos das culturas populares, explorando histórias que tenham significados importantes para os estudantes. A história escolhida pode ser conhecida por todos ou descoberta em algum livro lido pela turma durante o ano.

A festa pode ser realizada na própria sala de aula ou em outro espaço da escola. Caso seja utilizado outro espaço, converse com a coordenação e com toda a equipe escolar no momento de planejar. Ao final da festa, ou em um momento posterior, faça uma roda de conversa com os estudantes sobre a experiência.

MP120

Comentários para o professor:

Conclusão

Este capítulo é um desdobramento do anterior, abordando outras festividades além de ritmos brasileiros. Espera-se que os estudantes reconheçam elementos das matrizes indígena, africana e europeia nas manifestações culturais brasileiras, em especial nas linguagens da dança e da música. Com o desenvolvimento das atividades, é esperado que os estudantes apreciem e contextualizem os conteúdos propostos e também que explorem expressivamente as linguagens abordadas, desenvolvendo seu repertório e sua criatividade.

A avaliação formativa deve ser realizada de maneira contínua, apoiada pelas atividades do capítulo e pelas sugestões de atividade presentes no Manual do Professor. A ficha de avaliação a seguir poderá auxiliar no mapeamento das aprendizagens e das dificuldades. Caso ainda haja dificuldades ao final do processo, é sugerida a realização da atividade de remediação, presente nesta conclusão.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Ficha de avaliação - Capítulo 5

Habilidades

Objetivos

Bem

Parcialmente

Pouco

Observações

(EF15AR13) e (EF15AR25)

O estudante reconhece e valoriza a diversidade de ritmos que compõem a cultura brasileira, identificando suas matrizes?

(EF15AR08) e (EF15AR25)

O estudante reconhece e valoriza a diversidade de danças que compõem a cultura brasileira, identificando suas matrizes?

(EF15AR08), (EF15AR13) e (EF15AR23)

O estudante reconhece elementos das linguagens, em especial a música e a dança, nas festas brasileiras, identificando-as como parte integrante da cultura?

(EF15AR15) e (EF15AR17)

O estudante mobilizou os próprios conhecimentos em música para compor frases sonoras de maneira coletiva, apropriando-se de sua criação?

(EF15AR08) e (EF15AR11)

O estudante mobilizou os próprios conhecimentos em dança para compor sequências de movimentos de maneira coletiva, apropriando-se da sua criação e dos conteúdos apresentados no capítulo?

MP121

Habilidades

Objetivos

Bem

Parcialmente

Pouco

Observações

(EF15AR11), (EF15AR17) e (EF15AR23)

O estudante mobilizou os próprios conhecimentos e os conteúdos apresentados nos dois últimos capítulos para criar de maneira coletiva e autoral, estabelecendo relações entre diferentes linguagens?

Atividade de remediação

Esta atividade deverá ser feita individualmente, porém o estudante pode contar com a colaboração dos colegas. A proposta é que cada um crie um texto inspirado na seção Conheça o artista, presente em outros capítulos deste livro, contendo as principais informações sobre um artista brasileiro de sua preferência. Primeiro, eles deverão retomar o conteúdo do capítulo e conversar sobre o que aprenderam sobre os artistas citados. Depois, deverão compartilhar um samba ou outra canção qualquer da qual gostem. Em seguida, deverão pesquisar o compositor ou intérprete da canção e também o seu estilo ou gênero musical. Na pesquisa sobre o gênero, peça que tentem identificar se há a presença de matriz indígena, africana ou europeia. Os estudantes podem fazer a pesquisa recorrendo à internet, mas também podem optar por realizar entrevistas com adultos (familiares, professores e funcionários da escola) que conheçam esse artista. As informações do texto poderão ser escritas em uma folha de sulfite ou em uma cartolina, contendo imagens (desenhos, pinturas ou recortes) que retratem o artista escolhido. É esperado que eles retomem os conteúdos abordados no capítulo e estabeleçam relações entre os novos conhecimentos e seu repertório pessoal, consolidando a aprendizagem e tornando-a significativa.

MP122

O que aprendemos

Olá! Agora você fará algumas atividades e descobrirá que já aprendeu muitas coisas!

  1. Vamos testar o vocabulário? Complete o glossário com o significado das palavras abaixo:

    Toada: _____

PROFESSOR Resposta: Cantiga simples que geralmente tem refrão.

Folguedo: _____

PROFESSOR Resposta: Festa.

Fandangueiro: _____

PROFESSOR Resposta: Pessoa que dança fandango.
Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.
  1. Forme uma dupla para contar a lenda do boi de mamão. Você começa, para na metade da história, e o colega termina; ou podem inverter, se quiserem.
Imagem: Pintura. Um homem de pé, de paletó e chapéu segura um objeto com uma cumbuca presa a uma rede pendente. Próximo a ele está uma criança e outras pessoas dançam ao redor de uma pessoa com fantasia de boi preto com chifres curvos curtos e saia verde. Fim da imagem.

LEGENDA: FURTADO, Sônia. Boi de mamão (detalhe). 1995. óleo sobre tela, 70 cm x 100 cm. Galeria Jacques Ardies, São Paulo (SP). FIM DA LEGENDA.

Quando terminarem, escrevam a história completa, cada um no seu livro. _____.

PROFESSOR Respostas pessoais.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Durante este ano, você e seus colegas pesquisaram as festas folclóricas do lugar onde moram. Você se lembra das apresentações feitas pela turma? Faça um breve relato daquilo que você aprendeu com a narrativa dos colegas.
PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

O que aprendemos

Avaliação processual

HABILIDADES DA BNCC EF15AR18; EF15AR19

  1. Estimule os estudantes a utilizar a memória para completar as respostas com as próprias palavras. Se não conseguirem definir as palavras, dê exemplos e faça perguntas relacionadas aos temas para que possam inferir. No final, peça que localizem os termos no texto e verifiquem a correção das respostas.
  1. Tente acompanhar as duplas e auxiliar, se necessário. Os estudantes devem relembrar a lenda do boi, sem recorrer à leitura do texto no livro nesse momento. A formação em duplas tem o objetivo de trabalhar a oralidade e também a colaboração. Verifique se as duplas conseguem passar a história da oralidade para a escrita.
  1. Nesta atividade, você terá a oportunidade de observar se os estudantes fizeram uma escuta atenta da apresentação dos colegas. Caso seja necessário, peça aos grupos que façam uma apresentação resumida da pesquisa e reforce a importância de ouvir e aprender com a turma.

    Sugestão de atividade de remediação

    Caso os estudantes apresentem dificuldade para recontar a lenda que está no livro, pesquise, imprima e disponibilize uma nova lenda e distribua entre eles. Divida a turma em duplas para que realizem a leitura. Depois da primeira leitura, peça aos estudantes que respondam às seguintes questões: “Onde se passa essa lenda?”; “Como ela começa?”; “Quem são as personagens?”; “O que acontece no meio da história?”; “O que acontece no final?”. Com isso, espera-se que os estudantes consigam identificar os elementos espaço, personagens e acontecimentos da história. Ao final, peça a cada dupla que reconte a história para a turma. Espera-se com essa atividade colaborar tanto para o letramento quanto para o desenvolvimento de procedimentos teatrais.

MP123

Avaliação processual

  1. O samba se tornou um gênero musical muito popular no nosso país, desde o início do século 20. Quais são os principais instrumentos tocados em uma roda de samba? _____
Imagem: Fotografia. Uma mesa onde estão alguns instrumentos, como tamborim e agogô, e ao redor da qual algumas pessoas tocam cuica, pandeiro e surdo. Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: Cuíca, agogô, pandeiro, cavaquinho, tamborim e surdo.
  1. Escolha um samba que você conhece e ensine para os colegas. Registre um trechinho da letra aqui. Pode ser o refrão. _____
PROFESSOR Resposta pessoal.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
  1. Agora, você vai se reunir com seu grupo e criar uma frase sonora. Lembre-se: a frase deve ser diferente daquela que vocês já criaram durante o ano. Apresentem a frase sonora para a turma e faça aqui o registro, desenhando ou transformando-a em sílabas.

_____

PROFESSOR Desenho pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

HABILIDADES DA BNCC EF15AR13; EF15AR14; EF15AR15; EF15AR17

  1. Peça aos estudantes que respondam à questão mobilizando a memória. Caso apresentem dificuldade, solicite que localizem o assunto no texto e identifiquem os instrumentos fazendo a leitura das legendas.
  1. Se não tiver sido feita uma atividade de apreciação de sambas na sala de aula, ou se achar conveniente repeti-la, toque alguns trechos das canções para que os estudantes escutem, antes de responderem à pergunta. Depois, peça a cada um que diga de qual letra mais gostou. Promova também um momento para que eles possam cantar juntos os trechos dos sambas preferidos. Peça que anotem trechos da letra dos quais se recordam.
  1. Relembre com os estudantes a atividade realizada na seção Mãos à obra, em que foi elaborada uma frase sonora. Se necessário, retome as instruções da página 73. De preferência, organize os estudantes em grupos diferentes daqueles formados durante a atividade do livro. Observe de que maneira eles compreendem e desenvolvem as possibilidades de notação não convencional, verifique se conseguem explorar diferentes fontes sonoras (voz, percussão corporal e objetos do cotidiano) e se utilizam os conceitos aprendidos sobre a intensidade dos sons.

MP124

Para terminar

Para encerrar o trabalho com este livro, faça as atividades a seguir com atenção.

  1. A arte pode estar em toda parte, isto é, em espaços culturais, como museus, teatros, cinemas, galerias e centros culturais, passando pelas ruas e chegando até a internet. Escreva um comentário sobre a importância de um desses espaços para a divulgação da arte. _____
PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. As festas populares que acontecem em uma comunidade sempre contam com a colaboração de muitas pessoas. Como foi a experiência de criar uma festa com seus colegas? Vocês conseguiram colaborar uns com os outros? Como fizeram para superar as dificuldades? _____
Imagem: Fotografia. Na rua, durante o dia, um grupo de pessoas dança em roda. As meninas usam bota e vestido longo colorido, algumas usam chapéu e outras estão com cabelo preso. No espaço, há muitas bandeirolas coloridas penduradas. Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. Este ano, você planejou e executou um flash mob com a turma. Nele, vocês discutiram um tema importante para o grupo. Qual foi esse tema? Escreva um breve relato contando sobre a escolha do grupo e como vocês transformaram o tema em uma performance . _____
PROFESSOR Respostas pessoais.
MANUAL DO PROFESSOR

Para terminar

Avaliação de resultado

As habilidades aferidas nesta avaliação estão relacionadas ao Plano Nacional de Alfabetização (PNA) e se referem aos processos de compreensão de leitura, como interpretar e relacionar ideias e informação; analisar e avaliar conteúdo e elementos textuais.

  1. Os estudantes devem argumentar com as próprias palavras utilizando os conhecimentos adquiridos durante o ano letivo. As respostas dependerão da escolha de cada um. Caso sejam mencionados os museus, é possível que citem a importância da preservação de obras de arte como pinturas, esculturas e objetos de coleção. Se a opção for a arte nas ruas, serão mencionadas a relação dos artistas com o público e a interferência na paisagem. No caso da internet, os estudantes podem citar o acesso aos museus, em visitas virtuais às exposições permanentes, por exemplo. Disponibilize um tempo para que eles reflitam e retomem a leitura do livro, se necessário.
  1. Estimule os estudantes a relembrar a produção dos eventos escolares. Disponibilize os registros, se houver. Verifique se eles se apropriaram do tema escolhido e como eles desempenharam as funções pensando também esteticamente.
  1. Peça aos estudantes que comentem as respectivas experiências em voz alta e promova um diálogo sobre a performance com a turma. Valorize as ações e os resultados considerados positivos. Esse momento, assim como todos os momentos na perspectiva da avaliação formativa, deve servir não somente para consolidar as aprendizagens, mas também para que os estudantes continuem aprendendo e projetando os aspectos que precisam ser melhorados.

MP125

Avaliação de resultado

  1. Relembre a experiência pesquisando a fotografia de algum flash mob na internet. Imprima a fotografia e cole-a aqui. O tema desse flash mob é muito diferente do que foi escolhido pelo seu grupo? Por quê? _____
    PROFESSOR Respostas pessoais.
  1. Leia as perguntas com atenção e responda marcando um X .

    Quadro: equivalente textual a seguir.

Sim

Não

Às Vezes

Foi difícil realizar as atividades do livro este ano?

Os conteúdos aprendidos foram interessantes?

Houve cooperação entre todos nos trabalhos em grupo?

As atividades corporais exigiram muito dos participantes?

Foi prazeroso pesquisar sobre os temas sugeridos pelo professor?

MANUAL DO PROFESSOR
  1. A pesquisa de outras performances realizadas nos flash mobs espalhados pelo mundo permite aos estudantes estabelecer parâmetros de comparação com o evento realizado por eles, desde a localização, a participação das pessoas, como elas estão vestidas, o gestual, se o evento é em local fechado ou ao ar livre etc. A comparação permite aos estudantes estabelecer uma possibilidade ampla de percepções entre o trabalho realizado por eles e por pessoas de culturas diferentes, por exemplo.
  1. Auxilie os estudantes, se houver dificuldade na leitura e compreensão das perguntas. A autoavaliação a cada ano é importante porque permite a cada um deles perceber sua evolução, não só no desenvolvimento físico como também no intelectual, durante o ano letivo, ao passar de uma série escolar para outra mais avançada.

MP126

Vamos ler

A orquestra tim-tim por tim-tim

Imagem: Capa de livro. Na parte superior, o título “A orquestra tim-tim por tim-tim”. Apresenta a ilustração de um menino com os braços aberto ao centro segurando uma batuta e instrumentistas ao redor. Fim da imagem.

Liane Hentschke, Susana Ester Krüger, Luciana Del Ben e Elisa da Silva e Cunha.

São Paulo: Moderna, 2005.

Essa é uma oportunidade de mergulhar no maravilhoso mundo dos instrumentos musicais e conhecer mais de perto as famílias das cordas, das madeiras e dos metais, além da importância de cada um deles em uma orquestra.

Oito anos

Imagem: Capa de livro. Ao centro, o título “Oito anos”. Apresenta uma criança sentada em um sofá na grama e ao redor há uma TV antiga, um toca-discos e brinquedos. Fim da imagem.

Paula Toller.

São Paulo: Salamandra, 2015.

Gabriel é um menino de oito anos muito curioso, que gosta de fazer perguntas que nem os adultos sabem responder. E uma das perguntas que Gabriel faz é: “Se música é poesia, o lugar dela é no rádio ou no livro?” Essa é a história da música que virou livro.

Soltando o som

Imagem: Capa do livro. O título “Soltando o som” está ao centro e ao redor há cinco quadrinhos que apresenta um menino e uma menina tocando instrumentos. Fim da imagem.

Carolina Michelini. Ilustração de Michele Iacocca.

São Paulo: Moderna, 2015.

Jana e Dudu percebem quantos sons diferentes eles produzem e quantos outros barulhos, ruídos, músicas os rodeiam! Fazendo experiências com assobios, extraindo sons do próprio corpo, experimentando timbres e alturas de voz, eles vão descobrindo e nos contando os mistérios da música.

Festas

Imagem: Capa de livro. Na parte superior, o título “Festas”. Apresenta serpentinas e um grupo de pessoas fantasiadas desfilando com alegria. Fim da imagem.

Texto e ilustrações de Marcelo Xavier.

Belo Horizonte: Formato, 2012. (Coleção O Folclore do Mestre André.)

Nesse livro, você conhecerá Mestre André, um contador de histórias que lhe mostrará o universo fascinante do folclore brasileiro. Personagens folclóricas, festas populares e comemorações religiosas são representadas com imagens feitas com massinha de modelar.