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Capítulo 2. A transformação do espaço

Imagem: Fotografia. Em uma área aberta natural, destaque para um conjunto de 11 estátuas robustas feitas de pedras. Apresentam o tronco e cabeça com feições humana, como orelhas, olhos, boca e nariz. Todas estão voltadas para o mesmo lado e uma ao lado da outra, fixadas na mesma base de pedra. Uma das figuras está com um objeto sobre a cabeça. Ao redor, grama. No horizonte, o céu azul e nuvens. Fim da imagem.

LEGENDA: Estas esculturas estão localizadas na Ilha de Páscoa, no Chile. Elas são chamadas de moais de Ahu Tongariki e provavelmente foram produzidas pelo povo rapanui entre os anos de 1250 e 1500. Os moais foram feitos em pedra e sua altura varia de 4,5 a 20 metros. Fotografia de 2010. FIM DA LEGENDA.

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Boxe complementar

O que eu vejo

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Converse com os colegas.

  1. De que material estas esculturas são feitas?
  1. Que outros materiais são utilizados pelos artistas para criar suas esculturas?
  1. O que mais chamou sua atenção nestas esculturas?

Fim do complemento

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Arte que vem da natureza

Obras de arte, como desenhos e pinturas, são representadas sobre uma superfície plana. Por possuírem apenas duas dimensões, altura e largura, são chamadas de bidimensionais.

Obras de arte que têm volume e três dimensões, isto é, altura, largura e profundidade, são chamadas de tridimensionais, como é o caso das esculturas. Veja a reprodução de uma escultura.

Imagem: Fotografia. Em um local aberto, uma estátua robusta sobre uma ampla base retangular onde estão representados dois homens a cavalo e atrás deles duas compridas fileiras de homens que marcham seminus e descalços.  Fim da imagem.

LEGENDA: BRECHERET, Victor. Detalhe de Monumento às bandeiras. Escultura em granito, cerca de 11 m de altura, 8,40 m de largura e 43,80 m de profundidade. A construção do monumento foi iniciada em 1921 e terminou em 1953. Parque do Ibirapuera, São Paulo (SP), fotografia de 2007. FIM DA LEGENDA.

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Escultura é a arte de transformar materiais na representação do corpo humano, de seres da natureza ou na criação de formas abstratas .

Os materiais utilizados na elaboração de uma escultura podem ser retirados da natureza, como pedra, metal, madeira, argila, ou podem ser criados pelo ser humano, como o plástico.

Imagem: Fotografia. Um homem que usa jaleco está com expressão séria enquanto esculpe um busto de argila. Fim da imagem.

LEGENDA: Escultor modelando com argila o busto de uma pessoa. São Petersburgo, Rússia, 2018. FIM DA LEGENDA.

Em materiais duros, como a pedra, os artistas entalham o que querem que fique em relevo. Materiais mais maleáveis, como a argila, também podem ser moldados em formas ou com as mãos.

Chamamos de relevo o que se destaca de uma superfície plana, formando uma parte mais elevada em relação a essa superfície. Em materiais como argila, madeira e pedra, o relevo pode ser produzido por meio de entalhes .

Imagem: Fotografia. Em tons de bege e marrom, destaque de uma parede na qual está entalhada a figura de um leão de pé com a boca aberta ao redor de plantas. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Destaque de uma superfície em mosaico azul e cinza que compõe a figura de um leão cinza-claro de pé com a boca aberta. Fim da imagem.

LEGENDA: Exemplos de entalhes em esculturas em baixo-relevo . Acima, detalhe de leão entalhado na parede de um templo budista localizado em Luang Prabang, Laos, fotografia de 2019. Em seguida, detalhe de leão em mosaico (tijolos envidraçados e azulejos) no Portal de Ishtar em Istambul, Turquia, fotografia de 2014. FIM DA LEGENDA.

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O escultor precisa planejar com atenção os detalhes da obra que deseja esculpir. Às vezes, ele faz desenhos da peça que pretende desenvolver e só então passa esse desenho para o suporte e começa a esculpir. Além disso, ele usa ferramentas específicas para cada tipo de material a ser trabalhado.

Imagem: Fotografia. Uma mulher com a cabeça inclinada para o lado do corpo enquanto segura um martelo em uma das mãos direcionado para uma estaca que segura com a outra mão e está apoiada em um grande pedaço de pedra. Fim da imagem.

LEGENDA: Escultora usando macete e cinzel para entalhar mármore. Etara, Bulgária, 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Destaque de uma pessoa que usa um instrumento metálico pequeno na superfície de um objeto esculpido em argila. Fim da imagem.

LEGENDA: Artista com esteca de metal usada para alisar argila. Chiang Mai, Tailândia, 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Destaque das mãos de uma pessoa que usa um objeto metálico fino na superfície de uma pequena escultura de madeira.  Fim da imagem.

LEGENDA: Escultura de madeira sendo finalizada com uma goiva. Siem Reap, Camboja, 2018. FIM DA LEGENDA.

Converse com os colegas e, depois, registre suas respostas.

  1. Você gostaria de ser escultor? O que sabe sobre essa profissão? _____.
  1. Que tipo de escultura mais chamou sua atenção? Por quê? _____.

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Boxe complementar

Mãos à obra

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

Assim como as esculturas, o nosso corpo também ocupa um espaço tridimensional. Além disso, podemos nos mover em diferentes direções usando as nossas articulações, ampliando ou reduzindo esse espaço.

Em dupla, vocês farão uma atividade para explorar os movimentos do corpo e perceber o espaço que ele ocupa. Um componente da dupla será o escultor, que irá manipular os gestos do companheiro, e o outro será a escultura. Ouça as explicações do professor e siga as orientações abaixo.

  1. Para começar, fechem os olhos e respirem lentamente, concentrando-se em perceber todas as partes do seu corpo. Reparem nas partes que vocês conseguem dobrar e esticar.
  1. Depois de esticar e dobrar partes do próprio corpo, um dos componentes da dupla, o “escultor”, movimentará, com cuidado para não machucar, as articulações do colega que será a “escultura”, seguindo as instruções que forem dadas por ele.
  1. Após o “escultor” testar diversas posições e movimentos, o colega que representa a escultura vai “congelar”.
  1. Troquem as funções da dupla para inverter os papéis de escultor e escultura.

    É importante que os escultores encerrem os movimentos ao mesmo tempo, assim vocês terão um conjunto de esculturas para observar.

    Imagem: Ilustração. No pátio gramado, um grupo de seis crianças acompanhadas de uma mulher adulta que os observa. Quatro crianças fazem poses e duas observam paradas à sua frente.  Fim da imagem.

Fim do complemento

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Os museus e as mídias

Uma das formas de as pessoas conhecerem as obras de arte é pelas exposições realizadas nos museus. As obras, porém, não ficam restritas ao universo das pinturas, esculturas, fotografias e instalações. Esse é o caso da exposição Castelo Rá-Tim-Bum, que recriou em um museu os cenários de um programa infantil de TV dos anos 1990.

Essa exposição foi realizada no Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo (SP) entre 2014 e 2015, ficando em cartaz por aproximadamente seis meses, e recebeu cerca de 410 mil visitantes, o que fez do evento um recordista de público. Jovens e adultos enfrentavam grandes filas para ver os cenários onde viveram as personagens que os acompanharam durante a infância. A mostra também contou com uma temporada no CCBB do Rio de Janeiro (RJ) em 2016.

O sucesso da exposição foi tão grande que o museu criou uma visita virtual em 2020.

Imagem: Fotografia. Cenário composto por uma ampla sala com piso quadriculado, um sofá decorativo com assento em formato circular colorido e com encosto espiralado em relevo ao centro. As paredes são beges com quadros na parede. Ao fundo, há uma grande árvore e uma escada comprida.  No teto, há um lustre com superfície redonda que reflete sombra e luz nas paredes. Fim da imagem.

LEGENDA: Entrada do castelo, cenário que faz parte da exposição virtual Castelo Rá-Tim-Bum, do MIS-SP, de 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. Qual é o motivo do sucesso dessa exposição? _____.
  1. Por que algumas exposições atraem mais público que outras? _____.
  1. Na sua opinião, a mídia tem um papel importante na cultura? Qual? _____.

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Arte em defesa do meio ambiente

Frans Krajcberg deixou a Polônia, sua terra natal, para viver e desenvolver sua arte no Brasil. A obra desse artista se inspira nas florestas brasileiras e reflete sua grande preocupação com o meio ambiente. Observe uma delas a seguir.

Imagem: Fotografia. Em primeiro plano, sobre pequenas toras pretas, uma composição com cipós, raízes e caules com superfície colorida, com destaque para o amarelo, laranja, verde e preto. Eles estão lado a lado fixados sobre as toras. Ao centro, destaque para um tronco escuro mais grosso envolto por uma raiz retorcida. Ao fundo, o mar.  Fim da imagem.

LEGENDA: KRAJCBERG, Frans. Conjunto de esculturas. 1991. Pigmento natural sobre raízes, cipós e caules de palmeira, altura total: 3,10 m. Acervo do artista, Nova Viçosa (BA). FIM DA LEGENDA.

Para fazer suas obras de arte, Krajcberg usava partes de vegetais, que encontrava em caminhadas por florestas e praias, e o que sobrava de queimadas e desmatamentos, como raízes retorcidas e troncos queimados.

O conjunto de esculturas reproduzido na fotografia foi criado com esse tipo de material.

Seu trabalho artístico se tornou uma forma de denunciar a devastação do meio ambiente no Brasil, principalmente no Paraná e na Amazônia.

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As obras tridimensionais de Frans Krajcberg

Em muitas de suas obras, Frans Krajcberg também denunciou a devastação do meio ambiente causada pelo extrativismo mineral.

Observe ao lado uma dessas obras. Nela, o artista fez uma colagem com cristais de vários tamanhos, pesos e formas.

A combinação bidimensional de superfícies, que aqui é representada pela tábua de suporte usada no quadro, e tridimensional, representada pelas pedras coladas na tábua, é uma característica das obras de Krajcberg.

Imagem: Fotografia. Composição de cristais diversos, alguns menores e outros maiores, dispostos sobre uma superfície e formando uma camada retangular em relevo e de aspecto áspero.  Fim da imagem.

LEGENDA: KRAJCBERG, Frans. Quadro-relevo. Sem data. Cristais sobre madeira, 109 cm × 76 cm. Coleção particular. FIM DA LEGENDA.

Converse com os colegas e, depois, registre sua resposta.

Boxe complementar

Conheça o artista

Frans Krajcberg nasceu na Polônia, em 1921. Ao perder toda a sua família na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), mudou-se para a Alemanha, onde estudou em uma escola de belas-artes.

Em 1948, veio para o Brasil e, em 1951, participou da Primeira Bienal Internacional de São Paulo. Viveu em várias cidades brasileiras, entre elas Rio de Janeiro (RJ), Itabirito (MG) e Nova Viçosa (BA). Faleceu em 2017.

Imagem: Fotografia. Retrato de um senhor sorridente, que tem a pele clara, barba e cabelo grisalhos, usa boné e camiseta sob uma jaqueta.  Fim da imagem.

Fim do complemento

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Boxe complementar

Mãos à obra

Que tal criar um quadro-relevo inspirado na obra de Krajcberg? Basta seguir o roteiro.

Materiais

  • Cola branca
  • Galhos e folhas secas, pedrinhas ou outros elementos descartados pela natureza
  • Tampa de caixa de pizza, tampa de caixa de sapatos ou pedaço de tábua fina

    Como fazer

    Imagem: Ilustração 1. Destaque das mãos de uma pessoa que segura gravetos e folha de uma planta. Fim da imagem.

    LEGENDA: Recolha de seu quintal ou condomínio, ou mesmo dos vasos de plantas de sua casa, galhos e folhas secas, pedrinhas ou outros elementos descartados pela natureza e leve para a sala de aula. FIM DA LEGENDA.

    Imagem: Ilustração 2. Destaque de uma das mãos dispondo os gravetos e as folhas em uma caixa de pizza. Fim da imagem.

    LEGENDA: Distribua os objetos coletados sobre a tampa ou a madeira, experimentando posições diferentes até achar que eles formam uma composição harmoniosa. Deixe-os como estão e execute a próxima etapa. FIM DA LEGENDA.

    Imagem: Ilustração 3. Destaque de uma das mãos despejando cola do tubo sobre os itens na caixa. Fim da imagem.

    LEGENDA: Sem mexer nos objetos, despeje bastante cola branca sobre eles. FIM DA LEGENDA.

    Imagem: Ilustração 4. Destaque para a menina que fez a composição sorrindo enquanto exibe o quadro feito com gravetos, folha, cola na caixa de pizza.  Fim da imagem.

    LEGENDA: Ponha seu quadro-relevo em um local plano e deixe-o secar por 3 dias. Depois disso, ele estará pronto para ser exibido. FIM DA LEGENDA.

Fim do complemento

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Para fazer com os colegas

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Agora, vocês farão um vernissage, isto é, uma exposição das obras que criaram ao longo dos capítulos 1 e 2 deste livro.

Uma exposição pode apresentar pinturas, desenhos, fotografias, esculturas, instalações, trabalhos em vídeo, entre outros, ou um único gênero de arte. Obras artísticas podem ser expostas em espaços culturais dedicados à arte ou em locais como shoppings, câmaras municipais e espaços em empresas.

Sigam o roteiro para desenvolver essa tarefa.

  1. Em primeiro lugar, definam com o professor o local e a duração do evento. O título da exposição será “Arte e natureza” e deverá aparecer nos cartazes, folhetos e convites produzidos por vocês.
  1. Uma exposição de arte costuma contar com equipes de profissionais que cuidam de cada etapa do desenvolvimento e da montagem. Então, depois de ler os tópicos a seguir, formem equipes para cuidar das etapas de montagem da exposição.
    1. Equipe de curadoria: os curadores são os profissionais responsáveis pela concepção da exposição. Eles definem as obras que ficarão à mostra e de que maneira devem ser colocadas no espaço da exposição. Eles também escrevem textos sobre elas e planejam atividades que podem acontecer durante a exposição, como palestras, oficinas de arte e exibição de documentários.
Imagem: Fotografia. Dois meninos sentados diante de uma mesa desenham em papéis com giz de cera e canetinhas. Um deles está com a cabeça deitada em cima de um dos braços sobre a mesa.  Fim da imagem.

LEGENDA: Estudantes da Educação Infantil participam de oficina de arte na escola, desenhando e pintando com giz de cera e canetas coloridas. FIM DA LEGENDA.

  1. Equipe de pesquisa: em espaços culturais como museus e galerias de arte, há pessoas que pesquisam informações sobre o tema de cada exposição. Essa pesquisa serve para ajudar na elaboração dos textos que irão para o catálogo sobre a exposição, para os folhetos de divulgação do evento, para os convites e até para a imprensa.

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  1. Equipe educativa: em instituições como museus e pinacotecas, essa equipe realiza atividades que ajudam o público a entender as obras em exposição. Às vezes, auxilia a equipe de curadoria na organização das atividades que acontecem durante o evento, como oficinas e palestras. Ela também pode oferecer monitoria aos visitantes.
  1. Equipe de produção: em museus e outras instituições, essa equipe é responsável por realizar o que foi planejado pela curadoria. Os membros dessa equipe pesquisam preços e cuidam da compra de materiais para montar a exposição. Também podem fazer pedidos de empréstimo de obras de arte para enriquecer o tema que está sendo trabalhado.
  1. Equipe de montagem: essa equipe prepara o local da exposição, colocando mesas e suportes onde as obras serão expostas, e também organiza as obras para que fiquem da maneira como os curadores orientaram. As pessoas dessa equipe podem tirar fotografias das obras já instaladas para serem usadas no catálogo e nos folhetos. Todas as equipes podem se juntar para essa finalidade.
  1. Equipe de divulgação: para que a exposição seja um sucesso, também é necessário elaborar os convites, os cartazes e os folhetos de divulgação. Para isso, deve ser formada uma equipe de divulgação, que providenciará esses materiais de acordo com o que for indicado pela curadoria.
Imagem: Fotografia.  No pátio, uma menina uniformizada observa uma exposição de quadros coloridos dispostos em um extenso painel.  Fim da imagem.

LEGENDA: Estudante do Ensino Fundamental aprecia exposição de arte em escola localizada em Bangkok, Tailândia, 2018. FIM DA LEGENDA.

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O que aprendemos?

Olá! Agora você fará algumas atividades e descobrirá que já aprendeu muitas coisas!

  1. A natureza-morta é um gênero presente:
    1. ( ) no teatro.
    1. ( ) apenas na pintura.
    1. ( ) apenas na escultura.
    1. ( ) na pintura, em fotografias e na escultura.
  1. Quais foram os materiais utilizados na obra Natureza-morta com peras e nectarinas, dos artistas Claes Oldenburg e Coosje van Bruggen? _____.
Imagem: Fotografia. Em uma ampla sala com pé direito alto, bem iluminado e com parede de vidro há uma composição com nectarinas e peras gigantes.  Fim da imagem.
  1. Preencha os espaços com as cores que faltam e escreva as legendas.

a) Esquema. Quadro azul + quadro amarelo = quadro com espaço para resposta. Azul + amarelo = _____.

b) Esquema. Quadro vermelho + quadro com espaço para resposta = quadro violeta. Vermelho + _____ = violeta.

c) Esquema. Quadro com espaço para resposta + quadro amarelo = quadro laranja. _____ + amarelo = laranja.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

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Avaliação processual

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.
  1. No capítulo 2, você realizou uma atividade explorando diferentes posturas, como se fosse uma escultura, com a ajuda de um colega que ia movimentando partes do seu corpo. Agora, em dupla, relembrem essa atividade e criem uma nova sequência de movimentos, inspirada nas posturas executadas anteriormente. Depois, faça um desenho para registrar suas sensações durante essa experiência.

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Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.
  1. Artistas como Frans Krajcberg usam sua obra para chamar a atenção para questões importantes, como a destruição do ambiente, e, dessa maneira, transformar a sociedade. Faça um desenho que chame atenção para algo que você gostaria de transformar.

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