64

UNIDADE 3 – O TEMPO PASSA

Imagem: Ilustração. Uma menina de pele morena, cabelos encaracolados de cor castanho no alto, de olhos em castanho-claro, usando uma blusa de cor rosa com bolinhas brancas. Ela está sentada em cadeira com estofado vermelho, com a mão esquerda perto do queixo, vista de costas, de frente para mesa de cor marrom. Sobre a mesa, um álbum aberto de cor azul-claro com fotos de uma bebê sozinha e uma foto com a mão. Na parte superior, título : Álbum da Patrícia – 2016. Perto do álbum, vista parcial de um vaso amarelo com flores com pétalas azuis e na mesa, uma flor caída. Perto da cabeça dela, nuvem de pensamento : Sala de aula com crianças sentadas em carteiras escolares, uma ao lado da outra, vestidas com uniforme composto com camiseta branca com detalhes e calça azul. Ao centro, na fileira da frente, uma menina loira de cabelos curtos com par de óculos vermelho, com a mão esquerda para cima, diz : PROFESSORA PATRICIA! De frente para a lousa, a professora : mulher morena, cabelos encaracolados castanhos presos, com blusa vermelha, jaleco branco e calça roxa. Ela segura na mão direita um livro e com a outra mão, um giz branco escrevendo sobre a lousa verde. À esquerda, uma mesa marrom com livros, caneta, vaso roxo com planta verde e atrás, uma cadeira da mesma cor da mesa. Fim da imagem.

65

Boxe complementar:

VAMOS CONVERSAR

  1. O QUE A MENINA ESTÁ OLHANDO?
  1. O QUE ELA ESTÁ IMAGINANDO?
  1. COM O PASSAR DO TEMPO, ELA VAI SE PARECER MAIS COM UM ADULTO OU COM UM BEBÊ?
  1. O QUE VOCÊ PENSA QUANDO OBSERVA A IMAGEM?

Fim do complemento.

66

INVESTIGAR O ASSUNTO

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER.

CABELEIRA DE ALPISTE

VOCÊ SABIA QUE EXISTEM DIVERSAS FORMAS DE OBSERVAR O TEMPO PASSAR?

O QUE VOCÊ VAI FAZER

CRIAR UM BONECO COM “CABELO” FEITO DE ALPISTE E ACOMPANHAR O SEU CRESCIMENTO DURANTE UM PERÍODO DE TEMPO.

DO QUE VOCÊ VAI PRECISAR

Tabela: equivalente textual a seguir.

UMA MEIA DE SEDA

TESOURA COM PONTAS ARREDONDADAS

PÓ DE SERRAGEM

MEIO COPO DE SEMENTES DE ALPISTE

TINTA GUACHE OU PLÁSTICA

PINCEL FINO

BARBANTE

ÁGUA

RELÓGIO OU CRONÔMETRO

COMO VOCÊ VAI FAZER

  1. USANDO O CRONÔMETRO, COMECE A CONTAR O TEMPO.
  1. CORTE O PÉ DA MEIA, QUE SERÁ A CABEÇA DO BONECO. COLOQUE O ALPISTE DENTRO DESSE RECIPIENTE.
  1. COLOQUE O PÓ DE SERRAGEM POR CIMA ATÉ A MEIA FICAR COMO UMA BOLA.
  1. AMARRE O BARBANTE PARA FECHAR A MEIA. VOCÊ PODE CORTAR AS SOBRAS DE MEIA (SE HOUVER).
  1. USE O PINCEL E A TINTA PARA PINTAR O ROSTO DO BONECO.
  1. MOLHE A PARTE DA “CABEÇA” ONDE ESTÁ O ALPISTE.
  1. FINALIZE A CONTAGEM DO TEMPO.
  1. A CADA DOIS DIAS, MOLHE A “CABEÇA” DO BONECO E OBSERVE O CRESCIMENTO DO “CABELO” DE ALPISTE.
Imagem: Ilustração. Mãos de pessoa morena segurando na mão esquerda com saco amarelo e mão direita no alto jogando pó de serragem.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Mãos de pessoa morena segurando na mão esquerda com saco amarelo e mão direita no alto jogando pó de serragem.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Mão direita de uma pessoa segurando um tubo vermelho com ponta branca de frente para um boneco de cor amarela, com barbante verde no pescoço, parte inferior, com cabeça redonda, rosto desenhado com olhos, nariz vermelho, bigode preta e boca vermelha. Ao fundo, um tubo com barbante verde e um saco amarelo amarrado com o barbante na parte superior.  Fim da imagem.

67

PARA VOCÊ RESPONDER

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. QUANTO TEMPO VOCÊ LEVOU PARA MONTAR O EXPERIMENTO?
  1. QUANTO TEMPO O ALPISTE LEVOU PARA GERMINAR?

    ( ) 3 MESES

    ( ) 3 DIAS

    ( ) 3 SEMANAS

    ( )

    Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. DESENHE SEU BONECO NOS QUADROS ABAIXO, EM DOIS DIAS DIFERENTES DE OBSERVAÇÃO.

OBSERVAÇÃO DATA: ___/___/_____

_____

2ª OBSERVAÇÃO DATA: ___/___/_____

_____

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. QUANTO TEMPO DUROU ESSA ATIVIDADE PRÁTICA?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. AO FINAL DESSA ATIVIDADE, QUE MUDANÇAS VOCÊ NOTOU NO SEU BONECO?

68

CAPÍTULO 1 – PERÍODOS DO DIA

SE VOCÊ OBSERVAR O CÉU, VAI PERCEBER QUE A APARÊNCIA DELE MUDA AO LONGO DO DIA.

DE MANHÃ, O SOL SURGE NO HORIZONTE E COMEÇA A ILUMINAR O AMBIENTE.

Imagem: Fotografia. Vista geral de cidade com muitos prédios, uns altos, outros médios, pertos uns dos outros. Na parte superior, céu de cor azul com nuvens de cor rosa-claro e partes em laranja.  Fim da imagem.

LEGENDA: IMAGEM DO AMANHECER NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, EM 2018. FIM DA LEGENDA.

DURANTE O DIA, O CÉU ESTÁ CLARO. O SOL ILUMINA E AQUECE O AMBIENTE.

Imagem: Fotografia. A mesma cidade descrita anteriormente. O céu está de cor azul, sem nuvens.  Fim da imagem.

LEGENDA: IMAGEM DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO NO MEIO DO DIA, EM 2018. FIM DA LEGENDA.

AO FIM DA TARDE, O SOL SE PÕE NO HORIZONTE E A APARÊNCIA DO CÉU MUDA.

Imagem: Fotografia. A mesma cidade descrita anteriormente, com o céu de cor azul e com nuvens esparsas em cinza.  Fim da imagem.

LEGENDA: IMAGEM DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO NO FINAL DA TARDE, EM 2018. FIM DA LEGENDA.

QUANDO CHEGA A NOITE, O CÉU FICA ESCURO. EM LUGARES ONDE HÁ POUCAS LUZES ARTIFICIAIS, É POSSÍVEL VER A LUA E AS ESTRELAS.

Imagem: Fotografia. A mesma cidade descrita anteriormente, com céu de cor cinza, prédios com luzes acesas.  Fim da imagem.

LEGENDA: IMAGEM DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO À NOITE, EM 2018. FIM DA LEGENDA.

69

  1. COMPARE AS IMAGENS A SEGUIR.
    • FAÇA UM X NA IMAGEM EM QUE É DIA.

LEGENDA: MUNICÍPIO DE RECIFE, PERNAMBUCO, EM 2020. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: MUNICÍPIO DE RECIFE, PERNAMBUCO, EM 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. QUE ILUMINA O LOCAL EM CADA IMAGEM?

    ATIVIDADES DO DIA A DIA

    AO LONGO DO DIA, FAZEMOS MUITAS ATIVIDADES. ALGUMAS, COMO ESCOVAR OS DENTES, REALIZAMOS TODOS OS DIAS. OUTRAS, COMO IR AO MÉDICO, ACONTECEM SÓ DE VEZ EM QUANDO.

  1. CERQUE COM UMA LINHA A ATIVIDADE QUE VOCÊ FAZ TODOS OS DIAS.
Imagem: Ilustração 1. Uma menina ruiva de olhos azuis, com roupa rosa e sapatos vermelhos, deitada em poltrona de dentista. Ela está com a boca aberta, sendo examinada por um dentista de frente para ela. Ele tem pele negra, cabelos pretos, com jaleco, luvas e máscara branca, com um utensílio na mão direita na boca da menina. De frente para a cabeça dela, lâmpada amarela com haste cinza e à direita da menina, aparelho redondo cinza.  Ilustração 2. Vista de um menino do busto para cima, de pele clara, cabelos castanhos, olhos fechados, tomando banho, com as mãos sobre os cabelos com espuma branca, olhos fechados sorrindo e gotas de água sobre ele.   Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. QUE OUTRAS ATIVIDADES VOCÊ FAZ TODOS OS DIAS?

70

OS SERES HUMANOS ORGANIZAM SUAS ATIVIDADES DE ACORDO COM OS PERÍODOS DO DIA.

  1. VEJA AS ATIVIDADES DE LEANDRO AO LONGO DO DIA.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

    1. CONTE PARA UM COLEGA QUAIS ATIVIDADES VOCÊ VÊ NAS IMAGENS.
Imagem: Ilustração. Uma forma redonda com faixas diferentes em categorias de momentos do dia. Manhã : Leandro em pé com os braços erguidos para cima, olhos fechados e de boca aberta, com pijama verde. Ele está perto de uma janela marrom por onde vê-se paisagem diurna com casas e sol amarelo, com céu azul-claro.  Leandro sentado de frente para mesa marrom, com vaso arredondado de cor cinza com maçãs e bananas e um copo com suco de laranja. O menino segura maçã nas mãos com pedaço mordido.  Leandro menino de pele clara, cabelos castanhos, vestido com camiseta azul, em sala de aula, sentado de frente para carteira escolar, com lápis na mão esquerda. À direita, a professora em pé, mulher de cabelos loiros, vestida com jaleco branco, calça marrom e dedo indicador da mão esquerda para o alto. Ao fundo, lousa de cor verde e contorno em marrom sobre parede amarela.  Tarde :  Três crianças correndo em local aberto com grama verde e caminho de cor marrom. Leandro na frente de blusa amarela regata, bermuda em azul-escuro e sapatos em azul-claro, outro menino de pele clara, cabelos castanhos com camiseta marrom e bermuda cinza e ao fundo, uma menina de pele clara, cabelos pretos longos e roupa lilás.  Leandro sentado de frente para uma escrivaninha escrevendo sobre caderno.  Noite : Leandro sentado de frente para mesa, comendo com um homem de pele clara e cabelos castanhos com camiseta azul e uma mulher ruiva de cabelos curtos, vista de costas. Leandro, tomando banho de olhos fechados, sorrindo, debaixo de chuveiro branco por onde cai gotas de água.  Leandro dormindo na cama com cobertura de cor verde e cama de cor vermelha. Perto da cama, janela marrom com céu de cor azul, estrelas e lua de cor amarela.   Fim da imagem.

ACORDA

DORME

CAFÉ

ESCOLA

LIÇÃO

BANHO

BRINCA

DE MANHÃ

LEANDRO _____ TOMA _____ DA MANHÃ E VAI PARA A _____.

DE TARDE

LEANDRO _____ COM SEUS AMIGOS E FAZ A _____ DE CASA.

DE NOITE

LEANDRO JANTA COM SUA FAMÍLIA, TOMA _____ E _____.

71

DIA, SEMANA, MÊS E ANO

A SEMANA É COMPOSTA DE SETE DIAS: DOMINGO, SEGUNDA-FEIRA, TERÇA-FEIRA, QUARTA-FEIRA, QUINTA-FEIRA, SEXTA-FEIRA E SÁBADO.

  1. ALINE ORGANIZA SUAS ATIVIDADES AO LONGO DA SEMANA.
Imagem: Ilustração. Uma menina de pele clara, cabelos castanhos presos para trás, com blusa de mangas compridas em roxo, calça azul e sapatos em vermelho e branco. Ela está deitada com a barriga para baixo, com o dedo indicador da mão direita perto da boca, olhando para à direita. À esquerda dela, um travesseiro de cor vermelha. Perto da cabeça da menina, quatro balões de pensamentos :  NA SEGUNDA-FEIRA, TERÇA-FEIRA, QUARTA-FEIRA, QUINTA-FEIRA E SEXTA-FEIRA EU VOU À ESCOLA. NA TERÇA-FEIRA EU FAÇO CAPOEIRA. NA QUARTA-FEIRA E NO SÁBADO EU PRATICO JUDÔ. NO SÁBADO E NO DOMINGO EU NÃO VOU À ESCOLA.  Fim da imagem.

NA SEGUNDA-FEIRA, TERÇA-FEIRA, QUARTA-FEIRA, QUINTA-FEIRA E SEXTA-FEIRA EU VOU À ESCOLA.

NA TERÇA-FEIRA EU FAÇO CAPOEIRA.

NA QUARTA-FEIRA E NO SÁBADO EU PRATICO JUDÔ.

NO SÁBADO E NO DOMINGO EU NÃO VOU À ESCOLA.

OS MESES SÃO COMPOSTOS DE DIAS. UM MÊS PODE TER 30 OU 31 DIAS. JÁ O MÊS DE FEVEREIRO PODE TER 28 OU 29 DIAS.

O ANO É COMPOSTO DE 365 DIAS. OS MESES DO CALENDÁRIO COMPÕEM O ANO: JANEIRO, FEVEREIRO, MARÇO, ABRIL, MAIO, JUNHO, JULHO, AGOSTO, SETEMBRO, OUTUBRO, NOVEMBRO E DEZEMBRO.

  1. QUAL É O MÊS DO SEU ANIVERSÁRIO? QUAL É O MÊS ANTERIOR E O MÊS POSTERIOR A ELE?

MÊS

ANTERIOR

MÊS DO SEU

ANIVERSÁRIO

MÊS

POSTERIOR

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.

  1. CONVERSE COM AS PESSOAS DA SUA CASA PARA SABER SE ELAS FAZEM ANIVERSÁRIO ANTES OU DEPOIS DE VOCÊ.

72

ANIMAIS E PLANTAS DO DIA E DA NOITE

ALGUNS ANIMAIS DESCANSAM DURANTE O DIA E REALIZAM A MAIOR PARTE DAS SUAS ATIVIDADES À NOITE, COMO SAIR PARA PROCURAR ALIMENTO. ELES SÃO CHAMADOS DE ANIMAIS NOTURNOS.

ANIMAIS QUE SÃO MAIS ATIVOS E SAEM PARA SE ALIMENTAR DURANTE O DIA SÃO CHAMADOS DE ANIMAIS DIURNOS. ESSES ANIMAIS SE ABRIGAM OU DORMEM DURANTE A NOITE.

Imagem: Fotografia. Céu noturno de cor preta. Sobre um galho, com fiapos de cor verde, uma coruja de penas em marrom e partes em branco, com cabeça arredondada, olhos pretos e bico pequeno.  Fim da imagem.

LEGENDA: COMPRIMENTO: 35 CENTÍMETROS. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: A CORUJA CAÇA DURANTE A NOITE. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Sobre uma planta com folhas verdes compridas na vertical, um vaga-lume, inseto com o corpo escuro e com a parte inferior, luz de cor amarela.  Fim da imagem.

LEGENDA: COMPRIMENTO: 12 MILÍMETROS. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: O VAGA-LUME SAI EM BUSCA DO SEU ALIMENTO À NOITE. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um beija-flor sobrevoando de penas de cor marrom, cabeça pequena com partes em amarela e bico fino preto de frente para uma flor de pétalas rosas. Ao fundo, sem foca, vegetação verde.  Fim da imagem.

LEGENDA: COMPRIMENTO: 5 CENTÍMETROS. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: O BEIJA-FLOR VISITA AS FLORES EM BUSCA DE ALIMENTO DURANTE O DIA. FIM DA LEGENDA.

AS PLANTAS TAMBÉM PODEM SER DIURNAS OU NOTURNAS.

AS FLORES DA PLANTA CONHECIDA COMO ONZE-HORAS ABREM-SE DURANTE O DIA E FECHAM-SE AO ANOITECER. O CACTO FLOR-DE-BAILE ABRE SUAS FLORES AO ENTARDECER E FECHA-AS AO AMANHECER.

Imagem: Fotografia. Uma planta com flor de tamanho médio com pétalas de cor amarela e nos caules, folhas de cor verde.  Fim da imagem.

LEGENDA: DIÂMETRO: 3 CENTÍMETROS. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: FLOR DA PLANTA ONZE-HORAS ABERTA PELA MANHÃ. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Céu de cor preta e à frente, planta com partes em verde na vertical e floras com pétalas de cor branca e miolo pequeno amarelo.  Fim da imagem.

LEGENDA: DIÂMETRO: 25 CENTÍMETROS. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: FLOR-DE-BAILE ABERTA À NOITE. FIM DA LEGENDA.

73

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. ACOMPANHE A LEITURA DO TEXTO E DEPOIS RESPONDA:
Imagem: Fotografia. Um morcego sobrevoando, de corpo de cor marrom, parte inferior do corpo em branco, duas orelhas pontudas sobre a cabeça e focinho pequeno. As asas são grandes e estão bem abertas.  Fim da imagem.

O MORCEGO ORELHUDO

DE OLHAR ESQUISITO

SAI NO ESCURO

PARA SUGAR FRUTA

E COMER MOSQUITO.

LEGENDA: CARLA CARUSO. BICHOS DA NOITE. BELO HORIZONTE: EDITORA DIMENSÃO, 1998. FIM DA LEGENDA.

  1. ESCREVA D PARA DIURNO E N PARA NOTURNO.
Imagem: Ilustração. Uma flor à direita de pétalas lilás e folhas verdes perto dela. Na parte superior, céu noturno em azul com estrelas pequenas e lua redonda branca.  Fim da imagem.

LEGENDA: ESTA FLOR SE ABRE À NOITE. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Pousada sobre um tronco marrom com galhos finos e folhas verdes, uma arara de pelos vermelhos sobre o dorso e nas asas e calda, em amarelo e azul, bico branco. Ao fundo, céu diurno em azul-claro e nuvens brancas. Fim da imagem.

LEGENDA: A ARARA SE ALIMENTA DURANTE O DIA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Solo de cor marrom, com um gambá de cor cinza com o dorso em cinza-escuro, focinho fino, comendo um animal parecido com lagarto verde. Perto, galhos marrons e pedras. Ao fundo, pedras de cor cinza, com pouca vegetação verde.  Fim da imagem.

LEGENDA: O GAMBÁ SE ALIMENTA DURANTE A NOITE. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Uma vaca branca com manchas em preto, pastando em local com vegetação rasteira verde. Ela tem focinho sobre o chão, no lado direito. Ao fundo, céu de cor azul-claro com nuvens brancas.  Fim da imagem.

LEGENDA: A VACA SE ALIMENTA DURANTE O DIA. FIM DA LEGENDA.

Observação: OS ELEMENTOS DAS IMAGENS NÃO ESTÃO NA MESMA PROPORÇÃO. CORES FANTASIA. Fim da observação.

8.COMO VOCÊ PODE IDENTIFICAR SE UM ANIMAL É DIURNO OU NOTURNO?

( ) PELO LUGAR ONDE ELE VIVE.

( ) PELO HORÁRIO EM QUE ELE SE ALIMENTA.

74

CAPÍTULO 2 – AS MUDANÇAS NOS SERES VIVOS

OS SERES HUMANOS SÃO ANIMAIS. TODOS OS ANIMAIS E TODAS AS PLANTAS SÃO SERES VIVOS.

TODOS OS SERES VIVOS NASCEM, CRESCEM E SE DESENVOLVEM, PODEM SE REPRODUZIR E MORREM: É O CICLO DE VIDA.

OBSERVE O CRESCIMENTO DE UMA GALINHA.

Imagem: Fotografias. Várias etapas diferentes em cinco fotos :  1 – sobre palhas de cor cinza, um ovo de cor marrom, arredondado.  Fim da imagem.
Imagem: 2- sobre palhas, um ovo quebrado por onde vê-se filhote de galinha saindo. Fim da imagem.
Imagem: 3- um pintinho de pelos amarelos, patas laranjas e bico pequeno da mesma cor e olhos pretos. Fim da imagem.
Imagem: 4- Uma galinha sobre grama verde, com o corpo para à esquerda de pelos de cor marrom-claro, cabeça e bico pequeno. Fim da imagem.
Imagem: 5- Galinha sobre local com solo marrom e vegetação, com o corpo para à esquerda, com muitos pelos em marrom-claro com crista vermelha na cabeça.  Fim da imagem.

LEGENDA: CRESCIMENTO DE UMA GALINHA. FIM DA LEGENDA.

  1. NUMERE DE 1 A 4 A SEQUÊNCIA DAS MUDANÇAS QUE OCORREM NA VIDA DE UM CACHORRO.
Imagem: Fotografia. Um cachorro de pelos pretos, de porte médio, com orelhas para baixo e língua para fora. Ele está em local com grama, com o focinho virado para à direita.  Fim da imagem.

LEGENDA: O CACHORRO É ADULTO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Sobre um tapete branco, um cachorro de porte grande de cor marrom-escuro, sentado e perto da parte inferior do corpo, dezenas de cachorros pequenos vistos de costas, se amamentando. Fim da imagem.

LEGENDA: O CACHORRO NASCE E MAMA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Sobre local com pouca grama verde, um cachorro de porte grande, com pelos pretos, deitado sobre o chão com a barriga para baixo. Ele tem pelos brancos perto da boca, na parte de baixo. Sobre o pescoço dele, uma coleira de metal. Fim da imagem.

LEGENDA: O CACHORRO É IDOSO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Sobre local com vegetação rasteira verde, um cachorro pequeno deitado de barriga para baixo de pelos de cor preta, boca aberta por onde vê-se língua rosa. O focinho é pequeno e preto. Fim da imagem.

LEGENDA: O CACHORRO É FILHOTE. FIM DA LEGENDA.

Observação: AS IMAGENS DESTA PÁGINA NÃO ESTÃO NA MESMA PROPORÇÃO. Fim da observação.

75

QUANDO SEMENTES SÃO PLANTADAS NA TERRA E RECEBEM ÁGUA, PODEM GERMINAR, OU SEJA, ORIGINAR UMA NOVA PLANTA. COM ÁGUA, AR, NUTRIENTES DO SOLO E LUZ DO SOL, ELA PODE CRESCER, SE DESENVOLVER E GERAR FLORES E FRUTOS. OS FRUTOS CONTÊM NOVAS SEMENTES.

Imagem: Ilustração. Esquema em cinco fases. Título : Germinação e crescimento da laranjeira. 1 – mão de uma pessoa de pele clara colocando sementes em solo marrom. 2- Planta com folhas verdes sobre o solo, com caule na vertical. 3- árvore pequena na vertical de cor marrom e com folhas verdes.  4- Uma árvore grande com tronco marrom mais largo, muitas folhas verdes com flores. 5- A mesma árvore descrita anteriormente com frutos redondos em laranja.   Fim da imagem.

LEGENDA: UMA SEMENTE DE LARANJA FOI PLANTADA NA TERRA. ELA RECEBEU LUZ DO SOL, ÁGUA E NUTRIENTES DO SOLO. COM O PASSAR DO TEMPO, A SEMENTE SE MODIFICOU. FIM DA LEGENDA.

Observação: OS ELEMENTOS DA IMAGEM NÃO ESTÃO NA MESMA PROPORÇÃO. Fim da observação.

OS FRUTOS ABRIGAM E PROTEGEM AS SEMENTES QUE ESTÃO DENTRO DELES.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. O QUE ACONTECEU COM A SEMENTE?
  1. CERQUE COM UMA LINHA AS SEMENTES NA IMAGEM DE CADA UM DOS FRUTOS.
Imagem: Fotografia. À esquerda, laranja com sementes pequenas dentro. À direita, laranja redonda fechada.  Fim da imagem.

LEGENDA: LARANJA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um abacate inteiro, à esquerda na vertical de cor verde-escuro e à direita, abacate na vertical em vista frontal, e na parte inferior em marrom arredondado.  Fim da imagem.

LEGENDA: ABACATE. FIM DA LEGENDA.

Observação: AS IMAGENS NÃO ESTÃO NA MESMA PROPORÇÃO. Fim da observação.

Boxe complementar:

HORA DA LEITURA

  • JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO, RUTH ROCHA, EDITORA SALAMANDRA, 2010.

Fim do complemento.

76

AS MUDANÇAS NO CORPO HUMANO

ALÉM DE OBSERVAR O CÉU E O CALENDÁRIO, OUTRO MODO DE PERCEBER A PASSAGEM DO TEMPO É OBSERVAR AS MUDANÇAS QUE ACONTECEM EM NOSSO CORPO.

OUÇA A LEITURA E OBSERVE ALGUMAS MUDANÇAS QUE ACONTECERAM COM O LUÍS DESDE QUE ELE NASCEU.

Imagem: Ilustração. Um álbum de páginas de cor bege com cinco quadrinhos.  Foto 1 : Luís, bebê ruivo deitado em um berço, vestido com roupa bege e detalhes em vermelho. À direita, cachorro de cor marrom, orelhas em marrom-escuro e focinho preto.  Texto : LUÍS NASCEU BEM PEQUENO. ELE NÃO SABIA ANDAR NEM FALAR. Foto 2 : Luís, sobre um tapete azul, à esquerda, engatinhando com roupa de cor verde regata, o braço direito para frente e de frente para ele, o cachorro deitado dormindo. Ao fundo, um pequeno cubo em rosa e lilás.  Texto : LUÍS CRESCEU UM POUCO, E OS DENTES COMEÇARAM A NASCER. ELE APRENDEU A ENGATINHAR. Foto 3 : Luís em local com grama verde e arbusto, já menino correndo para à direita, com o braço direita esticada para frente e braço à esquerda segurando ursinho de cor azul-claro. À direita, cachorro à frente, olhando para o menino de cor marrom.  Texto: LUÍS APRENDEU A ANDAR. AOS POUCOS, COMEÇOU A FALAR ALGUMAS PALAVRAS. Foto 4 : Luís, já garoto com os olhos fechados à esquerda, com a boca aberta mostrando com o dedo indicador da mão direita para a boca onde vê-se buraco em local de um dente. Ele usa camiseta verde, colete vermelho, calça azul e sapatos laranjas. De frente para ele, cachorro sentado de pelos de cor marrom, coleira vermelha no pescoço.  Texto: COM O TEMPO, ALGUNS DENTES CAÍRAM E OUTROS NASCERAM NO LUGAR DELES. Foto 5: Luís, na calça, vestido com uniforme escolar composto por camiseta branca, detalhas e calça azul, com sapatos cinzas. Ele olha para trás, segurando na mão direita um livro vermelho e mochila roxa nas costas e dando chão com a mão esquerda, braço esticado em direção ao cachorro sentado atrás de um portão cinza de muro marrom da casa. Ao fundo, vista parcial da casa e à direita, árvore de tronco marrom e folhas verdes. Acima, céu de cor azul.  Texto: LUÍS CRESCEU MAIS E APRENDEU A LER E A ESCREVER.  Fim da imagem.

LEGENDA: LUÍS NASCEU BEM PEQUENO. ELE NÃO SABIA ANDAR NEM FALAR. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: LUÍS CRESCEU UM POUCO, E OS DENTES COMEÇARAM A NASCER. ELE APRENDEU A ENGATINHAR. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: LUÍS APRENDEU A ANDAR. AOS POUCOS, COMEÇOU A FALAR ALGUMAS PALAVRAS. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: COM O TEMPO, ALGUNS DENTES CAÍRAM E OUTROS NASCERAM NO LUGAR DELES. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: LUÍS CRESCEU MAIS E APRENDEU A LER E A ESCREVER. FIM DA LEGENDA.

Observação: OS ELEMENTOS DA IMAGEM NÃO ESTÃO NA MESMA PROPORÇÃO. Fim da observação.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. CONVERSE COM OS COLEGAS SOBRE AS MUDANÇAS QUE APARECEM EM CADA IMAGEM.

77

TAMBÉM PERCEBEMOS A PASSAGEM DO TEMPO PRESTANDO ATENÇÃO AO CRESCIMENTO DO CABELO E DAS UNHAS.

OBSERVE O COMPRIMENTO DO CABELO DE NATÁLIA AO LONGO DO TEMPO.

Imagem: Ilustração. Cinco cenas diferentes com Natália, menina de pele clara, olhos azuis, cabelos de cor castanha.  Janeiro de 2023 : Natália, sentada em cadeira marrom, com capa azul sobre o corpo, com os cabelos cortados curtos até a nuca e franja curta. Ela está fazendo um sinal com o polegar da mão esquerda para cima. À direita, atrás, cabelereiro, homem de pele morena, cabelos e cavanhaque pretos, vestido com camisa azul, calça jeans. Ele olha para Natália e segura na mão esquerda um espelho redondo de vidro azul-claro e tesoura cinza na mão direita na vertical.  Fevereiro de 2023 : Natália vista de cintura para cima, vestida com blusa de alça em verde. Ela come uma maçã vermelha segura na mão esquerda, com a boca aberta e de olhos fechados. A franja está mais crescida, perto das sobrancelhas e o cabelo chegando perto dos ombros.  Maio de 2023: De frente para mesa cinza, duas meninas jogando cartas. À esquerda, menina de pele clara, cabelos escuros presos para trás, com camiseta de mangas curtas em lilás, com os olhos fechados e boca aberta. À direita, Natália, com blusa de alcinha em verde, com franja de lado sobre sobrancelha e cabelos nos ombros. Ao fundo, vegetação verde.  Setembro de 2023 : Natália, sentada em um sofá rosa, assistindo televisão de cor cinza, usando vestido de alça verdes, com controle na mão direita. Ela tem cabelos compridos depois dos ombros e franja ultrapassando as sobrancelhas.  Novembro de 2023 : Natália sentada de frente para carteira escolar, vestida com camiseta de uniforme de cor azul-claro, lendo um livro aberto de capa de cor azul-escuro   Fim da imagem.
  1. OLHANDO AS IMAGENS, VOCÊ OBSERVA ALGUMA MUDANÇA NO COMPRIMENTO DO CABELO DE NATÁLIA?

    ( ) SIM

    ( ) NÃO

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    • QUAL?

      Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    1. VOCÊ PERCEBE O CRESCIMENTO DO SEU CABELO? DE QUANTO EM QUANTO TEMPO VOCÊ CORTA OS CABELOS?

78

Imagem: Ícone: Formação cidadã. Fim da imagem.

O MUNDO QUE QUEREMOS

ACOMPANHE A LEITURA DO TEXTO.

CONVIVÊNCIA ENTRE CRIANÇAS E IDOSOS

UM DIA FOMOS BEBÊS, DEPOIS NOS TORNAMOS CRIANÇAS, LOGO VIRAMOS ADULTOS E DEPOIS SEREMOS IDOSOS.

QUANDO CRIANÇAS E IDOSOS CONVIVEM, ELES PODEM APRENDER JUNTOS. AS CRIANÇAS TÊM A OPORTUNIDADE DE OUVIR NOVAS HISTÓRIAS, E OS IDOSOS PODEM APROVEITAR PARA EXERCITAR SUA MEMÓRIA, POR EXEMPLO.

MESMO ESTANDO EM MOMENTOS DIFERENTES DA VIDA, CRIANÇAS E IDOSOS PODEM SE DIVERTIR BASTANTE JUNTOS.

Imagem: Ilustração. Local aberto com caminho de cor cinza. À frente, três crianças sentadas no chão. À esquerda, menino de pele morena-escuro, cabelos castanhos encaracolados, com camiseta azul-escuro, calça marrom de joelhos, levantando na mão esquerda um boneco para alto. Ao centro, menina sentada com as pernas cruzadas, de cabelos longos com franja, de blusa de alcinha rosa, bermuda verde e sapatos laranjas, segurando nas mãos uma boneca. À direita, menino sentado de pele clara, cabelos pretos, com camiseta azul, bermuda e sapatos verdes, com brinquedo nas mãos, sorrindo de olhos fechados. À esquerda, dois homens sentados em um banco : um senhor de pele clara, cabelos pretos e calvo, com um par de óculos redondos, com camisa de gola amarela, bermuda marrom e sapatos cinzas. Ao lado, um senhor de pele negra, cabelos pretos, com um par de óculos de grau, com camiseta de cor azul, calça e boina de cor cinza e sapatos pretos. Ao fundo, um senhor agachado amarrando cadarço de sapatos de um menino. O senhor de pele clara, cabelos grisalhos e parte calva, com par de óculos pretos com camiseta de cor laranja, calça e sapatos em marrom. O menino tem pele clara, cabelos pretos, com camiseta, bermuda verde e sapatos vermelhos. Mais ao fundo, uma mulher de pele clara, cabelos pretos em coque, com blusa regata de cor rosa, saia longa roxa e sapatos rosas, com uma bengala de madeira na mão direita e par de óculos de grau redondo no rosto. Perto dela, à esquerda, um menino de pele clara, cabelos castanhos, usando camiseta de cor verde, bermuda azul e sapatos cinzas. Nas pontas da esquerda e à direita, grama de cor verde.  Fim da imagem.

COMPREENDA A LEITURA

  1. ATUALMENTE VOCÊ É:

    ( ) UM BEBÊ.

    ( ) UMA CRIANÇA.

    ( ) UM ADULTO.

  1. COMPLETE AS FRASES COM AS PALAVRAS DO QUADRO.

    CRIANÇAS

    HISTÓRIAS

    MEMÓRIA

    IDOSOS

    AS _____ TÊM A OPORTUNIDADE DE OUVIR NOVAS _____ E OS _____PODEM APROVEITAR PARA EXERCITAR SUA _____.

79

  1. VOCÊ CONVIVE COM ALGUM IDOSO?

    ( ) SIM

    ( ) NÃO

    • SE SIM, QUAL É O NOME DELE?

      Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    1. CONTE AOS SEUS COLEGAS ALGO QUE VOCÊ APRENDEU COM UM IDOSO.

      VAMOS FAZER

    1. PENSE EM UMA ATIVIDADE QUE CRIANÇAS E IDOSOS POSSAM FAZER JUNTOS. SEJA CRIATIVO!
      • EM UMA FOLHA DE PAPEL, DESENHE A ATIVIDADE QUE VOCÊ PRETENDE REALIZAR COM UM IDOSO.
      • ESCOLHA UM IDOSO DO SEU CONVÍVIO, MOSTRE O DESENHO A ELE E EXPLIQUE A ATIVIDADE.
      • CONVIDE-O A FAZER A ATIVIDADE COM VOCÊ.
      • VOCÊ PODE COMBINAR UMA VISITA A UM IDOSO DA COMUNIDADE E CONVIDÁ-LO A FAZER A ATIVIDADE COM VOCÊ.
Imagem: Ilustração. De frente para uma mesa redonda de cor azul, uma menina ruiva de olhos azuis e um senhor de cabelos grisalhos. À esquerda, a menina de cabelos longos, com camiseta em vermelho de mangas curtas, com um lápis de cor roxa, de frente para uma folha branca com desenho coloridos de paisagem com árvore, céu e sol. À frente da folha, outros lápis coloridos. À direita, senhor de pele clara, par de óculos retangular, com camiseta de cor marrom, segurando com lápis marrom em uma mão, olhando para o desenho da menina.  Fim da imagem.

Boxe complementar:

HORA DE ASSISTIR

  • UP – ALTAS AVENTURAS, PIXAR, 2009 (1 H 35 MIN).

    AOS 78 ANOS, CARL VOA COM SUA CASA PRESA A MILHARES DE BALÕES, ACOMPANHADO POR UM MENINO DE 8 ANOS.

Fim do complemento.

80

CAPÍTULO 3 – O TEMPO METEOROLÓGICO

VOCÊ JÁ REPAROU QUE HÁ DIAS QUENTES E DIAS MAIS FRIOS? TAMBÉM HÁ DIAS DE CHUVA E HÁ DIAS NUBLADOS.

OS DIAS NÃO SÃO TODOS IGUAIS. ELES PODEM VARIAR DE ACORDO COM O TEMPO METEOROLÓGICO.

O TEMPO METEOROLÓGICO INDICA SE ESTÁ CHOVENDO OU SE FAZ SOL, SE EXISTEM MUITAS OU POUCAS NUVENS NO CÉU, POR EXEMPLO.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. DESENHE COMO ESTÁ O TEMPO METEOROLÓGICO HOJE.

NOS DIAS DE CALOR, VESTIMOS ROUPAS LEVES. SE FORMOS PARA A PRAIA OU PISCINA, É PRECISO USAR CHAPÉU E PROTETOR SOLAR.

NOS DIAS DE FRIO, É NECESSÁRIO USAR AGASALHOS E ROUPAS QUE MANTENHAM O NOSSO CORPO AQUECIDO, COMO AS FEITAS DE LÃ.

  1. OBSERVE A IMAGEM.
    • MARIANA ESTÁ INDO PARA A ESCOLA EM UM DIA QUE ESTÁ

      ( ) QUENTE.

      ( ) FRIO.

Imagem: Ilustração. Menina caminhando para à esquerda, em local com solo cinza e uma árvore seca com poucas folhas verdes. Ela tem cabelos curtos marrons, com franja, usando boina de cor roxa, com blusa de mangas compridas, calça de cor azul-claro e sapatos em azul-escuro. No pescoço, cachecol de cor verde e nos olhos, par de óculos redondos em azul.  Fim da imagem.

81

NOS DIAS DE CHUVA, É IMPORTANTE SAIR COM GALOCHAS (BOTAS DE BORRACHA), GUARDA-CHUVA, CAPA DE CHUVA OU CASACO IMPERMEÁVEL.

OS DIAS NUBLADOS SÃO AQUELES EM QUE HÁ MUITAS NUVENS NO CÉU.

PODE HAVER VENTO TANTO EM DIAS QUENTES QUANTO FRIOS, CHUVOSOS OU NUBLADOS.

O TEMPO METEOROLÓGICO PODE MUDAR DURANTE O DIA. DE MANHÃ PODE ESTAR ENSOLARADO E NO FIM DO DIA PODE ESTAR CHUVOSO, POR EXEMPLO.

POR MEIO DA PREVISÃO DO TEMPO, PODEMOS SABER QUAIS MUDANÇAS PODEM OCORRER COM O TEMPO METEOROLÓGICO AO LONGO DO DIA OU DA SEMANA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. COMO VOCÊ ACHA QUE O TEMPO METEOROLÓGICO ESTARÁ HOJE À NOITE?
  1. CERQUE COM UMA LINHA AS IMAGENS DOS OBJETOS QUE DEVEM SER USADOS EM DIAS DE CHUVA.
Imagem: Um par de óculos de sol de cor marrom. Fim da imagem.
Imagem: Uma capa de chuva de cor amarela. Fim da imagem.
Imagem: Um casaco de frio de cor azul, quente. Fim da imagem.
Imagem: Um par de botas de plástico azul. Fim da imagem.
Imagem: Um guarda-chuva de cor preta, aberto. Fim da imagem.
Imagem: Uma blusa regata de cor rosa. Fim da imagem.
Imagem: Um short de cor azul. Fim da imagem.

5. LIGUE O DESENHO DE CADA OBJETO À SITUAÇÃO EM QUE ELE DEVE SER USADO.

Coluna 1

Imagem: Ilustração. Um par de óculos de sol de cor preta com armação verde. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um casaco de inverno de cor cinza com parte inferior em marrom.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um chapéu redondo de cor bege  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um guarda-chuva aberto de cor preta.  Fim da imagem.

Coluna 2

Imagem: Ilustração. Céu diurno cor azul-claro, com nuvens brancas com um sol redondo ao centro.  Fim da imagem.

LEGENDA: DIA ENSOLARADO FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Céu nublado de cor cinza, com grãos de chuva.  Fim da imagem.

LEGENDA: DIA CHUVOSO FIM DA LEGENDA.

Observação: AS IMAGENS DESTA PÁGINA NÃO ESTÃO NA MESMA PROPORÇÃO. CORES FANTASIA. Fim da observação.

82

ÁLBUM DE CIÊNCIAS

ACOMPANHE O TEXTO QUE O PROFESSOR VAI LER.

BRINCADEIRAS COM SOL E BRINCADEIRAS COM CHUVA

O TEMPO METEOROLÓGICO TAMBÉM MUDA AO LONGO DO ANO.

A REGIÃO NORTE DO BRASIL, POR EXEMPLO, APRESENTA UMA ÉPOCA MAIS SECA E UMA ÉPOCA MAIS CHUVOSA.

A PRESENÇA DO SOL OU DA CHUVA AJUDA A DECIDIR A BRINCADEIRA E A MELHOR HORA DE BRINCAR.

PARA BRINCAR NO CAMPINHO, JOGAR FUTEBOL, BRINCAR DE RODA, JOGAR TACO, CORRER MUITO, É SEMPRE BOM ESPERAR O SOL BAIXAR. POR FALAR EM CAMPINHO, CADA COMUNIDADE TEM O SEU, MAS NEM SEMPRE DÁ PRA USAR. NO INVERNO, ÉPOCA DE CHUVA, ELE DESAPARECE […] OU FICA BEM ENLAMEADO […].

FONTE: MARIE ANGE BORDAS. MANUAL DAS CRIANÇAS DO BAIXO AMAZONAS. 1. ED. SÃO PAULO: LIVROS DA MATRIZ, 2015. P. 54-55.

Imagem: Fotografia. Vista de local aberto com crianças jogando futebol sobre solo marrom, algumas delas estão vestidas com camiseta vermelha. À esquerda, contorno com grama de cor verde, uma canoa de madeira de cor marrom. Ao fundo, uma escadaria onde algumas crianças estão sentadas vendo o jogo. Em segundo plano, à esquerda, casas com os telhados triangulares e árvores de folhas verdes.  Fim da imagem.

LEGENDA: CRIANÇAS JOGANDO FUTEBOL NA ÉPOCA SECA NO MUNICÍPIO DE SÃO RAIMUNDO DO JARAGUÁ, AMAZONAS, EM 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Duas crianças vistas de costas. Uma dela está saltando para local com água de cor verde, ela tem cabelos longos pretos, sem camiseta e com bermuda verde com estampas coloridas e mãos sobre as coxas. À direita, uma menina vista de costas, de cabelos pretos grandes, vestida com blusa regata em azul-claro, short curto rosa, perto de local com madeira. Ao fundo, depois das águas, vegetação e uma casa de paredes brancas, com telhado cinza e três janelas.  Fim da imagem.

LEGENDA: CRIANÇAS BRINCANDO EM RIACHO NA FLORESTA AMAZÔNICA, NO MUNICÍPIO DE MANAUS, AMAZONAS, EM 2018. FIM DA LEGENDA.

Boxe complementar:

HORA DE ACESSAR

  • BARQUINHOS – TATAJUBA, CE. TERRITÓRIO DO BRINCAR. DISPONÍVEL EM: http://fdnc.io/ei8. ACESSO EM: 5 JAN. 2020.

    USANDO CAIXAS DE ISOPOR QUEBRADAS, AS CRIANÇAS DA COMUNIDADE DE TATAJUBA, NO CEARÁ, FAZEM CANOAS E APROVEITAM O VENTO PARA BRINCAR.

Fim do complemento.

83

ATIVIDADE PRÁTICA

CONSTRUÇÃO DE MODELO

ACOMPANHE AS INSTRUÇÕES QUE O PROFESSOR VAI LER.

CONSTRUINDO UMA BIRUTA

VOCÊ CONHECE A BIRUTA? A BIRUTA É UM INSTRUMENTO USADO PARA INDICAR A DIREÇÃO DO VENTO.

O QUE VOCÊ VAI FAZER

CONSTRUIR UMA BIRUTA.

DO QUE VOCÊ VAI PRECISAR

COADOR DE PANO COM ALÇA

TIRAS DE PAPEL CREPOM

COLA PARA TECIDO

TESOURA COM PONTAS ARREDONDADAS

COMO VOCÊ VAI FAZER

  1. CORTE O FUNDO DO COADOR DE PANO. ELE VAI FICAR COM DUAS ABERTURAS.
  1. COLE AS PONTAS DAS TIRAS DE PAPEL CREPOM AO REDOR DA REGIÃO CORTADA.
  1. CORRA COM A SUA BIRUTA EM VÁRIAS DIREÇÕES E VEJA O QUE ACONTECE.

    PARA VOCÊ RESPONDER

Imagem: Ilustração. Objetos pertos um dos outros : uma tesoura vermelha com pontas cinzas, um corpo de amarela, uma tira de cor verde e outra tira de cor vermelha enroladas, três tiras desenrolados de cor rosa, amarelo e azul e um tuno de cola com embalagem de cor verde-claro e tampa em verde-escuro.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. À frente, um menino ruivo correndo, de par de óculos de grau vermelho quadrado, camiseta de cor verde com listras, bermuda vermelha e sapatos azuis. Ele segura no alto com a mão esquerda, uma biruta, objeto marrom com haste na vertical e com fitas coloridas em amarelo, verde, rosa e vermelho. Ao fundo, chão de cor laranja, com um escorregador vermelho à esquerda, muro longo em branco, com ilustrações de uma ilha, mar de água azul, nuvens, um barco e sombra de pássaros sobrevoando. Em segundo plano, vista parcial de árvores com folhas verdes, céu de cor azul-claro.  Fim da imagem.

84

O QUE VOCÊ APRENDEU

  1. QUANTO TEMPO PASSOU DESDE QUE VOCÊ FEZ O BONECO COM “CABELO” DE ALPISTE?

    ( ) DIAS

    ( ) SEMANAS

    ( ) MESES

  1. ASSINALE EM QUE PARTE DO DIA VOCÊ REALIZA CADA UMA DAS ATIVIDADES A SEGUIR.

    • IR PARA A ESCOLA

    ( ) DE MANHÃ

    ( ) DE TARDE

    ( ) DE NOITE

    • ESCOVAR OS DENTES

    ( ) DE MANHÃ

    ( ) DE TARDE

    ( ) DE NOITE

    • BRINCAR

    ( ) DE MANHÃ

    ( ) DE TARDE

    ( ) DE NOITE

    • FAZER A LIÇÃO DE CASA

    ( ) DE MANHÃ

    ( ) DE TARDE

    ( ) DE NOITE

    • JANTAR

    ( ) DE MANHÃ

    ( ) DE TARDE

    ( ) DE NOITE

  1. OBSERVE AS FOTOGRAFIAS DOS ANIMAIS A SEGUIR.
Imagem: Fotografia. Um galho de árvore fino com um morcego de ponta cabeça de cor marrom-escuro, com orelhas pequenas e focinho pequeno. Ao fundo, folhas verdes.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Em um local com grama de cor verde, um cachorro de médio porte de cor marrom e cabeça em marrom-escuro, correndo, com uma bolinha azul-claro na boca.  Fim da imagem.

Observação: AS IMAGENS NÃO ESTÃO NA MESMA PROPORÇÃO. Fim da observação.

85

AVALIAÇÃO PROCESSUAL

  1. ENUMERE DE 1 A 4 A SEQUÊNCIA DE CRESCIMENTO DE CLÁUDIA.
Imagem: Ilustração. Uma mulher morena, de cabelos pretos longos com franja, usando blusa de mangas curtas em rosa. Ela está sentada de frente para mesa com um computador portátil de cor cinza. À direita, vista parcial de estante com livros e mural marrom com folhas coloridas penduradas.  Fim da imagem.

LEGENDA: ADULTA FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Dentro de um cesto redondo de cor marrom-claro, uma bebê de pele morena, cabelos pretos com roupa de mangas compridas cobrindo as pernas de cor azul-claro, com detalhes em amarelo e babador de cor lilás com bolinhas brancas. Ela está deitada sobre almofada de cor vermelha. À esquerda dela, uma peteca de penas coloridas em amarelo, azul e vermelho e um chocalho à direita em vermelho.  Fim da imagem.

LEGENDA: BEBÊ. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Senhora de pele morena, cabelos grisalhos, vestido de cor amarela com estampa florida em vermelho, laranja e folhas verdes. Ela está deitada sobre uma rede de cor marrom-claro, em local com grama de cor verde com árvore em segundo plano. Fim da imagem.

LEGENDA: VELHICE FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Em uma sala de aula, menina de pele morena, com cabelos pretos presos no alto, com faixa de cor amarela, com uniforme de cor branca com detalhes em azul, com um livro de capa vermelha, com um estojo lilás na mesa e lápis amarelo. Ao fundo, vista parcial de outras carteiras escolares.  Fim da imagem.

LEGENDA: CRIANÇA FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. FAÇA UM DESENHO OU ESCREVA PALAVRAS QUE REPRESENTEM O TEMPO METEOROLÓGICO QUE ESTÁ FAZENDO HOJE.