64
UNIDADE 3 – O TEMPO PASSA
65
Boxe complementar:
VAMOS CONVERSAR
- O QUE A MENINA ESTÁ OLHANDO?
- O QUE ELA ESTÁ IMAGINANDO?
- COM O PASSAR DO TEMPO, ELA VAI SE PARECER MAIS COM UM ADULTO OU COM UM BEBÊ?
- O QUE VOCÊ PENSA QUANDO OBSERVA A IMAGEM?
Fim do complemento.
66
INVESTIGAR O ASSUNTO
ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER.
CABELEIRA DE ALPISTE
VOCÊ SABIA QUE EXISTEM DIVERSAS FORMAS DE OBSERVAR O TEMPO PASSAR?
O QUE VOCÊ VAI FAZER
CRIAR UM BONECO COM “CABELO” FEITO DE ALPISTE E ACOMPANHAR O SEU CRESCIMENTO DURANTE UM PERÍODO DE TEMPO.
DO QUE VOCÊ VAI PRECISAR
Tabela: equivalente textual a seguir.
✔ UMA MEIA DE SEDA ✔ TESOURA COM PONTAS ARREDONDADAS ✔ PÓ DE SERRAGEM ✔ MEIO COPO DE SEMENTES DE ALPISTE |
✔ TINTA GUACHE OU PLÁSTICA ✔ PINCEL FINO ✔ BARBANTE ✔ ÁGUA ✔ RELÓGIO OU CRONÔMETRO |
COMO VOCÊ VAI FAZER
- USANDO O CRONÔMETRO, COMECE A CONTAR O TEMPO.
- CORTE O PÉ DA MEIA, QUE SERÁ A CABEÇA DO BONECO. COLOQUE O ALPISTE DENTRO DESSE RECIPIENTE.
- COLOQUE O PÓ DE SERRAGEM POR CIMA ATÉ A MEIA FICAR COMO UMA BOLA.
- AMARRE O BARBANTE PARA FECHAR A MEIA. VOCÊ PODE CORTAR AS SOBRAS DE MEIA (SE HOUVER).
- USE O PINCEL E A TINTA PARA PINTAR O ROSTO DO BONECO.
- MOLHE A PARTE DA “CABEÇA” ONDE ESTÁ O ALPISTE.
- FINALIZE A CONTAGEM DO TEMPO.
- A CADA DOIS DIAS, MOLHE A “CABEÇA” DO BONECO E OBSERVE O CRESCIMENTO DO “CABELO” DE ALPISTE.
67
PARA VOCÊ RESPONDER
- QUANTO TEMPO VOCÊ LEVOU PARA MONTAR O EXPERIMENTO?
- QUANTO TEMPO O ALPISTE LEVOU PARA GERMINAR?
( ) 3 MESES
( ) 3 DIAS
( ) 3 SEMANAS
( )
- DESENHE SEU BONECO NOS QUADROS ABAIXO, EM DOIS DIAS DIFERENTES DE OBSERVAÇÃO.
1ª OBSERVAÇÃO DATA: ___/___/_____
_____
2ª OBSERVAÇÃO DATA: ___/___/_____
_____
- QUANTO TEMPO DUROU ESSA ATIVIDADE PRÁTICA?
- AO FINAL DESSA ATIVIDADE, QUE MUDANÇAS VOCÊ NOTOU NO SEU BONECO?
- Atividade 1. Peça aos estudantes que identifiquem a hora em que a montagem do experimento começou e anote na lousa para auxiliá-los na contagem do tempo. Faça o mesmo ao final da montagem e ajude-os a estimarem o tempo gasto nesta etapa da atividade.
- Atividade 2. As respostas podem ser variáveis; aproveite para identificar as noções de tempo. A estimativa é de que o alpiste comece a nascer por volta do 3ᵒ dia. Caso ele tenha germinado em número diferente de dias ou não tenha germinado, auxilie-os a preencherem o último quadrinho, que está em branco.
- Atividade 3. Defina os dias de observação e ajude os estudantes a anotarem as datas no espaço indicado, usando números na escrita da data, com dia, mês e ano. Quatro observações podem ser feitas: a 1ª, no dia da montagem do experimento; a 2ª, assim que ocorrer a germinação, em 3 ou 4 dias; outra observação, quatro dias após a germinação; uma última, ao final de duas semanas. Avalie se os dois últimos registros serão feitos no caderno ou em folha avulsa. Esta atividade propicia o desenvolvimento da habilidade EF01CI05, com a identificação da sucessão de dias e semanas a partir do crescimento do alpiste.
- Atividade 4. Espera-se que o experimento seja realizado em cerca de duas semanas.
- Atividade 5. Espera-se que os estudantes observem o crescimento gradual do alpiste, como se o boneco tivesse desenvolvido cabelos verdes. A atividade promove o trabalho da habilidade EF01CI06, pois se trata de um exemplo de como a sucessão de dias e noites orienta o ritmo de crescimento de um ser vivo, nesse caso, uma planta. Essa atividade promove o desenvolvimento da competência específica 3.
68
CAPÍTULO 1 – PERÍODOS DO DIA
SE VOCÊ OBSERVAR O CÉU, VAI PERCEBER QUE A APARÊNCIA DELE MUDA AO LONGO DO DIA.
DE MANHÃ, O SOL SURGE NO HORIZONTE E COMEÇA A ILUMINAR O AMBIENTE.
LEGENDA: IMAGEM DO AMANHECER NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, EM 2018. FIM DA LEGENDA.
DURANTE O DIA, O CÉU ESTÁ CLARO. O SOL ILUMINA E AQUECE O AMBIENTE.
LEGENDA: IMAGEM DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO NO MEIO DO DIA, EM 2018. FIM DA LEGENDA.
AO FIM DA TARDE, O SOL SE PÕE NO HORIZONTE E A APARÊNCIA DO CÉU MUDA.
LEGENDA: IMAGEM DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO NO FINAL DA TARDE, EM 2018. FIM DA LEGENDA.
QUANDO CHEGA A NOITE, O CÉU FICA ESCURO. EM LUGARES ONDE HÁ POUCAS LUZES ARTIFICIAIS, É POSSÍVEL VER A LUA E AS ESTRELAS.
LEGENDA: IMAGEM DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO À NOITE, EM 2018. FIM DA LEGENDA.
69
- COMPARE AS IMAGENS A SEGUIR.
- FAÇA UM X NA IMAGEM EM QUE É DIA.
LEGENDA: MUNICÍPIO DE RECIFE, PERNAMBUCO, EM 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: MUNICÍPIO DE RECIFE, PERNAMBUCO, EM 2020. FIM DA LEGENDA.
- QUE ILUMINA O LOCAL EM CADA IMAGEM?
ATIVIDADES DO DIA A DIA
AO LONGO DO DIA, FAZEMOS MUITAS ATIVIDADES. ALGUMAS, COMO ESCOVAR OS DENTES, REALIZAMOS TODOS OS DIAS. OUTRAS, COMO IR AO MÉDICO, ACONTECEM SÓ DE VEZ EM QUANDO.
- CERQUE COM UMA LINHA A ATIVIDADE QUE VOCÊ FAZ TODOS OS DIAS.
- QUE OUTRAS ATIVIDADES VOCÊ FAZ TODOS OS DIAS?
70
OS SERES HUMANOS ORGANIZAM SUAS ATIVIDADES DE ACORDO COM OS PERÍODOS DO DIA.
- VEJA AS ATIVIDADES DE LEANDRO AO LONGO DO DIA.
- CONTE PARA UM COLEGA QUAIS ATIVIDADES VOCÊ VÊ NAS IMAGENS.
- COMPLETE AS FRASES COM AS PALAVRAS DO QUADRO.
ACORDA
DORME
CAFÉ
ESCOLA
LIÇÃO
BANHO
BRINCA
DE MANHÃ
LEANDRO _____ TOMA _____ DA MANHÃ E VAI PARA A _____.
DE TARDE
LEANDRO _____ COM SEUS AMIGOS E FAZ A _____ DE CASA.
DE NOITE
LEANDRO JANTA COM SUA FAMÍLIA, TOMA _____ E _____.
71
DIA, SEMANA, MÊS E ANO
A SEMANA É COMPOSTA DE SETE DIAS: DOMINGO, SEGUNDA-FEIRA, TERÇA-FEIRA, QUARTA-FEIRA, QUINTA-FEIRA, SEXTA-FEIRA E SÁBADO.
- ALINE ORGANIZA SUAS ATIVIDADES AO LONGO DA SEMANA.
NA SEGUNDA-FEIRA, TERÇA-FEIRA, QUARTA-FEIRA, QUINTA-FEIRA E SEXTA-FEIRA EU VOU À ESCOLA.
NA TERÇA-FEIRA EU FAÇO CAPOEIRA.
NA QUARTA-FEIRA E NO SÁBADO EU PRATICO JUDÔ.
NO SÁBADO E NO DOMINGO EU NÃO VOU À ESCOLA.
- CERQUE COM UMA LINHA VERMELHA OS DIAS EM QUE ALINE NÃO VAI À ESCOLA.
- SUBLINHE DE VERDE AS ATIVIDADES QUE ALINE REALIZA ÀS QUARTAS-FEIRAS.
OS MESES SÃO COMPOSTOS DE DIAS. UM MÊS PODE TER 30 OU 31 DIAS. JÁ O MÊS DE FEVEREIRO PODE TER 28 OU 29 DIAS.
O ANO É COMPOSTO DE 365 DIAS. OS MESES DO CALENDÁRIO COMPÕEM O ANO: JANEIRO, FEVEREIRO, MARÇO, ABRIL, MAIO, JUNHO, JULHO, AGOSTO, SETEMBRO, OUTUBRO, NOVEMBRO E DEZEMBRO.
- QUAL É O MÊS DO SEU ANIVERSÁRIO? QUAL É O MÊS ANTERIOR E O MÊS POSTERIOR A ELE?
MÊS
ANTERIOR
MÊS DO SEU
ANIVERSÁRIO
MÊS
POSTERIOR
- CONVERSE COM AS PESSOAS DA SUA CASA PARA SABER SE ELAS FAZEM ANIVERSÁRIO ANTES OU DEPOIS DE VOCÊ.
72
ANIMAIS E PLANTAS DO DIA E DA NOITE
ALGUNS ANIMAIS DESCANSAM DURANTE O DIA E REALIZAM A MAIOR PARTE DAS SUAS ATIVIDADES À NOITE, COMO SAIR PARA PROCURAR ALIMENTO. ELES SÃO CHAMADOS DE ANIMAIS NOTURNOS.
ANIMAIS QUE SÃO MAIS ATIVOS E SAEM PARA SE ALIMENTAR DURANTE O DIA SÃO CHAMADOS DE ANIMAIS DIURNOS. ESSES ANIMAIS SE ABRIGAM OU DORMEM DURANTE A NOITE.
LEGENDA: COMPRIMENTO: 35 CENTÍMETROS. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: A CORUJA CAÇA DURANTE A NOITE. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: COMPRIMENTO: 12 MILÍMETROS. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: O VAGA-LUME SAI EM BUSCA DO SEU ALIMENTO À NOITE. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: COMPRIMENTO: 5 CENTÍMETROS. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: O BEIJA-FLOR VISITA AS FLORES EM BUSCA DE ALIMENTO DURANTE O DIA. FIM DA LEGENDA.
AS PLANTAS TAMBÉM PODEM SER DIURNAS OU NOTURNAS.
AS FLORES DA PLANTA CONHECIDA COMO ONZE-HORAS ABREM-SE DURANTE O DIA E FECHAM-SE AO ANOITECER. O CACTO FLOR-DE-BAILE ABRE SUAS FLORES AO ENTARDECER E FECHA-AS AO AMANHECER.
LEGENDA: DIÂMETRO: 3 CENTÍMETROS. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: FLOR DA PLANTA ONZE-HORAS ABERTA PELA MANHÃ. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: DIÂMETRO: 25 CENTÍMETROS. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: FLOR-DE-BAILE ABERTA À NOITE. FIM DA LEGENDA.
73
- ACOMPANHE A LEITURA DO TEXTO E DEPOIS RESPONDA:
O MORCEGO ORELHUDO
DE OLHAR ESQUISITO
SAI NO ESCURO
PARA SUGAR FRUTA
E COMER MOSQUITO.
LEGENDA: CARLA CARUSO. BICHOS DA NOITE. BELO HORIZONTE: EDITORA DIMENSÃO, 1998. FIM DA LEGENDA.
- EM QUAL PERÍODO DO DIA O MORCEGO SAI PARA SE ALIMENTAR?
- DO QUE O MORCEGO ORELHUDO SE ALIMENTA?
- ESCREVA D PARA DIURNO E N PARA NOTURNO.
LEGENDA: ESTA FLOR SE ABRE À NOITE. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: A ARARA SE ALIMENTA DURANTE O DIA. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: O GAMBÁ SE ALIMENTA DURANTE A NOITE. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: A VACA SE ALIMENTA DURANTE O DIA. FIM DA LEGENDA.
Observação: OS ELEMENTOS DAS IMAGENS NÃO ESTÃO NA MESMA PROPORÇÃO. CORES FANTASIA. Fim da observação.
8.COMO VOCÊ PODE IDENTIFICAR SE UM ANIMAL É DIURNO OU NOTURNO?
( ) PELO LUGAR ONDE ELE VIVE.
( ) PELO HORÁRIO EM QUE ELE SE ALIMENTA.
74
CAPÍTULO 2 – AS MUDANÇAS NOS SERES VIVOS
OS SERES HUMANOS SÃO ANIMAIS. TODOS OS ANIMAIS E TODAS AS PLANTAS SÃO SERES VIVOS.
TODOS OS SERES VIVOS NASCEM, CRESCEM E SE DESENVOLVEM, PODEM SE REPRODUZIR E MORREM: É O CICLO DE VIDA.
OBSERVE O CRESCIMENTO DE UMA GALINHA.
LEGENDA: CRESCIMENTO DE UMA GALINHA. FIM DA LEGENDA.
- NUMERE DE 1 A 4 A SEQUÊNCIA DAS MUDANÇAS QUE OCORREM NA VIDA DE UM CACHORRO.
LEGENDA: O CACHORRO É ADULTO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: O CACHORRO NASCE E MAMA. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: O CACHORRO É IDOSO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: O CACHORRO É FILHOTE. FIM DA LEGENDA.
Observação: AS IMAGENS DESTA PÁGINA NÃO ESTÃO NA MESMA PROPORÇÃO. Fim da observação.
75
QUANDO SEMENTES SÃO PLANTADAS NA TERRA E RECEBEM ÁGUA, PODEM GERMINAR, OU SEJA, ORIGINAR UMA NOVA PLANTA. COM ÁGUA, AR, NUTRIENTES DO SOLO E LUZ DO SOL, ELA PODE CRESCER, SE DESENVOLVER E GERAR FLORES E FRUTOS. OS FRUTOS CONTÊM NOVAS SEMENTES.
LEGENDA: UMA SEMENTE DE LARANJA FOI PLANTADA NA TERRA. ELA RECEBEU LUZ DO SOL, ÁGUA E NUTRIENTES DO SOLO. COM O PASSAR DO TEMPO, A SEMENTE SE MODIFICOU. FIM DA LEGENDA.
Observação: OS ELEMENTOS DA IMAGEM NÃO ESTÃO NA MESMA PROPORÇÃO. Fim da observação.
OS FRUTOS ABRIGAM E PROTEGEM AS SEMENTES QUE ESTÃO DENTRO DELES.
- O QUE ACONTECEU COM A SEMENTE?
- CERQUE COM UMA LINHA AS SEMENTES NA IMAGEM DE CADA UM DOS FRUTOS.
LEGENDA: LARANJA. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: ABACATE. FIM DA LEGENDA.
Observação: AS IMAGENS NÃO ESTÃO NA MESMA PROPORÇÃO. Fim da observação.
Boxe complementar:
HORA DA LEITURA
- JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO, RUTH ROCHA, EDITORA SALAMANDRA, 2010.
Fim do complemento.
76
AS MUDANÇAS NO CORPO HUMANO
ALÉM DE OBSERVAR O CÉU E O CALENDÁRIO, OUTRO MODO DE PERCEBER A PASSAGEM DO TEMPO É OBSERVAR AS MUDANÇAS QUE ACONTECEM EM NOSSO CORPO.
OUÇA A LEITURA E OBSERVE ALGUMAS MUDANÇAS QUE ACONTECERAM COM O LUÍS DESDE QUE ELE NASCEU.
LEGENDA: LUÍS NASCEU BEM PEQUENO. ELE NÃO SABIA ANDAR NEM FALAR. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: LUÍS CRESCEU UM POUCO, E OS DENTES COMEÇARAM A NASCER. ELE APRENDEU A ENGATINHAR. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: LUÍS APRENDEU A ANDAR. AOS POUCOS, COMEÇOU A FALAR ALGUMAS PALAVRAS. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: COM O TEMPO, ALGUNS DENTES CAÍRAM E OUTROS NASCERAM NO LUGAR DELES. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: LUÍS CRESCEU MAIS E APRENDEU A LER E A ESCREVER. FIM DA LEGENDA.
Observação: OS ELEMENTOS DA IMAGEM NÃO ESTÃO NA MESMA PROPORÇÃO. Fim da observação.
- CONVERSE COM OS COLEGAS SOBRE AS MUDANÇAS QUE APARECEM EM CADA IMAGEM.
77
TAMBÉM PERCEBEMOS A PASSAGEM DO TEMPO PRESTANDO ATENÇÃO AO CRESCIMENTO DO CABELO E DAS UNHAS.
OBSERVE O COMPRIMENTO DO CABELO DE NATÁLIA AO LONGO DO TEMPO.
- OLHANDO AS IMAGENS, VOCÊ OBSERVA ALGUMA MUDANÇA NO COMPRIMENTO DO CABELO DE NATÁLIA?
( ) SIM
( ) NÃO
- QUAL?
- VOCÊ PERCEBE O CRESCIMENTO DO SEU CABELO? DE QUANTO EM QUANTO TEMPO VOCÊ CORTA OS CABELOS?
- QUAL?
78
O MUNDO QUE QUEREMOS
ACOMPANHE A LEITURA DO TEXTO.
CONVIVÊNCIA ENTRE CRIANÇAS E IDOSOS
UM DIA FOMOS BEBÊS, DEPOIS NOS TORNAMOS CRIANÇAS, LOGO VIRAMOS ADULTOS E DEPOIS SEREMOS IDOSOS.
QUANDO CRIANÇAS E IDOSOS CONVIVEM, ELES PODEM APRENDER JUNTOS. AS CRIANÇAS TÊM A OPORTUNIDADE DE OUVIR NOVAS HISTÓRIAS, E OS IDOSOS PODEM APROVEITAR PARA EXERCITAR SUA MEMÓRIA, POR EXEMPLO.
MESMO ESTANDO EM MOMENTOS DIFERENTES DA VIDA, CRIANÇAS E IDOSOS PODEM SE DIVERTIR BASTANTE JUNTOS.
COMPREENDA A LEITURA
- ATUALMENTE VOCÊ É:
( ) UM BEBÊ.
( ) UMA CRIANÇA.
( ) UM ADULTO.
- COMPLETE AS FRASES COM AS PALAVRAS DO QUADRO.
CRIANÇAS
HISTÓRIAS
MEMÓRIA
IDOSOS
AS _____ TÊM A OPORTUNIDADE DE OUVIR NOVAS _____ E OS _____PODEM APROVEITAR PARA EXERCITAR SUA _____.
79
- VOCÊ CONVIVE COM ALGUM IDOSO?
( ) SIM
( ) NÃO
- SE SIM, QUAL É O NOME DELE?
- CONTE AOS SEUS COLEGAS ALGO QUE VOCÊ APRENDEU COM UM IDOSO.
VAMOS FAZER
- PENSE EM UMA ATIVIDADE QUE CRIANÇAS E IDOSOS POSSAM FAZER JUNTOS. SEJA CRIATIVO!
- EM UMA FOLHA DE PAPEL, DESENHE A ATIVIDADE QUE VOCÊ PRETENDE REALIZAR COM UM IDOSO.
- ESCOLHA UM IDOSO DO SEU CONVÍVIO, MOSTRE O DESENHO A ELE E EXPLIQUE A ATIVIDADE.
- CONVIDE-O A FAZER A ATIVIDADE COM VOCÊ.
- VOCÊ PODE COMBINAR UMA VISITA A UM IDOSO DA COMUNIDADE E CONVIDÁ-LO A FAZER A ATIVIDADE COM VOCÊ.
- SE SIM, QUAL É O NOME DELE?
Boxe complementar:
HORA DE ASSISTIR
-
UP
– ALTAS AVENTURAS, PIXAR, 2009 (1 H 35 MIN).
AOS 78 ANOS, CARL VOA COM SUA CASA PRESA A MILHARES DE BALÕES, ACOMPANHADO POR UM MENINO DE 8 ANOS.
Fim do complemento.
80
CAPÍTULO 3 – O TEMPO METEOROLÓGICO
VOCÊ JÁ REPAROU QUE HÁ DIAS QUENTES E DIAS MAIS FRIOS? TAMBÉM HÁ DIAS DE CHUVA E HÁ DIAS NUBLADOS.
OS DIAS NÃO SÃO TODOS IGUAIS. ELES PODEM VARIAR DE ACORDO COM O TEMPO METEOROLÓGICO.
O TEMPO METEOROLÓGICO INDICA SE ESTÁ CHOVENDO OU SE FAZ SOL, SE EXISTEM MUITAS OU POUCAS NUVENS NO CÉU, POR EXEMPLO.
- DESENHE COMO ESTÁ O TEMPO METEOROLÓGICO HOJE.
NOS DIAS DE CALOR, VESTIMOS ROUPAS LEVES. SE FORMOS PARA A PRAIA OU PISCINA, É PRECISO USAR CHAPÉU E PROTETOR SOLAR.
NOS DIAS DE FRIO, É NECESSÁRIO USAR AGASALHOS E ROUPAS QUE MANTENHAM O NOSSO CORPO AQUECIDO, COMO AS FEITAS DE LÃ.
- OBSERVE A IMAGEM.
- MARIANA ESTÁ INDO PARA A ESCOLA EM UM DIA QUE ESTÁ
( ) QUENTE.
( ) FRIO.
- MARIANA ESTÁ INDO PARA A ESCOLA EM UM DIA QUE ESTÁ
81
NOS DIAS DE CHUVA, É IMPORTANTE SAIR COM GALOCHAS (BOTAS DE BORRACHA), GUARDA-CHUVA, CAPA DE CHUVA OU CASACO IMPERMEÁVEL.
OS DIAS NUBLADOS SÃO AQUELES EM QUE HÁ MUITAS NUVENS NO CÉU.
PODE HAVER VENTO TANTO EM DIAS QUENTES QUANTO FRIOS, CHUVOSOS OU NUBLADOS.
O TEMPO METEOROLÓGICO PODE MUDAR DURANTE O DIA. DE MANHÃ PODE ESTAR ENSOLARADO E NO FIM DO DIA PODE ESTAR CHUVOSO, POR EXEMPLO.
POR MEIO DA PREVISÃO DO TEMPO, PODEMOS SABER QUAIS MUDANÇAS PODEM OCORRER COM O TEMPO METEOROLÓGICO AO LONGO DO DIA OU DA SEMANA.
- COMO VOCÊ ACHA QUE O TEMPO METEOROLÓGICO ESTARÁ HOJE À NOITE?
- CERQUE COM UMA LINHA AS IMAGENS DOS OBJETOS QUE DEVEM SER USADOS EM DIAS DE CHUVA.
5. LIGUE O DESENHO DE CADA OBJETO À SITUAÇÃO EM QUE ELE DEVE SER USADO.
Coluna 1
Coluna 2
LEGENDA: DIA ENSOLARADO FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: DIA CHUVOSO FIM DA LEGENDA.
Observação: AS IMAGENS DESTA PÁGINA NÃO ESTÃO NA MESMA PROPORÇÃO. CORES FANTASIA. Fim da observação.
82
ÁLBUM DE CIÊNCIAS
ACOMPANHE O TEXTO QUE O PROFESSOR VAI LER.
BRINCADEIRAS COM SOL E BRINCADEIRAS COM CHUVA
O TEMPO METEOROLÓGICO TAMBÉM MUDA AO LONGO DO ANO.
A REGIÃO NORTE DO BRASIL, POR EXEMPLO, APRESENTA UMA ÉPOCA MAIS SECA E UMA ÉPOCA MAIS CHUVOSA.
A PRESENÇA DO SOL OU DA CHUVA AJUDA A DECIDIR A BRINCADEIRA E A MELHOR HORA DE BRINCAR.
PARA BRINCAR NO CAMPINHO, JOGAR FUTEBOL, BRINCAR DE RODA, JOGAR TACO, CORRER MUITO, É SEMPRE BOM ESPERAR O SOL BAIXAR. POR FALAR EM CAMPINHO, CADA COMUNIDADE TEM O SEU, MAS NEM SEMPRE DÁ PRA USAR. NO INVERNO, ÉPOCA DE CHUVA, ELE DESAPARECE […] OU FICA BEM ENLAMEADO […].
FONTE: MARIE ANGE BORDAS. MANUAL DAS CRIANÇAS DO BAIXO AMAZONAS. 1. ED. SÃO PAULO: LIVROS DA MATRIZ, 2015. P. 54-55.
LEGENDA: CRIANÇAS JOGANDO FUTEBOL NA ÉPOCA SECA NO MUNICÍPIO DE SÃO RAIMUNDO DO JARAGUÁ, AMAZONAS, EM 2018. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: CRIANÇAS BRINCANDO EM RIACHO NA FLORESTA AMAZÔNICA, NO MUNICÍPIO DE MANAUS, AMAZONAS, EM 2018. FIM DA LEGENDA.
Boxe complementar:
HORA DE ACESSAR
- BARQUINHOS – TATAJUBA, CE. TERRITÓRIO DO BRINCAR. DISPONÍVEL EM:
http://fdnc.io/ei8. ACESSO EM: 5 JAN. 2020.
USANDO CAIXAS DE ISOPOR QUEBRADAS, AS CRIANÇAS DA COMUNIDADE DE TATAJUBA, NO CEARÁ, FAZEM CANOAS E APROVEITAM O VENTO PARA BRINCAR.
Fim do complemento.
83
ATIVIDADE PRÁTICA
CONSTRUÇÃO DE MODELO
ACOMPANHE AS INSTRUÇÕES QUE O PROFESSOR VAI LER.
CONSTRUINDO UMA BIRUTA
VOCÊ CONHECE A BIRUTA? A BIRUTA É UM INSTRUMENTO USADO PARA INDICAR A DIREÇÃO DO VENTO.
O QUE VOCÊ VAI FAZER
CONSTRUIR UMA BIRUTA.
DO QUE VOCÊ VAI PRECISAR
✔ COADOR DE PANO COM ALÇA
✔ TIRAS DE PAPEL CREPOM
✔ COLA PARA TECIDO
✔ TESOURA COM PONTAS ARREDONDADAS
COMO VOCÊ VAI FAZER
- CORTE O FUNDO DO COADOR DE PANO. ELE VAI FICAR COM DUAS ABERTURAS.
- COLE AS PONTAS DAS TIRAS DE PAPEL CREPOM AO REDOR DA REGIÃO CORTADA.
- CORRA COM A SUA BIRUTA EM VÁRIAS DIREÇÕES E VEJA O QUE ACONTECE.
PARA VOCÊ RESPONDER
- VOCÊ CONSEGUIU IDENTIFICAR A DIREÇÃO DO VENTO?
84
O QUE VOCÊ APRENDEU
- QUANTO TEMPO PASSOU DESDE QUE VOCÊ FEZ O BONECO COM “CABELO” DE ALPISTE?
( ) DIAS
( ) SEMANAS
( ) MESES
- ASSINALE EM QUE PARTE DO DIA VOCÊ REALIZA CADA UMA DAS ATIVIDADES A SEGUIR.
• IR PARA A ESCOLA
( ) DE MANHÃ
( ) DE TARDE
( ) DE NOITE
• ESCOVAR OS DENTES
( ) DE MANHÃ
( ) DE TARDE
( ) DE NOITE
• BRINCAR
( ) DE MANHÃ
( ) DE TARDE
( ) DE NOITE
• FAZER A LIÇÃO DE CASA
( ) DE MANHÃ
( ) DE TARDE
( ) DE NOITE
• JANTAR
( ) DE MANHÃ
( ) DE TARDE
( ) DE NOITE
- OBSERVE AS FOTOGRAFIAS DOS ANIMAIS A SEGUIR.
Observação: AS IMAGENS NÃO ESTÃO NA MESMA PROPORÇÃO. Fim da observação.
- CERQUE COM UMA LINHA A IMAGEM DO ANIMAL QUE DORME DURANTE O DIA E SE ALIMENTA DURANTE A NOITE.
85
AVALIAÇÃO PROCESSUAL
- ENUMERE DE 1 A 4 A SEQUÊNCIA DE CRESCIMENTO DE CLÁUDIA.
LEGENDA: ADULTA FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: BEBÊ. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: VELHICE FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: CRIANÇA FIM DA LEGENDA.
- CITE UMA MUDANÇA NO DESENVOLVIMENTO DE CLÁUDIA ENTRE A FASE ADULTA E A VELHICE.
- FAÇA UM DESENHO OU ESCREVA PALAVRAS QUE REPRESENTEM O TEMPO METEOROLÓGICO QUE ESTÁ FAZENDO HOJE.