MP088
Comentários para o professor:
Introdução da Unidade 3
Dando continuidade aos conteúdos e conceitos relacionados a Escalas de tempo e às habilidades EF01CI05 e EF01CI06, a terceira unidade vai trabalhar com noções iniciais de tempo, observando fenômenos nas escalas semanal, mensal e anual. Os estudantes vão analisar fenômenos naturais, como o dia e a noite, e as atividades mais comuns realizadas nesses períodos. Da mesma forma, eles vão relacionar tais fenômenos ao comportamento de diferentes animais e plantas.
Assim, por meio de atividades práticas e de discussões baseadas em experiências prévias, os estudantes deverão classificar diferentes eventos em diários, semanais e mensais. Noções sobre a divisão do tempo também serão exploradas por meio do calendário anual. A observação do desenvolvimento do alpiste, assim como o estudo do ciclo de vida de alguns animais e plantas, serão conduzidos de modo que os estudantes possam reconhecer a passagem de tempo, identificando certas mudanças que ocorrem nos organismos. No estudo das mudanças ocorridas no ciclo de vida dos seres humanos, será destacada a importância do respeito aos idosos.
Por fim, ao estudarem a diferença entre tempo cronológico e tempo meteorológico, os estudantes serão estimulados a perceber como o tempo meteorológico influencia o dia a dia das pessoas, e interfere na escolha dos materiais usados para confeccionar roupas e acessórios. Dessa forma, a abordagem do tema permitirá trabalhar aspectos da habilidade EF01CI01.
As seções didáticas e atividades de cada capítulo oportunizam o aprendizado e a avaliação de conteúdos procedimentais e atitudinais, na perspectiva da avaliação formativa, fundamentais para o desenvolvimento das competências e habilidades associadas às Ciências da Natureza. Nesse sentido, os estudantes vão conhecer conceitos científicos básicos com os quais poderão entender os fenômenos naturais e perceber as relações existentes entre os seres vivos e entre eles e o ambiente.
A seção O mundo que queremos, por meio do tema Convivência entre crianças e idosos, vai promover reflexões sobre valores éticos relacionados a princípios, como dignidade do ser humano, igualdade de direitos e corresponsabilidade social, incentivando ações locais em casa, na sala de aula e na comunidade.
As atividades práticas vão desenvolver métodos e procedimentos próprios das Ciências da Natureza, como a atitude investigativa, a observação, o levantamento de dados, o registro de ideias e o estabelecimento de comparações. Assim, os estudantes serão convidados a observar, formular hipóteses, diagnosticar e propor soluções, colocando em prática aprendizados conceituais, procedimentais e atitudinais, influenciando as dimensões social e cultural. Essas atividades procuram valorizar o trabalho em equipe, incentivando a ação cooperativa e respeitosa para a construção coletiva do conhecimento.
Competências gerais favorecidas
- Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
Competências específicas favorecidas
- Analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos relativos ao mundo natural, social e tecnológico (incluindo o digital), como também as relações que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade para fazer perguntas, buscar respostas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das Ciências da Natureza.
- Conhecer, apreciar e cuidar de si, do seu corpo e bem-estar, compreendendo-se na diversidade humana, fazendo-se respeitar e respeitando o outro, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza e às suas tecnologias.
Sugestão de roteiro de aula
De acordo com o conteúdo, as habilidades e os objetivos de aprendizagem que se pretende desenvolver nas seções, nos conteúdos apresentados e nas atividades, as possibilidades de dinâmicas em sala de aula variam e podem demandar uma organização individual, em duplas, em grupos ou coletiva. Além disso, elas requerem boas estratégias de gestão de tempo, de espaço e um planejamento prévio detalhado. Também é preciso estabelecer uma série de combinados que devem ser respeitados por todos, para garantir que os objetivos sejam alcançados. Dessa forma, cada página propõe um novo desafio ao professor e aos estudantes.
MP089
Tendo em vista tais desafios, propomos alguns roteiros de aula que poderão servir de referência e contribuir com o trabalho do professor. Os roteiros de cada unidade estão planejados para o período de 8 semanas, mas devem ser adaptados em função do calendário escolar, das características da turma e dos recursos disponíveis.
As habilidades deste ano preparam os estudantes para o desenvolvimento de conceitos relacionados à Terra e ao Universo, bem como para auxiliar na construção de autonomia sobre a própria rotina.
Capítulo |
Aula |
Páginas |
Roteiro de aula |
---|---|---|---|
1 |
1 |
64-65 |
Remediação da avaliação processual. Leitura e discussão da proposta de abertura. |
2 |
66-67 |
Leitura dialogada da seção Investigar o assunto, montagem e registro da atividade experimental. Orientação para as observações que devem ser realizadas a cada dois dias, durante duas semanas. |
|
3 |
68 |
Observação e registro da seção Investigar o assunto. Leitura dialogada do texto e resolução de atividades em sala. |
|
4 |
69 |
Observação e registro da seção Investigar o assunto. Leitura dialogada do texto e resolução de atividades em sala. |
|
5 |
70-71 |
Observação e registro da seção Investigar o assunto. Leitura dialogada do texto e resolução de atividades em sala. |
|
6 |
66-67 |
Observação e registro da seção Investigar o assunto. Conversa final, seguindo os itens do tópico Para você responder. |
|
7 |
72-73 |
Leitura dialogada do texto e resolução de atividades em sala. |
|
2 |
8 |
74-75 |
Leitura dialogada do texto e resolução de atividades em sala. |
9 |
76-77 |
Leitura dialogada do texto e resolução de atividades em sala. |
|
10 |
78-79 |
Leitura dialogada da seção O mundo que queremos com a resolução das atividades e realização das ações propostas. Sugestão de atividade (opcional). |
|
3 |
11 |
80 |
Leitura dialogada do texto e resolução de atividades em sala. |
12 |
81 |
Leitura dialogada do texto e resolução de atividades em sala. |
|
13 |
82 |
Leitura dialogada da seção Álbum de Ciências. Exploração das imagens com comentários dos estudantes. |
|
14 |
83 |
Leitura dialogada da seção Atividade prática e realização da atividade. Conversa final, de acordo com a pergunta do tópico Para você responder. |
|
15 |
84 |
Realização da avaliação processual proposta na seção O que você aprendeu. |
|
16 |
85 |
Remediação da avaliação processual proposta na seção O que você aprendeu e conversa com a turma. Sugestão de atividade (opcional). |
MP090
UNIDADE 3 – O TEMPO PASSA
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos da unidade
- Identificar e nomear diferentes escalas de tempo (dia, semana, mês e ano).
- Compreender a periodicidade da realização de algumas atividades.
- Compreender que os diferentes períodos do dia também interferem na atividade de animais e plantas.
- Apresentar a ideia de que os seres vivos passam por mudanças que obedecem a uma ordem e que são comuns a todos.
- Identificar mudanças no corpo como uma das formas de observar a passagem do tempo.
- Ampliar a percepção sobre as mudanças no corpo e o desenvolvimento.
- Diferenciar o tempo cronológico do meteorológico.
- Perceber que o tempo meteorológico influencia na nossa
rotina
diária.
BNCC em foco:
EF01CI01, EF01CI05, EF01CI06
MP091
Boxe complementar:
VAMOS CONVERSAR
- O QUE A MENINA ESTÁ OLHANDO?
PROFESSOR
Resposta: Ela está olhando o álbum de fotografias de quando era bebê.
- O QUE ELA ESTÁ IMAGINANDO?
PROFESSOR
Resposta: Ela está imaginando seu futuro como professora de outras crianças.
- COM O PASSAR DO TEMPO, ELA VAI SE PARECER MAIS COM UM ADULTO OU COM UM BEBÊ?
PROFESSOR
Resposta: Com um adulto.
- O QUE VOCÊ PENSA QUANDO OBSERVA A IMAGEM?
PROFESSOR
Resposta pessoal.
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
Vamos conversar
- A abertura da imagem trata de lembrança do tempo passado e de imaginação do tempo futuro. Os estudantes devem perceber que a menina está olhando o álbum de fotografias de quando era um bebê.
- A menina está imaginando seu futuro como professora de outras crianças.
- Por meio da ilustração, conduza os estudantes a perceberem que existe uma linearidade no decorrer da vida das pessoas (são bebês, depois crianças e depois tornam-se adultos) e essas etapas não trocam de ordem. E assim, com o passar do tempo, a criança deve perceber que vai se parecer mais com um adulto do que com um bebê. Aproveite para investigar a percepção de tempo das crianças, questionando-as sobre escalas de tempo que separam as três fases de vida mostradas na imagem.
- Estimule os estudantes a falarem sobre tudo o que pensaram ou sentiram ao observarem a imagem de abertura. É provável que eles relacionem a imagem com o passado e o futuro imaginado por eles.
Pergunte a eles que outra etapa não está sendo mostrada: auxilie-os a compreender que a fase da velhice não está sendo mostrada na ilustração e que ela ocorre depois da fase adulta.
Para iniciar o assunto, leia para os estudantes as duas primeiras questões do Vamos conversar. Depois, incentive-os a lembrar das etapas de vida que já viveram, dando exemplos de atividades que são exclusivas de cada momento da vida, por exemplo: bebês mamam, crianças brincam, adultos trabalham etc.
Você pode promover a integração entre os estudantes convidando-os a contar aos colegas o que lembram de quando eram menores e o que imaginam que vão ser no futuro. Essa é uma boa oportunidade para conhecer melhor a turma.
MP092
INVESTIGAR O ASSUNTO
ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER.
CABELEIRA DE ALPISTE
VOCÊ SABIA QUE EXISTEM DIVERSAS FORMAS DE OBSERVAR O TEMPO PASSAR?
O QUE VOCÊ VAI FAZER
CRIAR UM BONECO COM “CABELO” FEITO DE ALPISTE E ACOMPANHAR O SEU CRESCIMENTO DURANTE UM PERÍODO DE TEMPO.
DO QUE VOCÊ VAI PRECISAR
Tabela: equivalente textual a seguir.
✔ UMA MEIA DE SEDA ✔ TESOURA COM PONTAS ARREDONDADAS ✔ PÓ DE SERRAGEM ✔ MEIO COPO DE SEMENTES DE ALPISTE |
✔ TINTA GUACHE OU PLÁSTICA ✔ PINCEL FINO ✔ BARBANTE ✔ ÁGUA ✔ RELÓGIO OU CRONÔMETRO |
COMO VOCÊ VAI FAZER
- USANDO O CRONÔMETRO, COMECE A CONTAR O TEMPO.
- CORTE O PÉ DA MEIA, QUE SERÁ A CABEÇA DO BONECO. COLOQUE O ALPISTE DENTRO DESSE RECIPIENTE.
- COLOQUE O PÓ DE SERRAGEM POR CIMA ATÉ A MEIA FICAR COMO UMA BOLA.
- AMARRE O BARBANTE PARA FECHAR A MEIA. VOCÊ PODE CORTAR AS SOBRAS DE MEIA (SE HOUVER).
- USE O PINCEL E A TINTA PARA PINTAR O ROSTO DO BONECO.
- MOLHE A PARTE DA “CABEÇA” ONDE ESTÁ O ALPISTE.
- FINALIZE A CONTAGEM DO TEMPO.
- A CADA DOIS DIAS, MOLHE A “CABEÇA” DO BONECO E OBSERVE O CRESCIMENTO DO “CABELO” DE ALPISTE.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos da seção
- Reconhecer mudanças ao longo do tempo.
- Desenvolver noções sobre períodos de tempo.
- Desenvolver habilidades motoras.
Neste experimento, os estudantes são estimulados a notar a passagem do tempo de forma lúdica, guiando-se pela germinação e pelo crescimento de uma planta, o alpiste. Para isso, providencie os materiais indicados e mostre-os aos estudantes, conforme for realizando a leitura do texto.
Ao propor a atividade, considere que o alpiste leva cerca de duas semanas para atingir entre 15 e 20 cm de altura. Em geral, após cerca de três dias, já ocorre a germinação e alguns folíolos podem ser observados. Assim, o ideal é que os estudantes umedeçam o “boneco” e acompanhem o crescimento do “cabelo de alpiste” a cada 2 dias. Eles devem ser incentivados a anotar as datas de observação e a registrar qualquer modificação no boneco ao longo desse período.
Com relação ao material, pode-se usar uma meia-calça velha, mas que não tenha furos na região dos pés, para que o substrato não escape. Lembre os estudantes de lavar o pincel antes de usar outra cor de tinta.
É necessário molhar a cabeça do boneco em dias alternados, inicialmente para quebrar a dormência das sementes de alpiste e provocar a germinação, e depois para garantir o desenvolvimento da planta.
Aproveite para relacionar conhecimentos prévios, como a discussão realizada no Capítulo 1 sobre as características dos seres vivos. Relembre que o alpiste é uma semente e que formará a planta, um ser vivo, que, portanto, cresce e se desenvolve. Depois desse período, incentive os estudantes a continuarem cuidando dos seus bonecos.
BNCC em foco na dupla de páginas:
EF01CI05, EF01CI06
Texto complementar
Por que e para que ensinar ciências para crianças
Os cidadãos vivenciam atualmente a presença das tecnologias em seu cotidiano e as modificações da vida pessoal, social, profissional, geradas a partir dos avanços do conhecimento científico e tecnológico (MARTINS & PAIXÃO, 2011). Desse modo, democratizar o acesso aos conhecimentos tornou-se primordial para que os sujeitos possam compreender melhor o mundo, realizar escolhas conscientes e intervir responsavelmente no meio em que vivem. (AULER & DELIZOICOV, 2001).
O ensino de ciências assume, assim, um papel muito importante. Orienta-se para a promoção da cidadania, com vistas ao desenvolvimento dos sujeitos enquanto cidadãos ativos, consumidores e usuários responsáveis da tecnologia existente.
Além disso, o ensino de ciências é fundamental para despertar nos estudantes o interesse pelas carreiras científicas e assim ampliar a possibilidade do país contar com profissionais capazes de produzir conhecimentos científicos e tecnológicos, que poderão contribuir para o desenvolvimento econômico e social da nação (UNESCO, 2005).
FONTE: VIECHENESKI, J. P.; CARLETTO, M. Por que e para quê ensinar ciências para crianças. RBECT, v. 6, n. 2, maio-ago, p. 214, 2013.
MP093
PARA VOCÊ RESPONDER
- QUANTO TEMPO VOCÊ LEVOU PARA MONTAR O EXPERIMENTO?
PROFESSOR
Resposta pessoal.
- QUANTO TEMPO O ALPISTE LEVOU PARA GERMINAR?
( ) 3 MESES
( ) 3 DIAS
( ) 3 SEMANAS
( )
PROFESSOR
Resposta: 3 DIAS.
- DESENHE SEU BONECO NOS QUADROS ABAIXO, EM DOIS DIAS DIFERENTES DE OBSERVAÇÃO.
1ª OBSERVAÇÃO DATA: ___/___/_____
_____
2ª OBSERVAÇÃO DATA: ___/___/_____
_____
PROFESSOR
Resposta: Desenhos pessoais.
- QUANTO TEMPO DUROU ESSA ATIVIDADE PRÁTICA?
PROFESSOR
Resposta variável.
- AO FINAL DESSA ATIVIDADE, QUE MUDANÇAS VOCÊ NOTOU NO SEU BONECO?
PROFESSOR
Resposta: O cabelo (alpiste) do boneco cresceu.
- Atividade 1. Peça aos estudantes que identifiquem a hora em que a montagem do experimento começou e anote na lousa para auxiliá-los na contagem do tempo. Faça o mesmo ao final da montagem e ajude-os a estimarem o tempo gasto nesta etapa da atividade.
- Atividade 2. As respostas podem ser variáveis; aproveite para identificar as noções de tempo. A estimativa é de que o alpiste comece a nascer por volta do 3ᵒ dia. Caso ele tenha germinado em número diferente de dias ou não tenha germinado, auxilie-os a preencherem o último quadrinho, que está em branco.
- Atividade 3. Defina os dias de observação e ajude os estudantes a anotarem as datas no espaço indicado, usando números na escrita da data, com dia, mês e ano. Quatro observações podem ser feitas: a 1ª, no dia da montagem do experimento; a 2ª, assim que ocorrer a germinação, em 3 ou 4 dias; outra observação, quatro dias após a germinação; uma última, ao final de duas semanas. Avalie se os dois últimos registros serão feitos no caderno ou em folha avulsa. Esta atividade propicia o desenvolvimento da habilidade EF01CI05, com a identificação da sucessão de dias e semanas a partir do crescimento do alpiste.
- Atividade 4. Espera-se que o experimento seja realizado em cerca de duas semanas.
- Atividade 5. Espera-se que os estudantes observem o crescimento gradual do alpiste, como se o boneco tivesse desenvolvido cabelos verdes. A atividade promove o trabalho da habilidade EF01CI06, pois se trata de um exemplo de como a sucessão de dias e noites orienta o ritmo de crescimento de um ser vivo, nesse caso, uma planta. Essa atividade promove o desenvolvimento da competência específica 3.
MP094
CAPÍTULO 1 – PERÍODOS DO DIA
SE VOCÊ OBSERVAR O CÉU, VAI PERCEBER QUE A APARÊNCIA DELE MUDA AO LONGO DO DIA.
DE MANHÃ, O SOL SURGE NO HORIZONTE E COMEÇA A ILUMINAR O AMBIENTE.
LEGENDA: IMAGEM DO AMANHECER NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, EM 2018. FIM DA LEGENDA.
DURANTE O DIA, O CÉU ESTÁ CLARO. O SOL ILUMINA E AQUECE O AMBIENTE.
LEGENDA: IMAGEM DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO NO MEIO DO DIA, EM 2018. FIM DA LEGENDA.
AO FIM DA TARDE, O SOL SE PÕE NO HORIZONTE E A APARÊNCIA DO CÉU MUDA.
LEGENDA: IMAGEM DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO NO FINAL DA TARDE, EM 2018. FIM DA LEGENDA.
QUANDO CHEGA A NOITE, O CÉU FICA ESCURO. EM LUGARES ONDE HÁ POUCAS LUZES ARTIFICIAIS, É POSSÍVEL VER A LUA E AS ESTRELAS.
LEGENDA: IMAGEM DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO À NOITE, EM 2018. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos do capítulo
- Identificar e nomear diferentes escalas de tempo (dia, semana, mês e ano).
- Compreender a periodicidade da realização de algumas atividades.
- Compreender que os diferentes períodos do dia também interferem na atividade de animais e plantas.
É importante que os estudantes percebam as mudanças que ocorrem no céu com o passar das horas. Peça a eles que observem as fotografias e descrevam como está o céu em cada imagem, percebendo quando é dia e quando é noite. Os estudantes também podem comentar sobre como eles acham que está a posição do Sol no céu, nos diferentes períodos do dia.
Depois, faça uma leitura compartilhada da descrição e da legenda de cada imagem, relacionando-as às falas das crianças. Após a leitura do texto, pergunte: Como o dia vira noite? Como a noite vira dia? Preste atenção nas respostas de cada um e busque identificar o que já sabem sobre o conceito de dia e de noite ou do movimento aparente do Sol e da Lua. Nessa fase, as crianças já percebem que há alternância entre o dia e a noite e que, muitas vezes, esse é o sinal mais evidente da passagem do tempo.
Destaque que o céu está sempre com estrelas, mas que o brilho do Sol não permite que vejamos as outras estrelas durante o dia. No entanto, algumas vezes, é possível ver a Lua e as estrelas no céu logo que amanhece ou um pouco antes de anoitecer, isso porque nesses períodos o céu está claro, mas o Sol não está aparente no céu.
BNCC em foco:
EF01CI05
MP095
- COMPARE AS IMAGENS A SEGUIR.
- FAÇA UM X NA IMAGEM EM QUE É DIA.
LEGENDA: MUNICÍPIO DE RECIFE, PERNAMBUCO, EM 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: MUNICÍPIO DE RECIFE, PERNAMBUCO, EM 2020. FIM DA LEGENDA.
PROFESSOR
Resposta: a segunda imagem..
- QUE ILUMINA O LOCAL EM CADA IMAGEM?
PROFESSOR
Resposta: O local é iluminado por lâmpadas à noite e pelo Sol durante o dia.ATIVIDADES DO DIA A DIA
AO LONGO DO DIA, FAZEMOS MUITAS ATIVIDADES. ALGUMAS, COMO ESCOVAR OS DENTES, REALIZAMOS TODOS OS DIAS. OUTRAS, COMO IR AO MÉDICO, ACONTECEM SÓ DE VEZ EM QUANDO.
- CERQUE COM UMA LINHA A ATIVIDADE QUE VOCÊ FAZ TODOS OS DIAS.
PROFESSOR
Resposta: imagem 2
- QUE OUTRAS ATIVIDADES VOCÊ FAZ TODOS OS DIAS?
PROFESSOR
Resposta pessoal.MANUAL DO PROFESSOR
-
Atividade 1. Espera-se que os estudantes identifiquem que é dia na segunda imagem, pois a paisagem é iluminada pela luz solar. É possível ver a ponte, o rio ao redor, um teatro e a paisagem ao fundo. Na imagem noturna, eles
devem
notar que a iluminação é artificial. Essa atividade permite identificar elementos do dia e da noite, contribuindo com o desenvolvimento da habilidade EF01CI05.
Certifique-se de que os estudantes percebam as diferenças entre o dia e a noite. Detalhes como as formas de iluminação de cada período, assim como os hábitos de vida que realizamos em cada um deles, começam a ser explorados aqui. Por isso, vale a pena aproveitar as fotografias das páginas 68 e 69 para falar de atividades diárias e identificar os horários em que são realizadas (por exemplo, almoço, jantar, hora de ir para a escola etc.).
-
Atividade 2. Aproveite essa atividade para trabalhar a noção de frequência. É esperado que os estudantes compreendam que tomar banho é uma atividade diária, enquanto ir ao dentista é uma atividade menos frequente, ou seja, ocorre em intervalos maiores, como de meses.
Pergunte aos estudantes quais atividades realizam todos os dias e anote-as na lousa. Comente que algumas delas devem ser realizadas mais de uma vez por dia, como escovar os dentes e lavar as mãos.
Procurem identificar atividades comuns a todos, realizadas em um mesmo dia, e comparem em que momento do dia são realizadas por cada estudante. Essa é uma forma de desenvolver a habilidade EF01CI06, pois, com base nos exemplos, é possível compreender como a sucessão de dias e noites orienta o ritmo de atividades diárias de cada um.
BNCC em foco:
EF01CI05, EF01CI06
-
Atividade 2. Aproveite essa atividade para trabalhar a noção de frequência. É esperado que os estudantes compreendam que tomar banho é uma atividade diária, enquanto ir ao dentista é uma atividade menos frequente, ou seja, ocorre em intervalos maiores, como de meses.
MP096
OS SERES HUMANOS ORGANIZAM SUAS ATIVIDADES DE ACORDO COM OS PERÍODOS DO DIA.
- VEJA AS ATIVIDADES DE LEANDRO AO LONGO DO DIA.
- CONTE PARA UM COLEGA QUAIS ATIVIDADES VOCÊ VÊ NAS IMAGENS.
PROFESSOR
Resposta pessoal.- COMPLETE AS FRASES COM AS PALAVRAS DO QUADRO.
ACORDA
DORME
CAFÉ
ESCOLA
LIÇÃO
BANHO
BRINCA
DE MANHÃ
LEANDRO _____ TOMA _____ DA MANHÃ E VAI PARA A _____.
PROFESSOR
Resposta: acorda; café; escola.DE TARDE
LEANDRO _____ COM SEUS AMIGOS E FAZ A _____ DE CASA.
PROFESSOR
Resposta: brinca; liçãoDE NOITE
LEANDRO JANTA COM SUA FAMÍLIA, TOMA _____ E _____.
PROFESSOR
Resposta: banho; dorme.MANUAL DO PROFESSOR
Reúna a turma em duplas e peça a cada estudante que conte ao colega uma atividade que vê nas imagens, descrevendo o ambiente, os objetos e as ações da cena.
-
Atividade 3. A ilustração mostra algumas atividades realizadas por Leandro em diferentes períodos do dia (manhã, tarde e noite). Nessa fase, é comum as crianças relacionarem esses períodos às atividades que realizam costumeiramente ou ao aspecto do céu (se está claro ou escuro), e não a um horário específico. Aproveite para trabalhar as habilidades EF01CI05 e EF01CI06, pois elas exigem que o estudante identifique os períodos e também compreendam que a sucessão desses períodos orienta o ritmo das atividades cotidianas.
Uma forma de trabalhar o conceito de tempo é incentivar os estudantes a relatarem suas principais atividades do dia, organizando-as na sequência cronológica, por exemplo: “De manhã eu acordo, tomo café, vou à escola. À tarde volto para casa e à noite eu vou dormir”.
Questione-os sobre a razão da diferença entre a quantidade de atividades realizadas durante o dia e durante a noite. Espera-se que percebam que, em geral, as pessoas estão habituadas a realizar a maioria de suas atividades durante o dia para que possam dormir à noite. No entanto, comente que há pessoas que trabalham durante a noite, pois certos serviços e estabelecimentos funcionam nesse horário.
BNCC em foco na dupla de páginas:
EF01CI05, EF01CI06
Domínio da linguagem
Expressão oral. Ao expor oralmente as atividades do dia a dia, é importante que os estudantes sejam capazes de relembrar e ordenar mentalmente as ações que realizam. Caso alguns encontrem dificuldades, ajude-os fazendo perguntas como: Qual é a primeira coisa que vocês fazem logo depois de acordar? Em seguida fazem o quê? Continue até que cheguem ao final do dia. Peça a eles que respondam para si mesmos, em silêncio. Essa sequência de perguntas ajudará a organizarem o pensamento para contar aos colegas.
MP097
DIA, SEMANA, MÊS E ANO
A SEMANA É COMPOSTA DE SETE DIAS: DOMINGO, SEGUNDA-FEIRA, TERÇA-FEIRA, QUARTA-FEIRA, QUINTA-FEIRA, SEXTA-FEIRA E SÁBADO.
- ALINE ORGANIZA SUAS ATIVIDADES AO LONGO DA SEMANA.
NA SEGUNDA-FEIRA, TERÇA-FEIRA, QUARTA-FEIRA, QUINTA-FEIRA E SEXTA-FEIRA EU VOU À ESCOLA.
NA TERÇA-FEIRA EU FAÇO CAPOEIRA.
NA QUARTA-FEIRA E NO SÁBADO EU PRATICO JUDÔ.
NO SÁBADO E NO DOMINGO EU NÃO VOU À ESCOLA.
- CERQUE COM UMA LINHA VERMELHA OS DIAS EM QUE ALINE NÃO VAI À ESCOLA.
PROFESSOR
Resposta: Aline não vai à escola aos sábados e domingos. - SUBLINHE DE VERDE AS ATIVIDADES QUE ALINE REALIZA ÀS QUARTAS-FEIRAS.
PROFESSOR
Resposta: Às quartas-feiras, Aline vai à escola e ao judô.
OS MESES SÃO COMPOSTOS DE DIAS. UM MÊS PODE TER 30 OU 31 DIAS. JÁ O MÊS DE FEVEREIRO PODE TER 28 OU 29 DIAS.
O ANO É COMPOSTO DE 365 DIAS. OS MESES DO CALENDÁRIO COMPÕEM O ANO: JANEIRO, FEVEREIRO, MARÇO, ABRIL, MAIO, JUNHO, JULHO, AGOSTO, SETEMBRO, OUTUBRO, NOVEMBRO E DEZEMBRO.
- QUAL É O MÊS DO SEU ANIVERSÁRIO? QUAL É O MÊS ANTERIOR E O MÊS POSTERIOR A ELE?
PROFESSOR
Resposta pessoal.MÊS
ANTERIOR
MÊS DO SEU
ANIVERSÁRIO
MÊS
POSTERIOR
- CONVERSE COM AS PESSOAS DA SUA CASA PARA SABER SE ELAS FAZEM ANIVERSÁRIO ANTES OU DEPOIS DE VOCÊ.
PROFESSOR
Resposta pessoal.MANUAL DO PROFESSOR
Chame a atenção dos estudantes para os balões da ilustração e certifique-se de que todos reconhecem que eles são usados para representar o pensamento das personagens. Se julgar oportuno, explore outros tipos de balões e suas funções. Depois, inicie uma leitura pausada do texto dos balões, ressaltando as palavras que indicam escalas de tempo.
- Atividade 4. Complemente pedindo aos estudantes que comentem suas rotinas durante a semana e aos finais de semana. Dê especial atenção para atividades extraclasse. Essa atividade promove o desenvolvimento da habilidade EF01CI05, por meio da nomeação dos dias da semana.
-
Atividade 5. A data de aniversário costuma ser importante para a criança. Aproveite para retomar noções referentes à passagem do tempo, perguntando: De quanto em quanto tempo fazemos aniversário? O ano é dividido em quantos meses? Peça aos estudantes que compartilhem suas respostas com os colegas. Essa atividade permite identificar a sucessão de meses, favorecendo o desenvolvimento da habilidade EF01CI05.
Pergunte a eles se têm o hábito de comemorar o aniversário e como isso é feito. Destaque que existem muitas formas de comemoração: passeio, almoço especial, lanche com os amigos etc. Enfatize que todas as formas são igualmente importantes.
Cada estudante poderá usar um calendário para identificar o mês do seu aniversário e o de seus familiares. Assim, eles verificam se esse mês vem antes ou depois do seu, trabalhando a habilidade de reconhecer e relacionar meses do ano utilizando calendários. Ao final, podem fazer duas colunas e escrever na 1ª coluna o nome de quem faz aniversário antes e na 2ª de quem faz depois.
MP098
ANIMAIS E PLANTAS DO DIA E DA NOITE
ALGUNS ANIMAIS DESCANSAM DURANTE O DIA E REALIZAM A MAIOR PARTE DAS SUAS ATIVIDADES À NOITE, COMO SAIR PARA PROCURAR ALIMENTO. ELES SÃO CHAMADOS DE ANIMAIS NOTURNOS.
ANIMAIS QUE SÃO MAIS ATIVOS E SAEM PARA SE ALIMENTAR DURANTE O DIA SÃO CHAMADOS DE ANIMAIS DIURNOS. ESSES ANIMAIS SE ABRIGAM OU DORMEM DURANTE A NOITE.
LEGENDA: COMPRIMENTO: 35 CENTÍMETROS. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: A CORUJA CAÇA DURANTE A NOITE. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: COMPRIMENTO: 12 MILÍMETROS. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: O VAGA-LUME SAI EM BUSCA DO SEU ALIMENTO À NOITE. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: COMPRIMENTO: 5 CENTÍMETROS. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: O BEIJA-FLOR VISITA AS FLORES EM BUSCA DE ALIMENTO DURANTE O DIA. FIM DA LEGENDA.
AS PLANTAS TAMBÉM PODEM SER DIURNAS OU NOTURNAS.
AS FLORES DA PLANTA CONHECIDA COMO ONZE-HORAS ABREM-SE DURANTE O DIA E FECHAM-SE AO ANOITECER. O CACTO FLOR-DE-BAILE ABRE SUAS FLORES AO ENTARDECER E FECHA-AS AO AMANHECER.
LEGENDA: DIÂMETRO: 3 CENTÍMETROS. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: FLOR DA PLANTA ONZE-HORAS ABERTA PELA MANHÃ. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: DIÂMETRO: 25 CENTÍMETROS. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: FLOR-DE-BAILE ABERTA À NOITE. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Para iniciar a discussão sobre animais de hábitos diurnos e noturnos, você pode fazer perguntas do tipo: Vocês conhecem algum animal que realiza suas atividades durante o dia? E animais que fazem suas atividades à noite?
Ao falar dos animais noturnos, dê outros exemplos, como morcegos, gambás e alguns mosquitos, mariposas, besouros e aranhas. Exemplos domésticos também podem ser usados. Gatos, por exemplo, em geral têm comportamento mais ativo à noite.
Questione também sobre as plantas que abrem suas flores durante o dia e aquelas que o fazem durante a noite. Comente que, em geral, esse comportamento diurno ou noturno das plantas está relacionado aos hábitos diurno ou noturno de animais polinizadores, ou seja, de animais que visitam essas flores em busca de alimento e acabam transportando o seu pólen para outras flores.
Pergunte aos estudantes se eles se lembram de ter visto ou se têm em casa alguma planta cuja flor abre durante à noite. Nesse caso, você pode aproveitar para explorar os animais que eles acham que devem visitar essas plantas durante a noite. Faça o mesmo com as plantas diurnas.
BNCC em foco na dupla de páginas:
EF01CI06
MP099
- ACOMPANHE A LEITURA DO TEXTO E DEPOIS RESPONDA:
O MORCEGO ORELHUDO
DE OLHAR ESQUISITO
SAI NO ESCURO
PARA SUGAR FRUTA
E COMER MOSQUITO.
LEGENDA: CARLA CARUSO. BICHOS DA NOITE. BELO HORIZONTE: EDITORA DIMENSÃO, 1998. FIM DA LEGENDA.
- EM QUAL PERÍODO DO DIA O MORCEGO SAI PARA SE ALIMENTAR?
PROFESSOR
Resposta: O morcego sai à noite. - DO QUE O MORCEGO ORELHUDO SE ALIMENTA?
PROFESSOR
Resposta: Frutas e mosquitos.
- ESCREVA D PARA DIURNO E N PARA NOTURNO.
LEGENDA: ESTA FLOR SE ABRE À NOITE. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: A ARARA SE ALIMENTA DURANTE O DIA. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: O GAMBÁ SE ALIMENTA DURANTE A NOITE. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: A VACA SE ALIMENTA DURANTE O DIA. FIM DA LEGENDA.
Observação: OS ELEMENTOS DAS IMAGENS NÃO ESTÃO NA MESMA PROPORÇÃO. CORES FANTASIA. Fim da observação.
8.COMO VOCÊ PODE IDENTIFICAR SE UM ANIMAL É DIURNO OU NOTURNO?
( ) PELO LUGAR ONDE ELE VIVE.
( ) PELO HORÁRIO EM QUE ELE SE ALIMENTA.
PROFESSOR
Resposta: PELO HORÁRIO EM QUE ELE SE ALIMENTA.MANUAL DO PROFESSOR
-
Atividade 6. Após realizar a leitura do texto, incentive cada estudante a ler um dos seus versos em voz alta. Depois, pergunte se todos já viram um
morcego
livre em seu ambiente natural ou em zoológicos. Se alguém já tiver visto, questione sobre seu comportamento e o período do dia em que foi avistado. Chame a atenção para o fato de que não devemos tocar nesses animais, pois eles podem transmitir doenças aos seres humanos. Para responder às questões, retome o texto e localize as palavras. Verifique se eles identificam no texto que o
morcego
sai no escuro, portanto, à noite, e que ele suga fruta e come mosquito. Essa atividade trabalha a habilidade EF01CI06, pois seleciona um exemplo de como a sucessão de dias e noites orienta o ritmo de atividades de seres vivos.
Comente com os estudantes que o morcego é um animal de hábito noturno, pois realiza suas principais atividades, como caça e alimentação, nesse período. Durante o dia ele dorme, de ponta-cabeça e sempre em lugares escuros, como cavernas.
- Atividade 7. Os estudantes devem reconhecer elementos que indicam o período do dia e a atividade que os seres vivos representados estão realizando, para concluir se são diurnos ou noturnos. A atividade também permite explorar o nome e as formas das letras D e N. Dê outros exemplos de animais ou plantas noturnos e diurnos ou peça aos estudantes que retomem os que foram vistos nesta unidade.
-
Atividade 8. Espera-se que os estudantes compreendam que é possível reconhecer um animal diurno ou noturno pelo horário em que ele come, pois essa é uma das principais atividades que os animais realizam. Note que o lugar onde o animal vive é o mesmo, estando ele mais ou menos ativo.
Texto complementar
Diurnos ou noturnos?
[...] Os animais raramente estão ativos o tempo todo, alternando atividade e repouso e, em geral, a maior parte dos componentes da atividade se concentra durante o dia ou à noite, dependendo da espécie. Nós nos referimos a esse momento no qual a atividade se concentra como a “fase” do ritmo de atividade. Dependendo dessa fase, os animais são tradicionalmente classificados como diurnos, noturnos ou crepusculares [...].
A fase de atividade é relacionada a especificidades fisiológicas, morfológicas e comportamentais, pois dependendo da hora do dia em que um animal está ativo ele enfrenta desafios ambientais distintos [...]. Nesse sentido, verificamos, por exemplo, olhos com grande precisão em diversas espécies de aves diurnas, em contraposição a olfato aguçado em mamíferos noturnos, refletindo as diferentes estratégias de orientação espacial durante o dia e à noite. [...]
Apesar de parecer uma característica bastante óbvia, nem sempre é fácil determinar a fase de atividade de uma espécie. [...] Estudos caracterizando padrões na natureza são raros e difíceis de realizar, pois para a correta determinação dos padrões de atividade são necessárias observações em intervalos regulares, durante dias e noites consecutivas [...].
FONTE: TOMOTANI, B. M.; ODA, G. A. Diurnos ou noturnos? Discutindo padrões temporais de atividade. Revista da Biologia. 27 dez. 2012. Disponível em: http://fdnc.io/ei6. Acesso em: 22 mar. 2021.
MP100
CAPÍTULO 2 – AS MUDANÇAS NOS SERES VIVOS
OS SERES HUMANOS SÃO ANIMAIS. TODOS OS ANIMAIS E TODAS AS PLANTAS SÃO SERES VIVOS.
TODOS OS SERES VIVOS NASCEM, CRESCEM E SE DESENVOLVEM, PODEM SE REPRODUZIR E MORREM: É O CICLO DE VIDA.
OBSERVE O CRESCIMENTO DE UMA GALINHA.
LEGENDA: CRESCIMENTO DE UMA GALINHA. FIM DA LEGENDA.
- NUMERE DE 1 A 4 A SEQUÊNCIA DAS MUDANÇAS QUE OCORREM NA VIDA DE UM CACHORRO.
LEGENDA: O CACHORRO É ADULTO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: O CACHORRO NASCE E MAMA. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: O CACHORRO É IDOSO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: O CACHORRO É FILHOTE. FIM DA LEGENDA.
PROFESSOR
Resposta: Sequência correta: 3, 1, 4, 2.Observação: AS IMAGENS DESTA PÁGINA NÃO ESTÃO NA MESMA PROPORÇÃO. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos do capítulo
- Apresentar a ideia de que os seres vivos passam por mudanças que obedecem a uma ordem e que são comuns a todos.
- Identificar mudanças no corpo como uma das formas de observar a passagem do tempo.
- Ampliar a percepção sobre as mudanças no corpo e o desenvolvimento.
Neste momento, é importante que o estudante estabeleça a noção de que todos os seres vivos apresentam os mesmos estágios de desenvolvimento (nascem, crescem, desenvolvem-se, podem se reproduzir, envelhecem e morrem). Assim, além de trabalhar com diferentes escalas de tempo, esse tema aborda a habilidade EF01CI06, pois a sucessão de dias, meses e anos orienta as diferentes fases do desenvolvimento dos seres vivos.
Para trabalhar o processo de desenvolvimento, trabalhe exemplos de ciclos de vida de animais que possuem a fase de larva em seu desenvolvimento, como a borboleta e a mosca-das-frutas. Ciclos de vida com metamorfose apresentam as diferentes fases do desenvolvimento mais evidentes, o que pode ajudar os estudantes a compreender que o desenvolvimento é um processo contínuo e pode ser dividido em etapas. Por outro lado, há seres vivos que nascem parecidos com os parentais, como a galinha. Explore esse exemplo pedindo a eles que caracterizem as fases representadas nas imagens que retratam o crescimento de uma galinha.
-
Atividade 1. Você pode complementar
esta
atividade perguntando aos estudantes se têm algum animal de estimação e se acompanharam o
processo
de crescimento dele. Peça a eles que falem em qual dos estágios mostrados na atividade acham que esse animal se encontra.
BNCC em foco na dupla de páginas:
EF01CI05, EF01CI06
MP101
QUANDO SEMENTES SÃO PLANTADAS NA TERRA E RECEBEM ÁGUA, PODEM GERMINAR, OU SEJA, ORIGINAR UMA NOVA PLANTA. COM ÁGUA, AR, NUTRIENTES DO SOLO E LUZ DO SOL, ELA PODE CRESCER, SE DESENVOLVER E GERAR FLORES E FRUTOS. OS FRUTOS CONTÊM NOVAS SEMENTES.
LEGENDA: UMA SEMENTE DE LARANJA FOI PLANTADA NA TERRA. ELA RECEBEU LUZ DO SOL, ÁGUA E NUTRIENTES DO SOLO. COM O PASSAR DO TEMPO, A SEMENTE SE MODIFICOU. FIM DA LEGENDA.
Observação: OS ELEMENTOS DA IMAGEM NÃO ESTÃO NA MESMA PROPORÇÃO. Fim da observação.
OS FRUTOS ABRIGAM E PROTEGEM AS SEMENTES QUE ESTÃO DENTRO DELES.
- O QUE ACONTECEU COM A SEMENTE?
PROFESSOR
Resposta: Ela se transformou numa árvore.
- CERQUE COM UMA LINHA AS SEMENTES NA IMAGEM DE CADA UM DOS FRUTOS.
LEGENDA: LARANJA. FIM DA LEGENDA.
PROFESSOR
Resposta: circular centro da laranja.LEGENDA: ABACATE. FIM DA LEGENDA.
PROFESSOR
Respsota: circular centro do abacate.Observação: AS IMAGENS NÃO ESTÃO NA MESMA PROPORÇÃO. Fim da observação.
Boxe complementar:
HORA DA LEITURA
- JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO, RUTH ROCHA, EDITORA SALAMANDRA, 2010.
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
Ao finalizar o texto, faça um paralelo entre os estágios do ciclo de vida das plantas e dos animais para que os estudantes possam assimilar que ambos são seres vivos e se desenvolvem ao longo do tempo.
Lembre os estudantes do experimento “Cabeleira de alpiste” e do plantio do feijão no Capítulo 1. Verifique se o alpiste já está se desenvolvendo e procure caracterizar a fase em que essa planta se encontra.
- Atividade 2. Ao observar as imagens, espera-se que os estudantes compreendam que a semente se transformou em árvore. Reforce para eles que uma única semente dá origem a uma planta.
-
Atividade 3. Deixe evidente a eles que dentro da laranja existem várias sementes e, no abacate, somente uma. Comente que a quantidade de sementes varia de acordo com a planta e o tipo de fruto que ela produz. Comente também que os frutos se originam de flores, ou seja, primeiro surgem as flores e, depois, os frutos. Se julgar pertinente, leve alguns frutos para a sala de aula para que os estudantes possam observar suas sementes. Apenas averigue com antecedência se há algum estudante alérgico a alguma das frutas que você pretende levar para a sala de aula, a fim de evitar acidentes.
Texto complementar
A criança como sujeito
[...] Considerar a criança como sujeito é levar em conta que ela tem desejos, ideias, opiniões, capacidade de decidir, criar, inventar, que se manifestam desde cedo a partir de seus movimentos, expressões, na sua fala.
É através da curiosidade que a criança desenvolve cada vez mais a capacidade de agir, observar e explorar tudo o que encontra ao seu redor. Por isso, necessita de orientações para ter uma aprendizagem significativa que contribua para o seu desenvolvimento cognitivo, afetivo, psicomotor e social. [...] Os métodos que contemplam a educação ambiental na educação infantil como linguagem adequada aos alunos, recursos lúdicos, fazem parte do cenário que possibilita a construção do conhecimento. [...]
É fundamental envolver as crianças em questões sobre o meio ambiente, com criatividade e sensibilidade, para que se percebam como elemento importante de transformação onde cada um é responsável e pode fazer a sua parte para que possamos viver num mundo melhor, mais saudável.
[...]
FONTE: HANSEN, K. S. Metodologias de ensino da educação ambiental no âmbito da educação infantil. Revista Educação ambiental em ação, 2013. Disponível em: http://fdnc.io/ei7. Acesso em: 22 mar. 2021.
MP102
AS MUDANÇAS NO CORPO HUMANO
ALÉM DE OBSERVAR O CÉU E O CALENDÁRIO, OUTRO MODO DE PERCEBER A PASSAGEM DO TEMPO É OBSERVAR AS MUDANÇAS QUE ACONTECEM EM NOSSO CORPO.
OUÇA A LEITURA E OBSERVE ALGUMAS MUDANÇAS QUE ACONTECERAM COM O LUÍS DESDE QUE ELE NASCEU.
LEGENDA: LUÍS NASCEU BEM PEQUENO. ELE NÃO SABIA ANDAR NEM FALAR. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: LUÍS CRESCEU UM POUCO, E OS DENTES COMEÇARAM A NASCER. ELE APRENDEU A ENGATINHAR. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: LUÍS APRENDEU A ANDAR. AOS POUCOS, COMEÇOU A FALAR ALGUMAS PALAVRAS. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: COM O TEMPO, ALGUNS DENTES CAÍRAM E OUTROS NASCERAM NO LUGAR DELES. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: LUÍS CRESCEU MAIS E APRENDEU A LER E A ESCREVER. FIM DA LEGENDA.
Observação: OS ELEMENTOS DA IMAGEM NÃO ESTÃO NA MESMA PROPORÇÃO. Fim da observação.
- CONVERSE COM OS COLEGAS SOBRE AS MUDANÇAS QUE APARECEM EM CADA IMAGEM.
PROFESSOR
Resposta pessoal.MANUAL DO PROFESSOR
Inicie o trabalho deste tema com uma conversa sobre crescimento. Questione os estudantes sobre o que sentem a cada ano. Verifique se eles percebem que o corpo vai mudando conforme o tempo passa.
-
Atividade 4. Proponha uma leitura compartilhada do texto e solicite aos estudantes que
contem
o que eles entenderam sobre a descrição de cada imagem. Ao praticar a oralidade, os estudantes podem organizar suas ideias, além de experimentar formas de comunicá-las ao professor e aos colegas. Depois, observem atentamente as imagens e citem as mudanças físicas que eles identificaram em Luís, com o passar do tempo. Pode-se perguntar: Que mudanças ocorreram no
cabelo
de Luís? O que aconteceu com seus dentes desde que ele nasceu? Luís
usa
o mesmo tipo de
roupa
que usava quando era bebê?
Pergunte aos estudantes se as mudanças observadas em Luís também ocorreram com eles. Para facilitar a participação dos estudantes, incentive-os a falarem sobre o que gostam de fazer no tempo livre e o que gostavam de fazer quando eram mais novos. Pergunte se têm recordações de quando eram menores, o que comiam, o que conseguiam fazer, os passeios que realizavam etc. Incentive os estudantes a se lembrarem de situações que só acontecem quando se é bebê, por exemplo, não falar e engatinhar. É importante que percebam que eles passaram por mudanças físicas e comportamentais e que conquistaram autonomia em situações nas quais eram completamente dependentes dos adultos no passado.
BNCC em foco na dupla de páginas:
EF01CI05, EF01CI06
Para você assistir
O começo da vida. Estela Renner, Luana Lobo, Marcos Nisti. São Paulo: Maria Farinha Filmes, 2016.
Documentário brasileiro que mostra os primeiros anos de diversas crianças ao redor do mundo.
MP103
TAMBÉM PERCEBEMOS A PASSAGEM DO TEMPO PRESTANDO ATENÇÃO AO CRESCIMENTO DO CABELO E DAS UNHAS.
OBSERVE O COMPRIMENTO DO CABELO DE NATÁLIA AO LONGO DO TEMPO.
- OLHANDO AS IMAGENS, VOCÊ OBSERVA ALGUMA MUDANÇA NO COMPRIMENTO DO CABELO DE NATÁLIA?
( ) SIM
( ) NÃO
PROFESSOR
Resposta: SIM.- QUAL?
PROFESSOR
Resposta: Espera-se que os estudantes observem que o cabelo de Natália cresceu desde a primeira cena.
- VOCÊ PERCEBE O CRESCIMENTO DO SEU CABELO? DE QUANTO EM QUANTO TEMPO VOCÊ CORTA OS CABELOS?
PROFESSOR
Resposta pessoal.
- QUAL?
MANUAL DO PROFESSOR
Explore outras situações, como o crescimento das unhas, dos cabelos, a troca de dentes, para trabalhar a passagem do tempo. Priorize eventos que aconteçam em uma escala de tempo menor, de forma que os estudantes possam reconhecê-los com maior facilidade.
- Atividade 5. Antes de responder à pergunta, peça aos estudantes que observem e comparem as características da Natália na sequência de imagens. Explore as mudanças no comprimento dos cabelos da menina nos diferentes momentos do ano. O objetivo é demonstrar que a passagem do tempo pode ser percebida pelas mudanças que ocorrem no corpo humano, como o crescimento dos cabelos. Depois peça a eles que respondam à questão. Espera-se que o estudante perceba que o cabelo de Natália cresceu em meses.
-
Atividade 6. Caso os estudantes respondam que não percebem o crescimento do próprio cabelo,
sugira
a eles que tirem fotografias no dia em que vão ao cabeleireiro, antes e depois de cortar o cabelo, e anotem a data (dia, mês e ano). Comente que eles
devem
tirar novas fotografias a cada mês, de preferência no mesmo dia, para que assim possam comparar o crescimento do seu
cabelo
ao longo dos meses. Caso algum estudante tenha cortado o
cabelo
recentemente, peça à turma que observe o seu crescimento, tomando cuidado para não expor
nem
constranger o estudante.
Educação em valores
Ritmos de desenvolvimento. Ressalte para os estudantes que cada bebê e criança têm o seu próprio ritmo para atingir determinado marco de desenvolvimento, como rolar, sentar, ganhar dentes, engatinhar, andar, falar etc. Essas particularidades são comuns e devem ser respeitadas por todos.
MP104
O MUNDO QUE QUEREMOS
ACOMPANHE A LEITURA DO TEXTO.
CONVIVÊNCIA ENTRE CRIANÇAS E IDOSOS
UM DIA FOMOS BEBÊS, DEPOIS NOS TORNAMOS CRIANÇAS, LOGO VIRAMOS ADULTOS E DEPOIS SEREMOS IDOSOS.
QUANDO CRIANÇAS E IDOSOS CONVIVEM, ELES PODEM APRENDER JUNTOS. AS CRIANÇAS TÊM A OPORTUNIDADE DE OUVIR NOVAS HISTÓRIAS, E OS IDOSOS PODEM APROVEITAR PARA EXERCITAR SUA MEMÓRIA, POR EXEMPLO.
MESMO ESTANDO EM MOMENTOS DIFERENTES DA VIDA, CRIANÇAS E IDOSOS PODEM SE DIVERTIR BASTANTE JUNTOS.
COMPREENDA A LEITURA
- ATUALMENTE VOCÊ É:
( ) UM BEBÊ.
( ) UMA CRIANÇA.
( ) UM ADULTO.
PROFESSOR
Resposta: UMA CRIANÇA
- COMPLETE AS FRASES COM AS PALAVRAS DO QUADRO.
CRIANÇAS
HISTÓRIAS
MEMÓRIA
IDOSOS
AS _____ TÊM A OPORTUNIDADE DE OUVIR NOVAS _____ E OS _____PODEM APROVEITAR PARA EXERCITAR SUA _____.
Resposta: crianças; histórias, idosos; memória.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos da seção
- Compreender que um dia todos vão se tornar idosos.
- Promover a conscientização de que os idosos têm muito a contribuir com a sociedade a partir de sua experiência de vida.
A seção é um dos momentos de trabalho do tema formação cidadã, com uma abordagem atual de relevância e pertinente ao conteúdo. Ela se propõe a dar continuidade ao trabalho, com enfoque nos direitos humanos e no respeito mútuo, contribuindo com o desenvolvimento da competência geral 9 e da competência específica 7. Após abordar o direito em todas as idades, mencionando os direitos dos idosos, e trabalhar com valores como cidadania, especialmente o respeito ao idoso, o tema proposto nesta unidade vai estimular a convivência e situações de trocas entre crianças e idosos. Essa atividade também vai permitir explorar aspectos da habilidade EF01CI06, na medida em que incentiva a convivência de crianças e idosos em suas atividades diárias e trabalha a relação entre tempo e experiência de vida.
Leia o texto pausadamente e, em seguida, pergunte aos estudantes se convivem com idosos. Para os que responderem que sim, pergunte o que aprendem com esse convívio. Após terminarem de falar, pergunte o que eles ensinam aos idosos. Use esse momento para sensibilizar os estudantes sobre a troca de conhecimentos entre idosos e crianças.
- Atividade 1. Antes de responderem à questão, peça aos estudantes que identifiquem no texto todas as vezes que as palavras criança e idoso aparecem no texto, e peça que escrevam essas palavras no caderno. Em seguida, questione qual delas indica a fase de vida em que eles se encontram e identifiquem essa fase na resposta da atividade.
-
Atividade 2. A frase completa passa para os estudantes a mensagem de que crianças e idosos podem ter uma relação muito agregadora.
BNCC em foco na dupla de páginas:
EF01CI06
Sugestão de atividade: Sentindo na pele
Muitas vezes é difícil para as crianças compreenderem as dificuldades enfrentadas por idosos. A proposta da atividade é simular algumas limitações que os idosos podem ter por causa do envelhecimento do corpo e estimular a compreensão e a solidariedade.
Material: óculos de natação, um par de luvas de borracha grossas, protetor auricular.
Como fazer
- Peça a um dos estudantes que coloque os óculos, a luva e o protetor auricular.
- Escreva algumas palavras na lousa e peça a ele que, usando todos esses itens, tente copiá-las no caderno.
- Diga uma frase e peça a ele que escreva o que você disse.
- Reveze com os outros estudantes.
Após o final do exercício, converse com os estudantes sobre as dificuldades que eles sentiram ao realizar as atividades. Comente como a diminuição da acuidade da visão, da audição e motora (nesse caso, das mãos) dificulta exercer atividades simples como a que tentaram fazer.
MP105
- VOCÊ CONVIVE COM ALGUM IDOSO?
PROFESSOR
Resposta pessoal.( ) SIM
( ) NÃO
- SE SIM, QUAL É O NOME DELE?
PROFESSOR
Resposta pessoal.
- CONTE AOS SEUS COLEGAS ALGO QUE VOCÊ APRENDEU COM UM IDOSO.
PROFESSOR
Resposta pessoal.VAMOS FAZER
- PENSE EM UMA ATIVIDADE QUE CRIANÇAS E IDOSOS POSSAM FAZER JUNTOS. SEJA CRIATIVO!
- EM UMA FOLHA DE PAPEL, DESENHE A ATIVIDADE QUE VOCÊ PRETENDE REALIZAR COM UM IDOSO.
- ESCOLHA UM IDOSO DO SEU CONVÍVIO, MOSTRE O DESENHO A ELE E EXPLIQUE A ATIVIDADE.
- CONVIDE-O A FAZER A ATIVIDADE COM VOCÊ.
- VOCÊ PODE COMBINAR UMA VISITA A UM IDOSO DA COMUNIDADE E CONVIDÁ-LO A FAZER A ATIVIDADE COM VOCÊ.
- SE SIM, QUAL É O NOME DELE?
Boxe complementar:
HORA DE ASSISTIR
-
UP
– ALTAS AVENTURAS, PIXAR, 2009 (1 H 35 MIN).
AOS 78 ANOS, CARL VOA COM SUA CASA PRESA A MILHARES DE BALÕES, ACOMPANHADO POR UM MENINO DE 8 ANOS.
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
- Atividades 3 e 4. É possível propor um encontro entre os estudantes e idosos da comunidade. Juntos, os idosos podem se organizar para contar histórias sobre o bairro ou ensinar algumas de suas habilidades para as crianças; pode ser uma história, uma atividade manual, alguma tradição da comunidade. Estimular a convivência é enriquecedor a todos.
-
Atividade 5. Auxilie os estudantes, realizando um levantamento de ideias ou informações sobre jogos e brincadeiras que poderiam ser feitos com pessoas idosas. Estimule-os a pensar nas qualidades dos idosos, como a experiência e conhecimento, e também a considerar e respeitar algumas limitações que eles podem ter, como de mobilidade, audição etc. Jogos de adivinha, de lógica, de contar história, entre outros do gênero, podem ser as melhores referências para a criação dessas brincadeiras. Depois da atividade, planeje um momento da aula para que os estudantes possam contar suas experiências.
Educação em valores
Crianças e idosos aprendendo juntos. Os idosos, pela experiência que acumulam, têm muito a ensinar para os jovens. E as crianças, por estarem imersas no mundo tecnológico e constantemente aprendendo sobre diversos assuntos, podem transmiti-los aos mais velhos. Ressalte que o relacionamento saudável com idosos em muito contribui para o desenvolvimento. Estimule que contem suas experiências com avós ou com parentes mais velhos.
Para você acessar
BRASIL. Lei n. 10.741/2003 . Estatuto do idoso. Disponível em: http://fdnc.io/5C. Acesso em: 23 abr. 2021.
Link do documento oficial do Estatuto do idoso.
MP106
CAPÍTULO 3 – O TEMPO METEOROLÓGICO
VOCÊ JÁ REPAROU QUE HÁ DIAS QUENTES E DIAS MAIS FRIOS? TAMBÉM HÁ DIAS DE CHUVA E HÁ DIAS NUBLADOS.
OS DIAS NÃO SÃO TODOS IGUAIS. ELES PODEM VARIAR DE ACORDO COM O TEMPO METEOROLÓGICO.
O TEMPO METEOROLÓGICO INDICA SE ESTÁ CHOVENDO OU SE FAZ SOL, SE EXISTEM MUITAS OU POUCAS NUVENS NO CÉU, POR EXEMPLO.
- DESENHE COMO ESTÁ O TEMPO METEOROLÓGICO HOJE.
PROFESSOR
Resposta pessoal.NOS DIAS DE CALOR, VESTIMOS ROUPAS LEVES. SE FORMOS PARA A PRAIA OU PISCINA, É PRECISO USAR CHAPÉU E PROTETOR SOLAR.
NOS DIAS DE FRIO, É NECESSÁRIO USAR AGASALHOS E ROUPAS QUE MANTENHAM O NOSSO CORPO AQUECIDO, COMO AS FEITAS DE LÃ.
- OBSERVE A IMAGEM.
- MARIANA ESTÁ INDO PARA A ESCOLA EM UM DIA QUE ESTÁ
( ) QUENTE.
( ) FRIO.
PROFESSOR
Resposta: FRIO.
- MARIANA ESTÁ INDO PARA A ESCOLA EM UM DIA QUE ESTÁ
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos do capítulo
- Diferenciar o tempo cronológico do meteorológico.
- Perceber que o tempo meteorológico também influencia na nossa
rotina
diária.
Uma das possibilidades de iniciar a abordagem é propondo um trabalho com vocabulário. Pergunte aos estudantes se eles sabem o que a palavra meteorologia significa. É a ciência que estuda a atmosfera terrestre, ou seja, a camada de ar que envolve o planeta Terra. Comente que é a ciência responsável, por exemplo, pela previsão do tempo e questione: Será que o significado de tempo, visto anteriormente, é o mesmo na expressão “previsão do tempo”? Explore as ideias dos estudantes e converse com eles visando esclarecer que, nesse novo contexto, o termo tempo refere-se ao estado da atmosfera em determinado instante e lugar. Para verificar se eles compreenderam, pergunte como está o tempo hoje e explore algumas de suas características (temperatura, umidade, intensidade de ventos, quantidade de chuva, presença de nuvens etc.). Ressalte que se trata do tempo meteorológico e que ele pode variar durante o dia e a semana.
Peça aos estudantes que citem situações em que uma mudança do tempo meteorológico fez um plano ser interrompido ou modificado.
- Atividade 1. Peça aos estudantes que olhem para a janela ou, se possível, saiam da sala para fazer a atividade. Não deixe de comentar que não devem olhar diretamente para o Sol.
-
Atividade 2. De acordo com as roupas usadas, espera-se que os estudantes reconheçam que o dia está frio. Ao final do exercício, peça a eles que observem suas roupas e digam, a partir delas, como está o tempo, explorando aspectos da habilidade EF01CI01.
BNCC em foco na dupla de páginas:
EF01CI01, EF01CI05, EF01CI06
Texto complementar
Tempo e clima
Segundo o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), existe diferença entre o tempo e o clima. O tempo é o estado físico das condições atmosféricas em determinado momento e local. [...] O clima é o estudo médio do tempo para determinado período ou mês em certa localidade. Também se refere às características da atmosfera inferidas das observações contínuas durante certo período. O clima abrange maior número de dados e eventos possíveis das condições de tempo para determinada localidade ou região. Desta maneira, tempo e clima são dois termos que estão intimamente relacionados, mas, mesmo assim, distintos. É bom lembrar que a temperatura, chuva, vento, umidade, nevoeiro, nebulosidade, etc. formam o conjunto de parâmetros do tempo [...], e o clima, portanto, corresponde ao comportamento das condições atmosféricas de determinado lugar por muitos anos sucessivos.
FONTE: Tempo e clima. Secretaria da Educação. Governo do Paraná. Disponível em: http://fdnc.io/8ZW. Acesso em: 22 mar. 2021.
MP107
NOS DIAS DE CHUVA, É IMPORTANTE SAIR COM GALOCHAS (BOTAS DE BORRACHA), GUARDA-CHUVA, CAPA DE CHUVA OU CASACO IMPERMEÁVEL.
OS DIAS NUBLADOS SÃO AQUELES EM QUE HÁ MUITAS NUVENS NO CÉU.
PODE HAVER VENTO TANTO EM DIAS QUENTES QUANTO FRIOS, CHUVOSOS OU NUBLADOS.
O TEMPO METEOROLÓGICO PODE MUDAR DURANTE O DIA. DE MANHÃ PODE ESTAR ENSOLARADO E NO FIM DO DIA PODE ESTAR CHUVOSO, POR EXEMPLO.
POR MEIO DA PREVISÃO DO TEMPO, PODEMOS SABER QUAIS MUDANÇAS PODEM OCORRER COM O TEMPO METEOROLÓGICO AO LONGO DO DIA OU DA SEMANA.
- COMO VOCÊ ACHA QUE O TEMPO METEOROLÓGICO ESTARÁ HOJE À NOITE?
PROFESSOR
Resposta pessoal.
- CERQUE COM UMA LINHA AS IMAGENS DOS OBJETOS QUE DEVEM SER USADOS EM DIAS DE CHUVA.
PROFESSOR
Resposta: circular capa; botas; guarda-chuva5. LIGUE O DESENHO DE CADA OBJETO À SITUAÇÃO EM QUE ELE DEVE SER USADO.
Coluna 1
Coluna 2
LEGENDA: DIA ENSOLARADO FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: DIA CHUVOSO FIM DA LEGENDA.
Observação: AS IMAGENS DESTA PÁGINA NÃO ESTÃO NA MESMA PROPORÇÃO. CORES FANTASIA. Fim da observação.
PROFESSOR
Resposta: DIA ENSOLARADO: chapéu; óculos de sol. DIA CHUVOSO: casaco, guarda-chuva.MANUAL DO PROFESSOR
-
Atividade 3. Para responder essa atividade, peça aos estudantes que se lembrem de como foram as noites anteriores, pois é comum que as temperaturas sejam relativamente constantes, ou seja, a temperatura da noite de hoje ser parecida com a da noite anterior. No entanto, em algumas situações podem ocorrer mudanças bruscas de temperatura. Caso tenha possibilidade, explore alguns sites que mostram a previsão do tempo e explore-os com os estudantes. Façam a busca pela cidade, identifiquem a data atual e explorem os símbolos e dados relacionados às condições do tempo, especialmente para o período noturno.
- Atividades 4 e 5. Pergunte aos estudantes qual característica deve ter o material que é utilizado para fazer capas de chuva, por exemplo. Essa atividade favorece o desenvolvimento da habilidade EF01CI01.
MP108
ÁLBUM DE CIÊNCIAS
ACOMPANHE O TEXTO QUE O PROFESSOR VAI LER.
BRINCADEIRAS COM SOL E BRINCADEIRAS COM CHUVA
O TEMPO METEOROLÓGICO TAMBÉM MUDA AO LONGO DO ANO.
A REGIÃO NORTE DO BRASIL, POR EXEMPLO, APRESENTA UMA ÉPOCA MAIS SECA E UMA ÉPOCA MAIS CHUVOSA.
A PRESENÇA DO SOL OU DA CHUVA AJUDA A DECIDIR A BRINCADEIRA E A MELHOR HORA DE BRINCAR.
PARA BRINCAR NO CAMPINHO, JOGAR FUTEBOL, BRINCAR DE RODA, JOGAR TACO, CORRER MUITO, É SEMPRE BOM ESPERAR O SOL BAIXAR. POR FALAR EM CAMPINHO, CADA COMUNIDADE TEM O SEU, MAS NEM SEMPRE DÁ PRA USAR. NO INVERNO, ÉPOCA DE CHUVA, ELE DESAPARECE […] OU FICA BEM ENLAMEADO […].
FONTE: MARIE ANGE BORDAS. MANUAL DAS CRIANÇAS DO BAIXO AMAZONAS. 1. ED. SÃO PAULO: LIVROS DA MATRIZ, 2015. P. 54-55.
LEGENDA: CRIANÇAS JOGANDO FUTEBOL NA ÉPOCA SECA NO MUNICÍPIO DE SÃO RAIMUNDO DO JARAGUÁ, AMAZONAS, EM 2018. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: CRIANÇAS BRINCANDO EM RIACHO NA FLORESTA AMAZÔNICA, NO MUNICÍPIO DE MANAUS, AMAZONAS, EM 2018. FIM DA LEGENDA.
Boxe complementar:
HORA DE ACESSAR
- BARQUINHOS – TATAJUBA, CE. TERRITÓRIO DO BRINCAR. DISPONÍVEL EM:
http://fdnc.io/ei8. ACESSO EM: 5 JAN. 2020.
USANDO CAIXAS DE ISOPOR QUEBRADAS, AS CRIANÇAS DA COMUNIDADE DE TATAJUBA, NO CEARÁ, FAZEM CANOAS E APROVEITAM O VENTO PARA BRINCAR.
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos da seção
- Compreender que o tempo meteorológico varia de acordo com a região do país.
- Relacionar diferentes modos de brincar com o tempo meteorológico.
Avalie se os estudantes entenderam o significado de “meteorológico”. Leia o texto pausadamente e peça que identifiquem as palavras usadas para caracterizar o tempo meteorológico. Certifique-se de que todos localizem essas informações no texto.
Proponha uma roda de conversa sobre as condições do tempo na região onde moram, tanto em dias recentes como em diferentes períodos do ano, comparando essas condições com as citadas no texto. Observe as condições do tempo que as crianças mencionam e explore como essas condições interferem no modo de vida de cada um. Comente que há regiões do país em que o inverno é mais seco e o verão mais chuvoso. Em outras, o inverno é a estação mais chuvosa. Estimule-os a contar quais atividades fazem nos dois tipos de tempo.
Pergunte que tipo de atividades e brincadeiras eles fazem quando está sol e o que fazem quando chove, procurando saber também as razões de tais escolhas. Depois, veja quais são as atividades ou brincadeiras mais comuns em dias de chuva e aquelas preferidas em dias ensolarados.
Caso tenha disponibilidade, use o vídeo “Barquinhos – Tatajuba, CE” em sala como ponto de partida para explorar a relação de certos brinquedos com as condições do tempo, como o vento. Proponha aos estudantes a confecção de algum brinquedo que também se relacione com o vento, a chuva, as nuvens ou o Sol. Você pode sugerir a biruta, da Atividade prática a seguir, pode fazer pipas, barquinhos impulsionados pelo vento, brincadeiras com água etc.
BNCC em foco na dupla de páginas:
EF01CI01, EF01CI05, EF01CI06
Texto complementar
Que tal levar os alunos para fora da sala de aula?
Pode ser no pátio da escola, no seu entorno ou em outros espaços; a ideia é observar as relações da vida nestes ambientes. Estando fora da sala de aula, com um planejamento, as crianças fazem a observação, a comparação e a identificação de semelhanças e diferenças e podem ser mobilizadas a identificar aspectos, regularidades e padrões que despertem sua curiosidade, elaborando perguntas que podem gerar investigações.
[...] A expressão oral, o registro nas mais variadas formas e, quando possível, a coleta de alguns materiais pode fazer parte dessa atividade. Outras estratégias de ensino e aprendizagem, como a pesquisa e a experimentação, por exemplo, podem ser utilizadas na busca de respostas. [...]
ROMANATTO, M. C.; VIVEIRO, A. A. Alfabetização científica: um direito de aprendizagem. In: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Ciências da Natureza no Ciclo de Alfabetização. Caderno 8. Ministério da Educação. Brasília: MEC/SEB, 2015. p. 9.
MP109
ATIVIDADE PRÁTICA
CONSTRUÇÃO DE MODELO
ACOMPANHE AS INSTRUÇÕES QUE O PROFESSOR VAI LER.
CONSTRUINDO UMA BIRUTA
VOCÊ CONHECE A BIRUTA? A BIRUTA É UM INSTRUMENTO USADO PARA INDICAR A DIREÇÃO DO VENTO.
O QUE VOCÊ VAI FAZER
CONSTRUIR UMA BIRUTA.
DO QUE VOCÊ VAI PRECISAR
✔ COADOR DE PANO COM ALÇA
✔ TIRAS DE PAPEL CREPOM
✔ COLA PARA TECIDO
✔ TESOURA COM PONTAS ARREDONDADAS
COMO VOCÊ VAI FAZER
- CORTE O FUNDO DO COADOR DE PANO. ELE VAI FICAR COM DUAS ABERTURAS.
- COLE AS PONTAS DAS TIRAS DE PAPEL CREPOM AO REDOR DA REGIÃO CORTADA.
- CORRA COM A SUA BIRUTA EM VÁRIAS DIREÇÕES E VEJA O QUE ACONTECE.
PARA VOCÊ RESPONDER
- VOCÊ CONSEGUIU IDENTIFICAR A DIREÇÃO DO VENTO?
PROFESSOR
Resposta pessoal.MANUAL DO PROFESSOR
Objetivo da seção
- Construir um instrumento usado para indicar a direção do vento.
Existem várias formas de fazer uma biruta. Nessa atividade, descrevemos a biruta em formato clássico, lembrando um cone.
Aproveite a atividade para incentivar a curiosidade dos estudantes sobre o funcionamento do instrumento. A utilização da biruta para verificar a direção do vento é importante em aeroportos, aeródromos e heliportos. Esse objeto tem a função de orientar pilotos durante a decolagem e aterrisagem das aeronaves, pois essas manobras são facilitadas quando realizadas no sentido contrário do vento.
Depois que eles fizerem o teste, pergunte detalhes da observação sobre como funciona o aparelho, quando ele funciona melhor e que materiais eles poderiam adicionar para melhorar o seu funcionamento.
Aproveite a atividade para verificar se os estudantes compreenderam o funcionamento da biruta. Se for possível, deixe uma biruta em exposição no pátio da escola, para que eles possam observar a direção e também a intensidade do vento ao longo dos dias.
Para você acessar
Muito importante para os aviões, o que a biruta faz no aeroporto? Aero por trás da Aviação. Disponível em: http://fdnc.io/ei9. Acesso em: 22 mar. 2021.
Vídeo que mostra o uso da biruta na aviação.
MP110
O QUE VOCÊ APRENDEU
- QUANTO TEMPO PASSOU DESDE QUE VOCÊ FEZ O BONECO COM “CABELO” DE ALPISTE?
( ) DIAS
( ) SEMANAS
( ) MESES
PROFESSOR
Resposta pessoal.- ASSINALE EM QUE PARTE DO DIA VOCÊ REALIZA CADA UMA DAS ATIVIDADES A SEGUIR.
• IR PARA A ESCOLA
( ) DE MANHÃ
( ) DE TARDE
( ) DE NOITE
• ESCOVAR OS DENTES
( ) DE MANHÃ
( ) DE TARDE
( ) DE NOITE
• BRINCAR
( ) DE MANHÃ
( ) DE TARDE
( ) DE NOITE
• FAZER A LIÇÃO DE CASA
( ) DE MANHÃ
( ) DE TARDE
( ) DE NOITE
• JANTAR
( ) DE MANHÃ
( ) DE TARDE
( ) DE NOITE
- OBSERVE AS FOTOGRAFIAS DOS ANIMAIS A SEGUIR.
Observação: AS IMAGENS NÃO ESTÃO NA MESMA PROPORÇÃO. Fim da observação.
- CERQUE COM UMA LINHA A IMAGEM DO ANIMAL QUE DORME DURANTE O DIA E SE ALIMENTA DURANTE A NOITE.
PROFESSOR
Resposta: morcego.MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos da seção
- Retomar os objetivos estudados na unidade e o vocabulário aprendido.
- Avaliar o
processo
de aprendizagem em relação aos conteúdos abordados na unidade.
Aproveite para identificar e elucidar possíveis dúvidas que os estudantes ainda tiverem sobre os principais conceitos estudados na unidade.
- Atividade 1. Caso você identifique alguma dificuldade na realização dessa atividade, mostre um calendário ao estudante. Junto com ele, marquem a data do início do experimento e a data atual. Em seguida, contem a quantidade de dias entre essas duas datas. Comente que a cada 7 dias temos uma semana, e a cada período de cerca de 30 dias, temos um mês. Assim, estimem se o número de dias passados corresponde a uma ou mais semanas ou se chega a completar 1 mês.
- Atividade 2. Essa atividade favorece a consolidação da habilidade EF01CI05, ao identificar e nomear os diferentes períodos diários (manhã, tarde, noite), assim como as atividades que são feitas em cada um dos períodos. Verifique se todas as respostas estão de acordo com o esperado; caso contrário, converse com os estudantes e procure saber as razões de suas respostas.
-
Atividade 3. O
morcego
é um animal de hábito noturno, ou seja, se alimenta durante a noite.
BNCC em foco na dupla de páginas:
EF01CI05, EF01CI06
Sugestão de atividade: Campanha do agasalho
Uma maneira de perceber a passagem do tempo é observar quando as roupas ou calçados ficam apertados. Pergunte aos estudantes se eles já observaram que, com o passar do tempo, as roupas ficam mais curtas e os sapatos, mais apertados.
Proponha a organização de uma campanha do agasalho. Sugira que tragam algumas peças de roupa deles ou de seus familiares que não servem mais e combinem um dia para reunir e organizar os itens doados. Primeiramente, peça aos estudantes que organizem as roupas e acessórios de acordo com as condições do tempo mais adequadas ao seu uso, especialmente para dias frios e dias quentes. Depois, peça que separem as roupas de acordo com a fase da vida que eles acham que aquelas roupas seriam indicadas. Em ambas as situações, explore as razões dessas escolhas.
Depois, combinem uma visita a alguma instituição, como creches, para fazer as doações. Lembre os estudantes de que as roupas doadas não devem estar rasgadas nem sujas e de que eles devem ter a autorização dos pais para doá-las.
MP111
AVALIAÇÃO PROCESSUAL
- ENUMERE DE 1 A 4 A SEQUÊNCIA DE CRESCIMENTO DE CLÁUDIA.
LEGENDA: ADULTA FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: BEBÊ. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: VELHICE FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: CRIANÇA FIM DA LEGENDA.
PROFESSOR
Resposta: Sequência correta: 3, 1, 4, 2.- CITE UMA MUDANÇA NO DESENVOLVIMENTO DE CLÁUDIA ENTRE A FASE ADULTA E A VELHICE.
PROFESSOR
Resposta: Os estudantes podem citar que, entre a fase adulta e a velhice, é possível perceber algumas mudanças em Cláudia: o cabelo ficou grisalho, ela passou a ter mais marcas de expressão e rugas no rosto e talvez tenha parado de trabalhar.
- FAÇA UM DESENHO OU ESCREVA PALAVRAS QUE REPRESENTEM O TEMPO METEOROLÓGICO QUE ESTÁ FAZENDO HOJE.
PROFESSOR
Resposta pessoal.MANUAL DO PROFESSOR
- Atividade 4. Essa atividade explora aspectos da habilidade EF01CI06, uma vez que se apresenta um exemplo de como a sucessão de dias e noites orienta o ritmo de crescimento e desenvolvimento dos seres humanos. Além de identificar as fases do desenvolvimento, é possível avaliar se os estudantes conseguem ordená-las cronologicamente, por meio de uma sequência indicada por números. Verifique se todos os estudantes citam uma ou mais mudanças no desenvolvimento da Cláudia. Assim, verifique se todos comparam e reconhecem elementos da representação da personagem, nas imagens, entre as duas fases.
-
Atividade 5. Aproveite para retomar a diferença entre tempo cronológico e meteorológico. Uma possibilidade é incentivar a troca dos desenhos para que os estudantes reconheçam alguns elementos usados de forma semelhante ou diferente pelos colegas. Verifique se eles discordam de alguma representação e
conversem
sobre ela. Essa estratégia contribui para identificar eventuais equívocos no
processo
de ensino-aprendizagem.
Para o estudante ler
BANDEIRA, P. Por enquanto eu sou pequeno. São Paulo: Moderna, 2002.
Livro narrado por um garotinho que, por meio da poesia, fala sobre seu crescimento.
MP112
Comentários para o professor:
Conclusão da Unidade 3
O processo de avaliação formativa dos estudantes pode incluir seminários ou atividades orais; rodas de conversa ou debates; relatórios ou produções individuais; trabalhos ou atividades em grupo; portfólios; autoavaliação, encenações e dramatizações, entre muitos outros instrumentos e estratégias.
Conceitos e habilidades desenvolvidos nesta unidade podem ser identificados por meio de uma planilha de avaliação da aprendizagem, como a que está apresentada a seguir. O professor poderá copiá-la, fazendo os ajustes necessários, de acordo com sua prática pedagógica.
Ficha de acompanhamento da aprendizagem
Nome:
Ano/Turma:
Número:
Data:
Professor(a) :
Legenda:
S: Sim
N: Não
P: Parcialmente
Objetivo |
Desempenho |
Observação |
---|---|---|
Identifica e nomeia diferentes escalas de tempo (dia, semana, mês e ano)? |
||
Compreende a periodicidade da realização de algumas atividades? |
||
Compreende que os diferentes períodos do dia também interferem na atividade de animais e plantas? |
||
Compreende a ideia de que os seres vivos passam por mudanças que obedecem a uma ordem e que são comuns a todos? |
||
Identifica mudanças no corpo como uma das formas de observar a passagem do tempo? |
||
Percebe mudanças no corpo e no desenvolvimento? |
||
Diferencia o tempo cronológico do meteorológico? |
||
Percebe que o tempo meteorológico influencia a rotina diária das pessoas? |
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Promove a conscientização de que os idosos têm muito a contribuir com a sociedade? |
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Reflete sobre brincadeiras de meninos e de meninas? |
||
Organiza e registra informações por meio de desenhos ou palavras? |
||
Compreende e realiza a leitura de imagens? |
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Realiza corretamente as etapas de um experimento? |
||
Adota os cuidados necessários ao realizar experimentos científicos |
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Apresenta dados e resultados de investigações? |
||
Reconhece e relaciona períodos do dia, dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, quando necessário? |
||
Planeja e produz (re)contagens de histórias, tiras e histórias em quadrinhos? |
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Localiza informações explícitas em textos? |
MP113
Sugestão de ficha de autoavaliação do estudante
Fichas de autoavaliação, como a reproduzida a seguir, podem ser aplicadas ao final de cada unidade. O professor pode fazer os ajustes de acordo com as necessidades da turma.
AUTOAVALIAÇÃO DO ESTUDANTE |
|||
---|---|---|---|
NOME: |
|||
MARQUE UM X EM SUA RESPOSTA PARA CADA PERGUNTA. |
SIM |
MAIS OU MENOS |
NÃO |
1. PRESTO ATENÇÃO NAS AULAS? |
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2. PERGUNTO AO PROFESSOR QUANDO NÃO ENTENDO? |
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3. SOU PARTICIPATIVO? |
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4. RESPEITO MEUS COLEGAS E PROCURO AJUDÁ-LOS? |
|||
5. SOU EDUCADO? |
|||
6. FAÇO TODAS AS ATIVIDADES COM CAPRICHO? |
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7. TRAGO O MATERIAL ESCOLAR NECESSÁRIO E CUIDO BEM DELE? |
|||
8. CUIDO DOS MATERIAIS E DO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA? |
|||
9. GOSTO DE TRABALHAR EM GRUPO? |
|||
10. RESPEITO TODOS OS COLEGAS DE TURMA, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS? |
|||
11. SEI IDENTIFICAR OS PERÍODOS DE UM DIA: MANHÃ, TARDE E NOITE? |
|||
12. RECONHEÇO AS ATIVIDADES REALIZADAS EM DIFERENTES PERÍODOS DO DIA? |
|||
13. COMPREENDO QUE TODOS OS SERES VIVOS POSSUEM CICLOS DE VIDA E SE MODIFICAM COM O TEMPO? |
|||
14. IDENTIFICO COMO ESTÁ O TEMPO METEOROLÓGICO? |
|||
15. IDENTIFICO AS CARACTERÍSTICAS DAS ROUPAS USADAS NOS DIAS CHUVOSOS, DE FRIO E DE CALOR? |