MP088

Comentários para o professor:

Introdução da Unidade 3

Dando continuidade aos conteúdos e conceitos relacionados a Escalas de tempo e às habilidades EF01CI05 e EF01CI06, a terceira unidade vai trabalhar com noções iniciais de tempo, observando fenômenos nas escalas semanal, mensal e anual. Os estudantes vão analisar fenômenos naturais, como o dia e a noite, e as atividades mais comuns realizadas nesses períodos. Da mesma forma, eles vão relacionar tais fenômenos ao comportamento de diferentes animais e plantas.

Assim, por meio de atividades práticas e de discussões baseadas em experiências prévias, os estudantes deverão classificar diferentes eventos em diários, semanais e mensais. Noções sobre a divisão do tempo também serão exploradas por meio do calendário anual. A observação do desenvolvimento do alpiste, assim como o estudo do ciclo de vida de alguns animais e plantas, serão conduzidos de modo que os estudantes possam reconhecer a passagem de tempo, identificando certas mudanças que ocorrem nos organismos. No estudo das mudanças ocorridas no ciclo de vida dos seres humanos, será destacada a importância do respeito aos idosos.

Por fim, ao estudarem a diferença entre tempo cronológico e tempo meteorológico, os estudantes serão estimulados a perceber como o tempo meteorológico influencia o dia a dia das pessoas, e interfere na escolha dos materiais usados para confeccionar roupas e acessórios. Dessa forma, a abordagem do tema permitirá trabalhar aspectos da habilidade EF01CI01.

As seções didáticas e atividades de cada capítulo oportunizam o aprendizado e a avaliação de conteúdos procedimentais e atitudinais, na perspectiva da avaliação formativa, fundamentais para o desenvolvimento das competências e habilidades associadas às Ciências da Natureza. Nesse sentido, os estudantes vão conhecer conceitos científicos básicos com os quais poderão entender os fenômenos naturais e perceber as relações existentes entre os seres vivos e entre eles e o ambiente.

A seção O mundo que queremos, por meio do tema Convivência entre crianças e idosos, vai promover reflexões sobre valores éticos relacionados a princípios, como dignidade do ser humano, igualdade de direitos e corresponsabilidade social, incentivando ações locais em casa, na sala de aula e na comunidade.

As atividades práticas vão desenvolver métodos e procedimentos próprios das Ciências da Natureza, como a atitude investigativa, a observação, o levantamento de dados, o registro de ideias e o estabelecimento de comparações. Assim, os estudantes serão convidados a observar, formular hipóteses, diagnosticar e propor soluções, colocando em prática aprendizados conceituais, procedimentais e atitudinais, influenciando as dimensões social e cultural. Essas atividades procuram valorizar o trabalho em equipe, incentivando a ação cooperativa e respeitosa para a construção coletiva do conhecimento.

Competências gerais favorecidas

  1. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

    Competências específicas favorecidas

  1. Analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos relativos ao mundo natural, social e tecnológico (incluindo o digital), como também as relações que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade para fazer perguntas, buscar respostas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das Ciências da Natureza.
  1. Conhecer, apreciar e cuidar de si, do seu corpo e bem-estar, compreendendo-se na diversidade humana, fazendo-se respeitar e respeitando o outro, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza e às suas tecnologias.

    Sugestão de roteiro de aula

    De acordo com o conteúdo, as habilidades e os objetivos de aprendizagem que se pretende desenvolver nas seções, nos conteúdos apresentados e nas atividades, as possibilidades de dinâmicas em sala de aula variam e podem demandar uma organização individual, em duplas, em grupos ou coletiva. Além disso, elas requerem boas estratégias de gestão de tempo, de espaço e um planejamento prévio detalhado. Também é preciso estabelecer uma série de combinados que devem ser respeitados por todos, para garantir que os objetivos sejam alcançados. Dessa forma, cada página propõe um novo desafio ao professor e aos estudantes.

MP089

Tendo em vista tais desafios, propomos alguns roteiros de aula que poderão servir de referência e contribuir com o trabalho do professor. Os roteiros de cada unidade estão planejados para o período de 8 semanas, mas devem ser adaptados em função do calendário escolar, das características da turma e dos recursos disponíveis.

As habilidades deste ano preparam os estudantes para o desenvolvimento de conceitos relacionados à Terra e ao Universo, bem como para auxiliar na construção de autonomia sobre a própria rotina.

Capítulo

Aula

Páginas

Roteiro de aula

1

1

64-65

Remediação da avaliação processual. Leitura e discussão da proposta de abertura.

2

66-67

Leitura dialogada da seção Investigar o assunto, montagem e registro da atividade experimental. Orientação para as observações que devem ser realizadas a cada dois dias, durante duas semanas.

3

68

Observação e registro da seção Investigar o assunto. Leitura dialogada do texto e resolução de atividades em sala.

4

69

Observação e registro da seção Investigar o assunto. Leitura dialogada do texto e resolução de atividades em sala.

5

70-71

Observação e registro da seção Investigar o assunto. Leitura dialogada do texto e resolução de atividades em sala.

6

66-67

Observação e registro da seção Investigar o assunto. Conversa final, seguindo os itens do tópico Para você responder.

7

72-73

Leitura dialogada do texto e resolução de atividades em sala.

2

8

74-75

Leitura dialogada do texto e resolução de atividades em sala.

9

76-77

Leitura dialogada do texto e resolução de atividades em sala.

10

78-79

Leitura dialogada da seção O mundo que queremos com a resolução das atividades e realização das ações propostas. Sugestão de atividade (opcional).

3

11

80

Leitura dialogada do texto e resolução de atividades em sala.

12

81

Leitura dialogada do texto e resolução de atividades em sala.

13

82

Leitura dialogada da seção Álbum de Ciências. Exploração das imagens com comentários dos estudantes.

14

83

Leitura dialogada da seção Atividade prática e realização da atividade. Conversa final, de acordo com a pergunta do tópico Para você responder.

15

84

Realização da avaliação processual proposta na seção O que você aprendeu.

16

85

Remediação da avaliação processual proposta na seção O que você aprendeu e conversa com a turma. Sugestão de atividade (opcional).

MP090

UNIDADE 3 – O TEMPO PASSA

Imagem: Ilustração. Uma menina de pele morena, cabelos encaracolados de cor castanho no alto, de olhos em castanho-claro, usando uma blusa de cor rosa com bolinhas brancas. Ela está sentada em cadeira com estofado vermelho, com a mão esquerda perto do queixo, vista de costas, de frente para mesa de cor marrom. Sobre a mesa, um álbum aberto de cor azul-claro com fotos de uma bebê sozinha e uma foto com a mão. Na parte superior, título : Álbum da Patrícia – 2016. Perto do álbum, vista parcial de um vaso amarelo com flores com pétalas azuis e na mesa, uma flor caída. Perto da cabeça dela, nuvem de pensamento : Sala de aula com crianças sentadas em carteiras escolares, uma ao lado da outra, vestidas com uniforme composto com camiseta branca com detalhes e calça azul. Ao centro, na fileira da frente, uma menina loira de cabelos curtos com par de óculos vermelho, com a mão esquerda para cima, diz : PROFESSORA PATRICIA! De frente para a lousa, a professora : mulher morena, cabelos encaracolados castanhos presos, com blusa vermelha, jaleco branco e calça roxa. Ela segura na mão direita um livro e com a outra mão, um giz branco escrevendo sobre a lousa verde. À esquerda, uma mesa marrom com livros, caneta, vaso roxo com planta verde e atrás, uma cadeira da mesma cor da mesa. Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos da unidade

  • Identificar e nomear diferentes escalas de tempo (dia, semana, mês e ano).
  • Compreender a periodicidade da realização de algumas atividades.
  • Compreender que os diferentes períodos do dia também interferem na atividade de animais e plantas.
  • Apresentar a ideia de que os seres vivos passam por mudanças que obedecem a uma ordem e que são comuns a todos.
  • Identificar mudanças no corpo como uma das formas de observar a passagem do tempo.
  • Ampliar a percepção sobre as mudanças no corpo e o desenvolvimento.
  • Diferenciar o tempo cronológico do meteorológico.
  • Perceber que o tempo meteorológico influencia na nossa rotina diária.

    BNCC em foco:

    EF01CI01, EF01CI05, EF01CI06

MP091

Boxe complementar:

VAMOS CONVERSAR

  1. O QUE A MENINA ESTÁ OLHANDO?
    PROFESSOR Resposta: Ela está olhando o álbum de fotografias de quando era bebê.
  1. O QUE ELA ESTÁ IMAGINANDO?
    PROFESSOR Resposta: Ela está imaginando seu futuro como professora de outras crianças.
  1. COM O PASSAR DO TEMPO, ELA VAI SE PARECER MAIS COM UM ADULTO OU COM UM BEBÊ?
    PROFESSOR Resposta: Com um adulto.
  1. O QUE VOCÊ PENSA QUANDO OBSERVA A IMAGEM?
    PROFESSOR Resposta pessoal.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

Vamos conversar

  1. A abertura da imagem trata de lembrança do tempo passado e de imaginação do tempo futuro. Os estudantes devem perceber que a menina está olhando o álbum de fotografias de quando era um bebê.
  1. A menina está imaginando seu futuro como professora de outras crianças.
  1. Por meio da ilustração, conduza os estudantes a perceberem que existe uma linearidade no decorrer da vida das pessoas (são bebês, depois crianças e depois tornam-se adultos) e essas etapas não trocam de ordem. E assim, com o passar do tempo, a criança deve perceber que vai se parecer mais com um adulto do que com um bebê. Aproveite para investigar a percepção de tempo das crianças, questionando-as sobre escalas de tempo que separam as três fases de vida mostradas na imagem.
  1. Estimule os estudantes a falarem sobre tudo o que pensaram ou sentiram ao observarem a imagem de abertura. É provável que eles relacionem a imagem com o passado e o futuro imaginado por eles.

    Pergunte a eles que outra etapa não está sendo mostrada: auxilie-os a compreender que a fase da velhice não está sendo mostrada na ilustração e que ela ocorre depois da fase adulta.

    Para iniciar o assunto, leia para os estudantes as duas primeiras questões do Vamos conversar. Depois, incentive-os a lembrar das etapas de vida que já viveram, dando exemplos de atividades que são exclusivas de cada momento da vida, por exemplo: bebês mamam, crianças brincam, adultos trabalham etc.

    Você pode promover a integração entre os estudantes convidando-os a contar aos colegas o que lembram de quando eram menores e o que imaginam que vão ser no futuro. Essa é uma boa oportunidade para conhecer melhor a turma.

MP092

INVESTIGAR O ASSUNTO

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER.

CABELEIRA DE ALPISTE

VOCÊ SABIA QUE EXISTEM DIVERSAS FORMAS DE OBSERVAR O TEMPO PASSAR?

O QUE VOCÊ VAI FAZER

CRIAR UM BONECO COM “CABELO” FEITO DE ALPISTE E ACOMPANHAR O SEU CRESCIMENTO DURANTE UM PERÍODO DE TEMPO.

DO QUE VOCÊ VAI PRECISAR

Tabela: equivalente textual a seguir.

UMA MEIA DE SEDA

TESOURA COM PONTAS ARREDONDADAS

PÓ DE SERRAGEM

MEIO COPO DE SEMENTES DE ALPISTE

TINTA GUACHE OU PLÁSTICA

PINCEL FINO

BARBANTE

ÁGUA

RELÓGIO OU CRONÔMETRO

COMO VOCÊ VAI FAZER

  1. USANDO O CRONÔMETRO, COMECE A CONTAR O TEMPO.
  1. CORTE O PÉ DA MEIA, QUE SERÁ A CABEÇA DO BONECO. COLOQUE O ALPISTE DENTRO DESSE RECIPIENTE.
  1. COLOQUE O PÓ DE SERRAGEM POR CIMA ATÉ A MEIA FICAR COMO UMA BOLA.
  1. AMARRE O BARBANTE PARA FECHAR A MEIA. VOCÊ PODE CORTAR AS SOBRAS DE MEIA (SE HOUVER).
  1. USE O PINCEL E A TINTA PARA PINTAR O ROSTO DO BONECO.
  1. MOLHE A PARTE DA “CABEÇA” ONDE ESTÁ O ALPISTE.
  1. FINALIZE A CONTAGEM DO TEMPO.
  1. A CADA DOIS DIAS, MOLHE A “CABEÇA” DO BONECO E OBSERVE O CRESCIMENTO DO “CABELO” DE ALPISTE.
Imagem: Ilustração. Mãos de pessoa morena segurando na mão esquerda com saco amarelo e mão direita no alto jogando pó de serragem.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Mãos de pessoa morena segurando na mão esquerda com saco amarelo e mão direita no alto jogando pó de serragem.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Mão direita de uma pessoa segurando um tubo vermelho com ponta branca de frente para um boneco de cor amarela, com barbante verde no pescoço, parte inferior, com cabeça redonda, rosto desenhado com olhos, nariz vermelho, bigode preta e boca vermelha. Ao fundo, um tubo com barbante verde e um saco amarelo amarrado com o barbante na parte superior.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos da seção

  • Reconhecer mudanças ao longo do tempo.
  • Desenvolver noções sobre períodos de tempo.
  • Desenvolver habilidades motoras.

    Neste experimento, os estudantes são estimulados a notar a passagem do tempo de forma lúdica, guiando-se pela germinação e pelo crescimento de uma planta, o alpiste. Para isso, providencie os materiais indicados e mostre-os aos estudantes, conforme for realizando a leitura do texto.

    Ao propor a atividade, considere que o alpiste leva cerca de duas semanas para atingir entre 15 e 20 cm de altura. Em geral, após cerca de três dias, já ocorre a germinação e alguns folíolos podem ser observados. Assim, o ideal é que os estudantes umedeçam o “boneco” e acompanhem o crescimento do “cabelo de alpiste” a cada 2 dias. Eles devem ser incentivados a anotar as datas de observação e a registrar qualquer modificação no boneco ao longo desse período.

    Com relação ao material, pode-se usar uma meia-calça velha, mas que não tenha furos na região dos pés, para que o substrato não escape. Lembre os estudantes de lavar o pincel antes de usar outra cor de tinta.

    É necessário molhar a cabeça do boneco em dias alternados, inicialmente para quebrar a dormência das sementes de alpiste e provocar a germinação, e depois para garantir o desenvolvimento da planta.

    Aproveite para relacionar conhecimentos prévios, como a discussão realizada no Capítulo 1 sobre as características dos seres vivos. Relembre que o alpiste é uma semente e que formará a planta, um ser vivo, que, portanto, cresce e se desenvolve. Depois desse período, incentive os estudantes a continuarem cuidando dos seus bonecos.

    BNCC em foco na dupla de páginas:

    EF01CI05, EF01CI06

    Texto complementar

    Por que e para que ensinar ciências para crianças

    Os cidadãos vivenciam atualmente a presença das tecnologias em seu cotidiano e as modificações da vida pessoal, social, profissional, geradas a partir dos avanços do conhecimento científico e tecnológico (MARTINS & PAIXÃO, 2011). Desse modo, democratizar o acesso aos conhecimentos tornou-se primordial para que os sujeitos possam compreender melhor o mundo, realizar escolhas conscientes e intervir responsavelmente no meio em que vivem. (AULER & DELIZOICOV, 2001).

    O ensino de ciências assume, assim, um papel muito importante. Orienta-se para a promoção da cidadania, com vistas ao desenvolvimento dos sujeitos enquanto cidadãos ativos, consumidores e usuários responsáveis da tecnologia existente.

    Além disso, o ensino de ciências é fundamental para despertar nos estudantes o interesse pelas carreiras científicas e assim ampliar a possibilidade do país contar com profissionais capazes de produzir conhecimentos científicos e tecnológicos, que poderão contribuir para o desenvolvimento econômico e social da nação (UNESCO, 2005).

    FONTE: VIECHENESKI, J. P.; CARLETTO, M. Por que e para quê ensinar ciências para crianças. RBECT, v. 6, n. 2, maio-ago, p. 214, 2013.

MP093

PARA VOCÊ RESPONDER

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. QUANTO TEMPO VOCÊ LEVOU PARA MONTAR O EXPERIMENTO?
    PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. QUANTO TEMPO O ALPISTE LEVOU PARA GERMINAR?

    ( ) 3 MESES

    ( ) 3 DIAS

    ( ) 3 SEMANAS

    ( )

    PROFESSOR Resposta: 3 DIAS.

    Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. DESENHE SEU BONECO NOS QUADROS ABAIXO, EM DOIS DIAS DIFERENTES DE OBSERVAÇÃO.

OBSERVAÇÃO DATA: ___/___/_____

_____

2ª OBSERVAÇÃO DATA: ___/___/_____

_____

PROFESSOR Resposta: Desenhos pessoais.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. QUANTO TEMPO DUROU ESSA ATIVIDADE PRÁTICA?
    PROFESSOR Resposta variável.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. AO FINAL DESSA ATIVIDADE, QUE MUDANÇAS VOCÊ NOTOU NO SEU BONECO?
    PROFESSOR Resposta: O cabelo (alpiste) do boneco cresceu.

MP094

CAPÍTULO 1 – PERÍODOS DO DIA

SE VOCÊ OBSERVAR O CÉU, VAI PERCEBER QUE A APARÊNCIA DELE MUDA AO LONGO DO DIA.

DE MANHÃ, O SOL SURGE NO HORIZONTE E COMEÇA A ILUMINAR O AMBIENTE.

Imagem: Fotografia. Vista geral de cidade com muitos prédios, uns altos, outros médios, pertos uns dos outros. Na parte superior, céu de cor azul com nuvens de cor rosa-claro e partes em laranja.  Fim da imagem.

LEGENDA: IMAGEM DO AMANHECER NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, EM 2018. FIM DA LEGENDA.

DURANTE O DIA, O CÉU ESTÁ CLARO. O SOL ILUMINA E AQUECE O AMBIENTE.

Imagem: Fotografia. A mesma cidade descrita anteriormente. O céu está de cor azul, sem nuvens.  Fim da imagem.

LEGENDA: IMAGEM DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO NO MEIO DO DIA, EM 2018. FIM DA LEGENDA.

AO FIM DA TARDE, O SOL SE PÕE NO HORIZONTE E A APARÊNCIA DO CÉU MUDA.

Imagem: Fotografia. A mesma cidade descrita anteriormente, com o céu de cor azul e com nuvens esparsas em cinza.  Fim da imagem.

LEGENDA: IMAGEM DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO NO FINAL DA TARDE, EM 2018. FIM DA LEGENDA.

QUANDO CHEGA A NOITE, O CÉU FICA ESCURO. EM LUGARES ONDE HÁ POUCAS LUZES ARTIFICIAIS, É POSSÍVEL VER A LUA E AS ESTRELAS.

Imagem: Fotografia. A mesma cidade descrita anteriormente, com céu de cor cinza, prédios com luzes acesas.  Fim da imagem.

LEGENDA: IMAGEM DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO À NOITE, EM 2018. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos do capítulo

  • Identificar e nomear diferentes escalas de tempo (dia, semana, mês e ano).
  • Compreender a periodicidade da realização de algumas atividades.
  • Compreender que os diferentes períodos do dia também interferem na atividade de animais e plantas.

    É importante que os estudantes percebam as mudanças que ocorrem no céu com o passar das horas. Peça a eles que observem as fotografias e descrevam como está o céu em cada imagem, percebendo quando é dia e quando é noite. Os estudantes também podem comentar sobre como eles acham que está a posição do Sol no céu, nos diferentes períodos do dia.

    Depois, faça uma leitura compartilhada da descrição e da legenda de cada imagem, relacionando-as às falas das crianças. Após a leitura do texto, pergunte: Como o dia vira noite? Como a noite vira dia? Preste atenção nas respostas de cada um e busque identificar o que já sabem sobre o conceito de dia e de noite ou do movimento aparente do Sol e da Lua. Nessa fase, as crianças já percebem que há alternância entre o dia e a noite e que, muitas vezes, esse é o sinal mais evidente da passagem do tempo.

    Destaque que o céu está sempre com estrelas, mas que o brilho do Sol não permite que vejamos as outras estrelas durante o dia. No entanto, algumas vezes, é possível ver a Lua e as estrelas no céu logo que amanhece ou um pouco antes de anoitecer, isso porque nesses períodos o céu está claro, mas o Sol não está aparente no céu.

    BNCC em foco:

    EF01CI05

MP095

  1. COMPARE AS IMAGENS A SEGUIR.
    • FAÇA UM X NA IMAGEM EM QUE É DIA.

LEGENDA: MUNICÍPIO DE RECIFE, PERNAMBUCO, EM 2020. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: MUNICÍPIO DE RECIFE, PERNAMBUCO, EM 2020. FIM DA LEGENDA.

PROFESSOR Resposta: a segunda imagem..

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. QUE ILUMINA O LOCAL EM CADA IMAGEM?
    PROFESSOR Resposta: O local é iluminado por lâmpadas à noite e pelo Sol durante o dia.

    ATIVIDADES DO DIA A DIA

    AO LONGO DO DIA, FAZEMOS MUITAS ATIVIDADES. ALGUMAS, COMO ESCOVAR OS DENTES, REALIZAMOS TODOS OS DIAS. OUTRAS, COMO IR AO MÉDICO, ACONTECEM SÓ DE VEZ EM QUANDO.

  1. CERQUE COM UMA LINHA A ATIVIDADE QUE VOCÊ FAZ TODOS OS DIAS.
Imagem: Ilustração 1. Uma menina ruiva de olhos azuis, com roupa rosa e sapatos vermelhos, deitada em poltrona de dentista. Ela está com a boca aberta, sendo examinada por um dentista de frente para ela. Ele tem pele negra, cabelos pretos, com jaleco, luvas e máscara branca, com um utensílio na mão direita na boca da menina. De frente para a cabeça dela, lâmpada amarela com haste cinza e à direita da menina, aparelho redondo cinza.  Ilustração 2. Vista de um menino do busto para cima, de pele clara, cabelos castanhos, olhos fechados, tomando banho, com as mãos sobre os cabelos com espuma branca, olhos fechados sorrindo e gotas de água sobre ele.   Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: imagem 2

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. QUE OUTRAS ATIVIDADES VOCÊ FAZ TODOS OS DIAS?
PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
  1. Atividade 1. Espera-se que os estudantes identifiquem que é dia na segunda imagem, pois a paisagem é iluminada pela luz solar. É possível ver a ponte, o rio ao redor, um teatro e a paisagem ao fundo. Na imagem noturna, eles devem notar que a iluminação é artificial. Essa atividade permite identificar elementos do dia e da noite, contribuindo com o desenvolvimento da habilidade EF01CI05.

    Certifique-se de que os estudantes percebam as diferenças entre o dia e a noite. Detalhes como as formas de iluminação de cada período, assim como os hábitos de vida que realizamos em cada um deles, começam a ser explorados aqui. Por isso, vale a pena aproveitar as fotografias das páginas 68 e 69 para falar de atividades diárias e identificar os horários em que são realizadas (por exemplo, almoço, jantar, hora de ir para a escola etc.).

    • Atividade 2. Aproveite essa atividade para trabalhar a noção de frequência. É esperado que os estudantes compreendam que tomar banho é uma atividade diária, enquanto ir ao dentista é uma atividade menos frequente, ou seja, ocorre em intervalos maiores, como de meses.

      Pergunte aos estudantes quais atividades realizam todos os dias e anote-as na lousa. Comente que algumas delas devem ser realizadas mais de uma vez por dia, como escovar os dentes e lavar as mãos.

      Procurem identificar atividades comuns a todos, realizadas em um mesmo dia, e comparem em que momento do dia são realizadas por cada estudante. Essa é uma forma de desenvolver a habilidade EF01CI06, pois, com base nos exemplos, é possível compreender como a sucessão de dias e noites orienta o ritmo de atividades diárias de cada um.

      BNCC em foco:

      EF01CI05, EF01CI06

MP096

OS SERES HUMANOS ORGANIZAM SUAS ATIVIDADES DE ACORDO COM OS PERÍODOS DO DIA.

  1. VEJA AS ATIVIDADES DE LEANDRO AO LONGO DO DIA.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

    1. CONTE PARA UM COLEGA QUAIS ATIVIDADES VOCÊ VÊ NAS IMAGENS.
PROFESSOR Resposta pessoal.
Imagem: Ilustração. Uma forma redonda com faixas diferentes em categorias de momentos do dia. Manhã : Leandro em pé com os braços erguidos para cima, olhos fechados e de boca aberta, com pijama verde. Ele está perto de uma janela marrom por onde vê-se paisagem diurna com casas e sol amarelo, com céu azul-claro.  Leandro sentado de frente para mesa marrom, com vaso arredondado de cor cinza com maçãs e bananas e um copo com suco de laranja. O menino segura maçã nas mãos com pedaço mordido.  Leandro menino de pele clara, cabelos castanhos, vestido com camiseta azul, em sala de aula, sentado de frente para carteira escolar, com lápis na mão esquerda. À direita, a professora em pé, mulher de cabelos loiros, vestida com jaleco branco, calça marrom e dedo indicador da mão esquerda para o alto. Ao fundo, lousa de cor verde e contorno em marrom sobre parede amarela.  Tarde :  Três crianças correndo em local aberto com grama verde e caminho de cor marrom. Leandro na frente de blusa amarela regata, bermuda em azul-escuro e sapatos em azul-claro, outro menino de pele clara, cabelos castanhos com camiseta marrom e bermuda cinza e ao fundo, uma menina de pele clara, cabelos pretos longos e roupa lilás.  Leandro sentado de frente para uma escrivaninha escrevendo sobre caderno.  Noite : Leandro sentado de frente para mesa, comendo com um homem de pele clara e cabelos castanhos com camiseta azul e uma mulher ruiva de cabelos curtos, vista de costas. Leandro, tomando banho de olhos fechados, sorrindo, debaixo de chuveiro branco por onde cai gotas de água.  Leandro dormindo na cama com cobertura de cor verde e cama de cor vermelha. Perto da cama, janela marrom com céu de cor azul, estrelas e lua de cor amarela.   Fim da imagem.

ACORDA

DORME

CAFÉ

ESCOLA

LIÇÃO

BANHO

BRINCA

DE MANHÃ

LEANDRO _____ TOMA _____ DA MANHÃ E VAI PARA A _____.

PROFESSOR Resposta: acorda; café; escola.

DE TARDE

LEANDRO _____ COM SEUS AMIGOS E FAZ A _____ DE CASA.

PROFESSOR Resposta: brinca; lição

DE NOITE

LEANDRO JANTA COM SUA FAMÍLIA, TOMA _____ E _____.

PROFESSOR Resposta: banho; dorme.
MANUAL DO PROFESSOR

Reúna a turma em duplas e peça a cada estudante que conte ao colega uma atividade que vê nas imagens, descrevendo o ambiente, os objetos e as ações da cena.

  • Atividade 3. A ilustração mostra algumas atividades realizadas por Leandro em diferentes períodos do dia (manhã, tarde e noite). Nessa fase, é comum as crianças relacionarem esses períodos às atividades que realizam costumeiramente ou ao aspecto do céu (se está claro ou escuro), e não a um horário específico. Aproveite para trabalhar as habilidades EF01CI05 e EF01CI06, pois elas exigem que o estudante identifique os períodos e também compreendam que a sucessão desses períodos orienta o ritmo das atividades cotidianas.

    Uma forma de trabalhar o conceito de tempo é incentivar os estudantes a relatarem suas principais atividades do dia, organizando-as na sequência cronológica, por exemplo: “De manhã eu acordo, tomo café, vou à escola. À tarde volto para casa e à noite eu vou dormir”.

    Questione-os sobre a razão da diferença entre a quantidade de atividades realizadas durante o dia e durante a noite. Espera-se que percebam que, em geral, as pessoas estão habituadas a realizar a maioria de suas atividades durante o dia para que possam dormir à noite. No entanto, comente que há pessoas que trabalham durante a noite, pois certos serviços e estabelecimentos funcionam nesse horário.

    BNCC em foco na dupla de páginas:

    EF01CI05, EF01CI06

    Domínio da linguagem

    Expressão oral. Ao expor oralmente as atividades do dia a dia, é importante que os estudantes sejam capazes de relembrar e ordenar mentalmente as ações que realizam. Caso alguns encontrem dificuldades, ajude-os fazendo perguntas como: Qual é a primeira coisa que vocês fazem logo depois de acordar? Em seguida fazem o quê? Continue até que cheguem ao final do dia. Peça a eles que respondam para si mesmos, em silêncio. Essa sequência de perguntas ajudará a organizarem o pensamento para contar aos colegas.

MP097

DIA, SEMANA, MÊS E ANO

A SEMANA É COMPOSTA DE SETE DIAS: DOMINGO, SEGUNDA-FEIRA, TERÇA-FEIRA, QUARTA-FEIRA, QUINTA-FEIRA, SEXTA-FEIRA E SÁBADO.

  1. ALINE ORGANIZA SUAS ATIVIDADES AO LONGO DA SEMANA.
Imagem: Ilustração. Uma menina de pele clara, cabelos castanhos presos para trás, com blusa de mangas compridas em roxo, calça azul e sapatos em vermelho e branco. Ela está deitada com a barriga para baixo, com o dedo indicador da mão direita perto da boca, olhando para à direita. À esquerda dela, um travesseiro de cor vermelha. Perto da cabeça da menina, quatro balões de pensamentos :  NA SEGUNDA-FEIRA, TERÇA-FEIRA, QUARTA-FEIRA, QUINTA-FEIRA E SEXTA-FEIRA EU VOU À ESCOLA. NA TERÇA-FEIRA EU FAÇO CAPOEIRA. NA QUARTA-FEIRA E NO SÁBADO EU PRATICO JUDÔ. NO SÁBADO E NO DOMINGO EU NÃO VOU À ESCOLA.  Fim da imagem.

NA SEGUNDA-FEIRA, TERÇA-FEIRA, QUARTA-FEIRA, QUINTA-FEIRA E SEXTA-FEIRA EU VOU À ESCOLA.

NA TERÇA-FEIRA EU FAÇO CAPOEIRA.

NA QUARTA-FEIRA E NO SÁBADO EU PRATICO JUDÔ.

NO SÁBADO E NO DOMINGO EU NÃO VOU À ESCOLA.

OS MESES SÃO COMPOSTOS DE DIAS. UM MÊS PODE TER 30 OU 31 DIAS. JÁ O MÊS DE FEVEREIRO PODE TER 28 OU 29 DIAS.

O ANO É COMPOSTO DE 365 DIAS. OS MESES DO CALENDÁRIO COMPÕEM O ANO: JANEIRO, FEVEREIRO, MARÇO, ABRIL, MAIO, JUNHO, JULHO, AGOSTO, SETEMBRO, OUTUBRO, NOVEMBRO E DEZEMBRO.

  1. QUAL É O MÊS DO SEU ANIVERSÁRIO? QUAL É O MÊS ANTERIOR E O MÊS POSTERIOR A ELE?
PROFESSOR Resposta pessoal.

MÊS

ANTERIOR

MÊS DO SEU

ANIVERSÁRIO

MÊS

POSTERIOR

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.

  1. CONVERSE COM AS PESSOAS DA SUA CASA PARA SABER SE ELAS FAZEM ANIVERSÁRIO ANTES OU DEPOIS DE VOCÊ.
PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

Chame a atenção dos estudantes para os balões da ilustração e certifique-se de que todos reconhecem que eles são usados para representar o pensamento das personagens. Se julgar oportuno, explore outros tipos de balões e suas funções. Depois, inicie uma leitura pausada do texto dos balões, ressaltando as palavras que indicam escalas de tempo.

  • Atividade 4. Complemente pedindo aos estudantes que comentem suas rotinas durante a semana e aos finais de semana. Dê especial atenção para atividades extraclasse. Essa atividade promove o desenvolvimento da habilidade EF01CI05, por meio da nomeação dos dias da semana.
  • Atividade 5. A data de aniversário costuma ser importante para a criança. Aproveite para retomar noções referentes à passagem do tempo, perguntando: De quanto em quanto tempo fazemos aniversário? O ano é dividido em quantos meses? Peça aos estudantes que compartilhem suas respostas com os colegas. Essa atividade permite identificar a sucessão de meses, favorecendo o desenvolvimento da habilidade EF01CI05.

    Pergunte a eles se têm o hábito de comemorar o aniversário e como isso é feito. Destaque que existem muitas formas de comemoração: passeio, almoço especial, lanche com os amigos etc. Enfatize que todas as formas são igualmente importantes.

    Cada estudante poderá usar um calendário para identificar o mês do seu aniversário e o de seus familiares. Assim, eles verificam se esse mês vem antes ou depois do seu, trabalhando a habilidade de reconhecer e relacionar meses do ano utilizando calendários. Ao final, podem fazer duas colunas e escrever na coluna o nome de quem faz aniversário antes e na 2ª de quem faz depois.

MP098

ANIMAIS E PLANTAS DO DIA E DA NOITE

ALGUNS ANIMAIS DESCANSAM DURANTE O DIA E REALIZAM A MAIOR PARTE DAS SUAS ATIVIDADES À NOITE, COMO SAIR PARA PROCURAR ALIMENTO. ELES SÃO CHAMADOS DE ANIMAIS NOTURNOS.

ANIMAIS QUE SÃO MAIS ATIVOS E SAEM PARA SE ALIMENTAR DURANTE O DIA SÃO CHAMADOS DE ANIMAIS DIURNOS. ESSES ANIMAIS SE ABRIGAM OU DORMEM DURANTE A NOITE.

Imagem: Fotografia. Céu noturno de cor preta. Sobre um galho, com fiapos de cor verde, uma coruja de penas em marrom e partes em branco, com cabeça arredondada, olhos pretos e bico pequeno.  Fim da imagem.

LEGENDA: COMPRIMENTO: 35 CENTÍMETROS. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: A CORUJA CAÇA DURANTE A NOITE. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Sobre uma planta com folhas verdes compridas na vertical, um vaga-lume, inseto com o corpo escuro e com a parte inferior, luz de cor amarela.  Fim da imagem.

LEGENDA: COMPRIMENTO: 12 MILÍMETROS. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: O VAGA-LUME SAI EM BUSCA DO SEU ALIMENTO À NOITE. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um beija-flor sobrevoando de penas de cor marrom, cabeça pequena com partes em amarela e bico fino preto de frente para uma flor de pétalas rosas. Ao fundo, sem foca, vegetação verde.  Fim da imagem.

LEGENDA: COMPRIMENTO: 5 CENTÍMETROS. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: O BEIJA-FLOR VISITA AS FLORES EM BUSCA DE ALIMENTO DURANTE O DIA. FIM DA LEGENDA.

AS PLANTAS TAMBÉM PODEM SER DIURNAS OU NOTURNAS.

AS FLORES DA PLANTA CONHECIDA COMO ONZE-HORAS ABREM-SE DURANTE O DIA E FECHAM-SE AO ANOITECER. O CACTO FLOR-DE-BAILE ABRE SUAS FLORES AO ENTARDECER E FECHA-AS AO AMANHECER.

Imagem: Fotografia. Uma planta com flor de tamanho médio com pétalas de cor amarela e nos caules, folhas de cor verde.  Fim da imagem.

LEGENDA: DIÂMETRO: 3 CENTÍMETROS. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: FLOR DA PLANTA ONZE-HORAS ABERTA PELA MANHÃ. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Céu de cor preta e à frente, planta com partes em verde na vertical e floras com pétalas de cor branca e miolo pequeno amarelo.  Fim da imagem.

LEGENDA: DIÂMETRO: 25 CENTÍMETROS. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: FLOR-DE-BAILE ABERTA À NOITE. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Para iniciar a discussão sobre animais de hábitos diurnos e noturnos, você pode fazer perguntas do tipo: Vocês conhecem algum animal que realiza suas atividades durante o dia? E animais que fazem suas atividades à noite?

Ao falar dos animais noturnos, dê outros exemplos, como morcegos, gambás e alguns mosquitos, mariposas, besouros e aranhas. Exemplos domésticos também podem ser usados. Gatos, por exemplo, em geral têm comportamento mais ativo à noite.

Questione também sobre as plantas que abrem suas flores durante o dia e aquelas que o fazem durante a noite. Comente que, em geral, esse comportamento diurno ou noturno das plantas está relacionado aos hábitos diurno ou noturno de animais polinizadores, ou seja, de animais que visitam essas flores em busca de alimento e acabam transportando o seu pólen para outras flores.

Pergunte aos estudantes se eles se lembram de ter visto ou se têm em casa alguma planta cuja flor abre durante à noite. Nesse caso, você pode aproveitar para explorar os animais que eles acham que devem visitar essas plantas durante a noite. Faça o mesmo com as plantas diurnas.

BNCC em foco na dupla de páginas:

EF01CI06

MP099

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. ACOMPANHE A LEITURA DO TEXTO E DEPOIS RESPONDA:
Imagem: Fotografia. Um morcego sobrevoando, de corpo de cor marrom, parte inferior do corpo em branco, duas orelhas pontudas sobre a cabeça e focinho pequeno. As asas são grandes e estão bem abertas.  Fim da imagem.

O MORCEGO ORELHUDO

DE OLHAR ESQUISITO

SAI NO ESCURO

PARA SUGAR FRUTA

E COMER MOSQUITO.

LEGENDA: CARLA CARUSO. BICHOS DA NOITE. BELO HORIZONTE: EDITORA DIMENSÃO, 1998. FIM DA LEGENDA.

  1. ESCREVA D PARA DIURNO E N PARA NOTURNO.
Imagem: Ilustração. Uma flor à direita de pétalas lilás e folhas verdes perto dela. Na parte superior, céu noturno em azul com estrelas pequenas e lua redonda branca.  Fim da imagem.

LEGENDA: ESTA FLOR SE ABRE À NOITE. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Pousada sobre um tronco marrom com galhos finos e folhas verdes, uma arara de pelos vermelhos sobre o dorso e nas asas e calda, em amarelo e azul, bico branco. Ao fundo, céu diurno em azul-claro e nuvens brancas. Fim da imagem.

LEGENDA: A ARARA SE ALIMENTA DURANTE O DIA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Solo de cor marrom, com um gambá de cor cinza com o dorso em cinza-escuro, focinho fino, comendo um animal parecido com lagarto verde. Perto, galhos marrons e pedras. Ao fundo, pedras de cor cinza, com pouca vegetação verde.  Fim da imagem.

LEGENDA: O GAMBÁ SE ALIMENTA DURANTE A NOITE. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Uma vaca branca com manchas em preto, pastando em local com vegetação rasteira verde. Ela tem focinho sobre o chão, no lado direito. Ao fundo, céu de cor azul-claro com nuvens brancas.  Fim da imagem.

LEGENDA: A VACA SE ALIMENTA DURANTE O DIA. FIM DA LEGENDA.

Observação: OS ELEMENTOS DAS IMAGENS NÃO ESTÃO NA MESMA PROPORÇÃO. CORES FANTASIA. Fim da observação.

8.COMO VOCÊ PODE IDENTIFICAR SE UM ANIMAL É DIURNO OU NOTURNO?

( ) PELO LUGAR ONDE ELE VIVE.

( ) PELO HORÁRIO EM QUE ELE SE ALIMENTA.

PROFESSOR Resposta: PELO HORÁRIO EM QUE ELE SE ALIMENTA.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Atividade 6. Após realizar a leitura do texto, incentive cada estudante a ler um dos seus versos em voz alta. Depois, pergunte se todos já viram um morcego livre em seu ambiente natural ou em zoológicos. Se alguém já tiver visto, questione sobre seu comportamento e o período do dia em que foi avistado. Chame a atenção para o fato de que não devemos tocar nesses animais, pois eles podem transmitir doenças aos seres humanos. Para responder às questões, retome o texto e localize as palavras. Verifique se eles identificam no texto que o morcego sai no escuro, portanto, à noite, e que ele suga fruta e come mosquito. Essa atividade trabalha a habilidade EF01CI06, pois seleciona um exemplo de como a sucessão de dias e noites orienta o ritmo de atividades de seres vivos.

    Comente com os estudantes que o morcego é um animal de hábito noturno, pois realiza suas principais atividades, como caça e alimentação, nesse período. Durante o dia ele dorme, de ponta-cabeça e sempre em lugares escuros, como cavernas.

  • Atividade 7. Os estudantes devem reconhecer elementos que indicam o período do dia e a atividade que os seres vivos representados estão realizando, para concluir se são diurnos ou noturnos. A atividade também permite explorar o nome e as formas das letras D e N. Dê outros exemplos de animais ou plantas noturnos e diurnos ou peça aos estudantes que retomem os que foram vistos nesta unidade.
  • Atividade 8. Espera-se que os estudantes compreendam que é possível reconhecer um animal diurno ou noturno pelo horário em que ele come, pois essa é uma das principais atividades que os animais realizam. Note que o lugar onde o animal vive é o mesmo, estando ele mais ou menos ativo.

    Texto complementar

    Diurnos ou noturnos?

    [...] Os animais raramente estão ativos o tempo todo, alternando atividade e repouso e, em geral, a maior parte dos componentes da atividade se concentra durante o dia ou à noite, dependendo da espécie. Nós nos referimos a esse momento no qual a atividade se concentra como a “fase” do ritmo de atividade. Dependendo dessa fase, os animais são tradicionalmente classificados como diurnos, noturnos ou crepusculares [...].

    A fase de atividade é relacionada a especificidades fisiológicas, morfológicas e comportamentais, pois dependendo da hora do dia em que um animal está ativo ele enfrenta desafios ambientais distintos [...]. Nesse sentido, verificamos, por exemplo, olhos com grande precisão em diversas espécies de aves diurnas, em contraposição a olfato aguçado em mamíferos noturnos, refletindo as diferentes estratégias de orientação espacial durante o dia e à noite. [...]

    Apesar de parecer uma característica bastante óbvia, nem sempre é fácil determinar a fase de atividade de uma espécie. [...] Estudos caracterizando padrões na natureza são raros e difíceis de realizar, pois para a correta determinação dos padrões de atividade são necessárias observações em intervalos regulares, durante dias e noites consecutivas [...].

    FONTE: TOMOTANI, B. M.; ODA, G. A. Diurnos ou noturnos? Discutindo padrões temporais de atividade. Revista da Biologia. 27 dez. 2012. Disponível em: http://fdnc.io/ei6. Acesso em: 22 mar. 2021.

MP100

CAPÍTULO 2 – AS MUDANÇAS NOS SERES VIVOS

OS SERES HUMANOS SÃO ANIMAIS. TODOS OS ANIMAIS E TODAS AS PLANTAS SÃO SERES VIVOS.

TODOS OS SERES VIVOS NASCEM, CRESCEM E SE DESENVOLVEM, PODEM SE REPRODUZIR E MORREM: É O CICLO DE VIDA.

OBSERVE O CRESCIMENTO DE UMA GALINHA.

Imagem: Fotografias. Várias etapas diferentes em cinco fotos :  1 – sobre palhas de cor cinza, um ovo de cor marrom, arredondado.  Fim da imagem.
Imagem: 2- sobre palhas, um ovo quebrado por onde vê-se filhote de galinha saindo. Fim da imagem.
Imagem: 3- um pintinho de pelos amarelos, patas laranjas e bico pequeno da mesma cor e olhos pretos. Fim da imagem.
Imagem: 4- Uma galinha sobre grama verde, com o corpo para à esquerda de pelos de cor marrom-claro, cabeça e bico pequeno. Fim da imagem.
Imagem: 5- Galinha sobre local com solo marrom e vegetação, com o corpo para à esquerda, com muitos pelos em marrom-claro com crista vermelha na cabeça.  Fim da imagem.

LEGENDA: CRESCIMENTO DE UMA GALINHA. FIM DA LEGENDA.

  1. NUMERE DE 1 A 4 A SEQUÊNCIA DAS MUDANÇAS QUE OCORREM NA VIDA DE UM CACHORRO.
Imagem: Fotografia. Um cachorro de pelos pretos, de porte médio, com orelhas para baixo e língua para fora. Ele está em local com grama, com o focinho virado para à direita.  Fim da imagem.

LEGENDA: O CACHORRO É ADULTO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Sobre um tapete branco, um cachorro de porte grande de cor marrom-escuro, sentado e perto da parte inferior do corpo, dezenas de cachorros pequenos vistos de costas, se amamentando. Fim da imagem.

LEGENDA: O CACHORRO NASCE E MAMA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Sobre local com pouca grama verde, um cachorro de porte grande, com pelos pretos, deitado sobre o chão com a barriga para baixo. Ele tem pelos brancos perto da boca, na parte de baixo. Sobre o pescoço dele, uma coleira de metal. Fim da imagem.

LEGENDA: O CACHORRO É IDOSO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Sobre local com vegetação rasteira verde, um cachorro pequeno deitado de barriga para baixo de pelos de cor preta, boca aberta por onde vê-se língua rosa. O focinho é pequeno e preto. Fim da imagem.

LEGENDA: O CACHORRO É FILHOTE. FIM DA LEGENDA.

PROFESSOR Resposta: Sequência correta: 3, 1, 4, 2.

Observação: AS IMAGENS DESTA PÁGINA NÃO ESTÃO NA MESMA PROPORÇÃO. Fim da observação.

MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos do capítulo

  • Apresentar a ideia de que os seres vivos passam por mudanças que obedecem a uma ordem e que são comuns a todos.
  • Identificar mudanças no corpo como uma das formas de observar a passagem do tempo.
  • Ampliar a percepção sobre as mudanças no corpo e o desenvolvimento.

    Neste momento, é importante que o estudante estabeleça a noção de que todos os seres vivos apresentam os mesmos estágios de desenvolvimento (nascem, crescem, desenvolvem-se, podem se reproduzir, envelhecem e morrem). Assim, além de trabalhar com diferentes escalas de tempo, esse tema aborda a habilidade EF01CI06, pois a sucessão de dias, meses e anos orienta as diferentes fases do desenvolvimento dos seres vivos.

    Para trabalhar o processo de desenvolvimento, trabalhe exemplos de ciclos de vida de animais que possuem a fase de larva em seu desenvolvimento, como a borboleta e a mosca-das-frutas. Ciclos de vida com metamorfose apresentam as diferentes fases do desenvolvimento mais evidentes, o que pode ajudar os estudantes a compreender que o desenvolvimento é um processo contínuo e pode ser dividido em etapas. Por outro lado, há seres vivos que nascem parecidos com os parentais, como a galinha. Explore esse exemplo pedindo a eles que caracterizem as fases representadas nas imagens que retratam o crescimento de uma galinha.

  • Atividade 1. Você pode complementar esta atividade perguntando aos estudantes se têm algum animal de estimação e se acompanharam o processo de crescimento dele. Peça a eles que falem em qual dos estágios mostrados na atividade acham que esse animal se encontra.

    BNCC em foco na dupla de páginas:

    EF01CI05, EF01CI06

MP101

QUANDO SEMENTES SÃO PLANTADAS NA TERRA E RECEBEM ÁGUA, PODEM GERMINAR, OU SEJA, ORIGINAR UMA NOVA PLANTA. COM ÁGUA, AR, NUTRIENTES DO SOLO E LUZ DO SOL, ELA PODE CRESCER, SE DESENVOLVER E GERAR FLORES E FRUTOS. OS FRUTOS CONTÊM NOVAS SEMENTES.

Imagem: Ilustração. Esquema em cinco fases. Título : Germinação e crescimento da laranjeira. 1 – mão de uma pessoa de pele clara colocando sementes em solo marrom. 2- Planta com folhas verdes sobre o solo, com caule na vertical. 3- árvore pequena na vertical de cor marrom e com folhas verdes.  4- Uma árvore grande com tronco marrom mais largo, muitas folhas verdes com flores. 5- A mesma árvore descrita anteriormente com frutos redondos em laranja.   Fim da imagem.

LEGENDA: UMA SEMENTE DE LARANJA FOI PLANTADA NA TERRA. ELA RECEBEU LUZ DO SOL, ÁGUA E NUTRIENTES DO SOLO. COM O PASSAR DO TEMPO, A SEMENTE SE MODIFICOU. FIM DA LEGENDA.

Observação: OS ELEMENTOS DA IMAGEM NÃO ESTÃO NA MESMA PROPORÇÃO. Fim da observação.

OS FRUTOS ABRIGAM E PROTEGEM AS SEMENTES QUE ESTÃO DENTRO DELES.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. O QUE ACONTECEU COM A SEMENTE?
    PROFESSOR Resposta: Ela se transformou numa árvore.
  1. CERQUE COM UMA LINHA AS SEMENTES NA IMAGEM DE CADA UM DOS FRUTOS.
Imagem: Fotografia. À esquerda, laranja com sementes pequenas dentro. À direita, laranja redonda fechada.  Fim da imagem.

LEGENDA: LARANJA. FIM DA LEGENDA.

PROFESSOR Resposta: circular centro da laranja.
Imagem: Fotografia. Um abacate inteiro, à esquerda na vertical de cor verde-escuro e à direita, abacate na vertical em vista frontal, e na parte inferior em marrom arredondado.  Fim da imagem.

LEGENDA: ABACATE. FIM DA LEGENDA.

PROFESSOR Respsota: circular centro do abacate.

Observação: AS IMAGENS NÃO ESTÃO NA MESMA PROPORÇÃO. Fim da observação.

Boxe complementar:

HORA DA LEITURA

  • JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO, RUTH ROCHA, EDITORA SALAMANDRA, 2010.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

Ao finalizar o texto, faça um paralelo entre os estágios do ciclo de vida das plantas e dos animais para que os estudantes possam assimilar que ambos são seres vivos e se desenvolvem ao longo do tempo.

Lembre os estudantes do experimento “Cabeleira de alpiste” e do plantio do feijão no Capítulo 1. Verifique se o alpiste já está se desenvolvendo e procure caracterizar a fase em que essa planta se encontra.

  • Atividade 2. Ao observar as imagens, espera-se que os estudantes compreendam que a semente se transformou em árvore. Reforce para eles que uma única semente dá origem a uma planta.
  • Atividade 3. Deixe evidente a eles que dentro da laranja existem várias sementes e, no abacate, somente uma. Comente que a quantidade de sementes varia de acordo com a planta e o tipo de fruto que ela produz. Comente também que os frutos se originam de flores, ou seja, primeiro surgem as flores e, depois, os frutos. Se julgar pertinente, leve alguns frutos para a sala de aula para que os estudantes possam observar suas sementes. Apenas averigue com antecedência se há algum estudante alérgico a alguma das frutas que você pretende levar para a sala de aula, a fim de evitar acidentes.

    Texto complementar

    A criança como sujeito

    [...] Considerar a criança como sujeito é levar em conta que ela tem desejos, ideias, opiniões, capacidade de decidir, criar, inventar, que se manifestam desde cedo a partir de seus movimentos, expressões, na sua fala.

    É através da curiosidade que a criança desenvolve cada vez mais a capacidade de agir, observar e explorar tudo o que encontra ao seu redor. Por isso, necessita de orientações para ter uma aprendizagem significativa que contribua para o seu desenvolvimento cognitivo, afetivo, psicomotor e social. [...] Os métodos que contemplam a educação ambiental na educação infantil como linguagem adequada aos alunos, recursos lúdicos, fazem parte do cenário que possibilita a construção do conhecimento. [...]

    É fundamental envolver as crianças em questões sobre o meio ambiente, com criatividade e sensibilidade, para que se percebam como elemento importante de transformação onde cada um é responsável e pode fazer a sua parte para que possamos viver num mundo melhor, mais saudável.

    [...]

    FONTE: HANSEN, K. S. Metodologias de ensino da educação ambiental no âmbito da educação infantil. Revista Educação ambiental em ação, 2013. Disponível em: http://fdnc.io/ei7. Acesso em: 22 mar. 2021.

MP102

AS MUDANÇAS NO CORPO HUMANO

ALÉM DE OBSERVAR O CÉU E O CALENDÁRIO, OUTRO MODO DE PERCEBER A PASSAGEM DO TEMPO É OBSERVAR AS MUDANÇAS QUE ACONTECEM EM NOSSO CORPO.

OUÇA A LEITURA E OBSERVE ALGUMAS MUDANÇAS QUE ACONTECERAM COM O LUÍS DESDE QUE ELE NASCEU.

Imagem: Ilustração. Um álbum de páginas de cor bege com cinco quadrinhos.  Foto 1 : Luís, bebê ruivo deitado em um berço, vestido com roupa bege e detalhes em vermelho. À direita, cachorro de cor marrom, orelhas em marrom-escuro e focinho preto.  Texto : LUÍS NASCEU BEM PEQUENO. ELE NÃO SABIA ANDAR NEM FALAR. Foto 2 : Luís, sobre um tapete azul, à esquerda, engatinhando com roupa de cor verde regata, o braço direito para frente e de frente para ele, o cachorro deitado dormindo. Ao fundo, um pequeno cubo em rosa e lilás.  Texto : LUÍS CRESCEU UM POUCO, E OS DENTES COMEÇARAM A NASCER. ELE APRENDEU A ENGATINHAR. Foto 3 : Luís em local com grama verde e arbusto, já menino correndo para à direita, com o braço direita esticada para frente e braço à esquerda segurando ursinho de cor azul-claro. À direita, cachorro à frente, olhando para o menino de cor marrom.  Texto: LUÍS APRENDEU A ANDAR. AOS POUCOS, COMEÇOU A FALAR ALGUMAS PALAVRAS. Foto 4 : Luís, já garoto com os olhos fechados à esquerda, com a boca aberta mostrando com o dedo indicador da mão direita para a boca onde vê-se buraco em local de um dente. Ele usa camiseta verde, colete vermelho, calça azul e sapatos laranjas. De frente para ele, cachorro sentado de pelos de cor marrom, coleira vermelha no pescoço.  Texto: COM O TEMPO, ALGUNS DENTES CAÍRAM E OUTROS NASCERAM NO LUGAR DELES. Foto 5: Luís, na calça, vestido com uniforme escolar composto por camiseta branca, detalhas e calça azul, com sapatos cinzas. Ele olha para trás, segurando na mão direita um livro vermelho e mochila roxa nas costas e dando chão com a mão esquerda, braço esticado em direção ao cachorro sentado atrás de um portão cinza de muro marrom da casa. Ao fundo, vista parcial da casa e à direita, árvore de tronco marrom e folhas verdes. Acima, céu de cor azul.  Texto: LUÍS CRESCEU MAIS E APRENDEU A LER E A ESCREVER.  Fim da imagem.

LEGENDA: LUÍS NASCEU BEM PEQUENO. ELE NÃO SABIA ANDAR NEM FALAR. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: LUÍS CRESCEU UM POUCO, E OS DENTES COMEÇARAM A NASCER. ELE APRENDEU A ENGATINHAR. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: LUÍS APRENDEU A ANDAR. AOS POUCOS, COMEÇOU A FALAR ALGUMAS PALAVRAS. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: COM O TEMPO, ALGUNS DENTES CAÍRAM E OUTROS NASCERAM NO LUGAR DELES. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: LUÍS CRESCEU MAIS E APRENDEU A LER E A ESCREVER. FIM DA LEGENDA.

Observação: OS ELEMENTOS DA IMAGEM NÃO ESTÃO NA MESMA PROPORÇÃO. Fim da observação.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. CONVERSE COM OS COLEGAS SOBRE AS MUDANÇAS QUE APARECEM EM CADA IMAGEM.
PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

Inicie o trabalho deste tema com uma conversa sobre crescimento. Questione os estudantes sobre o que sentem a cada ano. Verifique se eles percebem que o corpo vai mudando conforme o tempo passa.

  • Atividade 4. Proponha uma leitura compartilhada do texto e solicite aos estudantes que contem o que eles entenderam sobre a descrição de cada imagem. Ao praticar a oralidade, os estudantes podem organizar suas ideias, além de experimentar formas de comunicá-las ao professor e aos colegas. Depois, observem atentamente as imagens e citem as mudanças físicas que eles identificaram em Luís, com o passar do tempo. Pode-se perguntar: Que mudanças ocorreram no cabelo de Luís? O que aconteceu com seus dentes desde que ele nasceu? Luís usa o mesmo tipo de roupa que usava quando era bebê?

    Pergunte aos estudantes se as mudanças observadas em Luís também ocorreram com eles. Para facilitar a participação dos estudantes, incentive-os a falarem sobre o que gostam de fazer no tempo livre e o que gostavam de fazer quando eram mais novos. Pergunte se têm recordações de quando eram menores, o que comiam, o que conseguiam fazer, os passeios que realizavam etc. Incentive os estudantes a se lembrarem de situações que só acontecem quando se é bebê, por exemplo, não falar e engatinhar. É importante que percebam que eles passaram por mudanças físicas e comportamentais e que conquistaram autonomia em situações nas quais eram completamente dependentes dos adultos no passado.

    BNCC em foco na dupla de páginas:

    EF01CI05, EF01CI06

    Para você assistir

    O começo da vida. Estela Renner, Luana Lobo, Marcos Nisti. São Paulo: Maria Farinha Filmes, 2016.

    Documentário brasileiro que mostra os primeiros anos de diversas crianças ao redor do mundo.

MP103

TAMBÉM PERCEBEMOS A PASSAGEM DO TEMPO PRESTANDO ATENÇÃO AO CRESCIMENTO DO CABELO E DAS UNHAS.

OBSERVE O COMPRIMENTO DO CABELO DE NATÁLIA AO LONGO DO TEMPO.

Imagem: Ilustração. Cinco cenas diferentes com Natália, menina de pele clara, olhos azuis, cabelos de cor castanha.  Janeiro de 2023 : Natália, sentada em cadeira marrom, com capa azul sobre o corpo, com os cabelos cortados curtos até a nuca e franja curta. Ela está fazendo um sinal com o polegar da mão esquerda para cima. À direita, atrás, cabelereiro, homem de pele morena, cabelos e cavanhaque pretos, vestido com camisa azul, calça jeans. Ele olha para Natália e segura na mão esquerda um espelho redondo de vidro azul-claro e tesoura cinza na mão direita na vertical.  Fevereiro de 2023 : Natália vista de cintura para cima, vestida com blusa de alça em verde. Ela come uma maçã vermelha segura na mão esquerda, com a boca aberta e de olhos fechados. A franja está mais crescida, perto das sobrancelhas e o cabelo chegando perto dos ombros.  Maio de 2023: De frente para mesa cinza, duas meninas jogando cartas. À esquerda, menina de pele clara, cabelos escuros presos para trás, com camiseta de mangas curtas em lilás, com os olhos fechados e boca aberta. À direita, Natália, com blusa de alcinha em verde, com franja de lado sobre sobrancelha e cabelos nos ombros. Ao fundo, vegetação verde.  Setembro de 2023 : Natália, sentada em um sofá rosa, assistindo televisão de cor cinza, usando vestido de alça verdes, com controle na mão direita. Ela tem cabelos compridos depois dos ombros e franja ultrapassando as sobrancelhas.  Novembro de 2023 : Natália sentada de frente para carteira escolar, vestida com camiseta de uniforme de cor azul-claro, lendo um livro aberto de capa de cor azul-escuro   Fim da imagem.
  1. OLHANDO AS IMAGENS, VOCÊ OBSERVA ALGUMA MUDANÇA NO COMPRIMENTO DO CABELO DE NATÁLIA?

    ( ) SIM

    ( ) NÃO

    PROFESSOR Resposta: SIM.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    • QUAL?
      PROFESSOR Resposta: Espera-se que os estudantes observem que o cabelo de Natália cresceu desde a primeira cena.

      Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    1. VOCÊ PERCEBE O CRESCIMENTO DO SEU CABELO? DE QUANTO EM QUANTO TEMPO VOCÊ CORTA OS CABELOS?
      PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

Explore outras situações, como o crescimento das unhas, dos cabelos, a troca de dentes, para trabalhar a passagem do tempo. Priorize eventos que aconteçam em uma escala de tempo menor, de forma que os estudantes possam reconhecê-los com maior facilidade.

  • Atividade 5. Antes de responder à pergunta, peça aos estudantes que observem e comparem as características da Natália na sequência de imagens. Explore as mudanças no comprimento dos cabelos da menina nos diferentes momentos do ano. O objetivo é demonstrar que a passagem do tempo pode ser percebida pelas mudanças que ocorrem no corpo humano, como o crescimento dos cabelos. Depois peça a eles que respondam à questão. Espera-se que o estudante perceba que o cabelo de Natália cresceu em meses.
  • Atividade 6. Caso os estudantes respondam que não percebem o crescimento do próprio cabelo, sugira a eles que tirem fotografias no dia em que vão ao cabeleireiro, antes e depois de cortar o cabelo, e anotem a data (dia, mês e ano). Comente que eles devem tirar novas fotografias a cada mês, de preferência no mesmo dia, para que assim possam comparar o crescimento do seu cabelo ao longo dos meses. Caso algum estudante tenha cortado o cabelo recentemente, peça à turma que observe o seu crescimento, tomando cuidado para não expor nem constranger o estudante.

    Educação em valores

    Ritmos de desenvolvimento. Ressalte para os estudantes que cada bebê e criança têm o seu próprio ritmo para atingir determinado marco de desenvolvimento, como rolar, sentar, ganhar dentes, engatinhar, andar, falar etc. Essas particularidades são comuns e devem ser respeitadas por todos.

MP104

Imagem: Ícone: Formação cidadã. Fim da imagem.

O MUNDO QUE QUEREMOS

ACOMPANHE A LEITURA DO TEXTO.

CONVIVÊNCIA ENTRE CRIANÇAS E IDOSOS

UM DIA FOMOS BEBÊS, DEPOIS NOS TORNAMOS CRIANÇAS, LOGO VIRAMOS ADULTOS E DEPOIS SEREMOS IDOSOS.

QUANDO CRIANÇAS E IDOSOS CONVIVEM, ELES PODEM APRENDER JUNTOS. AS CRIANÇAS TÊM A OPORTUNIDADE DE OUVIR NOVAS HISTÓRIAS, E OS IDOSOS PODEM APROVEITAR PARA EXERCITAR SUA MEMÓRIA, POR EXEMPLO.

MESMO ESTANDO EM MOMENTOS DIFERENTES DA VIDA, CRIANÇAS E IDOSOS PODEM SE DIVERTIR BASTANTE JUNTOS.

Imagem: Ilustração. Local aberto com caminho de cor cinza. À frente, três crianças sentadas no chão. À esquerda, menino de pele morena-escuro, cabelos castanhos encaracolados, com camiseta azul-escuro, calça marrom de joelhos, levantando na mão esquerda um boneco para alto. Ao centro, menina sentada com as pernas cruzadas, de cabelos longos com franja, de blusa de alcinha rosa, bermuda verde e sapatos laranjas, segurando nas mãos uma boneca. À direita, menino sentado de pele clara, cabelos pretos, com camiseta azul, bermuda e sapatos verdes, com brinquedo nas mãos, sorrindo de olhos fechados. À esquerda, dois homens sentados em um banco : um senhor de pele clara, cabelos pretos e calvo, com um par de óculos redondos, com camisa de gola amarela, bermuda marrom e sapatos cinzas. Ao lado, um senhor de pele negra, cabelos pretos, com um par de óculos de grau, com camiseta de cor azul, calça e boina de cor cinza e sapatos pretos. Ao fundo, um senhor agachado amarrando cadarço de sapatos de um menino. O senhor de pele clara, cabelos grisalhos e parte calva, com par de óculos pretos com camiseta de cor laranja, calça e sapatos em marrom. O menino tem pele clara, cabelos pretos, com camiseta, bermuda verde e sapatos vermelhos. Mais ao fundo, uma mulher de pele clara, cabelos pretos em coque, com blusa regata de cor rosa, saia longa roxa e sapatos rosas, com uma bengala de madeira na mão direita e par de óculos de grau redondo no rosto. Perto dela, à esquerda, um menino de pele clara, cabelos castanhos, usando camiseta de cor verde, bermuda azul e sapatos cinzas. Nas pontas da esquerda e à direita, grama de cor verde.  Fim da imagem.

COMPREENDA A LEITURA

  1. ATUALMENTE VOCÊ É:

    ( ) UM BEBÊ.

    ( ) UMA CRIANÇA.

    ( ) UM ADULTO.

    PROFESSOR Resposta: UMA CRIANÇA
  1. COMPLETE AS FRASES COM AS PALAVRAS DO QUADRO.

    CRIANÇAS

    HISTÓRIAS

    MEMÓRIA

    IDOSOS

    AS _____ TÊM A OPORTUNIDADE DE OUVIR NOVAS _____ E OS _____PODEM APROVEITAR PARA EXERCITAR SUA _____.

    Resposta: crianças; histórias, idosos; memória.

MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos da seção

  • Compreender que um dia todos vão se tornar idosos.
  • Promover a conscientização de que os idosos têm muito a contribuir com a sociedade a partir de sua experiência de vida.

    A seção é um dos momentos de trabalho do tema formação cidadã, com uma abordagem atual de relevância e pertinente ao conteúdo. Ela se propõe a dar continuidade ao trabalho, com enfoque nos direitos humanos e no respeito mútuo, contribuindo com o desenvolvimento da competência geral 9 e da competência específica 7. Após abordar o direito em todas as idades, mencionando os direitos dos idosos, e trabalhar com valores como cidadania, especialmente o respeito ao idoso, o tema proposto nesta unidade vai estimular a convivência e situações de trocas entre crianças e idosos. Essa atividade também vai permitir explorar aspectos da habilidade EF01CI06, na medida em que incentiva a convivência de crianças e idosos em suas atividades diárias e trabalha a relação entre tempo e experiência de vida.

    Leia o texto pausadamente e, em seguida, pergunte aos estudantes se convivem com idosos. Para os que responderem que sim, pergunte o que aprendem com esse convívio. Após terminarem de falar, pergunte o que eles ensinam aos idosos. Use esse momento para sensibilizar os estudantes sobre a troca de conhecimentos entre idosos e crianças.

  • Atividade 1. Antes de responderem à questão, peça aos estudantes que identifiquem no texto todas as vezes que as palavras criança e idoso aparecem no texto, e peça que escrevam essas palavras no caderno. Em seguida, questione qual delas indica a fase de vida em que eles se encontram e identifiquem essa fase na resposta da atividade.
  • Atividade 2. A frase completa passa para os estudantes a mensagem de que crianças e idosos podem ter uma relação muito agregadora.

    BNCC em foco na dupla de páginas:

    EF01CI06

    Sugestão de atividade: Sentindo na pele

    Muitas vezes é difícil para as crianças compreenderem as dificuldades enfrentadas por idosos. A proposta da atividade é simular algumas limitações que os idosos podem ter por causa do envelhecimento do corpo e estimular a compreensão e a solidariedade.

    Material: óculos de natação, um par de luvas de borracha grossas, protetor auricular.

    Como fazer

  1. Peça a um dos estudantes que coloque os óculos, a luva e o protetor auricular.
  1. Escreva algumas palavras na lousa e peça a ele que, usando todos esses itens, tente copiá-las no caderno.
  1. Diga uma frase e peça a ele que escreva o que você disse.
  1. Reveze com os outros estudantes.

    Após o final do exercício, converse com os estudantes sobre as dificuldades que eles sentiram ao realizar as atividades. Comente como a diminuição da acuidade da visão, da audição e motora (nesse caso, das mãos) dificulta exercer atividades simples como a que tentaram fazer.

MP105

  1. VOCÊ CONVIVE COM ALGUM IDOSO?
    PROFESSOR Resposta pessoal.

    ( ) SIM

    ( ) NÃO

    • SE SIM, QUAL É O NOME DELE?
      PROFESSOR Resposta pessoal.

      Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    1. CONTE AOS SEUS COLEGAS ALGO QUE VOCÊ APRENDEU COM UM IDOSO.
      PROFESSOR Resposta pessoal.

      VAMOS FAZER

    1. PENSE EM UMA ATIVIDADE QUE CRIANÇAS E IDOSOS POSSAM FAZER JUNTOS. SEJA CRIATIVO!
      • EM UMA FOLHA DE PAPEL, DESENHE A ATIVIDADE QUE VOCÊ PRETENDE REALIZAR COM UM IDOSO.
      • ESCOLHA UM IDOSO DO SEU CONVÍVIO, MOSTRE O DESENHO A ELE E EXPLIQUE A ATIVIDADE.
      • CONVIDE-O A FAZER A ATIVIDADE COM VOCÊ.
      • VOCÊ PODE COMBINAR UMA VISITA A UM IDOSO DA COMUNIDADE E CONVIDÁ-LO A FAZER A ATIVIDADE COM VOCÊ.
Imagem: Ilustração. De frente para uma mesa redonda de cor azul, uma menina ruiva de olhos azuis e um senhor de cabelos grisalhos. À esquerda, a menina de cabelos longos, com camiseta em vermelho de mangas curtas, com um lápis de cor roxa, de frente para uma folha branca com desenho coloridos de paisagem com árvore, céu e sol. À frente da folha, outros lápis coloridos. À direita, senhor de pele clara, par de óculos retangular, com camiseta de cor marrom, segurando com lápis marrom em uma mão, olhando para o desenho da menina.  Fim da imagem.

Boxe complementar:

HORA DE ASSISTIR

  • UP – ALTAS AVENTURAS, PIXAR, 2009 (1 H 35 MIN).

    AOS 78 ANOS, CARL VOA COM SUA CASA PRESA A MILHARES DE BALÕES, ACOMPANHADO POR UM MENINO DE 8 ANOS.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR
  • Atividades 3 e 4. É possível propor um encontro entre os estudantes e idosos da comunidade. Juntos, os idosos podem se organizar para contar histórias sobre o bairro ou ensinar algumas de suas habilidades para as crianças; pode ser uma história, uma atividade manual, alguma tradição da comunidade. Estimular a convivência é enriquecedor a todos.
  • Atividade 5. Auxilie os estudantes, realizando um levantamento de ideias ou informações sobre jogos e brincadeiras que poderiam ser feitos com pessoas idosas. Estimule-os a pensar nas qualidades dos idosos, como a experiência e conhecimento, e também a considerar e respeitar algumas limitações que eles podem ter, como de mobilidade, audição etc. Jogos de adivinha, de lógica, de contar história, entre outros do gênero, podem ser as melhores referências para a criação dessas brincadeiras. Depois da atividade, planeje um momento da aula para que os estudantes possam contar suas experiências.

    Educação em valores

    Crianças e idosos aprendendo juntos. Os idosos, pela experiência que acumulam, têm muito a ensinar para os jovens. E as crianças, por estarem imersas no mundo tecnológico e constantemente aprendendo sobre diversos assuntos, podem transmiti-los aos mais velhos. Ressalte que o relacionamento saudável com idosos em muito contribui para o desenvolvimento. Estimule que contem suas experiências com avós ou com parentes mais velhos.

    Para você acessar

    BRASIL. Lei n. 10.741/2003 . Estatuto do idoso. Disponível em: http://fdnc.io/5C. Acesso em: 23 abr. 2021.

    Link do documento oficial do Estatuto do idoso.

MP106

CAPÍTULO 3 – O TEMPO METEOROLÓGICO

VOCÊ JÁ REPAROU QUE HÁ DIAS QUENTES E DIAS MAIS FRIOS? TAMBÉM HÁ DIAS DE CHUVA E HÁ DIAS NUBLADOS.

OS DIAS NÃO SÃO TODOS IGUAIS. ELES PODEM VARIAR DE ACORDO COM O TEMPO METEOROLÓGICO.

O TEMPO METEOROLÓGICO INDICA SE ESTÁ CHOVENDO OU SE FAZ SOL, SE EXISTEM MUITAS OU POUCAS NUVENS NO CÉU, POR EXEMPLO.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. DESENHE COMO ESTÁ O TEMPO METEOROLÓGICO HOJE.
PROFESSOR Resposta pessoal.

NOS DIAS DE CALOR, VESTIMOS ROUPAS LEVES. SE FORMOS PARA A PRAIA OU PISCINA, É PRECISO USAR CHAPÉU E PROTETOR SOLAR.

NOS DIAS DE FRIO, É NECESSÁRIO USAR AGASALHOS E ROUPAS QUE MANTENHAM O NOSSO CORPO AQUECIDO, COMO AS FEITAS DE LÃ.

  1. OBSERVE A IMAGEM.
    • MARIANA ESTÁ INDO PARA A ESCOLA EM UM DIA QUE ESTÁ

      ( ) QUENTE.

      ( ) FRIO.

      PROFESSOR Resposta: FRIO.
Imagem: Ilustração. Menina caminhando para à esquerda, em local com solo cinza e uma árvore seca com poucas folhas verdes. Ela tem cabelos curtos marrons, com franja, usando boina de cor roxa, com blusa de mangas compridas, calça de cor azul-claro e sapatos em azul-escuro. No pescoço, cachecol de cor verde e nos olhos, par de óculos redondos em azul.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos do capítulo

  • Diferenciar o tempo cronológico do meteorológico.
  • Perceber que o tempo meteorológico também influencia na nossa rotina diária.

    Uma das possibilidades de iniciar a abordagem é propondo um trabalho com vocabulário. Pergunte aos estudantes se eles sabem o que a palavra meteorologia significa. É a ciência que estuda a atmosfera terrestre, ou seja, a camada de ar que envolve o planeta Terra. Comente que é a ciência responsável, por exemplo, pela previsão do tempo e questione: Será que o significado de tempo, visto anteriormente, é o mesmo na expressão “previsão do tempo”? Explore as ideias dos estudantes e converse com eles visando esclarecer que, nesse novo contexto, o termo tempo refere-se ao estado da atmosfera em determinado instante e lugar. Para verificar se eles compreenderam, pergunte como está o tempo hoje e explore algumas de suas características (temperatura, umidade, intensidade de ventos, quantidade de chuva, presença de nuvens etc.). Ressalte que se trata do tempo meteorológico e que ele pode variar durante o dia e a semana.

    Peça aos estudantes que citem situações em que uma mudança do tempo meteorológico fez um plano ser interrompido ou modificado.

  • Atividade 1. Peça aos estudantes que olhem para a janela ou, se possível, saiam da sala para fazer a atividade. Não deixe de comentar que não devem olhar diretamente para o Sol.
  • Atividade 2. De acordo com as roupas usadas, espera-se que os estudantes reconheçam que o dia está frio. Ao final do exercício, peça a eles que observem suas roupas e digam, a partir delas, como está o tempo, explorando aspectos da habilidade EF01CI01.

    BNCC em foco na dupla de páginas:

    EF01CI01, EF01CI05, EF01CI06

    Texto complementar

    Tempo e clima

    Segundo o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), existe diferença entre o tempo e o clima. O tempo é o estado físico das condições atmosféricas em determinado momento e local. [...] O clima é o estudo médio do tempo para determinado período ou mês em certa localidade. Também se refere às características da atmosfera inferidas das observações contínuas durante certo período. O clima abrange maior número de dados e eventos possíveis das condições de tempo para determinada localidade ou região. Desta maneira, tempo e clima são dois termos que estão intimamente relacionados, mas, mesmo assim, distintos. É bom lembrar que a temperatura, chuva, vento, umidade, nevoeiro, nebulosidade, etc. formam o conjunto de parâmetros do tempo [...], e o clima, portanto, corresponde ao comportamento das condições atmosféricas de determinado lugar por muitos anos sucessivos.

    FONTE: Tempo e clima. Secretaria da Educação. Governo do Paraná. Disponível em: http://fdnc.io/8ZW. Acesso em: 22 mar. 2021.

MP107

NOS DIAS DE CHUVA, É IMPORTANTE SAIR COM GALOCHAS (BOTAS DE BORRACHA), GUARDA-CHUVA, CAPA DE CHUVA OU CASACO IMPERMEÁVEL.

OS DIAS NUBLADOS SÃO AQUELES EM QUE HÁ MUITAS NUVENS NO CÉU.

PODE HAVER VENTO TANTO EM DIAS QUENTES QUANTO FRIOS, CHUVOSOS OU NUBLADOS.

O TEMPO METEOROLÓGICO PODE MUDAR DURANTE O DIA. DE MANHÃ PODE ESTAR ENSOLARADO E NO FIM DO DIA PODE ESTAR CHUVOSO, POR EXEMPLO.

POR MEIO DA PREVISÃO DO TEMPO, PODEMOS SABER QUAIS MUDANÇAS PODEM OCORRER COM O TEMPO METEOROLÓGICO AO LONGO DO DIA OU DA SEMANA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. COMO VOCÊ ACHA QUE O TEMPO METEOROLÓGICO ESTARÁ HOJE À NOITE?
    PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. CERQUE COM UMA LINHA AS IMAGENS DOS OBJETOS QUE DEVEM SER USADOS EM DIAS DE CHUVA.
Imagem: Um par de óculos de sol de cor marrom. Fim da imagem.
Imagem: Uma capa de chuva de cor amarela. Fim da imagem.
Imagem: Um casaco de frio de cor azul, quente. Fim da imagem.
Imagem: Um par de botas de plástico azul. Fim da imagem.
Imagem: Um guarda-chuva de cor preta, aberto. Fim da imagem.
Imagem: Uma blusa regata de cor rosa. Fim da imagem.
Imagem: Um short de cor azul. Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: circular capa; botas; guarda-chuva

5. LIGUE O DESENHO DE CADA OBJETO À SITUAÇÃO EM QUE ELE DEVE SER USADO.

Coluna 1

Imagem: Ilustração. Um par de óculos de sol de cor preta com armação verde. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um casaco de inverno de cor cinza com parte inferior em marrom.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um chapéu redondo de cor bege  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um guarda-chuva aberto de cor preta.  Fim da imagem.

Coluna 2

Imagem: Ilustração. Céu diurno cor azul-claro, com nuvens brancas com um sol redondo ao centro.  Fim da imagem.

LEGENDA: DIA ENSOLARADO FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Céu nublado de cor cinza, com grãos de chuva.  Fim da imagem.

LEGENDA: DIA CHUVOSO FIM DA LEGENDA.

Observação: AS IMAGENS DESTA PÁGINA NÃO ESTÃO NA MESMA PROPORÇÃO. CORES FANTASIA. Fim da observação.

PROFESSOR Resposta: DIA ENSOLARADO: chapéu; óculos de sol. DIA CHUVOSO: casaco, guarda-chuva.
MANUAL DO PROFESSOR
  1. Atividade 3. Para responder essa atividade, peça aos estudantes que se lembrem de como foram as noites anteriores, pois é comum que as temperaturas sejam relativamente constantes, ou seja, a temperatura da noite de hoje ser parecida com a da noite anterior. No entanto, em algumas situações podem ocorrer mudanças bruscas de temperatura. Caso tenha possibilidade, explore alguns sites que mostram a previsão do tempo e explore-os com os estudantes. Façam a busca pela cidade, identifiquem a data atual e explorem os símbolos e dados relacionados às condições do tempo, especialmente para o período noturno.
    • Atividades 4 e 5. Pergunte aos estudantes qual característica deve ter o material que é utilizado para fazer capas de chuva, por exemplo. Essa atividade favorece o desenvolvimento da habilidade EF01CI01.

MP108

ÁLBUM DE CIÊNCIAS

ACOMPANHE O TEXTO QUE O PROFESSOR VAI LER.

BRINCADEIRAS COM SOL E BRINCADEIRAS COM CHUVA

O TEMPO METEOROLÓGICO TAMBÉM MUDA AO LONGO DO ANO.

A REGIÃO NORTE DO BRASIL, POR EXEMPLO, APRESENTA UMA ÉPOCA MAIS SECA E UMA ÉPOCA MAIS CHUVOSA.

A PRESENÇA DO SOL OU DA CHUVA AJUDA A DECIDIR A BRINCADEIRA E A MELHOR HORA DE BRINCAR.

PARA BRINCAR NO CAMPINHO, JOGAR FUTEBOL, BRINCAR DE RODA, JOGAR TACO, CORRER MUITO, É SEMPRE BOM ESPERAR O SOL BAIXAR. POR FALAR EM CAMPINHO, CADA COMUNIDADE TEM O SEU, MAS NEM SEMPRE DÁ PRA USAR. NO INVERNO, ÉPOCA DE CHUVA, ELE DESAPARECE […] OU FICA BEM ENLAMEADO […].

FONTE: MARIE ANGE BORDAS. MANUAL DAS CRIANÇAS DO BAIXO AMAZONAS. 1. ED. SÃO PAULO: LIVROS DA MATRIZ, 2015. P. 54-55.

Imagem: Fotografia. Vista de local aberto com crianças jogando futebol sobre solo marrom, algumas delas estão vestidas com camiseta vermelha. À esquerda, contorno com grama de cor verde, uma canoa de madeira de cor marrom. Ao fundo, uma escadaria onde algumas crianças estão sentadas vendo o jogo. Em segundo plano, à esquerda, casas com os telhados triangulares e árvores de folhas verdes.  Fim da imagem.

LEGENDA: CRIANÇAS JOGANDO FUTEBOL NA ÉPOCA SECA NO MUNICÍPIO DE SÃO RAIMUNDO DO JARAGUÁ, AMAZONAS, EM 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Duas crianças vistas de costas. Uma dela está saltando para local com água de cor verde, ela tem cabelos longos pretos, sem camiseta e com bermuda verde com estampas coloridas e mãos sobre as coxas. À direita, uma menina vista de costas, de cabelos pretos grandes, vestida com blusa regata em azul-claro, short curto rosa, perto de local com madeira. Ao fundo, depois das águas, vegetação e uma casa de paredes brancas, com telhado cinza e três janelas.  Fim da imagem.

LEGENDA: CRIANÇAS BRINCANDO EM RIACHO NA FLORESTA AMAZÔNICA, NO MUNICÍPIO DE MANAUS, AMAZONAS, EM 2018. FIM DA LEGENDA.

Boxe complementar:

HORA DE ACESSAR

  • BARQUINHOS – TATAJUBA, CE. TERRITÓRIO DO BRINCAR. DISPONÍVEL EM: http://fdnc.io/ei8. ACESSO EM: 5 JAN. 2020.

    USANDO CAIXAS DE ISOPOR QUEBRADAS, AS CRIANÇAS DA COMUNIDADE DE TATAJUBA, NO CEARÁ, FAZEM CANOAS E APROVEITAM O VENTO PARA BRINCAR.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos da seção

  • Compreender que o tempo meteorológico varia de acordo com a região do país.
  • Relacionar diferentes modos de brincar com o tempo meteorológico.

    Avalie se os estudantes entenderam o significado de “meteorológico”. Leia o texto pausadamente e peça que identifiquem as palavras usadas para caracterizar o tempo meteorológico. Certifique-se de que todos localizem essas informações no texto.

    Proponha uma roda de conversa sobre as condições do tempo na região onde moram, tanto em dias recentes como em diferentes períodos do ano, comparando essas condições com as citadas no texto. Observe as condições do tempo que as crianças mencionam e explore como essas condições interferem no modo de vida de cada um. Comente que há regiões do país em que o inverno é mais seco e o verão mais chuvoso. Em outras, o inverno é a estação mais chuvosa. Estimule-os a contar quais atividades fazem nos dois tipos de tempo.

    Pergunte que tipo de atividades e brincadeiras eles fazem quando está sol e o que fazem quando chove, procurando saber também as razões de tais escolhas. Depois, veja quais são as atividades ou brincadeiras mais comuns em dias de chuva e aquelas preferidas em dias ensolarados.

    Caso tenha disponibilidade, use o vídeo “Barquinhos – Tatajuba, CE” em sala como ponto de partida para explorar a relação de certos brinquedos com as condições do tempo, como o vento. Proponha aos estudantes a confecção de algum brinquedo que também se relacione com o vento, a chuva, as nuvens ou o Sol. Você pode sugerir a biruta, da Atividade prática a seguir, pode fazer pipas, barquinhos impulsionados pelo vento, brincadeiras com água etc.

    BNCC em foco na dupla de páginas:

    EF01CI01, EF01CI05, EF01CI06

    Texto complementar

    Que tal levar os alunos para fora da sala de aula?

    Pode ser no pátio da escola, no seu entorno ou em outros espaços; a ideia é observar as relações da vida nestes ambientes. Estando fora da sala de aula, com um planejamento, as crianças fazem a observação, a comparação e a identificação de semelhanças e diferenças e podem ser mobilizadas a identificar aspectos, regularidades e padrões que despertem sua curiosidade, elaborando perguntas que podem gerar investigações.

    [...] A expressão oral, o registro nas mais variadas formas e, quando possível, a coleta de alguns materiais pode fazer parte dessa atividade. Outras estratégias de ensino e aprendizagem, como a pesquisa e a experimentação, por exemplo, podem ser utilizadas na busca de respostas. [...]

    ROMANATTO, M. C.; VIVEIRO, A. A. Alfabetização científica: um direito de aprendizagem. In: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Ciências da Natureza no Ciclo de Alfabetização. Caderno 8. Ministério da Educação. Brasília: MEC/SEB, 2015. p. 9.

MP109

ATIVIDADE PRÁTICA

CONSTRUÇÃO DE MODELO

ACOMPANHE AS INSTRUÇÕES QUE O PROFESSOR VAI LER.

CONSTRUINDO UMA BIRUTA

VOCÊ CONHECE A BIRUTA? A BIRUTA É UM INSTRUMENTO USADO PARA INDICAR A DIREÇÃO DO VENTO.

O QUE VOCÊ VAI FAZER

CONSTRUIR UMA BIRUTA.

DO QUE VOCÊ VAI PRECISAR

COADOR DE PANO COM ALÇA

TIRAS DE PAPEL CREPOM

COLA PARA TECIDO

TESOURA COM PONTAS ARREDONDADAS

COMO VOCÊ VAI FAZER

  1. CORTE O FUNDO DO COADOR DE PANO. ELE VAI FICAR COM DUAS ABERTURAS.
  1. COLE AS PONTAS DAS TIRAS DE PAPEL CREPOM AO REDOR DA REGIÃO CORTADA.
  1. CORRA COM A SUA BIRUTA EM VÁRIAS DIREÇÕES E VEJA O QUE ACONTECE.

    PARA VOCÊ RESPONDER

PROFESSOR Resposta pessoal.
Imagem: Ilustração. Objetos pertos um dos outros : uma tesoura vermelha com pontas cinzas, um corpo de amarela, uma tira de cor verde e outra tira de cor vermelha enroladas, três tiras desenrolados de cor rosa, amarelo e azul e um tuno de cola com embalagem de cor verde-claro e tampa em verde-escuro.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. À frente, um menino ruivo correndo, de par de óculos de grau vermelho quadrado, camiseta de cor verde com listras, bermuda vermelha e sapatos azuis. Ele segura no alto com a mão esquerda, uma biruta, objeto marrom com haste na vertical e com fitas coloridas em amarelo, verde, rosa e vermelho. Ao fundo, chão de cor laranja, com um escorregador vermelho à esquerda, muro longo em branco, com ilustrações de uma ilha, mar de água azul, nuvens, um barco e sombra de pássaros sobrevoando. Em segundo plano, vista parcial de árvores com folhas verdes, céu de cor azul-claro.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivo da seção

  • Construir um instrumento usado para indicar a direção do vento.

    Existem várias formas de fazer uma biruta. Nessa atividade, descrevemos a biruta em formato clássico, lembrando um cone.

    Aproveite a atividade para incentivar a curiosidade dos estudantes sobre o funcionamento do instrumento. A utilização da biruta para verificar a direção do vento é importante em aeroportos, aeródromos e heliportos. Esse objeto tem a função de orientar pilotos durante a decolagem e aterrisagem das aeronaves, pois essas manobras são facilitadas quando realizadas no sentido contrário do vento.

    Depois que eles fizerem o teste, pergunte detalhes da observação sobre como funciona o aparelho, quando ele funciona melhor e que materiais eles poderiam adicionar para melhorar o seu funcionamento.

    Aproveite a atividade para verificar se os estudantes compreenderam o funcionamento da biruta. Se for possível, deixe uma biruta em exposição no pátio da escola, para que eles possam observar a direção e também a intensidade do vento ao longo dos dias.

    Para você acessar

    Muito importante para os aviões, o que a biruta faz no aeroporto? Aero por trás da Aviação. Disponível em: http://fdnc.io/ei9. Acesso em: 22 mar. 2021.

    Vídeo que mostra o uso da biruta na aviação.

MP110

O QUE VOCÊ APRENDEU

  1. QUANTO TEMPO PASSOU DESDE QUE VOCÊ FEZ O BONECO COM “CABELO” DE ALPISTE?

    ( ) DIAS

    ( ) SEMANAS

    ( ) MESES

PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. ASSINALE EM QUE PARTE DO DIA VOCÊ REALIZA CADA UMA DAS ATIVIDADES A SEGUIR.

    • IR PARA A ESCOLA

    ( ) DE MANHÃ

    ( ) DE TARDE

    ( ) DE NOITE

    • ESCOVAR OS DENTES

    ( ) DE MANHÃ

    ( ) DE TARDE

    ( ) DE NOITE

    • BRINCAR

    ( ) DE MANHÃ

    ( ) DE TARDE

    ( ) DE NOITE

    • FAZER A LIÇÃO DE CASA

    ( ) DE MANHÃ

    ( ) DE TARDE

    ( ) DE NOITE

    • JANTAR

    ( ) DE MANHÃ

    ( ) DE TARDE

    ( ) DE NOITE

  1. OBSERVE AS FOTOGRAFIAS DOS ANIMAIS A SEGUIR.
Imagem: Fotografia. Um galho de árvore fino com um morcego de ponta cabeça de cor marrom-escuro, com orelhas pequenas e focinho pequeno. Ao fundo, folhas verdes.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Em um local com grama de cor verde, um cachorro de médio porte de cor marrom e cabeça em marrom-escuro, correndo, com uma bolinha azul-claro na boca.  Fim da imagem.

Observação: AS IMAGENS NÃO ESTÃO NA MESMA PROPORÇÃO. Fim da observação.

PROFESSOR Resposta: morcego.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos da seção

  • Retomar os objetivos estudados na unidade e o vocabulário aprendido.
  • Avaliar o processo de aprendizagem em relação aos conteúdos abordados na unidade.

    Aproveite para identificar e elucidar possíveis dúvidas que os estudantes ainda tiverem sobre os principais conceitos estudados na unidade.

  • Atividade 1. Caso você identifique alguma dificuldade na realização dessa atividade, mostre um calendário ao estudante. Junto com ele, marquem a data do início do experimento e a data atual. Em seguida, contem a quantidade de dias entre essas duas datas. Comente que a cada 7 dias temos uma semana, e a cada período de cerca de 30 dias, temos um mês. Assim, estimem se o número de dias passados corresponde a uma ou mais semanas ou se chega a completar 1 mês.
  • Atividade 2. Essa atividade favorece a consolidação da habilidade EF01CI05, ao identificar e nomear os diferentes períodos diários (manhã, tarde, noite), assim como as atividades que são feitas em cada um dos períodos. Verifique se todas as respostas estão de acordo com o esperado; caso contrário, converse com os estudantes e procure saber as razões de suas respostas.
  • Atividade 3. O morcego é um animal de hábito noturno, ou seja, se alimenta durante a noite.

    BNCC em foco na dupla de páginas:

    EF01CI05, EF01CI06

    Sugestão de atividade: Campanha do agasalho

    Uma maneira de perceber a passagem do tempo é observar quando as roupas ou calçados ficam apertados. Pergunte aos estudantes se eles já observaram que, com o passar do tempo, as roupas ficam mais curtas e os sapatos, mais apertados.

    Proponha a organização de uma campanha do agasalho. Sugira que tragam algumas peças de roupa deles ou de seus familiares que não servem mais e combinem um dia para reunir e organizar os itens doados. Primeiramente, peça aos estudantes que organizem as roupas e acessórios de acordo com as condições do tempo mais adequadas ao seu uso, especialmente para dias frios e dias quentes. Depois, peça que separem as roupas de acordo com a fase da vida que eles acham que aquelas roupas seriam indicadas. Em ambas as situações, explore as razões dessas escolhas.

    Depois, combinem uma visita a alguma instituição, como creches, para fazer as doações. Lembre os estudantes de que as roupas doadas não devem estar rasgadas nem sujas e de que eles devem ter a autorização dos pais para doá-las.

MP111

AVALIAÇÃO PROCESSUAL

  1. ENUMERE DE 1 A 4 A SEQUÊNCIA DE CRESCIMENTO DE CLÁUDIA.
Imagem: Ilustração. Uma mulher morena, de cabelos pretos longos com franja, usando blusa de mangas curtas em rosa. Ela está sentada de frente para mesa com um computador portátil de cor cinza. À direita, vista parcial de estante com livros e mural marrom com folhas coloridas penduradas.  Fim da imagem.

LEGENDA: ADULTA FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Dentro de um cesto redondo de cor marrom-claro, uma bebê de pele morena, cabelos pretos com roupa de mangas compridas cobrindo as pernas de cor azul-claro, com detalhes em amarelo e babador de cor lilás com bolinhas brancas. Ela está deitada sobre almofada de cor vermelha. À esquerda dela, uma peteca de penas coloridas em amarelo, azul e vermelho e um chocalho à direita em vermelho.  Fim da imagem.

LEGENDA: BEBÊ. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Senhora de pele morena, cabelos grisalhos, vestido de cor amarela com estampa florida em vermelho, laranja e folhas verdes. Ela está deitada sobre uma rede de cor marrom-claro, em local com grama de cor verde com árvore em segundo plano. Fim da imagem.

LEGENDA: VELHICE FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Em uma sala de aula, menina de pele morena, com cabelos pretos presos no alto, com faixa de cor amarela, com uniforme de cor branca com detalhes em azul, com um livro de capa vermelha, com um estojo lilás na mesa e lápis amarelo. Ao fundo, vista parcial de outras carteiras escolares.  Fim da imagem.

LEGENDA: CRIANÇA FIM DA LEGENDA.

PROFESSOR Resposta: Sequência correta: 3, 1, 4, 2.
PROFESSOR Resposta: Os estudantes podem citar que, entre a fase adulta e a velhice, é possível perceber algumas mudanças em Cláudia: o cabelo ficou grisalho, ela passou a ter mais marcas de expressão e rugas no rosto e talvez tenha parado de trabalhar.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. FAÇA UM DESENHO OU ESCREVA PALAVRAS QUE REPRESENTEM O TEMPO METEOROLÓGICO QUE ESTÁ FAZENDO HOJE.
PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Atividade 4. Essa atividade explora aspectos da habilidade EF01CI06, uma vez que se apresenta um exemplo de como a sucessão de dias e noites orienta o ritmo de crescimento e desenvolvimento dos seres humanos. Além de identificar as fases do desenvolvimento, é possível avaliar se os estudantes conseguem ordená-las cronologicamente, por meio de uma sequência indicada por números. Verifique se todos os estudantes citam uma ou mais mudanças no desenvolvimento da Cláudia. Assim, verifique se todos comparam e reconhecem elementos da representação da personagem, nas imagens, entre as duas fases.
  • Atividade 5. Aproveite para retomar a diferença entre tempo cronológico e meteorológico. Uma possibilidade é incentivar a troca dos desenhos para que os estudantes reconheçam alguns elementos usados de forma semelhante ou diferente pelos colegas. Verifique se eles discordam de alguma representação e conversem sobre ela. Essa estratégia contribui para identificar eventuais equívocos no processo de ensino-aprendizagem.

    Para o estudante ler

    BANDEIRA, P. Por enquanto eu sou pequeno. São Paulo: Moderna, 2002.

    Livro narrado por um garotinho que, por meio da poesia, fala sobre seu crescimento.

MP112

Comentários para o professor:

Conclusão da Unidade 3

O processo de avaliação formativa dos estudantes pode incluir seminários ou atividades orais; rodas de conversa ou debates; relatórios ou produções individuais; trabalhos ou atividades em grupo; portfólios; autoavaliação, encenações e dramatizações, entre muitos outros instrumentos e estratégias.

Conceitos e habilidades desenvolvidos nesta unidade podem ser identificados por meio de uma planilha de avaliação da aprendizagem, como a que está apresentada a seguir. O professor poderá copiá-la, fazendo os ajustes necessários, de acordo com sua prática pedagógica.

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Nome:

Ano/Turma:

Número:

Data:

Professor(a) :

Legenda:

S: Sim

N: Não

P: Parcialmente

Objetivo

Desempenho

Observação

Identifica e nomeia diferentes escalas de tempo (dia, semana, mês e ano)?

Compreende a periodicidade da realização de algumas atividades?

Compreende que os diferentes períodos do dia também interferem na atividade de animais e plantas?

Compreende a ideia de que os seres vivos passam por mudanças que obedecem a uma ordem e que são comuns a todos?

Identifica mudanças no corpo como uma das formas de observar a passagem do tempo?

Percebe mudanças no corpo e no desenvolvimento?

Diferencia o tempo cronológico do meteorológico?

Percebe que o tempo meteorológico influencia a rotina diária das pessoas?

Promove a conscientização de que os idosos têm muito a contribuir com a sociedade?

Reflete sobre brincadeiras de meninos e de meninas?

Organiza e registra informações por meio de desenhos ou palavras?

Compreende e realiza a leitura de imagens?

Realiza corretamente as etapas de um experimento?

Adota os cuidados necessários ao realizar experimentos científicos

Apresenta dados e resultados de investigações?

Reconhece e relaciona períodos do dia, dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, quando necessário?

Planeja e produz (re)contagens de histórias, tiras e histórias em quadrinhos?

Localiza informações explícitas em textos?

MP113

Sugestão de ficha de autoavaliação do estudante

Fichas de autoavaliação, como a reproduzida a seguir, podem ser aplicadas ao final de cada unidade. O professor pode fazer os ajustes de acordo com as necessidades da turma.

AUTOAVALIAÇÃO DO ESTUDANTE

NOME:

MARQUE UM X EM SUA RESPOSTA PARA CADA PERGUNTA.

SIM

MAIS OU MENOS

NÃO

1. PRESTO ATENÇÃO NAS AULAS?

2. PERGUNTO AO PROFESSOR QUANDO NÃO ENTENDO?

3. SOU PARTICIPATIVO?

4. RESPEITO MEUS COLEGAS E PROCURO AJUDÁ-LOS?

5. SOU EDUCADO?

6. FAÇO TODAS AS ATIVIDADES COM CAPRICHO?

7. TRAGO O MATERIAL ESCOLAR NECESSÁRIO E CUIDO BEM DELE?

8. CUIDO DOS MATERIAIS E DO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA?

9. GOSTO DE TRABALHAR EM GRUPO?

10. RESPEITO TODOS OS COLEGAS DE TURMA, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS?

11. SEI IDENTIFICAR OS PERÍODOS DE UM DIA: MANHÃ, TARDE E NOITE?

12. RECONHEÇO AS ATIVIDADES REALIZADAS EM DIFERENTES PERÍODOS DO DIA?

13. COMPREENDO QUE TODOS OS SERES VIVOS POSSUEM CICLOS DE VIDA E SE MODIFICAM COM O TEMPO?

14. IDENTIFICO COMO ESTÁ O TEMPO METEOROLÓGICO?

15. IDENTIFICO AS CARACTERÍSTICAS DAS ROUPAS USADAS NOS DIAS CHUVOSOS, DE FRIO E DE CALOR?