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UNIDADE 1. Cuidar da saúde
LEGENDA: Memórias de Infância – Brincadeiras de Rua, obra feita por Ricardo Ferrari, em 2009. Óleo sobre tela, 2009. 80 centímetros × 120 centímetros. Coleção particular. FIM DA LEGENDA.
- Conhecer o conceito de saúde.
- Identificar hábitos e atitudes que promovem a saúde.
- Reconhecer aspectos sociais ligados à saúde.
- Reconhecer hábitos de higiene.
- Compreender que hábitos de higiene ajudam a prevenir doenças.
- Conhecer uma maneira correta de escovar os dentes.
- Relacionar hábitos de higiene e períodos do dia.
- Identificar objetos e produtos que podem causar acidentes domésticos.
- Compreender a importância das atividades físicas para a manutenção de uma vida saudável.
- Perceber a importância da postura e entender que ela é dinâmica.
- Reconhecer que brincadeiras podem ser atividades físicas.
- Compreender a importância do descanso.
- Reconhecer que o sono é fundamental para o aprendizado, o crescimento e o bom humor.
- Refletir sobre a importância de uma convivência saudável.
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Boxe complementar:
VAMOS CONVERSAR
- Você gosta de brincar? Por quê?
- Você conhece as brincadeiras mostradas na pintura?
- Você brinca de alguma delas?
- Você acha que brincar é importante para a sua saúde?
Fim do complemento.
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Investigar o assunto
Cuidados na infância
A maneira como cuidamos do nosso corpo na infância pode afetar outras fases de nossa vida. Por isso, é muito importante ouvir os conselhos que os mais velhos têm para nos dar.
O que você vai fazer
Entrevistar um adulto da família para saber como ele se cuidava quando era criança.
Como você vai fazer
- Antes da entrevista, leia a ficha da página ao lado. É importante conhecer as perguntas que você vai fazer.
- Escolha um adulto da sua família e pergunte se pode fazer uma entrevista com ele.
- Faça as perguntas da ficha e anote as respostas. Se precisar, peça ao entrevistado que faça isso para você.
- Ao final da entrevista, peça ao entrevistado que envie uma mensagem aos colegas de sua sala sobre a importância dos cuidados na infância.
- Anote a mensagem para ler em sala de aula. Se possível, grave um vídeo com você ou seu entrevistado lendo essa mensagem.
Para você responder
- Anote a mensagem para ler em sala de aula. Se possível, grave um vídeo com você ou seu entrevistado lendo essa mensagem.
- Leve a ficha preenchida para a escola. Compartilhe com os colegas as informações que você obteve na entrevista.
- As respostas que os seus colegas obtiveram são parecidas com as suas?
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Nome do entrevistado: _____
parentesco (faça um X ):
( ) Pai ou mãe
( ) Tio ou tia
( ) Avô ou avó
( ) Irmão ou irmã
( ) Padrasto ou madrasta
( ) Outro parente
- Como você cuidava da saúde quando era criança?
_____
- Esses cuidados foram importantes? Por quê?
_____
- Você acha que poderia ter feito algo diferente para cuidar da saúde na infância? Se sim, o quê?
_____
- Que conselhos você pode dar a uma criança para que ela cresça saudável?
_____
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CAPÍTULO 1. O que é saúde?
Ter saúde não significa apenas não estar doente. É necessário que o corpo, a mente e nossos relacionamentos estejam bem.
Por isso, é importante cuidar do corpo, da mente, prevenir acidentes e prestar atenção às nossas emoções.
A saúde também depende da nossa relação com as outras pessoas. Relações saudáveis são aquelas em que nos sentimos bem, somos acolhidos e respeitados.
Exemplos de atitudes essenciais para manter a saúde:
- Cuidar da higiene;
- Brincar;
- Praticar atividades físicas;
- Ter momentos de descanso;
- Manter boas relações com a família e com os amigos;
- Ter uma alimentação variada, saudável e em quantidades adequadas;
- Consultar um médico sempre que necessário.
- Como você cuida da sua saúde?
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- Leia, em voz alta, o trecho de uma história em quadrinhos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente que o professor vai indicar.
LEGENDA: História em quadrinhos Turma da Mônica, de Mauricio de Sousa. FIM DA LEGENDA.
- Você conhece o significado da palavra estatuto?
- Além da prioridade em receber socorro e atenção odontológica, você conhece outros direitos das crianças?
- Faça um desenho de um cuidado com a saúde que você conhece e que está relacionado à prevenção de danos à saúde.
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CAPÍTULO 2. Cuidar da higiene
As práticas de higiene são ações e hábitos que ajudam a manter a saúde. Com essas ações e esses hábitos, podemos evitar o contato com microrganismos que podem causar doenças.
Vamos lembrar alguns hábitos de higiene? Leia, em voz alta, o trecho que o professor indicar.
LEGENDA: A água deve ser filtrada ou fervida antes de ser consumida. FIM DA LEGENDA.
A água deve ser fervida e manuseada somente por um adulto.
LEGENDA: É importante cortar as unhas para evitar que sujeira e microrganismos se acumulem debaixo delas. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: É importante lavar as mãos depois de brincar e antes de comer. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Devemos cuidar para que a nossa casa e a escola estejam sempre limpas e organizadas. FIM DA LEGENDA.
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LEGENDA: Escovar os dentes e usar fio dental depois das refeições impede a ação dos microrganismos que causam as cáries. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Ao tomar banho, retiramos sujeira e microrganismos da pele. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: É necessário lavar bem frutas e verduras para remover a sujeira e os microrganismos que podem causar doenças. FIM DA LEGENDA.
- Quais hábitos de higiene você considera importantes para o seu dia a dia? Quais você pratica?
- Observe a história a seguir.
- Na sua opinião, por que o menino ficou doente?
- Crie uma história usando as imagens desta atividade. Depois, conte essa história para um adulto.
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- Leia as dicas para um colega e observem as imagens para descobrir a palavra correspondente em cada caso.
- Devem ser lavadas antes de ser consumidas.
V _____ _____ _____ _____ _____ _____ _____
- Podem surgir quando não escovamos os dentes.
C _____ _____ _____ _____ S
- Objeto que usamos para comer.
_____ _____ _____ F _____
- Devem ser aparadas para que não acumulem sujeira.
_____ _____ H _____ _____
- Objeto que usamos para escovar os dentes.
_____ S _____ _____ _____ _____
- Produto que usamos para remover sujeira e microrganismos que ficam sobre a pele.
_____ _____ _____ _____ _____ E _____ E
Observação:Os elementos da página não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
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Higiene da boca
Veja como usar o fio dental e a escova de dentes para fazer a higiene de seus dentes, gengiva e língua.
- Para limpar entre os dentes e também a gengiva, enrole um pedaço de fio dental nos dedos indicadores.
- Passe o fio por entre os dentes, fazendo o movimento de vaivém. Repita esse passo em todos os dentes.
- Coloque creme dental na escova, uma porção do tamanho de meio grão de ervilha. Escove dente por dente fazendo movimentos circulares.
- Escove a parte dos dentes usada para mastigar com movimentos de vaivém.
- Na parte interna dos dentes da frente, incline a escova e escove da gengiva para as pontas dos dentes.
- Por último, escove a língua suavemente, da parte interna até a ponta.
FONTE: Adaptado de: Periodontia Clínica de Carranza, de Michael G. Newman (org.). Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
- De acordo com as orientações acima, numere a sequência ideal de higiene da boca nestas imagens.
( )
( )
( )
( )
- Mostre as imagens a um adulto e explique como deve ser feita a higiene da boca.
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Para ler e escrever melhor
Observação: O texto a seguir descreve cuidados em cada fase da vida. Fim da observação.
Cuidar da saúde da boca a vida toda
Conheça alguns cuidados que as pessoas devem ter com a saúde da boca em diferentes fases da vida.
Infância
Bebê (0 a 24 meses): quando os dentes estão para nascer, os pais devem massagear a gengiva do bebê para aliviar o incômodo. Quando os dentes nascem, os pais devem escovar os dentes e a língua do bebê.
Criança (2 a 11 anos): a criança deve aprender a escovar os dentes sozinha, a usar o fio dental e a manter uma rotina de escovação e limpeza da língua. É importante também evitar quedas, que podem provocar cortes na boca e dentes quebrados. Em geral, é nessa fase que os dentes de leite caem e a dentição definitiva nasce.
Adolescência
O adolescente enfrenta o nascimento dos dentes do siso, cada um localizado em um canto da boca. Comer alimentos gelados ajuda a aliviar a dor nessa fase. Os cuidados praticados com os dentes na infância devem continuar por toda a vida.
Em todas as fases da vida é importante consultar um dentista regularmente.
Analise
- Quando é necessário começar a cuidar da saúde da boca?
_____
- De quais fases da vida o texto trata?
_____
23
Organize
- Ligue o cuidado com a saúde da boca e a fase em que isso deve ser feito.
Coluna 1
- Escovar os dentes sem ajuda.
- Ter a gengiva massageada pelos pais.
- Comer alimentos gelados para aliviar a dor.
Coluna 2
- Bebê
- Criança
- Adolescente
Escreva
- Veja no quadro abaixo os cuidados que os adultos e os idosos devem ter com os dentes.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Fase da vida |
Adulto |
Idoso |
---|---|---|
Cuidados |
Escovar os dentes. |
Escovar os dentes. |
Passar fio dental. |
Passar fio dental. |
|
Usar enxaguante bucal. |
Se usar prótese dentária, limpar com cuidado. |
|
Consultar um dentista. |
Consultar um dentista. |
- Faça um desenho para representar um dos cuidados que um adulto ou um idoso deve ter com a saúde da boca. Crie uma legenda para o seu desenho.
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Higiene e os períodos do dia
As tarefas que realizamos todos os dias fazem parte da nossa rotina . É importante manter uma rotina de higiene. Conheça a rotina de Lorena, como exemplo.
De manhã:
Quando o Sol nasce e o céu fica claro, Lorena acorda. Então, ela toma banho, penteia os cabelos, coloca uma roupa limpa, toma café da manhã, escova os dentes e vai para a escola.
Na hora do almoço:
Perto do meio-dia, quando o Sol está alto no céu, é hora de almoçar. Lorena chega da escola e lava as mãos antes de comer. Depois da refeição, escova os dentes.
De noite:
Após o pôr do sol no horizonte, o céu está escuro. Está na hora de lavar as mãos para jantar e, depois, escovar os dentes. Ela coloca um pijama limpo e dorme cedo, para descansar bem.
- Você repara na posição do Sol enquanto realiza uma atividade?
- Você prefere fazer suas atividades durante o dia ou à noite? Por quê?
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Cuidado com produtos de limpeza
Alguns produtos de limpeza podem ser perigosos. Por isso você não deve mexer neles. Sempre que precisar limpar algum lugar ou objeto, peça ajuda a um adulto.
- Circule:
- De azul os elementos usados para higiene pessoal.
- De vermelho os produtos usados para limpar a casa.
Observação: Os elementos não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
Higiene das roupas
Roupas sujas, principalmente as roupas íntimas, podem conter microrganismos. Por isso, após o banho, é importante trocá-las por roupas limpas.
Os pés suam bastante. Certos microrganismos que se encontram em nossa pele, ao se alimentarem do suor, liberam mau cheiro. Por isso, é preciso trocar as meias sujas e limpar os sapatos por dentro.
Estender as roupas ao sol faz com que elas sequem mais rápido. Além disso, evita que fiquem com cheiro ruim, o que também é causado por microrganismos.
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Atividade prática. Experimento
A cor dos materiais e o aquecimento causado pelo Sol
Você acha que a cor de um objeto pode influenciar o aquecimento causado pelo Sol?
O que você vai fazer
Investigar se a cor de um recipiente influencia o aquecimento da água que ele contém causado pelo Sol.
Material
- 1 balde preto
- 1 balde branco
- 1 termômetro digital
- água
Como você vai fazer
- Coloquem a mesma quantidade de água em cada um dos baldes.
- Com o termômetro digital, meçam a temperatura da água em cada balde. Anotem esses dados na coluna “temperatura inicial” do quadro da página seguinte.
- Levem os baldes para um local bem ensolarado.
- Deixem os baldes expostos ao sol por cerca de duas horas.
- Meçam novamente a temperatura da água com o termômetro digital.
- Anotem os novos dados na coluna “temperatura final” do quadro.
- Calculem a diferença entre as temperaturas final e inicial e preencham a coluna “aquecimento” com os valores obtidos.
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Tabela: equivalente textual a seguir.
Tabela de resultados |
|||
---|---|---|---|
Temperatura inicial |
Temperatura final |
Aquecimento |
|
Balde branco |
_____ |
_____ |
_____ |
Balde preto |
_____ |
_____ |
_____ |
Para você responder
- Antes de
serem
expostos ao sol, a temperatura da água era a mesma nos dois baldes? E após a exposição ao sol?
_____
- O aquecimento da água foi o mesmo nos dois baldes?
_____
- Com base no resultado do experimento, circule a camiseta com a cor que você escolheria para usar em um dia ensolarado.
- Explique para seus colegas a sua escolha.
- Explique a seus familiares a cor de roupa que deve ser usada em dias ensolarados.
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CAPÍTULO 3. Movimentar o corpo
As brincadeiras podem envolver movimentos do corpo. Quando você corre, pula e se abaixa, ao brincar de pega-pega, realiza atividades físicas.
Quando se fala em criança saudável, também significa falar de criança feliz. As brincadeiras são uma ótima forma de se divertir com os amigos e se animar.
- Qual é a sua brincadeira favorita?
LEGENDA: A peteca indígena é feita de palha e pedrinhas. Tribo Kalapalo, Parque Indígena do Xingu, Mato Grosso, em 2018. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Brincadeira de amarelinha no município de Presidente Prudente, São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.
Boxe complementar:
Hora de acessar
- Brincadeiras com petecas em diversas regiões do Brasil. Território do brincar. Disponível em:
http://fdnc.io/ein. Acesso em: 5
jan.
2021.
Diferentes materiais para fazer o mesmo brinquedo, que diverte crianças em diversas regiões do Brasil.
Fim do complemento.
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- Observe as imagens e leia as legendas em voz alta.
LEGENDA: Bola de couro natural costurado. É pesada e encharca com facilidade. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Bola de couro sintético colado. É leve e não deixa a água entrar. FIM DA LEGENDA.
- Qual é o material de cada bola?
_____
- Qual delas é melhor para jogar em um campo molhado? Por quê?
_____
- Observe os brinquedos da imagem. Você acha que a bola e a pipa poderiam ser feitas do mesmo material?
_____
30
- Marque as alternativas corretas.
( ) Diversão é importante para a saúde.
( ) Brincar é perder tempo.
( ) Muitas vezes, realizamos atividades físicas quando brincamos.
- Lila decidiu construir um carrinho para brincar com os colegas.
- Circule de azul quais materiais você acha que ela vai escolher.
Observação: Os elementos da página não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
- Explique a um
colega
as suas escolhas.
Cuidados ao brincar e ao se exercitar
Ao brincar e praticar atividades físicas, temos de tomar alguns cuidados para evitar acidentes. Leia, em voz alta, o trecho que o professor vai indicar.
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Esportes e danças
Praticar esportes e dançar também faz bem para a saúde, fortalecendo o corpo e desenvolvendo as habilidades motoras e o equilíbrio.
A prática de esportes ajuda a desenvolver respeito aos outros, atenção, autocontrole e trabalho em equipe. Muitos esportes têm versões adaptadas para pessoas com deficiência.
Dançar ajuda a evitar o desânimo e a tristeza e estimula a criatividade e a imaginação. A dança permite que crianças, adultos e idosos se divirtam juntos.
LEGENDA: Crianças jogam basquete adaptado na França, em 2017. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Grupo de jongo Núcleo de Arte e Cultura de Campos, no município de Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, em 2019. FIM DA LEGENDA.
- Desenhe abaixo algum esporte ou alguma dança que você pratica ou gostaria de praticar.
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Atividade prática. Uso de instrumento
Medindo a pulsação
As batidas do coração podem ser percebidas pela pulsação. Para saber se o coração bate mais rápido ou mais devagar, costuma-se contar quantas vezes ele bate em um minuto (número de pulsações).
O que você vai fazer
Usar um relógio ou cronômetro para medir sua pulsação antes e depois de uma atividade física.
Material
- Relógio ou celular com cronômetro
Como você vai fazer
Etapa 1: sentir a pulsação
- Para aprender a sentir a pulsação, encoste dois dedos em um dos pulsos.
LEGENDA: Aperte levemente o pulso até sentir a pulsação. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Também é possível sentir a pulsação encostando os dedos na lateral do pescoço. FIM DA LEGENDA.
Etapa 2: medir a pulsação
- Formem duplas. Um estudante vai ficar responsável por marcar o tempo com o relógio ou o cronômetro. O outro vai ficar sentado em uma cadeira por dois minutos, em repouso.
- Passados dois minutos, o estudante que marcou o tempo deve achar a pulsação do colega que ficou em repouso e contar o número de batimentos dele durante 15 segundos. Esse número deve ser anotado no quadro da página seguinte.
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- Em seguida, o estudante que ficou sentado deve pular sem sair do lugar durante um minuto.
- Depois de 1 minuto, o colega que marcou o tempo deve achar a pulsação e contar o número de batimentos durante 15 segundos. Esse número também deve ser registrado no quadro abaixo.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Situação |
Batimentos em 15 segundos |
---|---|
Em repouso |
_____ |
Depois de pular |
_____ |
Para você responder
- Sabendo que 1 minuto tem 60 segundos, calcule a quantidade de batimentos por minuto:
- Em repouso: _____
- Depois de pular: _____
- Compare o
número
de batimentos por minuto durante o repouso e depois de pular. O que você observou?
_____
- É possível sentir outras mudanças no corpo depois de pular por um minuto? Se sim, quais?
_____
- Explique a um adulto como calcular a quantidade de batimentos do coração e meça a pulsação dele antes de dormir e ao acordar.
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Cuidados com a postura
A posição em que mantemos nosso corpo ao sentar, deitar ou nos movimentar é chamada de postura .
Estar atento à postura é uma forma de cuidar da saúde.
- Você já prestou atenção em sua postura?
- Demonstre para um
colega
sua
postura
ao caminhar.
Manter uma postura correta evita que o corpo faça esforços desnecessários. Uma má postura pode causar dor, fadiga ou lesões.
- Demonstre para um
colega
sua
postura
ao caminhar.
LEGENDA:
Olhar para a frente.
Manter os ombros para trás e o peito aberto.
Mover os braços no ritmo dos passos.
Manter as costas retas.
Ao dar o passo, apoiar primeiro o calcanhar no chão.
Dobrar os joelhos ao mover a perna. FIM DA LEGENDA.
Ao sentar, também é preciso manter as costas retas e deixar os pés apoiados no chão.
Mas lembre-se de que ficar muito tempo em uma mesma posição é cansativo. Após passar certo tempo sentado, por exemplo, é necessário mudar de posição ou levantar e caminhar um pouco.
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ÁLBUM de Ciências
Dicas para o uso da mochila
A mochila é uma ótima aliada no dia a dia. Veja algumas dicas para usar a mochila de forma adequada.
- Escolha uma mochila com alças largas e que não seja muito grande.
- Evite carregar a mochila apoiada em um ombro só.
LEGENDA: As alças da mochila devem ser ajustadas para que ela fique na altura dos ombros. Os livros e os cadernos maiores e mais pesados devem ser colocados perto das costas. FIM DA LEGENDA.
- A quantidade de quilogramas a ser carregada na mochila varia de acordo com a massa de cada criança, por isso, evite carregar materiais desnecessários. Veja três exemplos no quadro abaixo.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Massa da criança |
Massa total da mochila |
---|---|
20 quilogramas |
2 quilogramas |
25 quilogramas |
2,5 quilogramas |
30 quilogramas |
3 quilogramas |
Caso escolha usar uma mochila de rodinhas, a alça do carrinho deve ficar na altura da cintura. Assim, você consegue caminhar com as costas retas. Mantenha a mochila sempre ao lado do corpo, não atrás.
- Com a ajuda de um adulto, retire da mochila os objetos que não serão usados. Depois arrume os demais materiais de acordo com o que você aprendeu.
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O mundo que queremos
LEGENDA: Formação cidadã. FIM DA LEGENDA.
Brincadeira para todos
As crianças são bem diferentes umas das outras. Porém, todas têm o direito de brincar!
Por isso, é preciso pensar em brincadeiras com regras e materiais que possam atender às necessidades de todos.
Uma criança com deficiência visual, por exemplo, utiliza a audição e o tato para localizar os objetos e as pessoas. Assim, as brincadeiras podem incluir objetos que produzam som, como guizos ou chocalhos.
Crianças com deficiência auditiva podem ser incluídas nas brincadeiras que utilizam gestos e cartões coloridos no lugar de fala ou sons.
É preciso ter muito cuidado com os objetos usados e com as regras das brincadeiras, para evitar acidentes. O importante é descobrir maneiras para que todos possam brincar juntos!
Observação: Os elementos da página não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
Compreenda a leitura
- O que é necessário para que todas as crianças possam participar das brincadeiras?
_____
37
- Crianças com que tipo de deficiência podem participar das brincadeiras mostradas a seguir?
LEGENDA: Todos vendados. FIM DA LEGENDA.
_____
LEGENDA: Uso de placas. FIM DA LEGENDA.
_____
Vamos fazer
- A turma vai participar de uma brincadeira chamada pega-pega caçador, que é adaptada para crianças com dificuldades de locomoção. Vocês vão precisar de uma bola.
- Sentem-se espalhados em um espaço amplo, como a quadra ou o pátio da escola.
- Escolham uma criança para ser o caçador. As demais serão os fugitivos.
- Neste pega-pega não é permitido levantar durante a brincadeira, apenas mover o tronco e se locomover sentado.
- O caçador começa segurando a bola e deve lançá-la nos fugitivos.
- Os fugitivos que forem atingidos pela bola passam a ser caçadores. Os caçadores podem passar a bola entre si para atingir os fugitivos.
- O último fugitivo a ser tocado pela bola vence a brincadeira.
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CAPÍTULO 4. Descanso e convivência
Depois de brincar, passear ou estudar, podemos ficar cansados. Isso é um sinal de que nosso corpo precisa de descanso.
Uma forma de descansar é dormir. Dormir bem é importante para a aprendizagem, para o crescimento e para o humor. Dormir pelo menos 8 horas por dia é um hábito saudável.
Quando não descansamos o suficiente, podemos ficar doentes ou irritados.
Para descansar durante o dia, é bom ficar sem fazer nada ou relaxar com atividades como desenhar, ler um livro ou conversar.
- O que você gosta de fazer para descansar?
- Observe a história a seguir.
- Conte a um colega o que acontece nessa história.
- O garoto dormiu pelo menos oito horas
nessa
noite?
_____
- Como você acha que o garoto está se sentindo na última imagem? Por que ele está assim?
_____
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Convivência
Os seres humanos são animais sociais, assim como as formigas e os elefantes. Isso quer dizer que vivemos em sociedade .
LEGENDA: Os elefantes africanos vivem em grupos familiares. FIM DA LEGENDA.
Conviver é compartilhar o tempo e os lugares com a família, os amigos e as outras pessoas. Manter uma boa convivência é fundamental para a saúde.
Lembre-se de que cada pessoa tem um jeito de ser e todas devem ser respeitadas. Demonstramos respeito pelo outro quando somos gentis e atenciosos.
- Crie uma legenda para as imagens a seguir.
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- Pinte apenas os quadrinhos com as ações relacionadas à boa convivência.
( ) Ser educado
( ) Agredir
( ) Xingar
( ) Ouvir
( ) Ser gentil
( ) Quebrar
( ) Ser atencioso
( ) Ajudar
- Leia a tirinha da Mônica e do Cebolinha para um colega.
LEGENDA: Tirinha Turma da Mônica, de Mauricio de Sousa. FIM DA LEGENDA.
- O que se passa no início da história?
_____
- Como Cebolinha queria resolver as diferenças com a Mônica?
_____
- O que ela entendeu?
_____
- O que você diria para eles pararem de brigar?
_____
41
Atividade prática. Pesquisa
Bullying
Provocações, xingamentos ou outras agressões que uma ou mais pessoas cometem contra outra pessoa são chamados de bullying .
Quando é praticado na escola, o bullying pode fazer com que a vítima das agressões perca o interesse em estudar. É papel de todos combater o bullying .
O que você vai fazer
Pesquisar a ocorrência de bullying na sua turma e criar uma campanha de conscientização.
Como você vai fazer
- Para pesquisarem a ocorrência de bullying , cada membro da sua turma deve responder às questões da ficha abaixo.
- Você já sofreu
bullying
na escola?
( ) Sim
( ) Não
- Você já praticou
bullying
com alguém?
( ) Sim
( ) Não
- Anotem o número de estudantes que responderam “sim” e o número dos que responderam “não” para cada pergunta. Entregue esse papel ao professor.
- Com a ajuda do professor, somem as respostas e avaliem quantos estudantes já praticaram e quantos já sofreram bullying .
- Elaborem um cartaz com o título “ Bullying não é brincadeira”. Nele, escrevam o que é bullying e as informações obtidas na pesquisa com a turma.
- No dia combinado, apresentem o cartaz para a comunidade escolar.
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O que você aprendeu
Avaliação processual
- Complete as frases abaixo com as palavras do quadro.
atenção
saúde
doenças
emoções
pessoas
- A _____ é um estado de bem-estar do corpo, da mente e também depende da nossa relação com as outras
- É importante prestar _____ às nossas _____.
- Ter saúde é mais do que estar livre de _____.
- Pinte os desenhos relacionados a hábitos saudáveis.
43
- Leia a tirinha a seguir.
LEGENDA: Tirinha de Jean Galvão. FIM DA LEGENDA.
- Explique com suas palavras a atitude da personagem.
- Faça um
X
no que você acha que a personagem
deve
fazer depois.
( ) Lavar o corpo inteiro.
( ) Colocar a toalha para lavar.
( ) Ajudar os pais a secar o chão.
- Observe os quadrinhos abaixo.
- Identifique um objeto e um produto de higiene mostrados nos quadrinhos.
- Complete a frase: Janaína não quer
_____
depois de comer.
- Explique o que aconteceu com ela.
44
- Identifique os hábitos de higiene nas imagens abaixo e escreva em que momento do dia você pratica cada um deles. Veja o modelo.
Lavar as mãos
Antes de comer
_____
_____
_____
_____
- Pinte o que deve ser levado na mochila da escola.
- Por que devemos evitar levar na mochila objetos que não serão utilizados na aula?
_____
45
- Na brincadeira chamada “Vivo ou morto”, uma criança é escolhida para ser o líder. Quando o líder diz “Morto!”, as demais crianças
devem
ficar agachadas. Quando ele diz “Vivo!”, todas as crianças
devem
dar um pulo e ficar em pé.
- Quais movimentos do corpo é preciso fazer para brincar de “Vivo ou morto”?
_____
- Que mudanças você faria na brincadeira para que uma criança surda pudesse participar?
- Quais movimentos do corpo é preciso fazer para brincar de “Vivo ou morto”?
- Indique as alternativas corretas.
( ) Se não descansarmos, poderemos ficar doentes.
( ) Dormir oito horas por dia é perda de tempo.
( ) Descansar e dormir bem ajuda a manter o bom humor.
- Responda às questões.
- O que é conviver?
_____
- Por que é importante conviver bem com os outros?
_____
- O que é conviver?