12

UNIDADE 1. Cuidar da saúde

Imagem: Pintura. Em um local com solo de cor bege-claro, dezenas de crianças brincando. As crianças têm a cabeça redonda, sem cabelos, pele de cor bege-claro, meninos e meninas. À frente, um menino sentado sobre uma bicicleta, de camiseta de mangas curtas em azul, chapéu marrom, calça de cor vermelha, sem sapatos, debruçado sobre os guidões. À direita, um menino com chapéu azul, camiseta com listras em amarelo, preto e calça azul, sem sapatos, segurando mão direita, uma linha a um brinquedo. À direita, menina com um laço preto sobre a cabeça, com camiseta de mangas curtas e meias em azul, com vestido vermelho e sapatos pretos, segurando uma boneca preta, de vestido verde. À direita, um menino agachado com os joelhos no chão, com camiseta verde-claro, com calça em cinza-escuro, com a mão direita sobre um carrinho de brinquedo. Mais ao fundo, um menino jogando bola com a perna esquerda. Ele está com chapéu de cor marrom e pontas em azul, vermelho e verde, com camiseta com mangas curtas azuis, com regata em listras em verde e vermelho e calça de cor marrom, chutando com perna esquerda uma bola bege ao lado dele, menino com boné de cor cinza, com camiseta com mangas curtas em azul, com calça preta e sapatos marrons.  Ao fundo, outras crianças brincando, um menino segurando uma pipa, com chapéu azul, com camiseta listrada em azul e vermelha, com calça preta e sapatos em marrom. Uma menina com laço e camiseta em vermelho, vestido verde-claro, meiões em verde e vermelho e sapatos marrons, acariciando um cachorro marrom com a mão esquerda. Dois meninos agachados jogando bolas de gude, um menino com chapéu e azul e vermelho, camiseta com mangas curtas em verde e calça em marrom. Entre eles, bolinhas de gude e à direita, menino agachado de joelhos, com chapéu em azul e detalhes em vermelho e preto, camiseta vermelha e calça azul. Ele lança com uma mão, uma bolinha para frente. Mais à direita, um menino de chapéu e calça em marrom, camiseta preta e regata por cima cinza, de braços abertos sobre um monociclo e correndo perto, cachorro em marrom. Mais ao fundo, um outro menino segurando fio de pipa, usando camiseta vermelha, com calça marrom. Em segundo plano, local com vegetação, casas de paredes de cor branca e telhado em marrom, algumas árvores de folhas verdes e troncos finos. Mais atrás, morros.   Fim da imagem.

LEGENDA: Memórias de Infância – Brincadeiras de Rua, obra feita por Ricardo Ferrari, em 2009. Óleo sobre tela, 2009. 80 centímetros × 120 centímetros. Coleção particular. FIM DA LEGENDA.

13

Boxe complementar:

VAMOS CONVERSAR

  1. Você gosta de brincar? Por quê?
  1. Você conhece as brincadeiras mostradas na pintura?
  1. Você brinca de alguma delas?
  1. Você acha que brincar é importante para a sua saúde?

Fim do complemento.

14

Investigar o assunto

Imagem: Ícone referente à seção Investigar o assunto, composto pela ilustração de uma lupa. Fim da imagem.

Cuidados na infância

A maneira como cuidamos do nosso corpo na infância pode afetar outras fases de nossa vida. Por isso, é muito importante ouvir os conselhos que os mais velhos têm para nos dar.

O que você vai fazer

Entrevistar um adulto da família para saber como ele se cuidava quando era criança.

Como você vai fazer

  1. Antes da entrevista, leia a ficha da página ao lado. É importante conhecer as perguntas que você vai fazer.
  1. Escolha um adulto da sua família e pergunte se pode fazer uma entrevista com ele.
  1. Faça as perguntas da ficha e anote as respostas. Se precisar, peça ao entrevistado que faça isso para você.
  1. Ao final da entrevista, peça ao entrevistado que envie uma mensagem aos colegas de sua sala sobre a importância dos cuidados na infância.
    1. Anote a mensagem para ler em sala de aula. Se possível, grave um vídeo com você ou seu entrevistado lendo essa mensagem.

      Para você responder

      Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Leve a ficha preenchida para a escola. Compartilhe com os colegas as informações que você obteve na entrevista.
    • As respostas que os seus colegas obtiveram são parecidas com as suas?
Imagem: Ilustração. Em local com grama verde, à esquerda, menino de pele morena, cabelos encaracolados pretos, usando camiseta de cor amarela, detalhes em vermelho, com calça azul-claro, sapatos em branco e vermelho, segurando na mão esquerda um livro de capa verde e segurando na mão direita, lápis de escrever com parte superior azul. Ele está de frente para um senhor de pele morena, careca, com cabelos e bigode grisalhos. Ele está vestido com blusa de manga comprida em branco, colete vermelho regata por cima, calça de cor marrom-claro e sapatos em marrom-escuro. Ele está com a mão esquerda para cima e a outra na cintura. Fim da imagem.

15

Nome do entrevistado: _____

parentesco (faça um X ):

( ) Pai ou mãe

( ) Tio ou tia

( ) Avô ou avó

( ) Irmão ou irmã

( ) Padrasto ou madrasta

( ) Outro parente

  1. Como você cuidava da saúde quando era criança?

    _____

  1. Esses cuidados foram importantes? Por quê?

    _____

  1. Você acha que poderia ter feito algo diferente para cuidar da saúde na infância? Se sim, o quê?

    _____

  1. Que conselhos você pode dar a uma criança para que ela cresça saudável?

    _____

16

CAPÍTULO 1. O que é saúde?

Ter saúde não significa apenas não estar doente. É necessário que o corpo, a mente e nossos relacionamentos estejam bem.

Por isso, é importante cuidar do corpo, da mente, prevenir acidentes e prestar atenção às nossas emoções.

A saúde também depende da nossa relação com as outras pessoas. Relações saudáveis são aquelas em que nos sentimos bem, somos acolhidos e respeitados.

Exemplos de atitudes essenciais para manter a saúde:

Imagem: Ilustração. Várias cenas diferentes : Um menino visto de costas escovando os dentes com a escova vermelha na mão direita. Ele tem pele clara, cabelos pretos, com camiseta e bermuda de cor azul e estampa em vermelho e pantufas nos pés vermelhas. A pia e o espelho são de cor azul, com produtos na pia.   Duas crianças uma de frente para a outra brincando com areia de cor bege-claro. À esquerda, menino sentado de joelhos, cabelos loiros, olhos azuis, com óculos de grau em vermelho e camiseta na mesma cor, com bermuda azul e sapatos verdes. Ele segura com a mão esquerda uma pá de cor azul, balde de cor laranja com alça branca. À direita, menina de pele morena, com cabelos pretos encaracolados, com faixa em amarela e laranja, camiseta roxa, calça verde, com as mãos sobre areia.   Duas crianças jogando basquete. À frente, menino de pele clara, cabelos castanhos, blusa regata e bermuda de cor verde, sapatos de cor azul-claro. Ele está com bola de cor laranja com a mão esquerda. Ao fundo, menina de pele morena, cabelos castanhos presos no alto, com camiseta, bermuda de cor verde e sapatos em vermelho e branco. Ela está com o dedo indicador da mão direita apontada para frente.   Um menino moreno de cabelos pretos, sentado em uma cama, de olhos fechados, blusa de mangas compridas em verde e bolinhas de cor amarela. Ele puxa com as mãos um cobertor de cor azul-escuro com estampa em estrela, planetas e lua.   Sobre uma maca, à esquerda, uma criança de pele clara, com cabelos castanhos curtos, com regata e calça cinza e sapatos vermelhos. De frente para ela, médico examinando escutando o coração com um estetoscópio. Ele tem pele morena-escuro, cabelos pretos, com camisa de gola de cor rosa, jaleco branco, segurando no braço direito, uma prancheta.   Uma menina loira sentada de frente para mesa redonda em verde. Ela come com os olhos fechados, vestida de camiseta de mangas curtas em vermelho, segurando talheres em cada mão, um garfo e uma faca, de frente para prato com comida e um copo com suco laranja.   De frente para pia de cor cinza, com duas torneiras, à esquerda, homem ruivo, de camiseta rosa, com avental de cor verde, com os olhos fechados, secando prato de cor branca, com pano de cor amarela. À direita, menino de pele clara, cabelos castanhos à direita, com camiseta de cor roxa, com avental de cor amarela, lavando louça ensaboando com esponja. Na ponta da direita, louça.   Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Como você cuida da sua saúde?

17

  1. Leia, em voz alta, o trecho de uma história em quadrinhos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente que o professor vai indicar.
Ilustração. História em quadrinho da Turma da Mônica. Ela é composta com seis quadros, apresenta como personagens : Franjinha, menino loiro com franja, usando camiseta de cor vermelha, bermuda preta, sapatos marrons. Cascão, menino de cabelos pretos encaracolados, linhas pretas nas bochechas usando camiseta de cor amarela, bermuda com uma alça à esquerda vermelha. Cebolinha, menino de pele clara, cabelos pretos finos, camiseta de mangas verdes, bermuda preta e sapatos marrons. Mônica, menina de pele clara, cabelos pretos penteados à direita, com vestido de mangas curtas em vermelho e dentuça. Magali, menina de pele clara, cabelos pretos, com vestido de cor amarela, de mangas curtas. TIti, menino de pele clara, cabelos pretos, com camiseta com listras em amarelo e preto, bermuda vermelha e sapatos marrons. Jeremias, menino de pele negra, com um chapéu vermelho, com camiseta cinza, bermuda branca e sapatos azuis. Zé Luís, menino alto de pele clara, cabelos pretos, usando par de óculos de grau de cor azul, redondos, com camiseta de cor vermelha e calça em preto.
As cenas se passam em diferentes locais.

Q1 – Em um local com grama de cor verde e arbustos na esquerda e à direita, em amarelo. Franjinha à esquerda, em pé, com os olhos fechados, segurando uma prancheta na mão esquerda, apontando o dedo indicador da outra mão o alto, diz : E, POR FALAR EM MÉDICO, VAMOS FALAR DE SAÚDE : à frente, dele, cinco crianças sentadas, da esquerda para à direita : Cascão com a perna esquerda esticada para frente, olhos fechados para à direita diz : SAÚDE... Cebolinha de olhos fechados, com as pernas esticadas, olhos fechados, com o braço esquerdo para frente, fala : OBLIGADO, MAS EU NÃO ESPILE! À direita, Mônica sentada de joelhos, com as mãos na cintura, cenho franzido diz : VAMOS FICAR QUIETOS. Ao lado dela, Magali, sentada com as mãos sobre os joelhos, observa com os olhos bem abertos. Na ponta da direita, Titi com a perna esquerda flexionada, com o braço esquerdo sobre a perna. Atrás, em pé, Jeremias e Zé Luís. 

Texto : O ESTATUTO DIZ QUE TODA CRIANCA OU ADOLESCENTE DEVE SER SEMPRE O PRIMEIRO A RECEBER SOCORRO ! 
Q2 – Dentro de uma sala de um posto de atendimento, sentados sobre cadeiras azuis, três pessoas : um homem de pele clara, cabelos pretos, camiseta verde com gola branca, calça e sapatos pretos, com o braço esquerdo enfaixado, com faixa bege do braço até os ombros. Uma mulher loira de cabelos em coque, vestido de mangas curtas e sapatos em vermelho, detalhes em branco. Ela está ao lado de um homem, com a mão esquerda sobre ele. Este tem pele clara, cabelos pretos, usando blusa amarela com gola branca, calça e sapatos pretos, com faixa branca sobre a cabeça, olhos fechados, mão direita sobre a cabeça dele, saindo duas estrelas vermelhas. À frente deles, de trás de um balcão, uma mulher sentada, de pele clara, cabelos pretos, com chapéu e roupa branca, com uma cruz vermelha no chapéu. Ela olha para frente, com os olhos bem abertos, linhas finas perto do rosto dela. Ao fundo, Cascão entra, o homem com o braço enfaixado o olha. Cascão caminhando para à direita, com a mão esquerda sobre a cabeça, de onde há duas estrelas amarelas, com o olhar cabisbaixo, corpo curvado para baixo, diz : AI!

Q3 – Vistos do busto para cima, Cascão à esquerda, com a mão sobre a cabeça, olhar cabisbaixo, com estrelas amarelas e bolinhas brancas perto da cabeça, diz : ISSO VALE PRA COELHADA TAMBÉM? À frente dele, a mulher que estava atrás do balcão o observa com a mão direita perto da boca. 

Texto : DEVE RECEBER ATENÇÃO ODONTOLÓGICA, PREVENINDO6-SE CONTRA AS CARIES...

Q4 – Mão de Cebolinha caminhando para à direita, de mãos dadas com Cebolinha. A mãe dele tem pele clara, cabelos pretos, usando blusa de mangas curtas em vermelho com gola branca, saia preta, sapatos e uma bolsa na mão esquerda em azul. Cebolinha caminha com a mão direita sobre o queixo. À frente da casa, um balão de fala onde está escrito : DENTISTA.

Q5 – Um dentista de frente para Cascão deitado em poltrona, examina os dentes dele com um aparelho cinza com espelho redondo. O dentista está com máscara cobrindo nariz e boca, roupa de mangas curtas da mesma cor. Cascão com a boca bem aberta e sobre a cabeça dele, luz pendurada em haste cinza. 

Q6 – Mônica sobre um banquinho de cor marrom escovando os dentes com escova de cor azul, fazendo barulho de CHEC! CHEC! Ela está de frente para uma pia de cor roxa, com torneira aberta cinza, escorrendo água.

LEGENDA: História em quadrinhos Turma da Mônica, de Mauricio de Sousa. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

18

CAPÍTULO 2. Cuidar da higiene

As práticas de higiene são ações e hábitos que ajudam a manter a saúde. Com essas ações e esses hábitos, podemos evitar o contato com microrganismos que podem causar doenças.

Vamos lembrar alguns hábitos de higiene? Leia, em voz alta, o trecho que o professor indicar.

Imagem: Ilustração. Uma jarra de ferro sobre uma boca de fogão com água fervendo dentro. Sobre ela, sai fumaças de cor cinza na vertical.  Fim da imagem.

LEGENDA: A água deve ser filtrada ou fervida antes de ser consumida. FIM DA LEGENDA.

A água deve ser fervida e manuseada somente por um adulto.

Imagem: Ilustração. Mãos de uma pessoa. Ela segura um cortador de unha com a mão direita, cortando unha com a mão esquerda.  Fim da imagem.

LEGENDA: É importante cortar as unhas para evitar que sujeira e microrganismos se acumulem debaixo delas. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Mãos de um menino de pele morena, visto parcialmente com camiseta de mangas amarelas. Ele lava as mãos esfregando-as debaixo de água corrente que sai da torneira cinza.  Fim da imagem.

LEGENDA: É importante lavar as mãos depois de brincar e antes de comer. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Um menino de pele clara, cabelos pretos penteados para à direita, usando camiseta de cor laranja, bermuda de cor cinza, sapatos de cor azul-claro. Ele varre chão com uma vassoura vermelha e pelos de cor cinza-escuro, olhando para o chão de madeira bege.  Fim da imagem.

LEGENDA: Devemos cuidar para que a nossa casa e a escola estejam sempre limpas e organizadas. FIM DA LEGENDA.

19

Imagem: Ilustração. Menina de pele clara, olhos verdes, cabelos curtos castanhos com franja, com camiseta de mangas curtas rosa, escovando os dentes com escova em verde, na mão direita. Ela olha para à direita. Fim da imagem.

LEGENDA: Escovar os dentes e usar fio dental depois das refeições impede a ação dos microrganismos que causam as cáries. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Menino de pele clara, cabelos castanhos, tomando banho com os olhos fechados, ensaboando-se com sabonete na mão direita de cor azul. Fim da imagem.

LEGENDA: Ao tomar banho, retiramos sujeira e microrganismos da pele. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Mãos de uma pessoa de pele clara, vista parcialmente de camiseta azul, lavando uma maçã de cor vermelha. À frente, na parede, uma torneira de cor cinza aberta por onde jorra água.  Fim da imagem.

LEGENDA: É necessário lavar bem frutas e verduras para remover a sujeira e os microrganismos que podem causar doenças. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Quais hábitos de higiene você considera importantes para o seu dia a dia? Quais você pratica?
  1. Observe a história a seguir.
Imagem: Ilustração. Um menino moreno-claro, de cabelos encaracolados castanhos, usando camiseta de cor azul-escuro, partes em azul-claro, com bermuda em roxo e sapatos cinzas. Ele está sentado de joelhos sobre solo com terra em local com grama verde. Ele está de frente para caminhão em rosa com terra marrom, com o dedo indicador na mão direita para o alto. Mais ao fundo, casa de paredes de cor azul-claro, porta aberta e perto dela, homem chamando o menino. Ele tem pele clara, cabelos castanho-claros, com camiseta lilás, calça cinza e avental sobre ele de cor azul.   Ilustração. O menino está sentado com o corpo para à direita, sobre mesa de cor verde, segura com as mãos um sanduíche. Ele olha para ele, com a boca aberta. Perto dele, sobre a mesa, prato redondo de cor branca.   Ilustração. O menino está deitado sobre a cama dele, vestido com blusa de mangas compridas em vermelho, com cobertor lilás. Ele está com as mãos sobre o estômago e olha para frente, onde está uma mulher segurando um copo azul e remédio vermelho na mão direita. Ela é vista de costas, com pele clara, cabelos castanhos encaracolados, com camiseta de mangas curtas em amarelo e calça cinza.   Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

20

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. Leia as dicas para um colega e observem as imagens para descobrir a palavra correspondente em cada caso.
  1. Devem ser lavadas antes de ser consumidas.
Imagem: Ilustração 1. Alimento arredondado com folhas de cor verde-claro para cima e atrás, outro alimento com caules e copa de cor verde-escuro.  Fim da imagem.

V _____ _____ _____ _____ _____ _____ _____

  1. Podem surgir quando não escovamos os dentes.
Imagem: Ilustração 2. Dois dentes brancos na vertical com duas raízes abaixo cada um. À esquerda, do dente, mancha de cor marrom-escuro.  Fim da imagem.

C _____ _____ _____ _____ S

  1. Objeto que usamos para comer.
Imagem: Ilustração 3. Um menino de pele morena, cabelos crespos castanhos sentado de frente para uma mesa de cor azul. Ele está vestido de cor vermelha com detalhes em azul-claro, segurando um garfo cinza na mão esquerda. Sobre a mesa, um prato de cor branca com alimento e um copo com água à direita.  Fim da imagem.

_____ _____ _____ F _____

  1. Devem ser aparadas para que não acumulem sujeira.
Imagem: Ilustração 4. Dedo de um menino de pele clara, com unha pequena.  Fim da imagem.

_____ _____ H _____ _____

  1. Objeto que usamos para escovar os dentes.
Imagem: Ilustração 5. Objetos pertos uns dos outros, da esquerda para à direita : saboneteira de cor amarela, um porta-escovas rosa com pasta de dente, escova amarela na vertical com pasta e à direita, pote de fio dental de cor azul-claro.  Fim da imagem.

_____ S _____ _____ _____ _____

  1. Produto que usamos para remover sujeira e microrganismos que ficam sobre a pele.
Imagem: Ilustração 6. Uma menina de pele clara, cabelos longos e franja castanho-claro, de olhos fechados, se ensaboando com sabonete amarelo, com bolhas de sabonete dentro de uma banheira em rosa, com pontas amarelas. Ela está com o braço direito esticado para o alto.  Fim da imagem.

_____ _____ _____ _____ _____ E _____ E

Observação:Os elementos da página não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

21

Higiene da boca

Veja como usar o fio dental e a escova de dentes para fazer a higiene de seus dentes, gengiva e língua.

  1. Para limpar entre os dentes e também a gengiva, enrole um pedaço de fio dental nos dedos indicadores.
Imagem: Ilustração. Mãos de uma pessoa de pele clara, com os dois dedos indicadores na vertical e fio dental enrolados neles e parte reta na horizontal entre eles.  Fim da imagem.
  1. Passe o fio por entre os dentes, fazendo o movimento de vaivém. Repita esse passo em todos os dentes.
Imagem: Ilustração. Fio dental entre dois dentes. Na parte inferior, gengiva de cor vermelha. Duas setas vermelhas com sentidos opostos. Fim da imagem.
  1. Coloque creme dental na escova, uma porção do tamanho de meio grão de ervilha. Escove dente por dente fazendo movimentos circulares.
Imagem: Ilustração. Boca de uma pessoa à direita, aberta por onde vê-se dentes e passando uma escova de cor verde. Sobre ela, duas setas vermelhas indicando um movimento circular em vermelho.  Fim da imagem.
  1. Escove a parte dos dentes usada para mastigar com movimentos de vaivém.
Imagem: Ilustração. Boca aberta vista frontalmente, com escova verde sobre os dentes debaixo, da direita. Perto, uma seta vermelha para atrás e para frente.  Fim da imagem.
  1. Na parte interna dos dentes da frente, incline a escova e escove da gengiva para as pontas dos dentes.
Imagem: Ilustração. Boca aberta com a escova na parte debaixo, com seta vermelha apontando para frente.  Fim da imagem.
  1. Por último, escove a língua suavemente, da parte interna até a ponta.
Imagem: Ilustração. Boca aberta com a escova sobre a língua, com seta vermelha para frente.  Fim da imagem.

FONTE: Adaptado de: Periodontia Clínica de Carranza, de Michael G. Newman (org.). Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

  1. De acordo com as orientações acima, numere a sequência ideal de higiene da boca nestas imagens.
Imagem: Ilustração. Boca de pessoa aberta, para à direita, e de frente para ela, escova de cor azul com pasta de dente. Perto da escova, seta laranja para cima e para baixo.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Boca de pessoa vista frontal com escova azul escovando os dentes na parte inferior, à direita, com seta laranja para frente e outra para frente.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Boca aberta de pessoa com a língua para frente, com escova de dente com seta para frente.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Na parte superior, mãos de uma pessoa de pele clara, segurando fio dental na horizontal. Na parte inferior, fio dental passando entre os dentes, com seta para trás na parte interna da boca e outra para sentido oposto, fora da boca.  Fim da imagem.

( )

( )

( )

( )

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.

22

Para ler e escrever melhor

Observação: O texto a seguir descreve cuidados em cada fase da vida. Fim da observação.

Cuidar da saúde da boca a vida toda

Conheça alguns cuidados que as pessoas devem ter com a saúde da boca em diferentes fases da vida.

Infância

Bebê (0 a 24 meses): quando os dentes estão para nascer, os pais devem massagear a gengiva do bebê para aliviar o incômodo. Quando os dentes nascem, os pais devem escovar os dentes e a língua do bebê.

Imagem: Ilustração. Um homem e um menino vistos do busto para cima. À esquerda, homem de pele cara, cabelos pretos, olhos verdes, usando camiseta de cor azul, escovando os dentes do menino à direita dele, com a mão direita sobre os ombros dele. Este tem pele clara, cabelos castanhos, olhos verdes, usando blusa de mangas curtas amarelas e avental de cor verde-claro.  Fim da imagem.

Criança (2 a 11 anos): a criança deve aprender a escovar os dentes sozinha, a usar o fio dental e a manter uma rotina de escovação e limpeza da língua. É importante também evitar quedas, que podem provocar cortes na boca e dentes quebrados. Em geral, é nessa fase que os dentes de leite caem e a dentição definitiva nasce.

Imagem: Ilustração. Uma menina vista do busto para cima, de cabelos ruivos, com blusa de alça em rosa, com par de óculos de grau de cor lilás, escovando os dentes com escova lilás na mão esquerda sobre os dentes.  Fim da imagem.

Adolescência

O adolescente enfrenta o nascimento dos dentes do siso, cada um localizado em um canto da boca. Comer alimentos gelados ajuda a aliviar a dor nessa fase. Os cuidados praticados com os dentes na infância devem continuar por toda a vida.

Em todas as fases da vida é importante consultar um dentista regularmente.

Imagem: Ilustração. Um homem visto do busto para cima, de pele morena, cabelos pretos, usando blusa de cor vermelha. Ele segura com as pontas dos dedos polegares e indicadores um fio dental, passando-o entre os dentes da parte superior, da frente.  Fim da imagem.

Analise

  1. Quando é necessário começar a cuidar da saúde da boca?

    _____

  1. De quais fases da vida o texto trata?

    _____

23

Organize

  1. Ligue o cuidado com a saúde da boca e a fase em que isso deve ser feito.

Coluna 1

  1. Escovar os dentes sem ajuda.
  1. Ter a gengiva massageada pelos pais.
  1. Comer alimentos gelados para aliviar a dor.

Coluna 2

  1. Bebê
  1. Criança
  1. Adolescente

Escreva

  1. Veja no quadro abaixo os cuidados que os adultos e os idosos devem ter com os dentes.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Fase da vida

Adulto

Idoso

Cuidados

Escovar os dentes.

Escovar os dentes.

Passar fio dental.

Passar fio dental.

Usar enxaguante bucal.

Se usar prótese dentária, limpar com cuidado.

Consultar um dentista.

Consultar um dentista.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

24

Higiene e os períodos do dia

As tarefas que realizamos todos os dias fazem parte da nossa rotina . É importante manter uma rotina de higiene. Conheça a rotina de Lorena, como exemplo.

De manhã:

Quando o Sol nasce e o céu fica claro, Lorena acorda. Então, ela toma banho, penteia os cabelos, coloca uma roupa limpa, toma café da manhã, escova os dentes e vai para a escola.

Na hora do almoço:

Perto do meio-dia, quando o Sol está alto no céu, é hora de almoçar. Lorena chega da escola e lava as mãos antes de comer. Depois da refeição, escova os dentes.

De noite:

Após o pôr do sol no horizonte, o céu está escuro. Está na hora de lavar as mãos para jantar e, depois, escovar os dentes. Ela coloca um pijama limpo e dorme cedo, para descansar bem.

Imagem: Ilustração. Ciclo de manhã para noite : De manhã : Lorena, menina de pele clara, cabelos castanhos encaracolados, usando camiseta de cor azul com detalhes em branco, sentada de frente de mesa de toalha de cor marrom. Ela come pão nas mãos, com prato e uma xícara sobre pires de cor branca. Perto dela, banana amarela. À direita, janela de cor azul-claro, vista de cidade com prédios, casas com telhado marrom e no céu, azul, nuvens brancas e sol amarela.  Lorena, caminha em uma calçada de frente para muro que contorna uma casa. Ela está com uma blusa de mangas compridas rosa, calça cinza e sapatos vermelhos. O muro é de cor verde-claro, porta e portões de cor marrom e atrás dele, vista parcial de casa com telhado marrom. De tarde : Lorena esfregando as mãos de frente para uma pia branca. Ela usa uma camiseta de cor azul-claro e detalhes em branco, com o reflexo do rosto em espelho.  De noite : Lorena vista de costas, com os cabelos amarrados com laço azul, usando pijama de cor rosa com linhas finas em branco na vertical, escovando os dentes com a mão direita com escova vermelha.  Lorena dormindo em uma cama com olhos fechados, com um cobertor sobre o corpo dele. Perto da cama, janela de madeira, por onde vê-se, céu noturno em azul-escuro, lua de cor amarela e vista parcial de cidade.   Fim da imagem.
  1. Você repara na posição do Sol enquanto realiza uma atividade?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Você prefere fazer suas atividades durante o dia ou à noite? Por quê?

25

Cuidado com produtos de limpeza

Alguns produtos de limpeza podem ser perigosos. Por isso você não deve mexer neles. Sempre que precisar limpar algum lugar ou objeto, peça ajuda a um adulto.

  1. Circule:
    • De azul os elementos usados para higiene pessoal.
    • De vermelho os produtos usados para limpar a casa.
Imagem: Ilustração. Uma esponja de cor amarela redonda com pequenos furos e cordão de cor azul.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um tubo de pasta de cor branca com detalhes em vermelho e azul. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Uma garrafa na vertical de cor verde, onde está escrito : ALCOOL. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Uma caixa de cor azul-escuro, com bolhas azuis-claros, onde está escrito : Sabão em pó.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um sabonete de cor rosa-claro. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Uma garrafa com alça à direita, de cor cinza-claro, com tampa em cinza-escuro, com etiqueta onde está escrito : Água sanitária.  Fim da imagem.

Observação: Os elementos não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

Higiene das roupas

Roupas sujas, principalmente as roupas íntimas, podem conter microrganismos. Por isso, após o banho, é importante trocá-las por roupas limpas.

Os pés suam bastante. Certos microrganismos que se encontram em nossa pele, ao se alimentarem do suor, liberam mau cheiro. Por isso, é preciso trocar as meias sujas e limpar os sapatos por dentro.

Estender as roupas ao sol faz com que elas sequem mais rápido. Além disso, evita que fiquem com cheiro ruim, o que também é causado por microrganismos.

26

Atividade prática. Experimento

A cor dos materiais e o aquecimento causado pelo Sol

Você acha que a cor de um objeto pode influenciar o aquecimento causado pelo Sol?

O que você vai fazer

Investigar se a cor de um recipiente influencia o aquecimento da água que ele contém causado pelo Sol.

Material

  1. Coloquem a mesma quantidade de água em cada um dos baldes.
  1. Com o termômetro digital, meçam a temperatura da água em cada balde. Anotem esses dados na coluna “temperatura inicial” do quadro da página seguinte.
  1. Levem os baldes para um local bem ensolarado.
  1. Deixem os baldes expostos ao sol por cerca de duas horas.
  1. Meçam novamente a temperatura da água com o termômetro digital.
  1. Anotem os novos dados na coluna “temperatura final” do quadro.
  1. Calculem a diferença entre as temperaturas final e inicial e preencham a coluna “aquecimento” com os valores obtidos.
Imagem: Ilustração. Dois baldes um ao lado do outro, um branco e um preto, redondos, com água de cor azul-claro. Sobre o balde branco, à esquerda, mão de uma pessoa morena colocando um termômetro de cor azul-claro marcando temperatura.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Dois baldes um ao lado do outro, um branco e um preto, redondos, com água de cor azul-claro. Sobre o balde branco, à esquerda, mão de uma pessoa morena colocando um termômetro sem temperatura.  Fim da imagem.

27

Tabela: equivalente textual a seguir.

Tabela de resultados

Temperatura inicial

Temperatura final

Aquecimento

Balde branco

_____

_____

_____

Balde preto

_____

_____

_____

Para você responder

  1. Antes de serem expostos ao sol, a temperatura da água era a mesma nos dois baldes? E após a exposição ao sol?

    _____

  1. O aquecimento da água foi o mesmo nos dois baldes?

    _____

  1. Com base no resultado do experimento, circule a camiseta com a cor que você escolheria para usar em um dia ensolarado.
Imagem: Ilustração. Duas camisetas uma ao lado da outra, à esquerda em branco e à direita em preto.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Duas camisetas uma ao lado da outra, à esquerda em branco e à direita em preto.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

28

CAPÍTULO 3. Movimentar o corpo

As brincadeiras podem envolver movimentos do corpo. Quando você corre, pula e se abaixa, ao brincar de pega-pega, realiza atividades físicas.

Quando se fala em criança saudável, também significa falar de criança feliz. As brincadeiras são uma ótima forma de se divertir com os amigos e se animar.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Qual é a sua brincadeira favorita?
Imagem: Fotografia. Dois jovens jogando peteca em local com solo arenoso de cor marrom-claro. À esquerda, menina de pele morena, cabelos pretos lisos, usando vestido sem mangas de cor verde, descalça. À direita, menino moreno, cabelos curtos pretos, sem camiseta, bermuda azul, descalço, jogando peteca para o alto, em direção à menina. Ao fundo, em segundo plano, tocas indígenas de cor marrom, arredondadas, mais atrás, árvores verdes. Na parte superior, céu de cor azul-claro.  Fim da imagem.

LEGENDA: A peteca indígena é feita de palha e pedrinhas. Tribo Kalapalo, Parque Indígena do Xingu, Mato Grosso, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um menino de pele clara, cabelos pretos para à esquerda, usando camiseta e tênis em azul-escuro, com bermuda em azul-claro. Ele está sobre uma amarelinha no chão, contornos em vermelhos de quadrados com números em azul, olhando para baixo. Mais ao fundo, local com vegetação verde, casa de paredes brancas e telhado em marrom, vista parcialmente. Na parte superior, céu de cor azul-claro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Brincadeira de amarelinha no município de Presidente Prudente, São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Boxe complementar:

Hora de acessar

  • Brincadeiras com petecas em diversas regiões do Brasil. Território do brincar. Disponível em: http://fdnc.io/ein. Acesso em: 5 jan. 2021.

    Diferentes materiais para fazer o mesmo brinquedo, que diverte crianças em diversas regiões do Brasil.

Fim do complemento.

29

  1. Observe as imagens e leia as legendas em voz alta.
Imagem: Fotografia. Uma bola redonda de cor marrom, de couro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Bola de couro natural costurado. É pesada e encharca com facilidade. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma bola redonda de cor branca, com detalhes em preto, verde, laranja e azul.  Fim da imagem.

LEGENDA: Bola de couro sintético colado. É leve e não deixa a água entrar. FIM DA LEGENDA.

  1. Observe os brinquedos da imagem. Você acha que a bola e a pipa poderiam ser feitas do mesmo material?

    _____

Imagem: Ilustração. Local com grama de cor verde, à esquerda, árvore vista parcialmente de tronco de cor marrom. Ao centro, crianças brincando. À frente, um menino cadeirante de pele morena, cabelos castanhos, com camiseta azul-claro, bermuda de cor marrom-escuro e sapatos da mesma cor, sobre cadeira rolante em amarelo. Ele está com um braço esticado para frente e à frente dele, um menino moreno-escuro de cabelos castanho-escuro, com camiseta de cor amarela, com bermudas azuis e sapatos em vermelho e branco, com os braços para cima, em direção a uma bola no alto de cor azul, amarelo e vermelho. Ao fundo, à esquerda, uma menina ruiva com chuquinhas, usando blusa de mangas curtas em branco, com calça de cor laranja-claro, saltando com corda segurada nas mãos. Atrás da árvore, um menino visto parcialmente de pele clara, com cabelos loiros.  Em segundo plano, um menino de pele clara, cabelos pretos, com camiseta em azul-claro, com bermuda bege e sapatos pretos, olhando para à direita, segurando com a mão linha de pipa no alto. Perto dele, à direita, uma mulher de pele morena, cabelos castanhos, com blusa rosa sem mangas e bermuda marrom, com a cabeça para à direita. Uma menina negra, de cabelos pretos amarrados, camiseta rosa, saia branca com os braços para o alto. À direita, um menino ruivo, camiseta vermelha, com bermuda azul correndo para à esquerda, com sapatos pretos. À esquerda, uma borboleta sobrevoando em amarelo, com contornos em preto.   Fim da imagem.

30

  1. Marque as alternativas corretas.

    ( ) Diversão é importante para a saúde.

    ( ) Brincar é perder tempo.

    ( ) Muitas vezes, realizamos atividades físicas quando brincamos.

  1. Lila decidiu construir um carrinho para brincar com os colegas.
    • Circule de azul quais materiais você acha que ela vai escolher.

Observação: Os elementos da página não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

Imagem: Ilustração. Uma tábua de madeira de cor marrom-claro inclinado para à direita.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Quatro tampas plásticas de cor verde.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Quatro potes vermelhos de iogurte. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Uma caixa de leite de cor azul-claro, com ilustração na parte inferior, vaca em pasto. Na parte superior, título: Leite. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Explique a um colega as suas escolhas.

    Cuidados ao brincar e ao se exercitar

    Ao brincar e praticar atividades físicas, temos de tomar alguns cuidados para evitar acidentes. Leia, em voz alta, o trecho que o professor vai indicar.

Imagem: Ilustração. Local aberto, com grama de cor verde, com arbusto e ao fundo, árvores com troncos verdes e folhas verdes. À frente, uma menina ruiva de cabelos curtos, com camiseta lilás, bermuda rosa-escuro, com sapatos azuis, agachada, amarrando os cadarços.  Texto : Amarrar bem o cadarço. Texto : Verificar se atividade é permitida e adequada à idade. Ao fundo, um menino loiro, com regata azul-claro, com bermuda em cinza e chinelos rosas de frente para uma placa branca com detalhes em vermelho, onde está escrito : PROIBIDO NADAR.   Texto : Beber água durante a atividade. Uma menina de pele clara, cabelos castanhos, com camiseta de cor vermelha, com calça e sapatos azuis, segurando na mão esquerda uma garrafa plástica na boca.   Texto : Sempre que andar de bicicleta, skate ou patins, usar capacete, cotoveleira e joelheira. Um menino de pele clara, com capacete de cor vermelha, com camiseta amarelo, bermuda marrom e sapatos pretos sobre skate e cotoveleiras em verde.   Texto : Soltar pipa apenas em lugares abertos, longe da fiação. Um menino de pele clara, cabelos castanhos, camiseta de cor lilás, bermuda em vermelho e sapatos laranjas, soltando uma pipa de cor laranja, sobrevoando no céu.   Fim da imagem.

31

Esportes e danças

Praticar esportes e dançar também faz bem para a saúde, fortalecendo o corpo e desenvolvendo as habilidades motoras e o equilíbrio.

A prática de esportes ajuda a desenvolver respeito aos outros, atenção, autocontrole e trabalho em equipe. Muitos esportes têm versões adaptadas para pessoas com deficiência.

Dançar ajuda a evitar o desânimo e a tristeza e estimula a criatividade e a imaginação. A dança permite que crianças, adultos e idosos se divirtam juntos.

Imagem: Fotografia. Em uma quadra de basquete, dezenas de crianças cadeirantes, a maioria vestidas com camiseta de cor azul-claro. Uma delas, menina de pele clara, cabelos em castanho-claro, presos, com braços para cima e no alto, perto da cesta de basquete, uma bola de cor laranja. Em segundo plano, rio de água escura, barcos e mais ao fundo, árvores de folhas verdes.  Fim da imagem.

LEGENDA: Crianças jogam basquete adaptado na França, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Em local com rua marrom, de frente de casas, crianças negras e cabelos de cor preta, usando blusa de mangas curtas e saia longa de cor branca, cintura de cor bege. Mais ao fundo, mulheres de pele negra, cabelos pretos, com vestido de cor branca e tecido de cor marrom-escuro. Ao centro, duas pessoas negras, de camiseta, calça e sapatos pretos. À esquerda, uma pessoa de frente para um tambor de cor marrom, tocando-o com as mãos.  Fim da imagem.

LEGENDA: Grupo de jongo Núcleo de Arte e Cultura de Campos, no município de Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Desenhe abaixo algum esporte ou alguma dança que você pratica ou gostaria de praticar.

32

Atividade prática. Uso de instrumento

Medindo a pulsação

As batidas do coração podem ser percebidas pela pulsação. Para saber se o coração bate mais rápido ou mais devagar, costuma-se contar quantas vezes ele bate em um minuto (número de pulsações).

O que você vai fazer

Usar um relógio ou cronômetro para medir sua pulsação antes e depois de uma atividade física.

Material

Imagem: Fotografia. Menino visto da cintura para cima, de pele clara, cabelos pretos para à esquerda, usando uma camiseta de cor azul-claro, com calça em azul-escuro, com os dedos da mão direita sobre o pulso da mão esquerda.  Fim da imagem.

LEGENDA: Aperte levemente o pulso até sentir a pulsação. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. O menino descrito anteriormente, visto do busto para frente. Ele está com o dedo indicador e do meio sobre o pescoço dele, com a cabeça para à esquerda, olhando para frente.  Fim da imagem.

LEGENDA: Também é possível sentir a pulsação encostando os dedos na lateral do pescoço. FIM DA LEGENDA.

Etapa 2: medir a pulsação

  1. Formem duplas. Um estudante vai ficar responsável por marcar o tempo com o relógio ou o cronômetro. O outro vai ficar sentado em uma cadeira por dois minutos, em repouso.
  1. Passados dois minutos, o estudante que marcou o tempo deve achar a pulsação do colega que ficou em repouso e contar o número de batimentos dele durante 15 segundos. Esse número deve ser anotado no quadro da página seguinte.

33

  1. Em seguida, o estudante que ficou sentado deve pular sem sair do lugar durante um minuto.
  1. Depois de 1 minuto, o colega que marcou o tempo deve achar a pulsação e contar o número de batimentos durante 15 segundos. Esse número também deve ser registrado no quadro abaixo.
Imagem: Ilustração. Duas meninas de frente para outra. À esquerda, menina de pele clara, cabelos pretos curtos, cima franja para à direita, par de óculos de grau sobre o rosto, pulando. Ela está de frente para menina à direita, de pele clara, cabelos longos castanhos, com o relógio no braço esquerdo, olhando para ele, contando com a mão direita, com o dedo indicador, do meio e o anular para cima. Ambas estão vestidas com uniforme escolar : camiseta cinza, calça azul-claro, a menina que pula está com os sapatos em vermelho e branco e a de cabelos castanhos, com sapatos amarelos.  Fim da imagem.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Situação

Batimentos em 15 segundos

Em repouso

_____

Depois de pular

_____

Para você responder

  1. Sabendo que 1 minuto tem 60 segundos, calcule a quantidade de batimentos por minuto:
    1. Em repouso: _____
    1. Depois de pular: _____
  1. Compare o número de batimentos por minuto durante o repouso e depois de pular. O que você observou?

    _____

  1. É possível sentir outras mudanças no corpo depois de pular por um minuto? Se sim, quais?

    _____

    Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.

  1. Explique a um adulto como calcular a quantidade de batimentos do coração e meça a pulsação dele antes de dormir e ao acordar.

34

Cuidados com a postura

A posição em que mantemos nosso corpo ao sentar, deitar ou nos movimentar é chamada de postura .

Estar atento à postura é uma forma de cuidar da saúde.

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. Você já prestou atenção em sua postura?
    • Demonstre para um colega sua postura ao caminhar.

      Manter uma postura correta evita que o corpo faça esforços desnecessários. Uma má postura pode causar dor, fadiga ou lesões.

Imagem: Fotografia. Uma menina vista para à esquerda, de pele clara, cabelos castanho-escuros presos para trás, usando camiseta de mangas curtas e sapatos brancos, com calça jeans em azul. No rosto : Olhar para a frente. Atrás das costas : Manter os ombros para trás e o peito aberto. No braço esquerdo, para frente : Mover os braços no ritmo dos passos. No braço da direita, para baixo : Manter as costas retas. Na parte inferior, pé para frente : Ao dar o passo, apoiar primeiro o calcanhar no chão. Atrás de perna para trás : Dobrar os joelhos ao mover a perna.  Fim da imagem.

LEGENDA:

Olhar para a frente.

Manter os ombros para trás e o peito aberto.

Mover os braços no ritmo dos passos.

Manter as costas retas.

Ao dar o passo, apoiar primeiro o calcanhar no chão.

Dobrar os joelhos ao mover a perna. FIM DA LEGENDA.

Ao sentar, também é preciso manter as costas retas e deixar os pés apoiados no chão.

Mas lembre-se de que ficar muito tempo em uma mesma posição é cansativo. Após passar certo tempo sentado, por exemplo, é necessário mudar de posição ou levantar e caminhar um pouco.

35

ÁLBUM de Ciências

Dicas para o uso da mochila

A mochila é uma ótima aliada no dia a dia. Veja algumas dicas para usar a mochila de forma adequada.

  1. Escolha uma mochila com alças largas e que não seja muito grande.
  1. Evite carregar a mochila apoiada em um ombro só.
Imagem: Ilustração. Uma menina à esquerda, de pele morena-escuro, com cabelos curtos em castanho-escuro, com faixa de cor amarela com círculos em laranja. Ela olha para frente, braços para frente, usando uniforme composto por camiseta em verde-claro, com detalhes e saia em verde-escuro, com mochila e sapatos de cor lilás. À direita dela, menino de pele clara, cabelos castanhos, com o corpo para à esquerda, usando uniforme com camiseta e bermuda da mesma cor do uniforme da menina, com sapatos em cinza e sobre as costas, mochila vista por dentro com caderno de folhas brancas, espiral preta e estojo lilás.  Fim da imagem.

LEGENDA: As alças da mochila devem ser ajustadas para que ela fique na altura dos ombros. Os livros e os cadernos maiores e mais pesados devem ser colocados perto das costas. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Menina vista do busto para cima, virada para à esquerda, com pele negra, com cabelos crespos de cor marrom, com faixa de cor branca com estampa florida, usando blusa de mangas compridas em rosa-claro, com mochila de cor azul nas costas, com as mãos sobre as alças da mochila, olhando para frente sorrindo. Ao fundo, local com grama de cor verde, vegetação e parede branca com janelas.  Fim da imagem.
  1. A quantidade de quilogramas a ser carregada na mochila varia de acordo com a massa de cada criança, por isso, evite carregar materiais desnecessários. Veja três exemplos no quadro abaixo.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Massa da criança

Massa total da mochila

20 quilogramas

2 quilogramas

25 quilogramas

2,5 quilogramas

30 quilogramas

3 quilogramas

Caso escolha usar uma mochila de rodinhas, a alça do carrinho deve ficar na altura da cintura. Assim, você consegue caminhar com as costas retas. Mantenha a mochila sempre ao lado do corpo, não atrás.

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.

36

O mundo que queremos

Imagem: Ícone: Formação cidadã. Fim da imagem.

LEGENDA: Formação cidadã. FIM DA LEGENDA.

Brincadeira para todos

As crianças são bem diferentes umas das outras. Porém, todas têm o direito de brincar!

Por isso, é preciso pensar em brincadeiras com regras e materiais que possam atender às necessidades de todos.

Uma criança com deficiência visual, por exemplo, utiliza a audição e o tato para localizar os objetos e as pessoas. Assim, as brincadeiras podem incluir objetos que produzam som, como guizos ou chocalhos.

Crianças com deficiência auditiva podem ser incluídas nas brincadeiras que utilizam gestos e cartões coloridos no lugar de fala ou sons.

É preciso ter muito cuidado com os objetos usados e com as regras das brincadeiras, para evitar acidentes. O importante é descobrir maneiras para que todos possam brincar juntos!

Imagem: Ilustração. Objeto na vertical de cor bege-claro, com círculo pequeno na parte superior e parte circular na parte inferior.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Objeto com o formato redondo de cor laranja na parte superior, com faixa verde na horizontal e parte fina na vertical na parte inferior.  Fim da imagem.
Imagem:  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Linha fina na horizontal com duas bolinhas bege-claro. Ilustração. Duas bolinhas de cor bege-claro, uma ao lado da outra.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Duas placas vermelhas na vertical. À esquerda, mão de uma pessoa aberta de pele clara. À direita, placa com o texto em branco : FALTA! Fim da imagem.

Observação: Os elementos da página não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

Compreenda a leitura

  1. O que é necessário para que todas as crianças possam participar das brincadeiras?

    _____

37

  1. Crianças com que tipo de deficiência podem participar das brincadeiras mostradas a seguir?
Imagem: Ilustração. Quatro crianças com os olhos vendados com pano de diferentes cores. À esquerda, um menino pequeno de pele morena-claro, cabelos castanhos, camiseta em verde-claro, o braço direito para frente, sorrindo. Sobre os olhos vendados com pano bege-claro. Ao lado, à direita, um garoto loiro, com camiseta de mangas curtas verdes e calça azul, com os braços para o alto, com os olhos vendados com pano laranja. Ao lado, uma menina de pele negra, cabelos pretos curtos, com blusa de mangas curtas em laranja, saia violeta, com os olhos vendados com pano rosa, com o braço direito para cima, sorrindo. À direita, menino de pele clara, cabelos castanhos encaracolados, com camiseta de mangas curtas em azul, com bermuda vermelha-escura e olhos vendados com pano vermelho.  Fim da imagem.

LEGENDA: Todos vendados. FIM DA LEGENDA.

_____

Imagem: Ilustração. Duas crianças agachadas, vestidas com uniforme escolar composto por camiseta verde-claro e calça em verde-escuro. À esquerda, menina de pele clara, cabelos castanhos em chuquinha, agachada com os joelhos no chão e mãos na frente. À direita, menino agachado com as pernas abertas e flexionadas, com os braços na frente, imitando sapo. À direita, homem sentado de joelhos, de pele clara, cabelos grisalhos, camisa de mangas compridas de cor azul-claro, calça marrom e sapatos pretos e par de óculos de grau redondo no rosto. Segura nas mãos, folha branca com sapo de cor verde-claro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Uso de placas. FIM DA LEGENDA.

_____

Vamos fazer

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. A turma vai participar de uma brincadeira chamada pega-pega caçador, que é adaptada para crianças com dificuldades de locomoção. Vocês vão precisar de uma bola.
    • Sentem-se espalhados em um espaço amplo, como a quadra ou o pátio da escola.
    • Escolham uma criança para ser o caçador. As demais serão os fugitivos.
    • Neste pega-pega não é permitido levantar durante a brincadeira, apenas mover o tronco e se locomover sentado.
    • O caçador começa segurando a bola e deve lançá-la nos fugitivos.
    • Os fugitivos que forem atingidos pela bola passam a ser caçadores. Os caçadores podem passar a bola entre si para atingir os fugitivos.
    • O último fugitivo a ser tocado pela bola vence a brincadeira.
Imagem: Ilustração. Cinco crianças sentadas, duas na frente e duas atrás e um menino sentado ao centro. Este tem pele clara, cabelos castanhos, usando camiseta amarela, bermuda e sapatos azuis, com o braço esquerdo para o alto, segurando uma bolinha de cor vermelha com parte em verde e amarelo. Ele está com a perna esquerda flexionada e braço direito esticado. À frente, duas crianças vistas de costas : à esquerda, menina loira de cabelos curtos, com camiseta de cor lilás, calça azul-claro e sapatos cinzas, com o braço direito para frente. Ao lado, menino sentado de pele morena, cabelos pretos, usando camiseta azul e calça verde-claro. Atrás o menino com bolinha, duas crianças : um menino de pele morena, cabelos castanhos, vestido com camiseta verde, calça cinza e sapatos vermelhos, sentado com as pernas cruzadas, com os braços abertos. Ao lado, à direita, menina loira de cabelos em chuquinha, usando camiseta de mangas curtas, bermuda em lilás e sapatos marrons.  Fim da imagem.

38

CAPÍTULO 4. Descanso e convivência

Depois de brincar, passear ou estudar, podemos ficar cansados. Isso é um sinal de que nosso corpo precisa de descanso.

Uma forma de descansar é dormir. Dormir bem é importante para a aprendizagem, para o crescimento e para o humor. Dormir pelo menos 8 horas por dia é um hábito saudável.

Quando não descansamos o suficiente, podemos ficar doentes ou irritados.

Para descansar durante o dia, é bom ficar sem fazer nada ou relaxar com atividades como desenhar, ler um livro ou conversar.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. O que você gosta de fazer para descansar?
  1. Observe a história a seguir.
Imagem: Ilustração. Um menino sentado na cama marrom com um celular nas mãos de cor cinza-escuro. Ele tem pele clara, cabelos castanhos, usando pijama de cor azul, com travesseiro branco atrás das costas e sobre as pernas dele, cobertor de cor lilás. À direita, mesa de canto marrom e alarme indicando 23:59. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. O menino descrito anteriormente, sentado sobre a cama, para à esquerda, com os cabelos bagunçados, com a mão direita de frente para boca aberta, olhando para à direita. O alarme indica 06:00. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. O menino descrito anteriormente, sentado de frente para carteira escolar de cor azul-claro, vestido com camiseta de cor amarela com detalhes em azul-claro, com o braço esquerdo e mão sobre a cabeça, olhando para frente com boca fechada para baixo, olhar cabisbaixo, com a mão direita com lápis amarelo sobre caderno com folhas brancas e espiral em preto. Perto, à esquerda, estojo de cor vermelha.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

39

Convivência

Os seres humanos são animais sociais, assim como as formigas e os elefantes. Isso quer dizer que vivemos em sociedade .

Imagem: Fotografia. Vista geral de local com vegetação seca de cor bege-claro, um elefante grande para esquerda, de cor cinza e chifres grandes brancos. Atrás dele, dois elefantes pequenos e um no fundo um pouco maior. Em segundo plano, local com árvores de folhas de cor verde.  Fim da imagem.

LEGENDA: Os elefantes africanos vivem em grupos familiares. FIM DA LEGENDA.

Conviver é compartilhar o tempo e os lugares com a família, os amigos e as outras pessoas. Manter uma boa convivência é fundamental para a saúde.

Lembre-se de que cada pessoa tem um jeito de ser e todas devem ser respeitadas. Demonstramos respeito pelo outro quando somos gentis e atenciosos.

  1. Crie uma legenda para as imagens a seguir.
Imagem: Ilustração 1. À esquerda, um senhor de pele clara, cabelos e bigode grisalhos, com blusa de mangas compridas amarela, colete de cor verde, calça marrom e sapatos pretos e na mão esquerda, segura sacola de cor azul e linhas na vertical de cor roxa. Ele está com o dedo indicador da mão direita para cima. De frente para ele, um garoto com as mãos sobre os ombros de uma menina à frente dele, ambos sorrindo com os olhos fechados. O garoto tem pele clara, cabelos pretos, com chapéu de cor amarela, com camiseta e sapatos roxos e calça azul-claro. A menina tem pele clara, cabelos pretos curtos amarrados, com capacete de cor lilás, com camiseta de mangas curtas em azul e listra em amarela, bermuda roxa, sapatos marrons.  Ilustração 2. Dois meninos brincando. À esquerda, ruivo com os olhos azuis, com camiseta de mangas curtas em verde, bermuda azul-escuro e sapatos laranjas, com uma bolinha amarela na mão direita para cima, sorrindo. À frente, um menino de pele clara, com cabelos castanhos, com camiseta de mangas curtas em azul, bermuda em cinza e sapatos verdes-claros, segurando na mão esquerda com um brinquedo de foguete em bege e parte em vermelho. Ele está sentado sobre cadeira rolante.  Ilustração 3. Três crianças uma ao lado da outra. À esquerda, menino de pele clara, cabelos castanho-escuros, com camiseta laranja, bermuda verde e sapatos azuis e branco, segurando na mão direita um caminhão vermelha e verde. À frente dele, uma menina com a mão estendida para o caminhão. Ela tem pele clara, cabelos encaracolados pretos amarrados, usando blusa de alça verde, saia azul e sapatos rosas. Entre os dois, um menino com as mãos nos ombros de cada um deles. Ele tem pele negra, cabelos castanho-escuro, com camiseta de cor amarela, com calça vermelha e sapatos brancos, olha para a menina, sorrindo para ela.   Fim da imagem.

40

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Pinte apenas os quadrinhos com as ações relacionadas à boa convivência.

( ) Ser educado

( ) Agredir

( ) Xingar

( ) Ouvir

( ) Ser gentil

( ) Quebrar

( ) Ser atencioso

( ) Ajudar

  1. Leia a tirinha da Mônica e do Cebolinha para um colega.
Imagem: Ilustração. Tirinha em quadrinhos da Turma da Mônica. Composta por quatro quadros, apresenta como personagens : Mônica, menina de pele clara, cabelos pretos para à esquerda, com vestido de mangas curtas em vermelho, dentuça, com dois dentes dianteiros para frente. Cebolinha, menino de pele clara, cabelos finos, camiseta verde com um botão branco, bermuda preta e sapatos marrons. As cenas se passam em local aberto, com grama verde.   Q1- Mônica correndo, com ponta da língua para esquerda, cenho franzido e segurando na mão esquerda um coelho de pelúcia sendo girado no alto, saindo fumaça branca nos pés. À frente dela, Cebolinha correndo com os braços para frente, com os olhos arregalados, com duas gotas de transpiração e boca aberta.  Q2- Mônica à esquerda, com o braço esquerdo para cima, pés para frente brecando, observando Cebolinha à frente dela. Cebolinha à direita, com o corpo diferente para ela, com os braços esticados para frente e com as pálpebras abaixadas, diz : PELAÍ, MÔNICA! VAMOS LESOLVER NOSSAS DIFELENÇAS DUM JEITO INTELIGENTE!  Q3- Vistos do busto para cima, à esquerda, Mônica olhando para ele, à direita, com o cenho franzido, fala : TUDO BEM! COMO? À frente dela, Cebolinha com a mão esquerda para frente, diz: QUE TAL COM UM TABULEILO DE XADLEZ? Q4- Mônica à esquerda, correndo com os braços para o alto, segurando um tabuleiro nas mãos de cor branca e preta, com o cenho franzido, ponta da língua para fora à esquerda, dentes para fora. À direita, à frente dela, Cebolinha correndo, com as mãos sobre as cabeças, com duas gotas de transpiração com os olhos fechados, boca aberta com dentes aparecendo e fumaça branca nos pés.   Fim da imagem.

LEGENDA: Tirinha Turma da Mônica, de Mauricio de Sousa. FIM DA LEGENDA.

41

Atividade prática. Pesquisa

Bullying

Provocações, xingamentos ou outras agressões que uma ou mais pessoas cometem contra outra pessoa são chamados de bullying .

Quando é praticado na escola, o bullying pode fazer com que a vítima das agressões perca o interesse em estudar. É papel de todos combater o bullying .

O que você vai fazer

Pesquisar a ocorrência de bullying na sua turma e criar uma campanha de conscientização.

Como você vai fazer

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Para pesquisarem a ocorrência de bullying , cada membro da sua turma deve responder às questões da ficha abaixo.
  1. Você já sofreu bullying na escola?

    ( ) Sim

    ( ) Não

  1. Você já praticou bullying com alguém?

    ( ) Sim

    ( ) Não

  1. Anotem o número de estudantes que responderam “sim” e o número dos que responderam “não” para cada pergunta. Entregue esse papel ao professor.
  1. Com a ajuda do professor, somem as respostas e avaliem quantos estudantes já praticaram e quantos já sofreram bullying .
  1. Elaborem um cartaz com o título “ Bullying não é brincadeira”. Nele, escrevam o que é bullying e as informações obtidas na pesquisa com a turma.
  1. No dia combinado, apresentem o cartaz para a comunidade escolar.

42

O que você aprendeu

Avaliação processual

  1. Complete as frases abaixo com as palavras do quadro.

atenção

saúde

doenças

emoções

pessoas

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Pinte os desenhos relacionados a hábitos saudáveis.
Imagem: Ilustração em preto e branco. Uma menina jogando futebol, cabelos presos no alto, vestida com camiseta, bermuda e chuteiras, com o joelho da perna direita, toca uma bola de futebol em branco e preto.   Ilustração em preto e branco. À esquerda, menino de cabelos encaracolados, com blusa de manga comprida, bermuda e tênis. Ele olha para menina à frente, com o cenho franzido, braços abertos para cima. A menina à frente dele, de cabelos curtos e franja, com vestido de mangas curtas e sapatos. Ela está com o cenho franzido e mão esquerda para frente.   Ilustração em preto e branco. Um menino sentado de frente para mesa, comendo sanduíche segurando com as mãos. Ele tem cabelos lisos, usando camiseta, com um par de óculos de grau sobre o rosto. À frente, na mesa, um pedaço de pizza sobre prato, uma lata com canudo, dois biscoitos e batatas fritas.   Ilustração em preto e branco. Uma menina sentada em poltrona. Ela tem cabelos longos com franja, usando pijama de mangas compridas, calça, meias, mão direita debaixo do rosto dela e segurando com a mão esquerda, um controle remoto para frente. Ao fundo, à direita, vista parcial de janela com estrelas e lua.   Ilustração em preto e branco. Um menino dormindo sobre uma cama, com cobertor sobre o corpo dele e cabeça por travesseiro.   Ilustração em preto e branco. Três crianças sentadas de joelhos, jogando cartas. À esquerda, uma menina de cabelos encaracolados, curtos para à esquerda, com camiseta, calça e sapatos. Ao meio, menino visto de costas, com camiseta, calça e sapatos. À direita, menina de cabelos presos, com camiseta e calça e sapatos, com os braços para frente, perto das cartas.   Ilustração em preto e branco. Menino visto da cintura para cima, de cabelos curtos, com blusa de frio de mangas longas, segurando na mão esquerda, uma maçã.   Ilustração em preto e branco. Uma médica à esquerda, sentada, de cabelos curtos, com jaleco de mangas longas, escutando coração de menina com um estetoscópio sobre ela. Ela tem cabelos encaracolados, com camiseta, bermuda e sapatos, sobre um banquinho.   Ilustração em preto e branco. Menino visto da cintura para cima, com os cabelos penteados para à esquerda, com a mão esquerda com pente sobre os cabelos. Ele olha para frente sorrindo.   Fim da imagem.

43

  1. Leia a tirinha a seguir.
Imagem: Ilustração. Tirinha composta por dois quadros. As cenas se passam dentro de uma casa. Q1 – Um menino com o corpo coberto de cor preta de sujeira, com os olhos brancos bem abertos, caminhando para à esquerda de frente para uma porta verde. Alguém diz para : NÃO ESQUECE DE LAVAR BEM AS ORELHAS! O menino sujo diz : TÁ! À frente dele, vista parcial de cabelos castanhos de alguém.  Q2 – À esquerda, porta aberta onde vê-se vista parcial de chuveiro com água pingando, o menino sujo caminhando para à direita com pegadas de água no chão, com o corpo sujo e orelha esquerda limpa. À frente, vista parcial de cabelos castanhos de uma pessoa.   Fim da imagem.

LEGENDA: Tirinha de Jean Galvão. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Observe os quadrinhos abaixo.
Imagem: Ilustração. História em quadrinhos. Composta por três quadros, apresenta como personagem, menina de pele clara, cabelos pretos curtos com franja, usando camiseta vermelha, vista do busto para cima.  Q1 – A menina está virada para à direita, comendo bolacha de chocolate na mão esquerda, com o formato redondo e mão direita, saco de cor azul e detalhes em amarelo.  Q2 – A menina está com a mão direita para frente, braço esticado e com a mão esquerda sobre a cintura. Perto dela, braços de uma pessoa segurando escova rosa com tubo de pasta verde com pasta saindo de escova.  Q3 – Menina está com faixa branca no rosto debaixo do queixo até a cabeça, com a mão direita sobre o rosto, boca aberta com os dentes aparecendo, e linhas finas perto da mão direito.   Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

44

  1. Identifique os hábitos de higiene nas imagens abaixo e escreva em que momento do dia você pratica cada um deles. Veja o modelo.

Lavar as mãos

Imagem: Ilustração. Uma menina de cabelos longos, loira, com franja, usando camiseta vermelha, saia curta cinza, de frente para uma pia branca, com torneira cinza, ensaboando as mãos com sabonete roxo. À frente dela, espelho que reflete o rosto dela, uma toalha verde. Perto da pia, no chão lixeira.  Fim da imagem.

Antes de comer

_____

Imagem: Ilustração. Menino dentro de boxe de cor azul, visto de cintura para cima, com pele clara, cabelos pretos, ensaboando com esponja de cor verde, fazendo bolhas de cor branca, com o braço direito para cima. Na parte superior, vista parcial de chuveiro fechado.  Fim da imagem.

_____

_____

Imagem: Ilustração. Uma criança morena, de cabelos crespos marrons, com camiseta de cor lilás com bolinhas em lilás-claro, escova os dentes com escova de cor vermelha e segura na mão direita um copo de cor azul. Ela está de frente para uma pia de cor branca, torneira cinza. Um pote vermelho com tampa branca à esquerda e à direita, tubo de pasta de cor lilás com detalhe em azul-claro.  Fim da imagem.

_____

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Pinte o que deve ser levado na mochila da escola.
Imagem: Ilustração em preto e branco. Vários elementos : Um livro fechado. Um estojo de zíper aberto com caneta e lápis.  Um saco de balas, com o nome : Balas. Uma revista de super-herói, com o título : Super. Uma mochila grande com o zíper aberto. Um calendário de 2023. Um carrinho de brinquedo. Um caderno com espiral na vertical, à esquerda.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração em preto e branco. Vários elementos : Um livro fechado. Um estojo de zíper aberto com caneta e lápis.  Um saco de balas, com o nome : Balas. Uma revista de super-herói, com o título : Super. Uma mochila grande com o zíper aberto. Um calendário de 2023. Um carrinho de brinquedo. Um caderno com espiral na vertical, à esquerda.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração em preto e branco. Vários elementos : Um livro fechado. Um estojo de zíper aberto com caneta e lápis.  Um saco de balas, com o nome : Balas. Uma revista de super-herói, com o título : Super. Uma mochila grande com o zíper aberto. Um calendário de 2023. Um carrinho de brinquedo. Um caderno com espiral na vertical, à esquerda.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração em preto e branco. Vários elementos : Um livro fechado. Um estojo de zíper aberto com caneta e lápis.  Um saco de balas, com o nome : Balas. Uma revista de super-herói, com o título : Super. Uma mochila grande com o zíper aberto. Um calendário de 2023. Um carrinho de brinquedo. Um caderno com espiral na vertical, à esquerda.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração em preto e branco. Vários elementos : Um livro fechado. Um estojo de zíper aberto com caneta e lápis.  Um saco de balas, com o nome : Balas. Uma revista de super-herói, com o título : Super. Uma mochila grande com o zíper aberto. Um calendário de 2023. Um carrinho de brinquedo. Um caderno com espiral na vertical, à esquerda.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração em preto e branco. Vários elementos : Um livro fechado. Um estojo de zíper aberto com caneta e lápis.  Um saco de balas, com o nome : Balas. Uma revista de super-herói, com o título : Super. Uma mochila grande com o zíper aberto. Um calendário de 2023. Um carrinho de brinquedo. Um caderno com espiral na vertical, à esquerda.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração em preto e branco. Vários elementos : Um livro fechado. Um estojo de zíper aberto com caneta e lápis.  Um saco de balas, com o nome : Balas. Uma revista de super-herói, com o título : Super. Uma mochila grande com o zíper aberto. Um calendário de 2023. Um carrinho de brinquedo. Um caderno com espiral na vertical, à esquerda.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração em preto e branco. Vários elementos : Um livro fechado. Um estojo de zíper aberto com caneta e lápis.  Um saco de balas, com o nome : Balas. Uma revista de super-herói, com o título : Super. Uma mochila grande com o zíper aberto. Um calendário de 2023. Um carrinho de brinquedo. Um caderno com espiral na vertical, à esquerda.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração em preto e branco. Vários elementos : Um livro fechado. Um estojo de zíper aberto com caneta e lápis.  Um saco de balas, com o nome : Balas. Uma revista de super-herói, com o título : Super. Uma mochila grande com o zíper aberto. Um calendário de 2023. Um carrinho de brinquedo. Um caderno com espiral na vertical, à esquerda.   Fim da imagem.

45

  1. Na brincadeira chamada “Vivo ou morto”, uma criança é escolhida para ser o líder. Quando o líder diz “Morto!”, as demais crianças devem ficar agachadas. Quando ele diz “Vivo!”, todas as crianças devem dar um pulo e ficar em pé.
    • Quais movimentos do corpo é preciso fazer para brincar de “Vivo ou morto”?

      _____

      Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    • Que mudanças você faria na brincadeira para que uma criança surda pudesse participar?
  1. Indique as alternativas corretas.

    ( ) Se não descansarmos, poderemos ficar doentes.

    ( ) Dormir oito horas por dia é perda de tempo.

    ( ) Descansar e dormir bem ajuda a manter o bom humor.

  1. Responda às questões.
    • O que é conviver?

      _____

    • Por que é importante conviver bem com os outros?

      _____