46

UNIDADE 2. O ambiente

Imagem: Fotografia. Vista do alto de uma praia. À esquerda, vista parcial de árvores com folhas verdes. À frente delas, canoas e barcos pequenos de cor branca e outras em branco. Perto dos barcos, pessoas debaixo de guarda-sóis e outras pessoas de frente para praia. Mais à direita, mar com água de cor verde com pessoas se banhando na borda. Mais ao fundo, parte de terra com solo de cor cinza e vegetação verde. Na parte superior, céu de cor azul-claro com poucas nuvens.  Fim da imagem.

LEGENDA: A praia da Costa possui águas calmas e areia clara, onde as pessoas realizam atividades de lazer e pesca. Município de Vila Velha, Espírito Santo, em 2021. FIM DA LEGENDA.

47

Boxe complementar:

Vamos conversar

  1. Se você precisasse descrever essa imagem para alguém que não pode enxergar, o que falaria?
  1. Você sabe quais elementos da fotografia têm vida?
  1. Entre os elementos não vivos, há componentes construídos pelo ser humano? Quais?

Fim do complemento.

48

Investigar o assunto

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

Observação em campo

Você já observou de forma atenta o que existe ao seu redor?

O que você vai fazer

Com a supervisão de um adulto, vocês vão visitar uma área externa, como o jardim da escola ou uma praça próxima, e observar o que existe nesse local.

Material

  1. Caderno
  1. Lápis preto e de cores variadas
  1. Luvas de borracha para mexer no solo
  1. Lupa de mão (opcional)
  1. Câmera fotográfica ou celular (opcional)

    Como você vai fazer

    Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Forme um grupo com dois ou três colegas.
  1. O professor vai indicar uma área a ser pesquisada. Pode ser um jardim ou um local perto de um muro ou de uma árvore.
Imagem: Ilustração. Local com grama de cor verde e árvore à direita, com crianças e uma mulher. À frente, uma menina cadeirante com o corpo para à esquerda, sobre uma cadeira de rodas, ruiva de cabelos curtos. Ela aponta com a mão esquerda para frente em direção a um arbusto. Ao lado dela, menino de pele clara, cabelos castanhos segurando uma folha branca na mão direita e lápis na mão esquerda. Ambos usam camiseta de cor branca, a menina de calça azul e o menino com bermuda azul. Mais ao fundo, à direita, menino agachado para o solo, de pele negra, cabelos castanhos, com camiseta branca e bermuda em azul, com folha de cor branca em uma mão. Mais ao fundo, mulher de pele clara, cabelos castanhos curtos, usando camiseta branca, calça e sapatos azuis, com pasta bege na mão esquerda e lápis na mão direita. Mais ao fundo, criança de frente para uma árvore vista parcialmente com dois pássaros amarelos, um sobrevoando perto de galho e outro pousado sobre o galho. A criança tem pele clara, cabelos curtos pretos, com camiseta branca, bermuda azul e sapatos vermelhos e branco. Ele segura na mão esquerda uma folha branca. Na parte superior, céu de cor azul-claro.  Fim da imagem.

Observação: Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

49

Observação: Não encoste nos animais durante a observação para evitar machucá-los ou se machucar. Cuidado também com as plantas. Fim da observação.

  1. Observe com calma o ambiente. Verifique, por exemplo, se o solo está exposto ou coberto por plantas. Repare nas cores, nos formatos e nos tamanhos das plantas e dos animais. Observe também o cuidado com o ambiente, se há lixeiras e se as pessoas descartam lixo no chão.
    • Se quiser observar algo com mais detalhes, use uma lupa.
    • Se for mexer no solo, use a luva.
    1. Se possível, fotografe os elementos que achar interessantes.
    1. Faça um desenho desse local. Tente representar os detalhes que você observou.

      Para você responder

      Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Escolha um dos seres vivos que você observou.
    • Faça um desenho dele e complete a ficha abaixo.

_____

NOME: _____

TAMANHO: _____

ONDE FOI ENCONTRADO: _____

  1. Observe os componentes não vivos apresentados a seguir e pinte aqueles que você observou no ambiente.

Água

Solo

Banco

Muro

Teia de aranha

Toca de animal

Luz do Sol

Poste de luz

Calçada

  1. Se o seu grupo fez fotografias, escolham três delas e criem uma legenda para cada uma. Caso não tenham feito fotografias, usem os desenhos. Compartilhem essas imagens e legendas com seus colegas.

50

CAPÍTULO 1. O que há no ambiente?

No ambiente, existem seres vivos e elementos não vivos, como componentes naturais e componentes construídos.

Os seres humanos, os peixes, os cogumelos e as árvores são alguns exemplos de seres vivos. A água, o solo, o ar e a luz são componentes naturais.

As teias de aranha, os ninhos das aves e as moradias das pessoas são exemplos de componentes construídos.

Os seres vivos e os elementos não vivos do ambiente se relacionam uns com os outros.

  1. Retome o desenho do ambiente que você fez para a seção Investigar o assunto. Dos elementos que você desenhou:
    • Quais são seres vivos?

      _____

    • Quais são componentes naturais?

      _____

    • Quais são componentes construídos?

      _____

Imagem: Ilustração. Local com grama de cor verde. À esquerda, árvore com tronco de cor marrom, com galhos finos, com folhas verdes nas pontas. Sobre os galhos, um ninho de passarinhos de cor bege com dois pássaros de penas de cor azul-claro e bico pequeno de cor laranja. Em galhos da direita, teia de aranha de cor preta. Ao centro, uma tartaruga de casco marrom, de frente para pedras de cor cinza. À direita, um menino moreno de cabelos encaracolados pretos, com camiseta de cor laranja com mangas curtas, bermuda azul, escrevendo sobre uma caderneta de folha branca na mão esquerda e escrevendo com caneta na mão direita. Ele é visto de costa, sobre tronco de árvore em marrom. Ao fundo, um córrego com água de cor azul-claro, com um peixe de cor cinza. Mais ao fundo, local com duas pedras cinzas à esquerda e ao fundo, uma casa de paredes brancas, telhado vermelho, uma vaca branca e partes em marrom, um cavalo marrom e árvores com folhas verdes. Na parte superior, céu de cor azul-claro.  Fim da imagem.

Observação: Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

51

2. Observe a ilustração da página anterior.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Seres vivos

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

Tabela: equivalente textual a seguir.

Componentes naturais

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

Tabela: equivalente textual a seguir.

Componentes construídos

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

  1. Escreva quatro palavras que você associa ao termo ambiente.
  1. _____
  1. _____
  1. _____
  1. _____
    • Agora, escreva uma frase utilizando algumas dessas palavras.

      _____

52

Cada ambiente é de um jeito

Os ambientes apresentam algumas características, como:

  1. Observe as duas imagens e leia as legendas para um colega.
Imagem: Fotografia A. Vista geral de local com árvores de folhas verdes, solo de cor marrom-claro e à frente, rio de água de cor verde. Na parte superior, céu de cor cinza-claro. Fim da imagem.

LEGENDA: A Floresta Amazônica é um ambiente quente, com bastante chuva. Nela, existem plantas, como o jacarandá, e animais, como o peixe-boi e a onça-pintada. Município de Tapauá, Amazonas, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia B. Local com solo de cor cinza com pinguins à direita, de cor cinza na cabeça, dorso e cabeça com parte em preto e bico fino, com partes em amarelo e parte branca, na parte interna do corpo. Texto : Comprimento: 1 metro. À esquerda, um lobo-marinho-antártico de cor cinza-escuro, com cabeça arredondado, com fios finos perto do focinho pequeno preto. Texto : Comprimento : 2 metros.  Fim da imagem.

LEGENDA: A ilha Geórgia do Sul, próxima à Antártida, é um ambiente frio, com pouca variedade de plantas e de animais. Nela, encontramos o pinguim-imperador, o lobo-marinho-antártico e o peixe-gelo. Território britânico, em 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. _____
  1. _____
    • Um ser que vive na água.
    1. _____
    1. _____

53

Ambientes aquáticos e ambientes terrestres

Ambientes aquáticos são cobertos por água. Eles podem ser de água salgada, como oceanos e mares, ou de água doce, como rios e lagos. A água doce tem esse nome porque apresenta menos sal que a água salgada.

A quantidade de luz no ambiente aquático varia com a profundidade: quanto mais fundo, mais escuro esse ambiente se torna.

Ambientes de terra firme, como florestas, campos e desertos, são chamados terrestres. Neles, as variações de temperatura são maiores em relação ao ambiente aquático.

A quantidade de água disponível no ambiente terrestre também varia e é um recurso importante para os seres vivos que o habitam.

Imagem: Fotografia. À frente, rio de cor azul-claro com vários peixes de cor cinza e partes em laranja, de tamanho médio. Texto : Comprimento: 30 centímetros. Ao fundo, raízes de cor marrom, com folhas verdes e flores de pétalas amarelas na esquerda. Fim da imagem.

LEGENDA: Cardume de piraputangas no rio da Prata. Nesse rio, também podemos encontrar plantas fixadas no solo ou flutuantes. Município de Bonito, Mato Grosso do Sul, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista geral de local com solo arenoso de cor bege. À esquerda, cactos de cor verde com pequenas pétalas de cor laranja. Ao fundo, local com muitas árvores de galhos finos e secos. Mais ao fundo, à esquerda, folhas de cor verde.  Fim da imagem.

LEGENDA: Na Serra da Capivara, as chuvas são raras e a temperatura geralmente é alta. Município de São Raimundo Nonato, Piauí, em 2018. FIM DA LEGENDA.

  1. Complete a frase com as palavras do quadro.

temperatura

terrestre

aquático

No ambiente _____, existe maior variação de _____ do que no ambiente _____.

54

CAPÍTULO 2. Elementos não vivos

Os elementos não vivos podem ser componentes construídos ou naturais.

Veja a seguir alguns componentes naturais do ambiente. E observe na ilustração os textos que o professor vai ler.

Imagem: Ilustração. Vista geral de local com céu de cor azul-claro, com partes em rosa, nuvens brancas e sol à direita de formato redondo em amarelo.  O sol : O Sol Ilumina e aquece o planeta Terra. As plantas precisam da luz do Sol para produzir seu alimento. O ar :  O ar É necessário para a respiração da maioria dos seres vivos.  Ao centro, uma grande montanha rochosa de cor cinza, por onde passa água de cor azul-claro. A água : Os seres vivos precisam de água para sobreviver. A água também é o ambiente no qual muitos seres vivos habitam.   À esquerda e à direita, solo com grama e vegetação de cor verde. Na parte inferior, solo de cor marrom-claro e mais abaixo em marrom-escuro.  O solo: Cobre a superfície do planeta. As plantas se fixam no solo. Animais como o tatu e as formigas constroem seus abrigos no solo.  Fim da imagem.

Observação: Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

  1. Você já reparou que a noite geralmente é mais fria que o dia? Por que você acha que isso acontece?

    _____

Os componentes construídos são criados pelos seres vivos, como ninhos, tocas, teias, ruas, casas e plantações.

55

ÁLBUM de Ciências

Observação: Acompanhe a leitura que o professor vai fazer. Fim da observação.

O começo e o fim do dia

É importante considerar o caminho do Sol no momento de construir uma casa. Todos os dias, o Sol “nasce” em uma direção do horizonte, percorre o céu e se “põe” em outra direção.

Imagem: Ilustração. Vista do alto de local com grama verde com árvores de folhas verdes, duas com folhas amarelas e outras duas com folhas azuis. À frente, rua cinza, à esquerda, local com água azul-claro, na ponta direita, sol redondo. Ao centro, silhueta de pessoa com os braços esticados e à frente, casa de paredes marrons com telhado de cor cinza. Coordenadas : perto da rua : Sul, sol : leste, local com água : Oeste, perto da casa : Norte. Uma seta vermelha pontilhada saindo do sol para local com água.  Fim da imagem.

LEGENDA: O caminho que o Sol percorre no céu segue aproximadamente a mesma direção e sentido todos os dias. FIM DA LEGENDA.

Observação: Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

O nascer do Sol marca o início do dia, e o pôr do Sol marca o fim do dia e o início da noite. Nesses momentos, se não houver muitas nuvens, o céu pode ficar alaranjado, avermelhado ou rosado. No meio do dia, o Sol está mais alto no céu, e o céu fica azul.

Imagem: Fotografia. À frente, local com água de cor escura e ao fundo, pequena embarcação. Em segundo plano, grande quantidade de vegetação de cor verde. Na parte superior, céu de cor azul-claro.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. O mesmo local descrito anteriormente, em tons de laranja no céu e reflexo no rio. Ao fundo, uma canoa com pessoa.  Fim da imagem.

LEGENDA: Floresta Amazônica em diferentes momentos do dia, no município de Manaus, Amazonas, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.

56

A luz e o calor do Sol

O calor do Sol é uma das causas de a temperatura no planeta Terra ser amena. Se não fosse por isso, a Terra seria tão gelada que não seria possível existir vida nela.

O Sol também é fundamental para as plantas. Elas precisam da luz solar, de ar e de água para produzir seu alimento.

Imagem: Fotografia. Um vaso marrom com uma planta fina na vertical, com folhas verdes. O vaso está sobre base de madeira, de frente para uma janela. Texto : Comprimento : 50 centímetros.  Fim da imagem.

LEGENDA: As folhas de muitas plantas se voltam para a fonte de luz do ambiente. Em casas, essa fonte pode ser uma janela, por exemplo. FIM DA LEGENDA.

  1. Observe a imagem de um parque no início da tarde. Depois, faça o que se pede.
Imagem: Fotografia. Vista geral de local com grama verde, à frente, duas mesas e acentos de cimento debaixo de uma estrutura como guarda-sol feita de madeira e telhado marrom. Um pouco mais ao fundo, árvores de folhas verdes.  Fim da imagem.

LEGENDA: Parque Villa-Lobos, no município de São Paulo, São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

57

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Em um dia de Sol, dois amigos, acompanhados por seus tios, fizeram uma trilha guiada em um parque. Eles logo notaram que esse ambiente estava mais fresco.
    • Qual é a vantagem de caminhar em locais arborizados, como trilhas?
Imagem: Fotografia. À esquerda, caminho na vertical de cor cinza-claro e à direita, local com árvores finas secas e folhas verdes. À frente, sobre um pedaço de madeira na vertical, com placa quadrada de cor verde, com texto branco e símbolos redondos vermelhos.  Fim da imagem.

LEGENDA: Dentro da mata, a temperatura é mais amena por causa da sombra das árvores. Município de Guarapari, Espírito Santo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Qual é o caminho que o Sol percorre no céu?
    • Complete o desenho abaixo representando as posições do Sol no céu ao longo do dia.

58

Atividade prática. Experimento

Observação: Acompanhe a leitura que o professor vai fazer. Fim da observação.

Sombras durante o dia

Você já reparou se a posição e o tamanho da sua sombra permanecem os mesmos nas diferentes horas do dia? Por que isso acontece?

O que você vai fazer

Marcar a direção e medir o tamanho da sombra de um colega em diferentes horas do dia.

Material

  1. Forme um grupo com dois ou mais colegas. Procurem um lugar que seja iluminado pelo Sol durante a maior parte do dia.
  1. Usem a fita-crepe para marcar um local no chão. Em seguida, escolham um colega para ficar em pé sobre essa marca.
  1. Com o giz, desenhem a direção e o tamanho da sombra formada pelo colega.
  1. Utilizem a fita métrica para medir o comprimento dessa sombra.
  1. Anotem os resultados nos esquemas da página seguinte. Além da direção da sombra, representem também a posição do Sol nos desenhos.
  1. Repitam esse procedimento mais duas vezes em horários diferentes, com intervalo de pelo menos 1 hora. Registrem os dados da sombra sempre do mesmo colega.
Imagem: Ilustração. Em um local aberto com solo de cor marrom-claro, com o fundo com vegetação de cor verde e sol à esquerda redondo. No local aberto, à esquerda, menino de cabelos castanhos de trás de uma faixa branca na horizontal. À direita, menino moreno de cabelos pretos, olhos fechados, segurando prancheta verde na mão direita e caneta na mão esquerda. À direita, menina de pele clara, cabelos escuros amarrados para trás. Todas as crianças usam camiseta de cor azul-claro, bermuda em azul-escuro e sapatos marrons. De frente deles, sombra de cada um no solo.  Ilustração. As mesmas crianças, no mesmo local. A menina de cabelos escuros risca com um giz branco reta na vertical dos pés do menino de cabelos castanhos até o final a sombra dele. O menino moreno à direita, observa.  Ilustração. As mesmas crianças no mesmo local. Uma fita métrica com partes coloridas na linha reta. O menino moreno anota na prancheta e a menino de cabelos escuros o observa com a mão esquerda para frente.   Fim da imagem.

59

Esquemas para anotar os resultados

Imagem: Ilustração. Um menino de pele clara, cabelos castanhos, usando camiseta de cor branca, bermuda de cor azul, sapatos em cinza e branco. Ele está no meio de uma sombra arredondada de cor cinza.  Ilustração. O mesmo menino descrito anteriormente, na mesma posição, com a sombra com leve mudança de posição. Ilustração. O mesmo menino descrito anteriormente, na mesma posição, com a sombra mais para à direita.   Fim da imagem.

Horário: _____

Tamanho da sombra: _____

Horário: _____

Tamanho da sombra: _____

Horário: _____

Tamanho da sombra: _____

Para você responder

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Com suas palavras, explique para um colega o que é uma sombra.
  1. O que aconteceu com a sombra ao longo do dia?

    ( ) A sombra mudou de posição.

    ( ) A sombra não mudou de posição.

  1. Aconteceu alguma mudança no tamanho da sombra?

    ( ) Sim, a sombra ficou maior.

    ( ) Sim, a sombra ficou menor.

    ( ) Não, a sombra permaneceu do mesmo tamanho.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Por que você acha que isso ocorreu?

60

Atividade prática. Experimento

A energia do Sol aquece os materiais igualmente?

Quando deixamos diferentes materiais expostos ao Sol, o aquecimento deles é o mesmo?

O que você vai fazer

Investigar se materiais se aquecem da mesma forma ao serem expostos ao Sol.

Material

  1. Leve a areia, a terra de jardim e as colheres de materiais diferentes para um local ensolarado.
  1. Coloque a mão sobre cada um deles e anote no quadro abaixo os materiais, do mais frio para o mais quente.

    Quadro: equivalente textual a seguir.

    Mais frio

    Mais quente

    _____

  1. Deixe os materiais e objetos expostos ao Sol por duas horas.
  1. Coloque novamente a mão sobre cada um deles e anote no quadro abaixo os materiais, do mais frio para o mais quente.

    Quadro: equivalente textual a seguir.

    Mais frio

    Mais quente

    _____

Para você responder

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Qual material parecia mais quente antes da exposição ao Sol? E depois da exposição ao Sol?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Todos os materiais se aqueceram igualmente?

61

Cuidados com o Sol

Para evitar problemas como queimaduras na pele, não devemos tomar Sol entre as 10 horas da manhã e as 4 horas da tarde. Nesse período, a luz e o calor do Sol são mais intensos.

Também é recomendável passar protetor solar, usar chapéu e óculos escuros e procurar lugares com sombra para se proteger do Sol.

Em dias quentes, é importante ainda tomar bastante água. O uso de roupas frescas, como bermuda, saia e regata, e de cores claras ajuda a diminuir a sensação de calor.

  1. Que cuidados devemos tomar para evitar queimaduras na pele ao tomar Sol?

    _____

Imagem: Fotografia. À esquerda, praia com areia de cor bege-clara, onde há pessoas sentadas debaixo de guarda-sóis coloridos em verde, laranja, amarelo e vermelho. Na ponta da direita, algumas pessoas vistas parcialmente em pé, outras pessoas na beira da praia no mar. À esquerda, vista parcial de algumas árvores com folhas verdes. Ao fundo, prédios de cidade de paredes de cor cinza-claro. No céu, azul-claro com nuvens de cor branca.  Fim da imagem.

LEGENDA: Praia de Boa Viagem, no município de Recife, Pernambuco, em 2020. FIM DA LEGENDA.

62

CAPÍTULO 3. Os seres vivos

Os animais e as plantas são exemplos de seres vivos. Os seres vivos têm um ciclo de vida e necessidades, como se alimentar e respirar.

Durante a vida, os seres vivos podem dar origem a outros seres semelhantes. É o que chamamos de reprodução.

Veja dois exemplos de ciclo de vida.

Imagem: Ilustração. Ciclo de vida de sapo. Em sentido anti-horário, dois sapos adultos com dorso de cor marrom, parte de baixo interna em branco: adultos. Seta para frente, com sapo da mesma cor perto do rio de cor azul-claro : Fêmea botando ovos. Ao fundo, sapo sobre o chão com a barriga para frente : Morte. No rio com vários óvulos redondos em branco e preto : ovos de sapo. Perto, um animal com corpo em calda em marrom : Girino. Ao centro, um sapo de cor marrom, com calda na parte inferior, com o corpo com quatro patas, nadando para cima. No rio, planta de folhas verdes.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Ciclo da vida da laranjeira. Da esquerda para à direita :  Semente germinando : semente redonda dentro de solo de cor marrom com hastes finas na vertical, sobressaindo do solo. Árvore adulta com flores : uma árvore de tronco marrom, folhas verdes e flores de pétalas brancas. Dentro do solo, raízes longas. Árvore adulta com frutos : uma árvore com folhas cheias, frutas de cor vermelha. Árvore morta : uma árvore sem folhas e frutos caída para à esquerda, com parte da raiz no solo e outra fora.   Fim da imagem.

Observação: Os elementos das imagens desta página não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

63

  1. Numere as imagens de acordo com a ordem do ciclo de vida da tartaruga.
Imagem: Fotografia. Vista geral de local com areia de cor bege, à frente, uma pequena tartaruga de cor cinza-escuro caminha na areia. Mais à frente, à esquerda, outra tartaruga da mesma cor e tamanho caminhando para frente.  Fim da imagem.

_____

Imagem: Fotografia. Sobre uma areia de cor bege, um ovo branco com uma tartaruga saindo dele, com as patas dianteiras e cabeça para fora, com olhos pretos e corpo marrom. Fim da imagem.

_____

Imagem: Fotografia. Dentro de local com areia de cor bege, ovos pequenos de cor branca aglomerados entre eles.  Fim da imagem.

_____

Imagem: Fotografia. Dentro do oceano de cor azul, uma tartaruga nadando. Ela tem o corpo de tamanho médio, corpo de cor marrom, casco duro com formato parecido com mosaico.  Fim da imagem.

_____

Necessidades dos seres vivos

Os animais e as plantas precisam de água para sobreviver.

Muitos animais se locomovem em busca de outros animais ou de plantas para se alimentar, de água e de parceiros para reprodução. As plantas não se locomovem, produzem seu próprio alimento e absorvem água do solo.

Animais e plantas precisam de gás oxigênio para respirar. Esse gás está presente no ar ou dissolvido na água.

  1. Marque com um V as características que identificam a arara-canindé como um ser vivo.

    ( ) Ela tem massa de um quilograma, aproximadamente.

    ( ) Ela precisa beber água.

    ( ) Ela se alimenta de frutas, sementes e insetos.

    ( ) Ela tem de 2 a 3 filhotes por vez, que nascem de ovos.

    ( ) Ela tem cores fortes.

Imagem: Fotografia. Uma arara pousada sobre galho de madeira na horizontal. Ela tem penas de cor azul-claro, penas com partes em amarelo, verde, branco na cabeça e bico de tamanho médio, curvado para baixo em cinza-escuro. A cauda dela é comprida de cor azul.  Fim da imagem.

LEGENDA: A arara-canindé atinge 85 centímetros de comprimento. FIM DA LEGENDA.

64

Para ler e escrever melhor

Observação: O texto apresenta comparações entre seres vivos. Fim da observação.

Variedade de seres vivos

Existem seres vivos de diversas formas, tamanhos e cores. Veja alguns exemplos a seguir e leia em voz alta as legendas.

As flores fazem parte do ciclo de vida de muitas plantas. Algumas são grandes, coloridas e perfumadas. Outras são pequenas e discretas.

Imagem: Fotografia. À frente, uma flor muito grande de pétalas de cor laranja, miolo ao centro com um buraco redondo. Atrás, três pessoas atrás da flor : uma menina de pele clara, cabelos curtos loiros com blusa branca; menino de pele clara, cabelos castanhos, com blusa vermelha e à direita, menino de pele morena, cabelos escuros, com camiseta de cor cinza. Ao fundo, solo de cor marrom com folhas secas, um tronco de uma árvore à esquerda visto parcialmente e à direita, folhas de cor verde.  Fim da imagem.

LEGENDA: A flor raflésia-comum, de cor vermelha, chega a ter mais de 1 metro da ponta de uma pétala à outra ponta. Malásia, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Sobre folhas de cor verde para baixo, com caules finos verde para baixo e pequenas pétalas de cor vermelha, com contorno em verde.  Fim da imagem.

LEGENDA: A flor dessa orquídea é vermelha e branca. Mede cerca de 2 milímetros da ponta de uma pétala à outra ponta. FIM DA LEGENDA.

Existem animais que são muito maiores que o ser humano. Outros são menores que a cabeça de um alfinete.

Imagem: Ilustração. Esquema com três elementos. À esquerda, dentro do oceano de cor azul, uma baleia na horizontal de cor azul-escuro, com calda pequena, nadadeiras dianteiras e boca grande um pouco aberta. Acima, um homem em pé com o corpo para à direita, de pele clara, cabelos pretos, usando camiseta roxo-escuro, calça e sapatos pretos, segurando um objeto na mão esquerda com um animal sobre ele. À direita, foco em um krill, no animal pequeno de corpo bege, olhos pequenos pretos, com dezenas de patas e antenas.  Fim da imagem.

LEGENDA: A baleia-azul pode medir 30 metros de comprimento. Seu corpo é azulado na região das costas e acinzentado na região da barriga. Ela se alimenta de krill, um tipo de camarão avermelhado que mede cerca de 1 milímetro de comprimento. Cores fantasia. FIM DA LEGENDA.

Observação: Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

65

Analise

  1. Faça um X nos temas abordados no texto.

    ( ) Comparação entre o tamanho de duas flores.

    ( ) Comparação entre o tamanho de dois animais.

    ( ) Comparação entre uma flor e um animal.

Organize

  1. Complete o quadro com as palavras abaixo.

vermelha

1 metro

2 milímetros

vermelha e branca

Quadro: equivalente textual a seguir.

Tamanho da flor

Cor da flor

Raflésia-comum

_____

_____

Orquídea

_____

_____

Escreva

  1. Observe a imagem abaixo e escreva uma legenda para ela. Use as informações do quadro para comparar os dois animais que estão nela.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Tamanho

Cor

Joaninha

1 centímetro

Vermelha com manchas pretas

Pulgão

1 milímetro

Verde, amarelo, vermelho ou preto

Imagem: Ilustração. Sobre um galho de cor verde na diagonal à direita, uma joaninha preta com muitas patas e cabeça pequena, com casca de cor vermelha. Ela come um pulgão na boca e outros pulgões de cor bege-claro perto da joaninha.  Fim da imagem.

66

CAPÍTULO 4. As relações no ambiente

1. Observe o ambiente em que você está e responda.

Imagem: Fotografia. Vista geral de local aberto. À frente, vegetação rasteira sobre solo rochoso com plantas de galhos secos, algumas com folhas verdes e ao centro, planta com folhas de cor laranja. Mais ao fundo, morros e nevoeiro perto deles.  Fim da imagem.

LEGENDA: Plantas que crescem em locais rochosos modificam o solo e permitem que novas plantas se instalem. Município de Teresópolis, Rio de Janeiro, em 2017. FIM DA LEGENDA.

67

  1. Ligue a planta jovem à planta adulta.
    • Use o caminho que passa apenas pelos componentes naturais do ambiente que se relacionam com a planta.
Imagem: Ilustração. À esquerda, planta pequena com tronco de cor marrom com pequenas folhas de cor verde. Dentro do solo, raízes da árvore. À direita, árvore maior com raízes dentro do solo, e galhos com mais folhas verdes. Ao centro, dentro de círculos com contornos em azul-claro, elementos dentro. 1ª linha : um sol amarelo; uma nuvem azul com gotas de chuva; um vaso de cor amarela; um sol amarelo; uma coxa de frango marrom; uma maçã vermelha e um cercado de madeira em preto e branco. 2ª linha : uma maçã vermelha; grão de feijão; um solo marrom com grama verde; um sol amarelo; um cercado de madeira em preto e branco; um solo marrom com grama verde; um vaso de cor amarela. 3ª linha : uma coxa de frango de cor marrom; uma nuvem azul com gotas de chuva; um vaso de cor amarela; uma pá com base de madeira na vertical; uma nuvem azul com gotas de chuva; um cercado de madeira em preto e branco; uma pá com base de madeira na vertical. 4ª linha : uma nuvem azul com gotas de chuva; grãos de feijão; sol amarelo; um solo marrom com grama verde; um sol amarelo; uma nuvem azul com gotas de chuva e um solo marrom com grama verde.   Fim da imagem.

Observação: Os elementos das imagens não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

Os seres vivos se relacionam com componentes construídos. Diversos animais constroem ninhos ou fazem buracos para se abrigar. Há também animais que se aproveitam de construções feitas por outros seres vivos.

Imagem: Fotografia. Local com um buraco à esquerda, com solo de cor bege. À direita, uma coruja de penas de cor bege, olhos amarelos e bico pequeno. À direita, solo com vegetação seca e folhas verdes pequenas.  Fim da imagem.

LEGENDA: A coruja-buraqueira recebe esse nome por cavar buracos no solo. Município de São Sebastião, São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Boxe complementar:

Hora da leitura

  • Antes depois, de Anne-Margot Ramstein e Matthias Aregui, Editora WMF/Martins Fontes.

Fim do complemento.

68

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Leia o texto a seguir para um colega.

    O joão-de-barro usa terra úmida para fazer seu ninho. A fêmea e o macho participam da construção usando o bico e os pés para modelar o barro.

Imagem: Fotografia. Em um ninho de cor marrom, arredondada, com uma abertura redonda por onde vê-se um pássaro dentro de penas de cor bege, com bico pequeno, virado para à esquerda, com olho pequeno preto. Ao fundo, galhos finos e folhas verdes. Texto : Comprimento : 15 centímetros.  Fim da imagem.

LEGENDA: João-de-barro. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma flor de pétalas de cor amarela, com um besouro preto com o corpo grande na parte inferior da planta, de ponta cabeça, sugando néctar em pétala de flor. Mais ao fundo, outra planta de pétalas vermelhas. Texto : comprimento : 4 centímetros. Fim da imagem.

LEGENDA: Besouros se alimentam de néctar e ajudam na reprodução das plantas. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Na parte inferior, um rio de água de cor verde com uma ave batendo as asas perto do rio, expelindo gotas d’água com bico preto aberto com um peixe. A ave tem penas de cor branca com pontas pretas, cabeça e bico fino em preto e parte inferior, em marrom. Texto : comprimento : 19 centímetros. Fim da imagem.

LEGENDA: O martim-pescador alimenta-se de peixes. FIM DA LEGENDA.

69

  1. Circule no desenho quatro situações em que os seres vivos se relacionam entre si.
Imagem: Ilustração. Em um local aberto, de frente de uma casa de paredes de cor azul-claro, com janelas, portas e telhado triangular marrom. Em um primeiro plano, uma galinha ciscando de penas brancas com crista vermelha, bico amarelo e patas laranjas. Ela está com um inseto na boca. À esquerda, plantas com folhas verdes e sobre elas, lagartos pretos com cabeça laranja comendo folhas. Na parte superior, pássaro de penas em marrom-claro com bico amarelo com uma lagarta. Mais ao fundo, uma mulher jogando milho para outras galinhas ciscando de penas de cor branca. A mulher tem pele clara, cabelos castanho-claro em coque, com vestido com alça em roxo com blusa de mangas compridas em azul-claro e sapatos cinzas. Em segundo plano, um cachorro de pelos marrons, deitado de frente para a casa. Mais ao fundo, árvores de folhas verdes. Na parte superior, céu azul-claro. Fim da imagem.

Observação: Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Leia o texto para um colega e faça o que se pede.

    O jerivá é uma palmeira que atinge 15 metros de altura. Pode ser encontrado em locais quentes e úmidos. Suas flores e seus frutos servem de alimento para diversos animais.

Imagem: Fotografia. Debaixo para cima, uma árvore grande com tronco de cor marrom-claro na vertical, com folhas finas verdes, amareladas e com frutos alaranjados. Na parte superior, céu de cor azul-claro. Texto : comprimento : 10 metros. À esquerda, foco das sementes : pequenas bolinhas de cor laranja. Perto das sementes, uma maritaca, animal com penas de cor verde com uma semente no bico. Texto : comprimento : 25 centímetros.  Fim da imagem.

LEGENDAS DAS IMAGENS: Jerivá. Maritacas se alimentam dos frutos do jerivá. FIM DA LEGENDA.

70

Atividade prática. Construção de modelo

Observação: Acompanhe a leitura que o professor vai fazer. Fim da observação.

Terrário

Você já montou um terrário para simular um ambiente natural? Em sua opinião, o que é preciso para montá-lo?

O que você vai fazer

Construir um terrário para observar as relações dos seres vivos entre si e com componentes naturais.

Material

  1. Vista as luvas e forre o fundo do recipiente com as pedras, formando uma camada com dois dedos de altura.
  1. Cubra a camada de pedras com areia. Forme essa camada com mais dois dedos de altura.
  1. Coloque a terra adubada por cima da areia, preenchendo o recipiente até a metade.
  1. Faça buracos na terra com os dedos e plante as mudas. Aperte um pouco o solo para que as plantas fiquem firmes.
  1. Umedeça a terra com água, tomando cuidado para não encharcar.
Imagem: Ilustração. Um aquário transparente com os contornos em azul. Dentro dele, pedras cinzas e sobre as pedras, areia de cor bege-claro.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. O aquário transparente descrito anteriormente, com pedras cinzas, areia bege e terra de cor cinza-escuro, mão de uma pessoa com luva amarela com planta com folhas em verde-claro.  Fim da imagem.

71

  1. Coloque os animais de jardim.
  1. Feche o recipiente usando o filme plástico e a fita adesiva.
  1. Mantenha o terrário em um local bem iluminado, mas sem ficar exposto à luz direta.
Imagem: Ilustração. O aquário transparente descrito anteriormente, com planta de folhas de cor verde-claro, com um caramujo à esquerda de cor cinza com casco redondo bege-claro. Dentro do solo, minhocas finas em rosa-claro. Na parte superior, na tampa do aquário com plástico transparente com fitas adesivas coladas.  Fim da imagem.

Para você responder

  1. Quais componentes naturais existem no terrário que você montou? E quais seres vivos?

    _____

  1. Você acha que o terrário tem alguma semelhança com o ambiente que observou na seção Investigar o assunto?

    _____

    Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Você observou interações entre os seres vivos? E entre eles e os componentes naturais? Desenhe um exemplo de interação que você identificou.

    _____

Observação: Ao final do experimento, devolva os animais para o local de onde foram retirados. Fim da observação.

72

CAPÍTULO 5. Cuidar do ambiente

Os seres humanos são capazes de viver em diferentes lugares. Para isso, transformam o ambiente de muitas maneiras.

Essas modificações são feitas para produzir alimentos, construir estradas e moradias, descartar lixo, entre outros motivos.

As modificações devem ser feitas com respeito à natureza e de acordo com a legislação vigente em cada local.

Imagem: Fotografia. Vista geral de local com cidade ao centro, composta casas próximas umas das outras, muitas com telhados de cor marrom, entre árvores com folhas verdes e ao fundo, morros cobertos com vegetação em verde-claro e partes em verde-escuro. Na parte superior, céu azul-claro com nuvens brancas.  Fim da imagem.

LEGENDA: A construção de áreas urbanas é uma forma de alterar o ambiente. Distrito de São Francisco Xavier, no município de São José dos Campos, São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. Que modificações você identifica no ambiente onde você mora?

    _____

Boxe complementar:

Hora da leitura

Cuidar bem do ambiente: brinquedos e brincadeiras com a natureza, de Adelsin, Editora Peirópolis.

Fim do complemento.

73

Modificações no ambiente

Se forem feitas sem cuidado, as modificações no ambiente podem ser prejudiciais aos seres que vivem nele, inclusive aos seres humanos.

Por isso, é muito importante conhecer as características do ambiente e planejar bem as alterações que serão feitas.

Imagem: Fotografia. Vista geral de local com solo de cor marrom, com centenas de dejetos, plásticos, garrafas e lixos. À esquerda, um trator de cor amarelo-claro, e pá à direita. Atrás, um caminhão de cor branca, fundo vermelho e caçamba de caminhão jogando lixo no solo. Em segundo plano, vista parcial de local com vegetação verde.  Fim da imagem.

LEGENDA: Quando não é feito de maneira apropriada, o descarte de lixo é prejudicial ao ambiente. Lixão no município de Teófilo Otoni, Minas Gerais, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. À frente, local com muita quantidade de água de cor azul e ao centro, árvore de galhos finos de cor bege-claro com folhas brancas. Mais ao fundo, local com solo de cor marrom, muitas árvores com folhas verdes. Na parte superior, céu de cor azul-claro.  Fim da imagem.

LEGENDA: A construção de represas para o fornecimento de água altera tanto o ambiente que é inundado como o ambiente de onde a água é retirada. Represa no município de Araguari, Minas Gerais, em 2020. FIM DA LEGENDA.

2. Complete o texto a seguir usando as palavras do quadro.

produzir

moradias

modificam

lixo

água

As pessoas _____ o ambiente para _____ alimentos, obter _____ e construir _____. O despejo de _____ e de outros resíduos também altera o ambiente.

74

Atitudes individuais

Para ajudar a cuidar do ambiente, cada um de nós pode adotar algumas atitudes simples no dia a dia. Leia, em voz alta, o trecho que o professor indicar.

Imagem: Fotografia. Ao centro, uma mesa fina de madeira com cocos de casca verde. Perto da mesa e atrás delas, cinco crianças, vestidas com uniforme de blusa regata de cor azul. Da esquerda para à direita : menino de pele clara, cabelos castanhos, com as mãos na cintura olhando para frente. Mais ao centro, um menino de pele clara, cabelos lisos retos, com a mão esquerda sobre caixa com solo de cor cinza-escura. Atrás dele, menina de cabelos escuros penteados para trás, segurando na mão direita um coco e um plástico transparente na mão esquerda. Mais à direita, um menino de pele morena, cabelos pretos colocando terra na mão direita sobre coco. Na ponta da direita, menino de pele morena, cabelos pretos, visto de lado, segurando nas mãos um coco. Em segundo plano, árvores e vegetações verdes. Fim da imagem.

LEGENDA: Atitudes individuais podem ser pensadas de maneira coletiva. Estudantes aproveitam o coco para cultivar hortaliças no Projeto Horta no Coco, no município de Maricá, Rio de Janeiro, em 2018. FIM DA LEGENDA.

75

ÁLBUM de Ciências

Observação: Acompanhe a leitura que o professor vai fazer. Fim da observação.

Você já ouviu falar em permacultura?

A permacultura foi criada na década de 1970, na Austrália. Ela une conhecimentos tradicionais e conhecimentos científicos com o objetivo de planejar e manter ambientes onde as pessoas possam viver em maior harmonia com a natureza.

Para isso, são usadas técnicas especiais para plantação, construção de casas, tratamento do lixo, tratamento do esgoto, entre outras. A permacultura incentiva a construção de casas usando terra, bambu e madeira, em vez de cimento e metal.

Imagem: Fotografia. Em um local com solo arenoso em bege, uma casa com tijolos de cor bege-claro, duas portas e telhado em cinza com o formato triangular. Atrás, local com vegetação seca e árvores com troncos finos, secas. Na parte superior, céu de cor azul-claro com nuvens brancas.  Fim da imagem.

LEGENDA: A bioconstrução utiliza materiais presentes no local da obra. Na técnica de adobe, os tijolos são feitos de terra crua, água e fibras naturais. Município de Caracol, Piauí, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Local com solo de cor marrom, local fino. À esquerda e à direita, vegetação com folhas de cor verde : Palma e na parte superior, galhos finos de cor marrom : Maniçoba. Em segundo plano, árvores com folhas verdes.  Fim da imagem.

LEGENDA: Cultivar plantas diferentes em um mesmo local e evitar o uso de adubos químicos são práticas da permacultura. Município de Cafarnaum, Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.

76

Imagem: Ícone: Meio ambiente. Fim da imagem.

O mundo que queremos

Observação: Acompanhe a leitura que o professor vai fazer. Fim da observação.

Importância das árvores

O plantio de árvores nas calçadas e nas praças oferece muitas vantagens para os seres humanos e outros seres vivos que habitam a região.

As árvores melhoram a qualidade do ar e contribuem para abafar o som no local onde são plantadas. Elas proporcionam sombra e aumentam a umidade do ar, tornando os dias mais agradáveis. Elas também ajudam a escoar a água das chuvas, protegem o solo e fornecem alimento e abrigo para diversos animais, como as aves e as borboletas.

Árvores que ficam muito altas não devem ser plantadas em calçadas, pois podem atrapalhar a fiação elétrica. Deve-se evitar o plantio de árvores que produzem frutos pesados, pois podem cair e machucar alguém.

Para saber se uma calçada ou uma praça pode receber uma árvore, é recomendado consultar a prefeitura.

Imagem: Fotografia. Ao centro, uma rua de cor cinza. À esquerda e à direita, árvores de troncos marrons, galhos finos e folhas verdes que se encontra formando um corredor. À esquerda e à direita, ao fundo, calçadas e casas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Corredor de árvores no município de Foz do Iguaçu, Paraná, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Compreenda a leitura

  1. Que vantagens o cultivo de árvores em calçadas e praças oferece?

    _____

  1. Que cuidados são necessários para escolher a árvore a ser plantada?

    _____

77

  1. Como podemos fazer para saber se uma calçada ou praça pode receber uma árvore?

    _____

Vamos fazer

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Em grupo, com a orientação do professor, vocês vão elaborar um guia de arborização urbana.
    • Pesquisem quais árvores são recomendadas para serem plantadas em áreas urbanas.
    • Cada integrante do grupo deve escolher uma árvore da pesquisa e organizar uma ficha, que poderá ser feita em folha de papel sulfite.
    • A ficha deverá conter o nome da árvore, as principais características e as vantagens e desvantagens de plantá-la em calçadas. Acrescentem também uma imagem ou desenho dessa árvore.
    • Com todas as fichas prontas, montem um livro ou organizem as folhas em uma pasta.

      Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

    1. Escrevam no quadro abaixo um título para o guia. Usem esse título para fazer uma capa para o guia.

      _____

78

O que você aprendeu

  1. Complete o texto nos quadros.
Imagem: Esquema com quadros. Ambiente seta para: É formado por seta para: Componentes espaço para resposta. Seta para: Por exemplo: espaço para resposta. Ambiente seta para: É formado por seta para: espaço para resposta construídos. Seta para: Por exemplo: espaço para resposta. Ambiente seta para: É formado por seta para: Seres espaço para resposta. Seta para: Por exemplo: espaço para resposta. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Circule os seres vivos na imagem abaixo.
Imagem: Ilustração. Praia, com água de cor azul-claro à esquerda. Ao fundo, perto da borda, um homem e duas crianças, um homem de pele clara, com cabelos castanhos, com bermuda de cor azul, uma menina de pele clara, com cabelos curtos castanhos, com biquini de cor rosa e menino de pele clara, com cabelos castanhos e sunga vermelha. À direita, mais à frente, menina de pele clara, com cabelos amarrados loiros, com um maiô preto e perto dela, uma menina loira de cabelos curtos, com vestido de mangas curtas em vermelho. Na parte superior, no alto, um pássaro de penas brancas voando para à direita. À frente, sobre a areia, conchas, caranguejo, uma ave de penas brancas pousando e sobre areia e outra no céu sobrevoando, tronco de árvore marrom com cogumelos em cima de cor bege-claro. À direita, palmeiras, mais ao fundo, rua com carro azul passando e em outra calçada, prédios. No céu, azul-claro com nuvens brancas e sol amarelo redondo.  Fim da imagem.

Observação: Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

79

  1. Complete cada frase com um dos componentes naturais indicados abaixo.
    1. ar
    1. solo
    1. luz solar

      água

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Represente a posição do Sol no céu em cada uma das situações abaixo.
Imagem: Ilustração. Local com grama de cor verde, com um círculo redondo rosa no céu, um pouco para à esquerda. Sobre a grama, um menino negro, cabelos castanhos, com camiseta de mangas curtas, bermuda marrom, descalço, com um osso branco na mão direita, estendida para um cachorro de pelos beges, sentado. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. O mesmo local, círculo rosa mais ao centro. O menino está sendo em cadeira de madeira com pano azul, debaixo de um guarda-sol de cor amarela. À direita, o cachorro à direita, sentado.  Fim da imagem.
  1. Por que é importante se proteger do Sol entre as 10 horas da manhã e as 4 horas da tarde?

    _____

80

  1. Leia o texto a seguir e, depois, faça o que se pede.

A chuva não parava. Isso preocupava a passarinhada. O passarinho novo, que havia nascido no ninho, bem perto da janela da casa da fazenda, estava em perigo. Os pais coleirinhos tinham decidido fazer ninho naquela árvore. Foi um erro. A árvore era bonita, florida, mas era pequena.

FONTE: FONTE: LEITÃO, Míriam. A perigosa vida dos passarinhos pequenos. São Paulo: Rocco, 2013. p. 7.

Imagem: Ilustração. À esquerda, uma árvore de tronco marrom, folhas verdes sobre os galhos e no galho da direita, um ninho de cor marrom, com filhote de passarinho dentro em amarelo. De frente para o ninho, um pássaro sobrevoando de penas amarelas. Ao fundo, parede de cor marrom-claro, janela fechada de cor cinza-claro. Sobre o local, gotas de chuva.  Fim da imagem.

81

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Em grupo, discutam as questões. Depois, anotem suas respostas.
    • Como você se relaciona com componentes naturais?

      _____

    • Como você se relaciona com componentes construídos?

      _____

    • Como você se relaciona com outros seres vivos?

      _____

    1. Observe as situações abaixo. Coloque-se no lugar da menina e escreva como você continuaria a conversa.

      _____

Imagem: Ilustração. História em quadrinhos composta por dois quadros. Apresenta como personagens : Uma menina de pele clara, cabelos curtos castanhos. Pedro, garoto de pele clara, cabelos castanhos. Pai deles, homem de pele clara, cabelos e barba castanhos, vestido com camisa de cor marrom e calça azul.  Q1 – A menina usando camiseta de cor lilás, com uma escova na mão direita. Ela está atrás de Pedro e diz para ele : PEDRO, NÃO PODE DEIXAR A TORNEIRA ABERTA! De frente para pia quadrada branca, com torneira cinza aberta por onde jorra grande quantidade de água. Ele está com camiseta de cor cinza, com escova verde na mão esquerda dele e com a outra mão para cima, diz : AH, É? POR QUE NÃO? Q2 – A menina com roupa de mangas compridas verdes, o pai deles e à direita, Pedro, caminham na rua em período noturno. Ao fundo, calçada com casa de paredes em verde-claro, telhado triangular marrom com luz e à direita, sombra de prédios com luzes acesas. A menina diz para o pai : PAI, ESQUECEMOS AS LUZES ACESAS! O pai olhando para ela, a responde: UÉ, TEM ALGUM PROBLEMA? À direita, Pedro olha para a menina, este vestido com blusa de mangas três-quartos em marrom.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. História em quadrinhos composta por dois quadros. Apresenta como personagens : Uma menina de pele clara, cabelos curtos castanhos. Pedro, garoto de pele clara, cabelos castanhos. Pai deles, homem de pele clara, cabelos e barba castanhos, vestido com camisa de cor marrom e calça azul.  Q1 – A menina usando camiseta de cor lilás, com uma escova na mão direita. Ela está atrás de Pedro e diz para ele : PEDRO, NÃO PODE DEIXAR A TORNEIRA ABERTA! De frente para pia quadrada branca, com torneira cinza aberta por onde jorra grande quantidade de água. Ele está com camiseta de cor cinza, com escova verde na mão esquerda dele e com a outra mão para cima, diz : AH, É? POR QUE NÃO? Q2 – A menina com roupa de mangas compridas verdes, o pai deles e à direita, Pedro, caminham na rua em período noturno. Ao fundo, calçada com casa de paredes em verde-claro, telhado triangular marrom com luz e à direita, sombra de prédios com luzes acesas. A menina diz para o pai : PAI, ESQUECEMOS AS LUZES ACESAS! O pai olhando para ela, a responde: UÉ, TEM ALGUM PROBLEMA? À direita, Pedro olha para a menina, este vestido com blusa de mangas três-quartos em marrom.   Fim da imagem.