46
UNIDADE 2. O ambiente
LEGENDA: A praia da Costa possui águas calmas e areia clara, onde as pessoas realizam atividades de lazer e pesca. Município de Vila Velha, Espírito Santo, em 2021. FIM DA LEGENDA.
47
Boxe complementar:
Vamos conversar
- Se você precisasse descrever essa imagem para alguém que não pode enxergar, o que falaria?
- Você sabe quais elementos da fotografia têm vida?
- Entre os elementos não vivos, há componentes construídos pelo ser humano? Quais?
Fim do complemento.
48
Investigar o assunto
Observação em campo
Você já observou de forma atenta o que existe ao seu redor?
O que você vai fazer
Com a supervisão de um adulto, vocês vão visitar uma área externa, como o jardim da escola ou uma praça próxima, e observar o que existe nesse local.
Material
- Caderno
- Lápis preto e de cores variadas
- Luvas de borracha para mexer no solo
- Lupa de mão (opcional)
- Câmera fotográfica ou celular (opcional)
Como você vai fazer
- Forme um grupo com dois ou três colegas.
- O professor vai indicar uma área a ser pesquisada. Pode ser um jardim ou um local perto de um muro ou de uma árvore.
Observação: Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
49
Observação: Não encoste nos animais durante a observação para evitar machucá-los ou se machucar. Cuidado também com as plantas. Fim da observação.
- Observe com calma o ambiente. Verifique, por exemplo, se o solo está exposto ou coberto por plantas. Repare nas cores, nos formatos e nos tamanhos das plantas e dos animais. Observe também o cuidado com o ambiente, se há lixeiras e se as pessoas descartam lixo no chão.
- Se quiser observar algo com mais detalhes, use uma lupa.
- Se for mexer no solo, use a luva.
- Se possível, fotografe os elementos que achar interessantes.
- Faça um desenho desse local. Tente representar os detalhes que você observou.
Para você responder
- Escolha um dos seres vivos que você observou.
- Faça um desenho dele e complete a ficha abaixo.
_____
NOME: _____
TAMANHO: _____
ONDE FOI ENCONTRADO: _____
- Observe os componentes não vivos apresentados a seguir e pinte aqueles que você observou no ambiente.
Água
Solo
Banco
Muro
Teia de aranha
Toca de animal
Luz do Sol
Poste de luz
Calçada
- Se o seu grupo fez fotografias, escolham três delas e criem uma legenda para cada uma. Caso não tenham feito fotografias, usem os desenhos. Compartilhem essas imagens e legendas com seus colegas.
50
CAPÍTULO 1. O que há no ambiente?
No ambiente, existem seres vivos e elementos não vivos, como componentes naturais e componentes construídos.
Os seres humanos, os peixes, os cogumelos e as árvores são alguns exemplos de seres vivos. A água, o solo, o ar e a luz são componentes naturais.
As teias de aranha, os ninhos das aves e as moradias das pessoas são exemplos de componentes construídos.
Os seres vivos e os elementos não vivos do ambiente se relacionam uns com os outros.
- Retome o desenho do ambiente que você fez para a seção Investigar o assunto. Dos elementos que você desenhou:
- Quais são seres vivos?
_____
- Quais são componentes naturais?
_____
- Quais são componentes construídos?
_____
- Quais são seres vivos?
Observação: Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
51
2. Observe a ilustração da página anterior.
- Classifique alguns dos componentes dessa paisagem nas listas abaixo.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Seres vivos |
---|
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
Tabela: equivalente textual a seguir.
Componentes naturais |
---|
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
Tabela: equivalente textual a seguir.
Componentes construídos |
---|
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
- Escreva quatro palavras que você associa ao termo ambiente.
- _____
- _____
- _____
-
_____
- Agora, escreva uma frase utilizando algumas dessas palavras.
_____
- Agora, escreva uma frase utilizando algumas dessas palavras.
52
Cada ambiente é de um jeito
Os ambientes apresentam algumas características, como:
- A temperatura;
- A quantidade de chuvas que caem na região;
- A quantidade de luz do Sol que chega ao ambiente;
- Os seres vivos que habitam o local.
Os seres vivos, os componentes naturais e os construídos podem variar de um ambiente para outro.
- Observe as duas imagens e leia as legendas para um colega.
LEGENDA: A Floresta Amazônica é um ambiente quente, com bastante chuva. Nela, existem plantas, como o jacarandá, e animais, como o peixe-boi e a onça-pintada. Município de Tapauá, Amazonas, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: A ilha Geórgia do Sul, próxima à Antártida, é um ambiente frio, com pouca variedade de plantas e de animais. Nela, encontramos o pinguim-imperador, o lobo-marinho-antártico e o peixe-gelo. Território britânico, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- Agora, sobre as fotografias A e B, cite:
- Um ser que vive sobre o solo.
- _____
-
_____
- Um ser que vive na água.
- _____
- _____
53
Ambientes aquáticos e ambientes terrestres
Ambientes aquáticos são cobertos por água. Eles podem ser de água salgada, como oceanos e mares, ou de água doce, como rios e lagos. A água doce tem esse nome porque apresenta menos sal que a água salgada.
A quantidade de luz no ambiente aquático varia com a profundidade: quanto mais fundo, mais escuro esse ambiente se torna.
Ambientes de terra firme, como florestas, campos e desertos, são chamados terrestres. Neles, as variações de temperatura são maiores em relação ao ambiente aquático.
A quantidade de água disponível no ambiente terrestre também varia e é um recurso importante para os seres vivos que o habitam.
LEGENDA: Cardume de piraputangas no rio da Prata. Nesse rio, também podemos encontrar plantas fixadas no solo ou flutuantes. Município de Bonito, Mato Grosso do Sul, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Na Serra da Capivara, as chuvas são raras e a temperatura geralmente é alta. Município de São Raimundo Nonato, Piauí, em 2018. FIM DA LEGENDA.
- Complete a frase com as palavras do quadro.
temperatura
terrestre
aquático
No ambiente _____, existe maior variação de _____ do que no ambiente _____.
54
CAPÍTULO 2. Elementos não vivos
Os elementos não vivos podem ser componentes construídos ou naturais.
Veja a seguir alguns componentes naturais do ambiente. E observe na ilustração os textos que o professor vai ler.
Observação: Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
- Você já reparou que a noite geralmente é mais fria que o dia? Por que você acha que isso acontece?
_____
Os componentes construídos são criados pelos seres vivos, como ninhos, tocas, teias, ruas, casas e plantações.
55
ÁLBUM de Ciências
Observação: Acompanhe a leitura que o professor vai fazer. Fim da observação.
O começo e o fim do dia
É importante considerar o caminho do Sol no momento de construir uma casa. Todos os dias, o Sol “nasce” em uma direção do horizonte, percorre o céu e se “põe” em outra direção.
LEGENDA: O caminho que o Sol percorre no céu segue aproximadamente a mesma direção e sentido todos os dias. FIM DA LEGENDA.
Observação: Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
O nascer do Sol marca o início do dia, e o pôr do Sol marca o fim do dia e o início da noite. Nesses momentos, se não houver muitas nuvens, o céu pode ficar alaranjado, avermelhado ou rosado. No meio do dia, o Sol está mais alto no céu, e o céu fica azul.
LEGENDA: Floresta Amazônica em diferentes momentos do dia, no município de Manaus, Amazonas, em 2018. FIM DA LEGENDA.
- Com a ajuda de um adulto, escolha uma janela da sua casa, observe o céu ao entardecer e faça um desenho do que você viu no céu.
56
A luz e o calor do Sol
O calor do Sol é uma das causas de a temperatura no planeta Terra ser amena. Se não fosse por isso, a Terra seria tão gelada que não seria possível existir vida nela.
O Sol também é fundamental para as plantas. Elas precisam da luz solar, de ar e de água para produzir seu alimento.
LEGENDA: As folhas de muitas plantas se voltam para a fonte de luz do ambiente. Em casas, essa fonte pode ser uma janela, por exemplo. FIM DA LEGENDA.
- Observe a imagem de um parque no início da tarde. Depois, faça o que se pede.
LEGENDA: Parque Villa-Lobos, no município de São Paulo, São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.
- Como esse ambiente é iluminado?
_____
- Cite os locais mais frescos desse ambiente.
_____
57
- Em um dia de Sol, dois amigos, acompanhados por seus tios, fizeram uma trilha guiada em um parque. Eles logo notaram que esse ambiente estava mais fresco.
- Qual é a vantagem de caminhar em locais arborizados, como trilhas?
LEGENDA: Dentro da mata, a temperatura é mais amena por causa da sombra das árvores. Município de Guarapari, Espírito Santo, em 2019. FIM DA LEGENDA.
- Qual é o caminho que o Sol
percorre
no céu?
- Complete o desenho abaixo representando as posições do Sol no céu ao longo do dia.
- Em seguida, pinte o desenho.
58
Atividade prática. Experimento
Observação: Acompanhe a leitura que o professor vai fazer. Fim da observação.
Sombras durante o dia
Você já reparou se a posição e o tamanho da sua sombra permanecem os mesmos nas diferentes horas do dia? Por que isso acontece?
O que você vai fazer
Marcar a direção e medir o tamanho da sombra de um colega em diferentes horas do dia.
Material
- Fita métrica
- Lápis
- Giz
- Relógio
- Fita-crepe
Como você vai fazer
- Forme um grupo com dois ou mais colegas. Procurem um lugar que seja iluminado pelo Sol durante a maior parte do dia.
- Usem a fita-crepe para marcar um local no chão. Em seguida, escolham um colega para ficar em pé sobre essa marca.
- Com o giz, desenhem a direção e o tamanho da sombra formada pelo colega.
- Utilizem a fita métrica para medir o comprimento dessa sombra.
- Anotem os resultados nos esquemas da página seguinte. Além da direção da sombra, representem também a posição do Sol nos desenhos.
- Repitam esse procedimento mais duas vezes em horários diferentes, com intervalo de pelo menos 1 hora. Registrem os dados da sombra sempre do mesmo colega.
59
Esquemas para anotar os resultados
Horário: _____
Tamanho da sombra: _____
Horário: _____
Tamanho da sombra: _____
Horário: _____
Tamanho da sombra: _____
Para você responder
- Com suas palavras, explique para um colega o que é uma sombra.
- O que aconteceu com a sombra ao longo do dia?
( ) A sombra mudou de posição.
( ) A sombra não mudou de posição.
- Aconteceu alguma mudança no tamanho da sombra?
( ) Sim, a sombra ficou maior.
( ) Sim, a sombra ficou menor.
( ) Não, a sombra permaneceu do mesmo tamanho.
- Por que você acha que isso ocorreu?
60
Atividade prática. Experimento
A energia do Sol aquece os materiais igualmente?
Quando deixamos diferentes materiais expostos ao Sol, o aquecimento deles é o mesmo?
O que você vai fazer
Investigar se materiais se aquecem da mesma forma ao serem expostos ao Sol.
Material
- Areia
- Terra de jardim
- Colher de madeira
- Colher de metal
Como você vai fazer
- Leve a areia, a terra de jardim e as colheres de materiais diferentes para um local ensolarado.
- Coloque a mão sobre cada um deles e anote no quadro abaixo os materiais, do mais frio para o mais quente.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Mais frio
Mais quente
_____
- Deixe os materiais e objetos expostos ao Sol por duas horas.
- Coloque novamente a mão sobre cada um deles e anote no quadro abaixo os materiais, do mais frio para o mais quente.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Mais frio
Mais quente
_____
Para você responder
- Qual material parecia mais
quente
antes da exposição ao Sol? E depois da exposição ao Sol?
- Todos os materiais se aqueceram igualmente?
61
Cuidados com o Sol
Para evitar problemas como queimaduras na pele, não devemos tomar Sol entre as 10 horas da manhã e as 4 horas da tarde. Nesse período, a luz e o calor do Sol são mais intensos.
Também é recomendável passar protetor solar, usar chapéu e óculos escuros e procurar lugares com sombra para se proteger do Sol.
Em dias quentes, é importante ainda tomar bastante água. O uso de roupas frescas, como bermuda, saia e regata, e de cores claras ajuda a diminuir a sensação de calor.
- Que cuidados devemos tomar para evitar queimaduras na
pele
ao tomar Sol?
_____
LEGENDA: Praia de Boa Viagem, no município de Recife, Pernambuco, em 2020. FIM DA LEGENDA.
62
CAPÍTULO 3. Os seres vivos
Os animais e as plantas são exemplos de seres vivos. Os seres vivos têm um ciclo de vida e necessidades, como se alimentar e respirar.
Durante a vida, os seres vivos podem dar origem a outros seres semelhantes. É o que chamamos de reprodução.
Veja dois exemplos de ciclo de vida.
- Ciclo de vida do sapo-cururu: ele nasce como girino, cresce e se desenvolve na água. Aos poucos, o girino perde a cauda e desenvolve quatro patas, tornando-se um sapo adulto que vive na terra. Depois, envelhece e morre. Pode viver cerca de 10 anos. Ao longo de sua vida, o sapo pode se reproduzir. Ele pode botar muitos ovos por vez.
- Ciclo de vida da laranjeira: a semente demora duas semanas para germinar. A planta cresce e se desenvolve, podendo chegar a 8 metros de altura. Ela leva cerca de 5 anos para se reproduzir. A laranjeira mais antiga conhecida tem mais de 130 anos. Ao morrer, a planta inteira seca.
Observação: Os elementos das imagens desta página não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
63
- Numere as imagens de acordo com a ordem do ciclo de vida da tartaruga.
_____
_____
_____
_____
Necessidades dos seres vivos
Os animais e as plantas precisam de água para sobreviver.
Muitos animais se locomovem em busca de outros animais ou de plantas para se alimentar, de água e de parceiros para reprodução. As plantas não se locomovem, produzem seu próprio alimento e absorvem água do solo.
Animais e plantas precisam de gás oxigênio para respirar. Esse gás está presente no ar ou dissolvido na água.
- Marque com um
V
as características que identificam a arara-canindé como um ser vivo.
( ) Ela tem massa de um quilograma, aproximadamente.
( ) Ela precisa beber água.
( ) Ela se alimenta de frutas, sementes e insetos.
( ) Ela tem de 2 a 3 filhotes por vez, que nascem de ovos.
( ) Ela tem cores fortes.
LEGENDA: A arara-canindé atinge 85 centímetros de comprimento. FIM DA LEGENDA.
64
Para ler e escrever melhor
Observação: O texto apresenta comparações entre seres vivos. Fim da observação.
Variedade de seres vivos
Existem seres vivos de diversas formas, tamanhos e cores. Veja alguns exemplos a seguir e leia em voz alta as legendas.
As flores fazem parte do ciclo de vida de muitas plantas. Algumas são grandes, coloridas e perfumadas. Outras são pequenas e discretas.
LEGENDA: A flor raflésia-comum, de cor vermelha, chega a ter mais de 1 metro da ponta de uma pétala à outra ponta. Malásia, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: A flor dessa orquídea é vermelha e branca. Mede cerca de 2 milímetros da ponta de uma pétala à outra ponta. FIM DA LEGENDA.
Existem animais que são muito maiores que o ser humano. Outros são menores que a cabeça de um alfinete.
LEGENDA: A baleia-azul pode medir 30 metros de comprimento. Seu corpo é azulado na região das costas e acinzentado na região da barriga. Ela se alimenta de krill, um tipo de camarão avermelhado que mede cerca de 1 milímetro de comprimento. Cores fantasia. FIM DA LEGENDA.
Observação: Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
65
Analise
- Faça um
X
nos temas abordados no texto.
( ) Comparação entre o tamanho de duas flores.
( ) Comparação entre o tamanho de dois animais.
( ) Comparação entre uma flor e um animal.
Organize
- Complete o quadro com as palavras abaixo.
vermelha
1 metro
2 milímetros
vermelha e branca
Quadro: equivalente textual a seguir.
Tamanho da flor |
Cor da flor |
|
---|---|---|
Raflésia-comum |
_____ |
_____ |
Orquídea |
_____ |
_____ |
Escreva
- Observe a imagem abaixo e escreva uma legenda para ela. Use as informações do quadro para comparar os dois animais que estão nela.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Tamanho |
Cor |
|
---|---|---|
Joaninha |
1 centímetro |
Vermelha com manchas pretas |
Pulgão |
1 milímetro |
Verde, amarelo, vermelho ou preto |
66
CAPÍTULO 4. As relações no ambiente
1. Observe o ambiente em que você está e responda.
- Há seres vivos e componentes naturais nesse ambiente? Escreva um exemplo de cada um.
_____
- Há componentes construídos? Escreva um exemplo.
_____
Em um ambiente, todos os elementos interagem. Os componentes naturais se relacionam com os componentes construídos. A água da chuva e os ventos podem danificar teias, ninhos e até casas, por exemplo.
Os seres vivos se relacionam com componentes naturais. As plantas precisam da luz do Sol, da água e do gás carbônico para produzir alimento. As minhocas cavam buracos no solo e o deixam fofo e arejado .
LEGENDA: Plantas que crescem em locais rochosos modificam o solo e permitem que novas plantas se instalem. Município de Teresópolis, Rio de Janeiro, em 2017. FIM DA LEGENDA.
67
- Ligue a planta jovem à planta adulta.
- Use o caminho que passa apenas pelos componentes naturais do ambiente que se relacionam com a planta.
Observação: Os elementos das imagens não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
- De qual componente natural que não aparece no labirinto as plantas necessitam para sobreviver? _____
Os seres vivos se relacionam com componentes construídos. Diversos animais constroem ninhos ou fazem buracos para se abrigar. Há também animais que se aproveitam de construções feitas por outros seres vivos.
LEGENDA: A coruja-buraqueira recebe esse nome por cavar buracos no solo. Município de São Sebastião, São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.
Boxe complementar:
Hora da leitura
- Antes depois, de Anne-Margot Ramstein e Matthias Aregui, Editora WMF/Martins Fontes.
Fim do complemento.
68
- Leia o texto a seguir para um colega.
O joão-de-barro usa terra úmida para fazer seu ninho. A fêmea e o macho participam da construção usando o bico e os pés para modelar o barro.
LEGENDA: João-de-barro. FIM DA LEGENDA.
- Cite uma interação entre o joão-de-barro e um componente natural do ambiente.
_____
- Em sua opinião, qual é a função da construção feita pelo joão-de-barro?
_____
Os seres vivos se relacionam entre si. Os animais, por exemplo, se alimentam de outros seres vivos.
LEGENDA: Besouros se alimentam de néctar e ajudam na reprodução das plantas. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: O martim-pescador alimenta-se de peixes. FIM DA LEGENDA.
69
- Circule no desenho quatro situações em que os seres vivos se relacionam entre si.
Observação: Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
- Leia o texto para um
colega
e faça o que se pede.
O jerivá é uma palmeira que atinge 15 metros de altura. Pode ser encontrado em locais quentes e úmidos. Suas flores e seus frutos servem de alimento para diversos animais.
LEGENDAS DAS IMAGENS: Jerivá. Maritacas se alimentam dos frutos do jerivá. FIM DA LEGENDA.
- Em que tipo de ambiente o jerivá é encontrado?
_____
- Sublinhe no texto um exemplo de interação entre seres vivos.
70
Atividade prática. Construção de modelo
Observação: Acompanhe a leitura que o professor vai fazer. Fim da observação.
Terrário
Você já montou um terrário para simular um ambiente natural? Em sua opinião, o que é preciso para montá-lo?
O que você vai fazer
Construir um terrário para observar as relações dos seres vivos entre si e com componentes naturais.
Material
- Aquário vazio ou outro recipiente transparente de boca larga
- Pedras pequenas
- Areia
- Terra adubada
- Mudas de plantas
- Animais de jardim, coletados com a ajuda de um adulto (minhocas, tatus-bola e caracóis)
- Filme plástico de cozinha
- Fita adesiva
- Luvas
Como você vai fazer
- Vista as luvas e forre o fundo do recipiente com as pedras, formando uma camada com dois dedos de altura.
- Cubra a camada de pedras com areia. Forme essa camada com mais dois dedos de altura.
- Coloque a terra adubada por cima da areia, preenchendo o recipiente até a metade.
- Faça buracos na terra com os dedos e plante as mudas. Aperte um pouco o solo para que as plantas fiquem firmes.
- Umedeça a terra com água, tomando cuidado para não encharcar.
71
- Coloque os animais de jardim.
- Feche o recipiente usando o filme plástico e a fita adesiva.
- Mantenha o terrário em um local bem iluminado, mas sem ficar exposto à luz direta.
Para você responder
- Quais componentes naturais existem no terrário que você montou? E quais seres vivos?
_____
- Você acha que o terrário tem alguma semelhança com o ambiente que observou na seção Investigar o assunto?
_____
- Você observou interações entre os seres vivos? E entre eles e os componentes naturais? Desenhe um exemplo de interação que você identificou.
_____
Observação: Ao final do experimento, devolva os animais para o local de onde foram retirados. Fim da observação.
72
CAPÍTULO 5. Cuidar do ambiente
Os seres humanos são capazes de viver em diferentes lugares. Para isso, transformam o ambiente de muitas maneiras.
Essas modificações são feitas para produzir alimentos, construir estradas e moradias, descartar lixo, entre outros motivos.
As modificações devem ser feitas com respeito à natureza e de acordo com a legislação vigente em cada local.
LEGENDA: A construção de áreas urbanas é uma forma de alterar o ambiente. Distrito de São Francisco Xavier, no município de São José dos Campos, São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- Que modificações você identifica no ambiente onde você mora?
_____
Boxe complementar:
Hora da leitura
• Cuidar bem do ambiente: brinquedos e brincadeiras com a natureza, de Adelsin, Editora Peirópolis.
Fim do complemento.
73
Modificações no ambiente
Se forem feitas sem cuidado, as modificações no ambiente podem ser prejudiciais aos seres que vivem nele, inclusive aos seres humanos.
Por isso, é muito importante conhecer as características do ambiente e planejar bem as alterações que serão feitas.
LEGENDA: Quando não é feito de maneira apropriada, o descarte de lixo é prejudicial ao ambiente. Lixão no município de Teófilo Otoni, Minas Gerais, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: A construção de represas para o fornecimento de água altera tanto o ambiente que é inundado como o ambiente de onde a água é retirada. Represa no município de Araguari, Minas Gerais, em 2020. FIM DA LEGENDA.
2. Complete o texto a seguir usando as palavras do quadro.
produzir
moradias
modificam
lixo
água
As pessoas _____ o ambiente para _____ alimentos, obter _____ e construir _____. O despejo de _____ e de outros resíduos também altera o ambiente.
74
Atitudes individuais
Para ajudar a cuidar do ambiente, cada um de nós pode adotar algumas atitudes simples no dia a dia. Leia, em voz alta, o trecho que o professor indicar.
- Economizar água: a água poderá faltar para muitas pessoas se não for usada com responsabilidade.
- Andar mais a pé: ao caminhar, conhecemos melhor o local onde moramos. Não usar carros reduz a quantidade de fumaça produzida, que polui o ambiente.
- Reduzir o consumo: para diminuir a retirada de recursos naturais, podemos evitar comprar itens desnecessários, dar preferência a produtos recicláveis, produtos que consumam menos energia e sejam feitos pela comunidade de cada local.
- Cuidar do lixo: devemos sempre descartar o lixo corretamente. Quando possível, devemos separar o lixo reciclável.
- Conhecer o ambiente: estudar é a melhor forma de conhecer o ambiente e de saber formas de cuidar dele.
- Economizar energia: a geração de energia depende da exploração de recursos naturais. Por isso, devemos combater o desperdício, evitando ou reduzindo o uso de aparelhos que consomem energia elétrica.
LEGENDA: Atitudes individuais podem ser pensadas de maneira coletiva. Estudantes aproveitam o coco para cultivar hortaliças no Projeto Horta no Coco, no município de Maricá, Rio de Janeiro, em 2018. FIM DA LEGENDA.
75
ÁLBUM de Ciências
Observação: Acompanhe a leitura que o professor vai fazer. Fim da observação.
Você já ouviu falar em permacultura?
A permacultura foi criada na década de 1970, na Austrália. Ela une conhecimentos tradicionais e conhecimentos científicos com o objetivo de planejar e manter ambientes onde as pessoas possam viver em maior harmonia com a natureza.
Para isso, são usadas técnicas especiais para plantação, construção de casas, tratamento do lixo, tratamento do esgoto, entre outras. A permacultura incentiva a construção de casas usando terra, bambu e madeira, em vez de cimento e metal.
LEGENDA: A bioconstrução utiliza materiais presentes no local da obra. Na técnica de adobe, os tijolos são feitos de terra crua, água e fibras naturais. Município de Caracol, Piauí, em 2018. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Cultivar plantas diferentes em um mesmo local e evitar o uso de adubos químicos são práticas da permacultura. Município de Cafarnaum, Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.
- Mostre as imagens a um adulto e explique o que você aprendeu.
76
O mundo que queremos
Observação: Acompanhe a leitura que o professor vai fazer. Fim da observação.
Importância das árvores
O plantio de árvores nas calçadas e nas praças oferece muitas vantagens para os seres humanos e outros seres vivos que habitam a região.
As árvores melhoram a qualidade do ar e contribuem para abafar o som no local onde são plantadas. Elas proporcionam sombra e aumentam a umidade do ar, tornando os dias mais agradáveis. Elas também ajudam a escoar a água das chuvas, protegem o solo e fornecem alimento e abrigo para diversos animais, como as aves e as borboletas.
Árvores que ficam muito altas não devem ser plantadas em calçadas, pois podem atrapalhar a fiação elétrica. Deve-se evitar o plantio de árvores que produzem frutos pesados, pois podem cair e machucar alguém.
Para saber se uma calçada ou uma praça pode receber uma árvore, é recomendado consultar a prefeitura.
LEGENDA: Corredor de árvores no município de Foz do Iguaçu, Paraná, em 2020. FIM DA LEGENDA.
Compreenda a leitura
- Que vantagens o cultivo de árvores em calçadas e praças oferece?
_____
- Que cuidados são necessários para escolher a árvore a ser plantada?
_____
77
- Como podemos fazer para saber se uma calçada ou praça pode receber uma árvore?
_____
Vamos fazer
- Em grupo, com a orientação do professor, vocês vão elaborar um guia de arborização urbana.
- Pesquisem quais árvores são recomendadas para serem plantadas em áreas urbanas.
- Cada integrante do grupo deve escolher uma árvore da pesquisa e organizar uma ficha, que poderá ser feita em folha de papel sulfite.
- A ficha deverá conter o nome da árvore, as principais características e as vantagens e desvantagens de plantá-la em calçadas. Acrescentem também uma imagem ou desenho dessa árvore.
- Com todas as fichas prontas, montem um livro ou organizem as
folhas
em uma pasta.
- Escrevam no quadro abaixo um título para o guia. Usem esse título para fazer uma capa para o guia.
_____
- Depois, pensem em um espaço de uma calçada perto da escola e consultem os guias. Escolham uma árvore que seria adequada para esse local.
78
O que você aprendeu
- Complete o texto nos quadros.
- Circule os seres vivos na imagem abaixo.
Observação: Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
- Cite um ambiente que você conhece e descreva-o a um colega.
79
- Complete cada frase com um dos componentes naturais indicados abaixo.
- ar
- solo
- luz solar
água
- A maioria dos seres vivos necessita de _____ para respirar.
- As plantas precisam de _____ para produzir seu alimento. Esse componente também ilumina e aquece o planeta Terra.
- A superfície sólida do planeta se chama _____. As plantas se fixam nele. Muitos animais constroem seus abrigos nele.
- Os seres vivos precisam de _____ para sobreviver. Esse componente também é o ambiente no qual habitam muitos seres vivos.
- Represente a posição do Sol no céu em cada uma das situações abaixo.
- De que forma o menino e o cachorro buscaram se proteger da luz do Sol?
- Por que é importante se proteger do Sol entre as 10 horas da manhã e as 4 horas da tarde?
_____
80
- Leia o texto a seguir e, depois, faça o que se pede.
A chuva não parava. Isso preocupava a passarinhada. O passarinho novo, que havia nascido no ninho, bem perto da janela da casa da fazenda, estava em perigo. Os pais coleirinhos tinham decidido fazer ninho naquela árvore. Foi um erro. A árvore era bonita, florida, mas era pequena.
FONTE: FONTE: LEITÃO, Míriam. A perigosa vida dos passarinhos pequenos. São Paulo: Rocco, 2013. p. 7.
- Escreva um componente natural citado no texto.
_____
- Escreva uma relação entre um componente construído e um ser vivo.
_____
- Como o componente natural citado no texto pode afetar o componente construído?
_____
- Em qual etapa do ciclo de vida estão os seres vivos mostrados na imagem?
_____
81
- Em grupo, discutam as questões. Depois, anotem suas respostas.
- Como você se relaciona com componentes naturais?
_____
- Como você se relaciona com componentes construídos?
_____
- Como você se relaciona com outros seres vivos?
_____
- Observe as situações abaixo. Coloque-se no lugar da menina e escreva como você continuaria a conversa.
_____
- Como você se relaciona com componentes naturais?