82

UNIDADE 3. As plantas

Imagem: Ilustração. Local aberto com grama de cor verde, arbustos e ao centro, árvore com tronco de cor marrom, com muitas folhas verdes, mangas penduradas. À direita, vegetação rasteira com flores de pétalas brancas. Foco em dois elementos da imagem : Um bem-te-vi, visto do peito para cima, pássaro de penas de cor amarela, cabeça em branco e partes em cinza-escura, com bico fino de frente para manga. Segundo foco : sobre flor de pétalas brancas, uma abelha pousada, de cor corpo em amarelo com listras em preto e par de asas transparentes. Na parte superior, no céu de cor azul-claro e nuvens brancas, pássaros de penas de cor azul.  Fim da imagem.

Observação: Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

83

Boxe complementar:

Vamos conversar

  1. As plantas da imagem são iguais? Com um colega, identifiquem semelhanças e diferenças entre as plantas.
  1. Qual parte da planta serve de alimento para o bem-te-vi?
  1. Em qual parte da planta a abelha está procurando alimento?
  1. Que parte da mangueira fica dentro do solo? Você sabe qual é a função dessa parte?
  1. Quais plantas que você conhece servem de alimento para os seres humanos?

Fim do complemento.

84

Investigar o assunto

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

Observação: Acompanhe a leitura que o professor vai fazer. Fim da observação.

Horta

A horta é um lugar onde se cultivam vários tipos de plantas usadas na alimentação, como verduras, legumes e raízes. Essas plantas também são chamadas de hortaliças. Em sua opinião, o que é preciso para cultivar uma horta em quintais, canteiros e até mesmo dentro de casa?

O que você vai fazer

Construir uma horta na escola utilizando garrafas plásticas como vasos.

Material

  1. Forme um grupo com mais dois ou três colegas.
  1. Peçam a um adulto que faça um recorte na garrafa plástica, como mostra a ilustração.
  1. Preencham a garrafa com solo adubado.
  1. Cada grupo deverá escolher um tipo de hortaliça para plantar. Leiam as instruções da embalagem das sementes para conhecer os cuidados que se deve ter com a planta escolhida.
  1. Façam pequenos buracos no solo com a ponta dos dedos e coloquem as sementes. Depois, cubram os buracos com um pouco de solo.
Imagem: Ilustração. À frente, uma tabela marrom-claro, com estilete de cor amarela, pedaço de plástico verde de garrafa. Perto da mesa, da esquerda para à direita : uma menina de pele clara, cabelos curtos com franja em preto, usando camiseta de mangas curtas em laranja, saia de cor verde-claro. Ao lado, um homem de pele clara, cabelos e barba castanhos, com camiseta de cor branca com detalhes em azul e bermuda da mesma cor, com tesoura na mão direita de cor vermelha. Ele corta parte retangular de uma garrafa pet. À direita, um menino ruivo, de olhos verdes, usando regata de cor preta com listras vermelhas na horizontal, bermuda de cor azul, com a mão esquerda sobre o queixo. Na ponta da direita, uma menina de pele morena, cabelos encaracolados pretos amarrados, usando camiseta de cor amarela, detalhes em azul e calça em rosa. Ela usa par de óculos de grau no rosto e está com a mão esquerda sobre os óculos.  Fim da imagem.

LEGENDA: Passo 2. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. A menina morena de cabelos pretos encaracolados com par de óculos no rosto, está com par de luvas de cor amarela. Ela tem na mão esquerda um pouco de terra de cor marrom colocando dentro de uma garrafa pet. À frente da garrafa pet, um saco de cor marrom com terra dentro. À direita, atrás dela, um banco amarelo.  Fim da imagem.

LEGENDA: Passo 3. FIM DA LEGENDA.

85

Imagem: Ilustração. Uma garrafa pet na horizontal de cor verde, com a tampa para à direita, com parte cortada ao centro, por onde vê-se terra. Sobre a terra, uma embalagem onde está escrito : Alface, com pé de alface em verde sobre palito amarelo.  Fim da imagem.

LEGENDA: Passo 6. FIM DA LEGENDA.

  1. Utilizem a embalagem vazia das sementes para fazer uma placa, indicando a hortaliça que está sendo plantada. Coloquem a embalagem sobre um palito de sorvete.
  1. Escolham um local na escola para colocar os vasos. Deve ser um local iluminado e arejado, no qual possam ficar por alguns meses.
  1. Anotem a data do plantio. Observem, desenhem ou fotografem as garrafas todas as semanas, até o dia da colheita. Lembrem-se de regar a horta com frequência, tomando cuidado para não encharcá-la.

    Para você responder

  1. O que pode acontecer com as plantas se elas não forem regadas?

    _____

  1. Por que a horta deve ser montada em um local bem iluminado?

    _____

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Observe a situação abaixo e converse com seus colegas. Você acha que todos participaram do trabalho em grupo?
Imagem: Ilustração. Uma mesa de madeira em marrom com a garrafa em cima, com terra marrom dentro e sobre ela, uma menina segurando uma régua de cor branca na vertical. Ela é loira, com os cabelos presos para trás, usando blusa de mangas compridas com sapatos de cor verde-claro, calça lilás com bolinhas brancas. À esquerda, perto da mesa, um menino de pele negra, cabelos castanhos, usando blusa verde, camisa laranja por cima, bermuda cinza e sapatos amarelos. Ele anota algo com lápis na mão direita sobre prancheta de cor verde. Na ponta da direita, menino agachado de joelhos no chão, de pele clara, cabelos castanhos penteados para à esquerda, com par de óculos quadrados verdes, com camiseta de mangas curtas em azul-escuro e detalhes em vermelho, com calça em azul-claro e sapatos pretos, segurando na mão esquerda um avião pequeno em azul e par de asas em laranja.  Fim da imagem.

86

Capítulo 1. Conhecendo as plantas

As plantas, também chamadas de vegetais, podem ser encontradas em ambiente terrestre ou aquático. Elas têm ciclo de vida: nascem, crescem, podem se reproduzir e morrem.

As plantas não podem se locomover de um lugar a outro, mas podem realizar alguns movimentos. Elas são capazes de perceber modificações no ambiente e responder a estímulos, como o caule, que cresce em direção à luz, e as raízes, que crescem para o interior do solo.

Para viver, as plantas precisam de luz, água, gás carbônico, gás oxigênio e nutrientes presentes no solo. Esses elementos são utilizados pela planta para produzir o próprio alimento e realizar funções como crescer e respirar.

Imagem: Fotografia. Vista do alto de local com árvores com folhas verdes e à esquerda, rio com água de cor marrom com plantas nas águas de folhas em verde-claro. Mais ao fundo, outras vegetações.  Fim da imagem.

LEGENDA: As plantas encontram no ambiente natural elementos de que precisam para viver. Observe a variedade de plantas que habitam o mesmo ambiente. Floresta Amazônica, no município de Careiro, Amazonas, em 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. Pinte os quadros com os elementos de que as plantas precisam para viver.

    falta de luz

    nutrientes do solo

    gás oxigênio

    frutas

    água

    vento

    gás carbônico

    ração

    ar

87

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. Suriá é uma garota que vive em contato com vários animais, como a elefanta Úrsula. Leia os quadrinhos a seguir para um colega e responda às questões.
Imagem: Ilustração. História em quadrinhos. Composta por três quadros, com dois personagens : Suriá, menina de pele rosa, cabelos crespos pretos, em chuquinhas, com camiseta de mangas curtas e calça em azul-claro, com sapatos de cor laranja. Um homem de pele rosa, com poucos cabelos, usando camiseta de mangas curtas em azul, com macacão rosa e lenço amarelo sobre o pescoço.   Q1 – Suriá de frente para uma mesa azul, com lata com vegetação verde, colocando terra com colher amarela no vaso, com ponta da língua na boca para fora, segurando na mão direita, com caixa de cor laranja com terra e duas moscas sobrevoando. Alguém pergunta para ela : O QUE ESTÁ FAZENDO, SURIÁ? Suirá responde : ...PONDO ADUBO NO MEU PÉ DE FEIJÃO!  Q2 – O homem olhando para trás onde há um carro de cor azul-claro. Ele pergunta : E O QUE VOCÊ ESTÁ USANDO COMO ADUBO? Do carro, suriá o responde : COCÔ DE BICHO... Q3 – À esquerda, o homem olha com os olhos bem abertos para carro azul, com vidro de janela e teto quebrado por onde sai uma árvore gigante de cor verde com folhas da mesma cor. Sobre as folhas, Suriá, segurando a mão esquerda com colher e na mão direita caixa laranja, diz : ...DA ÚRSULA, PRA SER MAIS EXATA! À direita, olhando para a árvore, vista parcial de um elefante de cor azul-claro, com par de chifres de cor branca.   Fim da imagem.

Palavra glossariada: ADUBO .

GLOSSÁRIO

Adubo: produto utilizado para fornecer nutrientes às plantas. Pode ser feito de fezes de animais.

FIM DO GLOSSÁRIO.

  1. O que Suriá fez para que seu pé de feijão crescesse forte?

    _____

  1. Que outros cuidados Suriá deve ter com o pé de feijão?

    _____

    Para manter plantas em casa, é preciso cuidar delas e observar se elas estão se desenvolvendo bem.

  1. Jorge percebeu que sua planta estava murcha e a terra do vaso estava seca. Nesse caso, o que ele precisa fazer com a planta para ela se recuperar? Faça um X .

    ( ) Colocar a planta para tomar Sol.

    ( ) Colocar adubo na planta.

    ( ) Colocar água na planta.

Imagem: Ilustração. À esquerda, vaso arredondado de cor azul-claro, com parte inferior em marrom, com plantas de caules de cor verde, com pétalas de cor vermelha, desfalecidas par abaixo. À direita, seta de cor laranja para à direita, mesmo vaso, com plantas de caules verdes e pétalas de cor vermelha e miolos de cor laranja, em pé.  Fim da imagem.

88

Atividade prática. Experimento

Observação: Acompanhe a leitura que o professor vai fazer. Fim da observação.

As plantas e a luz

O que você vai fazer

Observar se a luz influencia o desenvolvimento das plantas.

Material

  1. Forme um grupo com mais três colegas.
  1. Coloquem três sementes de feijão dentro de cada copo com terra ou algodão. Reguem com pouca água, com cuidado para não encharcar a terra ou o algodão.
  1. Com a ajuda de um adulto, façam uma abertura na tampa de uma das caixas, próxima a uma das extremidades. A abertura deve ter cerca de 5 centímetros, como mostra a ilustração abaixo.
Imagem: Ilustração. Um copo de cor azul-claro com terra de cor marrom e grãos de feijão.  Fim da imagem.

LEGENDA: Passo 2. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Capa de caixa de sapato de cor marrom-claro, com um círculo pequeno de cor verde, indicando com texto em vermelho, cinco centímetros. Na parte superior, tesoura de cor vermelha.  Fim da imagem.

LEGENDA: Passo 3. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Uma caixa de sapato de cor marrom, com tampa com círculo pequeno na ponta superior à direita. Na outra extremidade, copo azul com terra marrom e grãos de feijão. Ao fundo, à direita, janela branca de onde vê-se azul-claro e sol amarelo.  Fim da imagem.

LEGENDA: Passo 4. FIM DA LEGENDA.

Observação: Os elementos da página não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

  1. Em seguida, posicionem o primeiro copo dentro dessa caixa, de modo que ele fique na extremidade oposta à abertura da tampa.
  1. Coloquem o segundo copo dentro da outra caixa e fechem com a tampa sem abertura.
  1. Posicionem as duas caixas e o terceiro copo em um local bem iluminado – por exemplo, próximo a uma janela.
  1. Acompanhem o experimento por cerca de 15 dias. A cada dois dias, anotem a data e desenhem o que vocês perceberam em cada uma das situações.
  1. Verifiquem diariamente se a terra ou o algodão estão úmidos e reguem sempre que necessário.

89

Levante suas hipóteses

Assinale o que você acha que vai acontecer com as sementes em cada copo.

( ) As sementes do copo que está na caixa fechada não vão germinar porque não recebem luz.

( ) As sementes de todos os copos vão germinar.

( ) As sementes do copo que está na caixa fechada vão germinar, mas os pés de feijão vão morrer porque não há luz.

( ) As sementes do copo que está na caixa com abertura vão germinar e crescer em direção à luz.

Para você responder

  1. O que aconteceu com as sementes de feijão em cada situação? Marque com um X .

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    Sementes dentro da caixa com abertura

    Sementes dentro da caixa sem abertura

    Sementes em local iluminado

    Germinaram

    _____

    _____

    _____

    Não germinaram

    _____

    _____

    _____

    As plantas se desenvolveram

    _____

    _____

    _____

    As plantas não se desenvolveram

    _____

    _____

    _____

  1. Veja novamente as respostas da atividade Levante suas hipóteses. As previsões que vocês fizeram foram confirmadas pelo resultado do experimento ou não?

    _____

  1. Esse experimento permite concluir que a luz influencia no crescimento das plantas?

    ( ) Sim, pois a planta que ficou sem luz não se desenvolveu. Já as plantas que receberam luz se desenvolveram.

    ( ) Não, pois as plantas que receberam luz não se desenvolveram, assim como a planta que não recebeu luz.

90

Capítulo 2. Características das plantas

Existem plantas de diferentes tamanhos. Por exemplo, as árvores podem ser altas ou baixas. Os arbustos são menores e têm seus ramos próximos ao solo. Há plantas que crescem próximas ao chão, chamadas de plantas rasteiras.

As plantas também podem ser muito diferentes entre si. No entanto, em geral, a maioria delas apresenta as mesmas partes básicas.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Quais partes das plantas você conhece?

    Partes das plantas

    As plantas são formadas por raízes, caule e folhas. Muitas plantas também produzem flores e frutos.

    No interior dos frutos ficam as sementes. Flores, frutos e sementes participam da reprodução das plantas. Acompanhe a leitura do professor e identifique as partes da planta na imagem.

Imagem: Ilustração. Ao centro, árvore com tronco fino de cor marrom, com raízes finas e ramificadas em solo. Na parte superior, folhas verdes com flores de pétalas brancas, laranjas redondas de cor amarela. À direita, foco: metade de laranja : interior do fruto. E Com pequenos gomos de cor bege : Semente: origina uma nova planta.   Na parte superior da árvore: Texto: flor: estrutura reprodutiva da maioria das plantas. folha: principal local da planta onde ocorrem a produção do alimento e a respiração. fruto: protege as sementes.   No tronco: caule: sustenta a planta e transporta água e nutrientes. raiz: sustenta a planta e absorve água e nutrientes.  Fim da imagem.

LEGENDA: A laranjeira produz flores e frutos.

flor: estrutura reprodutiva da maioria das plantas.

fruto: protege as sementes.

semente: origina uma nova planta.

folha: principal local da planta onde ocorrem a produção do alimento e a respiração.

caule: sustenta a planta e transporta água e nutrientes.

raiz: sustenta a planta e absorve água e nutrientes. FIM DA LEGENDA.

Observação: Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

91

  1. Observe as imagens de alguns alimentos e faça o que se pede.
Imagem: Fotografia. Um abacate de casca de cor verde-escuro cortado e à direita, outra parte de abacate com semente redonda de cor marrom.  Fim da imagem.

LEGENDA: Abacate. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Graviola, fruto cortado, com casca de cor verde com espinhos em volta com ponta em verde-escuro. Ao centro, parte em branco com linhas em verde-escuro. À direita, uma graviola inteira com casca verde coberta por pontas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Graviola. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Espinafre, vegetais de folhas grandes de cor verde-escuro, com laço vermelho amarrando as folhas de cor vermelha, na vertical.  Fim da imagem.

LEGENDA: Espinafre. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vários rabanetes de cor vermelha com forma redonda, com folhas verdes na parte superior.  Fim da imagem.

LEGENDA: Rabanete. FIM DA LEGENDA.

Observação: As imagens não estão na mesma proporção. Fim da observação.

  1. Circule nas imagens somente as folhas.
  1. Indique os frutos com uma seta.
  1. Que outras estruturas das plantas são mostradas nas imagens?

    _____

    Raízes

    As raízes fixam a planta no solo e absorvem água e nutrientes. Algumas plantas, como a grama, têm raízes finas e em grande quantidade. Já outras, como a cenoura, têm uma raiz mais grossa e muitas outras raízes mais finas.

Imagem: Ilustração. Na parte inferior, solo de cor marrom-escuro, raízes finas de cor bege-claro. Na parte superior, externa grama de cor verde.  Fim da imagem.

LEGENDA: As raízes da grama se espalham pelo solo. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Solo marrom com várias cenouras laranjas na vertical, com folhas verdes na parte superior, fora do solo.  Fim da imagem.

LEGENDA: As raízes da cenoura armazenam nutrientes e são importantes para a alimentação de diversos animais. FIM DA LEGENDA.

92

Caule

O caule sustenta a planta e transporta água e nutrientes entre as raízes e as folhas. Há plantas com caules finos e flexíveis, como as margaridas. Outras plantas podem ter os caules grossos e rígidos, como as árvores.

Imagem: Fotografia. Um vaso redondo de cor vermelha com plantas de pétalas vermelhas, com folhas verdes pequenas e caules finos da mesma cor. Ao centro, miolo de cor amarela.  Fim da imagem.

LEGENDA: A margarida atinge 70 centímetros de altura; seus caules são verdes e flexíveis. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma menina vista de costas, de cabelos pretos lisos, com blusa de mangas compridas em amarelo, com bermuda preta. À frente dela, uma árvore gigante de tronco largo de cor bege-claro com raízes longas e expostas e na parte superior, folhas de cor verde.  Fim da imagem.

LEGENDA: A samaúma é uma árvore brasileira que pode chegar a 50 metros de altura. Município de Novo Airão, Amazonas, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Folhas

A produção de alimentos das plantas acontece principalmente nas folhas. Em geral, elas são verdes e possuem forma e tamanho variados.

Imagem: Fotografia. Em um local com grama de cor verde e ao centro, planta com caules finos com folhas finas verdes. Mais ao fundo, árvores com folhas verdes.  Fim da imagem.

LEGENDA: O guaimbé é uma planta com folhas bem recortadas e que podem passar de 1 metro de comprimento. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista do alto de local com rio de cor escura, com várias vitórias-régias, plantas com o formato redondo, com borda dobrada para cima. Perto da folha verde, planta de pétalas de cor branca e folhas secas na água.  Fim da imagem.

LEGENDA: A vitória-régia é uma planta aquática com folhas redondas que flutuam sobre a água e podem atingir 2 metros de diâmetro. FIM DA LEGENDA.

93

Flores e frutos

Algumas plantas produzem flores em certas épocas do ano. Essas estruturas estão relacionadas à reprodução e podem ser muito variadas em tamanho, cor, forma e cheiro.

As flores podem originar frutos. Dentro dos frutos, existem as sementes. Há muitos tipos de frutos. Eles podem ser carnosos, como a goiaba, ou secos, como o amendoim.

Observação: Os elementos da página não estão na mesma proporção. Fim da observação.

Imagem: Fotografia. Planta com pétalas de cor branca, com gomos de cor amarela ao centro, com muitas folhas verdes ao redor. Texto : Comprimento : cerca de 8 centímetros.  Fim da imagem.

LEGENDA: Flor do maracujazeiro. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Folhas verdes com fruto redondo verde. À direita, foco em dois maracujás amarelos e um pedaço cortado. Texto : Comprimento : 10 a 12 centímetros.  Fim da imagem.

LEGENDA: Fruto do maracujazeiro. No destaque, as sementes do maracujá. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma flor de pétalas de cor branca, gomos finos de cor branco com ponta de cor laranja. Ao centro, gomo de cor amarela. Ao fundo, folhas verdes.  Fim da imagem.

LEGENDA: Flor da goiabeira. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Sobre galhos finos, goiabas de cor amarela, entre folhas verdes. À direita, foco em goiaba cortada com casca de cor verde, parte dentro em rosa. À direita, goiaba inteira com casca verde.  Fim da imagem.

LEGENDA: Fruto da goiabeira. No destaque, as sementes da goiaba. FIM DA LEGENDA.

  1. Identifique as partes das plantas das imagens abaixo.
Imagem: Fotografia. Um mamão cortado no meio, por onde vê-se sementes pequenas de cor preta. A parte esquerda está sobre outra parte.  Fim da imagem.

_____

_____

Imagem: Fotografia. Uma planta na vertical de caule folhas pequenas de cor verde, com pétalas rosas na parte superior.  Fim da imagem.

_____

_____

_____

94

Ciclo de vida das plantas

As plantas nascem, crescem, podem se reproduzir e morrem. Isso significa que elas têm um ciclo de vida.

A maioria das plantas nasce de uma semente. Dela surge uma pequena raiz, depois um caule fino e as folhas. Com o tempo, o corpo da planta cresce e se desenvolve. Podem surgir, então, flores, frutos e sementes.

O tempo de vida das plantas é bem variado. Há plantas que podem viver por muitos anos. Outras têm um ciclo de vida curto e podem viver menos de um ano. Observe o ciclo de vida de uma planta que produz flores, frutos e sementes. Acompanhe a leitura do professor e identifique as etapas na imagem abaixo.

Imagem: Ilustração. Esquema. Ciclo de vida de um ipê-rosa.  A planta adulta pode produzir flores e se reproduzir. Das flores formam-se os frutos.   Ao centro : Uma árvore com tronco marrom fino, raízes finas dentro do solo, com pétalas de cor rosa. À esquerda, foco à esquerda de pétalas de cor rosa.  Texto : O ipê-rosa cresce e pode atingir de 18 a 35 metros de altura. A semente germina (nasce) e aos poucos se desenvolve.  Ilustração. Árvore pequena, caule fino, com duas folhas verdes. Com foco para à direita, com duas folhas na parte externa.  A planta cresce com as folhas verdes para a parte externa.  A planta cresce mais com folhas verdes.   À direita, dentro de uma folha verde na vertical, com sementes dentro, com foco para semente com círculo marrom. Texto : Dentro dos frutos ficam as sementes.  Uma árvore com galhos finos, secos.  Texto : O ipê-rosa vive cerca de 50 anos.  Uma árvore seca caída sobre o solo, na horizontal.   Fim da imagem.

LEGENDA: Ciclo de vida de um ipê-rosa

A planta adulta pode produzir flores e se reproduzir. Das flores formam-se os frutos.

Dentro dos frutos ficam as sementes.

A semente germina (nasce) e aos poucos se desenvolve.

O ipê-rosa cresce e pode atingir de 18 a 35 metros de altura.

O ipê-rosa vive cerca de 50 anos. FIM DA LEGENDA.

Observação: Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

Boxe complementar:

Hora da leitura

  • Rubens, o semeador, de Ruth Rocha, Editora Salamandra.
  • Almanaque pé de planta, de Rosane Pamplona, Editora Moderna.

Fim do complemento.

95

  1. Numere de 1 a 4 as imagens que representam as fases da vida de uma planta de milho. Depois, escreva abaixo de cada imagem a etapa do ciclo de vida em que a planta está. Use as palavras do quadro.

nasce

cresce

se reproduz

morre

Imagem: Ilustração. Uma planta grande com caule fino na vertical com folhas longas em verde e raízes dentro do solo de cor marrom na parte inferior.   Ilustração. Uma planta de tamanho médio com poucas folhas verdes longas, com raízes dentro do solo.  Ilustração. Uma planta grande com caule, folhas grandes secas de cor bege-claro, com raízes dentro do solo.   Ilustração. Um caule pequeno na vertical verde, com parte maior dentro do solo, com pequenas raízes finas.   Fim da imagem.

_____; _____; _____; _____

Observação: As imagens desta página não estão representadas na mesma proporção. Fim da observação.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Como vocês estão cuidando da horta que seu grupo construiu? As sementes germinaram? Em que fase do ciclo de vida elas se encontram?

    Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Quais são as primeiras estruturas que surgem das sementes? Pinte o quadro.

caule

fruto

raiz

folhas

flor

96

Para ler e escrever melhor

Observação: Acompanhe a leitura que o professor vai fazer.

Este texto descreve o processo de polinização feito pelas abelhas. Fim da observação.

Abelhas e polinização

A polinização é o transporte do pólen . Os animais que transportam o pólen, como as abelhas, são chamados de polinizadores.

As abelhas visitam as flores em busca de alimento. Elas se alimentam de pólen e de néctar, que é um líquido adocicado. Ao pousar em uma flor, o pólen gruda nas pernas e nas asas da abelha. Quando ela visita outra flor, leva o pólen grudado no corpo.

A polinização contribui para a reprodução das plantas. Depois da polinização, pode ocorrer a fecundação . A flor fecundada dá origem ao fruto. No interior do fruto, as sementes se desenvolvem. Quando chegam ao solo, elas podem germinar e formar uma nova planta.

A reprodução da maior parte das plantas que conhecemos depende da polinização feita pelas abelhas.

Imagem: Fotografia. Um inseto de corpo preto, com pelos amarelos na parte superior do corpo, com pequenos pontos de cor branca. Ela está acima de planta com pétalas finas de cor roxa.  Fim da imagem.

LEGENDA: Mamangava com corpo coberto de pólen. Ela mede cerca de 3 centímetros. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista geral de local com plantas de pétalas de cores diferentes. À esquerda, uma planta com pétalas de cor amarela. Sobre ela, uma abelha com patas longas e par de antenas. Ao centro, planta de pétalas de cor laranja com uma abelha acima. À direita, ao fundo, flor de pétalas de cor branca com abelha dentro. À direita, flor com pétalas de cor rosa-claro, com abelha sobrevoando perto dela. Em segundo plano, outras plantas e à direita, sombra de outras abelhas sobrevoando no céu de cor azul-claro.  Fim da imagem.

Observação: Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

97

Analise

  1. Assinale os aspectos da polinização que foram mencionados no texto.

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    ( ) O que é.

    ( ) Quem faz.

    ( ) Origem do nome.

    ( ) Como ocorre.

    ( ) Quanto tempo dura.

    ( ) Importância para as plantas.

Organize

  1. Preencha o esquema a seguir com as informações do texto.
Imagem: Esquema. Polinização é feita: _____. Transporta: _____. Permite a reprodução: _____. Fim da imagem.

_____

Escreva

  1. Veja algumas informações sobre a dispersão de sementes no esquema a seguir.
Imagem: Esquema. Dispersão de sementes É feita por diversos animais.  Transporta sementes.  Auxilia na dispersão das plantas. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

98

Capítulo 3. As plantas na alimentação

Nós utilizamos muitas plantas na alimentação. Elas fornecem nutrientes importantes para o bom funcionamento do nosso corpo.

Podemos consumir diferentes partes das plantas, como raízes, caules, folhas, flores, frutos e sementes. Leia, em voz alta, o exemplo que o professor indicar.

Imagem: Fotografia. Folhas de cor verde com laço fino amarrando-as de cor verde-escuro. Fim da imagem.

LEGENDA: As folhas do almeirão são utilizadas para fazer saladas. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Amontado pequeno de feijões marrons.  Fim da imagem.

LEGENDA: O feijão é uma semente e está presente em muitas refeições. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Pé de brócolis de cor verde-escuro. Fim da imagem.

LEGENDA: Dos brócolis são utilizadas principalmente as flores, que podem ser cozidas. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma mandioca na horizontal com casca de cor marrom. À frente, rodelas de mandioca com parte interna de cor branca.  Fim da imagem.

LEGENDA: A mandioca é uma raiz que pode ser cozida, frita, feita como purê ou usada como farinha. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Duas partes de gengibre de cor bege-claro e parte dentro de cor amarela.  Fim da imagem.

LEGENDA: O caule do gengibre pode ser usado para fazer chás ou como tempero. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Quatro acerolas, fruto pequeno de cor vermelha e pequeno caule fino na parte superior.  Fim da imagem.

LEGENDA: A acerola é um fruto utilizado para fazer sucos e sobremesas. FIM DA LEGENDA.

Observação: As imagens não estão na mesma proporção. Fim da observação.

  1. Por que é importante consumir plantas?

    _____

99

  1. Complete as frases informando a parte da planta que é consumida.
Imagem: Fotografia. Seis cana-de-açúcar com casca de cor verde com o formato tubular.  Fim da imagem.

LEGENDA: Do _____ da cana-de-açúcar pode ser produzido o açúcar. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um pé de couve-flor com folhas verdes na parte inferior e na parte superior, em branco.  Fim da imagem.

LEGENDA: As _____ da couve-flor são comestíveis e nutritivas. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um pé de alface com folhas de cor verde na vertical com pontas onduladas.  Fim da imagem.

LEGENDA: As _____ da alface são usadas em saladas. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Dois pequenos tomates e um pedaço à frente de cor vermelha. Entre os dois tomates interior, com caule fino de cor verde e folhas pequenas da mesma cor.  Fim da imagem.

LEGENDA: Usamos o _____ do tomateiro em saladas, molhos e muitos outros pratos. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. À frente, uma batata-doce na horizontal de casca de cor roxa e atrás, dois pedaços cortados com parte interna de cor amarela.  Fim da imagem.

LEGENDA: Comemos as _____ da batata-doce. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Três sementes com casca de cor marrom, com semente dentro em laranja-claro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Os frutos da castanha-do-pará contêm _____ com alto valor nutritivo. FIM DA LEGENDA.

Observação: As imagens não estão na mesma proporção. Fim da observação.

  1. Preencha o quadro indicando o nome de alguns alimentos que compõem a imagem abaixo e qual parte da planta foi utilizada.

    Quadro: equivalente textual a seguir.

    Alimento

    Parte da planta

    Beterraba

    Raiz

    Repolho

    Folha

    _____

    _____

    _____

    _____

    _____

    _____

    _____

    _____

    _____

    _____

Imagem: Ilustração. À frente, plantação com verduras e legumes. À esquerda, alimentos com folhas verdes, brócolis, outra fileira com alimento arredondado em laranja, outras fileiras com o formato redondos vermelho, pés de repolho roxo. Mais ao fundo, casa com paredes compostas com verdura na horizontal verde e teto composto por cenouras laranjas. Ao fundo, à esquerda e à direita, árvore com copa composta em pé de alface. Na parte superior, céu azul claro com tecido dobrado, sol amarelo com protuberâncias e nuvens brancas : com parte branca de couve-flor.  Fim da imagem.

100

ÁLBUM de Ciências

Observação: Acompanhe a leitura que o professor vai fazer. Fim da observação.

As plantas e a arte

Muitos pintores já retrataram em suas obras a relação das pessoas com as plantas mostrando a sua importância em nosso cotidiano.

Tarsila do Amaral (1886-1973) foi uma das pintoras mais importantes do Brasil. No início da carreira, seus quadros tinham cores fortes e retratavam paisagens tropicais, a beleza e a variedade das plantas e dos animais brasileiros.

Imagem: Pintura. Em alto mar com água de cor azul-claro, uma vasilha arredondada de cor marrom com um homem dentro, visto da cintura para cima. Ele tem pele amarela, cabelos castanhos, com chapéu de cor bege e blusa de cor azul com mangas dobradas até os cotovelos, com o corpo para à esquerda. De frente para ele, um abacaxi na vertical em amarelo com folhas verdes na parte superior. À direita, frutas de cor amarela redondas e sobre elas, um pássaro de penas de cor verde e bico de tamanho médio com parte em laranja. Mais ao fundo, à direita, árvores finas com folhas verdes em local com areia, mais ao fundo morros verdes e à esquerda, sobre um morro em ilha no mar, um local com paredes brancas e duas torres com ponta superior triangulares em amarelo. Na parte superior, céu de cor azul-claro.  Fim da imagem.

LEGENDA: O vendedor de frutas, obra feita por Tarsila do Amaral, em 1925. Óleo sobre tela, 108 centímetros × 84 centímetros. Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro. FIM DA LEGENDA.

Outro tema frequente nas pinturas de artistas brasileiros são cenários rurais e o trabalho em plantações. A artista Edna de Araraquara, nascida em 1955 no interior de São Paulo, retratou a colheita de café, um grão bastante produzido na região onde ela nasceu.

Imagem: Pintura. À frente, local com flores vistas parcialmente de pétalas de cor branca, vermelho, branca, laranja e outras em branco. Mais atrás, local com terreno aberto, com sacos de cor marrom à direita, três amontoados um sobre outro e à esquerda, uma mulher vista de frente de pele morena, com chapéu bege, vestido longo branco com pano de cor azul por cima e sapatos laranjas. Ela segura nas mãos uma peneira com grãos de café. À direita dela, um saco de cor bege com grãos de café de cor marrom. Na ponta da esquerda, outra mulher com o mesmo tipo de roupa, com o corpo para à direita, segurando peneira com os grãos para o alto. De frente para ela, saco com grãos de café. Mais ao fundo, de frente para árvores de folhas verdes com grãos de café, duas pessoas colhendo. Uma mulher vista de costas, com lenço na cabeça e vestido longo com mangas curtas, braços erguidos para o alto e sapatos amarelos. À direita, um homem com chapéu de cor bege, uma camiseta e calça de cor branca, com sapatos amarelos. Na parte superior, céu de cor azul-claro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Colheita de café, obra feita por Edna de Araraquara, em 1982. Acrílico sobre tela, 20 centímetros × 40 centímetros. Galeria Jacques Ardies, São Paulo. FIM DA LEGENDA.

101

Atividade prática. Pesquisa

Observação: Acompanhe a leitura que o professor vai fazer. Fim da observação.

Você sabe o que são PANCs?

A sigla PANC significa plantas alimentícias não convencionais e refere-se a partes de plantas – como raízes, caules, folhas, flores, frutos e sementes – que podem ser consumidas pelo ser humano. No entanto, por não serem conhecidas ou comercializadas em feiras e mercados, não são comuns em nossa alimentação.

Muitas PANCs são nativas do Brasil, ou seja, naturais do ambiente. Em geral, elas nascem e se desenvolvem sem serem semeadas ou cultivadas e aproveitam melhor os nutrientes do solo. A concentração dos nutrientes delas chega a ser superior à das hortaliças.

O que você vai fazer

Entrevistar pessoas sobre PANCs para divulgar esses vegetais.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Como você vai fazer

  1. Reunidos em grupos, pesquisem exemplos de PANCs, identificando partes comestíveis, valor nutricional e a região do Brasil onde a planta ocorre. Registrem tudo no caderno e, se possível, separem imagens das plantas.
  1. Os grupos devem compartilhar os resultados da pesquisa e escolher três ou quatro exemplos, se possível da sua região, para fazer a entrevista.
  1. Anote o nome e a idade do seu entrevistado. Para cada PANC selecionada, faça as perguntas abaixo.
  1. Depois, com ajuda do professor, reúnam as respostas dos entrevistados.
  1. Criem cartazes sobre as PANCs usadas nas entrevistas, divulgando as informações e imagens que vocês obtiveram na etapa 1.
Imagem: Fotografia. Vista do alto de refeição com o formato arredondado de cor bege e dentro, folhas pequenas de cor verde-escuro, no entorno, folhas maiores de cor verde e ao centro, flores de pétalas laranjas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Refeição preparada com taioba, capuchinha, beldroega, açafrão da terra e outras PANCs. Município de Pindamonhangaba, São Paulo, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Nome da PANC:

Você conhece essa planta?

( ) sim

( ) não

Você já se alimentou dela?

( ) sim

( ) não

Conhece alguém que se alimenta ou já se alimentou dela?

( ) sim

( ) não

102

Capítulo 4. Outros usos das plantas

As plantas estão presentes no dia a dia de todas as pessoas. Além da alimentação, elas também são utilizadas para outros fins. Veja alguns exemplos.

Imagem: Fotografia. Vista de cima para baixo, um homem sentado em uma canoa fina de madeira comprida de cor marrom. Ele tem chapéu de cor bege na cabeça, pele de cor morena, sem camiseta, com bermuda de cor azul-claro. Ele segura na mão direita, linha de pesca fixada em um grande peixe cinza na água, ao lado da canoa.  Fim da imagem.

LEGENDA: Pescador caiçara em barco artesanal fabricado em uma peça única de tronco de árvore. Município de Beruri, Amazonas, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista geral de local com solo de cor bege. Ao centro, uma grande cabana indígena com a forma arredondada e com a ponta triangular, coberta por palha grossa de cor bege e partes em cinza. Ao fundo, outras moradias menos, cobertas pelo mesmo tipo de palha, com o formato triangular. Na parte superior, céu de cor azul-claro e nuvens brancas na ponta da direita.  Fim da imagem.

LEGENDA: Moradias indígenas cobertas por sapé, um tipo de palha de capim. Aldeia no município de Juína, Mato Grosso, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Olhe ao seu redor. Você identifica algo que foi feito com plantas? Se sim, o quê?

    Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. Leia o texto para um colega e observem a imagem.

    Pau a pique é uma técnica de construção tradicional que utiliza recursos naturais. A estrutura da parede é feita de madeira, retirada de galhos ou troncos de árvores comuns em cada região, ou de bambu. Depois, essa estrutura é preenchida com barro.

Imagem: Fotografia. Em um local com solo de cor marrom, ao centro, casa de tamanho médio, formato retangular com paredes de barro marrom, com partes em madeira. À frente, abertura de porta retangular na vertical. Ao fundo, local com muitas árvores com folhas verdes.  Fim da imagem.

LEGENDA: Casa de pau a pique em construção no município de Nossa Senhora do Livramento, Mato Grosso, em 2020. FIM DA LEGENDA.

103

Imagem: Fotografia. Um fogão composto por blocos e ao centro, abertura por onde vê-se pedaços de madeiras e fogo com chamas em laranja e amarelo. Na parte superior, panelas com tampa de alumínio.  Fim da imagem.

LEGENDA: O fogão a lenha é utilizado no preparo de alimentos e no aquecimento das casas. Município de Iguape, São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista geral de local com várias canas-de-açúcar, aglomeradas na vertical, solo de cor marrom-claro, em formato de hastes com parte inferior de cor bege e na parte superior, folhas verdes. Na parte superior, texto : Comprimento : 4 metros.  Fim da imagem.

LEGENDA: A cana-de-açúcar é utilizada na produção de etanol. Plantação de cana-de-açúcar, no município de Araguari, Minas Gerais, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista geral de local com plantação. Galhos finos de cor marrom, com parte superior com algodão de cor branca. Mais ao fundo, caminhão de cor escura, sobre a plantação.  Fim da imagem.

LEGENDA: O algodão é usado na fabricação de tecidos. Plantação de algodão no município de Cambé, Paraná, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista de baixo para cima, local com plantação com centenas de árvores com tronco fino, de grande altura e com folhas verdes na parte superior. Acima, vista parcial do céu em azul-claro e nuvens brancas.  Fim da imagem.

LEGENDA: O eucalipto é uma árvore utilizada na fabricação de papel. Plantação de eucalipto, no município de Carrancas, Minas Gerais, em 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. Associe cada planta listada no quadro ao produto que é feito a partir dela.

algodão

cana-de-açúcar

eucalipto

Imagem: Ilustração. Um homem colocando combustível com mangueira em um buraco de um carro de cor vermelha. O homem tem pele clara, cabelos e bigode em castanho, com boné de cor amarela com detalhes em azul, camiseta branca e calça azul.  Fim da imagem.

_____

Imagem: Ilustração. Dois livros um em cima do outro, um em verde e outro abaixo em vermelho e mais abaixo, um caderno de cor azul com espiral em amarelo. Mais atrás, folhas brancas dispersas.  Fim da imagem.

_____

Imagem: Ilustração. Uma camiseta de cor amarela, com mangas curtas.  Fim da imagem.

Observação: Os elementos não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

_____

104

Imagem: Fotografia. Vista geral de folhas verdes longas com pequenos espinhos finos. Mais ao fundo, outras folhas.  Fim da imagem.

LEGENDA: A espinheira-santa é uma planta usada na fabricação de medicamentos para dores no estômago. Sua folha mede 9 centímetros. FIM DA LEGENDA.

  1. Leia o texto e responda às questões.

    Alguns povos indígenas que vivem na Floresta Amazônica passam nas pontas de suas flechas uma combinação de várias plantas, chamada curare. Ela causa paralisia no animal atingido pela flecha.

Imagem: Fotografia. Em um rio com água escura, à esquerda, homem em pé, com sombra sobre ele, e nas mãos ele segura um arco e flecha apontado para frente.  Fim da imagem.

LEGENDA: Indígena da etnia Kalapalo pescando com arco e flecha. Município de Querência, Mato Grosso, em 2018. FIM DA LEGENDA.

  1. Do que o curare é feito?

    _____

  1. Para que os indígenas usam o curare?

    _____

Boxe complementar:

Hora da leitura

  • Plantas do Brasil, de Gabriela Brioschi, Editora Odysseus.

Fim do complemento.

105

ÁLBUM de Ciências

Paisagismo

O paisagismo é o planejamento e a organização de espaços utilizando plantas e elementos naturais e construídos. O objetivo do paisagismo é deixar um ambiente, como um jardim ou uma praça, mais bonito, com os elementos em equilíbrio.

O paisagista é a pessoa responsável pelo paisagismo de um ambiente. Ele precisa analisar as características das plantas, suas necessidades, além de fatores do ambiente, como o tipo de solo, a luminosidade, entre outros.

LEGENDA: O Sítio Roberto Burle Marx faz parte do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O desenho dos passeios e o uso de árvores nativas foram projetados para fazer sombra e atrair aves. Município de Barra de Guaratiba, Rio de Janeiro, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista geral de local com escadaria ao centro, por onde desce água e à direita, água parada em tons de verde. À esquerda, vegetação densa de folhas verdes, à frente mais finas e mais ao fundo, folhas de tamanho pequeno. Em segundo plano, à direita, local com vegetação e uma haste fina de cor cinza. Na parte superior, céu azul-claro com nuvens brancas.  Fim da imagem.

LEGENDA: O projeto de paisagismo do Parque Naturalístico Mangal das Garças foi feito pela paisagista Rosa Kliass, utilizando plantas comuns da região. Município de Belém, Pará, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.

106

O mundo que queremos

Imagem: Ícone: Pluralidade cultural. Fim da imagem.

Observação: Acompanhe a leitura que o professor vai fazer. Fim da observação.

O conhecimento das plantas

Algumas pessoas conhecem receitas que utilizam as plantas para cuidar da saúde. Você já deve ter ouvido falar de alguma folha, raiz, flor ou casca de árvore que ajuda a abrir o apetite, aliviar uma dor ou um mal-estar.

Essa sabedoria costuma ser passada de geração para geração e faz parte da cultura de um povo. Alguns povos têm até divindades relacionadas a isso, como é o caso de Catendê, personagem de um conto africano.

Catendê – o dono das folhas

Em todas as matas, mora Catendê, um grande inquice , senhor da natureza, dono dos vegetais.

Catendê acompanha o nascimento dos frutos, toma conta das árvores e comanda o equilíbrio ecológico do mundo. Por isso, Catendê combate o desmatamento e a derrubada das grandes árvores. Ele quer guardar as coisas da natureza para o homem de hoje e para as gerações futuras.

Catendê também conhece todos os usos medicinais das folhas, raízes, frutos e cascas dos vegetais. [...]

Por tudo isso, Catendê é muito respeitado. Como guardião da natureza, vive embrenhado nas folhas, nos cipós e nas flores, viajando sempre pelas matas, domínios que ele conhece e dos quais ele cuida [...].

FONTE: LODY, Raul. Seis pequenos contos africanos sobre a criação do mundo e do homem. Rio de Janeiro: Pallas, 2007. p. 19-20.

Ilustração. Local com rio à frente, de água de cor azul, com árvores atrás com troncos de cor marrom, vegetação rasteira de cor verde, flores com pétalas em laranja. À direita, vista parcial de um tronco grande de cor marrom, com um galho na ponta superior à esquerda.

107

Compreenda a leitura

  1. Quais são as características de Catendê?

    _____

  1. Como as plantas podem ajudar no cuidado com a saúde?

    _____

Vamos fazer

Você já conversou com um adulto sobre plantas que fazem bem à saúde? Que tal reunir esse conhecimento em uma exposição?

  1. O conhecimento dos povos abrange as indicações, ou seja, a forma de usar plantas que fazem bem à saúde, e as contraindicações, ou seja, as situações em que não devemos usá-las. Assim, pergunte a um adulto:
    • Você conhece alguma planta medicinal? Qual?
    • Em que situações essa planta pode ser usada? Há situações em que não devemos usá-la?

      Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

    1. Compartilhe com os colegas as plantas medicinais que você identificou. O professor vai ajudar a turma a pesquisar as indicações e as contraindicações dessas plantas.
      • Vocês podem elaborar cartazes com imagens das plantas medicinais e as informações pesquisadas.
      • Vocês também podem convidar a comunidade escolar e os familiares para visitar a exposição.
Imagem: Ilustração. À direita, um menino sentado de frente para um senhor, em um banco de cor cinza. O menino tem pele morena, cabelos encaracolados castanhos, com camiseta de mangas curtas, calça em marrom-claro e sapatos de cor preta com cadarço vermelho. Ele segura na mão direita, uma prancheta azul e na mão esquerda, lápis. À frente, um senhor de cabelos grisalhos, homem de pele morena, com par de óculos de grau, camiseta de mangas curtas em branco, colete de cor verde, calça azul e sapatos marrons. Ele fala gesticulando com as mãos com o dedo indicador para cima. Atrás deles, à direita, um muro de cor amarela, com manchas e parte superior em marrom. À esquerda, vários vasos marrons com plantas verdes de diferentes formatos. O chão do local é colorido em laranja, azul, rosa e verde.  Fim da imagem.

108

O que você aprendeu

Avaliação processual

  1. Paula colocou uma planta em um local da casa que ficava sempre com as cortinas fechadas. Ela regava a planta frequentemente, mas, depois de um tempo, notou que a planta estava amarelada e não parecia saudável.
    1. O que pode estar afetando a saúde da planta?

      _____

    1. Que sugestão você daria a Paula?

      _____

Imagem: Ilustração. À frente, tapete de cor roxa, lilás, um vaso de cor marrom com uma planta com folhas de cor verde. Sobre o tapete, à esquerda, uma folha de cor verde. Mais ao fundo, parede de cor azul, com cortina de cor rosa sobre janela, parte interna em rosa-claro e parte externa em rosa-escuro, com partes presas em amarelo.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Pinte cada parte da árvore com a cor indicada.

Imagem: Ilustração. Cores : verde, azul-claro, laranja, amarelo e vermelho.  Fim da imagem.

Folhas

Imagem: Ilustração. Cores : verde, azul-claro, laranja, amarelo e vermelho.  Fim da imagem.

Raiz

Imagem: Ilustração. Cores : verde, azul-claro, laranja, amarelo e vermelho.  Fim da imagem.

Caule

Imagem: Ilustração. Cores : verde, azul-claro, laranja, amarelo e vermelho.  Fim da imagem.

Flores

Imagem: Ilustração. Cores : verde, azul-claro, laranja, amarelo e vermelho.  Fim da imagem.

Frutos

Imagem: Ilustração em preto e branco. Uma árvore grande com galhos ramificados com folhas pequenas e frutas redondas penduradas. Entre as folhas, flores de pétalas pequenas. Na parte inferior, raízes ramificadas.  Fim da imagem.

Observação: Os elementos das imagens desta página não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

109

  1. Complete o quadro com a função de cada parte da planta.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Parte

Função

Fotografia. Três batatas doces com casca cor de rosa, na horizontal.

Raiz

_____

Fotografia. Vegetal com hastes de cor verde.

Caule

_____

Fotografia. Pé de vegetal de folhas verdes, com o formato redondo.

Folha

_____

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Desenhe, nos quadros a seguir, as quatro principais fases do ciclo de vida de uma planta desde a plantação da semente. Cada fase deve ocupar um quadro.
Imagem: Ilustração de quatro retângulos ligados por setas. Fim da imagem.

110

  1. O pai de Carlos fez uma sopa para o jantar usando os alimentos a seguir.

Observação: As imagens não estão na mesma proporção. Fim da observação.

Imagem: Fotografia. Cenouras de cor laranja com parte superior em verde.  Fim da imagem.

LEGENDA: Cenoura. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Três mandiocas, uma inteira com casca de cor marrom e outros dois pedaços cortados, com parte interna branca.  Fim da imagem.

LEGENDA: Mandioca. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma muda de salsinha, caules finos na vertical com folhas de cor verde.  Fim da imagem.

LEGENDA: Salsinha. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um pé de couve-flor com parte interna branca e folhas ao redor de cor verde. Fim da imagem.

LEGENDA: Couve-flor. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Três pés de brócolis de cor verde.  Fim da imagem.

LEGENDA: Brócolis. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vários pés de abobrinhas de cor verde, com formato comprido na horizontal, com pontas arredondadas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Abobrinha. FIM DA LEGENDA.

  1. De quais plantas foram usadas as flores para fazer a sopa?

    _____

  1. Qual parte da salsinha será usada na sopa?

    _____

  1. Circule o alimento dentro do qual podemos encontrar sementes.
  1. Indique com uma seta a parte da planta envolvida com a reprodução.
  1. Que parte da planta são a mandioca e a cenoura? Qual é a função dessa parte da planta?

    _____

111

  1. Observe as imagens a seguir.

Observação: Os elementos não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

Imagem: Ilustração. Uma estação de combustível, Etanol, de cor cinza-escuro, com parte superior em verde e à direita, uma mangueira de cor cinza.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um regador de plantas de cor verde, com a ponta esquerda de cor cinza com inúmeros furos por onde sai água.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Dois sapatos marrons. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Uma latinha cinza na vertical. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Uma canoa fina e estreita de madeira de cor marrom.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um livro de capa verde, com páginas de cor branca.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Uma camisa de mangas compridas de cor cinza-claro.  Fim da imagem.
  1. Classifique as plantas que estão no quadro abaixo de acordo com o uso delas.

sapé

eucalipto

hortelã

bambu

bananeira

jaqueira

repolho

Indústria: _____

Construção: _____

Alimentação: _____