82
UNIDADE 3. As plantas
Observação: Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
83
Boxe complementar:
Vamos conversar
- As plantas da imagem são iguais? Com um colega, identifiquem semelhanças e diferenças entre as plantas.
- Qual parte da planta serve de alimento para o bem-te-vi?
- Em qual parte da planta a abelha está procurando alimento?
- Que parte da mangueira fica dentro do solo? Você sabe qual é a função dessa parte?
- Quais plantas que você conhece servem de alimento para os seres humanos?
Fim do complemento.
84
Investigar o assunto
Observação: Acompanhe a leitura que o professor vai fazer. Fim da observação.
Horta
A horta é um lugar onde se cultivam vários tipos de plantas usadas na alimentação, como verduras, legumes e raízes. Essas plantas também são chamadas de hortaliças. Em sua opinião, o que é preciso para cultivar uma horta em quintais, canteiros e até mesmo dentro de casa?
O que você vai fazer
Construir uma horta na escola utilizando garrafas plásticas como vasos.
Material
- 1 garrafa plástica do tipo PET
- solo adubado
-
palitos
de sorvete
- 1 par de luvas para cada integrante do grupo
- água
- sementes de hortaliças variadas, como coentro, cenoura, rabanete, rúcula, tomate-cereja, agrião etc.
- câmera fotográfica (opcional)
Como você vai fazer
- Forme um grupo com mais dois ou três colegas.
- Peçam a um adulto que faça um recorte na garrafa plástica, como mostra a ilustração.
- Preencham a garrafa com solo adubado.
- Cada grupo deverá escolher um tipo de hortaliça para plantar. Leiam as instruções da embalagem das sementes para conhecer os cuidados que se deve ter com a planta escolhida.
- Façam pequenos buracos no solo com a ponta dos dedos e coloquem as sementes. Depois, cubram os buracos com um pouco de solo.
LEGENDA: Passo 2. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Passo 3. FIM DA LEGENDA.
85
LEGENDA: Passo 6. FIM DA LEGENDA.
- Utilizem a embalagem vazia das sementes para fazer uma placa, indicando a hortaliça que está sendo plantada. Coloquem a embalagem sobre um palito de sorvete.
- Escolham um local na escola para colocar os vasos. Deve ser um local iluminado e arejado, no qual possam ficar por alguns meses.
- Anotem a data do plantio. Observem, desenhem ou fotografem as garrafas todas as semanas, até o dia da colheita. Lembrem-se de regar a horta com frequência, tomando cuidado para não encharcá-la.
Para você responder
- O que pode acontecer com as plantas se elas não forem regadas?
_____
- Por que a horta
deve
ser montada em um local bem iluminado?
_____
- Observe a situação abaixo e converse com seus colegas. Você acha que todos participaram do trabalho em grupo?
- Como deve ser a participação das pessoas em um trabalho em grupo?
86
Capítulo 1. Conhecendo as plantas
As plantas, também chamadas de vegetais, podem ser encontradas em ambiente terrestre ou aquático. Elas têm ciclo de vida: nascem, crescem, podem se reproduzir e morrem.
As plantas não podem se locomover de um lugar a outro, mas podem realizar alguns movimentos. Elas são capazes de perceber modificações no ambiente e responder a estímulos, como o caule, que cresce em direção à luz, e as raízes, que crescem para o interior do solo.
Para viver, as plantas precisam de luz, água, gás carbônico, gás oxigênio e nutrientes presentes no solo. Esses elementos são utilizados pela planta para produzir o próprio alimento e realizar funções como crescer e respirar.
LEGENDA: As plantas encontram no ambiente natural elementos de que precisam para viver. Observe a variedade de plantas que habitam o mesmo ambiente. Floresta Amazônica, no município de Careiro, Amazonas, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- Pinte os quadros com os elementos de que as plantas precisam para viver.
falta de luz
nutrientes do solo
gás oxigênio
frutas
água
vento
gás carbônico
ração
ar
87
- Suriá é uma garota que vive em contato com vários animais, como a elefanta Úrsula. Leia os quadrinhos a seguir para um colega e responda às questões.
Palavra glossariada: ADUBO .
GLOSSÁRIO
Adubo: produto utilizado para fornecer nutrientes às plantas. Pode ser feito de fezes de animais.
FIM DO GLOSSÁRIO.
- O que Suriá fez para que seu pé de feijão crescesse forte?
_____
- Que outros cuidados Suriá
deve
ter com o pé de feijão?
_____
Para manter plantas em casa, é preciso cuidar delas e observar se elas estão se desenvolvendo bem.
- Jorge percebeu que sua planta estava murcha e a
terra
do vaso estava seca. Nesse caso, o que ele precisa fazer com a planta para ela se recuperar? Faça um
X
.
( ) Colocar a planta para tomar Sol.
( ) Colocar adubo na planta.
( ) Colocar água na planta.
88
Atividade prática. Experimento
Observação: Acompanhe a leitura que o professor vai fazer. Fim da observação.
As plantas e a luz
O que você vai fazer
Observar se a luz influencia o desenvolvimento das plantas.
Material
- 9 sementes de feijão
- 3 copos com terra ou algodão
- 2 caixas de sapatos com tampa
- tesoura com pontas arredondadas
- água
Como você vai fazer
- Forme um grupo com mais três colegas.
- Coloquem três sementes de feijão dentro de cada copo com terra ou algodão. Reguem com pouca água, com cuidado para não encharcar a terra ou o algodão.
- Com a ajuda de um adulto, façam uma abertura na tampa de uma das caixas, próxima a uma das extremidades. A abertura deve ter cerca de 5 centímetros, como mostra a ilustração abaixo.
LEGENDA: Passo 2. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Passo 3. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Passo 4. FIM DA LEGENDA.
Observação: Os elementos da página não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
- Em seguida, posicionem o primeiro copo dentro dessa caixa, de modo que ele fique na extremidade oposta à abertura da tampa.
- Coloquem o segundo copo dentro da outra caixa e fechem com a tampa sem abertura.
- Posicionem as duas caixas e o terceiro copo em um local bem iluminado – por exemplo, próximo a uma janela.
- Acompanhem o experimento por cerca de 15 dias. A cada dois dias, anotem a data e desenhem o que vocês perceberam em cada uma das situações.
- Verifiquem diariamente se a terra ou o algodão estão úmidos e reguem sempre que necessário.
89
Levante suas hipóteses
Assinale o que você acha que vai acontecer com as sementes em cada copo.
( ) As sementes do copo que está na caixa fechada não vão germinar porque não recebem luz.
( ) As sementes de todos os copos vão germinar.
( ) As sementes do copo que está na caixa fechada vão germinar, mas os pés de feijão vão morrer porque não há luz.
( ) As sementes do copo que está na caixa com abertura vão germinar e crescer em direção à luz.
Para você responder
- O que aconteceu com as sementes de feijão em cada situação? Marque com um
X
.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Sementes dentro da caixa com abertura
Sementes dentro da caixa sem abertura
Sementes em local iluminado
Germinaram
_____
_____
_____
Não germinaram
_____
_____
_____
As plantas se desenvolveram
_____
_____
_____
As plantas não se desenvolveram
_____
_____
_____
- Veja novamente as respostas da atividade Levante suas hipóteses. As previsões que vocês fizeram foram confirmadas pelo resultado do experimento ou não?
_____
- Esse experimento permite concluir que a luz influencia no crescimento das plantas?
( ) Sim, pois a planta que ficou sem luz não se desenvolveu. Já as plantas que receberam luz se desenvolveram.
( ) Não, pois as plantas que receberam luz não se desenvolveram, assim como a planta que não recebeu luz.
90
Capítulo 2. Características das plantas
Existem plantas de diferentes tamanhos. Por exemplo, as árvores podem ser altas ou baixas. Os arbustos são menores e têm seus ramos próximos ao solo. Há plantas que crescem próximas ao chão, chamadas de plantas rasteiras.
As plantas também podem ser muito diferentes entre si. No entanto, em geral, a maioria delas apresenta as mesmas partes básicas.
- Quais partes das plantas você conhece?
Partes das plantas
As plantas são formadas por raízes, caule e folhas. Muitas plantas também produzem flores e frutos.
No interior dos frutos ficam as sementes. Flores, frutos e sementes participam da reprodução das plantas. Acompanhe a leitura do professor e identifique as partes da planta na imagem.
LEGENDA: A laranjeira produz flores e frutos.
flor: estrutura reprodutiva da maioria das plantas.
fruto: protege as sementes.
semente: origina uma nova planta.
folha: principal local da planta onde ocorrem a produção do alimento e a respiração.
caule: sustenta a planta e transporta água e nutrientes.
raiz: sustenta a planta e absorve água e nutrientes. FIM DA LEGENDA.
Observação: Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
91
- Observe as imagens de alguns alimentos e faça o que se pede.
LEGENDA: Abacate. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Graviola. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Espinafre. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Rabanete. FIM DA LEGENDA.
Observação: As imagens não estão na mesma proporção. Fim da observação.
- Circule nas imagens somente as folhas.
- Indique os frutos com uma seta.
- Que outras estruturas das plantas são mostradas nas imagens?
_____
Raízes
As raízes fixam a planta no solo e absorvem água e nutrientes. Algumas plantas, como a grama, têm raízes finas e em grande quantidade. Já outras, como a cenoura, têm uma raiz mais grossa e muitas outras raízes mais finas.
LEGENDA: As raízes da grama se espalham pelo solo. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: As raízes da cenoura armazenam nutrientes e são importantes para a alimentação de diversos animais. FIM DA LEGENDA.
92
Caule
O caule sustenta a planta e transporta água e nutrientes entre as raízes e as folhas. Há plantas com caules finos e flexíveis, como as margaridas. Outras plantas podem ter os caules grossos e rígidos, como as árvores.
LEGENDA: A margarida atinge 70 centímetros de altura; seus caules são verdes e flexíveis. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: A samaúma é uma árvore brasileira que pode chegar a 50 metros de altura. Município de Novo Airão, Amazonas, em 2019. FIM DA LEGENDA.
Folhas
A produção de alimentos das plantas acontece principalmente nas folhas. Em geral, elas são verdes e possuem forma e tamanho variados.
LEGENDA: O guaimbé é uma planta com folhas bem recortadas e que podem passar de 1 metro de comprimento. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: A vitória-régia é uma planta aquática com folhas redondas que flutuam sobre a água e podem atingir 2 metros de diâmetro. FIM DA LEGENDA.
93
Flores e frutos
Algumas plantas produzem flores em certas épocas do ano. Essas estruturas estão relacionadas à reprodução e podem ser muito variadas em tamanho, cor, forma e cheiro.
As flores podem originar frutos. Dentro dos frutos, existem as sementes. Há muitos tipos de frutos. Eles podem ser carnosos, como a goiaba, ou secos, como o amendoim.
Observação: Os elementos da página não estão na mesma proporção. Fim da observação.
LEGENDA: Flor do maracujazeiro. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Fruto do maracujazeiro. No destaque, as sementes do maracujá. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Flor da goiabeira. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Fruto da goiabeira. No destaque, as sementes da goiaba. FIM DA LEGENDA.
- Identifique as partes das plantas das imagens abaixo.
_____
_____
_____
_____
_____
94
Ciclo de vida das plantas
As plantas nascem, crescem, podem se reproduzir e morrem. Isso significa que elas têm um ciclo de vida.
A maioria das plantas nasce de uma semente. Dela surge uma pequena raiz, depois um caule fino e as folhas. Com o tempo, o corpo da planta cresce e se desenvolve. Podem surgir, então, flores, frutos e sementes.
O tempo de vida das plantas é bem variado. Há plantas que podem viver por muitos anos. Outras têm um ciclo de vida curto e podem viver menos de um ano. Observe o ciclo de vida de uma planta que produz flores, frutos e sementes. Acompanhe a leitura do professor e identifique as etapas na imagem abaixo.
LEGENDA: Ciclo de vida de um ipê-rosa
A planta adulta pode produzir flores e se reproduzir. Das flores formam-se os frutos.
Dentro dos frutos ficam as sementes.
A semente germina (nasce) e aos poucos se desenvolve.
O ipê-rosa cresce e pode atingir de 18 a 35 metros de altura.
O ipê-rosa vive cerca de 50 anos. FIM DA LEGENDA.
Observação: Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
Boxe complementar:
Hora da leitura
- Rubens, o semeador, de Ruth Rocha, Editora Salamandra.
- Almanaque pé de planta, de Rosane Pamplona, Editora Moderna.
Fim do complemento.
95
- Numere de 1 a 4 as imagens que representam as fases da vida de uma planta de milho. Depois, escreva abaixo de cada imagem a etapa do ciclo de vida em que a planta está. Use as palavras do quadro.
nasce
cresce
se reproduz
morre
_____; _____; _____; _____
Observação: As imagens desta página não estão representadas na mesma proporção. Fim da observação.
- Como vocês estão cuidando da horta que seu grupo construiu? As sementes germinaram? Em que fase do ciclo de vida elas se encontram?
- Quais são as primeiras estruturas que surgem das sementes? Pinte o quadro.
caule
fruto
raiz
folhas
flor
96
Para ler e escrever melhor
Observação: Acompanhe a leitura que o professor vai fazer.
Este texto descreve o processo de polinização feito pelas abelhas. Fim da observação.
Abelhas e polinização
A polinização é o transporte do pólen . Os animais que transportam o pólen, como as abelhas, são chamados de polinizadores.
As abelhas visitam as flores em busca de alimento. Elas se alimentam de pólen e de néctar, que é um líquido adocicado. Ao pousar em uma flor, o pólen gruda nas pernas e nas asas da abelha. Quando ela visita outra flor, leva o pólen grudado no corpo.
A polinização contribui para a reprodução das plantas. Depois da polinização, pode ocorrer a fecundação . A flor fecundada dá origem ao fruto. No interior do fruto, as sementes se desenvolvem. Quando chegam ao solo, elas podem germinar e formar uma nova planta.
A reprodução da maior parte das plantas que conhecemos depende da polinização feita pelas abelhas.
LEGENDA: Mamangava com corpo coberto de pólen. Ela mede cerca de 3 centímetros. FIM DA LEGENDA.
Observação: Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
97
Analise
- Assinale os aspectos da polinização que foram mencionados no texto.
Tabela: equivalente textual a seguir.
( ) O que é.
( ) Quem faz.
( ) Origem do nome.
( ) Como ocorre.
( ) Quanto tempo dura.
( ) Importância para as plantas.
Organize
- Preencha o esquema a seguir com as informações do texto.
_____
Escreva
- Veja algumas informações sobre a dispersão de sementes no esquema a seguir.
- Escreva uma ou duas frases sobre a dispersão de sementes, usando as informações do esquema.
98
Capítulo 3. As plantas na alimentação
Nós utilizamos muitas plantas na alimentação. Elas fornecem nutrientes importantes para o bom funcionamento do nosso corpo.
Podemos consumir diferentes partes das plantas, como raízes, caules, folhas, flores, frutos e sementes. Leia, em voz alta, o exemplo que o professor indicar.
LEGENDA: As folhas do almeirão são utilizadas para fazer saladas. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: O feijão é uma semente e está presente em muitas refeições. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Dos brócolis são utilizadas principalmente as flores, que podem ser cozidas. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: A mandioca é uma raiz que pode ser cozida, frita, feita como purê ou usada como farinha. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: O caule do gengibre pode ser usado para fazer chás ou como tempero. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: A acerola é um fruto utilizado para fazer sucos e sobremesas. FIM DA LEGENDA.
Observação: As imagens não estão na mesma proporção. Fim da observação.
- Por que é importante consumir plantas?
_____
99
- Complete as frases informando a parte da planta que é consumida.
LEGENDA: Do _____ da cana-de-açúcar pode ser produzido o açúcar. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: As _____ da couve-flor são comestíveis e nutritivas. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: As _____ da alface são usadas em saladas. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Usamos o _____ do tomateiro em saladas, molhos e muitos outros pratos. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Comemos as _____ da batata-doce. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Os frutos da castanha-do-pará contêm _____ com alto valor nutritivo. FIM DA LEGENDA.
Observação: As imagens não estão na mesma proporção. Fim da observação.
- Preencha o quadro indicando o nome de alguns alimentos que compõem a imagem abaixo e qual parte da planta foi utilizada.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Alimento
Parte da planta
Beterraba
Raiz
Repolho
Folha
_____
_____
_____
_____
_____
_____
_____
_____
_____
_____
100
ÁLBUM de Ciências
Observação: Acompanhe a leitura que o professor vai fazer. Fim da observação.
As plantas e a arte
Muitos pintores já retrataram em suas obras a relação das pessoas com as plantas mostrando a sua importância em nosso cotidiano.
Tarsila do Amaral (1886-1973) foi uma das pintoras mais importantes do Brasil. No início da carreira, seus quadros tinham cores fortes e retratavam paisagens tropicais, a beleza e a variedade das plantas e dos animais brasileiros.
LEGENDA: O vendedor de frutas, obra feita por Tarsila do Amaral, em 1925. Óleo sobre tela, 108 centímetros × 84 centímetros. Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro. FIM DA LEGENDA.
Outro tema frequente nas pinturas de artistas brasileiros são cenários rurais e o trabalho em plantações. A artista Edna de Araraquara, nascida em 1955 no interior de São Paulo, retratou a colheita de café, um grão bastante produzido na região onde ela nasceu.
LEGENDA: Colheita de café, obra feita por Edna de Araraquara, em 1982. Acrílico sobre tela, 20 centímetros × 40 centímetros. Galeria Jacques Ardies, São Paulo. FIM DA LEGENDA.
101
Atividade prática. Pesquisa
Observação: Acompanhe a leitura que o professor vai fazer. Fim da observação.
Você sabe o que são PANCs?
A sigla PANC significa plantas alimentícias não convencionais e refere-se a partes de plantas – como raízes, caules, folhas, flores, frutos e sementes – que podem ser consumidas pelo ser humano. No entanto, por não serem conhecidas ou comercializadas em feiras e mercados, não são comuns em nossa alimentação.
Muitas PANCs são nativas do Brasil, ou seja, naturais do ambiente. Em geral, elas nascem e se desenvolvem sem serem semeadas ou cultivadas e aproveitam melhor os nutrientes do solo. A concentração dos nutrientes delas chega a ser superior à das hortaliças.
O que você vai fazer
Entrevistar pessoas sobre PANCs para divulgar esses vegetais.
Como você vai fazer
- Reunidos em grupos, pesquisem exemplos de PANCs, identificando partes comestíveis, valor nutricional e a região do Brasil onde a planta ocorre. Registrem tudo no caderno e, se possível, separem imagens das plantas.
- Os grupos devem compartilhar os resultados da pesquisa e escolher três ou quatro exemplos, se possível da sua região, para fazer a entrevista.
- Anote o nome e a idade do seu entrevistado. Para cada PANC selecionada, faça as perguntas abaixo.
- Depois, com ajuda do professor, reúnam as respostas dos entrevistados.
- Criem cartazes sobre as PANCs usadas nas entrevistas, divulgando as informações e imagens que vocês obtiveram na etapa 1.
LEGENDA: Refeição preparada com taioba, capuchinha, beldroega, açafrão da terra e outras PANCs. Município de Pindamonhangaba, São Paulo, em 2018. FIM DA LEGENDA.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Nome da PANC: |
||
---|---|---|
Você conhece essa planta? |
( ) sim |
( ) não |
Você já se alimentou dela? |
( ) sim |
( ) não |
Conhece alguém que se alimenta ou já se alimentou dela? |
( ) sim |
( ) não |
102
Capítulo 4. Outros usos das plantas
As plantas estão presentes no dia a dia de todas as pessoas. Além da alimentação, elas também são utilizadas para outros fins. Veja alguns exemplos.
- Construção: as plantas fornecem materiais para a construção de casas, móveis, barcos, cercas e outros objetos.
LEGENDA: Pescador caiçara em barco artesanal fabricado em uma peça única de tronco de árvore. Município de Beruri, Amazonas, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Moradias indígenas cobertas por sapé, um tipo de palha de capim. Aldeia no município de Juína, Mato Grosso, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- Olhe ao seu redor. Você identifica algo que foi feito com plantas? Se sim, o quê?
- Leia o texto para um
colega
e observem a imagem.
Pau a pique é uma técnica de construção tradicional que utiliza recursos naturais. A estrutura da parede é feita de madeira, retirada de galhos ou troncos de árvores comuns em cada região, ou de bambu. Depois, essa estrutura é preenchida com barro.
LEGENDA: Casa de pau a pique em construção no município de Nossa Senhora do Livramento, Mato Grosso, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- Quais plantas são usadas na construção de casas de pau a pique?
_____
103
- Combustível: a madeira de algumas plantas pode ser utilizada como combustível em fornos, fogões e lareiras. O etanol, combustível utilizado em automóveis, é produzido a partir da cana-de-açúcar.
LEGENDA: O fogão a lenha é utilizado no preparo de alimentos e no aquecimento das casas. Município de Iguape, São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: A cana-de-açúcar é utilizada na produção de etanol. Plantação de cana-de-açúcar, no município de Araguari, Minas Gerais, em 2019. FIM DA LEGENDA.
- Indústria: algumas plantas ou partes delas podem ser utilizadas pelas indústrias para a fabricação de vários produtos, como borracha, tintas, tecidos, papel, ceras, perfumes, sabonetes e xampus.
LEGENDA: O algodão é usado na fabricação de tecidos. Plantação de algodão no município de Cambé, Paraná, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: O eucalipto é uma árvore utilizada na fabricação de papel. Plantação de eucalipto, no município de Carrancas, Minas Gerais, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- Associe cada planta listada no quadro ao produto que é feito a partir dela.
algodão
cana-de-açúcar
eucalipto
_____
_____
Observação: Os elementos não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
_____
104
- Medicamentos: vários medicamentos disponíveis nas farmácias também são produzidos a partir de plantas.
LEGENDA: A espinheira-santa é uma planta usada na fabricação de medicamentos para dores no estômago. Sua folha mede 9 centímetros. FIM DA LEGENDA.
- Leia o texto e responda às questões.
Alguns povos indígenas que vivem na Floresta Amazônica passam nas pontas de suas flechas uma combinação de várias plantas, chamada curare. Ela causa paralisia no animal atingido pela flecha.
LEGENDA: Indígena da etnia Kalapalo pescando com arco e flecha. Município de Querência, Mato Grosso, em 2018. FIM DA LEGENDA.
- Do que o curare é feito?
_____
- Para que os indígenas usam o curare?
_____
Boxe complementar:
Hora da leitura
- Plantas do Brasil, de Gabriela Brioschi, Editora Odysseus.
Fim do complemento.
105
ÁLBUM de Ciências
Paisagismo
O paisagismo é o planejamento e a organização de espaços utilizando plantas e elementos naturais e construídos. O objetivo do paisagismo é deixar um ambiente, como um jardim ou uma praça, mais bonito, com os elementos em equilíbrio.
O paisagista é a pessoa responsável pelo paisagismo de um ambiente. Ele precisa analisar as características das plantas, suas necessidades, além de fatores do ambiente, como o tipo de solo, a luminosidade, entre outros.
LEGENDA: O Sítio Roberto Burle Marx faz parte do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O desenho dos passeios e o uso de árvores nativas foram projetados para fazer sombra e atrair aves. Município de Barra de Guaratiba, Rio de Janeiro, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: O projeto de paisagismo do Parque Naturalístico Mangal das Garças foi feito pela paisagista Rosa Kliass, utilizando plantas comuns da região. Município de Belém, Pará, em 2018. FIM DA LEGENDA.
- Com ajuda de um adulto, pesquise uma fotografia sobre paisagismo, crie uma legenda para ela e compartilhe com os colegas.
106
O mundo que queremos
Observação: Acompanhe a leitura que o professor vai fazer. Fim da observação.
O conhecimento das plantas
Algumas pessoas conhecem receitas que utilizam as plantas para cuidar da saúde. Você já deve ter ouvido falar de alguma folha, raiz, flor ou casca de árvore que ajuda a abrir o apetite, aliviar uma dor ou um mal-estar.
Essa sabedoria costuma ser passada de geração para geração e faz parte da cultura de um povo. Alguns povos têm até divindades relacionadas a isso, como é o caso de Catendê, personagem de um conto africano.
Catendê – o dono das folhas
Em todas as matas, mora Catendê, um grande inquice , senhor da natureza, dono dos vegetais.
Catendê acompanha o nascimento dos frutos, toma conta das árvores e comanda o equilíbrio ecológico do mundo. Por isso, Catendê combate o desmatamento e a derrubada das grandes árvores. Ele quer guardar as coisas da natureza para o homem de hoje e para as gerações futuras.
Catendê também conhece todos os usos medicinais das folhas, raízes, frutos e cascas dos vegetais. [...]
Por tudo isso, Catendê é muito respeitado. Como guardião da natureza, vive embrenhado nas folhas, nos cipós e nas flores, viajando sempre pelas matas, domínios que ele conhece e dos quais ele cuida [...].
FONTE: LODY, Raul. Seis pequenos contos africanos sobre a criação do mundo e do homem. Rio de Janeiro: Pallas, 2007. p. 19-20.
107
Compreenda a leitura
- Quais são as características de Catendê?
_____
- Como as plantas podem ajudar no cuidado com a saúde?
_____
Vamos fazer
Você já conversou com um adulto sobre plantas que fazem bem à saúde? Que tal reunir esse conhecimento em uma exposição?
- O conhecimento dos povos abrange as indicações, ou seja, a forma de usar plantas que fazem bem à saúde, e as contraindicações, ou seja, as situações em que não devemos usá-las. Assim, pergunte a um adulto:
- Você conhece alguma planta medicinal? Qual?
- Em que situações essa planta pode ser usada? Há situações em que não devemos usá-la?
- Compartilhe com os colegas as plantas medicinais que você identificou. O professor vai ajudar a turma a pesquisar as indicações e as contraindicações dessas plantas.
- Vocês podem elaborar cartazes com imagens das plantas medicinais e as informações pesquisadas.
- Vocês também podem convidar a comunidade escolar e os familiares para visitar a exposição.
108
O que você aprendeu
Avaliação processual
- Paula colocou uma planta em um local da casa que ficava sempre com as cortinas fechadas. Ela regava a planta frequentemente, mas, depois de um tempo, notou que a planta estava amarelada e não parecia saudável.
- O que pode estar afetando a saúde da planta?
_____
- Que sugestão você daria a Paula?
_____
- O que pode estar afetando a saúde da planta?
- Pinte cada parte da árvore com a cor indicada.
Folhas
Raiz
Caule
Flores
Frutos
Observação: Os elementos das imagens desta página não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
109
- Complete o quadro com a função de cada parte da planta.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Parte |
Função |
---|---|
Raiz |
_____ |
Caule |
_____ |
Folha |
_____ |
- Desenhe, nos quadros a seguir, as quatro principais fases do ciclo de vida de uma planta desde a plantação da semente. Cada fase deve ocupar um quadro.
110
- O pai de Carlos fez uma sopa para o jantar usando os alimentos a seguir.
Observação: As imagens não estão na mesma proporção. Fim da observação.
LEGENDA: Cenoura. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Mandioca. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Salsinha. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Couve-flor. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Brócolis. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Abobrinha. FIM DA LEGENDA.
- De quais plantas foram usadas as flores para fazer a sopa?
_____
- Qual parte da salsinha será usada na sopa?
_____
- Circule o alimento dentro do qual podemos encontrar sementes.
- Indique com uma seta a parte da planta envolvida com a reprodução.
- Que parte da planta são a mandioca e a cenoura? Qual é a função dessa parte da planta?
_____
111
- Observe as imagens a seguir.
Observação: Os elementos não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
- Dos produtos mostrados nas imagens, apenas três não são feitos a partir de plantas. Quais são eles? Encontre-os e circule-os.
- Classifique as plantas que estão no quadro abaixo de acordo com o uso delas.
sapé
eucalipto
hortelã
bambu
bananeira
jaqueira
repolho
Indústria: _____
Construção: _____
Alimentação: _____