112
UNIDADE 4. Os materiais
LEGENDA: O artesão Gepeto construiu um boneco de madeira chamado Pinóquio. Para fazer esse boneco, ele utilizou também materiais como cordas, tintas, tecidos e couro. Imagem do filme Pinóquio lançado em 1940. FIM DA LEGENDA.
Boxe complementar:
Vamos conversar
- Você conhece a história de Pinóquio?
- Encontre na imagem:
- um material duro;
- um material maleável;
- um material transparente;
- um material líquido.
- Você sabe de que materiais são feitos os seus brinquedos?
- Você conhece algum material que não seja adequado para fazer brinquedos? Qual?
Fim do complemento.
113
PÁGINA SEM CONTEÚDO
114
Investigar o assunto
Faça seu boneco
De que são feitas as coisas ao seu redor? Em sua opinião, elas poderiam ser feitas com outros materiais?
Na história de Pinóquio, Gepeto fez um boneco de madeira. Você conseguiria fazer um boneco usando outros materiais?
O que você vai fazer
Construir um boneco usando vários materiais.
Material
- embalagens plásticas (garrafas, potes etc.)
- massa de modelar
- barbante
- argila
- tecido
- caixas de papelão
- tinta guache
- fita adesiva
- cola
- papéis de diferentes texturas
- tesoura com pontas arredondadas
- rolo de papelão
Como você vai fazer
Etapa 1
- A turma deverá recolher antecipadamente os materiais necessários para a construção do boneco.
115
Etapa 2
- No dia combinado, a turma vai juntar e colocar todos os itens recolhidos no centro da sala de aula. Esse material será de uso coletivo.
- Antes de começar, manipule os materiais e observe suas características.
- Quais materiais podem ser dobrados?
- É possível enxergar através de quais materiais?
- Quais materiais podem ser esticados?
- Quais materiais podem ser molhados sem que se estraguem?
- Pense em como esses materiais podem ser combinados para fazer um boneco.
- Separe os materiais que você escolheu e comece a construir seu boneco. Se precisar, peça ajuda ao professor ou a um colega.
- Apresente seu boneco à turma. Fale sobre os materiais que você utilizou para confeccioná-lo.
LEGENDA: É importante compartilhar os materiais com os colegas. Se surgir algum conflito, pensem em uma maneira de solucioná-lo. FIM DA LEGENDA.
116
Capítulo 1. Os materiais do dia a dia
A madeira, o plástico, o papel e o vidro são exemplos de materiais que utilizamos para fazer objetos.
Cada material tem características próprias, como transparência, flexibilidade e resistência à quebra ou à deformação , por exemplo. É importante conhecer essas características para usar os materiais de forma adequada. Leia, em voz alta, o trecho que o professor indicar.
LEGENDA: A madeira é resistente a quebras. Ela pode ser cortada e esculpida em diversos formatos. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: O vidro é um material transparente, ou seja, é possível enxergar através dele. Ele é pouco resistente e pode quebrar com facilidade. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Os metais aquecem com facilidade. Podem ser brilhantes. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: O plástico é maleável e resistente. Ele pode ser dobrado e amassado, mas não rasga nem quebra com facilidade. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: O papel pode ser dobrado e amassado. Ele pode rasgar com facilidade. FIM DA LEGENDA.
Observação: Os elementos não estão na mesma proporção. Fim da observação.
- Discuta com um
colega
o que aconteceria se:
- suas roupas fossem feitas de papel em vez de tecido;
- os móveis fossem feitos de borracha em vez de madeira ou metal;
- as janelas fossem feitas de tijolos em vez de vidro.
117
- Escreva uma característica do material que compõe cada objeto.
- Use as palavras do quadro.
ransparente
brilhante
maleável
- Use as palavras do quadro.
_____
_____
_____
Observação: Os elementos não estão na mesma proporção. Fim da observação.
- Escolha dois objetos diferentes. Depois, complete o quadro seguindo o exemplo.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Objeto
Material principal
Características do material
Chinelo
Borracha
Macia
Maleável
_____
_____
_____
_____
_____
_____
_____
_____
- Qual material você acha mais adequado para fabricar:
- um pote que permita ver o que está dentro dele?
- um copo que ao cair no chão não quebra nem amassa?
- um pneu que seja macio e resistente?
118
Atividade prática. Experimento
Observação: Acompanhe a leitura que o professor vai fazer. Fim da observação.
Flutua ou afunda?
Alguns materiais são capazes de flutuar na água. Qual material você considera adequado, por exemplo, para construir um barco de brinquedo que flutue em uma bacia com água?
O que você vai fazer
Testar diferentes materiais para verificar quais flutuam na água.
Material
- bacia grande transparente
- água
- parafusos
- massa de modelar
- giz de cera
- rolha de cortiça
- borracha
- pedras
- isopor
- lápis de madeira
- moeda
- potes plásticos
- outros materiais que você queira testar
Observação: Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
Levante suas hipóteses
- Nos quadros, identifique os materiais que você acha que vão flutuar e os materiais que você acha que vão afundar. Faça um
X
.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Parafuso
Massa de modelar
Giz de cera
Rolha de cortiça
Borracha
Flutua
_____
_____
_____
_____
_____
Afunda
_____
_____
_____
_____
_____
Quadro: equivalente textual a seguir.
Isopor
Lápis de madeira
Moeda
Pote plástico
Pedra
Flutua
_____
_____
_____
_____
_____
Afunda
_____
_____
_____
_____
_____
119
Como você vai fazer
- Formem pequenos grupos e preencham metade da bacia com água.
- Coloquem um objeto por vez na água e observem o que acontece.
Para você responder
- Registre cada resultado observado. Faça um
X
nos quadros abaixo.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Parafuso
Massa de modelar
Giz de cera
Rolha de cortiça
Borracha
Flutua
_____
_____
_____
_____
_____
Afunda
_____
_____
_____
_____
_____
Quadro: equivalente textual a seguir.
Isopor
Lápis de madeira
Moeda
Pote plástico
Pedra
Flutua
_____
_____
_____
_____
_____
Afunda
_____
_____
_____
_____
_____
- Os resultados que você observou estão de acordo com as suas hipóteses? O que aconteceu de maneira diferente da que você imaginou?
- Agora, coloque os potes plásticos na água com a abertura voltada para cima. Depois, coloque pedras e parafusos em seu interior. Represente o que aconteceu completando o desenho abaixo.
- Por que você acha que isso aconteceu?
FONTE: Adaptado de: SCHIEL, D.; ORLANDI, A. S. (org.). Ensino de Ciências por investigação. São Carlos: Centro de Divulgação Científica e Cultural, Universidade Federal de São Carlos, 2009.
120
Capítulo 2. Os estados físicos dos materiais
Na natureza, os materiais podem ser encontrados principalmente em três estados físicos: sólido, líquido e gasoso.
No estado sólido, os materiais têm forma definida, independentemente de onde estão. Por exemplo, um banco de madeira é sólido e tem o mesmo formato, não importando se está na sala ou no quintal, exposto ao sol.
Quando estão no estado líquido, os materiais não têm forma definida. Eles tomam a forma do recipiente em que são colocados.
Os materiais no estado gasoso também ficam com o formato do recipiente em que estão, mas ocupam todo o espaço possível. Eles preenchem completamente o recipiente.
LEGENDA: Os líquidos mudam de forma de acordo com o recipiente em que se encontram.
Um gás preenche totalmente os balões. Se o balão furar, o gás se espalhará pelo ambiente.
Objetos sólidos, como os talheres, mantêm o formato independentemente de onde estejam. FIM DA LEGENDA.
Observação: Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
121
- Pinte os quadradinhos de acordo com a legenda.
Sólido
Líquido
Gasoso
LEGENDA: Ar dentro de uma bola. FIM DA LEGENDA.
_____
LEGENDA: Leite. FIM DA LEGENDA.
_____
LEGENDA: Bolhas no refrigerante. FIM DA LEGENDA.
_____
LEGENDA: Xampu. FIM DA LEGENDA.
_____
LEGENDA: Frutas. FIM DA LEGENDA.
Observação: Os elementos não estão na mesma proporção. Fim da observação.
_____
- Observe a imagem a seguir e responda.
- Cite uma característica do material de que é feito o balão de borracha.
_____
- Qual é o estado físico do ar que preenche o balão?
_____
122
Capítulo 3. Os materiais naturais
Alguns materiais são encontrados na natureza, como a madeira. Outros podem ser produzidos de forma artesanal , como alguns tipos de papel, ou em fábricas, como é o caso dos plásticos e do vidro.
Os materiais retirados da natureza são chamados de materiais naturais. Eles podem ser obtidos a partir de plantas, animais ou do solo e das rochas.
Leia as informações de cada quadro.
Origem vegetal
LEGENDA: A madeira é usada na fabricação de diversos objetos, como carrinhos de brinquedo. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: A palha serve para fazer cobertura de moradias. Município de Mateiros, Tocantins, em 2019. FIM DA LEGENDA.
Origem animal
LEGENDA: A lã é usada para fazer várias peças de vestuário, como luvas. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: O couro é usado para fazer sapatos, bolsas e outros acessórios. FIM DA LEGENDA.
Origem mineral
LEGENDA: A argila pode ser moldada em objetos, como jarros. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: As rochas podem ser usadas em construções. Município de Andaraí, Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.
Observação: Os elementos desta página não estão na mesma proporção. Fim da observação.
- Que materiais naturais você conhece? De onde eles são retirados?
123
- Leia o texto para um colega, observem a imagem e respondam às questões.
Observação: Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
O berimbau é um instrumento musical de origem africana. Esse instrumento é feito de vários materiais naturais.
Um fio bem esticado, feito de arame de metal, é amarrado ao arco do berimbau.
A vareta é feita de madeira. Ao bater a vareta no fio do berimbau, um som é produzido.
Para pressionar o fio de metal e variar o som do berimbau, usa-se uma pequena rocha ou moeda.
O caxixi é um pequeno chocalho que acompanha o ritmo do berimbau. Ele é feito de palha e tem pedras ou sementes em seu interior.
O arco do berimbau é feito de madeira.
A cuia amplifica o som. Ela é feita da cabaça, casca do fruto de uma árvore chamada cabaceira.
- Quais são os materiais naturais utilizados para fazer o berimbau?
_____
- Qual material utilizado para fazer o berimbau não é natural?
_____
- Você conhece algum outro instrumento musical feito da combinação de materiais naturais e não naturais? Qual?
124
Capítulo 4. Os materiais artificiais
Os materiais artificiais não são encontrados prontos na natureza. Eles são produzidos por meio da transformação dos materiais naturais.
A madeira, por exemplo, pode ser transformada em papel; do látex, extraído de um tipo de árvore conhecida como seringueira, é produzida a borracha; e a areia é usada para fabricar o vidro.
Produção do plástico
O plástico é feito do petróleo, um líquido escuro encontrado abaixo do solo, em locais profundos. Nas refinarias, o petróleo é separado em diversos subprodutos, conhecidos como derivados. Certos derivados do petróleo passam por novos processos, que vão dar origem ao plástico.
LEGENDA: As plataformas de petróleo são unidades destinadas à perfuração de poços e à produção de petróleo e gás natural. Município do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, em 2018. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Nas refinarias o petróleo é separado em gasolina, diesel, nafta, entre outros derivados. Município de Cubatão, São Paulo, em 2018. FIM DA LEGENDA.
O plástico é um material que pode assumir a forma desejada, sendo também resistente, leve e durável.
LEGENDA: O acrílico é um plástico rígido usado para substituir o vidro em muitos objetos. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: O náilon é um plástico leve, resistente e maleável usado na confecção de roupas. FIM DA LEGENDA.
125
- Leia o texto a seguir com um
colega
e respondam às questões.
Como é feito o vidro
[...]
- O processo de produção do vidro lembra um pouco a preparação de um bolo. O primeiro passo é juntar os ingredientes [...].
- Os ingredientes são misturados e seguem para um forno industrial, que atinge temperaturas de até 1500 °C! A mistura passa algumas horas no forno até se fundir [...]
- Ao sair do forno, a mistura que dá origem ao vidro é uma gosma viscosa e dourada, que lembra muito o mel. Ela escorre por canaletas em direção a um conjunto de moldes. A dosagem para cada
molde
é controlada conforme o tamanho do vidro a ser criado. [...]
FONTE: Como é feito o vidro. Superinteressante. Disponível em: http://fdnc.io/eiC. Acesso em: 14 jan. 2021.
- Um dos ingredientes usados na produção do vidro é a areia. Esse material pode ser retirado, por exemplo, do fundo de lagos.
- A areia é um material natural ou artificial?
_____
- Complete as frases abaixo escrevendo o estado físico do vidro em cada etapa de produção.
A mistura vai para os fornos, onde passa do estado sólido para o estado _____
A massa obtida é moldada e resfriada, passando do estado líquido para o estado _____, quando adquire uma forma definida.
- A areia é um material natural ou artificial?
- Um dos ingredientes usados na produção do vidro é a areia. Esse material pode ser retirado, por exemplo, do fundo de lagos.
- Outra forma de
obter
o vidro é por meio da reciclagem. No
processo
de reciclagem, os vidros coletados recebem uma lavagem e são triturados. Os cacos são aquecidos a altas temperaturas formando uma massa líquida que pode ser reutilizada para moldar novos objetos, como copos, garrafas etc.
- Em sua opinião, por que é importante descartar objetos de vidro no lixo reciclável?
126
Para ler e escrever melhor
Observação: Acompanhe a leitura que o professor vai fazer.
O texto apresenta exemplos de objetos produzidos de forma artesanal no Brasil. Fim da observação.
Transformando materiais em arte
O artesanato brasileiro é muito rico e diversificado. Os artesãos usam materiais variados para fazer diferentes peças.
Um tipo de artesanato realizado em diferentes locais do Brasil é a cerâmica. Ela é feita de argila, um material natural que pode ser moldado de diversas maneiras.
Outro produto artesanal comum no país são as rendas. Elas são feitas tecendo fios de algodão de diferentes formas. As rendas são muito usadas em roupas e toalhas, por exemplo.
Alguns artesãos usam a pedra-sabão para fazer panelas e esculturas artísticas. A pedra-sabão é uma rocha fácil de ser esculpida.
LEGENDA: A cerâmica indígena da Ilha de Marajó, no estado do Pará, é famosa por ser enfeitada com traços e formas coloridas. Município de Barreirinhas, Maranhão, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: O artesanato feito em pedra-sabão é muito comum no estado de Minais Gerais. Município de Ouro Preto, Minas Gerais, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: O artesanato de renda de bilros forma detalhes delicados nos tecidos. Município de Aquiráz, Ceará, em 2018. FIM DA LEGENDA.
127
Analise
- Qual é o tema do texto?
_____
- Quais são os exemplos de objetos artesanais citados no texto?
_____
- Preencha o quadro com as informações do texto, conforme o exemplo.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Objetos feitos artesanalmente
Materiais usados
Cerâmica
Argila
_____
_____
_____
_____
_____
_____
Escreva
- O quadro a seguir apresenta alguns brinquedos populares e os materiais de que são feitos.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Brinquedo
Material de que é feito
Pião
Madeira, barbante e metal
Bola de gude
Vidro
Peteca
Penas, pequenas rochas e couro
Boneca
Pano e algodão
- Escreva um pequeno texto no caderno sobre os brinquedos acima, informando os materiais de que são feitos.
128
Capítulo 5. As pessoas criam e inventam
Olhando ao redor, observamos aparelhos eletrodomésticos, ferramentas, carros, computadores, instrumentos musicais e medicamentos, por exemplo. As pessoas são capazes de utilizar os materiais que encontram na natureza para produzir vários objetos ou para transformá-los em novos materiais.
A habilidade do ser humano de transformar e de inventar coisas, além de facilitar a vida das pessoas, possibilita resolver muitos problemas. Por exemplo: antigamente, era muito comum usar vasos de xaxim. O xaxim é retirado do caule da planta samambaiaçu. A retirada em excesso do xaxim para fazer vasos fez a samambaiaçu entrar em risco de extinção .
LEGENDA: A samambaiaçu pode chegar a 6 metros. Município de Urubici, Santa Catarina, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Do tronco, é extraído o xaxim para fazer o vaso. FIM DA LEGENDA.
Para resolver esse problema, pesquisadores analisaram outros materiais que poderiam substituir o xaxim e servir de vaso. Eles escolheram a fibra de coco. Esse material é mais leve que o xaxim e também retém água, necessária para a sobrevivência das plantas.
LEGENDA: Vasos de fibra de coco, utilizados como alternativa ao xaxim. FIM DA LEGENDA.
A tecnologia é o conjunto de conhecimentos aplicados para criar algo, fazer algo de maneira diferente ou aperfeiçoar ferramentas e processos. A tecnologia envolve o uso do conhecimento para tentar melhorar e facilitar a vida das pessoas, embora nem sempre ela resulte apenas em benefícios.
129
- Observe as fotografias e responda às questões a seguir.
LEGENDA: Antigamente, era comum os bebês usarem fraldas de tecido feito de algodão. Fraldas feitas com esse tecido podem ser reutilizadas. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Atualmente, é mais comum o uso de fraldas descartáveis nos bebês. Elas são produzidas de materiais derivados do petróleo. FIM DA LEGENDA.
- Qual é a diferença entre as fraldas usadas no passado e atualmente?
_____
- Os seres humanos modificam os objetos ao longo do tempo. Observe as imagens e responda às perguntas.
LEGENDA: Caneta feita de pena. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Caneta tinteiro, feita de metal. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Caneta esferográfica, feita principalmente de plástico. FIM DA LEGENDA.
- A mudança na aparência e nos materiais usados para fazer as canetas ao longo do tempo é um exemplo de tecnologia? Por quê?
- Mostre as imagens acima a um adulto e conte a ele algumas mudanças que você aprendeu sobre esse objeto.
130
ÁLBUM de Ciências
Observação: Acompanhe a leitura que o professor vai fazer. Fim da observação.
A história dos livros impressos
Há muito tempo, os livros eram escritos a mão por pessoas chamadas copistas.
Em 1455, o inventor Johannes Gutenberg, nascido onde hoje é a Alemanha, desenvolveu um equipamento que permitiu a impressão de livros. Nesse equipamento, era possível combinar letras feitas de metal (chamadas tipos móveis) para formar palavras. Depois de combinar as palavras e formar uma página inteira, essa página podia ser copiada muitas vezes. Isso acelerou muito o processo de produção dos livros e possibilitou o surgimento das bibliotecas.
Atualmente, os livros fazem parte do cotidiano das pessoas e muitos deles podem ser lidos por meio de dispositivos eletrônicos.
LEGENDA: O copista era responsável por copiar textos e documentos manualmente. Parte da obra Doomsday book, feita pela English School, em 1890. Litografia. Coleção particular. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Primeiro exemplar da prensa criada por Gutenberg, que fica no Museu Gutenberg, na Alemanha. Fotografia de 2018. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Atualmente, dispositivos eletrônicos podem armazenar muitos livros, como se fosse uma biblioteca em nossas mãos. FIM DA LEGENDA.
- Que tal ser um copista? Pesquise uma história e copie um trecho dela no caderno. Depois, compartilhe seu texto com os colegas.
131
Atividade prática. Pesquisa
Observação: Acompanhe a leitura que o professor vai fazer. Fim da observação.
Acessibilidade para cadeirantes na escola
As escolas devem ter adaptações para que todas as crianças possam se deslocar com facilidade e assim participar das diversas atividades escolares. Isso é chamado de acessibilidade.
O que você vai fazer
Investigar a acessibilidade para cadeirantes no espaço escolar.
Material
- objeto com rodas (carrinho de feira ou cadeira com rodas)
- caderno
- lápis
- fita métrica
Como você vai fazer
- Formem grupos e escolham um trajeto, por exemplo, da entrada da escola até a sala de aula ou da sala de aula até o banheiro.
- Usem a fita métrica para medir:
- a largura de todas as portas: deve ser maior ou igual a 80 centímetros;
- a largura de todos os corredores e rampas: deve ser maior ou igual a 120 centímetros.
- Usem o objeto com rodas para avaliar se há dificuldade para percorrer o trajeto.
se o piso é escorregadio, se tem buracos ou degraus;
se há rampas ou elevadores apropriados.
- Registrem as observações com anotações, desenhos ou fotografias.
Para vocês responderem
1. De acordo com a pesquisa, a escola está adaptada para o acesso de cadeirantes? Por quê?
2. Após ter conversado com a turma sobre o que foi observado, escreva os aspectos positivos e aqueles que precisam ser melhorados na escola.
132
O mundo que queremos
Observação: Acompanhe a leitura que o professor vai fazer. Fim da observação.
Tecnologia e saúde
A tecnologia busca melhorar a vida das pessoas, mas nem sempre é possível prever seus efeitos ao longo do tempo.
Muitas inovações tecnológicas trouxeram benefícios e ganhos para a qualidade de vida das pessoas. Na área da saúde, por exemplo, pesquisadores desenvolveram medicamentos que ajudam a curar doenças e equipamentos que produzem imagens do interior do corpo humano. As cadeiras de rodas, as próteses , os óculos e os aparelhos auditivos são aperfeiçoados continuamente e auxiliam a vida de muitas pessoas.
Por outro lado, inovações como a invenção da televisão, dos computadores, dos videogames e dos automóveis trouxeram benefícios mas também geraram problemas relacionados à saúde. Com os novos hábitos, as pessoas passaram a se exercitar cada vez menos e a adoecer mais.
LEGENDA: A falta de atividades físicas e a alimentação inadequada vêm causando muitas doenças na população. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Muitos atletas paralímpicos usam próteses. Atleta Alan Fonteles Cardoso Oliveira, nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, no município do Rio de Janeiro, em 2016. FIM DA LEGENDA.
Compreenda a leitura
- Escreva duas invenções citadas no texto que auxiliam a vida de pessoas com deficiência.
_____
133
- Indique se as afirmações são verdadeiras (
V
) ou falsas (F).
( ) A tecnologia sempre melhora e facilita a vida das pessoas.
( ) Muitas inovações tecnológicas trouxeram benefícios para a saúde das pessoas.
( ) Com a invenção da televisão, dos computadores, dos videogames e dos automóveis, as pessoas estão se exercitando menos.
- Em sua opinião, por que os equipamentos que produzem imagens do interior do corpo humano
trouxeram
benefícios para a saúde das pessoas?
_____
Vamos fazer
- Em grupo, elaborem uma campanha para incentivar as pessoas a se exercitarem mais e a consumirem alimentos saudáveis.
- Pensem na forma como gostariam de divulgar a campanha. Vocês podem elaborar um cartaz, criar uma peça de teatro, promover um evento na escola, inventar uma brincadeira nova etc. Usem a criatividade!
134
Capítulo 6. Cuidado com os materiais
Alguns objetos e materiais têm características que podem oferecer riscos para as pessoas. Por isso, é importante estar atento e cuidar para prevenir acidentes domésticos.
O vidro e a faca são objetos cortantes. Eles podem causar ferimentos. Evite utilizar esses objetos ou use-os somente com a supervisão de um adulto.
Brinquedos com partes duras pontiagudas ou que tenham peças de vidro devem ser evitados por crianças. Ao comprar um brinquedo, é importante ficar atento à faixa etária indicada na embalagem.
LEGENDA: O metal é um material resistente e é usado para fazer objetos cortantes, como facas e tesouras. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: O selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) indica que o produto foi testado e aprovado. Ele também informa as restrições do brinquedo, isto é, quem não deve usá-lo. FIM DA LEGENDA.
- O que é necessário para prevenir os acidentes domésticos com objetos cortantes e pontiagudos?
_____
135
Nunca coloque as mãos dentro da tomada ou em fios elétricos, pois eles podem causar choque elétrico. Sempre segure a tomada pela parte de plástico.
Alguns produtos são inflamáveis, ou seja, pegam fogo com facilidade e podem causar queimaduras. Por exemplo: álcool, tintas e verniz. Nunca manuseie esses produtos sem a supervisão de um adulto. Todos devem evitar acender fósforos ou isqueiros próximo de produtos inflamáveis.
LEGENDA: Sempre peça ajuda a um adulto para mexer em aparelhos elétricos. Nunca coloque os dedos ou objetos nas tomadas. FIM DA LEGENDA.
Medicamentos e produtos de limpeza devem ser mantidos fora do alcance das crianças, para evitar risco de intoxicação .
LEGENDA: Medicamentos só devem ser tomados com orientação de um médico e devem ser dados pelos adultos responsáveis. Nunca tome medicamentos sozinho. FIM DA LEGENDA.
- Associe os objetos aos riscos de acidentes domésticos.
Coluna 1
Medicamentos
Fósforo
Tesouras
Coluna 2
Queimadura
Espetar e cortar
Intoxicação
136
O que você aprendeu
- Observe a imagem, leia o texto e depois responda às questões.
O granito usado para revestir as ruas é um material duro. É difícil riscá-lo ou deformá-lo, por isso dura muito tempo.
LEGENDA: Praça da República Riograndense, no município de Piratini, Rio Grande do Sul, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- Por que é importante usar um material duro nos calçamentos de rua?
_____
- Cite um material que não serviria para fazer calçamento de ruas. Depois, explique a sua escolha.
_____
- Escreva o estado físico de cada item indicado na imagem.
Ar ao redor: _____
Água: _____
Copo: _____
- Por que os vidros dos carros são transparentes?
_____
137
- Complete as frases com nomes de estados físicos dos materiais.
- Materiais no estado _____ não têm forma definida, eles apresentam a forma do recipiente em que estão.
- Materiais no estado _____ não têm forma definida e preenchem completamente o recipiente em que estão.
- Materiais no estado _____ têm forma definida, não importando o local em que estão.
- A madeira de reflorestamento é obtida de árvores plantadas em áreas desmatadas.
LEGENDA: Florestas cultivadas com árvores de reflorestamento, do gênero Pinus. Município de Jaquirana, Rio Grande do Sul, em 2018. FIM DA LEGENDA.
- A madeira é um material muito usado pelos seres humanos. Cite uma característica da madeira.
_____
- A madeira é um material natural ou artificial?
_____
- Como você classifica a origem desse material?
( ) origem animal
( ) origem vegetal
( ) origem mineral
138
- Complete o quadro. Escolha um objeto e escreva os materiais de que ele é feito. Depois, classifique em natural ou artificial.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Objeto
Materiais
Natural ou artificial
Janela
vidro
artificial
madeira
natural
metal
artificial
_____
_____
_____
_____
_____
_____
_____
- Escreva o nome de um material artificial
obtido
a partir do petróleo.
_____
- Observe o esquema que representa a produção do fio de seda. Depois, responda às questões.
Observação: Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
- Que material dá origem à seda? Esse material é natural ou artificial?
_____
- Os chineses fazem roupas de seda há mais de cinco mil anos. A produção de seda é um exemplo de tecnologia? Explique.
139
- Em cada quadro, desenhe e escreva o nome de uma invenção que:
permite a locomoção de pessoas entre lugares distantes.
_____
permite a comunicação entre pessoas distantes.
_____
ajuda a cuidar da saúde.
_____
diverte as pessoas.
_____
10. Leia o texto a seguir. Depois, responda às questões.
O Sinmac [Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo] é um sistema “aberto”, ou seja, qualquer pessoa que é vítima de um acidente [doméstico causado por produtos e serviços] ou conhece alguém que tenha sofrido um acidente [...] pode fazer o registro no Sistema.
FONTE: Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo. Inmetro. Disponível em: http://fdnc.io/fpK. Acesso em: 24 jun. 2022.
- Discuta com os seus colegas sobre materiais e produtos que oferecem riscos e sobre os cuidados necessários para prevenir acidentes domésticos.