112

UNIDADE 4. Os materiais

Imagem: Ilustração. Dentro de um local fechado com paredes e chão em marrom-claro, um senhor pintando um boneco sobre móvel de madeira marrom. O senhor tem pele clara, cabelos e bigode branco, usando blusa de mangas compridas em bege, colete vermelho por cima, usando calça de cor azul-escuro, meiões em azul-claro, com sapatos de cor marrom. Sobre ele, um avental de cor laranja, um par de óculos de grau no rosto. Ele está agachado para à direita, com um pincel na mão direita sobre o boneco Pinóquio. Este tem o corpo de madeira de cor bege, cabelos pretos penteados para à esquerda, com blusa de cor branca, gravata azul, bermuda e sapatos em vermelho, com chapéu de cor amarela com detalhe em azul e pena de cor vermelha, com um par de luvas de cor branca nas mãos. Sobre ele, cordões de fantoche amarrados em partes do corpo dele. Atrás, um cesto bege. À direita dele, um gato de pelos brancos, com a cabeça, dorso e rabo em preto e olhos amarelos. À frente, à direita, sobre uma pequena mesa, um aquário com peixe de cor amarela dentro e pequenas construções dentro do aquário. À esquerda, vaso pequeno de cor marrom-claro.  Fim da imagem.

LEGENDA: O artesão Gepeto construiu um boneco de madeira chamado Pinóquio. Para fazer esse boneco, ele utilizou também materiais como cordas, tintas, tecidos e couro. Imagem do filme Pinóquio lançado em 1940. FIM DA LEGENDA.

Boxe complementar:

Vamos conversar

  1. Você conhece a história de Pinóquio?
  1. Encontre na imagem:
    • um material duro;
    • um material maleável;
    • um material transparente;
    • um material líquido.
    1. Você sabe de que materiais são feitos os seus brinquedos?
    1. Você conhece algum material que não seja adequado para fazer brinquedos? Qual?

Fim do complemento.

113

PÁGINA SEM CONTEÚDO

114

Investigar o assunto

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

Faça seu boneco

De que são feitas as coisas ao seu redor? Em sua opinião, elas poderiam ser feitas com outros materiais?

Na história de Pinóquio, Gepeto fez um boneco de madeira. Você conseguiria fazer um boneco usando outros materiais?

O que você vai fazer

Construir um boneco usando vários materiais.

Material

Imagem: Fotografia. Objeto com formato de rosto na vertical feito com vários elementos de cor marrom, com olhos em azul, nariz em azul-claro, boca em vermelho, com hastes finas nas extremidades na parte superior e bolinhas vermelhas na parte superior, um fio longo coloridos para esquerda e para à direita.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Objeto com formato de haste de madeira na vertical de cor bege-claro, com o formato arredondado de cor azul-claro, com dois olhos em bege parte superior em marrom e várias hastes na vertical de cor preta e ponta superior em vermelho. No pescoço, pintura em azul-escuro com gravata.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Objeto com o formato de duas hastes na vertical de cor azul-claro, na parte horizontal em vermelho e parte inferior em vermelho e pintura de boca de cor azul-escuro. Na parte superior, objeto em ferro na vertical com parte inferior redonda em bege. Na parte superior, quatro fios em espiral com parte superior em vermelho e ao centro, forma arredondada em preto e parte superior dourada.  Fim da imagem.

115

Etapa 2

  1. No dia combinado, a turma vai juntar e colocar todos os itens recolhidos no centro da sala de aula. Esse material será de uso coletivo.
  1. Antes de começar, manipule os materiais e observe suas características.
    • Quais materiais podem ser dobrados?
    • É possível enxergar através de quais materiais?
    • Quais materiais podem ser esticados?
    • Quais materiais podem ser molhados sem que se estraguem?
    1. Pense em como esses materiais podem ser combinados para fazer um boneco.
    1. Separe os materiais que você escolheu e comece a construir seu boneco. Se precisar, peça ajuda ao professor ou a um colega.

      Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    1. Apresente seu boneco à turma. Fale sobre os materiais que você utilizou para confeccioná-lo.
Imagem: Ilustração. Vista do alto de local com chão de cor marrom-claro, com partes na horizontal. Ao centro, mesa redonda de cor cinza-claro, com três materiais escolares em cima. Ao redor, seis carteiras escolares com crianças sentadas de frente. Em cada carteira, materiais como papeis coloridos, lápis coloridos, tubos pequenos de tintas, cordão, garrafas pet e caixas. Todas as crianças estão vestidas com camiseta de cor azul-claro, da esquerda para à direita, em sentido anti-horário : menino moreno de cabelos castanhos, menina de pele clara, cabelos curtos castanhos com franja e par de óculos vermelhos, um menino sentado em cadeira de rodas de pele clara, cabelos pretos, cadeira rolante cinza; uma menina vista de costas de cabelos ruivos; uma menina de cabelos castanhos penteados para trás e um menino moreno, de cabelos castanhos.  Fim da imagem.

LEGENDA: É importante compartilhar os materiais com os colegas. Se surgir algum conflito, pensem em uma maneira de solucioná-lo. FIM DA LEGENDA.

116

Capítulo 1. Os materiais do dia a dia

A madeira, o plástico, o papel e o vidro são exemplos de materiais que utilizamos para fazer objetos.

Cada material tem características próprias, como transparência, flexibilidade e resistência à quebra ou à deformação , por exemplo. É importante conhecer essas características para usar os materiais de forma adequada. Leia, em voz alta, o trecho que o professor indicar.

Imagem: Fotografia. Uma cadeira de madeira de cor marrom-claro, com assento pequeno e parte do encosto com hastes na vertical. Fim da imagem.

LEGENDA: A madeira é resistente a quebras. Ela pode ser cortada e esculpida em diversos formatos. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um par de óculos de grau com o formato quadrado, de cor preta com parte interna em laranja.  Fim da imagem.

LEGENDA: O vidro é um material transparente, ou seja, é possível enxergar através dele. Ele é pouco resistente e pode quebrar com facilidade. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma panela de cor prata redonda, com tampa com alça e cabo para à direta.  Fim da imagem.

LEGENDA: Os metais aquecem com facilidade. Podem ser brilhantes. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Três garrafas plásticas na vertical, da esquerda para à direita : garrafa em azul-claro com partes amassadas, outra no meio sem amassos, com água dentro. À direita, garrafa de cor verde com água dentro.  Fim da imagem.

LEGENDA: O plástico é maleável e resistente. Ele pode ser dobrado e amassado, mas não rasga nem quebra com facilidade. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um avião de papel dobrado de cor marrom, com a ponta fina à direita, com partes dobradas e ao centro.  Fim da imagem.

LEGENDA: O papel pode ser dobrado e amassado. Ele pode rasgar com facilidade. FIM DA LEGENDA.

Observação: Os elementos não estão na mesma proporção. Fim da observação.

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Discuta com um colega o que aconteceria se:
    1. suas roupas fossem feitas de papel em vez de tecido;
    1. os móveis fossem feitos de borracha em vez de madeira ou metal;
    1. as janelas fossem feitas de tijolos em vez de vidro.

117

  1. Escreva uma característica do material que compõe cada objeto.
    • Use as palavras do quadro.

      ransparente

      brilhante

      maleável

Imagem: Fotografia. Quatro toalhas, três dobradas uma sobre a outra, de baixo para cima : azul-claro, branca, rosa-escuro e na parte superior, em laranja, com a ponta esquerda dobrada.  Fim da imagem.

_____

Imagem: Fotografia. Uma jarra transparente com a parte inferior com forma arredondada, com a parte superior coma abertura.  Fim da imagem.

_____

Imagem: Fotografia. Um cadeado de cor dourada com parte superior em prata, com a fechadura em formato de U ao contrário.  Fim da imagem.

_____

Observação: Os elementos não estão na mesma proporção. Fim da observação.

  1. Escolha dois objetos diferentes. Depois, complete o quadro seguindo o exemplo.

    Quadro: equivalente textual a seguir.

    Objeto

    Material principal

    Características do material

    Chinelo

    Borracha

    Macia

    Maleável

    _____

    _____

    _____

    _____

    _____

    _____

    _____

    _____

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Qual material você acha mais adequado para fabricar:
  1. um pote que permita ver o que está dentro dele?
  1. um copo que ao cair no chão não quebra nem amassa?
  1. um pneu que seja macio e resistente?

118

Atividade prática. Experimento

Observação: Acompanhe a leitura que o professor vai fazer. Fim da observação.

Flutua ou afunda?

Alguns materiais são capazes de flutuar na água. Qual material você considera adequado, por exemplo, para construir um barco de brinquedo que flutue em uma bacia com água?

O que você vai fazer

Testar diferentes materiais para verificar quais flutuam na água.

Material

Imagem: Ilustração. Elementos próximos uns dos outros : Uma jarra de cor azul-claro com alça à esquerda e água dentro; um lápis de cor amarela com borracha; uma rolha de cor bege e círculos marrons; giz de cor branca; dois parafusos de cor cinza; três giz de cera de cor vermelha, amarela e azul; uma borracha verde; uma rolha com contorno amarelo; três pedras cinzas, uma bacia grande arredondada transparente. Ao fundo, à esquerda, massa de quadrado em branco e à direita, embalagem de plástico.  Fim da imagem.

Observação: Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

Levante suas hipóteses

119

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Como você vai fazer

  1. Formem pequenos grupos e preencham metade da bacia com água.
  1. Coloquem um objeto por vez na água e observem o que acontece.

    Para você responder

  1. Registre cada resultado observado. Faça um X nos quadros abaixo.

    Quadro: equivalente textual a seguir.

    Parafuso

    Massa de modelar

    Giz de cera

    Rolha de cortiça

    Borracha

    Flutua

    _____

    _____

    _____

    _____

    _____

    Afunda

    _____

    _____

    _____

    _____

    _____

    Quadro: equivalente textual a seguir.

    Isopor

    Lápis de madeira

    Moeda

    Pote plástico

    Pedra

    Flutua

    _____

    _____

    _____

    _____

    _____

    Afunda

    _____

    _____

    _____

    _____

    _____

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Os resultados que você observou estão de acordo com as suas hipóteses? O que aconteceu de maneira diferente da que você imaginou?

    Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Agora, coloque os potes plásticos na água com a abertura voltada para cima. Depois, coloque pedras e parafusos em seu interior. Represente o que aconteceu completando o desenho abaixo.
Imagem: Ilustração. Uma bacia grande de cor verde-claro, com água de cor azul-claro dentro, na parte interior.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

120

Capítulo 2. Os estados físicos dos materiais

Na natureza, os materiais podem ser encontrados principalmente em três estados físicos: sólido, líquido e gasoso.

No estado sólido, os materiais têm forma definida, independentemente de onde estão. Por exemplo, um banco de madeira é sólido e tem o mesmo formato, não importando se está na sala ou no quintal, exposto ao sol.

Quando estão no estado líquido, os materiais não têm forma definida. Eles tomam a forma do recipiente em que são colocados.

Os materiais no estado gasoso também ficam com o formato do recipiente em que estão, mas ocupam todo o espaço possível. Eles preenchem completamente o recipiente.

Imagem: Ilustração. Vista geral de local com vegetação rasteira em verde-escuro, com flores de pétalas de cor vermelha. Ao centro, uma família fazendo piquenique. Uma toalha xadrez em branco e vermelho. Ao centro, cesto de cor marrom-claro com frutas e ao redor, pratos brancos com coisas para comer. À esquerda, uma mulher sentada de joelho de pele negra, cabelos curtos pretos, com camiseta de cor rosa-claro, calça azul-claro, sapatos verde-claro. À frente dela, menino moreno de cabelos castanhos, com camiseta vermelha e bermuda em roxo, com sapatos brancos, segurando na mão esquerda balões pendurados coloridos. À direita, uma mulher morena de cabelos grisalhos, com blusa de mangas compridas de cor amarela, com calça de cor cinza-claro. À esquerda, cachorro de pelos de cor branco com marrons na cabeça. Mais ao fundo, um homem de pele negra, de cabelos pretos, camiseta lilás, com calça e tênis azuis, com a mão direita com jarra de suco vermelho. À frente dele, uma menina de pele morena-claro, cabelos castanhos, com camiseta verde-claro, bermuda lilás e sapatos amarelos. À esquerda, banco de cor azul e à direita, uma árvore de cor cinza-claro, com folhas verdes e dois pássaros sobrevoando. Na parte superior, céu de cor azul-claro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Os líquidos mudam de forma de acordo com o recipiente em que se encontram.

Um gás preenche totalmente os balões. Se o balão furar, o gás se espalhará pelo ambiente.

Objetos sólidos, como os talheres, mantêm o formato independentemente de onde estejam. FIM DA LEGENDA.

Observação: Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

121

  1. Pinte os quadradinhos de acordo com a legenda.

Imagem: Ilustração de um quadrado vermelho. Fim da imagem.

Sólido

Imagem: Ilustração de um quadrado verde. Fim da imagem.

Líquido

Imagem: Ilustração de um quadrado azul. Fim da imagem.

Gasoso

Imagem: Fotografia. Uma bola redonda colorida em vermelho, amarelo, verde, azul e partes em branco.  Fim da imagem.

LEGENDA: Ar dentro de uma bola. FIM DA LEGENDA.

_____

Imagem: Fotografia. Um copo transparente com líquido branco dentro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Leite. FIM DA LEGENDA.

_____

Imagem: Fotografia. Uma garrafa plástica de cor verde com tampa fechando.  Fim da imagem.

LEGENDA: Bolhas no refrigerante. FIM DA LEGENDA.

_____

Imagem: Fotografia. Uma embalagem plástica transparente na vertical com tampa em azul-escuro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Xampu. FIM DA LEGENDA.

_____

Imagem: Fotografia. Uma vasilha arredondada de madeira em marrom-claro com várias frutas dentro, uvas, maçã e bananas amarelas com pontas em verde.  Fim da imagem.

LEGENDA: Frutas. FIM DA LEGENDA.

Observação: Os elementos não estão na mesma proporção. Fim da observação.

_____

  1. Observe a imagem a seguir e responda.
Imagem: Ilustração. Mesa de cor bege-claro com saco de bexigas coloridas em azul, verde, vermelho e rosa. Atrás, saco plástico com bexigas coloridas dentro. À direita, menina enchendo uma bexiga de cor vermelha. A menina tem pele morena-escuro, cabelos encaracolados pretos em chuquinhas, com faixa e laços em amarelo, usando blusa até os joelhos de cor lilás, com roupa de baixo em azul-claro. A bexiga está de frente da boca, segurando-a com as mãos. Ao fundo, parede de cor verde-claro, com estrelas em verde-escuro.  Fim da imagem.
  1. Cite uma característica do material de que é feito o balão de borracha.

    _____

  1. Qual é o estado físico do ar que preenche o balão?

    _____

122

Capítulo 3. Os materiais naturais

Alguns materiais são encontrados na natureza, como a madeira. Outros podem ser produzidos de forma artesanal , como alguns tipos de papel, ou em fábricas, como é o caso dos plásticos e do vidro.

Os materiais retirados da natureza são chamados de materiais naturais. Eles podem ser obtidos a partir de plantas, animais ou do solo e das rochas.

Leia as informações de cada quadro.

Origem vegetal

Imagem: Fotografia. Um caminhão de madeira de cor marrom-claro, com carga atrás, com três rodas à esquerda.  Fim da imagem.

LEGENDA: A madeira é usada na fabricação de diversos objetos, como carrinhos de brinquedo. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. À frente, cercado de madeira com hastes finas de cor cinza. Mais ao fundo, casa com paredes de cor marrom-claro, duas portas, uma fechada de madeira, com janela pequena e na parte superior, telhado triangular com palhas de cor cinza. Na ponta da direita, varal com roupas penduradas em azul-claro, azul-escuro. Em segundo plano, árvore com folhas verdes.  Fim da imagem.

LEGENDA: A palha serve para fazer cobertura de moradias. Município de Mateiros, Tocantins, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Origem animal

Imagem: Fotografia. Um par de luvas de criança de cor rosa, com detalhes em amarela, verde e azul.  Fim da imagem.

LEGENDA: A lã é usada para fazer várias peças de vestuário, como luvas. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um par de botas de cor preta, com a ponta da frente redonda. Fim da imagem.

LEGENDA: O couro é usado para fazer sapatos, bolsas e outros acessórios. FIM DA LEGENDA.

Origem mineral

Imagem: Fotografia. Um vaso marrom-claro com a parte inferior redonda, com alça à esquerda.  Fim da imagem.

LEGENDA: A argila pode ser moldada em objetos, como jarros. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. À direita, casa com paredes feitas de pedras de cor marrom-claro, com janela pequena de madeira, porta do mesmo estilo e na parte superior, telhado marrom. Na parte superior, céu azul-claro e galhos finos de árvore com folhas verdes. Fim da imagem.

LEGENDA: As rochas podem ser usadas em construções. Município de Andaraí, Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Observação: Os elementos desta página não estão na mesma proporção. Fim da observação.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Que materiais naturais você conhece? De onde eles são retirados?

123

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. Leia o texto para um colega, observem a imagem e respondam às questões.
Imagem: Ilustração. Um berimbau, arco de madeira na vertical, um pouco curvado : O arco do berimbau é feito de madeira. Na parte inferior, parte redonda de madeira de cor marrom: A cuia amplifica o som. Ela é feita da cabaça, casca do fruto de uma árvore chamada cabaceira Atrás, uma linha fina na vertical : Um fio bem esticado, feito de arame de metal, é amarrado ao arco do berimbau.  Uma vareta reta fina : A vareta é feita de madeira. Ao bater a vareta no fio do berimbau, um som é produzido. Um pedaço de metal arredondado : Para pressionar o fio de metal e variar o som do berimbau, usa-se uma pequena rocha ou moeda. Um objeto com o formato de rolha de cor bege e alça com o formato de U invertido : O caxixi é um pequeno chocalho que acompanha o ritmo do berimbau. Ele é feito de palha e tem pedras ou sementes em seu interior.  Fim da imagem.

Observação: Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

O berimbau é um instrumento musical de origem africana. Esse instrumento é feito de vários materiais naturais.

Um fio bem esticado, feito de arame de metal, é amarrado ao arco do berimbau.

A vareta é feita de madeira. Ao bater a vareta no fio do berimbau, um som é produzido.

Para pressionar o fio de metal e variar o som do berimbau, usa-se uma pequena rocha ou moeda.

O caxixi é um pequeno chocalho que acompanha o ritmo do berimbau. Ele é feito de palha e tem pedras ou sementes em seu interior.

O arco do berimbau é feito de madeira.

A cuia amplifica o som. Ela é feita da cabaça, casca do fruto de uma árvore chamada cabaceira.

  1. Quais são os materiais naturais utilizados para fazer o berimbau?

    _____

  1. Qual material utilizado para fazer o berimbau não é natural?

    _____

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Você conhece algum outro instrumento musical feito da combinação de materiais naturais e não naturais? Qual?

124

Capítulo 4. Os materiais artificiais

Os materiais artificiais não são encontrados prontos na natureza. Eles são produzidos por meio da transformação dos materiais naturais.

A madeira, por exemplo, pode ser transformada em papel; do látex, extraído de um tipo de árvore conhecida como seringueira, é produzida a borracha; e a areia é usada para fabricar o vidro.

Produção do plástico

O plástico é feito do petróleo, um líquido escuro encontrado abaixo do solo, em locais profundos. Nas refinarias, o petróleo é separado em diversos subprodutos, conhecidos como derivados. Certos derivados do petróleo passam por novos processos, que vão dar origem ao plástico.

Imagem: Fotografia. Uma plataforma em alto mar, com base na horizontal na vertical e ao centro, uma torre central de ferro. À esquerda e à direita, partes de ferro. No mar, água de cor azul-escuro. Em segundo plano, cidade com prédios e morros. Na parte superior, céu de cor azul-claro com algumas nuvens brancas.  Fim da imagem.

LEGENDA: As plataformas de petróleo são unidades destinadas à perfuração de poços e à produção de petróleo e gás natural. Município do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Torres na vertical de cor cinza-escuro com o formato tubular. Mais ao fundo, estruturas altas de ferros e partes com tubos finos em cinza.  Fim da imagem.

LEGENDA: Nas refinarias o petróleo é separado em gasolina, diesel, nafta, entre outros derivados. Município de Cubatão, São Paulo, em 2018. FIM DA LEGENDA.

O plástico é um material que pode assumir a forma desejada, sendo também resistente, leve e durável.

Imagem: Fotografia. Um copo de plástico de cor verde-claro.  Fim da imagem.

LEGENDA: O acrílico é um plástico rígido usado para substituir o vidro em muitos objetos. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um casaco de mangas compridas de cor vermelha, com touca e detalhes na parte inferior de cor preta. A manga esquerda esticada e manga da direita, dobrada.  Fim da imagem.

LEGENDA: O náilon é um plástico leve, resistente e maleável usado na confecção de roupas. FIM DA LEGENDA.

125

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Leia o texto a seguir com um colega e respondam às questões.

    Como é feito o vidro

    [...]

  1. O processo de produção do vidro lembra um pouco a preparação de um bolo. O primeiro passo é juntar os ingredientes [...].
  1. Os ingredientes são misturados e seguem para um forno industrial, que atinge temperaturas de até 1500 °C! A mistura passa algumas horas no forno até se fundir [...]
  1. Ao sair do forno, a mistura que dá origem ao vidro é uma gosma viscosa e dourada, que lembra muito o mel. Ela escorre por canaletas em direção a um conjunto de moldes. A dosagem para cada molde é controlada conforme o tamanho do vidro a ser criado. [...]

    FONTE: Como é feito o vidro. Superinteressante. Disponível em: http://fdnc.io/eiC. Acesso em: 14 jan. 2021.

    1. Um dos ingredientes usados na produção do vidro é a areia. Esse material pode ser retirado, por exemplo, do fundo de lagos.
      • A areia é um material natural ou artificial?

        _____

      1. Complete as frases abaixo escrevendo o estado físico do vidro em cada etapa de produção.

        A mistura vai para os fornos, onde passa do estado sólido para o estado _____

        A massa obtida é moldada e resfriada, passando do estado líquido para o estado _____, quando adquire uma forma definida.

  1. Outra forma de obter o vidro é por meio da reciclagem. No processo de reciclagem, os vidros coletados recebem uma lavagem e são triturados. Os cacos são aquecidos a altas temperaturas formando uma massa líquida que pode ser reutilizada para moldar novos objetos, como copos, garrafas etc.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    • Em sua opinião, por que é importante descartar objetos de vidro no lixo reciclável?

126

Para ler e escrever melhor

Observação: Acompanhe a leitura que o professor vai fazer.

O texto apresenta exemplos de objetos produzidos de forma artesanal no Brasil. Fim da observação.

Transformando materiais em arte

O artesanato brasileiro é muito rico e diversificado. Os artesãos usam materiais variados para fazer diferentes peças.

Um tipo de artesanato realizado em diferentes locais do Brasil é a cerâmica. Ela é feita de argila, um material natural que pode ser moldado de diversas maneiras.

Outro produto artesanal comum no país são as rendas. Elas são feitas tecendo fios de algodão de diferentes formas. As rendas são muito usadas em roupas e toalhas, por exemplo.

Alguns artesãos usam a pedra-sabão para fazer panelas e esculturas artísticas. A pedra-sabão é uma rocha fácil de ser esculpida.

Imagem: Fotografia. Vista parcial de homem agachado, visto parcialmente, fabricando um vaso de cor marrom. À frente, com um utensílio na mão esquerda. Ele usa blusa de cor vermelha, bermuda de cor azul, com listas em branco. Embaixo, pedaços e rebarbas. Mais à frente, outros vasos de cerâmicas igual. Fim da imagem.

LEGENDA: A cerâmica indígena da Ilha de Marajó, no estado do Pará, é famosa por ser enfeitada com traços e formas coloridas. Município de Barreirinhas, Maranhão, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma pessoa negra sentada, vista de cima, com chapéu de cor bege arredondado, com camiseta cinza e bermuda de cor azul, com partes em branco. Ela segura um pincel na mão direita, com tinta de cor marrom sobre vaso de cor branca, com estampa com flores de pétalas roxas e partes em vermelho.  Fim da imagem.

LEGENDA: O artesanato feito em pedra-sabão é muito comum no estado de Minais Gerais. Município de Ouro Preto, Minas Gerais, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. À esquerda, uma mulher sentada, de pele clara, de cabelos pretos presos, com blusa de mangas curtas em branco com estampas coloridas na frente e bermuda em azul. No rosto, óculos de grau. De frente, à direita, base com o formato arredondada, com tecido de cor marrom, com linhas de tricô de cor cinza-claro, com bases finas em madeira. Mais ao fundo, bases de cor branco, com azulejos laranjas e sobre a base, toalhas bordadas.  Fim da imagem.

LEGENDA: O artesanato de renda de bilros forma detalhes delicados nos tecidos. Município de Aquiráz, Ceará, em 2018. FIM DA LEGENDA.

127

Analise

  1. Qual é o tema do texto?

    _____

  1. Quais são os exemplos de objetos artesanais citados no texto?

    _____

  1. Preencha o quadro com as informações do texto, conforme o exemplo.

    Quadro: equivalente textual a seguir.

    Objetos feitos artesanalmente

    Materiais usados

    Cerâmica

    Argila

    _____

    _____

    _____

    _____

    _____

    _____

Escreva

  1. O quadro a seguir apresenta alguns brinquedos populares e os materiais de que são feitos.

    Quadro: equivalente textual a seguir.

    Brinquedo

    Material de que é feito

    Pião

    Madeira, barbante e metal

    Bola de gude

    Vidro

    Peteca

    Penas, pequenas rochas e couro

    Boneca

    Pano e algodão

    • Escreva um pequeno texto no caderno sobre os brinquedos acima, informando os materiais de que são feitos.

128

Capítulo 5. As pessoas criam e inventam

Olhando ao redor, observamos aparelhos eletrodomésticos, ferramentas, carros, computadores, instrumentos musicais e medicamentos, por exemplo. As pessoas são capazes de utilizar os materiais que encontram na natureza para produzir vários objetos ou para transformá-los em novos materiais.

A habilidade do ser humano de transformar e de inventar coisas, além de facilitar a vida das pessoas, possibilita resolver muitos problemas. Por exemplo: antigamente, era muito comum usar vasos de xaxim. O xaxim é retirado do caule da planta samambaiaçu. A retirada em excesso do xaxim para fazer vasos fez a samambaiaçu entrar em risco de extinção .

Imagem: Fotografia. Vista de baixo para cima de uma árvore de tronco marrom, coberta por vegetação verde. Texto : Do tronco, é extraído o xaxim para fazer o vaso. Na parte superior da árvore, folhas grandes de cor verde. Mais ao fundo, mata densa de cor verde.  Fim da imagem.

LEGENDA: A samambaiaçu pode chegar a 6 metros. Município de Urubici, Santa Catarina, em 2019. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: Do tronco, é extraído o xaxim para fazer o vaso. FIM DA LEGENDA.

Para resolver esse problema, pesquisadores analisaram outros materiais que poderiam substituir o xaxim e servir de vaso. Eles escolheram a fibra de coco. Esse material é mais leve que o xaxim e também retém água, necessária para a sobrevivência das plantas.

Imagem: Fotografia. Dois vasos de casca de coco de cor marrom-claro, com o formato arredondado, um vaso um atrás do outro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vasos de fibra de coco, utilizados como alternativa ao xaxim. FIM DA LEGENDA.

A tecnologia é o conjunto de conhecimentos aplicados para criar algo, fazer algo de maneira diferente ou aperfeiçoar ferramentas e processos. A tecnologia envolve o uso do conhecimento para tentar melhorar e facilitar a vida das pessoas, embora nem sempre ela resulte apenas em benefícios.

129

  1. Observe as fotografias e responda às questões a seguir.
Imagem: Fotografia. Fralda branca de tecido, com pontas dobradas e presa por um prendedor com hastes finas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Antigamente, era comum os bebês usarem fraldas de tecido feito de algodão. Fraldas feitas com esse tecido podem ser reutilizadas. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma fralda descartável de cor branca com fitas adesivas nas pontas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Atualmente, é mais comum o uso de fraldas descartáveis nos bebês. Elas são produzidas de materiais derivados do petróleo. FIM DA LEGENDA.

  1. Os seres humanos modificam os objetos ao longo do tempo. Observe as imagens e responda às perguntas.
Imagem: Fotografia. Um pote pequeno com tinta preta e uma pena de cor azul-escuro sobre o pote. À esquerda, tampa redonda preta.  Fim da imagem.

LEGENDA: Caneta feita de pena. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma caneta de cor azul-claro com ponta inferior em preto e base de metal.  Fim da imagem.

LEGENDA: Caneta tinteiro, feita de metal. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma caneta de cor azul, com ponta superior arredondada e parte inferior em prata.  Fim da imagem.

LEGENDA: Caneta esferográfica, feita principalmente de plástico. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. A mudança na aparência e nos materiais usados para fazer as canetas ao longo do tempo é um exemplo de tecnologia? Por quê?

    Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.

  1. Mostre as imagens acima a um adulto e conte a ele algumas mudanças que você aprendeu sobre esse objeto.

130

ÁLBUM de Ciências

Observação: Acompanhe a leitura que o professor vai fazer. Fim da observação.

A história dos livros impressos

Há muito tempo, os livros eram escritos a mão por pessoas chamadas copistas.

Em 1455, o inventor Johannes Gutenberg, nascido onde hoje é a Alemanha, desenvolveu um equipamento que permitiu a impressão de livros. Nesse equipamento, era possível combinar letras feitas de metal (chamadas tipos móveis) para formar palavras. Depois de combinar as palavras e formar uma página inteira, essa página podia ser copiada muitas vezes. Isso acelerou muito o processo de produção dos livros e possibilitou o surgimento das bibliotecas.

Atualmente, os livros fazem parte do cotidiano das pessoas e muitos deles podem ser lidos por meio de dispositivos eletrônicos.

Imagem: Litografia. Dentro de local com paredes de cor cinza, com uma pequena janela por onde vê-se o céu de cor azul-claro e nuvens brancas. À esquerda, um homem com livro com páginas de cor bege-claro. À direita, um outro homem com os mesmos tipos de roupa sentado, com as mãos de frente para o livro.  Fim da imagem.

LEGENDA: O copista era responsável por copiar textos e documentos manualmente. Parte da obra Doomsday book, feita pela English School, em 1890. Litografia. Coleção particular. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Máquina de madeira na vertical, com uma engrenagem ao centro na vertical e à frente, hastes na horizontal. Mais ao fundo, local com paredes, janela de madeira. Fim da imagem.

LEGENDA: Primeiro exemplar da prensa criada por Gutenberg, que fica no Museu Gutenberg, na Alemanha. Fotografia de 2018. FIM DA LEGENDA.

Fotografia. Um homem visto parcialmente de costas, de pele clara, segurando nas mãos um tablet de cor preta com o formato na vertical, lendo um texto longo com letras em preto.

LEGENDA: Atualmente, dispositivos eletrônicos podem armazenar muitos livros, como se fosse uma biblioteca em nossas mãos. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.

131

Atividade prática. Pesquisa

Observação: Acompanhe a leitura que o professor vai fazer. Fim da observação.

Acessibilidade para cadeirantes na escola

As escolas devem ter adaptações para que todas as crianças possam se deslocar com facilidade e assim participar das diversas atividades escolares. Isso é chamado de acessibilidade.

O que você vai fazer

Investigar a acessibilidade para cadeirantes no espaço escolar.

Material

  1. Formem grupos e escolham um trajeto, por exemplo, da entrada da escola até a sala de aula ou da sala de aula até o banheiro.
  1. Usem a fita métrica para medir:
    • a largura de todas as portas: deve ser maior ou igual a 80 centímetros;
    • a largura de todos os corredores e rampas: deve ser maior ou igual a 120 centímetros.
    1. Usem o objeto com rodas para avaliar se há dificuldade para percorrer o trajeto.

      se o piso é escorregadio, se tem buracos ou degraus;

      se há rampas ou elevadores apropriados.

    1. Registrem as observações com anotações, desenhos ou fotografias.

      Para vocês responderem

      Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

1. De acordo com a pesquisa, a escola está adaptada para o acesso de cadeirantes? Por quê?

2. Após ter conversado com a turma sobre o que foi observado, escreva os aspectos positivos e aqueles que precisam ser melhorados na escola.

Imagem: Ilustração. Um menino cadeirante de frente par uma estante baixa, de frente para ela com livro na mão direita de capa de cor azul-claro. Ele tem pele clara, cabelos castanhos, usando camiseta branca com detalhes nas mangas em vermelho, com calça azul e sapatos em vermelho e branco. A cadeira rolante é de cor verde, rodas e guidão preto. Mais ao fundo, vista parcial de outras estantes com livros.  Fim da imagem.

132

O mundo que queremos

Imagem: Ícone: Saúde. Fim da imagem.

Observação: Acompanhe a leitura que o professor vai fazer. Fim da observação.

Tecnologia e saúde

A tecnologia busca melhorar a vida das pessoas, mas nem sempre é possível prever seus efeitos ao longo do tempo.

Muitas inovações tecnológicas trouxeram benefícios e ganhos para a qualidade de vida das pessoas. Na área da saúde, por exemplo, pesquisadores desenvolveram medicamentos que ajudam a curar doenças e equipamentos que produzem imagens do interior do corpo humano. As cadeiras de rodas, as próteses , os óculos e os aparelhos auditivos são aperfeiçoados continuamente e auxiliam a vida de muitas pessoas.

Por outro lado, inovações como a invenção da televisão, dos computadores, dos videogames e dos automóveis trouxeram benefícios mas também geraram problemas relacionados à saúde. Com os novos hábitos, as pessoas passaram a se exercitar cada vez menos e a adoecer mais.

Imagem: Fotografia. Uma mulher sentada sobre cadeira preta de frente para um computador de tela de cor preta. A mulher é morena, de cabelos pretos curtos, usando blusa de mangas compridas em rosas com detalhes em cinza e amarelo, segurando na mão um sanduíche grande. Mais atrás, outra pessoa sentada de frente para computador.  Fim da imagem.

LEGENDA: A falta de atividades físicas e a alimentação inadequada vêm causando muitas doenças na população. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. À frente, um homem moreno, de cabelos e barba escuros, com tatuagem no braço esquerdo, para trás, com a mão direita para frente do corpo, usando regata de cor verde, escrito em amarelo : BRASIL e parte inferior em branco com o sobrenome : Oliveira. Na parte inferior, vestido com bermuda verde e pernas mecânicas pretas perto dos joelhos. Atrás dele, outro corredor com pernas mecânicas, loiro, visto parcialmente.  Fim da imagem.

LEGENDA: Muitos atletas paralímpicos usam próteses. Atleta Alan Fonteles Cardoso Oliveira, nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, no município do Rio de Janeiro, em 2016. FIM DA LEGENDA.

Compreenda a leitura

  1. Escreva duas invenções citadas no texto que auxiliam a vida de pessoas com deficiência.

    _____

133

  1. Indique se as afirmações são verdadeiras ( V ) ou falsas (F).

    ( ) A tecnologia sempre melhora e facilita a vida das pessoas.

    ( ) Muitas inovações tecnológicas trouxeram benefícios para a saúde das pessoas.

    ( ) Com a invenção da televisão, dos computadores, dos videogames e dos automóveis, as pessoas estão se exercitando menos.

  1. Em sua opinião, por que os equipamentos que produzem imagens do interior do corpo humano trouxeram benefícios para a saúde das pessoas?

    _____

Vamos fazer

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Em grupo, elaborem uma campanha para incentivar as pessoas a se exercitarem mais e a consumirem alimentos saudáveis.
    • Pensem na forma como gostariam de divulgar a campanha. Vocês podem elaborar um cartaz, criar uma peça de teatro, promover um evento na escola, inventar uma brincadeira nova etc. Usem a criatividade!
Imagem: Ilustração. Dentro de uma sala de aula, à frente, três crianças vistas da cintura para cima, com uniforme composto por camiseta de cor verde. À esquerda, um professor em pé, de cabelos ruivos e parte da cabeça careca, com jaleco de cor azul-claro, com uma prancheta no braço esquerdo e par de óculos de grau no rosto. Mais ao fundo, cinco crianças em pé de frente para uma lousa branca com ilustração em preto e branco de três pessoas e alimentos embaixo : copo de água; uma maçã vermelha e um peixe amarelo sobre prato. Da esquerda para à direita : um menino de pele clara, cabelos pretos com olhos finos; menino moreno. À direita, criança negra de cabelos pretos, outra loira de cabelos curtos e na ponta, menina ruiva de cabelos curtos.  Ilustração. À frente, vistos de costas, três crianças com uniforme composto por camiseta de cor azul-claro, menino de cabelos castanhos, uma menina loira e um menino de cabelos castanho-escuros. Mais ao fundo, à esquerda, aluno sentado sobre cadeira de cor marrom olhando para frente com boca fechada para baixo e à frente, três crianças jogando basquete : um menino moreno, um menino negro com cabelos castanhos e uma menina ruiva, de cabelos curtos. Mais ao fundo, lousa grande de cor verde com desenho em giz branco de tela.   Fim da imagem.

134

Capítulo 6. Cuidado com os materiais

Alguns objetos e materiais têm características que podem oferecer riscos para as pessoas. Por isso, é importante estar atento e cuidar para prevenir acidentes domésticos.

O vidro e a faca são objetos cortantes. Eles podem causar ferimentos. Evite utilizar esses objetos ou use-os somente com a supervisão de um adulto.

Brinquedos com partes duras pontiagudas ou que tenham peças de vidro devem ser evitados por crianças. Ao comprar um brinquedo, é importante ficar atento à faixa etária indicada na embalagem.

Imagem: Ilustração. De frente para uma mesa de cor azul, uma mulher e um menino. À esquerda, mulher morena-escuro, de cabelos pretos encaracolados, com faixa laranja com bolas vermelhas, usando camiseta de mangas curtas verdes. Ela olha para baixo, cortando com faca cinza na mão esquerda uma cenoura sobre uma tábua de cor bege. À direita, duas cenouras inteiras. Ao lado da mulher, menino de pele morena-escuro, com cabelos pretos encaracolados, usando camiseta de mangas curtas em azul-claro, observando a mulher cortar a cenoura.  Fim da imagem.

LEGENDA: O metal é um material resistente e é usado para fazer objetos cortantes, como facas e tesouras. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Em fundo azul-escuro, à esquerda, uma placa redonda branca com contorno em vermelho e linha na diagonal para à esquerda, indicando 0 – 3 e ilustração em preto e branco de cabeça de criança.  Na parte inferior, texto em branco : atenção : Não recomendável para crianças menores de 3 anos por conter partes pequenas que podem ser engolidas.  À direita, selo de segurança da INMETRO. À direita, IFBQ Falcão BAUER OCP 003 Na parte inferior, texto : CE-BRI/003-N3353-08 NM 300/2002 Segurança do Brinquedo.  Fim da imagem.

LEGENDA: O selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) indica que o produto foi testado e aprovado. Ele também informa as restrições do brinquedo, isto é, quem não deve usá-lo. FIM DA LEGENDA.

  1. O que é necessário para prevenir os acidentes domésticos com objetos cortantes e pontiagudos?

    _____

135

Nunca coloque as mãos dentro da tomada ou em fios elétricos, pois eles podem causar choque elétrico. Sempre segure a tomada pela parte de plástico.

Alguns produtos são inflamáveis, ou seja, pegam fogo com facilidade e podem causar queimaduras. Por exemplo: álcool, tintas e verniz. Nunca manuseie esses produtos sem a supervisão de um adulto. Todos devem evitar acender fósforos ou isqueiros próximo de produtos inflamáveis.

Imagem: Fotografia. Mão de uma pessoa de pele clara, colocando cabo branco de aparelho elétrico branco com botões em tomada na parede. O aparelho é pequeno, com formato na vertical. Na parte inferior, chão de madeira de cor bege.    Fim da imagem.

LEGENDA: Sempre peça ajuda a um adulto para mexer em aparelhos elétricos. Nunca coloque os dedos ou objetos nas tomadas. FIM DA LEGENDA.

Medicamentos e produtos de limpeza devem ser mantidos fora do alcance das crianças, para evitar risco de intoxicação .

Imagem: Fotografia. À esquerda, um menino sentado de pele clara, cabelos castanhos lisos, usando camiseta com listras em azul e branco e calça jeans, com os braços cruzados. À frente, um homem dando remédio com colher na mão direita. Ele tem pele clara, cabelos pretos, com camiseta de mangas curtas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Medicamentos só devem ser tomados com orientação de um médico e devem ser dados pelos adultos responsáveis. Nunca tome medicamentos sozinho. FIM DA LEGENDA.

  1. Associe os objetos aos riscos de acidentes domésticos.

Coluna 1

Medicamentos

Fósforo

Tesouras

Coluna 2

Queimadura

Espetar e cortar

Intoxicação

136

O que você aprendeu

  1. Observe a imagem, leia o texto e depois responda às questões.

    O granito usado para revestir as ruas é um material duro. É difícil riscá-lo ou deformá-lo, por isso dura muito tempo.

Imagem: Fotografia. Ao centro, rua de cor cinza, com calçada à esquerda e à direita e um carro passando na rua. À esquerda, vegetação verde com árvores com folhas longas. Na calçada, lâmpadas. Mais ao fundo, catedral de paredes de cor branca com detalhes de cor bege. Na parte superior, céu de cor cinza, nublado. Na parte superior, cabos de energia preta.  Fim da imagem.

LEGENDA: Praça da República Riograndense, no município de Piratini, Rio Grande do Sul, em 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. Por que é importante usar um material duro nos calçamentos de rua?

    _____

  1. Cite um material que não serviria para fazer calçamento de ruas. Depois, explique a sua escolha.

    _____

  1. Escreva o estado físico de cada item indicado na imagem.
Imagem: Fotografia. Sobre base de cor bege-claro, um copo transparente sendo preenchido com água transparente saindo de garrafa transparente no alto, na horizontal. Ao fundo, local com vegetação de cor verde.  Fim da imagem.

Ar ao redor: _____

Água: _____

Copo: _____

  1. Por que os vidros dos carros são transparentes?

    _____

137

  1. Complete as frases com nomes de estados físicos dos materiais.
    1. Materiais no estado _____ não têm forma definida, eles apresentam a forma do recipiente em que estão.
    1. Materiais no estado _____ não têm forma definida e preenchem completamente o recipiente em que estão.
    1. Materiais no estado _____ têm forma definida, não importando o local em que estão.
  1. A madeira de reflorestamento é obtida de árvores plantadas em áreas desmatadas.
Imagem: Fotografia. Troncos de árvore de cor marrom empilhados um sobre o outro na horizontal. Em segundo plano, várias árvores de troncos finos e na parte superior, folhas de cor verde.  Fim da imagem.

LEGENDA: Florestas cultivadas com árvores de reflorestamento, do gênero Pinus. Município de Jaquirana, Rio Grande do Sul, em 2018. FIM DA LEGENDA.

  1. A madeira é um material muito usado pelos seres humanos. Cite uma característica da madeira.

    _____

  1. A madeira é um material natural ou artificial?

    _____

  1. Como você classifica a origem desse material?

    ( ) origem animal

    ( ) origem vegetal

    ( ) origem mineral

138

  1. Complete o quadro. Escolha um objeto e escreva os materiais de que ele é feito. Depois, classifique em natural ou artificial.

    Quadro: equivalente textual a seguir.

    Objeto

    Materiais

    Natural ou artificial

    Janela

    vidro

    artificial

    madeira

    natural

    metal

    artificial

    _____

    _____

    _____

    _____

    _____

    _____

    _____

  1. Escreva o nome de um material artificial obtido a partir do petróleo.

    _____

  1. Observe o esquema que representa a produção do fio de seda. Depois, responda às questões.
Imagem: Ilustração. Esquema. À esquerda, em galhos de árvore de cor marrom com folhas verdes com uma lagarta branca comendo folha verde : bicho-da-seda. Foco com três casulos redondos de cor branca, com linhas finos da mesma cor : casulo do bicho-da-seda. Texto : Comprimento do casulo : cerca de 30 milímetros. Ao fundo, máquina de cor cinza com casulos brancos com fios sendo processados em máquina : Obtenção dos fios. À direita, três rolos de fios brancos na vertical.   Fim da imagem.

Observação: Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

  1. Que material dá origem à seda? Esse material é natural ou artificial?

    _____

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Os chineses fazem roupas de seda há mais de cinco mil anos. A produção de seda é um exemplo de tecnologia? Explique.

139

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Em cada quadro, desenhe e escreva o nome de uma invenção que:

permite a locomoção de pessoas entre lugares distantes.

_____

permite a comunicação entre pessoas distantes.

_____

ajuda a cuidar da saúde.

_____

diverte as pessoas.

_____

10. Leia o texto a seguir. Depois, responda às questões.

O Sinmac [Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo] é um sistema “aberto”, ou seja, qualquer pessoa que é vítima de um acidente [doméstico causado por produtos e serviços] ou conhece alguém que tenha sofrido um acidente [...] pode fazer o registro no Sistema.

FONTE: Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo. Inmetro. Disponível em: http://fdnc.io/fpK. Acesso em: 24 jun. 2022.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.