MP106
Comentários para o professor:
Introdução da Unidade 3
Dando continuidade aos conteúdos e conceitos relacionados aos seres vivos no meio ambiente, esta unidade permite aos estudantes estudar as partes das plantas, suas principais características, algumas etapas do ciclo de vida (de plantas com flores), os ambientes em que são encontradas, assim como suas relações com elementos do ambiente, tais como água e luz, por exemplo. Dessa forma, será possível trabalhar com as habilidades EF02CI04 e EF02CI06.
Por meio de experimentos e atividades específicas, os estudantes poderão reconhecer a importância da luz do Sol para a sobrevivência das plantas e entender como a água é fundamental para suas funções vitais. Investigar a importância da água e da luz para a manutenção da vida de plantas consiste na habilidade EF02CI05.
Nesta unidade, além de reconhecer as partes das plantas, como raízes, folhas, caules, flores, frutos e sementes, e de identificar a função de cada uma delas, os estudantes terão a oportunidade de conhecer plantas usadas na alimentação. Dessa forma, vão reconhecer que muitos alimentos que fazem parte da vida cotidiana são de origem vegetal. Além da importância na alimentação, os estudantes poderão identificar diversos usos que os seres humanos fazem das plantas, como na construção, na produção de combustíveis, na indústria e nos medicamentos, abordando, assim, aspectos da habilidade EF02CI01.
As seções didáticas e atividades de cada capítulo oportunizam o aprendizado e a avaliação de conteúdos procedimentais e atitudinais, fundamentais para o desenvolvimento das competências e habilidades associadas às Ciências da Natureza. Nesse sentido, os estudantes vão conhecer conceitos científicos básicos com os quais poderão entender os fenômenos naturais e perceber as relações existentes entre os seres vivos e entre eles e o ambiente, a começar pela seção Investigar o assunto, quando vão construir uma horta para identificar algumas dessas relações. A seção O mundo que queremos, por meio do tema O conhecimento das plantas, vai promover reflexões sobre a importância dos conhecimentos tradicionais e científicos relacionados às plantas medicinais. As Atividades práticas vão desenvolver métodos e procedimentos próprios das Ciências da Natureza, como a atitude investigativa, a observação, o levantamento de dados, o registro de ideias e o estabelecimento de comparações.
Os estudantes serão convidados, por exemplo, a fazer um levantamento de informações a respeito das PANCs, com registros adequados e compartilhamento de resultados, colocando em prática aprendizados conceituais, procedimentais e atitudinais influenciando dimensões sociais e culturais. Nesse caso, estimula-se o conhecimento e a divulgação de plantas nativas brasileiras de grande importância nutricional. As atividades, em geral, procuram valorizar o trabalho em equipe, incentivando a ação cooperativa e respeitosa para a construção coletiva do conhecimento.
Competências gerais favorecidas
- Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
- Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
- Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
- Agir
pessoal
e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Competências específicas favorecidas
- Compreender conceitos fundamentais e estruturas explicativas das Ciências da Natureza, bem como dominar processos, práticas e procedimentos da investigação científica, de modo a sentir segurança no debate de questões científicas, tecnológicas, socioambientais e do mundo do trabalho, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
- Avaliar aplicações e implicações políticas, socioambientais e culturais da ciência e de suas tecnologias para propor alternativas aos desafios do mundo contemporâneo, incluindo aqueles relativos ao mundo do trabalho.
- Utilizar diferentes linguagens e tecnologias digitais de informação e comunicação para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos e resolver problemas das Ciências da Natureza de forma crítica, significativa, reflexiva e ética.
MP107
Sugestão de roteiro de aula
De acordo com o conteúdo, as habilidades e os objetivos de aprendizagem que se pretende desenvolver nas seções, nos conteúdos apresentados e nas atividades, as possibilidades de dinâmicas em sala de aula variam e podem demandar uma organização individual, em duplas, em grupos ou coletiva. Além disso, elas requerem boas estratégias de gestão de tempo, de espaço e um planejamento prévio detalhado. Também é preciso estabelecer uma série de combinados que devem ser respeitados por todos, para garantir que os objetivos sejam alcançados.
Tendo em vista tais desafios, propomos alguns roteiros de aula que poderão servir de referência e contribuir com o trabalho do professor. Os roteiros de cada unidade estão planejados para o período de 8 semanas, mas devem ser adaptados em função do calendário escolar, das características da turma e dos recursos disponíveis.
As habilidades desenvolvidas nesta unidade vão servir como base para o estudo das cadeias alimentares, conteúdo dos próximos anos.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Capítulo |
Aula |
Páginas |
Roteiro de aula |
---|---|---|---|
1 |
1 |
82-83 |
Leitura e discussão da proposta de abertura. Orientações para a atividade da seção Investigar o assunto. |
2 |
84-85 |
Leitura dialogada da seção Investigar o assunto com a montagem experimental, de acordo com o tópico Como você vai fazer, e orientações para as observações. Realização das atividades e conversa final, seguindo os itens do tópico Para você responder. |
|
3 |
86-87 |
Leitura dialogada do texto e resolução de atividades em sala. |
|
4 |
88-89 |
Leitura dialogada da Atividade prática com a montagem experimental, de acordo com o tópico Como você vai fazer, e orientações para as observações no período de 15 dias. Sugestão de atividades (opcional). |
|
2 |
5 |
90-91 |
Observação e registro da Atividade prática proposta na aula 4, da horta e do terrário. Leitura dialogada do texto e resolução de atividades em sala. |
6 |
92-93 |
Observação e registro da Atividade prática proposta na aula 4, da horta e do terrário. Leitura dialogada do texto e resolução de atividades em sala. |
|
7 |
94-95 |
Observação e registro da Atividade prática proposta na aula 4, da horta e do terrário. Leitura dialogada do texto e resolução de atividades em sala. |
|
8 |
96-97 |
Leitura dialogada do texto e da seção Para ler e escrever melhor com a resolução das atividades propostas nos tópicos Analise, Organize e Escreva. |
|
3 |
9 |
98-100 |
Leitura dialogada do texto e resolução de atividades em sala. Leitura dialogada da seção Álbum de Ciências com a leitura das imagens e comentário dos estudantes. |
10 |
88-89; 101 |
Observação e registros dos resultados da Atividade prática proposta na aula 4, resolução das atividades e conversa final, seguindo os itens do tópico Para você responder. Leitura dialogada da Atividade prática com realização das atividades de pesquisa e orientações para a entrevista, de acordo com o tópico Como você vai fazer. |
|
11 |
102-105 |
Leitura dialogada do texto e resolução de atividades em sala. Leitura dialogada da seção Álbum de Ciências com a leitura das imagens e comentário dos estudantes. Ao final, orientações para a tarefa de casa. Sugestão de atividades (opcional). |
|
4 |
12 |
101 |
Conversa com a turma sobre a tarefa de casa. Apresentação dos resultados das entrevistas da Atividade prática proposta na aula 10 e elaboração dos cartazes. |
13 |
106-107 |
Leitura dialogada da seção O mundo que queremos com a resolução e a discussão das atividades do tópico Compreenda a leitura e orientações para a entrevista, de acordo com o tópico Vamos fazer. |
|
14 |
106-107 |
Apresentação dos resultados das entrevistas propostas na seção O mundo que queremos, realização de pesquisas e elaboração dos cartazes. |
|
15 |
108-111 |
Realização da avaliação processual proposta na seção O que você aprendeu. |
|
16 |
108-111 |
Remediação da avaliação processual proposta na seção O que você aprendeu e conversa com a turma. |
MP108
UNIDADE 3. As plantas
Observação: Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos da unidade
- Reconhecer as plantas como seres vivos que respondem a estímulos do ambiente.
- Compreender que, para viver, as plantas precisam de água, ar, solo e luz.
- Conhecer as diferentes partes de uma planta.
- Observar a variedade de formas das diferentes partes das plantas.
- Compreender que as plantas têm ciclo de vida.
- Conhecer e identificar as mudanças no corpo da planta ao longo do desenvolvimento.
- Identificar as plantas como parte da dieta dos seres humanos.
- Conhecer as partes das plantas utilizadas na alimentação.
- Reconhecer usos das plantas pelos seres humanos na construção, indústria, como combustível e medicamentos.
Para iniciar o trabalho com esta unidade, se possível, realize uma visita a um jardim botânico ou parque da cidade. Prepare um roteiro em que os estudantes possam observar diferentes tipos de planta, a estrutura de uma planta e os ambientes em que elas vivem.
BNCC em foco:
EF02CI01, EF02CI04, EF02CI05, EF02CI06
MP109
Boxe complementar:
Vamos conversar
- As plantas da imagem são iguais? Com um colega, identifiquem semelhanças e diferenças entre as plantas.
PROFESSOR
Resposta pessoal.
- Qual parte da planta serve de alimento para o bem-te-vi?
PROFESSOR
Resposta: O fruto.
- Em qual parte da planta a abelha está procurando alimento?
PROFESSOR
Resposta: Na flor.
- Que parte da mangueira fica dentro do solo? Você sabe qual é a função dessa parte?
PROFESSOR
Resposta: A raiz. Resposta pessoal.
- Quais plantas que você conhece servem de alimento para os seres humanos?
PROFESSOR
Resposta pessoal.
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
Vamos conversar
- Essa pergunta inicial requer que os estudantes explorem a imagem e reconheçam que as plantas podem apresentar características semelhantes e diferentes. Verifique, por exemplo, se eles reconhecem que muitas plantas apresentam estruturas semelhantes, como raiz, caule, folhas, flores e frutos, mas tais estruturas podem ser diferentes quanto à forma, à cor e ao tamanho, por exemplo.
- A parte da planta que é alimento para o bem-te-vi é o fruto.
- A parte da planta em que a abelha está procurando alimento é a flor.
- A parte da mangueira que fica dentro do solo é a raiz. Os estudantes não precisam descrever as funções de uma raiz, apenas citá-las. Estimule-os a pensarem nas funções que essa estrutura pode ter e verifique se eles mencionam a absorção de água e nutrientes e de fixação da planta ao solo.
- Nessa questão, os estudantes vão demonstrar conhecimentos prévios sobre os alimentos que eles consomem e que são partes de plantas. Incentive-os a citarem exemplos e conduza a conversa de forma que eles
percebam
que consumimos partes diferentes das plantas.
Ao explorar a imagem desta abertura, os estudantes poderão encontrar muitos detalhes; assim, estimule-os a observarem a imagem como um todo e valorize o olhar de cada um.
Pergunte aos estudantes se eles já observaram aves comendo algum tipo de fruto e peça a eles que contem o que viram.
Aproveite a oportunidade para saber se os estudantes já repararam em abelhas sobre as flores. Questione se elas são todas iguais, o que buscam nas flores e com qual finalidade. Parte desse conteúdo será trabalhado na seção Para ler e escrever melhor.
Peça aos estudantes que desenhem uma árvore semelhante à mangueira, da abertura, e representem a sua raiz. Antes que eles façam o desenho, pergunte como eles acham que é uma raiz, se ela é grande, se fica na parte superficial do solo ou se é muito profunda, se é grossa ou fina.
MP110
Investigar o assunto
Observação: Acompanhe a leitura que o professor vai fazer. Fim da observação.
Horta
A horta é um lugar onde se cultivam vários tipos de plantas usadas na alimentação, como verduras, legumes e raízes. Essas plantas também são chamadas de hortaliças. Em sua opinião, o que é preciso para cultivar uma horta em quintais, canteiros e até mesmo dentro de casa?
O que você vai fazer
Construir uma horta na escola utilizando garrafas plásticas como vasos.
Material
- 1 garrafa plástica do tipo PET
- solo adubado
-
palitos
de sorvete
- 1 par de luvas para cada integrante do grupo
- água
- sementes de hortaliças variadas, como coentro, cenoura, rabanete, rúcula, tomate-cereja, agrião etc.
- câmera fotográfica (opcional)
Como você vai fazer
- Forme um grupo com mais dois ou três colegas.
- Peçam a um adulto que faça um recorte na garrafa plástica, como mostra a ilustração.
- Preencham a garrafa com solo adubado.
- Cada grupo deverá escolher um tipo de hortaliça para plantar. Leiam as instruções da embalagem das sementes para conhecer os cuidados que se deve ter com a planta escolhida.
- Façam pequenos buracos no solo com a ponta dos dedos e coloquem as sementes. Depois, cubram os buracos com um pouco de solo.
LEGENDA: Passo 2. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Passo 3. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos da seção
- Construir uma horta.
- Trabalhar em grupo, dividir tarefas e colaborar com os colegas.
- Observar o ciclo de vida e o corpo das plantas.
- Fazer desenhos de observação.
A construção de uma horta será o ponto de partida para o estudo das plantas e de suas necessidades, e permitirá explorar aspectos das habilidades EF02CI05 e EF02CI06. Assim, inicie a leitura da atividade e pergunte se algum estudante cultiva ou já cultivou plantas alimentícias em casa e faça um levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes a partir de questões como: “Que cuidados devemos ter com as plantas?”; “O que precisamos providenciar para o plantio?”.
Providencie os materiais indicados na atividade. Pode-se optar pela compra de sementes ou por usar sementes coletadas diretamente dos frutos. Caixas de madeira ou vasinhos de plástico podem ser usados no lugar das garrafas plásticas. Galões de água de 5 litros, cortados ao meio, são excelentes para essa atividade, por serem transparentes e possibilitarem a observação das raízes.
Oriente os estudantes a registrarem suas observações. Forneça folhas de sulfite para que eles façam seus desenhos e, também, descrevam e comparem o tamanho e o formato dos diferentes vegetais. Enfatize a necessidade de colocar legendas nos desenhos de observação para identificar as partes das plantas. Reserve e organize os diferentes registros dos estudantes feitos ao longo do período de observação para utilização posterior.
Para você acessar
MINISTÉRIO da Saúde. Manual para escolas – Horta. Disponível em: http://fdnc.io/cM. Acesso em: 6 maio 2021.
Publicação que apresenta formas de implantar uma horta na escola, como cuidar dela, a época de cultivo e o tempo esperado para a colheita de algumas hortaliças.
BNCC em foco na dupla de páginas:
EF02CI05, EF02CI06
Orientações de plantio e cuidados com a horta. Caso não seja possível comprar sementes industrializadas, sugerimos o plantio de feijão ou tomate-cereja. Esses dois vegetais são simples de germinar e favorecem a observação da floração e da frutificação, que ocorrem entre dois e três meses da semeadura.
Os vegetais listados nos quadros a seguir são de fácil acesso e cultivo e se desenvolvem bem em hortas caseiras. Demoram de dois a três meses entre germinação, crescimento e colheita.
MP111
LEGENDA: Passo 6. FIM DA LEGENDA.
- Utilizem a embalagem vazia das sementes para fazer uma placa, indicando a hortaliça que está sendo plantada. Coloquem a embalagem sobre um palito de sorvete.
- Escolham um local na escola para colocar os vasos. Deve ser um local iluminado e arejado, no qual possam ficar por alguns meses.
- Anotem a data do plantio. Observem, desenhem ou fotografem as garrafas todas as semanas, até o dia da colheita. Lembrem-se de regar a horta com frequência, tomando cuidado para não encharcá-la.
Para você responder
- O que pode acontecer com as plantas se elas não forem regadas?
_____
PROFESSOR
Resposta: Espera-se que os estudantes digam que as plantas podem morrer.
- Por que a horta
deve
ser montada em um local bem iluminado?
_____
PROFESSOR
Resposta: Porque as plantas usam a luz do Sol para sobreviver.
- Observe a situação abaixo e converse com seus colegas. Você acha que todos participaram do trabalho em grupo?
PROFESSOR
Resposta pessoal.
- Como deve ser a participação das pessoas em um trabalho em grupo?
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os estudantes tenham consciência de que todas as pessoas do grupo devem cooperar na realização do trabalho. Fim da observação.MANUAL DO PROFESSOR
Quando as mudas estão pequenas, é importante não deixá-las expostas ao Sol durante um período prolongado, pois ainda são muito sensíveis. O ideal é escolher um local que receba iluminação natural em apenas um período do dia, de preferência pela manhã. Uma forma de protegê-las é colocar uma tela apoiada em estacas sobre as mudas.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Vegetal |
Parte que comemos |
---|---|
Agrião |
Folha e caule |
Rúcula |
Folha e caule |
Alface |
Folha |
Salsinha |
Folha e caule |
Brócolis |
Flor, folha e caule |
Vagem |
Fruto |
Beterraba |
Raiz |
Cenoura |
Raiz |
Rabanete |
Raiz |
Batata |
Caule |
Pepino |
Fruto |
Tomate |
Fruto |
Reserve um espaço na escola no qual a horta poderá ficar sem que outros estudantes mexam nela e com boa luminosidade natural.
O objetivo das atividades 1 e 2 é incentivar o desenvolvimento da capacidade de proposição de hipóteses pelos estudantes.
- Atividade 1. Espera-se que os estudantes respondam que as plantas poderão morrer se não forem regadas.
- Atividade 2. A horta deve ser montada em um local bem iluminado, porque as plantas usam a luz do Sol como fonte de energia para produzir seu alimento.
-
Atividade 3. Essa pergunta está relacionada com a concepção de trabalho em equipe dos estudantes. Espera-se que eles notem que
nem
todos estavam ajudando, pois um menino brincava enquanto os outros trabalhavam. Ter a consciência de que todas as pessoas do grupo
devem
cooperar na realização do trabalho é importante para o desenvolvimento de inteligência emocional, que determina a capacidade de gestão e de relacionamento interpessoal. Essa atividade permite trabalhar com a competência geral 9.
Os cuidados com a horta e sua observação deverão se estender por um período maior que o restrito ao estudo desta unidade. Não é preciso adiar o estudo de capítulos e unidades; podem-se fazer as observações e retomar os conhecimentos estudados em momentos reservados para esse fim, em paralelo a outros estudos.
Para completar a atividade, é necessário que os estudantes acompanhem a evolução do experimento para ver como as sementes plantadas vão germinar. Ao final da unidade, quando as hortaliças tiverem crescido, eles poderão montar um cartaz com desenhos ou fotografias para mostrar as diferentes etapas do desenvolvimento das plantas.
MP112
Capítulo 1. Conhecendo as plantas
As plantas, também chamadas de vegetais, podem ser encontradas em ambiente terrestre ou aquático. Elas têm ciclo de vida: nascem, crescem, podem se reproduzir e morrem.
As plantas não podem se locomover de um lugar a outro, mas podem realizar alguns movimentos. Elas são capazes de perceber modificações no ambiente e responder a estímulos, como o caule, que cresce em direção à luz, e as raízes, que crescem para o interior do solo.
Para viver, as plantas precisam de luz, água, gás carbônico, gás oxigênio e nutrientes presentes no solo. Esses elementos são utilizados pela planta para produzir o próprio alimento e realizar funções como crescer e respirar.
LEGENDA: As plantas encontram no ambiente natural elementos de que precisam para viver. Observe a variedade de plantas que habitam o mesmo ambiente. Floresta Amazônica, no município de Careiro, Amazonas, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- Pinte os quadros com os elementos de que as plantas precisam para viver.
falta de luz
nutrientes do solo
gás oxigênio
frutas
água
vento
gás carbônico
ração
ar
PROFESSOR
Respostas corretas: nutrientes do solo, gás oxigênio, água, gás carbônico, ar.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos do capítulo
- Reconhecer as plantas como seres vivos que respondem a estímulos do ambiente.
- Compreender que, para viver, as plantas precisam de água, ar, solo e luz.
Para contextualizar o trabalho deste capítulo e desenvolver aspectos das habilidades EF02CI05 e EF02CI06, retome com os estudantes os cuidados que eles tiveram ou estão tendo com a horta proposta na seção Investigar o assunto. A essa altura, eles já devem ter construído uma noção das necessidades vitais das plantas e de seu ciclo de vida.
Destaque que, de maneira geral, todas as plantas necessitam de nutrientes presentes no solo, de água, de ar e de luz solar. Explique aos estudantes que cada planta necessita de determinada quantidade de água e de intensidade de luz, ou seja, esses fatores variam e são fundamentais para que as diferentes espécies se desenvolvam adequadamente. Comente também que determinados tipos de solo são bons para o desenvolvimento de algumas plantas, mas não são adequados para o crescimento de outras.
-
Atividade 1. Os estudantes
devem
pintar as lacunas de: gás carbônico, água, gás oxigênio, nutrientes do solo e ar.
BNCC em foco na dupla de páginas:
EF02CI05, EF02CI06
Sugestão de atividade: A importância da água para a germinação das sementes
Você vai precisar de dois pequenos recipientes de plástico transparentes (com tampa). Forre o interior deles com algodão e deposite três sementes de feijão em cada um. Use sementes novas, pois sua viabilidade (taxa de germinação) é maior. Coloque os dois recipientes em um ambiente que receba iluminação do Sol. Um dos recipientes deve estar com o algodão sempre seco, enquanto o outro deve ser mantido umedecido. Faça pequenos furos na tampa para permitir a entrada de ar.
MP113
- Suriá é uma garota que vive em contato com vários animais, como a elefanta Úrsula. Leia os quadrinhos a seguir para um colega e responda às questões.
Palavra glossariada: ADUBO .
GLOSSÁRIO
Adubo: produto utilizado para fornecer nutrientes às plantas. Pode ser feito de fezes de animais.
FIM DO GLOSSÁRIO.
- O que Suriá fez para que seu pé de feijão crescesse forte?
_____
PROFESSOR
Resposta: Suriá colocou adubo na terra.
- Que outros cuidados Suriá
deve
ter com o pé de feijão?
_____
PROFESSOR
Resposta: Ela deve colocar água com frequência e deixar a planta em local iluminado.Para manter plantas em casa, é preciso cuidar delas e observar se elas estão se desenvolvendo bem.
- Jorge percebeu que sua planta estava murcha e a
terra
do vaso estava seca. Nesse caso, o que ele precisa fazer com a planta para ela se recuperar? Faça um
X
.
( ) Colocar a planta para tomar Sol.
( ) Colocar adubo na planta.
( ) Colocar água na planta.
PROFESSOR
Resposta correta: Colocar água na planta.
MANUAL DO PROFESSOR
Registre diariamente informações sobre a germinação usando uma tabela. Anote a data, a hora e o tamanho das plântulas, caso tenham germinado. Discuta com os estudantes a importância de adotar uma metodologia e ter um controle durante o experimento. É esperado que apenas as sementes mantidas nos recipientes úmidos germinem.
Trabalhe com a turma o gênero história em quadrinhos (HQ). Nesse tipo de texto, a mensagem exposta graficamente é tão importante quanto o texto verbal. Acompanhe a leitura da fala das personagens feita pelos estudantes, incentivando a leitura das imagens, e certifique-se de que todos compreendem a história. Para isso, peça a eles que recontem a história para você ou para os colegas.
Mostre aos estudantes que o quadrinho usa um humor exagerado: a garota adubou sua planta com cocô de elefante (animal grande) e, por isso, a planta cresceu muito rápido. Para isso, peça a eles que se atentem à forma como o pé de feijão é representado e comparem suas características com as do elefante, analisando os recursos visuais, o humor etc.
-
Atividade 2. Essa atividade favorece o desenvolvimento de parte da habilidade EF02CI06, ao permitir aos estudantes que identifiquem a relação das plantas com outros elementos componentes do ambiente.
Ao final da atividade 2, questione os estudantes como as plantas que estão em ambiente natural fazem para receber nutrientes se não há ninguém para adubar. Explique, então, que restos de seres vivos desses ambientes acabam servindo como adubo.
- Atividade 3. Nessa atividade, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver parte da habilidade EF02CI05. Para isso, eles devem compreender o enunciado e observar que, na imagem, a planta estava aparentemente murcha e com as flores caídas. Os estudantes devem reconhecer que uma planta murcha é uma evidência de que ela não está recebendo água e que regá-la provavelmente vai recuperá-la. Aproveite para comentar que algumas plantas também podem sofrer com o excesso de água.
MP114
Atividade prática. Experimento
Observação: Acompanhe a leitura que o professor vai fazer. Fim da observação.
As plantas e a luz
O que você vai fazer
Observar se a luz influencia o desenvolvimento das plantas.
Material
- 9 sementes de feijão
- 3 copos com terra ou algodão
- 2 caixas de sapatos com tampa
- tesoura com pontas arredondadas
- água
Como você vai fazer
- Forme um grupo com mais três colegas.
- Coloquem três sementes de feijão dentro de cada copo com terra ou algodão. Reguem com pouca água, com cuidado para não encharcar a terra ou o algodão.
- Com a ajuda de um adulto, façam uma abertura na tampa de uma das caixas, próxima a uma das extremidades. A abertura deve ter cerca de 5 centímetros, como mostra a ilustração abaixo.
LEGENDA: Passo 2. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Passo 3. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Passo 4. FIM DA LEGENDA.
Observação: Os elementos da página não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
- Em seguida, posicionem o primeiro copo dentro dessa caixa, de modo que ele fique na extremidade oposta à abertura da tampa.
- Coloquem o segundo copo dentro da outra caixa e fechem com a tampa sem abertura.
- Posicionem as duas caixas e o terceiro copo em um local bem iluminado – por exemplo, próximo a uma janela.
- Acompanhem o experimento por cerca de 15 dias. A cada dois dias, anotem a data e desenhem o que vocês perceberam em cada uma das situações.
- Verifiquem diariamente se a terra ou o algodão estão úmidos e reguem sempre que necessário.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos da seção
- Realizar um experimento com plantas, observar e registrar seus resultados.
- Verificar o movimento da planta em direção à luz.
Nessa atividade, os estudantes vão desenvolver a habilidade EF02CI05, que requer que investiguem o que acontece com plantas na presença e na ausência de luz. Eles também terão a oportunidade de desenvolver a habilidade EF02CI04, ao observar a germinação e o desenvolvimento das partes das plantas.
Comente com os estudantes que, para realizar qualquer atividade experimental, é preciso ler com muita atenção a lista de materiais e as instruções de como o experimento será realizado. Por isso, leia pausadamente as instruções do Como você vai fazer e certifique-se de que todos entenderam cada etapa do procedimento. Ao final da montagem, explore as hipóteses dos estudantes, perguntando o que deve acontecer com os feijões e o porquê de cada resposta.
Essa atividade requer acompanhamento diário durante o período de uma a duas semanas. Por isso, recomenda-se elaborar um cronograma para estabelecer as datas de observação. Aproveite essas ocasiões para umedecer o copo, evitando expor o pé de feijão à luz.
Deixe germinar algumas sementes de feijão expostas à luz para que os estudantes acompanhem seu crescimento (experimento controle). Ao final da atividade, peça a eles que comparem os pés de feijão que permaneceram dentro da caixa com os que foram expostos à luz. Oriente-os a levar em conta a coloração, o formato e o tamanho do caule e das folhas dos feijões germinados nas duas condições.
BNCC em foco na dupla de páginas:
EF02CI04, EF02CI05
Texto complementar
Objetivos da experimentação no ensino de Ciências
[…] no ensino de Ciências, as atividades experimentais não devem ser desvinculadas das aulas teóricas, das discussões em grupo e de outras formas de aprender. O que foi exposto em aula e o que foi obtido no laboratório precisam se constituir como algo que se complementa.
MP115
Levante suas hipóteses
Assinale o que você acha que vai acontecer com as sementes em cada copo.
PROFESSOR
Resposta pessoal.( ) As sementes do copo que está na caixa fechada não vão germinar porque não recebem luz.
( ) As sementes de todos os copos vão germinar.
( ) As sementes do copo que está na caixa fechada vão germinar, mas os pés de feijão vão morrer porque não há luz.
( ) As sementes do copo que está na caixa com abertura vão germinar e crescer em direção à luz.
Para você responder
- O que aconteceu com as sementes de feijão em cada situação? Marque com um
X
.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Sementes dentro da caixa com abertura
Sementes dentro da caixa sem abertura
Sementes em local iluminado
Germinaram
_____
Respostas variáveis.
_____
_____
Não germinaram
_____
_____
_____
As plantas se desenvolveram
_____
_____
_____
As plantas não se desenvolveram
_____
_____
_____
- Veja novamente as respostas da atividade Levante suas hipóteses. As previsões que vocês fizeram foram confirmadas pelo resultado do experimento ou não?
_____
PROFESSOR
Resposta pessoal.
- Esse experimento permite concluir que a luz influencia no crescimento das plantas?
( ) Sim, pois a planta que ficou sem luz não se desenvolveu. Já as plantas que receberam luz se desenvolveram.
( ) Não, pois as plantas que receberam luz não se desenvolveram, assim como a planta que não recebeu luz.
PROFESSOR
Resposta correta: Sim, pois a planta que ficou sem luz não se desenvolveu. Já as plantas que receberam luz se desenvolveram.
MANUAL DO PROFESSOR
Às vezes, isso pode parecer difícil, mas essa unidade é fundamental, pois as atividades experimentais realizadas sem integração com uma fundamentação teórica não passam de ativismo. Considero que uma teoria sem embasamento experimental não permite ao aluno uma compreensão efetiva dos processos de ação das ciências. Isso não significa que seja necessário o uso ininterrupto do laboratório nas aulas de Ciências, pois muitos conceitos importantes não podem ser construídos experimentalmente nos laboratórios usuais das escolas, eis que exigiriam técnicas e aparelhagens muito sofisticadas. No entanto, esses conceitos podem ser trabalhados ativamente pelos alunos por meio da construção de tabelas, gráficos e pelos dados coletados de experimentos realizados por outros. [...]
FONTE: ROSITO, B. A. O ensino de Ciências e a experimentação. In: MORAES, R. (org.). Construtivismo e o ensino de Ciências: reflexões epistemológicas e metodológicas. 3ª ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. p. 197-198.
Os estudantes podem notar que, no caso do feijão, a luz não tem grande influência durante a germinação. Explique a eles que sementes como a do feijão contêm reservas de nutrientes que, em contato com a água, promovem a germinação. Porém, após terem sido consumidas as reservas, as pequenas plantas necessitam de outros nutrientes e luz para continuar seu desenvolvimento e, por isso, provavelmente as plantas mantidas sob a luz solar devem ter se desenvolvido melhor que as mantidas no escuro.
- Atividade 1. Nessa atividade, os estudantes devem observar os resultados obtidos, que podem variar de experimento para experimento. Espera-se que as sementes em local iluminado tenham germinado e as plantas tenham se desenvolvido; já as sementes dentro da caixa com e sem furo, que não tenham germinado ou tenham se desenvolvido menos que as sementes do local iluminado.
- Atividade 2. Estimule os estudantes a compararem os resultados com as hipóteses da etapa Levante suas hipóteses. Responda com eles o que foi previsto e o que não foi. É importante que os estudantes compreendam que as hipóteses podem ser invalidadas pelo experimento e que isso não é um erro, mas sim um acontecimento comum na Ciência, que vai permitir que as hipóteses sejam repensadas e reformuladas.
- Atividade 3. Essa atividade permite verificar se eles desenvolveram adequadamente a habilidade EF02CI05.
MP116
Capítulo 2. Características das plantas
Existem plantas de diferentes tamanhos. Por exemplo, as árvores podem ser altas ou baixas. Os arbustos são menores e têm seus ramos próximos ao solo. Há plantas que crescem próximas ao chão, chamadas de plantas rasteiras.
As plantas também podem ser muito diferentes entre si. No entanto, em geral, a maioria delas apresenta as mesmas partes básicas.
- Quais partes das plantas você conhece?
PROFESSOR
Resposta pessoal.Partes das plantas
As plantas são formadas por raízes, caule e folhas. Muitas plantas também produzem flores e frutos.
No interior dos frutos ficam as sementes. Flores, frutos e sementes participam da reprodução das plantas. Acompanhe a leitura do professor e identifique as partes da planta na imagem.
LEGENDA: A laranjeira produz flores e frutos.
flor: estrutura reprodutiva da maioria das plantas.
fruto: protege as sementes.
semente: origina uma nova planta.
folha: principal local da planta onde ocorrem a produção do alimento e a respiração.
caule: sustenta a planta e transporta água e nutrientes.
raiz: sustenta a planta e absorve água e nutrientes. FIM DA LEGENDA.
Observação: Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos do capítulo
- Conhecer as diferentes partes de uma planta.
- Observar a variedade de formas das diferentes partes das plantas.
- Compreender que as plantas têm ciclo de vida.
- Conhecer e identificar as mudanças no corpo da planta ao longo do desenvolvimento.
Comente com os estudantes que o Brasil tem grande riqueza de plantas e que o número de espécies conhecidas cresce a cada ano, conforme os pesquisadores vão descrevendo novas espécies. Alerte-os de que, ao mesmo tempo que novas espécies são descritas, muitas espécies deixam de existir. Isso ocorre em grande parte porque determinadas atitudes dos seres humanos causam degradação ambiental e podem levar algumas espécies de plantas à extinção, assim como acontece com os animais.
Explique aos estudantes que as partes de uma planta podem ser muito diferentes das partes de outra. Em geral, algumas estruturas costumam ser facilmente reconhecíveis em qualquer planta. É o caso das folhas, do caule, da raiz e das flores. Mas, entre a variedade e plasticidade das plantas, há espécies cuja morfologia não é tão óbvia, oferecendo dificuldade na identificação de suas estruturas.
-
Atividade 1. Essa é uma pergunta exploratória para que os estudantes exponham seus conhecimentos prévios. A resposta é
pessoal
e não é necessário que esteja correta
nessa
etapa.
Selecione alguns estudantes para lerem, em voz alta, as legendas referentes a cada parte de uma laranjeira. A leitura da imagem permitirá trabalhar com aspectos da habilidade EF02CI06. Em seguida, peça aos estudantes que desenhem uma planta e que deem nome às suas diferentes estruturas. Esse desenho pode ser feito com base nos conhecimentos que eles já têm ou na observação de plantas em jardins ou levadas para a sala de aula
BNCC em foco na dupla de páginas:
EF02CI06
Ervas, arbustos e árvores. As plantas cuja parte aérea apresenta uma estrutura ereta costumam ser classificadas em três categorias – ervas, arbustos ou árvores –, de acordo com o aspecto geral do caule.
Ervas: são plantas de caule flexível, não lenhoso (o tronco não forma madeira) e parcial ou inteiramente esverdeado. Podem ser anuais ou perenes; no entanto, em muitas das ervas perenes, ou seja, que têm ciclo de vida longo, há mudança anual da parte aérea.
MP117
- Observe as imagens de alguns alimentos e faça o que se pede.
LEGENDA: Abacate. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Graviola. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Espinafre. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Rabanete. FIM DA LEGENDA.
Observação: As imagens não estão na mesma proporção. Fim da observação.
- Circule nas imagens somente as folhas.
PROFESSOR
Resposta: espinafre; rabanete.
- Indique os frutos com uma seta.
PROFESSOR
Resposta: abacate; graviola.
- Que outras estruturas das plantas são mostradas nas imagens?
_____
PROFESSOR
Resposta: Raiz (rabanete e espinafre) e semente (graviola e abacate). Os estudantes podem mencionar também o caule do espinafre e do rabanete.Raízes
As raízes fixam a planta no solo e absorvem água e nutrientes. Algumas plantas, como a grama, têm raízes finas e em grande quantidade. Já outras, como a cenoura, têm uma raiz mais grossa e muitas outras raízes mais finas.
LEGENDA: As raízes da grama se espalham pelo solo. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: As raízes da cenoura armazenam nutrientes e são importantes para a alimentação de diversos animais. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Arbustos: são plantas de porte pequeno ou mediano, com caule mais rígido e lenhoso do que as ervas. O caule é ramificado desde o solo. A maioria dos arbustos é perene.
Árvores: são plantas de caule lenhoso, no qual é possível identificar um eixo principal, o tronco propriamente dito. Do tronco surgem ramificações, os galhos. As árvores são plantas perenes e podem viver por muitos anos.
-
Atividade 2. Essa atividade propõe aos estudantes que relacionem o conteúdo trabalhado com as imagens de partes da planta. Ela favorece o desenvolvimento da habilidade EF02CI06, permitindo que os estudantes identifiquem folhas, frutos, raízes e sementes.
A maioria dos alimentos que consumimos diariamente é de origem vegetal. Peça aos estudantes que pensem em alimentos de origem vegetal e solicite a eles que escrevam na lousa o nome de um desses alimentos. O restante da turma deve tentar identificar qual parte da planta é consumida. Dessa forma, eles vão colocando em prática o reconhecimento das diferentes partes das plantas. Caso seja necessário, sugira outras opções. Veja alguns exemplos:
Raiz: batata-doce, beterraba, cenoura, mandioquinha (batata-baroa), rabanete etc.
Caule: batata-inglesa (batata comum), cana-de-açúcar, canela (casca de árvore), gengibre etc.
Folha: alface, espinafre, louro, orégano, repolho, salsinha etc.
MP118
Caule
O caule sustenta a planta e transporta água e nutrientes entre as raízes e as folhas. Há plantas com caules finos e flexíveis, como as margaridas. Outras plantas podem ter os caules grossos e rígidos, como as árvores.
LEGENDA: A margarida atinge 70 centímetros de altura; seus caules são verdes e flexíveis. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: A samaúma é uma árvore brasileira que pode chegar a 50 metros de altura. Município de Novo Airão, Amazonas, em 2019. FIM DA LEGENDA.
Folhas
A produção de alimentos das plantas acontece principalmente nas folhas. Em geral, elas são verdes e possuem forma e tamanho variados.
LEGENDA: O guaimbé é uma planta com folhas bem recortadas e que podem passar de 1 metro de comprimento. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: A vitória-régia é uma planta aquática com folhas redondas que flutuam sobre a água e podem atingir 2 metros de diâmetro. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Se possível, peça aos estudantes que recolham folhas de plantas caídas no chão ao longo de uma semana e as levem para a sala de aula. Leve um pedaço de papel kraft e coloque-o no meio da sala. Permita aos estudantes que fixem livremente com fita adesiva as folhas no papel kraft. Depois, solicite a eles que descrevam coletivamente cada folha, como o formato, a cor e o tamanho. Esse tipo de atividade, além de reforçar o conceito de variedade de formas e tamanho de folhas, auxilia no desenvolvimento da habilidade EF02CI06 e no vocabulário dos estudantes.
Comente com eles que o caule é popularmente reconhecido como a parte que está sobre o solo e que sustenta outras estruturas da planta, como folhas, flores e frutos. Entre as funções do caule, podemos citar o transporte de água e nutrientes, a sustentação do corpo da planta, o armazenamento de reservas (água ou nutrientes) e, em alguns casos, a reprodução vegetativa (assexuada). Leia mais informações no texto complementar a seguir.
Na morfologia vegetal, existem diversas classificações de raízes, caules e folhas.
Para o estudante ler
SIQUEIRA, C. Aprendendo a plantar. Barueri: Nobel, 2007.
O livro ensina, de forma simples e interessante, como fazer uma horta.
BNCC em foco na dupla de páginas:
EF02CI06
O caule. De forma geral, os caules podem ser classificados em subterrâneos, aéreos ou aquáticos. Os tipos mais comuns de caule aéreo são os troncos das árvores e dos arbustos e as hastes das plantas herbáceas. Há ainda os caules volúveis, que são relativamente finos e longos, que se enrolam em outros suportes, denominados trepadores, ou crescendo rente ao solo, chamados de rastejantes.
MP119
Flores e frutos
Algumas plantas produzem flores em certas épocas do ano. Essas estruturas estão relacionadas à reprodução e podem ser muito variadas em tamanho, cor, forma e cheiro.
As flores podem originar frutos. Dentro dos frutos, existem as sementes. Há muitos tipos de frutos. Eles podem ser carnosos, como a goiaba, ou secos, como o amendoim.
Observação: Os elementos da página não estão na mesma proporção. Fim da observação.
LEGENDA: Flor do maracujazeiro. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Fruto do maracujazeiro. No destaque, as sementes do maracujá. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Flor da goiabeira. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Fruto da goiabeira. No destaque, as sementes da goiaba. FIM DA LEGENDA.
- Identifique as partes das plantas das imagens abaixo.
_____
PROFESSOR
Resposta: sementes_____
PROFESSOR
Resposta: fruto_____
PROFESSOR
Resposta: flor_____
PROFESSOR
Resposta: caule_____
PROFESSOR
Resposta: folhasMANUAL DO PROFESSOR
Os caules subterrâneos geralmente armazenam reservas de nutrientes para as plantas, principalmente o amido, um tipo de carboidrato. Entre os caules subterrâneos podemos citar os rizomas, que crescem abaixo do solo, porém horizontalmente e rentes à superfície. Esse caule emite brotos para fora da terra (folhas e estruturas reprodutivas) e raízes no solo. Um exemplo de planta com caule tipo rizoma é a bananeira. Os tubérculos também são caules subterrâneos; são caracterizados por armazenar grande quantidade de reservas. A batata-inglesa, por exemplo, armazena amido. Também há os bulbos, que são caules subterrâneos envolvidos por um conjunto de folhas, como a cebola.
Converse com os estudantes sobre outros exemplos de flores, sementes e frutos. Você pode pedir que eles enumerem novos exemplos, registrando-os na lousa.
- Outros exemplos de flor: alcachofra, brócolis, couve-flor e hibisco.
- Outros exemplos de semente: amendoim, arroz, feijão, milho, gergelim, soja e semente de girassol.
- Outros exemplos de fruto: abacate, abobrinha, laranja, pimentão e tomate.
-
Atividade 3. Nessa atividade, os estudantes vão identificar as principais partes de duas plantas. Aproveite para reforçar o trabalho com a habilidade EF02CI06.
Para complementar, sugerimos apresentar aos estudantes a música “Pomar”, do grupo Palavra Cantada. Essa canção apresenta outros frutos e suas respectivas árvores. O trabalho com música em sala de aula é um importante recurso didático, pois ajuda no desenvolvimento cognitivo dos estudantes, além de ser uma forma divertida e descontraída de aprender.
Para você assistir
MARGARET Mee e a Flor da Lua. Direção: Malu de Martino. Petrópolis: Bretz Filmes, 2013.
O documentário retrata a vida e a obra da artista botânica Margaret Mee. Mostra a última expedição que a artista fez à Amazônia, aos 79 anos, para documentar o desabrochar da Flor da Lua.
MP120
Ciclo de vida das plantas
As plantas nascem, crescem, podem se reproduzir e morrem. Isso significa que elas têm um ciclo de vida.
A maioria das plantas nasce de uma semente. Dela surge uma pequena raiz, depois um caule fino e as folhas. Com o tempo, o corpo da planta cresce e se desenvolve. Podem surgir, então, flores, frutos e sementes.
O tempo de vida das plantas é bem variado. Há plantas que podem viver por muitos anos. Outras têm um ciclo de vida curto e podem viver menos de um ano. Observe o ciclo de vida de uma planta que produz flores, frutos e sementes. Acompanhe a leitura do professor e identifique as etapas na imagem abaixo.
LEGENDA: Ciclo de vida de um ipê-rosa
A planta adulta pode produzir flores e se reproduzir. Das flores formam-se os frutos.
Dentro dos frutos ficam as sementes.
A semente germina (nasce) e aos poucos se desenvolve.
O ipê-rosa cresce e pode atingir de 18 a 35 metros de altura.
O ipê-rosa vive cerca de 50 anos. FIM DA LEGENDA.
Observação: Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
Boxe complementar:
Hora da leitura
- Rubens, o semeador, de Ruth Rocha, Editora Salamandra.
- Almanaque pé de planta, de Rosane Pamplona, Editora Moderna.
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
O fato de terem realizado a construção da horta no início do estudo da unidade permitirá aos estudantes acompanharem o crescimento de uma planta para compreenderem seu ciclo de vida. Esse é um bom momento para retomar e comparar os registros feitos até o momento.
É possível que alguns estudantes perguntem se todas as plantas se desenvolvem de uma semente. Explique, de forma simplificada, que algumas plantas não têm sementes, mas têm estruturas com função semelhante (os esporos), que podem germinar em solo adequado. É o que acontece, por exemplo, com as samambaias. Mostre, em fotografias ou na planta, os pontos pretos da face inferior de uma folha de samambaia, na qual estão os esporos. Além disso, há casos em que de uma parte da planta pode originar-se uma nova planta. Exemplifique essa técnica de obtenção de mudas citando o caso da violeta, cujas folhas podem originar novos indivíduos por meio de enraizamento. A origem das partes de uma planta e o seu desenvolvimento podem ser relacionados à habilidade EF02CI06.
Auxilie os estudantes na leitura da imagem. Indique a sequência de leitura e como as cotas se relacionam à imagem. Em seguida, escolha alguns estudantes para ler, em voz alta, cada uma das etapas do ciclo de vida. Se julgar pertinente, peça a eles que pesquisem outras plantas e reproduzam seu ciclo de vida por meio de esquemas semelhantes. Compreender esquemas é uma habilidade necessária às Ciências da Natureza e favorece o desenvolvimento da competência específica 2.
BNCC em foco na dupla de páginas:
EF02CI04, EF02CI06
MP121
- Numere de 1 a 4 as imagens que representam as fases da vida de uma planta de milho. Depois, escreva abaixo de cada imagem a etapa do ciclo de vida em que a planta está. Use as palavras do quadro.
nasce
cresce
se reproduz
morre
_____; _____; _____; _____
PROFESSOR
Resposta: Sequência correta: 3, 2, 4, 1. Se reproduz; Cresce; Morre; NasceObservação: As imagens desta página não estão representadas na mesma proporção. Fim da observação.
- Como vocês estão cuidando da horta que seu grupo construiu? As sementes germinaram? Em que fase do ciclo de vida elas se encontram?
PROFESSOR
Respostas variáveis.
- Quais são as primeiras estruturas que surgem das sementes? Pinte o quadro.
caule
fruto
raiz
folhas
flor
PROFESSOR
Resposta correta: raiz.MANUAL DO PROFESSOR
-
Atividade 4. Essa atividade favorece o desenvolvimento de parte da habilidade EF02CI04, ao descrever características de fases da vida da planta. A partir da observação das imagens, os estudantes desenvolvem habilidades que
englobam
a escrita e a ordenação de números naturais, noções fundamentais da Matemática.
Para auxiliar no trabalho com a habilidade EF02CI04, apresente aos estudantes outras situações em que o termo desenvolvimento poderia ser empregado no contexto da disciplina de Ciências. Por exemplo: o desenvolvimento de um embrião (bebê) na barriga da mãe, o desenvolvimento de uma doença etc. Com o passar do tempo, os seres humanos não apenas crescem em estatura, mas também aprendem a caminhar, sua capacidade de se comunicar aumenta, desenvolvem habilidades manuais, como a escrita e as artes, a prática de esportes etc. É essa noção de desenvolvimento que se espera que os estudantes construam. Ao final, observe se houve melhora na compreensão do termo. Caso persistam equívocos, ofereça outros exemplos e corrija-os.
- Atividade 5. Os estudantes devem, se possível, observar a horta feita no início da unidade antes de responder a essa questão. Espera-se que tenham notado que a raiz foi a primeira estrutura que surgiu a partir da semente.
- Atividade 6. A primeira estrutura que surge durante o processo de germinação é a raiz.
MP122
Para ler e escrever melhor
Observação: Acompanhe a leitura que o professor vai fazer.
Este texto descreve o processo de polinização feito pelas abelhas. Fim da observação.
Abelhas e polinização
A polinização é o transporte do pólen . Os animais que transportam o pólen, como as abelhas, são chamados de polinizadores.
As abelhas visitam as flores em busca de alimento. Elas se alimentam de pólen e de néctar, que é um líquido adocicado. Ao pousar em uma flor, o pólen gruda nas pernas e nas asas da abelha. Quando ela visita outra flor, leva o pólen grudado no corpo.
A polinização contribui para a reprodução das plantas. Depois da polinização, pode ocorrer a fecundação . A flor fecundada dá origem ao fruto. No interior do fruto, as sementes se desenvolvem. Quando chegam ao solo, elas podem germinar e formar uma nova planta.
A reprodução da maior parte das plantas que conhecemos depende da polinização feita pelas abelhas.
LEGENDA: Mamangava com corpo coberto de pólen. Ela mede cerca de 3 centímetros. FIM DA LEGENDA.
Observação: Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos da seção
- Ressaltar a importância da polinização para a reprodução da maioria das plantas.
- Trabalhar a compreensão de texto e a organização das informações principais.
- Aprender a transformar as informações de um esquema em um breve texto.
Comente com os estudantes que, embora a abelha africanizada Apis mellifera seja a mais conhecida no Brasil, ela é uma espécie exótica, introduzida no país no século XIX. Existem centenas de espécies de abelhas nativas com hábitos sociais, conhecidas como “abelhas indígenas” ou “abelhas sem ferrão”.
Para os estudantes dos anos iniciais, a produção de um texto pode ser um grande desafio. Apesar dessas dificuldades, eles devem ter contato com a leitura, com a interpretação e com a construção de textos, pois essas atividades vão ajudá-los no processo de letramento, na aquisição e na ampliação de vocabulário, no entendimento de conceitos, no planejamento da escrita e na confecção de suas próprias produções textuais. Aos poucos, os estudantes terão maior domínio dos modelos de texto com os quais trabalharam (texto expositivo, descritivo, de exemplos, de causas e consequências, sequencial etc.).
BNCC em foco na dupla de páginas:
EF02CI04, EF02CI06
Para você ler
GARIBALDI, L. A. et al. Aplicações do protocolo de avaliação socioeconômica de práticas amigáveis aos polinizadores no Brasil. Fundo Brasileiro para a Biodiversidade. Rio de Janeiro: Funbio, 2015.
Artigo sobre a importância do serviço ecossistêmico de polinização na agricultura.
MP123
Analise
- Assinale os aspectos da polinização que foram mencionados no texto.
Tabela: equivalente textual a seguir.
( ) O que é.
( ) Quem faz.
( ) Origem do nome.
( ) Como ocorre.
( ) Quanto tempo dura.
( ) Importância para as plantas.
PROFESSOR
Respostas corretas:O que é; Quem faz; Como ocorre; Importância para as plantas.
Organize
- Preencha o esquema a seguir com as informações do texto.
_____
PROFESSOR
Resposta: pelas abelhas (polinizador); pólen; das plantas.Escreva
- Veja algumas informações sobre a dispersão de sementes no esquema a seguir.
- Escreva uma ou duas frases sobre a dispersão de sementes, usando as informações do esquema.
PROFESSOR
Resposta pessoal.MANUAL DO PROFESSOR
O trabalho com esse texto auxilia no desenvolvimento de duas habilidades: EF02CI04 e EF02CI06, ao falar de características de plantas e animais e também por auxiliar na identificação de partes das plantas.
- Atividade 1. Nas duas primeiras atividades, os estudantes devem localizar as informações apresentadas no texto. Na primeira atividade, verifique se eles relacionam corretamente essas informações com alguns dos aspectos mencionados: o que é, quem faz e como ocorre. Estabelecer tais relações é importante para a compreensão do texto.
- Atividade 2. Nessa atividade, os estudantes devem localizar as informações que completam as sentenças corretamente, o que também indica a compreensão do texto.
-
Atividade 3. Os estudantes
devem
observar o esquema com as informações de dispersão de sementes para compreender como é esse processo. Auxilie-os com perguntas instigadoras como: “Qual é a relação com a polinização?”; “Qual delas acontece antes e qual acontece depois?”. Em seguida, eles
devem
resumir o
processo
com frases simples. Sugira aos estudantes que usem alguns dos aspectos mencionados na atividade 1 como guia, ou seja, como “perguntas” a
serem
respondidas por eles. Esse exercício requer dos estudantes compreensão do
processo
como um todo, pois só assim será possível interpretar o esquema gráfico e explicá-lo.
Domínio da linguagem
Leitura de esquemas. A utilização de esquemas ajuda a estabelecer relações entre os conceitos trabalhados no texto e pode servir como guia de estudo.
MP124
Capítulo 3. As plantas na alimentação
Nós utilizamos muitas plantas na alimentação. Elas fornecem nutrientes importantes para o bom funcionamento do nosso corpo.
Podemos consumir diferentes partes das plantas, como raízes, caules, folhas, flores, frutos e sementes. Leia, em voz alta, o exemplo que o professor indicar.
LEGENDA: As folhas do almeirão são utilizadas para fazer saladas. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: O feijão é uma semente e está presente em muitas refeições. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Dos brócolis são utilizadas principalmente as flores, que podem ser cozidas. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: A mandioca é uma raiz que pode ser cozida, frita, feita como purê ou usada como farinha. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: O caule do gengibre pode ser usado para fazer chás ou como tempero. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: A acerola é um fruto utilizado para fazer sucos e sobremesas. FIM DA LEGENDA.
Observação: As imagens não estão na mesma proporção. Fim da observação.
- Por que é importante consumir plantas?
_____
PROFESSOR
Resposta: Porque elas fornecem nutrientes que contribuem para o bom funcionamento do nosso corpo.MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos do capítulo
- Identificar as plantas como parte da dieta dos seres humanos.
- Conhecer as partes das plantas utilizadas na alimentação.
Inicie este capítulo perguntando aos estudantes qual dos seguintes alimentos eles já provaram ou conhecem: almeirão, feijão, brócolis, mandioca, gengibre e acerola. Verifique também, de acordo com a habilidade EF02CI06, se todos sabem qual parte dessas plantas nós consuminos e qual é a importância de ingerirmos esses alimentos.
Selecione estudantes para ler os trechos sobre as partes comestíveis das plantas. Verifique se todos percebem que não consumimos as mesmas partes das plantas. Dependendo do alimento, podemos comer as folhas, o caule, a raiz, os frutos e até mesmo as flores. Essas partes podem ser preparadas e consumidas de várias formas. Somando isso à enorme diversidade de plantas, é possível notar que temos muitas opções de consumo de plantas em nossa alimentação, o que traz benefícios para nossa saúde. Verifique se os estudantes conhecem esses benefícios pedindo a eles que respondam à atividade 1.
-
Atividade 1. Espera-se que os estudantes reconheçam a importância de consumir plantas, especialmente pelo fato de elas fornecerem nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo. Explique que cada vegetal tem uma composição diferente de nutrientes. Assim, quanto mais diversificada for a alimentação, mais nutrientes estaremos ingerindo.
Diga aos estudantes que nem todas as plantas podem ser consumidas, pois algumas são tóxicas para o ser humano. Entre elas, antúrio (Anthurium andreanum), jiboia (Scindapsus aureus), comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia sp.) e azaleia (Rododendrum indicum).
BNCC em foco na dupla de páginas:
EF02CI06
Texto complementar
Flores que estão no seu jardim, mas podem ser usadas na sua comida
Diversas espécies de plantas que produzem flores, cujas pétalas e sépalas são comestíveis, estão sendo cada vez mais empregadas na culinária, acompanhando pratos, saladas e doces, principalmente na primavera. Existem algumas que são mais conhecidas, pois as temos em nossa mesa quase que diariamente, como a couve-flor, o brócolis, a alcachofra e a flor de abóbora.
MP125
- Complete as frases informando a parte da planta que é consumida.
LEGENDA: Do _____ da cana-de-açúcar pode ser produzido o açúcar. FIM DA LEGENDA.
PROFESSOR
Resposta: cauleLEGENDA: As _____ da couve-flor são comestíveis e nutritivas. FIM DA LEGENDA.
PROFESSOR
Resposta: floresLEGENDA: As _____ da alface são usadas em saladas. FIM DA LEGENDA.
PROFESSOR
Resposta: folhasLEGENDA: Usamos o _____ do tomateiro em saladas, molhos e muitos outros pratos. FIM DA LEGENDA.
PROFESSOR
Resposta: frutoLEGENDA: Comemos as _____ da batata-doce. FIM DA LEGENDA.
PROFESSOR
Resposta: raízesLEGENDA: Os frutos da castanha-do-pará contêm _____ com alto valor nutritivo. FIM DA LEGENDA.
PROFESSOR
Resposta: sementesObservação: As imagens não estão na mesma proporção. Fim da observação.
- Preencha o quadro indicando o nome de alguns alimentos que compõem a imagem abaixo e qual parte da planta foi utilizada.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Alimento
Parte da planta
Beterraba
Raiz
Repolho
Folha
_____
PROFESSOR
Resposta: Brócolis_____
PROFESSOR
Resposta: Flores_____
PROFESSOR
Resposta: Couve-flor_____
PROFESSOR
Resposta: Flores_____
PROFESSOR
Resposta: Tomate_____
PROFESSOR
Resposta: Fruto_____
PROFESSOR
Resposta: Pepino_____
PROFESSOR
Resposta: Fruto_____
PROFESSOR
Resposta: Cenoura_____
PROFESSOR
Resposta: Raiz
MANUAL DO PROFESSOR
Mas figuram, ainda, como comestíveis, os capuchinhos, as rosas, as begônias, as calêndulas, os amores-perfeitos, os crisântemos, as tulipas, as alfazemas e as menos conhecidas, como cravinas e verbenas-limão. […] é fundamental saber que não são todas as espécies que podem ser ingeridas. Existem flores que apresentam princípios tóxicos e não devem ser usadas na alimentação de forma alguma. Exemplos disso são a violeta-africana, o copo-de-leite, a azálea, o bico-de-papagaio, o lírio, entre outras. [...]
Depois de colhidas, as flores são comercializadas em embalagens especiais que garantem sua integridade e são transportadas sob refrigeração.
FONTE: STANCATO, G. C. Flores comestíveis: sabores e aromas. Instituto Agronômico. Disponível em: http://fdnc.io/eiw. Acesso em: 6 jul. 2021.
-
Atividade 2. Pergunte aos estudantes se já comeram algum desses alimentos e se eles acham que todos são a mesma parte da planta. Se possível, leve para a sala de aula alguns deles. Deixe que os estudantes os peguem e observem. Após essa experiência, peça a eles que preencham as lacunas.
Nessa atividade, os estudantes vão identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas como alimento, conforme a habilidade EF02CI06.
A título de curiosidade, converse com os estudantes sobre as flores comestíveis. Explique que não é qualquer flor que pode ser consumida, pois algumas delas podem ser tóxicas e prejudiciais ao organismo. As flores que podem ser consumidas devem ser cultivadas para essa finalidade.
-
Atividade 3. Nessa atividade, os estudantes
devem
observar a imagem formada por alimentos e descobrir quais alimentos a compõem. Em seguida, todos
devem
preencher o quadro com a parte correspondente da planta.
Se julgar pertinente, pesquise e mostre aos estudantes a obra do fotógrafo e artista inglês Carl Warner, que faz “paisagens de alimentos”. Suas obras misturam diversos tipos de alimento para criar paisagens surrealistas. As imagens são bastante atrativas às crianças, que podem tentar identificar os alimentos utilizados para a produção das paisagens.
MP126
ÁLBUM de Ciências
Observação: Acompanhe a leitura que o professor vai fazer. Fim da observação.
As plantas e a arte
Muitos pintores já retrataram em suas obras a relação das pessoas com as plantas mostrando a sua importância em nosso cotidiano.
Tarsila do Amaral (1886-1973) foi uma das pintoras mais importantes do Brasil. No início da carreira, seus quadros tinham cores fortes e retratavam paisagens tropicais, a beleza e a variedade das plantas e dos animais brasileiros.
LEGENDA: O vendedor de frutas, obra feita por Tarsila do Amaral, em 1925. Óleo sobre tela, 108 centímetros × 84 centímetros. Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro. FIM DA LEGENDA.
Outro tema frequente nas pinturas de artistas brasileiros são cenários rurais e o trabalho em plantações. A artista Edna de Araraquara, nascida em 1955 no interior de São Paulo, retratou a colheita de café, um grão bastante produzido na região onde ela nasceu.
LEGENDA: Colheita de café, obra feita por Edna de Araraquara, em 1982. Acrílico sobre tela, 20 centímetros × 40 centímetros. Galeria Jacques Ardies, São Paulo. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivo da seção
- Conhecer obras de arte que retratam plantas usadas na alimentação.
- Aqui é possível fazer uma conexão com a
disciplina
de Arte. Sugira aos estudantes uma pesquisa de outras obras de arte que retratem a relação das pessoas com plantas. Se julgar possível, peça a eles que
levem
para a sala de aula as obras
impressas,
apresentando o nome do artista, o nome da obra e em que ano foi feita. Solicite aos estudantes que observem e
contem
para o professor e para os colegas o que acharam de cada obra, comparando-as sempre que possível. Estimule-os a expressarem o que sentiram, não se preocupando em fazer considerações positivas apenas.
Avalie a possibilidade de propor aos estudantes que criem a sua própria obra de arte. Para isso, eles deverão representar alguma cena em que as plantas sejam representadas como alimento. Você pode pedir a eles que usem qualquer material de desenho: lápis colorido, tinta guache, giz etc. Outra opção é usar partes comestíveis de plantas, como grãos, para compor as obras. Essa é outra oportunidade para explorar a habilidade EF02CI06. Ao final, faça uma exposição com todas as obras de arte produzidas pela turma.
O trabalho com obras de arte de estilos distintos favorece o desenvolvimento do senso estético para fruir produções artísticas. Ao trabalhar de forma interdisciplinar com o objeto de conhecimento Sistemas de linguagem, do componente curricular Arte, os estudantes podem conhecer a obra de dois artistas e compará-las. Assim, é possível desenvolver a competência geral 3. A seção também é um dos momentos de trabalho do tema pluralidade cultural, com uma abordagem atual de relevância e pertinente ao conteúdo.
BNCC em foco na dupla de páginas:
EF02CI06
Texto complementar
Você sabe o que são Pancs?
Pancs (Plantas Alimentícias Não Convencionais) são plantas de desenvolvimento espontâneo, facilmente encontradas em jardins, hortas, quintais e até mesmo em calçadas de rua. Infelizmente, muitas das espécies de Pancs são tidas pela população em geral e até pelos próprios agricultores como infestantes e daninhas ou “mato” – e por isso são pouco utilizadas na alimentação por falta de conhecimento ou costume. Estudos revelam que as Pancs possuem teores de minerais, fibras, antioxidantes e proteínas significativamente maiores quando comparadas às plantas domesticadas. [...]
MP127
Atividade prática. Pesquisa
Observação: Acompanhe a leitura que o professor vai fazer. Fim da observação.
Você sabe o que são PANCs?
A sigla PANC significa plantas alimentícias não convencionais e refere-se a partes de plantas – como raízes, caules, folhas, flores, frutos e sementes – que podem ser consumidas pelo ser humano. No entanto, por não serem conhecidas ou comercializadas em feiras e mercados, não são comuns em nossa alimentação.
Muitas PANCs são nativas do Brasil, ou seja, naturais do ambiente. Em geral, elas nascem e se desenvolvem sem serem semeadas ou cultivadas e aproveitam melhor os nutrientes do solo. A concentração dos nutrientes delas chega a ser superior à das hortaliças.
O que você vai fazer
Entrevistar pessoas sobre PANCs para divulgar esses vegetais.
Como você vai fazer
- Reunidos em grupos, pesquisem exemplos de PANCs, identificando partes comestíveis, valor nutricional e a região do Brasil onde a planta ocorre. Registrem tudo no caderno e, se possível, separem imagens das plantas.
- Os grupos devem compartilhar os resultados da pesquisa e escolher três ou quatro exemplos, se possível da sua região, para fazer a entrevista.
- Anote o nome e a idade do seu entrevistado. Para cada PANC selecionada, faça as perguntas abaixo.
- Depois, com ajuda do professor, reúnam as respostas dos entrevistados.
- Criem cartazes sobre as PANCs usadas nas entrevistas, divulgando as informações e imagens que vocês obtiveram na etapa 1.
PROFESSOR
Respostas variáveis.LEGENDA: Refeição preparada com taioba, capuchinha, beldroega, açafrão da terra e outras PANCs. Município de Pindamonhangaba, São Paulo, em 2018. FIM DA LEGENDA.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Nome da PANC: |
||
---|---|---|
Você conhece essa planta? |
( ) sim |
( ) não |
Você já se alimentou dela? |
( ) sim |
( ) não |
Conhece alguém que se alimenta ou já se alimentou dela? |
( ) sim |
( ) não |
MANUAL DO PROFESSOR
A taioba já foi apreciada na culinária mineira, mas acabou sendo esquecida ou substituída com o passar do tempo. É rica em vitaminas do complexo B, A e C e em minerais como cálcio e fósforo. A abundância de ferro faz com que a sabedoria popular lhe atribua a cura da anemia. [...]
Podemos citar, ainda, outras variedades: almeirão-do-campo, ariá, beldroega, capeba, capiçoba, capim-colonião, capuchinha, caruru, centela, chicória-do-campo, língua-de-vaca, ervilha-borboleta, jaracatiá, lírio-do-brejo, picão, rami, tanchagem, vinagreira e mais centenas de espécies que podem ser encontradas no Brasil.
[...]
FONTE: CARVALHO, D. Você sabe o que são Pancs? Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina. Disponível em: http://fdnc.io/eix. Acesso em: 25 abr. 2021.
Objetivos da seção
- Familiarizar-se com a variedade de plantas alimentícias.
- Reconhecer partes de plantas.
- Reconhecer a cultura local.
- Realizar a preparação e a execução de entrevista.
Inicie com a leitura compartilhada do texto. Escreva a sigla na lousa e pergunte aos estudantes o que cada letra indica. Verifique se reconhecem que as letras representam palavras e se eles distinguem plantas comumente usadas na alimentação daquelas que, apesar de muito nutritivas, são pouco conhecidas ou pouco usadas como alimento.
A seção também é um dos momentos de trabalho do tema pluralidade cultural, com uma abordagem atual de relevância e pertinente ao conteúdo, pois as PANCs variam nas regiões do Brasil. Por isso, realize uma pesquisa prévia sobre as espécies mais comuns em sua região. Ajude-os a selecionarem os dados solicitados no item 1, além de registrarem curiosidades que podem ter chamado a atenção. Ao final, escolham 4 exemplos de PANCs para reproduzir, no caderno, uma ficha para cada PANC. Elas serão usadas na entrevista. Lembre-os de pedirem autorização para uso do nome das pessoas.
As respostas aos questionários podem ser organizadas em tabelas, num trabalho interdisciplinar com Matemática, desenvolvendo a competência geral 4 e a competência específica 6. Os cartazes podem ser desenhados ou feitos com fotografias das PANCs.
Domínio da linguagem
Entrevista. Ao organizar a entrevista, os estudantes aprendem outra forma de obter informações e conhecimento. A entrevista também é uma maneira de valorizar o conhecimento de outras pessoas (acadêmico, formal ou tradicional popular).
Educação em valores
Alimentação e cultura. Se possível, peça aos estudantes que pesquisem as culturas alimentares em cada região do Brasil. É importante para a formação dos estudantes que saibam que a alimentação é reflexo da influência regional e familiar e, portanto, pode ser diferente até mesmo entre famílias.
MP128
Capítulo 4. Outros usos das plantas
As plantas estão presentes no dia a dia de todas as pessoas. Além da alimentação, elas também são utilizadas para outros fins. Veja alguns exemplos.
- Construção: as plantas fornecem materiais para a construção de casas, móveis, barcos, cercas e outros objetos.
LEGENDA: Pescador caiçara em barco artesanal fabricado em uma peça única de tronco de árvore. Município de Beruri, Amazonas, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Moradias indígenas cobertas por sapé, um tipo de palha de capim. Aldeia no município de Juína, Mato Grosso, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- Olhe ao seu redor. Você identifica algo que foi feito com plantas? Se sim, o quê?
PROFESSOR
Resposta variável. Os estudantes podem apontar roupas (algodão), objetos de madeira, livros, cadernos, borracha, entre outros.
- Leia o texto para um
colega
e observem a imagem.
Pau a pique é uma técnica de construção tradicional que utiliza recursos naturais. A estrutura da parede é feita de madeira, retirada de galhos ou troncos de árvores comuns em cada região, ou de bambu. Depois, essa estrutura é preenchida com barro.
LEGENDA: Casa de pau a pique em construção no município de Nossa Senhora do Livramento, Mato Grosso, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- Quais plantas são usadas na construção de casas de pau a pique?
_____
PROFESSOR
Resposta: Árvores comuns de cada região ou bambu.MANUAL DO PROFESSOR
Objetivo do capítulo
- Reconhecer usos das plantas pelos seres humanos na construção, indústria, como combustível e medicamentos.
- Atividade 1. É importante que os estudantes reconheçam a presença de objetos feitos de plantas em seu cotidiano. Você pode começar falando sobre os materiais dentro da sala de aula, como roupas, mesa, carteira, folha de sulfite, livros e borracha. Depois, amplie para a escola, como estrutura, portas, janelas e, por fim, amplie para a cidade. Nessas primeiras atividades, os estudantes iniciam a identificação das relações entre as plantas, os demais seres vivos e outros elementos componentes do ambiente, conforme a habilidade EF02CI06, além de trabalharem com aspectos da habilidade EF02CI01.
-
Atividade 2. Nessa atividade, espera-se que os estudantes leiam o texto oralmente e, ao observarem a imagem, indiquem que as plantas usadas na construção de casa de pau a
pique
são os galhos ou troncos de árvores comuns em cada região ou bambu. Comente com eles que essa técnica
usa
troncos e não madeira industrializada, pois isso aumenta o custo da madeira e, consequentemente, o custo de produção da casa.
Questione se os estudantes sabem por que se escolhe o bambu ou a madeira como materiais para esse tipo de construção. Espera-se que eles elenquem características desses materiais, como resistência e durabilidade. Também podem mencionar a facilidade de encontrar esses materiais, seu preço baixo e a relativa facilidade de trabalhar com eles, em comparação com técnicas que empreguem alvenaria ou metais. Além disso, o uso desses materiais causa baixo impacto no ambiente. Este é mais um dos momentos de trabalho do tema pluralidade cultural, com uma abordagem atual de relevância e pertinente ao conteúdo.
BNCC em foco na dupla de páginas:
EF02CI01, EF02CI06
Para você ler
FURLAN, C. M.; MOTTA, L. B.; FERREIRA, M. M. S. Propostas para o ensino de Botânica: manual do curso para atualização de professores do Ensino Fundamental e Médio. São Paulo: Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, 2004.
Obra que contém textos sobre o uso das plantas no dia a dia.
MP129
- Combustível: a madeira de algumas plantas pode ser utilizada como combustível em fornos, fogões e lareiras. O etanol, combustível utilizado em automóveis, é produzido a partir da cana-de-açúcar.
LEGENDA: O fogão a lenha é utilizado no preparo de alimentos e no aquecimento das casas. Município de Iguape, São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: A cana-de-açúcar é utilizada na produção de etanol. Plantação de cana-de-açúcar, no município de Araguari, Minas Gerais, em 2019. FIM DA LEGENDA.
- Indústria: algumas plantas ou partes delas podem ser utilizadas pelas indústrias para a fabricação de vários produtos, como borracha, tintas, tecidos, papel, ceras, perfumes, sabonetes e xampus.
LEGENDA: O algodão é usado na fabricação de tecidos. Plantação de algodão no município de Cambé, Paraná, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: O eucalipto é uma árvore utilizada na fabricação de papel. Plantação de eucalipto, no município de Carrancas, Minas Gerais, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- Associe cada planta listada no quadro ao produto que é feito a partir dela.
algodão
cana-de-açúcar
eucalipto
_____
PROFESSOR
Resposta: Cana-de-açúcar._____
PROFESSOR
Resposta: Eucalipto.Observação: Os elementos não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
_____
PROFESSOR
Resposta: Algodão.MANUAL DO PROFESSOR
Para reforçar o conteúdo com os estudantes, faça uma lista de algumas das plantas citadas que são usadas pelos seres humanos. Com a turma, escreva em quais produtos essas plantas e seus derivados podem ser utilizados.
Explique aos estudantes que os processos de fabricação de tecido a partir do algodão e, principalmente, de fabricação de papel a partir da madeira envolvem várias etapas até chegar ao produto final.
Existem hoje inúmeros tipos de tecido sintético, como náilon e poliéster; comente com os estudantes que esses tecidos não são de origem vegetal, mas sim produzidos quimicamente. Existem também tecidos de origem animal, como lã e couro.
- Atividade 3. Essa atividade permite que os estudantes associem o produto com sua matéria-prima vegetal, ou seja, a planta ou o derivado a partir do qual o produto foi feito. Com essa atividade, podemos desenvolver a habilidade EF02CI01, ao identificar os materiais de que são feitos alguns produtos. A primeira imagem é um carro sendo abastecido. Espera-se que os estudantes compreendam que se trata do combustível etanol, produzido principalmente a partir da cana-de-açúcar. Na imagem dos livros, espera-se que eles identifiquem as folhas de papel e, portanto, respondam que o produto foi produzido a partir do eucalipto. Na imagem da peça de roupa, os estudantes devem responder que a matéria-prima do tecido é o algodão.
MP130
- Medicamentos: vários medicamentos disponíveis nas farmácias também são produzidos a partir de plantas.
LEGENDA: A espinheira-santa é uma planta usada na fabricação de medicamentos para dores no estômago. Sua folha mede 9 centímetros. FIM DA LEGENDA.
- Leia o texto e responda às questões.
Alguns povos indígenas que vivem na Floresta Amazônica passam nas pontas de suas flechas uma combinação de várias plantas, chamada curare. Ela causa paralisia no animal atingido pela flecha.
LEGENDA: Indígena da etnia Kalapalo pescando com arco e flecha. Município de Querência, Mato Grosso, em 2018. FIM DA LEGENDA.
- Do que o curare é feito?
_____
PROFESSOR
Resposta: O curare é feito da combinação de várias plantas da floresta.
- Para que os indígenas usam o curare?
_____
PROFESSOR
Resposta: Usam para passar nas pontas das flechas para a caça e a pesca.
Boxe complementar:
Hora da leitura
- Plantas do Brasil, de Gabriela Brioschi, Editora Odysseus.
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
Pergunte aos estudantes se eles conhecem alguém que já usou alguma planta para tratar uma doença. Comente que as plantas são usadas como medicamentos por muitas pessoas. Grande parte das plantas usadas hoje em dia como medicamento tem sido usada há centenas de anos. Elas foram identificadas por povos antigos, principalmente povos da floresta, e esse conhecimento foi transmitido de geração a geração.
Comente com eles que, diferentemente do que se pensa, muitas plantas medicinais, quando ingeridas ou usadas de maneira inadequada, podem levar à intoxicação. Por isso, mesmo que seja uma tradição familiar, recomenda-se cautela e busca de orientação médica para o uso dessas plantas.
-
Atividade 4. Essa é uma atividade de interpretação de texto em que os estudantes
devem
responder às questões e assim reconhecer o uso de uma combinação de plantas conhecida por curare. Estimule a leitura oral do texto da atividade por cada integrante da dupla seguida pela observação da imagem. Peça aos estudantes que
conversem
sobre as vantagens do uso do curare para os indígenas. Assim, eles
devem
perceber a relação entre partes de plantas e outros seres vivos, de acordo com a habilidade EF02CI06.
BNCC em foco na dupla de páginas:
EF02CI06
Sugestão de atividade: Herbário – Museu de plantas
Os estudantes devem escolher uma planta e coletar um pequeno ramo com folhas, flores e, se possível, frutos. Plantas de pequeno porte devem ser retiradas inteiras com a raiz. No caso de arbustos ou árvores, devem ser coletados ramos com cerca de 20-25 cm. Durante a coleta, os estudantes devem anotar algumas características da planta que não serão preservadas após a secagem, como coloração, altura, local onde estava, aroma etc. Depois da coleta, abram uma folha dupla de jornal e arrumem o ramo cuidadosamente.
MP131
ÁLBUM de Ciências
Paisagismo
O paisagismo é o planejamento e a organização de espaços utilizando plantas e elementos naturais e construídos. O objetivo do paisagismo é deixar um ambiente, como um jardim ou uma praça, mais bonito, com os elementos em equilíbrio.
O paisagista é a pessoa responsável pelo paisagismo de um ambiente. Ele precisa analisar as características das plantas, suas necessidades, além de fatores do ambiente, como o tipo de solo, a luminosidade, entre outros.
LEGENDA: O Sítio Roberto Burle Marx faz parte do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O desenho dos passeios e o uso de árvores nativas foram projetados para fazer sombra e atrair aves. Município de Barra de Guaratiba, Rio de Janeiro, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: O projeto de paisagismo do Parque Naturalístico Mangal das Garças foi feito pela paisagista Rosa Kliass, utilizando plantas comuns da região. Município de Belém, Pará, em 2018. FIM DA LEGENDA.
- Com ajuda de um adulto, pesquise uma fotografia sobre paisagismo, crie uma legenda para ela e compartilhe com os colegas.
PROFESSOR
Resposta variável.MANUAL DO PROFESSOR
Em seguida, dobrem a folha de jornal (com cuidado para não desarrumar o ramo) cobrindo todas as estruturas da planta e coloquem os pesos sobre ela.
Deixem a montagem em um local seco e, de preferência, quente, para que a planta seque completamente. Pode ser em um local ao Sol ou sobre uma lâmpada incandescente. Esperem por uma semana. Após a secagem, peguem o ramo e arrumem-no sobre a cartolina cortada. Fixem-no por meio de pequenas tiras de fita adesiva. Em outra folha de papel, façam uma ficha contendo as seguintes informações: Nome da planta; data da coleta; local de coleta; nome do coletor; características da planta (anotadas no caderno no início da atividade).
Objetivos da seção
- Identificar o paisagismo como forma de manter o equilíbrio dos ambientes e de preservar espécies.
- Compreender que, para fazer um projeto de paisagismo, é preciso conhecer características das plantas.
Comente com os estudantes que o paisagismo é considerado uma técnica artística. A ordem em que são dispostas as plantas e outros elementos, como vasos, esculturas e pequenos lagos, busca harmonizar esses elementos.
Proponha que, em conjunto, elaborem um projeto paisagístico para uma área do bairro. Oriente os estudantes, reunidos em grupos, a identificarem áreas verdes próximas à escola ou na região onde moram e avalie a possibilidade de visitá-la. Observem se a área está sendo cuidada e se julgam ter elementos que a tornam agradável. Se as áreas encontradas não forem bem cuidadas, converse com os estudantes sobre o motivo e que elementos poderiam ser incorporados para torná-las mais bonitas e atraírem pessoas e espécies. Se possível, leve um paisagista para conversar com eles e ajudá-los nesse trabalho. Ao final do projeto, é possível propor à comunidade extraescolar a execução do projeto ou de partes dele. Esse trabalho favorece o desenvolvimento das competências gerais 4 e 10, da competência específica 4 e da habilidade EF02CI06.
-
Tarefa de casa. Trabalhe em conjunto com a
disciplina
de Arte o objeto de conhecimento Patrimônio cultural, para que os estudantes conheçam e valorizem o patrimônio cultural apresentado nas imagens. Assim, eles podem ser orientados a pesquisar imagens que explorem o tema. Esse trabalho favorece o desenvolvimento da competência geral 3 e
enfoca
o tema pluralidade cultural, com uma abordagem atual de relevância e
pertinente
ao conteúdo.
Para você acessar
Burle Marx: o artista que transformou o paisagismo em arte. LAART. Disponível em: http://fdnc.io/eiy. Acesso em: 6 maio 2021.
Nesse site, há informações sobre projetos de Burle Marx.
MP132
O mundo que queremos
Observação: Acompanhe a leitura que o professor vai fazer. Fim da observação.
O conhecimento das plantas
Algumas pessoas conhecem receitas que utilizam as plantas para cuidar da saúde. Você já deve ter ouvido falar de alguma folha, raiz, flor ou casca de árvore que ajuda a abrir o apetite, aliviar uma dor ou um mal-estar.
Essa sabedoria costuma ser passada de geração para geração e faz parte da cultura de um povo. Alguns povos têm até divindades relacionadas a isso, como é o caso de Catendê, personagem de um conto africano.
Catendê – o dono das folhas
Em todas as matas, mora Catendê, um grande inquice , senhor da natureza, dono dos vegetais.
Catendê acompanha o nascimento dos frutos, toma conta das árvores e comanda o equilíbrio ecológico do mundo. Por isso, Catendê combate o desmatamento e a derrubada das grandes árvores. Ele quer guardar as coisas da natureza para o homem de hoje e para as gerações futuras.
Catendê também conhece todos os usos medicinais das folhas, raízes, frutos e cascas dos vegetais. [...]
Por tudo isso, Catendê é muito respeitado. Como guardião da natureza, vive embrenhado nas folhas, nos cipós e nas flores, viajando sempre pelas matas, domínios que ele conhece e dos quais ele cuida [...].
FONTE: LODY, Raul. Seis pequenos contos africanos sobre a criação do mundo e do homem. Rio de Janeiro: Pallas, 2007. p. 19-20.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos da seção
- Conhecer o uso de plantas no cuidado com a saúde.
- Valorizar o conhecimento popular e promover o respeito às crenças relacionadas à cultura de um povo.
A seção é um dos momentos de trabalho do tema pluralidade cultural, com uma abordagem atual de relevância e pertinente ao conteúdo. Antes da leitura do texto, solicite aos estudantes que observem o título e levantem hipóteses sobre o seu conteúdo. Durante a leitura, peça a eles que anotem no caderno as palavras ou os trechos que não compreenderam. Antes de esclarecer o significado das palavras, apresente exemplos de outras frases em que elas poderiam aparecer e veja se os estudantes conseguem inferir o significado. Caso não consigam, auxilie-os a consultar o dicionário. Depois da leitura, esclareça as dúvidas que restaram e verifique com eles se as hipóteses levantadas inicialmente estão de acordo com o que está escrito no texto.
Pergunte aos estudantes: “Para que os seres humanos utilizam as plantas?”. Com base nas respostas, escreva na lousa uma lista com itens derivados de plantas: alimentos (frutos, sementes, raízes, folhas), medicamentos (como o ácido acetilsalicílico, usado em analgésicos de origem vegetal), fibras para tecidos e outros fins (como algodão, papel e óleos). Pode ser incluída na lista a sombra oferecida pelas árvores (proteção contra a incidência de raios solares). Esses questionamentos estão relacionados com a habilidade EF02CI06.
-
Atividade 1. Aproveite para verificar se os estudantes localizam as características de Catendê no texto.
BNCC em foco na dupla de páginas:
EF02CI06
Para você ler
NETO, P. A. S. P.; CAETANO, L. C. Plantas medicinais: do popular ao científico. Maceió: Edufal, 2005.
A obra traz um histórico sobre as plantas medicinais no Brasil.
MP133
Compreenda a leitura
- Quais são as características de Catendê?
_____
PROFESSOR
Resposta: Catendê é muito próximo das plantas, grande conhecedor dos vegetais e de seus usos medicinais e atua na proteção das árvores.
- Como as plantas podem ajudar no cuidado com a saúde?
_____
PROFESSOR
Resposta: Diferentes partes das plantas podem ajudar a abrir o apetite, aliviar uma dor ou mal--estar, combater infecções, espantar mosquitos, cuidar de machucados etc.
Vamos fazer
Você já conversou com um adulto sobre plantas que fazem bem à saúde? Que tal reunir esse conhecimento em uma exposição?
- O conhecimento dos povos abrange as indicações, ou seja, a forma de usar plantas que fazem bem à saúde, e as contraindicações, ou seja, as situações em que não devemos usá-las. Assim, pergunte a um adulto:
PROFESSOR
Respostas pessoais.- Você conhece alguma planta medicinal? Qual?
- Em que situações essa planta pode ser usada? Há situações em que não devemos usá-la?
- Compartilhe com os colegas as plantas medicinais que você identificou. O professor vai ajudar a turma a pesquisar as indicações e as contraindicações dessas plantas.
PROFESSOR
Respostas variáveis.- Vocês podem elaborar cartazes com imagens das plantas medicinais e as informações pesquisadas.
- Vocês também podem convidar a comunidade escolar e os familiares para visitar a exposição.
MANUAL DO PROFESSOR
- Atividade 2. Enfatize que o uso das plantas para o tratamento de doenças não pode ser feito sem a orientação de um médico. Converse com os estudantes sobre o cuidado de não tocar em nenhuma planta ou ingeri-la sem conhecê-la previamente. Comente que, em caso de acidente com planta tóxica, é preciso retirar da boca o que restou da planta, enxaguar bem a boca com água corrente e buscar auxílio médico imediatamente. Solicite aos estudantes que, se conhecerem algum caso sobre a ingestão de plantas tóxicas e suas consequências, relatem para a turma.
- Atividade 3. Ao final da atividade, verifique com os estudantes se eles conseguiram fazer a entrevista com um adulto. Faça uma atividade para contabilizar quantas pessoas responderam que conhecem plantas medicinais. Solicite que levantem a mão os que entrevistaram pessoas que conhecem plantas medicinais e, depois de contá-las com a ajuda dos estudantes, registre o número na lousa. Em seguida, peça que levantem a mão os que entrevistaram pessoas que não conhecem plantas medicinais. Comparem os resultados. Depois, conversem sobre as respostas que eles encontraram sobre as situações indicadas e as não indicadas para o uso dessas plantas.
-
Atividade 4. Comparem as indicações e contraindicações com as respostas das entrevistas. Para elaborar o cartaz, é conveniente trabalhar de forma interdisciplinar com Língua Portuguesa. Ao finalizar, os estudantes podem expor os trabalhos para a comunidade, orientando-se por
roteiros
escritos, planejando o tempo de fala. Esse trabalho favorece o desenvolvimento da habilidade EF02CI06 e de habilidades relacionadas à competência geral 4 e à competência específica 6.
Domínio da linguagem
Exposição. Ao organizar a exposição, os estudantes aprendem a organizar o conhecimento adquirido de outra forma. É importante que o professor os oriente para sua realização, de modo a garantir que essa abordagem tenha resultados. A atividade de pesquisa, coleta e análise de informações também é um importante passo para a construção do conhecimento, de forma a treinar os estudantes a avaliar informações e buscar diferentes fontes.
MP134
O que você aprendeu
Avaliação processual
- Paula colocou uma planta em um local da casa que ficava sempre com as cortinas fechadas. Ela regava a planta frequentemente, mas, depois de um tempo, notou que a planta estava amarelada e não parecia saudável.
- O que pode estar afetando a saúde da planta?
_____
PROFESSOR
Resposta: A falta de luz do Sol.
- Que sugestão você daria a Paula?
_____
PROFESSOR
Resposta: Os estudantes devem mencionar a importância da luz para as plantas e sugerir que as cortinas fiquem abertas, ou que a planta fique do lado de fora, por exemplo.
- O que pode estar afetando a saúde da planta?
- Pinte cada parte da árvore com a cor indicada.
Folhas
Raiz
Caule
Flores
Frutos
PROFESSOR
Resposta: Folhas todas em verdePROFESSOR
Raiz em azulPROFESSOR
Caule em laranjaPROFESSOR
Flores todas em amareloPROFESSOR
Frutos todos em vermelhoObservação: Os elementos das imagens desta página não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos da seção
- Retomar os objetivos estudados na unidade e o vocabulário aprendido.
- Avaliar o processo de aprendizagem em relação aos conteúdos abordados na unidade.
- Atividade 1. A ilustração representa um dos principais conceitos estudados ao longo da unidade: um dos componentes de que as plantas precisam para viver, a luz, e quanto ela é fundamental para o seu desenvolvimento. Aproveite para avaliar e consolidar a habilidade EF02CI05.
-
Atividade 2. Aproveite essa oportunidade para verificar e consolidar a habilidade EF02CI06. Nessa atividade, os estudantes
devem
pintar a imagem de uma árvore usando a legenda indicada:
folhas
– verde; raiz – azul;
caule
– laranja; flores – amarelo; frutos – vermelho. Você pode distribuir desenhos esquemáticos de outras plantas para os estudantes pintarem usando esse mesmo padrão. Além de contribuir para identificar dificuldades, os desenhos
exploram
a diversidade de plantas e como suas estruturas podem variar.
BNCC em foco:
EF02CI05, EF02CI06
MP135
- Complete o quadro com a função de cada parte da planta.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Parte |
Função |
---|---|
Raiz |
_____ PROFESSORResposta: Fixa a planta no solo e absorve água e nutrientes. |
Caule |
_____ PROFESSORResposta: Sustenta a planta e transporta nutrientes entre as raízes e as folhas. |
Folha |
_____ PROFESSORResposta: Produz o alimento da planta. |
- Desenhe, nos quadros a seguir, as quatro principais fases do ciclo de vida de uma planta desde a plantação da semente. Cada fase deve ocupar um quadro.
PROFESSOR
Atemção professor: Espera-se que, no primeiro quadro, os estudantes desenhem a semente germinando; no segundo, a planta crescendo; no terceiro, a planta com flores e/ou frutos; e, no quarto, a planta morta. Fim da observação.MANUAL DO PROFESSOR
- Atividade 3. Verifique se os estudantes reconhecem as principais funções de cada parte da planta, de acordo com a habilidade EF02CI06. Comente também sobre a importância das flores e dos frutos.
-
Atividade 4. Para realizar essa atividade, os estudantes utilizam a linguagem artística para expressar um conceito fundamental de Ciências da Natureza, favorecendo o desenvolvimento da competência geral 4 e da competência específica 2, além de aspectos da habilidade EF02CI04. Verifique se eles representam as fases de forma ordenada, de acordo com a indicação das setas. Caso contrário, chame a atenção para a importância de representar os eventos sequencialmente, na ordem e no tempo em que eles acontecem.
BNCC em foco:
EF02CI04, EF02CI06
MP136
- O pai de Carlos fez uma sopa para o jantar usando os alimentos a seguir.
Observação: As imagens não estão na mesma proporção. Fim da observação.
LEGENDA: Cenoura. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Mandioca. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Salsinha. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Couve-flor. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Brócolis. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Abobrinha. FIM DA LEGENDA.
- De quais plantas foram usadas as flores para fazer a sopa?
_____
PROFESSOR
Resposta: Couve-flor e brócolis.
- Qual parte da salsinha será usada na sopa?
_____
PROFESSOR
Resposta: Folhas.
- Circule o alimento dentro do qual podemos encontrar sementes.
PROFESSOR
Resposta: Abobrinha.
- Indique com uma seta a parte da planta envolvida com a reprodução.
PROFESSOR
Resposta: Couve-flor, brócolis e abobrinha.
- Que parte da planta são a mandioca e a cenoura? Qual é a função dessa parte da planta?
_____
PROFESSOR
Resposta: A mandioca é uma raiz, assim como a cenoura. A raiz fixa a planta no solo e absorve água e nutrientes.
MANUAL DO PROFESSOR
-
Atividade 5. Se possível, depois de
terem
respondido à atividade, retome com os estudantes a função de várias partes das plantas para consolidar a habilidade EF02CI06 e ressaltar a importância de uma alimentação balanceada.
Aproveite essa atividade para retomar a importância de uma alimentação diversificada e menos industrializada. Leia o texto complementar abaixo e sugira aos estudantes que desenhem as partes de alimentos de origem vegetal típicos da região onde moram. Eles poderão, por exemplo, retomar os vegetais que pesquisaram na atividade sobre as PANCSs. É muito importante sensibilizar os estudantes para a relação entre os alimentos que consumimos e a nossa saúde, assim como entender de que forma o resgate de aspectos culturais pode contribuir com a qualidade da alimentação.
Para o estudante ouvir
A ÁRVORE. Arnaldo Antunes. In: UM SOM. São Paulo: BMG, 1998. CD.
Selecione alguns trechos e discuta com os estudantes na sala de aula. Por exemplo, o último trecho da canção está relacionado ao respeito com as plantas, sobre o arrependimento de ter desenhado no tronco de uma árvore.
BNCC em foco:
EF02CI06
MP137
- Observe as imagens a seguir.
Observação: Os elementos não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
- Dos produtos mostrados nas imagens, apenas três não são feitos a partir de plantas. Quais são eles? Encontre-os e circule-os.
PROFESSOR
Resposta: Regador, sapatos e lata.
- Classifique as plantas que estão no quadro abaixo de acordo com o uso delas.
sapé
eucalipto
hortelã
bambu
bananeira
jaqueira
repolho
Indústria: _____
PROFESSOR
Resposta: eucaliptoConstrução: _____
PROFESSOR
Resposta: bambu, sapé e eucaliptoAlimentação: _____
PROFESSOR
Resposta: bananeira, repolho, jaqueira, hortelã, bambuMANUAL DO PROFESSOR
- Atividade 6. Ao realizar atividades como essa, os estudantes aprendem a reconhecer muitos produtos que são feitos a partir de plantas. Essas noções são importantes para perceber de que formas os seres humanos interagem com o ambiente e com outros seres vivos, assim como certas transformações e consequências que decorrem dessas interações.
-
Atividade 7. Os estudantes
devem
classificar as plantas de acordo com os principais usos dela. As atividades 6 e 7 auxiliam o desenvolvimento da habilidade EF02CI01.
Para fechar o trabalho com a unidade, sugerimos fazer um piquenique com alimentos de origem vegetal ou receitas em que o ingrediente principal seja um vegetal. Assim, antes de começarem a comer, os estudantes devem identificar a planta e a parte utilizada na receita. Por exemplo: “Esse é um bolo de cenoura. A cenoura é a raiz da planta”.
Outra sugestão de finalização da unidade é fazer com a turma alguma receita que estimule o aproveitamento integral do vegetal utilizado na alimentação. Comente que o desperdício de alimentos pode ser causado principalmente por mau aproveitamento na cozinha: são jogadas fora cascas, sementes e raízes. Conhecer como aproveitar as partes do alimento faz com que a produção de lixo reduza e diminuam os gastos com alimentação.
BNCC em foco:
EF02CI01, EF02CI06
Para você acessar
Banco de alimentos. Disponível em: http://fdnc.io/eiz. Acesso em: 6 maio 2021.
Nesse site, há informações sobre o aproveitamento integral dos alimentos e receitas para evitar desperdícios.
MP138
Comentários para o professor:
Conclusão da Unidade 3
O processo de avaliação formativa dos estudantes pode incluir seminários ou atividades orais; rodas de conversa ou debates; relatórios ou produções individuais; trabalhos ou atividades em grupo; portfólios; autoavaliação; encenações e dramatizações; entre muitos outros instrumentos e estratégias.
Conceitos e habilidades desenvolvidos nesta unidade podem ser identificados por meio de uma planilha de avaliação da aprendizagem, como a que está apresentada a seguir. O professor poderá copiá-la, fazendo os ajustes necessários, de acordo com sua prática pedagógica.
Ficha de acompanhamento da aprendizagem
Nome: _____
Ano/Turma: _____
Número: _____
Data: _____
Professor(a) : _____
Legenda:
S: Sim
N: Não
P: Parcialmente
Tabela: equivalente textual a seguir.
Objetivo |
Desempenho |
Observação |
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Reconhece as plantas como seres vivos que respondem a estímulos do ambiente? |
_____ |
_____ |
Compreende que, para viver, as plantas precisam de água, ar, solo e luz? |
_____ |
_____ |
Conhece as diferentes partes de uma planta? |
_____ |
_____ |
Observa a variedade de formas das diferentes partes das plantas? |
_____ |
_____ |
Compreende que as plantas têm ciclo de vida? |
_____ |
_____ |
Conhece e identifica as mudanças no corpo da planta ao longo do desenvolvimento? |
_____ |
_____ |
Identifica as plantas como parte da dieta dos seres humanos? |
_____ |
_____ |
Conhece partes das plantas utilizadas na alimentação? |
_____ |
_____ |
Reconhece usos das plantas pelos seres humanos na construção, indústria, como combustível e medicamentos? |
_____ |
_____ |
Planeja e produz pesquisas, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor? |
_____ |
_____ |
Trabalha em grupo, divide tarefas e colabora com os colegas? |
_____ |
_____ |
Organiza e registra desenhos de observação? |
_____ |
_____ |
Transforma as informações de um texto em um esquema? |
_____ |
_____ |
Realiza corretamente as etapas de um experimento? |
_____ |
_____ |
Adota os cuidados necessários ao realizar experimentos científicos? |
_____ |
_____ |
Propõe hipóteses, registra os dados obtidos e avalia os resultados com base nas evidências encontradas? |
_____ |
_____ |
Planeja e produz cartazes e folhetos para divulgar campanhas informativas na escola ou na comunidade? |
_____ |
_____ |
Continua
MP139
Continuação
Tabela: equivalente textual a seguir.
Objetivo |
Desempenho |
Observação |
---|---|---|
Constrói o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias)? |
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_____ |
Identifica e seleciona informações relevantes para o trabalho e organiza essas informações? |
_____ |
_____ |
Localiza informações explícitas em textos? |
_____ |
_____ |
Sugestão de ficha de autoavaliação do estudante
Fichas de autoavaliação, como a reproduzida a seguir, podem ser aplicadas ao final de cada unidade. O professor pode fazer os ajustes necessários de acordo com as necessidades da turma.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Autoavaliação do estudante |
|||
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Nome: |
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Marque um X em sua resposta para cada pergunta. |
Sim |
Mais ou menos |
Não |
1. Presto atenção nas aulas? |
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_____ |
_____ |
2. Pergunto ao professor quando não entendo? |
_____ |
_____ |
_____ |
3. Sou participativo? |
_____ |
_____ |
_____ |
4. Respeito meus colegas e procuro ajudá-los? |
_____ |
_____ |
_____ |
5. Sou educado? |
_____ |
_____ |
_____ |
6. Faço todas as atividades com capricho? |
_____ |
_____ |
_____ |
7. Trago o material escolar necessário e cuido bem dele? |
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_____ |
_____ |
8. Cuido dos materiais e do espaço físico da escola? |
_____ |
_____ |
_____ |
9. Gosto de trabalhar em grupo? |
_____ |
_____ |
_____ |
10. Respeito todos os colegas de turma, professores e funcionários? |
_____ |
_____ |
_____ |
11. Sei identificar algumas características das plantas? |
_____ |
_____ |
_____ |
12. Consigo identificar os elementos essenciais para o desenvolvimento das plantas? |
_____ |
_____ |
_____ |
13. Sei identificar e nomear diferentes partes da planta? |
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_____ |
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14. Compreendi as funções das partes das plantas? |
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_____ |
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15. Reconheço usos das plantas pelos seres humanos? |
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_____ |
_____ |