12

UNIDADE 1 – Os animais

Imagem: Ilustração. Esquema. À esquerda, local com grama de cor verde, com vista parcial de tronco de árvore, com tronco fino por onde vê-se um pássaro de penas de cor marrom, com bico fino em bege. Texto : Uirapuru-verdadeiro: mede cerca de 12 centímetros da ponta do bico até a ponta da cauda. Na parte inferior, capivara de penas de cor bege, de tamanho médio, tomando água na beira de um rio. Texto : Capivara: mede cerca de 60 centímetros de altura. À frente, à direita, rio visto em corte, com água de cor azul-claro, com uma tartaruga nadando no fundo de cor verde : Tartaruga-da-Amazônia: mede cerca de 90 centímetros de comprimento. Mais ao fundo, à esquerda, um pequeno camarão de cor bege e manchas em marrom : Camarão-da-Amazônia: mede cerca de 8 centímetros de comprimento. Na parte superior, plantas redondas de cor verde com a borda para cima. Sobre uma delas, um inseto pequeno com o corpo de cor preta, dois pares de asas brancas e partes do corpo em azul, com muitas patas finas, duas maiores e outras menores : Libélula: atinge 11 centímetros de comprimento. Na ponta da direita, um peixe grande de cor cinza, com o corpo com o formato longo : Pirarucu: atinge 3 metros de comprimento. Na parte superior, folhas de árvores.  Fim da imagem.

13

Boxe complementar:

Vamos conversar

  1. Os animais da imagem vivem no mesmo ambiente?
  1. Você consegue identificar semelhanças entre eles?
  1. Quais desses animais você acha que têm esqueleto?

Fim do complemento.

Observação. Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Fim da observação.

14

Investigar o assunto

Imagem: Ícone referente à seção Investigar o assunto, composto pela ilustração de uma lupa. Fim da imagem.

Organização e classificação

Joaquim e Aninha precisaram organizar seus livros.

Aninha resolveu separar os livros por assunto: em uma prateleira, colocou os livros de aventura; em outra, os de Ciências; na última, os dicionários.

Joaquim separou os livros por quantidade de páginas: em uma prateleira, colocou os livros mais finos; em outra, os médios; na última, os mais grossos. Joaquim e Aninha usaram características diferentes dos livros para a organização.

Imagem: Ilustração. Uma menina de pele morena, cabelos curtos com franja, pretos, com faixa de cor verde, usando camiseta vermelha com jardineira rosa e botas lilás, com o livro de capa de cor azul-claro. À direita, a menina está de frente para estante de cor amarela com muitos livros na vertical, com etiquetas : AVENTURA, CIÊNCIAS, DICIONARIOS.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um menino moreno, de cabelos castanhos encaracolados, usando par de óculos de grau quadrado, com camiseta de cor verde-claro, calça azul e sapatos marrons. Ele está de frente para estante de cor lilás com livros na vertical. Na prateleira de cima, livros finos, com poucas páginas, os da segunda prateleira, com mais páginas e na parte inferior, livros com muitas páginas. O menino coloca livro na segunda prateleira.  Fim da imagem.
  1. Que características foram usadas para organizar os livros?
  1. Qual delas você escolheria?

A classificação é feita quando agrupamos elementos com características semelhantes.

Os pesquisadores classificam os seres vivos para estudá-los. Os animais, por exemplo, são organizados em grupos, de acordo com suas características.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Você acha importante classificar os animais? Por quê?

15

O que você vai fazer

Elaborar uma proposta de classificação de animais e tentar identificar como seus colegas fizeram a proposta deles.

Material

  1. recortes de imagens de diversos animais, retirados de jornais, revistas ou da internet.

    Como você vai fazer

    Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Forme grupo com três colegas e observem com atenção as imagens que cada um trouxe.
  1. Escolham um integrante do grupo para classificar os animais. Ele deverá pensar em uma característica para agrupá-los sem revelar qual é. Podem ser usadas características como a cor, o tamanho ou o revestimento do corpo; o ambiente em que vivem; a forma como se locomovem etc.
  1. Os demais colegas devem tentar identificar a característica usada na classificação. Nesse momento, é permitido fazer perguntas, que devem ser respondidas apenas com “sim” ou “não”.
  1. Depois que a característica escolhida for identificada, é a vez de um novo integrante do grupo propor sua classificação.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    Para você responder

  1. Quais foram as características usadas pelo grupo para classificar os animais?
  1. Quantos grupos de animais foram obtidos a partir de cada forma de classificação?
  1. Em sua opinião a classificação dos animais contribui para estudá-los melhor? Explique sua resposta.
Imagem: Fotografia. Formato na vertical, do pescoço para cima de bode, de pelos de cor branca na cabeça, pescoço e partes em marrom, com um par de chifres na parte superior, virado para à direita.  Fotografia. Formato na horizontal, de um grilo de cor verde-claro, com parte inferior à direita de cor bege, com par de antenas na cabeça, sobre folha verde.  Fotografia. Formato na horizontal, caranguejo de cor laranja, com partes em branco e patas dianteiras com formato de pinças.  Fotografia. Formato arredondado, com inseto pequeno com par de asas finas, contorno preto e patas finas e longas da mesma cor.  Fotografia. Formato quadrado, sobre grama de cor verde, um sapo de cor marrom, com partes em marrom-escuro sobre o dorso, com o corpo para à esquerda, olhos pretos redondos.  Fotografia. Formato quadrado, um pássaro sobrevoando com as asas abertas, de penas azuis com bico amarelo.  Fotografia. Formato quadrado, dentro do oceano com água de cor azul-claro, um tubarão nadando de cor cinza, com a cabeça achatada.  Fotografia. Formato retangular na horizontal de lagarto de cor verde, cabeça em marrom, animal sobre local arenoso em bege-claro. Fotografia. Formato de pequeno quadrado com peixe de cor cinza dentro da água.   Fim da imagem.

16

Capítulo 1. Características dos animais

Você já deve ter percebido que existe uma variedade muito grande de animais. Eles possuem diferentes tamanhos, cores e tipos de revestimento do corpo, formas de locomoção e muitas outras características, que possibilitam que eles sejam agrupados.

Vamos conhecer algumas características dos animais.

Revestimento do corpo

O revestimento do corpo dos animais pode variar bastante. Em geral, esse revestimento pode proteger contra o frio ou o calor, evitar a perda de água, facilitar a locomoção, entre outras funções.

Imagem: Fotografia. Um cão de pelos de cor marrom-claro, em local com grama de cor verde, correndo para à direita, com coleira de cor vermelha no pescoço, com a língua de cor rosa-claro para fora. Texto : Comprimento : aproximadamente 60 centímetros.  Fim da imagem.

Comprimento: aproximadamente 60 centímetros.

LEGENDA: Os cães são exemplos de animais com pelos. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Centenas de mexilhões com casca de cor cinza e partes em preto, aglomerados entre si, com o formato arredondado. Texto: Comprimento: 10 centímetros.  Fim da imagem.

Comprimento: 10 centímetros.

LEGENDA: Os mexilhões têm o corpo protegido por conchas. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma serpente de cor azul-claro se rastejando em pedra de cor bege, com o corpo retorcido. Ela tem cabeça pequena com parte inferior da cabeça e corpo em amarelo, e olhos da mesma cor. Texto : Comprimento: 30 centímetros.  Fim da imagem.

Comprimento: 30 centímetros.

LEGENDA: As serpentes, como a jararaca-verde, são exemplos de animais com escamas. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Sobre um galho fino de cor cinza, um pássaro pequeno com penas de cor amarelo, preto, verde-claro e parte em azul-claro. Na cabeça, verde-claro com bico pequeno preto, para à esquerda. Comprimento: 13 centímetros.  Fim da imagem.

Comprimento: 13 centímetros.

LEGENDA: Os pássaros, como o saíra-sete-cores, são exemplos de animais com o corpo coberto de penas. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Em sua opinião, as características dos animais podem interferir na relação com o ambiente em que eles vivem? Dê um exemplo.

17

Ambiente e locomoção

Outra classificação possível dos animais é a forma como se deslocam no ambiente em que vivem.

Os animais que vivem em terra firme são chamados terrestres. Eles se locomovem andando, correndo, saltando, rastejando ou voando.

Os animais que vivem na água de mares, rios e lagos são chamados aquáticos. Eles se locomovem principalmente nadando.

Alguns animais vivem parte de sua vida em ambiente aquático e parte em ambiente terrestre. Eles conseguem se locomover nos dois ambientes.

Imagem: Fotografia. Um golfinho cinza dentro do oceano, de cor azul-claro. O golfinho tem o corpo de cor cinza-claro e na parte inferior em partes em branco, com bico fino e olhos pequenos pretos. Na parte inferior, areia de cor bege-claro. Comprimento : 2 metros.  Fim da imagem.

Comprimento: 2 metros.

LEGENDA: Golfinho-nariz-de-garrafa

É um animal aquático que usa as nadadeiras para se locomover na água. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Sobre um ninho visto parcialmente, um pássaro para à esquerda. Ele tem penas marrons e parte inferior em laranja, com bico pequeno amarelo. Mais ao fundo, folha verde à direita. Comprimento : 25 centímetros. Fim da imagem.

Comprimento: 25 centímetros.

LEGENDA: Sabiá-laranjeira

É um animal terrestre, do grupo das aves. Tem pernas e asas e pode andar e voar. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma formiga preta sobre folha de cor verde, com formiga de cor preta e par de antenas finas sobre a cabeça. Perto da folha, dois caules finos em marrom à esquerda. Comprimento : 1 centímetro.  Fim da imagem.

Comprimento: 1 centímetro.

LEGENDA: Formiga preta

Animal terrestre que usa as pernas para se locomover. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Sobre local com areia de cor bege-claro, um jacaré de cor cinza, com protuberâncias na parte superior, com cauda longa no fundo. À esquerda, rio de cor verde. Mais ao fundo, árvores com folhas em verde. Comprimento : 2 metros. Fim da imagem.

Comprimento: 2 metros.

LEGENDA: Jacaré-de-papo-amarelo

Tem vida aquática, mas também depende do ambiente terrestre. Ele é capaz de nadar e de rastejar. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Você conhece algum animal que se locomove de outra forma? Qual?

    Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

    1. Demonstre para seus colegas a forma de locomoção desse animal.

18

Respiração

Por meio da respiração, os animais captam o gás oxigênio do ambiente e eliminam gás carbônico.

Os animais podem captar o gás oxigênio presente no ar, no solo ou misturado na água. Sem esse gás, os animais morrem.

O corpo dos animais apresenta estruturas diferentes para a respiração.

Imagem: Fotografia. Um peixe-boi, animal grande com o corpo na horizontal de cor cinza, cabeça achatada na frente, com quatro patas, duas dianteiras e duas traseiras. Ele está dentro de um rio com água de cor verde-claro. Texto : Comprimento: 3 metros.  Fim da imagem.

Comprimento: 3 metros.

LEGENDA: Animais aquáticos com pulmões, como os peixes-boi, vão até a superfície da água e captam o gás oxigênio do ar. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Dentro de local com água de cor azul-claro, grande quantidade de sardinhas nadando juntas para à esquerda de cor cinza-claro. Texto: Comprimento: 14 centímetros.  Fim da imagem.

Comprimento: 14 centímetros.

LEGENDA: As sardinhas captam o gás oxigênio presente na água. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Sobre solo de barro de cor marrom, uma minhoca fina de cor laranja-claro, com o corpo mole, na horizontal. Texto : Comprimento : 7 centímetros.  Fim da imagem.

Comprimento: 7 centímetros.

LEGENDA: O corpo úmido das minhocas possibilita trocas gasosas. FIM DA LEGENDA.

19

Alimentação

Todos os animais se alimentam de outros seres vivos. De acordo com seus hábitos alimentares, os animais podem ser classificados em herbívoros, onívoros ou carnívoros.

Imagem: Fotografia. Uma anta, animal de porte médio de cor marrom-claro, com orelhas pequenas e focinho fino de tamanho médio, de frente para vegetação de cor verde. Na parte inferior, vegetação de cor marrom. Texto : Comprimento : 2 metros.  Fim da imagem.

Comprimento: 2 metros.

LEGENDA: A anta se alimenta apenas de plantas. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um gambá, animal de porte pequeno com pelos de cor preta no dorso, com pelos de cor branca na cabeça e na parte inferior, com cauda fina e garras finas, com olhos de cor preta. Ele está sobre galho na horizontal de cor cinza. Acima, folhas de cor verde. Texto : Comprimento: 50 centímetros, fora a cauda.  Fim da imagem.

Comprimento: 50 centímetros, fora a cauda.

LEGENDA: O gambá se alimenta de frutos, folhas, insetos e sapos. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Sobre uma folha verde, uma joaninha com o corpo arredondado de cor vermelha com pequenas bolinhas e cabeça em preto. As patas são finas e de cor preta. Texto : Comprimento : 0,5 centímetro.  Fim da imagem.

Comprimento: 0,5 centímetro.

LEGENDA: A joaninha se alimenta de outros insetos, como os pulgões. FIM DA LEGENDA.

  1. Em sua opinião, o ser humano é um animal carnívoro, herbívoro ou onívoro? Explique.

    _____

20

  1. Complete as fichas dos animais a seguir com informações sobre suas características.
Imagem: Fotografia. Uma onça-pintada sentada, olhando para à esquerda, de corpo de cor amarela com manchas em preto, com orelhas pequenas, olhos amarelos, e partes em branco. Ao fundo, vegetação com folhas verdes.  Fim da imagem.

Comprimento sem a cauda: 160 centímetros.

Onça-pintada

Em que ambiente vive?

_____

Como se locomove?

_____

Que estruturas ajudam esse animal a se locomover?

_____

Imagem: Fotografia. Sobre solo com barro de cor marrom, um sapo-cururu, com o corpo de tamanho médio, cor marrom-claro, olhos pretos, com patas pegajosas. Mais ao fundo, vegetação de cor verde.  Fim da imagem.

Comprimento:12 centímetros.

Sapo-cururu

Em que ambiente vive?

_____

Como se locomove?

_____

Que estruturas ajudam esse animal a se locomover?

_____

Imagem: Fotografia. Uma raia-pintada de cor preta, com o corpo de formato similar a um triângulo invertido em preto com bolinhas brancas, com um ferrão na vertical de cor preta. Ela está no fundo do oceano. Em segundo plano, ao fundo, solo pedregoso e corais.  Fim da imagem.

Envergadura : 3 metros.

Raia-pintada

Em que ambiente vive?

_____

Como se locomove?

_____

Que estruturas ajudam esse animal a se locomover?

_____

21

Imagem: Fotografia. Uma mosca-doméstica sobre tronco de cor bege, com o corpo de tamanho médio, em marrom, com partes em branco e na cabeça, dois olhos vermelhos e par de asas sobre o dorso. Na parte inferior, duas patas dianteiras e outras duas traseiras.  Fim da imagem.

Comprimento: 1 centímetro.

Mosca-doméstica

Em que ambiente vive?

_____

Como se locomove?

_____

Que membros ajudam esse animal a se locomover?

_____

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. Leia o texto abaixo para um colega e respondam às questões.

    Peixe vivo

    Como pode um peixe vivo

    viver fora da água fria?

    Como pode um peixe vivo

    viver fora da água fria?

    Como poderei viver,

    Como poderei viver

    Sem a tua, sem a tua,

    sem a tua companhia?

    FONTE: Domínio público.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    1. Que comparação é feita na canção?
    1. Por que o peixe não consegue viver fora da água?

      _____

  1. Observe, nos círculos, os desenhos que representam os alimentos de cada animal. Depois, classifique o hábito alimentar de cada animal em: herbívoro, carnívoro ou onívoro.
Imagem: Ilustração. Uma teia de aranha de linha preta, com aranha de cor marrom, com o corpo em duas partes redondas e oito patas. Na parte superior, à direita, um pernilongo de cor marrom-escuro e uma mosca esverdeada com par de asas no dorso.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um lobo de pelos de cor marrom-claro, com partes em branco no focinho, nas orelhas e na ponta do rabo. Nas pontas das patas, em preto. Ao fundo, vegetação rasteira em verde na vertical. À direita, na ponta superior, um fruto redondo em verde e um rato cinza.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um beija-flor sobrevoando, para à direita, de penas de cor bege, com partes em marrom na cauda, parte em branco e em bege na parte inferior, com manchas em rosa-escuro no pescoço e cabeça. O bico é bem fino para à direita. Na parte superior, uma flor de pétalas de cor lilás, de caule e folhas verdes.  Fim da imagem.

Observação: Os elementos das imagens não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

22

Os animais crescem e se reproduzem

Os animais nascem, crescem, podem se reproduzir e morrem. Essa sequência, que ocorre com todos os seres vivos, chama-se ciclo de vida.

Ao nascer, os animais são chamados de filhotes. Os filhotes crescem e se desenvolvem. Com o tempo, eles se tornam adultos. Os adultos podem se reproduzir, dando origem a novos filhotes.

Imagem: Ilustração. Esquema. Ciclo de vida de um gato.  Filhote de gato. Um gato pequeno sentado de cor bege-claro, listras mais escuras em marrom com partes em branco na parte inferior, olhos pretos e orelhas pequenas.  Gato adulto. Um gato de tamanho médio, com pelos de cor bege-claro, listras mais escuras em marrom com partes em branco. Reprodução. Em pé, um gato de pelos de cor branca, com manchas em preto no corpo, orelhas e cauda, de olhos fechados ao lado de um gato de pelos de cor bege com manchas em marrom. Ambos estão de olhos fechados, com a cabeça um perto da outra.  Novos filhotes. Um gato deitado de cor bege-claro com manchas em marrom, deitado e de frente dele, dezenas de gatos pequenos em bege e outros em branco e preto.  Morte.   Fim da imagem.

Observação. Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

Como nascem os filhotes de animais vivíparos

Os filhotes de animais vivíparos nascem após se desenvolverem na barriga da mãe. É o caso, por exemplo, dos seres humanos, dos cachorros e dos macacos. A gestação corresponde ao tempo que um filhote fica dentro do corpo da fêmea, desenvolvendo-se e recebendo tudo de que precisa para sobreviver. O tempo de gestação varia de um animal para outro.

Imagem: Fotografia. Em uma árvore de tronco fino de cor bege-claro, e sobre ela, um bicho-preguiça, animal de tamanho médio, com pelos de cor marrom-claro e marrom mais escuro na cabeça, cara achatada, com garras finas de cor bege. Sobre ele, um filhote pequeno. Ao fundo, folhas verdes.  Fim da imagem.

LEGENDA: Antes de nascerem, os filhotes de bicho-preguiça se desenvolvem na barriga da fêmea. Quando adulto, o bicho-preguiça pode medir 60 centímetros de comprimento. FIM DA LEGENDA.

23

  1. Observe imagens de Adriana em diferentes momentos de sua vida.
Imagem: Ilustração. Uma menina de pele clara, cabelos castanhos curtos, com um laço azul-claro, usando vestido longo de cor amarela com detalhes em azul. Ela está com a mão esquerda para cima.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Uma menina sentada sobre local com vegetação de cor verde. Uma menina pequena de pele clara, cabelos castanhos curtos, com vestido de cor rosa, arco nos cabelos da mesma cor, com detalhes em azul no vestido e sapatos. Ela está com as mãos para frente. Ao fundo, vegetação em verde.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Uma mulher grávida de pele clara, cabelos castanhos curtos, usando vestido vermelho de mangas curtas com detalhes na gola e mangas curtas em amarelo. Ela está com o corpo para à direita, com as mãos sobre a barriga. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Uma senhora de cabelos curtos grisalhos, com camiseta branca com mangas curtas, calça roxa, com óculos de formato redondo no rosto, segurando nas mãos, um livro de capa de cor azul, com páginas brancas. Ela está sentada sobre poltrona de cor marrom. À direita, uma mesa redonda verde com um abajur marrom, com parte superior em vermelho e laranja.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Uma mulher de cabelos castanhos presos no alto, com vestido de mangas curtas em amarelo, com detalhes e sapatos em vermelho, dançando e ao fundo, à esquerda, mobília de cor azul-claro com um rádio de cor marrom, por onde sai nota musical em preto.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Uma mulher de pele clara, com cabelos castanhos curtos, com vestido regata longo em azul-claro, segurando bolsa pequena na mão esquerda em rosa. À direita, um menino de pele clara, com beca e chapéu em azul-escuro, segurando na mão direita, um diploma enrolado em branco na vertical.  Fim da imagem.
  1. O que essas imagens representam?

    _____

  1. Numere as imagens de acordo com a passagem do tempo.
  1. Assim como os outros animais, o ser humano pode se reproduzir. Em que resulta a reprodução nos animais?

    _____

  1. Em relação ao seu ciclo de vida, responda.

    Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    1. Você mudou muito desde que nasceu? Descreva para um colega as principais diferenças entre como você é agora e como era quando bebê.

    1. Faça um desenho representando como você acha que ficará quando for adulto.

24

Como nascem os filhotes de animais ovíparos

Muitos animais são ovíparos, ou seja, nascem de ovos que as fêmeas põem. Nessa forma de desenvolvimento, os filhotes usam as reservas de água e de alimento contidos no ovo, e isso possibilita que eles se desenvolvam fora do corpo da fêmea.

Imagem: Fotografia. Em local arenoso de cor marrom, sobre ovos brancos arredondados, na vertical, uma serpente acima com o corpo em laranja, faixas em preto e partes em bege. Fim da imagem.

Comprimento do ovo: 3 centímetros.

LEGENDA: Muitas serpentes nascem de um ovo, como a falsa-coral. FIM DA LEGENDA.

Existem filhotes que, ao nascer dos ovos, são muito diferentes dos adultos que os geraram. Durante seu desenvolvimento, esses filhotes se modificam muito. Essa transformação é chamada metamorfose. Exemplos de animais que passam por grandes mudanças durante o seu desenvolvimento são os sapos e as borboletas.

Imagem: Ilustração. Esquema. Desenvolvimento do sapo comum. Da esquerda para à direita :  Ovos : Aglomerado de dezenas de ovos brancos com ponto preto dentro. Girinos : Cinco animais com o corpo com cabeça na ponta superior e na parte inferior com corpo longo de cor verde-claro, com partes em preto dos olhos. Girinos com pernas : Dois animais com o corpo de tamanho médio, com cauda longa e patas traseiras, com portas do corpo em preto.  Sapo adulto : Um sapo adulto de cor verde-claro, com manchas pretas no dorso, quatro patas pegajosas, barriga grande branca e olhos pretos.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Esquema. Desenvolvimento da borboleta-monarca. Da esquerda para à direita :  Ovo : Sobre uma folha de cor verde com um ovo pequeno de cor branca.  Lagarta : Uma lagarta na horizontal de com listras em preto e amarelo.  Casulo : Um caule com folhas pequenas verdes, com um casulo de cor bege arredondado na vertical.  Borboleta : Uma borboleta grande de cor laranja com detalhes em preto e par de antenas em preto na vertical.   Fim da imagem.

Observação: Os elementos das imagens não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

25

ÁLBUM de Ciências

Leia em voz alta ou acompanhe a leitura, de acordo com a orientação do professor.

Cuidados com os filhotes

Qualquer característica ou comportamento, materno ou paterno, de cuidar dos filhotes e garantir a sua sobrevivência é chamado cuidado parental. Esse cuidado também pode ocorrer antes do nascimento dos filhotes, por exemplo, no preparo de ninhos, tocas e outros abrigos para receber ovos ou filhotes.

Envergadura do adulto: 2 metros.

LEGENDA: A fêmea do gavião-real põe dois ovos no ninho, mas o casal cria apenas um filhote. Macho e fêmea se revezam no cuidado do filhote por mais de um ano, até que ele já esteja pronto para voar e caçar. Equador, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Comprimento do casco: cerca de 65 cm.

LEGENDA: Tartaruga-da-amazônia prepara ninhos na areia para a desova. Um ninho pode abrigar mais de cem ovos. Após a desova, a tartaruga fêmea volta para a água. Rio Tapajós, Pará, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Comprimento: cerca de 8 cm.

LEGENDA: Quando nascem, os filhotes saem do ninho e seguem para a água. Rio Tapajós, Pará, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.

Converse com um adulto sobre os cuidados que o ser humano precisa ter com um bebê.

26

Capítulo 2. A classificação dos animais

Classificar os seres vivos significa organizá-los em grupos, de acordo com suas características.

  1. Por que é importante classificar os animais?

    _____

  1. Você conhece algum exemplo de classificação de animais? Qual?

    _____

Os animais, por exemplo, podem ser classificados em herbívoros, carnívoros ou onívoros. Nesse caso, a característica escolhida para agrupar os animais é o hábito alimentar.

Outra característica que permite classificar os animais em dois grandes grupos é a presença ou ausência de vértebras, uma série de ossos que constituem a coluna vertebral.

Imagem: Fotografia. Sobre um solo de folhas marrons, um sapo de cor marrom com manchas em bege, de tamanho médio, com patas pegajosas, sentado, olhando para frente. Ele tem olhos pretos, redondos, com focinho achatado. Texto : Comprimento : 15 centímetros.  Fim da imagem.

Comprimento: 15 centímetros.

Imagem: Fotografia. Sobre um galho fino na horizontal de cor bege, com um pássaro de penas de cor vermelha sobre cabeça, com bico pequeno em marrom, corpo de tamanho médio e cabeça de penas brancas, com pretas nas pontas das asas e cauda. Ao fundo, vegetação verde. Texto: Comprimento: 14 centímetros. Fim da imagem.

Comprimento: 14 centímetros.

Imagem: Fotografia. Um menino visto da cintura para cima, segurando a bola de futebol na mão esquerda dele e mão direita na cintura, olhando para frente sorrindo. Ele tem pele negra, cabelos pretos, com camiseta branca, com detalhes em gola em verde e nas mangas em azul-claro.  Fim da imagem.

LEGENDA: O sapo-cururu, o soldadinho-do-araripe e o ser humano são exemplos de animais vertebrados. FIM DA LEGENDA.

27

Imagem: Fotografia. Sobre uma base de madeira, uma borboleta pousada de cor bege com linhas em preto, detalhes em vermelho na parte superior e par de antenas sobre a cabeça. Texto : Envergadura: 6 centímetros. Fim da imagem.

Envergadura: 6 centímetros.

Imagem: Fotografia. Uma lula, animal de corpo tranquilo em bege-claro, com borda à esquerda, dobrada e ao centro, círculo de cor azul, dentro do mar em azul-claro. Texto : Comprimento: 20 centímetros. Fim da imagem.

Comprimento: 20 centímetros.

Imagem: Fotografia. Uma estrela do mar com cinco pontas em azul-claro, com parte central em amarelo e mais ao centro do corpo, em vermelho, sobre pedras. Texto : Comprimento: 10 centímetros.  Fim da imagem.

Comprimento: 10 centímetros.

LEGENDA: A borboleta, a lula e a estrela-do-mar são exemplos de animais invertebrados. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. Observe as imagens dos animais a seguir e leia as informações de cada ficha para um colega.
Imagem: Ilustração. Uma prancheta de cor marrom, com haste cinza na parte superior. Abaixo, fotografia de um cupim sobre uma base de madeira em marrom. Ele tem o corpo na horizontal em amarelo-claro com a cabeça em laranja, patas finas na parte inferior e antenas na cabeça.  Fim da imagem.

LEGENDA: Cupim: vive dentro do solo ou da madeira; alimenta-se principalmente de madeira e não tem coluna vertebral. Mede cerca de 1 centímetro de comprimento. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Uma prancheta de cor azul, com haste em preto na parte superior. Abaixo, fotografia de tamanduá-bandeira sobre local com grama verde. Animal com o corpo na horizontal de pelos de cor cinza, partes em preto no pescoço e um focinho longo e fino, para o lado direito. Na outra ponta, cauda peluda. Em segundo plano, árvores de folhas verdes.  Fim da imagem.

LEGENDA: T amanduá-bandeira: possui o corpo coberto de pelos; alimenta-se de formigas e de cupins. Pode atingir 2 metros de comprimento. FIM DA LEGENDA.

  1. Cupim:

    _____

  1. Tamanduá-bandeira:

    _____

28

Capítulo 3. Animais invertebrados

Existem muitos animais invertebrados. Eles vivem em praticamente todos os lugares do planeta Terra, em ambientes aquáticos e terrestres. Conheça alguns exemplos desses animais. Leia em voz alta ou acompanhe a leitura, de acordo com a orientação do professor.

Imagem: Fotografia. Uma água-viva de cor azul-claro, com tentáculos na vertical em azul e alguns em amarelo, com partes grossas e partes mais finas.  Fim da imagem.

Comprimento: 7 centímetros.

LEGENDA: Água-viva. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: As águas-vivas são animais que possuem um corpo de aspecto gelatinoso e vivem no ambiente marinho. Nesses animais, não é possível identificar a parte da frente e a de trás, apenas a parte de cima e a de baixo. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma minhoca na horizontal de cor laranja-claro, com a ponta da direita similar a anéis.  Fim da imagem.

Comprimento: 7 centímetros.

LEGENDA: Minhoca. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: As minhocas possuem o corpo mole, formado por segmentos. Elas vivem enterradas em solos úmidos e são muito importantes para a fertilização da terra. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um caracol de cor bege com casco de cor marrom sobre o dorso, com o corpo rastejante, com duas hastes na parte superior da cabeça.  Fim da imagem.

Comprimento: 4 centímetros.

LEGENDA: Caracol. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma lesma, com o corpo rastejante de cor bege, com a parte superior em marrom, na horizontal, com duas hastes sobre a cabeça.  Fim da imagem.

Comprimento: 10 centímetros.

LEGENDA: Lesma. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma ostra com duas partes arredondas em marrom-escuro e na parte interna, em branco com partes em marrom.  Fim da imagem.

Comprimento: 9 centímetros.

LEGENDA: Ostra. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Nudibrânquio, animal com o corpo rastejante de cor branca com partes laranja, pontos pequenos amarelos, com duas hastes finas na vertical sobre a cabeça. Na parte da direita, cauda, hastes finas para a vertical, sobre uma pedra marrom.  Fim da imagem.

Comprimento: 5 centímetros.

LEGENDA: Nudibrânquio. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: Há animais com corpo mole e que se deslocam deslizando sobre um fluido que secretam. Alguns têm conchas, como o caracol. Outros não têm concha, como a lesma.

Esses animais com corpo mole também são encontrados em ambientes aquáticos, como é o caso de ostras e nudibrânquios. FIM DA LEGENDA.

Observação: Os elementos desta página não estão na mesma proporção. Fim da observação.

29

Imagem: Fotografia. Um besouro em marrom-escuro arredondado, com patas finas e um par de antenas pequenas sobre a cabeça.  Fim da imagem.

Comprimento: 3 centímetros.

LEGENDA: Besouro-unicórnio. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Sobre hastes finas em amarelo na horizontal e sobre elas, uma abelha de cor verde, de tamanho pequeno, com par de antenas em preto fino.  Fim da imagem.

Comprimento: 5 centímetros.

LEGENDA: Abelha-das-orquídeas. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: Animais como abelhas e besouros têm seis pernas, um par de antenas e podem ter asas. O corpo desses animais é protegido por um tipo de carapaça que forma um esqueleto por fora do corpo, chamado exoesqueleto. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma aranha de tamanho médio, corpo de cor verde-claro, com patas finas de cor amarela e partes em preto, duas patas pequenas na frente e outras duas grandes na parte inferior.  Fim da imagem.

Comprimento: 6 centímetros.

LEGENDA: Aranha do fio-de-ouro. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um escorpião de cor amarela, com partes em marrom na parte superior e na ponta da cauda com ponta fina. Na parte da frente, à esquerda, duas patas com o formato de duas pinças. Mais ao fundo, patas finas no corpo.  Fim da imagem.

Comprimento: 7 centímetros.

LEGENDA: Escorpião-amarelo. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: Aranhas e escorpiões têm oito pernas. Eles não têm antenas nem asas. O corpo desses animais também é protegido pelo exoesqueleto. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um caranguejo de tamanho pequeno, com o corpo arredondado achatado, com duas patas dianteiras em formato de pinças e na parte inferior, oito patas finas na vertical.  Fim da imagem.

Comprimento: 11 centímetros.

LEGENDA: Caranguejo-amarelo. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um camarão de cor laranja, na horizontal com patas finas na parte inferior, com fios finos na cabeça à direita.  Fim da imagem.

Comprimento: 10 centímetros.

LEGENDA: Camarão. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: Os caranguejos e os camarões têm dez pernas e quatro antenas. Eles também possuem o corpo revestido por exoesqueleto. Esses animais vivem em ambientes aquáticos. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma estrela-do-mar de cor rosa sobre solo do oceano, vegetações finas, amontoadas em formato arredondado com partes em branco e tons de amarelo e laranja.  Fim da imagem.

LEGENDA: Estrela-do-mar.

Comprimento: 12 centímetros. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: Ouriço-do-mar

Comprimento: 10 centímetros. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: A estrela-do-mar e o ouriço-do-mar são encontrados apenas no ambiente marinho. As estrelas-do-mar possuem corpo liso ou áspero, e os ouriços-do-mar têm espinhos na superfície do corpo. FIM DA LEGENDA.

Observação: Os elementos desta página não estão na mesma proporção. Fim da observação.

30

  1. Ligue cada conjunto de animais invertebrados ao quadro que mostra a característica que eles têm em comum.

Coluna 1

Imagem: Ilustração. Quadro 1. À esquerda, um mexilhão de cor cinza com o formato arredondado e à direita, caracol de cor bege-claro com casco marrom arredondado.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Quadro 2. Um camarão com muitas patas pequenas e par de antenas na cabeça, um polvo grande de cor rosa-claro, com uma lula na horizontal, de cor rosa-claro, com tentáculos na horizontal à esquerda, com outros tentáculos longos.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Quadro 3. Uma joaninha de cor vermelho, com listra em preto, com cabeça da mesma cor e patas finas. Um inseto grande marrom, com patas finas e outro inseto pequeno em preto, com patas finas.  Fim da imagem.

Coluna 2

Vivem em ambiente aquático.

Vivem em ambiente terrestre.

Têm concha.

Observação: Os elementos das imagens não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

  1. Animais invertebrados podem habitar uma grande variedade de lugares, possuir diferentes hábitos alimentares, entre outras características.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    Escolha um animal invertebrado e faça uma pesquisa sobre ele. Procure informações como: a região que habita, do que se alimenta, se serve de alimento para outros animais, de que formas ele se relaciona com o ser humano etc. Ao final, compartilhe suas descobertas com os colegas.

31

  1. Leia o texto em voz alta e responda às questões.

Certas aranhas vivem escondidas em jardins, em buracos ou em frestas na parede.

Os escorpiões escondem-se em lugares escuros, embaixo de pedras, em frestas de árvores ou em buracos no chão. Alguns tipos de escorpião vivem em terrenos baldios onde há lixo acumulado. Nesses locais, existem baratas, das quais eles se alimentam.

Quando se sentem ameaçados, aranhas e escorpiões podem se defender e injetar veneno. Por isso, ao encontrar um desses animais, não toque nem mexa nele e avise um adulto.

Se alguém for picado, deverá procurar imediatamente o posto de saúde ou o hospital mais próximo para receber os cuidados médicos necessários.

Comprimento: 4 centímetros.

LEGENDA: O veneno produzido pela aranha-marrom é perigoso para o ser humano. FIM DA LEGENDA.

Comprimento: 7 centímetros.

LEGENDA: O escorpião-amarelo é típico de algumas partes do Brasil. FIM DA LEGENDA.

  1. Onde as aranhas podem viver? E os escorpiões?

    _____

  1. O que fazer ao encontrar uma aranha ou um escorpião em casa?

    _____

  1. Como evitar acidentes com aranhas e escorpiões?

    _____

32

Atividade prática

Pesquisa

A vida do mosquito-da-dengue

A dengue é uma doença que pode causar febre, dores de cabeça, dores no corpo, enjoos, entre outros sintomas. Em casos mais graves pode até matar.

A doença é causada por um microrganismo que é transmitido pelo mosquito-da-dengue. Conhecer a forma de transmissão da doença nos ajuda a ter atitudes que colaboram com a sua prevenção.

O que você vai fazer

Conhecer o ciclo de vida do mosquito-da-dengue e propor ações e medidas de prevenção da doença no ambiente escolar.

Imagem: Ilustração. Esquema de ciclo de vida do mosquito-da-dengue.  Dentro de um recipiente de cor verde com água de cor azul-claro, sobre um muro de uma casa, com ovos pequenos brancos à esquerda, após eles se tornam larvas na vertical com o corpo comprido, uma pupa, forma arredondada com cauda fina e termina por um mosquito adulto, grande com corpo em preto e partes em branco.  Texto :  1. A fêmea põe seus ovos nas paredes de recipientes que contêm água. 2. Quando os ovos entram em contato com a água, nascem as larvas. As larvas são bem diferentes do mosquito adulto e vivem na água parada. 3. As larvas se desenvolvem e passam para a fase de pupa. Nessa fase, ocorre a transformação da larva em mosquito. 4. O mosquito adulto é capaz de voar. A fêmea do mosquito se alimenta de sangue. O mosquito vai em direção a uma menina que dorme em quarto, sobre uma cama, com a janela aberta. Ela tem a pele clara, cabelos castanhos, com pijama de cor amarela, com cobertor rosa. Foco em mosquito picando a pele da menina, injetando haste na pele e dentro dela, bolinhas pequenas em vermelho com o contorno amarelo : sangue contaminado. Texto: 5. O mosquito-da-dengue, o Aedes aegypti, pode picar uma pessoa com dengue e sugar o sangue contaminado. 6. Ao picar outras pessoas, o mosquito contaminado transmite a doença.  Fim da imagem.

Observação. Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

33

Material

bloco de notas

  1. Reunidos em grupos, leiam as informações da página anterior e identifiquem as quatro fases do ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti. Em seguida, identifiquem as condições necessárias para sua reprodução. Além da reprodução do mosquito, conversem sobre outros fatores necessários para que ocorra a transmissão da dengue.
  1. Façam uma lista com as áreas externas da escola e se for possível selecionem áreas internas também. Cada área deverá ser atribuída a um grupo.
  1. No dia marcado pelo professor, cada grupo deverá percorrer a área estipulada para identificar condições favoráveis à reprodução do mosquito-da-dengue. Registrem as observações com anotações, desenhos ou fotografias.
  1. Em sala de aula, compartilhem com os outros grupos os dados obtidos e façam um levantamento de todas as condições encontradas durante a visita.
  1. Façam uma pesquisa sobre formas de prevenção da dengue. Selecionem aquelas que podem ser realizadas na escola e que poderiam ser usadas para resolver os problemas que vocês identificaram.

    Para você responder

  1. De acordo com o levantamento realizado pelos grupos, a escola apresenta condições favoráveis à reprodução do mosquito-da-dengue? Se sim, descrevam cada uma delas.
  1. Listem todas as ações e as medidas de prevenção propostas por vocês.
  1. Reúnam as informações das atividades 1 e 2 e, com a ajuda do professor, encaminhem essas propostas à direção da escola.

    Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.

    Com a ajuda de um adulto, verifique se onde você mora há condições favoráveis à reprodução do mosquito-da-dengue. Pense em medidas de prevenção ou para eliminar condições favoráveis.