12
UNIDADE 1 – Os animais
13
Boxe complementar:
Vamos conversar
- Os animais da imagem vivem no mesmo ambiente?
- Você consegue identificar semelhanças entre eles?
- Quais desses animais você acha que têm esqueleto?
Fim do complemento.
Observação. Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Fim da observação.
14
Investigar o assunto
Organização e classificação
Joaquim e Aninha precisaram organizar seus livros.
Aninha resolveu separar os livros por assunto: em uma prateleira, colocou os livros de aventura; em outra, os de Ciências; na última, os dicionários.
Joaquim separou os livros por quantidade de páginas: em uma prateleira, colocou os livros mais finos; em outra, os médios; na última, os mais grossos. Joaquim e Aninha usaram características diferentes dos livros para a organização.
- Que características foram usadas para organizar os livros?
- Qual delas você escolheria?
A classificação é feita quando agrupamos elementos com características semelhantes.
Os pesquisadores classificam os seres vivos para estudá-los. Os animais, por exemplo, são organizados em grupos, de acordo com suas características.
Você acha importante classificar os animais? Por quê?
15
O que você vai fazer
Elaborar uma proposta de classificação de animais e tentar identificar como seus colegas fizeram a proposta deles.
Material
-
recortes
de imagens de diversos animais, retirados de jornais, revistas ou da internet.
Como você vai fazer
- Forme grupo com três colegas e observem com atenção as imagens que cada um trouxe.
- Escolham um integrante do grupo para classificar os animais. Ele deverá pensar em uma característica para agrupá-los sem revelar qual é. Podem ser usadas características como a cor, o tamanho ou o revestimento do corpo; o ambiente em que vivem; a forma como se locomovem etc.
- Os demais colegas devem tentar identificar a característica usada na classificação. Nesse momento, é permitido fazer perguntas, que devem ser respondidas apenas com “sim” ou “não”.
- Depois que a característica escolhida for identificada, é a vez de um novo integrante do grupo propor sua classificação.
Para você responder
- Quais foram as características usadas pelo grupo para classificar os animais?
- Quantos grupos de animais foram obtidos a partir de cada forma de classificação?
- Em sua opinião a classificação dos animais contribui para estudá-los melhor? Explique sua resposta.
16
Capítulo 1. Características dos animais
Você já deve ter percebido que existe uma variedade muito grande de animais. Eles possuem diferentes tamanhos, cores e tipos de revestimento do corpo, formas de locomoção e muitas outras características, que possibilitam que eles sejam agrupados.
Vamos conhecer algumas características dos animais.
Revestimento do corpo
O revestimento do corpo dos animais pode variar bastante. Em geral, esse revestimento pode proteger contra o frio ou o calor, evitar a perda de água, facilitar a locomoção, entre outras funções.
Comprimento: aproximadamente 60 centímetros.
LEGENDA: Os cães são exemplos de animais com pelos. FIM DA LEGENDA.
Comprimento: 10 centímetros.
LEGENDA: Os mexilhões têm o corpo protegido por conchas. FIM DA LEGENDA.
Comprimento: 30 centímetros.
LEGENDA: As serpentes, como a jararaca-verde, são exemplos de animais com escamas. FIM DA LEGENDA.
Comprimento: 13 centímetros.
LEGENDA: Os pássaros, como o saíra-sete-cores, são exemplos de animais com o corpo coberto de penas. FIM DA LEGENDA.
- Em sua opinião, as características dos animais podem interferir na relação com o ambiente em que eles vivem? Dê um exemplo.
17
Ambiente e locomoção
Outra classificação possível dos animais é a forma como se deslocam no ambiente em que vivem.
Os animais que vivem em terra firme são chamados terrestres. Eles se locomovem andando, correndo, saltando, rastejando ou voando.
Os animais que vivem na água de mares, rios e lagos são chamados aquáticos. Eles se locomovem principalmente nadando.
Alguns animais vivem parte de sua vida em ambiente aquático e parte em ambiente terrestre. Eles conseguem se locomover nos dois ambientes.
Comprimento: 2 metros.
LEGENDA: Golfinho-nariz-de-garrafa
É um animal aquático que usa as nadadeiras para se locomover na água. FIM DA LEGENDA.
Comprimento: 25 centímetros.
LEGENDA: Sabiá-laranjeira
É um animal terrestre, do grupo das aves. Tem pernas e asas e pode andar e voar. FIM DA LEGENDA.
Comprimento: 1 centímetro.
LEGENDA: Formiga preta
Animal terrestre que usa as pernas para se locomover. FIM DA LEGENDA.
Comprimento: 2 metros.
LEGENDA: Jacaré-de-papo-amarelo
Tem vida aquática, mas também depende do ambiente terrestre. Ele é capaz de nadar e de rastejar. FIM DA LEGENDA.
- Você conhece algum animal que se locomove de outra forma? Qual?
- Demonstre para seus colegas a forma de locomoção desse animal.
18
Respiração
Por meio da respiração, os animais captam o gás oxigênio do ambiente e eliminam gás carbônico.
Os animais podem captar o gás oxigênio presente no ar, no solo ou misturado na água. Sem esse gás, os animais morrem.
O corpo dos animais apresenta estruturas diferentes para a respiração.
- Animais como gatos, golfinhos, tartarugas e pássaros respiram por meio de pulmões. Os pulmões são órgãos internos com pequenos compartimentos em que ocorrem as trocas gasosas, ou seja, absorção de gás oxigênio e eliminação de gás carbônico.
- Na maioria dos peixes, a água entra pela boca e passa por brânquias, estruturas que captam o gás oxigênio dissolvido na água e liberam o gás carbônico produzido pelo organismo.
- Animais como a minhoca respiram por meio da pele. As trocas gasosas ocorrem pela superfície do corpo desses animais.
Comprimento: 3 metros.
LEGENDA: Animais aquáticos com pulmões, como os peixes-boi, vão até a superfície da água e captam o gás oxigênio do ar. FIM DA LEGENDA.
Comprimento: 14 centímetros.
LEGENDA: As sardinhas captam o gás oxigênio presente na água. FIM DA LEGENDA.
Comprimento: 7 centímetros.
LEGENDA: O corpo úmido das minhocas possibilita trocas gasosas. FIM DA LEGENDA.
19
Alimentação
Todos os animais se alimentam de outros seres vivos. De acordo com seus hábitos alimentares, os animais podem ser classificados em herbívoros, onívoros ou carnívoros.
- Herbívoros: comem apenas plantas. É o caso das abelhas, das antas, das borboletas, dos cavalos, dos coelhos e dos peixes-boi.
- Onívoros: comem plantas e outros animais. É o caso dos cachorros, dos gambás, das galinhas e dos ratos.
- Carnívoros: comem apenas outros animais. São exemplos o louva-a-deus, a piranha, o leão, a joaninha e a lagartixa.
Comprimento: 2 metros.
LEGENDA: A anta se alimenta apenas de plantas. FIM DA LEGENDA.
Comprimento: 50 centímetros, fora a cauda.
LEGENDA: O gambá se alimenta de frutos, folhas, insetos e sapos. FIM DA LEGENDA.
Comprimento: 0,5 centímetro.
LEGENDA: A joaninha se alimenta de outros insetos, como os pulgões. FIM DA LEGENDA.
- Em sua opinião, o ser humano é um animal carnívoro, herbívoro ou onívoro? Explique.
_____
20
- Complete as fichas dos animais a seguir com informações sobre suas características.
Comprimento sem a cauda: 160 centímetros.
Onça-pintada
Em que ambiente vive?
_____
Como se locomove?
_____
Que estruturas ajudam esse animal a se locomover?
_____
Comprimento:12 centímetros.
Sapo-cururu
Em que ambiente vive?
_____
Como se locomove?
_____
Que estruturas ajudam esse animal a se locomover?
_____
Envergadura : 3 metros.
Raia-pintada
Em que ambiente vive?
_____
Como se locomove?
_____
Que estruturas ajudam esse animal a se locomover?
_____
21
Comprimento: 1 centímetro.
Mosca-doméstica
Em que ambiente vive?
_____
Como se locomove?
_____
Que membros ajudam esse animal a se locomover?
_____
- Leia o texto abaixo para um
colega
e respondam às questões.
Peixe vivo
Como pode um peixe vivo
viver fora da água fria?
Como pode um peixe vivo
viver fora da água fria?
Como poderei viver,
Como poderei viver
Sem a tua, sem a tua,
sem a tua companhia?
FONTE: Domínio público.
- Que comparação é feita na canção?
- Por que o peixe não consegue viver fora da água?
_____
- Observe, nos círculos, os desenhos que representam os alimentos de cada animal. Depois, classifique o hábito alimentar de cada animal em: herbívoro, carnívoro ou onívoro.
Observação: Os elementos das imagens não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
22
Os animais crescem e se reproduzem
Os animais nascem, crescem, podem se reproduzir e morrem. Essa sequência, que ocorre com todos os seres vivos, chama-se ciclo de vida.
Ao nascer, os animais são chamados de filhotes. Os filhotes crescem e se desenvolvem. Com o tempo, eles se tornam adultos. Os adultos podem se reproduzir, dando origem a novos filhotes.
Observação. Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
Como nascem os filhotes de animais vivíparos
Os filhotes de animais vivíparos nascem após se desenvolverem na barriga da mãe. É o caso, por exemplo, dos seres humanos, dos cachorros e dos macacos. A gestação corresponde ao tempo que um filhote fica dentro do corpo da fêmea, desenvolvendo-se e recebendo tudo de que precisa para sobreviver. O tempo de gestação varia de um animal para outro.
LEGENDA: Antes de nascerem, os filhotes de bicho-preguiça se desenvolvem na barriga da fêmea. Quando adulto, o bicho-preguiça pode medir 60 centímetros de comprimento. FIM DA LEGENDA.
23
- Observe imagens de Adriana em diferentes momentos de sua vida.
- O que essas imagens representam?
_____
- Numere as imagens de acordo com a passagem do tempo.
- Assim como os outros animais, o ser humano pode se reproduzir. Em que resulta a reprodução nos animais?
_____
- Em relação ao seu ciclo de vida, responda.
- Você mudou muito desde que nasceu? Descreva para um colega as principais diferenças entre como você é agora e como era quando bebê.
- Faça um desenho representando como você acha que ficará quando for adulto.
24
Como nascem os filhotes de animais ovíparos
Muitos animais são ovíparos, ou seja, nascem de ovos que as fêmeas põem. Nessa forma de desenvolvimento, os filhotes usam as reservas de água e de alimento contidos no ovo, e isso possibilita que eles se desenvolvam fora do corpo da fêmea.
Comprimento do ovo: 3 centímetros.
LEGENDA: Muitas serpentes nascem de um ovo, como a falsa-coral. FIM DA LEGENDA.
Existem filhotes que, ao nascer dos ovos, são muito diferentes dos adultos que os geraram. Durante seu desenvolvimento, esses filhotes se modificam muito. Essa transformação é chamada metamorfose. Exemplos de animais que passam por grandes mudanças durante o seu desenvolvimento são os sapos e as borboletas.
Observação: Os elementos das imagens não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
25
ÁLBUM de Ciências
Leia em voz alta ou acompanhe a leitura, de acordo com a orientação do professor.
Cuidados com os filhotes
Qualquer característica ou comportamento, materno ou paterno, de cuidar dos filhotes e garantir a sua sobrevivência é chamado cuidado parental. Esse cuidado também pode ocorrer antes do nascimento dos filhotes, por exemplo, no preparo de ninhos, tocas e outros abrigos para receber ovos ou filhotes.
Envergadura do adulto: 2 metros.
LEGENDA: A fêmea do gavião-real põe dois ovos no ninho, mas o casal cria apenas um filhote. Macho e fêmea se revezam no cuidado do filhote por mais de um ano, até que ele já esteja pronto para voar e caçar. Equador, em 2018. FIM DA LEGENDA.
Comprimento do casco: cerca de 65 cm.
LEGENDA: Tartaruga-da-amazônia prepara ninhos na areia para a desova. Um ninho pode abrigar mais de cem ovos. Após a desova, a tartaruga fêmea volta para a água. Rio Tapajós, Pará, em 2018. FIM DA LEGENDA.
Comprimento: cerca de 8 cm.
LEGENDA: Quando nascem, os filhotes saem do ninho e seguem para a água. Rio Tapajós, Pará, em 2018. FIM DA LEGENDA.
Converse com um adulto sobre os cuidados que o ser humano precisa ter com um bebê.
26
Capítulo 2. A classificação dos animais
Classificar os seres vivos significa organizá-los em grupos, de acordo com suas características.
- Por que é importante classificar os animais?
_____
- Você conhece algum exemplo de classificação de animais? Qual?
_____
Os animais, por exemplo, podem ser classificados em herbívoros, carnívoros ou onívoros. Nesse caso, a característica escolhida para agrupar os animais é o hábito alimentar.
Outra característica que permite classificar os animais em dois grandes grupos é a presença ou ausência de vértebras, uma série de ossos que constituem a coluna vertebral.
- Animais vertebrados têm coluna vertebral.
Comprimento: 15 centímetros.
Comprimento: 14 centímetros.
LEGENDA: O sapo-cururu, o soldadinho-do-araripe e o ser humano são exemplos de animais vertebrados. FIM DA LEGENDA.
27
- Animais invertebrados não têm coluna vertebral.
Envergadura: 6 centímetros.
Comprimento: 20 centímetros.
Comprimento: 10 centímetros.
LEGENDA: A borboleta, a lula e a estrela-do-mar são exemplos de animais invertebrados. FIM DA LEGENDA.
- Observe as imagens dos animais a seguir e leia as informações de cada ficha para um colega.
LEGENDA: Cupim: vive dentro do solo ou da madeira; alimenta-se principalmente de madeira e não tem coluna vertebral. Mede cerca de 1 centímetro de comprimento. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: T amanduá-bandeira: possui o corpo coberto de pelos; alimenta-se de formigas e de cupins. Pode atingir 2 metros de comprimento. FIM DA LEGENDA.
- Que características apresentadas nas fichas podem ser usadas para classificar esses animais?
- Cupim:
_____
- Tamanduá-bandeira:
_____
28
Capítulo 3. Animais invertebrados
Existem muitos animais invertebrados. Eles vivem em praticamente todos os lugares do planeta Terra, em ambientes aquáticos e terrestres. Conheça alguns exemplos desses animais. Leia em voz alta ou acompanhe a leitura, de acordo com a orientação do professor.
Comprimento: 7 centímetros.
LEGENDA: Água-viva. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: As águas-vivas são animais que possuem um corpo de aspecto gelatinoso e vivem no ambiente marinho. Nesses animais, não é possível identificar a parte da frente e a de trás, apenas a parte de cima e a de baixo. FIM DA LEGENDA.
Comprimento: 7 centímetros.
LEGENDA: Minhoca. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: As minhocas possuem o corpo mole, formado por segmentos. Elas vivem enterradas em solos úmidos e são muito importantes para a fertilização da terra. FIM DA LEGENDA.
Comprimento: 4 centímetros.
LEGENDA: Caracol. FIM DA LEGENDA.
Comprimento: 10 centímetros.
LEGENDA: Lesma. FIM DA LEGENDA.
Comprimento: 9 centímetros.
LEGENDA: Ostra. FIM DA LEGENDA.
Comprimento: 5 centímetros.
LEGENDA: Nudibrânquio. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Há animais com corpo mole e que se deslocam deslizando sobre um fluido que secretam. Alguns têm conchas, como o caracol. Outros não têm concha, como a lesma.
Esses animais com corpo mole também são encontrados em ambientes aquáticos, como é o caso de ostras e nudibrânquios. FIM DA LEGENDA.
Observação: Os elementos desta página não estão na mesma proporção. Fim da observação.
29
Comprimento: 3 centímetros.
LEGENDA: Besouro-unicórnio. FIM DA LEGENDA.
Comprimento: 5 centímetros.
LEGENDA: Abelha-das-orquídeas. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Animais como abelhas e besouros têm seis pernas, um par de antenas e podem ter asas. O corpo desses animais é protegido por um tipo de carapaça que forma um esqueleto por fora do corpo, chamado exoesqueleto. FIM DA LEGENDA.
Comprimento: 6 centímetros.
LEGENDA: Aranha do fio-de-ouro. FIM DA LEGENDA.
Comprimento: 7 centímetros.
LEGENDA: Escorpião-amarelo. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Aranhas e escorpiões têm oito pernas. Eles não têm antenas nem asas. O corpo desses animais também é protegido pelo exoesqueleto. FIM DA LEGENDA.
Comprimento: 11 centímetros.
LEGENDA: Caranguejo-amarelo. FIM DA LEGENDA.
Comprimento: 10 centímetros.
LEGENDA: Camarão. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Os caranguejos e os camarões têm dez pernas e quatro antenas. Eles também possuem o corpo revestido por exoesqueleto. Esses animais vivem em ambientes aquáticos. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Estrela-do-mar.
Comprimento: 12 centímetros. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Ouriço-do-mar
Comprimento: 10 centímetros. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: A estrela-do-mar e o ouriço-do-mar são encontrados apenas no ambiente marinho. As estrelas-do-mar possuem corpo liso ou áspero, e os ouriços-do-mar têm espinhos na superfície do corpo. FIM DA LEGENDA.
Observação: Os elementos desta página não estão na mesma proporção. Fim da observação.
30
- Ligue cada conjunto de animais invertebrados ao quadro que mostra a característica que eles têm em comum.
Coluna 1
Coluna 2
Vivem em ambiente aquático.
Vivem em ambiente terrestre.
Têm concha.
Observação: Os elementos das imagens não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
- Animais invertebrados podem habitar uma grande variedade de lugares, possuir diferentes hábitos alimentares, entre outras características.
Escolha um animal invertebrado e faça uma pesquisa sobre ele. Procure informações como: a região que habita, do que se alimenta, se serve de alimento para outros animais, de que formas ele se relaciona com o ser humano etc. Ao final, compartilhe suas descobertas com os colegas.
31
- Leia o texto em voz alta e responda às questões.
Certas aranhas vivem escondidas em jardins, em buracos ou em frestas na parede.
Os escorpiões escondem-se em lugares escuros, embaixo de pedras, em frestas de árvores ou em buracos no chão. Alguns tipos de escorpião vivem em terrenos baldios onde há lixo acumulado. Nesses locais, existem baratas, das quais eles se alimentam.
Quando se sentem ameaçados, aranhas e escorpiões podem se defender e injetar veneno. Por isso, ao encontrar um desses animais, não toque nem mexa nele e avise um adulto.
Se alguém for picado, deverá procurar imediatamente o posto de saúde ou o hospital mais próximo para receber os cuidados médicos necessários.
Comprimento: 4 centímetros.
LEGENDA: O veneno produzido pela aranha-marrom é perigoso para o ser humano. FIM DA LEGENDA.
Comprimento: 7 centímetros.
LEGENDA: O escorpião-amarelo é típico de algumas partes do Brasil. FIM DA LEGENDA.
- Onde as aranhas podem viver? E os escorpiões?
_____
- O que fazer ao encontrar uma aranha ou um escorpião em casa?
_____
- Como evitar acidentes com aranhas e escorpiões?
_____
32
Atividade prática
Pesquisa
A vida do mosquito-da-dengue
A dengue é uma doença que pode causar febre, dores de cabeça, dores no corpo, enjoos, entre outros sintomas. Em casos mais graves pode até matar.
A doença é causada por um microrganismo que é transmitido pelo mosquito-da-dengue. Conhecer a forma de transmissão da doença nos ajuda a ter atitudes que colaboram com a sua prevenção.
O que você vai fazer
Conhecer o ciclo de vida do mosquito-da-dengue e propor ações e medidas de prevenção da doença no ambiente escolar.
- Observe o esquema do ciclo de vida do mosquito-da-dengue.
Observação. Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
33
Material
• bloco de notas
- lápis
- câmera fotográfica ou celular com câmera (opcional)
Como você vai fazer
- Reunidos em grupos, leiam as informações da página anterior e identifiquem as quatro fases do ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti. Em seguida, identifiquem as condições necessárias para sua reprodução. Além da reprodução do mosquito, conversem sobre outros fatores necessários para que ocorra a transmissão da dengue.
- Façam uma lista com as áreas externas da escola e se for possível selecionem áreas internas também. Cada área deverá ser atribuída a um grupo.
- No dia marcado pelo professor, cada grupo deverá percorrer a área estipulada para identificar condições favoráveis à reprodução do mosquito-da-dengue. Registrem as observações com anotações, desenhos ou fotografias.
- Em sala de aula, compartilhem com os outros grupos os dados obtidos e façam um levantamento de todas as condições encontradas durante a visita.
- Façam uma pesquisa sobre formas de prevenção da dengue. Selecionem aquelas que podem ser realizadas na escola e que poderiam ser usadas para resolver os problemas que vocês identificaram.
Para você responder
- De acordo com o levantamento realizado pelos grupos, a escola apresenta condições favoráveis à reprodução do mosquito-da-dengue? Se sim, descrevam cada uma delas.
- Listem todas as ações e as medidas de prevenção propostas por vocês.
- Reúnam as informações das atividades 1 e 2 e, com a ajuda do professor, encaminhem essas propostas à direção da escola.
Com a ajuda de um adulto, verifique se onde você mora há condições favoráveis à reprodução do mosquito-da-dengue. Pense em medidas de prevenção ou para eliminar condições favoráveis.