34

Para ler e escrever melhor

Observação: Este texto descreve um animal invertebrado. Fim da observação.

Leia em voz alta ou acompanhe a leitura, de acordo com a orientação do professor.

O polvo

O polvo é um animal invertebrado que vive nos oceanos. Ele é normalmente encontrado em locais com até duzentos metros de profundidade.

O polvo é um animal com corpo mole e que não tem concha, apresenta oito braços longos e sua cabeça e seus olhos são bem desenvolvidos.

Para se locomover, o polvo lança jatos de água que empurram o seu corpo. Ele também usa seus braços para andar sobre rochas ou areia.

O polvo é um animal carnívoro e se alimenta de pequenos peixes, caranguejos e mexilhões, entre outros animais.

Para escapar dos animais que querem comê-lo, como focas e peixes carnívoros, o polvo tem alguns comportamentos interessantes. Um deles é mudar a cor de sua pele, confundindo-se com o ambiente. Ele também pode liberar tinta preta na água para atrapalhar o animal que quer caçá-lo, e assim ganhar tempo suficiente para fugir.

Imagem: Ilustração. Dentro de um oceano com água de cor azul-claro, dois polvos à direita de cor laranja-escuro, com tentáculos finos na vertical, com bolinhas brancas na parte interna dos tentáculos. O polvo da parte de cima segura um peixe cinza com os tentáculos. Na parte inferior, animais marinhos pequenos de cor marrom com tentáculos finos. À direita, anêmonas no solo de cor azul, com hastes tubulares finas azuis. Fim da imagem.

Observação: Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

35

Analise

  1. Circule, no quadro abaixo, as características que foram usadas no texto para descrever o polvo.
Imagem: Ilustração. Um polvo de cor laranja-escuro com uma dezena de tentáculos na parte inferior, bolinhas brancas na parte interna e na parte superior, cabeça arredondada.  Fim da imagem.

Quadro:

alimentação

ambiente em que vive

reprodução

locomoção

tamanho

comportamento

características do corpo

tempo de vida.

Fim do quadro.

Organize

  1. Escolha duas características que você circulou na atividade anterior e preencha o esquema com informações do texto, descrevendo o polvo.

Polvo

Característica:

Característica:

Escreva

  1. Escolha um animal invertebrado e escreva um texto sobre ele.
    • Para descrevê-lo, utilize informações sobre as características indicadas no esquema abaixo. Se precisar, faça uma pesquisa.

Animal invertebrado:

Ambiente onde vive.

Características do corpo.

Alimentação.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

Faça um desenho ou cole uma imagem do animal escolhido.

36

Capítulo 4. Animais vertebrados

Os animais vertebrados possuem um esqueleto com crânio e coluna vertebral na parte interna do corpo. A maioria deles possui o corpo formado por cabeça, tronco e membros locomotores. Alguns desses animais também têm cauda.

Imagem: Ilustração. Silhueta preta de um gato para à esquerda de cor preta com o esqueleto dentro em branco. À esquerda, na cabeça : crânio na parte superior, no dorso do corpo : tronco, na horizontal onde há a coluna vertebral e na ponta da direita, cauda. Na parte inferior, quatro patas na horizontal : membros.  Fim da imagem.

LEGENDA: Esquema de esqueleto de um gato. As pernas são um exemplo de membros locomotores. Cores fantasia. FIM DA LEGENDA.

Fonte: DONE, H. S. et al. Color atlas of veterinary anatomy: the dog and cat. Londres: Mosby Elsevier, 2009. v. 3.

Os animais vertebrados podem ser classificados em cinco grupos: peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.

Os peixes são animais aquáticos. O tubarão, as raias e o cavalo-marinho são exemplos de peixes que vivem no mar. O pirarucu, o bagre e a piranha são alguns dos peixes que vivem em rios e lagos. Os peixes têm nadadeiras que ajudam na natação. A maioria dos peixes têm o corpo coberto por escamas.

Imagem: Fotografia. Um cavalo-marinho dentro no oceano em água, animal de tamanho pequeno na vertical, com parte laranja na parte superior, parte inferior em marrom e cauda fina dobrada para dentro em espiral. O focinho é fino de cor amarela, com o formato tubular e com pequenas nadadeiras no dorso. Texto : Comprimento: cerca de 15 centímetros.   Fim da imagem.

Comprimento: cerca de 15 centímetros.

LEGENDA: O cavalo-marinho é um peixe que vive no mar. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Dentro da água, um peixe grande na horizontal de cor cinza, cabeça achatada no lado direito e cauda fina para à esquerda. Abaixo, plantas e pedras marinhas em tons de marrom à frente e verde-escuro.  Texto : Comprimento : 2 metros.   Fim da imagem.

Comprimento: 2 metros.

LEGENDA: O pirarucu é um peixe que vive em rios da Amazônia. FIM DA LEGENDA.

37

Os anfíbios podem viver na água doce ou em ambientes terrestres úmidos. Sapos, rãs, pererecas e cecílias são exemplos de anfíbios. Anfíbios têm a pele fina e úmida, e a maioria tem pernas quando adultos. Quando são jovens, vivem na água e nadam. Os adultos podem nadar, saltar, rastejar ou subir em árvores.

Imagem: Fotografia. Sobre vegetação de cor verde, uma rã com o corpo para à esquerda, olhos pretos, de pele de cor marrom, húmida, com manchas em preto e patas pegajosas.  Texto : Comprimento : 8 centímetros.   Fim da imagem.

Comprimento: 8 centímetros.

LEGENDA: A rã-verde se locomove saltando. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Cecilia, animal de corpo comprido em cinza, com o formato cilíndrico e corpo húmido. O corpo está enrolado entre si, sobre folhas marrons.  Texto : Comprimento : 50 centímetros.   Fim da imagem.

Comprimento: 50 centímetros.

LEGENDA: As cecílias se locomovem rastejando. FIM DA LEGENDA.

Os répteis podem viver em ambiente aquático ou terrestre. Geralmente, têm o corpo coberto de escamas e a pele grossa e seca. Alguns rastejam, como as serpentes; outros caminham rente ao chão, como os lagartos; e outros nadam, como as tartarugas marinhas.

Imagem: Fotografia. Uma serpente de tamanho grande de cor marrom com manchas em marrom-escuro, com a ponta inferior mais fina, sobre uma folha verde em local com água e parte em marrom à esquerda.  Texto : Comprimento : 1 metro.  Fim da imagem.

Comprimento: 1 metro.

LEGENDA: As serpentes, como a jararaca, não têm membros locomotores e rastejam. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma tartaruga nadando em oceano em azul, com coral e plantas marinhas na parte inferior à direita. A tartaruga é de tamanho médio de cor marrom, com manchas em marrom-escuro, com casco duro de formato arredondado, com quatro patas e cabeça redonda.  Texto : Comprimento: 1 metro.   Fim da imagem.

Comprimento: 1 metro.

LEGENDA: A tartaruga-verde é um animal marinho que se alimenta principalmente de algas. FIM DA LEGENDA.

38

As aves têm o corpo coberto de penas, além de ter pernas e asas. São animais terrestres, e a maioria pode voar. O sabiá, o jaburu e a coruja são aves que voam. Já o avestruz, a ema e os pinguins não voam.

Imagem: Fotografia. Uma coruja sobrevoando baixo, perto de vegetação rasteira. Ela tem penas de cor marrom-claro com partes em marrom-escuro nas pontas das asas e cauda. Os olhos são amarelos, bico pequeno. Mais ao fundo, vegetação verde.  Texto: Envergadura: 150 centímetros.   Fim da imagem.

Envergadura: 150 centímetros.

LEGENDA: As corujas bufo-real voam em busca de alimento. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Dois pinguins, à frente, um para à direita pulando de local com gelo branco para o mar. O pinguim tem na cabeça, dorso e cauda pequena de cor preta, com parte interna do corpo e parte da cabeça, em branco, com bico pequeno de cor laranja e patas em bege-claro. Mais ao fundo, um pinguim para à esquerda.  Texto : Comprimento: 90 centímetros.   Fim da imagem.

Comprimento: 90 centímetros.

LEGENDA: Os pinguins-gentoo são ótimos nadadores e se alimentam de peixes. FIM DA LEGENDA.

Os mamíferos têm o corpo coberto de pelos. Os filhotes se alimentam do leite produzido pela fêmea. Em geral, eles têm pernas e caminham, como os cachorros, os macacos e os elefantes. Mas há aqueles que nadam, como as baleias, e os que voam, como os morcegos.

Imagem: Fotografia. Dois macacos sobre um galho fino de árvore de cor bege com partes em verde. Um macaco de pelos de cor bege, com partes em amarelo nas patas, penas em preta na cabeça e cinza, com orelhas e parte dos olhos em bege-claro. Abaixo, macaco adulto, com cauda fina e acima nas costas, filhote, macaco pequeno com cabeça com pelos cinzas e corpo em amarelo-claro.  Texto : Comprimento: 30 centímetros.   Fim da imagem.

Comprimento: 30 centímetros.

LEGENDA: Os saimiris vivem nas copas das árvores e carregam seus filhotes nas costas. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Dentro do oceano de cor azul, uma baleia grande de cor cinza com detalhes em branco nas nadadeiras e parte inferior, com a cabeça para à direita, com olhos pretos, com cauda à esquerda.  Texto : Comprimento: 13 metros.  Fim da imagem.

Comprimento: 13 metros.

LEGENDA: As baleias jubarte têm poucos pelos, apenas na região da cabeça. FIM DA LEGENDA.

39

ÁLBUM de Ciências

Leia em voz alta ou acompanhe a leitura, de acordo com a orientação do professor.

Dimorfismo sexual

Em muitas espécies, os machos e as fêmeas de uma mesma espécie são muito parecidos. Em outras, eles apresentam diferenças que podem ser marcantes; muitas vezes, nem parecem pertencer à mesma espécie. Essas diferenças podem ser características físicas e comportamentais, tais como tamanho do corpo, cor das penas e dos pelos, sons e comportamentos para atrair o parceiro.

Nos casos em que é possível diferenciar macho e fêmea pela aparência externa, dizemos que a espécie apresenta dimorfismo sexual.

Nas aves, em geral, os machos são mais vistosos e têm uma plumagem mais colorida e exuberante do que as fêmeas.

Em várias espécies de animais, um dos gêneros tem um porte maior do que o outro. As fêmeas dos elefantes-marinhos são bem menores e mais leves que os machos. As fêmeas de gaviões e falcões são maiores que os machos.

Em espécies como a garça-branca-grande não há dimorfismo sexual. Para determinar o sexo dos indivíduos é preciso coletar amostras de sangue, de penas ou da casca do ovo para fazer análises em laboratório.

Imagem: Fotografia. Sobre galho fino de árvore de cor bege, dois pássaros um de frente para o outro. À esquerda, pássaro de penas vermelhas no corpo e penas pretas nas asas e na cauda, com bico pequeno de cor branca, olhos pequenos pretos. Ele está com bico aberto para outro pássaro menor. Ele tem penas em marrom, com asas e cauda preta e no corpo, penas em laranja, com bico pequeno cinza, fechado. Ao fundo, desfocado, vegetação verde.  Texto : Comprimento: 19 centímetros.   Fim da imagem.

Comprimento: 19 centímetros.

LEGENDA: Tiê-sangue. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Sobre solo de cor marrom com pouca vegetação verde, dois elefantes-marinhos. À esquerda, elefante de tamanho grande na horizontal de cor cinza, com o corpo de tamanho médio, com o focinho similar a pequena trompa, sobre um outro menor, à direita. O elefante-marinho à direita, de tamanho menor, corpo cinza e parte em branco atrás. Em segundo plano, oceano com água azul.  Texto: Comprimento: 4 metros (macho) e 2 metros (fêmea).   Fim da imagem.

Comprimento: 4 metros (macho) e 2 metros (fêmea).

LEGENDA: Elefante-marinho-do-sul. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Duas garças brancas, pernas finas cinzas com bico fino em amarelo. Elas estão em local com vegetação verde, com o corpo virado para à esquerda, com pescoço longo.  Fim da imagem.

Comprimento: 90 centímetros.

LEGENDA: Garça-branca-grande. FIM DA LEGENDA.

40

  1. Sabendo algumas características dos animais, é possível classificá-los.

    Utilize o esquema abaixo como guia e classifique os animais a seguir.

Imagem: Fotografia. Um peixe na horizontal para à esquerda, com dorso em amarelo, azul e preto e resto do corpo em cinza. Ele tem duas barbatanas, uma no dorso e outra na parte inferior e cauda à direita. Fim da imagem.

LEGENDA: Lambari, 10 cm de comprimento FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um sapo de tamanho médio de cor marrom-claro, com quatro patas pegajosas, com olhos pretos, com o corpo para à esquerda.  Fim da imagem.

LEGENDA: Bufo, 18 cm de comprimento FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um lagarto grande de cor bege-claro, com partes em marrom, com quatro patas pequenas. Na boca, uma língua fina para fora, com ponta com duas bifurcações.  Fim da imagem.

LEGENDA: Teiú, 1,4 metro de comprimento FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um pássaro pequeno de penas de cor marrom sobre o dorso, com penas em branco no pescoço e parte de baixo em branco, patas finas em amarelo. Fim da imagem.

LEGENDA: Pardal, 14 cm de comprimento FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um cachorro sentado de pelos de cor branca, com partes em marrom na cabeça e marrom-escuro no dorso e cauda.  Fim da imagem.

LEGENDA: Cachorro, 56 cm de altura FIM DA LEGENDA.

Observação: Os elementos desta página não estão na mesma proporção. Fim da observação.

Imagem: Esquema. O corpo é coberto por escamas, pelos ou penas? Não. Nome do animal: Bufo. Classificação: Anfíbio. Sim.  Tem o corpo coberto de escamas? Sim. Vive no ambiente aquático? Não. Nome do animal: _____. Classificação: _____. Sim.  Nome do animal: _____. Classificação: _____. Tem o corpo coberto de escamas? Não.  A cobertura do corpo é de: penas. Nome do animal: _____. Classificação: _____. A cobertura do corpo é de: pelos. Nome do animal: _____. Classificação: _____. Fim da imagem.

41

  1. Existem muitos animais com os quais convivemos. Para cada grupo indicado a seguir, escreva o nome de um animal que você já viu em casa ou em lugares que visitou.
    • Peixes: .
    • Anfíbios: .
    • Répteis: .
    • Aves: .
    • Mamíferos: .
    1. Leia o quadro com as características dos vertebrados e observe as imagens. Escreva os números correspondentes às características de cada animal e o nome do grupo de vertebrados ao qual cada um pertence.
  1. Quadro:
  1. Pelos
  1. Penas
  1. Asas
  1. Escamas
  1. Pele sem pelos, escamas ou penas
  1. Pernas
  1. Nadadeiras.
    1. Fim do quadro.
Imagem: Fotografia. Um animal com o formato de grande lagarto de cor amarela com manchas em preto. Na boca, língua fina de cor marrom para frente, com olhos pequenos pretos, caminhando para frente em local com vegetação verde pequena.  Texto : Comprimento: 60 cm.   Fim da imagem.

Comprimento: 60 cm.

Teiú:

Imagem: Fotografia. Sobre vegetação de cor verde, um pássaro pequeno de penas de cor azul-claro, asas de cor preta, para à direita, com bico pequeno e patas em cinza.  Texto : Comprimento: 20 cm.  Fim da imagem.

Comprimento: 20 cm.

Arambé-azul:

Imagem: Fotografia. Uma anta, animal de tamanho médio de cor marrom, focinho fino, orelhas pequenas, caminhando em parte rasa de rio de cor marrom. Ao fundo, borda com vegetação verde e solo marrom.  Texto : comprimento: 2 metros.  Fim da imagem.

Comprimento: 2 metros.

Anta:

Imagem: Fotografia. Um peixe comprido de cor cinza com franja fina contornando o corpo, dentro do mar. Na parte inferior, vegetação marinha de cor verde.  Texto : Comprimento: 90 cm.  Fim da imagem.

Comprimento: 90 cm.

Aruanã:

Imagem: Fotografia. Uma rã sobre folha verde. Ela tem tamanho pequeno, de cor bege-claro, com as patas beges, com olhos redondos de cor marrom.  Texto: Comprimento: 4 cm.   Fim da imagem.

Comprimento: 4 cm.

Rã-tijolo:

42

  1. Responda às perguntas.

    Um animal pode ser ao mesmo tempo:

    vertebrado e peixe?

    invertebrado e réptil?

  1. Observe a cena e responda.
Imagem: Ilustração. Vista do alto para baixo, uma mesa, três pessoas comendo refeição disposta na mesa, cada um com um prato e talheres nas mãos. À esquerda, um homem de pele clara, cabelos castanhos, com camiseta de gola azul, de mangas curtas e à frente dele, mulher de pele negra, cabelos pretos até os ombros encaracolados, com blusa de manga até os ombros em branco, com partes em verde. Perto deles, ao centro, uma menina negra de cabelos pretos, com camiseta de mangas curtas em amarelo. A mulher diz : Filha, tome cuidado ao comer o peixe. Antes de colocar na boca, veja se não sobraram espinhas. Depois, mastigue bem o peixe antes de engolir. Fim da imagem.
  1. Por que devemos tomar cuidado com as espinhas do peixe?

    _____

  1. O que são as espinhas do peixe?

    _____

  1. Assinale V para verdadeiro ou F para falso.

    ( ) Os seres humanos pertencem ao grupo dos mamíferos.

    ( ) Todas as aves voam.

    ( ) Todos os répteis são animais vertebrados.

    ( ) Os animais invertebrados possuem crânio e coluna vertebral.

43

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. Observe a imagem e leia o texto para um colega. Depois, respondam às questões.
Imagem: Fotografia. Sobre um galho fino de cor bege, um marsúpio adulto de pelos de cor marrom, com cabeça de pelos brancos, com focinho fino, de cor branca. Sobre ele, uma dezena de filhotes com a mesma pelagem. Ao fundo, vegetação de cor verde.  Fim da imagem.

Comprimento do adulto: 35 centímetros.

Quando nascem, os filhotes de gambá ainda não estão inteiramente cobertos de pelos e ainda não terminaram de se desenvolver. Além disso, as mamas da gambá fêmea ficam dentro de uma bolsa chamada marsúpio, que ela tem do lado de fora da barriga. No marsúpio, os filhotes continuam se alimentando e crescendo.

  1. Quais características mencionadas no texto servem para identificar os gambás como mamíferos?

    _____

  1. Você conhece mais algum animal que tem marsúpio?

    _____

  1. Observe a imagem abaixo e responda às perguntas.
    1. A qual grupo de vertebrados pertencem os seres humanos?

      _____

    1. Quais características presentes na fotografia indicam que os seres humanos pertencem ao grupo mencionado no item a?

      _____

Imagem: Fotografia. Uma mulher vista da cintura para cima, de pele clara, cabelos longos pretos, com par de óculos de grau no rosto, usando camisa de mangas curtas em azul, com abertura para o seio esquerdo, onde uma bebê deitada mama. A mulher segura na mão direita da menina, rindo para ela. Esta é vista de costas, de pele clara, cabelos castanhos, vestida com roupa com estampa em branco e laranja. Em segundo plano, mobília em branco em gavetas. Fim da imagem.

LEGENDA: Mãe amamenta o filho antes de fazer doação para um banco de leite no município de Recife, Pernambuco, em 2018.FIM DA LEGENDA.

44

ÁLBUM de Ciências

Leia em voz alta ou acompanhe a leitura, de acordo com a orientação do professor.

Animais marinhos

Imagem: Fotografia. Dentro do oceano com água de cor azul, com duas baleias jubartes, próximas umas das outras. Elas têm pele de cor cinza e partes em branco na parte inferior e nadadeiras.  Fim da imagem.

LEGENDA: Baleia jubarte: É um mamífero. Sua gestação dura 11 meses. Durante a amamentação, as baleias permanecem mais próximas da superfície, para que o filhote suba para respirar. As baleias jubarte podem pesar até 40 toneladas e medir 16 metros. Tonga, no oceano Pacífico, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Ao fundo do oceano, solo arenoso e com pedras, uma lagosta, animal de tamanho médio com o corpo de casco duro, patas finas na parte inferior e duas hastes finas na horizontal. Na parte superior, rochas de cor rosas e manchas em laranjas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Lagosta: Animal invertebrado. A fêmea produz milhares de ovos por período reprodutivo e os guarda no abdome .Vive em tocas entre recifes de corais, rochas e vegetação. Cozumel, México, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Dentro da água, cavalo-marinho na vertical, de tamanho pequeno, com a cabeça pequena com focinho fino com o formato de um tubo de cor amarela, na parte inferior, partes em marrom e laranja, nadadeiras pequenas e na parte inferior, cauda dobrada para dentro, com o formato em espiral.  Fim da imagem.

LEGENDA: Cavalo-marinho: É um peixe. O cavalo-marinho macho tem uma espécie de bolsa na qual carrega os ovos até o nascimento dos filhotes. Nascem mais de mil filhotes por período reprodutivo. Madri, Espanha, em 2017. FIM DA LEGENDA.

45

Imagem: Fotografia. Uma água-viva dentro do mar de água de cor verde-clara. A água-viva com a parte superior arredondada em branco e na parte inferior, tentáculos finos na vertical e ao centro, tentáculos mais grossos de cor laranja-claro. Ela está inclinada para à direita.  Fim da imagem.

LEGENDA: Água-viva: Animal invertebrado. A maioria das espécies possui tentáculos, utilizados para capturar alimentos e para se defender. Pode variar bastante de tamanho, e seus tentáculos podem ter vários metros de comprimento. Florianópolis, Santa Catarina, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista de baixo para frente no oceano azul, uma raia-manta, corpo largo branco similar a um triângulo invertido, com as pontas laterais, nadadeiras finas. Na parte inferior, ferrão fino.  Fim da imagem.

LEGENDA: Raia-manta: É um peixe. Essa espécie é a maior que existe, podendo alcançar oito metros de envergadura e pesar mais de duas toneladas. Seu ovo se desenvolve dentro do corpo da fêmea. Nasce apenas um filhote por vez. Fernando de Noronha, Pernambuco, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um paguro, animal pequeno com o corpo de cor laranja, com patas finas com dois olhos em preto, com casco arredondado em bege e partes em marrom. Ele está sobre solo arenoso em bege.  Fim da imagem.

LEGENDA: Paguro: Animal invertebrado. Para se proteger, o paguro se abriga em conchas abandonadas. À medida que cresce e a concha fica pequena, ele procura uma nova concha para se abrigar. Pode chegar a 30 centímetros de comprimento. Ilha Wizard, Estados Unidos, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma estrela marinha de cor laranja, com cinco pontas com o formato cilíndrico sobre pedras cinzas grandes, médios e pequenas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Estrela-do-mar: Animal invertebrado. A maioria possui cinco braços. Quando um de seus braços é arrancado, a estrela-do-mar tem a capacidade de gerar um novo braço. O braço arrancado pode originar uma nova estrela-do-mar. Cabo Frio, Rio de Janeiro, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Em grupos, façam um dicionário de animais marinhos. Para isso, organizem os nomes em ordem alfabética e escrevam uma breve explicação sobre cada animal. Acrescente novos exemplos.

46

Atividade prática

Pesquisa

Visita ao zoológico

Nos zoológicos, é possível observar diversos animais. Além de abrigar e cuidar dos animais, os zoológicos também realizam pesquisas e divulgam informações importantes sobre os animais e o ambiente em que eles vivem.

O que você vai fazer

Visitar um zoológico e identificar a alimentação de alguns animais.

Material

  1. Converse com os colegas e o professor a respeito das regras gerais que devem ser seguidas por todos: manter-se em grupo, não correr, não assustar nem alimentar os animais, não utilizar flash para fotografar, entre outras.
  1. Pesquise no site do zoológico que vocês vão visitar quais são os animais que estão disponíveis para observação.

    Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Reúnam-se em grupos e elaborem fichas de observação. Nessas fichas, é importante incluir tópicos para registrar a origem, o tipo de alimentação, os cuidados especiais e o ambiente de cada animal que será observado.
  1. Definam quais grupos ficarão responsáveis pela pesquisa de mamíferos, de répteis, de anfíbios, de aves e de invertebrados.

    Etapa 2: A visita

  1. Leia as informações de cada animal nas placas indicativas; se tiver dúvidas, pergunte ao professor.
Imagem: Ilustração. Três crianças perto uma da outra, da esquerda para à direita : um menino negro com cabelos castanhos, usando um boné azul-claro, uma regata verde com detalhes em amarelo, com bermuda de cor roxa, com sapatos vermelhos e branco. Ele segura na mão esquerda com caderno de página branca com espiral, com lápis vermelha na mão direita. Ao centro, uma menina sentada sobre cadeira verde, de pele clara, cabelos castanhos até os ombros, chapéu rosa, com camiseta de mangas curtas em roxo e parte em amarelo, com bermuda em rosa e detalhes em amarelo e sapatos em amarelo e branco. Ela segura na mão esquerda, uma caderneta com folhas brancas e na mão direita, um lápis verde. À direita, menina de pele morena, cabelos escuros presos para trás, com boné de cor vermelha e marrom, usando camiseta verde com mangas em amarelo, com detalhes em amarelo, com bermuda em cinza e sapatos em azul-claro em branco. Ela tem um binoculo azul pendurado no pescoço e na mão direita, um bloco de notas de páginas beges, lápis laranja na mão esquerdo no alto.  Fim da imagem.

47

  1. Durante a visita, anote as informações referentes aos animais pelos quais o seu grupo ficou responsável para preencher as fichas de observação.
  1. Se possível, fotografe os animais que você observou.
Imagem: Fotografia. À esquerda, atrás de um cercado de madeira, uma girafa grande de cor bege com manchas em marrom-escuro, partes inferiores em branco, orelhas pequenas, olha para à direita, com pescoço longo. Mais à direita, uma pessoa vista de costas, tirando foto com celular na mão. Ela está com a blusa de mangas compridas em vermelho e chapéu de cor cinza-claro. Em segundo plano, árvore de folhas verdes. À direita, placa com informações e local com parede bege e telhado em cima.  Fim da imagem.

LEGENDA: Zoológico no município de São Paulo, São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.
  1. Na folha sulfite, faça um desenho dos animais que você observou.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Você identificou a alimentação dos animais que você observou no zoológico?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Conte aos colegas qual animal mais chamou a sua atenção e por quê.

Etapa 3: Produção de cartazes

  1. Cada grupo deve reunir as fichas e organizar as informações sobre os mamíferos, os répteis, os anfíbios, as aves e os invertebrados.
  1. Confeccionem cartazes para serem expostos na sua escola ou no mural da classe. Coloquem as informações dos animais e o tipo de alimentação de cada um.
  1. Utilizem os desenhos que vocês fizeram ou as fotografias tiradas durante a visita.
  1. Exponham os cartazes em um local onde as pessoas da escola possam vê-los.

48

Imagem: Ícone: Formação cidadã. Fim da imagem.

O mundo que queremos

Abandono e adoção de animais

O abandono de animais de estimação é um problema comum em várias cidades. Geralmente, o abandono ocorre porque as pessoas não estão preparadas para as responsabilidades de ter um animal de estimação.

Os animais abandonados sofrem por falta de comida, de abrigo e de carinho e ficam expostos a doenças e acidentes, como atropelamentos. Além disso, animais doentes abandonados podem ser fontes de doenças para as pessoas.

Em muitos locais, há órgãos do governo, organizações não governamentais (ONGs) ou mesmo pessoas independentes que recolhem esses animais das ruas, cuidam deles e os encaminham para a adoção.

Ter um animal de estimação é muito divertido, mas exige muita responsabilidade. Os animais domésticos precisam de diversos cuidados, como alimentação correta, local para se abrigar, espaço para brincar, vacinas e atenção.

Antes de adotar um animal, é preciso que todas as pessoas que moram na casa estejam de acordo com a adoção, além de estarem cientes de que deverão cuidar dele da melhor forma possível.

Imagem: Ilustração. Vista do alto para baixo de local aberto, com pessoas e animais dentro de pequenas jaulas e ao redor, grama verde. À esquerda, ao fundo, placa sobre grama em branco com texto preto : Feira da Adoção. Na parte inferior, ilustração, cabeça de gato azul e outro de cachorro de pelos brancos e orelhas marrons. À frente, uma menina de pele negra, cabelos pretos presos no alto, com camiseta de cor rosa, bermuda de cor azul-claro, segurando nos braços, um gato de pelos de cor branca, com partes em cinza e na preta na parte inferior na cauda. À direita, um homem de pele morena, cabelos castanhos, usando camiseta de mangas curtas em amarelo, com calça azul, com sapatos em vermelho e branco, segurando na mão direita, coleira azul presa em cachorro de pelos bege-claro. De frente para ele, duas crianças o acariciando, menino de pele clara, cabelos castanhos, com camiseta em roxo e mangas curtas em verde. À direita, menina de pele clara, cabelos castanhos em chuquinhas, com camiseta de mangas curtas em verde, com bermuda rosa e sapatos em vermelho e branco.  Mais à direita, jaula roxa com dois gatos, um visto de costas de pelos laranjas e outro menor de pelos de cor preta, para à direita. De frente para eles, uma mulher agachada de joelhos, com pele clara, cabelos castanhos com franja, com blusa de mangas compridas em verde, com calça azul e sapatos lilás, com uma bolsa azul à direita. À direita, menina de pele clara, cabelos curtos marrons, com camiseta azul-claro, bermuda azul-escuro e sapatos em amarelo e branco.  Mais ao fundo, jaula azul com dois cachorros, um preto e outro em branco e pretos, com orelhas marrons. À direita, menina os observa, de pele morena, cabelos castanhos, presos atrás, com par de óculos de grau vermelho, com blusa de mangas compridas em branco, calça rosa, sapatos em branco e lilás. Mais ao fundo, em jaula laranja, um cachorro de pelos brancos, com dorso, cauda e partes em preto, olhos azuis e língua rosa para fora. De frente para ele, menino de pele clara, cabelos loiros, com camiseta de mangas curtas em azul-claro e sapatos da mesma cor. Atrás, uma mulher de pele negra, cabelos pretos presos para trás, usando regata de cor lilás, com roupa de baixo em amarelo, com a mão direita no rosto. À direita, menino moreno, cabelos pretos, com par de óculos azuis, com camiseta de cor branca, calça cinza e sapatos em azul-claro e branco.   Fim da imagem.

49

Compreenda a leitura

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. De acordo com o texto, por que as pessoas abandonam os animais de estimação?
  1. Observe a imagem e responda às questões.
    1. Qual é a intenção da campanha apresentada no cartaz?

      _____

    1. O que as pessoas devem considerar antes de adotar um animal?

      _____

Imagem: Fotografia. Cartaz. Fundo em branco, com detalhes em amarelo na parte superior e na parte inferior. À esquerda, foto de um gato de pelos em bege, partes em marrom e à direita, cachorro de pelos pretos, com focinho e pescoço em branco. Texto em preto : II Feira de adoção da ONG o sol nasce para todos Dia: 17/01/2021 Horário: 17h as 22h Local: Barraca de Eventos (orla) Adote um amigo, leve mais alegria pra sua casa!  Fim da imagem.

LEGENDA: Cartaz de feira de adoção de animais do município de Sorocaba, São Paulo, em 2021. FIM DA LEGENDA.

Vamos fazer

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Que tal ajudar na divulgação da importância da adoção responsável de animais de estimação?
    • Pesquisem na internet organizações que promovam a adoção responsável de animais, se possível na sua cidade.
    • Com a ajuda do professor, entrem em contato com elas por e-mail ou telefonem e perguntem quais são as recomendações e exigências para que uma pessoa possa adotar um animal de forma responsável. Compartilhem essas informações com os colegas.
    • Elaborem um cartaz mostrando como adotar um animal de forma responsável. Organizem uma exposição para divulgar as informações na escola e na comunidade.

50

O que você aprendeu

Avaliação processual

  1. Observe as figuras dos bichinhos.
Imagem: Ilustração. Dez bichinhos um do lado do outros, todos com duas patas na vertical, na parte inferior do corpo, olhos e boca: 1-	Bichinho de cor amarela com o corpo peludo, com um par de antenas. 2-	Bichinho de cor rosa com o corpo peludo, com um par de antenas. 3-	Bichinho de cor amarela com o corpo liso, sem antenas. 4-	Bichinho de cor rosa com o corpo liso com pelos na parte superior. 5-	Bichinho de cor rosa com o corpo peludo com um par de antenas para vertical.  6-	Bichinho de cor rosa com o corpo peludo. 7-	Bichinho de cor amarela com o corpo peludo. 8-	Bichinho de cor azul-claro com par de antenas na vertical de corpo peludo. 9-	Bichinho de cor azul-claro com o corpo liso sem antenas. 10-	Bichinho de cor verde com cabelos pequenos na parte superior, de cor liso.   Fim da imagem.
  1. Cite duas características que poderiam ser usadas para classificar os bichinhos.

    _____

  1. Dê um exemplo de uma característica que não poderia ser usada para diferenciar os bichinhos. Explique.

    _____

  1. As frases a seguir estão incorretas. Reescreva cada uma delas, corrigindo-as.
    1. Um morcego que se alimenta tanto de frutas quanto do néctar das flores é onívoro, pois come dois tipos de alimento.

      _____

    1. O ser humano é considerado um animal carnívoro porque pode se alimentar de carne.

      _____

    1. O gafanhoto é um animal herbívoro porque se alimenta somente de outros animais.

      _____

    1. Uma serpente que se alimenta de ratos e de outros animais pequenos é onívora.

      _____

51

  1. As figuras abaixo mostram o ciclo de vida de uma serpente.
    • Crie uma legenda para cada figura.
Imagem: Ilustração A. Vista do alto de local com solo marrom com vegetação verde e três ovos brancos e um dos ovos, parte superior do corpo em cinza-claro, com olhos pequenos pretos.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração B. Serpente cinza com o corpo todo longo com o corpo contorcido.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração C. A serpente descrita anteriormente com o corpo duas vezes maior, contorcido entre si.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração D. Duas serpentes grandes de cor cinza com os corpos contorcidos entre si com a cabeça para à esquerda e causa para à direita.  Fim da imagem.
  1. Leia o texto e responda às questões.

    Um dos problemas de jogar lixo e água de esgoto nos rios é que essa ação pode diminuir a quantidade de gás oxigênio misturado na água.

    • Quais animais são diretamente afetados pela poluição dos rios?

      _____

    • De que forma a diminuição da quantidade de gás oxigênio misturado na água pode afetar esses animais?

      _____

52

  1. O quadro abaixo mostra uma pesquisa sobre os tipos de animal de estimação da classe de Luciano. Observe e responda.

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    Tipos de animal de estimação

    Animal

    Número de estudantes que o possuem

    Gato

    Ilustração. Quatro rostos sorrindentes.

    Cachorro

    Ilustração. Seis rostos sorrindentes.

    Pássaro

    Ilustração. Dois rostos sorrindentes.

    Peixe

    Ilustração. Três rostos sorrindentes.

    LEGENDA: Cada O representa um estudante.

    1. Quantos estudantes da sala de Luciano têm animais que se locomovem nadando? E quantos têm animais que se locomovem voando?
    1. De acordo com os dados da pesquisa e considerando que cada estudante tem apenas 1 animal de estimação, qual é o total de animais de estimação dos estudantes da classe?

      Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

    1. Façam o mesmo tipo de pesquisa na sua classe. O professor fará o quadro na lousa e vocês responderão quais tipos de animal de estimação possuem e quantos animais de cada tipo.
  1. Observe as imagens a seguir.
Imagem: Fotografia. Libélula, animal de tamanho médio de cor laranja na horizontal, com patas finas pretas na parte inferior da cabeça e par de asas grandes transparentes, batendo.  Fim da imagem.

LEGENDA: Libélula. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Siri, animal com o corpo arredondado achatado de cor bege, com duas patas em bege, azul-claro e na ponta superior em laranja com o formato de pinça, com patas finas na parte inferior, sobre solo marrom. Na parte superior, olhos pequenos pretos.  Fim da imagem.

LEGENDA: Siri-azul. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Sobre um caule verde na vertical para à esquerda, um besouro de corpo arredondado com a cabeça em laranja e parte inferior em verde brilhante, com par de antenas finas e patas debaixo do corpo em laranja e preto.  Fim da imagem.

LEGENDA: Besouro. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um polvo dentro da água, com o corpo de tamanho médio de cor marrom, cabeça arredondada inflada e dezena de tentáculos, com bolinhas pequenas brancas na parte inferior dos tentáculos.  Fim da imagem.

LEGENDA: Polvo. FIM DA LEGENDA.

53

  1. Observe a tirinha e responda às questões.
Imagem: Ilustração. Uma tirinha composta por seis quadros apresentando em cada uma animais diferentes.  Q1 - Texto : Os animais e seus alimentos Sapo Insetos  Um sapo de cor verde, para à direita, com a língua rosa para frente perto para duas moscas de asas brancas.  Q2 – Texto: Rinoceronte Arbustos Cabeça de rinoceronte para à direita, de cor cinza, com três chifres na vertical, comendo vegetação em verde.  Q3 – Texto: Vaca Grama Uma vaca branca com detalhes em preto, com par de chifre bege na vertical, comendo grama verde.  Q4 – Texto : Serpente Pequenos mamíferos  Uma serpente na horizontal, de cor marrom com pequenos círculos em marrom-escuro, de olhos fechados.  Q5 – Texto: Tucano Frutas Um tucano para à direita, de penas pretas na cabeça e corpo com cauda, com patas de cor azul-claro, com olhos e bico em amarelo. O bico para à direita grande, com um fruto vermelho redondo dentro do bico. Q6 – Texto: Cachorro Poltrona À esquerda, um cachorro de pelos marrons, sentado, com focinho fino e perto dele, com pedaços de tecidos em azul da poltrona à direita, com parte destruída com ferros em espiral.   Fim da imagem.

LEGENDA: Os animais e seus alimentos, de Adão Iturrusgarai. FIM DA LEGENDA.

  1. Quais animais vertebrados aparecem na tirinha?

    _____

  1. O que todos eles têm em comum?

    _____

  1. A qual grupo de vertebrados cada um deles pertence?

    _____

  1. Na tirinha, qual animal é mostrado comendo algo que não é adequado? Por que você acha que isso foi feito na tirinha?

    _____