34
Para ler e escrever melhor
Observação: Este texto descreve um animal invertebrado. Fim da observação.
Leia em voz alta ou acompanhe a leitura, de acordo com a orientação do professor.
O polvo
O polvo é um animal invertebrado que vive nos oceanos. Ele é normalmente encontrado em locais com até duzentos metros de profundidade.
O polvo é um animal com corpo mole e que não tem concha, apresenta oito braços longos e sua cabeça e seus olhos são bem desenvolvidos.
Para se locomover, o polvo lança jatos de água que empurram o seu corpo. Ele também usa seus braços para andar sobre rochas ou areia.
O polvo é um animal carnívoro e se alimenta de pequenos peixes, caranguejos e mexilhões, entre outros animais.
Para escapar dos animais que querem comê-lo, como focas e peixes carnívoros, o polvo tem alguns comportamentos interessantes. Um deles é mudar a cor de sua pele, confundindo-se com o ambiente. Ele também pode liberar tinta preta na água para atrapalhar o animal que quer caçá-lo, e assim ganhar tempo suficiente para fugir.
Observação: Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
35
Analise
- Circule, no quadro abaixo, as características que foram usadas no texto para descrever o polvo.
Quadro:
alimentação
ambiente em que vive
reprodução
locomoção
tamanho
comportamento
características do corpo
tempo de vida.
Fim do quadro.
Organize
- Escolha duas características que você circulou na atividade anterior e preencha o esquema com informações do texto, descrevendo o polvo.
Polvo
Característica:
Característica:
Escreva
- Escolha um animal invertebrado e escreva um texto sobre ele.
- Para descrevê-lo, utilize informações sobre as características indicadas no esquema abaixo. Se precisar, faça uma pesquisa.
Animal invertebrado:
Ambiente onde vive.
Características do corpo.
Alimentação.
Faça um desenho ou cole uma imagem do animal escolhido.
36
Capítulo 4. Animais vertebrados
Os animais vertebrados possuem um esqueleto com crânio e coluna vertebral na parte interna do corpo. A maioria deles possui o corpo formado por cabeça, tronco e membros locomotores. Alguns desses animais também têm cauda.
LEGENDA: Esquema de esqueleto de um gato. As pernas são um exemplo de membros locomotores. Cores fantasia. FIM DA LEGENDA.
Fonte: DONE, H. S. et al. Color atlas of veterinary anatomy: the dog and cat. Londres: Mosby Elsevier, 2009. v. 3.
Os animais vertebrados podem ser classificados em cinco grupos: peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.
Os peixes são animais aquáticos. O tubarão, as raias e o cavalo-marinho são exemplos de peixes que vivem no mar. O pirarucu, o bagre e a piranha são alguns dos peixes que vivem em rios e lagos. Os peixes têm nadadeiras que ajudam na natação. A maioria dos peixes têm o corpo coberto por escamas.
Comprimento: cerca de 15 centímetros.
LEGENDA: O cavalo-marinho é um peixe que vive no mar. FIM DA LEGENDA.
Comprimento: 2 metros.
LEGENDA: O pirarucu é um peixe que vive em rios da Amazônia. FIM DA LEGENDA.
37
Os anfíbios podem viver na água doce ou em ambientes terrestres úmidos. Sapos, rãs, pererecas e cecílias são exemplos de anfíbios. Anfíbios têm a pele fina e úmida, e a maioria tem pernas quando adultos. Quando são jovens, vivem na água e nadam. Os adultos podem nadar, saltar, rastejar ou subir em árvores.
Comprimento: 8 centímetros.
LEGENDA: A rã-verde se locomove saltando. FIM DA LEGENDA.
Comprimento: 50 centímetros.
LEGENDA: As cecílias se locomovem rastejando. FIM DA LEGENDA.
Os répteis podem viver em ambiente aquático ou terrestre. Geralmente, têm o corpo coberto de escamas e a pele grossa e seca. Alguns rastejam, como as serpentes; outros caminham rente ao chão, como os lagartos; e outros nadam, como as tartarugas marinhas.
Comprimento: 1 metro.
LEGENDA: As serpentes, como a jararaca, não têm membros locomotores e rastejam. FIM DA LEGENDA.
Comprimento: 1 metro.
LEGENDA: A tartaruga-verde é um animal marinho que se alimenta principalmente de algas. FIM DA LEGENDA.
38
As aves têm o corpo coberto de penas, além de ter pernas e asas. São animais terrestres, e a maioria pode voar. O sabiá, o jaburu e a coruja são aves que voam. Já o avestruz, a ema e os pinguins não voam.
Envergadura: 150 centímetros.
LEGENDA: As corujas bufo-real voam em busca de alimento. FIM DA LEGENDA.
Comprimento: 90 centímetros.
LEGENDA: Os pinguins-gentoo são ótimos nadadores e se alimentam de peixes. FIM DA LEGENDA.
Os mamíferos têm o corpo coberto de pelos. Os filhotes se alimentam do leite produzido pela fêmea. Em geral, eles têm pernas e caminham, como os cachorros, os macacos e os elefantes. Mas há aqueles que nadam, como as baleias, e os que voam, como os morcegos.
Comprimento: 30 centímetros.
LEGENDA: Os saimiris vivem nas copas das árvores e carregam seus filhotes nas costas. FIM DA LEGENDA.
Comprimento: 13 metros.
LEGENDA: As baleias jubarte têm poucos pelos, apenas na região da cabeça. FIM DA LEGENDA.
39
ÁLBUM de Ciências
Leia em voz alta ou acompanhe a leitura, de acordo com a orientação do professor.
Dimorfismo sexual
Em muitas espécies, os machos e as fêmeas de uma mesma espécie são muito parecidos. Em outras, eles apresentam diferenças que podem ser marcantes; muitas vezes, nem parecem pertencer à mesma espécie. Essas diferenças podem ser características físicas e comportamentais, tais como tamanho do corpo, cor das penas e dos pelos, sons e comportamentos para atrair o parceiro.
Nos casos em que é possível diferenciar macho e fêmea pela aparência externa, dizemos que a espécie apresenta dimorfismo sexual.
Nas aves, em geral, os machos são mais vistosos e têm uma plumagem mais colorida e exuberante do que as fêmeas.
Em várias espécies de animais, um dos gêneros tem um porte maior do que o outro. As fêmeas dos elefantes-marinhos são bem menores e mais leves que os machos. As fêmeas de gaviões e falcões são maiores que os machos.
Em espécies como a garça-branca-grande não há dimorfismo sexual. Para determinar o sexo dos indivíduos é preciso coletar amostras de sangue, de penas ou da casca do ovo para fazer análises em laboratório.
Comprimento: 19 centímetros.
LEGENDA: Tiê-sangue. FIM DA LEGENDA.
Comprimento: 4 metros (macho) e 2 metros (fêmea).
LEGENDA: Elefante-marinho-do-sul. FIM DA LEGENDA.
Comprimento: 90 centímetros.
LEGENDA: Garça-branca-grande. FIM DA LEGENDA.
40
- Sabendo algumas características dos animais, é possível classificá-los.
Utilize o esquema abaixo como guia e classifique os animais a seguir.
LEGENDA: Lambari, 10 cm de comprimento FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Bufo, 18 cm de comprimento FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Teiú, 1,4 metro de comprimento FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Pardal, 14 cm de comprimento FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Cachorro, 56 cm de altura FIM DA LEGENDA.
Observação: Os elementos desta página não estão na mesma proporção. Fim da observação.
41
- Existem muitos animais com os quais convivemos. Para cada grupo indicado a seguir, escreva o nome de um animal que você já viu em casa ou em lugares que visitou.
- Peixes: .
- Anfíbios: .
- Répteis: .
- Aves: .
- Mamíferos: .
- Leia o quadro com as características dos vertebrados e observe as imagens. Escreva os números correspondentes às características de cada animal e o nome do grupo de vertebrados ao qual cada um pertence.
- Quadro:
- Pelos
- Penas
- Asas
- Escamas
- Pele sem pelos, escamas ou penas
- Pernas
- Nadadeiras.
- Fim do quadro.
Comprimento: 60 cm.
Teiú:
Comprimento: 20 cm.
Arambé-azul:
Comprimento: 2 metros.
Anta:
Comprimento: 90 cm.
Aruanã:
Comprimento: 4 cm.
Rã-tijolo:
42
- Responda às perguntas.
Um animal pode ser ao mesmo tempo:
vertebrado e peixe?
invertebrado e réptil?
- Observe a cena e responda.
- Por que devemos tomar cuidado com as espinhas do peixe?
_____
- O que são as espinhas do peixe?
_____
- Assinale
V
para verdadeiro ou F para falso.
( ) Os seres humanos pertencem ao grupo dos mamíferos.
( ) Todas as aves voam.
( ) Todos os répteis são animais vertebrados.
( ) Os animais invertebrados possuem crânio e coluna vertebral.
43
- Observe a imagem e leia o texto para um colega. Depois, respondam às questões.
Comprimento do adulto: 35 centímetros.
Quando nascem, os filhotes de gambá ainda não estão inteiramente cobertos de pelos e ainda não terminaram de se desenvolver. Além disso, as mamas da gambá fêmea ficam dentro de uma bolsa chamada marsúpio, que ela tem do lado de fora da barriga. No marsúpio, os filhotes continuam se alimentando e crescendo.
- Quais características mencionadas no texto servem para identificar os gambás como mamíferos?
_____
- Você conhece mais algum animal que tem marsúpio?
_____
- Observe a imagem abaixo e responda às perguntas.
- A qual grupo de vertebrados pertencem os seres humanos?
_____
- Quais características presentes na fotografia indicam que os seres humanos pertencem ao grupo mencionado no item a?
_____
- A qual grupo de vertebrados pertencem os seres humanos?
LEGENDA: Mãe amamenta o filho antes de fazer doação para um banco de leite no município de Recife, Pernambuco, em 2018.FIM DA LEGENDA.
44
ÁLBUM de Ciências
Leia em voz alta ou acompanhe a leitura, de acordo com a orientação do professor.
Animais marinhos
LEGENDA: Baleia jubarte: É um mamífero. Sua gestação dura 11 meses. Durante a amamentação, as baleias permanecem mais próximas da superfície, para que o filhote suba para respirar. As baleias jubarte podem pesar até 40 toneladas e medir 16 metros. Tonga, no oceano Pacífico, em 2018. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Lagosta: Animal invertebrado. A fêmea produz milhares de ovos por período reprodutivo e os guarda no abdome .Vive em tocas entre recifes de corais, rochas e vegetação. Cozumel, México, em 2018. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Cavalo-marinho: É um peixe. O cavalo-marinho macho tem uma espécie de bolsa na qual carrega os ovos até o nascimento dos filhotes. Nascem mais de mil filhotes por período reprodutivo. Madri, Espanha, em 2017. FIM DA LEGENDA.
45
LEGENDA: Água-viva: Animal invertebrado. A maioria das espécies possui tentáculos, utilizados para capturar alimentos e para se defender. Pode variar bastante de tamanho, e seus tentáculos podem ter vários metros de comprimento. Florianópolis, Santa Catarina, em 2017. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Raia-manta: É um peixe. Essa espécie é a maior que existe, podendo alcançar oito metros de envergadura e pesar mais de duas toneladas. Seu ovo se desenvolve dentro do corpo da fêmea. Nasce apenas um filhote por vez. Fernando de Noronha, Pernambuco, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Paguro: Animal invertebrado. Para se proteger, o paguro se abriga em conchas abandonadas. À medida que cresce e a concha fica pequena, ele procura uma nova concha para se abrigar. Pode chegar a 30 centímetros de comprimento. Ilha Wizard, Estados Unidos, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Estrela-do-mar: Animal invertebrado. A maioria possui cinco braços. Quando um de seus braços é arrancado, a estrela-do-mar tem a capacidade de gerar um novo braço. O braço arrancado pode originar uma nova estrela-do-mar. Cabo Frio, Rio de Janeiro, em 2019. FIM DA LEGENDA.
Em grupos, façam um dicionário de animais marinhos. Para isso, organizem os nomes em ordem alfabética e escrevam uma breve explicação sobre cada animal. Acrescente novos exemplos.
46
Atividade prática
Pesquisa
Visita ao zoológico
Nos zoológicos, é possível observar diversos animais. Além de abrigar e cuidar dos animais, os zoológicos também realizam pesquisas e divulgam informações importantes sobre os animais e o ambiente em que eles vivem.
O que você vai fazer
Visitar um zoológico e identificar a alimentação de alguns animais.
Material
- caderneta ou bloquinho para anotação
- lápis preto
- lápis de cor
- folha de papel sulfite
- cartolina
- máquina fotográfica ou celular com câmera (opcional)
Como você vai fazer
Etapa 1: Antes da visita
- Converse com os colegas e o professor a respeito das regras gerais que devem ser seguidas por todos: manter-se em grupo, não correr, não assustar nem alimentar os animais, não utilizar flash para fotografar, entre outras.
- Pesquise no site do zoológico que vocês vão visitar quais são os animais que estão disponíveis para observação.
- Reúnam-se em grupos e elaborem fichas de observação. Nessas fichas, é importante incluir tópicos para registrar a origem, o tipo de alimentação, os cuidados especiais e o ambiente de cada animal que será observado.
- Definam quais grupos ficarão responsáveis pela pesquisa de mamíferos, de répteis, de anfíbios, de aves e de invertebrados.
Etapa 2: A visita
- Leia as informações de cada animal nas placas indicativas; se tiver dúvidas, pergunte ao professor.
47
- Durante a visita, anote as informações referentes aos animais pelos quais o seu grupo ficou responsável para preencher as fichas de observação.
- Se possível, fotografe os animais que você observou.
LEGENDA: Zoológico no município de São Paulo, São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- Na
folha
sulfite, faça um desenho dos animais que você observou.
- Você identificou a alimentação dos animais que você observou no zoológico?
- Conte aos colegas qual animal mais chamou a sua atenção e por quê.
Etapa 3: Produção de cartazes
- Cada grupo deve reunir as fichas e organizar as informações sobre os mamíferos, os répteis, os anfíbios, as aves e os invertebrados.
- Confeccionem cartazes para serem expostos na sua escola ou no mural da classe. Coloquem as informações dos animais e o tipo de alimentação de cada um.
- Utilizem os desenhos que vocês fizeram ou as fotografias tiradas durante a visita.
- Exponham os cartazes em um local onde as pessoas da escola possam vê-los.
48
O mundo que queremos
Abandono e adoção de animais
O abandono de animais de estimação é um problema comum em várias cidades. Geralmente, o abandono ocorre porque as pessoas não estão preparadas para as responsabilidades de ter um animal de estimação.
Os animais abandonados sofrem por falta de comida, de abrigo e de carinho e ficam expostos a doenças e acidentes, como atropelamentos. Além disso, animais doentes abandonados podem ser fontes de doenças para as pessoas.
Em muitos locais, há órgãos do governo, organizações não governamentais (ONGs) ou mesmo pessoas independentes que recolhem esses animais das ruas, cuidam deles e os encaminham para a adoção.
Ter um animal de estimação é muito divertido, mas exige muita responsabilidade. Os animais domésticos precisam de diversos cuidados, como alimentação correta, local para se abrigar, espaço para brincar, vacinas e atenção.
Antes de adotar um animal, é preciso que todas as pessoas que moram na casa estejam de acordo com a adoção, além de estarem cientes de que deverão cuidar dele da melhor forma possível.
49
Compreenda a leitura
- De acordo com o texto, por que as pessoas abandonam os animais de estimação?
- Observe a imagem e responda às questões.
- Qual é a intenção da campanha apresentada no cartaz?
_____
- O que as pessoas
devem
considerar antes de adotar um animal?
_____
- Qual é a intenção da campanha apresentada no cartaz?
LEGENDA: Cartaz de feira de adoção de animais do município de Sorocaba, São Paulo, em 2021. FIM DA LEGENDA.
Vamos fazer
- Que tal ajudar na divulgação da importância da adoção responsável de animais de estimação?
- Pesquisem na internet organizações que promovam a adoção responsável de animais, se possível na sua cidade.
- Com a ajuda do professor, entrem em contato com elas por e-mail ou telefonem e perguntem quais são as recomendações e exigências para que uma pessoa possa adotar um animal de forma responsável. Compartilhem essas informações com os colegas.
- Elaborem um cartaz mostrando como adotar um animal de forma responsável. Organizem uma exposição para divulgar as informações na escola e na comunidade.
50
O que você aprendeu
Avaliação processual
- Observe as figuras dos bichinhos.
- Cite duas características que poderiam ser usadas para classificar os bichinhos.
_____
- Dê um exemplo de uma característica que não poderia ser usada para diferenciar os bichinhos. Explique.
_____
- As frases a seguir estão incorretas. Reescreva cada uma delas, corrigindo-as.
- Um
morcego
que se alimenta tanto de frutas quanto do néctar das flores é onívoro, pois come dois tipos de alimento.
_____
- O ser humano é considerado um animal carnívoro porque pode se alimentar de carne.
_____
- O
gafanhoto
é um animal herbívoro porque se alimenta somente de outros animais.
_____
- Uma serpente que se alimenta de ratos e de outros animais pequenos é onívora.
_____
- Um
morcego
que se alimenta tanto de frutas quanto do néctar das flores é onívoro, pois come dois tipos de alimento.
51
- As figuras abaixo mostram o ciclo de vida de uma serpente.
- Crie uma legenda para cada figura.
- Leia o texto e responda às questões.
Um dos problemas de jogar lixo e água de esgoto nos rios é que essa ação pode diminuir a quantidade de gás oxigênio misturado na água.
- Quais animais são diretamente afetados pela poluição dos rios?
_____
- De que forma a diminuição da quantidade de gás oxigênio misturado na água pode afetar esses animais?
_____
- Quais animais são diretamente afetados pela poluição dos rios?
52
- O quadro abaixo mostra uma pesquisa sobre os tipos de animal de estimação da classe de Luciano. Observe e responda.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Tipos de animal de estimação
Animal
Número de estudantes que o possuem
Gato
Cachorro
Pássaro
Peixe
LEGENDA: Cada O representa um estudante.
- Quantos estudantes da sala de Luciano têm animais que se locomovem nadando? E quantos têm animais que se locomovem voando?
- De acordo com os dados da pesquisa e considerando que cada estudante tem apenas 1 animal de estimação, qual é o total de animais de estimação dos estudantes da classe?
- Façam o mesmo tipo de pesquisa na sua classe. O professor fará o quadro na lousa e vocês responderão quais tipos de animal de estimação possuem e quantos animais de cada tipo.
- Observe as imagens a seguir.
LEGENDA: Libélula. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Siri-azul. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Besouro. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Polvo. FIM DA LEGENDA.
- Assinale com um
X
a qual grupo pertencem os animais das fotografias acima.
( ) Invertebrados
( ) vertebrados
• Escreva no caderno qual é a forma de locomoção de cada animal.
• Quais deles apresentam exoesqueleto?
53
- Observe a tirinha e responda às questões.
LEGENDA: Os animais e seus alimentos, de Adão Iturrusgarai. FIM DA LEGENDA.
- Quais animais vertebrados aparecem na tirinha?
_____
- O que todos eles têm em comum?
_____
- A qual grupo de vertebrados cada um deles pertence?
_____
- Na tirinha, qual animal é mostrado comendo algo que não é adequado? Por que você acha que isso foi feito na tirinha?
_____