54

UNIDADE 2 - Luz e som

Imagem: Ilustração. Visto do alto de cidade com céu noturno de cor azul-escuro com lua redonda branca, com calçada de cor cinza, com farol de cor vermelha, amarela e verde. Sobre calçada, pessoas passando : homem de pele clara, cabelos castanhos, blusa de mangas compridas verdes, mochila cinza nas costas, calça marrom com sapatos pretos. Mais ao fundo, uma mulher vista de costas, com cabelos pretos curtos, com regata azul-claro, calça marrom, com bolsa bege na mão esquerda. Na rua, trânsito de carros em azul, verde, com ambulância de cor azul-claro, faixa laranja com cruz em vermelho, com uma luz na frente, em laranja com luz amarela com barulho: Uóu Uóu, com homem na direita, de pele clara, cabelos castanhos, com blusa de mangas compridas em azul-claro, com a mão direita para frente. No outro lado da rua, mais à esquerda, mulher de cabelos loiros longos, de blusa laranja e com livro marrom nas mãos e em segundo plano, prédios com luzes acesas amarelas, em outra calçada, menino de pele morena, com cabelos pretos encaracolados, com camiseta de mangas curtas em roxo, calça azul-claro e sapatos em azul-escuro, caminha de olhos fechados, com fone de cor azul na cabeça. Na rua, faixa de pedestre branca, carro de cor amarela e vidros em azul-claro, uma moto com homem de blusa de mangas curtas em cinza e capacete em azul e linha fina amarela. No outro lado da rua, calçada com um homem loiro com camiseta em vermelho e faixa amarela, com calça azul e à direita, uma mulher de pele clara, cabelos castanhos longos, com camiseta roxa e calça azul. Ao fundo, outra rua, mulher em bicicleta com capacete em amarelo sobre bicicleta vermelha. Ao redor, prédios com luzes acesas em amarelo. Em um prédio de paredes verdes, homem moreno, de cabelos pretos, com camiseta de mangas azuis e detalhes em branco, atrás de janela marrom. Nas calçadas, postes cinzas com luzes brancas refletidas para baixo e automóveis de faróis brancos.  Fim da imagem.

55

Boxe complementar:

Vamos conversar

  1. Quais são as fontes de luz representadas nessa cena? O local é pouco ou bem iluminado?
  1. O lugar representado parece ser tranquilo ou barulhento? Por quê?
  1. O que a ambulância faz para ser notada no trânsito?

Fim do complemento.

56

Investigar o assunto

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

A luz e a visão

Você já deve ter percebido que é mais difícil enxergar o ambiente à noite do que de dia. Por que será que isso acontece? Será que a luz tem relação com esse fenômeno?

Em Ciências, as explicações possíveis para questões como essa são chamadas de hipóteses. Para que uma hipótese seja aceita, ela precisa ser testada.

O que você vai fazer

Realizar um experimento para testar a seguinte hipótese: A luz é importante para enxergar objetos.

Material

  1. Reunidos em grupo, destampem a caixa e forrem a parte interna com o papel preto. Prendam o papel com fita adesiva ou cola. Forrem a parte interna da tampa da caixa do mesmo modo. Assim a caixa ficará bem escura.
Imagem: Ilustração. À esquerda, uma caixa com a parte externa em verde, mãos de uma pessoa de pele morena, colocando papel preto, fixando-o com uma fita adesiva com a mão direita. À frente, a tampa da caixa com o formato retangular de cor verde com a parte interna em preto, com um pedaço de fita adesiva colada nela.  Fim da imagem.
  1. Utilizem a caneta para fazer um furo pequeno, do tamanho de um grão de feijão, em uma das laterais mais estreitas da caixa. Se necessário, peçam a ajuda do professor ou de um adulto.

57

  1. Um integrante do grupo deve escrever uma palavra em uma folha de papel branco sem contar para os colegas. Depois, deve usar a fita adesiva para prender o papel no lado interno e oposto ao lado do furo feito na caixa. Em seguida, deve fechá-la com a tampa.
  1. Os outros integrantes do grupo devem olhar pelo furo e tentar ler a palavra.
Imagem: Na parte superior, caixa de cor verde, sem tampa, com um pequeno furo à esquerda. Dentro da caixa à direita, mãos de uma pessoa morena colocando folha de cor bege-claro onde está escrito em letras coloridas : Amigos.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Três crianças uma de frente para outra, usando uniforme escolar de camiseta bege com detalhes em lilás na cola e nas mangas, com parte inferior da mesma cor. À esquerda, menino de pele negra, cabelos pretos lisos, com o corpo para à direita, segurando nas mãos uma caixa verde com tampa. Ao fundo, menina de pele clara, cabelos curtos com franja castanhos, com faixa azul-claro na cabeça e mãos para trás. À direita, menino de pele clara, cabelos pretos lisos, olhos puxados, com as mãos para frente.  Fim da imagem.
  1. Depois, retirem a tampa da caixa. Olhando pelo furo da caixa, todos devem tentar ler a palavra novamente.

Para você responder

  1. Em que situação a luz entra na caixa?

    ( ) Com a tampa aberta.

    ( ) Com a tampa fechada.

  1. Em que situação foi mais fácil ler a palavra?

    ( ) Com a tampa aberta.

    ( ) Com a tampa fechada.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. O teste realizado no experimento confirma a hipótese inicial?

58

Capítulo 1. Os sentidos

Chamamos de sentidos a capacidade de perceber o que se passa no ambiente.

Imagem: Ilustração. À esquerda, um rádio pequeno de cor cinza por onde sai notas musicais, um menino de pele negra, cabelos encaracolados pretos, com camiseta de cor cinza-claro, com calça de cor vermelha e sapatos azuis. Ele está de olhos fechados, com as mãos para cima e perna da esquerda para cima. À direita, uma menina de cabelos curtos loiros, com par de óculos de grau redondo em vermelho, com camiseta de mangas curtas em verde, saia pequena em azul. À frente, à esquerda, um menino de pele clara, cabelos castanhos para à direita, usando camiseta de mangas curtas em verde-claro, calça azul e sapatos cinzas. Ele está com os olhos fechados, segurando nas mãos um vaso marrom, com flor de pétalas vermelhas, cheirando-a. À direita, menina de pele morena, com cabelos castanhos em chuquinhas, com camiseta de mangas curtas em rosa e bermuda verde, com sapatos em cinza-escuro. Ela está agachada, com a mão esquerda acariciando sobre um gato de cor laranja.  Fim da imagem.
  1. Observe as imagens abaixo. Que sentidos as pessoas estão usando para se comunicar em cada caso?
Imagem: Fotografia. Foco nos dedos de mãos de uma pessoa negra sobre folha branca com texto em braile, com pequenos relevos em formato redondo.  Fim da imagem.

LEGENDA: Leitura de texto em braile. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Sobre sofá de cor marrom, com um menino e uma menina de frente, fazendo sinais com as mãos. À esquerda, o menino de pele clara, cabelos pretos, usando camiseta de cor rosa-clara, com a mão direita para cima. À direita, menina de pele clara, cabelos castanhos presos atrás, usando camiseta de cor lilás de mangas curtas, com calça cinza e mão esquerda no alto, com o formato de C.  Fim da imagem.

LEGENDA: Pessoas conversando por meio da Língua Brasileira de Sinais. FIM DA LEGENDA.

59

  1. Leia o texto em voz alta e responda às questões a seguir.

    Crianças aprendem o jongo com os sentidos

    O jongo é uma brincadeira que mistura dança e cantoria.

    As mulheres dançam rodando as saias, os homens tocam tambores e casacas . [...]

    As crianças da comunidade São Cristóvão têm o seu próprio grupo de jongo. Elas passam dias, meses, anos assistindo a seus pais, tios e avós dançando e cantando as toadas de jongo.

    Cantam e dançam junto, rodeando os adultos sem atrapalhar os esquemas dos seus pais, estão aprendendo a sua própria maneira de como tocar, dançar e cantar. [...]

    Ali, aprende-se vendo, ouvindo e fazendo. Aprende-se através dos sentidos. [...]

    Fonte: Disque quilombola. Disponível em: http://fdnc.io/etA. Acesso em: 1 fev. 2021.

    Imagem: Fotografia. Vista geral de solo de cor marrom com pouca vegetação de cor verde, com mulheres, crianças e homens negros. À frente, mulheres e crianças dançando, uma mulher vista de lado de regata branca, saia longa colorida em azul e partes em vermelho e amarelo, com uma criança no colo de blusa rosa. Ao centro, uma menina de blusa de mangas compridas em rosa, calça jeans azul, saia colorida por cima em verde, azul e vermelho e sapatos pretos, com as mãos na saia. À direita, uma mulher vista de costas de blusa sem mangas em laranja-claro, com saia coloridas em azul e amarelo e babado em branco. Mais ao fundo, dois homens sentados sobre tambores, tocando com as mãos. À esquerda, um homem com chapéu bege, camiseta azul e bermuda em bege. À direita, outro homem de regata em verde-claro. Mais à direita, um homem visto de costas, de camiseta em laranja, bermuda vermelha, sem sapatos. Ao fundo, casas de paredes brancas vistas parcialmente, ao fundo, árvores com folhas verdes.  Fim da imagem.

    LEGENDA: Apresentação do Grupo de Jongo do Quilombo Boa Esperança. Município de Presidente Kennedy, Espírito Santo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. Como as crianças da comunidade citada no texto aprendem o jongo?

    _____

  1. Quais sentidos são mencionados no texto?

    _____

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Na comunidade à qual você pertence há alguma festa tradicional com música e dança? Se há, como ela é?

Boxe complementar:

Hora de acessar

  • Canal Curta!. Danças regionais – Jongo. Monique Pereira. Disponível em: http://fdnc.io/etB. Acesso em: 19 jan. 2021.

    Uma pesquisadora fala sobre o jongo, uma dança brasileira de origem africana, praticada ao som de tambores.

Fim do complemento.

60

Os órgãos dos sentidos

O nosso corpo tem órgãos especializados em captar as informações do ambiente. Leia, em voz alta, o quadro que o professor indicar.

Imagem: Fotografia. Uma menina vista da cintura para cima, pele morena-claro, cabelos longos pretos penteados para à esquerda, com uma blusa de alça fina em verde-claro, com as mãos para o alto, com as palmas abertas, com a língua para fora. Textos :  Os olhos são os órgãos da visão. Eles são sensíveis à luz. As orelhas são os órgãos da audição. Elas captam vibrações do ambiente e convertem essas vibrações em sinais que o corpo compreende como sons. O órgão do tato é a pele. Com ela é possível perceber, por exemplo, a temperatura dos alimentos, se um objeto é duro ou macio, leve ou pesado, pontiagudo ou liso. A língua é o principal órgão da gustação. Ela capta substâncias dos alimentos que são percebidas como gostos. O sabor dos alimentos é uma mistura das sensações do olfato e da gustação. O órgão do olfato é o nariz. Muitas substâncias que entram no nariz com o ar que respiramos são percebidas como cheiros diferentes.  Fim da imagem.
  1. Observe a experiência a seguir.
Imagem: Ilustração. Uma menina de pele clara, cabelos castanhos longos, com regata de cor rosa, vista da cintura para cima, com os olhos vendados com lenço de cor amarela. Ela está com a mão esquerda de trás das costas e mão direita tapando o nariz. Após, a mesma menina com a boca aberta e à direita dela, um menino de pele morena, cabelos encaracolados com par de óculos quadrados de grau, com camiseta azul. Ele está com pedaço de maçã para boca da menina e na mão direita dele, a maçã. Mais à direita, menina com a boca e nariz fechado, com os olhos vendados, e perto da cabeça dela, nuvem com ponto de interrogação. À direita, o menino segurando na mão direita com a maçã. Fim da imagem.

61

  1. Complete o texto com as palavras do quadro.

ouviu

cheiro

boca

azul

dói

olhos

perto

pele

salgado

Imagem: Ilustração. À esquerda, menino de pele morena, com cabelos pretos encaracolados, sem camiseta e bermuda em verde com linhas finas na horizontal em amarelo. À direita, dele, uma mulher negra, olhos fechados, de cabelos castanhos, com maiô roxo, com saída de praia amarela, segurando pastel na mão direita, com pedaço na outra mão perto do menino. Ao fundo, praia com areia de cor bege e mar de cor azul-claro, com céu em azul-claro com nuvens brancas na parte superior.  Fim da imagem.

Miguel foi à praia com sua família. Chegando lá, ele ficou impressionado com o que os seus

viram. Como o

do mar é bonito!

Sua mãe passou protetor solar nele para proteger sua

Miguel já teve queimadura solar uma vez e sabe que isso

muito.

Quando mergulhou com seu pai, Miguel não fechou direito a

e sentiu o gosto

da água. Logo

sua mãe chamando e voltou para a areia.

Chegando

de onde ela estava, pôde sentir o

de pastel. Que dia gostoso!

  1. Relacione as colunas e copie no caderno as frases formadas.

Coluna 1

Percebemos o cheiro de um perfume

Sentimos os gostos dos alimentos

É pelo olfato que

A gustação é o sentido

Coluna 2

pela língua.

pelo nariz.

pelo qual percebemos os gostos.

percebemos os cheiros.

Boxe complementar:

Hora da leitura

  • Que sentidos os sentidos têm?, de Vânia Alsalek, Editora Gryphus, 2011.

Fim do complemento.

62

ÁLBUM de Ciências

Leia em voz alta ou acompanhe a leitura, de acordo com a orientação do professor.

Jardins sensoriais

Jardins sensoriais são planejados para estimular os sentidos dos visitantes, portadores de deficiências sensoriais ou não. Dizemos que uma pessoa possui deficiência sensorial quando um ou mais de seus sentidos não funcionam muito bem. Em geral, pessoas que não dispõem de um sentido tendem a desenvolver os demais, tornando-os mais aguçados.

[…] esse tipo de jardim [...] prevê o uso de diferentes espécies [plantas], com texturas variadas, para estimular o tato; repuxos de água, introduzindo cascatas ou aquários, para estimular a audição; a visão é aguçada pelo cultivo de espécies com folhagem e flores diversas; o olfato, pelos aromas e a gustação, pelo uso de ervas aromáticas ou plantas comestíveis no jardim […].

Fonte: Ciclo Vivo. Aprenda a fazer um jardim sensorial. Disponível em: http://fdnc.io/etC. Acesso em: 19 jan. 2021.

Imagem: Fotografia. À frente, um homem de pele clara, cabelos encaracolados pretos, usando camisa de gola de cor rosa, com estampas em branco e preto e calça jeans. Ele é visto da cintura para cima, usando uma bengala na vertical na mão esquerda e na mão direita, uma vegetação verde de frente para o nariz. À direita, um muro baixo marrom, com plantas verdes. Em segundo plano, vegetação rasteira, árvores e telhados marrons.  Fim da imagem.

LEGENDA: Ao longo dos percursos dos jardins sensoriais, pessoas com os olhos vendados ou portadoras de deficiências sensoriais podem interagir com diferentes espécies de plantas por meio de sentidos como o tato, o olfato e o paladar. Jardim sensorial no município de Socorro, São Paulo, em 2015. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Em um jardim, à frente, hastes de cor verde com placa da mesma cor, com texto branco, em corrimão arredondado de frente para mudas de plantas. Ao redor dela, forma quadrada de madeira perto de vaso de planta. Em segundo plano, o jardim com o caminho, árvores com folhas verdes.  Fim da imagem.

LEGENDA: O jardim sensorial deve ter estruturas como corrimão e estar suspenso, considerando a passagem de deficientes visuais e cadeirantes. Jardim das Sensações, no município de Curitiba, Paraná, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.

  1. Com a ajuda de um adulto, separe temperos aromáticos e, após explorá-los com todos os sentidos, tente identificá-los por meio do olfato.

63

Atividade prática

Divulgação

Cuidar dos órgãos dos sentidos

Você sabia que os órgãos dos sentidos também precisam de cuidados?

O que você vai fazer

Criar cartazes com orientações para cuidar dos órgãos dos sentidos.

Material

  1. Reúnam-se em grupos. Cada grupo deve ficar responsável pelo cartaz de um dos cinco sentidos.
  1. Com a ajuda do professor, pesquisem hábitos para cuidar da saúde do órgão responsável pelo sentido que o grupo de vocês escolheu. Façam uma lista desses hábitos.
  1. Pesquisem e registrem também os hábitos que podem prejudicar esse órgão dos sentidos. Façam uma lista desses hábitos.
  1. Com a cartolina, façam um cartaz informando como cuidar do órgão dos sentidos que vocês analisaram. Incluam os hábitos que vocês listaram no caderno e façam desenhos para deixar o cartaz mais atrativo.
  1. Apresentem o cartaz para o restante da turma. O professor vai indicar locais na escola para vocês fixarem os cartazes produzidos.
Imagem: Ilustração. À frente, mesa na horizontal de cor azul-claro, com canetas coloridas e à direita, estojo vermelho com lápis de cores e borracha branca com base em verde. De frente para mesa, três meninos escrevendo em cartaz branco com canetas coloridas. Da esquerda para à direita : menino de pele clara, cabelos castanhos, com camiseta de mangas curtas com detalhes em verde nas mangas, segurando caneta de cor rosa. Ao centro, menino de pele negra, cabelos pretos lisos, com par de óculos de cor bege no rosto, segurando caneta de cor verde na mão esquerda. À direita, menino de pele morena, cabelos pretos lisos, segurando na mão direita, caneta em roxo.  Fim da imagem.

64

Para ler e escrever melhor

Leia em voz alta ou acompanhe a leitura, de acordo com a orientação do professor.

Observação: Este texto apresenta as causas e consequências do mau uso de dispositivos móveis. Fim da observação.

O perigo das telinhas

Passar muito tempo usando dispositivos eletrônicos móveis, como celulares ou tablets, pode causar danos aos olhos e afetar o desenvolvimento do corpo.

Permanecer muito tempo com o celular próximo ao rosto pode causar danos à visão. Esse hábito pode ter como consequência a miopia, que é caracterizada pela dificuldade de enxergar objetos distantes com clareza.

A substituição total das brincadeiras tradicionais, que estimulam a coordenação motora, os reflexos e o contato físico direto, por jogos em dispositivos eletrônicos pode causar também danos à audição, à gustação, ao olfato e ao tato. Isso acontece porque o desenvolvimento dos sentidos depende da interação com o ambiente.

Porém, os jogos virtuais também ajudam a desenvolver a criatividade e a velocidade de raciocínio. Por isso, esses dispositivos devem ser utilizados com moderação. É importante fazer pausas no uso e também brincar e interagir com outras pessoas.

Imagem: Ilustração. Um menino visto da cintura para cima, pele morena-clara, cabelos castanhos, usando camiseta de cor verde com mangas curtas, segurando na mão esquerda, um aparelho cinza-escuro com a tela acesa, com luz de cor azul saindo da tela, em direção aos olhos dele. O menino observa o aparelho com os olhos bem abertos.  Fim da imagem.

Analise

  1. O que podemos concluir após a leitura do texto? Faça um X .

    ( ) O texto afirma que os dispositivos móveis só causam problemas à saúde e devem ser evitados.

    ( ) O texto afirma que existem benefícios e malefícios causados pelo uso de dispositivos móveis.

65

Organize

  1. Complete o esquema escrevendo os exemplos de causas e consequências apresentados no texto.

Causa

Consequência

Causa

Consequência

Escreva

  1. Veja outros problemas provocados pelo mau uso de dispositivos móveis.

Causa: Permanecer com o pescoço curvado para baixo.

Consequência: Dores no pescoço e na cabeça.

Causa: Usar dispositivos móveis, que emitem luz, à noite, por muito tempo.

Consequência: Dificuldade para dormir e alterações no humor.

Escreva um texto que explique como o mau uso dos dispositivos móveis pode causar as consequências mostradas acima. Você pode buscar informações adicionais para deixar seu texto mais interessante.

66

Capítulo 2. A luz

A luz é uma forma de energia que conseguimos perceber por meio da visão. Ela nos permite enxergar os objetos à nossa volta. Por exemplo, ao entrar em um quarto escuro, não conseguimos enxergar o que existe nele. Ao acender a luz, porém, é possível enxergar o que há nesse ambiente.

A luz se propaga a partir da fonte que a gerou, em linha reta. Em algumas situações, como na da fotografia abaixo, é possível observar feixes de luz em linha reta.

A luz se propaga com grande velocidade. Até hoje não encontraram nada que se mova mais rápido que a luz.

Imagem: Fotografia. Vista geral de local com muitas árvores com folhas verdes, partes com apoios em madeira. Na parte superior, luz que entra da parte superior, indo para o interior do lugar.  Fim da imagem.

LEGENDA: A luz se propaga em linha reta. Município de Bertioga, São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. Mônica fez um experimento para testar a propagação da luz usando tubos ocos de plástico. Observe as figuras.
Imagem: Ilustração A. Mônica, menina de pele clara, com cabelos castanhos até os ombros, com camiseta de mangas curtas de cor verde-claro, com sapatos lilás, com a mão esquerda sobre lanterna com cabo preto dentro de três tubos em verde-claro, na horizontal reta, grudados um ao outro, sobre mesa de madeira de cor marrom. Ilustração B. Mônica segurando a lanterna, com sete tubos um colado ao lado, com o formato contorcido para cima e para baixo, na horizontal.  Fim da imagem.

67

Fontes luminosas

Alguns corpos, como o Sol ou uma lâmpada acesa, emitem luz. Esses corpos são chamados de fontes luminosas. Existem fontes luminosas naturais, como o Sol e outras estrelas, e artificiais, como as lâmpadas e outros objetos construídos pelos seres humanos.

Imagem: Fotografia. Local aberto, com entrada de parede de cor cinza e na parte superior, telhado de cor marrom, com placa na parede à direita, em verde com texto branco : PARQUE DO LAGO NEGRO. À esquerda, entrada aberta, com duas pessoas passando vistas de costas, uma menina de pele clara, cabelos pretos, com blusa regata em branco, bermuda em marrom. À direita, outra pessoa, um homem de chapéu bege, camiseta de mangas curtas em laranja e bermuda em marrom. Mais ao fundo, local com vegetação verde e árvores. Na parte superior, céu azul-claro com nuvens brancas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Durante o dia, o Sol é a principal fonte luminosa. Município de Gramado, Rio Grande do Sul, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. No céu noturno em preto, com casarões de paredes brancas, com portas em vermelho. À esquerda e à direita, com dois andares, com janelas de cor azul. No teto, luz branca. De frente para as portas, mesas pequenas com cadeiras e pessoas comendo.  Fim da imagem.

LEGENDA: À noite, é preciso usar lâmpadas e outras fontes luminosas artificiais. Município de Paraty, Rio de Janeiro, em 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. Escreva uma legenda para cada imagem usando as palavras dos quadros.

Quadros:

emite

artificial

luz

Fim do quadros.

Imagem: Fotografia. Um prato redondo branco, com vela branca na vertical com pequena luz amarela e alaranjada na parte superior.  Fim da imagem.

Quadros:

ilumina

planeta

natural

Fim dos quadros.

Imagem: Fotografia. Vista geral de local com mar, ao fundo, sol amarelo incandescente em meio a nuvens, no céu de cor alaranjada.  Fim da imagem.

68

Atividade prática

Experimento

A luz e os materiais

Quando um feixe de luz é emitido por uma fonte luminosa, a luz se propaga em linha reta. O que pode ocorrer quando esse feixe de luz encontra algum obstáculo?

O que você vai fazer

Testar objetos feitos de diferentes materiais para verificar se eles permitem a passagem de luz.

Material

  1. Reúna-se com um colega. Vocês devem acender a lanterna assim que o professor apagar a luz da sala.
  1. Posicionem a lanterna sobre uma carteira, virada para cima, de modo que vocês possam ver a luz que chega ao teto da sala.
  1. Coloquem um dos objetos entre a lanterna e o teto. Observem se é possível enxergar a luz da mesma forma.
  1. Ao posicionar os objetos na frente da luz, observem também se há iluminação sobre a mesa.
  1. Repitam esse procedimento com os outros objetos.
Imagem: Ilustração. Dentro de uma sala de aula com a luz apagada. No fundo, lousa de cor verde-escuro com o contorno em marrom-claro. Ao centro, mesa quadrada marrom, com duas cadeiras à esquerda, afastadas. Sobre a mesa, objetos espalhados : blusa de mangas compridas em azul, tábua de madeira, uma lupa redonda, um prato redondo branco, copo e papeis. Ao centro, uma lanterna na vertical, projetando uma luz amarela para cima, sendo mais projetada no teto arredondado. À direita, um menino de pele clara, cabelos castanhos, segurando nas mãos, parte de uma garrafa com tampa arredondada. À esquerda, menina de pele clara, com cabelos até os ombros, com franja em castanho-escuro. As crianças usam camiseta branca com detalhes em azul. À direita, professora, apontando com o dedo indicador da mão esquerda para cima. Ela tem pele clara, cabelos castanhos até os ombros, camiseta com mangas curtas e gola, calça e sapatos marrons. Fim da imagem.

69

Para você responder

  1. Quais objetos permitiram a passagem da luz, ou de parte da luz, da lanterna?

    _____

  1. Quais objetos não permitiram a passagem da luz da lanterna?

    _____

  1. Foi possível redirecionar a luz da lanterna para a mesa usando alguns dos objetos? Explique o que aconteceu.

    _____

  1. Quais objetos que você utiliza no dia a dia permitem a passagem de luz? De que material eles são feitos?

    _____

  1. Podemos colocar as mãos na frente da lanterna e criar sombras de diferentes formas, muitas delas parecidas com as formas de animais, por exemplo. Como você explicaria a um colega o que é uma sombra?

    _____

Imagem: Ilustração. Uma menina à direita, de pele clara, cabelos castanhos, usando camiseta com mangas curtas em amarelo, com coleto de cor laranja e saia curta roxa. Ela olha para frente, sorrindo, com os braços esticados para frente, com as palmas das mãos para à esquerda e à direita, sendo projetada para parede, com sombra fazendo o formato de um pássaro.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.

  1. Use os conhecimentos que você aprendeu para criar e apresentar sombras de diferentes formas para um adulto.

70

Atividade prática

Uso de instrumento

Filtros de luz

Como vimos, alguns materiais permitem a passagem da luz e, assim, possibilitam às pessoas enxergarem a forma, as cores e a localização dos objetos que estão em um ambiente.

Você sabia que as cores estão relacionadas à luz? A luz branca é composta de sete cores básicas, as mesmas cores de um arco-íris. Será que existem materiais que podem interferir na percepção das cores ao permitirem a passagem da luz branca?

O que você vai fazer

Construir filtros de luz para testar se eles afetam a passagem da luz branca e a cor dos objetos que enxergamos.

Material

folhas de celofane de várias cores

  1. Reunidos em pequenos grupos, cortem o celofane em quadrados com 15 centímetros de lado.
  1. Com a cartolina ou papel-cartão, façam molduras para segurar as folhas coloridas. Cada papel-celofane envolto por uma moldura é um filtro de luz.
Imagem: Ilustração. Três pedaços de cartolina de cor bege-claro, com celofane ao centro de cor verde, vermelho e azul e o celofane de cada cartolina está com pedaço de fita adesiva nas pontas.  Fim da imagem.

71

  1. Coloquem um dos filtros de luz próximo aos olhos e observem o que acontece ao olhar para uma parede branca.
  1. Selecionem objetos coloridos do ambiente. Posicionem novamente o filtro próximo aos olhos e observem esses objetos.
  1. Repitam os passos 3 e 4 usando os outros filtros de luz.
Imagem: Ilustração. Uma menina negra de cabelos pretos curtos, vistas de costas, usando camiseta bege com detalhes e bermuda em azul-claro. Da mesma cor, presilha, pulseira e brinco nas orelhas. Ela segura nas mãos, uma cartolina de cor bege com celofane ao centro de cor vermelha.  Fim da imagem.

Para você responder

  1. O que você percebeu ao observar a parede branca com os filtros de luz?
  1. O que você percebeu ao observar os objetos coloridos?

Etapa 2: Testando dois filtros

  1. Combinem dois filtros, colocando um em frente ao outro.
  1. Peguem a lanterna e apontem para os filtros, com o foco de luz direcionado para a parede branca. Observem o que acontece com a cor e a intensidade da luz.
  1. Façam quantas combinações de filtros vocês puderem.

    Para você responder

  1. O que aconteceu com a intensidade da luz da lanterna ao passar pelos filtros e atingir a parede?

    ( ) Aumentou.

    ( ) Diminuiu.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. O que aconteceu com a cor da luz ao passar pelos filtros combinados e atingir a parede?

72

Capítulo 3. A luz e os corpos

Os corpos podem ser classificados em transparentes, opacos e translúcidos, de acordo com a quantidade de luz que passa através deles.

Os corpos transparentes permitem a passagem da luz sem espalhá-la. Por isso, é possível observar com nitidez os objetos que estão atrás deles. O vidro do para-brisa de um automóvel, por exemplo, é transparente.

Os corpos translúcidos deixam passar parte da luz que recebem. Ao atravessá-los, a luz se espalha. Por isso, os objetos que estão atrás deles são vistos com pouca nitidez. Uma folha de papel vegetal, por exemplo, é um corpo translúcido.

Os corpos opacos não permitem a passagem da luz. Dessa forma, não é possível ver os objetos através deles. Uma porta de madeira, por exemplo, é um corpo opaco. Como a luz se movimenta em linha reta, ela não desvia desses corpos nem ilumina o que está atrás deles. Na área não iluminada, projeta-se uma sombra.

Imagem: Fotografia. Uma bola pequena de futebol de cor azul-claro com pentágonos de cor preta. À frente, mão de uma pessoa de pele clara segurando uma base retangular transparente. Na base é possível ver nitidamente a bola.  Fotografia. Mão de uma pessoa segurando base retangular translucida onde é possível ver a bola sem nitidez.  Fotografia. Mão de uma pessoa segurando base retangular opaca branca, sem poder ver a bola.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Vista geral de local com solo marrom e à esquerda, guarda-sóis, estruturas que fazem sombra com o teto de palhas e à esquerda, praia com água de cor esverdeada.  Fim da imagem.

LEGENDA: Quando a luz encontra corpos opacos, como guarda-sóis, sombras são projetadas. A sombra está sempre do lado oposto à fonte luminosa. Município de Extremoz, Rio Grande do Norte, em 2018. FIM DA LEGENDA.

73

  1. Classifique o copo, a cúpula do abajur e a caneca em transparente, opaco ou translúcido.
Imagem: Fotografia. Um copo transparente arredondado. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Um abajur de cor bege na vertical e parte superior, forma arredondada de cor amarela onde é possível ver parte da luz acesa.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Uma caneca azul com alça à esquerda e dentro dele, parte em branco.  Fim da imagem.
  1. Complete as lacunas do texto com as palavras do quadro.

Quadro:

opaco

projetadas

luminosa

sombras

oposto

Fim do quadro.

No teatro de sombras, os atores ficam entre uma fonte

e uma tela. A plateia, que fica do lado

ao da fonte luminosa, enxerga apenas as sombras

na tela.

Assim, são os corpos dos atores e objetos diversos que impedem a passagem da luz e que formam as

das personagens e do cenário das histórias. Essa técnica só é possível porque o corpo das pessoas é

Imagem: Fotografia. Em um cômodo sem luz, Ao centro, base de madeira com tela branca e ornamento na parte superior, teto em vermelho e verde e abaixo, duas pessoas sobre cavalos. À direita, um homem segurando haste de madeira na mão esquerda para cima, de pele clara, cabelos grisalhos, olhos puxados, com roupa de mangas compridas em vermelho. Ao fundo, vista parcial de pessoas sentadas. Fim da imagem.

LEGENDA: Espetáculo de teatro de sombra da companhia chinesa Huayin Shadow Puppet Band, em Nova York, Estados Unidos, em 2018. FIM DA LEGENDA.

74

Capítulo 4

O som

  1. Feche os olhos por dois ou três minutos e preste atenção aos sons que você consegue ouvir. Depois, descreva esses sons abaixo.
    1. _____

      Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    1. Esses sons transmitem alguma sensação para você? Qual?

      O som é uma forma de energia que se propaga em forma de ondas sonoras. Essas ondas causam a vibração do meio em que se espalham.

Imagem: Ilustração. À esquerda, um homem com um tambor amarelo com detalhes em vermelho, pendurado no pescoço, tocando-o com baquetas. O homem é negro, de cabelos encaracolados pretos, usando regata de cor amarela com listra grande na horizontal em rosa e bermuda cinza. Ele segura na mão esquerda baqueta para cima e na mão direita, baqueta no lado.  Texto : 1. Quando batemos na membrana de um tambor, ela vibra Foco na baqueta batendo sobre o tambor, na parte superior, com linhas em azul-claro na vertical e outra na horizontal sobre o tambor. Ao redor, linhas curvadas na vertical e vermelho de amplificação de som. Texto : 2. O ar ao redor da membrana passa a vibrar também. À direita, uma mulher dançando, de olhos fechados, com cabelos castanhos para o alto, com blusa de alça fina em rosa e saia em verde-claro, com as duas mãos para cima.  Foco na orelha dela, o tímpano na parte interna da orelha, com o formato tubular na horizontal.  Texto : 3. Essa vibração chega às nossas orelhas e nos faz perceber o som. Ao fundo, um aglomerado de pessoas de cor cinza.   Fim da imagem.

LEGENDA: Não podemos ver as ondas sonoras, mas nossas orelhas captam as vibrações que elas causam no ar. Percebemos os diferentes sons do ambiente porque eles fazem vibrar uma membrana que existe dentro de cada uma das orelhas, o tímpano. FIM DA LEGENDA.

Observação: Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

75

Propriedades do som

O que faz um som ser diferente de outro? O som tem algumas propriedades que o caracterizam: intensidade, duração, altura e timbre.

Imagem: Ilustração. Composta por dois quadrinhos, apresenta como personagens : um menino negro de cabelos pretos, usando camiseta de cor amarela e uma menina ruiva, de cabelos longos, com camiseta de cor verde-escuro. Ao fundo, silhueta de local com vegetação rasteira e vista parcial de casas em rosa.  Q1 – O menino de olhos fechados, com a mão direita para o alto, diz : OI, CARLA! VEM CÁ!  A menina ruiva de frente para o menino, com a mão esquerda para frente fala para ele: NÃO PRECISA GRITAR!  Q2 – O menino negro, com os olhos bem abertos para à direita, falando : OI, CARLA! VEM CÁ! A menina olha para à esquerda, com o olho da direita para baixo, responde : NEM FALAR TÃO BAIXO...  Fim da imagem.

LEGENDA: A intensidade do som, também chamada de volume, permite caracterizar se um som é forte ou fraco. Um grito tem uma intensidade maior que um sussurro, por exemplo. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Composta por dois quadrinhos, apresenta como personagem, um guarda de rua de pele morena, de cabelos pretos, usando uniforme com boné, camiseta de mangas curtas e calça em azul. As cenas se passam em um local com rua e faixa de pedestre em branco. À esquerda, vista parcial de árvore com folhas verdes. Q1 – à esquerda, o guarda de olhos fechados, apitando com apito na mão direita na boca e com o braço esquerdo esticado para frente, fazendo barulho: Piiiii. Ao fundo, atrás da faixa de pedestre, um carro de cor amarela, com janelas em vidro e pneus pretos. Q2 – No mesmo local, o guarda com olhos abertos, com a mão esquerda para frente e com um apito amarelo na boca, faz barulho: Pii.   Fim da imagem.

LEGENDA: A duração do som diz respeito ao tempo durante o qual o som é emitido. Para indicar que os carros devem parar, o guarda emite um som mais longo com o apito. Para indicar que os carros podem seguir, ele emite um som curto. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. Leiam a tirinha e respondam às questões.
Imagem: Ilustração. Composta por dois quadrinhos, apresenta como personagem, uma mulher de pele morena, cabelos cinzas, com blusa de mangas curtas em amarelo e calça em azul-escuro e sapatos marrons. Um homem de pele clara, cabelos castanhos, com camiseta de mangas curtas em azul e calça marrom. As cenas se passam em uma sala de paredes em azul-claro, janela marrom de vidro com vaso de planta em verde e um sofá de cor azul.  Q1 – Sentados sobre sofá, a mulher segurando nas mãos um livro e à direita, o homem, ambos olhando para à esquerda. A mulher de pernas cruzadas, ouvindo barulho que entra pela janela : TUM-TUM-TÁ. Ela diz : HUH... O VIZINHO ESTÁ OUVINDO SOM ALTO DE NOVO! Q2 – Da janela, barulho: TUM-TUM-TÁ-TUM-TÁ. A Mulher olhando para à direita para o homem, que diz para ela : DESSA VEZ ESTÁ MUITO ALTO! OLHA SÓ, AS JANELAS ESTÃO ATÉ TREMENDO!  Fim da imagem.
  1. Qual propriedade do som está incomodando as personagens?

    _____

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. O som pode fazer as janelas tremerem? Explique.

76

Imagem: Ilustração. Composta por dois quadrinhos, apresenta como personagem, um gato de pelos de cor marrom, com manchas em marrom-escuro, orelhas e focinho amarelo. As cenas se passam em uma janela marrom, em parede de cor cinza, com mesas marrons vista parcialmente, à esquerda com vaso azul e plantas verdes e à direita, em marrom com livros de capas coloridas. Da janela, vê-se uma casa, vegetação, arvores e céu cinza com nuvens carregadas.  Q1 – O gato deitado sobre janela à direita, de olhos fechados, diz : MIAUUU Q2 – Barulho entrando pela janela : CABRUM, na janela, vê-se dois raios amarelos na vertical. À direita, o gato no alto, de olhos abertos e pelos pelo corpo inteiro esticado.   Fim da imagem.

LEGENDA: A altura indica se um som é agudo ou grave. Quanto mais alto for o som, mais agudo ele será. O miado de um gato é mais agudo que um trovão, por exemplo. Na escrita musical, as notas musicais indicam a altura do som. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Seis pessoas sentadas em cadeiras tocando instrumentos musicais. Perto delas, na altura da cabeça, notas musicais. Da esquerda para a direita : Uma mulher de pele clara com cabelos castanhos longos, com camiseta em azul-claro, calça em azul-escuro e sapatos pretos, tocando um baixo grande de cor bege. Ao lado, menina de pele morena, cabelos pretos encaracolados, com blusa de mangas compridas em verde, calça azul-escuro e sapatos pretos, segurando nas mãos uma flauta amarela na boca, com os olhos fechados. Um homem de pele clara, cabelos castanhos, com blusa de mangas compridas em azul, calça e sapatos marrons, com os olhos fechados, tocando violino pequena no ombro direito. Uma mulher loira de cabelos presos, com camiseta em azul-claro, calça em azul-escuro e sapatos vermelhos. Um homem de pele clara, cabelos e barba em castanhos, com blusa de mangas compridos, calça em azul e sapatos marrons, com um baixo grande perto das pernas, tocando. Na ponta da direita, um homem de pele negra, com cabelos pretos, usando camiseta de cor branca, com casaco de mangas compridas em cinza, calça em azul-claro e sapatos pretos, com olhos fechados, tocando flauta de cor amarela.  Fim da imagem.

LEGENDA: Ao ouvir uma canção, podemos distinguir os sons dos instrumentos e a voz de quem está cantando. Essas diferenças entre um som e outro são chamadas de timbre. O timbre também nos permite reconhecer a voz das pessoas. FIM DA LEGENDA.

  1. Ligue as colunas relacionando corretamente as frases às propriedades do som.

Coluna 1

O choro do bebê é muito estridente.

A ambulância está longe, mas já consigo ouvir a sirene.

Reconheço essa voz! É do meu amigo Mateus!

O despertador tocou por 5 minutos sem parar.

Coluna 2

Intensidade

Altura

Duração

Timbre

77

Atividade prática

Construção de modelo

Xilofone caseiro

O xilofone é um instrumento feito de placas de madeira ou de metal, ordenadas por tamanho, e que formam um tipo de teclado para ser tocado com baquetas.

O que você vai fazer

Montar um xilofone caseiro com garrafas de vidro e água para produzir e identificar sons.

Material

  1. Reunidos em grupos, coloquem as seis garrafas, uma ao lado da outra, em uma superfície reta.
  1. Com fita-crepe e caneta, numerem as garrafas de 1 a 6.
  1. Encham a garrafa 1 até que ela fique quase cheia. Coloquem água nas demais garrafas da seguinte forma: o nível de água da garrafa 2 deve ser um pouco menor que o da garrafa 1; o nível de água da garrafa 3 deve ser menor que o da garrafa 2, e assim por diante. Vejam a ilustração abaixo.

    Imagem: Ilustração. Seis garrafas na vertical, enumeradas, de cor transparente. Da garrafa 1 até 6, mais cheia para menos. Sobre 1, uma colher de cor cinza, na horizontal.  Fim da imagem.

  1. Usando a colher de metal, batam com cuidado nas garrafas. Procurem identificar qual delas produz o som mais agudo e qual produz o som mais grave.

    Para você responder

  1. O que produz o som nas garrafas?
  1. O que varia no som produzido entre as garrafas?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Em sua opinião, há outra forma de produzir som com as garrafas, sem utilizar a colher de metal?

78

Música

Na criação de uma música, o compositor leva em conta todas as propriedades do som: intensidade, duração, altura e timbre. Também atenta para os tempos de silêncio.

Ao organizar silêncios e diferentes sons de determinada maneira, o compositor cria na música a sensação de alegria ou tristeza, por exemplo.

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Escolha uma canção de que você gosta e cante para seu colega.
    • Depois, enquanto você canta de novo, seu colega deve acompanhar batendo palmas, assobiando ou produzindo qualquer outro som.
    1. No mundo todo, as pessoas utilizam diferentes materiais para construir instrumentos musicais e criar músicas.

      Os instrumentos musicais mais antigos são flautas feitas de ossos de animais. Alguns desses objetos têm mais de 40 mil anos.

Imagem: Fotografia. Dois ossos de tamanho médio, de cor marrom com parte inferior larga e um furo na outra extremidade.  Fim da imagem.

LEGENDA: Estas flautas foram feitas com ossos de veado há mais de 3 500 anos. Museu Arqueológico Albinger, no Canadá. FIM DA LEGENDA.

Os indígenas produzem instrumentos musicais utilizando materiais que cultivam ou coletam na floresta, como madeira, sementes e dentes de animais.

Imagem: Fotografia. Dois chocalhos redondos, com haste fina na vertical. À esquerda, chocalho de cor bege com linhas finas em marrom-escuro. À direita, chocalho de cor marrom-escuro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Os chocalhos, como os maracás da fotografia, são bastante comuns em diferentes povos indígenas. Eles podem ser feitos com frutos secos preenchidos com sementes ou dentes de animais. FIM DA LEGENDA.

Observação: Os elementos desta página não estão na mesma proporção. Fim da observação.

79

A produção de sons e os instrumentos musicais

Os sons são produzidos com a vibração de objetos. Todos os instrumentos musicais apresentam partes que vibram.

Ao passar os dedos nas cordas de um violão, elas vibram e produzem o som. Instrumentos de sopro, como a flauta ou a corneta, têm partes que vibram com a passagem do ar quando uma pessoa sopra o instrumento. Instrumentos de percussão vibram quando são tocados por baquetas, com as mãos ou outros acessórios.

  1. Indique com uma seta as partes dos instrumentos que vibram para produzir o som.
Imagem: Um triângulo, instrumento de ferro cinza, com o formato de triângulo com pequena abertura na esquerda, com uma argola arredondada na parte superior. Perto do triangulo, uma baqueta pequena cinza.  Fim da imagem.

LEGENDA: Triângulo. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Um Surdo, instrumento sobre pedestal de formato arredondado em azul-escuro, com parte superior em azul-claro, com duas baquetas em bege perto.  Fim da imagem.

LEGENDA: Surdo. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Um xilofone, instrumento de cor bege com tubos finos na horizontal em marrom-escuro um ao lado do outro. Na parte superior, duas baquetas com ponta superior redonda em azul.  Fim da imagem.

LEGENDA: Xilofone. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Um Bandolim, instrumento arredondado de madeira em marrom, na parte inferior e na parte superior, haste na vertical onde estão as cordas em branco. Fim da imagem.

LEGENDA: Bandolim. FIM DA LEGENDA.

Observação: Os elementos das imagens não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

Boxe complementar:

Hora de acessar

  • SescTV. Curtas musicais franceses: Pedro e o lobo. Orquestra Nacional da França. Disponível em: http://fdnc.io/etF. Acesso em: 19 jan. 2021.

    O vídeo explica os sons e as principais características de vários instrumentos, misturando animações com a execução de músicos de uma orquestra.

Fim do complemento.

80

Atividade prática

Construção de modelo

Construir instrumentos musicais

O que você vai fazer

Construir instrumentos musicais para explorar as propriedades do som.

Material

  1. Para o violão:
    • caixa de sapato
    • tubo de papelão
    • 6 elásticos
    • lápis
    1. Para a flauta:
      • 10 canudos
      • 2 palitos de sorvete
      1. Para o chocalho:
        • latinha de alumínio vazia
        • papelão
        • grãos de arroz ou feijão

          Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

          Como você vai fazer

          Violão

  1. Com fita adesiva, prendam o tubo em uma das faces laterais e mais estreitas da caixa.
  1. Recortem um círculo em uma das faces mais largas da caixa e prendam o lápis um pouco abaixo do círculo, como mostra a figura abaixo.
  1. Cortem os elásticos e usem a fita adesiva para prendê-los de uma extremidade da caixa à extremidade oposta do tubo de papelão.
Imagem: Ilustração. À esquerda, uma menina de pele morena, com cabelos curtos pretos, com franja, usando camiseta branca com detalhes em verde. Ela segura na mão direita um rolo de cor bege, com pedaços de fita adesiva. Na mão esquerda dela, outros pedaços de fita adesiva. De frente para eles, mesa de cor verde-clara com um rolo de fita branca. À direita, de frente para mesa, menino de pele clara, cabelos castanhos, com o mesmo tipo de camiseta da menina, cortando um caixa de papelão de cor verde. À direita, um violão improvisado com parte inferior em verde-claro, com cordas na vertical, com um buraco no centro na caixa e na parte inferior, um lápis azul na horizontal.  Fim da imagem.

Observação: Os elementos das imagens desta página não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

81

Imagem: Ilustração. Uma flauta de cor marrom, com canudos finos um do lado do outro na diagonal, com hastes finas na horizontal em laranja, palitos e parte em branco.  Fim da imagem.

LEGENDA: Flauta. FIM DA LEGENDA.

Flauta

  1. Coloquem os 10 canudos, lado a lado, conforme mostra a figura acima.
  1. Fixem os palitos de sorvete nos canudos com fita adesiva, para dar firmeza.
  1. Em um dos lados, cortem os canudos de forma que cada um tenha um comprimento diferente, como na figura acima.

    Chocalho

  1. Coloquem um punhado de grãos de arroz ou feijão dentro da latinha.
  1. Cortem um círculo de papelão do tamanho da parte de cima da latinha.
  1. Com a fita adesiva, prendam o disco de papelão de modo a fechar a boca da latinha.
Imagem: Ilustração. Mão de uma pessoa de pele clara colocando feijões de cor marrom dentro de uma latinha de cor verde e trecho em amarelo. À direita, sobre uma latinha, um papelão redondo de cor bege, preso por fitas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Chocalho. FIM DA LEGENDA.

Observação: Os elementos das imagens desta página não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

Para você responder

  1. Classifique os instrumentos que você construiu em instrumento de percussão, de cordas ou de sopro.
    1. Violão:
    1. Flauta:
    1. Chocalho:
  1. O que deve ser feito para produzir sons com cada um desses instrumentos? Como é possível variar os sons produzidos?

    _____

82

Imagem: Ícone: Saúde. Fim da imagem.

Saúde

O mundo que queremos

Poluição sonora

Poluição sonora é o excesso de ruídos em um ambiente. Ela é mais comum em cidades grandes, onde há muitas pessoas e veículos. Locais próximos a obras ou a aeroportos também costumam apresentar um nível de ruídos elevado.

Em alguns municípios existem leis que obrigam casas de espetáculo, bares, templos religiosos e outros estabelecimentos a tomarem medidas para evitar que o som se propague para fora deles.

A exposição à poluição sonora traz vários riscos. Os problemas de saúde mais comuns causados por ela são irritação, distúrbios do sono, dor de ouvido e dor de cabeça. Quando o ruído é muito intenso, pode gerar sintomas como tontura e enjoo. Com o passar do tempo, a poluição sonora pode provocar danos permanentes na audição.

O excesso de ruídos também prejudica a concentração e pode gerar dificuldade de aprendizado. Por isso, é importante que os ambientes da escola sejam tranquilos e livres de poluição sonora.

Imagem: Ilustração. Uma menina vista dos joelhos para cima. Menina de pele morena, cabelos longos, pretos, encaracolados, com os olhos fechados, cenho franzido, mãos nas orelhas e boca aberta lábios abertos e dentes serrados, usando blusa sem mangas em azul-claro, flores com pétalas lilás e miolo rosa e calça de cor azul. Atrás dela, vários objetos diferentes : Uma caixa de som tocando música, uma trituradora com mãos de luvas amarelas, fazendo barulho : BIBIII, silhueta de uma pessoa em rosa, segurando na mão um megafone, um carro vermelho e um celular cinza tocando, com tela em azul-claro, círculo pequeno em vermelho e em verde.  Fim da imagem.

Compreenda a leitura

  1. Faça um X no ambiente onde é mais provável haver poluição sonora.
Imagem: Fotografia. Vista geral de uma praça com rua em cinza, à esquerda e à direita, local com grama verde e árvores com troncos em marrom. Na parte superior, céu diurno nublado branco.  Fim da imagem.

LEGENDA: Praça Coronel José Vieira, no município de Paraisópolis, Minas Gerais, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista do alto de avenida em duas partes de cor cinza. À esquerda, dezenas de carros indo para frente. Ao centro, canteiro com grama verde e à direita, dezenas de carros em sentido contrários. Nos acostamentos, vegetação e árvores de folhas verdes.  Fim da imagem.

LEGENDA: Avenida no município de São Paulo, São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

83

  1. O que causa a poluição sonora?

    _____

  1. Por que os ambientes da escola devem ser livres de poluição sonora?

    _____

  1. Escreva três problemas de saúde que podem ser causados pela poluição sonora.

    _____

Vamos fazer

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Em grupos e com a ajuda do professor, vocês vão criar uma campanha de conscientização sobre a poluição sonora. Sigam os passos abaixo:
    1. Pesquisem se existem medidas contra a poluição sonora na legislação do município em que vocês moram.
    1. Converse com os colegas sobre as medidas que poderiam ser implementadas na escola e na comunidade do entorno. Depois, escolham uma delas para a campanha.
    1. Criem cartazes que informem o que é a poluição sonora e os riscos que ela traz. Esses cartazes devem indicar também as medidas a serem tomadas pelas pessoas da escola e da comunidade.
    1. O professor vai indicar o lugar onde esses cartazes podem ficar expostos. Então, vocês podem afixá-los.

84

O que você aprendeu

Avaliação processual

  1. Leia o texto e responda às perguntas.

O futebol de 5 é um esporte para deficientes visuais. Cada time tem cinco jogadores, e apenas o goleiro não é deficiente visual.

A bola utilizada tem um chocalho, que auxilia sua localização. Ao se deslocar para chutar a bola, o jogador deve falar a palavra espanhola voy (em português: “vou”), para evitar choques com outros jogadores. Durante a partida, a torcida deve permanecer em silêncio.

Imagem: Fotografia. Sobre campo de futebol com grama de cor verde, três jogadores de futebol, com os olhos vendados. Dois deles estão com uniforme com camiseta em branco e azul-claro, com bermuda e meiões em preto. À esquerda, um é visto de costas e ao fundo, outros dois são vistos para de frente. Ao centro, um com uniforme do Brasil, camiseta de cor amarela, com bermuda em azul e meiões em branco e chuteiras em azul-claro. Ao fundo, barreira n a horizontal branca e pessoas em pé.  Fim da imagem.

LEGENDA: Partida de futebol de 5, em evento preparatório para os Jogos Paralímpicos Rio 2016. Município do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, em 2016. FIM DA LEGENDA.

  1. Qual é o principal sentido utilizado pelos jogadores de futebol de 5? Por quê?

    _____

  1. Por que a torcida deve permanecer em silêncio durante a partida?

    _____

  1. Ligue as colunas relacionando corretamente sentidos, órgãos e estímulos.

Coluna 1

Visão

Audição

Olfato

Gustação

Tato

Coluna 2

Língua

Pele

Nariz

Orelhas

Olhos

Coluna 3

Luz

Substâncias trazidas pelo ar

Sabor dos alimentos

Dor, calor, frio

Sons

85

  1. Observe a imagem e responda.
Imagem: Fotografia. Vista geral de cidade composta por prédios altos, com sombra sobre eles e na parte superior, céu noturno de cor azul-escuro com raio branco com ramificações saindo das nuvens.  Fim da imagem.

LEGENDA: Chuva com raios no município de Londrina, Paraná, em 2018. FIM DA LEGENDA.

  1. Há fontes luminosas naturais na imagem? Explique.

    _____

  1. Há fontes luminosas artificiais na imagem? Explique.

    _____

  1. Talita é arquiteta e está escolhendo os materiais para as janelas de um restaurante.
Imagem: Ilustração. Na horizontal, três vidros diferentes da esquerda para à direita : Vidro cristal : transparentes : forma quadrada, transparente. Vidro jateado : translúcido : quadrado branco translúcido.  Acrílico preto opaco : quadrado de cor preta.  À direita, mulher de frente para os vidros e acrílico, os observa com a mão esquerda perto do rosto e braço direito debaixo do outro. Ela tem pele negra, cabelos pretos encaracolados, com blusa de mangas compridas em bege e saia em amarelo, com brinco de argola amarela nas orelhas. Ela diz : AS JANELAS PRECISAM DAR PRIVACIDADE, MAS O AMBIENTE NÃO PODE SER ESCURO...  Fim da imagem.
  1. Que tipo de material é o mais recomendado para a janela do restaurante?

    ( ) Transparente

    ( ) Translúcido

    ( ) Opaco

  1. No caderno, explique a escolha feita no item anterior.

86

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Em grupo, leiam em voz alta a parlenda a seguir.

    As formigas e a cigarra

    Havia chegado o inverno

    e, sem nada na barriga,

    a cigarra foi atrás

    das vizinhas, as formigas:

    — Por favor, minhas amigas,

    peço um pouco de comida,

    pois estou ficando fraca

    e corro risco de vida.

    As formigas responderam:

    — Mas enquanto era verão

    nós ficamos aqui trabalhando.

    O que fez você, então?

    E a cigarra respondeu:

    — Eu fiquei na cantoria

    das mais lindas melodias,

    dia e noite, noite e dia.

    E as formigas declararam:

    — Nós não vamos repetir

    o erro de nossas avós.

    Temos pão para repartir.

    Entre aqui na nossa casa,

    coma o que tiver vontade,

    pois o seu cantar é belo

    e tem muita qualidade.

    Ao mostrar a sua arte,

    Você nos fez muito bem.

    Cultivou a nossa alma,

    não podemos ficar sem.

    As formigas mais antigas

    não sabiam que na arte

    existe dedicação,

    suor em cada parte.

    O que fazem os artistas

    é um trabalho, e de valor.

    Eles devem ser tratados

    com respeito e com amor.

    FONTE: Ricardo da Cunha Lima. Cambalhota. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2003. p. 36-37.

  1. Testem algumas propriedades do som na leitura dessa parlenda.
    • Altura: leiam alguns trechos com voz aguda e outros com voz grave.
    • Intensidade: leiam alguns trechos em voz alta e outros sussurrando.
    • Duração: leiam alguns trechos em ritmo rápido e outros em ritmo lento.
    1. Cite o nome de alguns objetos que podem ser usados para criar sons. Vocês podem usá-los para acompanhar a leitura.
Imagem: Ilustração. À esquerda, duas formigas marrons com a boca aberta, olhos fechados, com patas para cima e outras batendo palma : CLAP CLAP. À direita, cigarra de cor verde, um par de antenas para cima, olhos fechados, boca aberta, com casaco de cor verde, com colete por dentro e calça bege. Ela segura com as patas um cavaquinho. Ao fundo, vegetação em laranja, verde e amarelo e céu de cor azul-claro. Fim da imagem.

87

  1. Complete as lacunas do texto com as palavras do quadro.

Quadro:

espalham

ar

vibrarem

fala

som

Fim do quadro.

Na nossa garganta estão as pregas vocais, estruturas responsáveis pela

Quando falamos, o

que passa pela garganta faz as pregas vocais

produzindo

Essas vibrações se

no ar e podem chegar às nossas orelhas.

  1. Escreva um pequeno texto sobre cada imagem usando as palavras dos quadros.
Imagem: Ilustração. Um menino visto da cintura para cima, pele de cor morena, cabelos encaracolados em marrom, usando blusa de mangas compridas em azul e parte interna em amarelo. Ele segura na mão um aparelho de cor azul-escuro, com fone conectado aos ouvidos. Perto dos ouvidos, símbolos de raios saindo em verde-claro. Na mão da direita, com dedo indicador para cima.  Fim da imagem.

Quadro:

prejudicar

intensidade

audição

Fim do quadro.

Imagem: Ilustração. Uma menina sobre cama, com coberta e travesseiro de cor azul. Ela está com barriga para baixo, de cabelos longos e franja em castanho, com pijama de blusa de mangas compridas em rosa, segurando nas mãos um celular cinza com luz amarela que sai dele. À direita, mobília de cor marrom com parte inferior em vermelho e um objeto com formato de um coelho rosa acima.  Fim da imagem.

Quadro:

dormir

visão

causar

danos

Fim do quadro.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Quais mudanças de hábitos você recomendaria a cada criança?