54
UNIDADE 2 - Luz e som
55
Boxe complementar:
Vamos conversar
- Quais são as fontes de luz representadas nessa cena? O local é pouco ou bem iluminado?
- O lugar representado parece ser tranquilo ou barulhento? Por quê?
- O que a ambulância faz para ser notada no trânsito?
Fim do complemento.
56
Investigar o assunto
A luz e a visão
Você já deve ter percebido que é mais difícil enxergar o ambiente à noite do que de dia. Por que será que isso acontece? Será que a luz tem relação com esse fenômeno?
Em Ciências, as explicações possíveis para questões como essa são chamadas de hipóteses. Para que uma hipótese seja aceita, ela precisa ser testada.
O que você vai fazer
Realizar um experimento para testar a seguinte hipótese: A luz é importante para enxergar objetos.
Material
- caixa de papelão com tampa
- caneta
- fita adesiva
- folhas de papel preto
- folha de papel branco
- lápis de cor
Como você vai fazer
- Reunidos em grupo, destampem a caixa e forrem a parte interna com o papel preto. Prendam o papel com fita adesiva ou cola. Forrem a parte interna da tampa da caixa do mesmo modo. Assim a caixa ficará bem escura.
- Utilizem a caneta para fazer um furo pequeno, do tamanho de um grão de feijão, em uma das laterais mais estreitas da caixa. Se necessário, peçam a ajuda do professor ou de um adulto.
57
- Um integrante do grupo deve escrever uma palavra em uma folha de papel branco sem contar para os colegas. Depois, deve usar a fita adesiva para prender o papel no lado interno e oposto ao lado do furo feito na caixa. Em seguida, deve fechá-la com a tampa.
- Os outros integrantes do grupo devem olhar pelo furo e tentar ler a palavra.
- Depois, retirem a tampa da caixa. Olhando pelo furo da caixa, todos devem tentar ler a palavra novamente.
Para você responder
- Em que situação a luz entra na caixa?
( ) Com a tampa aberta.
( ) Com a tampa fechada.
- Em que situação foi mais fácil ler a palavra?
( ) Com a tampa aberta.
( ) Com a tampa fechada.
- O teste realizado no experimento confirma a hipótese inicial?
58
Capítulo 1. Os sentidos
Chamamos de sentidos a capacidade de perceber o que se passa no ambiente.
- A visão é o sentido que permite enxergar as coisas. Por meio da visão percebemos as cores, a forma e a posição dos objetos.
- A audição é o sentido que permite escutar os sons e identificar de onde eles vêm.
- O tato é o sentido com o qual percebemos o que toca em nosso corpo, as texturas e a temperatura, por exemplo.
- O olfato é o sentido que permite perceber os odores, ou seja, os cheiros.
- A gustação é o sentido que permite reconhecer os gostos: o doce, o salgado, o amargo, o azedo e o umami, que é o gosto de carne.
- Observe as imagens abaixo. Que sentidos as pessoas estão usando para se comunicar em cada caso?
LEGENDA: Leitura de texto em braile. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Pessoas conversando por meio da Língua Brasileira de Sinais. FIM DA LEGENDA.
59
- Leia o texto em voz alta e responda às questões a seguir.
Crianças aprendem o jongo com os sentidos
O jongo é uma brincadeira que mistura dança e cantoria.
As mulheres dançam rodando as saias, os homens tocam tambores e casacas . [...]
As crianças da comunidade São Cristóvão têm o seu próprio grupo de jongo. Elas passam dias, meses, anos assistindo a seus pais, tios e avós dançando e cantando as toadas de jongo.
Cantam e dançam junto, rodeando os adultos sem atrapalhar os esquemas dos seus pais, estão aprendendo a sua própria maneira de como tocar, dançar e cantar. [...]
Ali, aprende-se vendo, ouvindo e fazendo. Aprende-se através dos sentidos. [...]
Fonte: Disque quilombola. Disponível em: http://fdnc.io/etA. Acesso em: 1 fev. 2021.
LEGENDA: Apresentação do Grupo de Jongo do Quilombo Boa Esperança. Município de Presidente Kennedy, Espírito Santo, em 2019. FIM DA LEGENDA.
- Como as crianças da comunidade citada no texto aprendem o jongo?
_____
- Quais sentidos são mencionados no texto?
_____
- Na comunidade à qual você pertence há alguma festa tradicional com música e dança? Se há, como ela é?
Boxe complementar:
Hora de acessar
-
Canal Curta!. Danças regionais – Jongo. Monique Pereira. Disponível em:
http://fdnc.io/etB. Acesso em: 19
jan.
2021.
Uma pesquisadora fala sobre o jongo, uma dança brasileira de origem africana, praticada ao som de tambores.
Fim do complemento.
60
Os órgãos dos sentidos
O nosso corpo tem órgãos especializados em captar as informações do ambiente. Leia, em voz alta, o quadro que o professor indicar.
- Observe a experiência a seguir.
- Por que a menina não conseguiu identificar a fruta que comeu?
_____
61
- Complete o texto com as palavras do quadro.
ouviu
cheiro
boca
azul
dói
olhos
perto
pele
salgado
Miguel foi à praia com sua família. Chegando lá, ele ficou impressionado com o que os seus
viram. Como o
do mar é bonito!
Sua mãe passou protetor solar nele para proteger sua
Miguel já teve queimadura solar uma vez e sabe que isso
muito.
Quando mergulhou com seu pai, Miguel não fechou direito a
e sentiu o gosto
da água. Logo
sua mãe chamando e voltou para a areia.
Chegando
de onde ela estava, pôde sentir o
de pastel. Que dia gostoso!
- Relacione as colunas e copie no caderno as frases formadas.
Coluna 1
Percebemos o cheiro de um perfume
Sentimos os gostos dos alimentos
É pelo olfato que
A gustação é o sentido
Coluna 2
pela língua.
pelo nariz.
pelo qual percebemos os gostos.
percebemos os cheiros.
Boxe complementar:
Hora da leitura
- Que sentidos os sentidos têm?, de Vânia Alsalek, Editora Gryphus, 2011.
Fim do complemento.
62
ÁLBUM de Ciências
Leia em voz alta ou acompanhe a leitura, de acordo com a orientação do professor.
Jardins sensoriais
Jardins sensoriais são planejados para estimular os sentidos dos visitantes, portadores de deficiências sensoriais ou não. Dizemos que uma pessoa possui deficiência sensorial quando um ou mais de seus sentidos não funcionam muito bem. Em geral, pessoas que não dispõem de um sentido tendem a desenvolver os demais, tornando-os mais aguçados.
[…] esse tipo de jardim [...] prevê o uso de diferentes espécies [plantas], com texturas variadas, para estimular o tato; repuxos de água, introduzindo cascatas ou aquários, para estimular a audição; a visão é aguçada pelo cultivo de espécies com folhagem e flores diversas; o olfato, pelos aromas e a gustação, pelo uso de ervas aromáticas ou plantas comestíveis no jardim […].
Fonte: Ciclo Vivo. Aprenda a fazer um jardim sensorial. Disponível em: http://fdnc.io/etC. Acesso em: 19 jan. 2021.
LEGENDA: Ao longo dos percursos dos jardins sensoriais, pessoas com os olhos vendados ou portadoras de deficiências sensoriais podem interagir com diferentes espécies de plantas por meio de sentidos como o tato, o olfato e o paladar. Jardim sensorial no município de Socorro, São Paulo, em 2015. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: O jardim sensorial deve ter estruturas como corrimão e estar suspenso, considerando a passagem de deficientes visuais e cadeirantes. Jardim das Sensações, no município de Curitiba, Paraná, em 2017. FIM DA LEGENDA.
- Com a ajuda de um adulto, separe temperos aromáticos e, após explorá-los com todos os sentidos, tente identificá-los por meio do olfato.
63
Atividade prática
Divulgação
Cuidar dos órgãos dos sentidos
Você sabia que os órgãos dos sentidos também precisam de cuidados?
O que você vai fazer
Criar cartazes com orientações para cuidar dos órgãos dos sentidos.
Material
- cartolina
- lápis de cor
- canetas hidrográficas
Como você vai fazer
- Reúnam-se em grupos. Cada grupo deve ficar responsável pelo cartaz de um dos cinco sentidos.
- Com a ajuda do professor, pesquisem hábitos para cuidar da saúde do órgão responsável pelo sentido que o grupo de vocês escolheu. Façam uma lista desses hábitos.
- Pesquisem e registrem também os hábitos que podem prejudicar esse órgão dos sentidos. Façam uma lista desses hábitos.
- Com a cartolina, façam um cartaz informando como cuidar do órgão dos sentidos que vocês analisaram. Incluam os hábitos que vocês listaram no caderno e façam desenhos para deixar o cartaz mais atrativo.
- Apresentem o cartaz para o restante da turma. O professor vai indicar locais na escola para vocês fixarem os cartazes produzidos.
64
Para ler e escrever melhor
Leia em voz alta ou acompanhe a leitura, de acordo com a orientação do professor.
Observação: Este texto apresenta as causas e consequências do mau uso de dispositivos móveis. Fim da observação.
O perigo das telinhas
Passar muito tempo usando dispositivos eletrônicos móveis, como celulares ou tablets, pode causar danos aos olhos e afetar o desenvolvimento do corpo.
Permanecer muito tempo com o celular próximo ao rosto pode causar danos à visão. Esse hábito pode ter como consequência a miopia, que é caracterizada pela dificuldade de enxergar objetos distantes com clareza.
A substituição total das brincadeiras tradicionais, que estimulam a coordenação motora, os reflexos e o contato físico direto, por jogos em dispositivos eletrônicos pode causar também danos à audição, à gustação, ao olfato e ao tato. Isso acontece porque o desenvolvimento dos sentidos depende da interação com o ambiente.
Porém, os jogos virtuais também ajudam a desenvolver a criatividade e a velocidade de raciocínio. Por isso, esses dispositivos devem ser utilizados com moderação. É importante fazer pausas no uso e também brincar e interagir com outras pessoas.
Analise
- O que podemos concluir após a leitura do texto? Faça um
X
.
( ) O texto afirma que os dispositivos móveis só causam problemas à saúde e devem ser evitados.
( ) O texto afirma que existem benefícios e malefícios causados pelo uso de dispositivos móveis.
65
Organize
- Complete o esquema escrevendo os exemplos de causas e consequências apresentados no texto.
Causa
Consequência
Causa
Consequência
Escreva
- Veja outros problemas provocados pelo mau uso de dispositivos móveis.
Causa: Permanecer com o pescoço curvado para baixo.
Consequência: Dores no pescoço e na cabeça.
Causa: Usar dispositivos móveis, que emitem luz, à noite, por muito tempo.
Consequência: Dificuldade para dormir e alterações no humor.
Escreva um texto que explique como o mau uso dos dispositivos móveis pode causar as consequências mostradas acima. Você pode buscar informações adicionais para deixar seu texto mais interessante.
66
Capítulo 2. A luz
A luz é uma forma de energia que conseguimos perceber por meio da visão. Ela nos permite enxergar os objetos à nossa volta. Por exemplo, ao entrar em um quarto escuro, não conseguimos enxergar o que existe nele. Ao acender a luz, porém, é possível enxergar o que há nesse ambiente.
A luz se propaga a partir da fonte que a gerou, em linha reta. Em algumas situações, como na da fotografia abaixo, é possível observar feixes de luz em linha reta.
A luz se propaga com grande velocidade. Até hoje não encontraram nada que se mova mais rápido que a luz.
LEGENDA: A luz se propaga em linha reta. Município de Bertioga, São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.
- Mônica fez um experimento para testar a propagação da luz usando tubos ocos de plástico. Observe as figuras.
- Em qual situação a luz da lanterna é projetada na parede? Por quê?
67
Fontes luminosas
Alguns corpos, como o Sol ou uma lâmpada acesa, emitem luz. Esses corpos são chamados de fontes luminosas. Existem fontes luminosas naturais, como o Sol e outras estrelas, e artificiais, como as lâmpadas e outros objetos construídos pelos seres humanos.
LEGENDA: Durante o dia, o Sol é a principal fonte luminosa. Município de Gramado, Rio Grande do Sul, em 2018. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: À noite, é preciso usar lâmpadas e outras fontes luminosas artificiais. Município de Paraty, Rio de Janeiro, em 2019. FIM DA LEGENDA.
- Escreva uma legenda para cada imagem usando as palavras dos quadros.
Quadros:
emite
artificial
luz
Fim do quadros.
Quadros:
ilumina
planeta
natural
Fim dos quadros.
68
Atividade prática
Experimento
A luz e os materiais
Quando um feixe de luz é emitido por uma fonte luminosa, a luz se propaga em linha reta. O que pode ocorrer quando esse feixe de luz encontra algum obstáculo?
O que você vai fazer
Testar objetos feitos de diferentes materiais para verificar se eles permitem a passagem de luz.
Material
- lanterna
- livro
- garrafa PET
- blusa de frio
- filme plástico
- copo de vidro
- folha de papel-alumínio
- prato de cerâmica
- papel-cartão branco
- espelho
- papel-cartão preto
- tênis
Como você vai fazer
- Reúna-se com um colega. Vocês devem acender a lanterna assim que o professor apagar a luz da sala.
- Posicionem a lanterna sobre uma carteira, virada para cima, de modo que vocês possam ver a luz que chega ao teto da sala.
- Coloquem um dos objetos entre a lanterna e o teto. Observem se é possível enxergar a luz da mesma forma.
- Ao posicionar os objetos na frente da luz, observem também se há iluminação sobre a mesa.
- Repitam esse procedimento com os outros objetos.
69
Para você responder
- Quais objetos permitiram a passagem da luz, ou de parte da luz, da lanterna?
_____
- Quais objetos não permitiram a passagem da luz da lanterna?
_____
- Foi possível redirecionar a luz da
lanterna
para a mesa usando alguns dos objetos? Explique o que aconteceu.
_____
- Quais objetos que você utiliza no dia a dia permitem a passagem de luz? De que material eles são feitos?
_____
- Podemos colocar as mãos na frente da
lanterna
e criar sombras de diferentes formas, muitas delas parecidas com as formas de animais, por exemplo. Como você explicaria a um
colega
o que é uma sombra?
_____
- Use os conhecimentos que você aprendeu para criar e apresentar sombras de diferentes formas para um adulto.
70
Atividade prática
Uso de instrumento
Filtros de luz
Como vimos, alguns materiais permitem a passagem da luz e, assim, possibilitam às pessoas enxergarem a forma, as cores e a localização dos objetos que estão em um ambiente.
Você sabia que as cores estão relacionadas à luz? A luz branca é composta de sete cores básicas, as mesmas cores de um arco-íris. Será que existem materiais que podem interferir na percepção das cores ao permitirem a passagem da luz branca?
O que você vai fazer
Construir filtros de luz para testar se eles afetam a passagem da luz branca e a cor dos objetos que enxergamos.
Material
folhas de celofane de várias cores
- tesoura com pontas arredondadas
- fita adesiva
- objetos de cores variadas, como lápis de cor
-
lanterna
Como você vai fazer
Etapa 1: Testando um filtro
- Reunidos em pequenos grupos, cortem o celofane em quadrados com 15 centímetros de lado.
- Com a cartolina ou papel-cartão, façam molduras para segurar as folhas coloridas. Cada papel-celofane envolto por uma moldura é um filtro de luz.
71
- Coloquem um dos filtros de luz próximo aos olhos e observem o que acontece ao olhar para uma parede branca.
- Selecionem objetos coloridos do ambiente. Posicionem novamente o filtro próximo aos olhos e observem esses objetos.
- Repitam os passos 3 e 4 usando os outros filtros de luz.
Para você responder
- O que você percebeu ao observar a parede branca com os filtros de luz?
- O que você percebeu ao observar os objetos coloridos?
Etapa 2: Testando dois filtros
- Combinem dois filtros, colocando um em frente ao outro.
- Peguem a lanterna e apontem para os filtros, com o foco de luz direcionado para a parede branca. Observem o que acontece com a cor e a intensidade da luz.
- Façam quantas combinações de filtros vocês puderem.
Para você responder
- O que aconteceu com a intensidade da luz da
lanterna
ao passar pelos filtros e atingir a parede?
( ) Aumentou.
( ) Diminuiu.
- O que aconteceu com a cor da luz ao passar pelos filtros combinados e atingir a parede?
72
Capítulo 3. A luz e os corpos
Os corpos podem ser classificados em transparentes, opacos e translúcidos, de acordo com a quantidade de luz que passa através deles.
Os corpos transparentes permitem a passagem da luz sem espalhá-la. Por isso, é possível observar com nitidez os objetos que estão atrás deles. O vidro do para-brisa de um automóvel, por exemplo, é transparente.
Os corpos translúcidos deixam passar parte da luz que recebem. Ao atravessá-los, a luz se espalha. Por isso, os objetos que estão atrás deles são vistos com pouca nitidez. Uma folha de papel vegetal, por exemplo, é um corpo translúcido.
Os corpos opacos não permitem a passagem da luz. Dessa forma, não é possível ver os objetos através deles. Uma porta de madeira, por exemplo, é um corpo opaco. Como a luz se movimenta em linha reta, ela não desvia desses corpos nem ilumina o que está atrás deles. Na área não iluminada, projeta-se uma sombra.
LEGENDA: Quando a luz encontra corpos opacos, como guarda-sóis, sombras são projetadas. A sombra está sempre do lado oposto à fonte luminosa. Município de Extremoz, Rio Grande do Norte, em 2018. FIM DA LEGENDA.
73
- Classifique o copo, a cúpula do abajur e a caneca em transparente, opaco ou translúcido.
- Complete as lacunas do texto com as palavras do quadro.
Quadro:
opaco
projetadas
luminosa
sombras
oposto
Fim do quadro.
No teatro de sombras, os atores ficam entre uma fonte
e uma tela. A plateia, que fica do lado
ao da fonte luminosa, enxerga apenas as sombras
na tela.
Assim, são os corpos dos atores e objetos diversos que impedem a passagem da luz e que formam as
das personagens e do cenário das histórias. Essa técnica só é possível porque o corpo das pessoas é
LEGENDA: Espetáculo de teatro de sombra da companhia chinesa Huayin Shadow Puppet Band, em Nova York, Estados Unidos, em 2018. FIM DA LEGENDA.
74
Capítulo 4
O som
- Feche os
olhos
por dois ou três minutos e preste atenção aos sons que você consegue ouvir. Depois, descreva esses sons abaixo.
-
_____
- Esses sons transmitem alguma sensação para você? Qual?
O som é uma forma de energia que se propaga em forma de ondas sonoras. Essas ondas causam a vibração do meio em que se espalham.
-
_____
LEGENDA: Não podemos ver as ondas sonoras, mas nossas orelhas captam as vibrações que elas causam no ar. Percebemos os diferentes sons do ambiente porque eles fazem vibrar uma membrana que existe dentro de cada uma das orelhas, o tímpano. FIM DA LEGENDA.
Observação: Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
75
Propriedades do som
O que faz um som ser diferente de outro? O som tem algumas propriedades que o caracterizam: intensidade, duração, altura e timbre.
LEGENDA: A intensidade do som, também chamada de volume, permite caracterizar se um som é forte ou fraco. Um grito tem uma intensidade maior que um sussurro, por exemplo. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: A duração do som diz respeito ao tempo durante o qual o som é emitido. Para indicar que os carros devem parar, o guarda emite um som mais longo com o apito. Para indicar que os carros podem seguir, ele emite um som curto. FIM DA LEGENDA.
- Leiam a tirinha e respondam às questões.
- Qual propriedade do som está incomodando as personagens?
_____
- O som pode fazer as janelas tremerem? Explique.
76
LEGENDA: A altura indica se um som é agudo ou grave. Quanto mais alto for o som, mais agudo ele será. O miado de um gato é mais agudo que um trovão, por exemplo. Na escrita musical, as notas musicais indicam a altura do som. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Ao ouvir uma canção, podemos distinguir os sons dos instrumentos e a voz de quem está cantando. Essas diferenças entre um som e outro são chamadas de timbre. O timbre também nos permite reconhecer a voz das pessoas. FIM DA LEGENDA.
- Ligue as colunas relacionando corretamente as frases às propriedades do som.
Coluna 1
O choro do bebê é muito estridente.
A ambulância está longe, mas já consigo ouvir a sirene.
Reconheço essa voz! É do meu amigo Mateus!
O despertador tocou por 5 minutos sem parar.
Coluna 2
Intensidade
Altura
Duração
Timbre
77
Atividade prática
Construção de modelo
Xilofone caseiro
O xilofone é um instrumento feito de placas de madeira ou de metal, ordenadas por tamanho, e que formam um tipo de teclado para ser tocado com baquetas.
O que você vai fazer
Montar um xilofone caseiro com garrafas de vidro e água para produzir e identificar sons.
Material
- seis garrafas de vidro idênticas
- água
- colher de metal
- fita-crepe
- caneta
Como você vai fazer
- Reunidos em grupos, coloquem as seis garrafas, uma ao lado da outra, em uma superfície reta.
- Com fita-crepe e caneta, numerem as garrafas de 1 a 6.
- Encham a garrafa 1 até que ela fique quase cheia. Coloquem água nas demais garrafas da seguinte forma: o nível de água da garrafa 2
deve
ser um pouco
menor
que o da garrafa 1; o nível de água da garrafa 3
deve
ser
menor
que o da garrafa 2, e assim por diante. Vejam a ilustração abaixo.
- Usando a colher de metal, batam com cuidado nas garrafas. Procurem identificar qual delas produz o som mais agudo e qual produz o som mais grave.
Para você responder
- O que produz o som nas garrafas?
- O que varia no som produzido entre as garrafas?
- Em sua opinião, há outra forma de produzir som com as garrafas, sem utilizar a colher de metal?
78
Música
Na criação de uma música, o compositor leva em conta todas as propriedades do som: intensidade, duração, altura e timbre. Também atenta para os tempos de silêncio.
Ao organizar silêncios e diferentes sons de determinada maneira, o compositor cria na música a sensação de alegria ou tristeza, por exemplo.
- Escolha uma canção de que você
gosta
e cante para seu colega.
- Depois, enquanto você canta de novo, seu colega deve acompanhar batendo palmas, assobiando ou produzindo qualquer outro som.
- No mundo todo, as pessoas utilizam diferentes materiais para construir instrumentos musicais e criar músicas.
Os instrumentos musicais mais antigos são flautas feitas de ossos de animais. Alguns desses objetos têm mais de 40 mil anos.
LEGENDA: Estas flautas foram feitas com ossos de veado há mais de 3 500 anos. Museu Arqueológico Albinger, no Canadá. FIM DA LEGENDA.
Os indígenas produzem instrumentos musicais utilizando materiais que cultivam ou coletam na floresta, como madeira, sementes e dentes de animais.
LEGENDA: Os chocalhos, como os maracás da fotografia, são bastante comuns em diferentes povos indígenas. Eles podem ser feitos com frutos secos preenchidos com sementes ou dentes de animais. FIM DA LEGENDA.
Observação: Os elementos desta página não estão na mesma proporção. Fim da observação.
79
A produção de sons e os instrumentos musicais
Os sons são produzidos com a vibração de objetos. Todos os instrumentos musicais apresentam partes que vibram.
Ao passar os dedos nas cordas de um violão, elas vibram e produzem o som. Instrumentos de sopro, como a flauta ou a corneta, têm partes que vibram com a passagem do ar quando uma pessoa sopra o instrumento. Instrumentos de percussão vibram quando são tocados por baquetas, com as mãos ou outros acessórios.
- Indique com uma seta as partes dos instrumentos que vibram para produzir o som.
LEGENDA: Triângulo. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Surdo. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Xilofone. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Bandolim. FIM DA LEGENDA.
Observação: Os elementos das imagens não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
Boxe complementar:
Hora de acessar
-
SescTV. Curtas musicais franceses: Pedro e o lobo. Orquestra Nacional da França. Disponível em:
http://fdnc.io/etF. Acesso em: 19
jan.
2021.
O vídeo explica os sons e as principais características de vários instrumentos, misturando animações com a execução de músicos de uma orquestra.
Fim do complemento.
80
Atividade prática
Construção de modelo
Construir instrumentos musicais
O que você vai fazer
Construir instrumentos musicais para explorar as propriedades do som.
Material
- fita adesiva
- tesoura com pontas arredondadas
-
Para o violão:
- caixa de sapato
- tubo de papelão
- 6 elásticos
- lápis
-
Para a flauta:
- 10 canudos
- 2 palitos de sorvete
-
Para o chocalho:
- latinha de alumínio vazia
- papelão
- grãos de arroz ou feijão
Como você vai fazer
Violão
- Com fita adesiva, prendam o tubo em uma das faces laterais e mais estreitas da caixa.
- Recortem um círculo em uma das faces mais largas da caixa e prendam o lápis um pouco abaixo do círculo, como mostra a figura abaixo.
- Cortem os elásticos e usem a fita adesiva para prendê-los de uma extremidade da caixa à extremidade oposta do tubo de papelão.
Observação: Os elementos das imagens desta página não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
81
LEGENDA: Flauta. FIM DA LEGENDA.
Flauta
- Coloquem os 10 canudos, lado a lado, conforme mostra a figura acima.
- Fixem os palitos de sorvete nos canudos com fita adesiva, para dar firmeza.
- Em um dos lados, cortem os canudos de forma que cada um tenha um comprimento diferente, como na figura acima.
Chocalho
- Coloquem um punhado de grãos de arroz ou feijão dentro da latinha.
- Cortem um círculo de papelão do tamanho da parte de cima da latinha.
- Com a fita adesiva, prendam o disco de papelão de modo a fechar a boca da latinha.
LEGENDA: Chocalho. FIM DA LEGENDA.
Observação: Os elementos das imagens desta página não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
Para você responder
- Classifique os instrumentos que você construiu em instrumento de percussão, de
cordas
ou de sopro.
- Violão:
- Flauta:
- Chocalho:
- O que
deve
ser feito para produzir sons com cada um desses instrumentos? Como é possível variar os sons produzidos?
_____
82
Saúde
O mundo que queremos
Poluição sonora
Poluição sonora é o excesso de ruídos em um ambiente. Ela é mais comum em cidades grandes, onde há muitas pessoas e veículos. Locais próximos a obras ou a aeroportos também costumam apresentar um nível de ruídos elevado.
Em alguns municípios existem leis que obrigam casas de espetáculo, bares, templos religiosos e outros estabelecimentos a tomarem medidas para evitar que o som se propague para fora deles.
A exposição à poluição sonora traz vários riscos. Os problemas de saúde mais comuns causados por ela são irritação, distúrbios do sono, dor de ouvido e dor de cabeça. Quando o ruído é muito intenso, pode gerar sintomas como tontura e enjoo. Com o passar do tempo, a poluição sonora pode provocar danos permanentes na audição.
O excesso de ruídos também prejudica a concentração e pode gerar dificuldade de aprendizado. Por isso, é importante que os ambientes da escola sejam tranquilos e livres de poluição sonora.
Compreenda a leitura
- Faça um X no ambiente onde é mais provável haver poluição sonora.
LEGENDA: Praça Coronel José Vieira, no município de Paraisópolis, Minas Gerais, em 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Avenida no município de São Paulo, São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.
83
- O que causa a poluição sonora?
_____
- Por que os ambientes da escola
devem
ser livres de poluição sonora?
_____
- Escreva três problemas de saúde que podem ser causados pela poluição sonora.
_____
Vamos fazer
- Em grupos e com a ajuda do professor, vocês vão criar uma campanha de conscientização sobre a poluição sonora. Sigam os passos abaixo:
- Pesquisem se existem medidas contra a poluição sonora na legislação do município em que vocês moram.
- Converse com os colegas sobre as medidas que poderiam ser implementadas na escola e na comunidade do entorno. Depois, escolham uma delas para a campanha.
- Criem cartazes que informem o que é a poluição sonora e os riscos que ela traz. Esses cartazes devem indicar também as medidas a serem tomadas pelas pessoas da escola e da comunidade.
- O professor vai indicar o lugar onde esses cartazes podem ficar expostos. Então, vocês podem afixá-los.
84
O que você aprendeu
Avaliação processual
- Leia o texto e responda às perguntas.
O futebol de 5 é um esporte para deficientes visuais. Cada time tem cinco jogadores, e apenas o goleiro não é deficiente visual.
A bola utilizada tem um chocalho, que auxilia sua localização. Ao se deslocar para chutar a bola, o jogador deve falar a palavra espanhola voy (em português: “vou”), para evitar choques com outros jogadores. Durante a partida, a torcida deve permanecer em silêncio.
LEGENDA: Partida de futebol de 5, em evento preparatório para os Jogos Paralímpicos Rio 2016. Município do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, em 2016. FIM DA LEGENDA.
- Qual é o principal sentido utilizado pelos jogadores de futebol de 5? Por quê?
_____
- Por que a torcida
deve
permanecer em silêncio durante a partida?
_____
- Ligue as colunas relacionando corretamente sentidos, órgãos e estímulos.
Coluna 1
Visão
Audição
Olfato
Gustação
Tato
Coluna 2
Língua
Pele
Nariz
Orelhas
Olhos
Coluna 3
Luz
Substâncias trazidas pelo ar
Sabor dos alimentos
Dor, calor, frio
Sons
85
- Observe a imagem e responda.
LEGENDA: Chuva com raios no município de Londrina, Paraná, em 2018. FIM DA LEGENDA.
- Há fontes luminosas naturais na imagem? Explique.
_____
- Há fontes luminosas artificiais na imagem? Explique.
_____
- Talita é arquiteta e está escolhendo os materiais para as janelas de um restaurante.
- Que tipo de material é o mais recomendado para a janela do restaurante?
( ) Transparente
( ) Translúcido
( ) Opaco
- No caderno, explique a escolha feita no item anterior.
86
- Em grupo, leiam em voz alta a parlenda a seguir.
As formigas e a cigarra
Havia chegado o inverno
e, sem nada na barriga,
a cigarra foi atrás
das vizinhas, as formigas:
— Por favor, minhas amigas,
peço um pouco de comida,
pois estou ficando fraca
e corro risco de vida.
As formigas responderam:
— Mas enquanto era verão
nós ficamos aqui trabalhando.
O que fez você, então?
E a cigarra respondeu:
— Eu fiquei na cantoria
das mais lindas melodias,
dia e noite, noite e dia.
E as formigas declararam:
— Nós não vamos repetir
o erro de nossas avós.
Temos pão para repartir.
Entre aqui na nossa casa,
coma o que tiver vontade,
pois o seu cantar é belo
e tem muita qualidade.
Ao mostrar a sua arte,
Você nos fez muito bem.
Cultivou a nossa alma,
não podemos ficar sem.
As formigas mais antigas
não sabiam que na arte
existe dedicação,
há suor em cada parte.
O que fazem os artistas
é um trabalho, e de valor.
Eles devem ser tratados
com respeito e com amor.
FONTE: Ricardo da Cunha Lima. Cambalhota. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2003. p. 36-37.
- Testem algumas propriedades do som na leitura dessa parlenda.
- Altura: leiam alguns trechos com voz aguda e outros com voz grave.
- Intensidade: leiam alguns trechos em voz alta e outros sussurrando.
- Duração: leiam alguns trechos em ritmo rápido e outros em ritmo lento.
- Cite o nome de alguns objetos que podem ser usados para criar sons. Vocês podem usá-los para acompanhar a leitura.
87
- Complete as lacunas do texto com as palavras do quadro.
Quadro:
espalham
ar
vibrarem
fala
som
Fim do quadro.
Na nossa garganta estão as pregas vocais, estruturas responsáveis pela
Quando falamos, o
que passa pela garganta faz as pregas vocais
produzindo
Essas vibrações se
no ar e podem chegar às nossas orelhas.
- Escreva um pequeno texto sobre cada imagem usando as palavras dos quadros.
Quadro:
prejudicar
intensidade
audição
Fim do quadro.
Quadro:
dormir
visão
causar
danos
Fim do quadro.
- Quais mudanças de hábitos você recomendaria a cada criança?