88
UNIDADE 3 - Ar, água e solo
LEGENDA: Representação da Terra criada com base em imagens de satélite. FIM DA LEGENDA.
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Boxe complementar:
Vamos conversar
- Olhando para a imagem, você consegue ter uma ideia de como é a forma do planeta Terra?
- O que são as áreas azuis na imagem?
- O que são as áreas marrons e esverdeadas?
- O que são as manchas brancas?
- Observe a camada azul brilhante que aparece no horizonte. O que é essa camada?
Fim do complemento.
90
Investigar o assunto
Observação do solo
A areia das praias, a terra das matas e dos jardins, assim como a lama de áreas encharcadas, são exemplos de solo. Quais componentes formam os solos?
O que você vai fazer
Nesta atividade, você vai observar como é o solo em sua escola.
Material
- pá de jardim
- palito de madeira
- lupa de mão (opcional)
- luvas
- 2 saquinhos plásticos
- etiquetas e canetas
-
folhas
de jornal
Como você vai fazer
- Reúnam-se em grupos. Com a ajuda do professor, escolham um local da escola onde o solo esteja visível.
- No dia marcado, dirijam-se até o local escolhido e observem a superfície do solo. Coloquem as luvas e, com a pá de jardim, cavem um buraco no solo de mais ou menos um palmo e meio de profundidade.
- Observem a parte mais profunda e a mais superficial do solo. Anotem todas as informações no caderno.
- Recolham um pouco do solo mais raso e coloquem em um saquinho plástico. Depois, façam o mesmo com uma porção do solo mais profundo.
- Identifiquem cada saquinho com uma etiqueta. Essas serão suas amostras de solo.
- Voltem à sala de aula e forrem as carteiras com as folhas de jornal. Despejem as duas amostras de solo sobre as folhas de jornal, sem misturá-las.
- Com as luvas e o palito de madeira, remexam as amostras. Utilizem a lupa para observá-las melhor.
91
Para você responder
-
Observem
as características de cada amostra do solo e preencham o quadro.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Característica
Amostra: solo da superfície
Amostra: solo a um palmo e meio de profundidade
Cor
_____
_____
Textura
_____
_____
Tamanho dos grãos
_____
_____
Umidade
_____
_____
- O que você identificou nas amostras de solo?
_____
- Há diferenças entre o solo da superfície e o solo a um palmo e meio de profundidade? Quais?
_____
- Em sua opinião, de que é feito o solo?
92
Capítulo 1. Imagens e representações do planeta Terra
LEGENDA: Yuri Gagarin usando traje espacial, em 1961. FIM DA LEGENDA.
A frase “A Terra é azul”, dita pelo astronauta russo Yuri Gagarin, ficou muito famosa. Em 1961, ele se tornou o primeiro ser humano a ver a Terra do espaço, a bordo da espaçonave Vostok I.
- Em sua opinião, o que levou Yuri Gagarin a dizer que a Terra é azul?
Representações da Terra
Para termos uma ideia do que Yuri Gagarin viu em sua famosa viagem, podemos contar com diversos recursos, como imagens obtidas por satélites artificiais .
A maior parte da superfície terrestre é coberta por água salgada. Essa porção de água é chamada de oceano. É a água dos oceanos que faz o planeta parecer azul quando visto do espaço.
Os lagos, as lagoas, os rios e os mares, com os oceanos, compõem a água que cobre a maior parte da superfície da Terra.
A outra parte é formada por continentes e ilhas, ou seja, por terras que não estão cobertas por água. Elas são chamadas de terras emersas.
Existem seis continentes: África, América, Antártida, Ásia, Europa e Oceania.
O planeta Terra também é envolto por uma camada de gases, a atmosfera . Entre os gases que compõem a atmosfera, o gás oxigênio e o gás carbônico são importantes para a maioria dos seres vivos.
LEGENDA: A Terra vista do espaço, em imagem capturada por satélite, em 2021. FIM DA LEGENDA.
93
As fotografias aéreas são tiradas por câmeras fotográficas presas a um avião, drone ou balão. Elas fornecem diversas informações sobre a superfície terrestre, como a presença de matas, rios, lagos, construções e ruas. Essas imagens são usadas para a elaboração de mapas.
LEGENDA: Fotografia aérea de parte do município de Belo Horizonte, Minas Gerais, em 2021. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Mapa que representa a área mostrada na fotografia acima. FIM DA LEGENDA.
O planeta Terra pode ser representado por um planisfério, um mapa que representa toda a superfície da Terra sobre um plano. Nele, os mares e oceanos geralmente são representados em azul. Ilhas e continentes costumam ser representados por outras cores. Veja um planisfério na página seguinte.
94
Fonte: IBGE. Atlas geográfico escolar. 7 ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2016.
O globo terrestre é a forma de representação que melhor caracteriza a forma real do planeta. Ele também pode conter as informações presentes em um planisfério.
O globo terrestre, assim como o planisfério, apresenta linhas traçadas para ajudar na localização de pontos específicos na superfície do planeta. As linhas traçadas verticalmente são conhecidas por meridianos, enquanto as linhas horizontais são chamadas de paralelos. Os principais paralelos são: Equador, Trópico de Capricórnio, Trópico de Câncer, Círculo Polar Ártico e Círculo Polar Antártico. O principal meridiano é o de Greenwich.
LEGENDA: Globo terrestre. FIM DA LEGENDA.
- Marque com um
X
as características da Terra que podem ser observadas em cada forma de representação do planeta, indicadas no quadro.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Característica
Imagem de satélite
Planisfério
Globo terrestre
Formato do planeta
Presença de nuvens
Presença de água
Formato de continentes e ilhas
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ÁLBUM de Ciências
Leia em voz alta ou acompanhe a leitura, de acordo com a orientação do professor.
A Terra à noite
Em 2011, a Agência Espacial Americana (Nasa) lançou um satélite artificial no espaço capaz de capturar imagens da Terra à noite.
- primeiro resultado divulgado foi uma imagem criada pela composição de mais de 400 fotografias de satélites, tiradas ao longo de dois meses, em 2012. Ela mostra a superfície da Terra à noite. Em 2016, foram divulgadas novas imagens, que podem ser atualizadas diariamente com o uso de novas tecnologias. Os pontos claros são as luzes das cidades.
LEGENDA: As fotografias noturnas dão aos pesquisadores diversas informações sobre a atmosfera, a superfície terrestre e as atividades humanas. Acima, imagens de satélite do globo terrestre mostrando a América e a África. Logo acima, composição de imagens de satélite formando um planisfério. FIM DA LEGENDA.
Mostre essas imagens a um adulto. Fale sobre o que elas representam e como foram obtidas. Explique também o que os pontos claros indicam.
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Atividade prática
Construção de modelo
Montagem de um globo terrestre
Como o planeta Terra, que é esférico, pode ser representado em uma folha de papel plana? E o contrário, como fazer para representar um planisfério em uma esfera?
O que você vai fazer
Montar um modelo de globo terrestre e identificar algumas diferenças entre ele e um planisfério.
Material
- moldes para o globo terrestre (ver páginas 149 e 151)
- cola em bastão
- tesoura com pontas arredondadas
- bola de isopor de 10 centímetros
- palito de churrasco
- disco de isopor com 5 centímetros de comprimento
Como você vai fazer
- Recorte os dois moldes que estão no final do livro.
- Compare os moldes com o planisfério da página 94. Identifique a linha do equador e marque essa linha nos moldes.
- Pegue o molde da página 149 e passe cola na parte de trás dos gomos. Cole a ponta do primeiro gomo na bola de isopor, depois vá colando o papel até fixar a outra ponta.
- No momento de fixar o segundo gomo, cole apenas a parte do meio. Repita o procedimento com os outros gomos. Deixe para fixar as pontas por último, evitando a formação de rugas no papel.
97
- Quando terminar de colar o molde da página 149, pegue o molde da página 151 e passe cola na parte de trás de todos os gomos.
- Alinhe bem o primeiro gomo desse molde com o último gomo que você já colou.
- Cole esse gomo e os restantes seguindo as orientações do passo 4, ou seja, fixando primeiro a parte do meio.
- Em seguida, fixe as pontas dos gomos com cuidado, uma a uma.
- Peça ao professor que use o palito de churrasco para prender o
globo
terrestre ao disco de isopor, que servirá de base.
FONTE: Adaptado de: MARANGON, C. Todo mundo com seu globo . Nova Escola, jul. 2006. Disponível em: http://fdnc.io/BM. Acesso em: 22 jan. 2021.
Para você responder
Observe o planisfério da página 94 e o globo terrestre que você construiu e responda.
- Por que a Antártida tem formato diferente no planisfério e no
globo
terrestre?
- Por que o oceano Pacífico aparece duas vezes no planisfério, mas só uma vez no globo terrestre?
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Capítulo 2. Estamos rodeados por ar
O ar envolve todo o planeta Terra, formando uma camada que se chama atmosfera . Os seres vivos terrestres estão rodeados por ar, e muitos precisam dele para respirar. O ar também pode ser encontrado entre as partículas do solo ou dissolvido na água de oceanos, lagos e rios, por exemplo.
Não conseguimos enxergar o ar, mas podemos percebê-lo, por exemplo, ao sentir o vento, que é o ar em movimento.
O ar é formado por uma mistura de diferentes gases, entre os quais o gás nitrogênio, o gás oxigênio e o gás carbônico. No ar também há vapor de água.
LEGENDA: Podemos perceber o ar em movimento ao empinar pipas. Festival Internacional de Pipas de Weifang, na China, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- O diagrama abaixo representa as quantidades em que são encontrados os gases na atmosfera. Observe os quadrinhos, leia a legenda e responda às perguntas.
Quantidades relativas dos gases presentes no ar
Legenda:
Gás nitrogênio
Gás oxigênio
Outros gases.
- O diagrama está dividido em 100 quadrados. Quantos deles correspondem à quantidade de gás oxigênio no ar?
_____
- Qual é o gás presente em maior quantidade no ar?
_____
99
O ar e os seres vivos
A maioria dos seres vivos terrestres, incluindo o ser humano, respira o gás oxigênio presente no ar. Já entre os organismos aquáticos, grande parte respira o gás oxigênio que está dissolvido na água.
O gás carbônico é liberado no processo da respiração. Esse gás é usado pelas plantas para produzir o próprio alimento.
- Observe a imagem e responda.
- Como a pessoa obtém o gás oxigênio para respirar?
_____
- Leia as pistas para um
colega
e descubram as palavras.
- A: Nome do gás que as plantas usam para produzir o próprio alimento.
- B: Nome do gás usado na respiração dos seres vivos.
- C: Está ao nosso redor, mas não conseguimos vê-lo.
- D: Como é chamado o ar em movimento.
Boxe complementar:
Hora da leitura
- Livre para ventar, de Ziraldo, Editora Positivo, 1999.
Fim do complemento.
100
Atividade prática
Construção de modelo
Paraquedas de brinquedo
Apesar de não conseguirmos ver o ar, podemos sentir seus efeitos de diversas formas. Uma delas é pela resistência que o ar oferece a movimentos e à queda dos objetos, por exemplo.
O que você vai fazer
Construir um paraquedas de brinquedo e perceber a relação dele com o ar.
Material
- 1 saco plástico grande
- tesoura com pontas arredondadas
- objeto leve (por exemplo, um boneco pequeno)
- linha de pipa
- régua
- lápis
Como você vai fazer
- Com a ajuda do professor, use um dos lados do saco plástico para recortar um círculo com cerca de 30 centímetros de um lado ao outro.
- Com a ponta de um lápis, faça oito furos nas margens do círculo. A distância entre os furos deve ser mais ou menos igual.
- Corte oito pedaços de linha com 20 centímetros de comprimento cada um.
- Amarre a ponta de cada linha a um dos furos do círculo. Depois, junte as pontas das linhas que ficaram soltas e amarre-as formando um único nó.
- Amarre o boneco na ponta dos fios, logo após o nó.
- O paraquedas está pronto. Para lançá-lo, feche o círculo de plástico, dobrando-o duas ou três vezes, e enrole-o em volta do boneco como na figura abaixo. Jogue-o para o alto e observe o que acontece.
101
Para você responder
- Desenhe o que aconteceu com o paraquedas durante a queda.
- O paraquedas que você desenhou está dobrado (amassado) ou aberto (cheio)?
- O que faz o paraquedas abrir (encher)?
- Jogue novamente o boneco para o alto, desta vez sem o paraquedas. O boneco caiu mais rápido ou mais devagar? Por quê?
_____
- O que você acha que aconteceria se usássemos:
- um pedaço muito pequeno de saco plástico para fazer o paraquedas?
- um tecido pesado em vez do saco plástico?
- uma pedra muito grande em vez de um objeto leve?
- Explique com suas palavras como funciona o paraquedas.
102
Capítulo 3. A água no planeta
Como já vimos, mais da metade da superfície do planeta Terra é coberta por água. Grande parte dessa água é salgada e está nos oceanos.
A água doce corresponde a uma pequena parte da água do planeta, encontrada em rios, lagos e geleiras . Também pode estar no subsolo, em rochas subterrâneas que possuem pequenos espaços nos quais a água se acumula. Essas reservas são chamadas de aquíferos.
As nuvens que estão no ar são formadas por minúsculas gotas de água. O corpo dos seres vivos também contém água, em maior ou menor quantidade. Muitos seres vivos, incluindo o ser humano, dependem da água doce para sobreviver, pois não podem consumir água salgada.
- Pinte o diagrama de acordo com as informações do texto abaixo. Use as cores indicadas na legenda.
Se toda a água do mundo coubesse em 100 baldes, somente 3 teriam água doce. Os outros teriam água salgada.
Distribuição de água na Terra
Tabela: equivalente textual a seguir.
Legenda:
Água doce
Água salgada
103
Os estados físicos da água
A água pode ser encontrada em três estados físicos: sólido, líquido e gasoso.
- A água em estado sólido é encontrada no gelo e na neve, que se formam em lugares muito frios.
- A água em estado líquido é encontrada em rios, lagos, oceanos, aquíferos etc.
- A água em estado gasoso é chamada de vapor de água. O vapor de água está presente no ar e não conseguimos enxergá-lo.
LEGENDA: A água que bebemos e que usamos para tomar banho e lavar a louça está no estado líquido. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: O gelo, que se forma no congelador, a baixas temperaturas, é a água em estado sólido. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: A água recebe calor do ambiente e lentamente passa para o estado gasoso. O vapor de água, no estado gasoso, se mistura ao ar. FIM DA LEGENDA.
- Escreva um exemplo de onde podemos encontrar água em cada um dos estados físicos.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Estado físico
Exemplo
Sólido
Líquido
Gasoso
Boxe complementar:
Hora da leitura
- Meu planeta rima com água, de César Obeid, Editora Moderna, 2016.
Fim do complemento.
104
O mundo que queremos
A água é um direito de todos
O acesso à água é um direito humano. A água é essencial para a sobrevivência das pessoas e permite que elas cuidem de sua higiene e permaneçam saudáveis.
Todas as crianças e todos os adultos têm direito à água
- Todas as pessoas devem ter água suficiente para uso pessoal e doméstico. Calcula-se que cada pessoa precise de 50 a 100 litros de água por dia.
- A água deve estar acessível nas casas das pessoas ou em locais próximos.
- A água não pode estar contaminada por lixo, microrganismos causadores de doenças, produtos químicos ou outras substâncias que possam prejudicar a saúde das pessoas.
- A água deve estar disponível em qualquer circunstância: durante períodos de seca, alagamentos, desastres naturais etc.
Apesar de ser um direito de todos, há diversos locais onde há pouca água disponível ou ela não é adequada para o consumo humano.
LEGENDA: Uma em cada dez pessoas no mundo não tem acesso à água potável . FIM DA LEGENDA.
GLOSSÁRIO
Água potável: aquela que pode ser consumida sem oferecer riscos à saúde.
105
Compreenda a leitura
- De acordo com o texto, todas as pessoas conseguem
obter
água com a mesma facilidade? Por quê?
_____
- Observe na página anterior os itens sobre o direito à água. Identifique quais deles não estão sendo garantidos nas situações a seguir.
a) No ano de 2014, uma grande crise hídrica atingiu a Região Sudeste do Brasil, deixando parte da população sem água suficiente para uso pessoal e doméstico.
_____
- As águas do Rio Doce ficaram contaminadas após o rompimento de uma barragem em Minas Gerais em 2015. O consumo dessa água pode causar problemas à saúde, principalmente das crianças.
_____
Vamos fazer
- As águas do Rio Doce ficaram contaminadas após o rompimento de uma barragem em Minas Gerais em 2015. O consumo dessa água pode causar problemas à saúde, principalmente das crianças.
- Que tal pedir aos governantes que garantam o direito à água para todos os cidadãos?
- Façam uma pesquisa dos problemas que impedem certas pessoas de terem acesso à água. Tentem identificar um problema na sua cidade, em seu estado ou no país. Depois, pensem em algumas soluções para esse problema.
- Com a ajuda do professor, elaborem uma carta ou um e-mail pedindo aos governantes que deem atenção ao problema e criem projetos para fornecer água para todos.
106
Capítulo 4. As rochas e o solo
A camada sólida superficial do planeta Terra é formada por rochas e solo.
Podemos encontrar rochas em muitos lugares. Rochas grandes formam montanhas e morros. Fragmentos pequenos de rocha formam a areia e o cascalho dos rios, por exemplo.
As rochas são formadas por diversos tipos de mineral.
Cada mineral tem uma característica. Por isso, rochas compostas de minerais diferentes têm características diferentes.
LEGENDA: O granito é uma rocha formada por três minerais diferentes. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: O quartzo é uma rocha formada por um único mineral. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: A pirita é um mineral com brilho metálico. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: O diamante é o mineral natural mais duro que existe. FIM DA LEGENDA.
A extração de rochas e minerais da natureza é chamada mineração.
As pessoas retiram rochas da natureza para obter diferentes materiais, que podem ser usados de muitas formas:
- para construir casas, muros, ruas e calçadas;
- para produzir metais, como ferro e alumínio;
- para obter outros materiais, como cimento e vidro.
- Que objetos de seu dia a dia são feitos de materiais retirados de rochas?
LEGENDA: As rochas podem ser utilizadas em muros de contenção, estruturas construídas para evitar deslizamentos de terra. Município de Bertioga, São Paulo, em 2018. FIM DA LEGENDA.
107
Formação do solo
As rochas, muitas vezes, são cobertas por uma camada formada pela mistura de restos de seres vivos, fragmentos de rochas, ar e água. Essa mistura é o que chamamos de solo.
Os solos levam muitos anos para se formar e estão sempre mudando. Existem muitos tipos de solo, e cada um apresenta características próprias.
LEGENDA: A ação da chuva, do vento e das mudanças de temperatura provoca rachaduras na rocha, que começa a se fragmentar. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Conforme a rocha vai se transformando em solo, alguns seres vivos se instalam e ajudam nesse processo. Restos desses seres vivos vão se acumulando e formando a matéria orgânica do solo. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Com o tempo, a quantidade de matéria orgânica sobre o solo aumenta e ele fica mais profundo. FIM DA LEGENDA.
Observação: Os elementos das imagens não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
- Observe a fotografia e responda à questão.
LEGENDA: Pedra da Galinha Choca, no município de Quixadá, Ceará, em 2019. FIM DA LEGENDA.
_____
- Como as plantas conseguem se manter sobre a rocha, se elas precisam de solo?
108
O solo é um componente do ambiente muito importante para os seres vivos.
Observação: Os elementos dessas imagens não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
- O solo, geralmente, apresenta algumas camadas. A camada mais superficial contém mais matéria orgânica.
- Por que isso acontece?
109
Importância do solo
O solo também é muito importante para os seres humanos. Nele, é possível cultivar alimentos, criar animais e construir moradias.
Algumas técnicas de agricultura usam fertilizantes químicos e agrotóxicos para aumentar a produção de plantas alimentares. Quando não são usadas de maneira adequada, essas substâncias podem contaminar o solo e prejudicar os seres que vivem no ambiente.
Há sistemas de produção que buscam manter o solo fértil e saudável. Para isso, o plantio é feito com fertilizantes orgânicos, ou seja, com produtos usados para nutrir o solo feitos de resíduos de origem animal ou vegetal.
LEGENDA: O sistema agroflorestal combina plantas alimentares com plantas nativas, beneficiando-se das interações entre os seres vivos e utilizando métodos naturais de fertilização do solo. Município de Passos, Minas Gerais, em 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: A argila do solo pode ser utilizada na composição de paredes, telhas e tijolos. Na fotografia, casa com paredes feitas utilizando argila e cascalho, por meio de uma técnica denominada taipa de pilão. Município de Cariús, Ceará, em 2020. FIM DA LEGENDA.
110
Atividade prática
Experimento
A passagem da água através do solo
Quando se observa o solo bem de perto, é possível perceber que ele apresenta partículas de rochas de diversos tamanhos. De acordo com o tamanho, as partículas são chamadas de:
- argila: são partículas tão pequenas que não conseguimos enxergá-las sem a ajuda de um microscópio ;
-
areia: são partículas de tamanho maior, que podem ser vistas a olho nu, isto é, sem a ajuda de equipamentos.
Quando o solo possui maior quantidade de argila, ele é chamado de solo argiloso. Já quando ele possui maior quantidade de areia, é chamado de solo arenoso.
Em geral, as partículas do solo permitem a passagem de água. Será que a água atravessa diferentes tipos de solo com a mesma facilidade?
LEGENDA: Argila. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Areia. FIM DA LEGENDA.
Observação: Representação para comparação das partículas de areia e de argila em tamanho ampliado. Fim da observação.
O que você vai fazer
Observar e comparar a passagem de água através de uma amostra de solo arenoso e de uma amostra de solo argiloso.
Material
- 2 amostras de solo preparadas pelo professor: argiloso e arenoso
- 2 vasos pequenos com prato coletor de água
- palito de madeira
- luvas
- 2 copos plásticos transparentes
- uma jarra com água
- etiquetas
- lupa de mão
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Como você vai fazer
- Reúnam-se em grupos.
- Coloquem cada amostra de solo em um vasinho com prato coletor.
- Identifiquem cada vaso com uma etiqueta, escrevendo o tipo de solo que ele contém.
- Coloquem as luvas e usem o palito de madeira para remexer o solo, procurando observar o tamanho das partículas de cada amostra. Utilizem a lupa para ver melhor.
- Em seguida, despejem a mesma quantidade de água em cada vaso, ao mesmo tempo, e aguardem alguns minutos.
- Coloquem a água que ficou no pratinho de cada vaso em um dos copos plásticos. Comparem a quantidade de água que passou por cada tipo de solo.
Para você responder
- A quantidade de água que passou por cada amostra, no mesmo intervalo de tempo, foi a mesma? Por qual delas a água passou com maior facilidade?
_____
- Em sua opinião, o tamanho dos grãos que compõem o solo tem alguma relação com o resultado? Explique.
_____
- Com a ajuda de um adulto, observe o solo de vasos de planta da sua casa e avalie se eles são mais parecidos com solos argilosos ou com solos arenosos.
112
Para ler e escrever melhor
Leia em voz alta ou acompanhe a leitura, de acordo com a orientação do professor.
Observação: O texto apresenta o problema dos deslizamentos de terra e algumas soluções para combatê-lo. Fim da observação.
Medidas que ajudam a evitar deslizamentos de terra
Na época de chuvas, é comum notícias de deslizamentos de terra nas margens de rodovias e rios ou até em morros onde moram muitas pessoas.
Existem algumas medidas que podem ajudar a reduzir esse problema. Uma delas é o plantio de vegetação nas encostas de morros, especialmente nas margens de estradas, e também nas margens de rios.
Em terrenos muito inclinados, podem ser feitas curvas de nível, que são pequenos recortes na encosta do morro parecidos com degraus de uma escada. Esse relevo ajuda a diminuir a velocidade da água.
Resolver a questão da ocupação desordenada de morros é uma tarefa mais complicada, pois muitas pessoas não têm acesso à moradia em locais seguros.
LEGENDA: Queda de barreira em estrada próxima a Paraibuna, São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.
Analise
- Qual é o problema relatado no texto?
_____
113
- Qual medida apresentada para reduzir o problema é mais complicada? Por quê?
_____
Organize
- Complete o esquema com as informações do texto.
Problema
_____
Soluções
_____
Escreva
- Com base nas informações abaixo, escreva um texto que apresente o problema e aponte as soluções.
Problema
As plantas não crescem, pois o solo está muito “pobre” e compactado .
Soluç õ es
Adicionar fertilizante à terra da horta.
Colocar minhocas na terra.
114
O que você aprendeu
Avaliação processual
- Associe cada tipo de representação da Terra à sua característica.
A. Globo terrestre.
B. Planisfério
Permite ver toda a superfície terrestre em uma superfície plana.
Representa melhor a forma do planeta.
- Classifique as frases em verdadeiro (V) ou falso (F).
( ) A maior parte da superfície terrestre é coberta por água doce.
( ) É possível ver a atmosfera em algumas imagens de satélite.
( ) Fotografias aéreas podem ser usadas na produção de mapas.
( ) O planisfério e o globo terrestre não mostram a localização de oceanos e ilhas.
Reescreva as frases falsas no caderno, corrigindo-as.
- Pinte o planisfério abaixo de acordo com a legenda.
FONTE: FERREIRA, Graça Maria Lemos. Atlas geográfico. Espaço mundial. 5 ª ed. São Paulo: Moderna, 2019. p. 8-9.
115
- Veja a tirinha e responda à questão.
- Como você responderia à pergunta feita pelo menino?
_____
- O que acontece se tirarmos um peixe da água? Por que você acha que isso acontece?
_____
- Complete as frases a seguir com as palavras do quadro.
Quadro:
gás carbônico
vento
gás nitrogênio
ar
Fim do quadro.
- O gás que existe em maior quantidade no ar é o
- As plantas usam o
para produzir o próprio alimento.
- O
é formado por uma mistura de gases.
- Podemos sentir a presença do ar quando o
sopra.
116
- Na fotografia abaixo, onde você identifica água:
LEGENDA: Glaciar Perito Moreno, na província de Santa Cruz, Argentina, em 2019. FIM DA LEGENDA.
- no estado sólido?
- no estado líquido?
- Existe água no estado gasoso nesse ambiente? Explique.
_____
- Existe água no estado gasoso nesse ambiente? Explique.
- Como você responderia à dúvida de Isabel?
117
- Complete o esquema com as palavras do quadro.
Quadro:
rochas
seres vivos
matéria orgânica
Fim do quadro.
Solo
É formado pela degradação das _____
Contém restos de seres vivos, que formam a _____
Serve de abrigo para muitos _____
- Leia o texto e responda às questões.
Muito mais que isca
A minhoca contribui de várias maneiras para melhorar as propriedades do solo. Para começar, os buracos que ela faz na terra ajudam a arejá-la e permitem que a água circule melhor por ali. Além disso, o seu cocô é cheio de nutrientes que enriquecem o solo. Tudo isso é bom para as plantas, que retiram da terra a água e os nutrientes de que precisam para crescer.
FONTE: Julio Molica. Muito mais do que isca. Ciência Hoje das Crianças On-line, Rio de Janeiro: Instituto Ciência Hoje, abr. 2006. Disponível em: http://fdnc.io/bHj. Acesso em: 22 jan. 2021.
- Chamamos de solos férteis aqueles que contêm água, nutrientes e gás oxigênio em quantidades adequadas para as plantas. Como as minhocas contribuem para tornar o solo mais fértil?
_____
- No texto são citados alguns elementos que fazem parte do solo. Quais são eles?
_____
- Chamamos de solos férteis aqueles que contêm água, nutrientes e gás oxigênio em quantidades adequadas para as plantas. Como as minhocas contribuem para tornar o solo mais fértil?
- Como você descreveria o solo da sua escola?