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UNIDADE 3 - Ar, água e solo

Imagem: Fotografia de satélite. No espaço de cor preta com pequenas estrelas brancas espalhadas, na parte inferior, metade da esfera de cor azul-escuro com continentes de cor marrom, partes em verde e sobre algumas partes, os continentes e oceanos, nuvens brancas com forma de fumaças espalhadas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Representação da Terra criada com base em imagens de satélite. FIM DA LEGENDA.

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Boxe complementar:

Vamos conversar

  1. Olhando para a imagem, você consegue ter uma ideia de como é a forma do planeta Terra?
  1. O que são as áreas azuis na imagem?
  1. O que são as áreas marrons e esverdeadas?
  1. O que são as manchas brancas?
  1. Observe a camada azul brilhante que aparece no horizonte. O que é essa camada?

Fim do complemento.

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Investigar o assunto

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Objetos um perto do outro : uma pá de cor rosa com cabo roxo; uma lupa vermelha com cabo roxo, dois sacos em azul-claro; duas nuvens de cor cinza-claro; um jornal dobrado; um palito laranja; uma caneta azul e duas etiquetas quadradas de cor amarela.  Fim da imagem.

Observação do solo

A areia das praias, a terra das matas e dos jardins, assim como a lama de áreas encharcadas, são exemplos de solo. Quais componentes formam os solos?

O que você vai fazer

Nesta atividade, você vai observar como é o solo em sua escola.

Material

  1. Reúnam-se em grupos. Com a ajuda do professor, escolham um local da escola onde o solo esteja visível.
  1. No dia marcado, dirijam-se até o local escolhido e observem a superfície do solo. Coloquem as luvas e, com a pá de jardim, cavem um buraco no solo de mais ou menos um palmo e meio de profundidade.

  1. Observem a parte mais profunda e a mais superficial do solo. Anotem todas as informações no caderno.
  1. Recolham um pouco do solo mais raso e coloquem em um saquinho plástico. Depois, façam o mesmo com uma porção do solo mais profundo.
  1. Identifiquem cada saquinho com uma etiqueta. Essas serão suas amostras de solo.
  1. Voltem à sala de aula e forrem as carteiras com as folhas de jornal. Despejem as duas amostras de solo sobre as folhas de jornal, sem misturá-las.
  1. Com as luvas e o palito de madeira, remexam as amostras. Utilizem a lupa para observá-las melhor.
Imagem: Ilustração. Uma mesa de cor marrom, grande com quatro crianças de frente para mesa. Elas estão usando uniforme composto por camiseta em azul-claro e bermuda em azul, com sapato. Da esquerda para à direita, menino de pele clara, cabelos castanhos encaracolados, com luvas nas mãos, com palito fino na vertical. Perto dele, uma lupa azul, um palito, sobre folha grande branca onde há dois montes de terra de cor marrom. Ao fundo, menina de cabelos ruivos com presilha rosa à esquerda. À direita, menina morena com cabelos encaracolados castanhos, amarrados para trás, com par de luva, examinando com lupa azul terra. À direta, menino de pele clara, cabelos castanhos, segurando na mão esquerda uma lupa e palito na mão direta, com luvas nas mãos.  Fim da imagem.

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Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Para você responder

  1. Observem as características de cada amostra do solo e preencham o quadro.

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    Característica

    Amostra: solo da superfície

    Amostra: solo a um palmo e meio de profundidade

    Cor

    _____

    _____

    Textura

    _____

    _____

    Tamanho dos grãos

    _____

    _____

    Umidade

    _____

    _____

  1. O que você identificou nas amostras de solo?

    _____

  1. Há diferenças entre o solo da superfície e o solo a um palmo e meio de profundidade? Quais?

    _____

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Em sua opinião, de que é feito o solo?

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Capítulo 1. Imagens e representações do planeta Terra

Imagem: Fotografia. Vista da cintura para cima de homem de pele clara, com capacete arredondado em branco, usando roupa de astronauta de cor laranja, com cintos cinzas sobre o corpo na vertical na diagonal.  Fim da imagem.

LEGENDA: Yuri Gagarin usando traje espacial, em 1961. FIM DA LEGENDA.

A frase “A Terra é azul”, dita pelo astronauta russo Yuri Gagarin, ficou muito famosa. Em 1961, ele se tornou o primeiro ser humano a ver a Terra do espaço, a bordo da espaçonave Vostok I.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Em sua opinião, o que levou Yuri Gagarin a dizer que a Terra é azul?

    Representações da Terra

    Para termos uma ideia do que Yuri Gagarin viu em sua famosa viagem, podemos contar com diversos recursos, como imagens obtidas por satélites artificiais .

    A maior parte da superfície terrestre é coberta por água salgada. Essa porção de água é chamada de oceano. É a água dos oceanos que faz o planeta parecer azul quando visto do espaço.

    Os lagos, as lagoas, os rios e os mares, com os oceanos, compõem a água que cobre a maior parte da superfície da Terra.

    A outra parte é formada por continentes e ilhas, ou seja, por terras que não estão cobertas por água. Elas são chamadas de terras emersas.

    Existem seis continentes: África, América, Antártida, Ásia, Europa e Oceania.

    O planeta Terra também é envolto por uma camada de gases, a atmosfera . Entre os gases que compõem a atmosfera, o gás oxigênio e o gás carbônico são importantes para a maioria dos seres vivos.

Imagem: Fotografia de satélite. Planeta Terra arredondado, com oceano em azul-escuro com os continentes em marrom e partes em verde, e sobreposto, muitas nuvens esparsas sobre o planeta terra, similares a fumaça. No fundo, céu de cor preta.  Fim da imagem.

LEGENDA: A Terra vista do espaço, em imagem capturada por satélite, em 2021. FIM DA LEGENDA.

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As fotografias aéreas são tiradas por câmeras fotográficas presas a um avião, drone ou balão. Elas fornecem diversas informações sobre a superfície terrestre, como a presença de matas, rios, lagos, construções e ruas. Essas imagens são usadas para a elaboração de mapas.

Imagem: Fotografia aérea. Ao centro, um local arredondado cinza, com parte verde dentro dele e ao redor, local cinza. No entorno, casas, prédios e ruas longas de cor cinza. Na parte esquerda, rio de água de cor verde e à direita, árvores com folhas verdes.  Fim da imagem.

LEGENDA: Fotografia aérea de parte do município de Belo Horizonte, Minas Gerais, em 2021. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Mapa de rua. Legenda : Em verde-claro : Áreas verdes Em cinza-claro : Áreas construídas Em azul-claro : Lagoa Rosa dos ventos com direções : N, NO, O, SO, S, SE, L, NE.  Escala : 0 – 130 m Vista do alto de local de cor cinza-claro, ruas finas. Ao centro, em local arredondado : Estádio Mineirão. À esquerda dele : Av. Coronel Oscar Paschoal e à direita, AV. C. Mais à direita, área redonda de cor verde e na parte superior, Av. Antônio Abrahão Caran. Na parte superior, perto da v. das Palmeiras : Estádio jornalista Felipe Drummond. À direita desta avenida, R. Artur Itabirano e Av. Antônio Abrahão Caran. À esquerda, vista parcial de lagoa : Lagoa da Pampulha. À esquerda, em cinza, vários quarteirões com ruas e avenidas : Av. Alfredo Camarate, na ponta inferior, Av. Presidente Carlos Luz, à esquerda : R. . Expedicionário Morais Alves de Oliveira ; Av. Dom Odone; R. Expedicionário Nilo Morais Pinheiro; R. Frei Leopoldo.   Fim da imagem.

LEGENDA: Mapa que representa a área mostrada na fotografia acima. FIM DA LEGENDA.

O planeta Terra pode ser representado por um planisfério, um mapa que representa toda a superfície da Terra sobre um plano. Nele, os mares e oceanos geralmente são representados em azul. Ilhas e continentes costumam ser representados por outras cores. Veja um planisfério na página seguinte.

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Imagem: Ilustração. Planisfério: continentes. Legenda :  Verde-claro: América Laranja : Europa Amarelo : África Rosa : Ásia Roxo : Oceania Marrom : Antártida Rosa dos ventos com direções : N, NO, O, SO, S, SE, L, NE.  Escala : 0 – 1583 Km Planisfério terrestre na horizontal com os continentes coloridos. À esquerda, entre o Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico : em verde : América do norte, central e do sul, território brasileiro com contorno em branco. À direita, África em amarelo entre o Oceano atlântico e Oceano Indico. Acima em laranja, Europa entre o oceano atlântico e oceano glacial ártico. Na ponta da direita, em rosa, Ásia. Na ponta da direita entre Oceano Indico e Oceano Pacífico : Oceania.   Fim da imagem.

Fonte: IBGE. Atlas geográfico escolar. 7 ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2016.

O globo terrestre é a forma de representação que melhor caracteriza a forma real do planeta. Ele também pode conter as informações presentes em um planisfério.

O globo terrestre, assim como o planisfério, apresenta linhas traçadas para ajudar na localização de pontos específicos na superfície do planeta. As linhas traçadas verticalmente são conhecidas por meridianos, enquanto as linhas horizontais são chamadas de paralelos. Os principais paralelos são: Equador, Trópico de Capricórnio, Trópico de Câncer, Círculo Polar Ártico e Círculo Polar Antártico. O principal meridiano é o de Greenwich.

Imagem: Fotografia. Um globo terrestre de cor azul com continentes em amarelo e parte em verde, com nuvens brancas espalhadas pelo globo. A base dele é de cor preta, arredondada, com haste curvada à esquerda, transparente.  Fim da imagem.

LEGENDA: Globo terrestre. FIM DA LEGENDA.

  1. Marque com um X as características da Terra que podem ser observadas em cada forma de representação do planeta, indicadas no quadro.

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    Característica

    Imagem de satélite

    Planisfério

    Globo terrestre

    Formato do planeta

    Presença de nuvens

    Presença de água

    Formato de continentes e ilhas

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ÁLBUM de Ciências

Leia em voz alta ou acompanhe a leitura, de acordo com a orientação do professor.

A Terra à noite

Em 2011, a Agência Espacial Americana (Nasa) lançou um satélite artificial no espaço capaz de capturar imagens da Terra à noite.

  1. primeiro resultado divulgado foi uma imagem criada pela composição de mais de 400 fotografias de satélites, tiradas ao longo de dois meses, em 2012. Ela mostra a superfície da Terra à noite. Em 2016, foram divulgadas novas imagens, que podem ser atualizadas diariamente com o uso de novas tecnologias. Os pontos claros são as luzes das cidades.
Imagem: Fotografia noturna. América. Esfera terrestre no espaço com o planeta Terra coberta por sombra, com luz clara na borda da direita. Na parte inferior, vê-se em tons de cinza a América do sul.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia noturna. África. Esfera terrestre no espaço com o planeta Terra coberta por sombra, com luz clara na borda da esquerda. À direita, vê-se em tons de cinza a África.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia noturna. Planisfério na horizontal com todos os continentes de cor cinza e partes com em branco espalhados de luzes no sul da América do norte, um pouco ao norte da América Central, um pouco no sul da América do Sul, na Europa e no sul da Sai e índia.  Fim da imagem.

LEGENDA: As fotografias noturnas dão aos pesquisadores diversas informações sobre a atmosfera, a superfície terrestre e as atividades humanas. Acima, imagens de satélite do globo terrestre mostrando a América e a África. Logo acima, composição de imagens de satélite formando um planisfério. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.

Mostre essas imagens a um adulto. Fale sobre o que elas representam e como foram obtidas. Explique também o que os pontos claros indicam.

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Atividade prática

Construção de modelo

Montagem de um globo terrestre

Como o planeta Terra, que é esférico, pode ser representado em uma folha de papel plana? E o contrário, como fazer para representar um planisfério em uma esfera?

O que você vai fazer

Montar um modelo de globo terrestre e identificar algumas diferenças entre ele e um planisfério.

Material

  1. Recorte os dois moldes que estão no final do livro.
  1. Compare os moldes com o planisfério da página 94. Identifique a linha do equador e marque essa linha nos moldes.
  1. Pegue o molde da página 149 e passe cola na parte de trás dos gomos. Cole a ponta do primeiro gomo na bola de isopor, depois vá colando o papel até fixar a outra ponta.
  1. No momento de fixar o segundo gomo, cole apenas a parte do meio. Repita o procedimento com os outros gomos. Deixe para fixar as pontas por último, evitando a formação de rugas no papel.
Imagem: Ilustração. Sobre um chão de cor bege, uma bola de cor branca com um gomo em azul na vertical, com linhas finas em preto na horizontal. Ao centro, uma linha fina preta: Linha do equador.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Perto da bola descrita anteriormente, com outros três gomos azuis idênticos ao que já está colocado, com linhas pretas na horizontal.  Fim da imagem.

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  1. Quando terminar de colar o molde da página 149, pegue o molde da página 151 e passe cola na parte de trás de todos os gomos.
  1. Alinhe bem o primeiro gomo desse molde com o último gomo que você já colou.
  1. Cole esse gomo e os restantes seguindo as orientações do passo 4, ou seja, fixando primeiro a parte do meio.
  1. Em seguida, fixe as pontas dos gomos com cuidado, uma a uma.
  1. Peça ao professor que use o palito de churrasco para prender o globo terrestre ao disco de isopor, que servirá de base.

    FONTE: Adaptado de: MARANGON, C. Todo mundo com seu globo . Nova Escola, jul. 2006. Disponível em: http://fdnc.io/BM. Acesso em: 22 jan. 2021.

Imagem: Ilustração. Um globo terrestre de cor azul-escuro, com continentes coloridos em verde, na América do norte e central, na américa do sul em vermelho e à direita, África em laranja. O globo está sobre haste fina na vertical, em cima de base redonda em branco, sobre base em madeira bege.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Dentro de sala de aula, quatro alunos de frente para uma mesa grande de cor bege e ao fundo, professora ao fundo. Ela tem pele clara, cabelos curtos e franja castanhos, usando blusa de cor violeta e camisa de mangas longas em azul-claro. Ela está com a mão esquerda sobre globo e mão direita, um palito fino na parte inferior do globo. As crianças estão usando uniforme : camiseta branca com detalhes em bermuda e saia em vermelho. À esquerda, um menino negro de cabelos encaracolados em castanho, segurando nas mãos um globo terrestre e ao lado, uma menina loira de cabelos presos atras, com par de óculos de grau azul, com as mãos sobre a mesa. À direita, um menino moreno de cabelos castanhos encaracolados, perto de um globo terrestre sobre haste, em cima da mesa. Ao lado dele, menina de pele negra com cabelos presos castanhos, segurando uma bola branca com dois gomos azuis. Ao centro da mesa, pacotes de palitos finos, tesouras, colas em bastão e bases redondas brancas. Em segundo plano, vista parcial de lousa branca com bordas em azul.  Fim da imagem.

Para você responder

Observe o planisfério da página 94 e o globo terrestre que você construiu e responda.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Por que a Antártida tem formato diferente no planisfério e no globo terrestre?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Por que o oceano Pacífico aparece duas vezes no planisfério, mas só uma vez no globo terrestre?

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Capítulo 2. Estamos rodeados por ar

O ar envolve todo o planeta Terra, formando uma camada que se chama atmosfera . Os seres vivos terrestres estão rodeados por ar, e muitos precisam dele para respirar. O ar também pode ser encontrado entre as partículas do solo ou dissolvido na água de oceanos, lagos e rios, por exemplo.

Não conseguimos enxergar o ar, mas podemos percebê-lo, por exemplo, ao sentir o vento, que é o ar em movimento.

O ar é formado por uma mistura de diferentes gases, entre os quais o gás nitrogênio, o gás oxigênio e o gás carbônico. No ar também há vapor de água.

LEGENDA: Podemos perceber o ar em movimento ao empinar pipas. Festival Internacional de Pipas de Weifang, na China, em 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. O diagrama abaixo representa as quantidades em que são encontrados os gases na atmosfera. Observe os quadrinhos, leia a legenda e responda às perguntas.

Quantidades relativas dos gases presentes no ar

Imagem: Ilustração. Forma com dez colunas na vertical e dez na horizontal, formando cem quadrados. Legenda:  Verde: Gás nitrogênio Azul: Gás oxigênio Laranja : Outros gases Em laranja: 1 quadrado Em azul: 21 quadrados Em verde: 78 quadrados.   Fim da imagem.

Legenda:

Ilustração. Quadrado verde.Gás nitrogênio

Ilustração. Quadrado azul.Gás oxigênio

Ilustração. Quadrado laranja.Outros gases.

  1. O diagrama está dividido em 100 quadrados. Quantos deles correspondem à quantidade de gás oxigênio no ar?

    _____

  1. Qual é o gás presente em maior quantidade no ar?

    _____

99

O ar e os seres vivos

A maioria dos seres vivos terrestres, incluindo o ser humano, respira o gás oxigênio presente no ar. Já entre os organismos aquáticos, grande parte respira o gás oxigênio que está dissolvido na água.

O gás carbônico é liberado no processo da respiração. Esse gás é usado pelas plantas para produzir o próprio alimento.

  1. Observe a imagem e responda.
Imagem: Fotografia. Um homem de pele clara, dentro do mar de cor verde-claro, tirando selfie dele, com os braços esticados. Ele está com uma máscara de mergulho em amarelo com tubo na boca em preto e parte transparente na vertical.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. Leia as pistas para um colega e descubram as palavras.
    1. A: Nome do gás que as plantas usam para produzir o próprio alimento.
    1. B: Nome do gás usado na respiração dos seres vivos.
    1. C: Está ao nosso redor, mas não conseguimos vê-lo.
    1. D: Como é chamado o ar em movimento.
Imagem: Ilustração. Uma árvore com tronco de cor marrom com folhas verdes em galhos ramificados no alto. À esquerda, vento passando na horizontal com folhas verdes, com borboleta azul-claro com pontas em preto. Na parte inferior, grama com flor de pétalas brancas com miolo amarelo.  Fim da imagem.

Boxe complementar:

Hora da leitura

  • Livre para ventar, de Ziraldo, Editora Positivo, 1999.

Fim do complemento.

100

Atividade prática

Construção de modelo

Paraquedas de brinquedo

Apesar de não conseguirmos ver o ar, podemos sentir seus efeitos de diversas formas. Uma delas é pela resistência que o ar oferece a movimentos e à queda dos objetos, por exemplo.

O que você vai fazer

Construir um paraquedas de brinquedo e perceber a relação dele com o ar.

Material

  1. Com a ajuda do professor, use um dos lados do saco plástico para recortar um círculo com cerca de 30 centímetros de um lado ao outro.
  1. Com a ponta de um lápis, faça oito furos nas margens do círculo. A distância entre os furos deve ser mais ou menos igual.
  1. Corte oito pedaços de linha com 20 centímetros de comprimento cada um.
  1. Amarre a ponta de cada linha a um dos furos do círculo. Depois, junte as pontas das linhas que ficaram soltas e amarre-as formando um único nó.
  1. Amarre o boneco na ponta dos fios, logo após o nó.
  1. O paraquedas está pronto. Para lançá-lo, feche o círculo de plástico, dobrando-o duas ou três vezes, e enrole-o em volta do boneco como na figura abaixo. Jogue-o para o alto e observe o que acontece.
Imagem: Ilustração. Mão de pele clara, com tesoura de cor amarela cortando um círculo de 30 centímetros em um papel em azul-claro, com linha pontilhada dentro na horizontal.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Círculo em azul-claro com pequenos furos e linhas e na direita, mão de uma pessoa de pele clara, colocando linha. Na parte superior, tubo de linha enrolada.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Mão de pessoas de pele clara sobre estrutura em azul-claro, com setas para baixo, dobrando-a e na parte inferior, linhas finas com as pontas amarradas em um boneco, de pele clara, cabelos escuros com roupa branca.  Fim da imagem.

101

Para você responder

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Desenhe o que aconteceu com o paraquedas durante a queda.
  1. O que faz o paraquedas abrir (encher)?
  1. Jogue novamente o boneco para o alto, desta vez sem o paraquedas. O boneco caiu mais rápido ou mais devagar? Por quê?

    _____

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. O que você acha que aconteceria se usássemos:
    1. um pedaço muito pequeno de saco plástico para fazer o paraquedas?
    1. um tecido pesado em vez do saco plástico?
    1. uma pedra muito grande em vez de um objeto leve?

      Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Explique com suas palavras como funciona o paraquedas.

102

Capítulo 3. A água no planeta

Como já vimos, mais da metade da superfície do planeta Terra é coberta por água. Grande parte dessa água é salgada e está nos oceanos.

A água doce corresponde a uma pequena parte da água do planeta, encontrada em rios, lagos e geleiras . Também pode estar no subsolo, em rochas subterrâneas que possuem pequenos espaços nos quais a água se acumula. Essas reservas são chamadas de aquíferos.

As nuvens que estão no ar são formadas por minúsculas gotas de água. O corpo dos seres vivos também contém água, em maior ou menor quantidade. Muitos seres vivos, incluindo o ser humano, dependem da água doce para sobreviver, pois não podem consumir água salgada.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Pinte o diagrama de acordo com as informações do texto abaixo. Use as cores indicadas na legenda.

    Se toda a água do mundo coubesse em 100 baldes, somente 3 teriam água doce. Os outros teriam água salgada.

Distribuição de água na Terra

Tabela: equivalente textual a seguir.

Legenda:

Ilustração. Quadrado azul.Água doce

Ilustração. Quadrado verde.Água salgada

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Os estados físicos da água

A água pode ser encontrada em três estados físicos: sólido, líquido e gasoso.

Imagem: Fotografia. Um homem lavando louça de frente para pia, em uma cozinha. Ele tem pele morena, cabelos pretos trançados para cima, usando blusa de mangas compridas em cinza-claro, com um avental amarelo sobre calça preta. Na pia cinza, torneira da mesma cor por onde sai água e à direita, escorredor em cinza-claro com um prato em azul-claro. Na parte superior, armário de cor branca.  Fim da imagem.

LEGENDA: A água que bebemos e que usamos para tomar banho e lavar a louça está no estado líquido. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Mão de pessoa de pele clara, esquerda, segurando uma forma de cor branca de gelo dentro da janela.  Fim da imagem.

LEGENDA: O gelo, que se forma no congelador, a baixas temperaturas, é a água em estado sólido. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. À frente, dois varais com roupas coloridas : um short pequeno azul, outro em vermelho, outras duas pessoas em bege e blusa pequena de cor azul-claro e no outro varal, toalha bege. Mais ao fundo, vegetação em verde.  Fim da imagem.

LEGENDA: A água recebe calor do ambiente e lentamente passa para o estado gasoso. O vapor de água, no estado gasoso, se mistura ao ar. FIM DA LEGENDA.

  1. Escreva um exemplo de onde podemos encontrar água em cada um dos estados físicos.

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    Estado físico

    Exemplo

    Sólido

    Líquido

    Gasoso

Boxe complementar:

Hora da leitura

  • Meu planeta rima com água, de César Obeid, Editora Moderna, 2016.

Fim do complemento.

104

Imagem: Ícone: Formação cidadã. Fim da imagem.

O mundo que queremos

A água é um direito de todos

O acesso à água é um direito humano. A água é essencial para a sobrevivência das pessoas e permite que elas cuidem de sua higiene e permaneçam saudáveis.

Todas as crianças e todos os adultos têm direito à água

  1. Todas as pessoas devem ter água suficiente para uso pessoal e doméstico. Calcula-se que cada pessoa precise de 50 a 100 litros de água por dia.
  1. A água deve estar acessível nas casas das pessoas ou em locais próximos.
  1. A água não pode estar contaminada por lixo, microrganismos causadores de doenças, produtos químicos ou outras substâncias que possam prejudicar a saúde das pessoas.
  1. A água deve estar disponível em qualquer circunstância: durante períodos de seca, alagamentos, desastres naturais etc.
Imagem: Ilustração. À esquerda, um filtro marrom sobre uma mesa pequena marrom. À direita, um menino loiro de olhos fechados, usando camiseta azul-claro, com bermuda em roxo, com mochila de cor azul, com sapatos em vermelho e branco, segurando na mão esquerda tomando água em um copo de cor azul-claro.  Ilustração. Uma menina de cabelos castanhos curtos, usando vestido com mangas curtas em vermelho, sapatos em azul e branco, lavando as mãos debaixo da pia de cor cinza.  Ilustração. Um homem de pele morena, com cabelos e barba em castanho-escuro, usando camiseta roxa, calça verde e sandálias em preto. Ele carrega no ombro esquerdo, balde de cor verde com água e na mão direita, segurando alça de balde em azul-escuro, com água.  Ilustração. Uma menina de pele clara, cabelos curtos castanhos, com faixa de cor laranja, usando blusa de mangas compridas em amarelo, com calça cinza e sapatos laranjas, sentada de joelhos sobre local com grama verde. Ela segura na mão esquerda um regador em cinza, regando planta de cor verde. À direita, um menino de pele clara, cabelos castanhos, com camiseta verde com linha amarela na horizontal, bermuda marrom e sapatos em azul e branco. Ele segura na mão direita, um regador de cor vermelha.   Fim da imagem.

Apesar de ser um direito de todos, há diversos locais onde há pouca água disponível ou ela não é adequada para o consumo humano.

Imagem: Ilustração. Dez silhuetas de pessoas em azul e uma só em vermelho.  Fim da imagem.

LEGENDA: Uma em cada dez pessoas no mundo não tem acesso à água potável . FIM DA LEGENDA.

GLOSSÁRIO

Água potável: aquela que pode ser consumida sem oferecer riscos à saúde.

105

Compreenda a leitura

  1. De acordo com o texto, todas as pessoas conseguem obter água com a mesma facilidade? Por quê?

    _____

  1. Observe na página anterior os itens sobre o direito à água. Identifique quais deles não estão sendo garantidos nas situações a seguir.

    a) No ano de 2014, uma grande crise hídrica atingiu a Região Sudeste do Brasil, deixando parte da população sem água suficiente para uso pessoal e doméstico.

    _____

    1. As águas do Rio Doce ficaram contaminadas após o rompimento de uma barragem em Minas Gerais em 2015. O consumo dessa água pode causar problemas à saúde, principalmente das crianças.

      _____

      Vamos fazer

      Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Que tal pedir aos governantes que garantam o direito à água para todos os cidadãos?
    • Façam uma pesquisa dos problemas que impedem certas pessoas de terem acesso à água. Tentem identificar um problema na sua cidade, em seu estado ou no país. Depois, pensem em algumas soluções para esse problema.
    • Com a ajuda do professor, elaborem uma carta ou um e-mail pedindo aos governantes que deem atenção ao problema e criem projetos para fornecer água para todos.

106

Capítulo 4. As rochas e o solo

A camada sólida superficial do planeta Terra é formada por rochas e solo.

Podemos encontrar rochas em muitos lugares. Rochas grandes formam montanhas e morros. Fragmentos pequenos de rocha formam a areia e o cascalho dos rios, por exemplo.

As rochas são formadas por diversos tipos de mineral.

Cada mineral tem uma característica. Por isso, rochas compostas de minerais diferentes têm características diferentes.

Imagem: Fotografia. Pedra redonda de cor bege com pequenas partes em cinza.  Fim da imagem.

LEGENDA: O granito é uma rocha formada por três minerais diferentes. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Pedra com a forma disforme em branco, com partes em cinza. Fim da imagem.

LEGENDA: O quartzo é uma rocha formada por um único mineral. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Pedra disforme de cor dourada.  Fim da imagem.

LEGENDA: A pirita é um mineral com brilho metálico. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Pedra disforme de cor azul-claro com partes em prata.  Fim da imagem.

LEGENDA: O diamante é o mineral natural mais duro que existe. FIM DA LEGENDA.

A extração de rochas e minerais da natureza é chamada mineração.

As pessoas retiram rochas da natureza para obter diferentes materiais, que podem ser usados de muitas formas:

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Que objetos de seu dia a dia são feitos de materiais retirados de rochas?
Imagem: Fotografia. Ao fundo, morros de cor marrom-claro, com pedras de cor bege. À esquerda, partes de cor marrom-escuro. Em segundo plano, árvores de folhas verdes. Na parte superior, céu de cor azul-claro, com nuvens.  Fim da imagem.

LEGENDA: As rochas podem ser utilizadas em muros de contenção, estruturas construídas para evitar deslizamentos de terra. Município de Bertioga, São Paulo, em 2018. FIM DA LEGENDA.

107

Formação do solo

As rochas, muitas vezes, são cobertas por uma camada formada pela mistura de restos de seres vivos, fragmentos de rochas, ar e água. Essa mistura é o que chamamos de solo.

Os solos levam muitos anos para se formar e estão sempre mudando. Existem muitos tipos de solo, e cada um apresenta características próprias.

Imagem: Ilustração 1. Na parte inferior, solo rochoso de cor cinza, com parte superior com pequenas rachaduras. Na parte superior, céu de cor azul, com ventos à esquerda sobre o solo e à direita, sol redondo amarelo.  Fim da imagem.

LEGENDA: A ação da chuva, do vento e das mudanças de temperatura provoca rachaduras na rocha, que começa a se fragmentar. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração 2. Na parte inferior, solo rochoso cinza com parte superior com formatos arredondados, com o formato arredondado. Na parte superior, solo de cor marrom, com vegetação de cor verde. Na parte superior, céu de cor azul-claro com nuvens.  Fim da imagem.

LEGENDA: Conforme a rocha vai se transformando em solo, alguns seres vivos se instalam e ajudam nesse processo. Restos desses seres vivos vão se acumulando e formando a matéria orgânica do solo. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração 3. Na parte inferior, parte rochosa diminuída de cor cinza com pequenos pedaços de pedras. Na parte superior, solo de cor marrom, com vegetação verde e árvores grandes, um pássaro vermelho sobrevoando e um animal quadrúpede de cor marrom, com um par de chifres. No céu, azul-claro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Com o tempo, a quantidade de matéria orgânica sobre o solo aumenta e ele fica mais profundo. FIM DA LEGENDA.

Observação: Os elementos das imagens não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

  1. Observe a fotografia e responda à questão.
Imagem: Fotografia. Vista geral de local com uma pedra gigante de cor cinza no alto, sobre morro com vegetação verde. Na parte superior, céu de cor azul com nuvens brancas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Pedra da Galinha Choca, no município de Quixadá, Ceará, em 2019. FIM DA LEGENDA.

_____

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O solo é um componente do ambiente muito importante para os seres vivos.

Imagem: Ilustração. Esquema. Solo grande de cor marrom, na parte superior, vegetação de cor verde, com plantas em rosa à esquerda e à direita, plantas de cor em amarelo na vertical, com pedaços pequenos. Na parte superior, céu de cor azul-claro e nuvens.  Texto : Muitos animais se alimentam das plantas que se fixam no solo. Entre as plantas, um coelho de pelos de cor marrom, com duas orelhas pequenas na vertical, com o corpo para à esquerda. Na parte inferior, no solo em marrom, raízes de plantas interna no solo. Texto : As plantas fixam suas raízes e retiram água e substâncias minerais do solo. À esquerda, dentro do solo, minhocas e mais ao fundo, ovos brancos. Texto : O solo serve de abrigo para vários seres vivos.   Dentro do solo, animais microscópicos ampliados, de diferentes formas em azul, lilás e roxo. Texto : Há muitos microrganismos que vivem no solo, seres tão pequenos que não conseguimos enxergá-los. Ao centro, caminho fino na vertical, e partes maiores onde há grupos de formigas em preto com folhas verdes. Texto : O movimento das minhocas dentro do solo forma buracos que facilitam a circulação de ar e de água, além de deixar o solo menos endurecido.  Fim da imagem.

Observação: Os elementos dessas imagens não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. O solo, geralmente, apresenta algumas camadas. A camada mais superficial contém mais matéria orgânica.
    • Por que isso acontece?

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Importância do solo

O solo também é muito importante para os seres humanos. Nele, é possível cultivar alimentos, criar animais e construir moradias.

Algumas técnicas de agricultura usam fertilizantes químicos e agrotóxicos para aumentar a produção de plantas alimentares. Quando não são usadas de maneira adequada, essas substâncias podem contaminar o solo e prejudicar os seres que vivem no ambiente.

Há sistemas de produção que buscam manter o solo fértil e saudável. Para isso, o plantio é feito com fertilizantes orgânicos, ou seja, com produtos usados para nutrir o solo feitos de resíduos de origem animal ou vegetal.

Imagem: Fotografia. Vista geral de local, à esquerda, parte com plantas em marrom, com pequenas vegetações rasteira em verde. À direita, vegetação grande de cor verde, grandes. Em segundo plano, árvore de galhos secos. Na parte superior, céu de cor cinza.  Fim da imagem.

LEGENDA: O sistema agroflorestal combina plantas alimentares com plantas nativas, beneficiando-se das interações entre os seres vivos e utilizando métodos naturais de fertilização do solo. Município de Passos, Minas Gerais, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. À frente, rua de cor cinza com linhas finas em amarelo na horizontal. Em segundo plano, solo de cor marrom, vegetação verde, uma casa grande de cor marrom-claro, com porta grande na frente, e no alto, telhado triangular telhas em marrom. Mais ao fundo, atrás da casa, árvores verdes. Na ponta superior, em azul-claro.  Fim da imagem.

LEGENDA: A argila do solo pode ser utilizada na composição de paredes, telhas e tijolos. Na fotografia, casa com paredes feitas utilizando argila e cascalho, por meio de uma técnica denominada taipa de pilão. Município de Cariús, Ceará, em 2020. FIM DA LEGENDA.

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Atividade prática

Experimento

A passagem da água através do solo

Quando se observa o solo bem de perto, é possível perceber que ele apresenta partículas de rochas de diversos tamanhos. De acordo com o tamanho, as partículas são chamadas de:

Imagem: Fotografia. Argila de cor marrom, porosa.  Fim da imagem.

LEGENDA: Argila. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Areia, em fundo bege-claro, com esferas de cor marrom-escuro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Areia. FIM DA LEGENDA.

Observação: Representação para comparação das partículas de areia e de argila em tamanho ampliado. Fim da observação.

O que você vai fazer

Observar e comparar a passagem de água através de uma amostra de solo arenoso e de uma amostra de solo argiloso.

Material

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Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Como você vai fazer

  1. Reúnam-se em grupos.
  1. Coloquem cada amostra de solo em um vasinho com prato coletor.
  1. Identifiquem cada vaso com uma etiqueta, escrevendo o tipo de solo que ele contém.
  1. Coloquem as luvas e usem o palito de madeira para remexer o solo, procurando observar o tamanho das partículas de cada amostra. Utilizem a lupa para ver melhor.
  1. Em seguida, despejem a mesma quantidade de água em cada vaso, ao mesmo tempo, e aguardem alguns minutos.
  1. Coloquem a água que ficou no pratinho de cada vaso em um dos copos plásticos. Comparem a quantidade de água que passou por cada tipo de solo.
Imagem: Ilustração. À frente, mesa azul, com folhas de cor cinza-claro, com dois vasos arredondados, em marrom-escuro : Solo argiloso e marrom-claro : solo arenoso. Atrás da mesa, quatro crianças, usando uniforme em camiseta em branca com colar de cor vermelha. Da esquerda para à direita, menino de pele clara, cabelos pretos com trança e com franja, com luvas em azul nas mãos. Ao centro, menino loiro, com luvas em amarelo, segurando uma jarra na mão direita de cor verde, jorrando água azul, no vaso de solo argiloso. Na ponta da direita, menino negro de cabelos pretos, com luvas roxas e uma menina de pele clara, cabelos castanhos, com par de óculos de grau e luvas em azul-claro. Em segundo plano, mesa de cor branca com pontas em lilás.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. De frente para mesa, dois meninos sentados, à esquerda menino loiro com luvas amarelas, segurando uma vasilha na mão esquerda azul com água jorrando para copo transparente. À direita, o menino negro com luvas roxas, derrama água de uma vasilha com água sobre um copo.  Fim da imagem.

Para você responder

  1. A quantidade de água que passou por cada amostra, no mesmo intervalo de tempo, foi a mesma? Por qual delas a água passou com maior facilidade?

    _____

  1. Em sua opinião, o tamanho dos grãos que compõem o solo tem alguma relação com o resultado? Explique.

    _____

    Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.

  1. Com a ajuda de um adulto, observe o solo de vasos de planta da sua casa e avalie se eles são mais parecidos com solos argilosos ou com solos arenosos.

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Para ler e escrever melhor

Leia em voz alta ou acompanhe a leitura, de acordo com a orientação do professor.

Observação: O texto apresenta o problema dos deslizamentos de terra e algumas soluções para combatê-lo. Fim da observação.

Medidas que ajudam a evitar deslizamentos de terra

Na época de chuvas, é comum notícias de deslizamentos de terra nas margens de rodovias e rios ou até em morros onde moram muitas pessoas.

Existem algumas medidas que podem ajudar a reduzir esse problema. Uma delas é o plantio de vegetação nas encostas de morros, especialmente nas margens de estradas, e também nas margens de rios.

Em terrenos muito inclinados, podem ser feitas curvas de nível, que são pequenos recortes na encosta do morro parecidos com degraus de uma escada. Esse relevo ajuda a diminuir a velocidade da água.

Resolver a questão da ocupação desordenada de morros é uma tarefa mais complicada, pois muitas pessoas não têm acesso à moradia em locais seguros.

Imagem: Fotografia. Vista do alto de lugar com estrada larga em cinza, passando carros à direita. À esquerda, morro coberto com grama de cor verde-claro e parte com um grande buraco, formando uma cratera onde vê-se o solo marrom. Mais ao fundo, outros morros com vegetação de cor verde. À direita, sobre ruas, carros passam.  Fim da imagem.

LEGENDA: Queda de barreira em estrada próxima a Paraibuna, São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Analise

  1. Qual é o problema relatado no texto?

    _____

113

  1. Qual medida apresentada para reduzir o problema é mais complicada? Por quê?

    _____

    Organize

  1. Complete o esquema com as informações do texto.

    Problema

    _____

    Soluções

    _____

    Escreva

  1. Com base nas informações abaixo, escreva um texto que apresente o problema e aponte as soluções.

    Problema

    As plantas não crescem, pois o solo está muito “pobre” e compactado .

    Soluç õ es

    Adicionar fertilizante à terra da horta.

    Colocar minhocas na terra.

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O que você aprendeu

Avaliação processual

  1. Associe cada tipo de representação da Terra à sua característica.

    A. Globo terrestre.

    B. Planisfério

    Permite ver toda a superfície terrestre em uma superfície plana.

    Representa melhor a forma do planeta.

  1. Classifique as frases em verdadeiro (V) ou falso (F).

    ( ) A maior parte da superfície terrestre é coberta por água doce.

    ( ) É possível ver a atmosfera em algumas imagens de satélite.

    ( ) Fotografias aéreas podem ser usadas na produção de mapas.

    ( ) O planisfério e o globo terrestre não mostram a localização de oceanos e ilhas.

    Reescreva as frases falsas no caderno, corrigindo-as.

    Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Pinte o planisfério abaixo de acordo com a legenda.
Imagem: Ilustração em preto e branco. Planisfério terrestre. Na parte inferior, a legenda: Azul – água. Verde – solo. Cinza – gelo.  
Ao centro, linha na horizontal : Equador. Na parte superior, América do norte, central e norte da América do sul, oceanos e ao centro, na vertical, linha que indica : meridiano de GREENWICH. À direita, Europa, Ásia e norte da África, na parte inferior, sul da África e Oceania, abaixo da linha do equador. Rosa dos ventos com direções : N, NO, O, SO, S, SE, L, NE. Escala: 0 km – 2030 km 
Resposta: os oceanos estão pintados de azul. Antártica de cinza. E os continentes de verde. 
 Fim da imagem.

FONTE: FERREIRA, Graça Maria Lemos. Atlas geográfico. Espaço mundial. 5 ª ed. São Paulo: Moderna, 2019. p. 8-9.

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  1. Veja a tirinha e responda à questão.
Imagem: Ilustração. Tirinha composta por três quadros. Apresenta como personagens : menino moreno de cabelos pretos, usando camiseta marrom com bermuda azul e sapatos em azul-claro e menino maior, moreno, de cabelos pretos, com camiseta azul, sapatos em verde e sapatos em azul e branco. As cenas se passam dentro de uma casa e fora dela.  Q1 – O menino de camiseta marrom à esquerda e o menino de camiseta azul à direita. Ambos estão dentro de uma casa com paredes beges e com dois quadros pendurados com paisagens. Na mão esquerda do menino de camiseta azul, um cata-ventos de cor vermelha, assoprando-o. Q2 – Fora da casa de paredes amarelas com janela arredondada em contorno branco. O menino de camiseta marrom segura o cata-ventos com a mão esquerda, por onde passa vento do ar de fora. De frente para ele, o menino de camiseta azul o observa, com as mãos atrás das costas. Em segundo plano, árvore de folhas verdes, casa de paredes rosas e céu azul com nuvem branca.  Q3 – Foco nos dois meninos, visto da cintura para cima, de frente para o outro. O menino de camiseta marrom com o cata-ventos na mão esquerda e vento passando o objeto, ele fala : COMO O CATA-VENTO GIRA, SE NINGUÉM ESTÁ ASSOPRANDO?  Fim da imagem.
  1. O que acontece se tirarmos um peixe da água? Por que você acha que isso acontece?

    _____

  1. Complete as frases a seguir com as palavras do quadro.

Quadro:

gás carbônico

vento

gás nitrogênio

ar

Fim do quadro.

  1. O gás que existe em maior quantidade no ar é o
  1. As plantas usam o

    para produzir o próprio alimento.

  1. O

    é formado por uma mistura de gases.

  1. Podemos sentir a presença do ar quando o

    sopra.

116

  1. Na fotografia abaixo, onde você identifica água:
Imagem: Fotografia de grandes paredes de gelo. Em frente, lago com blocos de gelo. Ao fundo, montanha com neve no topo. Fim da imagem.

LEGENDA: Glaciar Perito Moreno, na província de Santa Cruz, Argentina, em 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. no estado sólido?
  1. no estado líquido?
    • Existe água no estado gasoso nesse ambiente? Explique.

      _____

  1. Como você responderia à dúvida de Isabel?
Imagem: Ilustração. À esquerda, uma menina ruiva de cabelos curtos, amarrados em chuquinha, usando camiseta de cor lilás, sentada de frente para mesa de cor bege. Sobre a mesa, um estojo fechado de cor marrom, com partes em amarelo e azul e ao centro, um livro aberto de capa marrom, com folhas brancas. A menina está com a mão esquerda sobre o rosto, olhando para à direita, nuvem de pensamento. Texto : Se o nosso planeta é coberto por tanta água, por que precisamos economizar água e evitar o desperdício? Na parte inferior, vista do alto de menina ruiva sentada em canoa madeira sobre mar de água em azul-claro.  Fim da imagem.

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  1. Complete o esquema com as palavras do quadro.

Quadro:

rochas

seres vivos

matéria orgânica

Fim do quadro.

Solo

É formado pela degradação das _____

Contém restos de seres vivos, que formam a _____

Serve de abrigo para muitos _____

  1. Leia o texto e responda às questões.

    Muito mais que isca

    A minhoca contribui de várias maneiras para melhorar as propriedades do solo. Para começar, os buracos que ela faz na terra ajudam a arejá-la e permitem que a água circule melhor por ali. Além disso, o seu cocô é cheio de nutrientes que enriquecem o solo. Tudo isso é bom para as plantas, que retiram da terra a água e os nutrientes de que precisam para crescer.

    FONTE: Julio Molica. Muito mais do que isca. Ciência Hoje das Crianças On-line, Rio de Janeiro: Instituto Ciência Hoje, abr. 2006. Disponível em: http://fdnc.io/bHj. Acesso em: 22 jan. 2021.

    1. Chamamos de solos férteis aqueles que contêm água, nutrientes e gás oxigênio em quantidades adequadas para as plantas. Como as minhocas contribuem para tornar o solo mais fértil?

      _____

    1. No texto são citados alguns elementos que fazem parte do solo. Quais são eles?

      _____

      Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Como você descreveria o solo da sua escola?