118
UNIDADE 4 - O que vemos no céu?
LEGENDA: Noite estrelada, obra feita por Vincent van Gogh, em 1889. Óleo sobre tela, 74 centímetros × 92 centímetros. Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA), EUA.
Pesquisadores analisaram a obra Noite estrelada, reproduzida acima, e descobriram que o céu pintado pelo artista Vincent van Gogh corresponde ao que ele podia ver no local onde morava. FIM DA LEGENDA.
Boxe complementar:
Vamos conversar
- O que você acha que são os elementos que o artista pintou no céu?
- Você acha que em noites diferentes o artista representaria os mesmos astros? E em horários diferentes, os astros estariam na mesma posição no céu?
- Você já observou o céu à noite? O que você conseguiu enxergar?
Fim do complemento.
119
PÁGINA SEM CONTEÚDO
120
Investigar o assunto
Observar o céu
Você tem o hábito de observar o céu? E as pessoas ao seu redor, será que elas têm esse hábito?
O que você vai fazer
Entrevistar algumas pessoas para descobrir se elas têm o hábito de observar o céu.
Como você vai fazer
- Leia as perguntas do questionário. Caso tenha alguma dúvida, converse com o seu professor.
Nome do entrevistado: _____
Pergunta 1: Você costuma observar o céu?
( ) Sim
( ) Não
Pergunta 2: Você já viu a Lua no céu durante o dia?
( ) Sim
( ) Não
Pergunta 3: Você já viu noites sem Lua?
( ) Sim
( ) Não
Pergunta 4: O que você já enxergou no céu durante a noite?
( ) Estrelas
( ) Planetas
( ) Sol
( ) Lua
- Escolha um adulto e pergunte se pode entrevistá-lo.
- Faça as perguntas e anote as respostas no questionário.
- Compartilhe o seu questionário com os colegas e comparem as respostas das entrevistas que vocês fizeram.
121
- Com a ajuda do professor e dos colegas reúnam as respostas de todas as entrevistas e preencham o quadro abaixo.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Pergunta |
Total de respostas |
1 |
( ) Sim ( ) Não |
2 |
( ) Sim ( ) Não |
3 |
( ) Sim ( ) Não |
4 |
( ) Estrelas ( ) Lua ( ) Planetas ( ) Sol |
Para você responder
- A maioria dos entrevistados tem o hábito de observar o céu?
_____
- A maioria dos entrevistados já viu a Lua durante o dia?
_____
- Quais foram os dois elementos do céu noturno mais observados pelos entrevistados?
_____
- Depois de analisar os resultados das entrevistas, você acha que as pessoas olham com atenção para o céu? Por quê?
_____
122
Capítulo 1. Observando o céu de dia
Olhando para o céu durante o dia, podemos ver:
- diversos seres vivos, como aves e insetos;
- objetos construídos pelos seres humanos, como aviões, helicópteros, drones e pipas;
- fenômenos naturais, como nuvens, raios, chuva e arco-íris;
- astros, como o Sol, a Lua e os planetas.
Os seres vivos, os objetos, as nuvens e os arco-íris, por mais longe que pareçam estar, fazem parte do planeta Terra. Os astros são elementos que estão fora da atmosfera da Terra.
O principal astro presente no céu durante o dia é o Sol, que é uma estrela . As estrelas são astros que emitem uma grande quantidade de luz. Por isso, são consideradas astros luminosos.
LEGENDA: O Sol é a estrela mais próxima da Terra. Ele aquece e ilumina nosso planeta. Município de Curitiba, Paraná, em 2020. FIM DA LEGENDA.
123
- Faça um desenho em que o astro luminoso que vemos no céu durante o dia esteja presente.
- Escreva uma legenda explicativa para seu desenho.
Cuidados ao olhar para o céu durante o dia
Não devemos olhar para o Sol diretamente, sem usar proteção adequada. A luz solar pode machucar os olhos e até causar cegueira.
Os óculos escuros comuns não permitem olhar diretamente para o Sol. Eles e outros objetos, como negativos fotográficos e radiografias, não filtram a parte nociva da luz solar e não devem ser utilizados para olhar o Sol diretamente.
Existem métodos de observação indiretos, considerados mais seguros. Eles permitem ver o Sol sem olhar diretamente para ele. Um exemplo é o método que utiliza o reflexo da luz solar. Nele, um espelho é posicionado para que reflita a luz do Sol em uma parede ou superfície branca. Dessa forma, é possível ver a imagem do Sol projetada na superfície.
LEGENDA: Durante a projeção do Sol na parede, todos devem se posicionar atrás da pessoa que está segurando o espelho. Ninguém deve olhar diretamente para o espelho. FIM DA LEGENDA.
124
A Lua de dia
A Lua é o astro mais próximo do planeta Terra e gira em torno dele. Todo astro que orbita um planeta é chamado de satélite natural.
A Lua não tem luz própria, só é possível observá-la quando ela reflete a luz do Sol. Por isso dizemos que a Lua é um astro iluminado.
Em alguns períodos do mês é possível ver a Lua durante o dia. Em outros, podemos ver a Lua no céu apenas durante a noite.
LEGENDA: A Lua é o único satélite natural da Terra. Município de Goiania, Goiás, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- Complete as frases com as palavras do quadro.
Quadro:
Sol
Lua
Terra
Fim do quadro.
- O planeta em que vivemos é chamado
- O
é a estrela mais próxima da Terra.
- Em certos períodos do mês, a
pode ser vista no céu durante o dia.
- O que são astros iluminados? Dê um exemplo.
_____
125
Observando planetas durante o dia
Os planetas são astros que giram ao redor de uma estrela. O planeta Terra e mais sete planetas giram ao redor do Sol.
Em certas épocas do ano, é possível observar alguns planetas a olho nu nos períodos próximos ao nascer ou ao pôr do sol. Um exemplo é o planeta Vênus. Ao observá-lo no céu, notamos que ele se parece com uma estrela, embora seja mais brilhante.
LEGENDA: A seta indica o planeta Vênus durante o amanhecer. Antes de serem desenvolvidos equipamentos de observação, acreditava-se que Vênus era uma estrela, por isso era chamado de estrela-d’alva ou estrela da manhã. Canadá, em 2018. FIM DA LEGENDA.
- O que significa dizer que a Lua orbita a Terra?
- Marque com um
X
os astros e sublinhe os fenômenos naturais que podem ser vistos no céu durante o dia.
( ) Lua
( ) Arco-íris
( ) Planeta Terra
( ) Sol
( ) Nuvens
( ) Planeta Vênus
Boxe complementar:
Hora da leitura
- Maluquinho galã, de Ziraldo e Anna Muylaert. Editora Melhoramentos, 2014.
Fim do complemento.
126
ÁLBUM de Ciências
Leia em voz alta ou acompanhe a leitura, de acordo com a orientação do professor.
Arco-íris
A luz branca pode ser separada em cores. Em 1672, o cientista inglês Isaac Newton fez experimentos utilizando um objeto transparente chamado prisma. Ele verificou que a luz branca emitida pelo Sol é composta de sete cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul-claro, azul-anil e violeta. Essas são as cores que formam o arco-íris.
LEGENDA: Representação de experimento feito por Newton: a luz branca do Sol atinge o prisma e é decomposta em sete cores. Gravura colorizada. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: O prisma é um objeto transparente, de forma triangular, de vidro ou cristal, que tem a propriedade de decompor a luz branca no espectro das sete cores. FIM DA LEGENDA.
Em um dia de chuva, as gotas de água funcionam como prismas, separando as cores da luz do Sol. Com isso, podemos ver arco-íris no céu quando há sol e chuva.
LEGENDA: As gotas de água funcionam como prisma e decompõem a luz do Sol, formando o arco-íris. Município de Porto Seguro, Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.
127
Atividade prática
Experimento
Vamos fazer um arco-íris?
Será que a água pode funcionar como o prisma?
O que você vai fazer
Testar o que acontece com a luz branca ao passar por um copo de vidro com água, ambos transparentes.
Material
- copo de vidro transparente
- água
- folha de papel branca
-
lanterna
Como você vai fazer
- Coloque o copo de vidro transparente sobre a folha de papel.
- Encha o copo com água até quase transbordar.
- Ligue a lanterna e direcione a luz para o copo de água.
- Aponte a luz em várias direções (de cima para baixo, inclinada, entre outras).
Para você responder
- Você conseguiu obter um arco-íris?
- Se você repetir esse experimento utilizando a luz do Sol em vez de uma lanterna:
( ) um arco-íris será formado, pois a água funciona como um prisma.
( ) não será formado um arco-íris, pois não é possível mudar a posição da luz do Sol.
( ) um arco-íris será formado com mais cores.
- Repita o experimento, agora deixando o
copo
em um local ensolarado. Verifique se o arco-íris foi formado e onde isso aconteceu. Compartilhe o resultado com os colegas.
- Conte a um adulto como se forma um arco-íris e explique como podemos fazê-lo em casa.
128
Capítulo 2. Observando o céu à noite
Ao anoitecer, podemos ver corpos celestes no céu. Eles variam em cor, brilho e tamanho. Além de astros, podemos ver fenômenos naturais, alguns seres vivos, como vaga-lumes, e objetos construídos pelo ser humano, como aviões.
A Lua é o astro mais brilhante no céu noturno, apesar de não emitir luz própria. Como vimos, a Lua é um astro que reflete a luz do Sol. Nos períodos do mês em que a Lua aparece no céu durante o dia, ela não pode ser vista à noite.
As estrelas estão muito distantes da Terra. Algumas delas são menores que o Sol, outras são maiores. Porém, em razão da grande distância que estão do nosso planeta, observamos todas as estrelas como pontos de luz.
Entre os objetos construídos pelos seres humanos, estão os satélites artificiais. Eles são lançados ao espaço e podem orbitar a Terra. Os satélites, em geral, são utilizados para capturar imagens da superfície da Terra ou transmitir sinais de televisão, telefone e rádio.
LEGENDA: Muitos astros podem ser observados no céu noturno de locais pouco iluminados ou por meio de aparelhos, como os telescópios. Estados Unidos, em 2018. FIM DA LEGENDA.
129
Observando planetas no céu noturno
Os planetas são astros iluminados, assim como a Lua. Eles também podem ser vistos a olho nu no céu noturno, em certas épocas do ano. Identificar um planeta no céu noturno exige um pouco de prática, e o ideal é fazer isso em um local bem escuro.
A olho nu, os planetas são pontinhos luminosos parecidos com as estrelas. Uma diferença é que o brilho dos planetas é fixo, enquanto o das estrelas é cintilante, isto é, parece que fica piscando.
Uma pessoa que vive em uma grande cidade geralmente consegue observar menos astros no céu noturno que uma pessoa que vive em uma cidade menor ou em locais onde as residências ficam distantes umas das outras. Isso acontece porque a iluminação artificial e a poluição do ar das cidades tornam mais difícil ver os astros.
LEGENDA: O céu noturno em uma cidade grande. Município de Ribeirão Preto, São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: O céu noturno em um lugar distante de luzes das cidades. Município de Alto Paraíso de Goiás, Goiás, em 2019. FIM DA LEGENDA.
- Leia a frase a seguir e responda às questões.
Durante a noite, só podemos enxergar no céu os astros luminosos, isto é, aqueles que emitem luz.
- Você
concorda
com essa afirmação? Por quê?
_____
- Por que conseguimos enxergar os astros iluminados?
_____
- Você
concorda
com essa afirmação? Por quê?
130
Atividade prática
Experimento
Qual astro é maior?
Observando da Terra, pode parecer que a Lua e o Sol têm tamanhos parecidos. A Lua parece ser muito maior que as estrelas. Será que a distância pode interferir no tamanho que enxergamos os astros no céu?
O que você vai fazer
Verificar como a distância pode interferir no tamanho que enxergamos objetos.
Material
- massa de modelar
- régua
- celular com câmera fotográfica (opcional)
Como você vai fazer
- Forme um grupo com mais três colegas. Peguem a massa de modelar e façam uma bolinha com 2 centímetros de diâmetro (como mostra a figura abaixo). Essa será a bolinha A.
- Modelem a bolinha B com 4 centímetros de diâmetro e a bolinha C com 8 centímetros.
- Escolham um estudante para ser o observador. Ele deve ficar em um ponto fixo fotografando ou desenhando as próximas etapas. Os outros integrantes do grupo devem escolher uma das três bolinhas.
- Os três estudantes devem posicionar as bolinhas lado a lado, próximas umas das outras e à mesma altura do chão. O observador deve fazer um desenho ou tirar uma fotografia em que as três bolinhas apareçam, para que depois todos possam comparar o tamanho delas.
- Em seguida, os colegas que estiverem segurando as bolinhas B e C devem dar um passo para trás. O observador deve fazer um novo desenho ou tirar mais uma fotografia em que as três bolinhas apareçam.
131
- O estudante que estiver segurando a bolinha C deve dar mais três passos para trás. O observador deve desenhar ou fotografar, mais uma vez, os colegas com as três bolinhas.
Para você responder
- Nas três imagens obtidas que registram o experimento, o tamanho das
bolinhas
parece mudar? Explique.
_____
- Com base nas imagens obtidas, complete o quadro abaixo informando qual
bolinha
parece
menor
e qual parece maior em cada situação.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Situação
Bolinha que parece menor
Bolinha que parece maior
Bolinhas lado a lado
Bolinhas B e C um passo para trás
Bolinha C quatro passos para atrás
- Complete a frase utilizando a palavra “menor” ou a palavra “maior”.
Quanto mais longe está um objeto, _____
ele parece ser.
132
Para ler e escrever melhor
Observação: O texto a seguir compara as características de cometa, meteoro e asteroide. Fim da observação.
Leia em voz alta ou acompanhe a leitura, de acordo com a orientação do professor.
O que é isso no céu?
À noite, às vezes podemos ver algo brilhante passando rapidamente pelo céu. Será um cometa? Um meteoro? Um asteroide? Vamos descobrir a diferença entre cada um deles.
Os meteoros e asteroides são corpos sólidos rochosos que se encontram no espaço e, conforme a Terra faz seu caminho no Sistema Solar, acaba cruzando com eles.
Os meteoros são menores, alguns têm o tamanho de um grão de feijão e, ao se aproximarem da Terra, acabam derretendo e se desfazendo em razão do aquecimento causado pela sua alta velocidade.
Os asteroides são maiores, podem chegar a centenas de quilômetros de comprimento. Quando se aproximam da Terra, eles podem se fragmentar ou cair por inteiro na superfície do planeta. Quando um fragmento de asteroide ou um meteoro cai na Terra, passa a ser chamado de meteorito.
LEGENDA: Os cometas são grandes “pedras de gelo sujo” que viajam pelo Sistema Solar. Eles são chamados assim pois em sua composição há gás carbônico (no estado sólido), poeira e rochas. A “cabeça” do cometa pode ter até 40 quilômetros de diâmetro. Quando se aproxima do Sol, essa “cabeça” se torna gasosa e forma a cauda do cometa. Essa cauda é o que vemos aqui da Terra. Na imagem, o cometa Neowise C, visto próximo a uma cidade no Canadá, em 2020. FIM DA LEGENDA.
133
Analise
- Qual é a diferença entre um
meteoro
e um asteroide?
_____
- Quais características dos astros foram tratadas no texto?
( ) Velocidade
( ) Composição
( ) Tamanho
Organize
- Complete o quadro abaixo com informações do texto.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Astro
Composição
Reação ao se aproximar da Terra ou do Sol.
Cometa
Meteoro
Asteroide
Escreva
- Veja o esquema comparativo entre meteoros e satélites artificiais. Depois, faça um texto comparando os dois.
134
Capítulo 3. Os dias e as noites
O fim da noite e o início do dia ocorrem quando o Sol começa a aparecer na linha do horizonte. O fim do dia e o início da noite acontecem quando o Sol se põe na linha do horizonte.
LEGENDA: Linha do horizonte é a linha aparente que divide o céu e a terra ou o mar, em locais abertos e planos. Fernando de Noronha, Pernambuco, em 2019. FIM DA LEGENDA.
- Na imagem abaixo, circule a linha do horizonte.
LEGENDA: Município de Mateiros, Tocantins, em 2019. FIM DA LEGENDA.
- Se essa imagem representasse o amanhecer, em que direção o Sol iria seguir? Desenhe uma seta na imagem.
135
A Terra gira em torno de si mesma. À medida que ela gira, a posição do Sol no céu vai mudando. Observe as imagens a seguir.
Observação: Os elementos das imagens não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
Os horários em que o Sol nasce e se põe variam ao longo do ano. No verão, a duração das noites é menor que no inverno.
- Observe a tabela e responda.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Horários do nascer e do pôr do sol em Brasília (DF)
Data
Nascer do sol
Pôr do sol
21/06/2020
06:48 horas
17:29 horas
21/12/2020
05:18 horas
18:53 horas
Fonte: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Disponível em: http://fdnc.io/etM. Acesso em: 27 jan. 2021.
- Em qual desses dias o Sol permaneceu mais tempo no céu de Brasília?
_____
- Em qual desses dias o Sol permaneceu mais tempo no céu de Brasília?
136
Atividade prática
Experimento
Os dias e as noites
O que você vai fazer
Verificar como ocorrem os dias e as noites e o que é o movimento aparente do Sol.
Material
- régua
- luminária, lanterna ou outra fonte de luz
- globo terrestre
- papel
- tesoura de pontas arredondadas
- lápis de cor
- fita adesiva
Como você vai fazer
- Use a régua para desenhar uma tirinha de papel que tenha aproximadamente 3 centímetros de comprimento e 1 centímetro de largura. Em seguida, recorte-a.
- Dobre 1 centímetro de uma ponta da tirinha, como na figura 2.
- Desenhe a forma de uma pessoa na parte mais comprida da tirinha.
- Escolha um continente no globo terrestre e fixe o bonequinho usando fita adesiva. O bonequinho vai representar uma pessoa que vive nessa região.
137
- Posicione a fonte de luz na mesa com o globo terrestre ao lado, mantendo certa distância, como na figura abaixo.
Observação: Os elementos das imagens não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
- Quando o professor apagar as luzes da sala, ligue a fonte de luz, que vai representar o Sol. Observe as partes do globo que ficam iluminadas.
- Gire o globo lentamente em uma direção e observe as regiões que vão sendo iluminadas pela fonte de luz (Sol).
- Usando o bonequinho de papel como referência, gire o
globo
até encontrar uma posição que represente:
- a noite.
- o nascer do sol.
- o meio-dia.
- o pôr do sol.
Atenção: você deve girar o globo sempre na mesma direção.
Para você responder
- Quando a fonte de luz está acesa, o
globo
todo fica iluminado? Explique.
_____
- Para representar os fenômenos solicitados no item 8, você precisou mexer a fonte de luz?
_____
- De acordo com a atividade, você diria que o dia e a noite são determinados pelo movimento do Sol ou pelo movimento da Terra?
_____
- Por que dizemos que o movimento do Sol no céu é aparente?
138
O mundo que queremos
O olhar do indígena sob o céu brasileiro
[…] As unidades de tempo e espaço indígenas foram estabelecidas de acordo com os ciclos dos corpos celestes. Como assim? Bem há cerca de quatro mil anos, os indígenas já percebiam que os fenômenos naturais se repetiam: o dia é seguido da noite; o mar sobe e desce constantemente; a época do ano em que faz frio [...] é seguida daquela em que as flores nascem [...], depois vem a quente e úmida [...] e o período em que as flores caem [...], e depois tudo recomeça! Eles observaram que os ciclos são influenciados pelos movimentos aparentes do Sol e da Lua ou pela posição de certas estrelas no céu. E não pararam por aí!
Notaram ainda que tais ciclos influenciam o comportamento dos seres vivos. Isto é, conforme a época do ano, por exemplo, as árvores florescem, os animais procriam e os frutos germinam. A partir dessas observações, os indígenas procuraram definir o melhor momento para plantar e colher alimentos, caçar, pescar e até comemorar datas especiais. Então, criaram objetos com funções parecidas às dos nossos relógios e calendários para organizar tais atividades ao longo de seu ano!
Pode-se dizer que o Sol foi quem mais despertou a atenção dos [indígenas]. A maioria [dos povos indígenas brasileiros] mede o tempo a partir do movimento aparente desse astro no céu [...].
[...] de noite um outro astro entra em cena: a Lua! Ela é o segundo corpo celeste mais importante para os habitantes da floresta. A Lua possibilita não só medir o tempo, como também saber a melhor hora para caçar e pescar. [...]
FONTE: Maria Ganem. Ciência Hoje das Crianças On-line. Disponível em: http://fdnc.io/kU. Acesso em: 22 jan. 2021.
139
Compreenda a leitura
- Como as unidades de tempo e espaço dos povos indígenas foram estabelecidas?
_____
- De que maneira a repetição dos ciclos dos corpos
celestes
interfere nas atividades dos povos indígenas?
_____
- Qual foi o astro que mais despertou o
interesse
dos indígenas?
_____
Vamos fazer
Povos como chineses, maias, gregos, árabes e muitos outros também observaram os corpos celestes para entender o funcionamento do mundo e para marcar o tempo como os períodos do dia e da noite.
- Faça um desenho mostrando sua
rotina
de acordo com os ciclos dos corpos
celestes
e o que pode ser observado no céu.
_____
140
O que você aprendeu
Avaliação processual
- Ligue as colunas, relacionando a imagem de cada astro às informações correspondentes.
Coluna 1
Lua
Estrela
Terra
Planeta
Sol
Satélite natural
Aparece no céu durante o dia
Aparece no céu durante a noite
Coluna 2
Observação: As imagens não estão na mesma proporção. Fim da observação.
- Escolha as palavras do quadro que preenchem corretamente a frase a seguir.
Quadro:
Perto
Longe
Maior
Menor
Fim do quadro.
- Quanto mais
- um corpo celeste está,
- ele parece ser.
141
- Escreva um
L
nos astros luminosos e um
I
nos astros iluminados.
( ) Lua
( ) Vênus
( ) Estrelas
( ) Sol
( ) Terra
( ) Planetas
- Diego encontrou em uma revista a fotografia de um círculo parecido com um arco-íris contornando o Sol, semelhante ao que aparece na imagem abaixo. Ele mostrou a imagem para sua mãe e perguntou o que era aquilo no céu. Ela explicou que era um halo solar, fenômeno que acontece quando há cristais de gelo em nuvens altas. Quando a luz passa por esses cristais, ela se divide nas cores do arco-íris, como se fosse um prisma.
LEGENDA: Halo solar no município de Santa Maria, Rio Grande do Sul, em 2020. FIM DA LEGENDA.
Diego lembrou que já havia estudado como funcionava um prisma e decidiu pesquisar mais sobre halos solares. Então ele comentou que gostaria de ver um halo solar no céu. Sua mãe alertou que isso seria muito perigoso e não poderia ser feito sem proteção.
- Por que é perigoso olhar para um halo solar?
_____
- Quais cuidados a mãe de Diego
deve
recomendar a ele?
_____
142
- Leia o texto e responda às questões.
— Acho que deve dar muita solidão ser uma estrela sem ter nenhum planeta para iluminar. Se uma estrela não tem nenhum planeta aonde jogar a sua luz, então não há ninguém para vê-la nascer num novo dia!
[...] Quanto mais escura a noite — continuou ele —, maior a quantidade de sóis que podemos ver no céu. Durante o dia só conseguimos enxergar o nosso próprio Sol.
FONTE: Jostein Gaarder. Ei! Tem alguém aí? São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1999, p. 20.
- Não podemos ver o Sol durante a noite. A que “sóis” o texto se refere?
_____
- Em sua opinião, por que, durante o dia, só conseguimos “enxergar o nosso próprio Sol”?
_____
- Com base no texto e no que você aprendeu, por que vemos mais
estrelas
quando não é possível ver a Lua?
_____
- Além dos astros e de fenômenos naturais, que outros elementos podemos observar no céu?
_____
- O que é a linha do horizonte?
_____
143
- Escreva o horário do quadro que corresponde a cada imagem.
Quadro:
17:20 horas
07:10 horas
13:50 horas
Fim do quadro.
Sol alto no céu
Pôr do Sol
Nascer do Sol
- Observe o modelo a seguir e responda.
Observação: Os elementos das imagens não estão na mesma proporção. Fim da observação.
- Além do Sol e da Terra, que outro astro você identifica no modelo? Escreva o nome dele e circule-o na imagem.
- Em qual lado da Terra é dia?
- Podemos dizer que a luz do Sol também está iluminando o lado da Terra onde é noite? Explique.
_____
- O dia e a noite são determinados pelo movimento do Sol ou da Terra?
_____