118

UNIDADE 4 - O que vemos no céu?

Imagem: Pintura. Vista geral de local com céu noturno em tons diferentes de azul, claro, médio e escuro, com círculos iluminados em branco, amarelo. À direita, lua em amarelo com o formato de letra C, com os contornos iluminados. Na parte inferior, à esquerda, em tons de marrom, similar a uma árvore com pontas na vertical de tamanhos diferentes. À direita, vista geral de cidade antiga compostas por casas com telhados. Ao centro, igreja com telhado fino na vertical. Em segundo plano, morros altos.  Fim da imagem.

LEGENDA: Noite estrelada, obra feita por Vincent van Gogh, em 1889. Óleo sobre tela, 74 centímetros × 92 centímetros. Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA), EUA.

Pesquisadores analisaram a obra Noite estrelada, reproduzida acima, e descobriram que o céu pintado pelo artista Vincent van Gogh corresponde ao que ele podia ver no local onde morava. FIM DA LEGENDA.

Boxe complementar:

Vamos conversar

  1. O que você acha que são os elementos que o artista pintou no céu?
  1. Você acha que em noites diferentes o artista representaria os mesmos astros? E em horários diferentes, os astros estariam na mesma posição no céu?
  1. Você já observou o céu à noite? O que você conseguiu enxergar?

Fim do complemento.

119

PÁGINA SEM CONTEÚDO

120

Investigar o assunto

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

Observar o céu

Você tem o hábito de observar o céu? E as pessoas ao seu redor, será que elas têm esse hábito?

O que você vai fazer

Entrevistar algumas pessoas para descobrir se elas têm o hábito de observar o céu.

Como você vai fazer

  1. Leia as perguntas do questionário. Caso tenha alguma dúvida, converse com o seu professor.

Nome do entrevistado: _____

Pergunta 1: Você costuma observar o céu?

( ) Sim

( ) Não

Pergunta 2: Você já viu a Lua no céu durante o dia?

( ) Sim

( ) Não

Pergunta 3: Você já viu noites sem Lua?

( ) Sim

( ) Não

Pergunta 4: O que você já enxergou no céu durante a noite?

( ) Estrelas

( ) Planetas

( ) Sol

( ) Lua

  1. Escolha um adulto e pergunte se pode entrevistá-lo.
  1. Faça as perguntas e anote as respostas no questionário.
  1. Compartilhe o seu questionário com os colegas e comparem as respostas das entrevistas que vocês fizeram.

121

  1. Com a ajuda do professor e dos colegas reúnam as respostas de todas as entrevistas e preencham o quadro abaixo.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Pergunta

Total de respostas

1

( ) Sim ( ) Não

2

( ) Sim ( ) Não

3

( ) Sim ( ) Não

4

( ) Estrelas ( ) Lua ( ) Planetas ( ) Sol

Para você responder

  1. A maioria dos entrevistados tem o hábito de observar o céu?

    _____

  1. A maioria dos entrevistados já viu a Lua durante o dia?

    _____

  1. Quais foram os dois elementos do céu noturno mais observados pelos entrevistados?

    _____

  1. Depois de analisar os resultados das entrevistas, você acha que as pessoas olham com atenção para o céu? Por quê?

    _____

122

Capítulo 1. Observando o céu de dia

Olhando para o céu durante o dia, podemos ver:

Imagem: Fotografia. Vista geral de local do alto. À direita, corrimão cinza na horizontal. Mais ao centro, uma fonte de água com parte quadrada e parte inferior arredondada. Mais ao fundo, local com alas grandes e jardim decorado com vegetação alta cortada em formato triangular e quadrado. Mais ao fundo, árvores de folhas verdes. Na parte superior, céu em azul-claro com sol à esquerda em amarelo incandescente.  Fim da imagem.

LEGENDA: O Sol é a estrela mais próxima da Terra. Ele aquece e ilumina nosso planeta. Município de Curitiba, Paraná, em 2020. FIM DA LEGENDA.

123

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Faça um desenho em que o astro luminoso que vemos no céu durante o dia esteja presente.

Cuidados ao olhar para o céu durante o dia

Não devemos olhar para o Sol diretamente, sem usar proteção adequada. A luz solar pode machucar os olhos e até causar cegueira.

Os óculos escuros comuns não permitem olhar diretamente para o Sol. Eles e outros objetos, como negativos fotográficos e radiografias, não filtram a parte nociva da luz solar e não devem ser utilizados para olhar o Sol diretamente.

Existem métodos de observação indiretos, considerados mais seguros. Eles permitem ver o Sol sem olhar diretamente para ele. Um exemplo é o método que utiliza o reflexo da luz solar. Nele, um espelho é posicionado para que reflita a luz do Sol em uma parede ou superfície branca. Dessa forma, é possível ver a imagem do Sol projetada na superfície.

Ilustração. À esquerda, três crianças da cintura para cima usando uniforme escolar : camiseta de cor azul-claro. Da esquerda para à direita : um menino negro de cabelos pretos, uma menina ruiva de cabelos curtos e um menino de pele clara, cabelos castanhos. Mais ao fundo, mulher morena de cabelos longos pretos, presos para trás com parte inferior encaracolados, com camiseta amarela e calça azul-claro. Ela segura um espelho quadrado nas mãos, refletindo luz solar para frente em paredes com base quadrada em cinza. Ao fundo, local com grama verde, prédios e céu de cor azul-claro, com nuvens à direita e sol redondo amarelo ao centro.

LEGENDA: Durante a projeção do Sol na parede, todos devem se posicionar atrás da pessoa que está segurando o espelho. Ninguém deve olhar diretamente para o espelho. FIM DA LEGENDA.

124

A Lua de dia

A Lua é o astro mais próximo do planeta Terra e gira em torno dele. Todo astro que orbita um planeta é chamado de satélite natural.

A Lua não tem luz própria, só é possível observá-la quando ela reflete a luz do Sol. Por isso dizemos que a Lua é um astro iluminado.

Em alguns períodos do mês é possível ver a Lua durante o dia. Em outros, podemos ver a Lua no céu apenas durante a noite.

Imagem: Fotografia. À frente, plantas com pétalas pequenas e numerosas em amarelo, na vertical. Acima, céu de cor azul com lua arredondada de cor branca, clara, similar a relevo.  Fim da imagem.

LEGENDA: A Lua é o único satélite natural da Terra. Município de Goiania, Goiás, em 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. Complete as frases com as palavras do quadro.

Quadro:

Sol

Lua

Terra

Fim do quadro.

  1. O planeta em que vivemos é chamado
  1. O

    é a estrela mais próxima da Terra.

  1. Em certos períodos do mês, a

    pode ser vista no céu durante o dia.

  1. O que são astros iluminados? Dê um exemplo.

    _____

125

Observando planetas durante o dia

Os planetas são astros que giram ao redor de uma estrela. O planeta Terra e mais sete planetas giram ao redor do Sol.

Em certas épocas do ano, é possível observar alguns planetas a olho nu nos períodos próximos ao nascer ou ao pôr do sol. Um exemplo é o planeta Vênus. Ao observá-lo no céu, notamos que ele se parece com uma estrela, embora seja mais brilhante.

Imagem: Fotografia. Vista geral de local com gelo, vegetações secas de cor marrom, com duas rodas grandes no local e ao fundo, árvores secas. Na arte superior, céu de cor azul com a parte inferior em laranja. À direita, no alto do céu, em meio a pontos minúsculos de cor branca, uma esfera maior de cor branca, brilhante, com uma seta apontando para ela.  Fim da imagem.

LEGENDA: A seta indica o planeta Vênus durante o amanhecer. Antes de serem desenvolvidos equipamentos de observação, acreditava-se que Vênus era uma estrela, por isso era chamado de estrela-d’alva ou estrela da manhã. Canadá, em 2018. FIM DA LEGENDA.

  1. O que significa dizer que a Lua orbita a Terra?
  1. Marque com um X os astros e sublinhe os fenômenos naturais que podem ser vistos no céu durante o dia.

    ( ) Lua

    ( ) Arco-íris

    ( ) Planeta Terra

    ( ) Sol

    ( ) Nuvens

    ( ) Planeta Vênus

Boxe complementar:

Hora da leitura

  • Maluquinho galã, de Ziraldo e Anna Muylaert. Editora Melhoramentos, 2014.

Fim do complemento.

126

ÁLBUM de Ciências

Leia em voz alta ou acompanhe a leitura, de acordo com a orientação do professor.

Arco-íris

A luz branca pode ser separada em cores. Em 1672, o cientista inglês Isaac Newton fez experimentos utilizando um objeto transparente chamado prisma. Ele verificou que a luz branca emitida pelo Sol é composta de sete cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul-claro, azul-anil e violeta. Essas são as cores que formam o arco-íris.

Imagem: Ilustração. Dentro de um local com paredes de cor marrom-claro com aparelhos pendurados. Ao centro, sobre uma haste de cor laranja na vertical, com um prisma na ponta, de ponta cabeça. Uma luz à direita na diagonal de cor branca passando por prisma, com luz com várias cores diferentes, de cima para baixo : lilás, azul-escuro, azul-claro, verde, amarelo e vermelho, refletido sobre base branca na vertical. De frente para prisma, um homem de pele clara, com cabelos longos castanho, com casaco de cor azul, com blusa branca por dentro, calça e sapatos em preto. Mais ao fundo, à direita, outro homem com o mesmo tipo de roupa, de pele clara e cabelos escuros, com a mão direita sobre cadeira preta com estofado em roxo.  Fim da imagem.

LEGENDA: Representação de experimento feito por Newton: a luz branca do Sol atinge o prisma e é decomposta em sete cores. Gravura colorizada. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Fundo preto com pirâmide de cor cinza com o formato triângulo, com luz branca na horizontal à esquerda, passando por dentro de cores coloridas em vermelho, amarela, azul e roxo e à direita, as cores se propagam na horizontal.  Fim da imagem.

LEGENDA: O prisma é um objeto transparente, de forma triangular, de vidro ou cristal, que tem a propriedade de decompor a luz branca no espectro das sete cores. FIM DA LEGENDA.

Em um dia de chuva, as gotas de água funcionam como prismas, separando as cores da luz do Sol. Com isso, podemos ver arco-íris no céu quando há sol e chuva.

Imagem: Fotografia. Vista geral de local com vegetação de cor verde, com cercado com hastes de madeira na vertical. Mais ao fundo, árvores de folhas verdes e na parte superior, céu com muitas nuvens. À esquerda, com nuvens em azul-claro e à direita, nuvens em azul-escuro. Ao centro, na vertical, arco-íris em tons de vermelho, amarelo e azul-claro. Na parte escura, reflexo do arco-íris, na vertical.  Fim da imagem.

LEGENDA: As gotas de água funcionam como prisma e decompõem a luz do Sol, formando o arco-íris. Município de Porto Seguro, Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.

127

Atividade prática

Experimento

Vamos fazer um arco-íris?

Será que a água pode funcionar como o prisma?

O que você vai fazer

Testar o que acontece com a luz branca ao passar por um copo de vidro com água, ambos transparentes.

Material

  1. Coloque o copo de vidro transparente sobre a folha de papel.
  1. Encha o copo com água até quase transbordar.
  1. Ligue a lanterna e direcione a luz para o copo de água.
  1. Aponte a luz em várias direções (de cima para baixo, inclinada, entre outras).

    Para você responder

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Você conseguiu obter um arco-íris?
  1. Se você repetir esse experimento utilizando a luz do Sol em vez de uma lanterna:

    ( ) um arco-íris será formado, pois a água funciona como um prisma.

    ( ) não será formado um arco-íris, pois não é possível mudar a posição da luz do Sol.

    ( ) um arco-íris será formado com mais cores.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Repita o experimento, agora deixando o copo em um local ensolarado. Verifique se o arco-íris foi formado e onde isso aconteceu. Compartilhe o resultado com os colegas.

    Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.

  1. Conte a um adulto como se forma um arco-íris e explique como podemos fazê-lo em casa.
Imagem: Ilustração. Uma mesa de cor marrom vista parcialmente. À esquerda, sobre ela, uma folha branca e sobre ela, um copo de vidro transparente cheio de água em azul-claro dentro.  Fim da imagem.

128

Capítulo 2. Observando o céu à noite

Ao anoitecer, podemos ver corpos celestes no céu. Eles variam em cor, brilho e tamanho. Além de astros, podemos ver fenômenos naturais, alguns seres vivos, como vaga-lumes, e objetos construídos pelo ser humano, como aviões.

A Lua é o astro mais brilhante no céu noturno, apesar de não emitir luz própria. Como vimos, a Lua é um astro que reflete a luz do Sol. Nos períodos do mês em que a Lua aparece no céu durante o dia, ela não pode ser vista à noite.

As estrelas estão muito distantes da Terra. Algumas delas são menores que o Sol, outras são maiores. Porém, em razão da grande distância que estão do nosso planeta, observamos todas as estrelas como pontos de luz.

Entre os objetos construídos pelos seres humanos, estão os satélites artificiais. Eles são lançados ao espaço e podem orbitar a Terra. Os satélites, em geral, são utilizados para capturar imagens da superfície da Terra ou transmitir sinais de televisão, telefone e rádio.

Imagem: Fotografia noturna. À esquerda, pedestal sobre telescópio, com duas pessoas à direita, sendo vistas como silhuetas, uma menor com casaco de mangas compridas e outra pessoa mais alta, com casaco com mangas compridas. Ao redor, luzes ao longe da cidade e árvores com folhas. Na parte superior, céu de cor azul-escuro com centena de pontos brilhantes em branco no céu.  Fim da imagem.

LEGENDA: Muitos astros podem ser observados no céu noturno de locais pouco iluminados ou por meio de aparelhos, como os telescópios. Estados Unidos, em 2018. FIM DA LEGENDA.

129

Observando planetas no céu noturno

Os planetas são astros iluminados, assim como a Lua. Eles também podem ser vistos a olho nu no céu noturno, em certas épocas do ano. Identificar um planeta no céu noturno exige um pouco de prática, e o ideal é fazer isso em um local bem escuro.

A olho nu, os planetas são pontinhos luminosos parecidos com as estrelas. Uma diferença é que o brilho dos planetas é fixo, enquanto o das estrelas é cintilante, isto é, parece que fica piscando.

Uma pessoa que vive em uma grande cidade geralmente consegue observar menos astros no céu noturno que uma pessoa que vive em uma cidade menor ou em locais onde as residências ficam distantes umas das outras. Isso acontece porque a iluminação artificial e a poluição do ar das cidades tornam mais difícil ver os astros.

Imagem: Fotografia. Vista geral de local, cidade com área arborizada à direita com árvores com folhas verdes. À esquerda, rodovias com luz de cor amarela e ao fundo, prédios altos com luzes acesas. Na parte superior, céu azul-escuro com uma lua grande à esquerda, de cor branca, com partes em cinza.  Fim da imagem.

LEGENDA: O céu noturno em uma cidade grande. Município de Ribeirão Preto, São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista geral de local com morros de cor marrom, com uma árvore à direita de tronco de cor marrom com muitos ramos ramificados. Na parte superior, céu de cor azul, com parte em cinza e inúmeros pontos brancos acesos.  Fim da imagem.

LEGENDA: O céu noturno em um lugar distante de luzes das cidades. Município de Alto Paraíso de Goiás, Goiás, em 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. Leia a frase a seguir e responda às questões.

    Durante a noite, só podemos enxergar no céu os astros luminosos, isto é, aqueles que emitem luz.

    1. Você concorda com essa afirmação? Por quê?

      _____

    1. Por que conseguimos enxergar os astros iluminados?

      _____

130

Atividade prática

Experimento

Qual astro é maior?

Observando da Terra, pode parecer que a Lua e o Sol têm tamanhos parecidos. A Lua parece ser muito maior que as estrelas. Será que a distância pode interferir no tamanho que enxergamos os astros no céu?

O que você vai fazer

Verificar como a distância pode interferir no tamanho que enxergamos objetos.

Material

  1. Forme um grupo com mais três colegas. Peguem a massa de modelar e façam uma bolinha com 2 centímetros de diâmetro (como mostra a figura abaixo). Essa será a bolinha A.
  1. Modelem a bolinha B com 4 centímetros de diâmetro e a bolinha C com 8 centímetros.
  1. Escolham um estudante para ser o observador. Ele deve ficar em um ponto fixo fotografando ou desenhando as próximas etapas. Os outros integrantes do grupo devem escolher uma das três bolinhas.
  1. Os três estudantes devem posicionar as bolinhas lado a lado, próximas umas das outras e à mesma altura do chão. O observador deve fazer um desenho ou tirar uma fotografia em que as três bolinhas apareçam, para que depois todos possam comparar o tamanho delas.
  1. Em seguida, os colegas que estiverem segurando as bolinhas B e C devem dar um passo para trás. O observador deve fazer um novo desenho ou tirar mais uma fotografia em que as três bolinhas apareçam.
Imagem: Ilustração. Uma régua na horizontal de cor marrom-claro de 0 a 6, com linhas finas na vertical. Na parte superior, uma massa de modelar de cor vermelha com linha horizontal pontilhada de 0 – 2: Diâmetro.  Fim da imagem.

131

  1. O estudante que estiver segurando a bolinha C deve dar mais três passos para trás. O observador deve desenhar ou fotografar, mais uma vez, os colegas com as três bolinhas.
Imagem: Ilustração. Vista geral de local aberto, com calçada à esquerda de cor cinza, paredes de local em amarela com telhado em azul-escuro. À direita, local com grama verde, vegetações em laranja, verde, amarelo e folhas em laranja e roxa. Ao centro, quatro crianças vestidas com camiseta de cor azul-claro com calça azul, da esquerda para à direita : menina de pele negra, com cabelos longos pretos, com flor de pétalas vermelhas à esquerda, segurando nas mãos uma câmera em azul-escuro, em calçada cinza. À direita, menino de pele clara, cabelos castanhos para à esquerda, segurando no braço direita com bolinha vermelha: A. Ao centro, uma menina de pele morena, cabelos até os ombros com franja em preto, com a mão direita para as costas e na mão esquerda com bolinha amarela: B. À direita, menino de pele clara, cabelos escuros, com o braço esquerdo com bolinha em rosa : C. Ao fundo, árvore de tronco marrom com folhas verdes. O céu é de cor azul-claro com nuvens brancas.  Fim da imagem.

Para você responder

  1. Nas três imagens obtidas que registram o experimento, o tamanho das bolinhas parece mudar? Explique.

    _____

  1. Com base nas imagens obtidas, complete o quadro abaixo informando qual bolinha parece menor e qual parece maior em cada situação.

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    Situação

    Bolinha que parece menor

    Bolinha que parece maior

    Bolinhas lado a lado

    Bolinhas B e C um passo para trás

    Bolinha C quatro passos para atrás

  1. Complete a frase utilizando a palavra “menor” ou a palavra “maior”.

    Quanto mais longe está um objeto, _____

    ele parece ser.

132

Para ler e escrever melhor

Observação: O texto a seguir compara as características de cometa, meteoro e asteroide. Fim da observação.

Leia em voz alta ou acompanhe a leitura, de acordo com a orientação do professor.

O que é isso no céu?

À noite, às vezes podemos ver algo brilhante passando rapidamente pelo céu. Será um cometa? Um meteoro? Um asteroide? Vamos descobrir a diferença entre cada um deles.

Os meteoros e asteroides são corpos sólidos rochosos que se encontram no espaço e, conforme a Terra faz seu caminho no Sistema Solar, acaba cruzando com eles.

Os meteoros são menores, alguns têm o tamanho de um grão de feijão e, ao se aproximarem da Terra, acabam derretendo e se desfazendo em razão do aquecimento causado pela sua alta velocidade.

Os asteroides são maiores, podem chegar a centenas de quilômetros de comprimento. Quando se aproximam da Terra, eles podem se fragmentar ou cair por inteiro na superfície do planeta. Quando um fragmento de asteroide ou um meteoro cai na Terra, passa a ser chamado de meteorito.

Imagem: Fotografia noturna. Céu de cor azul-escuro, com nuvens escuras na ponta inferior à direita, com pequenos pontos brancos coloridos. Na parte superior, cometa na vertical de cor branca com parte superior em bege.  Fim da imagem.

LEGENDA: Os cometas são grandes “pedras de gelo sujo” que viajam pelo Sistema Solar. Eles são chamados assim pois em sua composição há gás carbônico (no estado sólido), poeira e rochas. A “cabeça” do cometa pode ter até 40 quilômetros de diâmetro. Quando se aproxima do Sol, essa “cabeça” se torna gasosa e forma a cauda do cometa. Essa cauda é o que vemos aqui da Terra. Na imagem, o cometa Neowise C, visto próximo a uma cidade no Canadá, em 2020. FIM DA LEGENDA.

133

Analise

  1. Qual é a diferença entre um meteoro e um asteroide?

    _____

  1. Quais características dos astros foram tratadas no texto?

    ( ) Velocidade

    ( ) Composição

    ( ) Tamanho

Organize

  1. Complete o quadro abaixo com informações do texto.

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    Astro

    Composição

    Reação ao se aproximar da Terra ou do Sol.

    Cometa

    Meteoro

    Asteroide

Escreva

  1. Veja o esquema comparativo entre meteoros e satélites artificiais. Depois, faça um texto comparando os dois.
Imagem: Esquema.  Meteoro. Derrete ao entrar na Terra. Fica parado no espaço. Pode ser visto a olho nu. Satélite artificial. Não derrete ao entrar na Terra. Acompanha o movimento da Terra. Pode ser visto a olho nu. Fim da imagem.

134

Capítulo 3. Os dias e as noites

O fim da noite e o início do dia ocorrem quando o Sol começa a aparecer na linha do horizonte. O fim do dia e o início da noite acontecem quando o Sol se põe na linha do horizonte.

Imagem: Fotografia. Vista do alto de praia, com areia de cor bege-claro na parte inferior e mais ao fundo, oceano de cor verde-claro na borda e ao fundo, em azul. Na ponta da esquerda e à direita, pedras em marrom. Acima, céu de cor azul-claro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Linha do horizonte é a linha aparente que divide o céu e a terra ou o mar, em locais abertos e planos. Fernando de Noronha, Pernambuco, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.
  1. Na imagem abaixo, circule a linha do horizonte.
Imagem: Fotografia. Vista geral de local com morros altos com vegetação rasteira em verde. À direita, na parte inferior, debaixo de nuvens cinzas na horizontal, sol redondo em amarelo incandescente. Acima, céu de cor azul-claro. Fim da imagem.

LEGENDA: Município de Mateiros, Tocantins, em 2019. FIM DA LEGENDA.

135

A Terra gira em torno de si mesma. À medida que ela gira, a posição do Sol no céu vai mudando. Observe as imagens a seguir.

Imagem: Esquema. Em local com muro cercando em marrom, uma casa amarela com telhado com o formato triangular em marrom, com jardim na frente, com uma árvore ao fundo e à direita. Uma criança em pé no local. Na parte superior, céu de cor azul-claro, com uma nuvem branca e à direita, sol redondo amarelo.  Texto : Vemos o Sol nascer no horizonte: é o amanhecer. A casa transcrita anteriormente, com uma criança perto da porta da casa. Na parte superior, no céu, sol redondo ao centro e nuvem branca à direita.  Texto : Ao meio-dia, o Sol está mais alto no céu. A casa transcrita anteriormente, com criança no quintal, com o céu de cor laranja, sol à esquerda e à direita, nuvem branca. Texto: Vemos o Sol se pôr no horizonte: é o entardecer. A casa transcrita anteriormente, com o céu noturno de cor azul-escuro com pontinhos brancos e lua à esquerda, em amarelo, com o formato de letra C. Texto : À noite, não vemos o Sol.   Fim da imagem.

Observação: Os elementos das imagens não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

Os horários em que o Sol nasce e se põe variam ao longo do ano. No verão, a duração das noites é menor que no inverno.

  1. Observe a tabela e responda.

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    Horários do nascer e do pôr do sol em Brasília (DF)

    Data

    Nascer do sol

    Pôr do sol

    21/06/2020

    06:48 horas

    17:29 horas

    21/12/2020

    05:18 horas

    18:53 horas

    Fonte: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Disponível em: http://fdnc.io/etM. Acesso em: 27 jan. 2021.

    • Em qual desses dias o Sol permaneceu mais tempo no céu de Brasília?

      _____

136

Atividade prática

Experimento

Os dias e as noites

O que você vai fazer

Verificar como ocorrem os dias e as noites e o que é o movimento aparente do Sol.

Material

  1. Use a régua para desenhar uma tirinha de papel que tenha aproximadamente 3 centímetros de comprimento e 1 centímetro de largura. Em seguida, recorte-a.
  1. Dobre 1 centímetro de uma ponta da tirinha, como na figura 2.
  1. Desenhe a forma de uma pessoa na parte mais comprida da tirinha.
Imagem: Fotografia 1. Mãos de uma pessoa de cor morena, com tesoura na mão de cor cinza-escuro, cortando folha branca. Na ponta da folha com linha pontilhada indicando 3 na vertical e 1 na horizontal. Fotografia 2. Dedos de mãos de uma pessoa dobrando pedaço de papel branco com seta vermelha marcando 1 e à direita, 2 centímetros.  Fotografia 3. Dedo moreno de uma pessoa morena segurando um lápis azul, fazendo forma de corpo de uma pessoa em azul.   Fim da imagem.
  1. Escolha um continente no globo terrestre e fixe o bonequinho usando fita adesiva. O bonequinho vai representar uma pessoa que vive nessa região.

137

  1. Posicione a fonte de luz na mesa com o globo terrestre ao lado, mantendo certa distância, como na figura abaixo.
Imagem: Ilustração. Vista de cima de mesa retangular de cor cinza-claro com elementos diversos: à esquerda, porta canetas em branco com canetas dentro, forma arredondada em branca; uma tesoura de cor amarela; um lápis de folha branca com dois lápis em azul e vermelho. Ao fundo, uma base na vertical em marrom, com ponta superior em preto, com lâmpada branca fixada, conectada em tomada branca na parede de cor cinza-escuro. À direita, globo terrestre de cor azul-claro com os continentes em verde, sobre base de cor marrom. Saindo do globo, foco em papel branco com forma de pessoa em azul sobre o continente da América do norte.  Fim da imagem.

Observação: Os elementos das imagens não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

  1. Quando o professor apagar as luzes da sala, ligue a fonte de luz, que vai representar o Sol. Observe as partes do globo que ficam iluminadas.
  1. Gire o globo lentamente em uma direção e observe as regiões que vão sendo iluminadas pela fonte de luz (Sol).
  1. Usando o bonequinho de papel como referência, gire o globo até encontrar uma posição que represente:
    1. a noite.
    1. o nascer do sol.
    1. o meio-dia.
    1. o pôr do sol.

      Atenção: você deve girar o globo sempre na mesma direção.

      Para você responder

  1. Quando a fonte de luz está acesa, o globo todo fica iluminado? Explique.

    _____

  1. Para representar os fenômenos solicitados no item 8, você precisou mexer a fonte de luz?

    _____

  1. De acordo com a atividade, você diria que o dia e a noite são determinados pelo movimento do Sol ou pelo movimento da Terra?

    _____

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Por que dizemos que o movimento do Sol no céu é aparente?

138

Imagem: Ícone: Pluralidade cultural. Fim da imagem.

O mundo que queremos

O olhar do indígena sob o céu brasileiro

[…] As unidades de tempo e espaço indígenas foram estabelecidas de acordo com os ciclos dos corpos celestes. Como assim? Bem há cerca de quatro mil anos, os indígenas já percebiam que os fenômenos naturais se repetiam: o dia é seguido da noite; o mar sobe e desce constantemente; a época do ano em que faz frio [...] é seguida daquela em que as flores nascem [...], depois vem a quente e úmida [...] e o período em que as flores caem [...], e depois tudo recomeça! Eles observaram que os ciclos são influenciados pelos movimentos aparentes do Sol e da Lua ou pela posição de certas estrelas no céu. E não pararam por aí!

Notaram ainda que tais ciclos influenciam o comportamento dos seres vivos. Isto é, conforme a época do ano, por exemplo, as árvores florescem, os animais procriam e os frutos germinam. A partir dessas observações, os indígenas procuraram definir o melhor momento para plantar e colher alimentos, caçar, pescar e até comemorar datas especiais. Então, criaram objetos com funções parecidas às dos nossos relógios e calendários para organizar tais atividades ao longo de seu ano!

Pode-se dizer que o Sol foi quem mais despertou a atenção dos [indígenas]. A maioria [dos povos indígenas brasileiros] mede o tempo a partir do movimento aparente desse astro no céu [...].

[...] de noite um outro astro entra em cena: a Lua! Ela é o segundo corpo celeste mais importante para os habitantes da floresta. A Lua possibilita não só medir o tempo, como também saber a melhor hora para caçar e pescar. [...]

FONTE: Maria Ganem. Ciência Hoje das Crianças On-line. Disponível em: http://fdnc.io/kU. Acesso em: 22 jan. 2021.

Imagem: Ilustração. Local com solo marrom, à esquerda, rio longo em azul e árvores e vegetação verde. À direita, morro alto de cor marrom, com grama verde em cima, com um homem e um menino. À esquerda, um homem de pele morena, cabelos pretos curtos, coroa de penas coloridas sobre a cabeça. Ele aponta com o dedo indicador da mão direita para cima, com céu de cor azul-escuro com estrelas amarelas. À direita do homem, um menino de frente para ele, moreno, de cabelos curtos pretos com coroa coloridas, sem camiseta, com saiote bege na cintura e cabeça para cima.  Fim da imagem.

139

Compreenda a leitura

  1. Como as unidades de tempo e espaço dos povos indígenas foram estabelecidas?

    _____

  1. De que maneira a repetição dos ciclos dos corpos celestes interfere nas atividades dos povos indígenas?

    _____

  1. Qual foi o astro que mais despertou o interesse dos indígenas?

    _____

Vamos fazer

Povos como chineses, maias, gregos, árabes e muitos outros também observaram os corpos celestes para entender o funcionamento do mundo e para marcar o tempo como os períodos do dia e da noite.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Faça um desenho mostrando sua rotina de acordo com os ciclos dos corpos celestes e o que pode ser observado no céu.

    _____

Imagem: Ilustração. Um menino negro, de cabelos pretos, usando par de óculos de grau quadrado, com camiseta de cor azul-claro, calça em azul-escuro e sapatos em vermelho e marrom. Ele está sentando de frente para carteira-escolar, escrevendo sobre folha branca com lápis na mão esquerda, com um lápis de cor azul e borracha em verde e laranja.  Fim da imagem.

140

O que você aprendeu

Avaliação processual

  1. Ligue as colunas, relacionando a imagem de cada astro às informações correspondentes.

Coluna 1

Lua

Estrela

Terra

Planeta

Sol

Satélite natural

Aparece no céu durante o dia

Aparece no céu durante a noite

Coluna 2

Imagem: Fotografia 1. Céu de cor azul-claro com uma luz branca brilhante e ao redor, raios da mesma cor que irradiam o céu.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia 2. Fundo em preto com lua redonda de cor bege-claro com partes em bege-escuro na esquerda e centro.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia 3. Fundo em preto com o planeta Terra, círculo de tamanho grande de cor azul nos oceanos, continentes em marrom e partes em verde, com nuvens de cor brancas por cima.  Fim da imagem.

Observação: As imagens não estão na mesma proporção. Fim da observação.

  1. Escolha as palavras do quadro que preenchem corretamente a frase a seguir.

    Quadro:

    Perto

    Longe

    Maior

    Menor

    Fim do quadro.

    • Quanto mais
    1. um corpo celeste está,
    1. ele parece ser.

141

  1. Escreva um L nos astros luminosos e um I nos astros iluminados.

    ( ) Lua

    ( ) Vênus

    ( ) Estrelas

    ( ) Sol

    ( ) Terra

    ( ) Planetas

  1. Diego encontrou em uma revista a fotografia de um círculo parecido com um arco-íris contornando o Sol, semelhante ao que aparece na imagem abaixo. Ele mostrou a imagem para sua mãe e perguntou o que era aquilo no céu. Ela explicou que era um halo solar, fenômeno que acontece quando há cristais de gelo em nuvens altas. Quando a luz passa por esses cristais, ela se divide nas cores do arco-íris, como se fosse um prisma.
Imagem: Fotografia. Vista de baixo para cima, céu de cor azul-claro com nuvens brancas à direita. Ao centro, sol redondo com luz brancas incandescente com forma circular colorido em azul, amarelo e laranja.  Fim da imagem.

LEGENDA: Halo solar no município de Santa Maria, Rio Grande do Sul, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Diego lembrou que já havia estudado como funcionava um prisma e decidiu pesquisar mais sobre halos solares. Então ele comentou que gostaria de ver um halo solar no céu. Sua mãe alertou que isso seria muito perigoso e não poderia ser feito sem proteção.

142

  1. Leia o texto e responda às questões.

— Acho que deve dar muita solidão ser uma estrela sem ter nenhum planeta para iluminar. Se uma estrela não tem nenhum planeta aonde jogar a sua luz, então não há ninguém para vê-la nascer num novo dia!

[...] Quanto mais escura a noite — continuou ele —, maior a quantidade de sóis que podemos ver no céu. Durante o dia só conseguimos enxergar o nosso próprio Sol.

FONTE: Jostein Gaarder. Ei! Tem alguém aí? São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1999, p. 20.

  1. Não podemos ver o Sol durante a noite. A que “sóis” o texto se refere?

    _____

  1. Em sua opinião, por que, durante o dia, só conseguimos “enxergar o nosso próprio Sol”?

    _____

  1. Com base no texto e no que você aprendeu, por que vemos mais estrelas quando não é possível ver a Lua?

    _____

  1. Além dos astros e de fenômenos naturais, que outros elementos podemos observar no céu?

    _____

  1. O que é a linha do horizonte?

    _____

143

  1. Escreva o horário do quadro que corresponde a cada imagem.

Quadro:

17:20 horas

07:10 horas

13:50 horas

Fim do quadro.

Sol alto no céu

Imagem: Fotografia. Local com solo arenoso de cor bege, ao fundo, muitas casas com telhado triangular. Na parte superior, céu de cor azul-claro, com poucas nuvens brancas ao fundo e à frente, sol visto parcialmente com luz brancas incandescente.  Fim da imagem.

Pôr do Sol

Imagem: Fotografia. O mesmo local descrito anteriormente, com sombra no solo e cidade, com céu em azul mais escuro, sol incandescente na parte inferior.  Fim da imagem.

Nascer do Sol

Imagem: Fotografia. O mesmo local descrito anteriormente, com sombra no solo, com sol visto de tamanho menor e menos forte, à direita. O céu é de cor azul-claro.  Fim da imagem.
  1. Observe o modelo a seguir e responda.
Imagem: Fotografia. Uma mesa na horizontal de cor cinza com a lâmpada sobre base marrom na vertical descrita anteriormente, à esquerda. À direita, esfera terrestre de cor azul com continentes em verde, em base de cor cinza-escuro. Ao centro da esfera, linha pontilhada amarela na vertical. À esquerda, metade do continente da América do sul, parte A. À direita, parte B, outra parte da América do sul. Na ponta da direita, haste fina na vertical com um círculo pequeno de cor cinza na ponta superior.  Fim da imagem.

Observação: Os elementos das imagens não estão na mesma proporção. Fim da observação.

  1. Além do Sol e da Terra, que outro astro você identifica no modelo? Escreva o nome dele e circule-o na imagem.
  1. Em qual lado da Terra é dia?
  1. Podemos dizer que a luz do Sol também está iluminando o lado da Terra onde é noite? Explique.

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  1. O dia e a noite são determinados pelo movimento do Sol ou da Terra?

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