MP052

Para ler e escrever melhor

Observação: Este texto descreve um animal invertebrado. Fim da observação.

Leia em voz alta ou acompanhe a leitura, de acordo com a orientação do professor.

O polvo

O polvo é um animal invertebrado que vive nos oceanos. Ele é normalmente encontrado em locais com até duzentos metros de profundidade.

O polvo é um animal com corpo mole e que não tem concha, apresenta oito braços longos e sua cabeça e seus olhos são bem desenvolvidos.

Para se locomover, o polvo lança jatos de água que empurram o seu corpo. Ele também usa seus braços para andar sobre rochas ou areia.

O polvo é um animal carnívoro e se alimenta de pequenos peixes, caranguejos e mexilhões, entre outros animais.

Para escapar dos animais que querem comê-lo, como focas e peixes carnívoros, o polvo tem alguns comportamentos interessantes. Um deles é mudar a cor de sua pele, confundindo-se com o ambiente. Ele também pode liberar tinta preta na água para atrapalhar o animal que quer caçá-lo, e assim ganhar tempo suficiente para fugir.

Imagem: Ilustração. Dentro de um oceano com água de cor azul-claro, dois polvos à direita de cor laranja-escuro, com tentáculos finos na vertical, com bolinhas brancas na parte interna dos tentáculos. O polvo da parte de cima segura um peixe cinza com os tentáculos. Na parte inferior, animais marinhos pequenos de cor marrom com tentáculos finos. À direita, anêmonas no solo de cor azul, com hastes tubulares finas azuis. Fim da imagem.

Observação: Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

MANUAL DO PROFESSOR

Objetivo da seção

  • Desenvolver a compreensão leitora por meio de um texto descritivo.
  • Produzir um texto seguindo um modelo.

    Antes de iniciar a leitura do texto com os estudantes, peça a eles que prestem atenção no título da seção. Pergunte que informações eles esperam encontrar no texto. É interessante que façam esse exercício para compreender melhor a função do título em um texto expositivo.

    É interessante pedir aos estudantes que destaquem partes do texto que, por alguma razão, chamaram sua atenção. Em seguida, solicite que expliquem por que aquele trecho lhes pareceu intrigante. Os estudantes também podem sublinhar palavras que não conhecem para procurar o significado delas no dicionário.

    Antes de explorar as informações contidas no texto, é importante direcionar a atenção dos estudantes para sua estrutura, questionando-os, por exemplo, sobre a quantidade de parágrafos, o tamanho das frases e as imagens que o acompanham. Depois da leitura, verifique se os estudantes encontraram as informações que esperavam.

    BNCC em foco na dupla de páginas:

    EF03CI04

    O texto expositivo. O principal objetivo de um texto expositivo é transmitir informações relativas a uma área do conhecimento. Esse tipo de texto apresenta linguagem formal, clara e objetiva, a fim de facilitar seu entendimento. Os termos técnicos ou científicos – comumente empregados – são explicados de maneira a tornarem-se compreensíveis ao leitor. Com o intuito de otimizar a comunicação, podem ser usados: títulos e subtítulos, imagens, legendas, entre outros recursos. Os textos expositivos podem assumir diversas formas: explicativa, argumentativa, descritiva etc. As descrições são representações escritas ou orais de objetos, lugares ou seres vivos e sua maneira de ser e viver. Para elaborar um texto descritivo, é preciso pesquisar sobre o tema, definir os objetivos do texto e saber para que público o texto é direcionado.

MP053

Analise

  1. Circule, no quadro abaixo, as características que foram usadas no texto para descrever o polvo.
Imagem: Ilustração. Um polvo de cor laranja-escuro com uma dezena de tentáculos na parte inferior, bolinhas brancas na parte interna e na parte superior, cabeça arredondada.  Fim da imagem.

Quadro:

alimentação

ambiente em que vive

reprodução

locomoção

tamanho

comportamento

características do corpo

tempo de vida.

Fim do quadro.

PROFESSOR Resposta: alimentação, ambiente em que vive, locomoção, comportamento, características do corpo.

Organize

  1. Escolha duas características que você circulou na atividade anterior e preencha o esquema com informações do texto, descrevendo o polvo.

Polvo

Característica:

Característica:

PROFESSOR Respostas variáveis.

Escreva

  1. Escolha um animal invertebrado e escreva um texto sobre ele.
    • Para descrevê-lo, utilize informações sobre as características indicadas no esquema abaixo. Se precisar, faça uma pesquisa.

Animal invertebrado:

PROFESSOR Resposta variável.

Ambiente onde vive.

Características do corpo.

Alimentação.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

Faça um desenho ou cole uma imagem do animal escolhido.

MANUAL DO PROFESSOR

Nas atividades dessa seção, é possível trabalhar o desenvolvimento da habilidade EF03CI04.

  • Atividade 1. O objetivo dessa atividade é avaliar a interpretação de texto e se os estudantes conseguem recuperar e localizar informações após a leitura de um texto.
  • Atividade 2. Chame a atenção dos estudantes para a forma de apresentar as informações em um organizador gráfico. Relembre as formas de organização de informações usadas até o momento (tópicos ou itens, tabelas, esquemas hierarquizados etc.).
  • Atividade 3. Nessa atividade, os estudantes vão fazer o caminho inverso do exercício anterior. A partir de informações esquematizadas, vão compor uma narrativa. E, ao final, fazer um desenho do animal escolhido. Oriente-os a usar o texto trabalhado como referência.

    Domínio da linguagem

    Vocabulário. Destaque a importância de fazer uso do vocabulário específico da disciplina na produção de textos, para que os estudantes se apropriem da linguagem dessa área do conhecimento. Para incentivar esse uso, solicite que escolham algumas palavras do texto que descrevem o polvo para tentar incluir em sua produção. Os estudantes também podem buscar palavras ao longo da unidade, elaborando uma lista das que podem ser usadas.

MP054

Capítulo 4. Animais vertebrados

Os animais vertebrados possuem um esqueleto com crânio e coluna vertebral na parte interna do corpo. A maioria deles possui o corpo formado por cabeça, tronco e membros locomotores. Alguns desses animais também têm cauda.

Imagem: Ilustração. Silhueta preta de um gato para à esquerda de cor preta com o esqueleto dentro em branco. À esquerda, na cabeça : crânio na parte superior, no dorso do corpo : tronco, na horizontal onde há a coluna vertebral e na ponta da direita, cauda. Na parte inferior, quatro patas na horizontal : membros.  Fim da imagem.

LEGENDA: Esquema de esqueleto de um gato. As pernas são um exemplo de membros locomotores. Cores fantasia. FIM DA LEGENDA.

Fonte: DONE, H. S. et al. Color atlas of veterinary anatomy: the dog and cat. Londres: Mosby Elsevier, 2009. v. 3.

Os animais vertebrados podem ser classificados em cinco grupos: peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.

Os peixes são animais aquáticos. O tubarão, as raias e o cavalo-marinho são exemplos de peixes que vivem no mar. O pirarucu, o bagre e a piranha são alguns dos peixes que vivem em rios e lagos. Os peixes têm nadadeiras que ajudam na natação. A maioria dos peixes têm o corpo coberto por escamas.

Imagem: Fotografia. Um cavalo-marinho dentro no oceano em água, animal de tamanho pequeno na vertical, com parte laranja na parte superior, parte inferior em marrom e cauda fina dobrada para dentro em espiral. O focinho é fino de cor amarela, com o formato tubular e com pequenas nadadeiras no dorso. Texto : Comprimento: cerca de 15 centímetros.   Fim da imagem.

Comprimento: cerca de 15 centímetros.

LEGENDA: O cavalo-marinho é um peixe que vive no mar. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Dentro da água, um peixe grande na horizontal de cor cinza, cabeça achatada no lado direito e cauda fina para à esquerda. Abaixo, plantas e pedras marinhas em tons de marrom à frente e verde-escuro.  Texto : Comprimento : 2 metros.   Fim da imagem.

Comprimento: 2 metros.

LEGENDA: O pirarucu é um peixe que vive em rios da Amazônia. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos do capítulo

  • Reconhecer algumas características gerais dos animais vertebrados.
  • Compreender que os vertebrados têm diferentes coberturas do corpo e membros locomotores.
  • Classificar animais vertebrados em peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.

    Para este capítulo, é importante trabalhar com as imagens dos animais representantes de cada grupo, explorando e comparando suas características com cuidado, de acordo com as habilidades EF03CI04 e EF03CI06.

    Mostre aos estudantes que, apesar das diferentes características, todos os animais vertebrados possuem esqueleto com crânio e coluna vertebral na parte interna do corpo. Estimule os estudantes a relacionarem a posição dessas estruturas nos animais apresentados, a partir da representação esquemática do gato.

    Explore aspectos da locomoção dos vertebrados. As pernas compridas e musculosas das rãs, por exemplo, permitem que elas se locomovam com longos saltos; as escamas que recobrem o corpo dos peixes os ajudam a deslizar na água; o corpo flexível e sem pernas das serpentes desliza sobre o chão e tem facilidade para entrar em tocas e passar por locais estreitos.

    BNCC em foco na dupla de páginas:

    EF03CI04, EF03CI06

    A coluna vertebral. A característica que define o grupo dos vertebrados é a presença de coluna vertebral e crânio. A coluna vertebral inicia-se na base do crânio e segue até o fim do tronco. Em animais que possuem cauda, estende-se até o fim da cauda. A coluna vertebral é formada por ossos pequenos e muito resistentes, as vértebras. Apesar de ser formada por partes rígidas, a coluna é articulada e permite a movimentação. Entre as vértebras, encontramos os discos intervertebrais, que são constituídos por um anel fibroso e um núcleo de textura gelatinosa. Os discos intervertebrais, além de permitir a movimentação, desempenham a função de amortecedores, absorvendo os impactos.

    A coluna vertebral possui uma musculatura forte e ligamentos associados que lhe conferem estabilidade e movimentação. Além de fornecer sustentação aos animais, a coluna vertebral também protege a medula espinal, que é bastante frágil e funciona como centro nervoso de atos involuntários, além de ser veículo condutor de impulsos nervosos. A medula espinal passa pelo centro das vértebras, pelo canal vertebral, e se estende até o final do tronco, mesmo em animais que possuem cauda.

MP055

Os anfíbios podem viver na água doce ou em ambientes terrestres úmidos. Sapos, rãs, pererecas e cecílias são exemplos de anfíbios. Anfíbios têm a pele fina e úmida, e a maioria tem pernas quando adultos. Quando são jovens, vivem na água e nadam. Os adultos podem nadar, saltar, rastejar ou subir em árvores.

Imagem: Fotografia. Sobre vegetação de cor verde, uma rã com o corpo para à esquerda, olhos pretos, de pele de cor marrom, húmida, com manchas em preto e patas pegajosas.  Texto : Comprimento : 8 centímetros.   Fim da imagem.

Comprimento: 8 centímetros.

LEGENDA: A rã-verde se locomove saltando. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Cecilia, animal de corpo comprido em cinza, com o formato cilíndrico e corpo húmido. O corpo está enrolado entre si, sobre folhas marrons.  Texto : Comprimento : 50 centímetros.   Fim da imagem.

Comprimento: 50 centímetros.

LEGENDA: As cecílias se locomovem rastejando. FIM DA LEGENDA.

Os répteis podem viver em ambiente aquático ou terrestre. Geralmente, têm o corpo coberto de escamas e a pele grossa e seca. Alguns rastejam, como as serpentes; outros caminham rente ao chão, como os lagartos; e outros nadam, como as tartarugas marinhas.

Imagem: Fotografia. Uma serpente de tamanho grande de cor marrom com manchas em marrom-escuro, com a ponta inferior mais fina, sobre uma folha verde em local com água e parte em marrom à esquerda.  Texto : Comprimento : 1 metro.  Fim da imagem.

Comprimento: 1 metro.

LEGENDA: As serpentes, como a jararaca, não têm membros locomotores e rastejam. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma tartaruga nadando em oceano em azul, com coral e plantas marinhas na parte inferior à direita. A tartaruga é de tamanho médio de cor marrom, com manchas em marrom-escuro, com casco duro de formato arredondado, com quatro patas e cabeça redonda.  Texto : Comprimento: 1 metro.   Fim da imagem.

Comprimento: 1 metro.

LEGENDA: A tartaruga-verde é um animal marinho que se alimenta principalmente de algas. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Ao falar sobre as características gerais do corpo dos animais, comente que existem diversas variações em cada grupo. Por exemplo, a cobra-cega é um animal anfíbio que não possui pernas; as baleias são mamíferos e se locomovem movendo as nadadeiras; apesar de apresentar pelos, o corpo do tatu, animal mamífero, é recoberto por uma grossa carapaça.

Peça aos estudantes que listem outros exemplos de animais de cada um dos grupos apresentados. Avalie as respostas e oriente as incorretas, focando nas características que definem cada grupo.

MP056

As aves têm o corpo coberto de penas, além de ter pernas e asas. São animais terrestres, e a maioria pode voar. O sabiá, o jaburu e a coruja são aves que voam. Já o avestruz, a ema e os pinguins não voam.

Imagem: Fotografia. Uma coruja sobrevoando baixo, perto de vegetação rasteira. Ela tem penas de cor marrom-claro com partes em marrom-escuro nas pontas das asas e cauda. Os olhos são amarelos, bico pequeno. Mais ao fundo, vegetação verde.  Texto: Envergadura: 150 centímetros.   Fim da imagem.

Envergadura: 150 centímetros.

LEGENDA: As corujas bufo-real voam em busca de alimento. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Dois pinguins, à frente, um para à direita pulando de local com gelo branco para o mar. O pinguim tem na cabeça, dorso e cauda pequena de cor preta, com parte interna do corpo e parte da cabeça, em branco, com bico pequeno de cor laranja e patas em bege-claro. Mais ao fundo, um pinguim para à esquerda.  Texto : Comprimento: 90 centímetros.   Fim da imagem.

Comprimento: 90 centímetros.

LEGENDA: Os pinguins-gentoo são ótimos nadadores e se alimentam de peixes. FIM DA LEGENDA.

Os mamíferos têm o corpo coberto de pelos. Os filhotes se alimentam do leite produzido pela fêmea. Em geral, eles têm pernas e caminham, como os cachorros, os macacos e os elefantes. Mas há aqueles que nadam, como as baleias, e os que voam, como os morcegos.

Imagem: Fotografia. Dois macacos sobre um galho fino de árvore de cor bege com partes em verde. Um macaco de pelos de cor bege, com partes em amarelo nas patas, penas em preta na cabeça e cinza, com orelhas e parte dos olhos em bege-claro. Abaixo, macaco adulto, com cauda fina e acima nas costas, filhote, macaco pequeno com cabeça com pelos cinzas e corpo em amarelo-claro.  Texto : Comprimento: 30 centímetros.   Fim da imagem.

Comprimento: 30 centímetros.

LEGENDA: Os saimiris vivem nas copas das árvores e carregam seus filhotes nas costas. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Dentro do oceano de cor azul, uma baleia grande de cor cinza com detalhes em branco nas nadadeiras e parte inferior, com a cabeça para à direita, com olhos pretos, com cauda à esquerda.  Texto : Comprimento: 13 metros.  Fim da imagem.

Comprimento: 13 metros.

LEGENDA: As baleias jubarte têm poucos pelos, apenas na região da cabeça. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Peça aos estudantes que comparem os animais pertencentes ao grupos das aves com os animais pertencentes ao grupo dos mamíferos, dando prosseguimento ao trabalho com as habilidades EF03CI04 e EF03CI06. Chame a atenção para características semelhantes entre eles, como a presença de coluna vertebral, e características que os diferenciam e servem para dividi-los nestes dois grupos, como o tipo de revestimento do corpo.

Questione os estudantes sobre aves e mamíferos comuns na região onde moram. Peça que descrevam esses animais, falando sobre a cobertura do corpo, alimentação, forma de locomoção, entre outros. Se possível, apresente exemplos de aves e mamíferos nativos da região e identifique aqueles que estejam ameaçados de extinção. Aproveite a oportunidade para falar sobre como a destruição dos ambientes, a caça e o tráfico de animais podem levar espécies à extinção.

BNCC em foco na dupla de páginas:

EF03CI04, EF03CI06

Texto complementar

Mais sobre os vertebrados

Vertebrados [...] são muito diversificados: as mais de 56.000 espécies atuais (atualmente viventes) variam, em tamanho, desde peixes pesando somente 0,1 grama, quando plenamente adultos, até baleias que pesam cerca de 100 000 quilogramas. Os vertebrados vivem em praticamente todos os hábitats da Terra. Peixes bizarros, alguns com bocas tão grandes que podem engolir presas maiores que eles próprios, percorrem as profundidades marinhas, às vezes atraindo presas por meio de luzes brilhantes. Quinze quilômetros acima desses peixes, aves migratórias voam sobre os picos da cordilheira dos Himalaias, as mais altas montanhas da Terra.

A diversidade de vertebrados atuais é fascinante, porém as espécies atualmente viventes constituem apenas uma pequena porcentagem daquelas que já existiram. Para cada espécie vivente pode ter existido mais de uma centena de espécies extintas, e algumas destas não têm equivalentes entre as formas atuais. Os dinossauros, por exemplo, que dominaram a Terra por 180 milhões de anos, são tão diferentes de qualquer animal vivente que é difícil reconstituir a vida que levavam.

[...] O termo vertebrado é obviamente derivado das vértebras arranjadas em série para formar a coluna vertebral. [...] Em muitos peixes, as vértebras são constituídas por cartilagem em vez de osso.

POUGH, F. H.; JANIS, C. M.; HEISER, J. B. A vida dos vertebrados. São Paulo: Atheneu, 2008. p. 2-3 e 20.

MP057

ÁLBUM de Ciências

Leia em voz alta ou acompanhe a leitura, de acordo com a orientação do professor.

Dimorfismo sexual

Em muitas espécies, os machos e as fêmeas de uma mesma espécie são muito parecidos. Em outras, eles apresentam diferenças que podem ser marcantes; muitas vezes, nem parecem pertencer à mesma espécie. Essas diferenças podem ser características físicas e comportamentais, tais como tamanho do corpo, cor das penas e dos pelos, sons e comportamentos para atrair o parceiro.

Nos casos em que é possível diferenciar macho e fêmea pela aparência externa, dizemos que a espécie apresenta dimorfismo sexual.

Nas aves, em geral, os machos são mais vistosos e têm uma plumagem mais colorida e exuberante do que as fêmeas.

Em várias espécies de animais, um dos gêneros tem um porte maior do que o outro. As fêmeas dos elefantes-marinhos são bem menores e mais leves que os machos. As fêmeas de gaviões e falcões são maiores que os machos.

Em espécies como a garça-branca-grande não há dimorfismo sexual. Para determinar o sexo dos indivíduos é preciso coletar amostras de sangue, de penas ou da casca do ovo para fazer análises em laboratório.

Imagem: Fotografia. Sobre galho fino de árvore de cor bege, dois pássaros um de frente para o outro. À esquerda, pássaro de penas vermelhas no corpo e penas pretas nas asas e na cauda, com bico pequeno de cor branca, olhos pequenos pretos. Ele está com bico aberto para outro pássaro menor. Ele tem penas em marrom, com asas e cauda preta e no corpo, penas em laranja, com bico pequeno cinza, fechado. Ao fundo, desfocado, vegetação verde.  Texto : Comprimento: 19 centímetros.   Fim da imagem.

Comprimento: 19 centímetros.

LEGENDA: Tiê-sangue. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Sobre solo de cor marrom com pouca vegetação verde, dois elefantes-marinhos. À esquerda, elefante de tamanho grande na horizontal de cor cinza, com o corpo de tamanho médio, com o focinho similar a pequena trompa, sobre um outro menor, à direita. O elefante-marinho à direita, de tamanho menor, corpo cinza e parte em branco atrás. Em segundo plano, oceano com água azul.  Texto: Comprimento: 4 metros (macho) e 2 metros (fêmea).   Fim da imagem.

Comprimento: 4 metros (macho) e 2 metros (fêmea).

LEGENDA: Elefante-marinho-do-sul. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Duas garças brancas, pernas finas cinzas com bico fino em amarelo. Elas estão em local com vegetação verde, com o corpo virado para à esquerda, com pescoço longo.  Fim da imagem.

Comprimento: 90 centímetros.

LEGENDA: Garça-branca-grande. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Objetivo da seção

  • Identificar semelhanças e diferenças entre indivíduos da mesma espécie.
  • Conhecer alguns exemplos de dimorfismo sexual.

    Essa seção dá continuidade ao trabalho com as habilidades EF03CI04 e F03CI06, chamando a atenção para as características de uma mesma espécie. Oriente os estudantes na leitura do texto e das imagens. Em seguida, discuta se eles conhecem outros exemplos. Um caso de dimorfismo muito acentuado é o do pavão (gêneros Pavo e Afropavo), que possui uma cauda vistosa, com plumagem colorida e exuberante, enquanto as penas são castanhas com bordas verdes. Pergunte aos estudantes por que eles acham que existem essas diferenças. Comente que, em geral, características muito chamativas se relacionam com a atração de parceiros.

    Esclareça aos estudantes que o dimorfismo, comum em muitos vertebrados, ocorre também em invertebrados, como moscas-da-fruta, abelhas, entre outros.

MP058

  1. Sabendo algumas características dos animais, é possível classificá-los.

    Utilize o esquema abaixo como guia e classifique os animais a seguir.

Imagem: Fotografia. Um peixe na horizontal para à esquerda, com dorso em amarelo, azul e preto e resto do corpo em cinza. Ele tem duas barbatanas, uma no dorso e outra na parte inferior e cauda à direita. Fim da imagem.

LEGENDA: Lambari, 10 cm de comprimento FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um sapo de tamanho médio de cor marrom-claro, com quatro patas pegajosas, com olhos pretos, com o corpo para à esquerda.  Fim da imagem.

LEGENDA: Bufo, 18 cm de comprimento FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um lagarto grande de cor bege-claro, com partes em marrom, com quatro patas pequenas. Na boca, uma língua fina para fora, com ponta com duas bifurcações.  Fim da imagem.

LEGENDA: Teiú, 1,4 metro de comprimento FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um pássaro pequeno de penas de cor marrom sobre o dorso, com penas em branco no pescoço e parte de baixo em branco, patas finas em amarelo. Fim da imagem.

LEGENDA: Pardal, 14 cm de comprimento FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um cachorro sentado de pelos de cor branca, com partes em marrom na cabeça e marrom-escuro no dorso e cauda.  Fim da imagem.

LEGENDA: Cachorro, 56 cm de altura FIM DA LEGENDA.

Observação: Os elementos desta página não estão na mesma proporção. Fim da observação.

Imagem: Esquema. O corpo é coberto por escamas, pelos ou penas? Não. Nome do animal: Bufo. Classificação: Anfíbio. Sim.  Tem o corpo coberto de escamas? Sim. Vive no ambiente aquático? Não. Nome do animal: _____. Classificação: _____. Sim.  Nome do animal: _____. Classificação: _____. Tem o corpo coberto de escamas? Não.  A cobertura do corpo é de: penas. Nome do animal: _____. Classificação: _____. A cobertura do corpo é de: pelos. Nome do animal: _____. Classificação: _____. Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: Teiú - Réptil. Lambari - Peixe. Pardal - Ave. Cachorro - Mamífero.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Atividade 1. Ao final da atividade, você pode sugerir aos estudantes que, utilizando o que aprenderam sobre a classificação dos vertebrados, criem esquemas com outras características para classificar os animais ou, ainda, selecionem novas fotografias de animais e utilizem o esquema para classificá-los.

    Ao propor que os estudantes comparem alguns animais e os classifiquem com base em características externas e de modo de vida, a atividade 1 favorece o desenvolvimento da habilidade EF03CI06.

    BNCC em foco na dupla de páginas:

    EF03CI06

    Texto complementar

    Fauna brasileira

    O Brasil é responsável pela gestão do maior patrimônio de biodiversidade do mundo: são mais de 120 mil espécies de invertebrados e aproximadamente 8930 espécies vertebrados (734 mamíferos, 1982 aves, 732 répteis, 973 anfíbios, 3150 peixes continentais e 1358 peixes marinhos), das quais 1.173 estão listadas como ameaçadas de extinção, sendo uma obrigação do poder público e da sociedade protegê-las.

    BRASIL. Ministério do Meio Ambiente – Instituto Chico Mendes. Fauna Brasileira. Disponível em: http://fdnc.io/ety. Acesso em: 30 maio 2021.

MP059

  1. Existem muitos animais com os quais convivemos. Para cada grupo indicado a seguir, escreva o nome de um animal que você já viu em casa ou em lugares que visitou.
    PROFESSOR Resposta pessoal.
    • Peixes: .
    • Anfíbios: .
    • Répteis: .
    • Aves: .
    • Mamíferos: .
    1. Leia o quadro com as características dos vertebrados e observe as imagens. Escreva os números correspondentes às características de cada animal e o nome do grupo de vertebrados ao qual cada um pertence.
  1. Quadro:
  1. Pelos
  1. Penas
  1. Asas
  1. Escamas
  1. Pele sem pelos, escamas ou penas
  1. Pernas
  1. Nadadeiras.
    1. Fim do quadro.
Imagem: Fotografia. Um animal com o formato de grande lagarto de cor amarela com manchas em preto. Na boca, língua fina de cor marrom para frente, com olhos pequenos pretos, caminhando para frente em local com vegetação verde pequena.  Texto : Comprimento: 60 cm.   Fim da imagem.

Comprimento: 60 cm.

Teiú:

PROFESSOR Resposta: 4 e 6.
Réptil.
Imagem: Fotografia. Sobre vegetação de cor verde, um pássaro pequeno de penas de cor azul-claro, asas de cor preta, para à direita, com bico pequeno e patas em cinza.  Texto : Comprimento: 20 cm.  Fim da imagem.

Comprimento: 20 cm.

Arambé-azul:

PROFESSOR Resposta: 2, 3 e 6.
Ave.
Imagem: Fotografia. Uma anta, animal de tamanho médio de cor marrom, focinho fino, orelhas pequenas, caminhando em parte rasa de rio de cor marrom. Ao fundo, borda com vegetação verde e solo marrom.  Texto : comprimento: 2 metros.  Fim da imagem.

Comprimento: 2 metros.

Anta:

PROFESSOR Resposta: 1 e 6.
Mamífero.
Imagem: Fotografia. Um peixe comprido de cor cinza com franja fina contornando o corpo, dentro do mar. Na parte inferior, vegetação marinha de cor verde.  Texto : Comprimento: 90 cm.  Fim da imagem.

Comprimento: 90 cm.

Aruanã:

PROFESSOR Resposta: 4 e 7.
Peixe.
Imagem: Fotografia. Uma rã sobre folha verde. Ela tem tamanho pequeno, de cor bege-claro, com as patas beges, com olhos redondos de cor marrom.  Texto: Comprimento: 4 cm.   Fim da imagem.

Comprimento: 4 cm.

Rã-tijolo:

PROFESSOR Resposta: 5 e 6.
Anfíbio.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Atividade 2. Veja alguns exemplos a seguir.
  • Peixes: entre as espécies mais comuns em aquários, há peixe-beta, neon, molinésia e tetra. Os estudantes podem citar também peixes relacionados à alimentação, como tilápia e bacalhau.
  • Anfíbios: os estudantes podem citar sapos, como o sapo-bufo e a rã-touro. Se citarem “girinos”, explique que essa é uma fase de vida dos anfíbios.
  • Répteis: os estudantes podem citar lagartos, lagartixas e serpentes. Se forem citadas espécies peçonhentas, lembre de não tocar em animais que não conhecem, para evitar acidentes.
  • Aves: os estudantes podem citar aves comuns na região em que vivem. Nesse momento, é interessante reforçar que criar animais silvestres em cativeiro é crime ambiental. De acordo com as respostas da turma, pode ser importante elaborar uma campanha de conscientização.
  • Mamíferos: os estudantes podem citar animais domésticos ou domesticados, como cães, gatos, porcos ou animais selvagens que já viram. Também alertar sobre o fato de que criar animais silvestres, como macacos, é crime ambiental.
  • Atividade 3. Ao propor aos estudantes que comparem alguns animais e os classifiquem com base em características externas, a atividade favorece o desenvolvimento da habilidade EF03CI06.

MP060

  1. Responda às perguntas.

    Um animal pode ser ao mesmo tempo:

    vertebrado e peixe?

    PROFESSOR Resposta: Sim, os peixes são animais vertebrados.

    invertebrado e réptil?

    PROFESSOR Resposta: Não, pois os répteis são animais vertebrados.
  1. Observe a cena e responda.
Imagem: Ilustração. Vista do alto para baixo, uma mesa, três pessoas comendo refeição disposta na mesa, cada um com um prato e talheres nas mãos. À esquerda, um homem de pele clara, cabelos castanhos, com camiseta de gola azul, de mangas curtas e à frente dele, mulher de pele negra, cabelos pretos até os ombros encaracolados, com blusa de manga até os ombros em branco, com partes em verde. Perto deles, ao centro, uma menina negra de cabelos pretos, com camiseta de mangas curtas em amarelo. A mulher diz : Filha, tome cuidado ao comer o peixe. Antes de colocar na boca, veja se não sobraram espinhas. Depois, mastigue bem o peixe antes de engolir. Fim da imagem.
  1. Por que devemos tomar cuidado com as espinhas do peixe?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Porque, ao serem engolidas, podem causar ferimentos.
  1. O que são as espinhas do peixe?

    _____

    PROFESSOR Resposta: O que chamamos de espinhas do peixe são seus ossos (esqueleto).
  1. Assinale V para verdadeiro ou F para falso.

    ( ) Os seres humanos pertencem ao grupo dos mamíferos.

    ( ) Todas as aves voam.

    ( ) Todos os répteis são animais vertebrados.

    ( ) Os animais invertebrados possuem crânio e coluna vertebral.

    PROFESSOR Resposta: V, F, V, F.
MANUAL DO PROFESSOR

Nas atividades das páginas 42 e 43, é possível trabalhar o desenvolvimento das habilidades EF03CI04 e EF03CI06.

  • Atividade 4. Ao discutir a atividade, aprofunde as discussões iniciadas no Investigar o assunto. Neste momento, os estudantes perceberão mais claramente o caráter hierárquico desse tipo de classificação. É importante que entendam que cada nível subsequente de classificação elimina alguns animais que estavam incluídos no nível anterior. Por exemplo, de todos os vertebrados, apenas alguns são mamíferos, embora todos os mamíferos sejam vertebrados. Uma das dificuldades dos estudantes é entender que, dentro dos grupos mais abrangentes, existem grupos menores. Muitas vezes veem esses grupos como classificações alternativas e não como níveis diferentes em um mesmo sistema de classificação. Deve-se lembrar que as tendências atuais apontam para classificações que refletem a história evolutiva dos organismos.
  • Atividade 5.
  1. Espera-se que os estudantes compreendam que as espinhas do peixe podem causar ferimentos na boca e na garganta se forem engolidas, pois, em geral, são pontiagudas.
  1. Se julgar necessário, explique aos estudantes que as espinhas correspondem principalmente aos ossos da coluna vertebral e da costela dos peixes ósseos.
    • Atividade 6. Como complemento da atividade, peça aos estudantes que oralmente corrijam as alternativas falsas.
    • Nem todas as aves voam.
    • Os animais vertebrados possuem crânio e coluna vertebral.

      BNCC em foco:

      EF03CI04, EF03CI06

MP061

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. Observe a imagem e leia o texto para um colega. Depois, respondam às questões.
Imagem: Fotografia. Sobre um galho fino de cor bege, um marsúpio adulto de pelos de cor marrom, com cabeça de pelos brancos, com focinho fino, de cor branca. Sobre ele, uma dezena de filhotes com a mesma pelagem. Ao fundo, vegetação de cor verde.  Fim da imagem.

Comprimento do adulto: 35 centímetros.

Quando nascem, os filhotes de gambá ainda não estão inteiramente cobertos de pelos e ainda não terminaram de se desenvolver. Além disso, as mamas da gambá fêmea ficam dentro de uma bolsa chamada marsúpio, que ela tem do lado de fora da barriga. No marsúpio, os filhotes continuam se alimentando e crescendo.

  1. Quais características mencionadas no texto servem para identificar os gambás como mamíferos?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Os gambás adultos têm o corpo coberto de pelos e os filhotes mamam.
  1. Você conhece mais algum animal que tem marsúpio?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Resposta pessoal. Os estudantes podem mencionar o canguru, o coala e a cuíca.
  1. Observe a imagem abaixo e responda às perguntas.
    1. A qual grupo de vertebrados pertencem os seres humanos?

      _____

      PROFESSOR Resposta: Ao grupo dos mamíferos.
    1. Quais características presentes na fotografia indicam que os seres humanos pertencem ao grupo mencionado no item a?

      _____

      PROFESSOR Resposta: A presença de pelos (cabelo) e o fato de o bebê se alimentar de leite materno.
Imagem: Fotografia. Uma mulher vista da cintura para cima, de pele clara, cabelos longos pretos, com par de óculos de grau no rosto, usando camisa de mangas curtas em azul, com abertura para o seio esquerdo, onde uma bebê deitada mama. A mulher segura na mão direita da menina, rindo para ela. Esta é vista de costas, de pele clara, cabelos castanhos, vestida com roupa com estampa em branco e laranja. Em segundo plano, mobília em branco em gavetas. Fim da imagem.

LEGENDA: Mãe amamenta o filho antes de fazer doação para um banco de leite no município de Recife, Pernambuco, em 2018.FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR
  • Atividade 7. Nesta atividade, os estudantes poderão usar as informações novas apresentadas no texto para retomar o conteúdo e aprender sobre um tipo específico de mamífero. Se possível, apresente fotografias de outros animais que têm marsúpio.
  • Atividade 8. Esta atividade promove a progressão da habilidade EF03CI06, pois, com base nas características comuns, os estudantes deverão classificar o ser humano dentro de um dos grupos de animais existentes. E também desenvolve a habilidade EF03CI04, uma vez que eles terão de identificar características sobre o modo de vida desse grupo.

    BNCC em foco:

    EF03CI04, EF03CI06

MP062

ÁLBUM de Ciências

Leia em voz alta ou acompanhe a leitura, de acordo com a orientação do professor.

Animais marinhos

Imagem: Fotografia. Dentro do oceano com água de cor azul, com duas baleias jubartes, próximas umas das outras. Elas têm pele de cor cinza e partes em branco na parte inferior e nadadeiras.  Fim da imagem.

LEGENDA: Baleia jubarte: É um mamífero. Sua gestação dura 11 meses. Durante a amamentação, as baleias permanecem mais próximas da superfície, para que o filhote suba para respirar. As baleias jubarte podem pesar até 40 toneladas e medir 16 metros. Tonga, no oceano Pacífico, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Ao fundo do oceano, solo arenoso e com pedras, uma lagosta, animal de tamanho médio com o corpo de casco duro, patas finas na parte inferior e duas hastes finas na horizontal. Na parte superior, rochas de cor rosas e manchas em laranjas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Lagosta: Animal invertebrado. A fêmea produz milhares de ovos por período reprodutivo e os guarda no abdome .Vive em tocas entre recifes de corais, rochas e vegetação. Cozumel, México, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Dentro da água, cavalo-marinho na vertical, de tamanho pequeno, com a cabeça pequena com focinho fino com o formato de um tubo de cor amarela, na parte inferior, partes em marrom e laranja, nadadeiras pequenas e na parte inferior, cauda dobrada para dentro, com o formato em espiral.  Fim da imagem.

LEGENDA: Cavalo-marinho: É um peixe. O cavalo-marinho macho tem uma espécie de bolsa na qual carrega os ovos até o nascimento dos filhotes. Nascem mais de mil filhotes por período reprodutivo. Madri, Espanha, em 2017. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Objetivo da seção

  • Conhecer exemplos de animais invertebrados e vertebrados marinhos.
  1. Essa seção explora os modos de vida, características externas e formas de desenvolvimento de alguns animais marinhos, permitindo o desenvolvimento de aspectos das habilidades EF03CI04, EF03CI05 e EF03CI06.
    • Se julgar interessante, acrescente ainda informações sobre animais que não estão representados, como outros peixes e as toninhas. Informe aos estudantes que a maioria dos peixes nasce de ovos, podendo colocar milhares deles, de uma só vez. Porém, algumas espécies podem se desenvolver dentro da barriga da mãe. A toninha, por sua vez, é um mamífero. Esse golfinho tem apenas um filhote por vez, que permanece junto da mãe. As mães ensinam os filhotes a capturar peixes alguns meses após o nascimento.

      BNCC em foco na dupla

      de páginas:

      EF03CI04, EF03CI05, EF03CI06

      Sugestão de atividade: Dominó dos animais marinhos

      Material: Cartolina; lápis de cor ou canetinha; fotos impressas dos animais (opcional).

      Como fazer

      Confecção das peças: recorte a cartolina em peças com o tamanho aproximado de 8 cm × 6 cm. Faça o número de peças que achar conveniente: recomendamos em torno de 30 peças. Escolha os animais marinhos que vão ilustrar o dominó da turma e separe alguma característica ou curiosidade desse animal; você pode utilizar os animais e as informações contidas nestas páginas e pesquisar o restante na internet. Com um traço, divida cada peça ao meio. Metade da peça deve conter a imagem de um animal (escolha a melhor forma para ilustrar as peças: elas podem ser desenhadas pelos estudantes, você pode providenciar as imagens dos animais impressas e pedir aos estudantes que as recortem etc.). Na outra metade da peça, escreva uma curiosidade sobre outro animal.

      Como jogar: organize a turma em grupos de três estudantes. Instrua-os a embaralhar as peças e a distribuí-las entre os jogadores. Sorteiem um dos jogadores para começar o jogo. Esse jogador deve colocar uma peça na mesa. O próximo jogador deve colocar uma peça ao lado da primeira, mas tem que ser a peça que tenha a ilustração do animal a que corresponda a curiosidade da peça da mesa. Ou a curiosidade que corresponda ao animal ilustrado na peça da mesa. Se o jogador não tiver nenhuma das peças, passa sua vez para o próximo. O jogador que ficar sem nenhuma peça primeiro será o vencedor.

MP063

Imagem: Fotografia. Uma água-viva dentro do mar de água de cor verde-clara. A água-viva com a parte superior arredondada em branco e na parte inferior, tentáculos finos na vertical e ao centro, tentáculos mais grossos de cor laranja-claro. Ela está inclinada para à direita.  Fim da imagem.

LEGENDA: Água-viva: Animal invertebrado. A maioria das espécies possui tentáculos, utilizados para capturar alimentos e para se defender. Pode variar bastante de tamanho, e seus tentáculos podem ter vários metros de comprimento. Florianópolis, Santa Catarina, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista de baixo para frente no oceano azul, uma raia-manta, corpo largo branco similar a um triângulo invertido, com as pontas laterais, nadadeiras finas. Na parte inferior, ferrão fino.  Fim da imagem.

LEGENDA: Raia-manta: É um peixe. Essa espécie é a maior que existe, podendo alcançar oito metros de envergadura e pesar mais de duas toneladas. Seu ovo se desenvolve dentro do corpo da fêmea. Nasce apenas um filhote por vez. Fernando de Noronha, Pernambuco, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um paguro, animal pequeno com o corpo de cor laranja, com patas finas com dois olhos em preto, com casco arredondado em bege e partes em marrom. Ele está sobre solo arenoso em bege.  Fim da imagem.

LEGENDA: Paguro: Animal invertebrado. Para se proteger, o paguro se abriga em conchas abandonadas. À medida que cresce e a concha fica pequena, ele procura uma nova concha para se abrigar. Pode chegar a 30 centímetros de comprimento. Ilha Wizard, Estados Unidos, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma estrela marinha de cor laranja, com cinco pontas com o formato cilíndrico sobre pedras cinzas grandes, médios e pequenas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Estrela-do-mar: Animal invertebrado. A maioria possui cinco braços. Quando um de seus braços é arrancado, a estrela-do-mar tem a capacidade de gerar um novo braço. O braço arrancado pode originar uma nova estrela-do-mar. Cabo Frio, Rio de Janeiro, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Em grupos, façam um dicionário de animais marinhos. Para isso, organizem os nomes em ordem alfabética e escrevam uma breve explicação sobre cada animal. Acrescente novos exemplos.

PROFESSOR Resposta variável.
MANUAL DO PROFESSOR

Trabalho em grupo. Incentive os estudantes a conhecerem melhor a diversidade de animais que vivem no ambiente marinho. Em grupos, peça que realizem uma pesquisa sobre uma ou mais espécies e elaborem um texto breve definindo esses animais. A organização de um dicionário, que poderá integrar as pesquisas de todos os estudantes da turma, contribuirá com o processo de alfabetização e também com noções de leitura, compreensão e elaboração de verbetes de dicionários, nesse caso, de um dicionário temático, que explora um vocabulário específico.

Educação em valores

Preservação do ambiente. O professor pode optar por trabalhar o tema contemporâneo Preservação do ambiente relacionado ao conteúdo da seção. Para isso, mostre aos estudantes imagens de poluição dos mares e animais vítimas da poluição marinha e também reportagens com esse tema. Explique que muitas atividades humanas causam a poluição marinha, como o lixo jogado em praias e o lixo jogado nas ruas (que vai parar nos rios e depois no mar), o lançamento de esgoto no mar etc. Enfatize que a poluição marinha causa desequilíbrio no oceano, matando muitas espécies de animais, contaminando peixes que poderão servir de alimento para nós, deixando praias impróprias para banho etc. Proponha uma reflexão sobre qual é a melhor forma de combater esse problema; desperte a consciência ambiental.

MP064

Atividade prática

Pesquisa

Visita ao zoológico

Nos zoológicos, é possível observar diversos animais. Além de abrigar e cuidar dos animais, os zoológicos também realizam pesquisas e divulgam informações importantes sobre os animais e o ambiente em que eles vivem.

O que você vai fazer

Visitar um zoológico e identificar a alimentação de alguns animais.

Material

  1. Converse com os colegas e o professor a respeito das regras gerais que devem ser seguidas por todos: manter-se em grupo, não correr, não assustar nem alimentar os animais, não utilizar flash para fotografar, entre outras.
  1. Pesquise no site do zoológico que vocês vão visitar quais são os animais que estão disponíveis para observação.

    Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Reúnam-se em grupos e elaborem fichas de observação. Nessas fichas, é importante incluir tópicos para registrar a origem, o tipo de alimentação, os cuidados especiais e o ambiente de cada animal que será observado.
  1. Definam quais grupos ficarão responsáveis pela pesquisa de mamíferos, de répteis, de anfíbios, de aves e de invertebrados.

    Etapa 2: A visita

  1. Leia as informações de cada animal nas placas indicativas; se tiver dúvidas, pergunte ao professor.
Imagem: Ilustração. Três crianças perto uma da outra, da esquerda para à direita : um menino negro com cabelos castanhos, usando um boné azul-claro, uma regata verde com detalhes em amarelo, com bermuda de cor roxa, com sapatos vermelhos e branco. Ele segura na mão esquerda com caderno de página branca com espiral, com lápis vermelha na mão direita. Ao centro, uma menina sentada sobre cadeira verde, de pele clara, cabelos castanhos até os ombros, chapéu rosa, com camiseta de mangas curtas em roxo e parte em amarelo, com bermuda em rosa e detalhes em amarelo e sapatos em amarelo e branco. Ela segura na mão esquerda, uma caderneta com folhas brancas e na mão direita, um lápis verde. À direita, menina de pele morena, cabelos escuros presos para trás, com boné de cor vermelha e marrom, usando camiseta verde com mangas em amarelo, com detalhes em amarelo, com bermuda em cinza e sapatos em azul-claro em branco. Ela tem um binoculo azul pendurado no pescoço e na mão direita, um bloco de notas de páginas beges, lápis laranja na mão esquerdo no alto.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivo da seção

  • Conhecer um zoológico e seu papel social.
  • Observar diferentes animais, obter informações sobre seu local de origem e sua alimentação.

    Esta atividade permitirá que os estudantes investiguem o modo de vida e certas características externas de animais do zoológico, que permitirão classificá-los em diferentes grupos, de acordo com as habilidades EF03CI04 e EF03CI06. Nela, os estudantes trabalharão com base na classificação de invertebrados e vertebrados e na organização dos grupos de vertebrados. Reveja com a turma as principais características de cada grupo, de modo a garantir que todos tenham uma boa noção dessa classificação. Assim, logo após o levantamento dos animais disponíveis para visitação, os estudantes devem identificar e selecionar representantes de diferentes grupos para observarem e definir os grupos que ficarão responsáveis por cada um. A seção é um dos momentos de trabalho do tema meio ambiente e materiais, com uma abordagem atual de relevância e pertinente ao conteúdo.

    Discutir antecipadamente o que gostariam de descobrir com a visita ao zoológico pode contribuir com o comprometimento dos estudantes durante a realização da atividade. Note que questões elaboradas pelos próprios estudantes têm poder motivador muito maior do que se forem definidas apenas pelo professor. Por isso, estimule os estudantes a participarem ativamente da produção da ficha que terão de completar durante a visita.

    BNCC em foco na dupla de páginas:

    EF03CI04, EF03CI06

    Texto complementar

    Menos bichos, mais pesquisas

    Manter animais em cativeiro é um hábito antigo. Há 5 mil anos os faraós já colecionavam hienas, macacos, leopardos, girafas e aves. Os imperadores chineses e romanos e mais tarde os reis europeus também gostavam de expor animais exóticos, que atestavam como eram vastos seus domínios. No Brasil, as primeiras coleções tomaram forma no Museu Emílio Goeldi, em Belém do Pará, em 1882, e depois no Rio de Janeiro, Curitiba, São Paulo e outras cidades, mais intensamente a partir dos anos 1970. Agora, procurando se renovar, os zoológicos brasileiros diversificam as coleções, hoje de cerca de 40 mil animais do Brasil ou de outros países, incluindo os peixes, normalmente pouco lembrados por quem sai no domingo de sol para ver leões e girafas.

    [...] as espécies mais ameaçadas de extinção são as menos encontradas nos zoológicos. [O pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais Cristiano] Azevedo participou da elaboração de um índice matemático que avalia o papel dos zoológicos na conservação de animais silvestres: “O único com resultados satisfatórios foi o zoológico de São Paulo. Os outros estão aquém do desejável”.

    Dificilmente os zoológicos conseguirão acompanhar o desejo dos amantes da vida silvestre. “O Brasil é um país megadiverso, com megaproblemas e micro-orçamentos. Não conseguiremos representar a biodiversidade brasileira nos zoos”, comenta Catão Dias [professor da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo José Luiz].

    FIORAVANTI, C. Menos bichos, mais pesquisas. Revista Pesquisa Fapesp , n. 181, março de 2011, p. 20-21.

MP065

  1. Durante a visita, anote as informações referentes aos animais pelos quais o seu grupo ficou responsável para preencher as fichas de observação.
  1. Se possível, fotografe os animais que você observou.
Imagem: Fotografia. À esquerda, atrás de um cercado de madeira, uma girafa grande de cor bege com manchas em marrom-escuro, partes inferiores em branco, orelhas pequenas, olha para à direita, com pescoço longo. Mais à direita, uma pessoa vista de costas, tirando foto com celular na mão. Ela está com a blusa de mangas compridas em vermelho e chapéu de cor cinza-claro. Em segundo plano, árvore de folhas verdes. À direita, placa com informações e local com parede bege e telhado em cima.  Fim da imagem.

LEGENDA: Zoológico no município de São Paulo, São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.
  1. Na folha sulfite, faça um desenho dos animais que você observou.
    PROFESSOR Resposta variável.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Você identificou a alimentação dos animais que você observou no zoológico?
    PROFESSOR Resposta pessoal.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Conte aos colegas qual animal mais chamou a sua atenção e por quê.
    PROFESSOR Resposta pessoal.

Etapa 3: Produção de cartazes

  1. Cada grupo deve reunir as fichas e organizar as informações sobre os mamíferos, os répteis, os anfíbios, as aves e os invertebrados.
  1. Confeccionem cartazes para serem expostos na sua escola ou no mural da classe. Coloquem as informações dos animais e o tipo de alimentação de cada um.
  1. Utilizem os desenhos que vocês fizeram ou as fotografias tiradas durante a visita.
  1. Exponham os cartazes em um local onde as pessoas da escola possam vê-los.
MANUAL DO PROFESSOR

Se possível, proponha uma entrevista com a equipe que alimenta os animais no zoológico ou com um veterinário, incentivando os estudantes a perguntar sobre as necessidades alimentares dos animais, a esclarecer suas dúvidas e aprender algumas curiosidades.

Durante a visita, lembre os estudantes que, assim como todos os espaços públicos, deve-se respeitar o local. Jogar lixo no chão e gritar são atitudes que prejudicam as pessoas ao redor e os animais. Caso haja muitas pessoas e não consigam visualizar um animal, eles devem pedir licença e aguardar sua vez.

Se possível, peça aos estudantes que façam desenhos dos animais, os quais poderão ser utilizados na confecção dos cartazes. Para isso, verifique antecipadamente se há um local coberto no próprio zoológico, disponível para a atividade.

Incentive os estudantes a trocar impressões sobre os animais vistos. Deixe-os falar livremente sobre todos os aprendizados da visita. Aproveite para ressaltar que não existem animais bons nem maus. Explique que existe uma interdependência entre os seres vivos, uma vez que um se relaciona com o outro, e a maioria dessas relações tem a ver com a obtenção de alimento para a sobrevivência.

Para concluir a atividade, na terceira etapa, converse com os estudantes sobre uma forma de organização dos cartazes no mural ou na escola. Verifique se eles serão distribuídos por grupos de animais vertebrados e invertebrados, por hábito alimentar ou outra característica.

MP066

Imagem: Ícone: Formação cidadã. Fim da imagem.

O mundo que queremos

Abandono e adoção de animais

O abandono de animais de estimação é um problema comum em várias cidades. Geralmente, o abandono ocorre porque as pessoas não estão preparadas para as responsabilidades de ter um animal de estimação.

Os animais abandonados sofrem por falta de comida, de abrigo e de carinho e ficam expostos a doenças e acidentes, como atropelamentos. Além disso, animais doentes abandonados podem ser fontes de doenças para as pessoas.

Em muitos locais, há órgãos do governo, organizações não governamentais (ONGs) ou mesmo pessoas independentes que recolhem esses animais das ruas, cuidam deles e os encaminham para a adoção.

Ter um animal de estimação é muito divertido, mas exige muita responsabilidade. Os animais domésticos precisam de diversos cuidados, como alimentação correta, local para se abrigar, espaço para brincar, vacinas e atenção.

Antes de adotar um animal, é preciso que todas as pessoas que moram na casa estejam de acordo com a adoção, além de estarem cientes de que deverão cuidar dele da melhor forma possível.

Imagem: Ilustração. Vista do alto para baixo de local aberto, com pessoas e animais dentro de pequenas jaulas e ao redor, grama verde. À esquerda, ao fundo, placa sobre grama em branco com texto preto : Feira da Adoção. Na parte inferior, ilustração, cabeça de gato azul e outro de cachorro de pelos brancos e orelhas marrons. À frente, uma menina de pele negra, cabelos pretos presos no alto, com camiseta de cor rosa, bermuda de cor azul-claro, segurando nos braços, um gato de pelos de cor branca, com partes em cinza e na preta na parte inferior na cauda. À direita, um homem de pele morena, cabelos castanhos, usando camiseta de mangas curtas em amarelo, com calça azul, com sapatos em vermelho e branco, segurando na mão direita, coleira azul presa em cachorro de pelos bege-claro. De frente para ele, duas crianças o acariciando, menino de pele clara, cabelos castanhos, com camiseta em roxo e mangas curtas em verde. À direita, menina de pele clara, cabelos castanhos em chuquinhas, com camiseta de mangas curtas em verde, com bermuda rosa e sapatos em vermelho e branco.  Mais à direita, jaula roxa com dois gatos, um visto de costas de pelos laranjas e outro menor de pelos de cor preta, para à direita. De frente para eles, uma mulher agachada de joelhos, com pele clara, cabelos castanhos com franja, com blusa de mangas compridas em verde, com calça azul e sapatos lilás, com uma bolsa azul à direita. À direita, menina de pele clara, cabelos curtos marrons, com camiseta azul-claro, bermuda azul-escuro e sapatos em amarelo e branco.  Mais ao fundo, jaula azul com dois cachorros, um preto e outro em branco e pretos, com orelhas marrons. À direita, menina os observa, de pele morena, cabelos castanhos, presos atrás, com par de óculos de grau vermelho, com blusa de mangas compridas em branco, calça rosa, sapatos em branco e lilás. Mais ao fundo, em jaula laranja, um cachorro de pelos brancos, com dorso, cauda e partes em preto, olhos azuis e língua rosa para fora. De frente para ele, menino de pele clara, cabelos loiros, com camiseta de mangas curtas em azul-claro e sapatos da mesma cor. Atrás, uma mulher de pele negra, cabelos pretos presos para trás, usando regata de cor lilás, com roupa de baixo em amarelo, com a mão direita no rosto. À direita, menino moreno, cabelos pretos, com par de óculos azuis, com camiseta de cor branca, calça cinza e sapatos em azul-claro e branco.   Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivo da seção

  • Ter ciência das responsabilidades envolvidas no cuidado com animais de estimação.
  • Reconhecer o abandono de animais como um problema grave.

    O abandono de animais de estimação é um problema que afeta todo o país. Cães e gatos são os maiores prejudicados. Explique que a adoção de animais resgatados das ruas é uma atitude que colabora com essa situação. Outra forma de colaborar é auxiliando, financeiramente ou com voluntariado, as pessoas e instituições que se dedicam ao resgate e cuidado desses animais.

    Pergunte aos estudantes sobre a origem de seus animais de estimação. Explique que nem sempre os animais que são vendidos em pet shops e estabelecimentos afins são criados de maneira adequada. Fêmeas e machos utilizados como reprodutores podem ser submetidos a rotinas prejudiciais à saúde e ao bem-estar deles.

    BNCC em foco na dupla de páginas:

    EF03CI04

    Texto complementar

    Castração – por quê?

    Para as fêmeas (cães e gatos)

    Evita infecção uterina (piometra, doença que atinge 60% das fêmeas); se realizada antes de um ano de idade, reduz bastante as chances de desenvolver câncer de mama na fase adulta; se realizada antes do primeiro cio, a possibilidade é praticamente zero; anula a chance de problemas uterinos bastante comuns em cadelas após os seis anos de idade, cujo tratamento é cirúrgico, com a remoção do órgão; evita montas e crias indesejadas, fugas de casa e outros comportamentos incômodos do cio, como a “miação nervosa” das gatas e o uivo das cadelas.

    Para os machos (cães e gatos)

    Evita brigas por disputa territorial; diminui a demarcação territorial com urina; se castrado antes de um ano de idade, ele não demarcará território na fase adulta; previne tumores de próstata e, consequentemente, hérnias perineais; evita fugas de casa atrás de fêmeas no cio.

    Para a comunidade

    Contribui para a segurança pública; diminui o número de animais errantes, com a consequente redução de acidentes de trânsito e mordeduras; contribui para a saúde pública: menos animais errantes significa menos fezes e urina em locais públicos, permitindo melhor higiene e controle de zoonoses, além de contribuir para a redução de gastos no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) [...].

    CENTRO DE ADOÇÃO NATUREZA EM FORMA. Castração – por quê? Disponível em: http://fdnc.io/etz. Acesso em: 30 maio 2021.

MP067

Compreenda a leitura

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. De acordo com o texto, por que as pessoas abandonam os animais de estimação?
    PROFESSOR Resposta: Porque não estão preparadas para as responsabilidades que ter um animal de estimação exige.
  1. Observe a imagem e responda às questões.
    1. Qual é a intenção da campanha apresentada no cartaz?

      _____

      PROFESSOR Resposta: Incentivar a adoção de animais.
    1. O que as pessoas devem considerar antes de adotar um animal?

      _____

      PROFESSOR Resposta: Deve-se ter certeza de que todas as pessoas que vivem na casa estão de acordo com a adoção e saber se terão condições de cuidar adequadamente do animal durante toda a sua vida.
Imagem: Fotografia. Cartaz. Fundo em branco, com detalhes em amarelo na parte superior e na parte inferior. À esquerda, foto de um gato de pelos em bege, partes em marrom e à direita, cachorro de pelos pretos, com focinho e pescoço em branco. Texto em preto : II Feira de adoção da ONG o sol nasce para todos Dia: 17/01/2021 Horário: 17h as 22h Local: Barraca de Eventos (orla) Adote um amigo, leve mais alegria pra sua casa!  Fim da imagem.

LEGENDA: Cartaz de feira de adoção de animais do município de Sorocaba, São Paulo, em 2021. FIM DA LEGENDA.

Vamos fazer

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Que tal ajudar na divulgação da importância da adoção responsável de animais de estimação?
    • Pesquisem na internet organizações que promovam a adoção responsável de animais, se possível na sua cidade.
    • Com a ajuda do professor, entrem em contato com elas por e-mail ou telefonem e perguntem quais são as recomendações e exigências para que uma pessoa possa adotar um animal de forma responsável. Compartilhem essas informações com os colegas.
    • Elaborem um cartaz mostrando como adotar um animal de forma responsável. Organizem uma exposição para divulgar as informações na escola e na comunidade.
MANUAL DO PROFESSOR

É comum a noção de que cães e gatos de raça sejam, de alguma forma, superiores àqueles sem raça definida, porém todos os animais merecem respeito, carinho e cuidados. Verifique se os estudantes compreenderam a leitura do texto e percebem que adotar um animal requer cuidados específicos, possibilitando o desenvolvimento da habilidade EF03CI04.

  • Atividade 1. Muitas pessoas não têm a dimensão exata dos cuidados que a adoção de um animal doméstico requer. Nesse contexto, acabam abandonando esses animais. Converse com os estudantes sobre responsabilidades importantes: comprar e oferecer comida, deixar água fresca disponível, oferecer cuidados com a saúde, manter abrigado e não exposto a condições climáticas adversas e cuidar da higiene do animal.
  • Atividade 2. Promova a leitura do cartaz e comente que a decisão de adotar um animal deve ser sempre discutida e acertada com todos os que se responsabilizarão pelos cuidados com o animal.
  • Atividade 3. Converse com os estudantes sobre a importância de adotar animais. Pergunte se já adotaram e por quê. Explique que adotar animais é importante, pois eles foram resgatados e ficam em um centro, que muitas vezes tem poucos recursos para sustentar grande quantidade de animais. Essa atividade requer o uso de diferentes fontes de pesquisa, entre as quais linguagens e tecnologias digitais de informação e comunicação. Auxilie os estudantes a acessarem informações relevantes sobre a adoção de animais, para refletirem e disseminarem dicas e alertas sobre o tema, por meio de cartazes que eles próprios vão confeccionar. Essa seção trabalha habilidades relacionadas à competência específica 6 e à competência geral 4.

MP068

O que você aprendeu

Avaliação processual

  1. Observe as figuras dos bichinhos.
Imagem: Ilustração. Dez bichinhos um do lado do outros, todos com duas patas na vertical, na parte inferior do corpo, olhos e boca: 1-	Bichinho de cor amarela com o corpo peludo, com um par de antenas. 2-	Bichinho de cor rosa com o corpo peludo, com um par de antenas. 3-	Bichinho de cor amarela com o corpo liso, sem antenas. 4-	Bichinho de cor rosa com o corpo liso com pelos na parte superior. 5-	Bichinho de cor rosa com o corpo peludo com um par de antenas para vertical.  6-	Bichinho de cor rosa com o corpo peludo. 7-	Bichinho de cor amarela com o corpo peludo. 8-	Bichinho de cor azul-claro com par de antenas na vertical de corpo peludo. 9-	Bichinho de cor azul-claro com o corpo liso sem antenas. 10-	Bichinho de cor verde com cabelos pequenos na parte superior, de cor liso.   Fim da imagem.
  1. Cite duas características que poderiam ser usadas para classificar os bichinhos.

    _____

    PROFESSOR Resposta: A cor, a presença de antenas e o revestimento do corpo.
  1. Dê um exemplo de uma característica que não poderia ser usada para diferenciar os bichinhos. Explique.

    _____

PROFESSOR Resposta: As características comuns a todos esses bichinhos: por exemplo, a forma do corpo, o fato de terem duas pernas, um par de olhos e um par de sobrancelhas.
  1. As frases a seguir estão incorretas. Reescreva cada uma delas, corrigindo-as.
    1. Um morcego que se alimenta tanto de frutas quanto do néctar das flores é onívoro, pois come dois tipos de alimento.

      _____

      PROFESSOR Resposta: Um morcego que se alimenta tanto de frutas quanto do néctar das flores é herbívoro, pois se alimenta apenas de plantas.
    1. O ser humano é considerado um animal carnívoro porque pode se alimentar de carne.

      _____

      PROFESSOR Resposta: O ser humano é um animal onívoro, pois se alimenta de plantas e de animais.
    1. O gafanhoto é um animal herbívoro porque se alimenta somente de outros animais.

      _____

      PROFESSOR Resposta: O gafanhoto é um animal carnívoro, pois se alimenta somente de outros animais.
    1. Uma serpente que se alimenta de ratos e de outros animais pequenos é onívora.

      _____

      PROFESSOR Resposta:Uma serpente que se alimenta de ratos e de outros animais é carnívora.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivo da seção

  • Retomar os objetivos estudados na unidade e o vocabulário aprendido.
  • Avaliar o processo de aprendizagem em relação aos conteúdos abordados na unidade.
  • Atividade 1. Peça aos estudantes que observem atentamente as características dos bichinhos para poder responder às questões e verifique se eles distinguem características comuns a todos, que determinam a formação de um grupo, e características que permitem dividi-los em grupos menores, de acordo com a habilidade EF03CI06.
  • Atividade 2. Oriente os estudantes a identificar o tipo de alimento de cada animal e classificar o seu hábito alimentar, para depois verificar se a frase indicada estabelece a mesma relação. Caso alguma frase não esteja de acordo, é possível que ela esteja incorreta, ou então, é provável que o estudante não tenha compreendido parte do conteúdo e precise retomar os conceitos herbívoro, carnívoro e onívoro. Essa atividade permitirá explorar a habilidade EF03CI04.

    BNCC em foco:

    EF03CI04, EF03CI06

    Sugestão de atividade: Teatro dos bichos

    Material: TNT colorido; papéis coloridos; cola; fita adesiva; adereços.

    Como fazer

    Monte uma peça de teatro dos animais com os estudantes. Peça a cada um deles que pense em um animal para interpretar. Disponha os materiais na sala de aula para que criem o figurino dos animais. Incentive-os a usar de forma criativa o material disponível. Em seguida, elabore com eles um roteiro. Os animais podem falar ou somente emitir sons, mas a ideia é que eles consigam montar um roteiro que use os conceitos aprendidos na unidade, como classificação dos animais, modos de vida, ciclo de vida etc.

    Incentive a criatividade na hora de criação tanto do figurino como do roteiro. Esta atividade pode se tornar um projeto para a apresentação da peça para a escola toda, em uma mostra de Ciências ou outro espaço possível.

MP069

  1. As figuras abaixo mostram o ciclo de vida de uma serpente.
    • Crie uma legenda para cada figura.
PROFESSOR Resposta: Exemplo de respostas:
Imagem: Ilustração A. Vista do alto de local com solo marrom com vegetação verde e três ovos brancos e um dos ovos, parte superior do corpo em cinza-claro, com olhos pequenos pretos.  Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: A serpente nasce.
Imagem: Ilustração B. Serpente cinza com o corpo todo longo com o corpo contorcido.  Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: O filhote se desenvolve.
Imagem: Ilustração C. A serpente descrita anteriormente com o corpo duas vezes maior, contorcido entre si.  Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: O filhote vira adulto.
Imagem: Ilustração D. Duas serpentes grandes de cor cinza com os corpos contorcidos entre si com a cabeça para à esquerda e causa para à direita.  Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: Os adultos se reproduzem.
  1. Leia o texto e responda às questões.

    Um dos problemas de jogar lixo e água de esgoto nos rios é que essa ação pode diminuir a quantidade de gás oxigênio misturado na água.

    • Quais animais são diretamente afetados pela poluição dos rios?

      _____

      PROFESSOR Resposta: Animais aquáticos.
    • De que forma a diminuição da quantidade de gás oxigênio misturado na água pode afetar esses animais?

      _____

      PROFESSOR Resposta: Espera-se que os estudantes percebam que os animais que respiram o gás oxigênio misturado na água podem morrer, pois a quantidade desse gás diminui.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Atividade 3. Tendo como norte a habilidade EF03CI05, verifique se os estudantes reconhecem mudanças e descrevem as principais etapas do ciclo de vida de uma serpente, a partir da leitura das imagens. Uma possibilidade de explorar o tema e sanar eventuais dúvidas é relacionar o ciclo de vida da serpente com o de outros animais.
  • Atividade 4. Além de explorar o modo de vida de animais aquáticos, de acordo com a habilidade EF03CI04, essa atividade permite mostrar aos estudantes como as atividades humanas podem impactar seres vivos que vivem em outros ambientes, muitas vezes, distantes. Nesse caso, trata-se da contaminação de rios por meio do lançamento de lixo ou do esgoto gerado em residências que não passa por sistema de tratamento.

    BNCC em foco:

    EF03CI04, EF03CI05

MP070

  1. O quadro abaixo mostra uma pesquisa sobre os tipos de animal de estimação da classe de Luciano. Observe e responda.

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    Tipos de animal de estimação

    Animal

    Número de estudantes que o possuem

    Gato

    Ilustração. Quatro rostos sorrindentes.

    Cachorro

    Ilustração. Seis rostos sorrindentes.

    Pássaro

    Ilustração. Dois rostos sorrindentes.

    Peixe

    Ilustração. Três rostos sorrindentes.

    LEGENDA: Cada O representa um estudante.

    1. Quantos estudantes da sala de Luciano têm animais que se locomovem nadando? E quantos têm animais que se locomovem voando?
      PROFESSOR Resposta: Três estudantes têm peixes; dois estudantes têm pássaros.
    1. De acordo com os dados da pesquisa e considerando que cada estudante tem apenas 1 animal de estimação, qual é o total de animais de estimação dos estudantes da classe?
      PROFESSOR Respsota:15 animais.

      Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

    1. Façam o mesmo tipo de pesquisa na sua classe. O professor fará o quadro na lousa e vocês responderão quais tipos de animal de estimação possuem e quantos animais de cada tipo.
      PROFESSOR Resposta variável.
  1. Observe as imagens a seguir.
Imagem: Fotografia. Libélula, animal de tamanho médio de cor laranja na horizontal, com patas finas pretas na parte inferior da cabeça e par de asas grandes transparentes, batendo.  Fim da imagem.

LEGENDA: Libélula. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Siri, animal com o corpo arredondado achatado de cor bege, com duas patas em bege, azul-claro e na ponta superior em laranja com o formato de pinça, com patas finas na parte inferior, sobre solo marrom. Na parte superior, olhos pequenos pretos.  Fim da imagem.

LEGENDA: Siri-azul. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Sobre um caule verde na vertical para à esquerda, um besouro de corpo arredondado com a cabeça em laranja e parte inferior em verde brilhante, com par de antenas finas e patas debaixo do corpo em laranja e preto.  Fim da imagem.

LEGENDA: Besouro. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um polvo dentro da água, com o corpo de tamanho médio de cor marrom, cabeça arredondada inflada e dezena de tentáculos, com bolinhas pequenas brancas na parte inferior dos tentáculos.  Fim da imagem.

LEGENDA: Polvo. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR
  • Atividade 5. Essa atividade promove a interdisciplinaridade com Matemática. Além do modo de locomoção, explore outras características referentes ao modo de vida desses animais, de acordo com a habilidade EF03CI04. Aproveite também para relacionar a atividade com o contexto dos estudantes, permitindo que eles contem para a turma quais animais domésticos possuem.
  • Atividade 6. Essa atividade explora algumas características dos animais invertebrados, representados nas imagens, e permite trabalhar principalmente com a habilidade EF03CI06. Verifique se todos reconhecem que os animais retratados não possuem vértebras, por isso são invertebrados. Comente que, no lugar desse esqueleto, eles possuem outras estruturas que permitem a sustentação e a locomoção, como o exoesqueleto (insetos, aracnídeos, crustáceos). Chame a atenção para as diversas formas de locomoção que eles apresentam e que permitem explorar os mais diferentes ambientes.

    BNCC em foco:

    EF03CI04, EF03CI06

MP071

  1. Observe a tirinha e responda às questões.
Imagem: Ilustração. Uma tirinha composta por seis quadros apresentando em cada uma animais diferentes.  Q1 - Texto : Os animais e seus alimentos Sapo Insetos  Um sapo de cor verde, para à direita, com a língua rosa para frente perto para duas moscas de asas brancas.  Q2 – Texto: Rinoceronte Arbustos Cabeça de rinoceronte para à direita, de cor cinza, com três chifres na vertical, comendo vegetação em verde.  Q3 – Texto: Vaca Grama Uma vaca branca com detalhes em preto, com par de chifre bege na vertical, comendo grama verde.  Q4 – Texto : Serpente Pequenos mamíferos  Uma serpente na horizontal, de cor marrom com pequenos círculos em marrom-escuro, de olhos fechados.  Q5 – Texto: Tucano Frutas Um tucano para à direita, de penas pretas na cabeça e corpo com cauda, com patas de cor azul-claro, com olhos e bico em amarelo. O bico para à direita grande, com um fruto vermelho redondo dentro do bico. Q6 – Texto: Cachorro Poltrona À esquerda, um cachorro de pelos marrons, sentado, com focinho fino e perto dele, com pedaços de tecidos em azul da poltrona à direita, com parte destruída com ferros em espiral.   Fim da imagem.

LEGENDA: Os animais e seus alimentos, de Adão Iturrusgarai. FIM DA LEGENDA.

  1. Quais animais vertebrados aparecem na tirinha?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Sapo, rinoceronte, vaca, serpente, tucano e cachorro.
  1. O que todos eles têm em comum?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Todos eles têm esqueleto interno com crânio e coluna vertebral, ou seja, são animais vertebrados.
  1. A qual grupo de vertebrados cada um deles pertence?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Sapo: anfíbio. Rinoceronte, vaca e cachorro: mamíferos. Serpente: réptil. Tucano: ave.
  1. Na tirinha, qual animal é mostrado comendo algo que não é adequado? Por que você acha que isso foi feito na tirinha?

    _____

    PROFESSOR Resposta: O cachorro é mostrado comendo uma poltrona, que não é um alimento. Porém, como muitos cães roem objetos, isso foi usado na tirinha para transmitir humor.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Atividade 7. Comente com os estudantes que, apesar de o tucano aparecer comendo apenas uma fruta na tirinha, ele é um animal onívoro. Nessa atividade, os estudantes poderão reforçar a habilidade EF03CI06, pois vão comparar os animais e organizá-los em grupos com base em características externas comuns. Nessas atividades, são exploradas características de animais vertebrados, ou seja, que possuem coluna vertebral. Verifique se todos reconhecem a presença dessa estrutura interna nos animais representados na tirinha.

    BNCC em foco:

    EF03CI06

MP072

Comentários para o professor:

Conclusão da Unidade 1

O processo de avaliação formativa dos estudantes pode incluir seminários ou atividades orais; rodas de conversa ou debates; relatórios ou produções individuais; trabalhos ou atividades em grupo; portfólios; autoavaliação; encenações e dramatizações; entre muitos outros instrumentos e estratégias.

Conceitos e habilidades desenvolvidos nesta Unidade podem ser identificados por meio de uma planilha de avaliação da aprendizagem, como a que está apresentada a seguir. O professor poderá copiá-la, fazendo os ajustes necessários, de acordo com a sua prática pedagógica.

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Nome:

Ano/Turma:

Número:

Data:

Professor(a) :

Legenda:

S: Sim

N: Não

P: Parcialmente

Objetivo

Desempenho

Observação

Conhece a diversidade dos animais?

Identifica características externas e o modo de vida de certos animais?

Descreve alterações que ocorrem no desenvolvimento de animais de ambientes terrestres e aquáticos, desde o seu nascimento?

Compreende que classificar os seres vivos significa organizá-los em grupos de acordo com suas características?

Conhece dois grandes grupos de classificação dos animais: vertebrados e invertebrados?

Reconhece que os vertebrados apresentam coluna vertebral, enquanto os invertebrados não apresentam?

Reconhece características gerais de animais invertebrados?

Compara formatos e coberturas do corpo de animais invertebrados?

Conhece a diversidade dos animais invertebrados?

Reconhece algumas características gerais dos animais vertebrados?

Compreende que os vertebrados têm diferentes coberturas do corpo e membros locomotores?

Classifica animais vertebrados em peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos?

Reconhece os seres humanos como animais?

Identifica características que podem ser usadas para classificar os animais, por meio da leitura de imagens?

Identifica as diferentes fases do ciclo de vida do mosquito-da-dengue por meio de uma representação esquemática?

Reconhece elementos do ambiente que favorecem a reprodução e o desenvolvimento do mosquito-da-dengue?

Produz texto descritivo seguindo um modelo?

Localiza informações sobre seu local de origem e sobre a alimentação de animais em placas indicativas?

Adota os cuidados necessários ao realizar experimentos científicos?

Lê e compreende, com autonomia e fluência, textos curtos lidos silenciosamente ou em voz alta?

Continua

MP073

Continuação

Objetivo

Desempenho

Observação

Infere informações implícitas nos textos lidos?

Expressa-se oralmente com clareza, preocupando-se em ser compreendido?

Escuta, com atenção, falas de professores e colegas?

Formula perguntas pertinentes ao tema e solicita esclarecimentos sempre que necessário?

Relaciona texto com ilustrações e outros recursos gráficos?

Organiza e registra informações por meio de desenhos ou da escrita de palavras ou de textos?

Lê e compreende, com autonomia, textos instrucionais?

Busca e seleciona, com o apoio do professor, informações de interesse sobre fenômenos naturais, em textos que circulam em meios impressos ou digitais?

Planeja e produz textos para apresentar resultados de observações e de pesquisas em fontes de informações, incluindo, quando necessário, imagens, diagramas e gráficos?

Produz textos de campanhas de conscientização, considerando imagens, escolha de palavras e de frases?

Sugestão de ficha de autoavaliação do estudante

Fichas de autoavaliação, como a reproduzida a seguir, podem ser aplicadas ao final de cada unidade. O professor pode fazer os ajustes de acordo com as necessidades da turma.

Autoavaliação do estudante

Nome:

Marque um X em sua resposta para cada pergunta.

Sim

Mais ou menos

Não

1. Presto atenção nas aulas?

2. Pergunto ao professor quando não entendo?

3. Sou participativo?

4. Respeito meus colegas e procuro ajudá-los?

5. Sou educado?

6. Faço todas as atividades com capricho?

7. Trago o material escolar necessário e cuido bem dele?

8. Cuido dos materiais e do espaço físico da escola?

9. Gosto de trabalhar em grupo?

10. Eu respeito todos os meus colegas de turma, professores e funcionários?

11. Sei reconhecer algumas características físicas e o modo de vida de alguns animais?

12. Consigo agrupar os animais com características comuns?

13. Sei descrever alterações ocorridas desde o nascimento em alguns animais?

14. Conheço alguns animais invertebrados e suas características?

15. Identifico características dos grupos de vertebrados?